segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Aberta inscrição para III Mostra Científica da Secretaria de Saúde de Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Coordenação de Educação em Saúde, está com inscrições abertas para os profissionais e estudantes que tiverem interesse em submeter suas produções científicas durante a III Mostra Científica da instituição, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro.

Com a temática: “Saúde como Direito”, o evento será na sede da própria secretaria reunirá produções científicas elaboradas por estudantes e professores das instituições de ensino de Caruaru.

“O objetivo da Mostra é expor trabalhos de conclusão de curso, estudos de casos e trazer experiências bem-sucedidas desenvolvidas nas unidades de saúde de Caruaru. Será um momento oportuno para conhecimento e troca de informações”, explicou a coordenadora de Educação em Saúde, Suellen Silva.

Os interessados devem realizar a inscrição gratuita, até o dia 23 de setembro, no site www.saudecaruaru.pe.gov.br ou através do formulário https://forms.gle/pUczr5F7bPsYZsAG9


Imprensa Caruaru

Aumento das mensalidades escolares

Com a aproximação do fim do ano as escolas particulares dão início ao reajuste das mensalidades para o ano letivo de 2020. Esse é o período que os pais e responsáveis dos alunos que já estão matriculados nas instituições são informados pela direção das unidades sobre o percentual do reajuste e o valor das mensalidades que passarão a valer no ano seguinte.

De acordo com a legislação educacional, os gestores têm a liberdade para definirem o percentual de reajuste das mensalidades, não havendo assim um teto estipulado por lei que deva ser seguido pelas instituições de ensino privadas. 

Seguindo a Lei nº 9.870/09, o percentual reajustado pelas instituições de ensino deve ser informado aos pais e responsáveis por meio de uma planilha de custos. Os gestores disponibilizam essa planilha para que os pais e responsáveis possam compreender os motivos e gastos da escola que justificam o reajusta estabelecido.

“A partir deste momento a maioria dos gestores já começam a notificar os pais e responsáveis sobre esses reajustes. Mas, é muito importante frisar que os gestores também informam aos pais que os novos valores que passarão a ser cobrados somente a partir de 2020 equivalem para todo o ano”, destaca o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto. 


A Grande Casa de Nossas Casas

A inquietação diante de uma sociedade que precisa cada vez mais de ações e atitudes transformadoras é o norte da obra “A Grande Casa de Nossas Casas” da escritora Marilda Vasconcelos de Oliveira, a se lançada na próxima terça (17/09), às 19h30, na Livraria Praça de Casa Forte. O encontro, que reunirá palestra de Fátima Quintas (prefácio), contará com a apresentação de importante discussão de uma sociedade envolta em um universo de inovações, mas presa em questões básicas que comprometem a vida futura e das próximas gerações. Injustiça, desigualdade social, fome, degradação do ecossistema, desenvolvimento urbano desregrado e desmatamentos estão entre as realidades que assistimos e vivemos no dia a dia e que se fazem presente nesse novo trabalho da poetisa, socióloga e antropóloga pernambucana, que possui diversos prêmios literários de âmbitos nacionais e internacionais.
Desenvolvido a partir de ensaio premiado em 2010 no Prêmio XII Jogos Florais em Portugal, sua autora traz essa obra singular editada agora pela Babecco, que faz um importante alerta à sociedade que precisamos ser e sobre as consequências macro que a ação do ser humano provoca no ecossistema: “À medida que desaparecem ou são transmutadas espécies vegetais e animais, um novo horizonte se define em termos de saúde e alimentação”, como coloca Marilda em sua obra. E, em tempos de grandes impactos na natureza, as reflexões em “A Grande Casa de Nossas Casas” se fazem essencial e chegam em momento oportuno em projeto gráfico assinado por Robson Lemos, que já assinou projetos e de tratamento de imagens para publicações, e por Gil Vicente, responsável ainda pela arte da capa que, em traços de nanquim, reflete bem essa perspectiva da beleza do meio ambiente que é comprometido pela poluição causada pelo homem. 
Este novo trabalho de Marilda Vasconcelos de Oliveira, que se somam a treze produções ao longo de sua carreira literária, que envolve antologias e livros publicados, muitos dos quais premiados. A autora já traçou uma longa carreira como docente de sociologia pela FAFIRE, e ainda acumula seis menções honrosas e seis premiações de âmbito nacional e internacional como o Prêmio Manuel Bandeira pela UBE-PE conjuntamente com a União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, Prêmio Gilberto Freyre pela UBE/RJ e da Associação Cultural de São Domingos de Rana, Cascais, Portugal. E, pelo peso de sua atuação e o conjunto literário, “A Grande Casa de Nossas Casas” chega ao mercado pernambucano avaliado e reconhecido por personalidades ilustres como a própria Fátima Quintas, escritora e antropóloga pernambucana, que presidiu a Academia Pernambucana de Letras, e pela também imortal Bartyra Soares, membro da cadeira 37 da APL.


SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO “A GRANDE CASA DE NOSSAS CASAS” DE MARILDA VASCONCELOS DE OLIVEIRA
Quando: Terça (17/09), às 19h30
Local: Livraria Praça de Casa Forte (Praça de Casa Forte, 454, Casa Forte)
Telefone: (81) 3019-0259
Programação: Palestra de Fátima Quintas

Olinda faz inserção do DIU de cobre em mulheres da Base Rural

Mulheres da comunidade Base Rural, em Ouro Preto, Olinda, receberam, nesta segunda-feira (16.09), o Dispositivo Intrauterino de cobre (DIU). Prevenir a gravidez não programada ou indesejada é uma das principais preocupações da Política de Saúde das Mulheres. A iniciativa é da Diretoria de Políticas Estratégicas de Olinda, através da Coordenação de Saúde da Mulher da cidade.
“O trabalho desenvolvido com o programa DIU Itinerante tem por finalidade visitar as comunidades com uma unidade móvel e realizar de forma gratuita o procedimento contraceptivo, que tem validade por 10 anos”, explicou a obstetra e ginecologista, Nathália Ramalho.
A coordenadora da Saúde da Mulher de Olinda, Cleonúsia Vasconcelos, também enfatiza a importância do trabalho. “Todas as mulheres podem receber orientações sobre Planejamento Reprodutivo em qualquer unidade do Programa Saúde da Família ou nas policlínicas. As interessadas pela esterilização, através da laqueadura tubárea, podem ser encaminhadas à unidade de referência, a Policlínica da Mulher de Olinda, na Avenida Joaquim Nabuco, 650, Varadouro, onde acontecem palestras educativas e assistência multidisciplinar”, explicou. 

Imprensa Olinda

Controladoria em Ação encerra 2019 com mais de dois mil jovens alcançados

O Controladoria em Ação, iniciativa que leva informações sobre cidadania, combate à corrupção e controle social às escolas da rede estadual de ensino, realiza o fechamento do ciclo de 2019 na próxima terça-feira, 17 de setembro. A partir das 9h30, os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Edson Moury Fernandes, localizada no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, participarão das palestras programadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). A secretária Érika Lacet vai acompanhar o encerramento do projeto, que deverá ultrapassar a marca de dois mil jovens alcançados.

“Iniciamos esse projeto no mês de maio e, este ano, vamos contemplar seis escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata Norte. É gratificante saber que podemos de alguma forma fazer com que esses jovens tenham mais entendimento sobre assuntos que são muito importantes na formação de um cidadão. A expectativa é que em 2020 possamos expandir a atividade para outras instituições sociais, além das unidades de ensino”, adiantou a secretária.

Para a última edição, foram planejadas palestras sobre “Integridade e correição sob a perspectiva da cidadania”, que será ministrada por Ricardo Miranda e Karina Nunes, ambos da Diretoria de Correição (DCOR) da SCGE, e “Cidadania e combate à corrupção”, apresentada por Luciana Silva e Ísis Andrade, da Diretoria da Ouvidoria-Geral (Doge). Para contemplar todos os alunos da instituição, estão previstos quatro momentos nos períodos da manhã e tarde.

De acordo com Luciana, coordenadora de Atendimento ao Cidadão da Doge, o Controladoria em Ação tem o papel de aproximar a sociedade da administração pública estadual, através do canal de ouvidoria, e conscientizar, em especial, os estudantes quanto ao papel que cada um pode exercer na prevenção e combate à corrupção. “Para trabalhar esse tema, realizamos em todas as escolas um ‘teste de honestidade’, onde bombons foram colocados numa área de circulação da unidade e afixado cartaz explicando que os próprios alunos poderiam pegar e pagar pelo produto, sem intermediários. Nenhum vendedor ou câmera vigiando. E o resultado tem nos surpreendido positivamente”, revelou.

HISTÓRICO - Realizado em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), o Controladoria em Ação teve início no dia 22 de maio. A primeira unidade de ensino contemplada foi a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Fria, na capital pernambucana. Já nos dias 4 e 11 de junho, o programa desenvolveu atividades, respectivamente, na EREM Professor Trajano de Mendonça, em Jardim São Paulo, no Recife; e na ETE Aderico Alves de Vasconcelos, no centro da cidade de Goiana. No mês de agosto o Controladoria em Ação foi realizado na ETE Governador Eduardo Campos, centro de São Lourenço da Mata (08), e na ETE Jurandir Bezerra Lins, no centro da cidade de Igarassu (14).


Imprensa SCGE PE

Procon-PE realiza pesquisa de tarifas bancárias

O Procon-PE realizou pela primeira vez uma pesquisa das tarifas bancárias, que estão sendo utilizadas pelas instituições financeiras. A pesquisa mostra que uma transferência de valores para contas da própria instituição pode chegar a uma diferença percentual de 430,77%, dependendo do banco.

Os dados da pesquisa foram levantados por meio de consultas nos sites das seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. Foram vistos os valores dos serviços desde a confecção de cadastro; fornecimento da 2ª via de cartão; fornecimento de cheques; transferência e compra e venda de moeda estrangeira.

Para fazer uma transferência o consumidor pode para a taxa de R$1,30, se for feita no Bradesco e R$ 6,90, se for na Caixa, uma diferença de mais de 400%. Outra diferença que chama atenção é para quem for fazer retirada em espécie utilizando canais de atendimento. As tarifas variam entre R$ 5,00; taxa utilizada pelo Itaú; e de R$ 18,80, taxa cobrada pelo Santander.


O consumidor que quiser receber a pesquisa, realizada pelo órgão de defesa do consumidor, pode solicitar através do e-mail: imprensaproconpe@gmail.com

Imprensa Procon PE


Pernambuco recebe representantes da Câmara dos Deputados para discutir desapropriação do Centro Paulo Freire

O Governo de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (16), representantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que cumprem agenda no Estado para discutir a situação do assentamento Normandia e buscar uma saída negociada para a desapropriação do Centro de Formação Paulo Freire. Coube aos secretários Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social) receber os deputados federais Carlos Veras (PE), Valmir Assunção (BA) e João Daniel (SE); os estaduais Isaltino Nascimento e Carol Vergolino (Juntas) e representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Em nome do governador Paulo Câmara, os secretários Dilson Peixoto e Sileno Guedes reafirmaram o compromisso do Governo de Pernambuco com a construção de uma saída negociada para o impasse. “O Centro Paulo Freire é um espaço que serve a toda a sociedade. O espaço tem equipamentos e investimentos do Estado, como Academia das Cidades e a Casa da Juventude; além de parcerias com universidades federais e estadual (UFPE, UFRPE e UPE); e do fornecimento de merenda escolar pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, destacou Dilson, acrescentando que qualquer saída que passe pelo Estado terá o empenho do Governo.

Segundo os representantes do Executivo estadual, na última sexta-feira o juiz responsável pela execução da desapropriação abriu consulta à direção nacional do INCRA sobre a possibilidade de negociação. “Esse novo posicionamento do Judiciário abre uma nova possibilidade de acordo. Estamos reafirmando o posicionamento do Governo do Estado como parceiro nesse processo de construção de uma saída”, ressaltou Sileno.

Os parlamentares destacaram a importância do posicionamento do Governo de Pernambuco. “Já sabemos que podemos contar com o apoio de vocês e do governador Paulo Câmara. Nosso objetivo é encontrar uma saída negociada que garanta aos assentados continuar contando com o Centro Paulo Freire. Mas precisamos de tempo para construir essa saída”, ponderou o deputado Carlos Veras.

“É muito importante saber que o Governo do Pernambuco está com essa postura e queremos parabenizar por esse posicionamento. Estamos buscando sensibilizar o TRF, Ministério Público, o Ministério da Agricultura e o próprio INCRA sobre a importância desse Centro para os assentados e para toda a sociedade”, acrescentou o deputado João Daniel.

Depois da reunião com os secretários estaduais, realizada na sede do IPA, órgão vinculado à Secretária de Desenvolvimento Agrário, a missão seguiu para Caruaru, com a previsão de um encontro com o Ministério Público Federal e uma visita ao assentamento Normandia.


Imprensa Agricultura PE

REC'n'Play discute vida noturna do Recife na época do MangueBeat

Quais os impactos da cultura no desenvolvimento econômico de uma cidade? Em que medida as transformações promovidas por uma cena musical que ativa bares, casas de shows e vários outros atores, gera impacto na cadeia produtiva da música? É partindo dessa perspectiva e tomando como referência um dos momentos de maior ebulição cultural vivido pelo Recife, a década de 1990 e o movimento MangueBeat, que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e a rádio Frei Caneca FM promovem mais um encontro do Eu Toco Recife, na próxima quinta (19), às 19h, no Auditório do Apolo 235, do Porto Digital.

A atividade é mais um Rolê REC'n'Play, série de eventos com o objetivo de instigar para o Festival REC'n'Play, que será realizado entre os dias 02 e 05 de outubro no Bairro do Recife. A mediação do debate será comandada pelo gerente de Programação da Frei Caneca FM, Patrick Torquato. 

A mesa "Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90" vai reunir a jornalista Lorena Calabria, o designer e professor de filosofia H.D Mabuse, e Hélder Aragão, o DJ Dolores. Cada um deles, a seu modo, vivenciou e colaborou, de forma ativa, na construção da cena: jornalista cultural, Lorena Calabria (foto) apresentou, na década de 1990, o programa Metrópolis, na TV Cultura; Mabuse atuou como designer, não-músico e DJ, assim como Dolores, que além de iniciar suas incursões na música eletrônica, também atuou no período como designer. 

"A proposta do debate é analisar, pelo viés econômico, um dos momentos mais representativos da cultura da nossa cidade, que até hoje reverbera, seja na estética ou na formação da nossa identidade. A partir do entendimento dos cenários do movimento MangueBeat, e de como ele não só difundiu a nossa cidade mundo afora, mas gerou um forte impacto local, a gente espera retirar lições e apontamentos para o momento atual", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Calheiros.

Próximos passos - Este é o segundo encontro do Eu Toco Recife, ação integrada entre a SDECTI e a Frei Caneca FM, que busca, a partir da mobilização de artistas, donos de casas noturnas, bares e boates, produtores culturais, dentre outros integrantes da cadeia produtiva da música, tratar a atividade artística como um vetor de negócios e ativação econômica. Além do Rolê do dia 19, o Eu Toco Recife também participará do Festival REC'n'Play, no dia 02 de outubro.

Serviço:

Rolê REC'n'Play

Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90

Mesa com Lorena Calabria, H.D Mabuse e DJ Dolores

Mediação: Patrick Torquato, Rádio Frei Caneca

Quinta, 20/09, às 19h - Auditório do Apolo 235

Entrada gratuita




Imprensa Recife

Biblioteca Pública Municipal de Olinda será reinaugurada nesta quarta-feira

Após uma série de mudanças realizadas para recepcionar os usuários, o prédio centenário da Biblioteca Pública Municipal de Olinda, localizado na Praça do Carmo, será reinaugurado nesta quarta-feira (18.09), às 9h. O espaço, que data de 1830, contará com salas de estudos, computadores para leituras de livros na biblioteca virtual, programação semanal com exposições, atividades culturais e palestras educativas em parceria com unidades de ensino do município.


O prédio ganhou uma nova pintura que segue o padrão das cores originais; revitalização do piso e um acervo recatalogado.
Imprensa Olinda