segunda-feira, 20 de março de 2023

Fernando de Noronha realiza a 7ª Conferência Distrital de Saúde



A Administração de Fernando de Noronha vai realizar, nesta terça e quarta-feira (21 e 22), a 7ª Conferência Distrital de Saúde. Na ocasião, haverá também a eleição dos novos membros do conselho para a gestão do biênio 2023/2025. O evento tem como objetivo avaliar e debater a evolução da política de saúde no distrito. As inscrições para a comunidade participar podem ser feitas na terça, das 8h às 12h, no próprio auditório da Escola Arquipélago, local da conferência. 

Podem se inscrever pessoas na condição de delegados (segmentos usuários e trabalhadores) ou observadores, que são membros credenciados de associações, instituições públicas, entidades de classe e de representação da sociedade civil. Os inscritos como delegados terão direito à voz e voto, já os observadores e convidados terão apenas direito à voz. 

“A participação da comunidade na conferência é uma forma de fortalecer o controle social da gestão e, consequentemente, a melhoria dos serviços de saúde. O nosso objetivo é mobilizar e estimular a participação de todos os segmentos que integram a sociedade noronhense, estimulando também a presença de jovens na consulta pública sobre a situação da saúde na ilha. Com relação à criação do Fundo Distrital de Saúde, isso possibilitará uma maior autonomia da Administração para ampliação dos equipamentos e serviços”, destaca Thallyta Figuerôa, administradora do arquipélago. 

O tema da conferência deste ano é “Defender o SUS, a vida e a democracia. Amanhã vai ser outro dia”. Será dividida em quatro eixos temáticos, que discutirão a melhoria e o fortalecimento à atenção primária, da média complexidade, do tratamento fora domicílio e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de melhoria da assistência farmacêutica e a Vigilância em Saúde, com propostas de ações e estratégias para a ampliação dos investimentos na área e a criação do Fundo Distrital de Saúde, entre outros assuntos. 

A conferência vai contar com convidados da Superintendência de Saúde, como entidades e representantes de outros municípios e instituições estaduais e nacionais. Na ocasião, grupos de trabalho vão ser formados para o debate e o aprofundamento do tema. Ao final, as propostas serão apresentadas na plenária. 

A programação inicia no primeiro dia (terça) às 14h e termina à noite. Já na quarta-feira, segundo dia do evento, começa de 8h e termina às 17h. 

“A Conferência de Saúde é uma forma de mobilização social que acontece a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde. As propostas apresentadas durante o evento irão ser estudadas para embasar o Plano Distrital de Saúde de Fernando de Noronha para 2023-2027. Então, é importante a comunidade noronhense participar”, diz Isabel Sobral, superintendente de Saúde do distrito. 

O Conselho Distrital de Saúde é formado por representantes da sociedade e diversos segmentos da comunidade noronhense, como Associação Noronhense de Taxistas, Associação dos Atletas, Associação de Pescadores, Associação de Barcos de Turismo, Assembleia Popular Noronhense e Grupo Cultural Dona Nanete. O resultado da eleição e a homologação do novo conselho será divulgado na própria terça, às 18h. 

A Conferência Distrital de Saúde homenageia nesta edição Francisco e Eunice de Oliveira. Ambos prestaram serviços relevantes à comunidade noronhense. Francisco, mais conhecido como Seu Chiquito, foi administrador-adjunto da ilha. Faleceu em janeiro deste ano. Já Eunice foi a primeira presidente do Conselho Distrital e atuou como conselheira por seis mandatos consecutivos.

Imprensa FN

Novo Ensino Médio é uma "farsa" que deve ser combatida, diz o Sintepe


Na manhã desta segunda-feira (20) o Sintepe promoveu um intenso debate sobre a Farsa do Novo Ensino Médio, aprovado ainda do governo Temer, implantado em Pernambuco pelo Governo do Estado. O debate faz parte da Campanha Salarial Educacional 2023 do Sintepe.

As professoras Marília Cibelli e Professora Li, ambas diretoras da Secretaria de Assuntos Educacionais do Sintepe, coordenaram a mesa de debates que contou com o professor do programa de pós-graduação da UFPE, Jamerson Silva; com a dirigente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Roberta Pontes e com a dirigente do Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco, Adiliane Batista.

Diversos estudantes, professoras e professores relataram suas dificuldades com a implantação dessa "deforma" no ensino médio.

Jamerson afirmou que já existe trabalhos e pesquisas científicas comprovando efeitos nefastos na qualidade da educação e na vida de professoras e professores. A palestra do professor Jamerson está completa no Youtube do Sintepe.

Roberta Pontes relatou as ameaças sofridas pelas licenciaturas com o propalado notório saber. "Nossos professores são obrigados a darem aulas de assuntos para os quais não tiveram formação", disse Roberta.

A também sindicalista Adiliane alertou que o "novo" ensino médio prejudica a carreira das professoras e professores, além de colocar em dúvida a qualidade da formação dos estudantes que almejam ascender ao ensino superior.

Ivete Caetano, presidenta do Sintepe, alertou que o mais grave da farsa do "novo" ensino médio não é a falta de formação dos professores nos "novos" itinerários. Ela explica que a categoria em Pernambuco é bastante capacitada para exercer os assuntos para os quais estudaram, mas que o verdadeiro perigo é no interesse maior de privatizar a educação pública. "Querem tomar conta da educação porque consideram um nicho de mercado altamente lucrativo, tanto na venda de pacotes de tecnologias, de livros, educação à distância", relatou. Ivete também lembrou que garantir que a universidade pública deva elaborar a formação dos professores e professoras da educação pública, assim como a elaboração dos parâmetros dos livros didáticos devem ser tomadas pelo governo técnico educacional do MEC (Ministério da Educação).

Para acessar o debate completo, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KuvvlAJFHR8

Em seu primeiro discurso na Alepe, Jarbas Filho pede ao Governo do Estado melhorias na Educação e interiorização do Compaz


O deputado Jarbas Filho subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para fazer seu primeiro discurso na tarde desta segunda (20). O parlamentar reafirmou o seu compromisso com o povo pernambucano e pediu ao Governo do Estado melhorias na educação, além da implantação do Compaz em outras regiões do estado. O discurso recebeu o aparte de 13 parlamentares da Casa Joaquim Nabuco. 

O parlamentar iniciou a sua fala fazendo uma referência ao seu pai, o senador Jarbas Vasconcelos, e confirmou que levará o seu legado de cuidado com Pernambuco e com o povo pernambucano adiante. “Muito do que Pernambuco é hoje, principalmente a infraestrutura que permitiu o seu desenvolvimento na última década, se deve às obras e iniciativas feitas por Jarbas com muita coragem e disposição. Muitas das conquistas que hoje celebramos só são possíveis porque ele tirou do papel e transformou em realidade. 

O deputado Mário Ricardo (Republicanos) utilizou o tempo de aparte para relembrar sua história de militância e de início de vida pública com o senador Jarbas Vasconcelos e desejou sucesso para Jarbas Filho, que agora trilha o mesmo caminho do pai. “Carreguei a bandeira do seu pai com muito orgulho. Militei pelas ruas de Igarassu pedindo votos para ele, pois entendia que Jarbas era digno de receber o nosso voto. Tempos depois, ele provou isso na prática como prefeito da capital e depois como um dos maiores governadores que esse estado já teve. Ele resgatou o orgulho de sermos pernambucanos, fez o hino do estado ser cantado pelos vários ritmos pernambucanos. O hoje senador da República que orgulha a classe política e que faz nos sentirmos bem na hora de afirmarmos que somos políticos. Para mim é uma honra estar ao seu lado nesta Casa, aprenderei muito com  vossa excelência, com a vossa juventude, com a vossa disposição. O caminho que seu pai trilhou é bom e correto para a vossa excelência trilhar. Estamos juntos nessa caminhada. Parabéns, deputado”.

Jarbas Filho lembrou que uma das prioridades de Jarbas Vasconcelos foi a educação e que o projeto de escola em tempo integral do estado foi implantado em Pernambuco por ele, acontecendo no Ginásio Pernambucano. Outras sete escolas do estado também foram contempladas pelo programa ainda em seu governo, que depois foi ampliado pelos governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. O deputado afirmou que, de maneira crítica e atenta, será uma voz ativa junto ao atual governo na defesa da educação e para que este legado seja continuado. 

“Não terei cerimônia em bater na porta da nossa governadora quando os assuntos forem melhorias e investimentos nas nossas escolas. Não medirei esforços para lutar na expansão do ensino integral. Tenho certeza que como mãe, nossa governadora sabe com muita propriedade a importância dessa iniciativa. Estudos já comprovaram que é na primeira infância - que segue até os seis anos de idade – que acontece a maior janela de oportunidade para saúde, aprendizado e desenvolvimento da criança. Não vamos desperdiçar então esse período tão importante na vida dos nossos estudantes”, disse.

O deputado Sileno Guedes, também do PSB, celebrou a chegada de Jarbas Filho à Alepe, falou sobre a grande referência que o parlamentar tem na política, mas que está construindo seu caminho com coragem. “Todos nós temos referências na vida, e a sua é a de um homem respeitado por todos nós, que é Jarbas Vasconcelos, mas Vossa Excelência aponta para o  futuro. Apesar de estar na política já há bastante tempo, fico feliz em partilhar este momento e experimentar com vossa excelência a construção que vamos fazer juntos aqui na casa Joaquim Nabuco por Pernambuco. Minha expectativa em relação ao seu mandato, enquanto companheiro do meu partido, é muito grande”, afirmou Guedes. 

Na oportunidade, Jarbas agradeceu os apartes e também cobrou ao Governo sobre a interiorização do Compaz. O deputado ressaltou as transformações que o equipamento, conhecido como “fábrica da cidadania”, fez nas comunidades onde já está funcionando na capital pernambucana e como pode ser essencial na diminuição da violência e na formação de cidadãos por todo o estado de Pernambuco. 

“A interiorização do Compaz se faz necessária. Precisamos levá-lo para todas as regiões pernambucanas. Venho defendendo isso desde a minha campanha para esta Casa e será uma bandeira que levarei por todo o meu mandato. Já enviei para a governadora uma indicação neste sentido e estou à disposição para conversar sobre o assunto e buscar as melhores alternativas para que o Compaz, em sua totalidade e importância, possa atender ao povo pernambucano. Será uma transformação possível na política social, no combate à violência que Pernambuco realmente precisa”, concluiu.

Pascoa na Paulista Northway Shopping para as crianças


As crianças estão com tudo no Paulista North Way Shopping. Elas podem escolher entre brincar no evento da Páscoa Divertida, no Piso L3, ou no dos Animais Selvagens, no Piso L1. Os dois espaços contam com brinquedos e atrativos que garantem muita diversão para os pequenos.

Para quem adora os animais selvagens, os preços dos ingressos variam de acordo com o tempo: R$ 30,00 (1 a 30 minutos), R$ 45,00 (31 a 45 minutos), R$ 55,00 (46 a 60 minutos), e para ficar por tempo livre, o ingresso custa R$ 70,00. O espaço ficará no PNWS até o próximo dia 30 de abril e é destinado a crianças de 2 a 11 anos.

Para brincar com os coelhinhos da Páscoa, a idade vai de 3 a 11 anos e os ingressos têm dois preços: R$ 20,00, para 15 minutos, e R$ 30,00 para meia hora de diversão.  

O espaço ficará até o dia 18 de abril e as crianças precisam estar acompanhadas por um adulto, durante o tempo escolhido.

Dani Portela pede informações aos municípios sobre preparação para período de chuvas


Dando continuidade ao projeto Ouvidoria das Chuvas, iniciado ainda na sua legislatura municipal, a deputada estadual Dani Portela protocolou um pacote de indicações e pedidos de informação à municípios sobre as suas preparações para o período chuvoso. Os municípios escolhidos para a ação foram os que, no ano passado, sofreram as maiores consequências da intensidade das chuvas. São eles: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba. 

O objetivo do pacote é entender quais ações estão sendo tomadas pelos poderes públicos municipais para prevenir as consequências de possíveis chuvas fortes, considerando a previsão de chuvas ainda mais intensas para 2023. As prefeituras foram perguntadas à respeito da existência ou não de defesa civil, meios de contato do público, mapeamento de zonas de risco, existência ou não de plano de prevenção de desastres naturais, entre outras questões.

A deputada reafirma que ações como essas precisam ser planejadas com antecedência, para que a população não sofra as consequências das chuvas. “Todos os anos vemos as pessoas residentes em áreas de risco sendo penalizadas. E essas pessoas são, em sua maioria, pobres e pretas. Esse fenômeno se chama racismo ambiental e nós não podemos normalizá-lo. As ações precisam acontecer antes que chova”, finalizou.

Prefeitura de Igarassu doa sementes de milho a agricultores


Com o lançamento do programa “Semente que faz História”, a prefeitura de Igarassu, através da secretaria executiva de Agricultura e Pesca inicia a partir desta terça-feira (21), a doação de mais de meia tonelada de sementes híbridas de milho para fortalecer a agricultura familiar local.

O evento de abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), na sede do Instituto de Pesquisa Agropecuária – IPA, localizado na rua João Alves Berengue, em Cruz de Rebouças. Estiveram presentes a prefeita professora Elcione, o vice-prefeito Amaury Henrique, servidores da gestão, vereadores e representantes de sindicatos e associações rurais.

A agricultura familiar é um setor crucial para o desenvolvimento econômico e social de Igarassu. Com um papel importante na geração de renda e na produção de alimentos saudáveis, é responsável por garantir a segurança alimentar de muitas famílias da região. A crença do homem do campo diz que se chover no Dia de São José, é sinal de um bom inverno. Neste 19 de março de 2023, registrou-se chuvas em várias regiões de Igarassu , o que deixou o agricultor mais otimista.

Para a professora Elcione Ramos, que também é voce -presidente da pasta das Cidades Litorâneas na Frente Nacional dos Prefeitos (PNP) , a agricultura familiar também contribui preservando o meio ambiente e possibilitando uma alimentação saudável: "Precisamos defender essa atividade econômica de Igarassu, começando a valorizar o trabalho desses agricultores, que usam técnicas sustentáveis, o que é importante para manter um equilíbrio ecológico”, destacou a prefeita.

Imprensa Igarassu PE

Amupe promove seminário de Nova Lei de Licitações


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu nesta segunda-feira (20/03) em sua sede, prefeitos, prefeitas, procuradores e procuradoras municipais para realização do Seminário Nova Lei de Licitações, que teve por objetivo minuciar e esclarecer as dúvidas dos gestores acerca da Lei Nº 14.133/2021, em parceria com a Dinâmica Assessoria em Licitações. 

O Seminário contou com a presença do advogado-geral da União Ronny Charles, responsável por apresentar e discutir a Nova Lei de Licitações com os presentes. "É muito interessante estar aqui nesse evento promovido pela Amupe. Tive a alegria de encontrar procuradores e prefeitos extremamente interessados em discutir as novas regras. Foi um ambiente de debate muito qualificado com excelentes intervenções”, pontuou Ronny.

Pela tarde, os participantes acompanharam uma fala do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) Carlos Neves, que tratou sobre o papel do Tribunal na orientação aos municípios. “A Lei pode ter algumas dificuldades de implementação, mas ela está dentro de um contexto que é bom para o gestor, pois reconhece a individualização da conduta. Eu vejo um gestor mais forte, com mais estrutura e argumento para sentar à mesa e negociar a validade dos atos administrativos”, comentou o conselheiro.

Também ministraram palestras o auditor de Contas Públicas do TCE/PE George Pierre e os instrutores Ranilson Pinho e José Vieira. Cerca de 200 representantes municipais participaram do Seminário, dentre eles 24 prefeitos e prefeitas.

Imprensa Amupe

Deputada Débora Almeida visita suas bases no Agreste


Uma rápida ascensão política dentro da complexidade e pluralidade vivenciada na Assembleia Legislativa, vem acentuando o protagonismo e postura da parlamentar que cumpre sua 1ª legislatura estadual, bem como reiterando o respeito dos oposicionistas e surpreendendo até aliados governistas.

Autora de alguns e também coautora de outros projetos protocolados na ‘Casa de Joaquim Nabuco’, direcionados à defesa da mulher e debruçada também sobre questões do agro como o bloqueio à ameaça de chegada da ‘Gripe Aviária’, a deputada vem fazendo diariamente uma imersão no regimento interno para entender mais sobre o funcionamento do legislativo e, com isso, encontrar os melhores caminhos para agilizar a produção, o encaminhamento e a aprovação destes projetos que darão base a afirmação do seu mandato e respostas aos seus eleitores e à sociedade de uma forma ampla.

MARATONA NO AGRESTE 
Débora aproveitou o final de semana e mais uma vez ‘botou o pé na estrada’ para reencontrar aliados de suas bases. Na sexta-feira, iniciou o dia em Belo Jardim, onde concedeu entrevista à Rádio Itacaité FM. Seguiu para Garanhuns e ao lado dos Vereadores de Jucati, Luciano Campos (Avante) e Roldão Cordeiro (PDT) onde pode conhecer as instalações do Hospital Infantil Palmira Sales, no bairro da Boa Vista. A deputada escutou a irmã Arilma, auxiliar de Administração daquela unidade de Saúde e se inteirou acerca dos atendimentos e necessidades do Hospital. 

Na sequência, concedeu entrevista ao comunicador Júnior Paulino, na Rádio Marano FM quando falou sobre este início de mandato e suas responsabilidades com o Agreste.
Ainda na sexta, Débora visitou bases em Terezinha e participou de uma bate-papo com lideranças, dentre estas o Vereador Adriano Campos. Logo após, esteve participando da tradicional Festa de São José em Bom Conselho, acompanhando a celebração do padroeiro do distrito de Lagoa de São José.  

O sábado foi reservado para visita a produtores de leite em Venturosa, quando a deputada acompanhada pelos proprietários Nivaldo e Adalberto Leal, inteirou-se sobre a rotina da Fazenda Nova Conquista e escutou demandas de representantes do setor. A Fazenda Guaribas, no município da Pedra, também recebeu a visita de Débora. A tarde, toda a equipe da parlamentar foi acolhida com um almoço na Fazenda de “Seu” Bi Vaz”, em Venturosa, conhecido morador e também produtor daquele município.   

A agenda do final de semana ainda se estendeu até Tacaimbó, onde a deputada reuniu-se com os vereadores Marquinhos de Arlindo e  Lia Braúna e foi finalizada já no domingo (19) em São Bento do Una, município ao qual governou por dois mandatos e onde acompanhou a visita do Deputado Federal Lucas Ramos (PSB) à Festa de São José no povoado Gama.   

O Sassepe é dos servidores


O Fórum dos Servidores Estaduais (FSE), através do presidente da CUT-PE e Coordenador do FSE, Paulo Rocha, manifestou surpresa e indignação com a publicação do Decreto nº 54.948, de 17/03/2023, onde a governadora Raquel Lyra institui um Grupo de Trabalho que irá apresentar propostas para a reestruturação do SASSEPE – Sistema de Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco. 

A entidade representativa dos sindicatos das diversas categoria dos servidores/as de Pernambuco, estranhou não ter sido procurado para comunicação desse Decreto, uma vez que há 22 anos, a criação do Sistema foi resultado de negociação entre Governo e Fórum; além disso, os servidores têm uma luta incomensurável para garantir o funcionamento do nosso Sistema de Saúde, tendo em vista sua importância para servidores e servidoras que dele necessitam.

Imprensa CUT PE

Veja a seguir ofício encaminhado à Governadora

Paulista inova e realiza o Café com Down


Em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, na próxima terça-feira (21.03), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista realiza, de forma inédita, o Café com Down. A atividade contará com palestras, conscientização, rodas de conversas, atividades com diversão e aprendizagem. O objetivo é o de construir e fortalecer as políticas públicas deste segmento da sociedade. A ação será realizada a partir das 8h, no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, localizado na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, nº 76, no bairro da Vila Torres Galvão, em Paulista.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Ela é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

A síndrome foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Imprensa Paulista PE 

#VcNoBlog Joseane Nogueira

,
*A importância da assessoria jurídica na recuperação de crédito*


Um dos maiores problemas de uma empresa é o controle da sua carteira de inadimplência. Fazer com o que o devedor cumpra com a sua obrigação é tarefa árdua, visto que a empresa necessita recuperar os créditos vencidos na mesma proporção que o devedor busca novas condições para arcar com sua dívida. Diante deste cenário e considerando a inadimplência como um dos pilares que mais requer cuidado, a melhor solução é a realização da cobrança dos créditos através da via extrajudicial, mediante termos acordados de forma consensual entre os envolvidos.

A assessoria jurídica especializada nesses casos garante a recuperação dos créditos de forma assertiva e dentro dos parâmetros que a legislação exige. Isso porque, além de o devedor tratar diretamente com uma equipe especializada em atuar nas cobranças, as tratativas são realizadas de forma amigável. A atuação mediadora da equipe de cobrança é que garante êxito na boa relação entre credor e devedor.

Os serviços de assessoria jurídica para a recuperação de crédito englobam desde o suporte inicial ao cliente, envolvendo análise da carteira de inadimplência, reuniões de alinhamento de estratégia e questões técnicas prévias à cobrança, até a efetiva realização de cobranças extrajudiciais e eventualmente judiciais.

As cobranças extrajudiciais são aquelas nas quais o devedor receberá o contato da assessoria jurídica especialista por meio das diversas ferramentas de comunicação para a tentativa de um acordo amigável, que seja interessante para o credor o devedor. Já as judiciais são todas nas quais não foi possível celebrar uma composição amigável, sendo necessária a intervenção do poder judiciário.

Essa necessidade de notificação extrajudicial não é aplicada a todos os casos. Como exemplo de obrigatoriedade de notificação extrajudicial, temos os casos de busca e apreensão nos contratos de alienação fiduciária. Por uma questão de celeridade processual, é aconselhável sempre realizar as notificações extrajudiciais. Se após a judicialização da demanda o devedor não cumprir com a sua obrigação, poderá ter suas contas e bens penhorados para saldar a dívida.

Recentemente, o STF validou o dispositivo que permite ao juiz determinar medidas coercitivas necessárias para o cumprimento de uma obrigação, desde que não violem os direitos fundamentais.

Para a empresa, é importante estar ciente que a cobrança extrajudicial não pode ser feita de qualquer forma, pois o devedor não poderá ser exposto ao ridículo e nem submetido a qualquer tipo de constrangimento e/ou ameaça, devendo e credor evitar uma futura demanda judicial por danos morais.

Uma empresa com assessoria jurídica especializada possui diversas vantagens, visto que é um investimento de ótimo custo-benefício para o contratante, já que os honorários são pagos no êxito; contando com um serviço de qualidade, realizado por um advogado com experiência e conhecimento; evitando que o credor empresário perca tempo e dinheiro tentando recuperar sua carteira de inadimplência.

 *Joseane Nogueira* é advogada, pós-graduanda em Direito Imobiliário, atuante na área de Recuperação de Crédito há cinco anos e membro do escritório Portela Soluções Jurídicas.

Paulista registra a identificação de 17 ninhos de tartarugas marinhas na sua costa

No primeiro trimestre de 2023, Paulista já registrou a identificação de 17 ninhos de tartarugas marinhas na sua costa. Desse total, 11 deles estão na Praia de Enseadinha, no bairro do Janga. 

Segundo os dados do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município, no âmbito do Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), da Prefeitura de Paulista, a cidade que é berçário da espécie aquática-marinha se prepara para registrar o nascimento de novos filhotes nos próximos dias. 

“Temos dois ninhos que estão para eclodir, sendo um na Enseadinha e outro em Maria Farinha. O nascimento deve ser nesta semana ou, mais tardar, na próxima e provavelmente das espécies que mais desovam em nossas praias, que são a Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata) e a Tartaruga Verde (Chelonia mydas). Cada ninho abriga entre 80 a 120 ovos e normalmente os filhotes nascem ao amanhecer”, esclareceu a bióloga e analista ambiental da SEMA, Geanne Santos. 

Ainda de acordo com os dados levantados pelo Projeto de Monitoramento da Tartarugas Marinhas de Paulista, em seus 14 km de orla marítima, foram registrados no município, de agosto de 2021 até o dia 30/11/2022, um total de 3.250 filhotes nascidos em 38 ninhos. A praia de Enseadinha, no Janga, teve o maior número de ninhos, com 23 registros, seguidos das praias de Maria Farinha e Conceição, com 12 e três ninhos, respectivamente. 

A espécie que mais desovou foi a tartaruga-de-pente, com um total de 31 ninhos e 2.670 filhotes que caminharam até o mar. Também foram registrados cinco ninhos de tartaruga-verde, com 415 filhotes, e dois ninhos de tartaruga-oliva, com 165 filhotes, além de 16 tartarugas mortas, e duas encalhadas ao longo das praias da cidade.

Paulista é a primeira Prefeitura do Brasil a obter autorização do Centro TAMAR/ICMBio para desenvolver atividades de manejo e conservação de tartarugas marinhas, através da licença SISBIO Nº 78452-1. O projeto visa promover a notificação das desovas e dos encalhes desses animais no litoral do município, bem como difundir o conhecimento sobre as espécies.

A SEMA recomenda que, ao avistar uma tartaruga ou rastro na areia, a pessoa deve entrar em contato com a equipe do projeto, por meio do número (81) 99836-9947 (Whatsapp) ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.

Imprensa Paulista PE 

Campanha ‘Racismo não é opinião. É crime!’ acontece em Paulista


No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que é comemorado nesta terça-feira (21.03), a Prefeitura do Paulista dá início a uma programação voltada para o tema, com o lançamento da Campanha “Racismo não é opinião. É crime!”, com uma intervenção na Rua Siqueira Campos, no Centro do Paulista. A ação será das 9h às 11h. 

Na ocasião, será realizada a entrega de um folder explicativo “Fui vítima de racismo. O que fazer?”, que busca informar a sociedade sobre os caminhos de como denunciar todo tipo de racismo. 

A iniciativa da Campanha é da Diretoria de Política de Promoção da Igualdade Racial, da Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através de uma parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Paulista (CMPPIR/Paulista).

Imprensa Paulista PE 

Entidades filantrópicas: entenda o que são e como elas atuam


Responsáveis por desenvolver serviços em diversas áreas de interesse social como saúde e educação, as entidades filantrópicas são instituições que não tem fins econômicos, ou seja, não buscam o lucro com suas atividades. Sem sócios, as organizações revertem o lucro financeiro em seu objeto social. No entanto, como qualquer outra pessoa jurídica, elas também possuem a obrigação de remunerar seus colaboradores.

Apesar de ser um termo comum, a definição de entidade filantrópica ainda traz alguns questionamentos para a sociedade. As dúvidas sobre o seu formato, limitações e a forma como atuam podem se tornar limitações para o entendimento da importância do serviço prestado pelas entidades para o público. 

Gestor jurídico de organização social na área da saúde e especialista em sistema de integridade, Jorge Rocha Júnior explica que para ser considerada filantrópica, a entidade necessita ter uma finalidade social desde sua criação. “Elas atuam em ações de interesse social que promovam cidadania e a inclusão social. A maioria desenvolve trabalhos nas áreas de saúde, educação e assistência social, tecnologia, entre outros”, afirmou. 

No Brasil, as organizações marcam presença no cotidiano da população, atuando em parceria com o poder público. “O poder público, com sua plena consciência de que não consegue atender às necessidades sociais de sua população, realiza pactuações com entidades sem fins lucrativos para que estas, complementarmente, possam conferir um serviço mais efetivo ao bem comum, provendo tal necessidade por diversos segmentos, sempre destinado ao fim público”, observou o advogado.

Para algumas, a legislação brasileira prevê uma série de benefícios. “As que prestam serviços nas áreas de assistência social, de saúde e de educação e são certificadas pela Lei Complementar 187/2021 tem imunidade tributária no que se refere à contribuição para a seguridade social (cota-patronal), bem como outros benefícios que possam existir quanto às legislações dos seus respectivos estados e municípios”, detalhou Jorge.

Contas de campanha de Teresa Leitão são aprovadas por unanimidade


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco aprovou por unanimidade, na manhã desta segunda (20), as contas de campanha da senadora Teresa Leitão. Os desembargadores acompanharam o voto do relator, desembargador Roberto Machado. 

Houve erro formal na primeira prestação de contas. A senadora entrou com embargos, que foram aceitos, o que gerou a possibilidade de reanálise. Todos os erros foram devidamente sanados. 

“Foi uma vitória importante. A senadora Teresa Leitão, figura pública com cinco mandatos anteriores como deputada estadual, sempre teve as contas aprovadas. Agimos de forma rápida e firme para sanar qualquer dúvida, e o resultado foi essa aprovação unânime”, comentou o advogado Leonardo Vigolvino, que defendeu Teresa Leitão no caso junto com os advogados Pablo Bismarck e Paulo Pinto.

Maria Arraes quer promover saúde bucal nas escolas públicas


Quase 90% dos brasileiros não realiza a higiene bucal de forma adequada e 34 milhões de pessoas no País com idade acima de 18 anos já perderam 13 dentes ou mais. Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2020 pelo IBGE, apontam o quanto a saúde bucal é um tema desafiador no Brasil, que requer atuação efetiva do poder público para a melhoria dos indicadores. 

Sensibilizada por esse cenário e atenta ao papel do Legislativo como parte da solução, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) protocolou na Câmara o Projeto de Lei 697/2023, que prevê a criação do _Programa Saúde Bucal nas Escolas_. O objetivo é garantir a distribuição trimestral de kits de saúde bucal para crianças e adolescentes que frequentam creches e instituições de ensino públicas em todo o Brasil. Associado à oferta de escova, creme e fio dental, o programa também contempla campanhas de conscientização e mutirões de capacitação, para que os estudantes aprendam a escovar os dentes de maneira correta. 

"Cuidar da saúde bucal é essencial para promover a saúde integral da pessoa, além de autoestima e qualidade de vida. Esse é um direito das nossas crianças e adolescentes que precisamos assegurar, com ações preventivas e educativas, mas principalmente oferecendo os itens básicos para permitir a higienização, uma vez que muitas famílias não têm condições financeiras de adquirir esses produtos", ressalta Maria Arraes.

 No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta segunda-feira (20), a parlamentar ainda lembra o quanto o cuidado adequado com a dentição ajuda a prevenir doenças. Consequentemente, contribui para reduzir a necessidade de tratamentos de saúde futuros, ajudando a reduzir os custos com as unidades de saúde vinculadas ao SUS.
De acordo com o projeto de lei, as medidas do _Programa Saúde Bucal nas Escolas_ serão implementadas pelo Executivo Federal através dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Semana da Água Apac

Oi gente, 
Estamos na Semana da Água e a Agência Pernambucana de Águas e Clima -  Apac está com uma programação online que será transmitida através do canal do youtube da Apac, participe!

*Terça-feira – 21 de Março*
*14h às 16h – Mesa Redonda: A Gestão de Recursos Hídricos no Estado de Pernambuco*

*Quinta-feira – 23 de Março*
*14h às 16h – Seminário Projetos de Inovação e Pesquisa Apac/ Facepe*

Para não perder nenhum minuto, sugiro que já entre no nosso canal, se inscreva e ative o sininho da notificação para ser avisado quando estivermos ao vivo.

Esperamos por você!

Imprensa APAC PE

Pão de Açúcar anuncia patrocínio da 18ª Corrida das Pontes em Pernambuco


O Pão de Açúcar, empresa do GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América do Sul, será patrocinador da 18ª edição da Corrida das Pontes, em Recife. O evento acontecerá no dia 26 de março e faz parte da comemoração do aniversário de 486 anos da capital pernambucana. Ao todo, o percurso da prova passa por sete pontes da cidade e vários pontos turísticos do Recife Antigo: Ponte do Limoeiro, Ponte Princesa Isabel, Ponte Buarque de Macedo, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Duarte Coelho, Ponte Boa Vista e Ponte Giratória. 
 
O patrocínio está em linha com o posicionamento da marca, que historicamente aborda o bem-estar como um pilar, conectando com a essência da saudabilidade, esporte e sustentabilidade. “Buscamos oferecer uma experiência completa para uma vida mais saudável para os clientes, tanto nas compras, por meio de um sortimento amplo e diferenciado, quanto no incentivo à prática de esporte. Por isso é tão importante estarmos presentes em uma corrida tão tradicional como a Corrida das Pontes, em Recife”, comenta Carolina Altimeri, gerente de Marketing do GPA. O Pão de Açúcar investe em iniciativas para promoção da qualidade de vida há aproximadamente 30 anos. Foi, por exemplo, pioneiro no País ao comercializar alimentos orgânicos e criar uma marca exclusiva totalmente focada em alimentação saudável (Taeq). 
 
Sabendo da importância da prática do exercício físico para saúde e do incentivo ao esporte, o Pão de Açúcar oferecerá no dia do evento um café da manhã especial na área VIP e uma ativação especial no dia da corrida. Além disso, os kits dos participantes da corrida serão retirados na loja Pão de Açúcar da Rosa e Silva (Av. Conselheiro Rosa e Silva, 614). 
 
As modalidades da Corrida das Pontes são: Corrida Especial 10 Km; Corrida 10 Km; Corrida 5,2 Km e Caminhada 5,2 Km. Além dessas, tem a também a prova infantil, batizada de "Corrida das Pontinhas", com percurso de 1,8 Km para crianças e jovens com idades entre 10 e 17 anos. Para esse público, as inscrições são gratuitas e limitadas a 500 crianças e jovens da rede municipal de educação do Recife. 
 
*Corrida das Pontes* 
*Data:* 26/03/2023 
*Horário:* 7 horas 
*Local: Recife do Brum - Recife Antigo 
*Inscrições:* pelas plataformas parceiras indicadas no site https://www.corridadaspontesdorecife.com.br
 
*Retirada dos kits*  
*Data:* 24/03/2023 (Sexta-Feira) e 25/03/2023 (Sábado)    
*Horário:* 10 às 18 horas 
*Local:* Loja Pão de Açucar - Rosa e Silva 
Av. Conselheiro Rosa e Silva, 614 Graças - Recife/PE

Páscoa do seu jeito na Sodiê Doces


Páscoa do seu jeito! Esse é o tema da campanha da Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do Brasil, para a celebração da Páscoa. A rede que conta com mais de 350 lojas, traz a possibilidade de a pessoa montar o próprio ovo, podendo escolher tanto o recheio quanto a cobertura – ação inédita realizada pela marca – além da novidade no cardápio, trazendo novos sabores de ovos de colher, como o de Bolo de Cenoura.

Quem quiser inventar, terá como opção cinco recheios: ganache de limão ou de maracujá, trufado de chocolate branco, Moça®️ base leite condensado e Moça®️ base morango. Entre as coberturas estão: morango in natura, geleia de frutas vermelhas, raspas de chocolate ao leite ou de chocolate branco e cerejas. A montagem é muito simples: o cliente pode escolher 3 entre as 10 opções para rechear seu ovo. Os ovos estão à venda pelo valor de R$74,90.

Além da novidade, no cardápio encontramos nove sabores de ovos de colher, Brigadeiro, Baileys®️, Ovo feito com Alpino®️, Dois Amores, Cocada, Trufado Preto e Branco e os lançamentos, Ovo feito com Ninho®️, Ovo feito com Kit Kat®️ e Bolo de Cenoura – todos preparados na casca de chocolate ao leite, com produtos Nestlé e valores a partir de R$ 64,90.

“Quero oferecer aos nossos consumidores a possibilidade de ‘inventar’, de personalizar seu ovo com suas combinações preferidas, agradando os mais diferentes paladares e oferecendo muita qualidade, variedade e sabor”, explica Cleusa Maria da Silva, fundadora e CEO da marca. As opções estão disponíveis em todas as unidades.

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.

Sodiê Doces 
A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.Site: www.sodiedoces.com.br

No Recife (PE), movimento sindical, CUT e Bancários organizam ato do Dia Nacional de Luta (21/3) pela redução da taxa de juros


A Central Única dos Trabalhadores (CUT), as demais centrais sindicais (Força Sindical, CTB, UGT, CSB ,NCST, CSP Conlutas, Intersindical, A Pública) e os movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular convocaram um Dia Nacional de Luta, na terça-feira (21/3), para reivindicar a queda da taxa básica de juros (Selic) praticada pelo Banco Central (BC), que atualmente está em 13,75% ao ano. Em Pernambuco, o ato organizado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco acontecerá a partir das 9 horas, em frente ao Banco Santander (Ag. Veneza), localizado na Av. Conde da Boa Vista.
  
As mobilizações marcadas para a véspera da reunião do COPOM visam pressionar o conselho a reduzir a alta taxa de juros, que paralisa a economia e impede o país de crescer e gerar emprego decente, distribuir renda, implementar políticas públicas e facilitar o acesso ao crédito. 

“O presidente da autarquia federal, Roberto Campos Neto, defendeu em diversas oportunidades a autonomia do Banco Central. Mas, na prática, as decisões do COPOM sobre a taxa de juros revelam uma forte dependência do BC ao capital financeiro especulativo. Enquanto os bancos lucram, a população sofre com a perda do poder de compra e a falta de investimentos do governo em políticas públicas. A redução do juros é fundamental para que os investimentos voltem a impulsionar o país, com mais empregos, saúde e educação pública, retomada de obras, ou seja, para melhorar a vida da classe trabalhadora”, afirma o presidente do Sindicato, Fabiano Moura.

Com a taxa de juros Selic a 13,75%, para os mais ricos é mais lucrativo deixar o dinheiro aplicado no banco do que abrir um negócio. Já quem emprega e precisa de dinheiro para investir e diversificar seus negócios não consegue pagar empréstimos com essa taxa de juros.

Os atos nacionais também pedem a saída de Campos Neto, aliado de Bolsonaro, da presidência do BC, entendendo que ele está jogando o país na recessão com uma política econômica que saiu derrotada das urnas nas últimas eleições.

Imprensa CUT PE

ONG Arco promove 1ª Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes


A ONG Arco deu início à preparação para 1ª edição da Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes. Com o tema “NÃO É SÓ PRA FUMAR UM”, o evento vai ganhar às ruas de Jaboatão Centro no dia 28 de maio. A atividade, que ocorre anualmente em várias cidades do país e do mundo, tem o objetivo de promover a legalização e regulamentação da maconha, além combater a discriminação e criminalização dos usuários de drogas. A marcha pretende discutir questões sociais profundas que vão muito além do uso recreativo.

A concentração está marcada para às 14h, na Praça do Rosário, e a partir das 16h20, os manifestantes vão percorrer as ruas do bairro. De acordo com os organizadores, a iniciativa apresenta apontamentos políticos que vão além de uso da substância de maneira recreativa. “Nosso objetivo é ampliar o debate sobre a questão das drogas e possibilitar o diálogo com os agentes políticos necessários. A questão da maconha e das drogas em geral deve urgentemente ser tratada como um fenômeno de saúde pública e não de justiça penal, como é atualmente. A proibição mata mais do que o próprio uso e gera problemas sociais graves e muitas vezes irreparáveis, como por exemplo o extermínio e encarceramento da juventude negra e periférica, a dificuldade de acesso a medicamentos à base de maconha, a criminalização de pessoas que usam drogas, além de alimentar profundamente a violência pública e o tráfico de drogas. Sim, a proibição causa muitos males”, ressalta Carlos Santos, psicólogo e presidente da ONG Arco.


Nesses dois meses que antecedem o evento, a organização vai promover diversas reuniões abertas para a construção e formatação do ato que é coletivo e independente. Outras informações estarão disponíveis no Instagram da Marcha da Maconha de Jaboatão @mdamaconhajaboatao.


*SERVIÇO*
1ª Marcha da Maconha de Jaboatão dos Guararapes
Dia: 28/05/2023
Hora: 14h - 17h
Local: Praça Nossa Senhora do Rosário, Jaboatão Centro
 

Lei que autoriza a remoção de orelhões inativos é sancionada pela Prefeitura do Recife

**

_De autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), legislação permitirá que o município notifique a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos para que os equipamentos sejam retirados em até 30 dias a contar da publicação da lei_

No Recife já está em vigor a Lei Municipal nº 19.031/23, que autoriza a retirada de telefones públicos inativos e com defeitos. A medida, sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) e de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB), permitirá que a Prefeitura notifique a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos para que os mesmos sejam retirados em até 30 dias.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem quase 130 mil orelhões em todo o Brasil, mas apenas 53% deles estão em funcionamento. Em Pernambuco, dos 5,6 mil telefones, apenas 34% estão em operação. No Recife, a medida visa remover cerca de 552 telefones azuis sem funcionamento, deixando em operação apenas os 136 aparelhos em funcionamento, que representam 19% do total.

De acordo com o vereador Samuel Salazar, autor da Lei, o objetivo não é retirar todos os orelhões da cidade, mas sim aqueles que não possuem mais nenhuma utilidade. “A medida servirá para desobstruir os passeios públicos e melhorar a acessibilidade, sobretudo para os deficientes visuais. A empresa responsável pelos equipamentos também terá de implantar sinalização tátil no piso dos locais onde estão os orelhões que continuam em funcionamento”, explicou o parlamentar.

Embora os telefones públicos tenham se tornado obsoletos para muitos, ainda há uma parcela da população sem acesso a telefones celulares, como revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2021, que apontou que 15,6% da população brasileira não possui acesso a telefones celulares.

A Lei nº 19.031/23 determina que a remoção dos aparelhos deve ser feita em até 30 dias, a contar do dia 15 de março, sob pena de multa de R$ 600 mensais por aparelho não removido, valor que será atualizado a cada 12 meses, de acordo com a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Confira a programação da semana da vacinação contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde do Paulista


Após a vacinação contra a Covid-19 em Paulista ter sido realizada de maneira temporária no Polo Itinerante da Secretaria de Saúde do Município, o serviço volta a ser ofertado nas unidades de Saúde, nesta segunda-feira (20.03), conforme o cronograma estabelecido pela Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Paulista. O atendimento é das 8h às 16h e não precisa de agendamento.

Conforme o calendário semanal, a cada dia, cerca de cinco postos de saúde ou policlínicas oferecem o serviço, que é para o público de 5+ a adulto, com a aplicação de primeira e segunda doses e primeira dose de reforço; segunda dose de reforço para o público 40+; e bivalente a partir de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos (com apresentação de laudo); comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

Para tomar a vacina bivalente, as pessoas que preenchem os requisitos precisam ter tomado ao menos a D1 e a D2, ou seja, estar com o esquema completo. 

Documentação bivalente 

É necessário levar os comprovantes de todas as doses anteriores, CPF ou Cartão SUS, e o comprovante de residência. Lembrando que é preciso respeitar o intervalo de quatro meses após a última vacinação, antes de procurar pela dose da bivalente. 

Documentação público infantil 5 a 11 anos

É preciso apresentar Certidão de Nascimento ou RG da criança, CPF ou Cartão SUS da criança, RG do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas (caso vá tomar a segunda ou a terceira dose).

Documentação público 12 anos e adulto

Para os menores de 18 anos, é preciso levar Certidão de Nascimento ou RG, CPF ou Cartão SUS, RG do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas (caso vá tomar a segunda ou a terceira dose). Para adultos, é preciso levar CPF, documento de identificação com foto, comprovante de residência e cartão de vacina.

Confira o cronograma com as unidade de saúde que realizam a vacinação contra a Covid-19 em Paulista

SEGUNDA-FEIRA

CENTRO DE SAÚDE SEBASTIÃO AMARAL
RUA 2° TRAVESSA GENERAL CANABARROS, S/N;

USF VILA TORRES GALVÃO
RUA FREI CANECA, 56 - V. TORRES GALVÃO;

USF JOSÉ BORGES I E II
AV. 2, 113 - ALAMEDA;

USF CHEGA MAIS
RUA PORTUGAL, 55 - LOT. CONCEIÇÃO;

TERÇA-FEIRA

USF ELZANIR FERREIRA/PARATIBE II
AV. LINDOLFO COLLOR, 1409 - A. LUNDGREN / PARATIBE;

USF RURAL II
GRANJA RODRIGO, RUA ARLINDA PEREIRA DE SANTANA, MUMBECA;

CENTRO DE SAÚDE MEDEIROS DANTAS
AV. JOÃO PAULO II, S/N - MIRUEIRA

POLICLÍNICA CORREIA MANDÚ
AV. B, 955-1175 - MARANGUAPE II;

USF EDGAR ALVES I
RUA CASTELO BRANCO, S/N - ENG. MARANGUAPE;

USF JURANDIR FREIRE II
RUA 105, S/N - JARDIM MARANGUAPE

QUARTA-FEIRA

POLICLÍNICA HÉLIO INÁCIO
RUA 63, S/N – JARDIM PAULISTA BAIXO;

USF RURAL I
ESTRADA DO VISGUEIRO, 43 - MATA DO RONCA;

USF PAU AMARELO
RUA DR. JOSÉ MAURÍCIO, 246 - PAU AMARELO;

USF DOM HELDER
RUA NOSSA SENHORA DO CARMO, S/N - CONJ. PRAIA DO JANGA, (TERMINAL DE
ÔNIBUS);

USF NOBRE

RUA DO NOBRE, S/N - NOBRE.

QUINTA-FEIRA

POLICLÍNICA ADOLFO SPECK
RUA MIMOSO, 35 - ARTUR LUNDGREN I;

USF MIGUEL RUFINO
RUA DOM PEDRO I, 250 - VILA TORRES GALVÃO;

USF MARANGUAPE II B
AV. F, 142 - MARANGUAPE II;

USF QUIRINO RIBEIRO
RUA ATENA, 296 - CONCEIÇÃO;

USF JARDIM PAULISTA IV
RUA 106, 196 - JD. PAULISTA BAIXO;

USF ANA NERY (MARIA FARINHA)
AVENIDA JOSÉ PEREIRA DE AMORIM, S/N - MARIA FARINHA.

SEXTA-FEIRA

USF JARDIM PAULISTA BAIXO III
RUA 101, 25 - JARDIM. PAULISTA BAIXO;

USF FRAGOSO I
4a TRAVESSA AGAMENON MAGALHÃES - SÍTIO FRAGOSO;

USF PRAZERES I E II
AV. A, 138A - MARANGUAPE II;

USF MARCELO DIAS
AVENIDA PROCURADOR PEDRO JORGE, SN, JANGA;

USF NOSSA SENHORA APARECIDA
RUA ALTINHO, 60 - JANGA.


Imprensa Paulista PE