terça-feira, 14 de abril de 2020

Saúde de Olinda recebe protetores faciais do grupo Protetores do Bem

Entrega, gratidão, companheirismo, integram um conjunto de sentimentos expressados por diversos segmentos da sociedade nessa batalha de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavirus. A Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria de Saúde de Olinda recebeu, nesta segunda-feira (13.04), 115 protetores faciais do grupo Protetor do Bem, núcleo formado por dentistas. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) serão destinados aos médicos e enfermeiros das unidades de saúde do município. A diretora da DAB, Cintia Ruas, destaca que foi vital o recebimento do material. “Entrei em contato com a empresa A.J.C Bijouterias, que doou as tiaras, sendo o insumo entregue ao grupo Protetor do Bem, que confeccionou as máscaras”, informou.

Imprensa Olinda


Cuidado com o golpe!

O Auxílio Emergencial da Caixa é um benefício criado no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19. Para solicitar essa ajuda, é necessário ter aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (disponível em Android e iOS) que já está ativo há uma semana (07.04). No entanto, muitos golpes e falsos apps surgiram para enganar e até roubar quem está, de fato, apto para receber o dinheiro.

O auxílio financeiro é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção e ajuda durante esse período de quarenta. O valor é de R$ 600,00 que serão pagos para autônomos, trabalhadores informais e MEIs. Já as mães solteiras responsáveis pelo sustento da família receberão uma cota dupla, R$ 1.200. Para receber o auxílio é necessário se encaixar em um perfil que está disponível através do site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio.

É importante estar atento a veracidade das fontes de informação acerca desse assunto para não cair em golpes. Tenha cuidado:

· Não clicar em links recebidos pelo WhatsApp, e-mail ou SMS – mesmo se ele tiver sido enviado por um amigo ou familiar. Todas as informações devem ser buscadas nos sites oficiais;

· Observar se o .gov está nos endereços dos sites do governo. O do auxílio, por exemplo, é auxilio.caixa.gov.br. Isso é muito importante para atestar a veracidade do site.

· Nenhum atendimento está sendo feito por telefone. Qualquer ligação informando que são funcionários da Caixa é falsa;

· Não existe agendamento para que pessoas compareçam em sua residência. Geralmente, são bandidos se passando por agentes para realizar assaltos.


Imprensa Olinda

Governo de Pernambuco prorroga prazo de fechamento de praias e parques em todo o Estado

O governador Paulo Câmara assinou decreto, na tarde desta segunda-feira (13.04), prorrogando por mais uma semana o fechamento dos parques públicos, praias e seus calçadões. A intenção da nova medida é intensificar o isolamento social, buscando reduzir ao máximo o impacto da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco.

A proibição do acesso a essas áreas foi inicialmente adotada por dois dias, a partir de 4 de abril, tendo sido prorrogada para o dia 13. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 20 deste mês.

De acordo com o decreto assinado nesta segunda, permanece vedado ao público o acesso às praias e ao calçadão das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio em Pernambuco, bem como aos parques públicos localizados no Estado, para a prática de qualquer atividade.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Guarda Municipal de Olinda detém presença de banhistas na orla

Cerca de 40 pessoas foram retiradas da Praia dos Milagres, em Olinda, por equipe da Guarda Municipal, nesta segunda-feira (13.04). O grupo estava tomando banho de mar, prática proibida pelo Decreto Estadual 48.903, editado no último dia 6. De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana, a abordagem aconteceu sem problemas. Os banhistas não ofereceram resistência e retiraram-se do local. A fiscalização e orientação nos 9km da orla de Olinda são feitas diariamente para orientar a população sobre a legislação, que tem por objetivo reduzir o contato social e a velocidade de contágio do Covid-19 (Coronavírus).

Imprensa Olinda

Parceria entre Compesa e Banco do Brasil viabiliza pagamento de contas na quarentena

Um convênio inédito no Brasil vai ampliar a possibilidade de pagamento de contas atuais e a negociação de contas em atraso dos clientes da Compesa correntistas do Banco do Brasil. A partir de hoje (13), pagamentos de contas da Companhia poderão ser negociados de acordo com as linhas de crédito e financiamentos disponíveis para pessoa física ou jurídica, por meio dos canais de atendimento do banco (celular, internet, terminal de autoatendimento e nos 578 correspondentes bancários em todo o Estado).

A nova solução de pagamento foi anunciada pela Diretoria de Mercado e Atendimento da Compesa. “Essa é primeira parceria do tipo no país entre um banco e uma empresa de saneamento pensada especialmente para desburocratizar os pagamentos, o que é extremamente importante especialmente neste momento de pandemia em que vivemos. O convênio é muito representativo, pois oportuniza a recuperação de crédito que é tão importante para o cidadão. Estamos entusiasmados com essa parceria que vai beneficiar uma parcela significativa dos nossos clientes com conta no Banco do Brasil”, comenta o diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Carlos Júnior.

Com a nova função disponível, o cliente terá a vantagem de efetuar os pagamentos usando financiamentos, pontos acumulados em programas de recompensas de cartões de crédito ou pagando com débito em conta. Mesmo sem a fatura em mãos será possível acessar as informações sobre contas pendentes com o número do CPF do titular da conta. Correntistas do banco receberão notificações no aplicativo BB, no computador e no autoatendimento sobre os débitos da concessionária. Para prosseguir, o cliente deverá selecionar o débito, confirmar as informações e realizar o pagamento.

A solução de adimplência foi desenvolvida pela Compesa com o objetivo de ampliar o canal de pagamento e negociação de contas, restrito hoje apenas às lojas de atendimento, e combater o índice de inadimplência dos clientes. A iniciativa ainda beneficiará uma outra parcela de clientes da Companhia sem conta no banco. Os não correntistas podem se dirigir a um dos correspondentes bancários da instituição em Pernambuco e apresentar documento de identificação ao atendente para acessar os débitos vinculados ao seu CPF. A lista atualizada de todos os correspondentes bancários está disponível no site www.bb.com.br.

Quando acessar a plataforma digital do Banco do Brasil, o cliente da Compesa deve observar as seguintes orientações:


1 - No Celular: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS;
2 - Internet Pessoa Física: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento;
3 - Nos Terminais de Autoatendimento: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS >

Consulta/Pagamento;
4 - Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento.

Imprensa Compesa

Projeto para melhorar o dia a dia dos profissionais de saúde atende o SAMU de Olinda

O projeto Fisioterapia: Saúde e Bem estar, da Secretaria de Saúde de Olinda, atendeu profissionais que trabalham no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na Policlínica de Ouro Preto, na manhã desta segunda-feira (13). Cerca de 50 pessoas foram atendidas, entre administrativo e profissionais das ambulâncias. A ação tem por objetivo melhorar o dia a dia dos profissionais de saúde na pandemia do Covid-19.

Ginástica laboral, palestra com psicólogo, auricoloterapia e aromaterapia foram as terapias realizadas em três grupos, todos respeitando as regras de quantidade de pessoas, proteção e distância recomendadas pelas autoridades de saúde. "O projeto foi muito bem recebido. Quando terminamos eles já marcaram a nossa volta para a próxima segunda-feira", disse a coordenadora do Núcleo de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, Rosely Chaves.

Ainda nesta semana, o projeto vai ao Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos na quinta-feira (16) e na própria Secretaria de Saúde na sexta (17). Ele é composto pelos seguintes profissionais: Rosely Chaves (coordenadora e fisioterapeuta), Filipe Pinheiro, Ítala Gomes, Angélica Dionísio, Camila Matias (fisioterapeutas) e Jairo Santos (psicólogo). 

Imprensa Olnda

Secretaria de Saúde do Recife reforça orientações para prevenção das arboviroses

Em tempos de pandemia de covid-19, as atenções de todos estão inteiramente voltadas aos cuidados para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, mas a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife alerta que a população não pode deixar de tomar cuidado também para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chinkungunya e zika. A Vigilância Ambiental do Recife sugere que as pessoas aproveitem que estão mais em casa por causa do momento de distanciamento social para evitar a proliferação do coronavírus para eliminar os focos de mosquito em suas casas, já que mais de 80% dos focos são encontrados dentro das residências.

De acordo com o Ministério da Saúde, sete estados brasileiros apresentam quantidade de dengue em patamar de epidemia, com mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes, como por exemplo São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Este último concentra 158 mil dos 484 casos de dengue registrados no País. Já no Recife, até o fim de março, houve redução de 42,7% dos casos de arboviroses notificados e 58% dos casos confirmados, na comparação ao mesmo período de 2019, mas ainda assim é importante não se descuidar.

Em 2020, foram notificados 508 casos de arboviroses na capital pernambucana, sendo 419 casos de dengue, 82 de chikungunya e sete de zika. Dessas notificações, foram confirmados 138 casos de dengue e 17 de chikungunya. Os bairros do Recife onde mais se registraram casos de arboviroses forram Ibura, Imbiribeira, Torrões, Areias e Ilha Joana Bezerra.

De acordo com esses estudos que identificam os locais de maior incidência de focos do Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde do Recife fornece telas de proteção para caixas e reservatórios d’água. Essa é uma das atividades da rotina dos 700 Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) do Recife, que todos os dias realizam visitas domiciliares para fazer aplicação de larvicida biológico, quando necessário, e dar orientações sobre como evitar a proliferação dos mosquitos.

Os Asaces também passaram a utilizar, durante as visitas às residências, o aplicativo Saúde Ambiental Digital, pelo qual registram, em tempo real, os números e outras informações das vistorias. Para isso, os profissionais receberam smartphones. No mês de outubro, o aplicativo usado pela Prefeitura do Recife para mapear focos do Aedes aegypti, informatizando o trabalho dos Asaces, foi um dos premiados no 47º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão Pública, em Brasília.

Além da atuação diária dos Asaces em todas as áreas da cidade, a Sesau adota diversas estratégias para controle do Aedes aegypti, como a técnica de soltura de mosquitos estéreis no ambiente, por terra e por drone, para reduzir a reprodução do inseto e, com isso, controlar a população do mosquito transmissor das arboviroses. Outras técnicas usadas pela Sesau Recife são as ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito), as Estações Disseminadoras de Larvicidas (técnica em que o próprio mosquito espalha o larvicida para outros focos) e as Brigadas Contra o Mosquito, que tenta engajar no controle do Aedes diversas instituições públicas e privadas da cidade.

Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


Imprensa Recife

Estado faz balanço das ações dos primeiros 30 dias de enfrentamento à epidemia de coronavírus

Desde o registro dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus em Pernambuco, há 30 dias, o Governo do Estado implantou e colocou em prática uma série de ações para o enfrentamento da crise. Sob a coordenação do Gabinete de Enfrentamento da Epidemia, o Governo anunciou a criação de novas vagas de UTIs, abertura de novos hospitais, contratação de pessoal para a saúde, apoio ao setor produtivo e assistência às famílias carentes.

Nesse primeiro mês, o governo convocou 4.729 novos profissionais para a área de saúde. Desse total, cerca de mil já foram contratados e distribuídos estrategicamente em diversas unidades hospitalares em todo o Estado. Os outros profissionais estão passando pelo processo administrativo para concluir a fase de admissão e deverão começar a trabalhar nas próximas semanas.

“Queremos que a nossa rede de hospitais públicos, universitários e o nosso laboratório Lacen/PE, esteja preparado e equipado com mão de obra e profissionais que possam efetivamente dar as respostas com agilidade necessária”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

O reforço na infraestrutura de saúde também foi priorizado. Quase 390 leitos já foram implantados e estão atendendo aos pacientes. Desses novos leitos, 161 deles são UTIs. O governo fez a requisição administrativa de hospitais privados desativados, como o antigo Alfa, em Boa Viagem. Em parceria com a Prefeitura de Olinda, a maternidade Brites de Albuquerque, em Olinda, foi reequipada e começou a atender esta semana. A unidade já conta com 20 novos leitos, sendo 10 enfermarias e 10 UTIS.

A expansão da rede de atendimento aos pacientes do novo coronavírus não se limitará à Região Metropolitana do Recife. A Secretaria de Saúde anunciou a ampliação do sistema com a implantação de novos leitos de UTIs em Caruaru, Palmares, Arcoverde, Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina e Petrolina, abrangendo todas as regiões do estado.

Durante esse período, o governo do Estado fez readequações financeiras destinando R$ 600 milhões do tesouro estadual para cobrir despesas já identificadas para os próximos meses. Desse total, R$ 76 milhões são oriundos de repasses do SUS.

O Governo estabeleceu outras medidas emergenciais. Uma delas foi incentivar o Lafepe a passar a produzir álcool 70% em larga escala. O laboratório conseguiu ampliar a produção e entregou mais de 70 toneladas de álcool em gel para as unidades de saúde. Nos próximos meses a produção do Lafepe será ampliada podendo chegar a 110 toneladas mensais, a partir de maio.

Houve um investimento de recursos e pessoal para aumentar os níveis de proteção de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Em reconhecimento ao esforço de diversos setores, Paulo Câmara enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que concede pensão integral aos familiares de servidores que venham a falecer na luta contra o coronavírus. “Essa pensão é uma forma de garantir aos familiares à integralidade dos vencimentos desses guerreiros que são os nossos profissionais e estão trabalhando com muito afinco para salvar vidas em Pernambuco,” enfatizou o governador. 

Através de uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria de Saúde está ampliando a capacidade de testagem para possíveis portadores do novo coronavírus. Além do aumento da quantidade de exames para os pacientes, a medida permitiu expandir o processo para testar os profissionais de saúde. A rede de saúde recebeu cerca de cinco milhões e meio de Equipamentos de Proteção Individual. Hospitais de todo o Estado receberam kits contendo máscaras, luvas, óculos, aventais e outros itens de proteção.

Os setores da economia também receberam atenção por parte do Governo. Para aliviar os setores e incentivar o segmento, o governador Paulo Câmara assinou um decreto prorrogando os prazos de pagamento do ICMS para micros e pequenas empresas, dando mais fôlego a esse segmento que emprega praticamente metade da força de trabalho do estado. O governo também abriu uma linha de crédito com recursos estimados em R$ 6 milhões para incentivar a produção de EPIs pelos empresários do polo de confecções do Agreste.

Pensando na população carente, o Governo do Estado, em parceria com o Porto Social, criou a campanha Pernambuco Solidário, voltada para ações em favor da população que vive nas ruas. A campanha também arrecada doações de pessoas físicas e jurídicas para custear insumos para a rede pública de saúde.

Em outra ação, a primeira unidade do Ponto de Cuidado, instalado no Bairro do Recife, realizou mais de 10 mil atendimentos voltados para a população de moradores de rua. Nesse local, duas vezes ao dia, são distribuídos kits de alimentação, água mineral, itens de higiene pessoal e oferecidas informações sobre o coronavírus e como evitar a covid-19. As pessoas também tem acesso a lavatórios, banheiros limpos e chuveiros para tomar banho. O Ponto de Cuidado é liderado pelo Governo do Estado e conta com a parceria da Prefeitura do Recife, de empresas privadas e doação de trabalho voluntário do coletivo Unificados Pop Rua. 

Os estudantes da rede pública foram observados com a devida atenção pelo Governo de Pernambuco. Esta semana Paulo Câmara anunciou a implantação do Cartão-alimentação para estudantes da rede pública estadual. Com investimentos de R$ 12 milhões, o repasse de R$ 50 por aluno irá beneficiar cerca de 240 mil estudantes em todas as regiões do Estado. O valor é equivalente aos alimentos necessários para um mês de refeição por estudante e só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios. 

Em outro campo, a Compesa informou que vai isentar do pagamento da taxa de água mais de 120 mil usuários, enquadrados na categoria de tarifa social, enquanto durar a pandemia.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

SENAI-PE lança edital para indústrias interessadas na contratação de aprendizes

Com o objetivo de atender melhor às necessidades do setor produtivo, o SENAI Pernambuco lança, no próximo dia 15, um edital direcionado para as indústrias com cota de aprendizagem a ser cumprida. Inicialmente, estão sendo disponibilizadas mais de 2 mil vagas em 16 cursos diferentes, que serão ofertados, gratuitamente, pelas escolas de Jaboatão, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Santo Amaro e Areias. As turmas terão início nos meses de agosto e de outubro. A mudança no cronograma dos cursos de Aprendizagem Industrial faz parte da parceria entre o SENAI e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE). O edital estará disponível no site www.pe.senai.br .

Segundo as regras previstas no edital, a indústria deve requerer suas vagas no site do SENAI-PE, especificando os cursos, turnos e escolas de interesse, além da quantidade de jovens que quer contratar. Há vagas para cursos técnicos e de qualificação. O processo seletivo dos aprendizes deverá ser feito pela empresa, que será responsável por encaminhar os alunos para efetivarem suas matrículas nas escolas do SENAI. A instituição de ensino poderá oferecer apoio na captação desses jovens. Do total de vagas requeridas por cada indústria, apenas 25% poderão ser destinadas para a área de gestão administrativa – as outras 75% precisarão ser em áreas tecnológicas. 

As empresas irão arcar com os custos relativos à contratação do aprendiz, que é remunerado e têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados, mas o serviço de formação oferecido pelo SENAI é gratuito. Além disso, a adesão ao edital já irá configurar como cumprimento à lei de aprendizagem. “Com esse edital, as indústrias poderão se planejar com relação às reais necessidades que a empresa tem em relação à contratação de profissionais. Esse é o principal objetivo do SENAI: qualificar para atender às demandas do setor produtivo”, explica a diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto. 

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 

Durante o Programa de Aprendizagem, o jovem é contratado pela empresa para receber formação teórica e prática em uma determinada área profissional, além de ter garantido um período de vivência no mercado de trabalho dentro da indústria contratante. Segundo a legislação vigente, empresas de diversas naturezas devem contratar uma quantidade de aprendizes que corresponda a um mínimo de 5% e a um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções necessitem de formação profissional. Na prática, a cada sete colaboradores, a empresa deve contratar um aprendiz. 


Imprensa FIEPE




Serviço de Call Center oferece comodidade aos contribuintes de Olinda

Os contribuintes de Olinda têm dado uma resposta muito positiva na utilização do call center para orientações, acessos e resolução de suas pendências com o município, de acordo com a Secretaria da Fazenda e da Administração

"Estamos tendo um êxito interessante no 0800, com procura dos contribuintes para resolver seus problemas, acesso aos boletos e tirando dúvidas", explicou a secretária da Fazenda e da Administração, Maria do Carmo Batista.

Através do número 0800 717 0017, gratuito, a população faz contato direto com a Sefad, evitando deslocamentos. Ele está disponível desde o dia 25 de março.

Além do telefone, o site da Sefad também pode ser utilizado para abertura de uma série de serviços como licenças, certidões e parcelamentos. A lista é a seguinte:

Administrativo

Licença de funcionamento – MEI
Licença de funcionamento
Pedido de reconsideração (art. 298 – Código Tributário Municipal de Olinda)

Solicitações diversas

Imobiliário

Alteração/revisão cadastro imobiliário
Averbação/anotação – imóvel não foreiro
Baixa de debito em aberto já pago (imobiliário)
Certidão narrativa imobiliária
Certidão positiva com efeito negativo imobiliária
Habite-se
IPTU progressivo
Parcelamento foro
Parcelamento procuradoria – imobiliário
Prescrição (imobiliária)
Prescrição de foro
Reclamação contra lançamento de IPTU

Mercantil

Certidão de regularidade fiscal (licitação)
Defesa fiscal
Parcelamento procuradoria – mercantil
Prescrição (mercantil)
Recurso voluntário
Renovação da licença de funcionamento
Revisão/reclamação contra lançamento de CIM


Imprensa Olinda

Prefeitura do Recife abre 48 novos leitos para covid-19 no Hospital Evangélico de Pernambuco

Para ampliar o atendimento a recifenses vítimas da pandemia, o prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta terça-feira (14), a abertura imediata de mais 48 leitos no Hospital Evangélico de Pernambuco, no bairro da Torre. A unidade filantrópica conveniada à gestão municipal também está sendo equipada para receber, até o próximo mês de maio, mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19.

Com os novos leitos de retaguarda no Hospital Evangélico, a Prefeitura do Recife totaliza 234 leitos abertos desde os primeiros registros da doença na cidade, distribuídos em mais três hospitais de campanha e no Hospital da Mulher do Recife (HMR), que conta também com 31 leitos de UTI.

"Para garantir a saúde dos recifenses, a Prefeitura do Recife iniciou um processo acelerado de geração de leitos que resultará na oferta de mais de 1000 leitos para os pacientes da covid-19 e 300 leitos de UTI com respirador para o enfrentamento da pandemia. Hoje, abrimos 48 novos leitos e anunciamos a abertura de 10 leitos de UTI no início de maio, em parceria com o Hospital Evangélico. Passamos, com isso, a oferecer 234 leitos novos e exclusivos para os pacientes da covid-19 na rede hospitalar do Recife. Já temos internações nessas unidades”, disse o prefeito Geraldo Julio, em comunicado transmitido pela internet, na manhã de hoje.

Através da parceria com Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, o Hospital Evangélico contratou cerca de 200 profissionais e fez adequações na área onde ficavam os pacientes que se recuperavam de cirurgias eletivas, atualmente suspensas por causa da pandemia de covid-19. A unidade filantrópica não será “porta aberta”; só receberá pacientes encaminhados pela Central de Regulação. A Prefeitura vai arcar com todos os custos da área para atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O Hospital Evangélico já é credenciado pela Sesau Recife há anos. Através desse convênio, a Secretaria enviava pacientes para fazerem cirurgias eletivas de urologia, ortopedia, vascular e geral (ginecologia, vesícula, apêndice etc), consultas e exames ambulatoriais de média complexidade, entre outros procedimentos.

Na última sexta (10), o prefeito Geraldo Julio entregou pronta a obra do quarto hospital de campanha municipal, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro. Erguido em 20 dias, o Hospital Provisório Recife 1 chega a ser maior que o Hospital da Mulher, que é o primeiro hospital de grande porte construído pela Prefeitura do Recife em toda sua história, com 150 leitos em sua estrutura original, antes da pandemia. O Hospital do Câncer, que será responsável por gerenciar a unidade, assim como já administra o HMR, tem até o dia 20 para iniciar a operação e receber os primeiros pacientes.

O hospital provisório da Rua da Aurora é mais um dos sete hospitais de campanha do Plano Municipal de Contingência Covid-19 para enfrentamento à pandemia, que chega a mais de mil leitos previstos, sendo mais de 300 de UTI. Dos sete hospitais de campanha, três já estão em funcionamento nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura. Além desses, estão funcionando 65 leitos no Hospital da Mulher, sendo 31 de UTI, e agora 48 no Hospital Evangélico. No total, 234 leitos já estão disponíveis para a população.

Para viabilizar a abertura desses novos leitos, a Prefeitura do Recife cortou R$ 180 milhões em despesas com revisão de contratos de prestação de serviço, consultorias, locação de veículos, combustível, energia elétrica, materiais de consumo, além de novos aluguéis, passagens aéreas e diárias. Com essa economia, também foi possível comprar mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para os hospitais de campanha, adquirir mais de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), como respiradores, e reforçar a rede municipal com a contratação de mais de 600 profissionais para enfrentamento à pandemia.

Uma dessas contratações terá inscrições abertas nesta terça-feira (14). A Secretaria de Saúde do Recife vai contratar temporariamente 40 médicos através de um edital de credenciamento disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Há vagas para médicos clínicos, intensivistas e intensivistas pediátricos, em regimes diarista e plantonista. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas a partir das 12h da próxima terça, no site www.credenciamentosesau.recife.pe.gov.br.

Reforçando o compromisso da Prefeitura do Recife com a vida e a saúde da população, o gestor ressaltou ainda as ações de desinfecção dos espaços públicos e voltou a pedir que a população fique em casa. "É muito importante que a gente consiga ampliar o isolamento, além de aumentar a rede de atendimento à saúde. Estamos fazendo também uma grande ação de desinfecção na cidade, que envolve 177 agentes de endemia, já conhecidos pela população devido às ações de combate à dengue, agora empenhados no trabalho de desinfecção de 504 pontos da cidade, entre paradas e terminais de ônibus, unidades de saúde, além de hospitais de referência e unidades de atendimento social." 

Imprensa Recife

#MostreSuaQuarentena Angelo Brás Callou

E o blog vai começar a contar boas histórias. O estreante do quadro está sempre participando aqui no blog, o Professor Angelo Brás Callou e hoje ele nos conta uma recordação musical... 



Cenas do Cotidiano no Isolamento ou Salamanca e minha Standard Electric

Hoje, acordei com a música Dolores Sierra na cabeça. Liguei o celular e a escutei amplificada, acompanhando-a com a letra na mão, pela primeira vez. O inconsciente é mesmo fascinante. Explico.

Passei minha infância a ouvir Dolores Sierra no toca-discos Standard Electric de minha avó, em Pesqueira. Ela adorava essa canção, possivelmente porque se referia a Barcelona e a Salamanca, cidades de sua terra natal, deixada para trás aos 20 anos de idade, para viver a aventura Brasil.

Minha mãe e minhas tias (Yolanda e Waldemira) sabiam a letra de cor desse samba-canção. Lembro-me delas cantarolando, à capela, mesmo já muito idosas. As crianças, igualmente, sabiam cantá-la. O rádio foi, de fato, uma mídia importante na divulgação musical no Brasil, transformando Dolores Sierra, de Jorge de Castro e Wilson Batista, num hit na voz de Nelson Gonçalves, gravado em 1956. Com uma introdução bem espanholada, não há como não se lembrar da Espanha, ao ouvir essa música brasileira.

Quando morava em Lisboa, meus amigos Jimmy Mc Intyre e Ronice Franco, de passagem por lá, me convidaram para uma viagem de 10 dias de carro por Portugal. Impus uma condição: passar por Salamanca. Gentis que são, concordaram.

Era um projeto antigo ir àquela cidade que ostenta um patrimônio medieval de envergadura, só não sabia o porquê. Entretanto, não foi a famosa universidade do século XII, nem sua estrondosa catedral, muito menos a Plaza Mayor, tão presente nas cidades d’Espanha, que me levaram até ali. Nem mesmo as estradas que cortam os lindos e extensos olivais, quando vão se acercando desse Patrimônio Cultural da Humanidade. Hoje, meu inconsciente afrouxou a guarda e deixou escapar: foi Dolores Sierra quem me levou a Salamanca. Mas como eu nunca me dei conta disto, antes? O que foi agenciado no onírico da noite? A pandemia tem me feito, e acredito que a muitos outros, remover entulhos que ensebam a vida! Não vejo a hora de ter às mãos Walden, de Henry David Thoreau, que relata a experiência de reclusão voluntária do escritor, por mais de dois anos.

Retiro a Santander Electric da alta prateleira que decora meu apartamento do Pina e percebo, agora, em meio às crostas de ferrugem, que sei de memória todos os movimentos dessa engrenagem, que não toca mais Dolores Sierra.

Aqui tem um liink para a letra e a cifra para violão:
https://cifrantiga3.blogspot.com/2006/05/dolores-sierra.html?m=1



Números de denúncias de violações contra pessoas idosas aumentaram no período da quarentena

Durante o período de quarentena e enfrentamento ao novo coronavírus, por recomendação das autoridades sanitárias, as pessoas idosas devem ficar em isolamento social. Entretanto, a população em geral deve redobrar a atenção para qualquer sinal de violação contra esta comunidade. A orientação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vem diante de dados apresentados pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), que apontaram maior índice de violações cometidas contra idosos e idosas dentro do ambiente intrafamiliar, doméstico.

De acordo com o programa, no período de 15/02 a 11/03, foram contabilizadas 18 denúncias de violações contra a pessoa idosa. Destas, 16 ocorreram no ambiente intrafamiliar e dois no extrafamiliar. Já em comparação com os outros 26 dias, período em que teve início a quarentena, 12/03 a 06/04, foram recebidas 33 denúncias, quando 27 destas trazem denúncias de violências dentro do ambiente familiar e seis fora, o que caracteriza um aumento de 68,75%. Ainda segundo o Ciappi, em ambos os intervalos de tempo, as principais vítimas foram mulheres. 

“Precisamos que todos estejam engajados nessa proteção da pessoa idosa, especialmente nesse período. Amigos, vizinhos e parentes são fiscais e precisam estar atentos para denunciar qualquer tipo de violação” explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Canais: Denúncias de qualquer tipo de violação contra a pessoa idosa podem ser feitas através dos telefones 3182-7649 / 3182-7607, no horário das 9h às 13h, ou no e-mail ciappi2016@gmail.com.

Imprensa SEDH PE



Seis Estações de BRT serão temporariamente desativadas devido à Covid-19

Os impactos do novo coronavírus no transporte público fizeram com que o Grande Recife revisasse a operação de algumas Estações de BRT, nos Corredores Norte/Sul e Leste/Oeste. Com isso, seis EBRTs e uma linha do Sistema Via Livre serão desativadas temporariamente a partir desta quarta-feira (15). Veja, abaixo, como fica a circulação.

Estarão fechadas, durante este período de quarentena, as Estações de BRT Barreiras, Engenho Poeta, Forte do Arraial e Zumbi. Todas no Corredor Leste/Oeste. A queda no número de usuários nestes espaços foi, em média, de 75%. Só a Forte do Arraial teve uma redução de 80% na quantidade diária de passageiros.

Já no Corredor Norte/Sul, será suspensa a operação das Estações Cruz de Rebouças e Miguel Arraes. No caso destas duas, a desativação ocorre em caráter de teste uma vez que a linha 1946 – TI Igarassu (PCR) terá seu serviço incorporado à linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) também em dias úteis. Esta última circula com ônibus convencionais, janelas abertas e terá um reforço para absorver a demanda da primeira.

Confira as opções para embarque e desembarque a partir da desativação temporária das Estações de BRT:

Corredor Norte/Sul

EBRT Cruz de Rebouças e Miguel Arraes: a opção para o usuário é se dirigir à parada convencional mais próxima e embarcar na linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) que deverá atender a demanda da linha 1946 – TI Igarassu (PCR);

Corredor Leste/Oeste

EBRT Barreiras: as opções para o usuário são as EBRTs Areinha e Padre Cícero;
EBRT Engenho Poeta: as opções para o usuário são as EBRTs Capibaribe e Riacho do Cavouco;
EBRT Forte do Arraial: as opções para o usuário são as EBRTs Parque do Cordeiro e Getúlio Vargas;
EBRT Zumbi: as opções para o usuário são as EBRTs Getúlio Vargas e Abolição.

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Procon-PE multa agências da Caixa Econômica em R$ 20 mil por dia por aglomerações

O Procon-PE, multou na manhã desta terça-feira (14/04) duas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em R$ 20 mil, cada, por dia, por descumprirem determinações do órgão no sentido de evitar aglomerações, impedindo assim a disseminação do novo coronavírus. As agências penalizadas são as localizadas nos bairros de Casa Amarela e Encruzilhada. A multa só será retirada após a implantação das medidas preventivas. 

Na semana passada, fiscalizações foram realizadas e as instituições financeiras notificadas. O órgão de defesa do consumidor foi verificar se havia marcação no chão nas áreas internas e externas, obedecendo ao distanciamento de no mínimo um metro entre as pessoas; se havia um funcionário orientando os consumidores para utilizar outros meios para ter acesso ao banco, a exemplo de aplicativos e telefones; e se há distribuição de fichas na entrada do estabelecimento, para evitar aglomerações nas agências.

Hoje, fiscais do órgão retornaram aos estabelecimentos e constataram que as irregularidades permanecem nas agências, tanto na área externa como na interna. “A orientação é que elas consigam manter de forma efetiva o atendimento, mas com a obrigação de manter o distanciamento entre os consumidores e adotando as demais medidas de prevenção”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

As agências da Caixa que ficam na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, e no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, foram fiscalizadas ontem (13). Hoje uma equipe retornou ao local, mas, ambas estavam cumprindo com as medidas. Foi aberto um processo administrativo e a Caixa Econômica tem um prazo de dez dias para apresentar defesa.

Imprensa Procon PE


Com 70% das atividades paralisadas, construção civil em Pernambuco estima prejuízo de R$ 6 bi nos próximos dois meses

O ano de 2019 representou um pequeno alívio para a construção civil em Pernambuco. Após cinco anos acumulando resultados negativos, o setor verificou um crescimento de 1,1% no seu PIB ano passado - o número trouxe otimismo para os empresários do setor, que apostaram em um 2020 promissor. O sentimento, no entanto, durou pouco. Ao chegar a Pernambuco, a Covid-19 provocou, além dos impactos na saúde, a assinatura do Decreto 48.834, que paralisou 70% das atividades de construção civil em andamento no Estado. Como consequência, desde 22 de março, 40 mil trabalhadores estão fora dos canteiros, o que deve causar, nas contas do Sindicato da Indústria da Construção Civil em Pernambuco (Sinduscon-PE), um prejuízo de R$ 6 bilhões em 2 meses.

De acordo com o decreto estadual, as únicas atividades da construção civil autorizadas a funcionar são as obras públicas, as obras de empresas concessionárias de serviços públicos, atividades urgentes que precisem ser executadas para evitar risco grave ou de difícil reparação e atividades decorrentes de contratos de obras particulares relacionadas à Covid-19. “Ou seja, apenas 30% dos trabalhadores estão atuando, de forma excepcional, mas nem essas obras estão a pleno vapor. Estamos com dificuldades para conseguir os materiais, os trabalhadores estão com medo e se atrasam ou faltam. O ritmo está menor em todas as obras”, detalha o presidente do Sinduscon-PE, Érico Furtado.

A expectativa é que a situação seja revertida nesta sexta-feira (17), data em que se encerra o prazo estabelecido pelo governador para a suspensão das atividades. “O que nós precisamos é que o Governo do Estado nos deixe trabalhar. Sabemos que a saúde do trabalhador precisa ser mantida e estamos tomando todas as medidas de prevenção para garantir essa segurança. Orientamos e afastamos das obras todas as pessoas que estão em grupos de risco e temos como conservar a saúde dos demais dentro dos nossos canteiros”, reforça Érico. 

A posição de retorno às atividades também é defendida por José Antônio de Luca Simon, representante do Sinduscon junto à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), que destacou que determinações de paralisações parciais em obras da construção civil se repetem em apenas em outros três Estados do País, além de Pernambuco: Goiás, Piauí e Ceará. “Ao mesmo tempo que temos obras públicas e terraplanagem funcionando, somos impedidos em outros segmentos, como a incorporação. Precisamos de tratamento igualitário”, justifica.

PERSPECTIVAS

Se o decreto não for revisto, o presidente do Sinduscon-PE acredita que medidas como a adesão à redução de carga horária ou à suspensão de contratos, elencadas na MP nº 927, poderão ser tomadas para evitar demissões do setor - embora estas não estejam descartadas. “Existem relatos de demissões, mas não estão sendo contabilizadas porque o Governo Federal parou de divulgar os dados. O que ocorre é que muitos empresários não gostam das inseguranças jurídicas causadas pelas medidas provisórias, uma vez que o Congresso Nacional pode alterar o texto. Entendemos que o momento é de crise, mas, para superá-la, precisamos de ponderação”, defende Érico Furtado. 

Para ele, a solução de retomar o andamento das obras não só pode garantir a manutenção dos empregos como pode amenizar os efeitos causados pela paralisação das atividades. “O ritmo não irá voltar ao normal, porque o próprio consumo está prejudicado. Mas poderemos retomar nossos contratos, que têm prazo de entrega, e os nossos clientes ficarão mais animados. Esperávamos que o setor de construção representasse 2% do PIB de Pernambuco neste ano. Isso não vai mais acontecer. O retorno irá amenizar as perdas, mas, particularmente, só acredito em recuperação a partir do fim do ano que vem”, lamenta. 

PREVENÇÃO

Para garantir que as obras possam retornar à normalidade sem se afastar das orientações preconizadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Sinduscon-PE e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) lançaram uma cartilha com orientações para os empresários. “Estamos nos precavendo e fazendo nossa parte, mas um dos maiores gargalos que enfrentamos hoje é o transporte público. O sistema metroviário do Recife é ínfimo, o que acaba causando aglomerações dentro dos ônibus. Isso prejudica”, aponta o presidente do Sinduscon-PE. O documento está disponível no Facebook @sindusconpernambuco.

Imprensa FIEPE



Governo de Pernambuco recebe doação de protetor facial do Grupo Moura

Mais de 3.200 máscaras de proteção facial começaram a ser entregues hoje (14/04), aos profissionais de saúde do Estado. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram doados pelo Grupo Moura à Secretaria Estadual de Saúde (SES). A empresa vai ofertar inicialmente 50 mil equipamentos que estão sendo fabricados em Belo Jardim, no Agreste do Estado.

Os equipamentos são reutilizáveis, desde que devidamente higienizados, de acordo com os padrões de esterilização adotados nas unidades hospitalares. “Para quem está na linha de frente é mais um equipamento para o arsenal de proteção, tanto física como psicológica. Você tendo um material que cobre toda a sua face, protegendo os olhos, boca e nariz, dá uma maior segurança para o profissional de saúde que está em contato direto com pacientes da Covid-19”, ressaltou o diretor do Hospital Correia Picanço, Rodrigo Menezes.

Para fabricar as máscaras, a Moura fez uma adequação em parte de suas linhas de produção. “A empresa tomou a decisão de concentrar todos os esforços para desenvolver soluções que contribuíssem de maneira estruturadora nessa batalha contra a pandemia. Reunimos um time de engenheiros e operadores, realizamos todas as pesquisas de disponibilidade de matérias-primas e capacidade de produção e, em duas semanas, iniciamos a produção dos escudos faciais”, destacou Reginaldo Agra, engenheiro líder do projeto.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco



Frente de Luta pelo Transporte Público pede suspensão do prazo de validade dos créditos do VEM durante pandemia

A Frente de Luta pelo Transporte Público, por meio do advogado Pedro Josephi e do estudante Márcio Morais, ambos membros do CSTM, solicitou a suspensão do prazo de validade dos créditos do VEM enquanto estiver decretado o estado de calamidade pública.

A lei 14.474/2011 estabelece em seu artigo 17 um prazo de 180 (cento e oitenta dias) para o uso dos créditos do VEM. Todavia, para a Frente de Luta no mínimo esse prazo precisa ser suspenso enquanto perdurar o isolamento e a quarentena em Pernambuco.

“Na verdade, entendemos que esse prazo é inconstitucional. Entrei, inclusive, com Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal que deverá ser julgada ainda este ano. Todavia, enquanto não há julgamento, entendemos inconcebível que o prazo fique em vigência quando as pessoas estão em casa sem poder utilizar o transporte público.”, afirma Josephi.

Para Márcio Morais “o governo, inclusive, concorda com a nossa tese tanto que enviou Projeto de Lei para ALEPE com intuito de acabar com esse confisco, mas até agora só foi aprovado em primeira deliberação”.

O requerimento deverá ser apreciado pelo presidente do Grande Recife, Erivaldo Coutinho, ainda nesta semana.

Governo do Estado vai ampliar aplicativo Atende em Casa para mais quatro cidades da Região Metropolitana

O Governo do Estado vai expandir o aplicativo Atende em Casa para a população residente nos municípios de Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho tenha acesso ao. A ferramenta web permite que médicos ou enfermeiros façam videochamadas com orientações e é indicada para as pessoas que apresentem sintomas gripais que podem ser causados pelo novo coronavírus ou H1N1.


Lançado em março, em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo já tem mais de 11 mil usuários cadastrados. Cerca de três mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade receberam teleorientações com médicos ou enfermeiros e mais de 800 pacientes foram orientados a procurar um serviço de saúde para consulta. 

A ferramenta pode ser acessada pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br/wellcome. Os pacientes são submetidos a uma triagem sobre a gravidade do caso, a partir de um sistema de perguntas. Dependendo das respostas, o aplicativo poderá recomendar repouso, nos casos avaliados como sintomas leves. Nos casos moderados ou graves, a ferramenta abrirá uma videochamada, para que os pacientes recebem orientações remotamente com médicos ou enfermeiros. A plataforma será expandida aos poucos, cobrindo todas as regiões com registro de casos do novo coronavírus.

BALANÇO - O Governo de Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (14.04), mais 130 novos casos da Covid-19, totalizando 1.284. Desses, 773 estão em isolamento domiciliar e 328 internados, sendo 63 em Unidade de Terapia Intensiva – UTI e 265 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta que 68 pacientes estão recuperados da doença. Também foram confirmadas laboratorialmente 13 novas mortes, subindo para 115 o número de óbitos provocados pela doença.

BOLSA FAMÍLIA ESTADUAL - Na quinta-feira (16), o Governo do Estado inicia o pagamento do último lote da parcela extra do programa Bolsa Família. Nesta etapa, até o dia 30 de abril, recebem o benefício os aniversariantes de setembro, outubro, novembro e dezembro. O grupo terá 120 dias para sacar o valor, que será disponibilizado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). O pagamento será efetuado nas agências da Caixa Econômica, terminais eletrônicos, lotéricas ou estabelecimentos credenciados. 

Mais de 632 mil famílias já sacaram a parcela extra do 13º do Bolsa Família do Estado, o que representa um total de R$ 83.187.330,00, cerca de 82% do que foi disponibilizado até o momento. Para o mês de abril serão destinados R$ 51.039.801,00, quantia que vai atender 392.815 famílias. “Em tempos de isolamento social, onde o mercado de trabalho e a economia precisaram caminhar a passos mais lentos em prol da saúde da população, o valor extra que o Estado vai pagar aos beneficiários do Bolsa Família, que é um público mais vulnerável, vai fazer muita diferença na sobrevivência dessas pessoas durante o período de quarentena”, pontua o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes. 

O valor da parcela é igual ao benefício federal, com limite de R$ 150. Para os que desejam consultar o valor que será recebido, o site www.sdscj.pe.gov.br disponibiliza uma ferramenta que indica quanto o beneficiário acumulou em notas fiscais. Também é possível obter mais informações no telefone da Ouvidoria Social, pelo 0800.081.4421.

COMPRA LOCAL - Pensando em atender tanto a demanda econômica quanto a social, o Governo de Pernambuco lançou hoje (14.02) o Programa Compra Local, numa ação coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). O investimento é de R$ 1 milhão, valor suficiente para a compra de 200 toneladas de gêneros alimentícios in natura e processados que serão transformados em 20 mil kits, composto por 13 produtos escolhidos, também, em função do valor nutricional. 

PROTEÇÃO FACIAL - A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) está adquirindo 20 mil unidades de Equipamentos de Proteção Individuais - EPIs, do tipo máscara de proteção facial, conhecidas no mercado como face shield, para repassá-las à Secretaria Estadual de Saúde (SES). O investimento será de R$ 250 mil. Os destinatários dos protetores faciais serão os profissionais da rede pública de saúde. Outros 50 mil EPIs, oriundos de uma doação do grupo Atitude e da Fiepe também foram recebidos pela AD Diper e serão repassados aos profissionais da saúde.

Em termos nacionais, tais equipamentos, uma espécie de “escudo” para proteção de todo o rosto contra materiais potencialmente perigosos, estão em falta no mercado. Produtores nacionais estão com demandas comprometidas ou retidas pelos governos locais, para abastecer a rede hospitalar dos estados onde estão localizados. O fornecedor desse lote de equipamentos será a Tron Controles Elétricos, uma das 16 indústrias instaladas no Parqtel.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Bancária adoece de covid-19 e agência Caixa de Prazeres fecha as portas

Após confirmação de um caso de infecção pelo novo coronavírus, a agência Caixa Prazeres estará fechada nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15). Na ocasião, será iniciado o protocolo de limpeza e higienização da unidade. A bancária infectada esteve a última vez no local de trabalho no dia 1 de abril. Desde então, a mesma está em home office e, agora, afastada por licença médica. Ela recebeu ontem (13) o resultado POSITIVO para Covid-19. De acordo com a Caixa, ao fechar por dois dias, cumpre-se o período de 14 dias de quarenta previstos no protocolo da Caixa.

Imprensa Bancários PE