terça-feira, 22 de novembro de 2022

Estamos em pandemia 2.0? Médicos respondem

 

O número de casos de covid-19 vem subindo assustadoramente. Embora não tenha tantas mortes como antes, cada vez mais pessoas estão novamente doentes. Lugares públicos como universidades voltaram a solicitar o uso de máscaras. O Blog Tais Paranhos conversou com três nomes que lutam e lutaram contra a Covid e as recomendações foram unânimes: a vacinação ainda é a melhor forma de prevenir a doença, que matou quase 700 mil pessoas em todo o Brasil e é por causa dela que não está havendo tantas mortes. Enquanto alguns lugares já disponibilizem a quinta dose, muitas pessoas, pasmem, ainda NÃO TOMARAM SEQUER A PRlMElRA DOSE! Vejamos as falas agora:


Lula Arraes - Médico lnfectologista e professor da UFPE

"Podemos chamar de pandemia 2.0, mas de infecção, não propriamente de doença. Menos doença grave. E, claro, isso devido à vacina. As UTls estão lotando por causa de quem teve vacinação incompleta. E as crianças devem ser vacinadas com urgência, senão, pouca coisa poderá ser feita. E precisamos observar as consequências a longo prazo de uma infecção precoce".  

Jones Albuquerque - Professor da UFRPE e Coordenador do lnstituto de Redução de Riscos e Danos

"A cada nova variante que evade de vacinas, tenos novas pandemias... estamos assim, desde as Deltas, pelo que parece. Estamos em pandemia desde sempre, a WHO ainda não decretou o fim do estado de emergência e, por aqui, negligenciamos isso. Sem medidas restritivas, sem novas vacinas na população, os vacinados em baixa cobertura com 3a e 4a dose, escolares com baixa cobertura vacinal e novas variantes muito infectantes e que evadem o restinho de imunidade que temos, parece que juntos, temos o que você chama de 2.0. E o que devemos fazer? O de sempre: estar ao ar livre o máximo que conseguirmos, distanciamento, mascaras, higiene e termos as novas vacinas na população o quanto antes".

Bruno Moreira Gino - Médico de Emergência e Professor da Ontario Tech University (Canadá)

"Podemos dizer que temos uma pandemia antes das vacinas e depois das vacinas. Antes dos imunizantes havia muitas mortes de pessoas idosas ou portadores de comorbidades, como diabetes e problemas renais, por exemplo. Mas após a chegada das vacinas, 50% das mortes, ou mais, passou a ser de pessoas jovens. Mas, certamente, nós nunca saímos da pandemia".   

Condado é nível prata em Transparência


A Prefeitura Municipal do Condado receberá do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, a certificação nacional nível prata em transparência. 

Dentre os 187 municípios do estado, apenas 12 conseguiram atingir a certificação. 

Condado foi uma das cidades que se mostrou compromissada com a transparência pública sendo reconhecida a nível nacional. 

O prefeito Antônio Cassiano comemorou a conquista “Nosso compromisso é com o povo da nossa cidade, por isso fazemos uma gestão com transparência e responsabilidade. É assim que foram todos esses anos da nossa gestão.”

Pegue leve nos esportes neste verão


Movimentar-se é muito bom! É sinônimo de saúde e longevidade. No entanto, para quem é sedentário, esse começo deve ser paulatino e acompanhado por médico. É importante um exame prévio, uma consulta para ver o condicionamento físico. 

"A atividade, seja beach tennis, vôlei de praia, natação, corrida ou mesmo musculação precisa receber orientação de um cardiologista, principalmente se já tiver passado dos 30 anos", comenta o cardio Carlos Japhet, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - seção PE. 

Os treinos devem ter regularidade e serem iniciados pouco a pouco para não sobrecarregar o coração e não promover tontura, cansaço, falta de ar e dor no peito. Pratique saúde,com segurança!

Black Friday Ferreira Costa


Chegou neste dia 22, a campanha mais aguardada do ano pelo varejo, a Black Friday. A data é esperada ansiosamente por todos os brasileiros, já que é durante o período do evento que o consumidor pode pagar mais barato por produtos geralmente mais caros em dias “normais”. A Ferreira Costa, esse ano, aproveitando o interesse de compra dos clientes, vem desde outubro oferecendo preços especiais com a Black antecipada. Agora, na Black de Verdade Ferreira Costa, que acontece até o dia 25/11, o consumidor vai poder conferir ainda mais ofertas no Home Center que se compromete em apostar no melhor preço de Black do Brasil.

São mais de 80 mil produtos disponíveis, entre móveis, eletrodomésticos, itens de decoração, lazer e muito mais. Tudo em até 10x sem juros com até 70% de desconto. “Temos os melhores produtos pelos melhores preços. Não é à toa que nossa Black Friday é Black de Verdade, com preço baixo mesmo. Para comodidade, o cliente pode escolher onde quer comprar: nas lojas, no site ou no app. Além disso, no app o cliente tem acesso a ofertas exclusivas do app”, afirma Flávia Chiba, gerente corporativa de Marketing e E-commerce do Home Center.

Todo esse reforço vem da expectativa do varejo para essa época, juntamente com o evento da Copa do mundo. Um momento atípico e de oportunidade tanto para os clientes, como para o mercado. De acordo com dados da Behup de maio de 2022, 56% dos consumidores pretendem adquirir produtos durante a Copa do Mundo, e 72% deles têm planos de consumo para a Black Friday 2022. O varejo espera por grandes movimentos nas lojas e nos canais online, já que, nos últimos anos, eles têm ganhado força devido a comodidade e facilidade de compra e recebimento das mercadorias.

No site da Ferreira Costa, o consumidor pode fazer o cadastro e receber avisos de ofertas exclusivas via e-mail. Ele também pode conferir as playlists de produtos, separadas por ambientes como cozinha, sala e quarto. A Ferreira Costa selecionou diversas mercadorias com preços incríveis para você montar, organizar ou redecorar sua casa. Todos os mais de 80 mil itens que podem ser entregues com frete grátis para todo Brasil, dependendo da região em que você mora, outro diferencial que só o maior Home Center do Nordeste oferece. 

Outra opção é a retirada do produto na loja, através do Clique e Retire. As lojas receberam reforços durante o período da campanha, contratando pessoas para serviços temporários, facilitando a experiência do consumidor que poderá contar com os funcionários durante toda jornada de compra, desde a ajuda na escolha dos produtos até a embalagem do produto.
Devido ao aumento de casos da Covid 19 nas últimas semanas, todos os colaboradores estarão de máscaras e oferecendo álcool em gel, tudo visando a segurança do cliente. 

*Sobre a Ferreira Costa:*
Com 138 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com e o App, com entrega para todo Brasil.

Cuidado com os fogos de artifício


Com a chegada da Copa do Mundo, seguida das festas de fim de ano, aumenta significativamente o uso de fogos de artifício. Por isso, o Instituto Help Your Hands alerta sobre as medidas de segurança para evitar acidentes com esses artefatos.

A médica especialista em mão e presidente do Help Your Hands, Etelvina Vaz, ressalta que os fogos de artifícios devem ser manuseados por profissionais e traz algumas projetáveis para o manuseio correto:
- Conferir o certificado de garantia do foguete;

- Não segurar os fogos com as mãos;

- Escolher áreas isoladas, ao ar livre e sem eletricidade para fazer o acionamento;

- Manusear sempre protegido com uma base própria ou com o suporte fornecido na embalagem;

- Posicionar o rojão em ponto fixo;

- Disparar um artefato de cada vez;

- Não tentar reacender fogos e sempre ter um recipiente de água para molhar os que falharem;

- Nunca associar bebida alcoólica ao uso de fogos;

- Nunca transportar fogos nos bolsos;

- Não realizar brincadeiras, como apontar o artefato para alguém ou colocar bombas em latas.

Segundo levantamento do instituto, as ocorrências com fogos resultam em queimaduras para 70% dos casos, já 20% dos pacientes são lesionados com lacerações e cortes e 10% sofrem com amputações de membros superiores.

Já os estrondos emitidos por esses artefatos, é prejudicial aos humanos e aos animais. “Crianças pequenas, idosos, pessoas com necessidades especiais, cachorros e gatos são os que mais sofrem” explica a médica, ressaltando a importância de afastamento da barulheira.

“São dados preocupantes, que demonstram riscos e danos irreversíveis a saúde”, conclui Etelvina Vaz (foto abaixo)



Vacinação: 5a dose contra covid sendo aplicada em Condado


A Secretaria de Saúde do município de Condado - PE, iniciou a 5° aplicação do imunizante para idosos com 80 anos ou mais. A vacinação acontece nas unidades de saúde, e em loco para os acamados ou domiciliados. 

A Secretária de Saúde, Aline Vanessa, comemora mais essa etapa na vacinação do município, “É um momento de renovação da esperança, cada dosagem do imunizante é uma felicidade, pois estamos ainda mais reforçados contra esse vírus. Nesse momento estamos fazendo o máximo para vacinar todas as pessoas da nossa cidade, hoje também, abrimos a vacinação da 4° Dose para 30+, buscando proteger ainda mais a nossa gente.”

A Secretaria de Saúde também informou que a partir da quinta-feira, abriram vacinação para bebês, dos 06 meses a 2 anos, sem comorbidades.

Para se vacinar o usuário deve se dirigir até à unidade de saúde mais próxima da sua casa, munido de máscara, cpf, cartão de vacinação ou cartão SUS.

Delícias da Prazeres inaugura filial no bairro do Rosarinho


Novidade no bairro do Rosarinho! A Delícias da Prazeres abriu nova unidade, sob o comando das empresárias Ana Alice Castro e Karla Dias. Esta é a sexta unidade da marca na capital. A proposta é atuar com lanches, almoço, ceia e cafeteria. Um diferencial para o público é o kit festa pronto em 20 minutos!