domingo, 1 de novembro de 2020

Síndrome do túnel do carpo

 

Atividades corriqueiras como abrir um pote de vidro, erguer uma panela e esforços repetitivos e inadequados ao computador estão por trás de inúmeras ocorrências de dor e lesão.

Segundo o ortopedista Maurício Leite, as patologias e lesões mais comuns das mãos e punhos incluem artrite, deformidades pós-traumáticas, deformidades congênitas, fraturas e compressões nervosas, paralisias, lesões esportivas, tenossinovite e tumores.

Com relação ao esforço repetitivo, são mais comuns os danos ao Túnel do Carpo, ao Canal de Guyon e de Quervain.Segundo o médico, as lesões no Canal de Guyon costumam ser chamadas de “paralisia do ciclista”, por conta do apoio no guidão sobre a região anatômica do nervo. Já a síndrome de Quervain acomete com frequência dentistas e manicures, ou seja, atividades que exigem inclinação e aplicação de força nos braços e mãos, é também extremamente frequente na fase de amamentação.

Já problemas com o Túnel do Carpo podem ser decorrentes de uma situação hormonal ou do esforço repetitivo com mal uso dos punhos.

Maurício Leite explica que a síndrome do túnel do carpo é uma doença resultante da compressão do nervo mediano localizado no punho, chamado de túnel do carpo. É um problema ortopédico comum, principalmente em mulheres na faixa etária dos 45 aos 60 anos e, em cerca de 60% dos casos, é bilateral (afeta ambos punhos).

Segundo a professora Vanuza França (52), as dores recorrentes fazem com que a vida seja bastante limitada. “Sessões de fisioterapias, falta de força e sensibilidade. Esse é o meu resumo sobre a síndrome do túnel do carpo. Não é fácil conviver com isso.

Maurício Leite explica a importância de fazer uso dos equipamentos de proteção como o mouse pad com gel e o apoio para punhos na digitação, bem como outros utensílios que colaborem para a ergonomia no local de trabalho. “Não se trata de algo supérfluo, e sim um cuidado que pode evitar anos de tratamento e muita dor”.

“Fiz uma minuciosa investigação das atividades do meu dia a dia e ainda assim não consegui perceber em qual atividade estou esforçando demais minhas mãos e punhos”, conta Vanuza.

Maurício Leite explica que com a correção nos movimentos, é possível tratar e reeducar a postura. “Fica aqui um importante alerta: a lesão também pode ser resultante de uma queda, e essas podem ser evitadas, tomando-se todos os cuidados necessários dentro e fora de casa”, finalizou o médico.

Hospital Veterinário do Recife oferece mais um consultório de emergência e novo exame

 

Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR) ganha mais um consultório para atendimento clínico emergencial de cães e gatos. O novo ambiente, que será o quarto do hospital, possibilitará maior agilidade no atendimento do público, com um aumento de cerca de 25% no número de consultas emergenciais diárias, que são cerca de 300. Outra novidade que Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais - SEDA, da Prefeitura do Recife, implementou no HVR é o exame de raspagem cutânea, utilizado para diagnosticar doenças de pele como sarna demodécica, dermatofitoses bem como sarna sarcóptica, doença muito comum e transmissível, que causa muito desconforto nos animais.

"É um exame importante, que torna o diagnóstico mais rápido e preciso, evitando que o tutor gaste com medicamento que, porventura, não é o mais indicado para a doença, sem contar na qualidade de vida do animal, com a recuperação mais rápida. O novo consultório também trará o grande benefício de agilidade e aumento na capacidade de pacientes a serem atendidos na emergência do HVR. São mais conquistas para o recifense.", comenta Carlos Augusto Steinen, secretário executivo dos direitos dos animais do Recife.

Considera-se emergência todo caso que requer uma medida imediata, da qual a vida do animal irá depender. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. 

Imprensa Recife



MAMAM recebe Prêmio ABCA 2019/2020

 

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) é um dos vencedores do Prêmio ABCA 2019/2020, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, que celebra anualmente os destaques do cenário das artes visuais que mais contribuíram para a cultura nacional. Único museu nordestino a participar por três anos consecutivos da SP-Arte e único representante da região a ter seu acervo disponibilizado na seção de Arte Moderna da plataforma virtual Google Arts and Culture, o equipamento mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, confirma sua projeção no mercado nacional de artes visuais, inserindo o Recife no mapa dos mais importantes e atuantes equipamentos culturais do país. 

 

O MAMAM foi contemplado na categoria Rodrigo Mello Franco de Andrade, pela potência de sua programação e por sua atividade no campo das artes visuais em 2019. 

 

Em função da pandemia, esta edição do prêmio teve votação e apuração virtuais, congraçando pela internet os cerca de 150 associados, com a participação e supervisão da diretoria da ABCA. Também devido à doença, não há definições sobre a data da cerimônia para entrega dos troféus, criados pela artista Maria Bonomi, aos vencedores.

 

Primeira associação no campo das artes visuais no Brasil, a ABCA pratica e milita a resistência pela arte no Brasil desde 1950, tendo enfrentado anos férteis e anos difíceis, anos pandêmicos e até de chumbo pelo caminho, mantendo-se atuante, pertinente e relevante no cenário artístico nacional. A premiação anual foi instituída em 1978 para celebrar e projetar personalidades e instituições que se destacam na defesa e desenvolvimento das artes visuais no País.

 

Para a gestora do MAMAM, Mabel Medeiros, a premiação confirma a relevância e urgência do caminho fêmea escolhido para o equipamento nos últimos anos. “Desde novembro de 2018, quando assumi a direção do Museu, venho considerando como norte as políticas que possibilitem a condição de equidade de gênero. Toda a equipe do MAMAM, de maioria feminina, vem desenvolvendo e promovendo ações de pesquisa, debates e oficinas tendo esses públicos como alvo, além da própria pauta de exposições e projetos institucionais. Ao longo do ano passado, contemplado pela premiação, a programação expositiva assegurou foco à produção de artistas mulheres, garantindo exposições individuais e coletivas de grande porte. Realizamos nove exposições, sendo cinco individuais de artistas mulheres. Além disso, negociamos que ações coletivas de produções externas, para as quais cedemos espaço, contemplassem a produção feminina”, conta Mabel, que celebra a diversidade como outra tônica da política curatorial do museu. “Abrimos o MAMAM para ações de outras linguagens: performances em dança, espetáculos de teatro, batalha de MCs. Acreditamos que essa diversidade de ações não se encerra no espaço do Museu, mas tem potencial de reverberar. Ela acontece como estratégia social e simbólica, fazendo nossa atuação mais ampla e plural.”

 

Sobre o MAMAM - O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) data de 24 de julho de 1997, quando a antiga Galeria Metropolitana de Arte Aloisio Magalhães ganhou status de museu, homenageando o artista plástico, designer e ativista cultural pernambucano. Instalado em um antigo casarão do século XIX, o MAMAM possui sete salas de exposição, invariavelmente ocupadas por artistas de várias gerações e partes do país, que comungam da arte como discurso político para questionar, refletir e mudar o mundo. Subvertendo os limites dos espaços expositivos, o museu oferece uma programação regular de debates, saraus e ativações diversas para transcender os usos, estratégias e linguagens que a arte assume para conversar com os mais variados públicos, chegando a ser palco para espetáculos teatrais.


Em suas paredes e práticas, conjuga a arte em todos os tempos. Com mais de mil trabalhos em sua reversa técnica, que abrangem um período histórico compreendido entre 1920 e 2016, o MAMAM salvaguarda capítulos importantes da história das artes visuais no Nordeste e no país. Deste acervo, fazem parte obras fundamentais para a compreensão da arte moderna e contemporânea brasileira, de renomados artistas, dentre os quais se destacam-se: Tomie Ohtake, João Câmara (com a série “Cenas da Vida Brasileira”), Fédora do Rego Monteiro, Gil Vicente, Abelardo da Hora, Tarsila do Amaral, Juliana Notari, Marienne Peretti , Tereza Costa Rêgo, Gilvan Samico e Paulo Bruscky, além do patrono da casa, Aloisio Magalhães.

Imprensa Recife

Teatro Procópio Ferreira promove Festival de Humor a partir do dia 6/11

 

O Teatro Procópio Ferreira promove, a partir do dia 6 de novembro, sexta-feira, o Festival de Humor do Teatro Procópio Ferreira, uma série de stand-ups que marcam a fase de retomada presencial das atividades no espaço. As apresentações acontecem sextas e sábados, 21h; e domingos, 19h. Para a mostra, foram convidados grandes artistas do gênero de diversos segmentos do humor.

Os humoristas convidados para o Festival são Maurício Dollenz, Emerson Ceará, Bruno Motta, Lucas Salles, Rominho Braga, Osmar Campbell, Fabiano Cambota, Nany People, Cris Pereira, Rafael Cortez, Rogério Morgado, Victor Sarro, Oscar Filho, Nando Viana, Robson Nunes, Micheli Machado, Thiago Ventura, Santiago Mello, Luca Mendes, Leo Ferreira, Victor Ahmar, Leo Lins, Murilo Couto e Matheus Ceará (foto).

Segundo Marco Griesi, diretor artístico do Teatro Procópio Ferreira, a retomada presencial se dá por meio de um Festival de Humor para garantir um recomeço positivo neste período. “Estamos há sete meses em casa e nós, artistas e produtores culturais, temos uma grande responsabilidade com a segurança do público”, reforça.

Durante essa fase, o teatro está cumprindo todos os protocolos de segurança requisitados, como a redução de público por sessão, tapetes sanitizantes, indicação de distanciamento no piso, equipe para controle de temperatura na entrada, profissionais trabalhando com máscaras, sanitização de todos os ambientes, manutenção e trocas de filtros de ar condicionado, totens de álcool em gel e controle de entrada e saída nos banheiros para que se respeite o distanciamento e quantidade segura de usuários.

Além do Festival de Humor, o Teatro Procópio Ferreira se preparar para trazer nos próximos meses comédias, grandes musicais, dramas, stand-ups e shows – uma novidade na grade do espaço. “Nosso setor foi o último a ser retomado. Trazer o Festival de Humor neste momento é um impulso cultural de resistência”, finaliza o diretor artístico.

Ficha Técnica e serviço

6/11, sexta-feira, 21h

Maurício Dollenz – One Man Show

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

O ator, comediante e mágico Mauricio Dollenz terá a missão de abrir a temporada com um show que reúne material inédito de estudos e pesquisas feitas nos últimos seis meses para apresentar com exclusividade no Festival de Humor Teatro Procópio Ferreira.

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

7/11, sábado, 21h

Emerson Ceará – Sem Freio

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Emerson Ceará é um grande contador de histórias. Em seu mais recente show, Sem Freio, o comediante segue com o seu estilo escrachado e direto, misturando a tradição dos grandes comediantes do nordeste com a modernidade da comédia stand-up. No palco, ele reúne de tudo um pouco, fala de coisas que o povo não fala no dia a dia e desce a ladeira sem freio, além de interagir com a plateia para compor piadas no palco.

Classificação: 16 anos

Duração: 80 minutos

8/11, domingo, 19h

Bruno Motta, Lucas Salles, Rominho Braga e Osmar Campbell – ImproRiso

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

ImproRiso é um espetáculo de improviso completamente diferente, com quadros inéditos e exclusivos que parodiam, principalmente, o universo da televisão. O elenco é rotativo conta com alguns dos melhores comediantes do momento, além de convidados. Além do bate papo e despojamento característico da comédia stand-up, o elenco aceita sugestões do público, mostra as melhores cenas de comédia de seu repertório e convida a plateia para participar da criação. O diretor geral do espetáculo é Bruno Motta, que também integra o núcleo de criação de humor da Rede Globo.

Novos quadros foram criados especialmente para este espetáculo com formatos inéditos no Brasil. Para desenvolver o espetáculo, a inspiração dos comediantes veio de uma temporada assistindo a europeus e americanos. “A gente pesquisou jogos de improviso que não eram feitos aqui. Alguns dos melhores criadores de Impro da América Latina estão no país e achei possível ter um espetáculo tão bom quanto aqueles que me tiraram o fôlego”, afirma Bruno Motta. Motta pesquisou espetáculos com formatos mistos de improviso e marcação cênica em festivais na Inglaterra e na Holanda e como os diversos perfis de artistas se combinam numa fórmula destas. O resultado do espetáculo é a qualidade de improviso, domínio da plateia e timing cômico.

Classificação: livre

Duração: 70 minutos

13/11, sexta-feira, 21h

Fabiano Cambota - De: Cambota Para: Fabiano

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Após rodar o Brasil com o aclamado espetáculo Viver Envelhece, Cambota dialoga com seu passado adolescente no novo show De: Cambota Para: Fabiano. Além de veterano na comédia stand-up, o apresentador do fenômeno televisivo A Culpa é do Cabral apresenta novas passagens hilárias da sua vida, fazendo um paralelo com o passado distante e pouco promissor. A consagrada habilidade em fazer comédia de maneira simples fica ainda mais clara neste quinto show solo do humorista que, desde os primórdios, como vocalista da banda Pedra Letícia, agrega espectadores de todas as idades e tribos.

Classificação: 14 anos

Duração: 80 minutos

14/11, sábado, 21h

Nany People – TsuNANY

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

TsuNANY é um solo stand-up idealizado por Nany People. O show relata de maneira divertida os diversos "malsucedidos hábitos" da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos alimentares desregrados, o uso indiscriminado e, muitas vezes, indevido de celulares e, consequentemente, os hábitos sobre os relacionamentos sociais, afetivos e sexuais. Nesse solo, a atriz apresenta uma personagem que traz o comportamento de uma relatora social que expõe assuntos sobre os diversos temas e permite ao espectador se tornar um observador de si mesmo e, é claro, mantendo a linha espontânea e a intensa interação com o público.

Classificação: 14 anos

Duração: 80 minutos

15/11, domingo, 19h

Cris Pereira – Stand Up Bagual do Gaudêncio

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Cris Pereira interpreta neste espetáculo um dos seus personagens mais queridos e famosos na internet: Gaudêncio, o bagual contador de histórias. Gaudêncio é um legítimo habitante do campo, figura típica do Rio Grande do Sul. Mais grosso que dedo destroncado, e com a paciência mais curta que chute de porco. No Stand Up Bagual do Gaudêncio, Cris Pereira entrega ao público uma apresentação que remete aos modelos mais antigos do humor de salão. Um espetáculo fundamentado em piadas e histórias que fazem com que o público se identifique com o personagem, ao lembrar de parentes, amigos e conhecidos.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

20/11, sexta-feira, 21h

Rafael Cortez – Antivírus, o show

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Antivírus, o show é o primeiro stand-up do Brasil a abordar somente aspectos curiosos e divertidos da quarentena. Ele nasceu em formato também inédito no país: Cortez testou novas piadas em lives durante a pandemia direto de casa, sem plateia, e medindo a eficácia dos textos e sugestões através de comentários dos seguidores. Com 12 anos de estrada como comediante stand-up, Rafael Cortez já se apresentou com dois solos de humor por todo o território nacional e também por cidades do México, EUA e Japão. Foram mais de 500 solos e centenas de canjas nos mais variados festivais de humor e comedy-clubs de todo o país. O novo solo ganhou o nome de Antivírus, o show justamente para reforçar a ideia de que a comedia pode e deve funcionar como um antídoto em um momento tão delicado como o que vivemos.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

21/11, sábado, 21h

Rogério Morgado – StandUp

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Formado radialista pela Universidade Metodista de São Paulo, iniciou sua carreira no humor em 2002 na extinta UNITV, como locutor e imitador. No início de 2007, dedicou-se a fazer Stand-Up Comedy, tendo contato direto com o Clube da Comédia e se apresentando inicialmente em uma noite de Open Mic como convidado do show Comédia Ao Vivo a convite de Danilo Gentili.

A partir daí foi convidado para outros shows de São Paulo até se juntar com outros comediantes e estrear em agosto do mesmo ano As Comédias de Todos Nós, que se tornaria no ano seguinte o “Confraria da Comédia” no bar Mr. Blues fazendo também em paralelo o show Comédia na Cara. Em 2009 entrou pela o elenco de “A Divina Comédia Stand Up”. Sua apresentação no Festival de Humor do Teatro Procópio Ferreira terá participação de convidados surpresas.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

22/11, domingo, 19h

Victor Sarro – Sempre Errando

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Victor Sarro iniciou sua carreira de comediante ao participar de um concurso na internet. Tempos depois foi convidado por Fabio Porchat para entrar no Comédia em Pé, o primeiro grupo de comédia stand up do Brasil. Venceu o concurso Mais novo talento do humor do Brasil no programa Tudo é Possível (Record). Na Globo, foi repórter e redator do programa Encontro com Fátima Bernardes, redator e elenco do Esquenta com Regina Casé, roteirista e comediante do Altas Horas, com Serginho Groisman, e trabalhou em roteiros do Video Show. Apresentou o programa Queimando a Roda e Fritada no Multishow. Atualmente viaja com o Risadaria (o maior festival de humor do mundo) e está apresentando um programa ao lado da cantora Anitta no Multishow.

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

27/11, sexta-feira, 21h

Oscar Filho – Alto Biografia não Autorizada

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

O show, que já na abertura conta com a narração marcante e hilária de Cid Moreira, revela as desventuras vivida pelo humorista desde seu nascimento, em Atibaia, até o dia em que descobriu o intrigante significado da palavra “Aserehe ra de re de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi an de bugui an de buididipi”, imortalizado na música Ragatanga do grupo Rouge. Os textos são baseados no livro, quase homônimo, escrito e lançado pelo humorista em 2014: Autobiografia não Autorizada. Assim como o leitor, o espectador não deve esperar nenhum ensinamento sobre a vida, e nem tentar aprender alguma lição com o caminho percorrido por Oscar Filho, desde o seu nascimento até receber o convite para apresentar o “Programa da Maisa” ao lado da apresentadora de mesmo nome. “Não leve o show à sério. Você não irá se emocionar, apenas rir... Se bem que felicidade é uma emoção também, né?"

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

28/11, sábado, 21h

Nando Viana – Aperta o Cinto que a Viagem Vai Ser Longa

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

Aperta o Cinto que a Viagem Vai Ser Longa é o terceiro show solo na carreira do comediante. Depois de Da turma do fundão desde 1981 e A vida não tá nem aí pro teu planejamento, chega aos palcos o novo resumo da vida desse gaúcho, que, com mais de 10 anos de carreira, promete continuar entregando as histórias mais engraçadas que acontecem com ele em seu cotidiano. O apanhado vai desde o nascimento inesperado de seu filho até sua participação no elenco e como roteirista do fenômeno de audiência A Culpa é do Cabral, hoje um programa de TV que apresenta com seus amigos comediantes Fabiano Cambota, Thiago Ventura, Rafael Portugal e Rodrigo Marques, no canal a cabo Comedy Central. Nando passa, ainda, por momentos engraçados que falam de seus medos da velhice e sobre as “brisas” mais loucas que já passaram por sua cabeça em seus momentos de reflexão.

Classificação: 16 anos

Duração: 60 minutos

29/11, domingo, 19h

Robson Nunes e Micheli Machado – Roupa Suja se Lava no Palco

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Pela primeira vez juntos em cena num palco de teatro, o casal que divide a vida a 16 anos, (como não poderia ser diferente), aborda o tema 'relacionamento', hora sob a visão masculina, hora sob a feminina.

O espetáculo, com texto de própria autoria, expõe de forma bem humorada os problemas da vida a dois, e para isso utiliza o stand up comedy como linguagem, mas a obra conta ainda com uma cena improvisada para fechar com chave de ouro. O casal faz uma “D.R” com frases escritas pelo público, “Essa é a cereja do bolo!”, afirma Micheli, reforçando que a cada apresentação, há um final diferente e surpreendente, arrancando risos inclusive do casal de atores.

Classificação: Livre

Duração: 70 minutos

6/12, domingo, 19h

Thiago Ventura, Santiago Mello, Luca Mendes, Leo Ferreira e Victor Ahmar – Jokes

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

O show é formado por cinco humoristas, Léo Ferreira, Luca Mendes, Santiago Mello, Victor Ahmar e Thiago Ventura. Essa formação foi idealizada por Thiago Ventura para trazer aos palcos de comédia a nossa safra do humor. No palco eles se revezam para apresentar cada um o seu texto de stand-up, com duração entre 8 e 10 minutos. Ao final das apresentações, todos se reúnem no palco para a quadro Piadas Rápidas. O quadro funciona da seguinte forma: São três rodadas, onde cada humorista conta uma piada rápida com um tema livre. Após cada rodada, eles comentam, brincam e tiram sarro um do outro. Dependendo da situação, sugerem jogos entre si, tudo de forma descontraída e com muito humor.

Classificação: 16 anos

Duração: 80 minutos

11/12, sexta-feira, 21h

Leo Lins - Perturbador

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Após turnê Bullying Arte que foi recorde de público e também de censuras, LÉO LINS está de volta, ainda mais pesado com o show PERTURBADOR “fazer rir com temas delicados é como cuspir fogo: quando feito por um profissional é uma arte, do contrário alguém vai se queimar”

Léo iniciou sua carreira no stand-up comedy em 2005 e já realizou mais de mil apresentações de stand-up ao longo de sua carreira, sendo algumas delas no Reino Unido, Portugal, Japão e Alemanha. A primeira vez que teve oportunidade de fazer shows no Japão, teve o visto cancelado após um protesto em virtude de piadas feitas sobre o terremoto e o tsunami que atingiram o país.

Sua trajetória na TV começou como redator do programa Legendários, na Rede Record, em 2010. Na frente das câmeras, estreou nacionalmente em 2008 na primeira edição do quadro “Quem Chega Lá”, no Domingão do Faustão (Globo), quando foi finalista da competição. Em 2011, passou a integrar o elenco do Agora é Tarde, na Band, que, em seguida passou a ser apresentado no SBT com o nome The Noite, com Danilo Gentili. Como repórter do programa, percorreu dezenas de países atrás de boas histórias e para cobrir as principais estreias mundiais de cinema.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

12/12, sábado, 21h

Murilo Couto – 2020 em Teste

Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia)

2020 é o novo show solo do humorista Murilo Couto. Em seu retorno aos palcos após a pandemia, ele irá compartilhar com o público os aprendizados de sua quarentena, as principais preocupações durante o isolamento e principalmente como sobreviveu ao distanciamento social. Há mais de 10 anos na comédia stand-up, o humorista paraense iniciou carreira na TV em 2009 na novela Malhação. Dois anos depois, passou a integrar o elenco do já extinto talk show Agora é Tarde (Band) ao lado de Danilo Gentilli. Em 2013, foram contratados pelo SBT para o late show The Noite, exibido até hoje pelo canal.

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

13/12, domingo, 19h

Matheus Ceará – Até Que o Meu Show te Separe

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Em 2020, Matheus Ceará se reinventa em um novo show de comédia trazendo momentos engraçados de convivência e sobre o novo normal. O humorista traz situações do dia a dia dos casais, dicas engraçadas sobre traição e boas piadas clássicas. Em sua jornada de cara limpa, o humorista já lotou teatros pelo Brasil, sempre inovando em novos quadros e boas piadas. Matheus Martone nasceu em Fortaleza, no Ceará, e aos oito anos de idade mudou-se para o interior de São Paulo, daí o famoso apelido Matheus Ceará. Já nessa época, começou a fazer humor, imitando os amigos e professores da escola.

Em 2010, já como Matheus Ceará, venceu o quadro Quem chega lá do Domingão do Faustão. Há quase dez anos, é um dos personagens mais queridos do humorístico A Praça é Nossa, sendo responsável por alguns dos picos de audiência do programa. Socano a Bucha foi o primeiro show que rodou por todo o Brasil em 2015, com sessões lotadas. Em2016, criou o show Inédito Para Quem Nunca Viu, outro grande sucesso, com o qual fez turnê pelo país e cujo nome deu origem ao primeiro livro de sua carreira, lançado em 2017. O show também entrou na programação da Netflix e permaneceu por alguns anos na plataforma de streaming.

Com A Inocência está Perdida, rodou o país com seu último show de personagem e, em 2018, se reinventou com De Cara Limpa e Boca Suja, sem a indumentária nordestina. Em 2019, trouxe um formato inédito de show também de cara limpa, com imitações e quadros novos no Papai é Uma Piada. Em Stand Up, o humorista apresenta boas histórias de casais e o quadro sucesso na internet Vocês Pedem e Eu Conto.

Classificação: 16 anos

Duração: 90 minutos

Local: Teatro Procópio Ferreira (Rua Augusta, 2823 – Cerqueira César. São Paulo – SP)

Ingressos: À venda pela Sympla. Não haverá venda de ingressos na bilheteria.

Capacidade: 308 lugares podem ser ocupados*.

*No Teatro Procópio Ferreira, há 636 lugares, incluindo 7 poltronas adaptadas para obesos e 12 lugares reservados para cadeirantes

Teatro Procópio Ferreira

Informações: (11) 3083-4475

  • Aceitamos todos os cartões de crédito.

  • Não aceitamos pagamentos em cheque.

  • Não fazemos reservas.

  • O Teatro possui ar-condicionado e acesso universal.

  • Não serão permitidos alimentos, câmeras fotográficas, e filmadoras no interior da sala.

Paulista realiza sanitização no cemitério municipal

 



A Prefeitura do Paulista, na Grande Recife, realizou na manhã deste sábado (31) a desinfecção de todas as áreas internas e externas do cemitério Campo Santo São José.

“A ação aconteceu como uma forma de proteção aos munícipes que forem visitar o túmulo dos seus entes queridos durante o domingo e o dia de finados (02) que se aproxima, nesta pandemia de coronavírus, visando diminuir o número e o risco de propagação da infecção”, destacou a secretária de saúde do município, Terezinha Mousinho. De acordo com a diretora de vigilância ambiental, Andréa Melo, a ação foi promovida pela Superintendência de Vigilância à Saúde, através da diretoria de Vigilância Ambiental e executada por dois Agentes de Combate às Endemias (ACEs), fazendo uso devido de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), munidos de pulverizadores costais e sob a coordenação da diretora de vigilância ambiental para que fossem sanitizadas as principais áreas do cemitério.

A higienização foi feita por meio de quaternário de amônio, que tem ação virucida e bactericida. É eficaz aos grupos de diversas famílias do Coronavírus e é registrado pelo Ministério da Agricultura, além de ser o mesmo utilizado em hospitais e nas unidades de saúde. A diretora destacou que todas as alamedas e espaços internos e das calçadas externas dos dois cemitérios receberam o serviço.

A visitação está autorizada, mas, com controle de acesso e medidas de prevenção ao coronavírus (higienização das mãos, distanciamento e uso de máscara). Para isso, haverá uma equipe da guarda municipal fazendo a checagem do uso de máscaras e álcool em gel. O cemitério Campo Santo São José funcionará das 7h às 16h, sem intervalo.


Com informações da jornalista Mariângela Borba

Takorama Brasil disponibiliza livros e jogos para jurados-mirins

 

 O Takorama Brasil Festival Internacional de Cinema abre inscrições para o seu Júri Mirim e as crianças e jovens poderão eleger as melhores animações do Festival, que acontece gratuitamente, até o dia 30 de novembro. Ao todo, são 15 filmes de diversos países para assistir em casa casa, escolher os favoritos e incluir o voto no site: www.takorama.com.br. O Júri poderá votar de acordo com a categoria indicada para a sua faixa etária e terá a oportunidade de concorrer a diversos prêmios.

Para participar, basta criar um vídeo, desenho ou texto falando sobre o seu filme favorito, compartilhar a opinião de uma maneira criativa nas redes sociais, inserindo a hashtag #jurimirimtakorama. As obras também devem ser enviadas para o e-mail: takoramabr@gmail.com, até o dia 25 de novembro. Além de concorrer a livros e jogos, os mais criativos também terão suas obras expostas nas plataformas do festival e da Associação Internacional Films pour Enfants.

Ao todo, serão 15 prêmios, sendo concedidas 03 premiações por categoria. Os trabalhos recebidos serão analisados por uma comissão da Associação Internacional Films pour Enfants que usará como critério a argumentação e a criatividade dos participantes. Os premiados pelos trabalhos mais criativos, assim como o resultado dos filmes escolhidos pelos júris mirins, serão anunciados no dia 30 de novembro.

“O Festival teve um grande engajamento orgânico, conseguimos chegar em mais de 500 cidades no Brasil. Queremos engajar as crianças e escutar a opinião delas através da formação do Júri Mirim. Dar voz às crianças e jovens é fundamental para nos conectarmos com elas e dessa maneira construir uma educação mais adequada à nova geração e as demandas do século XXI.”, comenta Liana Vila Nova, Diretora da Associação Internacional Films pour Enfants, na América Latina. "O papel do Takorama é educar através do cinema. Todo filme nasce de um roteiro, trabalhar a escrita e contar histórias faz parte do mundo cinematográfico. A leitura e acesso a filmes de qualidade são fundamentais para o desenvolvimento infantil e a descoberta de novos mundos", completa, Liana.

As exibições do Takorama Brasil podem ser assistidas de casa, por toda a família. Os filmes trazem abordagens sobre tolerância, empatia, amizade, ecologia e cidadania. O festival também disponibiliza atividades pedagógicas relacionadas a cada filme para que todos se divirtam e aprendam com o que assistem.

Entre os destaques da programação está “O Macaco Homem”, que conta a história de um macaco que luta contra o desmatamento da floresta amazônica. Os filmes costumam ser sucesso entre as crianças, mas também podem ser vistos pelos adultos, que são fãs desse tipo de produção.


PROGRAMAÇÃO:

O Edifício, de Tomoyoshi Joko (Japão, 2018)
Olá, de Julio Cesar Velazquez (Argentina, 2014)
O Melhor Brinquedo, de Gabriel Lin (EUA, 2014)
O Tubarão do Aquário, de Ashley Farlow (EUA, 2014)
O Complexo do Porco-espinho, de LISAA (França, 2013)
Você Parece Assustador, de Xiya Lan (EUA, 2016)
Iguais, de D.M.Lara & R.C.Mendez (Espanha, 2016)
O Cão Só, de Mike A. Smith (EUA, 2014)
Meu Estranho Avô, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011)
Vagamundo, de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014)
Aparência e Realidade, de E.Rogova & Z. Pavlenho (EUA, 2014)
O Macaco Homem, de J.Tereso & F.Maldonado (Argentina, 2012)
O Emprego, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008)
Sr. COK, de Franck Dion (França, 2014)

SINOPSES

Os curtas-metragens para a faixa etária de 3, 4 e 5 anos são “O Edifício”, de Tomoyoshi Joko (Japão, 2018), que aborda o tema de respeitar as diferenças e a conviver com respeito a partir da história de um grande edifício que salva pequenas casas de uma inundação. “Olá”, de Julio Cesar Velazquez (Argentina, 2014) apresenta adoráveis personagens em formas geométricas aprendendo a se conhecer e “O Melhor Brinquedo”, de Gabriel Lin (EUA, 2014) traz uma corrida, perdida de antemão, onde um menino tentará transformar o seu brinquedo para fazer com que pareça o mais tecnológico dos brinquedos.

Para a faixa etária de 6, 7 e 8 anos, o festival traz três títulos. “O Tubarão do Aquário”, de Ashley Farlow (EUA, 2014) que conta a história de um pobre tubarão em seu aquário pequeno. “O Complexo do Porco-espinho”, de LISAA (França, 2013), que traz uma história para refletir sobre o bullying, o sentimento de rejeição, falta de autoconfiança e as tribulações de uma jovem ouriço. “Você Parece Assustador”, de Xiya Lan (EUA, 2016) traz à tona emoções comuns para as crianças, rir de medo do dentista. Quem tem mais medo? O paciente crocodilo ou o coelho dentista que parece não gostar dos dentes afiados do seu cliente?

Para a faixa de 9, 10 e 11 anos, os títulos escolhidos foram “Iguais”, de D.M.Lara & R.C.Mendez (Espanha, 2016) que em uma sociedade conformista e uniforme, um pai tenta colocar o seu filho no caminho certo e leva a questionar se é mesmo o melhor caminho. “O Cão Só”, de Mike A. Smith (EUA, 2014) faz uma homenagem aos desenhos animados dos anos 1940 sobre o sonho de um cachorro em sair de casa e “Meu Estranho Avô”, de Dina Velikovskaya (Rússia, 2011) traz uma amizade entre uma menina e o seu avô excêntrico.

Os filmes para a faixa etária de 12, 13 e 14 anos são “Vagamundo”, de Pedro Ivo Carvalho (Dinamarca, 2014) que para salvar o seu cachorro, o personagem embarca em uma busca frenética em um mundo distópico, “Aparência e Realidade”, de E.Rogova & Z. Pavlenho (EUA, 2014) que traz uma pequena história sobre os sentimentos que mostramos ou escondemos e “Antípoda”, de Frodo Kuipers (Bélgica, 2001), onde tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis, até o dia em que, do outro lado do espelho, chega um novo habitante e vira o mundo de cabeça para baixo.

Para a faixa etária de 15, 16 e 17 anos os três filmes escolhidos são “O Macaco Homem”, de J.Tereso & F.Maldonado (Argentina, 2012) que traz a história de um macaco muito inteligente, lutando contra o desmatamento da floresta amazônica, “O Emprego”, de Santiago Bou Grasso (Argentina, 2008) que traz uma sátira com homens alienados e reduzidos a mero objetos e “Sr. COK”, de Franck Dion (França, 2014) que em busca de eficiência e lucro, o Sr. Cok fabrica bombas e decide substituir seus trabalhadores por robôs.

SERVIÇO
Takorama Brasil - Festival Internacional de Cinema
Acesso gratuito e ilimitado pelo site www.takorama.com.br
Pré-cadastro pelo site
Contato para informações: (81) 9 9263.1616 e e-mail: takoramabr@gmail.com
Classificação indicativa: 3 à 17 anos

LINK COM FILMES: http://www.takorama.com.br

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Debate sobre integridade, tem inscrição aberta

 

Integridade Empresarial: O caminho para um desenvolvimento sustentável” é tema de debate promovido pela Alliance for Integrity, com o apoio da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no dia 09 de novembro próximo, às 9h30. Com transmissão online via plataforma webex, o evento é gratuito, mas requer inscrição prévia pelo link bit.ly/2H4EUzV.

A iniciativa, que visa sensibilizar o maior número de empresas para a instituição de programas de integridade em suas estruturas, é resultado de reuniões envolvendo representantes da SCGE e da iniciativa global, que é fomentada pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmb, agência de cooperação internacional alemã. A Alliance for Integrity é uma iniciativa que promove atividades com foco no fortalecimento da integridade no ambiente de negócios, oferecendo conhecimento e suporte para ampliar capacidades de compliance.

Direcionado para representantes de pequenas e médias empresas (PMEs), o evento tem como intuito, fomentar o diálogo público-privado sobre incentivos de promoção da integridade. A secretária da SCGE, Érika Lacet, será uma das palestrantes do evento. Ela debaterá o tema juntamente com o superintendente de compliance da Neoenergia, Roberto Medeiros; e a advogada e especialista em compliance, Aurora Barros. Como moderador, o professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Karlis Novickis.

A proposta, de acordo com os organizadores, é que os especialistas convidados compartilhem suas experiências sobre o tema, numa abordagem multissetorial, destacando os motivos de se investir na integridade dentro das atividades econômicas. A secretária Érika Lacet lembra que em Pernambuco, o governador Paulo Câmara sancionou, em dezembro de 2019, a lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de um programa de integridade por empresas que contratem com o Estado. “O mesmo será feito em três etapas, sendo a primeira abrangendo as contratações de obras, serviço de engenharia e os contratos de gestão acima de R$ 10 milhões”, frisa.

O diretor de Correição (DCOR/SCGE), Filipe Castro, que vem mantendo contato com a equipe da Alliance for Integrity, destaca que essa será a primeira ação da iniciativa no Nordeste. Ele ressalta que também no mês de novembro, a Alliance for Integrity fará a sua capacitação de prevenção à corrupção, denominada “De Empresa Para Empresas” (DEPE), voltadas para as organizações sociais que atuam na área de saúde, bem como que já há articulação para trazer uma capacitação para as empresas da construção civil no próximo ano.

Imprensa SCGE PE

SP: Centro Cultural da Diversidade retoma programação física com a exposição A Luta Amada – Movimentos LGBTQIA+ desde Stonewall

 

Está em cartaz na cidade de São Paulo a exposição A Luta Amada – Movimentos LGBTQIA+ desde Stonewall entra em cartaz no Centro Cultural da Diversidade (R. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi), com visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, respeitando protocolos vigentes no momento para segurança do público, o que inclui apenas duas pessoas por vez dentro dos espaços fechados e trinta nos espaços abertos. O evento é uma parceria do Museu da Diversidade Sexual – MDS, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e do Goethe-Institut. A ocorrência da exposição em São Paulo é uma continuidade da edição Queer as German Folk, que aconteceu na Alemanha.

A mostra capta a atmosfera do movimento LGBTAQIA+ a partir de panfletos, cartazes e fotografias impressas em diferentes materiais, o que rende diversos tipos de interpretação. Alguns exemplos são materiais mais básicos, como tecidos e papéis, que representam o caráter DIY (faça você mesmo); e outros tecidos impressos em placas de espuma. A abertura da mostra acontecerá online no dia 23 de outubro, às 19h, com falas de monitores do Centro Cultural da Diversidade e representantes do Goethe-Institut, Museu da Diversidade Sexual e Amigxs da Arte, além de uma performance artística de Pedrâ Costa chamada “de_colon_isation VI: inbodiesvisibleborders”


Entre as peças exibidas, estão livros com fotos de homossexuais perseguidos pelo regime nazista; uma avaliação estatística do movimento gay e lésbico dos anos 1970 e 1980 de uma coleção concebida para museu intitulada “Holy Archive”; e vídeos com entrevistas de pessoas LGBTQIA+ que relatam seus “momentos Stonewall” que os fizeram começar a atuar politicamente.

A mostra também busca por uma perspectiva futura do movimento LGBTQIA+ no país. Para isso, a história presente é ponto de partida para debates que irão acontecer no percurso da exposição. Além disso, os visitantes também serão convidados a compartilhar suas perspectivas a partir de formulários oferecidos ao público, que poderá contar sobre seus “momentos Stonewall”.

Histórico da exposição

Na Alemanha, a exposição Queer As German Folk aconteceu no ano de 2019 a partir de uma parceria entre o Goethe-Institut Nova Iorque e o Schwules Museum Berlin e apoiado pela Bundeszentrale für politische Bildung.

Na noite do 27 de 1969, pessoas queer de todos os sexos – e entre elas muitas pessoas negras, se revoltaram contra um ataque policial no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque. A exposição partiu do aniversário de 50ª nos da revolta para exibir ao público histórias do movimento LGBTQIA+ na Alemanha oriental e ocidental e na Alemanha unificada, dos anos 1960 até hoje.

A exposição foca nas pequenas e grandes revoluções da revolta – os momentos nos quais o movimento se reinventou: a legendária “Tuntenstreit” (Tunte é uma palavra pejorativa alemã para descrever gays “afeminados”, aqui reapropriada pelas pessoas LGBTQIA+ de esquerda, a fundação de uma rede de mulheres negras na Alemanha até as intervenções atuais do movimento trans.

A exposição traz um relato polifônico da história do movimento e dá espaço as vozes e perspectivas que até hoje não encontraram muita ressonância, por exemplo os queers da Alemanha oriental nos anos 80, cujas ações radicais ainda estão ecoando. A exposição também procura pistas da conexão transatlântica e questiona a influência de Estados Unidos da América no movimento LGBTQIA+ alemão e vice versa.

Serviço
A Luta Amada – Movimentos LGBTQIA+ desde Stonewall
De 23 de outubro de 2020 a 28 de fevereiro de 2021
Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h
Centro Cultural da Diversidade (R. Lopes Neto, 206 – Itaim Bibi)
O evento de abertura será transmitido pelo Canal YouTube do Goethe-Institut São Paulo e pela plataforma #culturaemcasa.

Museu da Imigração foi reaberto em São Paulo

 


Depois de sete meses fechado, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – voltou a receber o público no último dia 22 de outubro, conforme orientações estaduais e municipais. Além da exposição de longa duração e do projeto videográfico “SobreNomes” – lançado em fevereiro –, os visitantes encontrarão a nova instalação “Respiro”, localizada no jardim, que propõe uma reflexão sobre o período de distanciamento e suas conexões em relação à experiência migratória.

Marcando a reabertura, a instalação “Respiro”, desenvolvida durante a quarentena, levanta questões que relacionam o isolamento social com os sentimentos de um migrante, que se encontra afastado de seus lugares, afetos e rotinas. Por meio de frases e questionamentos, a iniciativa visa fomentar uma reflexão sobre a situação mundial atual, a proximidade e a semelhança com o outro e valorizar a importância do contato com a natureza.

O passeio pelo complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás poderá acontecer de quinta a domingo, das 11h às 17h, sendo que a bilheteria funcionará até as 16h. Para facilitar o caminho de quem deseja conhecer ou garantir a entrada no MI, o ingresso poderá ser adquirido de maneira online, pelo site Ticket360 (disponível em breve), ou na bilheteria.

No primeiro momento desse retorno, um controle de acesso aos espaços permitirá a entrada, somente, de 40 pessoas a cada meia hora. Entre as adequações aplicadas, os módulos expositivos contarão com sinalizações informando a capacidade máxima de pessoas, estarão disponíveis dispensers de álcool em gel em diferentes pontos do edifício e será obrigatória a aferição da temperatura na entrada e o uso de máscara durante todo o percurso.

O Cantina SP, cafeteria localizada próxima à bilheteria, está funcionando no mesmo expediente do Museu a partir do dia 29 (quinta-feira). O Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) e o espaço de leitura “Semear Leitores” permanecerão fechados temporariamente. As informações relacionadas a esses ambientes serão disponibilizadas em breve nas mídias sociais e no site.



Workshop de Cerveja Artesanal no Recife


 

No próximo dia 14 de novembro (sábado), das 17h30 às 19h30, a Livraria Praça de Casa Forte vai receber o Workshop: Aprecie cerveja como um beer sommelier, que será ministrado por José Jayme, Sommelier pelo Instituto Ceres/SENAC, autor do Guia da Cerveja Artesanal de Pernambuco, responsável por diversos projetos e eventos cervejeiros no estado

Nesta experiência, serão explorados os diversos aspectos sensoriais da cerveja, analisando sua composição e posteriormente buscando as várias camadas de aromas e sabores dentre três rótulos disponibilizados, em uma degustação compartilhada.

Estão inclusos no evento:
1) Três rótulos de cervejas de diferentes estilos para degustação, numa média de 400ml por pessoa (prova e reprova);
2) Taças ISO, apropriadas para degustação (utilizadas por profissionais da área);
3) Água;
4) Orientação do beer sommelier do evento.
O workshop tem duração de 2h e a capacidade é de até 20 pessoas. Serão seguidos todos os protocolos, com álcool em gel, espaço entre as mesas e é obrigatório uso de máscara para circular internamente na loja. O evento acontece o ar livre, no Quintal da Praça.

Investimento: R$ 90 - pagamento via sympla ou diretamente com o organizador (Tel. 81-99451-5189).


Endereço: Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte.