quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Procon-PE orienta consumidores sobre cancelamento de voos para Portugal

 

Em razão do aumento da pandemia de Covid-19 no mundo, o governo de Portugal suspende, a partir desta sexta-feira, 29, até dia 14 de fevereiro, os voos entre o país europeu e o Brasil. Por conta dessa medida, muitas pessoas com viagem marcada para o país não sabem como proceder, e o Procon orienta.

De acordo com Lei n° 14.034/2020, do governo federal, o reembolso do valor da passagem aérea devido ao consumidor por cancelamento de voo, no período compreendido entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, será realizado pelo transportador no prazo de 12 meses, contado da data do voo cancelado, observadas a atualização monetária calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e, quando cabível, a prestação de assistência material, nos termos da regulamentação vigente.

Ainda de acordo com a lei, se houver cancelamento de voo, o transportador deve oferecer ao consumidor, sempre que possível, como alternativa ao reembolso, as opções de reacomodação em outro voo, próprio ou de terceiro, e de remarcação da passagem aérea, sem ônus, mantidas as condições aplicáveis ao serviço contratado.

Se a desistência foi por parte do consumidor com data de início no período entre 19 de março de 2020 e 31 de outubro de 2021, ele poderá optar por receber reembolso, na forma e no prazo previstos em lei, sujeito ao pagamento de eventuais penalidades contratuais. Pode também optar pelo crédito de valor correspondente ao da passagem aérea, sem incidência de quaisquer penalidades contratuais.

O crédito a que se referem as duas situações deverá ser concedido no prazo máximo de sete dias, contado da solicitação pelo passageiro.

lmprensa Procon PE

Dislub Equador tem reconhecimento internacional

 

Após ser reconhecido pelo décimo ano no Great Place to Work (GPTW), entre as melhores empresas para se trabalhar no Estado, o grupo pernambucano Dislub Equador acaba de receber a premiação internacional World Finance Oil and Gas Awards 2020. O destaque ocorre em duas categorias: Melhor Distribuidora da América Latina e Distribuidora Mais sustentável da América Latina. 

Foi a única empresa do Norte e Nordeste reconhecida ano passado pela World Finance, uma publicação de análise da indústria financeira e da economia global, formada por economistas, teóricos e consultores mais renomados do mercado. Entre os diferenciais estão a adoção dos mais altos padrões internacionais de excelência e práticas que contribuem com a redução de emissão de poluentes. Como a linha DuraMais, fabricada com a tecnologia GreenPlus e reconhecida com a ecoetiqueta da ONU para poluir até 50% menos e melhorar a autonomia do veículo em até 10%. O Dislub Equador está presente nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e atua no mercado de combustíveis desde 1997.

Ato de enfrentamento à violência contra a mulher em Jaboatão

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Munícipio de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), participará nesta sexta-feira (29) do Ato de enfrentamento à violência contra a mulher. A concentração será em frente ao PSF da comunidade de Comportas em Jaboatão dos Guararapes, a partir das 8h.

O ato é uma resposta ao crime de violência física e sexual sofrido, no último dia 20 de janeiro, por uma agente comunitária de saúde, em um posto de saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. É inadmissível, para uma sociedade civilizada, a convivência com qualquer forma de violência contra as mulheres.

Além do Sinproja, o ato também conta com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Jaboatão dos Guararapes (SINSMUJG); Grupo de Mulheres do Jaboatão; Fórum de Mulheres de Pernambuco; Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e o Espaço Heleno Verissimo.

Alunos da Região Metropolitana já podem solicitar Carteira de Estudante 2021

 

Já está no ar, no site do Grande Recife, o link para solicitar a Carteira de Estudante 2021. Alunos de toda a Região Metropolitana já podem dar início ao processo para obter o documento que, entre outras coisas, garante a meia passagem nos ônibus da RMR. A carteirinha emitida pelo Consórcio é destinada àqueles que estão no ensino infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou faz cursinho pré-vestibular e custa R$ 14,10.

O processo de requisição do documento é online. O aluno ou responsável deve entrar no site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no link Carteira de Estudante. Logo depois, em “Solicite Agora” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento em casas lotéricas.

Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto.

O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudante e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A carteirinha de 2020 é válida até o dia 31 de março.

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde a primeira quinzena de janeiro, as escolas têm acessado a plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

As solicitações de Carteiras de Estudante poderão ser efetuadas até o dia 30 de dezembro deste ano. Portanto, todos os boletos deverão ser pagos até esta data. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recfe

Pernambuco contrata novos servidores

 

O governo do estado anunciou hoje a contratação de 79 novos servidores temporários, que irão atuar, por meio dos programas Governo Presente e Juventude Presente, na articulação e pactuação de ações junto a grupos mais vulneráveis. Os novos contratados também vão tomar parte na execução de projetos em conjunto com as secretarias e órgãos estaduais e municipais em 59 territórios prioritários para prevenção social.

Os novos contratados trabalharão nos Núcleos de Prevenção à Violência na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul, Mata Norte, Agreste e Sertão de Pernambuco. Eles atuarão diretamente com foco na inserção das políticas públicas estaduais, promovendo ações de integração com os municípios e executando atividades preventivas e de fácil acesso para a população em geral.

Leandro Tavares (na foto), um dos novos servidores contratados, definiu a oportunidade como desafiadora, mas gratificante. “É uma chance que temos de aproximar as políticas publicas integradas ao território e os mais vulneráveis. É ter a possibilidade de discutir educação, saúde e assistência diretamente no local e com a participação social”, afirmou.

Com lnformações da Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Convênio para a construção de banheiros para população vulnerável de Paulista

 

A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, recebeu na tarde da última quarta-feira (27) a visita técnica da COMPESA - SES (Sistema de Esgotamento Sanitário). O encontro teve o objetivo de encaminhar parcerias entre a empresa de sistema de esgotos e da Secretaria de Políticas Sociais, com a finalidade de beneficiar famílias em situação de extrema pobreza cadastradas no Cadúnico, desde que não possuam banheiros em suas residências.

O intuito da ação é auxiliar famílias, que não possuam itens básicos em suas residências como - vaso sanitário, chuveiro e uma pia, instalando os kits para levar mais qualidade de vida para população de extrema pobreza. Os bairros amparados com os kits são: Fragoso, Alto do Bigode, Vila Torres Galvão e Chã da Mangabeira.

Na reunião, estavam presentes a Supervisora do Setor de Cadastro Único, Marta Gonçalo, e dois técnicos da COMPESA, Michele e Adjanilton. A Supervisora assegurou que essa foi a primeira conversa sobre o assunto e que o próximo passo será o agendamento de uma reunião com a equipe técnica do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), para orientar a tarifa social da COMPESA sobre como prestar assistência aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

lmprensa Paulista

Última semana da exposição Universo dos Répteis no Camará Shopping

 

A exposição Universo dos Répteis, que conta com 25 espécies entre serpentes, tartarugas, jacarés e lagartos, segue em cartaz no Camará Shopping, localizado em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A mostra está instalada no Piso L1 e segue até dia 7 de fevereiro, das 14h às 22h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Uma das estrelas da mostra é a píton-reticulada, considerada uma das maiores serpentes do mundo em comprimento e originária da Ásia. Batizada carinhosamente de Sumara, ela mede 7 metros e pesa mais de 100 kg. Outra espécie rara que pode ser vista no espaço é o charmoso jacaré-anão, considerado o menor jacaré do mundo, que cabe na palma da mão. No local, uma equipe de monitores formada por estudantes de biologia, medicina veterinária e zootecnia realiza uma ação educativa ambiental repassando diversas curiosidades sobre as espécies aos visitantes.

A exposição é realizada pela Oásis Educação Ambiental em parceria com o Museu Vivo Répteis da Caatinga, no Zoológico de Puxinanã, na Paraíba. O local comporta mais de 400 animais que foram resgatados e salvos de maus tratos, abandono, acidentes e tráfico de animais. Para arrecadar verbas para a manutenção do espaço e cuidado com os animais, o zoológico percorre várias cidades brasileiras. Um dos principais objetivos do projeto é disseminar o conhecimento sobre a importância desses animais para o ecossistema, os cuidados que devem ser tomados quando eles forem encontrados fora de ambientes seguros e ainda quais órgãos devem ser acionados e como proceder em caso de picadas.

Serviço
Exposição Universo dos Répteis
Onde: Camará Shopping (Camaragibe)
Quando: Até 7 de fevereiro, das 14h às 22h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Violência doméstica e mortalidade materna em debate

 

Dando continuidade ao seu ciclo de visitas às secretarias que trata dos temas prioritários elencados pelo seu mandato, a vereadora Dani Portela se encontrou na manhã desta quinta-feira (28) com a secretária da mulher do Recife, Glauce Medeiros. Uma das pautas de destaque do encontro, foi a atenção e combate à violência doméstica durante a pandemia do Coronavírus.

“É muito significativo que mulheres não estejam seguras dentro das suas próprias casas. Em um ano onde o isolamento social foi a medida mais eficaz para preservar vidas diante do Covid-19, essas mulheres foram colocadas de frente com os seus maiores algozes, sem conseguir pedir ajuda. E elas não conseguem porque o sistema de proteção do poder público ainda é ineficaz”, disse Dani. 

Durante a reunião, Portela localizou a pauta da defesa dos direitos das mulheres como prioritária para a sua atuação, sendo trabalhada também de forma interseccional em todas as ações do mandato. Além disso, foi levantada a atenção para a mortalidade materna, em sua maioria incidente em mulheres negras e periféricas, com um pedido de atenção mais específico para as políticas de saúde da mulher. “Me localizo na luta feminista e as pautas dos direitos das mulheres me são caras. Apesar das diferenças que estão postas entre a atuação do mandato e da prefeitura, há iniciativas que poderão ser trabalhadas em conjunto, por isso pretendemos investir no diálogo com a secretaria, em benefício das mulheres recifenses”, afirmou Dani. 

2021 não terá feriado de Carnaval em Pernambuco

 

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco anunciou, em coletiva online na tarde desta quinta-feira (28.01), que não haverá ponto facultativo para os servidores públicos nos dias em previstos para acontecer o Carnaval de 2021 – entre 13 e 17 de fevereiro. A decisão foi tomada para frear as aglomerações naquele período, um dos mais importantes do calendário estadual, evitando a ampliação do contágio pela Covid-19 e o consequente aumento de casos da doença no Estado. As festividades deste ano já haviam sido canceladas desde dezembro passado, com base no atual momento epidemiológico em Pernambuco. Em outras palavras: segunda e terça de Carnaval não haverá ponto facultativo. Está previsto um projeto de lei para haver auxilio financeiro para os artistas que vivem do trabalho na folia. 


Da Redação com lnformações da Secretaria de lmprensa de Pernambuco

O Brasil, a covid e o Mundo

A Agência France Press divulgou hoje (28) um ranking da condução da Covid-19 por países ao redor do mundo. De 90 nações pesquisadas, o Brasil é o que pior conduz a pandemia da Covid-19. O ranking é do Australian Lowe lnstitute, uma ONG que fomenta pesquisas globais. A entidade existe desde 2003 e a sede é na cidade de Sydney, uma das maiores da Austrália.

Ainda de acordo com o ranking, os países que melhor conduziram a pandemia foram a Nova Zelândia e o Vietnã. E o que os dois países fizeram? Nada de mirabolante; simplesmente levaram o lockdown a sério e fizeram simples estratégias para conciliar estratégias econômicas com a parte sanitária - claro, valorizando a vida e a saúde. 

Os critérios de relevância levaram em consideração o número de casos, o número de mortes, casos confirmados por milhão de habitantes, mortes confirmadas por milhão de habitantes. Além desses dados, também levaram em conta o número de testes feitos e o número de casos confirmados por testes.

Outros países que foram colocados como exemplares na pandemia foram Tailândia, Chipre, Ruanda, Austrália e Sri Lanka. Na outra extremidade - e mesmo assim melhores que o Brasil - estão Chile, Ucrânia, Panamá, Bolívia, Colômbia, México e Estados Unidos - que está vacinando sua população em massa, mesmo sendo o campeão mundial de mortes.

BRASlL - Os cientistas brasileiros avisaram no começo do ano: "Em 4 de janeiro, postei que a equação brasileira é a seguinte: ou o Pais entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar nossos mortos em 2021",  afirmou o coordenador do Projeto Mandacaru, o neurocientista Miguel Nicolelis,

E falando em linguagem matemática, o coordenador do lnstituto de Redução de Riscos e Danos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (lRRD/UFRPE), Jones Albuquerque deixou evidente o cálculo nefasto: "A matemática no Brasil é assim: Sem Ciência + Sem Prevenção + Sem Lockdown + Sem Estratégia + Sem Vacinação em Massa + Com o uso de remédios sem efeito = 220.261 MORTES".

PREVENÇÃO - O blog já mostrou que não há remédios que previnam a Covid-19 e que as prevenções estão na lavagem de mãos com água e sabão, uso constante do álcool gel, uso de máscaras ao sair de casa e tomar todos os cuidados com o distanciamento social, evitando aglomerações.

Veja o gráfico divulgado hoje: 



Prazo para atualização cadastral do Bolsa Família é prorrogado

 

A população olindense que precisa realizar a atualização cadastral do Cadastro Único para continuar recebendo o Bolsa Família possui até março de 2021 para realizar o procedimento. O prazo, que venceria em neste mês de janeiro, foi ampliado e neste período de 90 dias está suspenso o bloqueio de pagamentos do benefício, de acordo com o Ministério da Cidadania. 

Reforçar esta ampliação no prazo é importante para evitar aglomeração de pessoas em busca de atendimento nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), que, neste período de pandemia, estão funcionando das 8h às 13h de segunda a quinta. 

lmprensa Olinda