terça-feira, 18 de abril de 2023

Triatleta juvenil de Paulista é vencedora do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada


Detentora de de 16 medalhas de reconhecimento nacional, a triatleta Kawani Sofia de Oliveira Carneiro, de 15 anos, moradora do bairro de Paratibe, contou com o apoio da Prefeitura do Paulista e conquistou o 1º lugar na atual edição do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e o 2º lugar do Campeonato Brasileiro de Ciclismo contra Relógio. A competição aconteceu no último domingo (16.04), na cidade de Maringá, no estado do Paraná, na Região Sul do País.

De volta ao município, a bicampeã brasileira de triatlo, bicampeã brasileira de duatlo e campeã brasileira de aquatlo já se prepara participar do Campeonato de Ciclismo dos Jogos da Juventude, que será no mês de setembro deste ano, na cidade de São Paulo (SP) e do Aquabike, em outubro, em Brasília (DF).

Ao falar de sua alegria pela última conquista, a jovem ressaltou sua dedicação para alcançar seus objetivos. “Desde 2018 eu decidi ser atleta de alto rendimento. E para ter êxito no que faço, treino duas e até três horas, de domingo a domingo. Sempre sonhei em representar minha cidade e meu estado em competições nacionais e, futuramente, o Brasil em campeonatos mundiais e as olimpíadas", frisou Kawani.

Imprensa Paulista PE 


UniFavip Wyden promove o “CURTACOM – Mostra Audiovisual de Comunicação”


O Centro Universitário UniFavipWyden promove, por meio da coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, o “CURTACOM– Mostra Audiovisual de Comunicação”. Com dois temas atuais e relevantes,“Calúnia” e “Os Sinais”, os filmes abordam questões como representatividadetrans e exposição na internet, levando à discussão sobre violência eprivacidade. 

O evento acontece no dia 19 de abril, às 19h, no auditório da faculdade, seguido de debate com a equipe deprodução. A entrada é gratuita e aberta ao público. Este será um momento para apreciaçãodos trabalhos produzidos pelos alunos da instituição, que geram a oportunidade também para debater os assuntos temas dos curtas metragens que serão exibidos no CURTACOM.

“A comunicação audiovisual é ummeio poderoso para a reflexão e transformação social, e a mostra de curtas metragens realizada pelos alunos do curso de publicidade e propaganda do UniFavipWyden é prova disso. Portanto, não perca essa oportunidade de ampliar horizontes e refletir sobre a nossa sociedade, esperamos por você”, convida a professora Simone Freitas, do curso de Publicidade e Propaganda.

Aprovado o plano de trabalho da subcomissão do Ensino Médio


A subcomissão temporária do Ensino Médio no Senado aprovou nesta terça-feira (18), o plano de trabalho apresentado por sua presidente, a senadora Teresa Leitão (PT-PE). 
O trabalho da comissão será realizado por meio de audiências públicas e análise de documentação e de estudos sobre o ensino médio.  

“O plano foi aprovado, com uma rica discussão e consenso. Eu entendo que é assim que se constrói: com debate e com pensamento coletivo”, disse Teresa Leitão.

Entre os objetivos da subcomissão estão identificar lacunas e limites da Reforma do Ensino Médio; avaliar o impacto das mudanças em carga horária, currículo e parâmetros de atuação dos professores; e pontuar caminhos e perspectivas para a construção de alternativas adequadas e emancipadoras e as correspondentes normatizações estruturais e organizadoras para o Ensino Médio, na perspectiva da superação de concepções tecnicistas. 

Estão previstas sete audiências públicas e a primeira deve ocorrer no dia 26 de abril, com a presença de representantes do MEC, Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). A última audiência pública será no dia 12 de julho.

Tradição e prestígio social marcam 20ª edição do Baile das Personalidades


Um grande encontro de integração social que há duas décadas homenageia os talentos da sociedade do Vale do São Francisco. Já começaram os preparativos para o Baile das Personalidades, que chega a sua 20ª edição no próximo dia 20 de maio, premiando o profissionalismo, beleza, elegância e o empreendedorismo regional no Rancho Brilho da Lua, em Juazeiro - BA.

A festa, comandada pelo colunista social e promoter, Gileno Dias, começa às 20h, em um cenário de requinte e glamour, com um jantar especial assinado pelo chef Leandro Nascimento e a animação da Orquestra Fernando Júnior. O badalado evento de gala vai manter a tradição do traje esporte fino e a mesma elegância, criatividade, brilho e o charme das edições anteriores. Outra tradição mantida será o cerimonial apresentado pela radialista Nélia Lino, evidenciando os currículos das pessoas que fizeram a diferença em 2022 e que são referência nas suas áreas de atuação.

A grande novidade desta 20ª edição do Baile das Personalidades fica por conta da premiação de uma nova categoria: 'Empresarial'. De acordo com Gileno Dias, serão homenageadas as empresas que mais se destacaram em nossa região no último ano.

"A valorização dos empreendimentos por meio de uma homenagem solene é essencial para a construção e visibilidade da marca e da imagem de quem faz acontecer no segmento empresarial", ressaltou. O prometer, que é considerado uma lenda viva no colunismo social do Vale do São Francisco, acrescentou ainda que a cada dia a lista de nomes confirmados aumenta, restando poucas mesas disponíveis. A assessoria de imprensa do Baile das Personalidades leva a assinatura da Clas Comunicação e Marketing. Outras informações e vendas de mesas: (74) 9 8826-1219.

Harmonização Facial Regenerativa: Rejuvenescimento é contínuo, de acordo com a idade da pessoa.


A cirurgiã-dentista Zilda Canejo, observando os apelos atuais pela harmonização facial, especializou-se em "Harmonização Facial Regenerativa", baseada em rejuvenescimento contínuo, de acordo com a idade de cada pessoa. "Explicando melhor, trata-se de uma regeneração celular, que acontece com o estímulo da produção de colágeno. Um novo conceito de harmonização facial, que se baseia principalmente na naturalidade e nos resultados que chegam de forma progressiva, respeitando a idade de cada pessoa e suas necessidades", esclarece Zilda.  

Mais informações: @zilda_canejo

2ª Cãominhada em Caruaru


A 2ª Cãominhada – Abril Laranja –promovida pelo vereador Anderson Correia (PP) foi um sucesso mais uma vez. A iniciativa do parlamentar, referência no ativismo da bandeira da causa animal, aconteceu neste domingo (16), na Praça da Unique, no bairro Universitário, e superou asexpectativas de quem esteve no local, com uma grande estrutura e uma rotatividade de mais de 100 animais acompanhados seus tutores, que aproveitaram a programação em família, com muita diversão e descontração.

A Cãominhada foi alusiva àcampanha Abril Laranja, que acontece todos os anos, com a conscientização do combate à crueldade animal em todo país. Caruaru também conta com essa lei do Abril Laranja, proposta por Anderson e promulgada pelo Poder Executivo - (Lei nº 6.699, de 29 de abril de 2021). Na ocasião, além de diversos cães e famílias, estiveram presentes diversas autoridades como vereadores, secretários a nível municipal e estadual, além do prefeito Rodrigo Pinheiro, que participou da programação durante a cãominhada com os animais, ao lado do vereador Anderson Correia.

“Se a nossa primeira Cãominhada foi um sucesso, essa segunda superou nossas expectativas. Foi um momento ímpar em prol dos nossos animais, conscientizando a população com essa campanha muito importante contra acrueldade animal. Essa é a nossa luta, aproximar a sociedade da causa e dos direitos dos animais, e isso tem sido feito por meio do nosso mandato. Minha gratidão a todos que participaram e ao nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, que esteve com agente e se mostrou sensível a esta causa tão nobre”, destacou Anderson.

Projeto social ensina programação a alunos do Pilar


Com inovações diárias e contratação aquecida, o mercado de tecnologia segue em evidência no Brasil. Até 2025, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o país deve sentir demanda por aproximadamente 800 mil profissionais de áreas relacionadas à tecnologia.

E para permitir que jovens do Recife desenvolvam esses conhecimentos, o Porto Digital, em parceria com o Instituto MRV, braço social da MRV&CO, por meio do “Educar para Transformar”, realiza o “Juventude Code”, clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é ensinar esse conteúdo a estudantes a partir de vivências e necessidades reais.

“O mercado de tecnologia aponta para um futuro promissor, não só no Brasil, como em diversos países. E a educação de qualidade dá para esses jovens a oportunidade de mudarem sua própria realidade, e a de sua comunidade”, afirma Blenda Alves, coordenadora do Instituto MRV. “E para que o projeto tenha ainda mais impacto, o foco é sempre na comunidade local, como ocorreu com todos projetos apoiados pelo Educar”, completa Blenda.

O Juventude Code, iniciado em 2022, está reunindo 30 adolescentes nesta terceira turma da iniciativa. São alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada na comunidade do Pilar, no Centro do Recife, área-polo da tecnologia na capital pernambucana. Até o mês de junho, os estudantes passarão por uma imersão na cultura digital com o objetivo de transformar ideias sociais em projetos prototipados que beneficiem a região.

Esse desenvolvimento é resultado das aulas de programação, oficinas, mentorias, palestras e orientações, divididos em aproximadamente três aulas por semana, que ocorrerão no laboratório do Porto Digital. O parque tecnológico testemunha a evolução da turma que, ao final de cada semestre, participa do “Hackthon”, dia de apresentação dos projetos a uma banca especializada, formada por professores, empreendedores e empresários.

Em 2022, primeiro ano de execução do Juventude Code, foram 60 estudantes formados e seis projetos apresentados: formação profissionalizante; alfabetização de jovens e idosos; criação de uma rádio comunitária para a divulgação dos serviços e comércios informais da região; área de convivência; formações de curta duração; e um negócio de reciclagem como forma de geração de trabalho e renda.

“O Juventude Code une duas coisas que acreditamos muito: educação e responsabilidade social. Promover processos de aprendizagem prática com resolução de problemas sociais e direcionar essa força inovadora para a Comunidade do Pilar, tem ajudado a transformar um pouco realidade desta população”, diz Marcela Valença, superintendente de Formação do Porto Digital.

Além do trabalho desenvolvido com os jovens, o Juventude amplia sua atuação com os professores da Escola Técnica Estadual. Desde o início do projeto, em 2022, 18 deles foram capacitados e levaram para sala de aula conteúdos que tenham o atravessamento da programação.

Apoio - O “Educar para Transformar” é um chamamento público do Instituto MRV de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação nos mais diversos contextos. Realizado desde 2016, já apoiou 51 projetos que impactaram mais de 210 mil pessoas direta e indiretamente em todo o Brasil.

*Sobre o Porto Digital*

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, eleito, por três vezes, o melhor parque tecnológico do País pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Instalado na área central do Recife, o polo abriga mais de 350 empresas, com quase 15 mil profissionais e empreendedores e faturamento anual de cerca de R$ 3,67 bilhões em 2021 com foco em produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa.

*Sobre o Instituto MRV*

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos. Saiba mais em institutomrv.com.br.

Hapvida NotreDame Intermédica realiza procedimento cardiológico inovador e devolve qualidade de vida a paciente


Uma palpitação pode significar várias coisas diferentes. Um sinal de paixão, uma abordagem inesperada que causa susto, uma descarga de adrenalina depois de uma atividade física, um momento de ansiedade. Mas, para Romildo, uma palpitação era um grande sinal de alerta, quase um filme de terror na vida real.

Desde 2017, Romildo José, de 54 anos, foi diagnosticado com Síndrome de Brugada, uma doença perigosa que aumenta o risco de morte súbita em pessoas jovens. “A doença provoca muito estresse, porque você nunca sabe quando vai ter um episódio. Então, qualquer palpitação, você já imagina que vai desmaiar ou ter um ataque, o que faz com que você esteja o tempo todo convivendo com ansiedade, o medo de acontecer novamente. Não é fácil”.

No último mês, o paciente da Hapvida NotreDame Intermédica recebeu a chance de uma vida com mais qualidade. Desde as últimas semanas de 2022, ele vinha apresentando diversos episódios de paradas cardíacas tratadas com a liberação de choques que chegaram a somar 10 em um único dia. Diante deste cenário, o paciente foi a primeira pessoa no Norte/Nordeste a ser submetida ao procedimento de ablação epicárdica por cateter de substrato arritmogênico para tratamento da Síndrome de Brugada, um procedimento cardiológico inovador.

A síndrome

A Síndrome de Brugada (SB) é uma doença rara grave com alto potencial de letalidade. No mundo, a prevalência é de 5 a 20 casos a cada 10 mil habitantes, atingindo principalmente  homens. Os pacientes acometidos por esta condição são submetidos a um tratamento que pode causar estresse físico e emocional, pois é implantado um cardiodesfibrilador que, apesar de salvar a vida dos que o utilizam, causa grande incômodo com choques.

“A doença é uma condição genética que acontece por conta de defeitos na membrana celular. Os pacientes podem apresentar eventos graves com quadro de desmaio, muitas vezes, sem uma causa explicada, algo que ocorre subitamente e que pode evoluir para uma parada cardiorespiratória, a ponto do paciente ter que ser reanimado ou até mesmo levar a uma morte súbita. A primeira manifestação clínica da doença já pode ser uma morte súbita e por isso, o problema é tão delicado”, explica o cardiologista do Hapvida NotreDame Intermédica, André Rezende, especialista em arritmias e eletrofisiologia cardíaca.

Um tratamento inovador

Diante do cenário de repetições dos episódios de fibrilação ventricular, o paciente que já possuía o implante do cardiodesfibrilador, um aparelho implantado entre a pele e o músculo do peito que age rapidamente logo quando o coração para de bater, teve seus primeiros acompanhamentos e procedimentos em Recife e foi encaminhado até o Centro Hemodinâmico do Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, para que fosse realizada uma ablação de substratos arritmogênicos da Síndrome de Brugada.

“Desde o ano passado, Romildo começou a ter choques de repetição, que a gente chama de tempestade elétrica, quando tem mais de três eventos em um prazo de 24h e, com esses choques, ele foi obrigado a se internar para tentar o controle. Utilizamos o manejo de drogas na tentativa de monitorar o quadro clínico, mas, sempre que recebia alta, pouco tempo depois, apresentava o mesmo evento. Foram três internações em um período muito curto, com vários choques, chegando a perder a consciência em algum deles. Por causa dessa repetição, caracterizamos a situação de refratariedade clínica, ou seja, nenhum medicamento estava sendo suficiente para controlar este quadro. Por isso, foi indicada a cirurgia”, explica o cardiologista André Rezende .

"A melhor forma de reduzir as chances de uma morte súbita é com o implante de um cardiodesfibrilador. Entretanto, o aparelho não impede o aparecimento de arritmias e a terapia com choques é extremamente desconfortável. Por isso, a escolha por um tratamento inovador e ainda muito incipiente no Brasil, a ablação por cateter de substratos arritmogênico, que é uma terapia útil principalmente nos casos de mais difícil controle", explica o médico responsável pelo caso, Ronaldo Távora, arritmologista do Hapvida NotreDame Intermédica.

“Sigo esperançoso”

No mês de fevereiro, a nova abordagem foi realizada com excelente execução e o resultado satisfatório. Após acompanhamento no hospital, Romildo recebeu alta e segue em casa, se recuperando da cirurgia. Desde então, não teve novos episódios, sem desmaios ou desconfortos.

"O atendimento foi muito bom, com uma equipe segura. Estou confiante com a resposta do procedimento cirúrgico. Agora, volto a ser acompanhado pelo médico André Rezende, que realizou o acompanhamento desde que tive a repetição de desmaios, no final do ano passado. Sigo esperançoso", afirma o paciente.

Sobre o Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do país. Todo o aparato do Grupo foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de 87 hospitais, 75 prontos atendimentos, 328 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

"Empreendedorismo como opção de carreira” é tema do novo curso online da Academia Assaí


Aprender a despertar e identificar características empreendedoras e introduzi-las no mundo dos negócios é um grande desafio para os empreendedores. Pensando nisso, a Academia Assaí - plataforma de capacitação do Instituto Assaí – em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o curso online *‘Empreendedorismo como opção de carreira: entenda como é a administrar um pequeno negócio’.*

O treinamento é gratuito e destinado para quem quer abrir um negócio ou para pequenos(as) empreendedores(as) iniciantes que querem deslanchar a sua empresa. O conteúdo tem duração de duas horas e acontecerá de forma online, no dia 25 de abril, a partir das 18h. 

Os(as) participantes aprenderão sobre os aspectos positivos e negativos de uma carreira empreendedora e um panorama do cenário empreendedor no Brasil, além de saberem mais como construir e dar asas aos sonhos, características do comportamento empreendedor e como mensurar uma boa ideia. A aula será ministrada pela Alessandra Fittipaldi, especialista em pequenos negócios com foco em gestão, mercado e inovação com 30 anos de experiência profissional.   

Os(as) interessados(as) devem se inscrever até o dia 24 de abril pelo link: https://www.academiaassai.com.br/eventos e as pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.    

A iniciativa possui a chancela do Instituto Assaí, organização social e independente do Assaí Atacadista, que tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade. Confira outros cursos de capacitação para microempreendedores(as) do setor alimentício em: 

  
*Serviço:* 

*Curso:* Empreendedorismo como opção de carreira: entenda como é a administrar um pequeno negócio 

*Data e Horário:* 25/04, a partir das 18h.  

*Inscrição:* Até 24/4 no site: 
  
*Sobre o Instituto Assaí*   

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das iniciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações:
 www.assai.com.br/instituto.     

*Sobre o Assaí*
    
O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Gigantes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 76 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) - sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Melhor Pudim da Vida chega ao Plaza Shopping


O pudim é uma das sobremesas preferida dos brasileiros. O tradicional doce cremoso e amarelinho além de saboroso, também tem o poder de gerar memórias afetivas em todas as gerações. Foi para levar essa magia para as pessoas que o Melhor Pudim da Vida chegou ao Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife. Situado no Piso L1, a unidade da marca oferece dez sabores para o público, além do tradicional.

“O pudim sempre foi a sobremesa preferida na minha casa e minha mãe tinha a melhor receita. Ela sempre soube que o pudim iria nos levar longe. Eu estava começando um curso de gastronomia, quando ela me chamou para abrir uma empresa só de pudins. Topei na hora e comecei a criar e testar outros ingredientes para tornar a receita dela campeã. Foram meses de testes, entre erros e acertos, e nosso clássico foi o primeiro a de fato ser aprovado unanimemente por todos que provaram. Com a base certa, fomos colocando sabores e criando vários outros sabores”, conta o chef Nestor Oliveira. Ele conta que oferece ao público um produto leve, com uma textura incrível e sabor sem igual. Tudo foi idealizado em 2020, durante a pandemia.

“Estamos impressionados com a receptividade e carinho do público do Plaza. Estamos supersatisfeitos. Tínhamos problemas de logística e valor alto para a entrega, nossos clientes pediam demais um ponto físico na Zona Norte. Vimos aqui uma grande oportunidade, pois o Plaza é um shopping especial e atrativo”, comentou Oliveira.

Além do Plaza, a marca também está presente em aplicativos de entrega. Também comercializa os produtos via WhatsApp e atua no mercado B2C, fornecendo a iguaria para restaurantes e delicatéssens.

Entre os sabores estão, além do pudim clássico, de leite condensado, o Macchiato, Romeu e Julieta, Pistacchio, Crème Caramel, Crème Rocher, Paçoca, Cioccolato e Coco Snow, além do tradicional diet, zero açúcar, com calda de frutas vermelhas ou ameixa. O Melhor Pudim da Vida trabalha com quatro tamanhos: 135g, 250g, 600g e 1.100g. O diet conta com três tamanhos: 135g, 500g e 1.100g. Os valores variam de R$ 13,90 a R$ 98,50. Mais informações sobre o Melhor Pudim da Vida em @melhorpudimdavida.

Hoje tem lançamento de livro em Camaragibe


Hoje, dia 18 de abril, o Espaço do Livro Camará, no Camará Shopping, receberá o cantor, professor e compositor Lenildo Surubim lançando seu livro de poesias "Lonjura". O evento acontece a partir das 19h com apresentação feita pelo poeta e professor Jean Lima.

No dia, Lenildo traz carisma e experiência para o projeto Terça da Poesia, apresentando um mistura de poesias e músicas autorais, acompanhado pelo cantor e compositor Manuca Bandini. E mais, a cerimônia ainda contará com a presença da cantora e artista plástica Ana Tereza, que programou uma breve apresentação musical. 

Vale ressaltar que o projeto Terça da Poesia é uma organização da TL Eventos e Publicidades e do Espaço do Livro Camará. O objetivo é incentivar a literatura e a poesia na cidade de Camaragibe a partir da realização de saraus poéticos, leituras, debates e lançamentos de livros de autores locais, entre outras atividades gratuitas. A iniciativa cultural tem apoio do Camará Shopping e da Associação Pelo Cordel em Pernambuco (Acordel).

Fisioterapeuta explica sobre tratamento da cervicalgia, a famosa dor no pescoço


A dor no pescoço, que afasta muitas pessoas da sua rotina diária, tem nome e pode atingir até 50% da população. A Cervicalgia, atinge a região cervical da coluna vertebral,  responsável pela cabeça e pescoço. A região é a mais flexível da coluna em  relação a movimentos, sendo rica em terminações nervosas que se ramificam para  mãos, braços, pescoço e ombros. Por isso, em muitos casos, a dor pode se  irradiar para essas regiões.

De acordo com o fisioterapeuta Paulo Koury, a famosa dor na cervical é uma dor comum a muitos, pois ela pode ser causada por uma série de fatores, desde má postura a sinais de doenças que precisam de ainda mais atenção. “Ver pessoas com pescoços curvados para baixo e olhos vidrados nas telas de equipamentos eletrônicos se tornou a cena mais comum em boa parte dos ambientes. Esse hábito, somado à posição errada do corpo em outros momentos, como durante o trabalho, têm levado muitas pessoas a apresentarem a cervicalgia”, relata. 

Outra causa da dor no pescoço pode ser a cervicalgia tensional, causada por problemas emocionais, como ansiedade, estresse e cansaço. Essa dor pode incomodar bastante nas regiões da nuca e na parte de trás do pescoço. É comum que a dor desapareça no passar do dia, mas caso a dor permaneça, deve ser procurado um médico. Há a possibilidade de ter sido desenvolvida uma cervicalgia crônica ou alguma doença que requer um tratamento ainda mais emergente e, consequentemente, mais certeiro.

 Quando se trata de diagnóstico, apensas um profissional de fisioterapia ou ortopedia poderá identificar a problema. É normal que antes de qualquer exame de imagem, algumas perguntas sejam realizadas, como o histórico de dor, histórico de saúde, rotina e alguns problemas hereditários.  E, feito isso, um exame físico, testando a musculatura do membro. Por fim, alguns exames de imagens poderão ser solicitados para ter a certeza de qual o quadro em específico. Os principais são: o eletroneuromiografia; a ressonância magnética (RM); a tomografia computadorizada;  e a radiografias  ortostáticas e dinâmicas.

Ainda de acordo com Paulo, Os possíveis tratamentos para cervicalgia irão depender do grau dos problemas na cervical, o histórico familiar e o histórico médico. O medicamento será usado para alívio rápido da dor. Geralmente medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares;  relaxamento e repouso, para alívio a longo prazo e não piora do quadro; atividade física, como um tratamento a longo prazo para fortalecimento muscular; fisioterapia; acupuntura e colar cervical.

“Massagens, compressas quentes e relaxamento podem ser uma sugestão para alívio rápido. A mudança de colchões, travesseiros e cadeiras também são ótimas opções para melhorar e prevenir a dor na coluna cervical, mas neste caso, seria a longo prazo”, conclui.

Serviço:
Koury Fisioterapia
Emdereço: Avenida Engenheiro Antônio de Goes, 449, Pina
Fone:  (81) 98144-4555
Instagram: @paulokouryfisio

Gilmar Junior: "Farmácias devem acatar prescrição médica de enfermeiros"


O enfermeiro tem legitimidade para prescrever medicamentos. Esse direito está assegurado na Lei 7.498/86 e no Decreto 94.406/87, que regulamentam o exercício da profissão no país. “A liberação não é para todo tipo de medicamento, mas para os que estão descritos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde. Como exemplos, as prescrições de antirretrovirais para os pacientes que têm HIV e a atenção básica, no cuidado com a saúde da mulher, da criança e no combate às infecções sexualmente transmissíveis”, explicou o deputado estadual Gilmar Júnior, que é enfermeiro e presidente do Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco).

O parlamentar é autor do projeto de lei que proíbe que as farmácias não aceitem a prescrição do enfermeiro. “Seja por falta de conhecimento dos funcionários ou, até mesmo, por preconceito, muitas vezes, o paciente não consegue comprar a medicação. Precisamos reforçar essa prerrogativa do enfermeiro, bem como estabelecer punições para quem não aceita a prescrição. Farmácias devem acatar prescrição de enfermeiro!”.

O PL 523/2023 estabelece punições para o caso de não aceitação do documento: advertência e multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a depender do porte do estabelecimento e da infração; em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. No caso de instituições públicas, com a devida responsabilização do agente público.


Cuidado com as infecções!


Segundo a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), cerca de 70% dos pacientes internados em UTI têm algum tipo de infecção.
O alerta fica para as pessoas não se descuidarem de quadros infecciosos, principalmente se tem como causa a presença de bactéria. É importante só usar antibiótico quando indicado por um médico e não usá-lo indiscriminadamente, para não favorecer o aparecimento de superbactérias. Doenças que têm bactéria como pano de fundo podem evoluir para casos mais graves, se negligenciadas ou não tratadas adequadamente. Assim, não desvalorize uma amidalite ou infecção urinária. 

Para os profissionais que atuam nas unidades de terapia intensiva, as infecções preocupam muito, pois depois do trauma, são responsáveis por altos índices de mortalidade. Os estudos revelam que cerca de 70% dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva recebem tratamento para algum tipo de infecção. Nesse ambiente, o risco de infecção também é cerca de 5 a 10x maior do em outros ambientes hospitalares . (www.sopati.com.br)

Segundo Dr. Marçal Paiva Jr, Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco, qualquer paciente que está em uma UTI pode sofrer um processo infeccioso. Portanto, alguns pontos devem ser observados pelos profissionais que cuidam do doente crítico, como a realização de procedimentos invasivos. Cada caso deve ser analisado minuciosamente. 

Hoje se vive também outra realidade diferente de décadas atrás. O paciente mudou. Devido à evolução da medicina, que promoveu a sobrevida de pacientes com doenças graves, esses, quando são tratados nas UTIs, são mais velhos, e, por terem passado por tratamentos radicais, são mais suscetíveis a um processo infeccioso, bem como podem estar lá por conta de infecção prévia adquirida. 
As recomendações são uso controlado de antibióticos e antimicrobianos, seja no ambiente hospitalar ou pelo paciente, e que esses medicamentos só sejam vendidos sob receita médica para evitar o uso indiscriminado.

Você sabia que há tipos de envelhecimento?


Esse parece um assunto comum, mas não é. Envelhecer com a pele bonita e saudável é o sonho de muitos, principalmente neste tempo de TELAS E REDES SOCIAIS. Existem formas simples de manter a pele mais conservada e bonita: no seu dia a dia, hidrate-se bem e proteja-se do sol, para evitar rugas e manchas futuras. 

Use um creme diário de hidratação, para dia e outro para à noite. Durma bem, alimente-se de forma saudável. Se tiver condições, a partir dos 40 anos, pode investir em procedimentos, como uso clínico de ácido hialurônico e botox, para amenizar as marcas de expressão. 

O envelhecimento do organismo como um todo se relaciona com o fato das células somáticas do corpo começarem a morrer e não serem substituídas por novas, como acontece na juventude. Isso está ligado, entre outros fenômenos, ao envelhecimento celular. Pasmem: dependendo da genética e do estilo de vida, as funções fisiológicas normais da pele podem diminuir em 50% até a meia idade.
O envelhecimento da pele pode ser intrínseco ou cronológico. Este é o tipo de envelhecimento decorrente da passagem dos anos determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo. Nele estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento.

Há, ainda, o envelhecimento extrínseco da pele, que é aquele provocado pela exposição solar e a outros fatores ambientais, externos, como: o estilo de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico. Um dos agentes mais importantes é conhecida a radiação solar ultravioleta. As toxinas com as quais entramos em contato, como tabaco, álcool e poluição do ar, entre outros, também ajudam no processo de envelhecimento da pele e, dependendo do grau de exposição, podem acelerá-lo. 
De acordo com a dermatologista Catarina Carvalho, comece logo cedo a frear os efeitos do envelhecimento, combatendo tudo que pode fazer da sua pele uma "vilã" no futuro.

Educação do Paulista entrega mais um lote de tablets aos estudantes da Rede Municipal


"A atual gestão representa um divisor de águas na educação da cidade. O que foi prometido está sendo feito pela Prefeitura com a entrega de tablets aos nossos estudantes", disse a gestora da Escola Maria das Neves, Salomé Guimarães. Na unidade de ensino, a Secretaria de Educação entregou, nesta segunda-feira (17.04), o segundo lote de tablets, tênis e kits escolares aos alunos, e notebooks aos professores efetivos, que estão atuando nas unidades do município.

 O Governo Municipal irá entregar, esse ano, 12 mil tablets e 1.400 notebooks.

A entrega das peças nas escolas vai seguir um cronograma definido pela Secretaria de Educação.

O prefeito Yves Ribeiro enfatizou que a aquisição dos equipamentos para os estudantes e professores é fruto da correta aplicação dos recursos que entram na Prefeitura. "Os impostos pagos pelos contribuintes são devolvidos em forma de projetos, obras e ações. A doação desses equipamentos representa um passo fundamental no fortalecimento da qualidade de ensino", comentou o gestor.

A estudante Ingrid Beatriz Néris, de 6 anos, do 1.° ano, foi a primeira a receber o tablet. Coube a professora Eliane Odilon, que tem 34 anos de serviço público, sendo seis na Escola Maria das Neves, obter o primeiro notebook.

A dona de casa, Marta Néris, que é mãe de Ingrid Beatriz, comentou que hoje é um marco para a Educação de Paulista, principalmente para a Educação Especial. “Minha filha está representando as crianças autistas e a inclusão está, realmente, acontecendo nessa escola e em toda Paulista”, elogiou.

Imprensa Paulista

Alepe se compromete em agilizar aprovação de recursos para o Estado


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), comprometeu-se em dar celeridade ao projeto apresentado nesta segunda-feira (17/04) pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para garantir investimentos no estado. A chefe do Executivo solicitou à Alepe autorização para captação de empréstimo, com garantia da União, na ordem de R$ 3, 4 bilhões. Os recursos são destinados às áreas de segurança pública, saúde, estradas e saneamento. Os empréstimos serão feitos junto aos bancos Banco Internacional para a Reconstrução do Desenvolvimento (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

De acordo com o presidente Álvaro Porto, a atitude da governadora em apresentar pessoalmente aos deputados e explicar a necessidade do pedido de urgência na tramitação "é vista como uma atitude muito positiva não só para o parlamento, mas para o governo do estado. “A vinda da governadora é a confirmação do fortalecimento do diálogo entre os poderes. A governadora veio aqui na semana passada (apresentar o diagnóstico da situação de Pernambuco) e agora volta à Casa. Esse diálogo vai estreitar cada vez mais os dois poderes”, disse.

Segundo Porto, a aproximação entre os poderes tem sido positiva não somente para o parlamento, mas principalmente para os pernambucanos que esperam este novo tempo. “A torcida é grande (em favor do estado). Tive uma conversa com a governadora para que haja diálogo com os deputados antes de ela trazer novos projetos para a Casa”, salientou.

A apresentação do projeto à Alepe contou com a participação de 40 deputados, governistas e da oposição. O encontro traduz um gesto raro entre Alepe e governo na apresentação de matérias antes de sua tramitação na Casa. A governadora franqueou a palavra e ouviu pedidos de esclarecimentos e do andamento de obras. Falaram os deputados Antônio Moraes, João Paulo Lima, Abimael Santos, Renato Antunes, Gilmar Junior, Dani Portela, Gleide Ângelo e José Patriota.

Imprensa Alepe