quarta-feira, 3 de março de 2021

RECodai – Reconectando Vivências do Dançar

 

Artistas de todo o país podem se inscrever para participar do RECodai – Reconectando Vivências do Dançar, versão alternativa e online do Concurso de Dança do Interior (CODAI). Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São, através do ProAC Expresso Lab, e com produção do Grupo Mazan, o RECodai é uma mostra artística que proporciona ao público uma reconexão com o evento presencial, criado em 2017. Agora em 2021, com sua versão digital, pode alcançar um público maior e mais amplo devido à realização online.

Bailarinos, academias, companhias, conservatórios, coletivos e grupos de dança, profissionais ou amadores de todo o país fazem parte do público-alvo almejado pela mostra, que acontece por meio do site codai.art.br, entre 10 e 18 de abril de 2021. As categorias disponíveis são para a Mostra Nacional, direcionada para todos os estados brasileiros e Distrito Federal; Mostra Regional, voltada para as cidades que pertençam à Região Metropolitana de Campinas, descritas no regulamento da RECodai; e Mostra Reconectando Vivências, que privilegia criações artísticas feitas durante o período de isolamento social – neste caso, o material deve ser gravado em espaços residenciais, como cômodos de casas, apartamentos ou equivalentes.

Com espaço para vários estilos, o evento terá uma programação rica e a participação de importantes nomes da dança, além de diversas ações formativas, fóruns de discussões e as três mostras artísticas citadas acima.

No dia 15 de março será divulgada a lista de nomes aprovados, disponibilizada no site e mídias sociais do RECodai – Reconectando Vivências do Dançar.

IEL-PE está com vagas abertas para estágios

 

O IEL Pernambuco oferta 28 vagas de estágio para os níveis médio e superior, sendo 18 para atuação na Região Metropolitana do Recife (RMR), seis (6) em Caruaru, no Agreste, três (3) em Petrolina, no Sertão. As vagas são para as áreas de Administração, Pedagogia, Direito, Engenharia da Computação, como também para estudantes dos cursos Técnico em Refrigeração, Mecânica, Administração e Metrologia.

De acordo com a gestora do IEL-PE, Juliana Nogueira, o Instituto está constantemente com vagas disponíveis para os estudantes que desejam ingressar no mercado. “Portanto, recomendamos que o interessado fique atento às oportunidades e também que sempre busque se atualizar, pois essa busca pelo aperfeiçoamento é válida e considerada durante o processo seletivo”, explicou. Para concorrer a uma das oportunidades, o interessado deve acessar o link http://ielpe.org.br/. As bolsas chegam até R$ 1,1 mil.

Quem somos - O Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE), vinculado ao IEL Nacional e integrante do Sistema FIEPE, atua diretamente na promoção da integração das instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo do Estado, a partir da inserção do estudante ou profissional no mercado de trabalho.

lmprensa FlEPE

SDA e Fetape discutem continuidade de ações e programas para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco

 

Representando o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins, o secretário executivo de Gestão, Antônio Dourado, ao lado do secretário executivo de agricultura familiar, Humberto Arraes, coordenou reunião nesta quarta-feira (03) com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape). Na oportunidade, foram discutidos os principais pontos da pauta apresentada pela Fetape como prioridade para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco, durante visita do secretário e comitiva no mês de fevereiro, onde foi firmado o compromisso de dar continuidade ao diálogo entre as instituições.

O objetivo é debater o andamento de ações, programas e projetos que já vinham sendo construídos e implementados pela secretaria e suas vinculadas (SEAF, IPA, Iterpe e Adagro), bem como a ampliação dos recursos destinados à secretaria, para execução das ações. “O Governo de Pernambuco tem uma histórica relação com a Fetape, por isso estamos caminhando juntos nas lutas que estão sendo postas em favor da agricultura familiar no Estado. Nosso foco é a construção de um diálogo para avançarmos nas ações, inclusive no que se refere às questões legais e na definição da fonte de recursos, como convênios e emendas parlamentares”, pontuou Antônio Dourado.

Dentre os principais pontos da pauta está a conclusão e implementação do “Programa Pernambuco que Alimenta”; assegurar a distribuição de sementes crioulas, no tempo de plantio, considerando a realidade das três regiões do Estado; garantir o acesso à água para as populações do campo (cisternas, poços, etc); fortalecer a organização das feiras agroecológicas no Estado; regulamentar e implementar as Leis aprovadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que fortalecem a agricultura familiar.

Também estiveram presentes na reunião a presidente da Fetape, Cícera Nunes; o presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima; o coordenador estadual do Programa Garantia-Safra, Tarcísio Pontes, e demais participantes.

lmprensa SDA PE

Aena Brasil comemora um ano de operação no Recife

 

Há um ano, a Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, desembarcava em Pernambuco. Líder mundial em gestão aeroportuária, a empresa comemora a data com o início das obras de revitalização dos seis terminais que administra no País. O trabalho inclui melhorias na climatização, reforma total dos banheiros e acessibilidade, entre outros pontos. Mesmo diante dos inúmeros desafios impostos pela pandemia, o momento é de boas expectativas para o futuro do equipamento, que desde o ano passado conta com a expertise e a excelência do intercâmbio Brasil - Espanha.

Listado entre os 10 maiores terminais aeroportuários do Brasil, o Aeroporto do Recife consolidou-se nos últimos meses como centro logístico de destaque no combate à pandemia, sendo importante equipamento para o recebimento e envio de suprimentos hospitalares. Ao longo de 2020, foram recebidas 53 mil toneladas de cargas. Em 2021, o terminal reafirma sua importância sendo porta de entrada para as milhares de doses de imunizantes contra a Covid-19 no estado de Pernambuco.

Ao avaliar os últimos meses, o diretor-presidente da empresa, Fernando Santiago Yus, ressaltou a importância dos esforços conjuntos. “Encarar uma crise sanitária mundial nos primeiros dias de gestão de um terminal de tamanha importância para o Nordeste não foi uma tarefa fácil. Foi preciso que toda a empresa, todos os colaboradores, independentemente de setor, atuassem em uma força-tarefa para que nossas operações fossem garantidas e seguissem todos os protocolos de segurança preconizados”.

A nova etapa, segundo ele, é vista como uma virada de chave. “Diante da pandemia, foi preciso adiar o início da revitalização, mas agora estamos dando o primeiro passo para uma nova fase da história do Aeroporto do Recife. Esse terminal também é a casa dos pernambucanos e estamos empenhados em deixá-lo ainda mais acolhedor e bem estruturado para aqueles que vêm nos visitar”. A revitalização do terminal inclui melhorias em todos os banheiros, no sistema de climatização, sinalização, pintura, iluminação e acessibilidade. As obras devem ser finalizadas até o dia 23 de maio.

Apesar de não ter sido um ano fácil, diante de todas as dificuldades intensificadas com a crise sanitária, a Aena Brasil manteve-se confiante no potencial turístico e econômico da região Nordeste. Por isso, a concessionária adotou, em todos os terminais que administra, medidas preventivas a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. O cuidado da empresa com os passageiros que chegam ao Recife se traduziu em números, apontando uma melhora na movimentação do final do ano de 2020. No mês de abril, considerado um dos mais críticos da pandemia, foi registrada redução de 93% na malha aérea do terminal com relação ao ano anterior. Com a retomada gradual e cautelosa das atividades, em dezembro, a redução caiu para 16% em comparação com o mesmo período de 2019.

Os esforços também foram reconhecidos com os selos Turismo Seguro e Safe Travels para o aeroporto pernambucano. As chancelas são símbolo do compromisso da empresa com o combate à pandemia e com os milhares de passageiros e colaboradores que circulam diariamente no equipamento.

Mercadança vai conectar Pernambuco à América Latina

 

Em tempos pandêmicos, a internet nunca foi tão importante e tão usada para conectar pessoas, mesmo que à distância. Com base nisso, a gestora cultural Iris Macedo se uniu à coreógrafa Flávia Pinheiro (foto), e ambas são curadoras do projeto, para lançarem o Mercadança, que é uma plataforma on-line que busca divulgar artistas, grupos, profissionais de dança e equipamentos culturais de Pernambuco para toda a América Latina. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, através do site www.mercadanca.com.br até o dia 15 de março de 2021. O site será lançado, oficialmente, no dia 29 de abril de 2021, em comemoração ao Dia Internacional da Dança.

O Mercadança tem o objetivo conectar e aproximar a produção de Pernambuco aos programadores, curadores e diretores artísticos de festivais internacionais, para que dessa forma, seja criada uma rede multidirecional de difusão e divulgação da produção da dança em Pernambuco para toda a América Latina, com a possibilidade de ampliação para outros mercados internacionais. Outro objetivo da plataforma é disponibilizar informações técnicas e operacionais sobre os equipamentos culturais habilitados para receber produções do mercado latino-americano. O objetivo da ação é aquecer o mercado local e abrir espaço para os produtores culturais e técnicos, com habilidades em outros idiomas.

O site vai funcionar como uma grande vitrine internacional, um catálogo disponível de produtos locais de dança pronto para sair de Pernambuco e conquistar o mercado internacional. Para isso, haverá uma elaborada e cuidadosa curadoria e os artistas, grupos, profissionais de dança e equipamentos culturais selecionados, terão a sua produção e serviços disponibilizados de maneira on-line, com o selo de qualidade Mercadança, o que garante maior visibilidade para uma possível ampliação no mercado de trabalho e em futuras negociações no exterior. Dessa forma, o Mercadança estimula toda a cadeia produtiva da cultura pernambucana, além de fortalecer e ampliar a imagem do Brasil como um País criativo, inovador, tecnológico e rico no que diz respeito à produção artística da dança.

Segundo Iris Macedo, o ato de internacionalizar um produto ou serviço artístico se mostra como uma eficaz ferramenta para potencializar perspectivas que busquem ampliar as relações culturais e comerciais, além de valorizar o negócio e oferecer mais vida útil aos produtos e serviços. “Pensando nisso, propomos através dessa coreografia virtual tentacular, habilitar o deslocamento dos artistas da dança e de seus saberes, gerando uma cadeia produtiva nacional e internacional com seu respectivo fluxo de informações. Isso porque, claramente, a internacionalização amplia o mercado ao difundir o conteúdo dos artistas envolvidos para circulação, assim como, conecta a dança com as transformações do mundo contemporâneo virtual e digital”, explica a gestora.

Fazer parte de uma plataforma de internacionalização tem vários benefícios, entre eles: tradução do material para outros idiomas; criação de um portfólio digital; uso do selo de qualidade Mercadança; acesso à nova rede; posicionamento de marca e divulgação do negócio ou serviço no mercado internacional; e participação em uma webinar exclusiva com programadores internacionais.

O Mercadança é gratuito e patrocinado pelo edital 2018/2019, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de Pernambuco. A idealização e realização são da Fervo Projetos Culturais.

CONTEÚDO – O site Mercadança disponibilizará conteúdos em inglês, espanhol, português e libras, com a finalidade de fomentar e ampliar o mercado da dança em Pernambuco. Serão contempladas 42 iniciativas de dança no Estado de Pernambuco, sendo 30 artistas, personalidades, companhias e grupos de dança; oito museus, festivais, projetos e casas de espetáculos; e quatro iniciativas voltadas para as danças folclóricas como cavalo marinho, caboclinhos, maracatu rural, frevo, ciranda, pastoril e coco. Essas frentes devem atuar, comprovadamente, em Pernambuco e ter, no mínimo, cinco anos de existência. Dessa forma, serão contempladas iniciativas de todas as regiões de desenvolvimento do Estado: Agreste Central ou Agreste Meridional; Mata Norte ou Mata Sul; Região Metropolitana Centro ou Norte ou Oeste Sul; Sertão do Araripe ou Sertão Central ou Sertão de Itaparica; e Sertão do Moxotó ou Sertão do Pajeú ou Sertão do São Francisco.

IRIS MACEDO – Atua como gestora cultural, produtora de eventos e empresária. Formada em administração, turismóloga e pós-graduada em Comércio Internacional. Atualmente, cursa no SENAC/SP uma pós-graduação em Gestão Cultural (cultura, desenvolvimento e mercado). Participou de cursos livres com o tema Internacionalização das Artes Cênicas, oferecido por professores da Espanha, Colômbia, França e Brasil. Desde 2011, é Diretora da Fervo Projetos Culturais, onde idealiza e produz projetos que fomentam o desenvolvimento das artes. Também realiza curadoria de dança para festivais, projetos e editais. Já representou o Brasil em feiras internacionais realizadas no Uruguai, Colômbia, Argentina e Brasil. É diretora do Festival Mostra Brasileira de Dança, realizado no Brasil e na Colômbia, onde já promoveu a participação de mais de 700 grupos artísticos ao longo de mais de uma década. Nos últimos anos, tem se dedicado à realização de festivais nacionais e internacionais de artes cênicas, tendo viajado por todo território brasileiro e diversos países da América Latina.

FLAVIA PINHEIRO - Atua como performer, coreógrafa e artista visual. Mestre em História da Arte pela Universidad de San Martin-UNSAM/Argentina, é pós-graduada em Arte Visuais-Linguagens Artísticos Combinados pela UNA/Argentina e é graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE/Brasil. Também é aluna do Centre National de la Danse-CND/França. Ao longo dos últimos 15 anos, como artista independente no Recife, tem desenvolvido uma investigação artística em formato solo que questiona um corpo em queda constante, que se desmembra, se decompõe, colapsa sobre si mesmo e sobre o próprio fazer, sob a dificuldade de sobreviver em um ambiente precário e hostil. Com sua produção participou de diferentes festivais e eventos nacionais e internacionais.

Prefeitura de Olinda assina manifestação para compra de vacinas

 

Com o objetivo de acelerar a imunização em Olinda, a Prefeitura Municipal se inscreveu no Consórcio Público realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos para aquisição de mais vacinas contra o covid-19. Serão investidos, no mínimo, 3 milhões de reais para que as doses cheguem à cidade.

Essas vacinas serão destinadas, prioritariamente, para mais idosos e também professores, motoristas de transporte escolar, táxi e aplicativos, além de motoristas de transporte público e cobradores.

A intenção é quebrar o ritmo de contágio aos trabalhadores que convivem diariamente com centenas ou até milhares de pessoas. Na medida do possível, a ideia é que avance o plano de imunização para atender mais trabalhadores que atuam nos serviços essenciais.

lmprensa Olinda

Mamam promove programação de oficinas e discussões virtuais em março

 

Buscando expandir e fomentar o diálogo dentro da comunidade artística e com o público, apesar das barreiras impostas pela pandemia, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, vai oferecer uma diversificada programação virtual ao longo deste mês de março. Todas as ações respeitarão os protocolos, usando as redes sociais e a internet como plataforma de interação, com opções de atividades pagas e gratuitas.

A programação já estreou com a série de webnários Acervo em Diálogo. Até quinta-feira (4), o evento vai propor discussões sobre os universos artísticos que abrigam e atravessam o acervo do MAMAM, seja através das presenças ou das lacunas de recortes, informações e/ou obras do museu.

A adesão aos webnários, realizados via Google Meet, é gratuita. O link será disponibilizado, a cada dia de evento, na bio do Instagram do museu (@mamamrecife). As conversas serão ainda gravadas e posteriormente disponibilizadas no Youtube do MAMAM. O Acervo em Diálogo foi um dos projetos aprovados pelo Governo do Estado para executar os recursos da Lei Aldir Blanc, de estímulo à produção cultural durante a pandemia.

Hoje (3), Abiniel Nascimento, Izidorio Cavalcanti e Mariza Monteiro falam sobre: Artistas racializades no acervo. Na quinta (4), o encerramento do ciclo de conversas virtuais será feito por Ana Lira, Rebeka Monita e Wagner Nardy, que tratarão do tema: Novas Aquisições. As conversas serão pelo Google Meet.

Sarau das Lobas - Já tradicional troca de saberes e fazeres artísticos femininos, o Sarau das Lobas ganha inevitável formato virtual a partir deste mês de março, com duas oficinas na programação: Rebolar é Medicinal, com Monique Xavier Simas, e Poesia ancestral: as memórias poéticas nos corpos negros/femininos, com Odailta Alves.

A oficina "Poesia ancestral: as memórias poéticas nos corpos negros/femininos" será ministrada por Odailta Alves no dia próximo dia 10 de março, das 18h30 às 21h30, também pelo Google Meet. A oficina tem como proposta trabalhar poemas de escritoras negras brasileiras, refletindo sobre esse local de fala e de construção artística, e promovendo a produção de poemas a partir das memórias de mulheres negras que fizeram parte da vida das participantes do encontro. A inscrição custa R$ 30 e o formulário está disponível no na bio do museu no Instagram.

Entre os dias 12 e 13 de março, a oficina "Rebolar é Medicinal" propõe a investigação e a conscientização sobre o corpo e o movimento, em suas diversas perspectivas: terapêuticas, energéticas, decoloniais, sagradas e selvagens. A oficina, conduzida por Monique Xavier Simas , será das 17h às 19h, via Google Meet. A inscrição custa os mesmos R$ 30 e o formulário está disponível no na bio do museu no Instagram.

lmprensa Recife

lnterior de Pernambuco recebe os refrigeradores doados pela Celpe para armazenar vacinas

 

A Celpe iniciou, nesta semana, a doação de mais 40 unidades dos 155 refrigeradores científicos destinados aos municípios pernambucanos para armazenar as vacinas contra a Covid-19. Após as primeiras 20 unidades terem sido entregues ao Recife, nesta segunda fase estão sendo contemplados os municípios do Interior do Estado. As cidades que estarão recebendo os equipamentos nos próximos dias serão: Agrestina, Altinho, Belém de Maria, Bodocó, Buíque, Chã de Alegria, Capoeiras, Flores, Iguaracy, Itambé, Itapetim, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Lagoa Grande, Panelas, Quixaba, Santa Terezinha, São José da Coroa Grande, Terezinha, Cachoeirinha, Caetés, Canhotinho, Carnaíba, Chã Grande, Cortês, Cumaru, Custódia, Dormentes, Frei Miguelinho, Quipapá, Saloá, São Bento do Uma, São João, Vertentes, Iati, Itaquitinga, Jataúba, Lagoa do Carro e Parnamirim.

A distribuição está sendo gradativa e a previsão é que as demais cidades contempladas com a doação devam receber as câmaras de refrigeração nas próximas semanas. Nos próximos 15 dias, mais 40 equipamentos chegarão ao Estado e serão enviados aos respectivos destinos. A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

A doação desses equipamentos totaliza aproximadamente R$ 1,5 milhão, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS).

Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pela Celpe que possuem IDHM até 0,61. A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Os equipamentos também possuem sensores e um sistema de alarme remoto à distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

lmprensa Celpe

Frei Caneca FM celebra mês das mulheres

Para celebrar o mês das mulheres, a Frei Caneca FM, rádio pública gerida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, encherá sua grade de conteúdos feitos por e para elas, confirmando e ampliando seu compromisso de assegurar protagonismo às vozes e questões femininas.

As celebrações começam de forma antecipada já no domingo (7) no programa Batucada, dedicado ao samba nacional e local. Durante duas horas, a programação traz uma fina seleta com as maiores e melhores representantes do mais brasileiro dos ritmos com canções entoadas por nomes como Elza Soares, Tereza Cristina, Ivone Lara, Clementina de Jesus e Clara Nunes, entre outras. O programa também dará vez à forte cena de samba local com intérpretes como Helena Cristina, Manu Nascimento, Luísa Pérola e Gracinha do Samba, entre outras.

No dia 8 de março, a rádio terá 24 horas de programação musical exclusivamente feminina, selecionada por todas as mulheres da equipe da rádio. Mas a celebração já começou no dial mais cidadão do Recife.

Entre estreias e relançamentos, as novidades já começaram a entrar no ar. A primeira delas foi o mais novo programa da casa: o BR-101.5. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilotará a programação, conduzindo os ouvintes por muita música e informação. Quem quiser embarcar na programação, pode participar pelas redes sociais ou pelo whatsapp, mandando mensagem para o telefone (81) 99488-6842.

O Salada Pop, que em 2020 teve que mudar de formato, produzindo lives para o Instagram da rádio, volta com as entrevistas ao vivo na programação da 101.5 FM. O programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, trará conversas sobre cidadania, direitos humanos, saúde, sustentabilidade, entre outros temas importantes.

Às segundas, das 12h às 13h, a grade da Frei Caneca conta ainda com o TPM – Tempo Pra Mim, que voltou a ser ao vivo, do estúdio, com as convidadas participando remotamente, desde fevereiro. As entrevistas acontecem por meio de lives no Facebook, retransmitidas pelo FM, e podem ser reassistidas pelo público do programa a qualquer tempo.

Nas quartas, tem mais novidade, com o retorno do quadro Papo de Artista. Com periodicidade semanal, o programa é apresentado por Manoel Constantino, editor da Agenda Cultural do Recife há mais de 20 anos, e traz entrevistas com gestores, produtores e fazedores de cultura, sempre num bate papo descontraído sobre vida e obra dos convidados. A reestreia acontece dentro do BR 101.5.

Celebrando potências femininas e discutindo temas urgentes, o Mulher na Caneca, transmitido às sextas-feiras, ao meio-dia, como parte da programação da Faixa Mulher, ganha uma nova integrante na apresentação. A jornalista Marcionila Teixeira passa a compor o time, no lugar de Claudia Parente, ao lado de Clareana Arôxa e Inamara Melo, para celebrar um mundo mulher e melhor.

Também na sexta, às 22h, com reprise nos sábados, às 23h, irá ao ar o Paredão, uma seleção musical que embala o início do fim de semana, dando ênfase aos ritmos periféricos - como o funk, o brega, o pagodão baiano e todos os seus similares. DJ Fragozza, codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, traz sempre novos hits semanalmente, entre produções e remixes de DJs, numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência.

Em março, o Lab 101, espaço para a difusão de trabalhos em rádio feitos por estudantes, presta homenagem à cidade do Recife, pelo seu aniversário, no próximo dia 12, trazendo reportagens especiais sobre bairros da capital pernambucana, suas origens, personagens, poesias e também abordagens problematizadoras sobre questões sociais. As produções, que vão ao ar aos domingos, às 9h, são frutos da disciplina Radiojornalismo e Contemporaneidade do Curso de Jornalismo da Uninabuco Recife.

Para mais informações sobre a grade: http://www.freicanecafm.org/.

lmprensa Recife 

Paulista: Cidadão pode denunciar quem burlar Toque de Recolher

 

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, contará com o apoio do cidadão para evitar aglomeração. O Decreto Estadual nº. 50.346, publicado no Diário Oficial do Estado,  proíbe a abertura de bares, restaurantes e comércio com atividade não essencial entre as 20h e 5h, a partir desta quarta-feira (03.03). 

O prefeito Yves Ribeiro determinou a realização de uma força-tarefa para o cumprimento da fiscalização do decreto estadual no município. As denúncias sobre o desrespeito às novas medidas restritivas poderão ser realizadas pelo disque 153. 

A operação de contenção ao novo coronavírus será realizada, a partir desta quarta-feira (03.03), pelos seguintes órgãos: Guarda Civil e Agentes de Trânsito (Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil); Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde) e Procon (Procuradoria), ambos do município; e o apoio da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. 

O secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Marcelo Menezes, reforçou a importância da realização de denúncias do descumprimento do decreto estadual. "É preciso conter o avanço dos casos de contaminação pelo novo coronavírus, pois a rede hospitalar pública e privada correm o risco de entrar em colapso."

Saiba agora o que pode abrir nos horários das restrições.  

Confira a íntegra do decreto que listou quais são as atividades essenciais:

ATIVIDADES ESSENCIAIS

I – serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, realizados necessariamente de forma presencial, nos âmbitos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas; 

X – serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos da Portaria SES nº 107, de 23 de março de 2020, podendo ainda serem disciplinados em outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde; 

XV – serviços funerários; 

XVI – hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes, e afins localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes; 

XXIX – serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim; 

XXX – serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares; 

XXXI – serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto; 

XXXIV – restaurantes, lanchonetes e similares localizados em unidades hospitalares e de atendimento à saúde e no aeroporto, desde que destinados exclusivamente ao atendimento de profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, e passageiros, respectivamente; 

XXXV – restaurantes, lanchonetes e similares em geral, exclusivamente como ponto de coleta e entrega em domicílio; 

XXXVI – serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; 

XXXVII – atividades de preparação, gravação e transmissão de missas, cultos e demais celebrações religiosas pela internet ou por outros meios de comunicação, realizadas em igrejas, templos ou outros locais apropriados;

XXXVIII – serviços de auxílio e cuidados prestados a crianças filhas de profissionais de saúde e segurança pública, que necessitam se ausentar de casa para trabalhar.

lmprensa Paulista PE

Recife abre agendamento para vacinação de trabalhadores da Saúde entre 55 e 59 anos

 

A partir desta quinta-feira (4), todos os trabalhadores da saúde com 55 anos ou mais vão começar a receber a vacina contra a covid-19, no Recife. O prefeito João Campos anunciou a ampliação do público alvo na tarde desta quarta (3). O agendamento para imunização dessa população pode começar a ser feito ainda hoje, a partir das 18h, no Conecta Recife. O município recebeu, do Ministério da Saúde, 23.650 novas doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

“O Brasil passa por um momento crítico desde o início da pandemia. Soluções, com muita responsabilidade, devem ser implementadas e a vacina é aquilo de mais eficaz que pode ser feito neste momento. Por isso, nós vamos ampliar, a partir de hoje, às 18h, no Conecta Recife, a possibilidade de agendamento para os trabalhadores da saúde de 55 a 59 anos de idade. Com muita responsabilidade, nós vamos vencer a pandemia, intensificando sempre a vacinação na nossa cidade”, disse o prefeito João Campos.

O Recife ultrapassou a marca de 111 mil doses aplicadas, que representam 93.096 pessoas vacinadas, sendo que 18.876 delas já receberam as duas doses e completaram o esquema vacinal.

O agendamento deve ser realizado através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. A população residente no Recife poderá fazer o cadastro e, se estiver entre os grupos prioritários, agendar o dia, hora e local para receber a imunização. Caso a pessoa seja acamada, é possível sinalizar a condição marcando a opção disponível durante o cadastro para, dessa forma, receber a visita domiciliar de uma das equipes volantes da Secretaria de Saúde.

Atualmente, a cidade dispõe de 16 pontos para vacinação, sendo nove pontos de drive-thru. Eles funcionam de domingo a domingo, 7h30 às 18h30, no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; e Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira. Os drives também continuam funcionando no Parque da Macaxeira, no Geraldão, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; e no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife.

Além dos drive-thrus, a Secretaria de Saúde disponibiliza também sete centros onde funcionam salas de vacina: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Upinha Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo. Os outros centros continuam funcionando na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.

OUTROS PÚBLICOS - No Recife, também estão recebendo a vacina idosos a partir de 75 anos, trabalhadores da saúde, ativos, de qualquer área, a partir de 60 anos, trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva. Além deles, os trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem; cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador também foram incluídos na lista de grupos prioritários.

lmprensa Recife

Paulista busca atrair empreendimentos e fortalecer o turismo na cidade

 

A Secretaria de Turismo de Paulista está fomentando o empreendedorismo e o crescimento da rede hoteleira da cidade. Desde o início da gestão, em janeiro, e após determinação do Prefeito Yves Ribeiro, está sendo feito um estudo do município, visando atrair empreendimentos e, consequentemente, fortalecer o turismo no local. O projeto tem como foco principal a área das praias e o desenvolvimento do Litoral Norte.

No próximo dia 15 deste mês será reinaugurado o Maria Farinha Praia Hotel (onde era o antigo Casablanca), cuja reabertura faz parte do projeto de parcerias da Prefeitura de Paulista com a rede hoteleira. Também existe a intenção de promover passeios ambientais e fazer sinalizações turísticas nas praias.

Um dos projetos mais importantes, porém, é a dragagem do Rio Timbó, que objetiva desobstruir o rio, melhorando a navegabilidade e facilitando a prática de esportes náuticos na região. O turismo é um dos potenciais estratégicos para geração de emprego e renda no município, com destaque para o turismo náutico, área onde Paulista já figura entre as cidades de maior destaque em Pernambuco.

Geração de Emprego - Mesmo sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o setor do Turismo, no Brasil, gerou mais 21 mil empregos formais em 2020. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. Os dados servem para demonstrar a importância e o impacto desse setor na economia e na geração de empregos no país.

Na pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo, o Brasil gerou, no ano de 2019, 2,9 milhões de empregos formais no setor do turismo. As atividades de hospedagem e alimentação concentram 67% do total de emprego, movimentando um montante de R$ 238,6 bilhões em toda cadeia produtiva do setor no País.

lmprensa Paulista

Sintepe fará protesto em frente à Secretaria de Educação por interrupção das atividades e vacina

 

Na manhã desta quinta-feira (4), às 10h, o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizará um protesto simbólico em frente à Secretaria de Educação do Estado. O ato será em favor da interrupção imediata de todas as atividades presenciais nas escolas e outros locais de trabalho (bibliotecas, área administrativa, etc.) da rede pública de ensino. Participarão diretores do Sindicato e trabalhadores em educação convidados pelos dirigentes. O ato será na área aberta da Secretaria, como forma de não aglomerar pessoas e permanecer ao ar livre.

O Sindicato também reivindica que trabalhadores em educação - professores, administrativos e analistas - sejam incluídos na Primeira Fase da vacinação, já que a categoria trabalha diariamente com públicos diversos, de forma consecutiva e em locais fechados.

"Essa é uma luta da nossa categoria desde outubro de 2020. Na Justiça, o governo conseguiu manter as atividades presenciais e o Sintepe foi multado por lutar pela vida. Desde então, denunciamos os recorrentes casos de contaminação e os alarmantes índices da COVID-19 em nosso estado. Temos uma ação tramitando no Tribunal de Justiça de Pernambuco, detalhando nossos motivos em defesa da vida e contra as atividades presenciais", diz a nota do Sintepe publicada no início desta semana.

Serviço:

Protesto do Sintepe

Pela suspensão das aulas no ensino médio e das atividades presenciais na Rede Estadual de Ensino e pela Vacinação na Primeira Fase

Quinta, 04/03 - às 10h
Em frente a Secretaria de Educação
Avenida Afonso Olindense, Várzea, Recife


Com informações do jornalista Jonatas Campos