terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

UNINASSAU Caruaru adere ao Projeto Espaço Seguro


O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru aderiu ao Projeto Espaço Seguro, do grupo Ser Educacional. A cerimônia de lançamento acontecerá nesta quinta-feira (27), na área de convivência da instituição e contará com a presença de autoridades da cidade. 

O Espaço Seguro é composto por oito etapas: constituição dos comitês, campanhas, treinamentos, salas, comunicação, sinalização, atendimento e registros. O primeiro passo foi a formação de um comitê composto só por mulheres. 

A iniciativa faz parte do eixo de orientação e acolhimento do Programa Ser Mulher e tem o objetivo de ser referência na identificação, no acolhimento e no encaminhamento de mulheres que estejam em situação de violência, sejam membros da comunidade acadêmica ou não.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Teresa Tabosa, reforça a importância da iniciativa. “A Instituição já aderiu ao projeto Banco Vermelho em 2024, o que comprova nossa preocupação com o tema. Esse é um momento de unirmos forças em todas as esferas da sociedade contra o feminicídio e está nessa teia de ajuda para proteger as mulheres”, disse. 

*Ser Mulher*
É um programa que oferece bolsas de graduação digital 100% gratuitas para mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa conta com o apoio do Instituto Maria da Penha e Grupo Mulheres do Brasil. Além disso, há a oferta de apoio psicológico, suporte emocional e atendimento jurídico para elas tirarem dúvidas e receberem assistência durante todo o processo. Os serviços são realizados por meio das Clínicas-Escola de Psicologia e dos Núcleos de Práticas Jurídicas (NPJ) das unidades.

O Boticário patrocina Carnaval de Recife e Olinda com ativações no Galo e em festas na Cidade Alta


No maior Carnaval de Rua do Brasil, o Boticário, com o conceito “A Beleza do nosso Carnaval”, reforça sua presença no Galo da Madrugada e nas Ladeiras de Olinda com ativações que proporcionarão experiências de beleza exclusivas, além de interação com os foliões em espaços tradicionais e badalados da folia pernambucana. Esse é o terceiro ano consecutivo que a marca é patrocinadora do Carnaval de Pernambuco, dando ainda mais beleza a essa celebração única da música e cultura brasileira.

Presente mais uma vez no Camarote Oficial do Galo da Madrugada, a marca assina um espaço de beleza exclusivo, elevando ainda mais a experiência dos convidados. A ativação contará com serviços de maquiagem express e experimentação de produtos, como o lançamento Body Splash Doçura na Pessegura e o Arbo Body Spray. Já a linha Make B. garante que não faltará brilho, cor e glitter na produção carnavalesca de quem passar pelo local. Os serviços funcionarão durante todo o Desfile do Galo, no sábado 1º de março, mediante cadastro no Clube Viva

Além do camarote do Galo, o Boticário marca presença num dos trios que desfilam pelo Maior Bloco do Mundo. Puxado pelo Maestro Spok e Priscilla Senna, o trio do Boti no Galo promete levar animação e música pernambucana para quem vai aproveitar a festa no chão. Pela primeira vez com o Boticário, a Musa promete arrastar uma legião de fãs cantando seus clássicos do brega em ritmo de carnaval. Já Spok, parceiro antigo da marca e referência do Carnaval Pernambucano, não vai deixar ninguém parado com os maiores sucessos da Festa de Momo. Além disso, os foliões vão ser presenteados com distribuição de brindes , retoque de fragrâncias e aplicação de filtro solar durante todo o trajeto. Já em Olinda, o Boticário patrocina o Carvalheira na Ladeira e monta um espaço de beleza no local, com retoque de make e perfumaria, além de distribuição de brindes, completando a experiência dos foliões. Ainda na Cidade Alta, o Boti marca presença como parceiro no day-use da Casa PE.

Para quem vai curtir o Carnaval longe da folia, o Boticário estará na Praia de Boa Viagem, com bandinha de frevo, estandarte, experimentação de produtos e brincadeiras interativas com sorteios de brindes. A ação vai acontecer de 1 a 4 de março. No período de Carnaval, a marca distribuirá mais de 3 mil brindes em suas ativações em Recife e Olinda e reitera, durante a participação na folia pernambucana, seu compromisso em promover a pluralidade da beleza regional fazendo parte de uma festa tão representativa. Ao todo, o Boticário patrocina 15 eventos pelo Brasil, entre blocos de rua, camarotes, trios e festas exclusivas, expandindo também a sua atuação para novas regiões, como o Norte e o Centro-Oeste, o que representa um crescimento de investimento superior a 25% em relação a 2024 e um alcance de 12 milhões de foliões durante todo o carnaval. 

Segundo Jacqueline Tobaru, Diretora de Marketing Regional do Boticário, a ampliação da presença da marca neste Carnaval é um movimento natural: “Temos muito orgulho de mais uma vez estarmos presente num dos maiores Carnavais do Brasil, valorizando e apoiando o amor que os pernambucanos têm pela cultura local. Para isso acontecer, contamos com nossos parceiros de negócio, os franqueados, o que nos permite estar e espalhar a beleza nos múltiplos carnavais: dos tradicionais blocos de rua, aos trios, palcos e camarotes, passando por festas fechadas. Tal estratégia nos permite fortalecer a conexão com diferentes perfis de público que frequenta o Carnaval de Recife e Olinda, reforçando nosso compromisso com inovação e experiências imersivas que traduzem a pluralidade da beleza brasileira”, explica.

Contagem regressiva para que sua majestade se erga na Ponte Duarte Coelho


A subida do Galo vem se consolidando como uma das prévias mais concorridas da cidade, em uma verdadeira festa embalada por orquestras, agremiações populares e alegria contagiante. Atrações começam suas evoluções a partir das 18h de amanhã (quarta, 26) e sua majestade está prevista para levantar às 18h30. Entre as novidades, um inédito jardim Upcycle aos pés do galo, cuja base traz mensagens que conclamam a população ao exercício da cidadania 

“Carnaval do Recife. É gente.” Sob a temática do Carnaval do Recife 2025, amparada pela criatividade e inclusão, vestida e investida de premissas de responsabilidade social e sustentabilidade, com a assinatura do multiartista Leopoldo Nóbrega e da designer e produtora executiva de Germana Xavier, gestores do Espaço Multicultural Arte Plenna, a alegoria gigante da Ponte Duarte Coelho está pronta para reinar na ponte Duarte Coelho, assumindo a identidade do Galo Cidadão Ecológico. A escultura está prevista para levantar e saudar os foliões a partir das 18h30. 

A multidão será embalada por cinco atrações, e a primeira delas começa a fazer suas evoluções às 18h. Trata-se do Bloco das Ilusões, que irá trazer a nostalgia e o lirismo dos carnavais saudosos. Na sequência, a Tribo de Caboclinhos Tupi reverencia a ancestralidade ameríndia que faz parte da historiografia do Carnaval do Recife. Os Clarins de Momo também fazem parte da festa, que conta ainda com a Orquestra Veneza Brasileira e a Companhia Luden de Dança, com muito frevo no pé. 

Entre as novidades deste ano, sua majestade cresce 5 metros, alcançando superlativos 32 metros de altura, chega trazendo mensagens de respeito e deferência à inclusão da população neurodivergente (pessoas com TEA), saudando o meio ambiente, através dos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx a seus pés, homenageando os catadores de lixo como protagonistas da educação ambiental e prestando homenagens a manifestações culturais e agremiações carnavalescas presentes no ciclo momesco do Recife: o Frevo, os Maracatus de Baque Solto e os brinquedos de La Ursa – que remetem ao legado valioso dos povos ciganos em Pernambuco, motivo pelo qual o galo, este ano, usa um anel Romani em uma de suas asas.

O Galo Cidadão Ecológico será 100% reciclável e a escultura permanecerá na ponte até nove de março, domingo posterior à Quarta de Cinzas. Diversas temáticas sociais e inclusivas permeiam as inspirações que deram origem ao projeto artístico da indumentária da escultura em 2025. Entre as centelhas que moveram as engrenagens de criação, estão as próprias tradições carnavalescas, além de inclusão, meio ambiente, economia circular, ecologia, cidadania, sustentabilidade e o conceito de Recife Cidade Parque, que abre cada vez mais clareiras no adensamento urbano para o lazer e o usufruto dos espaços públicos pela população.

A paleta de cores do Galo Cidadão Ecológico traz um mix de tons quentes que revisitam o frevo e importantes manifestações de brinquedos carnavalescos. Assim, o branco, verde, amarelo, o azul e o vermelho, presentes em sombrinhas de frevo, nos brinquedos da La Ursa, bem como nas golas de Maracatu Rural vestem a alegoria. As asas, revestidas de azul, fazem menção à cor alusiva à população autista, que também será rememorada no colar de quebra-cabeças, identificação mundial para pessoas com autismo e que se torna símbolo de um Carnaval cada vez mais inclusivo. Ressalte-se que as cores utilizadas estão presentes na sombrinha do frevo e também sintonizam com a bandeira de Pernambuco.

Os pés do Galo Cidadão Ecológico ganham sandálias no estilo Muxarabi (com amarrações nos ‘tornozelos’) feitas de pneus reciclados. A seus pés, o Galo contará com um inédito jardim cenográfico upcycle com cerca de 100 flores confeccionadas com materiais descartados como lonas e cortinas. O jardim gigante é inspirado na obra do paisagista Burle Marx e sua relevante contribuição para os jardins urbanos como espaço de arte e tão presentes no Recife, Cidade Parque e cujos espaços abertos e de convivência urbana ao longo do Capibaribe dialogam com o Gigante, que reina sobre as águas do maior dos rios que cruzam a cidade. 

O estilo alegórico do design que veste a alegoria é inspirado no pontilhismo armorial dos bordados que adornam os maracatus de Baque Solto, típicos da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A escolha enaltece uma das tradições populares mais exuberantes e artesanais para além do carnaval. O figurino buscou um design paramétrico, termo utilizado para codificação matemática das formas geométricas através de programas de computador, em um mapeamento 3D, que ajudará no posicionamento exato de milhares de garrafas que revestiram a escultura.  

Tradição de mensagem de respeito adorna tapumes que protegem majestade - Partindo da temática da sustentabilidade e inclusão, o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), por meio do programa Colorindo o Recife, convocou, na primeira chamada do ano, os artistas Lucas de França e Paulo Queiroz para criar a arte nos tapumes que circundam os pés do Galo. Durante uma reunião com o grupo Arte Plenna, os artistas desenvolveram uma pintura que busca destacar a importância da preservação ambiental e a necessidade da inclusão social, reforçando a conexão entre arte, consciência ecológica e diversidade.

O GIURB também entrou na festa com a pintura da mensagem escolhida para sensibilizar os foliões em 2025. 

Carnaval do Recife
É reciclar.
É respeitar.
É gente.

RECIFE PELA CIDADANIA

A frase será registrada no chão, em frente ao Galo, compondo um impressionante visual aéreo. Essa intervenção faz jus à grandiosidade e à imponência do Galo, integrando-se à celebração de forma harmoniosa e impactante.

Programação do Carnaval 2025 - https://carnaval.recife.pe.gov.br/


Carnaval de Camaragibe foi anunciado nesta terça-feira


Camaragibe já está no clima da festa mais aguardada do ano! A programação oficial do Carnaval Camará - Alegria de Todos! foi anunciada pelo prefeito Diego Cabral nesta terça-feira (25/02) durante coletiva de imprensa no Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica. Com uma programação grandiosa, homenagens marcantes e um forte esquema de segurança, a cidade se prepara para viver, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, um grandioso Carnaval. A expectativa é de que esta seja a maior e mais vibrante edição da folia na história do município e que receba um público estimado em mais de um milhão de pessoas durante os cinco dias de festa.

Os homenageados da festa deste ano são o Mestre Zé Negão, guardião do Coco da Senzala e único mestre da tradição ainda em atividade no país, e a Dona Lau, símbolo da alegria camaragibense. 

Diego Cabral destacou o compromisso da gestão com a valorização da cultura local. “Nosso Carnaval é feito para o povo e pelo povo! Construímos essa festa com diálogo, respeitando nossa identidade e fortalecendo as manifestações populares. Vamos celebrar juntos e mostrar a força cultural de Camaragibe para todo o estado”, afirmou o gestor.

Para garantir que os foliões aproveitem a festa com tranquilidade, um forte esquema foi montado envolvendo diversas secretarias municipais. A prefeitura atuará com reforço no trânsito, segurança, saúde e serviços de proteção social. Uma central de monitoramento foi instalada para identificar quaisquer sinistros durante o carnaval na cidade, equipada com tecnologia de reconhecimento facial dos foliões. O trânsito também será organizado para facilitar o acesso aos polos de animação e evitar congestionamentos. Algumas vias terão seu itinerário alterado para facilitar a mobilidade e manter a ordem de quem estiver, apenas, passando pela cidade seguindo para os municípios vizinhos, uma vez que Camaragibe é rota para cidades como São Lourenço da Mata e cidades da Zona da Mata Norte.

A presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Rosa Santana, reforçou a importância da estrutura montada. “Trabalhamos para que o nosso Carnaval seja democrático, acessível e seguro para todos. Além da valorização da cultura e do fortalecimento da economia criativa, estamos garantindo um ambiente organizado, onde a única preocupação será se divertir”, ressaltou.

As ações incluem a prevenção à violência contra a mulher, vigilância sanitária, pontos de testagem rápida para sífilis e HIV, além de um plantão de atendimento de urgência 24 horas. 

*ATRAÇÕES*
Este ano, Camaragibe contará com dois polos de festa. O Polo Mestre Zé Negão, montado no Pátio de Eventos, em frente ao Camará Shopping, será o palco principal, recebendo grandes atrações como Conde Só Brega, Priscila Senna, Fundo de Quintal, Patusco e Maestro Spok. Já no Polo Dona Lau, na Vila da Fábrica, o protagonismo será das agremiações carnavalescas, matinês e grupos culturais, mantendo viva a tradição dos blocos e da folia de rua.

A abertura oficial, na sexta-feira (28), promete um espetáculo emocionante, com cortejo cultural, projeções artísticas, entrega da Chave da Cidade ao Rei e Rainha do Carnaval, apresentação do Coco da Senzala com Mestre Zé Negão e queima de fogos sem estampido, garantindo inclusão e respeito a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aos animais. “Este é um Carnaval que respeita nossas raízes e ao mesmo tempo inova para oferecer o melhor ao público. Estamos prontos para fazer história!”, celebrou o prefeito Diego Cabral.

*Confira a programação completa*

*Polo Mestre Zé Negão – Pátio de Eventos em frente ao Camará Shopping*

*28/02 – Sexta-feira (Abertura do Carnaval)*
16h – Cortejo
18h – Abertura oficial com homenagens
20h30 – Banda 100% Camará e convidados
22h30 – Diego Cabral
23h40 – Bloco Corujão
00h – Nonô Germano

*01/03 – Sábado*
17h – Conde Só Brega
18h30 – Albino Baru
20h30 – Priscila Senna
23h30 – Maestro Spok

*02/03 – Domingo*
17h – Marilia Marques
19h – PV Calado
21h – Fabi Morena
23h – Nosso Sentimento

*03/03 – Segunda-feira*
17h – Rick e Banda
19h – Fundo de Quintal
21h – Banda Mil
00h – Banda Afro Nação Camará

*04/03 – Terça-feira*
17h – Sem Compromisso
19h – Felipe Lima
21h – Banda New Frevo
00h – Patusco

*Polo Dona Lau – Vila da Fábrica*

*01/03 – Sábado*
17h - D`melococo
19h - RZK e Banda + convidados
21h30 - Mabuya

*02/03 – Domingo*
16h - Matinê com orquestra de frevo e grupos culturais
18h30 - Desfile das Agremiações
21h30 - Beto - O Preto

*03/03 – Segunda-feira*
16h - Matinê
18h30 - Desfile das Agremiações
21h30 - Claudemir Pereira com Roda D`Samba

*04/03 – Terça-feira*
16h - Matinê
18h30 - Desfile das Agremiações
21h30 - Beth Barros
23h - Orquestra de Bolso

Com uma programação completa, infraestrutura reforçada e um compromisso com a cultura e segurança, Camaragibe se prepara para o maior Carnaval de sua história!

Confira como chegar ao Camarote Balança Rolha no Galo da Madrugada 2025


O Camarote Balança Rolha está pronto para mais uma edição inesquecível no Galo da Madrugada 2025, proporcionando aos foliões uma experiência completa de conforto, segurança e muita animação. Com uma trajetória de mais de 30 anos de tradição, a estrutura do camarote está estrategicamente localizada na altura do Viaduto Capitão Temudo, com fácil acesso pela Avenida Sul e Rua Imperial. Além da localização privilegiada, os foliões poderão desfrutar de uma supervaranda de 850m², garantindo uma visão ampla e privilegiada do maior bloco carnavalesco do mundo.

Para chegar ao local, é recomendável utilizar transportes por aplicativo ou serviços públicos ou terceirizados, já que o camarote não disponibiliza vagas de estacionamento. Os foliões devem desembarcar na alça do Viaduto Capitão Temudo, no sentido Centro – Boa Viagem, que dá acesso à Rua Imperial. A entrada do camarote está localizada logo após a descida, embaixo do viaduto, o que facilita a identificação e acesso do público.

Comandada por André Cavalcanti e André Campos, a edição 2025 do Camarote Balança Rolha traz um line-up especial para animar os foliões. No sábado de Zé Pereira, 1º de março, a festa começa às 8h30 com o show Resenha das Antigas, liderado por Kelly Olliveira, seguido pela comemoração dos 30 anos do grupo Pagunça. Clara Sobral, madrinha do bloco, encerra a programação com um show carregado de axé e ritmos regionais. Além disso, a Orquestra de Frevo garante a trilha sonora tradicional do Carnaval pernambucano.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível para quem quer curtir o Galo da Madrugada com conforto, segurança e muita diversão. O Balança Rolha é um dos camarotes mais tradicionais do Carnaval do Recife, e este ano estamos preparando uma edição especial para ficar na memória afetiva do nosso público”, afirma Ju Martins, CEO da Libre Promo, produtora do evento.

Com um espaço de 3.000m², o Camarote Balança Rolha conta com uma estrutura premium que inclui climatização, palco para shows, atendimento médico e um food park com opções gastronômicas como Porchettta, Dama de Ferro e Rei da Coxinha. O evento também oferece um open bar premium, com whisky 12 anos, gin, vodka Absolut, espumante, cerveja puro malte, refrigerantes, água e um exclusivo bar de drinks.

Com o tema “No Galo, o sol brilha no Balança”, o Camarote Balança Rolha vai ser um ponto de encontro de amigos e famílias que vão celebrar juntos, o maior Carnaval do mundo com muita animação, estrutura de qualidade e uma visão privilegiada do desfile do Galo da Madrugada.

*Serviço:*
O quê: Camarote do Balança 2025
Onde: Entre a Av. Sul e Rua Imperial, embaixo do viaduto Capitão Temudo
Quando: Sábado, 1º de março, das 8h30 às 16h
Ingressos: R$ 490,00 (último lote)
 

Sebrae promove mostra Carnaval de Oportunidades com negócios de moda autoral


Quem ainda não comprou os adereços para as produções momescas pode contar com a realização da Mostra Carnaval de Oportunidades, que acontece na sede do Sebrae, na Ilha do Retiro, a partir desta terça-feira (25). No local, 10 empreendedores de moda autoral vão expor e comercializar peças exclusivas para quem deixou a produção para os últimos dias antes da folia. O evento continua até a próxima quinta-feira (27), sempre das 9h às 17h, com acesso gratuito e aberto ao público em geral. 

Roupas, fantasias e demais acessórios estarão disponíveis tanto para os foliões adultos quanto para a criançada. Além da temática carnavalesca, os expositores terão em comum a oferta de peças autorais exclusivas, do design às estampas e composições, muitas delas promovendo o consumo consciente e a moda circular. 

Na área de acessórios, participam do Carnaval de Oportunidades as marcas: Ciazaratt, Comadres Fulozinhas, Duceus Acessórios Infantis, Mara Morais Acessórios, Miuse Design Sustentável, Silvia Fulchê e Vitalina. Na área de roupas estarão presentes no evento a Donna Pimentta, Marminino, Proa Moda Autoral e Ray Modas. 

“As peças autorais colocadas à venda apresentarão um conceito contemporâneo, alinhado com as tendências de consumo de moda nacional e internacional. No caso dos acessórios, teremos aqueles que são comuns nos festejos, como brincos, colares, chapéus e ombreiras, mas diferenciados quanto ao resultado. Com relação à roupa, contaremos com marcas que vão trazer tanto fantasias carnavalescas como looks mais versáteis, que podem ser usados durante a folia e no restante do ano”, destaca Eduardo Maciel, analista do Sebrae/PE responsável pela feira Carnaval de Oportunidades. 

Maciel destaca, ainda, a importância da iniciativa, ressaltando que a economia criativa é um setor fundamental para a geração de renda, especialmente no período do Carnaval, quando a demanda por produtos exclusivos cresce. “Os empreendedores envolvidos no evento já trabalham com a instituição e foram convidados a mostrar o resultado das parcerias, que contemplam desde a melhoria de produtos até a criação de coleções exclusivas para determinadas épocas do ano. O evento será uma oportunidade excelente para eles apresentarem as criações e o público ter acesso a produtos mais do que diferenciados”, acrescenta.
  
*SERVIÇO:* 

O quê: mostra Carnaval de Oportunidades
Quando: 25 a 27 de fevereiro, sempre das 9h às 17h
Onde: sede do Sebrae Pernambuco (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro)
Acesso gratuito e livre para todos os públicos

Dia Mundial da Obesidade é comemorado em 04 de março



Com o tema "Sistemas em mudança, vidas mais saudáveis" será comemorado no próximo dia 04 de Março, o Dia Mundial da Obesidade. A data, criada pela Federação Mundial da Obesidade, visa conscientizar a sociedade sobre a enfermidade e mobilizar a população para a criação de políticas de combate a essa doença crônica não transmissível (DCNT) que é um problema de saúde pública de relevância global. O cirurgião bariátrico Walter França ressalta a importância dessa inciativa já que é perceptível o crescimento da obesidade que acomete, precocemente, cada vez mais pessoas.

Recente pesquisa da Vigitel, do Ministério da Saúde, mostra que o excesso de peso e a obesidade aumentaram no Brasil entre 2006 e 2023. Em 2006, 42,6% da população brasileira tinha excesso de peso e esse percentual em 2023 atingiu 61,4% dos brasileiros. A obesidade também teve um aumento considerável de 2006 a 2023 subindo, respectivamente, de 11,8% para 24,3%. Os dados são relevantes e ao mesmo tempo preocupantes, já que o aumento do excesso de peso foi de 1,03 ponto percentual por ano e o da obesidade de 0,69 por ano, entre 2006 e 2023. 

De acordo com a Vigitel, a obesidade tem maior prevalência entre as mulheres e foi observada em todas as regiões do país e em todas as faixas etárias. Para tentar reverter esse prognóstico ações de políticas públicas de promoção de atividade física são urgentes no Brasil, bem como, educar as crianças a hábitos saudáveis desde o início da vida.

Com mais de 5 mil cirurgias da obesidade no currículo, o cirurgião bariátrico Walter França (foto) ressalta que entre os seus pacientes é crescente o número de adolescentes e jovens recorrendo ao procedimento cirúrgico. “Eles já apresentam algumas comorbidades como apnéia do sono, doença do refluxo e, sobretudo, depressão e ansiedade, que ocasionam o isolamento social por se acharem fora dos padrões físicos impostos pela sociedade atual”, salienta. 

Segundo Walter França a cirurgia bariátrica é o último recurso para os pacientes que já tentaram através de dietas e atividade física a perda de peso e que já apresentam comorbidades inviabilizando, em alguns casos, a sua autonomia. “ Cada caso é um caso e cada paciente é único. Antes da cirurgia da obesidade ele é avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo e nutricionista. Os métodos mais utilizados no mundo são as cirurgias Sleeve e o Bypass Gástrico ”.

 Nessa intervenção cirúrgica a média de perda de peso do paciente, oscila entre 40%, mas pode variar entre 25% e 55%” e é realizada através da videolaparoscopia e da cirurgia robótica, com rápida recuperação e alta em 24 horas”, relata. 

SERVIÇO:
Cirurgião Bariátrico Walter França
81. 9 9102-1163

Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, realiza Carnaval para pacientes internados


Às vésperas do melhor Carnaval em linha reta, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), unidade ligada à Secretaria de Saúde do Recife, leva a alegria da folia de momo para os pacientes internados na Enfermaria. O bloco HEC na Folia Ano III será realizado nesta quinta-feira (27), a partir das 9h, com muito frevo e animação.
 
A folia será conduzida pela equipe multiprofissional da unidade e, além de construir um ambiente lúdico e amenizar os impactos do processo de hospitalização, também busca estimular o desenvolvimento cognitivo dos pacientes com atividades manuais. Antes do cortejo pelos corredores da unidade, os pacientes participarão de uma oficina de customização de máscaras carnavalescas.
 
*Sobre o HECPI*
 
Voltado preferencialmente à população idosa e inaugurado pela Prefeitura do Recife em Outubro de 2020, o HECPI é o primeiro hospital público de Pernambuco Acreditado Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).  
 
Gerida pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), a unidade conta com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dispõe de 04 salas de cirurgias, ambulatório com 13 consultórios e serviço de Apoio Diagnóstico onde são feitos exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética.

Manoel Tobias vem ao Recife para visitar Projeto Sesc Futsal na Comunidade


Ídolo esportivo e craque no desenvolvimento de crianças e jovens, o ex-jogador de futsal Manoel Tobias está no Recife. O ex-atleta está na capital pernambucana para visitar o Projeto Sesc Futsal na Comunidade, desenvolvido em parceria com o Sesc para promover a inclusão social, em três municípios.

A iniciativa, lançada em novembro de 2024, está sendo realizada nas unidades de Santo Amaro e Casa Amarela, em Recife, Goiana e São Lourenço da Mata e permitindo a jovens com idade entre 7 e 17 anos aprender, gratuitamente, conceitos e práticas do futsal. Também é trabalhado o desenvolvimento de competências e valores, como sociabilidade, disciplina, cidadania e amizade. 

As turmas inaugurais terão a oportunidade de encontrar Manoel Tobias, referência na modalidade. Durante esta semana, ele visitará as unidades para conversar com alunos e professores, compartilhar experiências, além de incentivar os participantes sobre a importância da prática esportiva. No itinerário, estão Casa Amarela (25), Goiana (26) e São Lourenço da Mata (27).

Vagas - Meninos e meninas que quiserem participar ainda podem pleitear vaga no projeto. As turmas estão sendo organizadas em categorias de acordo com a faixa etária: Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Para outras informações, o público deve entrar em contato com a unidade do seu interesse. 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço – Futsal na Comunidade
Sesc Casa Amarela - Av. Prof. José dos Anjos, 1190
Telefone: 81 99805-0639

Sesc São Lourenço da Mata - Avenida das Pêras, 56, Tiúma
Telefone: 81 99805-1195

Sesc Ler Goiana - Rua Josias de Albuquerque, s/n, Centro
Telefone: (81) 3626-8423, (81) 99727-5132, (81) 3626-8402

Sesc Santo Amaro - Rua do Pombal, s/nº
Telefone: (81) 3216-1718, (81) 99805-0208

Alegorias prontas para o Galo #AoVivoEemCores





 

Marron Brasileiro: "Eu sou um operário do Frevo" #AoVivoEemCores

O artista discursa durante entrevista coletiva do Galo da Madrugada 

 

Coletiva do Galo da Madrugada [3] #AoVivoEemCores


O diretor de Marketing do Galo da Madrugada Guilherme Menezes e ao microfone o cantor oficial do Galo, Gustavo Travassos

 

Coletiva do Galo da Madrugada [2] #AoVivoEemCores

A mesa da coletiva tendo ao centro da mesa o presidente da agremiação, Rômulo Menezes. Na extremidade à direita da mesa, o cantor Marron Brasileiro, homenageado do Carnaval do Recife. Ao microfone, o gestor municipal de Segurança da Prefeitura do Recife.

Coletiva do Galo da Madrugada #AoVivoEemCores

Cantora e instrumentista Bia Villa-Chan

Imprensa a postos para a Entrevista Coletiva 

Maestro Forró e Raminho Som da Terra

 

Acquaventura inaugura primeira montanha-russa aquática em Pernambuco e atrações inéditas


O Acquaventura está prestes a ser inaugurado na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, com atrações inéditas para desafiar os mais corajosos e entreter toda a família. Do rio de corredeiras de 480 metros de extensão à primeira montanha-russa aquática de Pernambuco e uma das primeiras do país, a estrutura do parque oferece experiências diversas nos mais de 55 mil m² de área total, em um investimento de R$ 140 milhões da Gramado Parks, responsável pelo empreendimento.

Para os aventureiros, a Montanha-Russa Aquática Iakataka promete emoção com curvas e quedas surpreendentes, inspirada na velocidade de um jacaré deslizando por um rio. No espaço As Aventuras da Tuane, a protagonista do storytelling do parque, cinco toboáguas radicais desafiam os visitantes a encarar os perigos da floresta. Entre eles, destaque para o Escorpião, o Víbora e o Sucuri, voltado para quem gosta de adrenalina extrema.

Já no complexo dos Desafios do Muxima, o fiel amigo de Tuane, uma série de toboáguas testam a coragem dos visitantes. Um deles simula uma canoa sendo sugada por um redemoinho. Já a Corrida do Muxima traz um desafio interativo: quatro pessoas descem ao mesmo tempo em 4 toboáguas, lado a lado, para ver quem chega primeiro.

Para os pequenos aventureiros, o Kainágua é um espaço temático onde as crianças embarcam em uma aventura para fugir dos piratas com o esperto personagem Finn. O Brejo do Guejo é uma área especial para os bebês e crianças menores, com brinquedos seguros e interativos.

O Acquaventura tem ainda o Rio de Corredeira, com um passeio de boia pelo parque, ideal para quem quer curtir a paisagem, e a Lagoa da Pedra Azul, para recarregar as energias e aproveitar momentos de descanso. Além das atrações aquáticas, o parque conta com um restaurante temático, o Restaurante Pirata, o Bar Molhado De Lange’s para aproveitar aquele drink perfeito na piscina, quadras de Beach Tennis, Bangalôs VIP às margens do rio, além de loja de souvenirs e um espaço baby para maior comodidade das famílias.

REVITALIZAÇÃO
O projeto do Acquaventura inclui a revitalização da orla de Tamandaré e melhorias na infraestrutura turística do Litoral Sul de Pernambuco. A expectativa é de que o parque gere 180 empregos diretos e 540 indiretos, fortalecendo a economia local e impulsionando o turismo. “O Acquaventura foi pensado para oferecer uma experiência única aos visitantes e, ao mesmo tempo, contribuir com o crescimento da Praia dos Carneiros e de toda a região. Queremos que o parque seja um símbolo de diversão e desenvolvimento para Pernambuco”, destaca Ronaldo Costa Beber, CEO da Gramado Parks.

NOVO SITE
Para quem deseja conhecer mais sobre o Acquaventura e suas atrações, o parque acaba de lançar seu novo site: acquaventura.com.br. Lá, os visitantes podem conferir detalhes das atrações, dicas de visitação e todas as novidades sobre a inauguração.

Jala University oferece curso de tecnologia gratuito sobre Primeiros Passos da Programação


A Jala University abriu inscrições para o curso gratuito Primeiros Passos da Programação, oportunidade para quem deseja iniciar jornada no mundo da tecnologia. A capacitação será realizada no próximo dia 13 de março, em formato online e ao vivo, com duração de três horas (18h30 às 21h30), e será ministrado por especialistas da instituição norte-americana. O cadastro deve ser feito pelo link: jala.university/pt/curso-gratuito-de-programacao.  

O curso abordará conceitos fundamentais de programação, com ênfase na linguagem Python, uma das mais procuradas no mercado por sua simplicidade e versatilidade. “Acreditamos que a educação em tecnologia deve ser acessível, e é por isso que oferecemos este curso gratuito. Ele é o primeiro passo para quem deseja se tornar um programador e explorar as infinitas possibilidades de inovação no setor”, afirma Tatiana Andrade, gerente nacional da Jala University.

A educação em tecnologia é uma das maiores demandas do mercado atual. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram registradas mais de 2,2 milhões de novas vagas na área de TI em 2024. “O setor está em plena expansão, e o Brasil tem visto um crescimento expressivo nos últimos anos. Nosso objetivo é ajudar os alunos a se tornarem protagonistas nesse cenário, oferecendo uma formação sólida, prática e alinhada às necessidades da indústria”, afirma.

BOLSAS INTEGRAIS
Com sede na Califórnia, a Jala está com 70 bolsas de estudo integrais em Engenharia de Software disponíveis exclusivamente para estudantes no Brasil. Os candidatos precisam agilizar para concorrer a uma delas, através do site: https://jala-u.info/Jornal_Brasil. A oferta é parte do projeto de capacitação de talentos.

A sexta turma de Engenharia de Software no Brasil terá início em julho. O curso será oferecido em formato remoto, com aulas ao vivo e um currículo inovador, alinhado às demandas da indústria de tecnologia. A formação inclui também estágios e o ensino de inglês, preparando os alunos para uma carreira internacional.

“Um engenheiro de software pode atuar em diversas áreas, desde o desenvolvimento até a gestão de projetos, arquitetura de produtos e até mesmo empreender. Por isso, buscamos formar profissionais completos, com uma visão global e com habilidades para se destacar em um mercado competitivo”, explica a gerente da Jala.

O curso de Engenharia de Software tem carga horária total de 7.260 horas e rodará com aulas no Meeting Point, o campus no Metaverso da Jala University. “Esta é a chance para quem deseja iniciar ou aprimorar sua carreira na área de tecnologia, aproveitando uma formação de excelência que vai além da teoria, com ênfase em prática e experiência real”, conclui Tatiana.

Sobre a Jala
A Jala University é uma instituição norte-americana, com sede na Califórnia (EUA), que atua em países latinos. A universidade possui a Certificação Premium de Excelência, concedida pela ASIC (Accreditation Service for International Colleges), uma instituição creditadora de prestígio do Reino Unido, conhecida pelo seu processo rigoroso para certificar universidades internacionais. A ASIC é membro da Rede Internacional de Agências de Garantia de Qualidade na Educação Superior (INQAAHE), da Fundação Britânica para Qualidade (BQF) e da Rede Europeia de Educação à Distância e E-Learning (EDEN).

Moda e Carnaval: expressão cultural através das fantasias


As festas de Carnaval por todo o País prometem aquecer a economia e o turismo nacional. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para 2025 é esperado um faturamento de R$ 12,03 bilhões, tornando esta edição a mais lucrativa, desde 2015. A projeção estima um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior.

O Carnaval é um dos momentos mais vibrantes do calendário brasileiro, e a moda desempenha um papel essencial nessa festa popular. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a estimativa é que cada folião gaste, em média, R$ 805,00, entre fantasias, alimentação, transporte e itens relacionados ao Carnaval.


As fantasias, adereços e looks carnavalescos são formas de expressão cultural e identidade, refletindo tendências, influências históricas e a criatividade dos foliões. O professor Paulo Medeiros, da UniFBV Wyden, destaca que a moda no Carnaval é uma manifestação artística que vai além da estética, sendo também uma forma de comunicação. "O Carnaval é uma celebração da identidade e da liberdade. A forma como as pessoas se vestem traduz a alegria, a inclusão e, muitas vezes, mensagens políticas e sociais", afirma.

O mercado da moda também se reinventa durante esse período, trazendo coleções específicas para os dias de festa. "As marcas apostam em peças leves, confortáveis e sustentáveis, pois o público busca combinações que unem estilo e funcionalidade", explica Paulo Medeiros. Os tecidos recicláveis, as estampas coloridas e os brilhos são elementos-chave para os looks carnavalescos.

Entre os principais elementos da moda carnavalesca estão a explosão de cores, o brilho dos paetês, penas e plumas, além de referências à cultura popular, como os figurinos inspirados no frevo, no caboclo de lança e nas lendas regionais. "Essa mistura de materiais e referências reforça a identidade multifacetada do Carnaval. Expressamos nossa diversidade cultural e a capacidade criativa do povo brasileiro", destaca o professor.


Os blocos de rua e festas carnavalescas também funcionam como verdadeiros laboratórios de tendências. "Observamos como as pessoas se vestem nesses eventos para entender para onde a moda está caminhando. O Carnaval é um espaço de experimentação e inovação, onde as pessoas se sentem mais livres para testar combinações ousadas", pontua Medeiros.

Historicamente, a moda carnavalesca passou por transformações significativas. "No passado, os figurinos eram mais restritos em termos de cores e materiais. Com o avanço tecnológico, materiais sintéticos passaram a ser utilizados, trazendo mais diversidade. Hoje, sustentabilidade é um tema central, com designers apostando em materiais recicláveis e biodegradáveis", explica.

Outro ponto importante é o equilíbrio entre estilo e funcionalidade. "O conforto é essencial para curtir o Carnaval. Tecidos leves, respiratórios e acessórios práticos ajudam a compor um look estiloso sem comprometer o bem-estar", aconselha Medeiros. Para aqueles que desejam um look criativo e econômico, a customização é uma solução. "Reaproveitar peças do guarda-roupa, combinar acessórios de forma inovadora e apostar em materiais sustentáveis são estratégias para montar um visual único e autêntico", recomenda o professor.

Com a chegada do Carnaval, os foliões já começam a planejar seus looks, apostando em paetês, franjas, transparencias e estampas irreverentes. A moda, aliada à criatividade e à cultura, faz do Carnaval uma verdadeira passarela a céu aberto, onde cada um pode expressar sua identidade de maneira autêntica e festiva.

Núcleo de Práticas Jurídicas realiza atendimento gratuito para a população


O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UNIFBV Wyden oferece à comunidade uma série de serviços gratuitos voltados à prestação de assistência jurídica em diversas áreas do Direito. Em 2024, o NPJ realizou aproximadamente 600 atendimentos, com uma média de 50 atendimentos por mês. Para 2025, a expectativa é ampliar esse número, fortalecendo ainda mais o alcance social do núcleo e proporcionando mais oportunidades de aprendizado para os alunos.

Segundo o coordenador do curso de direito da UniFBV, Antônio Loureiro, o NPJ segue desempenhando um papel essencial na formação dos alunos, proporcionando aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. “No espaço, os estudantes vivenciam situações reais, desenvolvendo habilidades técnicas, argumentativas e éticas fundamentais para o exercício da advocacia e outras carreiras jurídicas. Além disso, o NPJ estimula o compromisso social dos futuros profissionais, permitindo que atuem diretamente na resolução de demandas da comunidade”, afirma.


Com a supervisão de professores qualificados, o NPJ atua em causas de natureza cível, como divórcio e pensão alimentícia, com o objetivo de garantir o acesso à justiça para pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um advogado particular. Os atendimentos são realizados pelos alunos do curso de Direito, sempre sob a supervisão dos professores e da advogada responsável pelo Núcleo. 

Além da assistência jurídica gratuita para a população, os alunos terão a oportunidade de participar de audiências simuladas, workshops jurídicos e atividades interdisciplinares, ampliando sua experiência prática e permitindo o contato direto com processos reais e elaboração de peças processuais, garantindo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a carreira de advogado. Por meio dessa atuação, os estudantes são preparados para exercer a advocacia com ética, responsabilidade social e compromisso com a justiça.

Os estudantes podem participar das atividades do NPJ por meio da disciplina de Estágio Supervisionado, que faz parte da grade curricular do curso. Também há oportunidades de envolvimento em projetos de extensão e atividades voluntárias, permitindo que adquiram mais experiência prática e contato direto com o público atendido.


Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento e a experiência acadêmica dos alunos, o NPJ implementou melhorias no fluxo de atendimento e no acompanhamento dos casos. Além disso, a unidade fortaleceu a integração com órgãos parceiros, ampliando a oferta de serviços à comunidade. Outra novidade deste semestre são as novas capacitações oferecidas aos alunos, que abordarão temas contemporâneos e práticos do Direito.

O NPJ possui convênios com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e com o PROCON, possibilitando que as demandas apresentadas possam ser resolvidas no próprio núcleo, por meio de audiências de conciliação e mediação. O atendimento do NPJ é destinado prioritariamente a pessoas de baixa renda, que não possuem condições financeiras para arcar com honorários advocatícios e custas processuais. Para garantir que a assistência jurídica seja direcionada a quem realmente necessita, é realizada uma triagem socioeconômica antes do início do atendimento, que é realizado mediante agendamento. Com isso, a UniFBV Wyden reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a responsabilidade social, formando profissionais capacitados e conscientes do seu papel na sociedade.

*Serviço*
Dias e horários: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIFBV Wyden
Endereço: Rua Jean Emile Favre, 422 - Imbiribeira

Cachaçaria Matuta amplia portfólio e lança novos sabores para o verão e para o Carnaval


A Cachaçaria Matuta, conhecida por sua constante inovação e compromisso em proporcionar experiências únicas aos consumidores, apresenta sua nova linha de produtos: a Matuta Sabores. Composta por quatro opções exclusivas, que se unem à já consagrada Matuta Abelha Rainha, a coleção promete trazer um toque refrescante e marcante ao verão e ao carnaval dos brasileiros.

Os novos sabores são: Matuta Green Apple, com a refrescância inconfundível da maçã verde; Matuta Fire & Fresh, uma mistura envolvente de canela, que combina calor e frescor; Matuta Flor de Banana, trazendo o sabor tropical da fruta; e Matuta Abelha Rainha, que harmoniza mel e limão em uma combinação irresistível.

Para quem busca praticidade sem abrir mão do sabor, a marca também apresenta uma novidade especial: a Matuta Caipirinha em Bag, uma versão de 5 litros pronta para servir. Ideal para festas, celebrações e blocos de carnaval, a embalagem oferece a conveniência de uma caipirinha autêntica com a qualidade que só a Matuta oferece, garantindo praticidade sem abdicar da autenticidade da tradicional caipirinha brasileira.

“Nosso objetivo é proporcionar opções que complementam a energia do verão e os momentos de celebração dos nossos consumidores”, afirma Júnior Leal, CEO da Cachaçaria Matuta. Para mais detalhes, siga @cachacamatuta no Instagram.


História e Tradição

A Matuta tem suas raízes no Engenho Vaca Brava, em Areia, no Brejo paraibano, região tradicional na produção de cachaça. A bebida faz parte da história da família Leal há cinco gerações, desde que, na década de 1950, Aurélio Leal fabricava cachaça artesanalmente com uma engenhoca criada por seu pai.

Em 2002, seu filho, Aurélio Leal Júnior, fundou a Matuta, unindo tradição e tecnologia para aprimorar a qualidade dos produtos. O nome da marca resgata a origem popular da cachaça, antes associada aos trabalhadores rurais, os "matutos", e que hoje está presente em ambientes sofisticados, conquistando todos os públicos.

Crianças aprendem a importância da boa alimentação durante o Carnaval


Para incentivar o consumo de alimentos nutritivos durante o carnaval, tornando a experiência alimentar mais divertida e educativa, o setor de nutrição do Colégio CBV criou o projeto Frevo no Prato. A iniciativa visa, por meio de uma abordagem lúdica e envolvente, mostrar a importância de se nutrir bem, o que é de suma importância durante o período carnavalesco.

“Realizamos diversas atividades em sala de aula para desenvolver dinâmicas lúdicas para as crianças da Educação Infantil, combinando dança, música e educação nutricional. Utilizamos a sombrinha de frevo para promover o aprendizado sobre os benefícios dos alimentos das cores vermelho, amarelo e verde, além de reforçar a importância da hidratação”, comenta a nutricionista do Colégio CBV, Laís Thorpe.

Para os alunos que ficam na escola em tempo integral, o projeto promoveu para turmas até o Ensino Fundamental I, além do Frevo no Prato, o Banquete de Gigante, inspirado nos bonecos gigantes de Olinda, onde cada grupo precisou escolher alimentos de diferentes categorias, criando um “banquete” equilibrado e reforçando o aprendizado sobre diversidade nutricional.

“Para fechar o projeto com chave de ouro na folia, teremos o bloco Frevo no Prato, que vai desfilar com as crianças, ao som de frevo e com direito estandarte, nesta segunda (24) e quinta (27), na unidade da Jaqueira, e terça (25) e quarta (26), na unidade de Boa Viagem. Durante o desfile, haverá uma parada para hidratação, com água saborizada e água de coco”, explica a nutricionista.

Carnaval em condomínios: diversão não pode comprometer a boa convivência


Carnaval é tempo de festa e celebração, mas também pode gerar desafios para a convivência em condomínios. Para evitar conflitos, é fundamental que os condôminos sigam as regras estabelecidas na Convenção de Condomínio e no Regimento Interno. Essas normas estabelecem, por exemplo, os limites de som e horários de silêncio, além do uso das áreas comuns, garantindo o equilíbrio entre diversão e respeito à vizinhança.

Uma das principais causas de desentendimentos durante o carnaval é o excesso de barulho. A advogada do escritório Portela Soluções Jurídicas, Joseane Nogueira, explica que a Lei prevê penalidades para quem abusa de som alto. “A legislação vigente pune quem perturba o sossego alheio. É essencial que as festas em apartamentos respeitem os limites de som estabelecidos pelo Regimento Interno do condomínio, evitando multas e possíveis ações judiciais, destaca.

As áreas comuns, como salão de festas e piscinas, são muito disputadas nesse período. Para evitar problemas, os condomínios devem estabelecer regras claras. “A reserva de espaços, o limite de convidados e a responsabilização por danos precisam estar esmiuçados. Isso garante que todos utilizem as instalações de forma organizada e sem prejuízo à coletividade”, comenta Joseane.

A advogada salienta que, neste período, a administração do Condomínio deve ter atenção redobrada com a segurança. “O controle de visitantes deve ser reforçado, se possível, solicitando cadastro prévio e, em alguns casos, aumentando a equipe de vigilância. Câmeras de monitoramento também são aliadas importantes para a prevenção de incidentes”, exemplifica.

A especialista ressalta que a gestão condominial deve se mobilizar para informar os condôminos sobre as precauções a serem tomadas para o período carnavalesco. “O síndico deve atuar de forma preventiva, promovendo campanhas educativas e mediando conflitos. Com diálogo e cumprimento das regras, é possível aproveitar a folia sem comprometer a harmonia do condomínio”, conclui a profissional.

Mangroov celebra a cultura e a rotina recifense com EP "Quem não dá é pirangueiro"


Às vésperas do Carnaval, a banda pernambucana Mangroov lançou, nas plataformas digitais o EP "Quem não dá é pirangueiro", com três canções autorais: "Pré-juízo", " Dose de contramão " e "Ladêra". O título do trabalho é explicitamente uma referência à La Ursa, personagem tradicional do Carnaval pernambucano. E a pegada é essa mesma: música para pular, dançar, curtir.

A Mangroov é formada por Di Moura (Vocal) Rafa Portela (Guitarra e Backing Vocal), Gustavo Lippo (Baixo) e
Paulo Falcão (Bateria). A moçada trabalhou duro por duro para deixar o EP tinindo. Quem apertar o play vai ouvir uma obra gravada com esmero, com altas doses de elementos da cultura pernambucana, misturado ao rock, ao funk. Impossível ficar parado. As letras, por outro lado, levantam questões sobre a rotina das pessoas diante de um sistema social caótico.

A Mangroov nasceu em 2019, quando quatro amigos músicos, tocavam covers de Red Hot Chilli Peppers e Chico Science. Sentiram, então, a necessidade de fortalecer o amor pela música através de canções autorais.  

Os primeiros singles gravados foram em inglês: “Pain to Agree” e “Some Sense", lançados em 2020 e 2021 respectivamente. A partir daí, a Mangroov passou a se apresentar em festivais independentes e preparou um álbum - em inglês - com 8 músicas inéditas para lançamento. 

Mas foi em 2022 que tudo mudou. O quarteto sentiu a necessidade de olhar mais para o mundo a sua volta, escrevendo letras em português, lançando os singles "Mangroov" e "Tamarineira".

Desde então, a Mangroov participou de diversos festivais relevantes no cenário independente recifense, tais quais Arde Maresia e Rota Independente, sendo o último deles o Mangue Rosa, com participações das bandas Tangolo Mangos (BA) e Hóspedes da Rua Rosa (PE).

Estudantes e professores exigem climatização das salas de aula nas escolas públicas

Estudantes e professores da Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, participaram na última sexta (21) de um protesto realizado pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). A manifestação é referente ao calor sofrido pelo corpo docente e discente da escola que ocorre pela falta de ar-condicionado e climatização nas salas de aula.

A comunidade considera um absurdo porque os aparelhos de ar-condicionado foram comprados, enquanto a subestação de eletricidade não foi instalada, o que impede o funcionamento das máquinas. 

O protesto faz parte da Campanha Salarial Educacional 2025 do Sindicato. Além das reivindicações acerca da valorização profissional e da repercussão do piso salarial do magistério em toda a carreira da Educação, o sindicato e a categoria também cobram melhorias urgentes nas unidades educacionais, dentre as quais, a climatização de todas as salas de aula da rede estadual de ensino.

“Esta é uma demanda urgente, emergencial. Não é possível uma única sala de aula sem climatização. São os filhos da classe trabalhadora que estão estudando, é mais de 60% da juventude de Pernambuco que estuda na escola pública. Eu sempre digo para as pessoas: defenda a escola pública porque a maioria da juventude de Pernambuco está dentro delas”, explana Ivete Caetano, presidenta do Sintepe. 

A comunidade escolar também reclama da construção da quadra que se estende há mais de um ano e meio sem conclusão. A construção comecou em dezembro de 2022. A empresa responsável foi trocada, mas a obra não foi concluída.

Sindloja orienta sobre a prática de jornada de trabalho do comércio de Caruaru no Carnaval e na Data Magna de Pernambuco


O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) está orientando os lojistas sobre a prática de jornada de trabalho em Caruaru no período de Carnaval e no feriado da Data Magna de Pernambuco, que ocorre no dia 6 de março.

A respeito do Carnaval, o comércio de Caruaru funciona normalmente neste sábado, 1° de março. Seguindo a tradição dos últimos anos, no domingo, segunda e terça-feira, fica a critério de cada loja a decisão de abrir ou não, tendo em vista que o Carnaval não é feriado em Caruaru, portanto, as empresas que quiserem podem convocar seus empregados para as atividades laborais.

A lei nº 9.093/95 indica quais são os feriados civis nacionais e a possibilidade de os Estados e municípios estabelecerem seus feriados. Pelas regras trabalhistas, nos municípios onde não exista lei determinando que o Carnaval ou qualquer outro dia comemorativo por tradição seja feriado, há algumas possibilidades das empresas ajustarem a jornada nesta data. 

O lojista poderá fazer a compensação dessas horas mediante banco de horas; ou a compensação dessas horas mediante acordo de compensação semanal (compensação do excesso de horas de trabalho em um dia/período pela correspondente diminuição em outro) desde que não ultrapasse o limite máximo diário estabelecido por lei; ou ainda a liberação dos trabalhadores por decisão da empresa.

Já com relação ao feriado da Data Magna de Pernambuco, que ocorre no dia 6 de março, instituído pela lei nº 14.241/2017, o comércio de Caruaru poderá funcionar normalmente, tendo em vista que a prática de jornada de trabalho neste dia foi acordado entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Caruaru (Sindecc) e os sindicatos patronais Sindloja Caruaru, Sincomferpe, Sincomcape, Sincopeças-PE, Sindfrutas-PE.

Para tanto, as empresas devem cumprir os requisitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). É necessário enviar o comunicado eletrônico ao Sindloja por meio da plataforma E-sind; efetuar o pagamento de ajuda de custo ao trabalhador; concessão da folga ao trabalhador, no prazo de até 30 dias, sob pena de autuação e aplicação de multa pelo fiscalização do Trabalho.

A Data Magna de Pernambuco refere-se à Revolução Pernambucana de 1817, que teve sua eclosão no dia 6 de março. É importante registrar que a lei federal nº 9.093/1995 fixa quais os feriados civis no país, prevendo também que é feriado civil a Data Magna de cada Estado, criada por lei estadual.

Dicas para aproveitar as prévias e o Carnaval sem lesões


O Carnaval é um período de muita animação, com foliões percorrendo ruas e ladeiras ao som do frevo e outros ritmos. No entanto, o esforço físico intenso pode aumentar o risco de lesões, tornando fundamental a adoção de algumas precauções.

De acordo com Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor de Fisioterapia da Estácio Recife, as partes do corpo mais exigidas durante a folia são as que mais sofrem. “Como nossas pernas sustentam o peso corporal, é comum haver lesões nos tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, especialmente a região lombar, também sofre um impacto significativo”, explica.

Para minimizar esses riscos, o especialista recomenda o uso de calçados confortáveis, que protejam as áreas mais suscetíveis a lesões. A melhor opção, quer seja para curtir as ladeiras ou nas prévias e festas fechadas, é um tênis adequado e ergonômico, pois ele oferece maior suporte aos pés e ajuda a reduzir o impacto sobre as articulações. “É indicado evitar rasteirinhas e sapatilhas duras, por exemplo”, aponta.

Outro ponto essencial é a prática de alongamentos antes de sair para a festa. “Antes de cair na folia, é importante alongar bem a coluna e os membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Esse hábito ajuda a reduzir o risco de lesões. Reservar 30 minutos para essa preparação pode fazer toda a diferença na prevenção de dores e desconfortos após um dia intenso de diversão”, orienta o fisioterapeuta.

Além disso, a hidratação não pode ser negligenciada. “Beber bastante água é fundamental, pois a hidratação contribui para o bom funcionamento dos músculos e ossos, além de prevenir cãibras”, finaliza o especialista.

A busca pela melhor formação: a escolha da faculdade que transforma sonhos em realidade


A economia do Nordeste cresceu mais do que a média nacional em 2024, segundo dados da Resenha Regional do Banco do Brasil, publicada em janeiro de 2025. O PIB da região acumulou alta de 3,8% no ano anterior, diante do índice positivo de 3,5% alcançado pelo País. Em 2024, Pernambuco registrou um crescimento significativo em seu Produto Interno Bruto (PIB), com um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre, comparando com o mesmo período de 2023, segundo informações da Agência Condepe-Fidem.
 
As atividades que mais contribuíram para esta alta foram: agropecuária com um acréscimo de 11,4%, indústria (5,3%) e Serviços (3,2%). Os serviços respondem por mais de 70% do PIB estadual. Esses resultados indicam uma expansão econômica robusta no estado, refletindo uma demanda crescente por profissionais qualificados para atender às necessidades dos setores em crescimento.
 
Diante desse cenário, ingressar no ensino superior é uma das decisões mais importantes na vida de um jovem, e, muitas vezes, essa escolha não é feita sozinha. Pais e responsáveis desempenham um papel fundamental ao avaliar opções de faculdades e identificar a instituição que melhor alia qualidade acadêmica, oportunidades de mercado e estrutura acolhedora para o desenvolvimento dos alunos.
 
Ivaneide Rodrigues, mãe de Emy Rodrigues, estudante do curso de Direito, participou ativamente na busca pela melhor opção de ensino superior junto à sua filha. Entre as características mais importantes na hora da decisão, a estrutura física, localização, corpo docente reconhecido no mercado e oportunidades, não só no Brasil, como fora do país, foram determinantes para a escolha. “Saber que a instituição pode oferecer a realização de sonhos, seja um jovem como minha filha, que está na graduação ou uma pessoa que já esteja no mercado de trabalho, mas que esteja galgando outras coisas, outros voos, é essencial a instituição oferecer esse caminho, trazendo oportunidade e conhecimento”, afirma Ivaneide.
 
“Status não, mas o reconhecimento da instituição no mercado, isso é importante. Na minha visão, uma instituição consolidada no mercado, quando ela tem um histórico, tem um corpo docente reconhecido, isso realmente é primordial. A universidade foca muito na formação prática e empregabilidade, e isso é algo muito importante. Quando a teoria e a prática se casam, em nenhum momento ela se perde. Minha filha está se tornando uma profissional de excelência, diante de toda a instrução que ela está recebendo na instituição de excelência. Eu sou grata por isso”, finaliza.
 
Além de oferecer uma base sólida para o futuro dos alunos, o apoio emocional e acadêmico durante a graduação também é essencial. Elder Maranhão, reitor do Centro Universitário UniFBV Wyden, destaca as iniciativas da instituição voltadas para a empregabilidade, internacionalização e desenvolvimento socioemocional. "Contamos com o Carreiras, um setor que conecta os alunos a empresas parceiras para estágio e emprego, além de oferecer capacitações específicas, como na área de TI, com parcerias que garantem empregabilidade ainda durante o curso. Também promovemos projetos de extensão, intercâmbios remotos e cursos de idiomas para preparar os estudantes de forma global", explica.
 
Outro ponto de destaque das instituições Wyden é o corpo docente. "Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado e atuam no mercado, garantindo que os alunos aprendam com profissionais experientes e atualizados", completa o reitor.
 
Outro destaque no cenário do ensino superior em Pernambuco é a Estácio. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais que vão além da graduação, como cursos técnicos, de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Localizado na Avenida Abdias de Carvalho, uma importante eixo que se conecta a outras vias relevantes, como a Avenida Caxangá e a BR-101, o campus do centro universitário oferece uma centralidade funcional para aqueles que consideram a mobilidade como um ponto prioritário na hora de escolher onde vai estudar.
 
“A Estácio é reconhecida por sua excelência acadêmica e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Além disso, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania”, aponta Paula Sabino, reitora da instituição de ensino no Recife.

Centro Universitário oferece oficina de customização de abadás aberta ao público


Com o objetivo de estimular a criatividade e permitir que cada um crie um visual original e exclusivo para o carnaval, a UniFBV Wyden promove, no dia 26 de fevereiro, a Oficina de Customização de Abadás, no Centro de Moda da instituição, das 13h às 16h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público.

Durante a oficina, os participantes poderão personalizar seus abadás com diversas técnicas de customização, como cortes, amarrações, costura e aplicação de adornos. Será possível transformar a peça em modelos diferenciados, como top, cropped ou vestido, além de adicionar detalhes únicos com pedrarias, lantejoulas, fitas, franjas e outros materiais.


A oficina oferece tanto técnicas que não exigem o uso de máquina de costura quanto opções para quem deseja se aventurar em processos mais elaborados. Os participantes devem levar o próprio abadá e os materiais que desejarem utilizar na personalização. O evento é uma oportunidade para explorar a criatividade e se preparar para o Carnaval com um visual único. 

As inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no instagram da UniFBV Wyden.

Serviço:

Oficina de Customização de abadás
Dia e horário: 26 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), das 13h às 16h 
Local: Centro de Moda da UNIFBV Wyden
Endereço: Rua Jean Emile Favre, 422 - Imbiribeira

O Podcast Taís Paranhos já está no Ar!!!

 O Podcast Taís Paranhos S005 E006 está no Ar!

Certamente este episódio é um dos mais intensos já produzidos e gravados em quase quatro anos de podcast e com tudo que a gente ama: Empreendedorismo, Cultura, Cidadania e Carnaval. Neste episódio falamos de um curso promovido pelo Sebrae para qualificar empreendedores em redes sociais; a necessidade de mão de obra qualificada na área de Logística; o atendimento cidadão no município de Vicência e uma iniciativa que une a seletiva de jovens modelos com a arrecadação de alimentos em Caruaru.

E ainda: João Suassuna, neto de Ariano, herdou do avô o talento para produzir e lecionar as aulas-espetáculo; e quando mulheres empreendedoras se juntam, rende um debate maravilhoso! E momento chique: Garanhuns vai sediar um festival de Jazz durante os dias de Carnaval e a programação está imperdível, com artistas de Garanhuns, de Pernambuco, do Brasil e do Mundo!

E não é só isso: o compositor Jota Michilles recebeu homenagens em dose dupla: além do Recife Frevo Festival, que trouxe muitos artistas ao teatro para tocar frevo, o compositor de “Me Segura Senão Eu Caio” foi o ator e o personagem principal do filme Frevo Michilles, que estreou nos cinemas e ganhou vários prêmios. E tudo numa mesma semana. Como ele mesmo diz... “É bom demais!!!”

O maior Bloco de Carnaval do Mundo, o Galo da Madrugada, esse ano está com uma nova filosofia, que une Cultura, Diversidade, Ecologia, Inclusão e Cidadania. Em outras palavras: além de lindo, o Galo é ecológico, reciclável e cidadão! O Carnaval do Recife está trazendo mais de 3 mil artistas (a grande maioria é daqui mesmo, de Pernambuco) e o Baile Municipal, além de trazer muita música e beleza, ainda vai ajudar seis instituições filantrópicas.

Claro, não podemos deixar de ter música em nosso podcast: o artista mineiro Roger Bastos misturou o ukulelê havaiano com o balanço brasileiro; O contador de histórias Ponttinho com a forrozeira Irah Caldeira; o cantor venezuelano Armando Fuentes; a Uptown Band, fenômeno do jazz e do blues; o trio Três em Cena, formado por Jerimum de Olinda, César Michilles e Beto Hortis; o Brasil Holandês cantado pelo Bloco Flabelo Encantado e o vuco-vuco do Carnaval de rua, cantado por Marron Brasileiro.

O Podcast Taís Paranhos, Quinta Temporada, Episódio seis, começa, AGORA!!!

#PodcastTaísParanhos
#BlogTaísParanhos
#MulheresPodcasters
#RedeNordestinaDePodcasts
#JornalismoRecife
#RádioETVRecifs