quinta-feira, 13 de junho de 2024

Catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém" será lançado neste sábado, 15


O evento que desvenda os segredos por trás da arte ceramista, produzida por artistas de várias gerações, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas, será realizado neste dia 15 de junho, às 17h, em Tracunhaém, distante a 55 km do Recife.

Será lançado neste sábado, dia 15 de junho, o catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém – ceramistas, arte e tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro”. A iniciativa, pioneira, é uma celebração à herança cultural e artística ligada à arte ancestral da produção da cerâmica figurativa, na cidade de Tracunhaém, interior de Pernambuco. O evento também marcará a inauguração de uma rota turística pelos ateliês dos artistas destacados no catálogo. Outra inovação significativa do projeto é a acessibilidade da publicação, que estará disponível nas versões impressa e digital, com tradução em Libras e audiodescrição. A festa de lançamento será realizada no sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém. A programação é aberta ao público, a partir das 14h.

O projeto é fruto de uma pesquisa extensa que entrevistou e catalogou o trabalho de nove artistas ceramistas locais, de diversas origens e gerações de artesãos, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas. Entre eles, o Mestre Zuza (Patrimônio Vivo Municipal de Tracunhaém); Nando de Zezinho, filho do Mestre Zezinho (Patrimônio Vivo de Pernambuco); Edson Batista, neto da renomada ceramista Severina Batista(in memoriam); Mestre Joaquim, Mano de Baé; Ivo Diodato; Guilherme de Nuca; Ricardo de Maria Amélia. Também integram a relação de artistas, Regilene e Grecylene, que formam o Leny’s arte em barro.

Ao todo, a publicação elaborada em capa dura, reúne 120 páginas, ilustradas com fotografias, desenhos e fragmentos biográficos dos mestres ceramistas e artistas da arte da cerâmica. Tudo isso produzido sob um olhar apurado e precioso, para que o leitor possa fazer uma imersão completa sobre cada uma das obras retratadas. Cabe destacar que o catálogo estará disponível na internet, com tradução em Libras. Outro recurso de inclusão é a audiodescrição, que vai poder ser acessada no canal do Youtube, gratuitamente.
Durante a apresentação do catálogo, o público vai poder bater um papo especial com os artistas que compõem a pesquisa. “Esta é uma oportunidade de, juntos, celebrarmos a salvaguarda e memória do nosso Patrimônio Material e Imaterial cerâmica figurativa de Pernambuco”, pontua o produtor cultural e coordenador geral do projeto, Alexandre Veloso.

O lançamento do catálogo marca um momento importante para Capital do Artesanato em Cerâmica, com a estreia da rota pelos ateliês dos artistas que integram a pesquisa. “A iniciativa busca não apenas promover a arte local, mas também incentivar o turismo cultural na região, valorizando ainda mais a economia criativa de Tracunhaém. Queremos proporcionar novas formas de interação e apreciação da arte local", enfatiza Veloso.

Dentro da agenda do projeto, será realizada a inauguração de uma passeio turístico por nove ateliês de artistas locais, que integram o catálogo. A Iniciativa pioneira, busca aproximar e apresentar uma visão autêntica e dinâmica do patrimônio produzido nos ateliês dos ceramistas, para moradores, turistas e visitantes. Afinal, esses espaços são conhecidos como museus orgânicos, onde a vida cotidiana e a cultura local são preservadas e apresentadas ao público de maneira viva e interativa.

O catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém” se soma a outra importante pesquisa realizada, em 2018, pelo produtor cultural Alexandre Veloso. À época, com incentivo do Funcultura, ele produziu o catálogo “Homens e mulheres de Barro de Goiana”. Inclusive, esse trabalho venceu, no ano seguinte, o Prêmio Ayrton de Almeida, que busca reconhecer a atuação dos fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial de proteção, preservação, conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural em todas as macrorregiões do Estado de Pernambuco.
Até o fim de 2025, serão lançados, mais dois catálogos, inéditos. Sendo um dedicado ao ofício da arte ceramista do Alto do Moura em Caruaru. Já o outro, é voltado às ceramistas de Belo Jardim, ambas no Agreste Central do estado.

Este projeto é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Serviço
O quê: Catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém" será lançado
Quando: Sábado, 15 de junho
Onde: Sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém.
Horario: 17h
Ingreso: Gratuito.
Mais informações: www.instagram.com/ceramistas.tracunhaem
Ficha técnica
Organização / Coordenação Geral: Alexandre Veloso
Curadoria: Tony Danillo Duarte
Fotografía: Léo Lima e Hugo Muniz
Redação: Cleiton Santiago, Philippe Wollney e Alexandre Veloso
Produção: Gilson Xavier
Projeto Gráfico: Alexandre Veloso
Tratamento de imagens/diagramação: Gráfica Goianense Digital
Desenhos: Pedro Marques
Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero
Publicação: Avelozzo Produção Cultural

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Teresa Leitão e Rosa Amorim levam ao governo federal o caso do “Muro de Maracaípe”


A construção de um muro dificultando o acesso das pessoas à Praia de Maracaípe virou assunto nacional. Exemplo primário do que pode ocorrer com a aprovação da chamada “PEC da Privatização das Praias”, o caso agora está oficialmente denunciado ao governo federal. Nesta quinta (13), a senadora Teresa Leitão e a deputada estadual Rosa Amorim levaram a questão ao Secretário de Gestão do Patrimônio da União – SPU, Lúcio Geraldo de Andrade, e sua equipe.

Para a senadora, o muro “é um dos piores exemplos do que pode causar a PEC da Privatização das Praias. Quando a gente diz que é contra essa PEC, é porque coisas dessa natureza e piores podem acontecer”. “Estamos aqui na defesa do meio ambiente e contra o assédio político que está sendo feito ali em relação aos nossos moradores, em relação às pessoas de modo geral”.

Construído pelo proprietário de um terreno à beira-mar, o muro é feito de toco de coqueiros e está limitando o acesso de banhistas e trabalhadores à praia. O dono do terreno diz que o muro tem finalidade de conter o avanço do mar. Porém, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de Pernambuco afirmam que o muro está irregular e causa danos ao meio ambiente. A demolição do muro, ordenada pelo CPRH, foi impedida por uma decisão judicial.
Além da discussão social, ambiental e jurídica, o muro tem provocado também um forte embate político, repercutindo na prática a proposta de privatização das praias.

Defensora da derrubada do muro em favor da população geral, do meio ambiente e, em especial aos trabalhadores e trabalhadoras que vivem da praia (barraqueiros, marisqueiras, etc), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) está sendo vítima de assédio político.
“Estamos lidando contra a política do ódio. Se tem alguma família que se diz dona do Pontal de Maracaípe a gente pode dizer que tudo isso vai por água abaixo, porque a praia é pública. O Pontal de Maracaípe sem muros é uma luta extremamente legítima”, reforçou Rosa Amorim.

As parlamentares pernambucanas saíram satisfeitas da reunião. “As irregularidades, o avanço da ilegalidade, questões intransponíveis no tocante aos direitos das pessoas, todas foram reveladas e inclusive todas estão sendo tratadas”, resumiu Teresa Leitão. “Estamos aqui federalizando o caso. O governo federal vai se comprometer para que a gente possa já, já, retirar os muros do Pontal de Maracaípe”, complementou Rosa Amorim.

Celebrando a beleza dos encontros, o Boticário marca presença nas festas de São João


Para celebrar a época do ano mais aguardada pelos nordestinos, O Boticário estará presente em mais de 20 festas ao redor do Brasil. Neste ano, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros* aposta em uma comunicação que comemora a festividade em diferentes regiões do país. A entrada estratégica foi pensada para amplificar a cultura local e promover a beleza dos encontros, sejam eles com familiares e amigos, ou até mesmo, um reencontro com as raízes e tradições, que relembram as memórias afetivas que só o São João proporciona. 

Por mais um ano, a marca prepara experiências únicas, pensadas especialmente para enaltecer a cultura regional e as tradições nordestinas. Entre os destaques das festas, está o *São João de Caruaru (PE)* que, neste ano, espera receber cerca de 3,5 milhões de pessoas. Além do patrocínio às 14 celebrações no Nordeste, o Boticário estará em festas em diversos estados do país, como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Roraima. 

Para Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário, mais do que estar presente na maior festividade do povo nordestino, o Boticário quer destacar de maneira afetiva os encontros que acontecem durante o São João. “Como marca imersa desde 2017 nas festividades, entendemos que há um papel de propor uma reflexão genuína: em uma vida com tantos desencontros, seja pela rotina, pelo estresse, estamos separando um tempo para os encontros com quem realmente importa em nossas vidas? Para nós, o São João é esse momento especial, que faz as pessoas se encontrarem com a sua história e se reencontrarem com suas raízes. A campanha de 2024 revela a capacidade que o São João tem de unir famílias e promover os mais belos encontros e resgatar as memórias afetivas mais especiais”.  

Em Caruaru (PE), a marca prevê ativações exclusivas, que foram pensadas para tangibilizar o conceito da campanha deste ano, reproduzindo o local considerado ponto de encontro entre os nordestinos, as praças que, em cidades do interior, têm coreto. No local, será possível conhecer a Casa da Beleza e realizar uma maquiagem com uma consultora, junto a alunas formadas no curso Empreendedoras da Beleza, do Grupo Boticário, com produtos especialmente escolhidos, da linha de Make B. Já para experimentação de produtos da marca, o Boticário preparou a Barraca do Xêro, que trará ao consumidor a dinâmica das essências, onde ele poderá descobrir a família olfativa favorita dele.

Já nas outras regiões do Brasil, quem visitar as festas também poderá viver o São João de maneira especial, com mimos da marca, por meio de brincadeiras e jogos que resgatam a tradição das festas juninas.

Deputado Romero Albuquerque concederá voto de aplausos ao Sport Club do Recife


De autoria do deputado estadual Romero Albuquerque (União), um voto de aplausos homenageará o Sport Club do Recife pela iniciativa da inauguração da primeira clínica do país dedicada exclusivamente ao atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Sport será o primeiro e único clube a ter uma clínica dentro da sua sede. O projeto representa um marco significativo na luta por direitos e pela melhoria da qualidade de vida dos autistas. O requerimento foi apresentado nesta quarta-feira, 12. 

Em seu discurso, Romero afirma sobre o compromisso do clube além do esporte, quando engloba projetos na área da saúde e da responsabilidade social. “Este ato pioneiro e humanitário demonstra o compromisso do clube não apenas com o esporte, mas também com a inclusão social e o bem-estar da comunidade, em especial daqueles que necessitam de atenção e cuidados especializados”, informa o deputado.   

A clínica abre as portas para a comunidade local, com serviços especializados, terapias adequadas e suporte contínuo, tendo como objetivo o desenvolvimento pleno do indivíduo. “Iniciativas como esta são essenciais para promover a igualdade de oportunidades e para combater o preconceito e a desinformação que ainda cercam o autismo”, finaliza.

Tonynho prestigia sucesso do primeiro Voo do Forró de 2024


Nesta quinta-feira (13), o pré-candidato a prefeito de Caruaru, Tonynho Rodrigues, embarcou no primeiro Voo do Forró de 2024. Saindo do Recife, o voo temático tem como destino a Capital do Forró durante o mês de junho. 

No Aeroporto Internacional do Recife, Tonynho e os demais passageiros do voo foram recebidos com dançarinos, trio pé de serra e muito forró. O voo é realizado em aeronaves do modelo ATR, que começaram a operar nesse trecho na última segunda-feira (10) e garantem uma viagem que dura, em média, 30 minutos. 

“A volta do Voo do Forró é um projeto importante para fomentar o turismo em Caruaru durante o São João. Quem vive essa experiência já sente, desde o Recife, a sensação de chegar na Capital do Forró pra curtir essa festa”, afirmou Tonynho.

O Voo do Forró foi idealizado enquanto Tonynho ocupava o cargo de diretor de marketing da Empetur. O projeto foi possível graças à parceria com a Azul Linhas Aéreas e Azul Viagens. As passagens estão à venda nos canais oficiais da companhia aérea ou nas agências de viagens.

Educação do Paulista implementa sistema inovador para gestão e fiscalização de contratos


A Secretaria Municipal de Educação do Paulista (SEPA) concluiu, nesta quarta-feira (12/06), a implementação de um sistema informatizado de gestão e fiscalização de contratos. Denominado Contratosgov, o sistema foi apresentado aos fiscais e gestores de contratos da secretaria, em um curso de formação realizado no auditório do órgão. 

O Contratosgov é um software de gestão com funcionalidades avançadas que visam facilitar o acompanhamento e controle dos contratos sob a responsabilidade da SEPA. Pioneira no Município do Paulista, a plataforma eleva a gestão de contratos ao nível profissional, permitindo um acompanhamento automatizado dos prazos de vigência, saldos financeiros e de itens dos contratos. 

Com o novo sistema, a Educação do município terá maior controle e planejamento dos gastos públicos, além de garantir a transparência e a eficiência na gestão dos contratos. O Contratosgov também permitirá a geração de relatórios e estatísticas sobre os contratos, o que facilitará a tomada de decisões estratégicas pela secretaria.

O trabalho de implementação do sistema foi conduzido pela Gerência de Contratos, sob a supervisão do Dr. Daniel Silas, advogado, especialista em Licitações e Contratos e Proteção de Dados.

“O Contratosgov é um importante passo para a modernização da gestão pública no Paulista. O sistema contribuirá para a otimização dos recursos públicos e para a melhoria na prestação de serviços à população”, explicou o gerente de Contratos da Secretaria de Educação, Daniel Silas.

Funcionalidades do Contratosgov: 

Acompanhamento automatizado dos prazos de vigência dos contratos; Monitoramento dos saldos financeiros e de itens dos contratos; Geração de relatórios e estatísticas sobre os contratos; Maior controle e planejamento dos gastos públicos; Garantia da transparência e da eficiência na gestão dos contratos. 

Benefícios do Contratosgov: 

Maior agilidade e eficiência na gestão dos contratos; Redução de custos; Maior controle dos gastos públicos; Aumento da transparência; e Melhoria na tomada de decisões estratégicas.

Imprensa Paulista PE 

Chefs se preparam para o mês mais delicioso para os nordestinos


*Oficina do Sabor*
O chef César Santos, do Oficina do Sabor, em Olinda, está recebendo encomendas de bolos juninos. Da cozinha do restaurante estão saindo bolo Souza Leão (R$ 128), Pé de Moleque (R$ 112) e bolo de Tapioca (R$ 98), cada um com aproximadamente 1kg. Outra opção é o Trio Nordestino, formado com os três quitutes, cada um pesando aproximadamente 600g (R$ 142). Os pedidos podem ser feitos até o dia 21, pelo telefone: (81) 99207-3524.

*Café KM*
Já a chef Karyna Maranhão vai disponibilizar na sua geladeira TO GO do Café KM RioMar uma variedade de bolos com sabores juninos (R$ 49,90), com aproximadamente 700g com o brigadeiro, que vem à parte para ser colocado como o cliente quiser. Entre os sabores que estarão disponíveis, bolo de paçoca com brigadeiro de paçoca, milho com brigadeiro de milho, macaxeira com caramelo, milho com creme de goiabada e especiarias e bolo de abacaxi com caramelo salgado.

Troca de Presentes: Procon-PE orienta consumidores depois dos Dias dos Namorados


Após a entrega de presentes, durante o Dia dos Namorados, é bastante comum que a busca pela troca de itens aumente, tanto em lojas físicas, quanto em lojas virtuais. Analisando a procura dos consumidores acerca deste tópico, o Procon-PE, órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), informa ao consumidor quais são seus direitos, previstos em lei, no momento da troca ou devolução de presentes.

Apesar das boas intenções recebidas juntos ao presente, as trocas podem acontecer por diversos motivos, como alguma irregularidade identificada no produto, ou apenas por uma preferência pessoal de quem o recebeu. De acordo com Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de guardar a nota fiscal, existem especificidades na hora de realizar a troca, de acordo com o modo em que a compra foi efetivada.

Para aqueles que receberam um presente decorrente de uma compra remota, como sites, revistas ou telefones, o consumidor tem o direito de se arrepender, sem justificativa prévia, durante o prazo de sete dias, previsto no Art. 49 do CDC. Porém, é essencial se atentar aos detalhes, buscando informação para a possível necessidade da utilização dos dados do comprador durante os trâmites. 

Já nos casos de compras através de lojas físicas, no formato presencial, é preciso certificar-se da política da loja, pois, a realização da troca dependerá disso. O estabelecimento só terá obrigatoriedade de trocar o produto, caso o mesmo apresente algum vício ou defeito. Esta conduta contempla o Art. 18 do CDC. Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente à sua escolha. Seja pela substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso, ou pela restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou o abatimento proporcional do preço. 

Durante o momento de troca, o que prevalece é o valor pago pelo produto, inicialmente, mesmo quando houver liquidações ou aumento de preço e, se em virtude do defeito apresentado, anteriormente, comprometer alguma característica fundamental, o comprador tem direito a troca imediata ou devolução do valor pago.

O consumidor que tiver alguma dúvida, pode entrar em contato pelo telefone 0800 282 1512, mas se o consumidor quiser fazer uma reclamação ele pode utilizar o email: denuncia@procon.pe.gov.br ou se dirigir a sede do Procon-PE, que está localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 141, no Bairro de Santo Antônio, ou nos Expressos Cidadão que funcionam nos Shoppings Recife, Rio Mar, Boa Vista, Patteo, em Olinda, e, também, nos municípios de Vitória de Santo Antão e Garanhuns.

Coletivo que atua em comunidade do Pina pede ajuda para continuar atividades


A Livroteca Brincante do Pina, que no último mês de maio completou 29 anos de atividades, pede ajuda da população para continuar o trabalho realizado na Comunidade do Bode, no Pina, na cidade do Recife, com cerca de 60 famílias.

Com a campanha “Quem são vocês? a Livroteca outra vez”, a associação busca arrecadar verba para manutenção e organização de atividades que mantém crianças e jovens do Bode ocupados com arte e cultura.

O coletivo oferece diariamente para os jovens do Bode atividades como práticas circenses, aulas de idiomas e de instrumentos, além de teatro de mamulengos e cinemas ao ar livre. Tudo isso de forma gratuita.

*Onde o dinheiro vai ser investido?*
A associação pretende custear a manutenção do piano para as oficinas de música; financiar a aquisição de um computador para o estúdio “Caranguejos Pensantes”. Também é esperada a manutenção de monociclo para a oficina de circo e dos berimbaus para a capoeira; um liquidificador industrial e um armário com portas para a cozinha social; material para serigrafia, uma das 
fontes de renda da Livroteca.

*Como doar?*
As doações podem ser feitas de qualquer valor pela chave pix 4625341@vakinha.com.br ou através do link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/quem-sao-voces

*Quer saber mais sobre a Livroteca?*
Acesse as redes:
📲Instagram: @livrotecabrincantedopina
💻Site: http://www.livrotecabrincantedopina.siteo.one/home
🎥Youtube: https://m.youtube.com/@LivrotecaBrincantedoPina/videos#bottom-shee
 

Procon-PE e TJPE são parceiros na realização do mutirão que acontece no Fórum Rodolfo Aureliano


O Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, e o Gerente de Atendimento do Procon-PE, Ewerton Farias, estiveram no Mutirão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta quinta-feira (13), no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. A iniciativa, uma parceria com o órgão estadual, visa oferecer ao consumidor uma oportunidade de negociar suas dívidas, tirar uma nova carteira de identidade e, também, consultar seu CPF no SPC e Serasa. A iniciativa acontece até esta sexta-feira (14). 

“Ao unir forças, o Procon-PE e o TJPE podem oferecer uma oportunidade mais ampla de serviços aos consumidores que estão lidando com dívidas e pendências financeiras, além de proporcionar a eles um momento de aprendizado com as palestras de empreendedorismo e oficinas de aprendizagem oferecidas pelo SENAC e SEBRAE”, enfatizou o Secretário Executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo,, ao destacar que, em um só lugar, o consumidor tem a possibilidade de ter acesso a diversas instituições, a exemplo do Serasa, da Delegacia do Consumidor, Procon-PE, além das instituições credoras, entre eles, bancos, COMPESA e NeoEnergia.

Durante a ocasião, os representantes do Governo do Estado foram recepcionados pela Juíza e Coordenadora da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados, Ana Paula Lira.“Uma das nossas propostas é diminuir a distância entre o consumidor e o poder judiciário. Queremos que o público veja a gente como um intermediador entre o consumidor e os credores”, disse ela, ao destacar que o primeiro dia da ação foi um sucesso. 

Para oferecer suporte aos consumidores, o Procon-PE está presente durante a ação fazendo o atendimento por ordem de chegada, com distribuição de fichas para organização do fluxo de atendimento, mas, sem necessitar de agendamento prévio.

Imprensa Procon PE

Grupo de palhaçaria traz para Carpina diversão gratuita com o espetáculo "Em Busca de Um Emprego"


Nesta sexta (14/06), às 10h30, a Cia. Anasalada de Variedades chega em Carpina-PE, na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Olavo, com a turnê do seu espetáculo "Em Busca de Um Emprego", uma obra que mistura referências cômicas do circo, teatro e cinema para abordar a problemática do desemprego na atualidade. A apresentação, que estreou em 2018 e agora retorna com nova roupagem, é uma oportunidade imperdível para quem busca diversão gratuita para todas as idades.

O grupo, que atua há seis anos na Região Metropolitana do Recife, tem se destacado como um emergente no cenário local de palhaçaria. Com este espetáculo, a Cia. Anasalada pretende ampliar a discussão sobre a arte e a linguagem do palhaço, bem como sobre a importante questão da empregabilidade, especialmente entre os jovens ingressando no mercado de trabalho. Tudo isso, claro, com uma linha narrativa livre para todas as idades e públicos.

*Sinopse*:
Quatro palhaços vão perdendo a dignidade na medida em que procuram sair da condição de desemprego. As situações que acontecem expõem os absurdos que regem a lógica do mundo capitalista, proporcionando risos e reflexões profundas ao público.

As apresentações, que são gratuitas, também contam com a acessibilidade de Libras.

A turnê:
*Carpina-PE*: dia 14 de junho, na Escola de Referência em Ensino Médio Joaquim Olavo, às 10h30. Grátis.
*Arcoverde-PE*: local e data a definir. Grátis.
*Glória do Goitá-PE*: dia 20 de julho, às 15h, no Museu do Mamulengo. Grátis.

O projeto é incentivado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) - Pernambuco, via o Edital Ações Criativas do Governo do Estado de Pernambuco.

*Ficha Técnica*:

Produção e Direção: Cia. Anasalada
Elenco:
Krys Cipriano (Palhaça Delyria)
Breno Pereira (Palhaço Meneno)
Jãvi Lima (Palhaço Querêncio)
Tales Pimenta (Palhaço Teleco)

Intérprete de Libras: Ingrid Kelle

Operação de Som de Paulo Welker; Design e Social Media de Pedro Basílio; Assessoria de Imprensa de Jefferson Sousa; Voz em Off de Cristina Ferreira, Krys Cipriano e Paulo Welker;

Incentivo: Lei Paulo Gustavo (2023 - Pernambuco), Edital de Ações Criativas.

Serviço
Local: Av. Pres. Getúlio Vargas, 500 - São José, Carpina - PE, 55810-000
Email: ciaanasalada@gmail.com
Instagram: @ciaanasalada
Contato do integrante Tales Pimenta: (81) 9 9209-9750.

Gravatá promove cortejo de forró para abrir a programação do Pátio de Eventos e do Polo da Sanfona nesta sexta-feira (14)


Arraiá da Felicidade inicia apresentações nos seus dois principais polos, com grande programação aberta ao público. Festa segue também no Mercado Cultural, com atrações locais e a boa gastronomia regional

Em 2024, o Arraiá da Felicidade, como é batizada a festa de São João de Gravatá, amplia a programação dos dois principais polos juninos, iniciando nesta sexta-feira a programação de shows com atrações regionais e nacionais. Para coroar esta estreia, a partir das 18h desta sexta-feira (14), um cortejo com quadrilhas e sanfoneiros partirá da Praça da Matriz, indo até o Polo da Sanfona, que abriga cidade cenográfica e restaurantes, além de palco, por onde vão passar atrações como Leleka Costa e Ivan Gadelha.

No Pátio de Eventos, espaço maior do São João de Gravatá, a festa também está marcada para começar cedo, já às 19h. Subirão ao palco na primeira noite Geraldinho Lins, Wallas Arrais, Vilões do Forró e Danilo Henrique.

“Desde o final de maio que a cidade já pulsa no ritmo do forró. O Mercado Cultural recebe os visitantes desde o dia 1º de junho, levamos arraiais aos distritos e bairros e, nesta sexta, vamos abrir dois grandes polos, que são o Pátio de Eventos e o Polo da Sanfona. Assim como o Natal, o São João de Gravatá é feito em grande parte com artistas da terra, que preenchem 70% da programação, e ao lado deles, temos os nomes nacionais, como Wesley Safadão, Nattan e Leo Santana, entre outros, que vão garantir a vinda de muitos turistas a Gravatá”, comemora o prefeito Joselito Gomes.

O turismo doméstico, praticado pelos próprios pernambucanos, domina Gravatá ao longo do ano, e também no São João, confirmando o município como principal polo de turismo residencial do Estado. A festa gravataense atrai ainda muitos visitantes da Paraíba, Alagoas, Bahia e do Rio Grande do Norte. A média de permanência na cidade é de quatro dias, com ocupação hoteleira variando sempre de 95% a 100%.

PROGRAMAÇÃO - O terceiro ano do Arraiá da Felicidade confirma Gravatá como realizadora da terceira maior festa de São João de Pernambuco. Com extensa programação, com atrações como Xand Avião, Bell Marques, Márcia Felipe e Jorge de Altinho, além das já citadas, a temporada junina da cidade foi iniciada no dia 25 de maio, com edição especial do projeto Tardes no Polo, no Polo Moveleiro. Até 30 de junho, serão promovidas em torno de 300 apresentações de artistas, grupos, quadrilhas e brincantes,

O município repete o formato de concessão pública, realizado também em 2023, mantendo todas as apresentações gratuitas. “Conseguimos ampliar o número de dias com shows e lançar novas atrações, como o Forró do Esquenta, no dia 22, no Polo da Sanfona, para receber o público mais cedo, já que o Mercado Cultural fica pequeno para tanta gente. Vamos ter ainda o Arraiá da Criançada, sob o comando da Secretaria de Assistência Social e Juventude, recebendo a garotada e acolhendo as famílias”, destaca o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.

A estimativa é que sejam gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos no município, com movimentação financeira estimada em mais de R$ 300 milhões. Mais de mil negócios informais devem ajudar a aquecer a economia local.

A Prefeitura de Gravatá apoiará ainda iniciativas já consagradas no Arraiá da Felicidade, como a Zabumbada da Serra, no dia 22. O arrastão de forró será puxado pelo cantor Gustavo Travassos, com concentração no Polo Moveleiro às 15h.

Confira toda a programação do São João de Gravatá 2024 – o Arraiá da Felicidade:

POLO PÁTIO DE EVENTOS (a partir das 19h)

14/06 - sexta: Wallas Arrais, Geraldinho Lins, Vilões do Forró, Danilo Henrique

15/06 - sábado: Henry Freitas, Raphaela Santos, Felipão e Forró Moral, Renato Souza

21/06 - sexta: Wesley Safadão, Bell Marques, Deb Lima, Fagner Chagas

22/06 - sábado: Nattan, Nanara Bello, Juciê, João Lucas e Pedrinho

23/06 – domingo: Xand Avião, Felipe Amorim, Lipe Lucena, Myllena Dantas

28/06 – Jorge de Altinho, Márcia Fellipe, Capital do Sol, Faby Mel

29/06 – Léo Santana, Vicente Nery, Núzio Medeiros, Spok e Orquestra Forrobodó, Galeguinho de Gravatá

POLO DA SANFONA (a partir das 19h)

Pavilhão coberto, montado da Avenida Joaquim Didier, principal corredor de acesso ao Pátio de Eventos, contará com a cidade cenográfica (São João no Sítio), praça de alimentação e uma programação musical marcada pelo autêntico forró pé de serra, além de apresentações culturais com bacamarteiros, banda de pífanos, e os personagens Mateus e Catirina.

14/06 – A partir das 18h, cortejo com concentração na Matriz de Sant’Ana para o Polo da Sanfona na Av. Joaquim Didier. Shows de Leleka Costa e Ivan Gadelha

15/06- Lady Falcäo, Andrea Santos, Ricardo Alegria

21/06 - Cristina Amaral, Don Tronco, Pau no Xote

22/06 - Edição especial: Forró do Esquenta - PV Calado, Edu Lira, Jailson Rosset

23/06 - Irah Caldeira, Vitor Lins, Trio pé de serra

24/06 - Clima Nordestino, Valdinho Paes, Anderson Alves

29/06 – Matheus Santos, Tavinho e Banda, Trio Pé de Serra

POLO MERCADO CULTURAL

Consolidado como parada obrigatória de todos que chegam à cidade, o Mercado Cultural de Gravatá recebe moradores e visitantes o ano inteiro, aos sábados e domingos. Com mais de 40 boxes, oferecendo o melhor da culinária regional, além de artesanato variado, o Mercado é o principal point junino durante o dia.

15/06 - sábado: Mané e Cristiane, Jarbas Travassos, Filipe Vasconcelos

16/06 - domingo: Mané e Nilda, Cauã Pedro, Cowboy Elétrico

22/06 - sexta: Klarice Prado, Bruno Lima

Dia 23/06 - sábado: Lucas Pereira, Breno Lima

Dia 24/06 - domingo: Dênis e Forró Desassossego, Edilson Silva

Dia 29/06 - sábado: Renan Lima, Arrocha o Nó

Dia 30/06: Grande Encontro de Sanfoneiros de Gravatá

POLO SÃO JOÃO DA GENTE - COMUNIDADES

Tradicional São João nos bairros, com apresentações de quadrilhas, grupos de dança e forró pé de serra.

18/06 – bairro do Cruzeiro, às 19h: apresentações da Quadrilha Traquejo e Bell do Forró

19/06 – Largo da Caixa D’Água, no Bairro Novo, às 19h: apresentações da Quadrilha Rastapé e Lucas Pereira

20/06 – Rua do Norte, São José, às 19h: apresentações Quadrilhas Farrear, Junina Traquejo, Portal do Agreste e Rastapé, Silvana Salazar e Mateus Vini. 

POLOS EXTRAS

22/06 – sábado: Zabumbada da Serra, Polo Moveleiro, às 15h

04/07 – quinta: Encontro de Quadrilhas, na Quadra do Povo, às 19h

ARRAIÁ DA CRIANÇADA

Instalado na Av. Joaquim Didier, o espaço voltado à meninada funcionará das 16h às 21h, sob o comando da Secretaria de Ação Social e Juventude. Em paralelo à vila, será montada feira de artesanato com produtos de Gravatá.

14/06:

16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
18h – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos

15/06:

16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
18h - Mamulengo
19h às 21h – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos

21/06:

16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV
19h – Apresentação de personagens infantis

22/06:

16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
17h20 – Apresentação do Ballet do SCFV
17h30 – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos.
19h30 - Mamulengo

23/06:

16h - Kombiteca e abertura da Vila Infantil
17h20 – Apresentação do Ballet do SCFV
17h30 – Apresentação de personagens infantis e sessão de fotos.
19h30 – Mamulengo

28/06:

16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV
18h – Mamulengo
19h – Apresentação de personagens infantis com sessão de fotos
29/06:
16h – Kombiteca e abertura da Vila Infantil
17h50 – Apresentação do Ballet do SCFV
19h – Apresentação de personagens infantis

Parque Estadual Dois Irmãos inaugura novo recinto para dois animais da espécie de furão-grande



O Parque Estadual Dois Irmãos inaugurou um novo recinto para dois animais da espécie furão-grande (Galictis vittata), Cláudio e Júpiter, que são irmãos e possuem três anos de idade. Eles chegaram ao Parque em 2021, trazidos do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Salvador (BA), ainda juvenis. Os furões se alimentam de camundongos, carne bovina e frango. 

Na Região Nordeste, esses animais são encontrados na Mata Atlântica e na Caatinga e fazem parte da família dos mustelídeos, que também abriga mamíferos como as lontras. Eles são bastante ativos e sociáveis, com isso, conseguem aproveitar bem o grande espaço do seu novo ambiente. 

O recinto anterior deles, que possuía 20m² de extensão, seguia as normas da IN 07/2015, instituída pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Este mês, surgiu a oportunidade de ampliar o recinto desses animais e eles ganharam um local maior, quase o triplo do tamanho do antigo, com 59m².

"Com mais espaço, foram colocados mais desafios e ambientações para os furões, já que eles gostam de interagir muito com o ambiente. Isso proporciona um aumento na qualidade de vida dos animais, que responderam positivamente ao seu novo recinto", ressalta a técnica responsável pelos cuidados da espécie no Parque, Karol Priscilla.

PraMuê Café e Tal abre as portas na Zona Sul do Recife


A Zona Sul do Recife ganha, a partir desta quinta (13), a PraMuê Café e Tal. A cafeteria chega ao bairro de Setúbal com aposta inédita de serviços na região, através de menu com cafés especiais e pratos clássicos do paladar local. O projeto, da empreendedora Kássia Alcântara, traz a expertise do chef consultor Bruno Lins, com apostas que visam relembrar memórias gastronômicas do público propondo um mix perfeito do nosso regionalismo com toque sofisticado para breaks, almoço e jantar, de segunda a sábado, das 11h às 19h, na Rua Cruzeiro do Forte, 187. 

“Queremos resgatar aquele contato de antigamente, das pessoas conhecerem seus vizinhos e combinarem para desfrutar de bons momentos juntos, que traduz um pouco do famoso bairrismo recifense. Para tanto, nosso café será voltado inicialmente para diversos perfis de consumidores desde um café com os pais, passando por aquele docinho para inspirar a tarde, com espaço especial para uma reunião ou até um happy hour pertinho de casa”, destaca a empresária e jornalista Kássia Alcântara. 

Os pratos vão desde carne de sol, purê de jerimum e feijão verde às versões fit com purê de batata doce, pesto de coentro, legumes salteados e frango suculento. Entradinhas, sanduíches e outros salgados também prometem boas experiências para quem passar por lá. Já na ala de doces, sabores clássicos como bolos de chocolate, cenoura, pistache, macaxeira, além de iguarias propostas em primeira mão na cidade, entre elas, cookies de rapadura e brigadeiro de gorgonzola. “Queremos inovar, mas sem deixar de ter o tradicional que todo mundo gosta como aquele brigadeiro tradicional, por exemplo”, completa Bruno Lins. 

Cafés especiais - Os amantes do café terão os grãos da Kaffe Torrefação para degustações diferenciadas através da moagem fina, média e grossa, assim como a extração de espresso, filtrado no Koar, cafés gelados, entre outros. Uma lojinha com métodos e grãos também estará à disposição para quem quer levar o café especial para casa. 

Sala de reunião - A cafeteria vai contar, ainda, com uma sala reservada para quem busca local com estrutura para a realização de reuniões, desfrutando de conforto e comodidade com menu diversificado à disposição. São até oito lugares com audiovisual à disposição. 

Para mais informações sobre o PraMuê Café e Tal, acompanhe as redes sociais @pra.mue. 

*Serviço:*
O que: PraMuê Café e Tal
Quando: a partir da próxima quinta, dia 13 de junho 
Onde: Rua Cruzeiro do Forte, 187 – Boa Viagem (Recife/PE)
Horário: 11h às 19h, de segunda a sábado 
Acesso: livre 

FOTOS: https://we.tl/t-DYhVfO66Bc
Crédito: Hugo Lucena

Em Igarassu, população protesta contra o machismo na política

 
Na tarde desta quinta-feira (13), a Praça da Bandeira, em frente à prefeitura, recebeu um grupo de pessoas vestidas de preto, em solidariedade às mulheres vítimas de violência de gênero, especialmente na política.
 
O ato, que foi uma caminhada até a Câmara Municipal de Igarassu, é uma resposta aos recentes episódios que evidenciam o machismo no meio político, especialmente o ocorrido em 06 de junho, quando o vereador Roosivel Oscar (PTB) chamou Elcione Ramos (PSDB) — primeira mulher eleita prefeita da cidade — de “lata de lixo”. Em seu pronunciamento, disse: “Mário Ricardo pediu para que elegessemos uma lata de lixo, e elegemos”.
 
O vereador mencionou o ex-prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (Republicanos), antigo aliado da atual prefeita, que também já cometeu machismo ao chamar Elcione de “biruta” em ato público.
 
Dos quinze vereadores da Câmara, a “Casa de Duarte Coelho”, apenas três são mulheres. A vereadora Érica Uchôa (PTB) é uma parlamentar atuante com as ações da prefeitura e em defesa da Mulher e questões de gênero. “ Repudio qualquer tipo de discriminação contra a mulher e principalmente contra a nossa gestora" , reforçou Uchôa.

 A vereadora Prazeres Barbosa (PSDB) discursou em defesa da prefeita professora Elcione. “Nunca desrespeitei nenhum vereador desta Câmara Municipal, mas quando se trata de desrespeitar uma mulher, se trata de me desrespeitar também. Fiquei muito triste com essa situação, porque nesta Casa a maioria é de homens. Todas as mulheres precisam de respeito, não só as que estão dentro da Câmara, mas lá fora também. Tudo o que pedimos é respeito”, reforçou Prazeres.
 
A Câmara dos Vereadores não se pronunciou sobre o caso, deixando a população, especialmente as mulheres, revoltada.

Foto: José Tavares
Imprensa Igarassu PE 

Prefeitura do Recife e Santander firmam parceria para ampliar vagas do Programa Embarque Digital


A Prefeitura do Recife e o Santander firmaram parceria para ampliar o acesso a bolsas de estudos pelo público alvo do Programa Embarque Digital. A parceria visa a uma oferta suplementar de 30 (trinta) vagas para além das 2000 (duas mil) estabelecidas pelo programa, custeando totalmente os dois anos e meio de curso do estudante embarcado. A oficialização do convênio aconteceu no Laboratório do Embarque Digital, localizado no edifício-sede do Porto Digital, com a presença do prefeito do Recife, João Campos; do senior head de Governos, Instituições e Universidades do
Santander no Brasil, Márcio Giannico; do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio; e do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

“Agradecemos ao Santander por ser a primeira empresa privada do país a abrir vagas gratuitas no Embarque Digital do Recife. A Prefeitura cumpriu com as 2 mil vagas ofertadas e estamos abrindo, agora, mais 250 para chegar nesse número e o Santander está colocando mais 30 vagas financiadas 100% pelo Santander Brasil. Gostaria de agradecer à instituição financeira e também aos alunos do Embarque, professores e responsáveis por colocar de pé o maior programa em ensino superior do Brasil em Tecnologia. Hoje, não vemos nenhuma cidade no país com um projeto dessa dimensão, que já ocupa mais de R$ 30 milhões no orçamento da Prefeitura. Vale ressaltar que esse investimento não contabiliza como recurso obrigatório para a Educação, já que o ensino superior não é uma atribuição do município. Mas, aqui, estamos pensando em estratégia de cidade. Precisamos aumentar a renda média da cidade do Recife e democratizar o acesso às melhores oportunidades de emprego. E para corrigir desigualdade, a gente precisa trazer oportunidade”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.

Para a oferta das 30 bolsas no Programa Embarque Digital, a parceria prevê que o Banco Santander, através da Universia Brasil, se responsabilize por todo o processo seletivo, o qual deverá manter os critérios de elegibilidade do processo original, bem como as políticas afirmativas já estabelecidas para a reserva de vagas e critérios de desempate. A Universia Brasil é uma instituição do Banco Santander com fins sociais e educacionais, ofertando e mediando cursos para o desenvolvimento pessoal e profissional para interessados de todo o mundo, conectando oportunidades.

"Posso dizer que a iniciativa do programa Embarque Digital é maravilhosa. Desde quando conheci o projeto, eu falei que esse é o tipo de iniciativa que o país precisa. Formar jovens, com viés de inclusão, e encaminhar para o mercado de trabalho. Esse formato se alinha ao modo como pensamos educação e o futuro do nosso país. Acreditamos que a educação e a capacitação são as chaves para abrir portas e criar oportunidades pessoais e profissionais para o mercado de trabalho do futuro. Com essas bolsas, o Santander visa incentivar a formação de estudantes na área de tecnologia, um dos setores mais carentes de mão de obra qualificada”, afirmou o senior head de Governos, Instituições e Universidades do Santander no Brasil, Marcio Giannico.

Sob a coordenação da Secretaria de Educação do Recife, em parceria com o Porto Digital, o Programa Embarque Digital - que já contemplou 1.750 jovens na oferta gratuita de cursos de graduação na área de tecnologia - tem como objetivo fomentar a formação de capital humano especializado na área de Tecnologia e Comunicação na cidade de Recife. Ao proporcionar oportunidades educacionais para jovens em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa busca transformar vidas e impulsionar a economia local.

“Hoje, o Santander chega para apoiar o Embarque Digital com trinta vagas novas. É a primeira empresa privada que vem pra apoiar o Programa e a gente espera que, a partir de agora, outras empresas se juntem com a Prefeitura do Recife nesse grande esforço coletivo para que a gente possa aumentar, ainda mais, o Embarque Digital, que é o principal programa de formação de capital humano e tecnologia do Brasil”, afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. "O Embarque é um dos maiores e mais importantes programas da atual gestão da Prefeitura do Recife. Ele surgiu com um objetivo muito forte de ofertar a formação na área de tecnologia e melhorar a empregabilidade dos jovens egressos da rede pública de ensino. E isso causa um impacto muito positivo na economia e no crescimento do polo de tecnologia e inovação do Recife”, acrescentou Fred Amancio.

Para participar, os candidatos devem ser residentes e domiciliados na cidade do Recife, ter cursado os três anos do ensino médio em escola da rede pública brasileira ou o supletivo na rede pública. Além disso, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das últimas cinco edições (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nas últimas cinco edições (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino.

Os cursos disponíveis são Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet e estão distribuídos nas seguintes instituições de ensino superior parceiras: Cesar School, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O curso terá duração de dois anos e meio e será oferecido de forma online de segunda a quinta-feira. Às sextas-feiras, os estudantes terão a oportunidade de participar de uma residência presencial no Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos e ambientes de inovação do país. Essa imersão presencial permitirá que os alunos se integrem ao ecossistema de inovação e adquiram uma experiência prática inestimável.

Além da formação técnica, todos os inscritos terão acesso a uma trilha de desenvolvimento profissional, que inclui workshops e mentorias oferecidos pela Universia, empresa do Santander dedicada à gestão de talentos.

Nos últimos três anos, o Santander tem se destacado em iniciativas gratuitas de capacitação na cidade de Recife, beneficiando mais de 5 mil recifenses com investimentos superiores a R$ 1 milhão. Esses recursos foram direcionados para áreas como TI, cibersegurança e certificações no mercado financeiro. Para o projeto Embarque Digital, o banco investirá aproximadamente R$ 26 mil por aluno, totalizando um aporte de R$ 800 mil para todo o ciclo de dois anos e meio.

Conselho Deliberativo da Sudene aprova financiamento do FNE para retrofit nos centros urbanos


 A 33ª Reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, realizada hoje (13), aprovou a possibilidade de o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) ser acessado para atividades voltadas a retrofit (processo que visa revitalizar construções antigas) com fins residenciais, inclusive coliving (forma de habitação compartilhada). A ideia é revitalizar centros históricos e urbanos da área de atuação da Autarquia, proporcionando melhorias a esses espaços e incentivando a ocupação dos imóveis, por meio de projetos de interesse público. A proposta levada e acatada pelo colegiado é fruto do diálogo que a Sudene vem mantendo com lideranças políticas e empresariais da região. Neste caso específico, está sendo atendida uma demanda do setor da construção civil. Os repasses de recursos do FNE para o comércio dessas áreas já está previsto e continua em vigor.

A ideia, segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, é garantir que as pessoas voltem a habitar e se apropriem dos espaços urbanos e dos centros históricos. O gestor destacou a importância desse apoio do FNE, pois “o déficit que nós temos no país hoje é superior a seis milhões de habitações”. Ele ressaltou, também, que “há um consenso geral entre urbanistas de que essas áreas têm infraestrutura, serviço, saneamento, transporte público, comércio, lazer, mas falta uma moradia atrativa que atraia as pessoas para esses espaços”.

Também sobre o FNE, o Conselho da Sudene pôs fim às restrições relacionadas à recuperação de capitais investidos ou pagamento de dívidas efetivadas para ampliar o rol de modalidades contratuais de projetos de infraestrutura sob concessão, permissão ou autorização de bens e serviços públicos. Atualmente, a permissão é apenas para a modalidade contratual de leilão. 

O colegiado deliberou, ainda, sobre duas alterações referentes ao Fundo Constitucional, entre elas a que trata da programação de financiamento deste ano no âmbito do FNE Verde – Programa de Financiamento à Sustentabilidade Ambiental. O Conselho aprovou incluir como finalidade do programa o financiamento para investimento em empreendimentos de geração centralizada voltados à locação e arrendamento, abrangendo os empreendimentos relacionados a sistemas de micro e minigeração distribuída de energia.

Danilo Cabral abordou o investimento feito em energia nos últimos dez anos na área de atuação da Sudene, equivalente a R$ 130 bilhões, com recursos da Autarquia, Banco do Nordeste e BNDES, ressaltando que é preciso ampliar as oportunidades geradas pela transição energética que a região vem protagonizado “para os pequenos, a exemplo das cooperativas e associações”. Essa preocupação foi compartilhada também pelos representantes do Banco do Nordeste.

Ainda em relação ao FNE, foi aprovada a criação de Grupo de Trabalho para elaboração de proposta que altera a programação do Fundo Constitucional para este ano, no que diz respeito aos repasses de recursos para programas de financiamento de microcrédito produtivo orientado urbano e rural (PNMPO) por meio de entidades autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O grupo é formado pelo MIDR, Sudene, Banco do Nordeste e representantes dos demais conselheiros interessados em participar. 

Na reunião também foi aprovada a proposta de atualização do regulamento dos incentivos fiscais administrados pela Sudene para atender, entre outras coisas, a necessidade de adequação ou modernização de alguns aspectos operacionais das normas que regem os incentivos. 

Houve pedido de vista conjunto, por parte da CNI, da CNA e da CNC, em relação à proposta que destina 30% da cota anual do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) que cabe ao setor de infraestrutura, com o objetivo de apoiar projetos definidos como prioritários pelos estados e municípios da área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, com repasse de verbas viabilizados por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs) e concessões. O tema deve voltar à pauta da próxima reunião do Condel.

No início da reunião, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, agradeceu o apoio dos nordestinos ao estado do Rio Grande do Sul, atingido recentemente por inundações. Ele falou da necessidade de reforçar o debate sobre as mudanças climáticas e citou que o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC) tem lançamento previsto para julho deste ano e vai trazer diretrizes e estratégias para gerenciamento de riscos integrado e coordenado entre União, estados e municípios.

Estavam presentes a 33ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene os governadores João Azevêdo (PB), Elmano de Freitas (CE) e Renato Casagrande (ES); os vice-governadores Priscila Krause (PE), Ronaldo Lessa (AL), Themístocles Filho (PI) e Zezinho Sobral (SE). Também participaram os conselheiros Júlio Pinheiro (ABM), Joacy Alves (CNM), José Vieira (CNA), Adauto Marques (CNI), Alexandre Fiorot (CNC), Marcones Marinho (CNTI), ngela Maria de Sousa e Silva (Contag) e José Nascimento Coelho (CNTC). Os governos da Bahia, do Rio Grande Norte, do Maranhão e Minas Gerais foram representados por secretários estaduais.

II Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, através das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e Educação, realizou nesta terça-feira (11), no salão da AABB, o II Fórum Municipal do Selo Unicef. O momento foi de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros das comunidade sobre as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. 

Durante toda a manhã, as Secretarias envolvidas apresentaram os resultados alcançados desde a adesão ao Selo Unicef, em agosto de 2021. “A maioria das metas já foram alcançadas e estamos muito felizes com os resultados, pois o município está em processo de certificação com a culminância do selo em novembro deste ano, quando receberemos a certificação pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância”, salientou a articuladora municipal do Selo Unicef, Rita de Cássia. 

Ao longo de toda a manhã, além das demonstrações dos indicadores e resultados sistêmicos das Secretarias envolvidas, crianças e adolescentes que participam de diversos projetos culturais no município se apresentaram. O grupo de música e percussão infantil da comunidade quilombola Estivas - Negras Ubuntu e Oba Ayé; o Projeto Batuque, além das crianças da creche Dr. Ivaldo Dourado com a apresentação “Cultivando Sonhos” e o projeto AABB Comunidade, fizeram parte da programação do evento. 

Foto: Hilton Marques
Imprensa Garanhuns PE

TCE vai abrir auditoria especial sobre ‘licitação faz de conta’ de R$ 952 mil da prefeitura do Recife após denúncia de Alcides Cardoso apontar irregularidades


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) decidiu abrir uma auditoria especial para apurar graves indícios de irregularidades em uma licitação da gestão do prefeito João Campos (PSB), no valor de R$ 952 mil e aberta em 1º de novembro de 2023, após o líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), denunciar que o processo licitatório ocorreu um mês depois da contratação e a execução do serviço licitado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. 

O objetivo da licitação era contratar uma empresa para a organização das eleições dos novos conselheiros tutelares do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizadas no dia 1º de outubro do mesmo ano, mas o processo só foi iniciado em novembro, um mês depois da eleição ter ocorrido.

“A verdade é que a gestão do prefeito João Campos fez uma licitação de faz de conta para formalizar a contratação e poder efetuar o pagamento da prestação de serviços de uma empresa escolhida a dedo, a MC Produções que já é alvo de outra auditoria especial do TCE sobre conluio e fraude em uma licitação de R$ 4,1 milhões da Fundação de Cultura do Recife. O processo licitatório da Secretaria de Desenvolvimento Social já nasceu viciado e direcionado ocorrendo depois das eleições dos conselheiros tutelares e dos serviços terem sido supostamente executados. É um escancarado desrespeito à Lei de Contratos Administrativos e precisa ter consequências”, disse Alcides Cardoso.

Em parecer, o Departamento de Controle Externo do TCE registra que esse apontamento levantado pelo líder da oposição tem procedência e sugeriu a formalização de uma auditoria especial para aprofundar na apuração das “irregularidades apontadas” pelo vereador do PL. O conselheiro do TCE Carlos Neves acabou acatando a sugestão, mas não concedeu a medida cautelar solicitada pelo vereador para suspender os efeitos da ata de registro de preços.

“Entende-se que são fortes os indícios de que o Processo Licitatório nº 21/2023, aqui sob análise, foi realizado para a regularização de despesa já ocorrida e para viabilizar o pagamento “pendente” à empresa que prestou o serviço no dia das eleições para a escolha dos novos conselheiros tutelares do município, realizadas em 1º de outubro de 2023, ou seja, uma tentativa de regularização de despesa ocorrida sem formalização prévia de processo licitatório e de acordo contratual. (...) Diante dos indícios de irregularidade encontrados nos documentos apensados aos autos, conclui-se pela procedência dos fatos alegados pelo Sr. ALCIDES J. DE A. CARDOSO, vereador da Cidade do Recife, quanto à realização do Processo Licitatório nº 21/2023 para a contratação de empresa de locação de mão de obra temporária a posteriori da prestação de serviços”, afirma trechos do parecer dos técnicos do TCE.

No documento, os técnicos da Corte de Contas ressaltaram que a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, e o presidente do Comdica, Wellington Bezerra Pastor, “não apresentam justificativas nos autos para a abertura de licitação para formalização de ata de registro de preços para contratação de serviços de apoio técnico e operacional já executados pela empresa vencedora do certame sob análise”.

Congresso Brasileiro de Análises Clínicas leva a Natal proposta de política nacional de saúde para diagnóstico laboratorial


Iniciativa coloca luz sobre o papel dos laboratórios no sistema de Saúde, como responsáveis por 98% dos exames realizados no SUS; o evento acontece de 16 a 19 de junho, no Centro de Convenções.

Com o propósito de reunir profissionais da comunidade laboratorial de todo o País e da América Latina, o 49º CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas desembarca na capital potiguar a partir do domingo (16) e segue até o dia 19 de junho, no Centro de Convenções de Natal. Além de quatro dias de imersão nos mais recentes avanços científicos e tecnológicos para o diagnóstico laboratorial, a atual edição do evento marcará o lançamento de uma proposta de política nacional de Saúde que inclua os laboratórios de análises clínicas.

O documento, batizado de “Diretrizes Gerais para Estruturação das Ações de Diagnóstico Laboratorial (Análises Clínicas e Toxicológicas) no Contexto de Atenção à Saúde" foi elaboradora pela SBAC com a colaboração do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), bem como associações de laboratórios de todo o País, todos atores e parceiros estratégicos nessa iniciativa. O lançamento da proposta ocorrerá na segunda-feira (17), durante a solenidade de abertura do CBAC, com a participação de autoridades públicas.

“Não existe na atenção primária do SUS nenhum local específico para o diagnóstico laboratorial. Essa problematização foi levantada pela SBAC considerando que 98% dos exames diagnósticos do Sistema Único de Saúde são realizados por pequenos e médios laboratórios privados”, esclarece a presidente da SBAC, Dra. Maria Elizabeth Menezes, lembrando da atuação fundamental dos laboratórios de análises clínicas para o cuidado à saúde da população.

"Se os pequenos e médios laboratórios são aqueles que garantem o acesso da população aos serviços do SUS, é necessário que haja uma política de estado para protegê-los, e para que a inovação tecnológica possa chegar até eles”, diz a presidente da sociedade. Além da responsabilidade pela capilaridade do Sistema Único de Saúde, ela destaca que o diagnóstico laboratorial corresponde a 70% da decisão clínica de um paciente, desempenhando um papel que precisa ser esclarecido para a população.

A nova proposta também foi discutida com parlamentares engajados na coalizão por essa política de saúde pública, afirma Dra. Elizabeth. Com o lançamento do documento, o próximo passo é entregá-lo ao Ministério da Saúde e demais órgãos competentes.

A apresentação da proposta de política de Estado que inclua nos laboratórios da atenção primária do SUS ocorre em um momento também importante em relação à regulamentação do setor, com a implementação da RDC 786/2023, que está em vigência desde agosto de 2023. Em resposta às demandas dos pequenos e médios laboratórios quanto ao tema, a SBAC realizará, no dia 16/06, a mesa redonda “RDC 786/2023: Alinhamento e adequação dos laboratórios”. O objetivo da sessão é uniformizar o entendimento das normativas da Anvisa, a partir da atuação das vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

Saiba mais sobre o CBAC

O Congresso Brasileiro de Análises Clínicas trará aos participantes quatro dias intensos de programação científica, com mais de 50 especialistas renomados nas diversas especialidades e metodologias das análises clínicas. O evento também abrange espaço para os trabalhos científicos, o Curso PNCQ Gestor, voltado aos princípios do Programa Nacional de Controle de Qualidade, e inovações tecnológicas apresentadas por mais de 60 expositores.

As inscrições para o 49º CBAC devem ser realizadas no site oficial do evento, onde também está disponível toda a programação da exposição científica e cursos ofertados. Acesse: https://www.sbac.org.br/cbac/ 


Conheça a SBAC

A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas - SBAC, entidade científica responsável pelo 49º CBAC, tem como missão estimular o crescimento e a constante atualização dos laboratórios de análises clínicas, buscando o reconhecimento do setor como primordial para a atenção primária, o manejo clínico e a segurança do paciente.  

É uma referência científica para o mercado dentro e fora do Brasil, formada por profissionais de excelência que trazem na bagagem não somente a reputação acadêmica, mas também a vivência dos grandes desafios de gestão dos pequenos e médios laboratórios de todo o País. No cenário das políticas públicas de saúde, a SBAC atua como articuladora e interface da comunidade laboratorial junto a órgãos públicos e reguladores, apoiando decisões pautadas pela ciência e alinhadas com a almejada transformação do sistema de saúde no Brasil, como a expansão da atenção primária.

Serviço - 49º CBAC – Congresso Brasileiro de Análises Clínicas 
Data: 16 a 19 de junho de 2024
Local: Centro de Convenções de Natal
Inscrição pelo site https://www.sbac.org.br/cbac/

Vereador Jorge Quintino pede Legalização dos Jogos de Azar no Brasil, enfatizando o Jogo do Bicho


Em uma iniciativa para regulamentar uma prática arraigada há décadas no Brasil, o vereador Jorge Quintino está solicitando ao Presidente do Congresso Nacional, Senhor Rodrigo Pacheco, que seja aprovado o Projeto de Lei que legaliza os jogos de azar no país, com ênfase especial no tradicional jogo do bicho.

O jogo do bicho, amplamente praticado de maneira clandestina em todo o território nacional, não apenas movimenta bilhões de reais anualmente, mas também enfrenta desafios significativos decorrentes de sua ilegalidade. A falta de regulamentação expõe tanto os apostadores quanto a sociedade a diversos problemas sociais e econômicos, incluindo atividades criminosas como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

"Diante da realidade incontestável do jogo do bicho em Caruaru e em todo o Brasil, é crucial buscar alternativas que permitam sua regularização", afirmou o vereador Quintino. "A legalização não só garantirá a segurança dos apostadores, mas também contribuirá para o combate à criminalidade e para a geração de receita para o Estado."

Além dos benefícios sociais e de segurança, a proposta do vereador destaca os impactos positivos econômicos que a legalização dos jogos de azar poderia trazer para Caruaru. Entre eles estão a criação de empregos diretos e indiretos, o aumento na arrecadação de impostos que poderia ser investido em áreas como educação e saúde, além do potencial para fomentar o turismo na região.

"Caruaru tem a oportunidade não apenas de regularizar suas bancas tradicionais de bicho, mas também de se tornar um polo de turismo com a possível instalação de um cassino, gerando emprego e renda para nossa comunidade", destacou o vereador.

Em conclusão, o vereador Jorge Quintino reitera a importância urgente da legalização dos jogos de azar no Brasil como uma medida que não só reconhece uma prática cultural enraizada, mas também promove o desenvolvimento econômico e social de Caruaru e de todo o país.

Vila Manaira segue trazendo tradição e alegria ao São João do Manaira Shopping, em João Pessoa


O Manaira Shopping está em clima de festa junina e convida todos para participar da Vila Manaira, uma celebração de São João que começou no dia 7 de junho e que se estende até o dia 30. O evento acontece na Praça de Eventos, em frente à Livraria Leitura, com entrada gratuita e uma programação que entrega diversão e cultura ao público.

O evento acontece diariamente, mas às sextas-feiras e sábados, a partir das 17h, trios de forró pé-de-serra animam o público com música tradicional nordestina, garantindo o arrasta-pé e a alegria típicos das festas juninas. Além da música, os visitantes podem se deliciar com as comidas típicas nas diversas barracas disponíveis todos os dias, das 12h às 22h.

As quadrilhas juninas são outro destaque do evento, com apresentações todos os sábados às 19h. As escolas também participam, trazendo suas quadrilhas e apresentações culturais. Para os que gostam de jogos, as barracas funcionam às quintas, das 14h às 20h; e nas sextas e sábados, das 10h às 22h.

Uma novidade especial está reservada para o próximo domingo, com a apresentação do Coral da Unipê, que acontecerá às 17h30.

*Serviço:*

- *Evento:* Vila Manaira - São João do Manaira Shopping
- *Data:* de 7 a 30 de junho
- *Local:* Praça de Eventos (em frente à Livraria Leitura)
- *Trio de forró pé-de-serra:* sextas-feiras e sábado, a partir das 17h
- *Quadrilhas profissionais:* todos os sábados, às 19h
- *Barraca de comidas típicas:* todos os dias, das 12h às 22h;
- *Barraca de jogos de domingo:* às quintas, das 14h às 20h; sextas e sábados, das 10h às 22h
- *Entrada:* gratuita.

_Para acompanhar as atualizações e mais informações sobre o evento, siga o Manaira Shopping nas redes sociais: *@manairashopping*._

Noite dos namorados é marcada por duas comidas gigantes


Na noite mais romântica do calendário anual, o Dia dos Namorados, uma das comidas gigantes celebradas na noite da quarta-feira (12), foi a maçã do amor, nada mais justo que esse sobrenome para abrilhantar ainda mais o calendário de comidas gigantes. Foram 1200 unidades da comida típica distribuída na rua Cortês, no bairro Boa Vista 1.

Já a Maior Pipoca do Mundo teve sua festa na Praça da Juventude, no bairro das Rendeiras, onde tradicionalmente acontece todos os anos desde o ano 200. A Maior Pipoca do Mundo conta com mais de 15 mil pacotes de pipoca entregues à comunidade durante o evento, onde também são distribuídos 300 algodões-doces que vem somando a essa festa desde 2020. 

As Comidas Gigantes representam uma das tradições e grandiosidades do Maior e Melhor São João do Mundo, que neste ano se estende por 72 dias repletos de muito forró e tradição, espalhados em 27 polos pela área urbana e rural da Capital do Forró.

Anderson Correia reforça a necessidade de leitos de internamentos e atenção maior para animais atropelados em Caruaru


O vereador Anderson Correia (PP) tem, desde o início do seu mandato, colocado os leitos de internamento para animais como uma das pautas com grande recorrência em solicitações junto ao Poder Executivo. São diversas proposições solicitando que o Município disponibilize o serviço, que é essencial para recuperação dos animais em vulnerabilidade, sobretudo os de tutores baixa renda, por ser um serviço caro na rede particular.

Outra demanda que o parlamentar vem pleiteando é a atenção maior para os casos de atropelamentos com os animais na cidade. Praticamente todos os dias acontecem casos na cidade e, principalmente aos fins de semana, e muitas vezes não há equipes por parte da AME Animal para fazer o socorro devido. Por isso, o edil segue buscando a ampliação dos atendimentos por parte da AME e ressalta a importância de se ter um serviço de resgate e socorro também nos sábados e domingos de forma plena.

“Uma cidade do porte de Caruaru, que tem crescido cada vez mais no âmbito da saúde animal, não pode ficar sem disponibilizar o serviço de leitos de internamento, que é de fundamental importância para a recuperação dos pets que se recuperam de cirurgias ou outros procedimentos essenciais para a manutenção da vida, e isso custa caro demais nas clínicas particulares, e muita gente não tem como pagar. Além disso, é importante o Município dê uma atenção maior para os casos de atropelamentos nos fins de semana. Serviços de saúde, como o que a AME Animal oferece, é essencial e, por isso, precisa funcionar de forma plena aos sábados e domingos também, porque ninguém sabe o dia e a hora que ocorrerá um atropelamento, nem se pode esperar para segunda, colocando a vida do pet em risco, sem o devido socorro”, destacou Anderson.

Nutricionista dá dicas de como manter a dieta no período junino


Uma das peculiaridades do período junino são as comidas típicas, que são inúmeras e estão sempre presentes nas mesas das famílias que comemoram as festividades de junho. Porém, é preciso ficar atento acerca das calorias desses alimentos, que podem fazer muitos fugirem da rotina e terem implicações na dieta. Por isso, o nutricionista e preceptor de estágio do curso de Nutrição do UniFavip Wyden, Jean Lemos, traz dicas de como manter a dieta nesta época.

• Planeje suas refeições ao longo do dia para equilibrar os excessos das festas. Se você sabe que vai consumir mais calorias à noite, opte por refeições leves e ricas em nutrientes durante o dia. Inclua alimentos ricos em fibras, proteínas magras e vegetais antes de ir para a festa, para ajudar a controlar o apetite. Sirva-se de pequenas porções para poder provar de tudo sem exagerar, evitando também o desperdício de comida. Prefira alimentos assados, cozidos ou grelhados aos fritos, e opte por pratos menos açucarados, evitando o excesso de sobremesas. Beba bastante água ao longo do dia e durante a festa para manter-se hidratado e ajudar na digestão. Mantenha uma rotina de exercícios físicos mesmo durante o período das festas. 

• Se você planeja participar das festividades juninas e pretende consumir bebidas alcoólicas, é importante tomar algumas precauções para garantir que sua experiência seja segura e saudável. Antes da festa, é essencial se alimentar bem. Faça uma refeição rica em proteínas, fibras e gorduras saudáveis, pois isso ajuda a desacelerar a absorção do álcool. Nunca consuma álcool em jejum, pois isso pode aumentar a taxa de absorção e causar efeitos mais rápidos e intensos. Além disso, hidrate-se bem antes de começar a beber. A água ajuda a prevenir a desidratação causada pelo álcool. 


• Durante a festa, controle o consumo de álcool. Estabeleça um limite para a quantidade que você vai consumir e tente segui-lo, pois a moderação é a chave para evitar problemas de saúde e comportamento. Faça pausas entre as bebidas, intercalando bebidas alcoólicas com água ou outras bebidas não alcoólicas, o que ajuda a manter a hidratação e reduz a quantidade total de álcool consumido. Prefira bebidas de menor teor alcoólico e evite misturas de diferentes tipos. Cuidado com coquetéis e bebidas adoçadas, pois o açúcar pode mascarar o efeito do álcool e levar a um consumo excessivo. Beba um copo de água entre cada bebida alcoólica para manter-se hidratado. Consuma petiscos ricos em proteínas e fibras, como nozes, frutas e queijos e carnes magras, ao longo da festa para retardar a absorção do álcool. 

• Após a festa, é importante continuar a hidratação. Antes de dormir, beba bastante água para ajudar a reidratar o corpo e reduzir os sintomas da ressaca. Coma uma refeição leve antes de dormir, como uma fruta ou um iogurte, para ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Procure dormir bem após a festa, pois o sono ajuda o corpo a se recuperar e processar o álcool. Caso esteja tomando medicamentos, verifique se há contraindicações para o consumo de álcool, pois alguns medicamentos podem interagir negativamente com o álcool. Seguindo essas dicas, é possível desfrutar das delícias das festas juninas e mantendo uma alimentação equilibrada.

Novo trecho da PE-01 em Paulista recebe sinalização horizontal


A obra de duplicação da rodovia PE-01 (Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite), em Pau Amarelo, Paulista, deu mais um passo na noite desta quarta-feira (12/06), com o início da colocação da sinalização horizontal num trecho de 2 km, no bairro de Pau Amarelo. A pista, no sentido Maria Farinha, ganhou faixa de pedestres. O trabalho, que está sendo executado pela empresa Ancar com supervisão da Secretaria de Infraestrutura do município, terá continuidade com a colocação da faixa no sentido contrário.

Na atual gestão do prefeito Yves Ribeiro, a requalificação da rodovia inclui duplicação, sistema de drenagem, iluminação e sinalização. O trabalho está sendo realizado com recursos do próprio município.

O trabalho total de duplicação vai até a confluência com a PE-22, no bairro de Conceição, numa extensão de 3,8 km. No momento, faltam apenas 1.500 metros para a conclusão da obra.

Fotos: Eudes Pereira
Imprensa Paulista PE 

Empresário Bruno Veloso toma posse como presidente da FIEPE


O empresário Bruno Veloso tomará posse como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) no próximo dia 17 de junho, em cerimônia no Armazém Blu’nelle, em Santo Amaro. O evento vai reunir empresários, políticos e representantes de instituições do setor produtivo, para celebrar a nova diretoria que representará o segmento no próximo quadriênio 2024-2028. Veloso é empresário do ramo de fabricação de pré-moldados de cimento e faz parte do Sistema FIEPE há 15 anos. 

Para os próximos quatro anos, o presidente eleito ressalta três pilares: Transformação Digital, ESG e Interiorização das ações e projetos do Sistema FIEPE, por meio da FIEPE, SESI, SENAI e IEL. “Como legítimos representantes das indústrias de todos os portes e segmentos, estamos empenhados em difundir a cultura de inovação e ter foco nas entregas”, destacou, frisando o compromisso de dar continuidade aos projetos iniciados na gestão de Ricardo Essinger.  

De acordo com Veloso, o incentivo às práticas de ESG terá atenção especial em sua gestão, cujo foco será auxiliar as indústrias que buscam reduzir sua pegada de carbono e implementar práticas para minimizar seu impacto no meio ambiente. Outro ponto defendido por Veloso será a interiorização das iniciativas do Sistema FIEPE, que contempla ainda a instalação de uma unidade em Serra Talhada, no Serão do Pajeú – quando passaremos a atuar com uma unidade integrada do SESI, SENAI, FIEPE e IEL. 

Além de Bruno Veloso, compõem a chapa os empresários Massimo Cadorin como 1º vice-presidente; José Antônio de Lucas Simón como 2º vice-presidente; e Renato Cunha como 3º vice-presidente. 

*Trajetória*
Nascido no Recife em 1959, Bruno Veloso é formado em engenharia civil pela Universidade Católica. Sócio-fundador de uma indústria de concreto chamada Goiana Pré-moldados, ele fundou a empresa em 1998 depois de ter passado por grandes empresas do ramo da construção civil. Casado, pai e avô, Veloso chegou à FIEPE depois de ter se associado ao Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento de Pernambuco (Sinprocim-PE), antigo Sindocal, há 15 anos, tendo presidido a entidade por dois mandatos. Sua trajetória na FIEPE tem passagem pelas diretorias administrativa e financeira durante os mandatos de Jorge Côrte Real e Ricardo Essinger. Ele também foi conselheiro do SESI-PE.

*Sistema FIEPE*- Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru” conta com 30 estabelecimentos do município


Entre os dias 1º de junho e 31 de julho está sendo realizado o circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru”. Estão participando 30 estabelecimentos do município, tanto da cidade quanto da zona rural. O Festival Gastronômico “Conheça Caruaru", teve início no mês de maio com mentorias aos restaurantes participantes. Em seguida, houve a escolha dos pratos para o circuito. 

Para participar do circuito do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru” é só ir aos estabelecimentos cadastrados (ver relação) e solicitar o prato do festival. No estabelecimento será oferecido o cartão fidelidade, para que o consumidor que atingir 12 adesivos seja contemplado com um prêmio exclusivo.

A realização do Festival Gastronômico “Conheça Caruaru" é da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), e conta com as parcerias do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Cesar Santos e Coca-Cola, além do apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

*Restaurantes cadastrados:*

Açaideli
Boteco Paulistano
Caçarola do Visconde
Chef Patrick
Crocant's Pastelaria
Restaurante Mãe Beata
Maricai
Multifood - Sushi
Nourishing Bistrô
Restaurante do Heleno
Seu Zé
Terraço Murici
Tia Guida
Varanda
Via Regional
O Barão
Smash Burguer
Restaurante Tia Bia
Restaurante São João de Sueli
Matuto’s Grill
Restaurante São José
Santorine Cozinha Mediterrânea
Lambreta Café & Bistrô
Restaurante Bar da Perua
Restaurante Lengo Tengo
Nuut Burguer
Cantinho Comedoria
Negro Brownie
Chef Adalberto
Pizzaria Delivery