sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Goiana: Prefeitura faz balanço do primeiro mês de gestão


O prefeito de Goiana, Eduardo Batista, realizou nessa sexta-feira (7) uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço dos primeiros 30 dias de sua administração. Ao lado do Controlador do município, Narciso Leite e do Procurador Geral Municipal, Gilmar Serra, o gestor destacou os desafios enfrentados e as principais ações implementadas para recuperar a cidade após um período de "apagão administrativo".

Segundo Batista, a ausência de uma transição,que deveria ter sido feita por lei, pela gestão anterior, dificultou o início da gestão, mas a equipe tem trabalhado incansavelmente para colocar a casa em ordem. "Foram muitas dificuldades, recebemos uma administração desorganizada, sem planejamento, sem documentação e com todos os dados apagados, mas já estamos dando uma grande resposta nesse primeiro mês de trabalho", afirmou. O prefeito destacou ainda que encontrou o município com licitações paradas, dentre outros problemas que emperravam o serviço público, mas garantiu que a cidade está agora retomando a normalidade.

Mesmo com as chuvas intensas que atingiram Goiana nesses últimos dias, a prefeitura tem se esforçado para garantir a assistência às vítimas e dar continuidade às obras. "A partir da segunda semana de fevereiro, será feita uma fiscalização detalhada das obras em andamento, como a da Vaca Mecânica, em Ponta de Pedras; a orla do Baldo do Rio; e a requalificação da praça da Boa Vista", disse. O prefeito ainda anunciou que neste próximo domingo (9), às 9h, será assinada ordem de serviço autorizando o início da pavimentação do pátio da feira livre de Flexeiras. Outra prioridade destacada por ele é a necessidade de limpeza nas galerias da cidade, após constatar os alagamentos e acúmulos de grande volume de chuvas em vias públicas, principalmente na sede.

Batista ainda salientou outras três ordens de serviço assinadas em janeiro desse ano referentes à pavimentação das principais ruas do Loteamento Nossa Senhora da Conceição; a construção da Praça do Dendê, em Atapuz; e a ampliação do cemitério municipal de povoação de São Lourenço. 

Um dos principais desafios apontados por Eduardo Batista é a deficiência nos serviços de saúde. "É inadmissível que Goiana ainda não tenha uma clínica de hemodiálise. Estamos empenhados em mudar essa realidade", ressaltou. O prefeito também reforçou o compromisso de zerar a fila de consultas e exames, bem como adquirir um aparelho de tomografia para o município.

Na coletiva, foi afirmado que Goiana deverá ter uma Casa Azul para acolher com dignidade criancas atípicas e suas mães. "Faz vergonha a estrutura atual, precisamos investir nessa área e avançar muito em ação social", declarou.

Ele aproveitou a ocasião e confirmou a implantação do Bolsa Família Goiana e a distribuição de peixes na Semana Santa. Os projetos já estão sendo redigidos pela Procuradoria do Município para posteriormente serem encaminhados ao Poder Legislativo para votação.

Batista comemorou o sucesso do Verão Goiana 2025 realizado pela prefeitura no mês passado, nas praias de Ponta de Pedras, Carne de Vaca e Atapuz. "Foram 10 dias para montar essa grande festa, e as críticas sobre os investimentos não fazem sentido, pois o retorno econômico é significativo", justificou. Ele garantiu que haverá também em Goiana um grande Carnaval.

Pela primeira vez na história, um reajuste salarial foi concedido no mês de janeiro, com aumento de 8% aos professores, maior que os 6,37% concedidos pela União e de 10% para servidores ativos, inativos, pensionistas e contratados. Para os contratados, por questões pendentes, os reajustes serão pagos em fevereiro com o retroativo de janeiro.

Na próxima semana, Eduardo Batista e sua equipe vão a Brasília em busca de recursos e investimentos para Goiana. Entre os temas a serem discutidos estão a dragagem do Canal Goiana, a construção de um hospital da mulher, a volta da travessia entre Carne de Vaca e Acaú e melhorias na infraestrutura urbana.

O prefeito finalizou destacando a importância do diálogo com a população e com os vereadores. "A base de qualquer administração séria é a transparência e o compromisso com o povo. Precisamos ouvir para entender e fazer o melhor pelo nosso município", concluiu.

Governo do Estado anuncia Gilson Monteiro como titular da Secretaria de Educação de Pernambuco


A governadora Raquel Lyra anunciou Gilson Monteiro como titular da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE). A nomeação do secretário será publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (8). Gilson Monteiro atuava como secretário executivo de Administração e Finanças da pasta.

"Tenho muita confiança no trabalho que Gilson Monteiro vem desempenhando na Secretaria de Educação nesses dois anos. Com experiência e empenho, ele dará continuidade às metas do Juntos pela Educação com importantes entregas e R$ 5,5 bilhões já garantidos para avançarmos ainda mais", ressaltou Raquel Lyra.

Gilson José Monteiro Filho é formado em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). Foi procurador do município de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, entre 2009 e 2019; secretário executivo de Licitações e Contratos do município de Caruaru entre 2020 e 2021; secretário de Administração, também em Caruaru, no ano de 2022; secretário executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Educação de Pernambuco entre 2023 e 2025.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Prefeitura de Paulista convoca mais de 60 professores aprovados em seleção simplificada


A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação, anunciou nesta quarta-feira (07) a nona convocação de professores aprovados na Seleção Pública Simplificada nº 0001/2023. Ao todo, mais de 60 docentes foram chamados para assumir cargos temporários na rede municipal de ensino.

Os convocados devem comparecer no dia 10 de fevereiro de 2025, das 8h às 13h, à sede da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 90, no Centro de Paulista, levando toda a documentação exigida no edital.

O chamamento contempla professores de diversas disciplinas, com o seguinte quantitativo de vagas:

Anos Iniciais (Polivalentes): 41 vagas (473º a 513º classificados)
Língua Portuguesa: 4 vagas (31º a 34º)
Matemática: 5 vagas (35º a 39º)
História: 3 vagas (23º a 25º)
Língua Inglesa: 4 vagas (14º a 17º)
Educação Física: 3 vagas (27º a 29º)
Geografia: 1 vaga (13º)
Ciências: 1 vaga (12º)

Prefeitura de Belo Jardim inaugura a 3ª Cozinha Comunitária, desta vez, no bairro Bela Vista


Belo Jardim acaba de ganhar mais uma Cozinha Comunitária, um espaço que visa promover a solidariedade e oferecer refeições gratuitas àqueles que mais precisam. Inaugurada nesta sexta-feira (7), a unidade, localizada na Rua Antônio Cazé Sobrinho, nº 61, no bairro Bela Vista, foi batizada de Cozinha Comunitária Avelina da Conceição Silva, em homenagem à figura emblemática do bairro, dona Avelina (in memoriam), que dedicou sua vida a ajudar o próximo.


A unidade será responsável por fornecer jantar para famílias cadastradas e acompanhadas pelo CRAS da Cohab I, com uma estimativa de 200 refeições por dia, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento será das 11h às 17h para a produção das refeições, e as portas se abrirão a partir das 17h para servir a alimentação ao público. A equipe da cozinha é formada por cozinheiras, auxiliares de cozinha e serviços gerais.


“Com essa cozinha, estamos promovendo mais qualidade de vida e garantindo um local de acolhimento e solidariedade para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela. A gestão também já entregou outras duas cozinhas, como a Cozinha Comunitária Antônio José do Nascimento – Papai Tota, no bairro Bom Conselho, e a Cozinha Comunitária Terezinha Josefa da Conceição, no bairro Cohab III, com cofinanciamento do Governo do Estado pelo Programa Bom de Prato.


O evento contou com a presença de autoridades, como o deputado federal Mendonça Filho, a Superintendente Estadual de Combate à Fome, Marília Torres, vereadores e diversas personalidades locais. “Graças à parceria com o Governo do Estado, estamos fazendo a diferença na vida dos mais vulneráveis, oferecendo não apenas comida, mas dignidade e esperança para todos", afirmou Adriano Perboire, Secretária Municipal de Assistência Social.

Instituto Solidare lança pedra fundamental de sua sede própria


Quando se nasce em uma comunidade castigada pela chuva, a rotina acaba sendo influenciada pelas enchentes. Muitas vezes, quando a realidade se impõe, o que resta a fazer é sonhar e tentar mais uma vez. Localizado na Rua Alcântara, 170, no bairro Coqueiral, o Instituto Solidare sabe bem como é se refazer. A organização demoliu as paredes que foram abrigo para pelo menos 20 mil pessoas (diretas e indiretamente) ao longo dos últimos 19 anos. A insegurança das enchentes foi uma das principais causas que fizeram a direção do Instituto Solidare buscasse apoio financeiro em ONGs internacionais. Na tarde dessa quinta-feira (6) foi lançada a pedra fundamental para a construção da nova sede. No mesmo lugar, com os mesmos organizadores, mas agora com novos sonhos. 

Atualmente 2.500 pessoas são assistidas diretamente, se somadas de forma indireta o número chega a 10 mil. Com a reinauguração, prevista para daqui a um ano, a estimativa é de aumentar mais mil pessoas atendidas, chegando a 3.500 beneficiários. A nova sede contará com uma estrutura de quatro pavimentos. Durante o período de obras, um prédio situado na mesma rua abrigará os 18 projetos existentes no instituto. 

Para que a construção da nova sede fosse possível, a ajuda veio de cerca de 7.400 km de distância. O irlandês Stephen O'Sullivan, representante da The Edward Gostling Foundation, principal financiadora da construção, esteve presente no Brasil para o evento. “Buscamos projetos que geram impacto nas respectivas comunidades e quando identificamos o Instituto Solidare, através do John Doddrell, percebi que era exatamente o tipo de projeto que gostaria de apoiar, pela dedicação das pessoas, pela excelência do trabalho e, principalmente, pelo impacto. Quando vimos que eles precisavam de um novo prédio, por causa dos problemas de enchente, de inundação, estudamos o projeto e resolvemos providenciar o apoio necessário para este novo prédio”, afirma Stephen O'Sullivan.

O Instituto Solidare é uma ONG criada pela Igreja Batista em Coqueiral, uma igreja centenária, fundada em 1925. Pensada inicialmente para ser um braço da igreja, o projeto, que teve início com o desejo de ajudar 182 crianças da localidade, se expandiu. A ideia do instituto nasceu com o pastor da Igreja Batista em Coqueiral, José Marcos. Natural de Caicó, ele veio morar no Recife aos 21 anos, militar do exército, largou a carreira ao perceber que Deus tinha outro propósito em sua vida. 


“Neste afã de levar a igreja a se parecer mais com Jesus, comecei uma cadeia de pregações sobre a necessidade de mudança. Em 2005 a igreja compreendeu bem isso e esboçamos nosso primeiro projeto social para ajudar crianças da nossa comunidade. Então veio a ideia do Instituto Solidare, que veio para sanar este lugar da nossa pobreza financeira, não temos dinheiro com fartura e o instituto é o braço de mobilização de recursos para que a gente possa pôr em prática todos os nossos projetos”, explica o pastor José Marcos.

Uma das pessoas beneficiadas pelo projeto é Wlleiliane Alves. Ela ingressou no Instituto há apenas um ano e viu a vida ser transformada, ela e mais 11 pessoas fazem parte do grupo que ingressou como Aprendiz na Gerdau, uma das parceiras do Solidare. “Vou começar a trabalhar e posso dizer que consegui graças ao apoio que recebi aqui. Desde que cheguei no Instituto Solidare, meu projeto de vida mudou e isto é incrível. Amadureci muito, decidi que quero fazer engenharia mecânica. Me encontrei. Senti gosto por algo que só aprendi quando cheguei aqui. No Solidare entendi que eu podia mais”, conta orgulhosa.

O deputado estadual João Paulo (PT), presidente da frente parlamentar do Rio Tejipió, esteve no evento. Ele enalteceu a forma que a Igreja atua na vida de toda a comunidade que a rodeia. “Com a chuva, estamos vendo as tragédias acontecendo, não só as tragédias com as mortes, mas também com as famílias que trabalham anos e anos construindo uma melhoria na sua qualidade de vida, com um colchão, geladeira, móvel e tem tudo isso destruído. Acredito que o trabalho aqui deveria ser referência a todas as igrejas do Brasil e do mundo, que é o de proteger aqueles que mais precisam”, avalia o deputado estadual. 

Fotos: Sidney B Carneiro/ Instituto Solidare
            D'tony Araujo/Instituto Solidare

PSB finaliza ciclo de debates sobre concessão da Compesa


O PSB de Pernambuco realizou reuniões de trabalho em Garanhuns, ontem (06), e em Afogados da Ingazeira, nesta sexta-feira (07), para debater o modelo proposto pelo governo para a concessão de parte dos serviços da Compesa, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de mais de 30 municípios. O partido irá consolidar as contribuições dessas discussões em um documento a ser entregue ao Governo do Estado, considerando também a reunião anterior realizada em Gravatá, no dia 24 de janeiro. O debate busca esclarecer os impactos da proposta na vida dos pernambucanos.


Em todas as reuniões, o deputado federal Pedro Campos fez uma apresentação sobre a proposta da chamada “concessão” do Governo. Ele criticou o curto prazo para a consulta pública, que aconteceu inclusive durante o recesso das Câmaras de Vereadores e da Assembleia Legislativa, e alertou para a falta de garantias no modelo proposto. “O governo passou dois anos fazendo estudos e agora quer que a população seja ouvida em apenas dois meses sobre um contrato de 35 anos. O maior problema da população é a falta d’água, ou seja, a intermitência na sua oferta, e isso não está sendo tratado claramente na proposta do Governo”, afirmou. O parlamentar também destacou a necessidade de estabelecer metas de abastecimento por município e criticou a indefinição sobre a destinação dos recursos da outorga.


O deputado estadual Waldemar Borges também ressaltou a exiguidade de tempo no processo e o risco de exclusão das comunidades menores. “O que o Governo do Estado chama de audiência pública é, na verdade, um ritual burocrático. Os municípios não sabem quanto vão receber e as comunidades com até mil habitantes estão fora do processo. É previsível um choque entre a empresa, na sua busca por lucro, e o interesse público, visto que ao acesso à água é um direito de todos e deve ser garantida pelo Estado”, afirmou. Para ele, o modelo atual pode deixar o setor público com os custos mais altos, enquanto a iniciativa privada ficaria apenas com os serviços mais lucrativos.

O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, reforçou que o partido quer apresentar sugestões para aprimorar a proposta do governo. “Essa não é uma discussão partidária, mas uma preocupação com o futuro do abastecimento de água no estado. Precisamos garantir que os municípios tenham participação no processo e que a vida dos pernambucanos não seja prejudicada por decisões apressadas”, declarou.

Fotos: Lu Rocha

Recife Mariners e FPS Sports promovem evento para o Super Bowl LIX em grande estilo


Os fãs de futebol americano da capital pernambucana já têm destino certo para assistir ao maior evento esportivo do ano: o Super Bowl LIX será transmitido em uma ação especial promovida pelo Recife Mariners e pela FPS Sports. Neste domingo (09), a partir das 20h, o público poderá acompanhar a grande final da NFL entre Kansas City Chiefs, atual campeão, e Philadelphia Eagles em um ambiente vibrante, com estrutura completa e muitas atrações.

O evento ocorrerá na FPS Sports, localizada na Avenida Mascarenhas de Moraes, 4989, no bairro da Imbiribeira, e contará com um telão gigante para garantir a melhor experiência na transmissão do jogo, além de uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. Haverá atividades interativas relacionadas ao futebol americano, proporcionando ainda mais imersão no clima do Super Bowl. 

Para garantir seu lugar e viver essa experiência única ao lado do Time da Cidade, basta adquirir seu ingresso antecipadamente pelo valor de R$25,00, através do site do Recife Mariners: www.recifemariners.com.br.

*Serviço:*
*Data* : 9 de fevereiro
*Horário* : A partir das 20h
*Local* : FPS Sports – Avenida Mascarenhas de Moraes, 4989
Ingresso: R$ 25 - www.recifemariners.com.br

*O Recife Mariners*

Criado em 2006, nas areias da Praia de Boa Viagem, o Recife Mariners é uma das principais equipes de futebol americano do Brasil, consolidando-se como referência no esporte. Bicampeão da Conferência Nordeste da Liga BFA e campeão brasileiro em 2024, o time pernambucano se destaca pelo alto nível competitivo e pelo desenvolvimento da modalidade na região.

Para outras informações, acompanhe o @recifemariners no Instagram.

Defesa Civil de Paulista acompanha demolição de prédios-caixão no Conjunto Beira-Mar


A Defesa Civil do Paulista acompanhou, nesta sexta-feira (07), o início da demolição pela seguradora e Governo do Estado, dos prédios-caixão do Conjunto Beira-Mar, localizado no bairro do Janga.


A coordenadora da Defesa Civil, Cíntia Silva, ressaltou a importância do acompanhamento técnico durante a operação. "Nosso objetivo é garantir que a demolição ocorra de maneira segura, preservando a integridade dos moradores do entorno e minimizando impactos ambientais", afirmou Cintia.


A demolição dos prédios-caixão tem sido uma demanda antiga da população, devido às condições precárias e ao risco estrutural que essas edificações representam.

Abertura do Festival PREAMP 2025 contará com inédito Fórum AMP de Qualificação Técnica

 


Vai começar a programação do Festival PREAMP 2025, que traz na abertura da sua 22ª edição uma inédita atividade na história do festival e que será voltada para a qualificação técnica do mercado cultural em Pernambuco. Nesta segunda-feira (10), das 9h às 19h, no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, será realizado o Fórum AMP de Qualificação Técnica, iniciativa que surge em meio aos debates atuais sobre o papel dos diversos profissionais da economia criativa (como artistas, produtores e técnicos) no mundo moderno, e diálogos com personalidades reconhecidas do mercado da cultura sobre temas como os desafios da cultura brasileira, inteligência artificial na produção cultural, plataformas de streaming na gestão artística, perspectivas dos trabalhadores culturais e a ressignificação dos eventos artísticos. Para participar do evento, que é gratuito, basta apenas comparecer ao local.

“São ações teóricas e práticas com temas focados na cadeia produtiva da cultura, e palestrantes especializados nos assuntos que vão de bens culturais aos novos caminhos no mundo digital, realidades contemporâneas no mercado da economia criativa”, destaca Fábio Cavalcante, coordenador geral do Festival PREAMP. O ciclo de palestras faz uma conexão entre a construção intelectual e os fazeres práticos do dia-dia de quem trabalha com produção cultural, desde os patrimônios e bens culturais até os novos caminhos no mundo digital que têm moldado um dos espaços mais dinâmicos da economia criativa.

A mesa de abertura, das 9h às 11h, terá o tema Cultura brasileira: Um legado de conquistas e seus desafios, das 9h às 11h. Participam do debate representantes das gestões federal, estadual e municipal, como Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ângelo Ranieri, coordenador de Articulação e Garantias o Ministério da Cultura (MinC); Yasmim Neves, secretária executiva de Cultura de Pernambuco (Secult-PE); André Brasileiro, secretário-executivo da Cultura do Recife (Secult-Recife); Alexandre Miranda, secretário-executivo de Cultura de Olinda (Secult-Olinda); marco Aurélio Filho, Secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife; e Félix Cavalcanti, coordenador administrativo da AMP e coordenador executivo do Festival PREAMP. A mediação será feita por Fábio Cavalcante.

Em seguida, das 11h às 12h30, será realizada a palestra A revolução da Inteligência Artificial na composição e produção musical, mediado por Joanah Flor. Participam os DJs e produtores Felipe Machado e DJ Dolores, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Miguel Mendes produtor musical, professor e membro da banda Estesia; Luciano Magno e Guilherme Assis, produtores musicais, músicos e compositores; e Aline Mendes, do Confluência das Favelas.

Das 13h30 às 15h, é a vez da conversa intitulada O papel das plataformas de streaming na carreira dos artistas: Desafios e oportunidades, com mediação da cantora Platônicca e participação dos produtor e músico Ricardo Leão do grupo Estelita; Marcílio Moura, da Fábrica Estúdios; Márcia Bittencourt, da União Brasileira de Compositores (UBC); Jéssica Brito, da ONRPM; e Vinícius Costa, do cineclube Bar Super 8.

Mediado pela produtora cultural Elza Medeiros, o debate seguinte, das 15h às 17h, terá o tema Trabalhadores(as) da cultura – Avanços e perspectivas, com as presenças de Jadion Santos, produtora cultural; Ângelo Ranieri, do MinC; Roze Ferreira, da Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (ANTE); e representantes da PCR e Fundarpe.

Encerrando a programação, das 17h às 19h, o tema A ressignificação dos eventos na era da experiência vai nortear o debate mediado por Fábio Cavalcante e com a participação de Carla Pereira, diretora de ações culturais da Fundarpe; de Dani Coury, do Festival Rec’n’Play; de Ana Garcia, do Festival Coquetel Molotov; Lucas Logiovine, do Golarrolê; Rafael Infa, do Festival Wehoo; e Péricles Boumann, produtor cultural e do staff do Rock in Rio.

PREAMP 2025 - A 22ª edição do festival acontecerá entre os dias 10 e 22 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, e tem como tema "Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro".

O Festival PREAMP 2025 é realizado pela pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem o apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também conta com a parceria do Compaz Recife, da UNIAESO, do Museu Cais do Sertão e do Ministério da Cultura (MinC).

Confira mais informações sobre esta e outras edições do Festival PREAMP no Instagram @oficial_amp ou no Youtube /amptvoficial.

Serviço:
Fórum AMP de Qualificação Técnica | 22º Festival PREAMP 2025
Segunda-feira (10), das 9h às 19h
Auditório do Museu Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife - PE)
Gratuito | Para participar, basta comparecer ao local




Tecnologia de última geração integrada à inteligência artificial traz avanços para os tratamentos de Fertilização in Vitro (FIV)


Um dos desafios dos tratamentos de reprodução assistida é garantir a implantação do embrião no útero da futura mãe para que a gravidez aconteça e se desenvolva de forma saudável, evitando a repetição de ciclos de Fertilização in Vitro, que costumam ter um custo emocional e financeiro para os pacientes que buscam ajuda especializada para ter filhos. Para otimizar esse processo, o Cenafert, que integra o Grupo Huntington, acaba de implantar, de modo pioneiro em Salvador, uma incubadora de última geração que permite monitorar o desenvolvimento do embrião em tempo real e sem manipulação externa. Trata-se do EmbryoScope® Plus, equipamento de alta tecnologia que funciona com um sistema de vídeo time-lapse capaz de gerar imagens a cada 10 minutos, permitindo avaliar com precisão padrões do crescimento embrionário, 24 horas por dia, sete dias por semana.

"Essa tecnologia é um marco na reprodução assistida na Bahia e uma tendência nos principais centros e laboratórios de reprodução assistida do mundo”, destaca a médica Gérsia Viana, especialista em medicina reprodutiva e diretora do Cenafert. “O embrioscópio possibilita a análise de um grande número de informações do desenvolvimento embrionário e, consequentemente, auxilia na escolha do melhor embrião que será transferido ao útero”, acrescenta a especialista.

O equipamento permite selecionar com mais precisão o embrião em melhor condição e, no momento mais adequado, para transferência para o útero da mulher, através de um processo seguro e eficiente. "O sucesso dos tratamentos de Fertilização in Vitro depende da qualidade e da morfologia do embrião assim como sua capacidade de se desenvolver de forma saudável, o que permite um ciclo de Fertilização in Vitro bem sucedido", explica a embriologista Janaina Mendes Maciel, da equipe do Cenafert.

Outro diferencial é que o novo aparelho também possibilita que os pacientes possam visualizar imagens do embrião durante seu processo de evolução.
No método tradicional, os embriões precisavam ser retirados do seu cultivo na incubadora para avaliação através de um microscópio externo. Com a incubadora dotada do sistema de vídeo time-lapse e integrada à inteligência artificial Maia, os embriões não precisam ser manipulados fora do seu ambiente durante todo o período de cultivo laboratorial. “Essa tecnologia permite que o monitoramento do desenvolvimento embrionário e a seleção dos melhores embriões sejam realizados de forma mais assertiva e segura, sem demandar nenhuma manipulação externa ", afirma Janaina Mendes Maciel.

*Inteligência Artificial: MAIA*

Desenvolvida pela Grupo Huntington ao longo de seis anos, a MAIA é uma Inteligência Artificial, que analisa imagens de Fertilização in Vitro (FIV). Com a capacidade de monitorar até 240 embriões simultaneamente, a tecnologia oferece análises precisas que auxiliam o embriologista na escolha do melhor embrião.

“Essa tecnologia representa um avanço considerável para a reprodução assistida”, afirma Gérsia Viana. 

O novo equipamento implantado no Cenafert é capaz de processar até 16 embriões por paciente, a cada semana, e tem a capacidade de atendimento de 15 pacientes semanalmente.

*Expansão Estratégica e Liderança*

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Grupo Huntington, um dos principais grupos de Reprodução Assistida do país, reforça sua posição de pioneirismo e liderança em inovação tecnológica ao anunciar a aquisição da incubadora time-lapse Embryoscope para sua unidade em Salvador, o Cenafert. A tecnologia já presente em outros laboratórios do Grupo aumenta a qualidade e assertividade da implantação do embrião, otimizando os tratamentos de Fertilização in Vitro. 

“Somos pioneiros em Salvador com a introdução desta incubadora time-lapse e, nacionalmente, possuímos o maior número de equipamentos desta natureza”, destaca o Dr. José Roberto Alegretti, diretor de embriologia.

Atualmente, a empresa opera com sete unidades dessas incubadoras de última geração, todas integradas à Inteligência Artificial MAIA, desenvolvida internamente pelo Grupo.

*Sobre a Huntington Medicina Reprodutiva*
A Huntington atua há 29 anos como especialista em medicina reprodutiva, sendo nacionalmente reconhecida pela excelência médica, pioneirismo e inovação para ofertar aos pacientes tratamentos com critérios internacionais de qualidade.

Os procedimentos são para tratamento de infertilidade masculina, feminina e do casal divididos em aconselhamento genético, coito programado, congelamento de óvulos, doação de gametas, tratamento de endometriose, espermograma, fertilização in vitro, inseminação intrauterina, oncofertilidade, tecnologia time-lapse e procedimentos para casais homoafetivos.

Atualmente, a Huntington faz parte do Grupo Eugin, referência mundial em reprodução assistida. São mais de 1500 profissionais e 30 clínicas ao redor do mundo, em 9 países.

*Sobre o Cenafert*

Com sede no bairro de Ondina, em Salvador, o Cenafert - Centro de Medicina Reprodutiva, inaugurado há 22 anos, é uma clínica especializada em reprodução assistida e tem como missão garantir uma atenção integral e humanizada a pessoas que sonham em ter filhos. Ao longo de sua atuação, a clínica já contabiliza mais de 3.500 bebês nascidos através das diversas técnicas de reprodução assistida.

O laboratório de reprodução assistida do Cenafert oferece tecnologia de ponta para a realização dos procedimentos com eficácia e segurança. O paciente infértil conta com o suporte de uma equipe médica multidisciplinar, experiente e qualificada, e com serviços que vão desde o atendimento de casos mais simples - solucionados com tratamento de menor complexidade - até aqueles que exigem o emprego de técnicas avançadas no campo da reprodução assistida.
O Cenafert faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina. Mais informações no site https://cenafert.com.br/
 

Mamografia: exame de rastreamento é a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama


Chamar atenção para a importância do exame de rastreamento que é capaz de detectar o câncer de mama antes do surgimento de sinais. Esse é o objetivo do Dia Nacional da Mamografia, celebrado no próximo *5 de fevereiro*. De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2025, a Bahia deve registrar 4.230 novos casos da doença, que representa o tumor mais incidente em mulheres de todas as regiões do país (depois do de pele não melanoma). No Brasil, o INCA prevê 73.610 diagnósticos este ano.

A falta de acesso ao exame de mamografia, considerado a forma mais eficaz de diagnóstico precoce da doença, é uma das principais causas das altas taxas de tumores mamários em estágio avançado. “O rastreamento através da mamografia a partir dos 40 anos é essencial para detectar alterações na mama ou lesões cancerígenas em fase muito inicial, quando o tratamento pode significar mais de 90% de chance de cura”, esclarece o mastologista César Machado, da CAM, que integra a Oncoclínicas&Co.

Dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 1.217, o que equivale a 21,8%, possuem ao menos um aparelho de mamografia. Os números são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, o Painel Abramed 2019.

*Mamografia 3D*

Um dos avanços implementados pela clínica CAM em Salvador é o mamógrafo digital com tomossíntese, um aparelho de última geração para detecção precoce do câncer de mama, que permite a visualização tridimensional das estruturas internas das mamas sob diversos ângulos. O equipamento consegue identificar lesões iniciais e pré-malignas com alta precisão, possibilitando o diagnóstico até dois anos antes do nódulo se tornar palpável.

Segundo um estudo sueco, publicado na revista Lancet Oncology, a tecnologia é capaz de detectar 34% mais tumores, em comparação à mamografia tradicional.

“Além do equipamento ser anatomicamente mais confortável para as pacientes, um dos principais benefícios do aparelho é que ele permite identificar com precisão e precocemente as lesões da mama, mesmo as mais sutis”, explica César Machado. “Essa precisão ajuda a reduzir a quantidade de exames com resultado falso negativo e, consequentemente, diminui também a quantidade de biópsias desnecessárias”, acrescenta.
 
“Para combater o câncer de mama, toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar, anualmente, consulta com mastologista e mamografia. No caso de quem tem histórico familiar, quando mães, irmãs ou filhas tiveram a doença, a recomendação é que o rastreamento comece dez anos antes da idade que o familiar tinha quando diagnosticou o câncer”, finaliza.
 
*Sobre a Oncoclínicas&Co*

Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.900 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 144 unidades em 40 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.

A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.com 
 

Grupo Botequim convida Bailinho de Quinta para sua roda de samba carnavalesca


Chegou o momento mais esperado do ano na Bahia, em que os foliões já podem começar a separar os chapéus, tiaras, colares, máscaras, glitter e tudo que têm direito. Para entrar no clima oficial de Carnaval, o Grupo Botequim convida o Bailinho de Quinta para aquecer o Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo com o seu tradicional Baile à Fantasia no dia 14 (sexta-feira) às 21h. Vai ser uma noite para caprichar na fantasia, soltar a criatividade e entrar no embalo do Grupo Botequim com muito samba no pé. Os ingressos já estão disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-de-fevereiro-baile-a-fantasia-do-grupo-botequim/2815604 

Há mais de 15 anos carnavalizando por onde passa, o Bailinho de Quinta vai embalar a roda do Botequim com sua performance contagiante que reúne canções desde os tradicionais bailes de salão até o frevo de rua. A banda será representada por Graco (guitarra e voz) e Juliana Leite (voz), que prometem aproveitar a efervescência do verão para fazer todo mundo dançar ao som de ritmos como marchinhas, axé, frevo, samba-reggae e lambada.

O baile já virou tradição anual do Botequim e, para Roberto Ribeiro, cavaquinista e fundador do grupo, a roda do mês de fevereiro é uma forma de resgatar a memória dos antigos carnavais. “A ideia é trazer a essência dos frevos de Recife, das marchinhas como a Marcha-Rancho, o Samba-enredo também, a história das escolas de samba, tudo isso dentro de uma roda de samba como a gente sempre faz, mas dessa vez com aquele ar de baile de carnaval, com todo mundo fantasiado”, convida o cantor e compositor. 

Embora esteja fora dos circuitos oficiais, o bairro do Santo Antônio além do Carmo vem atraindo cada vez mais pessoas para curtir um tipo de carnaval alternativo, de forma mais leve e longe das multidões dos circuitos Dodô e Osmar. A roda de samba de fevereiro do Grupo Botequim vai promover um verdadeiro aquecimento da folia no Centro Histórico, com um repertório de peso que vai encantar os amantes de um bom samba raiz misturado com a energia carnavalesca.

*GRUPO BOTEQUIM* – Símbolo de resistência e afirmação do samba na Bahia, o Grupo Botequim tem 18 anos de história e carrega alegremente a responsabilidade pela ampliação da vivência em torno do gênero musical na cidade de Salvador. Com canções autorais registradas no álbum “Festa no Botequim” (2016), o grupo apresenta um trabalho autoral consolidado, sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho de pesquisa sobre o samba tradicional de todas as regiões do país.
O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).

*SERVIÇO*
Roda de Samba de Fevereiro – Baile à Fantasia do Grupo Botequim
Local: Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo
Data: 14 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 21h

Senado em Pauta no programa Rádio Mulher

Neste ano que o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), celebra os 20 anos do programa Rádio Mulher na Calheta FM 98, 5, nós recebemos um presente: a participação da senadora ♀️Teresa Leitão, todas as quartas-feiras, às 8h, no *QUADRO: SENADO EM PAUTA COM TERESA LEITÃO DO PT*, primeira senadora eleita por Pernambuco. O Centro das Mulheres do Cabo agradece à Senadora pela confiança no papel de comunicar as pautas importantes para as mulheres, comunidades e povo pernambucano.

Oma Bistrô promove prévia de Carnaval com roda de samba e feijoada


A Oma Bistrô, da chef Héllida Kelssh, abre as portas para o Carnaval, no próximo dia 22 de fevereiro. A partir das 13h, a casa vai realizar *OMAis Animado Carnaval*, um esquenta da Festa de Momo, na zona norte do Recife. Para isso, o espaço vai contar com um grupo de samba e uma super feijoada, com buffet completo. Para beber, cerveja e drinks. 

“Feijoada é a nossa comida de resistência, aquela que recarrega as nossas energias. A que vamos preparar vem completíssima e com o crédito da minha mãe, Dona Nira, com couve, arroz, farofa, e o vinagrete de Seu Cidinho, receita imbatível do meu pai. Também teremos um mix farto de entradinhas, com caldinhos, dadinhos de tapioca, pão de alho e bolinho de feijoada. E, claro, as sobremesas, que não podem faltar: compotas de frutas de Pernambuco, Pudim de leite e Quindim”, reforça a chef.

Serviço:
Oma Bistrô OMAis Animado Carnaval
Data: 22/02, sábado 
Horário: 13h às 17h
Valor buffet de feijoada sem bebida: R$130,00 por pessoa
Local: José de Godoy Vasconcelos, 109 - Parnamirim
Reservas: pelo número (81) 3049-0092 ou pelo WhatsApp (81) 98541-3237
Informações: @omapatisseriebistro

Misturar bebida alcoólica com outras substâncias no Carnaval pode levar a consequências graves


No Recife e em Olinda, as prévias carnavalescas já estão a todo vapor. A Folia de Momo acontece em poucos dias. Nessa época, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente, principalmente nos eventos festivos. Mas é importante ficar atento à mistura de algumas substâncias com o álcool e suas possíveis complicações. Certos remédios, energéticos e suplementos, por exemplo, não são aconselháveis por especialistas.

Nemer Tarraf, médico cardiologista da Hapvida, diz que o consumo excessivo de álcool por si só já é um fator que pode desencadear arritmias, ou seja, uma alteração no ritmo cardíaco. “Quando é combinado com medicamentos de tarja vermelha ou preta, como antidepressivos ou ansiolíticos, o risco de efeitos colaterais graves cresce muito. Isso pode desencadear desde tontura até crises de taquicardia, que é o coração acelerado, além de reações cardiovasculares perigosas’’, explica.

Além dos medicamentos, o uso de energético com bebidas alcoólicas tem crescido bastante, principalmente entre os mais jovens. É uma combinação perigosa, já que ambas as substâncias causam um grande impacto no coração. “O energético contém estimulantes como a cafeína e a taurina, que aceleram os batimentos cardíacos, podendo até alterar a pressão arterial. Quando consumido com bebida alcoólica, pode mascarar a percepção dos efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa beba mais do que deveria. Isso sobrecarrega o coração e o resultado pode ser arritmia, crise de hipertensão e, em casos extremos, infarto."

Outra substância que deve ser consumida com atenção são os suplementos, muito usados por quem pratica exercícios físicos. O cardiologista explica que a creatina pode causar retenção de líquidos e exige um funcionamento renal adequado para sua metabolização. “Quando combinada com o álcool, essa mistura pode levar à desidratação e impactar negativamente a função renal. Já a proteína do soro do leite, quando ingerida em excesso com bebidas alcoólicas, pode dificultar a metabolização das proteínas e sobrecarregar o fígado, órgão que já estará ocupado processando o álcool."

Para curtir o Carnaval com segurança, a recomendação do especialista é sempre evitar o consumo excessivo de álcool, respeitar as orientações médicas quanto ao uso de medicamentos e evitar combiná-los com outras substâncias. Outro fator importante é o reforço na hidratação, pois o consumo de água deve ser constante. “Lembrando que, em caso de qualquer sintoma como palpitações, tontura ou desmaio, deve-se buscar atendimento médico imediatamente”, conclui o cardiologista.

Super Bloquinho do Boa abre agenda de prévias de Carnaval do Shopping Boa Vista


Os foliões de todas as idades já podem preparar a fantasia para curtir as prévias de Carnaval do Shopping Boa Vista. No centro de compras, a festa tem início amanhã (dia 8), com o Super Bloquinho do Boa. A programação segue até o dia 22, totalizando cinco apresentações gratuitas (nos dias 8, 12, 15 e 22) na Praça de Eventos da Terceira Etapa.

Além do Super Bloquinho do Boa neste sábado (8), a programação vai contar com apresentação do Bloco das Ilusões, às 16h do dia 12; com o Bloco da Tia Lilica, às 15h do dia 15; e com o Bloquinho das Princesas, às 15h do dia 22. As apresentações ocorrem na Praça de Eventos da Terceira Etapa e são voltadas para toda a família.

Confira a programação abaixo:
Dia 8 de fevereiro, às 15h
Super Bloquinho do Boa, com concurso de fantasias e participação de super-heróis

Dia 12 de fevereiro, às 16h
Prévia do Bloco das Ilusões

Dia 15 de fevereiro, às 15h
Bloco da Tia Lilica, com participação dos personagens

Dia 22 de fevereiro, às 15h
Bloquinho das Princesas, com concurso de fantasias e participação das princesas