sexta-feira, 20 de julho de 2018

Virtuosi no Festival de Inverno de Garanhuns

Quem está se programando para conferir o próximo Festival de Inverno de Garanhuns pode incluir no roteiro de shows, os recitais gratuitos e apresentações de música clássica da 14ª edição do Virtuosi na Serra. O festival ocupa a Igreja de Santo Antônio de 24 a 27 de julho, com concertos de músicos e instrumentistas locais, nacionais e internacionais.

A programação do Virtuosi na Serra tem inicio na próxima terça-feira (24), às 16h com o Quinteto Sopro Brasil. No mesmo dia, às 21h a Orquestra Jovem de Pernambuco assume o palco em uma Noite de Ópera com a soprano Adriane Queiroz. A paraense tem alcançado destaque internacional por atuações notáveis em diversos países.

Na quarta-feira (25) o pianista Victor Asuncion apresenta a partir das 16h, um recital inédito para o público da cidade. Às 21h o contratenor domiciliado em Portugal, João Paulo Ferreira que é natural de Garanhuns retorna para a sua cidade após 10 anos. O músico promete um recital marcante, uma vez que irá cantar pela primeira vez em sua cidade natal.

Já na sexta-feira (26), o Sexteto Brasil (Foto acima) apresenta às 16h, um programa com obras de compositores brasileiros e às 21h o programa fica por conta do grupo Flauta de Bloco da UFPE.

O Virtuosi na Serra se despede da cidade das flores no sábado (27), às 16h com a apresentação da peça Canto de uma Nação com Marcelo Ferreira (barítono), Gleyce Melo (soprano) e Vitor Philomeno, pianista.

PROGRAMAÇÃO

24.07 -16h
QUINTETO SOPRO BRASIL

24/07 - 21h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

25.07-16h
VICTOR ASUNCION, piano

25.07 - 21h
JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor
VICTOR ASUNCION, piano

26.07 -16h
SEXTETO BRASSIL

26.07 - 21h
FLAUTA DE BLOCO

27.07 -16h
CANTO DE UMA NAÇÃO
Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos
GLEYCE MELO, soprano


SERVIÇO:

Virtuosi na Serra
De 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana
Direção Artística: Rafael Garcia
Coordenação Geral: Ana Lucia Altino
Produção: Virtuosi Sociedade Artística LTDA

Aberto ao público


“Adote um Amigo” de volta ao Caruaru Shopping

Mais uma edição de sucesso garantido do projeto “Adote um Amigo” será realizada pelo Caruaru Shopping no próximo dia 22 de julho. O evento acontece no 3º piso do edifício garagem, das 11h às 17h, e é uma grande oportunidade para você dar um lar para um bichinho. 

Na ocasião estarão disponíveis diversos animais (cães e gatos), entre adultos e filhotes. Para que o processo de adoção seja firmado, é necessário que o interessado apresente um documento com foto e comprovante de residência. Ao fim, um cadastro será feito e o pet poderá ser levado para casa. “Lembrando que todos os animais já estão vacinados”, afirmou Walace Carvalho, gerente de Marketing do centro de compras e convivência.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no Bairro Indianópolis.

Serviço
Projeto “Adote um Amigo”
Quando: Domingo, 22 de julho
Onde: Caruaru Shopping, 3º piso do edifício garagem
Hora: Das 11h às 17h

Agentes de endemias de Olinda intensificam ações contra ratos

Cerca de 30 agentes do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO) estão intensificando os serviços de desratização na cidade. O local contemplado, nesta sexta-feira (20.07), com o serviço foi a Rua Maria Dourado, em Sítio Novo. Nesse período chuvoso é comum ocorrer casos de leptospirose por causa da mistura da urina do rato com água acumulada em lixo, tralhas, canaletas e galerias. O objetivo da ação é prevenir e orientar os moradores sobre a doença.

“Estamos concentrando esforços aqui nessa rua e nos becos do entorno com nossos agentes comunitários de endemias. No total, trouxemos cerca de 40kg de pó de contato, que é uma substância utilizada em armadilhas para que os pequenos roedores sejam contaminados e morram. Atendemos aproximadamente 200 casas aqui na Rua Maria Dourado, em Sítio Novo", estimou o gerente do CEVAO, Henrique Silva. 

A ação preventiva, além de divulgar orientações para população sobre o correto descarte de comida e lixo, repassa informações ao público sobre as formas de prevenção e tratamento da leptospirose. Na ocasião, os agentes de endemias desenvolveram a pré-campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.

"Estou achando importante esse tipo de ação aqui na comunidade, até porque aqui em casa já apareceram catitas e tem crianças", disse a moradora Tamires Rodrigues, 22 anos. Em casos de dúvidas, orientações e denúncias sobre roedores, os olindenses podem acionar o Centro de Vigilância Ambiental pelo telefone 3301-5228.

Imprensa Olinda


Terceiro Encontro Moeda Mundo

O Caruaru Shopping estará sediando, nos dias 21 e 22 de julho, o Terceiro Encontro Moeda Mundo. São cerca de 30 expositores de Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas e, na ocasião, estarão disponíveis moedas e cédulas antigas de vários países.

A mostra acontecerá no corredor do hipermercado e funcionará de acordo com o horário do centro de compras e convivência.”No final de semana, além da exposição, haverá ainda show de Carlinhos Maia, oficinas de culinária e, no domingo, pocket show”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru, Walace Carvalho.

Olinda Mais Lazer neste domingo

A Prefeitura de Olinda realiza a edição de férias do Olinda Mais Lazer, que acontecerá, no domingo (22.07), na Orla de Bairro Novo, em frente à Praça do antigo Quartel, das 06h às 12h. O objetivo do programa é dar mais qualidade de vida para a população olindense de todas as idades. Para isso convergiu em um único lugar ações de promoção à cultura, saúde, esportes, gastronomia, diversão e cidadania. Toda programação é gratuita.

Imprensa Olinda

Descontos exclusivos no aplicativo Extra

Até o dia 8 de agosto, o Extra realiza uma campanha promocional com exclusividade no aplicativo do Clube Extra, programa de fidelidade gratuito da rede. Resultado de uma grande negociação com os principais fornecedores, o “Descontão Grandes Marcas” traz descontos em diversas categorias, devidamente sinalizados na funcionalidade Meu Desconto do app.

Para participar, o cliente Clube Extra precisa ativar as ofertas de interesse e se atentar à validade da oportunidade para realizar suas compras nas lojas do Extra (hipermercados, supermercados e Mini Extra), além do e-commerce da marca (www.extra.com.br/delivery). Os percentuais de desconto são aplicados diretamente no caixa quando o cliente fornece seu CPF antes de iniciar o processo de pagamento.

Para quem ainda não é cliente do programa de fidelidade, basta acessar www.clubeextracom.br para mais informações ou realizar o cadastro diretamente no aplicativo.

Estrada do Passarinho, em Olinda, passa por serviços de recuperação

A Secretaria Executiva de Manutenção Urbana de Olinda (SEMU) iniciou nesta sexta-feira (20.07) a recuperação da Estrada do Passarinho, um dos principais corredores viários do bairro de Passarinho. A intervenção está concentrada, inicialmente, no trecho em frente ao terminal de ônibus da localidade. O trabalho envolve a reposição de placas de concreto das canaletas e a construção de caixa para o sistema drenagem. A ação vai possibilitar o escoamento das águas das chuvas e prevenir desgastes na via. 

Imprensa Olinda


Nossa Avenida promove diversão para toda a família durante as férias de julho

Nas férias da criançada a dica é aproveitar a programação do projeto Nossa Avenida, que oferecerá diversas atividades na ciclofaixa de Caruaru. Toda a família poderá aproveitar a programação na Avenida Agamenon Magalhães neste domingo (22), durante o horário de funcionamento do espaço de lazer, que vai das 07h às 19h.

Na Avenida Oswaldo Cruz, paralela à Agamenon, as atividades serão iniciadas às 08h, com aquecimento e alongamento para quem for fazer a tradicional caminhada ou para aqueles que vão encarar o aulão de ginástica e ritmos, que virá logo em seguida.

Enquanto os papais estiverem se divertindo e mantendo o corpo em forma dançando, a criançada poderá jogar uma partida de voleibol, ou aproveitar o circuito motor de obstáculos, das 09h às 11h. Para quem for iniciante nos exercícios físicos, uma equipe especializada estará no local para fazer avaliação corporal e aferição de pressão arterial.

Das 15h às 17h vai ter mais brincadeira para a meninada com queimada e barra-bandeira, e durante todo o dia, a tenda de leitura infantil estará funcionado à disposição dos pequenos com inúmeras publicações. O projeto Nossa Avenida é promovido pela Prefeitura de Caruaru, através de diversas secretarias municipais envolvidas. 

Imprensa Caruaru

Vai faltar água no Grande Recife

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou, na próxima semana, uma parada do Sistema Produtor Tapacurá (foto abaixo) para possibilitar obras de melhoria do abastecimento de água do Recife. A paralisação do sistema, o segundo maior da Região Metropolitana do Recife, vai durar 48 horas, inicia às 7h da terça-feira (24) e segue até às 7h da quinta-feira (26), suspendendo o fornecimento de água para bairros do Recife, exceto os localizados na Zona Sul da cidade (área atendida por outros sistemas), e também para dez localidades de Jaboatão dos Guararapes, dois de Olinda e todo município de Camaragibe. A parada foi planejada para dar continuidade às Obras de Setorização do Recife, um grande investimento que permite a divisão da rede de distribuição em setores distintos de abastecimento, instalação de equipamentos para controle de vazões e pressões, além de substituições de tubulações antigas ou subdimensionadas, ações que visam a melhoria do fornecimento de água e combate às perdas.

As obras que motivam a paralisação fazem parte de uma série de interligações da nova rede implantada em 14 bairros das Zonas Oeste e Norte do Recife. As intervenções serão realizadas no bairro das Graças, nas Ruas Amélia e Senador Alberto Paiva, por uma equipe de 15 técnicos. Os serviços ocorrerão próximo ao meio-fio da calçada, por este motivo, só será isolada uma faixa da pista, com interferência parcial no trânsito local. A área da obra será sinalizada, conforme orientações da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife). A Compesa ainda vai aproveitar a parada de Tapacurá para realizar manutenções preventivas nas unidades do sistema, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, no Curado, e nas adutoras.

Outra intervenção importante será para trocar uma válvula de grande porte localizada em uma das adutoras dos Grandes Anéis de Distribuição do Recife, na Avenida Abdias de Carvalho, em frente ao Sport Club do Recife, no sentido BR-232. Além da equipe técnica, serão mobilizados para o local diversos equipamentos de grande porte, que farão a retirada da válvula antiga e a colocação do novo equipamento. Também haverá interdição parcial do trânsito no local, com o isolamento de uma das faixas da avenida, numa extensão de 20 metros, e sob a orientação da CTTU.

Na quinta-feira, após a conclusão dos serviços, o sistema voltará a funcionar com o restabelecimento do abastecimento de água para as áreas afetadas pela paralisação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 081 0195.

Todo projeto das Obras de Setorização da área plana do Recife é dividido em quatro lotes e recebe o investimento de R$139 milhões, recursos financiados pelo Governo do Estado e Compesa junto ao FGTS. As ações de setorização permitem o controle de pressões, através de implantação de válvulas redutoras de pressão, controle de vazões, com a instalação de macromedidores, além da implantação de novas tubulações.

Localidades afetadas pela paralisação do Sistema Tapacurá:

RECIFE :

AFLITOS, AFOGADOS, ÁGUA FRIA, ALTO DO MANDÚ, ALTO SANTA ISABEL, AREIAS, ARRUDA, BAIRRO DO RECIFE, BARRO, BEBERIBE, BOA VISTA,BOMBA DO HEMETÉRIO, BONGI, BRASILIT, CABANGA, CAÇOTE, CAJUEIRO, CAMPINA DO BARRETO, CAMPO GRANDE, CASA AMARELA, CASA FORTE, CAXANGÁ, CIDADE UNIVERSITÁRIA, COELHOS, COQUE, COQUEIRAL, CORDEIRO, DERBY, DOIS IRMÃOS, ENCRUZILHADA, ENGENHO DO MEIO, ESPINHEIRO, ESTÂNCIA, FUNDÃO, HIPÓDROMO, ILHA DO LEITE, ILHA DO RETIRO, ILHA JOANA BEZERRA, IPUTINGA, JAQUEIRA, JARDIM PETRÓPOLIS, JARDIM SÃO PAULO, JIQUIÁ, MACAXEIRA, MADALENA, MANGABEIRA, MANGUEIRA, MONSENHOR FABRÍCIO, MONTEIRO, MUSTARDINHA, PAISSANDU, PARNAMIRIM, PONTO DE PARADA, POÇO DA PANELA, PRADO, RODA DE FOGO, ROSARINHO, SANCHO, SAN MARTIN, SANTANA, SANTO AMARO, SANTO ANTÔNIO, SÃO JOSÉ, SOLEDADE, TAMARINEIRA, TEJIPIÓ, TORRE, TORREÃO, TORRÕES, TOTÓ, VÁRZEA, ZUMBI.

JABOATÃO DOS GUARARAPES:

CAVALEIRO, PACHECO, JABOATÃO VELHO (CENTRO), SUCUPIRA, SOCORRO, CURADOS I, II, III, IV E V.

CAMARAGIBE: 

TODO O MUNICÍPIO

OLINDA :

PEIXINHOS, SÃO BENEDITO.


O nome do livro: best seller de jornalista pernambucano vira filme

O jornalista Klester Cavalcanti, escritor de histórias tão reais quanto assustadoras como Dias de Inferno na Síria, A Dama da Liberdade, Direto da Selva e Viúvas da Terra, agora vai ver uma de suas histórias ganhar as telas do cinema, no próximo dia 02 de agosto. Com roteiro de George Moura e direção de Henrique Goldman, O Nome da Morte narra a história de Júlio Santana (interpretado por Marco Pigossi), pistoleiro que matou quase 500 pessoas e que vive atormentado pelo medo do inferno. 

O filme ainda tem no elenco Fabíula Nascimento, Tony Tornado, Matheus Natchergaele e André Mattos, entre outros artistas. As cenas foram gravadas no Tocantins, no primeiro semestre de 2016. Dar nome e sobrenome aos personagens é característica dos livros de Klester e a mesma narrativa está sendo levada às telas. "É muito legal ver um livro meu ganhar as telas do cinema, após um trabalho de sete anos de apuração, entrevistei o Jùlio várias vezes. Isso de ver uma história que escrevi ganhar o cinema, com toda a estrutura de uma produção, com grandes atores, isso é fantástico, é prazeroso e me deixa muito feliz. Isso me incentiva a pensar no próximo livro, nas próximas histórias, para que eu continue a fazer coisas edificantes e relevantes", afirma Klester.

O livro será relançado em agosto, juntamente com o filme. O Nome da Morte foi lançado também fora do Brasil, em 13 países e oito idiomas

Veja a seguir o trailer de O Nome da Morte:


Família Civita deixa o comando do Grupo Abril

Com dívida de quase R$ 1,3 bilhão, o Grupo Abril anunciou nesta quinta-feira (19) que Marcos Haaland, sócio da consultoria americana de reestruturação financeira Alvarez & Marsal, assumiu a presidência da companhia, que publica as revistas Veja, Exame e Claudia, entre outros títulos. Em comunicado interno, a Abril afirmou que a mudança faz parte de uma “nova fase de seu processo de reestruturação operacional”.

Giancarlo Civita, neto do fundador do grupo, que havia assumido a presidência executiva em março, ficará como membro permanente do conselho editorial, ao lado do irmão Victor Civita Neto. “A família continua no controle da empresa, com sua posição acionária inalterada”, afirmou a Abril, em e-mail enviado aos funcionários.

O comunicado diz ainda que Haaland “já atuou em projetos de renegociação de dívidas e melhoria de desempenho para empresas dos setores indústria, químico, entre outros”.

Desde o fim de 2017, a Abril vinha empreendendo um esforço de redução de custos, com a ajuda da consultoria Legasi (antiga 44 Capital), que foi agora substituída. Dentro desse processo, no mês passado, o grupo saiu de sua tradicional sede paulista, em Pinheiros, para um edifício menor, no Morumbi. Procurada, a Legasi não respondeu os contatos da reportagem.

O Estado apurou que a Alvarez & Marsal vai montar uma equipe para iniciar o desenho de um plano de reestruturação para a editora. Procurada, a consultoria confirmou apenas que assumiu a gestão para “dar continuidade ao processo de reestruturação operacional da companhia”.

A empresa vem fechando no vermelho nos últimos anos, segundo relatório da PriceWaterhouseCoopers. No ano passado, o prejuízo foi de R$ 331 milhões.

Na foto abaixo, o fundador do grupo, Victor Civita (1907-1990).

Estadão (SP)



Pernambucano lança livro sobre diplomata Sérgio Vieira de Mello

O jornalista pernambucano Wagner Sarmento lança um livro sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello (1948-2003), morto em um atentado no Iraque. Muito emocionado, escreveu um depoimento em suas rede sociais:

"Pessoal, depois de longos meses de estudo, pesquisa, apuração, viagens, entrevistas e escrita, meu segundo livro, Sergio Vieira de Mello - O legado de um herói brasileiro, finalmente está pronto. O lançamento oficial é só mês que vem (dia 7 em SP, dia 16 no RJ e no Recife a definir), mas o site da editora Olhares já iniciou a pré-venda. Essa aí é a capa do livro. Tô muito feliz, orgulhoso e honrado de fazer parte deste projeto e de poder falar sobre alguém tão grande pro mundo como Sergio. Não foi fácil, sofri pra conciliar as responsabilidades do livro com as obrigações e as delícias da paternidade, mas deixei meu melhor nesta obra. Até a data do primeiro lançamento, 7 de agosto, em SP, o livro vai ser vendido através do link https://olhares.store/produto/sergio-vieira-de-mello-o-legado-de-um-heroi-brasileiro/. Depois, chegará às livrarias. Até lá, está com preço promocional de pré-lançamento".

O biografado - Sérgio Vieira de Mello (1948-2003) foi um Embaixador brasileiro, Alto Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Era formado em Filosofia pela Universidade Sorbonne, em Paris e tinha mestrado na área. Atuou em missões humanitárias no Líbano, Moçambique, Kosovo, Ruanda, Bangladesh, Sudão, Timor Leste, entre outras. Foi funcionário da ONU durante 34 anos. Seu pai, o também diplomata Arnaldo Vieira de Mello, foi aposentado em 1969, o mesmo ano em que Sérgio integrou a ONU. Participou de missões humanitárias pelo mundo em países como Líbano, Bangladesh, Timor Leste e Iraque, onde morreu. Deixou esposa e dois filhos. Seu corpo foi sepultado em Genebra, na Suíça.

Para muitos, o brasileiro era a personificação do que a ONU poderia e deveria ser: com uma disposição fora do comum para ir ao campo de ação, corajoso, carismático, flexível, pragmático e muito eficiente na negociação com governos corruptos e ditadores sanguinários, em busca da paz. No atentado ao Hotel Canal, em Bagdá (sede da ONU na capital iraquiana), além de Sérgio, outras 21 pessoas também morreram, além de centenas de feridos. Vieira de Mello não morreu na hora, passou três horas em meio aos escombros tentando se comunicar com as equipes de resgate. Posteriormente, o grupo terrorista Al-Qaeda assumiu a autoria do atentado e confirmou que o alvo era realmente o brasileiro, por seu trabalho pela independência do Timor Leste (antes parte da Indonésia, o país mais muçulmano do mundo) e o desmembramento do país atriculado por um "cruzado" (cristão ocidental) não foi perdoado pelos terroristas.

Com informações da Wikipedia e do Portal E-Biografias




Evento marca 80 anos da morte de Lampião

O “Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço”, promovido pela Fundação Cabras de Lampião, ocorrerá em Serra Talhada entre os próximos dias 25 e 29 de julho. O evento, que recorda os 80 anos da morte de Lampião, o cangaceiro mais famoso, é gratuito e aberto ao público. Lampião foi morto em 28 de julho.

Para recordar a data histórica de forma marcante, a Fundação Cabras de Lampião traz muitas novidades no “Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço”, que será realizado, principalmente, na Estação do Forró e no Museu do Cangaço, em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, terra onde o líder cangaceiro nasceu. O evento vai reunir grupos musicais, folclóricos, violeiros repentistas, cantores, poetas, historiadores e pesquisadores do cangaço. Na ocasião, também serão promovidos pontos de cultura e feiras de artesanatos, tudo para celebrar a cultura de raiz. A proposta é integrar música, teatro, dança, fotografia, cultura popular, literatura, artesanato e gastronomia.

Durante a programação do Tributo a Virgolino, haverá ainda apresentações musicais com trios e grupos de forró pé de serra, danças populares, área de alimentação com comidas típicas da região, além da realização da celebração do cangaço, um momento em que todos os grupos e artistas convidados se reúnem para afirmarem a importância do cangaço na identidade cultural do povo sertanejo. Também será realizado o espetáculo “O Massacre de Angico - A Morte de Lampião”. As atividades ocorrerão na Estação do Forró, na Área de Alimentação da Feira Livre, dentro das escolas, no Museu do Cangaço e no Sítio Passagem das Pedras – localidade onde nasceu Lampião, utilizando-se diversos espaços e palcos paralelos.

Massacre de Angico – A Morte de Lampião - Trata-se do maior espetáculo teatral ao ar livre dos sertões que conta uma história ocorrida há 80 anos - o terrível encontro entre militares do Governo Getulista e os cangaceiros liderados por Lampião e sua esposa, Maria Bonita. Eles foram pegos de surpresa e quase sem nenhuma reação na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na grota de Angico, em Sergipe. O massacre praticamente pôs fim à chamada Era do Cangaço. Em meio àquelas árvores retorcidas da caatinga e resultando num verdadeiro banho de sangue no sertão nordestino, 11 integrantes do afamado bando, incluindo o casal líder, foram mortos e tiveram suas cabeças decepadas. O espetáculo foi concebido a partir do até então único texto dramatúrgico escrito pelo pesquisador do cangaço, Anildomá Willans de Souza, natural de Serra Talhada.

De acordo com Anildomá, o “molho” que rege toda esta história é o perfil apresentado deste homem símbolo do cangaço, visto por um outro viés, bem mais humano. “Mostraremos ao público um Lampião apaixonado, que sente medo, que é afetuoso; não somente aquele da guerra travada contra os coronéis e fazendeiros, contra a polícia e toda estrutura de poder, mas um homem que amava as poesias e sua gente”, revela o autor.

O espetáculo reúne 50 atores e 70 figurantes, além de 40 profissionais na equipe técnica e administrativa, comandada pelo ator e dramaturgo José Pimentel. No elenco, atores da própria Serra Talhada, mas também do Recife e Olinda, além da atriz e cantora Roberta Aureliano, que interpreta Maria Bonita. Ela é natural de Maceió (AL) mas passou toda a infância em Serra Talhada.

O ator e dançarino Karl Marx, de apenas 27 anos, vive o protagonista. Integrante do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, ele comemora 13 anos à frente do mesmo papel, em outras montagens. “A responsabilidade é grande porque trata-se de uma personagem que mexe com a imaginação das pessoas, que influenciou a cultura popular sertaneja, os valores morais e até o modo de viver do nosso povo. Este trabalho é mais do que um desafio profissional, é quase uma missão de vida”, declara o ator. O espetáculo “Massacre de Angico” é ambientado em cima de uma ribanceira de terra batida durante 1h30.

O projeto “Tributo a Virgolino - A Celebração do Cangaço” conta com o incentivo cultural do Funcultura; Fundarpe; Secretaria de Cultura de Serra Talhada e Governo de Pernambuco, e ainda com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Serra Talhada; Sesc/PE e comerciantes locais. Veja a programação completa no site: www.cabrasdelampiao.com.br

Serviço:

TRIBUTO A VIRGOLINO – 80 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO

Local: Estação do Forró (antiga Estação Ferroviária) e no Museu do Cangaço (Vila Ferroviária, S/Nº – Centro - Serra Talhada)
Horário: 20h

Entrada Gratuita

Com informações da jornalista Valeska Araújo


Guarda Municipal de Olinda divulga balanço de atuação na Fenearte

A Prefeitura de Olinda teve participação de várias secretarias na 19ª edição da Fenearte, encerrada no último domingo (15.07). Entre elas, da Secretaria de Segurança Urbana, que colocou em frente ao Centro de Convenções uma Base Comunitária Móvel de Vídeomonitoramento (BCVM), com 11 câmeras para garantir a segurança de veículos e pedestres. Além disso, os Guardas Municipais de Olinda realizaram patrulhamento a pé, em conjunto com a Polícia Militar. Nesta segunda (16), a GMO divulgou um balanço das ações nos 12 dias do evento. 

Foram 40 agentes por dia. O grupo foi dividido em equipes de apoio, monitoramento e patrulhamento a pé em pontos estratégicos. Durante a Fenearte, diversos suspeitos foram abordados por agentes da Guarda, que realizaram revistas pessoais. No dia 7 de julho, as câmeras da BCMV flagraram um homem dispensando na esquina da Rua Alemanha um pacote suspeito junto a grade do Centro de Convenções. De pronto, as equipes foram acionadas para verificar e foi constatado que se tratava de uma quantidade de maconha. O material foi recolhido e entregue as autoridades competentes. 

“O evento foi um sucesso e a nossa Guarda Civil Municipal foi muito elogiada devido à proatividade dos nossos agentes que trabalharam com afinco para que a feira seguisse de forma tranquila e ordeira como previsto e cumpriu sua missão com êxito”, destacou o comandante da Guarda Municipal de Olinda, Matheus Barbosa.

Imprensa Olinda




Oficina de Relaxamento no Museu do Estado


Encontro de Coros comemora 32 anos do Coral Capela Dourada

Após a estreia de ontem à noite, o recital continua esta noite (20), com entrada gratuita, na Igreja de São Francisco na Ordem Terceira de São Francisco do Recife (Rua do Imperador s/n, Santo Antônio). No total, 10 grupos com diversas formações se apresentarão ao público, sempre a partir das 19h, somando cerca de 150 coralistas que terão oportunidade de demonstrar o talento e o amor pela arte de cantar. A organização do evento é do maestro Eduardo Oliveira e do ministro da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, ministro Geraldo Alain. Cada coral apresentará três peças diferentes, entre eruditas e populares.

Entre os grupos estão os seguintes corais: Coral Capela Dourado - Eduardo Oliveiva; Coral Dom Bosco - Eduardo Oliveira; Coro Sinfônico do Seminário Batista do Norte do Brasil - Hadassa Gonzaga; Quinteto IASM Sol Maior - Ricardo Diniz; Madrigal Sonetos - Eduardo Oliveira; Coral Chesf - Jadson Oliveira; Coral Santa Casa - Eduardo Oliveira; Coral Vozes de Pernambuco (ALEPE) - Mônica Muniz; Associação Coral Nossa Música - Miriam Cecília e Presença da Associação Brasileira de Canto Coral.

Com informações da jornalista Wedja Gouveia


Última semana do X Virtuosi Gravatá traz nomes importantes da cena erudita mundial

A maratona de recitais gratuitos do X Virtuosi de Gravatá segue até o próximo domingo (22), com apresentações gratuitas de músicos importantes da cena erudita mundial. O violonista Fábio Zanon (foto abaixo), o contratenor João Paulo Ferreira (foto ao lado) e a soprano Adriana Queiroz foram alguns dos destaques do festival que ocorre na Igreja Matriz de Santa’Ana durante esta semana. 

O festival segue hoje, às 20h, com o recital do contratenor João Paulo Ferreira. Natural de Garanhuns, se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal. João Paulo será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion e irá expor um recital que agracia o universo Barroco e a tradição dos Castrati.

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa Canto de uma Nação. Palestra e recital se unem sobre as Canções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Projeto aprovado pelo Funcultura que traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista.

No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa Uma Noite na Ópera com aOrquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista,da Ópera de Berlim.

Adriana já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimne Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8a Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para a Gramophone alemã. Realiza um trabalho de divulgação da música brasileira, tendo gravado um CD com canções de Guarnieri e Mignone.

O festival encerra em Gravatá no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.

O X Virtuosi de Gravatá tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Hotel Canarius e CEPE e acontece até o dia 27 de julho no interior de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO:

21.7 - 11h
CANTO DE UMA NAÇÃO
Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos

GLEYCE MELO, soprano
MARCELO FERREIRA, baritone
VITOR PHILOMENO, piano

21.7 -19h
UMA NOITE NA ÓPERA
ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
ADRIANE QUEIROZ, soprano
RAFAEL GARCIA, regente

22.7 - 11h
RECITAL DE ALUNOS

Programação completa: