sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Caruaru Shopping realizará a 6ª edição do Black Day

Mais uma edição do Black Day Caruaru Shopping será realizada neste mês de setembro. A promoção, bastante aguardada por clientes da cidade e da região, acontecerá nos dias 19 e 20, com todas as operações do centro de compras e convivência ofertando descontos de até 70%. 

Para garantir uma maior tranquilidade na hora das compras, o Shopping terá o seu horário de funcionamento estendido, nos dois dias, isto é, das 8h às 23h. No dia 18, que antecede o Black Day, o centro de compras e convivência funcionará normalmente, o que não ocorria nos outros anos. 

Nessa sexta edição do Black Day, além do cliente realizar compras, ele poderá concorrer a vários prêmios. “Para participar é preciso realizar um cadastro no stand de trocas da promoção. São 24 prêmios no total, entre eles TV, celular, geladeira, lavadora e forno micro-ondas”, adiantou Walace Carvalho, gerente de Marketing do Caruaru Shopping. “Haverá sorteios de hora em hora”, completou.

E as novidades não param por aí. Este ano, o centro de compras e convivência realizará a promoção ‘Voucher Premiado Black Day’. “Nessa promoção, os clientes que encontrarem os vouchers premiados dentro do Shopping vão ganhar R$ 500,00 em compras em nossas lojas nos dias do evento”, explicou Walace Carvalho, acrescentando que o cliente pode encontrar dicas para achar o voucher nas redes sociais do Caruaru Shopping. “O Black Day Caruaru Shopping 2018 será, com certeza, imperdível!”, finalizou o gerente de Marketing.

O Caruaru Shopping está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Indianópolis. 

Amanhã tem Sarau dos Prazeres


Mais de 22 mil crianças vacinadas em Olinda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em Olinda ultrapassou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Dados repassados pela 1ª GERES da Secretaria Estadual de Saúde mostram que o município de Olinda atingiu 109,35% de crianças imunizadas contra a poliomielite e 110,50% contra o sarampo.

O Programa Nacional de Imunização da Secretaria de Saúde de Olinda (PNI/SSO) detalhou que durante todo o período de vacinação conseguiu imunizar 22.479 crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite; e 22.716 contra sarampo. A mobilização também serviu para atualização da caderneta de vacinação do público alvo.

No Dia “D” da Campanha Nacional, uma equipe de 360 profissionais foi envolvida, sendo distribuídos nas 47 unidades de saúde da rede. Três postos volantes funcionaram no dia, entre eles o Shopping Patteo e o Quiosque da Saúde na Orla, ambos em Bairro Novo, e no Terreiro de Pai Brivaldo, em Cidade Tabajara. 

Imprensa Olinda

Lojas da Compesa vão abrir normalmente amanhã

Amanhã(8), as unidades retomarão as atividades normalmente. As Lojas de Atendimento estarão abertas, no horário das 8h às 12h, para oferecer serviços como emissão de segunda via da conta de água, solicitação de revisão de consumo, negociação de débitos e atualização de cadastro. Os Expressos Cidadão também abrem no sábado, e funcionarão no período das 8h às 14 horas.

A Compesa lembra que o clientes podem contar com o serviço de teleatendimento (call center) durante 24 horas, por dia. As reclamações sobre extravasamento esgoto e vazamentos serão recebidas pelo telefone 0800 081 0185, enquanto que para os demais serviços e informações os clientes devem ligar para 0800 081 0195. Diversos serviços da companhia também são oferecidos pela Agência Virtual, no endereço www.compesa.com.br. Pelo atendimento online, o cliente pode realizar consulta ao calendário de abastecimento de água, parcelamento de débitos, solicitar recebimento de fatura via e-mail, pagamento online da conta (diretamente no site), fazer o registro de vazamento, pedido de novas ligações de água e esgoto, entre outros serviços.

Imprensa Compesa

Pernambuco bate recorde em movimentação de gás natural

Há muito, o aumento desenfreado nas bombas de combustíveis líquidos vêm aproximando o consumidor do GNV, hoje apontado com principal aliado do bolso dos motoristas: em Pernambuco o preço do combustível é um dos mais baratos do Brasil e quem usa, assegura aproximadamente 56% de economia em relação ao etanol e 48% frente à gasolina.

A Copergás revela que esse resultado pode ser acompanhado através do número de conversões que em 2018 alcançou o exitoso resultado de 3.299 instalações em veículos que passaram a contar com mais um combustível, o que representa um crescimento da frota de 33.18%, em 2017 e em 65.57%, nos dois primeiros trimestres de 2018. “O GNV é definitivamente o combustível mais limpo e seguro de todos. Sua distribuição através de gasodutos garante o fornecimento ininterrupto e oferece diversas vantagens, além de não oferecer prejuízos com o desabastecimento no mercado”, afirma o diretor presidente da Copergás, Roberto Fontelles, relembrando do recente episódio da greve dos caminhoneiros.

A distribuidora também revela o perfil dos novos usuários do GNV: 40% exercem atividades remuneradas (aplicativos), 39% veículos particulares, 19% táxis e outros 2%, em empresas ou frotas. “Economia é uma das principais vantagens. O mercado de GNV voltou a crescer, sobretudo para os motoristas de táxis, aplicativos e os que usam o carro para trabalhar”, garante Eimar Cavalcanti, proprietário da convertedora Viagás, com unidades em Recife e Olinda, Região Metropolitana do Recife. 

O volume de GNV comercializado em Pernambuco apresentou uma alta de 22%. Hoje, o estado possui uma frota de 52.512 mil veículos que utilizam o gás natural veicular (fonte: Denatran), com abastecimento em 67 postos de combustíveis presentes em 19 municípios da Região Metropolitana e do Agreste do estado. O diretor Técnico Comercial, José Waldir Ferrari, explica que “A população quebrou o mito do passado, de que o GNV pode danificar o motor que causa perda de potência ou que poderia ser inseguro, atualmente, com os equipamentos de alta tecnologia embarcados nos kits de quinta geração, não existe mais nada disso. As novas tecnologias de GNV possuem um sistema de injeção eletrônica de gás que faz toda a diferença na performance do carro e mantêm o desempenho gerando uma grande economia ao condutor. Quando instalados em oficinas credenciadas ao INMETRO, não oferecem nenhum risco”. 

No quesito segurança, o GNV segue rígidos processos que passam por duas vistorias anuais e um teste de cilindro a cada cinco anos. Além disso, o GNV se dissipa no ar e sua queima é reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono. É, portanto, uma alternativa que ajuda a melhorar a qualidade do ar de nossas cidades e, consequentemente, a qualidade de vida.

GNV é mais seguro do que qualquer combustível líquido, mas instalação exige cuidado - A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT abaliza a segurança e traz em seu site que o GNV, quando instalado adequadamente, não oferece risco de explosão sendo considerado mais seguro do que qualquer combustível líquido. Mais leve que o ar e armazenado nos veículos em cilindros sob alta pressão, não oferece risco de explosão, até porque o sistema é dotado de válvulas de segurança que se fecham caso haja algum rompimento na tubulação. Por isso, os acidentes são muito raros e atribuídos ao uso de equipamentos e instalações inadequadas. O kit de conversão, por sinal, só deve ser instalado por oficinas credenciadas pelo Instituto Nacional de Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além do custo mais baixo, o GNV também tem a vantagem de poder ser usado como combustível alternativo em qualquer veículo movido a gasolina ou álcool, com carburador ou sistema de injeção eletrônica. Seu conceito de segurança é reconhecido em vários países, onde tem utilização ampla e crescente.

Estimativas da Associação Internacional de Veículos a Gás Natural (IANGV, na sigla em inglês) apontam que, até 2020, 80% da frota mundial de automóveis - o equivalente a 65 milhões de veículos - serão movidos a GNV. No Brasil, diante da recessão financeira, consumidores estão adotando o gás natural devido ao preço mais acessível, segundo a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). A frota atual movida a GNV é de cerca de 1,9 milhão de veículos. O site da ABNT também oferece uma coletânea eletrônica de normas técnicas necessárias para que o sistema funcione adequadamente.

Imprensa Copergás

Setembro Amarelo em Caruaru


Durante todo o mês de setembro, diversas ações são realizadas no Brasil e no mundo com o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio, já que a prática é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 à 29 anos. A rejeição da sociedade por conta da orientação sexual pode ser um dos fatores para desencadear a depressão nos gays, resultando muitas vezes em episódios de suicídio. É o que revelou uma pesquisa realizada pela University College Cork, na Irlanda, e publicada no Journal of the American Medical Association, onde onde cerca de 40% dos homossexuais adolescentes afirmaram que já pensaram, planejaram e até tentaram dar fim à própria vida por conta da sexualidade. Esse número cai para 15% para aqueles que se identificam como heterossexuais. O desejo suicida é maior entre as mulheres lésbicas. Para nos bissexuais, a mesma situação se apresenta para 30% dos participantes da pesquisa, desta parcela, 46% dos entrevistados afirmaram ter tido pensamentos suicidas em 2017. O relatório ouviu 15.624 adolescentes LGBT.

Diante desses número alarmantes, a prefeitura de Caruaru, através de um trabalho integrado e intersetorial entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação e Política para Mulheres, estará promovendo diversas atividades alusivas ao Setembro Amarelo, em seus serviços, tais como Cras, USF’S, NASF’s, Caps e escolas. Na próxima segunda-feira (10), em que se marca o Dia Internacional de Combate e Prevenção ao Suicídio, será realizada uma blitz no Espaço Major Clementino (ao lado do Grande Hotel), em Caruaru, com distribuição de panfletos alertando sobre a responsabilidade de cada um com a sua vida e com a vida do próximo. A intervenção será das 10h às 12h. No dia 21, será a vez de reunir psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, pedagogos e acadêmicos para o II Fórum de Combate e Prevenção ao Suicídio de Caruaru, previsto para acontecer das 08h às 12h, no auditório da Unifavip.

Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as atividades iniciaram nesta quarta-feira (05) na unidade de Pau Santo, Zona Rural do município, com palestra para aquela comunidade. Outras sete unidades receberão também as rodas de diálogos sobre prevenção ao suicídio para os usuários de programas sociais como “Leite para Todos” e “CadÚnico”, nos CRAS Bonança, Xicuru, Itaúna, Taquara, Salgado, Malhada de Pedra e Maria Auxiliadora.

Diálogo preventivo

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Por isso, que durante todo o mês de setembro, são realizadas diversas ações a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área de saúde para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Imprensa Caruaru

Multiartista Carlos Vasconcelos propõe possibilidades de interpretação em “Animallis”

Atuando há décadas em diversos campos da arte, o multiartista pernambucano Carlos Vasconcelos concretiza mais um dos seus projetos e promete mais uma experiência histórica cultural com a exposição “Animalis”, que lança em seu Espaço Cultural de Criação no dia 12. Esse novo trabalho focado no estilo “concept art” congrega a natureza selvagem em imagens exclusivas captadas pelas lentes do próprio artista, que ainda ficarão à venda em plataforma digital após vernissage. “Quando em maio deste ano comecei a selecionar meus arquivos de animais, constatei como eram vastos esses registros feitos no Zoológico de São Paulo, no Parque das Aves em Foz do Iguaçu e em estadias em Bonito e no Pantanal. E, como a fotografia já não bastava, comecei um trabalho em programas de edição”, comenta Carlos.

Desenhista, fotógrafo, diretor de arte e de criação que atua há décadas em diversos campos da arte, Carlos Vasconcelos traz desta forma 15 ilustrações exclusivas que concretizam registros do multiartista no Zoológico de São Paulo, no Parque das Aves em Foz do Iguaçu e em estadias em Bonito e no Pantanal. Trabalhando essas imagens em um processo de criação a partir de programas de edição, a intenção é interagir com os protagonistas das fotos (girafas, zebras e vários tipo de aves) de forma lúdica, denuncia ou pura celebração, provocando uma ação particular do observado comum, que, para o multiartista, é a figura capaz das leituras mais complexas de uma obra. “Cabe ao observador definir e desenvolver o discurso que quiser”, diz Carlos Vasconcelos sobre a perspectiva que espera quanto ao novo empreendimento artístico.

“Animalis” dá continuidade a um progressivo processo de trabalho do multiartista que, em apenas em 2017, realizou as exposições “Personagens urbanos”, com esculturas em madeira, e o “Ensaios sobre geografias faciais”, fotografias manipuladas em programas editores. Além disso, o profissional, também autor dos livros com foco em fotografia “O Galo viaja de Metrô”, lançado em 2005 (fotografia), “Recriando no Alto do Moura” e “Identidade Oculta”, lançados em 2009. 

E essa progressão do seu desenvolvimento criativo poderá ser conferida em apresentação do projeto no espaço para receber convidados especiais do mundo das artes e da cultura, com almoço entre 12h e 16h no dia 12. Contudo, quem quiser conhecer um pouco mais das suas experiências históricas culturais, pode acessar o portfólio digital https://carlosvasconceloscriacoes.com, que congrega um pouco de todos os seus trabalhos e criações. No site, pode-se ainda adquirir uma das 15 peças em pequena, média ou grande escala, que estará disponível na plataforma digital.

Com informações e fotos da jornalista Ivelise Buarque


Caruaru: Bairro do Salgado recebe plenária para elaboração da LOA 2019

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (6), na Escola João Lyra Filho, no Salgado, a 5ª Audiência Pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do exercício de 2019.

Com o objetivo de ouvir e debater junto à população o futuro do município, o encontro reuniu moradores e lideranças comunitárias do Território de Gestão Sustentável 7 (TGS 7), que engloba os bairros Salgado, Riachão, São João da Escócia, Cedro, Alto da Balança, Rendeiras, Morada Nova, São José, Lagoa do Algodão, Cidade Jardim, Loteamento Primavera e Serranópolis.

“Não vejo outra maneira para a população se integrar e colaborar com as mudanças de uma cidade, como a participação ativa nas plenárias. É neste espaço que todos são ouvidos, apresentam seus anseios e demandas, além de opinar nas decisões futuras para o desenvolvimento e crescimento de Caruaru”, afirmou o morador do bairro do Riachão, Severino Martins.

Mais uma vez os participantes foram divididos por eixos, sendo eles:

Eixo 1 – Desenvolvimento Humano, Inclusão e Direitos; 
Eixo 2 – Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico; 
Eixo 3 – Gestão do Território e da Cidade e 
Eixo 4 – Planejamento, Orçamento e Gestão de Finanças. 

Em cada eixo escolhido, a população pôde apresentar e discutir as demandas envolvidas na temática, com assuntos voltados para cultura, lazer, empregabilidade, infraestrutura, moradia, saúde, educação, meio ambiente e segurança.

“Como moradora do bairro mais popular da cidade, o Salgado, e presidente da Associação de Moradores por mais de 30 anos, encontro nesta oportunidade, um momento de passar para o poder público tudo que recebo dia a dia na associação. Como, por exemplo, pedidos de mais segurança, melhoria nas vias, sinalização, dentre outros assuntos. E, assim, estou aqui com a certeza de que as solicitações dos bairros serão repassadas para os responsáveis para posteriormente as decisões serem colocadas em prática”, disse Norma Maciel.

É através da LOA que o governo define as prioridades e metas que deverão ser atingidas no determinado ano, disciplinando todas as ações dos governos, sejam eles Federal, Estadual ou Municipal. “É também um direito da população contribuir com essa participação, trazendo para o poder público as principais demandas que cabem aos cidadãos”, finalizou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubén Pecchio.


Imprensa Caruaru

Boatos... Sempre eles!

A jornalista e apresentadora Graça Araújo, 62 anos, continua internada em estado grave no Hospital Esperança, após sofrer um AVC e uma parada cardíaca na tarde de ontem. Por volta das 23h, boatos sobre uma suposta morte da apresentadora começaram a pipocar nas redes sociais e até mesmo o Hospital Esperança precisou soltar uma nota oficial desmentindo o ocorrido. Um novo boletim médico está previsto para as 11h da manhã desta sexta (7).

O boato acabou sendo institucionalizado na cultura de massas em Pernambuco, desde casos clássicos como o de Tapacurá (1975) até recentes, como o desabastecimento de postos de gasolina, na semana passada. A ansiedade em noticiar primeiro acaba fazendo com que informações falsas, imprecisas e sem apuração sejam amplamente divulgadas, prestando um desserviço à opinião pública. A tão propagada indústria das fake news nada mais é do que filha dos boatos que ganhou força graças à tecnologia das redes sociais.

O blog deseja a plena recuperação de Graça Araújo, uma profissional de respeito do Jornalismo Pernambucano.