quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Após greve, UFPE define calendário para os 1º e 2º semestres de 2012

O Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou o novo calendário para o primeiro e segundo semestres de 2012 nesta quarta-feira (12). O reitor Anísio Brasileiro e os alunos se reuniram no Auditório João Alfredo, na reitoria, no bairro da Várzea, para redefinir as novas datas dos três campi, alteradas em razão da greve, que durou 112 dias e terminou na última quarta-feira (5), quando os docentes aceitaram as propostas do Governo Federal da revisão do plano de cargos e carreiras e de aumentos salariais. Eles terão um reajuste de 15,8%, que será dividido em três parcelas durante três anos.

Interrompidas desde o dia 17 de maio, as aulas relativas ao primeiro semestre recomeçarão na próxima segunda-feira (17) e terminarão em 29 de outubro. Os exames finais ocorrerão de 30 de outubro a 1º de novembro. Depois, haverá um recesso de 7 de novembro até o dia 2 de dezembro.

As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2012 começarão em 3 de dezembro. Haverá também um recesso de final de ano (a partir do dia 24 de dezembro), com o reinício das aulas em 14 de janeiro. A previsão é que as aulas do segundo semestre de 2012 acabem em 25 de abril de 2013.

Com relação ao vestibular da Covest, os alunos que ingressarem na seleção de 2013 terão de se adaptar ao novo calendário da UFPE. Os graduandos deste semestre só vão poder se formar em 2013.

De acordo com a UFPE, o calendário anunciado será cumprido. "Os alunos podem ficar tranquilos, nós fizemos o máximo para enxugar o período de transição. A universidade está empenhada para fazer com que tudo ocorra da melhor forma e todos tenham a qualidade da UFPE no seu curso", afirmou Ana Cabral, pró-reitora acadêmica da instituição.

UFRPE
Os professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidiram manter a greve na tarde da última terça-feira (11). De acordo com o presidente da Aduferpe, Cícero Monteiro, uma nova assembleia que decidirá os rumos da paralisação está marcada para a próxima segunda-feira (17), pela manhã.

Univasf
Os docentes da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Sertão pernambucano,também decidiram manter a greve na última terça-feira. Eles terão uma nova assembleia na próxima sexta-feira (14), de acordo com Fernando Souto, presidente do sindicato da instituição.

Portal G1

"Justiça será feita", diz Obama sobre morte de embaixador na Líbia

Em um pronunciamento nesta quarta-feira (12), em Washington, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama voltou a condenar o ataque “ultrajante” à embaixada americana em Benghazi, na Líbia, afirmando que “a justiça será feita”.


"Os Estados Unidos condenam nos termos mais fortes este ataque ultrajante e chocante (..) Não há justificativa para essa violência", afirmou Obama na Casa Branca.
Mesmo com o ato de violência, o presidente americano reforçou que não vai romper relações com a Líbia. "Não se enganem, nós vamos trabalhar com o governo líbio para levar à justiça os assassinos que atacaram nosso povo”.
Obama ainda enviou condolências às famílias das vítimas e voltou a agradecer ao trabalho feito por Stevens em sua administração. 
O ataque à embaixada americana foi um protesto contra o filme "Innocence of Muslims", realizado pelo americano-israelense Sam Bacile, que considera o islamismo um "câncer". 
O filme, produzido a partir de doações de 100 judeus, está sendo promovido pelo polêmico pastor da Flórida Terry Jones, que em maio deste ano queimou um exemplar do Alcorão ao vivo pela internet.
Os vídeos do filme circularam na internet durante semanas antes do surgimento dos protestos. Neles, o profeta muçulmano Maomé é retratado várias vezes como um mulherengo, homossexual, molestador de crianças, falso religioso e sanguinário.
A primeira parte do filme, situada na era moderna, mostra cristãos coptas egípcios fugindo de uma multidão muçulmana enfurecida. A polícia egípcia olhava enquanto a multidão quebrava uma clínica onde um médico cristão trabalhava. Em seguida, o trecho mostrou o médico conversando com sua filha sobre o que faz um "terrorista islâmico".
Depois disso, os vídeos mostram cenas históricas do período do profeta, a maioria dessas baseadas em cenários onde os atores estão claramente sobrepostos a um fundo de deserto.
Em outra cena, um sacerdote cristão se oferece para elaborar um texto religioso a partir de versos da Torá judaica e do Novo Testamento cristão para transformá-los no que ele chama de "versos falsos" -- uma aparente referência à gênese do Alcorão.
Maomé é chamado de "bastardo" ilegítimo e incentiva seus seguidores a saquear lugares que eles atacam e dizendo que eles podem usar as crianças da maneira que quiserem. 

Parlamento líbio pede perdão aos EUA

O presidente do Congresso Nacional líbio, Mohammed Youssef al Magrif, pediu perdão nesta quarta-feira pelo ataque feito ontem à noite ao consulado dos Estados Unidos em Benghazi.
"Pedimos perdão aos Estados Unidos, ao povo americano e a todo o mundo", disse Magrif em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro transitório, Abdurrahim al Keib.
Magrif, que leu um comunicado de condenação em nome do parlamento e do governo da Líbia, insistiu que o ataque era contrário à religião e à tradição hospitaleira do país africano. Para ele, trata-se de um novo episódio de violência para tentar manchar o processo democrático que começou com a queda, em agosto de 2011, do regime de Muammar Gaddafi.
"É um complô contra a revolução e a estabilidade e segurança da Líbia", ressaltou Magrif ao pedir que os cidadãos permaneçam unidos "contra os que pretendem desestabilizar o país e atentar contra sua imagem".
"O caso ocorrido ontem à noite em Benghazi coincidiu com o aniversário dos atentados de 11 de setembro. Não permitiremos que o solo líbio seja usado para promover covardes ações de vingança", declarou.
Portal UOL



Comissão do Senado aprova inclusão da disciplina cidadania moral e ética no currículo do fundamental

O currículo do ensino fundamental terá a disciplina cidadania moral e ética. A decisão, em caráter terminativo, foi aprovada nesta terça-feira, 11, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A medida também inclui no currículo do ensino médio a disciplina ética social e política.

O Projeto de Lei do Senado 2/2012, de autoria do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), incluindo a disciplina como obrigatória para o ensino fundamental. Entre as justificativas de Sérgio Souza para o projeto, está “a necessidade de aprimoramento da LDB, com a criação de disciplinas que deem aos estudantes melhor formação ética, social e política, o que os capacitará para o correto entendimento dos principais problemas sociais do nosso País e do mundo”.

A diretora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, criticou a medida e o excesso de disciplinas já constantes do currículo da educação básica. “Que horas que os alunos vão conseguir aprender aquilo que é essencial? Não que [o projeto de lei do Senado] não seja importante, realmente vivemos uma crise de valores na sociedade. O que acontece é que tudo recai na escola. Não tenho dúvidas que o aluno deve refletir sobre questões de ética, mas não se aprende na teoria. É no dia a dia”, defende.

Priscila Cruz considerou “desnecessária” mais uma disciplina e destacou que o conteúdo deve ser trabalhado de forma transversal em todas as disciplinas. “Não se pode separar ética, ela tem que estar presente em todos os conteúdos. Como tema transversal é perfeito. Cidadania é ética, e isso a gente vivencia”, completou.

A comissão também aprovou, em decisão terminativa, o projeto de lei que modifica a Política Nacional do Livro. Com a mudança, os livros eletrônicos serão equiparados aos tradicionais na legislação brasileira, inclusive na isenção de impostos.

Em outra decisão, foi aprovado o parecer favorável do senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) ao projeto de lei que considera crime hediondo o desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde (PLS 676/2011). A matéria agora vai para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

Três projetos que tramitavam em decisão terminativa foram rejeitados pela comissão: o PLS 585/2007, destinado a fortalecer a fiscalização do Poder Executivo sobre instituições de educação superior; o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 51/2010, que criaria o Prêmio Paulo Freire de Criatividade; e o PLC 100/2011, que alteraria a denominação da Universidade Federal do Oeste do Pará.


Estadão

Momento atual faz confiança nos serviços recuar em agosto


O Índice de Confiança dos Serviços de Pernambuco (ICS-PE) recuou 8,5% no mês de agosto em comparação com o mesmo período de 2011, passando de 133,2 para 121,9 pontos. Os dados são da sondagem mensal do setor no Estado, realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No entanto, na avaliação do ICS-PE, entre os segmentos pesquisados, o setor de Transportes vem apresentando crescimento na confiança. Em agosto de 2011, o índice era de 131,9 e passou para 135,5 em agosto de 2012. 

Na avaliação do diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Agência Condepe/Fidem, Rodolfo Guimarães, a tendência é de haver uma melhora da confiança nos últimos quatro meses do ano. “O ano passado foi de maior expansão das economias brasileira e pernambucana. A trajetória de 2012 é idêntica em termos sazonais. A confiança, em 2011, começou a subir no mês de setembro. Este ano pode haver uma recuperação nos últimos quatro meses”, explica.

A redução no ICS-PE foi influenciada tanto pelas avaliações dos empresários em relação ao momento presente, quanto pelas expectativas. Na comparação anual de agosto (2011/2012), o Índice da Situação Atual (ISA-S/PE) caiu 11,2%. Já o Índice de Expectativas (IE-S/PE) apresentou queda menor, de 6,3% em agosto (comparação anual).

O indicador que mede as expectativas do empresariado com a tendência de negócios para os próximos seis meses foi o que mais influenciou a queda do IE-S/PE, recuando 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

METODOLOGIA - A Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de Pernambuco monitora e antecipa tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas do setor. Os dados para a edição de agosto foram coletados com 271 empresas entre 01 e 23 de agosto.

Imprensa Condepe/Fidem

Senado: meninas poderão receber na rede pública vacina contra HPV


Meninas na faixa de 9 anos a 13 anos terão o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o papilomavirus humano (HPV). O projeto de lei que prevê a medida foi aprovado hoje (12) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado e agora vai à análise da Câmara dos Deputados.

O texto original do projeto previa a vacinação de mulheres dos 9 anos aos 40 anos, mas foi modificado pela relatora Marta Suplicy (PT-SP), que reduziu a faixa etária para meninas dos 9 aos 13 anos.

A proposta aprovada hoje também lista os direitos da mulher durante o atendimento de prevenção do câncer de colo do útero. Atualmente a vacina é vendida na rede privada de saúde.

A autora do projeto de lei, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), estabelece que as mulheres beneficiadas pela vacina também terão direito a receber, de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), esclarecimentos sobre as doenças causadas pelo vírus. Os hospitais e postos de saúde da rede pública também deverão garantir o acesso a todo e qualquer atendimento complementar necessário.

Agência Brasil

Acidente em Agrestina mata uma mulher

Na BR 104, no KM 92,1, em Agrestina, um carro GM Classic, de placa PFN 5530/PE atropelou e matou uma mulher. A vítima não foi identificada pelos policiais rodoviários federais.