quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Igarassu: Lazer, cultura , cidadania e shows em setembro

O mês de setembro está chegando e com equilíbrio financeiro, apoio no planejamento estrutural de todas as secretarias municipais e com ajuda dos voluntários, a prefeitura da cidade realiza, “O Igarassu em Festa”, com o mês inteiro de comemorações . É nesta época que, tradicionalmente, se festeja o aniversário de emancipação do município, que completará 482 anos, e também a festa dos padroeiros, os santos Cosme e Damião. A programação reserva eventos religiosos, turísticos, atividades educativas e inclusivas, esportes radicais, apresentações culturais, desfile cívico, além da semana de shows com valorização de bandas e artistas locais e atrações de porte nacional.

A abertura da programação será no próximo dia 03.09, com o “Domingo da Gente”, das 8h às 17h, no belo Sítio Histórico. Entre as atividades ofertadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Lazer, Esporte e Juventude, estão paredão de escalada, tirolesa, rapel, slack line, pista de skate com obstáculo e muito mais, é diversão para toda faixa etária. O roteiro contará com o apoio da Guarda Municipal e o Departamento municipal de Trânsito (Depatran), que irão interditar as áreas com agentes e viaturas de trânsito para que os moradores e visitantes também possam pedalar e fazer sua caminhada ou corrida com segurança. Será um dia para aproveitar, em família, as atividades gratuitas e também, com food truck, parque de diversão e feira de artesanato. O evento será realizado pela gestão , sempre nos primeiros domingos de cada mês.

Para marcar a chegada da temporada do sol, no dia sete de setembro, feriado nacional, acontecerá a abertura do verão, na praia de Mangue Seco. Será uma festa animada, com a prática de esportes pela manhã e shows no período da tarde, com o objetivo de ressaltar uma, dentre tantas das belezas naturais de Igarassu. O Polo Cultural, que será no Largo do Convento de Santo Antônio, terá atrações locais a partir do dia 08 e segue até dia 17. Neste polo, as noites são temáticas como, a Noite do Humor, Noite da Divas e dos Tambores.

Já o Polo Religioso, com missas , atividades e shows, permanecerá no espaço da Igreja Matriz Santos Cosme e Damião e o espaço infantil, com brincadeiras e lazer para crianças e adolescentes, acontecerá no Centro de Artes, nos dias 22 a 27.09 e de 24 a 30.09, respectivamente. O Campeonato Igarassuense de Futebol também marca presença, e este ano faz uma homenagem a memória do jogador Chiquinho, um incentivador das práticas desportivas no município. Os jogos acontecem aos sábados e domingos, no Campo Murado, sempre a partir das 15h.

A programação voltada para o público feminino também ganha destaque. O” Dia Delas” será uma ação realizada para mulheres do município, no próximo dia 10, das 13h às 18h, serão oferecidos gratuitamente, em um espaço de beleza, design de sobrancelha, maquiagem, limpeza de pele e escova. O evento, que também conta com ações de saúde, cidadania e orientações sexuais, será seguido da “Noite das Divas” , em que as mulheres se apresentarão cantando no Polo Cultural da cidade.

A expectativa está grande para a semana de shows, que acontece no palco central, localizado no Sítio Histórico de Igarassu. A partir das 20h, do dia 24 ao dia 30, várias bandas locais e nacionais farão a alegria da população com muita música e animação. Para anunciar a programação completa, a prefeitura, através de suas redes sociais está vinculando " teasers" dos principais artistas que estarão na agenda deste mês festivo, fazendo com que a população tenha um envolvimento maior sobre as atrações .O anúncio oficial será nesta quinta-feira, dia 31, às 18h nas redes sociais. É só aguardar. Em todos os polos, a Secretaria municipal de Saúde vai disponibilizar equipe técnica para atendimentos de primeiros socorros durante todas as festividades deste mês.

Nossas redes sociais:

Twitter: @igarassuemfesta



Secretaria de Comunicação de Igarassu

McDonalds abre 1200 vagas de emprego em todo o Brasil

Quer começar a trabalhar e não tem experiência? Precisa conciliar estudos e emprego? Procura por uma empresa com benefícios e plano de carreira? Então, procure o McDonald’s! A rede tem cerca de 1.200 vagas abertas, em diferentes cidades do Brasil. Características como dinamismo, facilidade em se comunicar e trabalhar em equipe são diferenciais para quem quer fazer parte da equipe. Pessoas com deficiência também podem concorrer às oportunidades.

Não é exigida experiência anterior e o início é imediato. As inscrições podem ser feitas no portalwww.mcdonalds.com.br/trabalhe-conosco ou entregando pessoalmente o currículo em um dos restaurantes McDonald’s. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão: alimentação no local, seguro de vida, assistência médica e odontológica, vale-transporte e plano de carreira.

Anualmente, a Arcos Dourados investe R$ 40 milhões em treinamento e capacitação pessoal. Com 91% de seu quadro de funcionários formado por jovens com até 25 anos, a empresa é reconhecida como porta de entrada para o mercado de trabalho e foi eleita pela 18ª vez como uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina, pelo Instituto Great Place to Work®.



Confira as cidades!

São Paulo

São Paulo (600)
Presidente Prudente (10)
As vagas são destinadas a maiores de 18 anos.

Ribeirão Preto (25)
As vagas são destinadas a maiores de 18 anos.

Mato Grosso do Sul
Campo Grande (5)
Vagas para pessoas com deficiência.

Minas Gerais
Belo Horizonte (65)
Para o período noturno, o candidato deve ser maior de 18 anos, e diurno, a partir de 16 anos.

Rio Grande do Sul
Porto Alegre (80)
Para o período noturno, o candidato deve ser maior de 18 anos, e diurno, a partir de 16 anos.

Paraná
Curitiba (130)
Vagas para atendente

Maringá e Londrina (20)
Vagas para atendimento.

Pernambuco
Petrolina (2) Vagas para PCD
Recife (20) para período reduzido.

Rio de Janeiro (220)
Do total de 220 oportunidades, 70 são para pessoas com deficiência.

Lar com jeitinho antigo, mas cheio de estilo

Em construções ou reformas, a inovação no design de interiores não tem que estar atrelada exclusivamente a investimentos em materiais sofisticados. Para quem gosta do estilo retrô, o cimento queimado pode ser uma boa pedida para criar um ambiente todo charmoso e aconchegante. A técnica, que se destacava pelo piso vermelho aplicado em casas antigas e fazendas, foi aprimorada e ganhou versões industrializadas, sem perder o ar rústico e artesanal.

Além de dar nova cara aos ambientes com personalidade, o cimento queimado é ainda uma opção prática, econômica e resistente quando comparada aos revestimentos convencionais. E para quem gosta de colocar a mão na massa, o site Mapa da Obra oferece dicas de aplicação do cimento queimado, inclusive com orientações para evitar trincas e fissuras após a aplicação. Seja para piso ou parede, o processo de aplicação é o mesmo, basta usar os materiais e ferramentas adequadas e seguir os 10 passos que consta no link do site.

Manutenção, limpeza e cuidados

Para manter a superfície com cimento queimado limpo sempre bonita, o tratamento com resinas acrílicas ou à base d’água diminui a porosidade da superfície e evita a absorção de fungos e de sujeira. Antes da resina, é indicado passar uma base protetora com o auxílio de um rolo, pincel ou pistola. Recomenda-se aplicar a resina em duas demãos, respeitando o intervalo de 12 horas entre elas. A manutenção com este produto deve ser feita a cada três anos.

Outra opção, mais econômica, é a cera, ou até mesmo o verniz, empregados semanalmente.Também é possível recorrer a serviços especializados de polimento, realizados com ferramentas diamantadas, que garantem uma superfície lisinha. Por ser um piso poroso, é recomendado impermeabilizar logo após a obra.

Para limpeza, o ideal é remover as sujeiras, como pó e areia, com vassoura ou aspirador de pó. Na hora de lavá-lo, basta utilizar detergente neutro, água morna, pano limpo ou escova de limpeza. A superfície nunca deve ficar molhada, do contrário outras sujeiras irão grudar.

Em casos de manchas, uma alternativa é lixar a parte superficial do cimento queimado com uma lixa fina. Isso deve ser feito com muita atenção para não danificar ou desnivelar o piso. Também é importante evitar o uso de produtos abrasivos, que podem causar riscos difíceis de serem removidos.

Pernambuco imuniza 94% do rebanho contra a febre aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa deste ano, realizada em maio, imunizou 94,09% do rebanho pernambucano de bovinos e bubalinos. Todas as regiões do Estado garantiram o percentual mínimo exigido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) de 90%. Além de vacinar o animal, o produtor teve que ir aos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco declarar o seu rebanho, atualizando assim os dados de sua propriedade e de seus rebanhos.

Foram vacinados 1.697.885 bovinos e bubalinos o que mantém Pernambuco como estado livre da febre aftosa com vacinação. Os municípios de Abreu e Lima, Afrânio, Recife, Fernando de Noronha, Jaqueira, Olinda, Paulista e São Vicente Ferrer, se destacam por ter imunizado 100% de todo o rebanho. 

Mesmo tendo decretado estado de emergência devido as fortes chuvas que castigaram a região neste período, as cidades de Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Xexéu, São Joaquim do Monte, Altinho e Cupira, ultrapassaram a meta estabelecida pela Adagro.

SEGUNDA ETAPA – Pernambuco quer se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, para isso a estratégia de vacinação mudará na segunda etapa que acontecerá em novembro. Apenas os animais com idade até 24 meses deverão ser imunizados. A mudança na etapa faz parte de uma série de requisitos que o Estado precisa cumprir para se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação.


Imprensa Adagro PE

Procon-PE realiza pesquisa de combustíveis

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Procon-PE, realizou recentemente pesquisa de combustíveis em 10 bairros de Recife e Olinda. O objetivo é dar um instrumento auxiliar para a população que encontra preços diversos na hora de abastecer o veículo.

A pesquisa aconteceu nos meses de julho e agosto. E nesse intervalo de tempo, dos 22 postos pesquisados, a maioria manteve os valores, outros baixaram do álcool e do diesel, e os que tiveram aumento realizaram na gasolina comum e aditivada.

No mês de julho era possível encontrar gasolina comum por R$ 3,489, no bairro do Cordeiro, já em agosto o menor preço praticado foi de R$ 3,899, em postos localizados nos bairros de Peixinhos, em Olinda, e no bairro do Zumbi, no Recife. Também foi no bairro do Zumbi que houve o maior aumento de um mês para o outro. A gasolina comum subiu 11,27%.

Para quem prefere abastecer seu carro com Álcool, o órgão de defesa do consumidor identificou que o menor preço pode ser encontrado por R$ 2,849 o litro, na Avenida Recife, no bairro do Ipsep. Já o maior valor está sendo praticado no bairro do Espinheiro, por R$ 3,199, o mesmo posto onde a fiscalização encontrou a gasolina comum mais cara, R$ 3, 999.

Os veículos que são abastecidos por óleo diesel o menor valor está na Avenida Caxangá, no bairro do Cordeiro. Pelo litro está sendo cobrado R$ 2,949. E o litro mais caro é comercializado na Avenida João de Barros, no Espinheiro, por R$ 3,299.

Em um ranking de mais caro e mais barato os 22 postos não alteram a colocação de julho para agosto, mostrando uma pequena variável de valores. Para o consumidor, vale a premissa de pesquisar antes de abastecer.

Um dado interessante é que dos 22 postos pesquisados apenas quatro abastecem com Gás Natural (GLP), e os valores são os mesmos em todos os estabelecimentos, R$ 2,299.

Imprensa Procon PE

Obras do Projeto Olinda+Água avançam e beneficiam cmunidades

As obras do Projeto Olinda + Água, que prevê a distribuição de água todos os dias em 15 bairros de Olinda, continuam avançando. Esta semana, a Compesa executou mais uma etapa importante, a conclusão da montagem de uma estrutura metálica para apoiar 50 metros de uma tubulação de 150 mm, em uma travessia aérea sobre o Canal do Fragoso, na Rua Riachuelo, em Jardim Atlântico. 

Essa adutora irá transportar água de um poço existente no bairro até uma estação de bombeamento, recém construída, e de lá será bombeada para o Centro de Reservação de Perijucã, localizada no bairro de Jardim Atlântico. Esse projeto está sendo executado em várias etapas e tem prazo final de conclusão para 2021. Porém, os benefícios da obra já serão sentidos a partir do momento em que as novas tubulações entrarem em funcionamento. 

Já foi iniciada a fase de pré-operação para a realização de testes e avaliação do abastecimento nos bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce, da 2ª à 5ª Etapa. Os benefícios desta obra já serão sentidos pelos moradores dessas áreas, aos poucos, nos próximos dias. A 1ª Etapa de Rio Doce, e parte de Casa Caiada e Fragoso, que depende de obras complementares, também receberão água por meio do novo sistema, num segundo momento. A expectativa é que esse ciclo de testes seja encerrado em outubro, quando esses bairros já terão mais água nas torneiras com pressões mais elevadas. 

O novo Centro de Reservação de Perijucã é composto por seis reservatório que, juntos, irão armazenar 12 milhões de litros de água fornecidos por nove poços mais e toda produção proveniente do Sistema Botafogo para atender as localidades contempladas na primeira etapa do projeto - Rio Doce, Jardim Atlântico, parte de Casa Caiada e Jardim Fragoso. Além do Centro de Reservação, a Compesa está implantado novas tubulações e substituindo redes antigas. Até o momento já foram assentados mais de 30 quilômetros de tubulação, de um total previsto de aproximadamente 85 quilômetros para os 15 bairros. 

Também estão sendo instalados equipamentos de medição e controle, como macromedidores e válvulas redutoras de pressão, que tem objetivo de monitorar e controlar o volume de água produzido e distribuído. “Esse controle, somado a centralização de todo o volume de água que dispomos para estas localidades, aos poucos, nos darão condições de ofertar água todos dias, mesmo sem o aumento de produção. Iremos otimizar a distribuição de água e promover um abastecimento mais eficiente com o mesmo volume de água que dispomos hoje”, afirma o coordenador de Engenharia responsável pelo projeto, Bruno Eduardo. 

No mês de outubro, a Compesa já iniciará outras frentes de trabalho, desta vez, para atender os bairros de Ouro Preto, Jatobá, Bairro Novo, Bultrins e no restante de Casa Caiada e Jardim Fragoso. No mês de abril de 2018, as obras serão iniciadas no Varadouro, Carmo, Guadalupe, Santa Tereza, Amaro Branco, Bonsucesso e Monte. Estão sendo aplicados R$ 134 milhões no empreendimento, que irá beneficiar cerca de 250 mil pessoas, o que representa 56 % da população de Olinda. 

Este é um grande investimento que está sendo aplicado no município de Olinda pelo Governo do Estado e Compesa, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto Olinda + Água é a obra mais importante em execução na Região Metropolitana do Recife e recebeu o empenho direto do governador Paulo Câmara nas tratativas para a liberação dos recursos, tão importantes para melhorar a qualidade de vida dos olindenses. 


Imprensa Compesa

Alunos de unidade de ensino de Peixinhos são orientados sobre a cultura de paz

Com foco na Cultura de Paz e com o propósito de atacar elementos que estimulam a insegurança, o Governo Municipal de Olinda, em parceria com o Estado, está promovendo o Olinda Mais Presente. A iniciativa consiste numa ação integrada para atuar na prevenção à violência nos bairros de Rio Doce e Peixinhos.

Nesta quarta-feira (30.08), na Escola Sarah Kubitschek, localizada na Avenida Nacional, 268, em Peixinhos - Olinda, o programa trouxe dinâmicas e um debate ministrado pela técnica educacional em Saúde Mental, Lourdinete Dias, e pela educadora social, Maristela Rocha, com as crianças do 5º ano. A discussão abordou questões como o uso de álcool e outras drogas, e a convivência harmoniosa entre as pessoas. Na ocasião, houve um diálogo com os estudantes sobre a violência sexual, verbal, psicológica, física, urbana e doméstica associadas ao uso de álcool e outras drogas.

“O Programa é rico porque traz vários profissionais para debater assuntos com o objetivo de reduzir a violência, promover a cultura e paz, ações de políticas públicas integradas com aspectos de superação das vulnerabilidades das pessoas e melhoria dos cenários de violência e criminalidade nos territórios de atuação, além de trazer oportunidades aos jovens”, acrescenta Maristela Rocha.

As ações envolvem 19 instituições de ensino das redes estadual e municipal. Palestras, oficinas, filmes, atividades culturais e de cidadania fazem parte da lista de ações. Os alunos de escolas de Peixinhos e Rio Doce receberão a visita de técnicos de diferentes áreas, como: saúde, assistência social, esportes, educação, cultura, segurança urbana e meio ambiente. O trabalho começou dia 23.08 e prossegue até o dia 23.09.


Secretaria de Comunicação de Olinda

Bicentenário da Revolução de 1817 serve como inspiração para transformar a educação em Pernambuco

Dando continuidade às comemorações do Bicentenário da Revolução de 1817, o governador Paulo Câmara premiou, nesta quinta-feira (31.08), os alunos vencedores do concurso cultural “Revolução 1817 – Pernambuco na Luta pelos Ideais Republicanos”, realizado com estudantes da Rede Estadual dos níveis Fundamental e Médio. A ação foi criada para incentivar os jovens a conhecerem mais da história pernambucana e como os ideais de justiça e liberdade, que marcaram o movimento, influenciaram na construção do Estado que vivemos. Durante a cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, também foi lançado o selo e o carimbo dos Correios em homenagem à data.

Representando a Rede Estadual de Ensino, Emanuel da Silva Santos, aluno do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção, localizada em Caruaru, destacou a importância do projeto para que os alunos pudessem refletir, como cidadãos, sobre o legado ideológico da Revolução Pernambucana. “A busca por igualdade e independência dos revolucionários pernambucanos deve ser absorvida como fonte de inspiração para o contexto civil atual, seja para os representantes políticos, seja para os demais cidadãos. Diante disso, é perceptível que a forma que os pernambucanos lidaram com as rupturas do Brasil colônia deve ser apreciada e retratada como uma lição de que, através da esperança e através da busca por igualdade, será estabelecido um futuro melhor para todos nós”, afirmou o aluno, vencedor da Categoria Redação – Ensino Médio do concurso cultural.

SELO - A solenidade também foi marcada pelo lançamento do selo especial e carimbo dos Correios em homenagem ao Bicentenário da Revolução de 1817 que é uma releitura do mesmo material produzido para o Centenário, em 1917. Para o governador Paulo Câmara, o signo vai ficar marcado por representar a data importante do Bicentenário, resgatando a tradição de Pernambuco e somando-se a um conjunto de ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado. “Um bem valioso que, sem dúvida, chega para enriquecer nosso acervo cultural e contribui, em grande medida, para a preservação da nossa memória histórica, no contexto nacional. Quero agradecer aos Correios pela nobre e generosa homenagem materializada nesse belíssimo selo”, afirmou.

Os elementos como a ortografia, o padrão monetário e as datas foram atualizados no selo. No centro, a bandeira passa a ser representada com suas cinco cores originais: amarelo, azul escuro, branco, verde e vermelho. À esquerda, o brasão do Estado de Pernambuco, menção “Bicentenário da Revolução Republicana em Pernambuco”; e à direita, a menção “1817 – 2017” e a legenda “Bandeira da República de 06 de Março de 1817”, tal qual em 1917.

Coordenador da Superintendência Estadual dos Correios, Orlando Duda frisou que os valores da Revolução de 1817 estão presentes no selo do Bicentenário, bem como estiveram no selo do Centenário, em 1917, e agradeceu pelos Correios, que está registrando, de perto, os grandes acontecimentos do Estado. “Estamos construindo a história nesta cerimônia do Bicentenário. Que os ideais da revolução, de paz, liberdade e prosperidade, sigam ecoando pelo Brasil e pelo mundo”, frisou.

Ao final da solenidade, 250 alunos da Rede Estadual de Ensino desfilaram em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Do total, 200 carregaram, cada um, uma bandeira de Pernambuco simbolizando a data, e 50 integraram a banda marcial. Os estudantes são alunos das EREMs Ginásio Pernambucano, Cabugá e Aurora; e EREM Sizenando Silveira – todas localizadas no Recife.

CONCURSO - O concurso contou com 642 inscrições, sendo 24 vídeos e 618 redações. Foram premiadas as três melhores redações do Ensino Médio e as três do Ensino Fundamental; além dos seis melhores vídeos, sendo os três vencedores de cada nível de ensino. Os primeiros colocados de cada categoria receberam um tablet; os segundos colocados foram agraciados com um smartphone; e os terceiros melhores receberam uma cesta com 15 livros cada. Para a categoria “redação”, a concorrência foi de gênero individual. Já na categoria “vídeo”, foi exigida a produção de curta metragem, com até cinco minutos, podendo ser realizada por até três estudantes.

Os trabalhos vencedores foram selecionados pela Comissão de Seleção Estadual. Participaram da disputa um total de 62 escolas de 14 Gerências Regionais de Educação: Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte, Metro Sul, Mata Norte, Mata Centro, Vale do Capibaribe, Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema, Sertão do Alto Pajeú, Sertão do Araripe, Sertão do Submédio São Francisco e Sertão Central.

O certame foi realizado no período de 8 de março a 26 de maio, e contemplou estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA Fundamental (Fases III e IV) e Médio, e dos projetos de Correção de Fluxo, regularmente matriculados na rede pública estadual de ensino de Pernambuco. O Edital do Concurso foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco através da Portaria SEE nº 1664, de 8 de março de 2017.

PROGRAMAÇÃO - Entre as atividades que estão sendo realizadas ao longo deste ano em homenagem à Revolução de 1817, estão: exposições culturais, construção de um monumento em referência ao marco, publicações de livros, criação de taça esportiva, entre outros. A Revolução de 1817 foi o único movimento separatista que chegou a ter um governo republicano - instalado durante 74 dias -, sob o ideário de "liberdade, igualdade e fraternidade".


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Curiosidades sobre a Cebola Gigante do Outback

A cebola dourada Bloomin’ Onion® do Outback Steakhouse arrasta apaixonados por todo o mundo. Com quase 30 anos de existência, é a opção mais pedida do cardápio do restaurante.

Confira sete curiosidades sobre esse tradicional aperitivo da rede:

1 - a Bloomin’Onion® é um ícone do Outback há mais de duas décadas, desde sua inauguração em 1988 nos EUA. A receita chegou ao Brasil juntamente com o restaurante em 1997 e segue sua receita original até hoje;

2 – a cebola fica imersa em água e gelo por volta de 4 horas para que as pétalas se abram;

3 - o instrumento usado para cortar as cebolas se chama Glória, que significa agradecer em latim. Antigamente, o corte era feito manualmente usando uma faca e quando a nova ferramenta chegou aos restaurantes, os outbackers – como são chamados os colaboradores - consideraram que a rapidez para cortar o aperitivo era uma glória. Atualmente, o corte de cada Bloomin’Onion é feito em 1 minuto;

4 - a cebola gigante do Outback tem o formato inspirado na flor australiana Waratah que geralmente tem cores avermelhadas, cerca de 10cm de diâmetro e floresce na Austrália nos meses de setembro e novembro. Bloom significa florescer;

5 - a produção desse aperitivo acontece tanto em território nacional quanto em outros países. Brasil, Estados Unidos, Espanha, China e Chile são regiões propícias a este cultivo;

6 - o famosos molho que acompanha a cebola se chama Bloom. Ele é feito de raízes fortes e a receita é uma exclusividade do Outback;




7 - Há 14 anos é realizado o Bloomin’ Day, dia especial em que a venda líquida da cebola gigante Bloomin’Onion é revertida para as atividades de uma instituição. No Brasil, o evento solidário está em sua 12ª edição. Em 2017, a ação ocorrerá em outubro.

Hoje teve palestra no Hospital Miguel Arraes sobre Pressão Alta


O setor de Nutrição do Hospital Miguel Arraes (HMA) realizou na manhã de hoje uma palestra para acompanhantes e pacientes internados na unidade de saúde. O tema foi “Hipertensão Arterial” e marca a passagem do Dia do Nutricionista no hospital. Dez profissionais, sob a coordenação da nutricionista Milena Andrade, orientaram a alimentação dos pacientes através de visitas diárias e avaliação das dietas. Pacientes egressos no ambulatório também foram beneficiados pelas recomendações da equipe.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Prefeitura assina decreto de combate às arboviroses

A cidade de Olinda passa a contar com um reforço na ofensiva contra o Aedes aegypti. O prefeito Professor Lupércio e o secretário de Saúde, Eud Johnson, assinaram nesta quarta-feira (30.08), o decreto que institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses no município.

O Comitê vai realizar ações nas comunidades com a integralidade de diversas secretarias da gestão, sobretudo, com mutirões de limpeza de canais, ruas e ações educativas nas escolas da rede pública e particular com os alunos, no intuito de transformar o público escolar em multiplicadores de informações.

Segmentos sociais e religiosos também estarão inseridos na ação. O objetivo é transformar toda sociedade numa parceira de pleno combate e controle das doenças na cidade.

O Comitê intersetorial será composto por representantes das secretarias de Educação Esporte e Juventude; Comunicação; Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Serviços Públicos; Meio Ambiente Urbano e Natural; Obras; Segurança Urbana; Transportes e Trânsito; Relações Institucionais; Conselho Municipal de Saúde, além das representações sociais e religiosas.

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, um grupo de alunos da Escola Renato Fonseca, de Jardim Brasil II, ganhador de várias premiações locais e internacionais, fez uma apresentação da criação de um aplicativo que monitora os focos do mosquito Aedes aegypti.

Eud Johnson reforçou as palavras do prefeito e destacou sobre a importância das parcerias. “Estamos juntos com os agentes de endemias e outros setores da sociedade para vencer essa luta contra as arboviroses”, destacou. 


Secretaria de Comunicação de Olinda

Limoeiro contará com Distrito Industrial

O Governo de Pernambuco, através da Agência Desenvolvimento Econômico (AD Diper) e da Prefeitura Municipal de Limoeiro, vai construir o primeiro Distrito Industrial da cidade em um investimento superior a R$ 5 milhões. São 300 mil metros quadrados de terreno que contam com cinco fábricas locais e mais de 350 empregos gerados no primeiro momento desta iniciativa.

Estiveram reunidos o prefeito Joãozinho Ferreira, o gerente de investimentos da AD Diper, Alberto Russo, acompanhado pelos engenheiros do projeto, e os proprietários das fábricas Albertino Empreendimentos, Bandeira Têxtil Malhas, Recitex, KDK Portas e Janelas e KDK Tintas, como também a Terra e Água, que participarão do empreendimento. Na ocasião, os lotes foram definidos e as obras tem previsão de início em agosto de 2018.

Limoeiro é uma cidade polo por ser próxima da capital, ter uma boa infraestrutura e proporcionar um incentivo fiscal de 90% em cima do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que atrai empresários e indústrias para o município. 

A primeira etapa foi acertada na reunião de hoje. No segundo momento, os empresários já podem iniciar suas obras após a aquisição dos terrenos que ocorre em, aproximadamente, 90 dias. A Prefeitura entrará em parceria na isenção de impostos e maquinários para a melhoria das áreas e dos respectivos acessos. 

Mais projetos – Além do Distrito Industrial, a Prefeitura envia nesta quinta-feira (31), um Projeto de Lei para aprovação na Câmara dos Vereadores com a doação de lotes para mais quatro empresas de médio porte se instalarem em Limoeiro.


Secretaria de Imprensa de Limoeiro

Governo de Salta, na Argentina, conhece Programa de Cisternas brasileiro

No último dia 26 de julho aconteceu, na Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), um encontro entre Brasil e Argentina. Estavam presentes representantes da ASA Brasil, do Centro Sabiá e da AS-PTA, da Plataforma Semiáridos e do governo da província de Salta, na Argentina. O objetivo do encontro foi o intercâmbio, onde a ASA apresentou toda a metodologia do seu Programa de Cisternas. A ideia é se inspirar no modelo da ASA para implantar uma política pública de construção de tecnologias sociais para armazenamento de água no Chaco argentino. 

A região do Chaco argentino tem características climáticas similares ao Semiárido brasileiro. A região é frágil em abastecimento de água e o índice pluviométrico é baixo. Em Salta, 50% da população vive no campo. “Na área rural as famílias são muito dispersas, cerca de 3 a 4km distantes umas das outras. Um sistema comum de distribuição de água não seria o ideal. Mas as tecnologias já resolveriam muitos problemas”, explicou Gabriel Seghezzo, da organização argentina Fundapaz e coordenador da Plataforma Semiáridos, rede que reúne organizações de vários países da América Latina pelos direitos de indígenas e camponeses e seu desenvolvimento humano. 

Toda a metodologia do Programa de Cisternas da ASA foi apresentada, desde a construção das cisternas, passando pelas formações, pela articulação política até a produção dos materiais de comunicação. “A perspectiva para a convivência com o Semiárido está baseada principalmente na capacidade de estoque, sobretudo de água”, disse Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Ele explicou que a construção de todos os Programas da ASA vem do conhecimento do contexto e das saídas que a população desenvolve diante dos problemas. “A ação deve ser baseada na observação de como as populações enfrentam os problemas. A ASA não inventou as experiências, o papel da ASA é sistematizar essas experiências e as propor como políticas”, afirmou. 

Luis Goméz Almaras, ministro de Assuntos Indígenas e Desenvolvimento Comunitário da província de Salta, na Argentina, que também esteve na reunião, destacou a importância do diálogo com a sociedade civil e as populações na construção de políticas. “Eu acho que essa racionalidade é muito boa, de construir os projetos baseado nas necessidades e no contexto das populações. O diálogo do governo com a sociedade civil traz isso. Foi muito importante conhecer o trabalho da ASA no Brasil. Creio que vamos construir por esse caminho, um diálogo mais estreito com as organizações”, assegurou Luis. 

Prêmio para o Programa de Cisternas brasileiro 

O Programa Cisternas, do Brasil, foi, no começo do mês de julho, um das seis políticas públicas selecionadas em todo o mundo para receber o Prêmio Internacional de Política para o Futuro de 2017 (Future Policy Award), sendo considerada uma das melhores políticas para combater a degradação do solo. Característica marcante e diferenciada da iniciativa premiada é ter nascido no seio das experiências da sociedade civil, proposta como política pública pelas organizações atuantes no Semiárido e assumida pelo Estado. Entre as seis políticas selecionadas, haverá uma classificação para primeiro, segundo e terceiro lugares e menções honrosas, que será anunciada no dia 22 de agosto.

Saiba mais sobre o Programa de Cisternas no site da ASA Brasil: http://www.asabrasil.org.br/


Sara Brito - Centro Sabiá de Pernambuco

Forró na Caixa

Forró na Caixa vai seguir fazendo seu baile de forró de rabeca todo mês na Casa Astral. 

O grupo apresenta um repertório singular de forró ( xote, rasta-pe, baião e samba), com releituras de músicas da tradição oral, instrumentais e autorais. 

Clone de caipirinha Até 19h
Aniversariantes da semana - liberados da contribuição - CHEGANDO ATÉ ÁS 19H


----------------INGRESSOS--------------

PROMOCIONAL ANTECIPADOS
Lote 1 - $10 + taxinha até quinta meiodia ENCERRADO
Lote 2 - $15 + taxinha até sábado 14h DISPONÍVEL
NA HORA - $20

** Ingressos Limitados
**Cartão apenas no bar

Endereço: Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 - Poço da Panela

Mulheres que plantam vida na cidade

Na Região Metropolitana de Recife, apesar de invisibilizadas no planejamento urbano, as práticas culturais relacionadas à agricultura e criação de animais resistem. Estão historicamente bem ali, nos locais e nos sujeitos marginalizados: nas favelas das beiras dos rios e canais poluídos que cortam as cidades; nos pés das pontes; nas carroças que incomodam o tráfego dos automóveis; debaixo das linhas de transmissão de energia; nos conjuntos habitacionais e seus quintais espremidos; nas ocupações de terras urbanas; nos terreiros de religiões de matriz africana.

Ao acompanharmos de perto um pouco da história da luta das mulheres da comunidade Palha do Arroz, no bairro do Arruda, no Recife, capital pernambucana, desde dezembro de 2016, fica evidente que o espaço urbano também é lugar de disputa por bens comuns como terra, água e agrobiodiversidade. Cultivar plantas medicinais e ornamentais em vasilhames, árvores frutíferas na beira do canal, batata doce e milho em áreas públicas abandonadas, construir pequenos currais de porcos e galinhas, por exemplo, têm sido práticas dessas mulheres desde o tempo de suas avós. 

Outra questão de extrema importância socioambiental protagonizada por elas é a luta pela organização da cooperativa de materiais recicláveis EcoVida, através da qual buscam seus direitos enquanto catadoras de materiais recicláveis e sua autonomia econômica e política. Apesar de ser um trabalho estrutural para a gestão dos resíduos sólidos e sobrevivência da cidade, esse é extremamente desvalorizado pela sociedade e poder público o que se expressa na, ainda muito forte, precarização do trabalho dessas mulheres, em sua maioria negras. 

O Centro Sabiá vem se desafiando a construir metodologias e práticas de assessoria técnica no contexto urbano e na perspectiva feminista junto às mulheres da comunidade Palha de Arroz. Compreendendo que a Agroecologia é fundamental para o avanço da segurança alimentar e nutricional, ainda muito distante das periferias urbanas onde convivem a fome e a obesidade. Defendemos que a agricultura urbana agroecológica é um caminho para o Bem Viver e justiça socioambiental.

Entre dezembro de 2016 e junho de 2017 essa frente de ação foi fortalecida com o projeto apoiado pela CESE, “Plantando Mais Vida na Cidade: Agricultura Urbana de base Agroecológica”. Participaram das ações do projeto 26 mulheres de Palha do Arroz entre 14 e 70 anos de idade. 

A implementação de espaços produtivos na comunidade, através dos 14 mutirões agroecológicos e feministas, foi muito positiva na perspectiva da auto-organização e fortalecimento político das mulheres, permitindo sua aproximação e trocas de conhecimentos e experiências. Além da formação em alimentação saudável e Agroecologia, construção de seis espaços produtivos nas casas das mulheres, destacamos a construção da horta comunitária. 

Horta - Quem chega ao antigo pátio abandonado, onde se depositava lixo e entulhos, hoje se depara com a “Horta Comunitária das Mulheres Guerreiras de Palha do Arroz”. Já é possível perceber a presença das borboletas ao redor das lindas flores coloridas de Dona Sonia. Aos poucos vão crescendo as macaxeiras de Nauva, os repolhos de Iris, os milhos crioulos plantados pelas crianças e uma diversidade de plantas medicinais e alimentares. 

Para Lucilene Bandeira, integrante do projeto e fiscal da cooperativa EcoVida, esse se tornou um espaço de saúde e autonomia: “Tem plantas medicinais que servem mais pra saúde do que o próprio medicamento, por isso traz autonomia, é aquela coisa de ter cuidado, ter carinho, ter controle, são coisas que vão nos fazer bem. Eu prefiro tomar o chá das ervas do que tomar um comprimido. Isso tudo é autonomia. Os moradores estão começando a respeitar”, conta. 

Para as mulheres não foi fácil sair de casa para se organizar e ocupar o espaço público historicamente a elas negado. Foram questionadas sobre o sentido de plantar na cidade pelos maridos e vizinhos, e muitas vezes precisaram se desdobrar para realizar os trabalhos domésticos, produtivos e ainda participar das reuniões. Mas acostumadas a enfrentar desafios, carregaram juntas cada madeira pesada utilizada na cerca da horta, sonharam juntas sobre como transformar o espaço da comunidade, prepararam a terra para pouco a pouco florescer a sororidade. 

Nalva conta que a horta foi importante não só para a ocupação e organização das mulheres da comunidade, mas também para refletir sobre a alimentação. “Muitas mulheres eram deprimidas e depois, como minha mãe, e depois da horte ela sai, ela se diverte, sem ter medo de sair. Pra mim foi importante também porque agora temos uma área verde. É uma terapia muito agradável que reúne muitas mulheres. E a alimentação melhorou muito, pois nos aprendemos como se alimentar. Comíamos muita besteira”, lembra. 

Aprendemos que na nossa agroecologia urbana que está se construindo, o feminismo e organização das mulheres é o principal adubo, as histórias de luta e resistência das mulheres negras e catadoras as principais sementes, a autonomia e emancipação das mulheres os principais frutos.


Juliana Funari - Centro Sabiá de Pernambuco

Curso empreendendo em Mídia

O curso Empreendendo em Mídia: Plano de Negócio na Prática é uma super oportunidade para quem deseja aprender a estruturar suas ideias e transformá-las em um plano de negócio profissional, abordando temas como:


- Público-alvo
- Vantagens Estratégicas
- Análise de Competição
- Plano de Marketing e Vendas
- Planejamento Estratégico
- Estruturação Gerencial
- Produção de Media Kit
- Projeções Financeiras


O curso utilizará cases de sucesso nacionais e internacionais para avaliar como o direcionamento dos planos de negócios de empresas de mídia influencia o mercado em escala macro.

As aulas serão ministradas por Leonardo Medeiros, graduado em Comunicação Social pela UFPE, com MBA em Media Management pela Metropolitan College of NY. Também possui especializações nas áreas de Marketing Analytics (University of Virginia) e Content, Advertising e Social IMCs (Northwestern University). Com vasta experiência na área de educação, atuou como Gerente de Mídia na ABA Global Education (Recife) e Coordenador Sênior na BBC (NY). Atualmente é Consultor de Projetos no Porto Digital.

O curso tem duração de 8h e garante CERTIFICADO para todos os participantes. 

As aulas serão ministradas no dia 2 de Setembro, sábado, das 8h30 às 17h, no campus Cabugá da Faculdade FAMA.

Descontos para grupos!! Informações: extensao@esmfama.com.br

VAGAS LIMITADAS