terça-feira, 24 de setembro de 2024

15ª edição da Feira do Tapete e Artesanato movimenta economia do turismo em Lagoa do Carro


Reconhecido como o maior produtor de tapetes do Nordeste, o município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Pernambucana, realiza a 15ª edição da Feira do Tapete e Artesanato (Fetalc), entre os dias 26 A 29/9 de 2024 no município. O evento, realizado pela Associação de Tapeceiras (ASTALC), integra o calendário turístico municipal e do Estado. Esta é a única feira do gênero na região que consegue reunir entidades, artesãos individuais, prefeituras e programas sociais com esta quantidade e qualidade artesanal.

Com 35 anos de existência, a Associação das Tapeceiras realiza o evento há 15 anos e contará com mais de 200 artesãos, de Lagoa do Carro e de outras regiões de PE na Praça Manoel Barbosa, em Lagoa do Carro - PE. O grande homenageado da 15ª edição da Feira será o Estado do Espírito Santo como também o Mestre Artesão Juão de Fibra, representando o Estado de Goiás. Tânia Lima do Distrito Federal, a Federação dos Artesãos da Paraíba e de Alagoas, além dos representantes do Rio Grande do Norte.

As Salas de Oficinas terão como homenageadas a Tapeceira Marli Ribeiro teremos e a Tapeceira Marisete como mestras da Sala Oficina de Artesanato, uma forma de agradecê-las por toda dedicação a nossa identidade local- a tapeçaria. .


TRADIÇÃO – Município da Zona da Mata do Estado, situado a 60 Km do Recife, Lagoa do Carro é reconhecida nacionalmente com o título de “Terra do tapete” e “Capital da tapeçaria” no Nordeste. A cidade tem na tapeçaria uma grande fonte de renda. Mais de mil artesãs trabalham na tapeçaria, seja através da Associação, em seus lares ou em fábricas da região.

A arte da tapeçaria chegou a Lagoa do Carro através da artesã e tapeceira Terezinha Lira, na década de 70, precisamente em 1975. Segundo dados da ASTALC, a tapeçaria movimenta mais de R$ 150.00 mil reais ao ano.

A produção artesanal, entretanto, sofre com a desvalorização. “Uma dificuldade é a continuidade do saber fazer. Muitas filhas de tapeceiras não querem mais continuar este legado porque falta incentivo por vezes da própria 
mãe/tapeceira e porque os Órgãos públicos pouco tem investido nesta área. Enquanto município estamos trabalhando o saber fazer através do Projeto Lagoa do Conhece Lagoa, onde há parceria entre Prefeitura Municipal e ASTALC. Explica Risolange Rodrigues- Presidente da Associação de Tapeceiras e Secretária de Turismo de Lagoa do Carro.

Isabel Gonçalves, a precursora da fundação da ASTALC, explica que as mulheres conquistaram o empoderamento, mas ainda temos artesãs que trabalham para atravessadores pela falta de comercialização, lamenta. Cerca de 350 artífices da região, do Estado e do Nordeste que estão reunidos na FETALC contribuem para o desafio de continuar construindo em Lagoa do Carro um pólo sustentável de promoção do Artesanato, de Cultura Popular e Turismo Criativo na Mata Norte. Já que nossa cidade já foi várias vezes premiadas na área do Turismo Criativo.


OFICINAS, PALESTRAS E PROGRAMAÇÃO CULTURAL - Além da
comercialização de produtos, a FETALC também oferece gratuitamente ao público oficinas de artesanato nas seguintes modalidades: Tenerife, Tricô, Tapeçaria, Cestaria, Macramê, Crochê, Reciclado com guirlanda e árvore de Natal, Flores com escama de peixe, Escultura em talha de madeira, Fibras naturais e Biojoias.

As oficinas acontecerão durante os dias da feira, sempre no horário das 15h as 19h, no Espaço para Oficinas dentro da Feira, localizado na Praça Manoel Barbosa. As turmas tem capacidade para 15 alunos em cada oficina.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail tapeceiraslagoadocarro@hotmail.com. Caso haja vagas, os interessados também podem fazer a inscrição nos dias do evento, na Sala coordenação da feira situada na Praça Manoel Barbosa s/nº, Centro.

SERVIÇO 

15ª edição da Feira do Tapete e Artesanato movimenta economia e turismo em Lagoa do Carro

Data e horário: 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2024, com abertura oficial no dia 26/09, às 19h;
27/09 e 28/09 das 15h às 22h; 29/09 das 9h às 15h.
Onde: Praça Manoel Barbosa, em Lagoa do Carro - PE

PROGRAMAÇÃO 

ESPAÇO LITERÁRIO 27/09

OFICINA / LOCAL / FACILITADORES:
De 16h às 17h30h Encontro Literário/Sarau, Recital, Roda de diálogo, Troca e
venda de livros Local: PALCO TEATRO SESC Escritoras: Daianny Andrade,
Shirlaine Santos, Evaristo Bernardo e Tatiane Nascimento, Clube Literário Baobá.

De 18h às 22h Troca e venda de livros/ Local: Estande dentro Feira de Artesanato
Facilitadoras: Daianny Andrade, Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento

28/09

OFICINA / LOCAL / FACILITADORES:
De 16h às 17h Oficina de Escrita Criativa Local: Sala de Oficina Tapeçaria Marli
Ribeiro Facilitadoras: Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento

De 18h às 22h Recital, Troca e venda de livros Local: Estande dentro Feira de
Artesanato Facilitadoras: Daianny Andrade, Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento

PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR

PALCO TEATRO SESC
26/09

19h30 - Grupo Tupã
20h30 - Forró na Guela


PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR

PALCO TEATRO SESC
27/09
16h - Encontro Literário/Sarau - Escritoras Locais, UCEA, Evaristo Berardo, Alunos
da rede pública.

17h - Grupo de Chorinho Infantil

19h - Escola de Música Encantos da
 Lagoa

19h30 - Mamulengo Nova Geração

PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR

PALCO TEATRO SESC
28/09

16h - Concurso Tapeçaria (O tapete mais original e a Tapeceira mais rápida)

17h Grupo de Pífano Mestre Vitalino

18h30 - Caboclinho Sete Flechas

19h30 - Som da Mata

ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 26/09

OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 19h às 22h Atividade Circense Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares.

ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 27/09

OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 15h às 17h Contação de História, Oficina de Tapeçaria com Tear e Recreação
Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Fernanda Lima

19h às 21h Oficina de Brinquedo Sustentável e Atividade Circense Local: Praça
Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares

ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 28/09

OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 15h às 17h Contação de história, Oficina de tapeçaria com Tear e Recreação
Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Fernanda Lima

De 19h às 21h Oficina de Brinquedo Sustentável e Atividade Circense Local: Praça
Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares.

Eleições 2024: Confira os Direitos da Pessoa Idosa na hora do voto


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, através da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social, e da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, reforça a importância da participação das pessoas idosas nas eleições de 2024. Segundo a Lei nº 14.364/2022, pessoas com 60 anos ou mais têm direito à prioridade no momento de votar, o que inclui o atendimento preferencial nas seções eleitorais.

Além disso, a lei também assegura que os acompanhantes de pessoas idosas que necessitam de auxílio também tenham direito à preferência, mesmo que sejam eleitores de sessões diferentes. Isso visa mais conforto para que a pessoa idosa possa exercer o seu papel de cidadão.

A participação desse público nas eleições é de fundamental importância, a fim de garantir que suas vozes sejam ouvidas e que suas demandas sejam contempladas através das políticas públicas.  

As pessoas idosas devem estar atentas ao seu local de votação, a sua sessão, e ao horário estabelecido. O exercício do voto é um direito garantido a todos e, para as pessoas idosas, significa também a construção de um futuro mais justo e inclusivo para as próximas gerações.

“Esse dia é muito importante pois as pessoas podem exercer de fato a sua cidadania, por isso é fundamental motivar as pessoas idosas, e falar sobre esse direito garantido em lei”, explicou a Gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Sepes, Sônia Alten.

Foto: Divulgação

Thiago Arancam apresenta a turnê “Tributo Três Tenores” no Teatro RioMar Recife


Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil com apresentações em mais de 40 países, o cantor Thiago Arancam desembarca no Recife neste sábado, dia 28 de setembro, com sua nova turnê “Tributo Três Tenores”. O espetáculo acontece às 21h no palco do Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, e presta uma verdadeira homenagem ao trio formado por José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, que projetou a música clássica para o mundo. Os ingressos custam a partir de R$ 45 e podem ser adquiridos na bilheteria e site do Teatro RioMar e no app do RioMar Recife. 

O novo show traz cenografia assinada pelo artista plástico Jotape, reconhecido internacionalmente pela intensidade de sua arte e um estilo único de criação. Na ocasião, Arancam revive momentos especiais da carreira e, através do repertório, relembra o sucesso do trio, reforçando que a música clássica pode alcançar todos os públicos e ganhar novos espaços. 

O público irá se encantar ao som de sucessos mundiais como “O sole mio”, de Giovanni Capurro; “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, “Granada”; de Agustín Lara; "Perhaps Love”, de John Denver, entre outros. 
Vale ressaltar que por mais de uma década, José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo se uniram para mostrar o melhor da música lírica ao mundo. O concerto de estreia do trio, direto das Termas de Caracalla, em Roma, durante a Copa do Mundo de 1990, foi visto por mais de 1,6 bilhão de pessoas.  

Outro ponto de destaque é que Plácido Domingo teve participação direta na carreira de Arancam. Em 2008, ele venceu o “Operalia de Plácido Domingo”, maior competição anual de canto lírico no mundo. Nasceu daí uma parceria que levou o tenor brasileiro para importantes apresentações de ópera pela Europa e Estados Unidos.

Sobre Thiago Arancam: 
A trajetória profissional de Thiago Arancam é marcada por importantes prêmios e a participação em grandes projetos. Dono de uma voz poderosa e considerado um dos maiores intérpretes da atualidade, o Bacharel em canto erudito pela “Faculdade de Música Carlos Gomes”, de São Paulo, já se apresentou nos principais teatros do mundo, em mais de 40 países. 

Destaque para o Alla Scala (Milão), Ópera de Roma (Itália), Ópera Nacional de Washington (EUA), Ópera Estadual de Viena (Áustria), Deutsche Ópera de Berlim (Alemanha), Bolshoi (Moscou), além de inúmeras produções no Japão, Emirados Árabes, Malásia, Canadá, Espanha, França, Polônia, Letônia, Mônaco e Reino Unido. São mais de 700 apresentações ao redor do mundo.  

No Brasil, subiu ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a montagem da ópera “Tosca”, de Puccini, e encenou a Ópera Carmen de Bizet no Theatro Municipal de São Paulo. Além disso, protagonizou a versão brasileira de “O Fantasma da Ópera”, realizando 360 apresentações, sendo sua maior marca de execução em uma mesma obra. Outros destaques no país são para os projetos especiais em parceria com o pianista e maestro João Carlos Martins.

Diego Cabral arrasta multidão no bairro Novo do Carmelo em Camaragibe


O bairro Novo do Carmelo, em Camaragibe, foi tomado pela Onda Azul do candidato a prefeito Diego Cabral (Republicanos) em um verdadeiro arrastão, na tarde desta terça-feira (24). Após a presença maciça de uma multidão de apoiadores, o postulante assegurou a criação do Centro de Referência da Mulher de Camaragibe, caso vença as eleições. 

"Nós vamos fazer muito mais pelas mulheres da nossa cidade. Já anunciamos a construção do Hospital da Mulher de Camaragibe, um projeto inédito, e vamos criar o Centro de Referência da Mulher para oferecer atendimento variado às mulheres, principalmente àquelas que mais necessitam. Essa será uma prioridade da minha gestão, podem confiar", declarou Diego Cabral. 

O candidato explicou que, em paralelo ao equipamento, será criado um programa de rede de apoio para mães solo do município oferecendo serviços sociais variados, como orientação jurídica, apoio psicológico e capacitação profissional.

No ato político de rua desta terça-feira, Diego Cabral e a Comandante Débora (PT), candidata a vice-prefeita na aliança "Um novo tempo de trabalho" (Republicanos, PSB, PT, MDB, PC do B, PV, Psol, REDE, Solidariedade, AGIR e PMB), foram muito saudados por moradores do bairro Novo do Carmelo. Em um clima de festa a 12 dias das eleições, sobraram cumprimentos de apoio, abraços e pedidos de fotos. Vários candidatos a vereador também participaram da caminhada. 

*Agenda -* Nesta quarta-feira (25), Diego Cabral segue para mais uma Caminhada 10, no bairro São Paulo, na comunidade Japão. A concentração será na rua ao lado do Núcleo de Reabilitação, a partir das 16h10.

Pernambucana é única da América Latina entre os finalistas de concurso internacional na Europa


Andrea Gomes, cabeleireira do Salão Espaço Depp, está entre as melhores do mundo do Talent Green House_

Dos manguezais do Recife, a cabeleireira recifense Andrea Gomes, 47 anos, conseguiu a inspiração para chegar ao top 10 do concurso internacional Talent Green House 2024, realizado pela Davines - empresa italiana reconhecida por suas práticas sustentáveis. Ela é a única brasileira que vai disputar a competição entre os dias 3 e 8 de outubro, em Berlim, na Alemanha.

O vencedor ou vencedora será conhecido no dia 8 de outubro, após os 10 finalistas mostrarem suas criações, inspiradas pela sustentabilidade, com destaque à inovação e ao talento que o programa ajuda a desenvolver.

Ela enfrentará alguns desafios, inclusive, o de criar ao vivo, em quatro horas, um conceito para o corte, a cor e o estilo (maneira como o cabelo é arrumado ou tratado após o corte).

Parceira do Salão Espaço Depp, localizado na Madalena, bairro da Zona Oeste do Recife, Andrea Gomes ficou primeiro no top 100, com mais quatro brasileiros. Agora, ela está no top 10, sendo a única do Brasil a conquistar tal façanha na terceira edição do programa. Inclusive, seu mentor nesta fase foi o ator Yohan Nicolas, que fez parte da série "Queer Eye Brasil" da Netflix.

*Entre palafitas e manguezais*
Andrea passou a infância e parte da adolescência no bairro dos Coelhos, rodeada por palafitas, pelo mangue e pelo Rio Capibaribe - que corta a capital pernambucana e que rendeu ao Recife o apelido de Veneza Brasileira. Foi dessa memória afetiva que ela conseguiu chegar à final, ao reproduzir, num cabelo, as cores de um dos animais mais icônicos dos manguezais que ficam às margens do Capibaribe.

Ela chegou ao top 10, ao apresentar, no quarto desafio da semifinal, uma modelo com coloração capilar que remete às cores de um caranguejo: laranja (como cor principal), dourado (em pontos de luz) e marrom (esfumado em toda raiz do cabelo).

A cabeleireira enfrentou quatro etapas para chegar à final da competição. Elas incluíram a criação de um conceito escrito, pesquisa de tendência e campanha de mídia social além de toda fórmula utilizada com os produtos Davines.

*Por que a inspiração veio do mangue?*
Depois de 1975, outra cheia atingiu o bairro dos Coelhos em 1977, no Recife, e a família de Andrea perdeu tudo. As inundações na localidade eram constantes, afetando os moradores com frequência durante a década de 1970, não só por sua posição geográfica, como pelo assoreamento dos rios e canais.

Andrea nasceu nesta localidade, mas os pais precisaram sair do bairro onde moravam para Sucupira, no município de Jaboatão. Eles voltaram a morar nos Coelhos entre o final da infância e início da adolescência de Andrea.
Os alagamentos do bairro destruíram sonhos, na época. Mas, por outro lado, o rio e seus manguezais também criaram um ambiente de fertilidade na vida de Andrea, que cresceu cercada de amor - tanto do pai Ademilson Gomes de Lima, um marceneiro autônomo, quanto da mãe, a dona de casa Maria José de Oliveira, com 79 anos. Ele faleceu com 52 anos, quando ela tinha 19.
O maior desafio que enfrentou

Em entrevista, a cabeleireira Andrea compartilhou os principais desafios enfrentados ao longo de sua vida, destacando a maternidade solo como uma das maiores dificuldades.

Andrea contou que, apesar de seu filho manter uma relação afetuosa com o pai, ela enfrentou sozinha o processo de educação, o que foi um grande obstáculo, principalmente devido ao sonho frustrado de construir uma família tradicional.

"Eu achei a ausência do pai um desafio em relação ao sonho que criei, porque o homem tem o papel dele, e eu me vi enfrentando a maternidade sozinha", afirmou.
Andrea havia concluído um curso no SENAC, com ajuda financeira de um amigo chamado Isaac Santos, que era bombeiro e professor de matemática a meninada da rua. “Isaac foi um grande amigo que partiu durante a Covid. Ele foi uma pessoa muito importante na minha vida”, conta.

Mas ela não começou a trabalhar diretamente em salões por conta do contato com químicas. A cabeleireira teve um obstáculo inesperado aos 29 anos. Após ser indicada para trabalhar em um grande salão no Shopping Recife, descobriu que estava grávida.

"Ela me dispensou, a meu pedido, e durante a gravidez fiquei sem trabalho, fazendo uma escova ou outra e dependendo da minha mãe, irmã e do pai do meu filho", contou.

Foi na casa dos avós, durante a gravidez, onde Andrea começou a atender a poucos clientes e desenvolver suas habilidades. "Eu queria ter uma profissão e não apenas uma função, e isso também foi um grande desafio", ressaltou.

Aprendendo a fazer o papel de dois
O empoderamento de Andrea está relacionado à capacidade que ela teve de tomar controle sobre sua própria trajetória, enfrentar desafios e decisões que a ajudaram a construir uma vida plena e digna, mesmo em situações adversas.

Mesmo que a separação do pai do seu filho não tenha sido desejada, uma mãe solo se empodera ao lidar com as responsabilidades da criação dos filhos, ao encontrar formas de se sustentar emocional e financeiramente, e ao desenvolver uma rede de apoio.
Essa força interior foi um processo contínuo, não se restringindo a circunstâncias ideais ou à escolha consciente de certos eventos, mas à maneira como ela lidou com a situação.

A beleza e os contrastes do mangue
No trabalho que a consagrou entre as 10 melhores do mundo do Talent Green House 2024, Andrea mostrou a poesia, a beleza e os contrastes do mangue.
“Minha ligação com o mangue do Recife existe desde a infância e adolescência. A escolha da cor do cabelo reflete a vitalidade nos tons vibrantes do caranguejo e na beleza simples do ambiente. A música Risoflora de Chico Science tornou-se trilha sonora dessa conexão entre a natureza e o cotidiano urbano”, declarou Andrea.
*Uma profissional multifacetada com vontade de criar*
Para Andrea Gomes, ter nascido ao lado do mangue a ensinou a conviver com “suas multitarefas de abrigar, criar e acolher diversos tipos de vida”.

Ela lembrou que o pai sempre a levava para passear às margens do Rio Capibaribe, perto da Casa da Cultura, onde a natureza pulsava em meio ao ambiente urbano, com peixes e caranguejos surgindo e desaparecendo.
“Meu pai me ensinava a observar as nuances do mangue dos dos caranguejos e sua forma de andar”, declarou, numa lembrança amorosa de seu pai, Ademilson Gomes de Lima, que faleceu.

A coragem de enfrentar o medo
Andrea contou que ficou nervosa para participar do desafio que a levou ao topo 10, até começar a caminhar pela Avenida Beira Rio, onde viu os manguezais diante de si mais uma vez. Segundo a cabeleireira, a escolha que a levará a Berlim lhe deu coragem para unir tudo que ela aprendeu a amar.

Além da brasileira e pernambucana Andrea, os demais participantes são dos respectivos países: Alemanha, Reino Unido, África do Sul, França, Turquia, Estados Unidos, Austrália, Luxemburgo e Malásia. Todos passaram por mentorias que foram além de habilidades técnicas.

“Os finalistas foram selecionados não apenas por suas habilidades técnicas, mas por sua paixão e visão. Eles representam o futuro da nossa indústria”, disse Candice McKay, diretora de arte e co-criadora do Davines Talent Green House.

*100 pessoas excepcionais embarcaram na jornada transformadora*

Conhecida por sua criatividade e trabalhos artísticos no mundo do design capilar, Candice diz que das milhares de inscrições, 100 pessoas “excepcionais” embarcaram em uma jornada transformadora por meio de módulos on-line meticulosamente projetados, cobrindo tudo, desde previsão de tendências até os princípios do design. E 10 foram selecionadas para a final em Berlim.

“Os participantes não estavam apenas aprendendo — eles estavam evoluindo. Cada desafio criativo os impulsionou ainda mais, ajudando a destilar sua visão artística única”, acrescentou Candice McKay.
*Votação do público será fundamental*
A pessoa vitoriosa do concurso passará por um julgamento de profissionais da área e pelo voto do público. A ideia que Andrea levará para a final em Berlim ainda é segredo.

O painel definido para escolher o vencedor entre os 10 finalistas no palco neste outono inclui nomes como Anna Pacitto, Robert Lobetta, Tom Connell, Sam Burnett e a própria Candice McKay.

Este painel integrará as pontuações dos jurados com os votos do público coletados pelo aplicativo WWHT, proporcionando uma avaliação completa da criatividade e da apresentação de cada participante. Carisma e votos também valem pontos. Em outras palavras, o apoio dos dos pernambucanos e brasileiros será decisivo na jornada de Andrea pela vitória.

O vencedor ganha o troféu e um show Internacional como artista no próximo World Wide Hair Tour, um evento realizado pela Davines para profissionais de cabelo de todo o mundo.

Veja os 10 finalistas
● Andrea Gomes de Oliveira – Brasil
● Anne-Kay Schultz – Alemanha
● Ben Grace – Reino Unido
● Chellaine Naude – África do Sul
● Marie-Laure Briet – França
● Muhammet Ali Mese – Turquia
● Rachel Biestman – Estados Unidos
● Rose Poli – Austrália
● Victor Talarico – Luxemburgo
● Wayne Low – Malásia

Os que deram as mãos
Andrea Gomes contou que teve muito apoio ao longo da jornada no Talent Green House. Ela destaca a importância dos proprietários do Espaço Deep, Cinthia Almeida e Renan Carvalho, e agradece aos mentores que foram cruciais para seu sucesso. Não esquece nem mesmo os clientes, amigos e familiares, especialmente sua mãe, Maria José de Oliveira, a quem chama de “minha mainha”.

“Cinthia foi a primeira pessoa que eu falei que iria participar do Talent Green House. Ela me motivou, ligou na hora para conseguir os produtos (que não vendem no Recife), dividiu valores comigo e eu sou muito grata. Eu sou do Espaço Depp há 8 anos, com orgulho”, disse.
Entre outros apoiadores, Andrea também citou Beta Semche, vencedora do 1º Talent Green House; Adriana Araújo, educadora da Davines Brasil; Yvonne Flick, mentor do top 10; Yohan Nicolas, também mentor na fase do top 10 e a própria Candice McKay, diretora artística e co-criadora do concurso. “Agradeço a todos que nos apoiaram, apoiaram e incentivaram. Isso significou muito para mim”, concluiu a cabeleireira.

Festival VerOuvindo comemora 10 anos de inclusão e acessibilidade no Recife


O Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife - VerOuvindo celebra em 2024 uma década de compromisso com a inclusão social e a acessibilidade cultural. As inscrições para a edição deste ano - nas Mostras Competitivas de curtas com Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS) e curtas com Audiodescrição (AD) - já estão abertas. As obras podem ser submetidas até o dia 30 de setembro nas categorias ficção, documentário, animação e júri popular. Os filmes precisam ter duração entre 5 e 25 minutos e terem sido produzidos a partir de 2022. Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o regulamento, basta acessar o link 
https://l1nk.dev/VerOuvindo. 

Realizado pela Com Acessibilidade Comunicacional, com o apoio do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, o VerOuvindo conquistou reconhecimento como um dos principais projetos culturais dedicados à acessibilidade do audiovisual no Brasil. Ao incorporar recursos como audiodescrição, legenda descritiva e TALS, o festival não apenas colabora para proporcionar acesso à cultura para pessoas com deficiência, mas também revela o poder transformador da arte inclusiva.

De acordo com Liliana Tavares, idealizadora do festival, o VerOuvindo é um evento único que permite que todos, independentemente de suas limitações sensoriais, vivenciem o cinema. "Para muitos surdos, por exemplo, o festival representa a oportunidade de assistir a um filme na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela primeira vez. É um momento de descoberta e empoderamento, pois, ao verem filmes em sua língua, essas pessoas se conectam de forma mais profunda com as histórias e o universo cinematográfico", ressalta Liliana.
A 10ª edição do VerOuvindo será realizada em novembro de 2024, reafirmando seu papel como uma iniciativa transformadora que promove o acesso.

*Última edição* - Segundo os organizadores, esta edição marca o encerramento de um ciclo. A partir de 2025, o festival adotará um novo formato, já experimentado, levando cinema para escolas públicas, expandindo seu foco com debates sobre inclusão, profissionalização, e sobre a construção de uma sociedade mais justa e acessível. "O VerOuvindo cumpriu sua missão de mostrar que o cinema público pode ser um espaço inclusivo, portanto, democrático. Continuaremos buscando inovações e acessibilidade", afirma Liliana.
     
Ao longo desses 10 anos, o VerOuvindo proporcionou que pessoas com deficiência tivessem acesso a curtas pernambucanos, como Dorme Pretinho, de Lia Letícia; Ciranda Feiticeira, de Thiago Delácio; e Recife de Dentro para Fora, de Kátia Mesel, além de longas como Baile Perfumado, Bacurau e Veneza Americana.

*Painel Acessibilidade Audiovisual* - O VerOuvindo busca transformar a maneira como o público interage com o cinema e abre espaço para reunir especialistas em acessibilidade comunicacional nas diferentes linguagens do audiovisual: cinema, televisão, publicidade, internet, entre outros. O festival possui o Painel Acessibilidade Audiovisual, que tem o intuito de fazer as três acessibilidades comunicacionais (AD, Libras e LSE) dialogarem no campo da técnica e da estética.

Para participar do painel, é necessário preencher um formulário de inscrição e anexar o resumo da comunicação (máximo de uma lauda, fonte Arial 12, formato PDF) ou enviar um vídeo em Libras de até 3 minutos, no período de 13 a 27 de setembro. As orientações e o formulário de inscrição estão disponíveis no link https://forms.gle/2wntnioQ4oo8Hdim9. O resultado das propostas selecionadas será divulgado em 30 de setembro, e os resumos dos trabalhos escolhidos serão publicados no site do festival. As apresentações acontecerão de forma presencial e online em novembro, durante o evento.

Caruaru recebe pela primeira vez o curso Amantes do Vinho, realizado pela ABS-PE


A Associação Brasileira de Sommelier (ABS-PE) vai trazer pela primeira vez para Caruaru o curso Amantes do Vinho. O evento ocorrerá nos dias 27 e 28, das 18h às 23h e das 8h às 18h, respectivamente, no Restaurante Restô Cozinha de Charme. 

A ideia é oferecer uma experiência única para os apreciadores de vinho, desvendando os segredos da enologia. O curso será ministrado por um time de especialistas: José Roberto Dantas, presidente da ABS-PE; Hermilo Borba, diretor de Degustações da ABS-PE; e Agostinho Lopes, diretor de Eventos da ABS-PE. 

“A ABS-PE estará pela primeira vez em Caruaru para oferecer uma experiência única no mundo do vinho. O curso será uma oportunidade de aprender sobre vinho, desde as uvas até a harmonização de vinhos e comidas, com aulas, degustações e harmonizações, conduzidas pelos melhores professores do Nordeste. O participante vai mudar a sua forma de degustar um vinho, descobrindo as emoções que podem estar dentro de uma garrafa”, explica o presidente da ABS-PE, José Roberto Dantas. 

Fundamentos da enologia, harmonização de vinhos com diferentes pratos e degustação de vinhos selecionados estão no conteúdo dos dois dias do curso Amantes do Vinho. 

O investimento é de R$ 780,00 à vista via PIX apenas pelo whatsapp (81) 9 8262-2200 ou R$ 870,00 parcelado em até 3x no cartão. 

Este curso é uma realização da ABS-PE e é patrocinado por marcas que compartilham a mesma paixão pelo vinho e pelo aprendizado. As vagas são limitadas.

ActionAid em Pernambuco: visita fortalece trabalho da ONG Giral


 A Organização Internacional ActionAid está em Glória do Goitá (Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 62 Km do Recife) visitando a sede da ONG Giral. Durante esta semana, as representantes de uma das maiores instituições de ajuda humanitária no mundo trabalham a formação de monitores, arte educadores e coordenadores de projetos da Giral, além de mais de 40 alunos das oficinas e aulas do Sistema de Vínculos Solidários. 

 As representantes da ActionAid Brasil, Maria Luíza Lino e Luma Caetano, chegaram a Pernambuco na segunda-feira passada. O objetivo da semana de atividades é a coparticipação no desenvolvimento sustentável de projetos de educação da Giral, considerada uma das principais parceiras da organização internacional. 

 A agenda do encontro entre as duas instituições trabalha a formação de um glossário, com conceitos e suas respectivas definições sobre os valores da ActionAid, a exemplo de respeito mútuo, inclusão, justiça social, integridade, solidariedade, entre outros. As palavras – que foram uma espécie de dicionário – vão compor a produção de um livro escrito pelos próprios alunos. São 48 crianças e adolescentes na faixa-etária de 7 a 12 anos que participam desta ação coletiva no auditório da Giral. 

 Para o presidente da Giral, Leonildo Moura, o encontro presencial com a ActionAid consolida a cooperação entre as duas instituições na transformação de vida através da educação e inclusão social. “Principalmente em comunidades carentes, onde podemos fazer muito para a erradicação do analfabetismo estrutural e da pobreza”, destaca. 
Nesta quarta-feira, Maria Luíza Lino e Luma Caetano visitam a unidade da Giral no Distrito de Apoti, depois seguem para a Associação de Moradores do assentamento do MST em Briosa, na zona rural, e encerram na Escola Municipal Lídia Borella Dornelas Câmara, no Bairro da Cohab. Nessas localidades, a atividade com os moradores será um jogo de tabuleiro com palavras sobre alimentação saudável e dicas de como manter hortas com plantio de verduras, legumes e ervas medicinais.

 A ActionAid tem parceria com o Terceiro Setor desde 1972. Portanto, há 52 anos está presente em 43 países, alcançando mais de 15 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a organização existe desde 1999, atuando em mais de 2,4 mil comunidades, beneficiando mais de 300 mil pessoas.  

A ONG Giral atende atualmente, mais de cinco mil pessoas, entre crianças a partir de seis anos até pessoas idosas de mais de 80 anos. Trabalha uma equipe multidisciplinar qualificada – muitos egressos da própria formação – com mais de 60 colaboradores, mais de 30 voluntários, 10 monitores bolsistas e que se dividem em nove projetos. A Giral tem sede em Glória do Goitá, mas atende a dez municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, além de cidades do Recife e Região Metropolitana.

#VcNoBlog Patrícia Santa Cruz de Oliveira



*Compra e Venda de Imóveis e Conta de Garantia*
 
O “Marco Legal das Garantias” (Lei nº 14.711/2023) trouxe várias inovações voltadas ao estímulo das relações contratuais, confirmando a crescente busca por soluções extrajudiciais voltadas a propiciar segurança jurídica às partes envolvidas. Perto de completar 01 (um) ano de sua vigência, ainda persistem os debates acerca das alterações introduzidas e sua correta aplicação, muitas delas aguardando regulamentação.
 
Você já vendeu ou comprou um imóvel e ficou receoso quanto à segurança da transação? Normalmente o vendedor tem receio quanto ao recebimento pontual do preço ajustado, ou seja, a solvência do comprador. Já o adquirente, preocupa-se com a regularidade do imóvel, devendo se certificar de que o bem está plenamente disponível para ter a sua propriedade transferida ao novo dono. Essas circunstâncias impõem a necessidade de um contrato bem elaborado, abrangendo previsões de várias condições e prazos, mas cujo acompanhamento pelas partes pode trazer controvérsias e impasses, mais suscetíveis de serem submetidos à apreciação do judiciário.
 
Neste ambiente, vendedor e comprador agora podem optar pelo auxílio de um Cartório de Notas para atestar o cumprimento das condições e prazos do contrato, bem como gerenciar uma conta vinculada (Escrow Notarial) ao mesmo, onde é depositado o preço, sendo que os repasses à parte devida são realizados – ou não - na medida em que o tabelião constata a ocorrência ou frustração das obrigações negociais.
 
O valor consignado na conta de garantia não pode ser atingido por motivo estranho ao próprio contrato de compra e venda, mesmo que por ordem de autoridade judicial ou fiscal direcionada ao depositante, formando um patrimônio segregado. E o controle por um oficial notarial, dotado de imparcialidade e fé pública, tende a prevenir a natural subjetividade da interpretação dos envolvidos no negócio jurídico, com esperado êxito na prevenção de litígios judiciais.
Importante sempre estar atento à dinâmica das alterações legislativas, através de assessoria jurídica especializada, para que os envolvidos possam usufruir dos mecanismos e garantias, de forma adequada às peculiaridades de cada negociação.
 
*Patrícia Santa Cruz de Oliveira – advogada especialista em negócios imobiliários e contratos, sócia do PHR – Soluções Jurídicas*

Prefeitura do Recife inicia obras de alargamento do Rio Tejipió


A Prefeitura do Recife inicia a primeira intervenção da macrodrenagem do Rio Tejipió, dentro do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar), maior projeto de requalificação urbana e social da cidade. Trata-se da obra de alargamento de 850 metros do rio, com perfilamento e desassoreamento, que vai contribuir para solucionar os problemas de inundação na bacia do afluente. As intervenções vão ocorrer nas imediações do Campo do Sena, perto da Mata Engenho Uchôa, no bairro do Barro. O investimento é de R$ 4 milhões.

“Essa intervenção vai contribuir para a redução de inundações das áreas à margem do Rio Tejipió e dos alagamentos na cidade, através da recuperação de espaço para as águas”, explica o chefe do Gabinete do ProMorar, João Charamba. “A obra consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção e escavação de material da calha do rio. Vamos abrir passagem para as águas e assim mitigar os impactos de inundações frequentes, reduzindo os riscos de vulnerabilidades socioambientais na margem do rio”, complementa.

A primeira etapa será a limpeza, com previsão de remoção de mais de 10 mil m³ de lixo, sedimentos e detritos vegetais do leito e margens do Rio Tejipió. Em seguida, será feita a dragagem, com o aprofundamento variando entre 0,5m e 1 metro. A previsão é finalizar os serviços em seis meses. Para embasar o projeto de alargamento do rio, o Programa ProMorar realizou uma aprofundada avaliação do impacto ambiental, que traz um diagnóstico do local, além da implantação de diversos programas de proteção à biodiversidade e um plano de gestão de riscos de desastres.

Os serviços fazem parte da Ação Inverno 2024, beneficiando bairros como Ipsep, Barro, Areias e Imbiribeira e comunidades como Beirinha e Jardim Uchôa.

“Em breve, serão iniciadas as obras do parque alagável do Campo do Sena, no Barro, e a construção de dois reservatórios sob pavimento na Imbiribeira. A previsão é que o ProMorar invista um total de R$ 500 milhões na macrodrenagem da bacia do Tejipió, incluindo também os rios Moxotó e Jiquiá”, aponta a secretária executiva do Programa ProMorar, Beatriz Menezes.

*INVESTIMENTOS -* Viabilizado por meio de operação de crédito assinada junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o ProMorar está investindo R$ 2 bilhões para realizar intervenções estruturadoras em comunidades vulneráveis, incluindo as áreas mais atingidas pelas chuvas de maio de 2022. Entre as ações estão obras de macrodrenagem para reduzir o risco de inundações, além de investimentos em infraestrutura, habitabilidade e um robusto pacote de contenção de encostas.

*Foto: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife*

Igarafest: Palco Multicultural reúne população em shows de artistas da terra


As festividades do 489° aniversário da cidade encantaram o público no Palco Multicultural, localizado no Sítio Histórico, na noite desta segunda-feira (23). 

O segundo dia da celebração foi marcado pelo tributo à tradição e história de Igarassu, contando com apresentações de vários artistas da terra como Evelli Eller, Coco Pisado, Jaqueline Leite e Coco Casa do Mestre.

O Igarafest segue nesta terça-feira (25), com as performances de Kid Android, Transcoco e Coco Formoso. 

Confira a programação completa abaixo: 

24 de Setembro - 20h30
Transcoco
Coco Formoso
Kid Android

25 de Setembro - 20h30
Ciranda de Seu Martinho
Rala Coco Maria
Glécia Marcolino 

26 de Setembro
Nattanzinho Lima 
Tuca Barros 
Marcelo Bragato

27 de Setembro 
Priscila Senna
Raphaela Santos 
Letícia Bastos

28 de Setembro
Xand Avião
Felipe Amorim
Os Neiffs

29 de Setembro 
Henry Freitas
Mari Fernandez 
Mano Vaqueiro 

30 de Setembro
Maria Marçal
⁠Dudu Do Acordeon
Filhos de Maria

Festival CriaPE celebra criatividade e inovação do mercado publicitário de Pernambuco


O Festival CriaPE, um evento inédito dedicado a celebrar o talento, a inovação e a criatividade no setor publicitário do Estado, será realizado no dia 17 de outubro, no Recife Expo Center, e espera reunir cerca de 600 participantes, incluindo profissionais de agências e players do mercado publicitário. Mais do que um evento, o CriaPE é uma plataforma que visa valorizar a relevância das agências e dos talentos de Pernambuco, julgando e premiando os melhores trabalhos desenvolvidos pelas agências de propaganda, destacando suas contribuições ao setor e incentivando a produção de campanhas de alta qualidade, além de proporcionar um espaço de networking e troca de conhecimentos.

Com uma programação diversificada, o CriaPE será um dia repleto de conteúdo e debates sobre tendências e desafios do setor. Entre os temas debatidos estarão a importância das estratégias de comunicação para os negócios, mudanças e transformações dos hábitos de consumo que estão moldando a forma das marcas se comunicarem, o impacto da tecnologia e a importância da criatividade no cenário atual. 

Durante o evento, também será realizada a premiação que reconhecerá as melhores peças publicitárias criadas entre janeiro de 2022 e junho de 2024. As agências associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) e à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) poderão inscrever suas peças até o dia 25 de setembro. Posteriormente, os trabalhos serão avaliados por um júri composto por profissionais de publicidade de renome nacional que serão os responsáveis de destacar a força da criatividade e originalidade da propaganda pernambucana.

Júri e premiação

Na cerimônia de premiação, serão destacados os trabalhos mais criativos e eficazes em diversas categorias, como Melhor Campanha de TV, Campanha Digital, Inovação em Mídia e Ação de Responsabilidade Social. Haverá também prêmios especiais para Jovens Talentos e agências emergentes. O festival busca inspirar novos profissionais e reforçar o papel das agências pernambucanas no cenário nacional.

“O júri será composto por dois grupos. O primeiro, formado por 10 jurados, realizará a avaliação online e selecionará o shortlist. O segundo grupo, diferente do primeiro, será composto por cinco profissionais que, de forma presencial, julgarão os trabalhos finalistas e definirão os vencedores dos prêmios Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze. Ambos os júris serão compostos por profissionais de fora do estado de Pernambuco, garantindo total imparcialidade na escolha dos vencedores. Serão avaliados critérios como qualidade da ideia, execução e relevância em relação ao produto ou serviço anunciado”, explica Paulo André Bione, coordenador do júri.

O cenário do mercado publicitário em Pernambuco

O mercado publicitário pernambucano tem apresentado crescimento nos últimos anos, com marcas e agências da região se tornando grandes players nacionais. As agências vêm transformando suas operações, e foi nesse contexto que surgiu a ideia do Festival CriaPE. Com o objetivo de integrar, debater e valorizar o mercado criativo, o festival se propõe a ir além da premiação, oferecendo um espaço de interação entre os diversos players do setor, como produtoras de áudio, TV e cinema, produtores de conteúdo, desenvolvedores, veículos, plataformas digitais e fornecedores. As agências atuam como o hub de integração desse ecossistema.

“Percebemos que, apesar do mercado estar em plena efervescência, não havia uma plataforma que valorizasse nossa própria atividade. O CriaPE nasce como uma resposta a essa lacuna, em um cenário de agências operando a todo vapor, mas sem iniciativas locais para reconhecer o impacto e a relevância do nosso trabalho na sociedade”, afirma Ricardo Lira, publicitário e membro da Comissão Organizadora do festival.

“Mais do que um festival, este é um movimento de mercado que celebra o renascimento e a efervescência da propaganda pernambucana, que vem se destacando nacionalmente pelo seu alto padrão criativo, pela relevância dos projetos realizados e pela importância dos investimentos no setor em todo o país”, complementa.

O Festival CriaPE faz parte de um movimento maior, focado na valorização e integração da propaganda pernambucana, sendo uma das várias ações voltadas para promover e destacar a criatividade local. “Vamos discutir os desafios e as tendências do mercado, com foco na criatividade, desenvolvimento profissional e nas ferramentas tecnológicas que permeiam o ambiente publicitário, sempre com o objetivo de ampliar a comunicação e gerar resultados para os clientes. O evento é uma verdadeira celebração do mercado publicitário, com premiações e debates sobre temas relevantes. Teremos especialistas de diversas partes do Brasil compartilhando seus conhecimentos sobre inovações e avanços no setor”, destaca Daniel Queiroz, presidente do Sinapro-PE.

As inscrições de trabalhos para o prêmio CriaPE estão abertas até o dia 25 de setembro e podem ser realizadas pelo site www.festivalcriape.com.br.  

Comissão organizadora

Os publicitários responsáveis pela organização do Festival CriaPE reforçam a importância do evento como um marco para o setor publicitário de Pernambuco. Além de destacar o potencial transformador da iniciativa, que não apenas celebra a criatividade, mas também fomenta a união entre as agências e fornecedores, incentivando o crescimento e fortalecimento do mercado local. 

O CriaPE representa uma oportunidade única de valorizar os talentos da região, criar conexões significativas e inspirar novos profissionais a ingressar na publicidade com inovação e qualidade. “O CriaPE é um resgate da interação do mercado publicitário de Pernambuco onde vai ter uma união de fornecedores, agências e veículos de comunicação, além de engrandecer ainda mais o nosso estado e nossa publicidade que é tão famosa e tão maravilhosa que todo Brasil”, destaca Lelê Carvalho.

“O CriaPE inicia uma nova fase no mercado publicitário de Pernambuco. Vivemos um momento que precisa da união das agências para fazer o nosso setor crescer e se fortalecer. Vamos trabalhar juntos para evolução de cada empresa. Além de debater assuntos importantes, trocar ideias e informações, o festival tem o objetivo de capacitar a nossa equipe e valorizar os talentos da propaganda com um festival de criatividade totalmente novo e pensado para contemplar todos os tamanhos de agências”, ressalta Marcela Alves.

“O Festival CriaPE será a grande celebração do talento da publicidade pernambucana, tão reconhecido mundialmente. Ele é parte de uma extensa agenda de ações que visa o fortalecimento do setor e a consolidação do nosso mercado, como um dos principais do país. Nossa intenção é fazer um dos principais festivais de criatividade do país, tendo como pilares centrais o reconhecimento das grandes ideias, o conteúdo relevante e transformador, e principalmente, ser um ambiente de conexões”, afirma Josival Júnior.

“Mais do que uma premiação ou até mesmo um festival de criatividade, o CriaPE ancora um movimento de articulação e de engajamento, que integra diversos agentes do mercado publicitário de Pernambuco pela valorização e fortalecimento da nossa atividade. Além da importância econômica de um segmento que impulsiona tantos negócios, o momento é de reconhecer e exaltar a nossa produção criativa, valorizar os talentos, mas também proporcionar encontros entre profissionais que nos inspiram. O CriaPE também abre espaço para revelação de novos profissionais, com a categoria de jovens talentos, voltadas aos estudantes de Publicidade, uma iniciativa muito importante, que estimula quem está chegando e amplia oportunidades”, finaliza Maria Paula Londres.

Rede de distribuição de energia em Pernambuco está preparada para as eleições municipais 2024


A Neoenergia Pernambuco tem trabalhado para garantir a qualidade, a continuidade e a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica nos dias de eleição para prefeitos e vereadores, em todo o Estado. Após ter acesso aos dados dos locais de votação, a distribuidora iniciou uma série de ações preventivas de manutenção nos circuitos que atendem as escolas e fóruns eleitorais que serão utilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 6 de outubro, quando acontecerá o primeiro turno, e no dia 27, caso necessário o segundo turno.

Em 2024, a Neoenergia já promoveu a inspeção em mais de 55 mil quilômetros da rede que atende todo o Estado e realizou mais de 16 mil manutenções nos circuitos. Além disso, mais de 275 mil podas foram realizadas para evitar o contato da vegetação com os cabos da rede elétrica.

As subestações da Neoenergia também passaram por uma inspeção geral, quando foram realizadas quatro mil manutenções ou substituições de equipamentos. Três subestações móveis estarão distribuídas estrategicamente para garantir o fornecimento de energia nos principais locais de votação, caso seja necessário.

Além disso, foram instalados e automatizados mais 30 novos religadores. Esses equipamentos são utilizados para a recomposição do fornecimento de forma rápida (menos de um minuto), nos casos em que a falta de energia tenha sido provocada por algo não permanente, como o contato de um galho de árvore, ventanias ou mesmo falhas pontuais no sistema. Agora são mais de 3,2 mil religadores instalados na rede de distribuição de todo o Estado.

“_Temos trabalhado incansavelmente para garantir a qualidade e a continuidade no fornecimento de energia durante as eleições municipais deste ano. Temos um batalhão nas ruas, diariamente, analisando minuciosamente todos os circuitos para evitar possíveis interrupções. Além disso, teremos um esquema especial para os dois domingos, com aumento de equipes e posicionamento estratégico dos veículos de plantão_”, afirmou o superintendente técnico da Neoenergia Pernambuco, André Santos.

Nos dias 6 e 27 deste mês, a distribuidora contará com mais de 200 profissionais nas ruas, no esquema de plantão. Além disso, 52 controladores, engenheiros e supervisores estarão todo o tempo no Centro de Operações Integradas (COI), no Recife, controlando o sistema elétrico de forma remota e orientando as equipes de rua para que possíveis atendimentos sejam feitos no mais curto espaço de tempo possível.

Administração Penitenciária e UPE implantam projeto-piloto do Prevupe em presídio


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), implantou o Prevupe – curso pré-vestibular da UPE – no Presídio de Igarassu (PIG), primeira unidade prisional a receber o projeto-piloto. O Prevupe tem o objetivo de ampliar e reforçar o conhecimento dos alunos que desejam alcançar uma vaga no ensino superior. 

A turma conta com 40 alunos do Ensino Médio que terão aulas remotas e presenciais das disciplinas que caem nos vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O secretário da SEAP, Paulo Paes, reforça a importância de parcerias na área de educação. “Nós temos incentivado as ações voltadas à educação, é uma forma de oferecer oportunidade de crescimento às pessoas em privação de liberdade para que não reincidam no crime, retornando ao sistema prisional”, destacou Paes. A parceria com a UPE foi viabilizada pela Gerência de Educação e Esportes da SEAP. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec/UPE), Luiz Alberto Rodrigues, fala sobre a ação, que ocorre pela primeira vez em uma unidade prisional. “Esta iniciativa busca contribuir com a ressocialização dos apenados, na medida em que os possibilita uma preparação para aqueles que planejam a continuidade dos estudos, uma atualização ou aprofundamento de questões referentes ao Ensino Médio. É uma ação ainda experimental, realizada como atividade de extensão universitária, portanto visa também a formação dos novos professores”, explicou Rodrigues. 

Fotos: Divulgação SEAP

PIPA firma acordo para colaborar em projetos voltados à primeira infância no VII FNNIC


O Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) foi convidado pela organização do VII Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizado entre 19 e 20 de setembro, em Aracaju, para colaborar com iniciativas voltadas à primeira infância. As parcerias envolvem a Caixa Econômica Federal (CEF), governos estaduais, a Fundação Van Leer e o Estúdio+1, com foco na criação de áreas de lazer infantis em projetos habitacionais. O objetivo é incluir critérios específicos nos editais de programas de habitação pública, favorecendo o desenvolvimento da primeira infância.

De acordo com Rogério Morais, diretor-executivo do Instituto PIPA, a primeira infância foi um dos principais temas debatidos no evento. “Isso é uma nova fronteira na área de primeira infância. Após habitação, foi o termo mais falado no evento. Todos enxergam um enorme potencial na sinergia entre os temas”, destacou.

As parcerias visam fornecer consultoria e suporte técnico para construtoras interessadas em desenvolver espaços de lazer para crianças, atendendo aos requisitos de editais federais e estaduais. Além de cumprir as exigências legais, esses espaços podem agregar valor social e mercadológico aos empreendimentos imobiliários, como loteamentos e condomínios.

Durante o fórum, o PIPA apresentou o modelo da Praça PIPA, que já existe em Caruaru, e propôs replicá-la em parceria com a construtora Viana & Moura em outros municípios. O sucesso da praça abre caminho para sua implementação em outras localidades, proporcionando espaços urbanos mais inclusivos e acolhedores para crianças e suas famílias.

A criação de áreas públicas dedicadas à primeira infância vai além de atender às necessidades infantis. “Uma praça bem planejada pode ser um grande diferencial para empreendimentos imobiliários, tornando o ambiente mais acolhedor e atraente para as famílias”, afirmou Morais. A inclusão de critérios voltados à infância nos editais reforça o compromisso das empresas em construir comunidades mais saudáveis e prósperas.

Além disso, a iniciativa reforça a importância de se criar espaços adequados para o desenvolvimento infantil nas áreas urbanas. “Estamos garantindo que os projetos habitacionais ofereçam não apenas moradia, mas também ambientes saudáveis e propícios ao desenvolvimento das crianças”, acrescentou.

Outro tema relevante discutido no evento foi a importância de programas de parentalidade no setor da construção civil. Com muitos trabalhadores sendo pais, a implementação de iniciativas como licenças parentais flexíveis e programas de conscientização sobre o papel do pai no desenvolvimento infantil pode melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar a produtividade.

“Trabalhadores mais satisfeitos e saudáveis tendem a ser mais produtivos e comprometidos, o que impacta diretamente a qualidade das obras”, destacou Pedro Ivo, fundador e diretor da Viana & Moura. “Essas iniciativas são fundamentais para o bem-estar das famílias e contribuem para um ambiente de trabalho mais equilibrado”, concluiu.

Psicóloga orienta sobre como lidar com o luto após a perda de um ente querido


O luto é um processo doloroso e único para cada pessoa que enfrenta a perda de um ente querido. No entanto, é uma experiência universalmente marcada pelo sofrimento e a necessidade de adaptação. A psicóloga Rita Alves, especialista em luto, traz orientações e ações que podem ser seguidas para quem enfrenta esse momento difícil, através de acolhimento e estratégias saudáveis para lidar com a dor da perda. E o setembro amarelo é um mês importante para tratar do assunto. 

“A dor do luto pode ser intensa, mas é importante que as pessoas entendam que, com o tempo e com o apoio certo, ela pode ser ressignificada,” explica Rita. “É essencial dar espaço para o sofrimento, mas também buscar ajuda psicológica, seja individual ou em grupo, para que o enlutado possa expressar suas emoções e encontrar caminhos para lidar com a ausência.”

Rita também atenta para a necessidade de atenção a casos em que o luto se prolonga de maneira intensa, sem sinais de melhora. “Em algumas situações, o luto pode se tornar patológico e gerar outros adoecimentos, como depressão e ansiedade. O acompanhamento psicológico pode ajudar a evitar que isso aconteça, oferecendo uma rede de suporte para enfrentar esse processo,” diz a psicóloga.

Para atravessar o luto de maneira mais saudável, Rita Alves sugere que as pessoas permitam a si mesmas vivenciar cada fase do processo. “Não existe um tempo certo para ‘superar’ a perda. Cada pessoa tem o seu ritmo. O importante é não se isolar, compartilhar sentimentos com amigos e familiares e, se necessário, buscar a ajuda de um profissional para auxiliar na compreensão e na ressignificação dessa experiência,” finalizou a especialista.

Foto: Divulgação

Professora Elcione se compromete com a primeira infância de Igarassu


A prefeita de Igarassu professora Elcione Ramos reafirmou seu compromisso com as crianças da cidade. Nesta terça-feira (24) , a professora assinou a Carta Compromisso da Primeira Infância do Conselho Municipal de Educação, reforçando sua preocupação e assistência com a primeira infância.

Ao lado da secretária municipal de Educação , Andreika Asseker , a solenidade aconteceu na Faculdade de Teologia Integrada-Fatin. A assinatura da prefeita representa o compromisso com a primeira infância na construção e execução das políticas públicas para faixa etária de 0 a seis anos.

Para a prefeita esse compromisso não é apenas na Educação , mas em apoio às mães grávidas, ao acolhimento da maternidade, a construção de espaços em praças e ao atendimento de Saúde como prioridades. 

“ Agradeço a esse importante Conselho Municipal e hoje é um passo valioso, assinando a Carta Compromisso com a Primeira Infância, que reforça o nosso empenho em garantir um futuro melhor para as crianças de Igarassu. Cada ação, cada política pública voltada à primeira infância, reflete o nosso cuidado e dedicação em promover um desenvolvimento integral e saudável para os pequenos. Estou muito feliz com este ato," declarou a professora Elcione.

Para a secretária Andreika Asseker, a gestão tem a primeira infância como foco. “ Muito orgulho de estar ao lado de uma gestora que coloca como prioridade a educação infantil, etapa importante do desenvolvimento da criança , que reflete para toda a vida. Investir em crianças bem pequenas é apostar num futuro melhor para toda cidade" comentou Asseker.

Daniel Coelho faz proposta de Unidades Móveis de Saúde para descentralizar atendimento nos bairros do Recife


Nesta terça-feira (24), Daniel Coelho (PSD) foi o segundo candidato a participar da série de sabatinas realizada pelo NE1, da TV Globo. Uma das principais propostas apresentadas pelo candidato foi a criação de *unidades móveis de atendimento*, que serão distribuídas nos bairros da cidade. Essas unidades, equipadas com médicos especialistas, terão a capacidade de realizar consultas, exames e atendimentos básicos, atendendo diretamente às comunidades que enfrentam dificuldades de acesso aos postos de saúde e hospitais.

“Não podemos deixar que as pessoas esperem meses para conseguir um atendimento especializado. As unidades móveis vão até os bairros, com médicos preparados e estrutura para realizar exames como ultrassonografia e eletrocardiograma, garantindo que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de maneira ágil e eficaz," destacou Daniel.

Além de consultas com especialistas, as unidades móveis contarão com equipamentos para realizar exames laboratoriais, garantindo diagnósticos mais rápidos e precisos. Segundo Daniel, essa proposta busca não só descentralizar o atendimento, mas também reduzir a sobrecarga nos hospitais e melhorar a eficiência do sistema de saúde, oferecendo um serviço mais próximo e de qualidade para quem mais precisa.

A iniciativa, conforme destacou o candidato, será um avanço fundamental para atender às demandas da população, principalmente nas áreas mais vulneráveis, onde o acesso à saúde pública é mais limitado. “O Recife precisa de soluções práticas e imediatas, e essas unidades móveis são um passo importante para melhorar o atendimento em saúde," concluiu.

Daniel Coelho é candidato da Coligação *Recife Levado a Sério*, formada por PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza.

Mestre em Direito Constitucional publica artigo sobre aposentadoria de riscos dos policiais civis


O Mestre em Direito Constitucional e sócio do Azi & Torres, Castro, Habib, Pinto, *José Carlos Torres*, publicou um artigo científico onde trata da aposentadoria de risco dos policiais civis e as alterações havidas com a emenda à Constituição n 103, principalmente no que concerne a possibilidade de utilização do tempo prestado às Forças Armadas como de efetiva atividade policial.

O artigo foi publicado no Livro Direito e Conexões: Intersecção do Direito Militar, Tributário, Marítimo, Penal, Previdenciário, Internacional e Perspectiva de Gênero que foi coordenado pelas advogadas Elba Braga e Andréia Hamburgo e será lançado nesta quarta-feira (25), às 19h, no Casa Di Vina Boutique Hotel & Restaurante, em Itapuã.

O livro, que será publicado pela Editora Dourada capitaneado pela escritora Kelly Dourado, tem o objetivo de convidar os leitores a mergulharem em temas do universo jurídico, de forma interdisciplinar.

Os artigos foram disciplinados em coautorias concatenadas com valorosa comunicação entre as demais áreas do direito, lastreadas pela Carta Magna, direitos fundamentais, bem como nos direitos humanos, para instigar a produção científica, ampliar a consciência e conscientização da importância do Direito Militar e suas peculiaridades, como também do Direito Internacional. Além disso, descreve como o fluxo do Direito Previdenciário espelha roupagens do planejamento previdenciário dos servidores do Regime Próprio de Previdência Social, bem como a averbação de tempo de serviço militar.

Logo após o lançamento, o editorial estará disponível nas plataformas digitais (Amazon, Magalu, Americanas, Submarino, Mercado livre, Shop Time, Google Shop, Zoom e Shopee), ou poderá ser adquirido por Ebook no formato ePUB. 


Compesa substitui rede coletora de esgotos da avenida Rui Barbosa, em Caruaru


A Avenida Rui Barbosa, importante via da cidade Caruaru, recebeu uma ação da Compesa para troca de parte da rede coletora de esgoto. Foram substituídos 48 metros de tubulação. Os serviços foram realizados em quatro etapas, ao longo dos últimos seis meses, pois as intervenções precisaram ser realizadas durante finais de semana e no período noturno por se tratar de uma via com intenso trafego de veículos em dias úteis. Nesta quarta-feira (25), a última etapa será concluída. 

No local há diversos pontos comerciais e um trecho da Via Parque, porém, a rede de esgotos havia sido implantada na década de 1970, em concreto poroso e estava subdimensionada necessitando de recorrentes serviços de manutenção. “Nós conseguimos solucionar definitivamente o problema de extravasamentos naquela área, após um serviço minucioso, em que precisamos do apoio da Copergás que acompanhou os trabalhos e da Autarquia Municipal de Transito e Transporte (AMTTC) para organizar o trânsito, pois, alguns fatores exigiram um cuidado maior das equipes, como as tubulações de gás natural existentes no local, a rede antiga de esgoto que ainda estava em operação e as redes de abastecimento de água”, explica o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Antônio Freire.

Quem é o juiz que revogou o pedido de prisão do cantor Gusttavo Lima

 

Eduardo Guilliod Maranhão nasceu na cidade do Recife (PE). Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), em 1990, especializando-se em obrigações e contratos. Ingressou no Judiciário Estadual, em 04 de janeiro de 1993, na Comarca de Feira Nova, a 77 km do Recife. As informações são do site oficial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Foi juiz nas Comarcas de Paudalho, na Zona da Mata Norte, em Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima (Cidades da região Metropolitana do Recife) e titularizou-se na 30ª Vara Cível da Capital. Exerceu, ainda, o cargo de juiz assessor Especial da Corregedoria Geral da Justiça (2022-2022) e da Presidência (2022) do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ele foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o cargo de desembargador da Corte Estadual em setembro de 2022.

Revogação - Na mesma decisão, o desembargador derrubou a medida que suspendeu o passaporte e o porte de arma do cantor. Para o magistrado, a decretação da prisão de Nivaldo Batista Lima, nome de batismo do cantor, foi justificada com base em "ilações".

Ontem (23), o cantor sertanejo teve mandado de prisão expedido nesta segunda-feira (23) pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal de Recife. Ele é acusado de ter ligação com pessoas investigadas na Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que apura um esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar pela internet (bets).


Alepe anuncia vacância de cadeira e dá posse ao suplente Júnior Matuto


O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, comunicou ao Parlamento, nesta terça-feira (23.09), em sessão plenária, a vacância do cargo de deputado estadual ocupado pelo ex-deputado José Patriota, falecido no último dia 17.09.2024. Em seguida, convocou o suplente para ocupar a vaga.

Após a sessão, o Presidente da Alepe deu posse ao suplente de Deputado Estadual Junior Matuto, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O encaminhamento da Presidência da Alepe se deu a partir de requerimento formulado pelo PSB, reivindicando a convocação do suplente Junior Matuto. A solicitação socialista se fundamenta no fato de o suplente Davi Muniz ter se desfiliado, espontaneamente, da agremiação partidária.

No requerimento, o PSB ressalta que, conforme entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato Davi Muniz fora eleito

O pedido da sigla socialista foi apresentado nesta segunda-feira, 23/09/2024, véspera da reunião em que a comunicação da vacância seria feita ao plenário.

Diante da solicitação do PSB, o presidente Álvaro Porto encaminhou o requerimento à Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, que apresentou parecer opinando pelo acolhimento das razões expostas pela legenda socialista.

A Procuradoria Geral ratificou o entendimento do TSE no sentido de que, conforme a jurisprudência pátria, o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato fora eleito, e que, no caso em concreto, houve, de fato, o pedido de desfiliação do suplente Davi Muniz, que ingressou nos quadros do PSD.

Além disso, a Procuradoria ressalta que, nos autos do Recurso Ordinário Eleitoral n.º 1150 (0600569-66.2023.6.17.0000), através do qual o suplente Davi Muniz buscava obter o direito de assumir a vaga ocupada pelo Deputado Jarbas Filho, em virtude da desfiliação partidária deste, o TSE já tinha se posicionado contrariamente ao pleito de Davi Muniz.

Através de decisão da lavra do eminente Ministro Raul Araújo, em acompanhamento ao parecer do Vice Procurador Geral Eleitoral, o TSE se manifestou expressamente a respeito da condição do suplente Davi Muniz, adotando o entendimento de que “ao se desfiliar do PSB, partido pelo qual figurou como primeiro suplente (condição que lhe confere mera expectativa de direito de eventualmente exercer o mandato), Davi Bernardo Muniz se desqualificou para assumir a titularidade do cargo em caso da necessidade de suplência”.

Assim, acolhendo o parecer da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, e em respeito ao já deliberado pela colenda Justiça Eleitoral, o Presidente Álvaro Porto realizou a convocação do suplente de Deputado Estadual Junior Matuto para tomar posse e ocupar a vaga aberta em decorrência do lamentável passamento do ex-deputado José Patriota.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco 

Especialista esclarece procedimentos e requisitos sobre a doação de órgãos e tecidos


Em setembro, celebra-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27), uma data que destaca a importância desse ato generoso e potencialmente salvador de vidas. Esse gesto pode ocorrer tanto em vida quanto após o falecimento, e é fundamental entender os critérios e condições do procedimento, garantindo um processo seguro e ético.

Como funciona a doação em vida e após a morte?
Esse ato em vida é uma opção para quem deseja ajudar alguém em necessidade. Segundo o professor Luiz Carlos França, mestre em Enfermagem e professor da UNINASSAU Rio de Janeiro, "o doador vivo pode ser qualquer pessoa que concorde com a ação, mas sem prejudicar a própria saúde. Em vida, é possível doar um dos rins, parte do fígado, da medula óssea ou do pulmão”. Para esse procedimento, é necessária uma avaliação médica comprovando a segurança do ato.
Já as que são feitas após o falecimento, é necessário um diagnóstico de morte encefálica, onde não há mais atividade cerebral. "Esses pacientes são, geralmente, vítimas de traumatismo craniano ou Acidente Vascular Cerebral (AVC)", explica Luiz. Para acontecer a doação, é imprescindível que a família do falecido autorize o procedimento após o registro da morte cerebral pelo hospital.

Critérios e compatibilidade para a doação
Tanto para doadores vivos quanto falecidos, a compatibilidade com o receptor e as boas condições de saúde são fatores cruciais. Os órgãos que podem ser doados por um falecido incluem rins, coração, pulmões, pâncreas, fígado, intestinos e tecidos como córneas, válvulas cardíacas, ossos, tendões e pele. Cada uma dessas doações pode proporcionar uma nova chance ou melhorar significativamente a qualidade de vida do receptor.

A decisão de doar deve ser feita com responsabilidade, ponderando os impactos físicos e emocionais, mas também considerando o potencial de salvar vidas.

No Dia do Sorvete, Academia da Cerveja se une à Gelato Boutique para harmonização única


Em comemoração ao Dia do Sorvete, celebrado no dia 23 de setembro, a Academia da Cerveja, escola de conhecimento cervejeiro da Ambev, se une à Gelato Boutique, a gelateria brasileira mais premiada do mundo, para oferecer uma experiência inédita de harmonização entre sorvete e cerveja. O evento acontecerá no dia 1º de outubro, às 19h, na sede da Academia da Cerveja, em São Paulo. Será uma celebração refrescante, ideal para a primavera, demonstrando como esses dois prazeres brasileiros combinam de maneira surpreendente.
 
Os participantes terão a oportunidade de explorar o universo do sorvete e sua harmonização com cervejas, em uma experiência única que culmina em uma degustação de quatro sabores selecionados, incluindo um sabor de sorvete criado exclusivamente para o dia de harmonização, que não faz parte do cardápio regular da Gelato. Cada sorvete será combinado com um rótulo especial da Ambev, como a Hoegaarden, uma witbier belga com notas de casca de laranja e sementes de coentro, proporcionando uma combinação única de refrescância e leveza.

As inscrições para o evento, que será aberto ao público maior de 18 anos, começarão no dia 24 de setembro e serão divulgadas pelo Instagram da Academia da Cerveja. As inscrições serão feitas pela plataforma Sympla e estarão disponíveis até o esgotamento das vagas.
 
Além disso, para alcançar amantes de sorvete e cerveja em todo o Brasil, um webinar especial será realizado em breve. Será uma ótima oportunidade para quem não puder comparecer presencialmente aproveitar todo o conhecimento sobre harmonizações e mergulhar na história do sorvete. Mais informações sobre datas e inscrições estarão disponíveis no instagram da Academia da Cerveja.https://www.instagram.com/academia.da.cerveja/
 
*Serviço* 
O que: harmonização única de sorvete e cerveja com Gelato Boutique e Academia da Cerveja
Quando: 01 de outubro de 2024, às 19h
Onde: Academia da Cerveja - R. Mourato Coelho, 560 - Pinheiros, São Paulo
Inscrições: Abertas a partir do dia XX de setembro pelo Instagram da Academia da Cerveja.

*Sobre a Academia da Cerveja*
 
A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.

Procedimentos estéticos para homens crescem e redefinem padrões de beleza masculina


Os procedimentos estéticos para homens vêm ganhando popularidade, o que reflete uma mudança cultural significativa. Segundo pesquisa da Allergan e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 82,5% dos brasileiros têm interesse em realizar algum tipo de intervenção estética. Nos últimos cinco anos, a demanda masculina por cirurgias plásticas aumentou 20%, o que inclui tanto procedimentos cirúrgicos quanto não invasivos, como o botox. Referência em cirurgias plásticas, o médico Marcelo Aquino, da Plastic Premium, especialista com mais de 20 anos de experiência, compartilha suas percepções sobre os procedimentos mais procurados, as diferenças entre homens e mulheres e a importância de manter a naturalidade nos resultados.
 
Entre os tratamentos mais procurados pelos homens, destacam-se a lipoaspiração e também a ginecomastia (redução das mamas masculinas). “Entre homens mais velhos, cirurgias faciais, como o lifting e blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), também são muito requisitados, além de procedimentos minimamente invasivos, como o botox e preenchimentos. Estes últimos são indicados para prevenir sinais do envelhecimento e preservar a aparência natural”, comenta.
 
O aumento da demanda por procedimentos para ginecomastia tem relação com alterações hormonais, uso de anabolizantes ou medicamentos. “É necessário observar a parte hormonal, pois, se o desequilíbrio persistir, o problema pode voltar. Em alguns casos, o paciente deverá ser encaminhado para um endocrinologista antes da cirurgia”, explica o cirurgião plástico.
 
Também existem cirurgias estéticas convencionais como abdominoplastia e flancoplastia, principalmente em pacientes que perderam muito peso e, como é o caso da cirurgia bariátrica. “A principal diferença entre homens e mulheres é que a mulher busca mais a cirurgia de mama como prioridade e os homens seriam as de contorno corporal e facial do envelhecimento”, conta.
 
*Diferenças de abordagem* — Marcelo ressalta que há diferenças claras na abordagem cirúrgica entre homens e mulheres. “A principal diferença é que a mulher busca mais a cirurgia de mama como prioridade, enquanto os homens focam no contorno corporal e facial”, afirma.
 
No corpo, os homens preferem tratamentos que realçam características masculinas, como tórax e quadril retificado, enquanto as mulheres procuram intervenções na cintura, quadril e glúteos. “No rosto, a mulher deseja traços mais acentuados, como lábios e maçãs do rosto. Já o homem foca em áreas como a testa e a mandíbula marcada”, complementa.
 
Essas diferenças se estendem às técnicas cirúrgicas. “A cirurgia masculina precisa ser mais refinada em termos de resultado, não técnica. Se exageramos na lipoaspiração do tórax ou da cintura, o homem pode perder a característica masculina do corpo. Além disso, no rosto, é importante respeitar traços como barba, sobrancelha e pele mais grossa, para evitar feminilizar o visual”, explica o cirurgião.
 
*Tratamentos minimamente invasivos* — Os procedimentos minimamente invasivos têm ganhado espaço entre o público masculino como uma forma de cuidar da aparência sem recorrer a cirurgias. Segundo Marcelo, o botox é o tratamento mais procurado tanto por homens quanto por mulheres, principalmente para prevenção. “Ele é muito utilizado por pessoas que buscam retardar o envelhecimento de forma discreta. Outros tratamentos como peelings suaves, boa hidratação e cuidados com acne também são fundamentais para melhorar a qualidade da pele e prevenir problemas futuros”, explica.
 
*Popularização* — A busca por tratamentos estéticos entre os homens está se tornando mais comum, embora o público feminino ainda seja predominante. “As mulheres sempre lideraram a procura por cirurgias plásticas, principalmente estéticas, mas com a popularização dos procedimentos e a crescente preocupação dos homens com a aparência, o número de pacientes masculinos vem aumentando consideravelmente”, comenta Marcelo. Apesar disso, ele aponta que ainda há uma diferença significativa entre a demanda de homens e mulheres.
 
*Sobre a Plastic Premium* - A Plastic Premium é uma clínica de cirurgia plástica estética e reparadora e fisioterapia dermato-funcional especializada que nasceu com a missão de oferecer um atendimento personalizado para quem precisa de intervenções reparadoras pós-bariátricas ou quem deseja realçar a beleza. A Plastic Premium oferece tratamentos estéticos não-cirúrgicos como preenchimentos e aplicação de botox, laser, tapping, serviços de fisioterapia dermato-funcional e demais procedimentos pós-operatórios, além de cirurgias estéticas convencionais, como abdominoplastia, lipoaspiração, aumento de mama, entre outras. Inaugurada em junho de 2024, a clínica funciona sob a direção do cirurgião plástico Marcelo Aquino, que conta com cerca de 20 anos de atuação. A Plastic Premium fica na Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 369, no CDO Especialidades, no Jardim Oceania. Para mais informações, siga @plasticpremiumjpa nas redes sociais. O telefone para contato é o (83) 99391-5977.

Dani Portela firma compromisso com a CUT e recebe Plataforma da Classe Trabalhadora


A candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL), e a sua vice, Alice Gabino (Rede), participaram nesta última segunda-feira (23) da assinatura da Carta Compromisso da Central Única dos Trabalhadores - CUT. Das mãos do presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, Dani e Alice receberam a Plataforma da Classe Trabalhadora para as eleições municipais de 2024 e formalizaram compromisso em defender uma série de pautas relacionadas aos trabalhadores. “É com muita honra e gratidão que assino essa carta compromisso com as demandas da classe trabalhadora. E acredito na força dos sindicatos como instrumento de luta de diálogo, intencionamento e greve por melhores condições de trabalho. Porque, não podemos confiar totalmente que uma justiça burguesa seja a solução dos conflitos da classe trabalhadora. No dia que acharmos isso, perdemos muito. Então, nós temos o compromisso com todas as bandeiras representadas pela CUT.”, destacou Dani Portela (PSOL/ Rede).

A Plataforma da Classe Trabalhadora determina diretrizes essenciais para orientar candidatas e candidatos na defesa dos trabalhadores, buscando melhores condições de trabalho, proteção dos direitos trabalhistas e a implementação de políticas públicas que promovam inclusão e bem-estar para todas e todos. Entre os pontos destacados na carta, está a promoção de concursos públicos, que é uma das propostas centrais do governo de Dani Portela (PSOL/Rede). Essa iniciativa visa não apenas a geração de empregos, mas também a valorização do serviço público como base para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, a luta por condições dignas de trabalho inclui a defesa de salários justos, segurança no emprego e a necessidade de diálogo constante entre empregadores e empregados, fundamentais para garantir um ambiente saudável e produtivo.

Em seu programa de governo, Dani Portela (PSOL/ Rede) ainda tem como propostas a promoção de políticas de ação afirmativa nos concursos públicos e de seleção de trabalhadores e trabalhadoras no município. Ela também pretende enviar projeto de lei à Câmara Municipal estabelecendo paridade de raça e gênero para estágios no serviço público municipal e estabelecer parcerias com os Institutos Federais, buscando ampliar a capacidade técnica e profissional, sobretudo das mulheres e dos jovens.