domingo, 19 de fevereiro de 2023

Priscila Senna e atrações no Toque de Batom tomam conta da folia em Igarassu


Neste domingo (19) de Carnaval,  a folia ficou  por conta da estreia do Trio Toque de Batom e as apresentações das cantoras Priscila Senna, Silvana Salazar, Glauce Marconlino e Clara Sobral, na Vila Saramandaia. 

A animação, com as atrações apenas de mulheres, mostrou e animou com  o protagonismo feminino, reunindo ritmos do axé, frevo, MPB, samba e o brega romântico. A festa, que teve início às 14h, na Vila Saramandaia, movimentou o comércio local com visitantes de todo o estado.

Sucessos como "Alvejante" e "Sorte", da Priscila, fizeram o público dançar ao som do brega romântico. A prefeita professora Elcione Ramos anunciou  a entrada da cantora no trio , conhecida e aclamada pelos fãs como Musa. “É muito bom festejar com vocês o retorno do Carnaval e principalmente com o TOQUE DE BATOM, que mostra o empoderamento das mulheres de Igarassu e do nosso Pernambuco. Vamos aproveitar nossa festa  com muita paz e tradição cultural", comentou a prefeita.

O repertório da Musa contou ainda, com frevo para animar os foliões e ela registrou a alegria de retornar à cidade. “Muito feliz de voltar pra Igarassu e estar no Toque de Batom com essa animação", frisou a cantora.

Imprensa Igarassu PE

Nem a chuva que caiu em Noronha, neste domingo (19), tirou a alegria e o brilho da volta do Carnaval na ilha


O “Carnaval da Alegria em Noronha” trouxe inovação na organização participativa e está sendo um sucesso, agradando a todos com uma programação diversificada.  

O segundo dia (19) da programação oficial da Festa de Momo, mesmo com chuva, foi um sucesso, e é a prova de que a inovação, adotada pela administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, deu certo, quando decidiu organizar o evento com a participação das pessoas que fazem o mesmo acontecer. Ela ainda escolheu valorizar a "prata da casa” para compor as atrações. 

O Domingo de Carnaval começou com a programação infantil do bloco "Meu amor por Noronha", com brincadeiras e muito frevo. Os adereços carnavalescos, criados no dia anterior, foram usados pelas crianças em um pequeno desfile na Praça São Miguel, conhecida como Praça da Mãezinha.  

Francismar Flor, nascida em uma das famílias mais tradicionais da ilha e coordenadora pedagógica da Erem Arquipélago de Fernando de Noronha, está radiante  em poder mostrar parte da nossa cultura aos pequenos foliões. “Como nosso país e nosso estado, Pernambuco, são culturais e a nossa capital é a capital do frevo, claro que Noronha não ia ficar de fora. Então, enfatizamos a nossa cultura, trabalhando ela com as crianças e os idosos, e fazendo com que eles sejam os protagonistas na hora de levar a cultura adiante. Nossas crianças são o futuro e apresentamos a elas essa alegria contagiante do Carnaval”, enfatizou.

À noite, a festa começou com uma surpresa para a ilha: o Dj Seu Bigode, que tocou pela primeira vez no arquipélago, trouxe  em seu set uma diversidade de músicas que agradaram a todos. Teve muita música de carnaval, coco, pop, brega e até rock, tudo com swing. “A ideia foi mesmo fazer essa mistura, reinventar o que já tem, misturar o antigo com o novo, finalizando com muito frevo, pois, sim, tudo acaba em frevo! Foi massa!”, falou.

Em seguida, subiram ao palco Felipe França e sua banda, todos fantasiados,  trazendo o que ele chamou de “Carnaval de Pernambuco”, com muito frevo de rua, ciranda, maracatu, frevo de bloco e, ainda, passeou por outros carnavais, tocando samba, axé, swingueira e várias músicas que fazem sucesso como brega e os hits do Tik Tok.

Felipe, apesar de veterano de carnavais fora da ilha, mora em Noronha há 12 anos, mas essa foi a primeira vez na folia do arquipélago. Ele se mostrou supercontente. “Estou  feliz demais pela oportunidade de ter mostrado um trabalho diferente do que as pessoas estão acostumadas a me ver tocando por aqui. Preparamos o repertório, apresentado hoje, com muito carinho. Acho que todo mundo gostou”, disse, entusiasmado, o artista. 

Luana Dantas, de João Pessoa e agora moradora da ilha, curtiu muito a festa. “Eu achei tudo muito bom, maravilhoso, uma energia muito boa.”

Dayane Santos encerrou a noite. Natural de Amaraji, interior de Pernambuco, mas moradora da ilha há 9 anos, ela já tocou em outros eventos de Noronha, como aniversário da ilha e São João, mas essa foi também a primeira vez que participou do Carnaval. A cantora montou seu repertório tocando um pouco de tudo, pois, como disse, toca o que o povo quer ouvir. ”Muito feliz de ter participado pela primeira vez. Eu estava muito ansiosa e a expectativa foi muito boa, porque a entrega foi por completo!", concluiu.

E assim terminou mais uma noite, com muita festa, alegria e tranquilidade, como Noronha sabe fazer! A programação do Carnaval da Alegria começa nesta  segunda-feira (20) com a saída do bloco "Unidos da Ilha", com a Charanga Nação Noronha se concentrando às 17h30, na Praça Vila do Trinta. O percurso seguirá em direção das praças Flamboyant e São Miguel.

No palco principal, na Praça da Mãezinha, os foliões vão poder desfrutar dos repertórios de Nego Noronha, às 20h, e do Samba pros Amigos, às 22h30.

Imprensa FN

URGENTE: Queda de energia provoca rompimento de tubulação pertencente ao Sistema Tapacurá


Uma queda de energia ocorrida no final da tarde deste domingo (19), no município de São Lourenço da Mata, provocou o rompimento de trecho de uma adutora de grande porte, localizada entre as captações de água de Tiúma e Castelo, área rural deste município. A interrupção momentânea no fornecimento de energia provocou uma variação de pressão na tubulação, que se rompeu, comprometendo o abastecimento de água de localidades de Jaboatão dos Guararapes, Recife e de toda a cidade de Camaragibe.

Assim que identificaram o vazamento, os técnicos da Compesa entraram em ação, promovendo o desligamento da adutora, que pertence ao Sistema Tapacurá, e adotando as providências para o início dos serviços de reparo, que devem acontecer ainda na madrugada desta segunda-feira (20).

Somente após a conclusão das escavações e avaliação dos danos causados à tubulação, a Compesa terá condições de informar o prazo de conclusão das intervenções e normalização da distribuição  de água. 

Áreas sem abastecimento:


Camaragibe: todo o município.

Jaboatão dos Guararapes:

Alphaville, Alto da Colina, Cavaleiro, Centro, Curado I, Curado II, Curado III,Curado IV, Curado V,  Socorro, Sucupira, Floriano, Santana, Engenho Velho, Cascata, Vista Alegre, Bulhões, Santo Aleixo, Padre Roma, Alto do Bartolomeu, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, Alto Santa Teresinha e Usina Jaboatão.

Recife: 

Alto do Mandu, Apipucos, Casa Amarela, Casa Forte, Caxanga, Cidade Universitária, Cordeiro, Coqueiral, Curado, Dois Irmãos, Engenho do Meio, Iputinga, Jiquiá, Pacheco, Macaxeira, Mangueira, Monsenhor Fabricio, Monteiro, Novo Caxangá , Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda De Fogo, San Martin, Santana, Santa Luzia, Tamarineira, Torre, Torrões, Totó, Varzea, Vasco da Gama, Zumbi, Bomba Grande, Brasilit, Detran, Ilha de Joaneiro, Alto 13 de Maio, Mundo Novo e Alto  Santa Isabel.
 
Imprensa Compesa

Comitiva federal visita áreas afetadas por fortes chuvas em São Paulo, determina ação integrada e reconhece situação de emergência em São Sebastião (SP)

 

Diante das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo neste fim de semana, em especial em São Sebastião, o Governo Federal determinou uma mobilização de vários ministérios para auxiliar o município e o estado de São Paulo nas ações emergenciais de assistência às vítimas, de suporte de infraestrutura e de reconstrução da região.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, visitam nesta segunda-feira (20/2) as áreas mais afetadas pelas fortes chuvas.

Adicionalmente, o Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (GADE) já está em deslocamento para a região, com o objetivo de atuar na coordenação das ações de socorro e resposta à população local. Além disso, o MIDR acionou o Ministério da Defesa para providenciar aeronaves de grande porte para ajuda humanitária e para auxiliar nas ações de desobstrução de vias e rodovias que estão interditadas em São Sebastião e região.

Em outra frente, a previsão, segundo o ministro Waldez Góes, é de que seja publicado ainda neste domingo (19/2), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o reconhecimento sumário da situação de calamidade no município, essencial para a liberação de recursos federais.

Góes esteve em contato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para alinhar as ações mais necessárias. Dentro do Governo Federal, esteve em contato com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e diversos ministros, como Rui Costa (Casa Civil), Jáder Filho (Cidades), Simone Tebet (Planejamento) e José Múcio (Defesa), entre outros.

“O presidente Lula nos determinou de pronto que possamos agir de forma integrada para dar assistência às vítimas. Estamos atuando conjuntamente para que possamos ter o aferimento preciso das informações. Foram mais de 600 mm de chuva em muito pouco tempo. É incalculável o prejuízo causado e as vidas ceifadas. Estamos mobilizando especialistas federais e estaduais. Temos instituições e órgãos preparados para que tenhamos as respostas o mais rápido possível”, afirmou o ministro Waldez Góes em entrevista à GloboNews.

“Tudo o que for necessário em termos de equipamentos e recursos, nós teremos. O orçamento da Defesa Civil foi recomposto por ação do presidente Lula na PEC da Transição. À medida que a atuação for acontecendo, teremos o termômetro do que precisaremos mais precisamente: mais aeronaves, viaturas, efetivo dos Bombeiros, Força Nacional, Polícia Rodoviária. A atuação no local com integração das Defesas Civis vai nos indicar, em tempo real, o que será necessário. O que posso dizer é que não faltarão recursos para pessoal e equipamentos”, completou o ministro.

Pelo Twitter, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, referendou o caráter integrado da ação do Governo Federal. “Estamos acompanhando a situação do litoral norte de São Paulo, que foi fortemente afetado pelas chuvas dessa madrugada. A Defesa Civil já foi acionada e vai ajudar no socorro à população”, escreveu o ministro.

Também pelas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou a liberação emergencial de R$ 2 milhões por meio da Autoridade Portuária de Santos (SP) para doação de mantimentos para as vítimas das chuvas no litoral de São Paulo.

imprensa Planalto

Olha o Homem Aranha de Olinda!

O espetáculo ocorreu neste domingo (19) no alto do reservatório da Compesa, no Alto da Sé, em Olinda. A performance do herói dos quadrinhos atraiu muitos foliões.

Com informações da Imprensa Compesa

Iniciativa garante apoio a catadores de materiais recicláveis no Carnaval do Recife


A Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), em parceria com a cervejaria Ambev, promove uma iniciativa de apoio a 400 catadores do Recife. Durante os dias de folia na capital pernambucana, os catadores vão receber um valor fixo por jornada de trabalho e remuneração pela venda dos materiais recolhidos. 

Além disso, todos os trabalhadores recebem Equipamento de Proteção Individual (EPIs), sacos apropriados para coleta, bonés, camisetas, crachás e têm acesso a postos de apoio com hidratação e banheiros. A expectativa é que 15 toneladas sejam coletadas no Recife. Os resíduos são pesados na hora em centrais de coleta instaladas em locais estratégicos dos circuitos carnavalescos.

“O objetivo é fortalecer o protagonismo dos catadores (as) na cadeia de reciclagem e economia circular. Esta ação do Carnaval 2023 engloba uma prestação de serviços diferenciada. Além da atuação dos catadores, usaremos a tecnologia blockchain, para garantir a rastreabilidade dos resíduos”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha, ao explicar a plataforma de rastreabilidade ANCAT Reutiliza Já, uma novidade na ação dos catadores em carnavais e que garante maior eficiência no controle e destinação de cada tipo de resíduo.

“Por mais um ano, estamos ao lado de ambulantes e catadores de todo o Brasil no Carnaval, que são extremamente importantes no nosso ecossistema e essenciais na nossa jornada de logística reversa e impacto positivo. Afinal, parcerias como essa com a ANCAT beneficiam toda a cadeia e incentivam a cultura da reciclagem e a conversão dos materiais em geração de renda, fomentando o crescimento compartilhado”, comenta Mariana Senna, diretora da Ambev.

#MostreSeuCarnaval [2]

 

E o Carnaval volta depois de dois anos e de uma pandemia - que ainda não pegou o beco, portanto, cuidado! - e o Blog Taís Paranhos - que já fez isso em outros anos - decidiu fazer novamente o "Mostre o seu Carnaval". Se você vai brincar, trabalhar, descansar, rezar, dormir, ver séries, viajar, etc. Mostre sua foto e autorize sua divulgação que eu posto aqui no Blog, com maior satisfação!


Vamos ver quem também tá mostrando seu Carnaval?


O jornalista Flávio Batista, direto da Marquês de Sapucaí
onde acompanha seu Carnaval pelo 18° ano seguido

Robson Batista à frente da Equipe da ¨TV Conecta Recife, 
que está transmitindo o Carnaval do Recife e você pode acompanhar a 
retransmissão aqui diretamente no Blog

O Cameraman Josenildo Marques, o Joinha da TV Clube

O publicitário, DJ e professor Alfredo Galamba, ao lado de 
dois caboclos de lança

O músico Mozart Ramos (de chapéu) na Abertura do Carnaval do Recife

¨Tiago Prata, segurando o estandarte no Rio de Janeiro

Cláudio Rabelo, do Rio de Janeiro, maquiado pela filha

A advogada Sacha Faria, no Carnaval do Recife

Ä jornalista e radialista Patrícia Breda, na Redação da Rádio Folha PË

Yra de Kássia Vasconcelos fez sua fantasia em homenagem aos povos indígenas
e fez questão em escrever esse texto dentro das homenagens:

Vidas indígenas importam!! Minha fantasia é uma homenagem aos povos indígenas dos quais sou descendente e uma crítica política contra a forma que nosso povo vem sendo tratado. 
Respeitem os índios!!!
Feliz carnaval para todos!! Deus nos proteja e abençoe!!🙏⚖️❤️🪡😍❤️❤️


Professor Marcelo Carneiro Leão, reitor da UFRPE e sua esposa, a caminho da Folia

Gil da Cultura, no meio da multidão, no Galo da Madrugada

O ator Markinhos Lopez acompanhado de belas amigas, também no Galo

Carnaval de Olinda tem pulseira de localização para pessoas perdidas

O Carnaval dos Sonhos Olinda 2023 traz uma novidade que vai deixar os parentes das crianças mais tranquilos e seguros. As antigas pulseiras de identificação ganharam um upgrade com QR code que vai permitir a localização de quem se perdeu mais ágil e rápida. O Projeto Família Segura SOS desenvolveu essa ferramenta e conta com o apoio da Prefeitura de Olinda para a primeira experiência desse trabalho. Neste domingo (19.2) o projeto está no Alto da Sé  desde as 9h30.

O serviço funciona da seguinte maneira: a pulseira é colocada no braço da criança – também pode ser idoso, adulto ou qualquer outra pessoa que tenha alguma dificuldade de locomoção ou necessidade especial. Quando a pulseira é colocada, o coordenador faz a leitura do QR code do objeto, onde é cadastrado o nome da pessoa, a foto e o nome, foto e número de telefone do responsável. Se houver um telão próximo, o sistema de alerta também pode enviar a foto, o nome e telefone do responsável para facilitar a busca.

Se a pessoa se perder, quem encontrar faz a leitura do código e emite o alerta, que é recebido por todos os coordenadores do Família Segura, junto com a localização. O coordenador entra em contato com o responsável para encontrar o parente. A outra forma é o próprio responsável procurar um dos pontos onde ficam os coordenadores e comunicar o desaparecimento. Um alerta é emitido para todos os coordenadores.

Os pontos de apoio utilizados neste sábado foram o Conselho Tutelar de Olinda, a Praça do Carmo e o Clube Atlântico. São 12 coordenadores, que também percorrem as ruas abordando pais e responsáveis por crianças, das 8h às 16h.

Imprensa Olinda

Em Guadalupe, Polo do Cariri reúne foliões no Sábado de Zé Pereira

Descentralizado, o Carnaval dos Sonhos de Olinda conta com oito polos de animação. Um dos mais animados é o do Cariri, no bairro do Guadalupe, onde as atrações deste Sábado de Zé Pereira colocaram os de foliões para dançar.

A festa foi comandada por Zuza Miranda, Ska Maria Pastora, Gustavo da Lua, Coco de Umbigada, Felipe Muito, Getúlio Cavalcante e Fabiana Pimentinha. Os show no Polo Cariri começam sempre às 16h.

O palco do Guadalupe tem atrações todos os dias até a próxima terça-feira (21), quando se apresentam É De Dende, Coco do Amaro Branco, Márcio Oliveira, Família Chumbago, Gilú Amaral, Banda Mascates, Carla Alves – Banda Loira Marrenta e Fafá de Belém.

Imprensa Olinda

Charles Theone comemora sucesso de sua participação no Galo da Madrugada


Após dueto emocionante com Gustavo Travassos no lançamento oficial do single Galo Misterioso,  uma composição do artista em homenagem ao centenário do fundador do Galo da Madrugada, Enéas Freire, na apoteose do Galo da Madrugada, o cantor e compositor Charles Theone comemora o sucesso do palco localizado dentro do Camarote Oficial da agremiação.

O Galo Misterioso traz uma mistura de ritmos pernambucanos como coco, maracatu e manguebeat, características que representam a musicalidade de Theone. “Apresentar para o público essa música, abrindo o desfile do Galo da Madrugada com o primeiro trio, primeiro dueto do dia, foi um momento único, de luz, um momento muito importante para minha vida”, conta Theone.

Ao lado do parceiro Luciano Magno, Charles recebeu e fez dueto com os artistas que passaram pelo Camarote oficial. Entre os destaques, o artista fez um dueto com Marcelo Falcão que contagiou o público presente. “Esse projeto foi abraçado pela diretoria do Galo, onde pelo quinto ano, fizemos uma grande celebração com um palco recebendo convidados dentro do camarote”, explica Theone. “É uma alegria muito grande poder comandar esse palco”, conclui.

A agenda de shows do artista é extensa durante todo o período carnavalesco. Além do Recife, no Polo de Campo Grande, o artista se apresenta em Arcoverde e no Marco Zero, com a Spok Frevo Orquestra.

Noronha inicia festa de carnaval em grande estilo após dois anos sem o tradicional evento


Foi em clima de euforia, com muita alegria, música e festa que a população de Fernando de Noronha, e também os turistas, iniciou os festejos de carnaval neste Sábado de Zé Pereira (18), após dois anos sem o tradicional evento. 

A programação iniciou no começo da tarde, com as atividades do bloco infantil "Meu amor por Noronha", que preparou uma oficina de máscaras carnavalescas para as crianças brincarem com toda a descontração da folia na Praça São Miguel, conhecida como Praça da Mãezinha. 

Em seguida, o Maracatu Nação Noronha fez o desfile em homenagem a Dona Nanete, que faleceu em 2020. O percurso foi pelo Bosque Flamboyant, passando pela Vila dos Remédios, encerrando o trajeto no Centro Cultural Dona Nanete. A homenageada do Maracatu foi produtora cultural da ilha e criadora do maracatu em 2002. Em 2017, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, concedeu a Dona Nanete o Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros.

Já à noite, o palco montado na Praça São Miguel recebeu atrações musicais que contagiaram os foliões. João Rocha, mais conhecido como DJ Tkilla, foi o primeiro a se apresentar. O DJ tocou frevo, samba e músicas de antigos carnavais. Nascido e criado no arquipélago, ele já se apresentou em diversos carnavais. 

Tkilla comentou a sensação de se apresentar em Noronha nessa retomada do evento. "Como sempre, as datas comemorativas em Fernando de Noronha juntam a nossa comunidade. E a gente poder ver pessoas de todas as idades participando, das crianças aos mais velhos, é muito gratificante. Para mim, é uma alegria em dobro, fazer parte da programação com os artistas locais, tocando para a minha comunidade."

Quem estava curtindo a festa com a família foi a pequena Luíza Pereira, de 11 anos, moradora da ilha. "Estou achando muito bom, vou brincar todos os dias com uma fantasia diferente", disse. Já Marco Faria, turista de São Paulo, pela primeira vez na ilha, deixou o carnaval paulista para vir a Noronha. "Vim com os amigos conhecer a ilha e curtir a folia daqui. Eu desejo muita animação e que as pessoas se cuidem e se divirtam com respeito."

Eduardo Cesário, morador da ilha, foi fantasiado de Homem Aranha para curtir a festa. Ele disse que estar presente vivenciando esse retorno do carnaval é sinônimo de alegria. "É sensacional poder prestigiar o evento. Agradeço bastante à vida e a Deus por isso estar acontecendo em Noronha. Depois de tanto tempo impossibilitados de brincar, temos mais é que comemorar e festejar com muito amor. Espero que a Administração continue valorizando a cultura local da nossa terra", disse.

Quem encerrou a noite deste sábado no palco principal foi o cantor Daniel Ribeiro. Conhecido por tocar músicas de MPB e forró, o artista mora há 13 anos no arquipélago, mas nunca havia participado de eventos de carnaval da Administração. 

Daniel tocou um repertório eclético, misturando estilos para fazer o público cair na folia, como samba, axé, marchinhas, entre outros. "Eu agradeço a Administração por essa iniciativa do carnaval, trazendo os artistas noronhenses para fazer esse evento maravilhoso", destacou Daniel. 

A programação deste domingo segue com os shows de DJ Seu Bigode, Felipe França e Dayane Santos. As apresentações iniciam às 20h, na Praça São Miguel. Às 15h30, a programação infantil acontece também na mesma praça, com brincadeiras de escorrega lona, banho de neblina e oficina de frevo.

Imprensa FN.