quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Exu e mais três cidades do Sertão recebem mais água a partir de nova adutora

 

Os municípios de Exu, Moreilândia, Bodocó e Granito estão sendo beneficiados com a obra da Adutora Lopes II, que já está operando em fase de testes. Essa etapa envolve o monitoramento da nova adutora e os ajustes operacionais necessários para que o equipamento passe a funcionar de forma plena e, assim, possibilite a definição dos calendários de distribuição dessas quatro cidades, com redução do rodízio. Mesmo nessa etapa, a população já consegue sentir o efeito da maior oferta de água distribuída.

Para garantir a redução do rodízio, a Compesa instalou uma nova captação de água na barragem Lopes II e garantiu a construção da nova adutora também chamada de Lopes II, ações finalizadas em dezembro do ano passado. As iniciativas realizadas já permitem o incremento de 30 litros de água por segundo, vazão tratada na Estação de Tratamento de Água-ETA Luiz Gonzaga, em Bodocó, um benefício para 45 mil pessoas. “Esse é mais um esforço da Compesa em consonância com as diretrizes da governadora Raquel Lyra para ampliar a oferta de água para os pernambucanos”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Com um investimento de R$ 9 milhões, a intervenção vai oferecer melhorias significativas para o abastecimento de Exu, que recebia água em um dia e passava 27 dias sem, o regime mais rigoroso dos quatro municípios. A cidade de Granito tem o calendário atual de três dias com água e 15 sem e em Bodocó são cinco dias com água e 11 sem. Já em Moreilândia o atendimento é de quatro dias com água e 10 dias sem. Segundo o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Mário Solon, a expectativa é anunciar em breve a redução do rodízio e estabelecer o novo cronograma de distribuição de água nas cidades beneficiadas.

A Adutora Lopes II percorre 13 quilômetros até a interligação à ETA Luiz Gonzaga, em Bodocó. De acordo com o gerente, além da nova captação de água na barragem, foi preciso instalar um novo conjunto de bombas para absorver o incremento da produção de água, permitindo que Bodocó, Moreilândia e Granito também pudessem ser contemplados . “Com a vazão agora de 100 litros de água por segundo, conseguiremos ampliar a oferta de água nessas cidades e manter a distribuição com regularidade”, acrescentou o gerente da Compesa.

Antes de Lopes II, os moradores dos quatro municípios dependiam exclusivamente da Adutora do Oeste. “Essas cidades sempre ficavam desabastecidas quando havia necessidade de serviços de manutenção ou por falta de energia, porque dependiam de um único sistema”, acrescentou Mário Solon.

Imprensa Compesa

Cinco dicas de livros para a garotada no Dia do Leitor

 

No próximo domingo, 7 de janeiro, comemora-se o Dia do Leitor. A data é uma oportunidade para incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. Pensando nisso, a Colli Books Editora preparou algumas sugestões de títulos infantojuvenis que prometem despertar o gosto pela literatura neste público tão especial. Afinal, quem se apaixona pelos livros na infância, geralmente leva o hábito para o resto da vida.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, confirma essa afirmação. O estudo revela que o incentivo é fundamental para criar novos leitores: 34% dos entrevistados contaram que foram estimulados a gostar de ler.





Confira 5 obras de literatura infantojuvenil da Colli Books:

Como sobreviver até os 13 anos

Do autor Claus Cataldi. O adolescente criou um diário das suas próprias vivências com conselhos que podem ser úteis para a garotada que, certamente, vai se identificar com muitas situações. O título traz, de forma leve e divertida, acontecimentos rotineiros de sua infância, apontando dicas e soluções, uma espécie de autoajuda para o público teen.

Como música para os ouvidos

O livro da autora Isa Colli conta a história de Nicolas, um garoto autista que enfrenta desafios importantes ao ingressar em uma escola regular. A narrativa destaca a jornada do protagonista, sua família e os professores que o apoiam, demonstrando que a inclusão é possível quando há amor, compreensão e dedicação.

Uma das características mais marcantes da obra é a capacidade da autora de transmitir, de forma delicada e autêntica, as experiências do menino Nicolas, permitindo que os leitores compreendam as complexidades do autismo e as emoções do garoto.

Além disso, "Como Música para os Ouvidos" oferece uma visão valiosa sobre o papel dos educadores na inclusão de alunos com deficiência. Os atores que cercam Nicolas são apresentados como modelos positivos de professores que se esforçam para criar um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

As aventuras de Aduke

Uma história da escritora Eliane Benício que se passa na escola e ensina cidadania para as crianças. Quando pequenos, não sabemos ao certo quem somos ou por que somos assim, assado ou ensopado. Mas é de pequeno que a gente descobre as coisas. Aduke ficou encantada ao conhecer suas origens africanas! Ela quis logo contar aos seus amigos da escola, que também partilharam o que sabiam de suas próprias origens! E todos ali perceberam e se alegraram de pertencer a um lugar com tanta riqueza e diversidade!

O Rio Grinalda

Nos dias de hoje, é impossível não pensar na sustentabilidade do planeta. “O Rio Grinalda” é a opção ideal para aproximar a meninada deste universo. O livro da escritora Isa Colli fala sobre poluição dos rios, alerta para a degradação ambiental e a mostra a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza.

A fada Verduxa

E para quem gosta de folclore, não há melhor escolha que “A Fada Verduxa”. A protagonista - metade fada, metade curupira -, é protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. O local sofre a ação de um ganancioso madeireiro, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta. É uma dica de leitura perfeita, que pode incentivar também a pesquisa sobre as diferentes lendas do curupira existentes em nosso folclore.

Todos os livros da editora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br

Nany People e outras atrações em festival de humor no Rio

 

Inovando, o Quaslistage realiza o 1º Festival com os mais variados tipos, 8 dias voltados para as + hilariantes histórias, temas picantes e engraçados. De 12 de janeiro a de 3 de fevereiro. Os fenômenos do riso contabilizam milhões em suas redes sociais. Não é à toa que a casa pretende receber em cada apresentação, mais de 3 mil pessoas. Afinal, rir é o melhor remédio.

O festival Humor Contra-Ataca levará nomes como Rafael Portugal, Flavia Reis, Leandro Hassum, Nany People, Os Melhores do Mundo, Igor Guimarães, Fábio Rabin, Sérgio Mallandro, Yuri Marçal, Paulinho Gogó, Léo Castro, Aarhon Pinheiro, Gui Albuquerque e Rômulo Belotti ao Qualistage, em 2024. Dias: 12 - 13 - 14 - 19 - 20 - 26 - 27 de janeiro e 3 de fevereiro.

HUMOR CONTRA-ATACA - reuniu os principais humoristas para um grande festival, levará nomes como Rafael Portugal, Leandro Hassum, Nany People, Os Melhores do Mundo, Sérgio Mallandro, Paulinho Gogó, entre outros ao Qualistage, ao longo de janeiro de 2024. Em 4 fins se semana, 8 dias dedicados ao humor, mais de 20 humoristas, é pra se acabar no riso. Para começar o ano mais leve e cheio de graça, literalmente...

Ria, você está na Barra! Mais precisamente no QUALISTAGE, a principal casa de espetáculos do Brasil, que terá o mês de janeiro mais engraçado da história (o Brasil mesmo, não só o Qualistage). O festival HUMOR CONTRA-ATACA, com curadoria de Renata Castro Barbosa, ocupará o grande palco ao longo do primeiro mês de 2024 (ano em que a casa completa três décadas) nos fins de semana a partir do dia 12, até 3 de fevereiro.

- É uma declaração de amor ao humor no verão carioca — diz Renata, atriz e humorista que garante a diversidade de gênero e a união de gerações do festival. — O humor feminino é diferente, porque somos mais profundas e complexas. Estamos fincando pé num território ainda dominado pelos homens.

O festival começa no dia 12 de janeiro, com Flávia Reis e seu “Neurótica Pocket Show”, Yuri Marçal (ganhador do Kikito de melhor ator por seu trabalho em “Mussum, o Filmis”) e o onipresente Igor

Guimarães; dia 13 aparecem os Melhores do Mundo, de Brasília, e seu consagrado (e hilário) “Hermanoteu na Terra de Godah”, com abertura de Aarhon Pinheiro; no dia seguinte, 14 de janeiro, é a vez de Fábio Rabin, conhecido e consagrado desde os tempos da MTV, que terá abertura de Gui Albuquerque.

O segundo fim de semana começa com o astro Rafael Portugal, um dos principais nomes do humor brasileiro na atualidade, no dia 19 de janeiro. Dia 20, será a vez do icônico Leandro Hassum.

Na semana seguinte, dia 26, é a vez de Nany People, uma pioneira da TV brasileira, atualmente atração do “Caldeirão do Mion” e no “Vai que cola”; dia 27 aparece Paulinho Gogó, cria do rádio, locutor, dublador, ex-integrante dos elencos de humorísticos como a “Escolinha do Professor Raimundo” e “A Praça é Nossa”. A abertura fica por conta de Rômulo Bellotti.

Entrando pelo mês de fevereiro, dia 3 é dia de “ié-ié” e “glu-glu”, com Sérgio Mallandro pilotando a noite, que terá abertura de Léo Castro. Na estação do ano que é a cara do Rio de Janeiro, um festival de humor para ficar de vez no calendário da cidade.


Qualistage

Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - RJ

Classificação etária: 18 anos

Menores somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais

Capacidade: 9 mil pessoas em pé ou 3.500 sentadas


O espaço possui acessibilidade

A casa segue os protocolos de segurança, como disponibilizado álcool em gel. O local é periodicamente higienizado. Tudo para garantir a diversão com segurança.



12 de janeiro – sexta
Flávia Reis, Igor Guimarães e Yuri Marçal
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

13 de janeiro – sábado
Hermanoteu na Terra de Godah - com abertura de Aarhon Pinheiro
Data: 13 de janeiro (sábado)
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

14 de janeiro – domingo
Fábio Rabin - com abertura de Gui Albuquerque
Horário: 20h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

19 de janeiro – sexta
Rafael Portugal
Horário: 21h - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

20 de janeiro – sábado
Leandro Hassum
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

26 de janeiro – sexta
Nany People
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

27 de janeiro – sábado
Paulinho Gogó - com abertura de Rômulo Belotti
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

3 de fevereiro – sábado
Sergio Malandro - com abertura de Léo Castro
Horário: 21h30 - A casa abre 1h30 antes
Poltrona: a partir de R$ 80,00

2024 começa com promoção na Sodiê Doces


A Sodiê Doces, a maior franquia de bolos artesanais do Brasil, começa o ano de maneira doce e irresistível com a Promoção Bolos do Mês. Essa oferta especial está disponível em todas as 370 franquias com os sabores Bolo Moça® Churros#119 e Aerado#02.

O Bolo Moça® Churros#119 é uma explosão de sabores. Elaborado com massa branca delicada, esse bolo tem recheios de creme de churros e mousse de canela, e é coberto por uma generosa camada de mousse branco, creme de churros e um crocante de canela que adiciona textura e sabor únicos.

Já o Aerado#02 é para quem é fã de chocolate. Feito com massa de chocolate macia, tem recheio de mousse de chocolate e creme de chocolate branco aerado, e é finalizado com uma cobertura luxuosa de mousse de chocolate e raspas de chocolate preto e branco.

Além dos Bolos do Mês, o cardápio da Sodiê Doces oferece uma ampla variedade de docinhos (belgas, finos, tradicionais e bombom), balas de coco (com e sem cobertura) e tortas doces.

A Sodiê também oferece uma carta exclusiva de cafés para acompanhar suas delícias e uma linha de salgados, com opções fritas e assadas, para os momentos em que a vontade de um petisco salgado bate à porta.

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife. 

Férias: especialista alerta para os cuidados com a pele no Verão


Começo de ano e Verão em pleno período de férias refletem no aumento da frequência em praias e piscinas, consequentemente também maior exposição ao sol que pode trazer riscos para a saúde e para o bem-estar da pele, favorecendo o aparecimento de doenças. Para as crianças, é tempo de castelos na areia, frescobol e diversão. Mas, o contato com a natureza, a exposição ao sol e a atividade física são essenciais para todas as idades, mas alguns cuidados devem ser tomados pelos pais para que o período de descanso e de aventura seja seguro e saudável. 

De acordo com a médica da Clínica Efeito Carriço, Lizandra Carriço, a exposição solar pode ocasionar diversas lesões na pele tanto das crianças como dos adultos. Por isso, o cuidado deve ser redobrado região do rosto que mais sofre, pois está diretamente exposta aos raios ultravioletas. E quando não existe a devida proteção, é possível que os efeitos da época mais quente do ano se estendam por meses.  

“Cerca de 80% da exposição solar da vida de um ser humano vai acontecer antes dos 20 anos de idade, então é necessário que cada um encontre ferramentas para proteger a pele durante o restante da sua vida adulta, principalmente no verão, onde as pessoas ficam mais expostas às altas temperaturas”, explica, acrescentando que a melhor forma de evitar manchas na pele é usando o protetor solar diariamente, até mesmo durante o inverno, pois os raios solares são prejudiciais à pele independente da estação.  

Para a médica, evitar se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h, é uma ótima opção pois no horário os raios UVA e UVB estão mais presentes na atmosfera. Pensando nisso, o protetor solar deve ter fator de proteção de, no mínimo, FPS 30 e a sua reaplicação deve ocorrer a cada duas horas. Além disso, é preciso manter o equilíbrio da região usando sabonete com pH fisiológico e hidratar sempre cada região do corpo.  

Os anti-oxidantes também combatem o aparecimento de manchas e conseguem atenuar os efeitos das marcas. Produtos à base de vitaminas como a C e E, além de dar viço e luminosidade, estimulam a produção de colágeno. Outra dica são as barreiras físicas que funcionam para prevenir o aparecimento de manchas na pele. Atualmente, é possível encontrar roupas, chapéus e óculos escuros com proteção UV e que funcionam como uma defesa extra para a pele.

Para quem já tem algumas manchas e quer diminuir os efeitos na derme, a médica aconselha realizar o peeling que é uma das maneiras mais simples e eficazes para limpar a pele, remover as células mortas, hidratar, dar firmeza, suavizar rugas e até eliminar algumas manchas. 

*SERVIÇO:* 

Clínica Efeito Carriço 

Instagram: @efeitocarrico 


Shopping Guararapes promove a Liquidação Etiqueta Roxa de 4 a 7 de janeiro


A Etiqueta Roxa, tradicional liquidação do Shopping Guararapes, está chegando e as lojas do mall prepararam uma série de ofertas com até 50% de desconto em vários segmentos. Entre os dias 04 e 07 de janeiro, o Shopping deve receber um fluxo 5% maior de clientes, e a expectativa é que as vendas cresçam cerca de 8% no período, consolidando a ação como uma oportunidade ímpar para fazer boas compras. O mall mantém seu funcionamento normal no período, abrindo das 9h às 22h da quinta ao sábado e das 12h às 21h no domingo.

Oposição destaca inoperância como marca do primeiro ano do governo Raquel Lyra


A bancada de oposição ao governo da Assembleia Legislativa de Pernambuco apresentou nesta manhã (02) um balanço avaliativo do primeiro ano da gestão Raquel Lyra. Para o grupo de parlamentares, a gestão Raquel ainda precisa avançar em pontos importantes, como o diálogo com categorias, parlamentares e gestores públicos; a gerência efetiva dos projetos e programas do governo e a transparência com relação aos investimentos públicos. A avaliação foi apresentada em blocos temáticos pela deputada Dani Portela (PSOL) e pelos deputados Sileno Guedes, Rodrigo Farias, Waldemar Borges (PSB) e Gilmar Júnior (PV).

A deputada Dani Portela, líder da oposição na Alepe, ressaltou o caráter propositivo da atuação da bancada ao longo do ano de 2023, destacando que o grupo de parlamentares não se furtou a atuar de forma compromissada com o avanço de Pernambuco, com a escuta ativa da população e com a concretização de uma relação harmônica, mas, sobretudo, independente entre o Poder Legislativo e Executivo. “Nós chegamos até aqui com diversos avanços na agenda política estadual, mas diversas lacunas que merecem ser pontuadas a fim de construirmos uma agenda positiva que garanta os direitos do povo pernambucano”, pontuou a deputada, que ficou com a responsabilidade de analisar o desempenho da segurança pública.

Pontos como a demora de quase 10 meses para apresentação do Programa Juntos Pela Segurança, com o consequente aumento dos índices de violência no estado; o aumento dos casos de violência contra a mulher, com o desmonte da Secretaria da Mulher e a situação alarmante das Casas Abrigo; e o aumento em quase 30% da letalidade em decorrência da ação policial foram trazidos pela deputada em sua análise. 


“Ao longo do ano de 2023, assistimos os índices de violência aumentando: De janeiro à novembro de 2023 tivemos o aumento de 5,3% do número de vítimas de mortes violentas intencionais; o aumento de 7,8% no número de feminicídios; o aumento de 19% nos casos de violência contra mulher; o aumento de 11% nos crimes contra população LGBTQIAPN+; e o chocante aumento de 30% nas mortes provocadas por agentes do Estado). Quando o Juntos pela Segurança foi finalmente lançado, já no apagar das luzes do primeiro ano de governo, vimos um plano elaborado sem uma efetiva participação popular e com a definição de metas consideradas por especialistas no tema como genéricas. O plano, que avança ao apontar como prioridade a redução das mortes violentas letais intencionais, da violência contra a mulher e dos crimes patrimoniais, mas não estabelece com nitidez como pretenderá reduzir em 30% esses dados”, aponta Dani Portela.


Outra área preocupante é a da educação. Em 2023, houve ocorrências de falta de merenda e de atrasos na entrega de fardamentos e materiais escolares na rede estadual de ensino, além de queixas sobre o repasse das bolsas do PE no Campus. Também vieram à tona episódios mal explicados, a exemplo da desapropriação do terreno do Colégio Americano Batista por R$ 80 milhões sem um projeto para o imóvel, bem como o interesse do Estado em contratar, sem licitação, a organizadora da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) por R$ 52 milhões, 40 vezes mais que o investido em edições anteriores do evento. 


“Em várias dessas iniciativas, não ficou evidenciado o interesse público, como no caso do Americano Batista, um tema sobre o qual vamos nos debruçar mais na Comissão de Educação e Cultura. Mas é fato, pelas experiências que temos e pelos relatos que nos chegam, que são muitos os problemas gerenciais na educação em Pernambuco, e é bem possível que eles se reflitam em números nas próximas avaliações dos indicadores da educação”, afirmou o deputado Waldemar Borges (PSB).


Já o deputado Rodrigo Farias (PSB) elencou obras que haviam sido lançadas em 2021, no âmbito do Plano Retomada, e que foram paralisadas com a chegada da nova gestão estadual, a exemplo da PE-45, que liga Vitória de Santo Antão a Escada, e da PE-83, de Surubim a Cumaru. Citou ainda decisões equivocadas do Governo Raquel Lyra sobre o transporte público na Região Metropolitana do Recife, caso da autorização para que 200 ônibus deixassem de circular e da falta de prorrogação de parte dos subsídios para o setor, o que pode impactar, já neste início de ano, o valor da passagem e a oferta do serviço.


“Em 2023, Pernambuco se transformou em um verdadeiro cemitério de obras que estavam em andamento até dezembro de 2022. A decisão pela retomada de algumas delas levou meses, o que afetou a mobilidade das pessoas e a economia das localidades onde elas estavam ocorrendo. É preciso que se fale também da falta de transparência do atual governo, que afirma ter investido R$ 900 milhões em estradas, mas a gente não vê esses dados alimentando o Portal da Transparência”, declarou.


A área social também teve destaque no balanço. O deputado Sileno Guedes (PSB) demonstrou preocupação com a falta de previsão orçamentária para programas como Mãe Coruja, CNH Popular e Olhar para as Diferenças, apontando a interrupção dessas ações como exemplos concretos de mudança para pior em Pernambuco. O parlamentar também mencionou a luta pela revogação do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passou a vigorar na segunda (1º).


“Vários estados já recuaram nesse aumento, como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, mas a governadora se pronunciou dizendo que não fará mudanças na proposta em vigor. Agora que pode legislar sobre matéria tributária, esta Casa certamente vai puxar essa discussão envolvendo a sociedade, inclusive instituições como a Fiepe, a Fecomércio e as Câmaras de Dirigentes Lojistas, que já se posicionaram. O aumento do ICMS não só puxa o desenvolvimento econômico para baixo, mas também o social, já que incide sobre o consumo de todas as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis”, avaliou Sileno.

 

A situação da saúde foi analisada mais à fundo pelo deputado Gilmar Júnior. O parlamentar pontuou a situação precária de vários hospitais públicos, a exemplo da Restauração, e, ainda em relação ao HR, a demora para iniciar a reforma de quatro andares; a situação do Iassepe; o atraso no repasse do pagamento do piso; a ineficiência do Juntos pela Saúde; a ausência de projetos para a área de saúde; e a inércia do governo diante do aumento de 800% de casos de Covid nesse fim de ano.

“Durante todo o ano tivemos dificuldade para obter informações do governo do estado. Faltou transparência e respeito à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e, principalmente, ao povo pernambucano. Essa é uma queixa unânime da bancada que apresentou hoje o balanço do Executivo. Infelizmente, a lista de problemas na área da saúde é extensa e não vemos preocupação da governadora em explicar essa ausência do governo em questões tão necessárias e urgentes”, finalizou o deputado Gilmar Júnior.

A fim de manter o crescimento de receitas e vagas de trabalho, setor de pequenos negócios aponta prioridades para a Frente Parlamentar


Redução de taxa de licenciamento ambiental para pequenos produtores rurais e da burocracia no registro de produtos artesanais estão entre as prioridades do setor, responsável por 79% dos postos de trabalho criados, em 2023, em Pernambuco 
 
Este ano, o setor de pequenos negócios teve um desempenho impressionante na criação de postos de trabalho em Pernambuco. Entre os meses de janeiro e outubro, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 79% do total de empregos formais criados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Com essa marca, o estado superou até a média nacional, que segundo o Novo Caged, foi de 71%. O setor de pequenos negócios é formado pelos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 
 
Com o ano de 2024 às portas, o Sebrae/PE, que representa o setor produtivo, adianta as pautas prioritárias para a agenda da recém instalada Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. A instituição integra o colegiado, por meio do Programa Mais Pernambuco, que viabilizou uma série de escutas aos setores produtivos do estado, mapeando as principais necessidades dessa área. O Mais Pernambuco é direcionado a estimular políticas públicas de apoio ao fortalecimento da economia, aos pequenos negócios, criando um ambiente regulatório favorável às necessidades específicas dos setores prioritários.  
 
Uma das prioridades para a agenda da Frente é a análise da minuta, que propõe a inclusão de pequenos produtores rurais pessoa física no desconto de 50% na taxa de licenciamento ambiental. Esses profissionais atuam regulamentados pelo Certificado da Agricultura Familiar (CAF) e não possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).  
 
Atualmente, o desconto está previsto na Lei 14.249, de 2010, mas beneficia apenas pequenos produtores que possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). "A minuta que propõe essa mudança na lei já foi protocolada junto ao coordenador da Frente, o deputado Estadual José Patriota, se ela for sancionada pela Alepe e aprovada pela governadora do Estado, deve beneficiar quase 20 mil pequenos produtores rurais em Pernambuco", informa o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra. 
 
Os donos de queijarias artesanais, que integram a cadeia produtiva de laticínios, compõem um dos grupos a serem beneficiados pela mudança. O setor de laticínios é a força da cadeia produtiva da região do Agreste Meridional, tendo o município de Buíque na linha de frente com 81 milhões de litros de leite. Seguido de Itaíba, com 68 milhões de litros, e Águas Belas, com uma produção de 63 milhões.  
 
A segunda prioridade refere-se ainda ao setor de laticínios. Trata-se da revisão no processo de registro de queijos artesanais, que, atualmente, se restringe aos tipos coalho e manteiga. Ou seja, o pequeno produtor que quiser inovar e criar um queijo autoral, misturando sabores e ingredientes, não terá como registrá-lo em Pernambuco. O registro pode ser feito desde que o produto seja apresentado como queijo tipo coalho ou tipo manteiga, sem fazer menção às suas características diferenciadas. 
 
"Como o Sebrae está no dia a dia com os empreendedores, conhece de perto suas necessidades e usa sua expertise técnica também no desenho de marcos legais e das políticas públicas, adianta essas pautas que são indispensáveis para que, com o avanço da economia, o setor da micro e pequena empresa mantenha o crescimento das receitas e da criação de novos postos de trabalho", conclui Guerra.  
 
A Frente Parlamentar foi instalada, no último dia 5 de dezembro, em sessão realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além do Sebrae/PE, ela é composta pelas Federações das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE); a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife. Segundo a assessoria de comunicação da coordenação - geral da Frente, a próxima reunião está prevista para fevereiro, quando serão retomadas as atividades parlamentares. 
 
O Sebrae, por meio do Programa Mais Pernambuco, deverá prosseguir com as escutas ativas dos empreendedores de diversos segmentos econômicos e regiões do estado. As demandas apresentadas por cada um desses segmentos também devem ser apresentadas à Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.
 
 
O setor em outros números 
 
  
O bom desempenho do setor de pequenos negócios, que tem se revertido especialmente na oferta de empregos, vêm sendo puxado pela recuperação econômica do país. Entre os meses de janeiro e outubro, o setor manteve a geração de postos de trabalho, mesmo quando as grandes empresas fecharam vagas. 
 
Especialmente no mês de outubro, as contratações se deram majoritariamente no comércio, consequência do aquecimento promovido pelas festas de fim de ano. Considerando o acumulado de 2023, o setor de serviços, com 23 mil novos empregos, foi o carro chefe na geração de empregos. A construção civil, restaurantes, serviços de escritórios e escolas de Ensino Fundamental encabeçam a lista.

Natal Premiado 2023: Campanha da CDL Recife premia 10 clientes


O Natal Premiado 2023 já tem seus vencedores. São 10 ganhadores que participaram da promoção cadastrando cupons de compra a partir de 50 reais. Os 5 caminhões de prêmios foram para Sueli de Paula Almeida, Sônia Cristina de Lima Matias, Bruno Marcos dos Santos, Simone de Albuquerque Nascimento e Carlos Eduardo Martins. Darlan Cardim de Araújo, Wendel Arruda dos Santos, Thalyta Cavalcanti, Wagner Rubis Costa e Ailma Nunes da Silvam vão receber 1 TV de 55 polegadas, cada um. Também foram sorteados 10 vales-compra no valor de R$ 1 mil cada para os vendedores. O sorteio foi realizado na última sexta-feira (29), às 10h, na sede da CDL-Recife.

O Natal Premiado aconteceu entre os dias 7 e 24 de dezembro, com o cadastramento de compras a partir do valor de 50 reais no mesmo cupom fiscal e com validade para Recife e Região Metropolitana. A ação é a maior campanha do ano de estímulo ao varejo e envolveu cerca de oito mil estabelecimentos, entre comércio de rua e lojas de 11 shoppings da região metropolitana do Recife.

A sétima edição da campanha foi uma realização da CDL Recife, com patrocínio da REDE, Prefeitura do Recife, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Recentro, Banco do Nordeste, Governo Federal, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Governo de Pernambuco e apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços (Sindilojas Recife), Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop PE) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Participam os shopping centers Recife, RioMar Recife, Plaza, Boa Vista, Tacaruna, Camará, Guararapes, Costa Dourada, North Way, Igarassu e Patteo Olinda.

Imersão Científica do programa Futuras Cientistas começa nesta quinta-feira (4)


Durante o mês de janeiro, 470 participantes de todo o Brasil, entre alunas e professoras de redes públicas estaduais, participam de 107 projetos de trabalho desenvolvidos em centros de pesquisa e instituições científicas parceiras.

Começa nesta quinta-feira (4) em todo o Brasil a Imersão Científica 2024 do Futuras Cientistas, programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTI), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que promove a aproximação de meninas e mulheres com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. A cerimônia de abertura ocorre a partir das 10h, no auditório do CETENE, com transmissão ao vivo pelo canal do Futuras Cientistas no Youtube.

Para a ocasião estão confirmadas as presenças da diretora do CETENE e criadora do Programa Futura Cientistas, a pesquisadora Giovanna Machado; o presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Laerte Gusmão Ferreira Júnior; o diretor de inovações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI-PE), César Augusto Souza de Andrade; a diretora da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), doutora Fernanda Pimentel; o diretor substituto do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), Elvis França; e a coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Andrea Dias Victor; a diretora da IMCD Brasil Comércio e Indústria de Produtos Químicos, Beatriz Machado; entre outras autoridades do meio científico.

A programação da imersão científica segue até o próximo dia 31 de janeiro e inclui vivência das participantes em laboratórios e uma série de palestras sobre temas relacionados à ciência e tecnologia, além do papel político das mulheres nas transformações sociais.

Um total de 470 participantes de todo o Brasil atuará em 107 projetos monitorados por especialistas das instituições contempladas. Biotecnologia, linguagens de programação, cosmética, preparação de células solares, computação científica, nanotecnologia, mudanças climáticas e disseminação de fake news na Ciência são algumas das temáticas abordadas.

Durante o mês da Imersão Científica, as selecionadas recebem um auxílio no valor de R$600,00, viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho.

As atividades são realizadas em conformidade com as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da igualdade de gênero (ODS 5), bem como da missão institucional do CETENE de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil.

 *PERFIL DAS PARTICIPANTES* - Das 470 vagas disponibilizadas para Imersão Científica 2024, 10% são destinadas a pessoas com deficiência. As jovens selecionadas são alunas do 2º Ano do Ensino Médio de redes públicas estaduais. Nesse grupo, 160 vagas foram para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. Já as professoras selecionadas, também do Ensino Médio de redes públicas estaduais, ocupam as 150 vagas restantes.

 *OUTRAS ETAPAS* - A Imersão Científica é o primeiro módulo do Futuras Cientistas. Ao longo do ano, o programa também possui as etapas de banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.

 *FUTURAS CIENTISTAS* - Criado em 2012, o Futuras Cientistas passa a ter alcance nacional em 2023, após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que 70% das participantes são aprovadas no vestibular e, desse grupo, 80% escolhem áreas de Ciência e Tecnologia. Pelo trabalho desenvolvido, o programa foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho.

Com apoio do CNPq, o Futuras Cientistas possui núcleos de trabalho em todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, incluindo o CETENE e outras unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ídolos do futebol visitam o Assaí Atacarejo


Imagine sair para fazer compras e se deparar com a oportunidade única de encontrar ícones e campeões do futebol brasileiro, como Vampeta, Túlio Maravilha, Deyverson, Edilson e Velloso. Além disso, também poder tirar uma foto ao lado da taça do Campeonato Brasileiro e ganhar prêmios marcantes, como uma visita ao estádio do time do coração. Pois foi dessa maneira que o Brasileirão Assaí marcou presença em 10 lojas do *Assaí Atacadista* por meio de uma ativação de relacionamento com clientes. Nomeada de “Tour da Taça do Brasileirão Assaí”, nos meses de outubro e novembro, a taça mais desejada do país percorreu mais de 8 mil quilômetros, visitou 6 Estados de diferentes regiões do Brasil, mais o DF, levou o espírito do futebol diretamente às lojas do Atacadista, e ainda, contribuiu para aumentar em média 30% o número de clientes nas lojas participantes. O comparativo parte de um dia habitual na loja, sem contar com alguma ativação promocional diferenciada. 

Além da exposição do troféu, as lojas foram decoradas com os mesmos elementos do Brasileirão, como o pórtico e o túnel inflável, proporcionando aos(as) clientes uma experiência que simula a entrada dos jogadores em campo. A marca também organizou diversas atividades para os(as) visitantes da taça, incluindo o tradicional Desafio de Chute ao Gol, com distribuição de mais de 10 mil brindes aos torcedores, e uma roleta que premiou mais de 60 sortudos(as) com uma experiência exclusiva no estádio durante uma partida do Campeonato, que incluía um tour pelo estádio do time, ingresso para o jogo e a oportunidade de bater um pênalti dentro de campo durante o intervalo. 

“Estamos há 6 anos levando o nome do Assaí para dentro dos campos, lares e comércios brasileiros através do Brasileirão Assaí. Agora, decidimos trazer essa experiência para nossas lojas, criando uma conexão ainda mais profunda com nossos(as) clientes. E o resultado não poderia ser outro: filas de torcedores(as) ansiosos(as) pelo momento de tirar uma foto com seus ídolos ou se aproximar do troféu mais desejado do futebol brasileiro”, relata Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista. “Costumo dizer que o sucesso de uma ação é medido pela conexão e reconhecimento da marca com seu público. O crescimento médio de 30% no fluxo das lojas nos dias de ativação é apenas uma consequência disso” enfatiza.

"Nosso apoio e responsabilidade como uma das principais marcas incentivadoras do esporte no País estão alinhados ao nosso propósito: tornar a prosperidade uma realidade para todos(as). Isso nos conecta aos sonhos dos(as) brasileiros(as). É incrível ver que o Tour da Taça do Brasileirão Assaí proporcionou a homens, mulheres, crianças e adultos a realização de seus sonhos, seja pisar no gramado pela primeira vez, sentir a emoção do estádio com um gol do time do coração ou ganhar um abraço do ídolo", destaca Yamamoto. Ao todo, foram cerca de 40 milhões de pessoas impactadas com as ativações, o que representa aproximadamente 500 estádios do Maracanã lotados. 

*Patrocínios Esportivos do Assaí Atacadista*

Title sponsor do Campeonato Brasileiro desde 2018, o Assaí reforça sua regionalização em 2023 com o patrocínio dos campeonatos Mineiro e Carioca pela primeira vez, além de retomar o apoio ao Campeonato Pernambucano de futebol. 
Consolidando-se como uma das principais marcas incentivadoras do esporte no País, também neste ano o Atacadista manteve-se como patrocinadora da Copa do Nordeste, pelo terceiro ano consecutivo, e do Campeonato Paulista feminino e masculino. Desde 2019, a Companhia também patrocina a Taça das Favelas, reforçando o incentivo à promoção social e valorização da cidadania. Durante o Mundial Feminino de Futebol de 2023, a Companhia lançou sua nova assinatura: "Assaí e você, juntos por elas", reafirmando o compromisso de apoiar o futebol feminino, valorizando a modalidade dentro e fora dos campos.

O Atacadista realiza diversas iniciativas que reforçam o compromisso do Instituto Assaí, organização social da Companhia, que tem o esporte como uma de suas frentes de atuação. Isso inclui a ação realizada durante o mundial feminino de futebol, na qual a cada gol marcado pela seleção brasileira, o Assaí doou duas toneladas de alimentos não perecíveis para entidades que promovem o esporte feminino. Além disso, com o naming rights do Campeonato Brasileiro de Futebol desde 2018, destacam-se as iniciativas "Craque Assaí" e "Profe Assaí", nas quais os atletas e técnicos escolhidos como referências recebem uma tonelada de alimentos do Instituto Assaí para doarem a instituições beneficentes em suas regiões de origem. Desde 2021, mais de 50 toneladas de alimentos foram doadas por meio desse projeto. 

Além do futebol, o Assaí expandiu seu apoio ao esporte, patrocinando diversas corridas de rua brasileiras, incluindo eventos de destaque como São Silvestre, Volta da Pampulha, Maratona Internacional de São Paulo e Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

*Sobre o Assaí Atacadista*

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros, de acordo com a NielsenIQ Homescan. Está presente nas cinco regiões do País com mais de 280 lojas distribuídas em 24 estados (além do Distrito Federal), e possui cerca de 80 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) - sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. É ainda uma Corporation, ou seja, uma Companhia sem um único controlador. O Assaí integra a seleta carteira do IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com melhores indicadores em diversidade de raça e gênero. Em 2023, foi considerada a marca de varejo alimentar mais valiosa pelos rankings anuais promovidos pela Interbrand (20ª colocação geral) e pela Brand Finance (13ª colocação geral), além de ser eleita Top of Mind na categoria “Atacado” e “Supermercado”, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha. No mesmo ano, o Assaí foi certificado, pela segunda vez consecutiva, com o selo Great Place To Work (GPTW) como um excelente lugar para trabalhar.

Agora: Quinta do Galo

*Banda Som da Terra agita primeira edição do ano da "Quinta no Galo com participação de Sarajane* 

O projeto “Quinta do Galo” da próxima quinta-feira(4) vai ganhar o agito da banda Som da Terra que, ao lado de convidados, comanda a noite na sede do Galo da Madrugada, no Palácio Enéas Freire (área central do Recife), a partir das 19h. Vai ser a primeira edição do ano do projeto. A apresentação vai contar com a participação especial da cantora baiana Sarajane. 

A banda, que tem 48 anos de estrada, vai levar para o público um show prá lá de animado em homenagem a festa de momo, como também uma coletânea com os seus maiores hits de frevos, entre eles "Xô, Xô Mané", que fala sobre a volta do Galo da Madrugada e do combate ao assédio no carnaval. Em ritmo de frevo, a canção foi a aposta do grupo para o carnaval 2023 e, devido ao sucesso, continua sendo para o de 2024. 

Os ingressos variam entre R$ 50 (individual) e R$ 250 (mesa para quatro pessoas) e podem ser adquiridos na sede do bloco ou no site Bilheteria Digital. 

Também sobem ao palco junto à banda Som da Terra, Karla karola, Nanda Mello, Thalita, Aynnã Oliveira e Juliana Santos. 

Além deles, a noite conta com apresentações de grupos multiculturais, palhaços mascarados, maracatu rural (baque solto), maracatu de baque virado, caboclinhos, passistas de frevo e blocos líricos.

Sesc Caruaru apresenta a exposição "Fragmentos", do artista e diretor teatral Lúcio Lombardi


O Sesc Caruaru vai receber uma parte do acervo do artista e diretor teatral Lúcio Lombardi. A exposição “Fragmentos” entra em cartaz, na Galeria de Artes Mestre Galdino, nesta sexta-feira (05/01/24), às 20h. A entrada para o público apreciar as obras é gratuita.
 
Ao todo, 33 telas apresentam momentos da inspiração do artista, divididos em três coleções: “Retrospectiva”, com quadros de tamanhos, temas, épocas e técnicas diferentes; “Reproduções”, que passa pela história da pintura, por obras e autores de movimentos como o Gótico, Renascimento, Impressionismo e Surrealismo; e “O Tempo em Ruínas”, que mostra o refinamento das técnicas de Lombardi, com pinceladas largas e tons de cores solares.
 
O curador Taveira Junior assim define a exposição “Fragmentos”: “Quadros belos, de grande intensidade e muita sensibilidade, e que nos dá uma visão, ainda que restrita, da vasta obra e da personalidade sensível e exclusiva de Lúcio, além de notarmos em seus pincéis e espátulas, a sua experiência em ser um completo artista”.
 
Lúcio Lombardi é mais conhecido do grande público como um dos diretores da Paixão de Cristo, encenada há mais de 50 anos, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste. As obras do artista ficam expostas no Sesc até 30 de março de 2024. A visitação é de segunda a sexta, das 14h às 18h e das 19h às 21h, e sábados, das 10h às 16h. 
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Exposição "Fragmentos", do artista e diretor teatral Lúcio Lombardi*
Abertura: sexta-feira, 5 de janeiro de 2024
Horário: 20h
Local: Galeria de Artes Mestre Galdino – Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis
Entrada gratuita
Visitação: até 30 de março de 2024, de segunda a sexta, das 14h às 18h e das 19h às 21h, e sábado, das 10h às 16h
Informações: (81) 3721-3967 e (81) 99168-2355 (Whatsapp)

SESI-PE está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional


Para quem quer começar o ano investindo em qualificação profissional e largar na frente para conquistar uma posição no mercado de trabalho, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está com inscrições abertas para 300 vagas em dois cursos gratuitos e online: “Satisfação do Cliente” e “Habilidades para Falar em Público”. Os interessados precisam ter, no mínimo, 16 anos, além de acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21 de janeiro, no site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada”.

No curso “Satisfação do Cliente”, que tem uma carga horária de 40h, os alunos irão obter conhecimentos com foco na satisfação do cliente, considerando que todo serviço e produto ofertado passam pelo crivo de análise da clientela de uma empresa. Entre os conteúdos trabalhados, estão Conceito de cliente; Necessidades e desejos; Produtos ou serviços? Qual a diferença; Definindo a satisfação do cliente; Atendimento ao cliente; e Uso das ferramentas de marketing.

Já em “Habilidades para Falar em Público”, os estudantes irão desenvolver habilidades para, entre outras coisas, apresentar projetos no ambiente de trabalho. Os temas abordados serão Medo de falar em público; Sintomas físicos e pensamentos negativos; Estratégias para aprender a lidar com a ansiedade; Expressão corporal; A mente e o medo; O poder do foco; Perda de controle; e Falar em público na empresa. A carga horária é de 8h.

Depois de efetivar a matrícula, o estudante tem até 30 dias para concluir o curso. Após a conclusão e para receber o certificado, o aluno terá que participar de uma avaliação na plataforma educacional e atingir o mínimo de 70 pontos no exame. Em caso de dúvidas ou para outras informações, entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Unimed Vale do São Francisco é destaque na avaliação da ANS


A Unimed Vale do São Francisco alcançou em 2023 (ano-base 2022), a nota de 0.8426, próximo ao índice máximo de 1, na avaliação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), feita anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

A avaliação do Programa de Qualificação das Operadoras, que mensura a qualidade dos planos de saúde em quatro dimensões: Qualidade e Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado, Gestão de Processo e Regulação, demonstra como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

O presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, comemorou a conquista, ressaltando que o IDSS, além de permitir a comparação entre operadoras, estimula a oferta de bons serviços assistências e a disseminação de informações de forma transparente. “De acordo com a ANS, 1 é a nota máxima e 0, a mínima. A nota desse ano, 0.8426, representa o melhor desempenho entre as operadoras, a melhor pontuação da nossa cooperativa desde o ano de 2017”, concluiu.

Férias também é tempo de aprender se divertindo com o Projeto Aulas de Energia da Neoenergia, no Espaço Ciências


Janeiro é o mês oficial das férias escolares. Tempo de brincadeira, diversão e novas descobertas. Foi pensando nisso que a Neoenergia decidiu promover uma série de ações, por meio da sua Unidade Móvel Educativa (UME), até o final deste mês, no Espaço Ciências, no Recife. Será uma oportunidade de apresentar todo o caminho da energia, desde a geração até as residências, e várias formas de otimizar o consumo dentro de casa de uma forma lúdica. O caminhão estará estacionado no lado direito do Pavilhão, em frente ao Espelho D’agua, e funcionará de forma gratuita para todos de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, já nos sábados e domingos, das 13h às 16h.

A UME é um ambiente equipado com materiais interativos e o aprendizado acontece por meio de atividades lúdicas, como realidade aumentada, projeção mapeada, jogos e experimentos. O caminhão da Neoenergia está adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. O veículo dispõe de um avançado mecanismo eletrônico que permite a duplicação do espaço interno, por meio de um assoalho retrátil, transformando o lugar em uma sala de aula climatizada.

O projeto Aulas de Energia vem se desenvolvendo para atender ao seu público na perspectiva de que sejam sensibilizados sobre a relação de Eficiência Energética, segurança e meio ambiente. “_Ao participarem das atividades ofertadas no caminhão, os visitantes tornam-se multiplicadores dos conhecimentos de sustentabilidade e assim transmitem aos seus familiares e amigos, ajudando a promover uma mudança de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica. Dessa forma, é possível manter a sociedade cada vez mais consciente sobre a sustentabilidade e o meio ambiente de forma atraente_”, *ressalta a superintendente de Eficiência Energética, Ana Mascarenhas.*

Através das atividades, os visitantes também podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energética na “Casa Eficiente”. Além da entrega de kits educativos aos visitantes com material informativo adequado a faixa etária do público, a fim de ajudar a fixar as informações transmitidas durante a visita. Essas iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com prefeituras, escolas e entidades locais.

Desde o ano de 2015, mais de 130 mil pessoas já conheceram a Unidade Móvel da Neoenergia Pernambuco. Em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia, a proposta do espaço é estimular o uso da energia sem desperdício, além de apresentar, de forma lúdica e interativa, os conceitos de eficiência energética e preservação ambiental de uma forma dinâmica, prática e impactante para os visitantes.

Álvaro Porto propõe medalha ao ministro José Mucio e título de cidadão ao Comandante do Exército


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, apresentará projetos de resolução propondo a concessão da Medalha Joaquim Nabuco ao Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e o título de cidadão pernambucano ao Comandante do Exército Brasileiro General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. As honrarias reconhecem o esforço dos homenageados, cada um na sua área de atuação, em trazer a Escola de Formação de Sargentos para Pernambuco. Os projetos serão encaminhados à Mesa Diretora na retomada dos trabalhos da Alepe, em fevereiro.

A homenagem a José Múcio é respaldada também pelos grandes serviços prestado por ele a Pernambuco e ao país. Além de estar empenhado pessoalmente em ver a Escola de Sargentos instalada no estado, o ministro tem tido atuação exemplar na pasta. Recentemente, comandou bem sucedidas operações de repatriação de brasileiros que estavam nas áreas de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas. 

De 2009 a 2020, Mucio foi ministro do Tribunal de Contas da União, chegando à presidência do órgão entre 2019 e 2020. Antes, entre 2007 e 2009, foi ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. 

Nascido no Recife, é engenheiro civil, foi prefeito de Rio Formoso (1982 a 1983) e deputado federal
(1991 a 2011). Entre as principais atividades parlamentares, foi presidente nacional do PFL (1992 a 1993); líder do PTB na Câmara dos Deputados; e líder do Governo, de 7 de março de 2007 a 30 de novembro de 2007.

“José Múcio construiu um carreira exemplar, pautada pelo equilíbrio e capacidade de trabalho. Tanto como parlamentar, ministro do TCU e, agora, como ministro da Defesa, se mantém como referência de homem público. Seu trabalho em favor da vinda da Escola de Sargentos para Pernambuco confirma seu comprometimento com o Estado. A Medalha Joaquim Nabuco é uma reverência à sua história e também expressão da nossa gratidão ao trabalho do ministro”, destaca Porto.

O deputado também enfatiza o papel do General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva na luta para estabelecer a Escola de Sargentos em Pernambuco. “Desde o início das discussões o Comandante do Exército tem se mostrado firme em trazer a instituição para o nosso estado. O título de cidadão é o reconhecimento de Pernambuco ao trabalho do General”, diz.

Nascido na cidade de São Paulo (SP), o General assumiu o Comando do Exército Brasileiro em 21 de janeiro de 2023. A incorporação às fileiras do Exército se deu em março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto e Precursor Paraquedista, bem como os Estágios Básico e Avançado de Salto Livre e Comunicação Social. Entre as diversas missões operacionais desempenhadas, destacam-se o subcomando do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7° CONTBRAS, no Haiti, e o comando da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), já como oficial-general. 

Comandou também o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília (DF), o Corpo de Cadetes da AMAN, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, em Brasília (DF), a Academia Militar das Agulhas Negras e o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF). Chefiou o Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), e exerceu ainda a função de Comandante Militar do Sudeste no período de 15 de abril de 2021 a 21 de janeiro de 2023.

#VcNoBlog Janguê Diniz

Mentalidade fixa ou de crescimento

Antes de qualquer mudança, é preciso saber onde você está. Se quer ir a Orlando, por exemplo, é necessário saber o ponto de partida para, então, decidir qual rota tomar. Da mesma forma, se quer mudar para uma mentalidade de riqueza, deve, antes, saber com qual mentalidade está agindo naquele momento. O primeiro passo para descobrir é saber um pouco mais sobre os tipos de mentalidades mais comuns e como isso influencia nas decisões e nos resultados.

É possível perceber qual é o tipo de mentalidade de alguém com base apenas no comportamento, nos resultados e, especialmente, na reação de uma pessoa diante do fracasso e do sucesso. Segundo a psicóloga e escritora Carol Dweck, podemos dividir as pessoas em dois grandes grupos básicos de acordo com os tipos de mindset: as pessoas com mentalidade fixa e as pessoas com mentalidade de crescimento.

O mindset fixo é a crença de que nossas características e habilidades não podem ser mudadas. Entre outros desajustes, essa ideia pode levar o indivíduo a pensar: “eu sou assim e não posso mudar”, o que é um dos principais obstáculos ao crescimento pessoal e ao sucesso. Em geral, pessoas com essa mentalidade costumam ter dificuldade de se adaptarem a mudanças e enfrentarem desafios, pois acreditam que não têm o que é preciso para ter sucesso. Elas acham que não são capazes de realizar algo que esteja fora da sua rotina, que esteja além das suas capacidades já conhecidas. Às vezes, por terem baixa autoconfiança, sequer enxergam as próprias qualidades e potencialidades.

Por outro lado, o mindset de crescimento é a crença de que podemos melhorar e aprender novas habilidades. Pessoas com esse tipo de mindset são adeptas do que chamamos atualmente de lifelong learning, ou educação continuada, que defende o aprendizado e sustenta a ideia de que os estudos devem ser permanentes e que podemos e devemos aprender sempre. Isso nos leva a buscar aprendizado e desenvolvimento constantemente e gera um impulso na direção do crescimento pessoal e do sucesso. Os novos desafios e as mudanças são encarados como oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e crescimento, em vez de como ameaças ou obstáculos. Desse modo, quem tem esse mindset tende a enfrentar os desafios e contratempos com entusiasmo, pois acredita que são elementos que ajudam a aprender, crescer e prosperar.

Importa ressaltar aqui que a programação mental não é imutável. Assim sendo, mesmo que alguém tenha se condicionado a uma mentalidade fixa, pode trabalhar para torná-la ilimitada e de crescimento. Esse é um passo importante no desenvolvimento pessoal e profissional para quem deseja alcançar novos níveis na vida e nos negócios.


Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

Aniversário do Cineteatro Paulo Freire

*ATENÇÃO ARTISTAS!*

Contamos com a presença de todos os *SEGMENTOS* *CULTURAIS DA CIDADE DO* *PAULISTA E DE TODO* *PERNAMBUCO.* 
Compareçam e se apresentem na frente do *CINE TEATRO* *MUNICIPAL PAULO FREIRE.* 
 *O TEATRO É DO POVO* , ele merece a sua presença.

 *LOCAL: EM FRENTE AO* *TEATRO PAULO FREIRE.* 

 *DIA: 18 DE JANEIRO 2024* 

 *HORÁRIO: 9:00h. ( Manhã)*

 *Contato: ( 81) 9-8829-3319 ZAP (VINÍCIUS COUTINHO ATOR E PRODUTOR CULTURAL* )

Fertilidade em Foco: Especialista discute estratégias de preservação masculina


Janeiro não apenas inaugura um novo ano, mas também traz uma onda de cuidados intensificados, especialmente quando o foco está na saúde reprodutiva masculina. Paulo Matheus, embriologista especializado em reprodução humana, destaca a urgência desses cuidados ao revelar que, segundo a Organização Mundial da Saúde, "mais da metade dos casos de infertilidade na América Latina têm sua origem em fatores masculinos".

"É crucial compreender que uma variedade de elementos, desde desafios genéticos até a exposição à substâncias químicas como cigarro, maconha e álcool, pode desempenhar um papel significativo na saúde reprodutiva masculina", destaca Paulo Matheus, diretor do laboratório Criovidas, ao abordar as diversas causas de infertilidade.

O biomédico que liderou a equipe brasileira responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta no Brasil, Paulo Matheus, salienta as recentes descobertas científicas, sublinhando que "estudos publicados em revistas científicas renomadas alertam para os efeitos negativos dessas substâncias, evidenciando desde alterações no volume testicular até uma redução expressiva na concentração espermática", pontua.

Em meio aos desafios enfrentados pela fertilidade masculina, a preservação surge como uma estratégia crucial. O embriologista destaca a evolução do congelamento do sêmen, técnica também associada predominantemente a casos de câncer e tratamentos hormonais. Agora, esta técnica abrange uma gama mais ampla de situações, incluindo danos testiculares e profissões de risco. “O congelamento de sêmen é uma ferramenta poderosa, garantindo a qualidade dos gametas por tempo indeterminado, oferecendo assim uma perspectiva valiosa para preservar a fertilidade masculina”, enfatiza.

Quanto ao congelamento de sêmen, Paulo Matheus compartilha diretrizes importantes. “Não há uma idade específica recomendada, mas sugiro que seja considerada entre 18 e 45 anos”, orienta Matheus. Ele esclarece o processo, dizendo que "envolve abstinência sexual e de masturbação antes da coleta, podendo ser adaptado em casos urgentes." Além disso, o especialista destaca a eficácia do procedimento ao explicar que “as amostras são criopreservadas a -196ºC em nitrogênio líquido, possibilitando seu armazenamento indefinido, como evidenciado por casos de sêmen criopreservado há mais de 40 anos”, disse.

Paulo Matheus, especialista em reprodução humana, reitera que "o sêmen congelado é de uso exclusivo pelo próprio paciente, exigindo a realização do tratamento de fertilização assistida em clínicas especializadas em reprodução humana. "Ao destacar esses cuidados, busco alertar a população sobre a importância dessa ferramenta na preservação da fertilidade masculina, prevenindo complicações e constrangimentos no futuro”, concluiu.


*CRIOVIDAS-* A Criovidas disponibiliza uma estrutura moderna e utilização de técnicas avançadas para a realização de exames masculinos. Além disso, oferece um serviço de concierge masculino que acolhe e orienta os pacientes, e conta com uma sala de coleta seminal equipada para proporcionar todo o conforto necessário aos indivíduos que buscam seus serviços. Entre os procedimentos de destaque realizados pela Criovidas, a criopreservação é mostrada essencial para homens que enfrentam tratamentos médicos que podem comprometer sua fertilidade, como pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia, radioterapia e cirurgias de vasectomia. Além disso, a Criovidas oferece uma ampla variedade de serviços específicos para a saúde masculina. Isso inclui a realização de espermogramas, processamento seminal, análise da fragmentação do DNA espermático, avaliação de retroejaculação e testes de estímulo espermático.

A Criovidas tem o compromisso de oferecer atendimento de qualidade e serviços que visam preservar a saúde reprodutiva masculina, contribuindo para um futuro mais saudável e feliz. A clínica está localizada na Empresarial Eco Business, na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 161, no bairro Miramar, João Pessoa/PB, e no Empresarial Rio Mar Trade Center, na Av. República do Líbano, nº 251, Sala 804, Torre 2, Recife/PE.

ONG Giral está selecionando profissionais

SUGESTÃO DE NOTA


 A ONG Giral está realizando seleção profissional à área de educação infantojuvenil no município de Glória do Goitá (Zona da Mata Norte do Estado, a 62 km do Recife).
 A equipe de Recursos Humanos está recebendo os currículos até o próximo dia 19 de janeiro, pelo e-mail rh@giral.org.br A oportunidade está aberta aos profissionais que desejem trabalhar com o Terceiro Setor especializado em educação social, sustentável e de inclusão. 
 As vagas disponíveis são presenciais para a sede da Giral localizada na Rua das Orquídeas, nº 148, Bairro Santa Felicidade, em Glória do Goitá.

Instituto do Autismo abre inscrições para maior colônia de férias gratuita do Brasil


O Instituto do Autismo (IDA) realiza entre os dias 08 e 26 de janeiro uma colônia de férias gratuita e inclusiva para 6.000 crianças e adolescentes neuroatípicos. Com o tema “Heróis da Inclusão”, a iniciativa conta com grade de esportes, lazer e atividades lúdicas em programações especiais distribuídas nas seis unidades da instituição na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte de Pernambuco.

As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (03), por meio de link no Instagram do IDA, sendo necessária apresentação de laudo médico na inscrição como procedimento obrigatório. “As atividades possibilitam desenvolver no indivíduo a interação social, o raciocínio lógico, a coordenação motora, o domínio visual, propiciam conceitos de flexibilidade, equilíbrio, memória, relação peso versus força, altura, impulsão, força, e de exploração, além de noções de lateralidade, direcionalidade, ritmo, organização espacial entre outros”, destaca o diretor geral do Instituto do Autismo, Kadu Lins.

Em sua 4ª edição, a colônia de férias do IDA conta com atividades que proporcionam melhor desenvolvimento na interação social, raciocínio lógico e coordenação motora, além de ganhos em noções de lateralidade, ritmo e na organização espacial. Para isso, o IDA disponibiliza ampla estrutura profissional para um acompanhamento com o melhor nível possível. Na equipe, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, musicoterapeutas, fisioterapeutas, aplicadores aba, todos à disposição da criançada.

A programação da colônia de férias do IDA também se estende aos pais (acompanhantes), com rodas de bate-papo com terapeutas sobre os mais diversos assuntos relacionados ao autismo.

*PROGRAMAÇÃO COLÔNIA DE FÉRIAS INSTITUTO DO AUTISMO - janeiro /2023*

08, 15 e 22 | Unidade Boa Viagem (R. Bruno Veloso, 528) - 150 vagas por turno.
09,16,23 | Unidade Igarassu (AC. BR – 101/Norte, Santa Maria) - 200 vagas por turno.
10, 17 e 24 | Unidade Carpina (R. Isabel Teobaldo Pereira, 100 - Bairro Novo) –
 200 vagas por turno-
10,17 e 24 | Unidade Poço da Panela (Estr. Real do Poço, 115) - 150 vagas por turno.
11,18  25 | Unidade Imbiribeira (R. Gonçalves de Magalhães, 699) - 150 vagas por turno.
12, 19 e 26 | Unidade Graças (Av. Rui Barbosa, 141) - 150 vagas por turno.


*SERVIÇO INSTITUTO DO AUTISMO | Colônia de férias gratuita, Janeiro de 2024*

Inscrições: Link no Instagram do Instituto do Autismo, @institutodoautismo.
Pré-requisito: apresentação de laudo médico no ato da inscrição.
Período da colônia de férias: 08 a 26 de janeiro de 2024.
Horários disponíveis: manhã (8h30 às 11h30) e tarde (13h30 às 16h30).
 
*SOBRE O IDA* - Fundado em 2020 por Kadu Lins, educador físico e especialista em psicomotricidade com formação no Brasil e no exterior, o instituto é exclusivo para atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contando atualmente com unidades em Boa Viagem, Imbiribeira, Igarassu, Poço da Panela Carpina e Graças. Em todas as operações são disponibilizadas equipes multidisciplinares formadas por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, educadores físicos, nutricionista, além de especialistas em ABA – Análise do Comportamento Aplicada. Os serviços do IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou de planos de saúde das redes conveniadas (Cassi, Fusex, Campe, Geap Saúde, Fundação Assefaz, Adufepe Saúde e Amil).

SIGA O INSTITUTO DO AUTISMO
Instagram: @institutodoautismo
www.institutodoautismo.com
 

Academia da Berlinda celebra 20 anos de história com o projeto Berlindance


Conhecida por sua diversidade nas referências rítmicas e por sua forte veia latina, a Academia da Berlinda, que completa 20 anos de história, em 2024, se prepara para iniciar as celebrações das duas décadas de música com o projeto Berlindance, show com releituras das principais referências que influenciaram o grupo no início da carreira. A primeira apresentação está marcada para acontecer no dia 3 de fevereiro, durante o Ensaio da Nação, que será realizado no Terminal Marítimo, no Bairro do Recife, com apresentações da Nação Zumbi junto a convidados como Lia de Itamaracá, Jéssica Caitano, Maciel Salu, Kirá Lá Baladera e DJ Damata.

“Está sendo muito interessante montar o repertório do projeto Berlindance porque estamos enxergando as referências de uma forma diferente de 20 anos atrás. A partir desse processo surgiu a ideia de lançarmos um álbum com algumas releituras e outro álbum de autorais, que já começamos a produzir e lançaremos agora em 2024”, celebra Yuri Rabid, baixista do grupo.

O Berlindance surgiu com a proposta de revisitar a origem musical da Academia da Berlinda, que nos últimos álbuns se permitiu explorar sonoridades diversas compiladas nos discos Academia da Berlinda (2007), Olindance (2011), Nada Sem Ela (2016) e Descompondo o Silêncio (2020). Mas, depois de 20 anos de carreira, é também uma forma da banda comemorar o caminho que construiu junto aos fãs.

“No início, a Berlinda não tinha um repertório de músicas autorais e nosso show era composto por releituras das influências de guitarradas, bregas, forró, lambadas, música angolana, da América Latina e da cultura popular nordestina”, destaca Tiné, vocalista do grupo. “A proposta é mostrar um pouco do início da banda, pois grande parte do nosso público não nos conhecia nesta fase”, ressalta o cantor.

Algumas das músicas presentes no repertório da Berlindance são Pela Mulher (Caña Dulce), de The Boogaloo Combo; Lambada Classe A, de Aldo Sena; Surra de Amor, de Cassiano Costa; Em Plena Lua de Mel, de Reginaldo Rossi; e Maria da Horta, de Urbano Castro. Outros artistas reverenciados são Pinduca, Ivan Peter, Alípio Martins, Diana e Antônio do Fumo, entre outros.
Os ingressos para o Ensaio da Nação, no dia 3 de fevereiro, custam R$ 70 meia entrada, R$ 80 social e R$ 140 inteira e estão disponíveis na plataforma Brasil Ticket.

BERLINDA - Do Alto da Sé, aos Quatro Cantos de história, do Carmo à Ribeira de poesias, do Amparo ao Bom Sucesso de ritmos, Olinda é a raiz de toda vertente cultural e “pernambucanidade” da banda. Tudo começou em 2004, quando sete amigos de infância, criados nos quintais da Cidade Alta, decidiram mandar para berlinda suas experiências musicais.

Formada por Alexandre Urêa (voz e timbales), Tiné (voz, pandeiro e maraca), Yuri Rabid (baixo e voz), Gabriel Melo (guitarra), Hugo Gila (teclados), Irandê Naguê (bateria e percussão) e Tom rocha (percussão e bateria).

Serviço:
Ensaio da Nação, com Nação Zumbi, Lia de Itamaracá, Jéssica Caitano, Maciel Salu, Academia da Berlinda, Kirá Lá Baladera e DJ Damata
3 de fevereiro (sexta-feira), às 22h
Terminal Marítimo de Passageiros (Cais do Apolo, Recife-PE)
R$ 70 (meia-entrada), R$ 80 (social) e R$ 140 (inteira), pelo Brasil Ticket

A importância da saúde mental no tratamento contra o câncer


O câncer é responsável pela morte de mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 704 mil casos da doença por ano, até 2025. Esse número expressivo demanda do setor de Saúde um enorme esforço para a oferta de atenção adequada, que vai além dos medicamentos e seus efeitos. O tratamento provoca, em muitos casos, ansiedade e depressão aos pacientes.

De acordo com dados da American Cancer Society, cerca de um terço dos pacientes com câncer enfrentam algum tipo de distúrbio de saúde mental durante o tratamento da doença. Esses distúrbios podem ser confundidos com medo e angústia, que são respostas naturais do organismo, devido ao momento enfrentado. “O impacto emocional do diagnóstico de câncer é geralmente brutal. O medo da morte, no primeiro momento, seguido de incertezas sobre os resultados e efeitos adversos do tratamento, bem como de possíveis mudança na rotina das atividades profissionais, físicas e conjugais trazem uma série desses sintomas”, explica o oncologista Eduardo Inojosa, da Multihemo Oncoclínicas.

Por isso, é importante que um profissional avalie o quadro de forma precisa, uma vez que essas condições não apenas afetam negativamente a qualidade de vida, mas também podem ter impactos significativos na aderência ao tratamento.

Acompanhamento Psicológico

Para auxiliar neste momento de enfrentamento, já há comprovação sobre a importância do acompanhamento psicológico durante o processo. “Pesquisas já demonstram uma ligação entre a saúde mental positiva e uma melhor adesão ao tratamento. Pacientes que enfrentam o câncer com resiliência emocional tendem a seguir rigorosamente as orientações médicas, comparecer às consultas e adotar comportamentos saudáveis, o que influencia positivamente nos resultados”, explica a psicóloga Renata Sales, da Multihemo Oncoclínicas.

Além disso, segundo a especialista, a saúde da mente também desempenha um importante papel nas reações do organismo. “Na prática clínica, a partir da observação, inferimos que quanto mais equilibrado emocionalmente está o paciente, melhor será sua resposta imunológica e menor será o impacto do tratamento, ou seja, menos efeitos colaterais e/ou recuperação mais rápida. O acompanhamento psicológico pode conduzir o paciente inseguro e amedrontado para um lugar de enfrentamento favorável das dificuldades reais”, complementa.


A psicóloga reforça que os sinais de melhora do paciente, depois de algum tempo de acompanhamento, são individuais e pessoais, devendo ser analisados caso a caso. Para ela, todo esse processo evidencia o benefício de um trabalho em conjunto: paciente, família e equipe multidisciplinar, no qual todos os envolvidos colaboram para a manutenção e/ou resgate do equilíbrio emocional. “Uma abordagem interdisciplinar do paciente oncológico é fundamental para a identificação e início precoce do tratamento psicológico, a fim de reverter o quadro emocional, proporcionando uma melhor adesão ao tratamento proposto”, acrescenta Eduardo Inojosa.

Equilíbrio x desenvolvimento tumoral

“Estudos em Psiconeuroimunologia têm como objetivo conhecer e validar a associação entre as emoções e as doenças, com base na teoria de que o corpo necessita de um equilíbrio e, ao desequilibrá-lo, seja psicologicamente ou internamente, são abertas brechas para o desenvolvimento tumoral. O psicólogo, juntamente ao apoio social e familiar, atua como auxiliar deste equilíbrio emocional”, explica.

Além do acompanhamento profissional, a especialista destaca atitudes que podem ser adotadas pelo próprio indivíduo para auxiliar na saúde mental. Cuidar da qualidade do sono, estabelecendo uma rotina noturna de desligar aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir; realizar atividades físicas, pois estimulam a liberação de hormônios e endorfinas, melhorando o aspecto emocional; buscar uma alimentação saudável, por meio do consumo de alimentos frescos e naturais; evitar o isolamento e reforçar laços com familiares, amigos e outras pessoas que também estejam passando pela mesma situação.

Na Multihemo Oncoclínicas, o Programa de Promoção à Saúde (PAPO) promove encontros presenciais para favorecer o diálogo e o convívio em grupo. “A programação é elaborada por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, oncologistas, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas com o objetivo de munir o paciente com informação e proporcionar o alívio do estresse. São oferecidas rodas de conversas e palestras, além de oficinas que abrangem áreas como artesanato, culinária, entre outras”, informa Renata.