sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ferreira Costa incentiva à leitura


Durante a 1ª Bienal Internacional do Livro em Garanhuns-PE, que começou dia 09 e segue até o próximo domingo (16), o Home Center Ferreira Costa estará com stand no evento, onde apresenta aos visitantes os Programas que a empresa desenvolve para incentivar a leitura.

Entre os projetos estão a a
bertura de mais de 80 salas de leituras em escolas municipais em Pernambuco e na Bahia, sendo 34 em Garanhuns, 6 em Lajedo, 20 em Salvador e 20 futuras salas que serão instaladas nos municípios da Região do Agreste de Pernambuco. As salas de leitura são fruto de uma parceria das Prefeituras de Garanhuns, Lajedo e Salvador, Grupo Editorial Record, Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Ferreira Costa e incentivado pela lei Rouanet,  tendo como objetivo democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura em áreas de baixa renda, contribuindo para o desenvolvimento humano do nosso país, através da ampliação da oferta de livros técnicos, científicos, artísticos e obras de referência, que facilitarão o ingresso de crianças e jovens na Era do Conhecimento. O acervo contempla títulos infantis, infanto-juvenis, obras de ficção, psicologia, sociologia, autoajuda, teoria literária, além de biografias.

A Ferreira Costa também já fez a doação de mais de 80 mil livros novos para escolas municipais das cidades parceiras do projeto. Cada unidade de sala homenageia um autor Brasileiro e é composta por um acervo de mil livros de segmentos diversos, num conjunto duplicado de 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros;

Além do Programa interno Roda de Leitura para os funcionários das lojas cultivarem o gosto pela leitura. A empresa disponibiliza livros para que os colaboradores levem para casa. Esses livros são devolvidos depois de lidos, para que passem de mão em mão. Esse é o aspecto mais importante do projeto, pois outras crianças e adultos podem desfrutar dos livros. Assim a Roda da Leitura vai girar e beneficiar muita gente.


Compesa usa robô para educação sócio-ambiental


Num mundo cada vez mais conectado, a Compesa buscou a tecnologia como parceira para incrementar os trabalhos de conscientização de crianças e jovens sobre temas relacionados à preservação da água e ao meio ambiente. Um robô é a mais nova arma nas ações de educação sócio-ambiental desenvolvidas pela empresa.

Batizado de Bio, o robô estreou no último dia 6, quando interagiu com alunos do ensino médio da Escola Estadual de Referência Othon Paraíso, no bairro da Mustardinha, no Recife. Trata-se de um Robototem, com as funções robóticas de locomoção, a funcionalidade de um computador e interação através de touchscreen.

A segunda exibição do robô foi realizada no Colégio Avançar, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 150 alunos, na faixa etária dos 6 aos 15 anos, prestigiaram Bio. Na ocasião, houve um bate papo sobre a importância da preservação da água com muita animação e interação.

A Compesa é pioneira nesta ação. Segundo a coordenadora do projeto, Fabíola Coelho, o novo instrumento permite maior interação com o público alvo, em ações e palestras, através de mensagens repassadas de forma lúdica e interativa. O robô é envolvente e ajuda no aprendizado e no debate sobre os temas abordados.

O nome “Bio” foi escolhido por ter relação com vida e meio ambiente, que são os principais temas das abordagens e também por ser de fácil assimilação. O robô trabalha com conceitos de interatividade, como movimento do rosto, apresentação de conteúdo via voz (que deixa o público sem a obrigação de ler), imagens e métodos de ensino a distância.

“O robô anda, falar interage com o público através de mensagens e animações. Sua tecnologia touchscreen ainda permite que sejam realizados toques na tela, o que aproxima e aumenta a interação com as crianças e os adolescentes com quem trabalhamos”, explica Fabíola Coelho.

O robô Bio fará apresentações em escolas públicas e privadas. A previsão é de que sejam realizadas quatro exibições por mês. A programação básica envolve os seguintes temas: a Água no planeta; Tratamento da água realizado pela Compesa; Consumo consciente; Hidrômetro; Tarifa Social; Tratamento de esgoto; e dicas para bom uso da rede de esgoto. Até o mês de novembro, já estão agendadas 12 apresentações.

Imprensa Compesa

Eleições 2012: Espaço 45 inaugurado em Camaragibe


Foi  inaugurado ontem (13) o comitê jovem Atitude 45, que apoia Jorge Alexandre- PSDB. A festa reuniu mais de mil pessoas, que agora conta com espaço de cultura, lazer e esporte.  O evento contou com a presença do Dep. Estadual Vinicius Labanca que chamou a atenção para importância de um espaço onde o jovem possa usufruir e interagir com a sociedade, resaltou.
A festa que teve inicio ás 20h, contou com a benção do Pastor Romildo do Prá, que falou aos jovens presente sobre a responsabilidade que eles tem com a família, sociedade e com a cidade.
Quem encerrou o evento foi o candidato a Prefeito Jorge Alexandre- PSDB que falou sobre o futuro de Camaragibe. “ Eu e Bosco assumimos o compromisso com o futuro de Camaragibe, e com aquele que ajudarão a construir esse futuro, os nossos jovens. Vamos valorizar a participação social dos jovens no planejamento da cidade”.   
Com informações da jornalista Cássia Cruz

Pescadoras participam do Programa Chapéu de Palha Mulher


Cerca de duas mil e oitocentos pescadoras pernambucanas que têm na pesca a principal fonte de renda no litoral e no interior serão beneficiadas com ações do Chapéu de Palha Mulher Pesca Artesanal. É a primeira edição do projeto para essa cadeia produtiva. A Secretaria da Mulher já vinha desenvolvendo ações voltadas para mulheres que trabalham na zona canavieira e na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco através do Programa Chapéu de Palha.

O objetivo é promover cursos de cidadania, políticas públicas e cursos de formação profissional para que tenham alternativa de trabalho e renda na época da sazonalidade da atividade. Nesse contexto, já está prevista para a 2ª edição do Chapéu de Palha Pesca, em 2013, cursos de formação profissional.

A aula inaugural do Projeto com as pescadoras artesanais ocorrerá na próxima terça-feira (18), a partir da 13h30, no Catamarã, no Cais de Cinco Pontas, no Recife, com a presença da Secretária da Mulher Cristina Buarque, das pescadoras, dos representantes das nove organizações não governamentais parceiras no projeto: Fase, Grupo Curumim, Casa da Mulher do Nordeste, Movimento da mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, Gestos, Associação Comunitária do Sítio Alto do Morcego, Associação Comunitária Lourenço Gomes da Silva, Associação do Renascer do Sítio Angélica, SOS Comunidade, além de representantes de órgãos governamentais e dos movimentos sociais ligados ao segmento.

PESCA - A inclusão do segmento da pesca artesanal no Programa Chapéu de Palha foi solicitada pelas próprias pescadoras, e leva em consideração a situação social e econômica da população durante o inverno, quando aumentam as chuvas, o que deixa as águas desfavoráveis para a atividade pesqueira. Dessa forma, as mulheres e os homens perdem a alternativa de renda.
O Governador Eduardo Campos instituiu em lei o Chapéu de Palha para que no período de quatro meses, as pescadoras e pescadores cadastrados no projeto, além do auxílio financeiro, participassem dos cursos de formação cidadã e profissional. Podem se cadastrar no Programa famílias em situação de pobreza, com renda de até R$ 70 mensais.

Serão realizadas 78 turmas dos cursos de Cidadania e Políticas Públicas para as pescadoras com ênfase na questão de gênero, raça, etnia e geração de trabalho e renda, com o objetivo de fortalecer a participação ativa dessas mulheres na gestão social dos territórios na qual estão inseridas. Assim, essas mulheres poderão modificar seus modos de vida e ampliar as formas de atender às suas necessidades humanas, enquanto cidadãs conhecedoras de seus direitos e possuidoras de desejos e vontades, de forma a se integrarem à sociedade de maneira digna, justa e igualitária, comenta a Secretária da Mulher Cristina Buarque.

Nessa 1ª edição a SecMulher atuará em 27 municípios dos 58 contemplados pela Lei. Nesses 27 municípios houve a presença de mulheres no ato do cadastramento e consequentemente a formação de turmas. São eles: Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Abreu e Lima, Lagoa de Itaenga, Venturosa, Pedra, Feira Nova, Águas Belas, Ibimirim, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Belém de São Francisco, Cabrobó, Jatobá. Demais municípios contemplados e que também serão atendidos por outras Secretarias de Estado envolvidas no Programa Chapéu de Palha: Moreno, Lagoa do Carro, Bonito, Carpina, Belo Jardim, Cumaru, Riacho das Almas, Frei Miguelinho, Serrita, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Custódia, Floresta, Petrolina, Petrolândia, Afrânio, Lagoa Grande, Parnamirim, São Lourenço da Mata, Pesqueira, Ouricuri, Araripina, Paudalho, Iguaraci, Surubim, Brejo da Madre de Deus, Bodocó, Panelas e Gameleira.

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Bairros de Jaboatão e Cabo ficarão sem água na próxima terça


Algumas localidades abastecidas pelo Sistema Gurjaú terão o abastecimento de água interrompido na próxima terça-feira (18), a partir das 6h. O motivo é a substituição de um trecho de 8 metros de tubulação da rede de distribuição de água, que está obstruída e causando redução na pressão da água que chega à população.

A paralisação terá duração de 15 horas e afetará Barra de Jangada, Candeias, Estrada da Curcurana e Piedade (da Avenida Barreto de Menezes até a curva do Sesc) em Jaboatão dos Guararapes, e Ponte dos Carvalhos (lado oeste da antiga BR-101), no Cabo de Santo Agostinho.

A previsão é que o abastecimento seja regularizado a partir das 21h do mesmo dia.

Imprensa Compesa

E falando em campanha petista... Amanhã tem ato de cultura

O grande ato de cultura acontecerá no próximo sábado (15), a partir das 10h, no comitê Central de Humberto Costa e João Paulo. No evento, serão firmados os 13 compromissos com a cultura - elaborados pelo setorial do Partido dos Trabalhadores, com a participação do ex-secretário de cultura do Recife no governo João Paulo e atual secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe. As propostas foram passadas para as lideranças dos diversos seguimentos de cultura - através de um processo de escuta e reuniões ampliadas, realizadas durante os dias 03 a 12/09 com os diversos artistas e segmentos da cultura popular do Recife. No ato, Humberto Costa assinará a carta compromisso com a cultura da cidade.

O quê? Ato de Cultura com Humberto Costa e João Paulo
Onde? Comitê Central de Humberto Costa e João Paulo (Av . Gois Cavalcanti, 480, Parnamirim - em frente à praça, aonde era a antiga Farmácia dos Pobres).
Quando? Sábado (15), a partir das 10h

Com informações da jornalista Mariângela Borba

Eleições 2012: PT muda estratégia de campanha


A campanha do candidato do PT à prefeitura do Recife, o senador Humberto Costa, adotará uma nova postura e apostará na intensificação das campanhas de rua e também na utilização de nomes de relevância do partido, como ministros e até mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma tentativa de diminuir a diferença entre o petista e o líder nas pesquisas, Geraldo Julio (PSB).
Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, o afilhado do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), abriu 11 pontos de vantagem e lidera a disputa com 34% das intenções, enquanto, em queda, Costa tem 23% e está tecnicamente empatado com o terceiro colocado, Daniel Coelho (PSDB), que 19%.
Por conta do avanço de Julio, os petistas usarão mais campanhas de rua para tentar intensificar o contato do petista com a população e utilizarão a propaganda no rádio e na televisão como espaço para um "debate político" contra Julio. "Ele vem assumindo a paternidade de projetos que não é verdade. Vamos, entre outras coisas, tratar disso", afirmou o senador.
O PT trará também à capital pernambucana os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e também o das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que é deputado federal pelo PP, partido da base de apoio da candidatura petista.
Apesar de ainda não haver confirmação, a expectativa é de que Lula também faça um evento de campanha com Humberto. O ex-presidente já gravou depoimentos de apoio ao candidato, mas ainda não fez nenhum ato de campanha na capital pernambucana.
Com a ida de personalidades de expressão nacional a eventos de apoio à candidatura de Humberto, o PT busca conseguir reforçar seu concorrente, e minimizar a influência do governador Eduardo Campos sobre o eleitorado local, um dos principais motivos para o bom desempenho de Julio.
Sem medo
Questionado sobre se a ascensão de seu principal adversário e sua queda nas pesquisas preocupa, o candidato minimizou a situação. "Ainda estou indo para o segundo turno, estou tranquilo. No segundo turno, é outra eleição" afirmou o petista, que afirma que não consegue "enxergar nas ruas o resultado das pesquisas".
Daniel Fernandes - Portal Terra

Inaugurada a nova delegacia no Alto do Pascoal


O governador Eduardo Campos inaugurou, na manhã desta sexta-feira (14/09), as novas instalações da Delegacia de Polícia da 15ª Circunscrição no Alto do Pascoal, que teve o prédio reformado, mobiliado e está totalmente climatizada. Com investimentos em torno de R$ 258 mil, a delegacia vai funcionar 24h por dia, disponibilizando no atendimento à população um delegado, 19 agentes e escrivães. Desde o início da Gestão Eduardo, 62 imóveis da Polícia Militar e Civil do Estado já passaram por reformas.  

   A delegacia é responsável pelo atendimento de quase 110 mil pessoas, principalmente do Alto do Pascoal e de Água Fria. Para o governador, uma estrutura apropriada é fundamental para o trabalho policial. “As nossas delegacias não eram adequadas nem para receber a população e nem para os policiais civis que iam trabalhar. Não tinha móveis, telefone, Internet. Aqui não tem luxo, mas tem as condições necessárias para as pessoas trabalharem e receberem bem o cidadão”, disse o Eduardo.

Já o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, destacou o tratamento diferenciado que o quesito segurança pública tem recebido da atual gestão estadual. “Nos últimos cinco anos em Pernambuco, o Governo tem dado uma atenção especial à segurança, facilitando o trabalho da polícia. Nesse tempo, foram quase 11 mil servidores contratados para o setor ajudando também no recompletamento do efetivo”, afirmou Damázio.

A Delegacia do Alto do Pascoal ocupa 875 m2 de área, sendo 375 mde área construída.  Durante a reforma, a delegacia vinha atendendo a população em um prédio alugado na Estrada Velha de Água Fria. Qualquer cidadão pode entrar em contato com a delegacia no (81) 3184-3180.

A região vai ganhar ainda o monitoramento exclusivo de uma equipe do Programa Patrulha nos Bairros, conforme anunciou o governador durante o seu discurso. “Vamos trazer a polícia mais para perto, ajudando a trazer mais paz e tranquilidade para a comunidade. A gente já tem viaturas no Alto de Santa Teresinha, em Água Fria, e na Bomba do Hemetério. Agora vai ter uma dedicada ao Alto do Pascoal”, garantiu Eduardo. 

 Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Novo sistema facilita o estacionamento nas ruas


pensou em sair de casa rumo a um grande centro comercial para fazer compras ou resolver problemas e não precisar se preocupar em achar uma vaga para estacionar? Pois bem, a Intelimotion trouxe a tecnologia IntelStreet, que proporciona comodidade e facilidade aos condutores de automóveis. Através de sensores e sinais digitais sem fio, quadros eletrônicos mostram onde estão vagas disponíveis economizando tempo e ajudando a mobilidade urbana.
O IntelStreet também possui, comprovadamente, uma eficácia de redução de 70% do tempo de espera para estacionar. E o melhor: reduz mais de 50% a queima de CO2, emitido pelos carros nas grandes cidades. Esse sistema já é utilizado nos cinco continentes; no Brasil, sua expansão ainda é tímida, mas já conta com um mercado que cresce todos os dias. Os principais clientes são os shoppings e lojas de departamento e o consumidor sai satisfeito e aprova a mobilidade, já que também pode ser introduzido em vias públicas, como na Europa.
Os estacionamentos em vias públicas  podem proporcionar uma maior mobilidade urbana no Centro do Grande Recife: a IntelStreet. É uma nova oportunidade de controlar o que a cidade precisa: fluidez no trânsito e menos manobras para estacionar, já que os dois atrapalham, em grande escala, a movimentação dos automóveis.
Com sensores nas ruas, fica muito mais fácil encontrar lugar para estacionar, principalmente nas chamadas “Zona Azul”. Até mesmo pelo celular, através de aplicativos, pode-se encontrar vagas disponíveis. O investimento traz sensores de presença de viaturas em cada lugar de estacionamento; sabe-se em tempo real se algum lugar está ocupado, publica, através de painéis, quantas vagas existem em cada ponto dos estacionamentos e ainda controla  a permanência.
A instalação e rápida e fácil. Assim, não incomoda os cidadãos recifenses, que terão mais um mecanismo para melhorar o conturbado congestionamento causado por falta de visualização de vagas.

Como funciona:
>>>Dotar a infraestrutura de inteligência:
·        Colocar sensores de presença de viaturas em cada lugar de estacionamento
·        Saber em tempo real se um lugar está ocupado

>>>Melhorar a Mobilidade Urbana:
·        Publicar disponibilidades de estacionamento em tempo real
·        Criar um novo conjunto de serviços para o condutor

>>> QR – Aplicativo que lê uma legenda nos postes dos estacionamentos ou nas vias públicas que pode ser visualizada pelo celular e dizer a localização exata do seu carro, caso se perca, e ainda pode pagar pelo mobile.

Judoca pernambucana traz duas medalhas de ouro para o Brasil


A pernambucana Fernanda Freitas foi campeã panamericana e bicampeã sulamericana, na categoria sub 17, no Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano Sub17 e Sub 20 realizado no último fim de semana em Cali, na Colômbia. Participaram da competição 430 judocas de 23 países, a maior edição já organizada pela Confederação Pan-Americana de Judô. A judoca Fernanda (52kg) além de trazer duas medalhas para o Brasil e para Pernambuco, em especial, venceu ainda a Argentina Florencia Zayas, que terminou em quinto lugar.
Nandinha, como é conhecida, mora em Olinda, tem 16 anos de idade, pratica judô desde os 9 anos. Treina três horas por dia com o seu técnico Edson Gondim. É bolsista do programa Bolsa Atleta do Governo do Estado. No currículo a garota já tinha os seguintes títulos: campeã brasileira, tetra campeã regional, penta campeã pernambucana, 7º lugar no circuito europeu, duas vezes vice-campeã e um terceiro lugar nas Olimpíadas Escolares. Em novembro viaja para Cuiabá para participar das Olimpíadas Escolares em busca do título que ainda não tem: campeã brasileira das Olimpíadas Escolares. Depois seguirá para Natal (RN) onde disputará o brasileiro sênior (adulto).
Secretaria de Esportes de Pernambuco

SecMulher apoia Ala de bissexuais femininas na Parada LGBT


A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher) estará presente, no próximo domingo (16), na 11ª Parada da Diversidade de Pernambuco, dando visibilidade a um segmento das mulheres ainda bastante discriminado: as mulheres lésbicas e bissexuais. A SecMulher, em parceria com o Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco (Comlés), estará disponibilizando um trio elétrico para o desfile na avenida.

A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, já confirmou a presença no evento que este ano aborda a temática "Democracia em todos os cantos: Vamos cantar um Pernambuco sem Homofobia".

O evento ocorre a partir das 9 horas, na Praia de Boa Viagem, no Recife. A concentração será no Parque Dona Lindu e o desfile seguirá pela Avenida Boa Viagem até o 1° Jardim, onde artistas locais irão animar o público, em 11 trios elétricos. Vários grupos da cultura popular também vão participar do evento. Entre eles, maracatu rural, orquestras de frevo, passistas de Pernambuco e frevioca.

A Gerente de Fortalecimento Sóciopolítico da SecMulher, Fábia Lopes, explica que com a ação a Secretaria deseja chamar a atenção da sociedade para o fato de que as mulheres possuem outras orientações sexuais, além da heterossexualidade; ou seja, "as mulheres também representam parte da população homossexual do Estado. Atualmente, a homossexualidade masculina é mais debatida em vários setores da sociedade, a exemplo dos meios de comunicação, e nós queremos dar visibilidade ao debate das mulheres bissexuais e lésbicas, pois esse segmento possui necessidades específicas, gerando a demanda de políticas públicas também específicas", registra a gerente.

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Palmirina e Ibirajuba saem do rodízio de abastecimento


Dois municípios do Agreste pernambucano estão finalmente livres do rodízio. Graças a obras da Compesa, Palmeirina e Ibirajuba estão agora recebendo água 24 horas por dia. Foram realizadas várias intervenções, garantindo abastecimento com regularidade para todos os clientes da companhia nessas duas localidades.

Em Palmeirina, foram investidos R$ 60 mil na melhoria da rede distribuidora, com ajustes operacionais, além de implantação de hidrômetros. Segundo o gerente regional, Mozart Alencar, 93% da cidade está hidrometrada, garantindo fiscalização no consumo e na distribuição de água. “Antes o rodízio era de 24 horas com água e 24 horas sem. Agora, a cidade tem água nas torneiras todos os dias”, afirma o gerente.

Já em Ibirajuba, foram substituídos trechos da antiga adutora que abastece a cidade, além da implantação de equipamentos de segurança (ventosas). Com o investimento de R$ 20 mil, a cidade saiu do rodízio de dois dias com água e seis dias sem, passando agora a ser abastecida todos os dias.

Em Ibirajuba, a Compesa também investiu mais de R$ 530 mil na substituição de mais de quatro mil metros da rede de distribuição, setorização, instalação de 1.100 hidrômetros e construção de um reservatório elevado.

Atualmente, está em andamento a implantação de uma nova adutora para o município, o que deverá beneficiar mais de quatro mil pessoas. A adutora terá mais de 16 mil metros de extensão. A obra, que deve ser concluída ainda este ano, inclui ainda a construção de uma estação elevatória de água tratada, gerando um incremento na vazão ofertada.

Imprensa Compesa

Menus afixados nos restaurantes McDonald's passarão a informar quantidade de calorias dos produtos‏


O McDonald’s passará a informar a quantidade de calorias dos produtos anunciados nos menus afixados em todos os restaurantes da América Latina. Com esta inovação, os clientes do McDonald’s na região terão o conhecimento exato das calorias de cada produto também no momento de realizar a compra. A implementação dessa iniciativa na região começará em março de 2013 e estará concluída até junho de 2013, em linha com os parâmetros internacionais de transparência da marca.

O McDonald’s já oferece a seus clientes da América Latina a informação nutricional de seus produtos nas lâminas de bandejas, em guias,  folhetos e em seus sites na Internet (www.mcdonalds.com.br). A nova proposta de comunicação responde ao trabalho constante de evolução da marca para tornar cada vez mais acessíveis as informações nutricionais acerca de seus produtos.

“O consumidor está cada vez mais atento à qualidade e ao equilíbrio dos nutrientes que consome. Queremos estar em sintonia com essas necessidades. Há exatamente um ano realizamos um aprimoramento em nosso cardápio, com a redução de sódio, açúcar e gorduras, além de uma reformulação da composição do McLanche Feliz para respeitar um limite de 600 calorias. Em 2007, já havíamos eliminado as gorduras trans e acrescentamos saladas ao cardápio desde 2002”, disse Woods Staton, Presidente e CEO da Arcos Dorados, companhia que opera a marca McDonald’s na América Latina. “É importante que nossos clientes estejam bem informados no momento de optar entre nossos produtos e, nesse sentido, a informação disponível nos menus afixados nos restaurantes passa a ter grande relevância.”

Com a adoção desta medida, a cadeia segue aprimorando sua forma de comunicar, e incorpora um novo canal que ajudará os clientes a fazer suas escolhas de maneira cada vez mais embasada.


Menu em constante evolução

Em 2011, foram implementas importantes evoluções no menu oferecido nos restaurantes da América Latina: 

Redução de sódio
·         Redução média de 10% no teor de sódio de pães, McNuggets, queijo e Ketchup.
·         No McLanche Feliz, as duas opções de sanduíches e os McNuggets também tiveram uma redução média de 10% no teor de sódio.

Redução de açúcar
·         Nas bebidas à base de frutas, a quantidade de açúcar adicionado foi reduzida em torno de 40%, passando a ter menos do que 5 gramas por 100 ml.

Menu Infantil
·         A composição atual do McLanche Feliz, com quatro itens, passou a incluir uma porção de frutas frescas. Em qualquer das combinações, o McLanche Feliz tem hoje até 600 calorias e está adequado a 1/3 das necessidades diárias de energia de crianças entre 6 e 10 anos.
·         O novo McLanche Feliz tem mais vitaminas e minerais e menos sódio, açúcar e calorias.

Menu Adulto
·         As McOfertas passaram a ter três opções de acompanhamento: além das tradicionais McFritas e dos McNuggets, foi lançada uma salada de acompanhamento, com menos de 10 calorias sem molho.
o        Com a opção da nova salada de acompanhamento, as McOfertas tiveram uma redução média de 20% no total de calorias.

A evolução do menu segue uma trajetória de inovações que introduziram, em anos anteriores, as seguintes novidades (algumas delas já foram substituídas por novos lançamentos):

·         Primeiras saladas do McDonald’s, introduzidas em 1987
·         Maçãs e iogurte de baixo teor de gordura, com cereais (Parfait), em 2005
·         Tomates cherry, milho e bastões de cenouras como opções do McLanche Feliz em diferentes países, em 2006
·         Eliminação do menu das gorduras trans adicionadas, em 2007, com a adoção das novas combinações de óleo para fritura. Desde então, as McFritas, os McNuggets e os sanduíches de frango são livres de gorduras trans.
·         Primeiros Wraps, em 2008
·         Primeira redução de açúcar adicionado nas bebidas à base de frutas, em 2009
·         Azeite de oliva e vinagre balsâmico como complemento de saladas, em 2009



Incentivo à vida ativa

Além do compromisso com a qualidade da alimentação, a empresa incentiva a prática de uma vida ativa. Patrocinador das duas principais competições globais, os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo da FIFA™, o McDonald’s apoia também ações locais de iniciação esportiva e promove eventos para toda a família.

Na América Latina, a Arcos Dorados promoverá, no próximo mês de outubro, a segunda edição da corrida McDonald’s 5K – Mulheres em Movimento.  O evento vai movimentar mais de 60 mil mulheres e seus familiares em 18 cidades de 15 países da região.

Itep lança concurso de fotografia para preservação da memória institucional


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o I Concurso de Fotografias – 70 anos do Itep com o objetivo de formar um acervo de imagens com a temática “Aqui se faz Tecnologia, aqui se faz História”, além de contribuir para a preservação da memória institucional por meio do fortalecimento dos laços entre antigos colaboradores e os atuais. O edital do concurso está disponível no site do Itep (www.itep.br).

O concurso é destinado a ex-funcionários e colaboradores de hoje, que podem participar mediante a cessão de fotografias que comporão um catálogo institucional e uma exposição permanente.

Serão escolhidos vencedores para três categorias: fotografia mais antiga; maior número de fotos inscritas; e fotografia de maior representatividade para a história do Itep. As fotografias deverão ser entregues até o dia 28 deste mês, na Memória Técnica (Bloco D – 1º andar), devendo constar da ficha de inscrição a descrição da imagem, pessoas registradas nas fotos, título, data e local.

A avaliação a ser feita por uma comissão julgadora, composta por três membros indicados pela diretoria do Itep, levará em consideração critérios como originalidade, ineditismo, contexto da fotografia no tema e a contribuição para a preservação da memória institucional.

O resultado do concurso será divulgado na festa de aniversário de 70 anos do Itep, que acontecerá no dia 11 de outubro, quando os ganhadores receberão diploma de homenagem.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco