terça-feira, 31 de maio de 2022

Coletivo Pedra Rubra apresenta intervenção Mortalha e ministra a oficina Mulher em Cena no CC Grajaú e Casa de Cultura de Parelheiros

 

Criado em 2014, o Coletivo Pedra Rubra é formado apenas por artistas mulheres e tem a missão de criar reflexões sobre a sociedade patriarcal. O grupo encena a intervenção performática Mortalha e realiza a oficina Mulher em Cena no Centro Cultural Grajaú e Casa de Cultura de Parelheiros em junho (confira as datas abaixo).

Mortalha, apresentada no dia 5 de junho, às 11h e às 15h, é uma intervenção urbana performática que, poeticamente, retrata as mulheres violentadas em nossa sociedade. O trabalho é realizado pelas atrizes Beliza Trindade, Juliana Aguiar e Liliam Menezes, que caminham pelo espaço carregando cinzas em suas mãos. A primeira, às 11h, acontece a partir do Centro Cultural Grajaú e a segunda, às 15h, a partir da Casa de Cultura de Parelheiros.

Quando uma mulher sofre alguma opressão, seja por meio de agressões, abusos, assédios, estupros etc., uma parte dessa mulher morre. “Mortalha” carrega as cinzas dessas mulheres e representa as milhares de vezes que estas são caladas, mortas.

Já a oficina teatral Mulher em Cena, ministrada por Érika Rocha, oferece uma vivência corporal e cênica de escuta para as mulheres da periferia. A atividade é gratuita e tem encontros nos dias 12, 19 e 26 de junho, das 10h à 14h.

A orientadora da atividade nasceu e cresceu no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. É atriz, historiadora, mestra em Artes Cênicas, poetisa, produtora e professora. Possui graduação e mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Artista Educadora no Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo na linguagem Teatro.

Sobre o Coletivo Pedra Rubra

Coletivo Pedra Rubra é um grupo teatral formado por artistas mulheres que buscam dialogar com o público uma reflexão sobre a sociedade patriarcal que vigora. Investigam a cena teatral contemporânea considerando as questões da sociedade que estão em estado de urgência, tendo como protagonista a mulher.

O universo da mulher é o tema gerador do grupo não somente por ser constituído por integrantes mulheres, mas também por ainda termos em nosso cotidiano valores herdados de uma cultura machista e sexista. Tal cultura desencadeia violências físicas e psicológicas na mulher, como: feminicídios, estupros, abusos; de modo que as mulheres são constantemente oprimidas.

Formado em 2014 como um núcleo de estudos sobre “Mulher, Feminismo, Teatro e Performance”, e consolidado em março de 2015 com a intervenção cênica “MORTALHA”, o “Coletivo Pedra Rubra” possui em seu histórico trabalhos que buscam fugir da indústria cultural e de massa, trazendo um posicionamento político entre homens e mulheres sobre a sociedade patriarcalista que vivemos.

Embora o Pedra Rubra tenha realizado sua primeira ação cênica em 2015, as trajetórias das artistas do grupo se cruzam desde 2004; porém, somente em 2014, por desejo, necessidade e vontade, resolveram criar o próprio grupo, para assim poder abordar, discutir, pensar, articular um teatro que verdadeiramente acreditam e que as representam enquanto mulheres.

Serviço/Ficha Técnica

Mortalha
Criação e concepção: Coletivo Pedra Rubra
Atrizes/performers: Beliza Trindade, Juliana Aguiar e Liliam Menezes
Produção: Simone Carvalho
Quanto: grátis
Apresentação: 5 de junho, às 11h
Onde: Centro Cultural Grajaú (em direção ao Terminal Grajaú) - Rua Prof. Oscár Barreto Filho, 252, Parque América
Apresentação: 5 de junho, às 15h
Onde: Casa de Cultura de Parelheiros (em direção ao Terminal Parelheiros) - R. Nazle Mauad Lutfi, 169 - Parque Tamari

Oficina Mulheres em Cena
Orientadora: Érika Rocha
Quando: 12, 19 e 26 de junho, das 10h às 14h
Onde: Centro Cultural Grajaú - Rua Prof. Oscár Barreto Filho, 252, Parque América
Quanto: Grátis
Inscrições: por meio do link abaixo:

Recife começa a aplicar dose de reforço contra covid-19 nos adolescentes de 12 a 17 anos nesta quarta-feira (1º)

 

A partir desta quarta-feira (1º), os adolescentes de 12 a 17 moradores da capital pernambucana vão poder receber a dose de reforço contra covid-19. A Prefeitura do Recife vai aplicar a vacina naqueles que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, quatro meses. Na cidade, 87.932 pessoas nesta faixa etária estão aptas a tomar a dose adicional. Para receber o imunizante, é necessário realizar agendamento, que será aberto ainda nesta terça-feira (31), através do site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo Conecta Recife.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Os pais ou responsável também devem acompanhar o menor e apresentar o documento de identidade no dia da vacinação do adolescente.

As definições foram apresentadas pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado nesta terça-feira (31). Seguindo a recomendação técnica do Ministério da Saúde (MS), a dose de reforço deve ser feita preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente da dose aplicada anteriormente. Se houver indisponibilidade da vacina, a Coronavac pode ser usada. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO - Também nesta quarta-feira, a Prefeitura do Recife vai iniciar a aplicação da segunda dose de reforço nos adultos entre 55 e 59 anos. A vacina será aplicada naqueles que receberam a primeira dose adicional há, pelo menos, quatro meses - 13.969 pessoas nessa faixa etária estão aptas a receber a vacina na capital. 

Para receber a dose, as pessoas precisam realizar agendamento através do site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo Conecta Recife e, no dia agendado, apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. A vacinação desse público também foi definida na CIB e, seguindo a recomendação técnica do MS, a chamada quarta dose poderá ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores.

lmprensa Recife

Prefeitos e prefeitas dialogam com Governo do Estado e União sobre ações de emergência

 

CLlQUE NA lMAGEM E 
SAlBA COMO AJUDAR

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou nesta terça-feira (31) uma Assembleia Extraordinária de prefeitos e prefeitas para tratar sobre as fortes chuvas que atingiram o estado, especialmente na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte e Sul, causando alagamentos e deslizamentos de terra que levaram a destruição de casas, pontes e ruas, deixando pessoas desabrigadas, desaparecidas e também óbitos. Participaram da atividade o Governo do Estado, a Secretaria Nacional da Defesa Civil e o Sebrae.

Durante a atividade, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ouviu as necessidades urgentes dos municípios e assegurou assistência à população atingida. “Neste momento estamos empenhados em encontrar as pessoas desaparecidas. Designei todo o secretariado para trabalhar em linha direta com os prefeitos e prefeitas, o objetivo é acelerar o restabelecimento dos serviços básicos e a circulação nos locais afetados, além de prestar assistência à população”, afirmou o governador.

Secretário Nacional de Defesa Civil, o Coronel Alexandre Lucas falou aos prefeitos e prefeitas e destacou o investimentos do Governo Federal, no primeiro momento, para assistência humanitária, que serão revertidos em cestas básicas, colchões, kit de dormitório, kits de higiene, limpeza para residências, locação de veículos para socorro, assistência social e alimentação para equipes de campo. Em segundo momento, serão aplicados recursos para o restabelecimento de serviços essenciais, como limpeza das cidades, desobstrução de vias e canais e reconstruções de pequenas pontes.

Para ter acesso ao recurso, os municípios devem entrar no Sistema Integrado de Informação sobre Desastres (S2id) pelo site: https://s2id.mi.gov.br/paginas/index.xhtml. A Amupe disponibiliza a equipe técnica para prestar informações e os esclarecimentos necessários. Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae/PE), Fernando Clímaco destacou o investimento de R$ 3 milhões da entidade para apoiar a reconstrução dos pequenos empreendimentos das cidades atingidas.

A presidenta da Amupe e prefeita de Surubim, Ana Célia, destacou a importância das ações integradas dos três entes federativos. “A assembleia desta terça-feira reafirmou o compromisso da Amupe com o diálogo entre os entes federados, em prol da população. Não mediremos esforços para mitigar os efeitos deste desastre”, pontuou.

lmprensa AMUPE



Campanha Pernambuco Solidário arrecada mais de 1,2 mil itens no primeiro dia de funcionamento

 

CLlQUE NA lMAGEM E 
SAlBA COMO AJUDAR

No primeiro dia de funcionamento, a campanha Pernambuco Solidário arrecadou mais de 1,2 mil itens, entre roupas, calçados, alimentos, itens de higiene pessoal e colchões. Os materiais foram levados por pessoas físicas ou jurídicas para os pontos de arrecadação já em operação na Região Metropolitana do Recife e no Interior do Estado. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) em parceria com outras secretarias estaduais, como a de Turismo e Lazer e a de Desenvolvimento Agrário. Os itens estão sendo levados a abrigos temporários e comunidades afetadas pelas chuvas.

A partir desta quarta (1º), um novo ponto de arrecadação passa a funcionar na sede do Sebrae Pernambuco, no bairro da Ilha do Retiro, no Recife, com operação diária, das 8h às 18h. O local se soma a outros 18 espaços que estão funcionando de segunda a sexta, das 9h às 17h, como o Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife, o Parque de Exposições do Cordeiro, o Centro da Juventude de Santo Amaro (CJ) e o Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira. Também há pontos da campanha em Jaboatão dos Guararapes e em dez municípios do Interior do Estado (veja a lista detalhada abaixo).

Além da arrecadação de donativos, dois desses locais disponibilizados pelo Governo de Pernambuco - o CJ e o CSU - também se transformaram em cozinhas solidárias, produzindo 1.105 refeições nas últimas 24 horas. As quentinhas foram destinadas a comunidades nos bairros de Rio Doce, em Olinda, e do Ibura e da Várzea, no Recife, além de atenderem pessoas que estão aguardando a liberação dos corpos de familiares vítimas das chuvas no Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro.

Em visita ao CJ de Santo Amaro nesta terça-feira (31), o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Edilazio Wanderley, destacou a grande mobilização que a campanha está promovendo. “Já entramos em contato com diversas instituições públicas e privadas e também estamos vendo o movimento voluntário da população, que está se dirigindo aos pontos de arrecadação de donativos. Aqui no Centro da Juventude de Santo Amaro, por exemplo, estamos não somente recebendo donativos, mas também preparando refeições para encaminhar a quem tanto está precisando. A campanha está só começando e se soma às ações que estamos desenvolvendo desde as primeiras horas após essa tragédia que se abateu no Estado”, declarou.

RECURSOS – Outra frente da campanha Pernambuco Solidário é a viabilização de recursos para a Assistência Social nos municípios. Estão sendo liberados R$ 2,5 milhões em cofinanciamento por meio de repasses do Fundo Estadual de Assistência Social para os Fundos Municipais de Assistência Social de 57 cidades situadas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. Esse montante vai fortalecer equipamentos de assistência à população, como CRAS e CREAS, além do pagamento de benefícios eventuais, que custeiam despesas em situações de nascimento, morte, vulnerabilidade social e calamidade pública.

SERVIÇO
Pontos de arrecadação de donativos

Centro Cultural Cais do Sertão
Av. Alfredo Lisboa, s/n (Armazém 10), Bairro do Recife, Recife-PE (drive-thru disponível)

Parque de Exposições do Cordeiro
Av. Caxangá, 2200, Cordeiro, Recife-PE

Centro Social Urbano (CSU) Imbiribeira
Rua Manoel Serafim Couto, s/n, Imbiribeira, Recife-PE (próximo à Estação Imbiribeira)

Centro da Juventude de Santo Amaro
Av. Norte, 869, Santo Amaro, Recife-PE (após o viaduto, sentido Bairro do Recife)

Sede do Sebrae Pernambuco
Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife-PE

Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Av. Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro, Recife-PE

Sede da Fundação de Atendimento Socioeducativo
Av. Cons. Rosa e Silva, 773, Aflitos, Recife-PE

Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia
Av. Abdias de Carvalho, s/n, Bongi, Recife-PE (próximo ao cruzamento com a Av. General San Martin)

Edifício anexo da Fundação de Atendimento Socioeducativo
Estrada da Batalha, 1465, Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE

Escritório Regional da Adagro em Palmares
Travessa José Américo Miranda, s/n, Santa Rosa, Palmares-PE

Escritório Regional da Adagro em Sanharó
Av. Jurandir de Brito, 395, Centro, Sanharó-PE

Escritório Regional da Adagro em Caruaru
Av. Dom Bosco, 4, Maurício de Nassau, Caruaru-PE

Escritório Regional da Adagro em Garanhuns
Av. Caruaru, 228, Heliópolis, Garanhuns-PE

Escritório Regional da Adagro em Surubim
Av. Severino Clemente de Arruda, 340, Centro, Surubim-PE

Escritório Regional da Adagro em Ouricuri
Rua Dr. Baltazar Cavalcante Farias, 6, Ouricuri-PE

Escritório Regional da Adagro em Serra Talhada
Av. Afonso Magalhães, s/n, Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada-PE

Escritório Regional da Adagro em Salgueiro
Av. Getúlio Vargas, 220, Nossa Senhora Aparecida, Salgueiro-PE

Escritório Regional da Adagro em Sertânia
Av. Manoel Borba, s/n, Centro, Sertânia-PE

Escritório Regional da Adagro em Petrolina (Centro Agropecuário)
Av. das Nações, s/n, Centro, Petrolina-PE

lmprensa SDSCJ