quarta-feira, 20 de março de 2024

Cremepe fortalece interiorização com posse de delegados e inauguração de duas novas sedes


Com o objetivo de descentralizar as ações e fortalecer a Medicina no interior do Estado, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realiza – a partir desta quarta-feira (20/03) - uma grande comitiva que passará por quatro cidades do sertão do Estado. A entidade vai inaugurar duas novas sedes regionais, nas cidades de Araripina e Ouricuri, além de empossar os novos delegados em todas suas regionais.

O primeiro compromisso será na cidade de Serra Talhada, onde serão empossados novos delegados da entidade, a partir das 20h. Na sequência, na quinta-feira, a autarquia segue para a inauguração de duas sedes: Ouricuri, às 14h, e Araripina, às 20h. Em ambas, também serão apresentados os delegados que representarão o Conselho nas cidades. A comitiva encerra sua passagem pelo sertão na sexta-feira, quando vai à Petrolina para efetivar novos dirigentes da Regional, a partir das 14h. Com isso, a entidade passará a contar, ao todo, com seis polos de atuação - além da sede na capital pernambucana.

O processo de ampliação da atuação no interior é um compromisso firmado pela nova diretoria do Conselho, eleita para o quinquênio 2023 – 2028. O objetivo é promover a ética e a excelência na prática médica em todo o estado, bem como em fornecer suporte e orientação aos profissionais da área em todas as regiões. “Nosso interesse é de levar a entidade a todas as regiões de Pernambuco na busca por uma saúde de melhor qualidade para a região e desenvolvendo uma série de ações de acolhimento aos novos médicos, de educação continuada, atualização e treinamentos”, destaca o Diretor de Interiorização do Cremepe, Fernando Oliveira.

A vice-presidente do Conselho, Claudia Beatriz Andrade, também enfatiza que a familiaridade dos delegados regionais com as questões e problemas enfrentados em seus municípios é essencial para a eficácia destas regionais da entidade. “As delegacias regionais terão de seis a sete delegados, que atuarão conjuntamente nos problemas e construção de propostas. Eles atuam como médicos e conhecem bem de perto os problemas, as necessidades dos colegas médicos e da população”, pontua.

>> Confira a agenda de eventos do Cremepe no interior do Estado nesta semana:

*Serra Talhada*
Posse de Novos Delegados Regionais
Data: 20 de março de 2024
Hora: 20h
Local: Praça Sérgio Magalhães, 836 Centro, Serra Talhada-PE

*Ouricuri*
Inauguração da nova delegacia e posse dos delegados regionais
Data: 21 de março de 2024
Hora: 14h
Local: Avenida Fernando Bezerra, 1103 – Sala 05 - JSM Empresarial, Bairro: Centro - Ouricuri-PE

*Araripina*
Inauguração da nova delegacia e posse dos delegados regionais
Data: 21 de março de 2024
Hora: 20h
Local: Rua da Canastra, nº 292, Andrade Empresarial

*Petrolina*
Posse de Novos Delegados Regionais
Data: 22 de março de 2024
Hora: 14h
Local: Local: Rua Dona Justina Freire de Souza, 233, Vila Mocó, Petrolina-PE

*Na próxima semana, nos dias 26 e 27 de março, serão empossados os delegados das regionais de Garanhuns e Caruaru.*

Ângela Maria, primeira chefe de bacamarteiros de Caruaru, é uma das homenageadas do São João 2024

 

Após 30 anos como bacamarteira e há dois anos no comando do 1º Batalhão de Bacamarteiros 27, Ângela Maria foi anunciada pela Fundação de Cultura de Caruaru como uma das homenageadas do São João 2024.

Ângela que é a primeira mulher a frente de um grupo de Bacamarteiros, no município de Caruaru iniciou sua trajetória no grupo através do seu pai, Zacarias Soares de Oliveira, que foi bacamarteiro por mais de 70 anos. 

“Foi uma grande surpresa e uma imensa alegria pra mim receber essa notícia, eu estou muito emocionada porque a história da minha família se confunde com a história do bacamarte, em Caruaru. São muitos anos dedicados ao fortalecimento da nossa cultura e estou realmente emocionada com essa homenagem”, comemorou Ângela.

História - O Batalhão de Bacamarteiros 27, comandado por Ângela é um grupo folclórico que foi fundado em 1908, em Serra dos Cavalos, na zona rural de Caruaru. São 116 anos de história passada entre gerações de homens e mulheres que se dedicam a manterem viva a tradição, representando a memória dos soldados que voltaram da guerra contra o Paraguai.

Recebido por Álvaro Porto, embaixador italiano quer aproximar país europeu de PE

 

Em visita institucional à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (19), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, ressaltou o interesse do país europeu em estreitar laços econômicos, sociais e culturais com o estado. Recebido pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, o embaixador informou que é plano da Embaixada se aproximar cada vez mais das comunidades ítalo-brasileiras nas diferentes regiões do País.

Por sediar o consulado que atende ao Nordeste, Pernambuco tem papel estratégico nesta investida. Atualmente, o Brasil conta com 32 milhões de descendentes de italianos. Destes, 500 mil estão espalhados pelos nove estados nordestinos.

Ex-conselheiro diplomático do parlamento italiano, o embaixador considera a aproximação com a Alepe fundamental neste processo. “Para mim, o parlamento é especial. É, realmente, uma honra estar aqui em Recife para conversar sobre ”, disse Cortese, enfatizando a importância de poder falar sobre o trabalho da embaixada e de ouvir parlamentares pernambucanos.

Além de Porto, participaram do encontro, os deputados Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, e Mario Ricardo, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa. Cortese estava acompanhado da cônsul da Itália no Recife, Nicoletta Fioroni, e do chefe do setor consular da embaixada da Itália, Andrea Desogus.

O presidente da Alepe destacou que a Casa está de portas abertas ao corpo diplomático do país europeu e à comunidade ítalo-brasileira em Pernambuco. “Estamos à disposição para colaborar no que for possível. Seja na interlocução entre empresas locais e grupos italianos, seja no apoio a qualquer iniciativa que a Embaixada promova para incrementar turismo, negócios e fortalecimento de laços culturais entre Pernambuco e a Itália”, disse.

Durante a visita, Mario Ricardo enfatizou que Pernambuco é terra de oportunidades e colocou a Comissão de Desenvolvimento e Turismo para contribuir em eventuais prospecções de empresas italianas no estado.

Por sua vez, Lula Cabral informou que a Itália é uma das nações que concorrem, este ano, ao prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco que a Comissão de Assuntos Internacionais concede anualmente. O embaixador aproveitou para afirmar que a Itália merece ser escolhida e se comprometeu a voltar ao Recife para participar da premiação e festejar a condecoração. A entrega deve acontecer entre os meses de outubro e novembro.

Livro “Pistas para Co-mover” revela traços de criações coletivas de danças feitas no Brasil


Com o objetivo de expandir o acesso ao conhecimento sobre os mais variados processos coletivos de criação de danças feitas no Brasil, Liana Gesteira e Everton Lampe, ambos pesquisadores e artistas das artes cênicas, uniram-se para escrever uma obra literária que é fruto da junção e da partilha de seus trabalhos acadêmicos. O livro “Pistas para Co-mover” será lançado no próximo dia 23 de março, sábado, às 19h30, no Vapor Cozinha Afetiva, com a presença de intérprete em libras, em evento aberto a todos os públicos que tiverem curiosidade em saber mais sobre as mais plurais criações do setor da dança no Brasil.

Após o lançamento, o livro será disponibilizado em PDF acessível, que será distribuído para instituições e pessoas com deficiência visual. Haverá, também, a doação de 100 exemplares para instituições de ensino das artes da cena e instituições culturais do País, além da distribuição de 100 unidades para escolas da rede pública de ensino e para bibliotecas públicas de Pernambuco. A publicação foi viabilizada a partir de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE).

Em “Pistas para Co-mover” os dois autores-artistas se debruçam sobre criações artísticas brasileiras e refletem sobre seus contextos, seus modos de fazer arte e suas implicações estético-políticas para o campo da dança. Eles apontam caminhos de criação que buscam valorizar as especificidades de cada corpo presente na criação, sejam os artistas, os espectadores ou os materiais cênicos utilizados, entendendo cada um deles como importantes para o acontecimento da criação.
O diálogo entre as dissertações de mestrado levanta reflexões relevantes para o setor artístico em suas pesquisas abordando questões sobre o corpo, a subjetividade, o fazer transdisciplinar e a construção coletiva de obras, se nutrindo também de conceitos da filosofia contemporânea. A publicação conta com um posfácio escrito por Conrado Falbo (PE) e tem edição assinada por Rodrigo Acioli, da Titivillus Editora (PE). O livro foi impresso em Minas Gerias, na Impressão de Minas Editora.

“A ideia do livro surgiu numa conversa entre nós dois na cozinha da minha casa, em janeiro de 2020. Somos pesquisadores e artistas das artes cênicas e temos em comum nas nossas pesquisas o interesse sobre as coletividades nas artes, seus modos de criar, suas éticas e estéticas. Buscamos sempre referências de modos de organização em coletividade que não tenham atitudes opressoras e que encontram maneiras de se relacionar mais horizontais, respeitosas entre si e acolhedoras. Somos amigos e parceiros em projetos artísticos desde 2018. De lá para cá já desenvolvemos juntos o livro, residências e trabalhos conjuntos de escritas acadêmicas”, explica Liana Gesteira.

“A palavra ‘pista’ tanto pode remeter a dica, indício, vestígio, como também faz alusão ao espaço em que podemos dançar, como uma ‘pista de dança’. E a palavra ‘co-mover’ pode ser entendida como mover junto ou como afetar alguém. Daí surgiu o nome ‘Pistas para Co-mover’, um livro que traz reflexões, provocações para os leitores moverem junto, se inquietarem e, quem sabe, dançarem coletivamente”, convida Everton Lampe.
Olhar atento ao desenvolvimento das artes cênicas - Em sua pesquisa de mestrado, desenvolvida na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e concluída em 2017, Everton Lampe estudou as obras e os modos de criar do artista Hélio Oiticica, atuante principalmente nas décadas 50, 60 e 70 no Brasil. Ele trazia uma experiência de arte que conectava artes visuais e performance, convidando o espectador a ser também participante e co-criador da sua obra. “Parangolés” (1965) foi uma de suas obras mais conhecidas. Eram capas (ou bandeira, ou estandarte) que revelavam suas cores e texturas a partir do movimento de quem as vestia, um convite para o público se mover. Além desse aspecto provocador do público como participante da obra, Oiticica foi um artista que valorizou as artes chamadas de populares e seu senso de comunidade.

“Artista com vivência intensiva no morro da Mangueira, Oiticica foi abraçado pelos sambistas e pelo próprio samba, ampliando radicalmente sua percepção para as noções de comunidade, coletividade e para a oportunidade de viver em massa, multidão, em bloco. Isto é decorrência de que é na Escola de Samba da Mangueira no Rio de Janeiro e nos becos e vielas daquela comunidade que o artista reúne a maioria dos materiais utilizados na confecção dos Parangolés”, conta Everton Lampe em um trecho do livro Pistas para Co-mover.

Já os estudos de Liana Gesteira, desenvolvido no mestrado realizado na Universidade Federal da Bahia e finalizado em 2019, traz a experiência das criações do Coletivo Lugar Comum, que surgiu em Recife em 2007 reunindo 14 artistas de diferentes áreas (dança, teatro, música, performance, moda). Um dos diferenciais do Lugar Comum foi sua maneira de funcionar coletivamente, envolvendo todos os participantes nas decisões de suas criações, sem instituir uma pessoa apenas para liderar os processos.

“Vivenciamos na dança alguns processos de criação em grupo que costumam evidenciar a assinatura de uma pessoa como diretora ou coreógrafa, numa tendência a homogeneizar corpos ou reforçar opressões. Isso pode evidenciar processos de polarização da relação entre o sujeito e sua comunidade. Algumas tramas de criações em grupo tendem a reforçar essa prática por meio de suas organizações e escolhas de relações. Colocar-se num espaço real de abertura para vivenciar a alteridade a partir do revezamento de corporeidades, e lidar com o outro como algo vivo e sensível, pode nos apresentar pistas de como reconfigurar nossas criações em dança”, aponta Liana Gesteira em trecho da obra.

O livro será lançado no Vapor Cozinha Afetiva, que atualmente fica situado na casa 210 da Rua Capitão Lima, que foi a sede do Coletivo Lugar Comum por 3 anos. A casa traz memórias dessa vivência intensa de criações do Coletivo. Além disso, o Vapor Cozinha Afetiva também tem um vínculo com a história do Coletivo, pois desde de sua fundação que integrantes do Lugar Comum frequentam o restaurante, uma comida que tem sabor de memória afetiva também.

FICHA TÉCNICA:
Livro “Pistas para Co-mover”
Autores: Everton Lampe e Liana Gesteira Costa
Posfácio: Conrado Falbo
Edição: Conrado Falbo, Everton Lampe, Liana Gesteira Costa e Rodrigo Acioli.
Projeto gráfico, diagramação e capa: Rodrigo Acioli
Revisão: Conrado Falbo e Gilberto Clementino Neto
Coordenação Editorial: Liana Gesteira Costa
Assessoria de Imprensa: Alcateia Comunicação e Cultura
Assistência de Produção: Paloma Granjeiro
SERVIÇO – LANÇAMENTO:
Data: 23 de março (sábado)
Horário: 19h30
Local: Vapor Cozinha Afetiva (@vaporcozinhaafetiva )
Endereço: Rua Capitão Lima, 210 - Santo Amaro - Recife
*Haverá interpretação em Libras
*O evento será gratuito e aberto ao público
*O livro custará R$ 20,00

Mini biografias dos autores:
Liana Gesteira – A minha atuação artística é movida por processos de criação coletivos a partir da improvisação em dança, sendo integrante do Coletivo Lugar Comum (PE), e colaboradora do E aí? Coletivo Artístico (PE) e Substantivo Coletivo (MG). Interessada também na proposição de espaços de circulação de saberes, atuo como pesquisadora e produtora de conteúdos no Acervo RecorDança, (PE) e na revista multimídia Quarta Parede (PE). Também participei como organizadora das publicações “Motim: paisagens e memórias do riso” e de “Comum singular: 10 anos do Coletivo Lugar Comum” e sou autora do livro “Topografias do Feminino”. Invisto em experimentar eventos de convivência, trocas e práticas atuando na organização do Contato Coletivo – Encontro de Contato Improvisação de Pernambuco (2001 até 2019) e de Residências Artísticas em Volta da Serra, Chapada Diamantina (BA). Sou integrante do Instituto NAU – Nascente Artes e Utopia e parceira da Escola de Artivismo OtraTierra.

Atualmente, estou como Profa. Substituta do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e curso um doutorado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), orientado pela Prof. Dra. Gilsamara Moura, e integro o Grupo de Pesquisa ÁGORA: modos de ser na dança (PPGDança – UFBA). Sou Mestra em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2019); especialista em Dança: práticas e pensamentos do corpo pela Faculdade Angel Vianna (2010-2011) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (2003).

Everton Lampe – Natural de São Paulo e viajante pelo mundo, sou artista em rede, colaboro com diversos coletivos e artistas nas funções de educador, encenador, performer e iluminador. Sou profundamente interessado em coletividades para outro mundo possível, através de práticas festivas, arte, ritual e política. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina onde também sou professor colaborador. Possuo formação nas áreas de teatro e dança e público textos na área de ativismo político, acessibilidade cultural, carnaval e cena contemporânea em Abya Yala. Minhas pesquisas recentes são acerca de arte zapatista, danças gordas, educação popular e acessibilidade.

AUTOR DO POSFÁCIO
Conrado Falbo - Meu caminho profissional mistura música, dança e artes visuais. Quando faço arte, misturo criação, pesquisa e ensino. Escolho a improvisação como meio e modo de misturar o pessoal e o profissional em tudo o que faço. Uma longa passagem pela Universidade me ajudou a temperar todas estas misturas, fazendo mestrado e doutorado em Teoria da Literatura (PPGL/UFPE), e ensinando na graduação e na pós de várias instituições. Desde 2011 faço parte do Coletivo Lugar Comum (Recife-PE), onde experimento me misturar a outras pessoas na criação de um cotidiano compartilhado e de várias performances e espetáculos. Por meio do Coletivo conheci o Contato Improvisação e o Movimento Autêntico, práticas que se misturaram e transformaram todas as outras práticas da minha vida. Hoje vivo e trabalho no sertão da Bahia, região da Chapada Diamantina, tentando encontrar maneiras de misturar tudo o que trago na bagagem às naturezas e histórias deste lugar complexo e poderoso.


Yves Ribeiro inaugura primeira escola em tempo integral do Paulista

l

O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, inaugurou uma nova unidade de ensino que vai beneficiar mais de 600 estudantes do bairro do Janga e adjacências, a Escola Municipal Maria José de Barbosa. A unidade dispõe de uma grande estrutura onde funcionava o Colégio Santa Joana, adquirido em 2023 pela gestão municipal. O evento ocorreu na quadra da escola, localizada na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, na tarde desta quarta-feira (20.03). 

Na ocasião, o prefeito ressaltou os avanços na educação do município, como construção de escolas para poder desafogar a demanda por vagas, além de manutenção das já existentes, bem como da valorização dos profissionais da rede com reforços salariais e melhor estrutura de trabalho. O gestor destacou ainda o avanço no aprendizado, distribuição de fardamento, tênis, material escolar, merenda de qualidade, e de ferramentas com uso da tecnologia, com a entrega de tablets para estudantes.

“Estou muito feliz de a gente poder dar esse passo grande, onde irão estudar vários alunos, numa escola de qualidade, com condições bem melhores e a gente poder atingir nosso objetivo que é colocar todas crianças de Paulista na escola”, ressaltou o prefeito Yves Ribeiro.  

A Escola Municipal Maria José de Barbosa possui 20 salas de aula espaçosas, biblioteca, laboratório Maker (ensino de robótica), laboratório de ciências, sala de Atendimento Especializado (AEE), sala dos professores, secretaria, banheiros em cada andar, refeitório, área de brinquedos, elevador e quadra poliesportiva. 

“É uma escola que realmente tem todas as condições para receber o alunado do município de Paulista, para uma educação em tempo integral, onde o estudante passa a ser protagonista da sua aprendizagem”, disse a secretária de Educação do Paulista, Kátia Clemente.

A nova unidade de ensino funcionará de forma híbrida, com ensino integral para turmas da Educação Infantil (grupos IV e V) e 6º ano (Ensino Fundamental); e ensino com horário regular para turmas do 7º ao 9º ano, no ano letivo de 2024. 

De acordo com a diretora da nova escola, Lucineide Mendonça, em 2025, o ensino integral irá avançar para o 7º ano, e em 2026, do 6º ao 8º. A estimativa é de que em 2027 a escola atinja o status de totalmente integral, indo até o 9º ano.

“Já fui gestora em outras escolas, e recebi de presente ser a diretora da primeira escola em tempo integral no município. E acredito que é importante que muitas escolas sejam incluídas nessa modalidade, porque só quem está no chão da escola sabe a importância de tirar a criança da rua, do celular e de situações ociosas”, disse Lucineide.

Imprensa Paulista PE 

Dia Internacional da Felicidade: o que é e como se alcança esse sentimento?

 
Em 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A data, celebrada desde 2013, foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em junho de 2012. O objetivo dessa celebração é fazer com que as pessoas percebam a importância da felicidade em suas vidas. Mas, o que é e como se alcança a felicidade?

O problema do que vem a ser a felicidade intriga os seres humanos desde os tempos mais remotos. Filósofos e estudiosos de todos os períodos e segmentos definiram o caminho ideal na busca pela felicidade à sua maneira. Apesar das diferentes abordagens, no entanto, uma coisa é certa: o conceito de felicidade varia de acordo com as eras e os valores de cada sociedade.

Por exemplo, Platão, na Grécia Antiga, acreditava que a felicidade plena poderia ser alcançada por meio do aperfeiçoamento do intelecto, a realização do espírito através do amor pela “sophia” (do grego, saber). Já os teóricos medievais consideravam que para ser plenamente feliz o indivíduo devia abdicar da vida mundana e andar junto aos mandamentos religiosos, a fim de aperfeiçoar sua alma e encontrar a felicidade eterna, o céu. 

Se na antiguidade a felicidade deveria ser alcançada através de algum equilíbrio de espírito, nos tempos modernos, a felicidade é dificilmente associada a um estado de espírito genuíno, mas algo que se alcança através de meios materiais. A felicidade na modernidade anda lado a lado com o consumismo. Esse ideal de realização, no entanto, é problemático, uma vez que, assim que a alegria por uma compra - muitas vezes não tão útil ou necessária assim - acaba, resta um vazio.

A psicóloga e docente na Wyden, Rayane Dantas, esclarece que a jornada em busca pela felicidade nos tempos modernos deve ir além do consumo. “A psicologia positiva, por exemplo, acredita que a felicidade não é um estado de espírito passageiro, por isso a felicidade duradoura é resultado do conjunto de práticas e do desenvolvimento de habilidades que devem ser cultivadas e aprimoradas ao longo da vida”, explica a docente.

A busca pela felicidade é uma jornada pessoal e complexa, mas embora não exista uma fórmula mágica para a autorrealização, a psicologia positiva propõe o modelo PERMA, que consiste em cinco elementos essenciais para a felicidade:

1) Emoção positiva: cultivar sentimentos positivos aumenta nossa sensação de bem-estar;

2) Engajamento: encontrar atividades que nos desafiam, fazer algo que realmente ama;

3) Relacionamentos positivos: investir em conexões significativas, cultivar relações saudáveis;

4) Propósito: encontrar significado nas nossas ações; e

5) Realização: por meio do estabelecimento de metas, poder experimentar senso de competência e autodomínio.

“Não existe uma fórmula única para felicidade, esse método apenas nos ajuda a construir uma base sólida para alcançar esse estado. Apesar disso, a psicologia positiva nos lembra de que somos capazes de influenciar no nosso próprio bem-estar e encontrar alegria e satisfação mesmo em circunstâncias desafiadoras”, finaliza Rayane.

Rugendas no Instituto Ricardo Brennand


O Instituto Ricardo Brennand nesta sexta-feira (22) chega a 170ª edição da sua ação educativa Peça a Peça com o tema “Tecendo Memórias: Uma Análise Social do Envelhecimento na Etnografia" através do pintor alemão Johann Moritz Rugendas. A obra do acervo daquele espaço cultural a ser estudada será a gravura Dança dos Puri.

O Peça a Peça estudará o envelhecimento na iconografia etnográfica da obra e destacará como as representações desse envelhecimento são entrelaçadas e reinterpretadas ao longo do tempo, revelando percepções valiosas sobre a diversidade cultural humana. Além disso, contará com visita às exposições do centro cultural da Várzea, leitura da gravura em pauta e palestra com a doutoranda em arqueologia pela UFPE, Raquel Roldan, a partir das 15h.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link a seguir: https://bit.ly/PaP170 Mais informações pelo (81) 2121.0365.

Ibimirim lança novo Programa de Saúde


Neste domingo, 17 de março, o prefeito de Ibimirim, Wellinton Siqueira anunciou o novo programa de fortalecimento da saúde do município, o Ibimirim +Saúde, que visa possibilitar um atendimento especial e mais próximo da população. No evento lotado, o gestor também entregou cinco novos veículos que irão atender a população da atenção básica ao hospital municipal.

Três dos cinco veículos são do modelo Renault Kwid e serão utilizados para suprir as necessidades da Atenção Básica, assegurando um suporte rápido e eficaz nos serviços de saúde essenciais. Além disso, uma semi-UTI móvel será designada para reforçar a capacidade de resposta emergencial do hospital municipal, enquanto uma van com capacidade para 23 passageiros será exclusivamente para o Transporte Fora de Domicílio (TFD).

O morador do assentamento 4, em Ibimirim, José Antônio da Silva, destacou que “esse é um sonho, pois tanto cuidado com o povo nunca foi visto na história de Ibimirim”.

“Estamos comprometidos em transformar a saúde em Ibimirim, e o Ibimirim +Saúde é o primeiro passo nessa jornada. Queremos garantir que cada cidadão receba um atendimento especializado e próximo de suas necessidades. Os novos veículos entregues hoje refletem nosso compromisso em fortalecer todos os aspectos do sistema de saúde. Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e próspero para nossa comunidade”, frisou o prefeito Wellington Siqueira.



Coren-PE emite nota cobrando anulação de questão de concurso para Secretaria de Saúde do Recife


O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) vem a público demonstrar sua total indignação ao conteúdo verificado na Seleção Pública nº 01 da Prefeitura do Recife, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE), ao tentar associar à suposta queda de cobertura vacinal no Brasil à “carência de formação e treinamento de profissionais para atuar em salas de vacinas”. As provas aplicadas no último domingo (17) fazem parte da seleção pública para o preenchimento de 306 para Secretaria Municipal de Saúde. 

O Coren-PE esclarece que desde a criação, em 1973, e a respectiva institucionalização, em 1975, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) se caracteriza como reflexo da combinação de diversos fatores na esfera nacional e internacional, que se unem para promover e ampliar a utilização de agentes imunizantes, objetivando a integridade das ações de imunizações aperfeiçoadas no país. O PNI assumiu, dentro dessa conjuntura, a coordenação das atividades de imunização realizadas regularmente na rede de serviços, estabelecendo orientações fundamentadas na experiência da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP), conhecida por oferecer serviços abrangentes de saúde por meio de sua própria rede.

Para garantir a qualidade do serviço ofertado através do Sistema Único de Saúde, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde editou o “Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação”. Esse documento faz parte das publicações normativas do PNI editadas periodicamente pela SVS, com o intuito de informar, atualizar e disseminar normas e orientações pertinentes às atividades de imunização, além dos procedimentos técnicos da sala de vacinação, como planejamento, monitoramento e avaliação, para garantir o aperfeiçoamento contínuo da área.

O manual traz em seus “Aspectos técnicos e administrativos da atividade de vacinação”, a atuação da equipe de vacinação e suas funções básicas, tais como:

• As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

• A equipe de vacinação é formada pelo enfermeiro e pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sendo ideal a presença de dois vacinadores para cada turno de trabalho. O tamanho da equipe depende do porte do serviço de saúde, bem como do tamanho da população do território sob sua responsabilidade.

• Tal dimensionamento também pode ser definido com base na previsão de que um vacinador pode administrar com segurança cerca de 30 doses de vacinas injetáveis ou 90 doses de vacinas administradas pela via oral por hora de trabalho. A equipe de vacinação participa ainda da compreensão da situação epidemiológica da área de abrangência na qual o serviço de vacinação está inserido, para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática, quando necessário.

• O enfermeiro é responsável pela supervisão ou pelo monitoramento do trabalho desenvolvido na sala de vacinação e pelo processo de educação permanente da equipe.
Desta forma, o Coren-PE entende absurdo o teor da referida questão, opinando pela imediata anulação por falta de embasamento científico ou legal, pois, conforme demonstrado, e como é de conhecimento geral, todos os profissionais que compõem o PNI estão inscritos no respectivo Conselho de Classe, tendo as suas atividades fiscalizadas adequadamente. No que tange aos profissionais de Enfermagem, estes têm acesso amplo a cursos de capacitação e qualificação. Inclusive, muitos desses, são ofertados de forma gratuita, tanto de forma presencial, quanto através de plataformas do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.

Portanto, rechaçamos a afirmação de que a suposta queda de cobertura vacinal no Brasil se deve à “carência de formação e treinamento de profissionais para atuar em salas de vacinas, como afirmou o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE. O Coren-PE aproveita para reafirmar seu compromisso em atuar na defesa dos interesses da sociedade e do cidadão usuário dos serviços de enfermagem, bem como zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam, sempre viabilizando e incentivando a capacitação técnica de todos os profissionais de Enfermagem, sendo inadmissível atribuir qualquer déficit quantitativo ou qualitativo do PNI aos profissionais que compõem o programa.

Solicitante do primeiro ParCão de Caruaru, Anderson Correia quer que outros sejam implantados na cidade


Sempre na busca por diversas políticas públicas animalista em Caruaru, o vereador Anderson Correia viu uma de suas solicitações serem atendidas no ano passado, trazendo um pioneirismo na cidade. Trata-se do primeiro ParCão público construído na Capital do Agreste, que em maio de 2023 foi inaugurado no Parque Linear José Pinheiro dos Santos Filho, popularmente conhecido como Parque Pinheirão, na Vila Padre Inácio.

O ParCão é um ambiente cercado e adequado para a diversão dos cães que podem brincar sem o uso de coleiras, e Anderson quer que mais equipamentos como este, que gera dignidade e bem-estar para os animais e também para os tutores, sejam implantados no Município, em outras praças e parques da cidade.

“O ParCão é um local importante para os animais e seus tutores, que podem ter um lugar específico e designado para atividades voltadas para os pets, além de modernizar os parque e praças da nossa cidade. Conseguimos a construção do primeiro, mas continuamos buscando mais e já temos vários requerimentos neste sentido, pois sabemos que o município do porte de Caruaru tem plenas condições e estrutura para ter outros equipamentos de lazer como esse. Seguimos firmes em busca de novas políticas públicas animalistas para nossa amada cidade”, destacou Anderson.

Atendimento gratuito tira dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda no RioMar Recife


A Receita Federal já deu início ao período da declaração do Imposto de Renda e, neste ano, a expectativa é que o órgão receba 43 milhões de declarações. Nesta época, as pessoas organizam toda a documentação necessária para fazer o acerto de contas com o Leão e, ao longo do processo, muitas dúvidas podem surgir, principalmente por conta das novas regras adotadas para 2024. Para ajudar quem está com dificuldades em realizar a declaração do IR, o Declare Certo IRPF está funcionando com atendimento gratuito no RioMar Recife.

O posto do Declare Certo fica até o dia 22 de março, funcionando das 9h às 20h, no Piso L1 do mall, próximo da Nagem. O objetivo é tirar as principais dúvidas sobre o processo da declaração. Porém, o atendimento não realiza a declaração, mas sana as dúvidas e passa as informações necessárias. 
 
O atendimento gratuito é feito por contadores e realizado pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (Sescap/PE), filiado a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon). Além disso, a ação tem apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) e o Programa de Voluntariado da Classe Contábil em Pernambuco.

O prazo final para enviar a declaração do Imposto de Renda é até o dia 31 de maio e, em caso de perder o prazo, o contribuinte está sujeito a multa, que é variável e tem em R$ 165,74 o menor valor.

Chef Karyna Maranhão inaugura o KM Fresh Food, no RioMar Recife


Há 6 anos no mercado, o Café KM, comandado pela chef Karyna Maranhão, lança, nesta quinta-feira (21), a linha KM Fresh Food. A operação segue o conceito de comida rápida com ingredientes saudáveis, bastante forte nos Estados Unidos e na Europa. Em um quiosque exclusivo com produtos sem glúten, açúcar, lactose e veganos, o público poderá conferir delícias diversas, doces e salgadas, no ponto localizado ao lado café, no piso térreo, próximo à entrada principal do RioMar Recife. 

“Muitos dos nossos produtos já foram testados e aprovados pelos nossos clientes que buscavam no Café KM as nossas receitas FIT. São preparações diversas que vão desde brigadeiros, passando por saladas, salgados, refeições e drinks. Tudo com muito sabor e sempre buscando ingredientes saudáveis e combinações perfeitas”, explica Karyna.

No esquema TO GO, o cardápio do KM Fresh Food terá pratos leves como saladas (R$ 26) de Frango com Batata doce, Salpicão, Mexicana ou Cottage. Outras opções são os Escondidinhos (R$ 28) de frango com batata doce ou macaxeira com carne de sol. 

Para adoçar a vida sem culpa, o KM Fresh Food oferece fatias de bolos lowcarb (R$ 26) de Castanha, Coco, Ninho com Frutas Vermelhas, Chocolate Belga ou Cenoura com Chocolate. Cookies, brigadeiros e o Brownie FIT mais queridinho e famoso da chef também estará disponível no menu. Para beber, sucos naturais de fruta engarrafados e chá de hibisco com frutas vermelhas, também já conhecido do público.

Serviço: 
KM Fresh Food
Inauguração dia 21 de março
RioMar Recife
@kmfreshfood 
Cardápio: https://kmfreshfood.alou.io/cardapio

Prefeitura de Garanhuns cede terreno para construção do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento de câncer na rede pública


Garanhuns está um passo mais próxima de receber o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. Nesta quarta-feira (20), o prefeito Sivaldo Albino, acompanhado de secretários e assessores do Governo Municipal, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Luizinho Roldão, o Projeto de Lei nº 007/2024, que trata da cessão de uso de um terreno municipal à Fundação Pio XII, para construção da unidade no município. A implantação do Hospital de Amor é uma parceria entre os governos municipal e federal, contando com apoio do Presidente Lula e do Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O projeto foi aprovado em duas votações já nesta mesma sessão da Câmara, agilizando a continuidade do processo para construção, que deve começar em breve.

O terreno cedido, localizado no loteamento André Luiz, bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), tem 25 mil m² e deverá comportar uma unidade com capacidade para cerca de 2 mil atendimentos e 6 mil procedimentos mensais. Além de atender o município de Garanhuns, o Hospital de Amor vai atender pacientes do agreste, e certamente de outras regiões, através do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, com o que há de mais moderno na medicina oncológica.

Durante a Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino utilizou a tribuna para anunciar mais detalhes da construção do Hospital de Amor: a unidade será denominada Dona Lindu, em homenagem à mãe do presidente Lula, e o início das obras será imediatamente após as tratativas de cessão do terreno. “Esse é o maior projeto da história deste município. O hospital terá um alcance gigantesco, sendo referência em atendimentos e procedimentos no combate ao câncer. Para cuidar das pessoas não tem preço”. Sivaldo também citou a importância da implantação do Hospital de Amor na geração de empregos e na formação de novos profissionais da saúde. “O Hospital de Amor e o nosso futuro Hospital Municipal vão nos ajudar na preceptoria dos estudantes de medicina da UPE e da Aesga”. Ao final, o prefeito externou agradecimento especial ao Presidente Lula, pela grande iniciativa que vai beneficiar tantas pessoas no estado de Pernambuco.

O Hospital de Amor tem mais de 60 anos de história e é reconhecido internacionalmente pelo trabalho na área oncológica. São dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa espalhadas por todo o Brasil, unindo tecnologia de ponta e cuidado humanizado.

Imprensa Garanhuns

Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta quinta-feira (21)


 Desde 2012, o dia 21 de março é oficialmente reconhecido pela ONU como o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data foi criada com o objetivo de conscientização e de celebração da vida das pessoas com a síndrome. Além disso, é uma oportunidade de reforçar que essas pessoas devem ter as mesmas oportunidades que as pessoas típicas. O dia faz referência à triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome. 

 A síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. O seu nome é uma homenagem a John Langdon Down, que se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria em 1866. Existe um conjunto de alterações associadas à síndrome que exigem atenção e necessitam de exames específicos para sua identificação, como cardiopatia congênita, alterações oftalmológicas, auditivas, do sistema digestório, endocrinológica, do aparelho locomotor, neurológicas, hematológicas e ortodônticas. É necessário destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética.
 “Embora demandem cuidados específicos, as pessoas com síndrome de Dowm podem, sim, ter autonomia, podem realizar tarefas do dia a dia, estudar, ter filhos. Por isso, a data é tão importante para que a gente quebre o esteriótipo de que a síndrome incapacita quem a tem”, explica Lidieri Barros, psicopedagoga e especialista em alfabetização e educação inclusiva.

 Segundo o IBGE, estima-se que, no Brasil, em um de cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, o que totaliza cerca de 300 mil pessoas com síndrome de Down. No mundo, a incidência estimada é de um em mil nascidos vivos. A cada ano, cerca de 3 a 5 mil crianças nascem com síndrome de Down.

*Sobre Lidieri Barros* – Psicopedagoga, especialista em educação especial e inclusão, é diretora de dois centros de educação inclusiva (Educação Especial PE e CENEETI) e a idealizadora de maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos.

Atividades lúdicas e show gratuitos e oportunidades de compras na Páscoa do RioMar Recife


A Páscoa é um momento de celebrar junto com a família, de presentear com chocolate, arrumar a casa para receber as pessoas queridas e, claro, não pode faltar brincadeiras para a criançada. No RioMar Recife, além das oportunidades de compras temáticas da época do ano, também há diversão para os pequenos no espaço voltado para brincadeiras e atividade lúdicas de lazer.

Localizado no Piso L1, próximo do Palato, o espaço de Páscoa do RioMar Recife conta com atividades de pintura, show do coelhinho, jogo das argolas e labirinto com caça aos ovinhos. O acesso é gratuito e, para participar de todas as brincadeiras e atividades, basta apresentar o App RioMar Recife.

*Shows gratuitos*
A programação de março conta com muita animação com apresentações e shows gratuitos. No sábado, dia 23 de março, Rodrigo Lima fará um show de mágica. No domingo, dia 24, será a vez da Trup trazer o Show de Circo para o mall. As duas apresentações acontecem às 16h no palco montado na Praça de Alimentação.

Já no último final de semana do mês, no domingo, dia 31 de março, a Orquestra Matéria Prima promete encantar com repertório recheado de músicas clássicas. A apresentação será a partir das 17h também na Praça de Alimentação. 

*Oportunidades de compras*
A Páscoa traz a celebração junto à família e pessoas queridas e, no RioMar Recife, é possível se preparar para o período com oportunidades de compras em diversos segmentos, que vão desde ovos de Páscoa e chocolates, até a decoração e itens tradicionais, como vinhos, queijos e pescados, por exemplo.

*Lazer*
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como Clube das Estrelinhas e Cantinho da Criança, que contam com atrações para o público de todas as idades. 

*App*
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Programação Especial de Páscoa: parque temático, caça aos ovos e chocolate no Shopping Guararapes


Celebrando o período da Páscoa, seguindo a tradição, o Shopping Guararapes traz uma série de eventos para toda a família. Com atividades que vão desde parques temáticos até encontros lúdicos com o coelhinho da Páscoa, o mall promete uma experiência inesquecível para crianças e adultos. Confira abaixo a programação completa:

Parque "Páscoa Encantada"

O Parque "Páscoa Encantada" está localizado na Praça de Eventos do mall funcionando até o dia 31 de março. Com um circuito repleto de obstáculos, atividades sensoriais e brinquedos que despertam a imaginação das crianças, o Parque "Páscoa Encantada" promete momentos de diversão sem igual.

O horário de funcionamento segue o do Shopping e os ingressos custam R$ 50,00 por 30 minutos, com a opção de estender o tempo por R$ 1,00 por minuto extra. Crianças até 5 anos devem estar acompanhadas por um responsável, enquanto aquelas de 6 a 12 anos podem desfrutar da diversão sem a necessidade de acompanhamento.

Caça aos Ovos de Páscoa
Em parceria com a Cia do Cacau e a Delatte, o Shopping Guararapes também realiza a Caça aos Ovos de Páscoa. Um evento gratuito que acontece aos sábados, nos dias 16, 23 e 30 de março, às 16h, no Espaço Semeando o Futuro. A Caça aos Ovos inclui também um pocket show e sessão de fotos com o Coelhinho da Páscoa. 

Encontro com o Coelho da Páscoa

Nos domingos 17, 24 e 31 de março, das 14h às 18h, o Coelho da Páscoa estará no Shopping Guararapes distribuindo barrinhas de chocolate gratuitas para os clientes e tirando fotos com o público. Uma oportunidade única para conhecer e tirar uma foto com esse personagem tão especial da época.


Parque Vila Encantada

O Parque Vila Encantada é mais uma atração imperdível do Shopping Guararapes. No corredor do cinema, o parque conta com atividades como piscina de bolinhas, kid play, tobogã, mesa de pintura, pintura facial, jogo da memória e cama elástica. É uma promessa de entretenimento para toda a criançada. Os ingressos podem ser adquiridos direto na bilheteria do evento, no valor de R$ 35,00 por 30 minutos, R$ 1,00 cada minuto extra e R$ 60,00 por tempo ilimitado

Piquenique com as Princesas

Uma experiência única e inédita está instalada no Shopping Guararapes com o Conto de Fadas: Piquenique com as Princesas. Um bosque encantado está montado no corredor da Riachuelo, transformando-se em um cenário digno dos contos de fadas. Das 14h às 19h, aos sábados e domingos, as crianças têm a oportunidade de participar de seis sessões diárias, cada uma com duração de 30 a 40 minutos.

Com um elenco composto por duas princesas, uma fada, uma rainha, um rei, um príncipe e um bobo da corte, as crianças são envolvidas por contação de histórias, pocket show, fotos com os personagens e um delicioso piquenique, tudo em um ambiente lúdico e mágico. Os ingressos estão disponíveis por R$ 30,00 por criança, incluindo um acompanhante responsável maior de 18 anos e um kit de lanche especial através do link: https://www.sympla.com.br/produtor/raproducoes.

Cupira dá o pontapé inicial para construir a 1ª clínica veterinária regional consorciada do Brasil


O município de Cupira no Agreste Central parte na frente e dá o pontapé inicial para implantar a primeira clínica veterinária regional consorciada do Brasil. A iniciativa que, através de equipe especializada, visa disponibilizar vários serviços veterinários gratuitos principalmente aos animais de pequeno porte em situação de abandono e maus-tratos, como também se estenderá àqueles tutores em situação de vulnerabilidade social.

A clínica atenderá os municípios consorciados do COMAGSUL - Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul e vai funcionar em Cupira, às margens da PE-123 (próximo da BR-104), 24h por dia, de domingo a domingo. A perspectiva é de que a clínica fique pronta até o final deste ano. A unidade contará com veterinários em atendimento presencial e online.

Na manhã desta quarta-feira, 20 de março, o Prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo, assinou o termo de concessão da área com estrutura já erguida para possíveis adequações e instalações da clínica veterinária. O Presidente do COMAGSUL e, também Prefeito de Altinho, José Orlando, marcou presença no ato de assinatura.

A iniciativa da clínica é do município de Cupira, no Agreste que, em parceria com o COMAGSUL vai atender animais dos 23 entes consorciados: Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Cupira, Ibirajuba, Jaqueira, Jurema, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Maraial, Panelas, Quipapá, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, Jupi, São João, Riacho das Almas e Tacaimbó.

Em plenário, Teresa Leitão comemora aniversário do PT


Durante a sessão plenária desta quarta-feira, a senadora Teresa Leit ão (PT-PE) fez um aparte ao pronunciamento do senador Fabiano Contarato (PT-ES), quando ele falava sobre o aniversário do PT, para também comemorar os 44 anos do Partido dos Trabalhadores. A senadora lembrou que o aniversário foi comemorado no Brasil inteiro. “Em todo canto, onde alguém quis comemorar, comemorou. Porque quem tem o que comemorar, comemora. Quem não tem o que comemorar, fica com dor de cotovelo, nas comemorações dos outros. E aí é ruim, porque não respeita a democracia, não respeita a liberdade partidária que a gente tem no Brasil”, numa sutil referência à confusão que um grupo de deputados do PL fez durante uma sessão solene na Câmara, em homenagem ao aniversário do PT. 

“Nós temos 44 anos de uma honrosa tradição em defesa do povo. Em cada canto desse país, a gente encontra alguém beneficiado pelas políticas do PT. Parabéns, senador! Vamos comemorar juntos e juntas. Quem tiver dor de cotovelo, a gente lamenta”, concluiu a senadora.

Aprovados 15 pleitos de incentivos fiscais pela Sudene


Recife (PE) - A Sudene, em reunião da Diretoria Colegiada, hoje (20), realizou a primeira aprovação de pleitos de incentivos fiscais para empresas instaladas na área de atuação da Autarquia neste ano. Foram aprovadas 15 demandas, sendo sete de implantação futura. Os investimentos registrados somam R$ 16,4 milhões, com expectativa de mais R$ 11,6 bilhões nos próximos anos. 

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que os incentivos fiscais são estratégicos para o desenvolvimento da região, principalmente em relação à atração de investimentos e geração de renda, emprego e oportunidades para a população. Considerando os 15 pleitos aprovados, estão assegurados 7,3 mil empregos diretos e indiretos. “Esse é um instrumento que permite fortalecer os setores produtivos da área de abrangência da instituição, garantindo inclusive competitividade em relação a outras regiões do país”, destacou. 

De acordo com o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais, Heitor Freire, a opção de implantação futura é consoante com a Resolução do Conselho Deliberativo da Sudene nº 143, de 9 de dezembro de 2020. “Houve uma grande demanda por esse instrumento no ano passado, antes da prorrogação do prazo para a concessão dos incentivos fiscais e aprovação da Lei nº 14.753/23. Isso confere mais segurança jurídica às empresas que pretendem investir na região”, afirmou. 

O pleito de implantação futura é uma possibilidade dada às empresas para terem o benefício fiscal reconhecido nos casos em que o empreendimento somente fique pronto e operacionalmente funcionando posteriormente. “A Sudene, nesse caso, apenas reconhece que o pleito se enquadra, dando direito ao laudo quando ela estiver operando e estiver em condições de ser aprovado”, explicou o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros, Silvio Carlos do Amaral e Silva. 

Além dos projetos de implantação futura, foram aprovados três pleitos de redução de 75% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e adicionais - um para modernização e dois de retificação - e cinco de reinvestimento de 30% do IRPJ para complementação de equipamentos. As demandas, incluídas as de implantação futura, estão distribuídas pelos estados da Bahia (8), Espírito Santo (2), Maranhão e Paraíba (1 cada), Ceará (1) e Pernambuco (2). As empresas são dos setores de telecomunicações, alimentos, plásticos, transformação, energia, saneamento e extração de minerais. 

Em 2023, a Sudene superou os números do ano anterior na concessão de incentivos fiscais para os 11 estados da sua área de atuação. Foram 653 pleitos de aprovados (alta de 45% em relação a 2022) pela Diretoria Colegiada e atração de R$ 34,2 bilhões, volume 51% maior que os R$ 22,6 bilhões registrados em 2022. As empresas incentivadas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste empregaram 314 mil profissionais no ano passado.

Imprensa Sudene

Neoenergia substitui mais de 1,5 mil lâmpadas ineficientes de iluminação pública por LED, em Agrestina


Neoenergia Pernambuco realizou a substituição de mais de 1,5 mil pontos de iluminação pública (IP) da cidade de Agrestina. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e com o município. A atuação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e tem como finalidade reduzir os índices de criminalidade no Estado através da modernização do sistema de iluminação pública em diversos munícipios. 

Além de garantir melhor luminosidade, o trabalho também contribuirá diretamente para o uso eficiente da energia e dos recursos públicos, pois a luminária LED consome até 40% a menos do que as tradicionais de vapor de sódio e vapor metálico. A troca pelos equipamentos sustentáveis promove uma economia de 544,91 MWh por ano, que corresponde o suficiente para abastecer mais de 350 residências por um mês em Agrestina.

No total, 73% dos pontos de IP da cidade estão utilizando luminárias LED._“O trabalho de iluminação de LED promove a eficiência energética no poder público de uma forma simples e com impacto já no mês seguinte. Além de propor economia ao município, uma melhor iluminação eleva a qualidade de vida da população, promovendo uma maior sensação de segurança”_, *afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.*

A cidade de Agrestina é apenas um dos locais no qual a Neoenergia vem promovendo a troca de lâmpadas ineficientes para a tecnologia LED no Estado. O próximo município a receber o projeto é Quipapá com mais de 400 pontos de IP previstos para troca. Em seguida, serão os municípios de Triunfo, Itapissuma, Pombos, Toritama, Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe, Cachoerinha, Lajedo, Jupi, Jucati, Cabrobó, Itambé, Macaparana, Surubim, Jurema, Canhotinho, Calçado, Belém de Maria, Tamandaré, Bezerros, Tabira e Pesqueira. No total, serão aproximadamente 13 mil substituições de lâmpadas no Estado em 2024

Imprensa Neoenergia Pernambuco 

A Esquina 203 recebe Troinha, Leozinho O General, Robelly Ramos e Dedé A+ D1000 neste sábado (23)


A Esquina 203, localizada no bairro de Afogados, terá um super show neste sábado (23), a partir das 20h, com as presenças dos principais ícones do brega pernambucano, como Troinha, Leozinho O General, Robelly Ramos e Dedé A+ D1000, além das participações dos DJ Guilherme e DJ Jadson. A entrada custa a partir de R$ 30 (pista), e gazebos a partir de R$ 500 (para até 10 pessoas).

Com capacidade máxima de 800 pessoas, a Esquina 203 também proporciona a melhor experiência aos clientes: um cardápio recheado de comidinhas de primeira qualidade, assinado por chefs de cozinha, além de drinks diferenciados criados especialmente por um chef de bar. Tudo planejado para encantar e surpreender o paladar e os sentidos de todas as pessoas.

*Serviço:*
Esquina 203
Atrações: Troinha, Leozinho O General, Robelly Ramos, Dedé A+ D1000, e participações do DJ Guilherme e DJ Jadson.
Data: 23 de março
Horário: A partir das 20h
Endereço: R. Prof. Frederico Curió, Nº 203 – Afogados, Recife-PE
Entradas: Pista a partir de R$30,00 e gazebos a partir de R$500,00
Link de venda dos ingressos: https://outgo.com.br/desmantelo-do-203?fbclid=PAAaatVgM1H9W643dNVAg03xKFUt9PPOFSBGjfwMHb3dB36glNB3dTTJTHM4g


#VcNoBlog Pedrinho das Paixões

Depoimento do ator Pedro Dias, o apóstolo Tomé, da Paixão do Recife - Jesus a Luz do Mundo:

Meu povo lindo esse ano de 2024 eu faço 26 anos de Paixões de Cristo. 
21 anos na Paixão de Cristo do Recife. 
02 anos na Paixão de Cristo do Recife, Jesus a Luz do Mundo.
02 anos na Paixão de Cristo de Camaragibe. 
01 ano na Paixão dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes.
Já fiz vários personagens,  como; homem do povo, mercador do templo , Soldado Maycon ( aquele que Pedro corta a orelha e Jesus cola), apóstolo, bom ladrão  Dimas, e Herodes. 
Faço esse ano  na verdade 26 anos fazendo  pelo segundo ano consecutivo a PAIXÃO DE CRISTO ,JESUS A LUZ DO MUNDO, nos dias 29,30 e 31 de março de 2024, ás 18h, na sexta-feira, sábado e domingo,  no Marco Zero,  Bairro do Recife,  Recife- PE, com acesso gratuito. 

Bjs apaixonados. 
Pedrinho das Paixões!

Desvendando o Teatro lança primeiras turmas de formação teatral para crianças e adolescentes


O Desvendando o Teatro, projeto do grupo Teatro do Amanhã, celebrou seu segundo aniversário em 2024. Durante esse breve período, a escola de formação teatral já capacitou mais de 10 turmas e mais de 100 alunos em turmas voltadas para adultos. Agora, após uma longa demanda de pais e responsáveis, atendeu aos pedidos e inaugurará uma turma mista destinada a crianças e adolescentes.

A turma será composta por crianças a partir de 6 anos e adolescentes de até 17 anos. A proposta é aplicar um modelo adaptado da metodologia utilizada nas turmas voltadas para adultos, abrangendo tanto adolescentes, jovens, adultos quanto idosos.

O curso terá a duração de seis meses, durante os quais os alunos terão aulas práticas e teóricas para aprofundar seu conhecimento na linguagem teatral. Entre os temas abordados, incluem-se jogos teatrais, improvisação, consciência corporal, história do teatro e montagem de peças.

O teatro é uma atividade lúdica que não apenas estimula o aspecto cognitivo, mas também desenvolve diversas habilidades socioemocionais, tais como comunicação interpessoal, trabalho em equipe, ética, respeito, pontualidade, autoconfiança, cuidado, consciência do corpo e da voz, e noção espacial.

Ao final do curso, será realizada uma montagem teatral com uma apresentação em um teatro público na cidade do Recife. A apresentação estará aberta para convidados e para o público em geral.

O investimento total é de seis parcelas de 140 reais, sendo a primeira considerada como taxa de matrícula e mensalidade de abril, e as subsequentes como mensalidades dos meses seguintes. Além disso, será cobrada uma taxa adicional de 150 reais para a montagem, destinada a cobrir os custos de produção, como o aluguel do teatro e despesas com iluminação. Esse valor pode ser parcelado e negociado separadamente com a coordenação do curso.

O curso foi desenvolvido em colaboração entre os arte-educadores Rodrigo Hermínio, ator, diretor, dramaturgo e fundador do Teatro do Amanhã e Desvendando o Teatro, e Diogo Cabral, ator, diretor, professor, produtor cultural e preparador de elenco. Rodrigo atuará como coordenador do curso, enquanto Diogo ministrará as aulas e será responsável pela direção pedagógica da montagem.

As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 15h às 17h, com previsão de início em 17 de abril e término em outubro. Os encontros ocorrerão na sede do grupo, localizada na Rua Gervásio Pires, 234, Sala 1003, 10º Andar, Boa Vista, Recife – PE.

Para mais informações e inscrições, acesse o formulário através do link: [link do formulário] ou entre em contato pelos seguintes canais:

Telefone: (81) 99707-4985
Instagram: @teatrodoamanha

Glória (?) comédia que brinca com a história mundial do teatro se apresenta no Teatro Apolo


A mais recente produção do grupo Teatro do Amanhã, "Glória (?)", que estreou no início do ano durante o festival Janeiro de Grandes Espetáculos, realizará uma única apresentação no Teatro Apolo, localizado na Rua do Apolo, 121 - Recife, PE, no próximo dia 23 de março às 19h.

O espetáculo consiste em um monólogo, no qual o ator Rodrigo Hermínio interpreta Glória, uma artista decadente das artes cênicas que, ao realizar uma apresentação de seu espetáculo, acaba por entreter o público com suas histórias pessoais, amores e sua trajetória no teatro. Entretanto, a vida da atriz se entrelaça com os principais eventos que marcaram a história mundial do teatro, como o surgimento do mito de Dionísio, deus do teatro, Shakespeare, Stanislavksi, Brecht e até figuras brasileiras como Zé Celso e Nelson Rodrigues, além do renomado grupo teatral TAP (Teatro de Amadores de Pernambuco). Rodrigo Hermínio, além de atuar, é também responsável pela dramaturgia e direção do espetáculo.

A apresentação ocorre em comemoração aos sete anos de existência do grupo Teatro do Amanhã, que atua na cena pernambucana com montagens de espetáculos e cursos de formação teatral. Os ingressos estão disponíveis ao preço de R$ 30 para entrada inteira e R$ 15 para meia-entrada, podendo ser adquiridos via Sympla ou na bilheteria.

Além de "Glória (?)", o grupo também realizará a apresentação de despedida do espetáculo "Congresso do Kaos", que ficou em cartaz por 5 anos. Esta apresentação acontecerá no dia 06 de abril, também no Teatro Apolo, às 20h. Os ingressos também custarão R$ 15 para meia-entrada e R$ 30 para entrada inteira. Para quem deseja assistir às duas peças, há uma promoção no Instagram do grupo, oferecendo ingressos casados por R$ 25 para ver as duas montagens.

SERVIÇO

Glória (?)
Local: Teatro Apolo
Data e horário: 23 de Março às 19h30
Preços: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Ingressos: www.sympla.com.br/teatrodoamanha
Telefone: (81) 99707-4985
Instagram: @teatrodoamanha

Paulista inaugura escola em tempo integral no bairro do Janga


Com o objetivo de impulsionar a qualidade do ensino na rede municipal, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, realizará, nesta quarta-feira (20.03), às 15h30, a inauguração da Escola Municipal Maria José Barbosa, que contará com ensino em tempo integral. A nova unidade fica no prédio do antigo Colégio Santa Joana, na Avenida Cláudio José Gueiros Leite, no bairro do Janga.

A estrutura conta com 20 salas espaçosas com capacidade para 35 estudantes cada uma. O imóvel dispõe de laboratórios, incluindo laboratório maker; biblioteca; quadra coberta; refeitório; e sala de Atendimento Especializado (AEE).

De acordo com a Secretaria de Educação do município, a nova unidade de ensino funcionará de forma híbrida, com ensino integral para turmas da Educação Infantil (grupos IV e V) e 6º ano (Ensino Fundamental); e ensino com horário regular para turmas do 7º ao 9º ano, no ano letivo de 2024. 

De acordo com o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, esta será a primeira escola em tempo integral no município, além das creches que já ofertam essa modalidade (Tio Roberto, em Maranguape I; Telma Palmeira, no Janga; Irmã Linda, na Comunidade do Chega Mais, em Pau Amarelo, e Creche Nossa Prata, em Maranguape II).

“Depois de entregar a Escola Nelson Bandeira, na Nossa Prata, já entregamos 29 novas salas de aula e agora iremos entregar mais essa escola, com 20 salas de aula, quadra de esportes e área de brinquedo. Um local onde funcionava uma escola particular e hoje é do povo do Paulista”, ressaltou o prefeito Yves Ribeiro.

Estudantes recebem aula de educação ambiental em Paulista


Em Paulista, uma iniciativa educacional está mudando a forma como os jovens enxergam o mundo ao seu redor. O Centro de Educação Ambiental, localizado nas dependências da Central de Tratamento de Resíduos da Mirueira, em Paulista, gerido pela empresa i9, do grupo Locar Gestão de Resíduos, elaborou um projeto focado nos alunos e pesquisadores das redes pública e privada.

A iniciativa provoca os visitantes a praticarem hábitos corretos de descarte, mostrando ações em execução no local, como o processo de remediação ambiental que vem sendo realizado na área, que também conta com projeto paisagístico. A visita guiada também mostra como funciona o processo operacional de limpeza urbana, aterro e coleta seletiva.

As atividades, monitoradas pelo engenheiro ambiental Rodolfo Amorim, incluem ainda visita à oficina mecânica. Os estudantes também acompanham como é feita a coleta de pneus e como eles podem se transformar para mudar a paisagem dos bairros se transformando em objetos de decoração cheios de cores e longe de virarem foco de mosquitos da dengue.

"Conhecer este universo desde cedo ajuda a formar cidadãos mais conscientes, indo além da teoria, vendo o que acontece na prática, com visita de campo e palestra elaborada numa linguagem acessível. Tudo para que os participantes compreendam a importância da coleta de resíduos feita de forma responsável, pensando ao máximo no reaproveitamento dos descartes para a diminuição dos impactos ao meio ambiente", afirma o engenheiro ambiental.

As visitas ao centro, que acontecem às quartas e sextas-feiras, com turmas pela manhã (8h) ou à tarde (14h), precisam ser agendadas previamente pelo celular 81 9 9119-5405 ou pelo e-mail recepcao@i9paulista.com.br. O Centro fica na Av. das Macaibeiras, 1.440, na Vila Torres Galvão, em Paulista.

Remédio para TDAH deve ficar mais barato com quebra de patente do Venvanse


A farmacêutica japonesa Takeda, criadora da vacina da dengue, que vem sendo distribuída no Brasil, ganha novo destaque, desta vez pela perda da patente do remédio Venvanse, amplamente usado no tratamento de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). O direito de exclusividade para a versão para uso adulto venceu em fevereiro deste ano. A de uso pediátrico vai até agosto de 2024. Com isto, abre-se a possibilidade para versões genéricas, que podem reduzir o preço do medicamento em cerca de 35%.

“A patente é o direito que um inventor tem de impedir que terceiros façam uso comercial de sua criação. O titular divulga em seu pedido de patente toda a descrição de como chegou àquele invento, publicizando o conhecimento. Em contrapartida, ele pode impedir que terceiros a utilizem por um período de 20 anos”, esclarece Pedro Araújo, especialista em Propriedade Intelectual do escritório Portela Soluções Jurídicas.

Ainda de acordo com o advogado, “uma farmacêutica ganha exclusividade sobre um remédio por muito tempo, com grandes lucros. Mas um medicamento eficaz exige muitos testes e pesquisas. Nada mais correto, então, que compensar tais investimentos com os direitos exclusivos. Trata-se de um debate que remete às questões sobre a função da Propriedade Intelectual, um equilíbrio necessário entre o incentivo à inovação e o acesso do público aos produtos que surgem dela”.

1º Encontro de Juremeiros é realizado no Cabo visando combater o preconceito e o racismo no Cabo


O Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), vai sediar nesta quinta-feira (21), às 15h, o 1° Encontro de Juremeiros, em frente ao Palácio da Cultura, localizado na Praça Ministro André Cavalcanti, Centro da cidade, em frente ao antigo prédio da prefeitura.

O ato é promovido pela Organização de Juremeiros de Pernambuco, que é um grupo novo que está sendo formado para lutar pelos povos de Umbanda e do Candomblé.

A iniciativa também tem como objetivo combater a intolerância religiosa e o racismo, visando instituir o Dia do Candomblé no município do Cabo, haja visto, que existe o Dia da Bíblia e o Dia Municipal da Reforma Protestante e Ação de Graças, conforme ressaltou o juremeiro Josemar Oliveira.

“Ano passado, no dia 21 de março, foi instituído no Brasil o Dia Nacional das Tradições Africanas do Candomblé e, nós queremos que esse dia também entre no calendário da nossa cidade, pois os evangélicos e católicos também têm seus dias nas agendas do município”, observou o juremeiro.

Vale ressaltar que no dia 15 de abril representantes dos povos de Terreiros do Cabo de Santo Agostinho realizaram um ato, na Praça Theo Silva, no centro da cidade para protestar contra o vandalismo sofrido no dia 25 de março pelo terreiro Casa de Axé do Mestre Manoel Quebra Pedra, situado no Loteamento Cidade Garapu. O terreiro foi invadido e depredado e o pai de santo fechou a casa e mudou de lugar e até hoje não se foi investigado quem cometeu o crime. “Vai completar um ano e a polícia nunca deu resposta para o crime que destruiu a nossa casa”, desabafou o juremeiro Manuel Jeferson.

 *EXPOSIÇÃO* – O Palácio da Cultura está recebendo uma exposição com elementos da Jurema Sagrada que é uma tradição religiosa nordestina iniciada com os indígenas da região norte e nordeste do Brasil, tendo sofrido influências de variadas origens, da feitiçaria, pajelança entre outras manifestações culturais. A exposição iniciou no dia 18 de março e segue até o dia 22 de março, sendo aberta ao público das 9h às 17h.

Atenção com as unhas encravadas

ATENÇÃO ÀS UNHAS ENCRAVADAS!

Se você tem unha encravada com frequência, é importante que mude seus hábitos diários. Opte por usar sandálias abertas, evite sapatos de bico fino, higienize bem seus pés e unhas, procure mantê-las bem aparadas, cuidado com traumas e lesões na região, evite uso de alicates não esterilizados. "Unhas encravadas podem incomodar bastante, inclusive, dificultando o caminhar diário. Tem uma característica genética. Pode formar secreção purulenta, ficar vermelha e inchar a região. Ao menor sinal de inflamação na área, buscar um especialtsa", orienta o podólogo e professor Rafael Gomes.

No Senado Federal, Instituto Banco Vermelho é pauta de audiência pública sob a presidência da senadora Augusta Brito


Brasília, 20 de março de 2024 - O Instituto Banco Vermelho, manifesto de conscientização e combate ao feminicídio e à violência contra a mulher, foi pauta na audiência pública da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM), que aconteceu nesta quarta-feira (20), às 14h30, no Plenário nº2 da Ala Nilo Coelho, Anexo II do Senado Federal, em Brasília, sob a presidência da senadora Augusta Brito. Na ocasião, foi debatido o Projeto de Lei nº 147 de 2024, que insere o Banco Vermelho no âmbito do Agosto Lilás, conforme solicitação de nº01/2024 – CMCVM, de autoria da deputada Maria Arraes.

“A iniciativa do Instituto Banco Vermelho me encantou desde o primeiro momento em que fui apresentada a ela. Este projeto leva às ruas um grito de socorro das mulheres e um alerta a toda a sociedade. Não podemos normalizar ou mesmo tolerar que o feminicídio possa continuar atormentando as mulheres brasileiras. Nossa cruzada, aqui no Congresso Nacional, é pelo combate a todas as formas de violência contra a mulher. Por isso estamos trabalhando para que a Comissão Mista de Violência contra a Mulher seja uma instância formal, permanente e presente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal”, senadora Augusta Brito.

A audiência aconteceu em formato interativo, permitindo que cidadãos enviassem perguntas e comentários pelo telefone da ouvidoria e pelo portal e-Cidadania. Entre os pontos mencionados pela PL, destaca-se a importância da intervenção urbana proposta pelo movimento, com a colocação de bancos vermelhos em praças públicas de grande circulação de pessoas em todo o país. As instalações devem conter frases de provocação para a reflexão sobre o feminicídio e à violência contra a mulher, bem como contatos de emergência, como o Ligue 180 para denúncia e suporte às vitimas.
“A reunião foi um importante marco para o nosso movimento porque tivemos o tema do feminicídio e da violência contra a mulher amplamente discutido por autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. Ter este espaço de tamanha representatividade e visibilidade, ainda mais sendo liderado pela senadora Augusta Brito, dentro da pauta da CMCVM, nos dá ainda mais forças para seguirmos rumo ao caminho do feminicídio zero no Brasil”, enfatiza Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

O Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A promulgação da Lei 14.448m em 09 de setembro de 2022, atribuiu o caráter normativo á importância do tema, impondo aos gestores públicos a atenção e os cuidados necessários à implementação de políticas públicas que previnam à violência contra a mulher. Diante dos números alarmantes deste crime no Brasil, o Agosto Lilás vem ganhando cada vez mais importância no combate à violência sofrida pelas mulheres em virtude do gênero.
“Ao serem instalados em locais públicos de grande circulação, os bancos vermelhos fazem um chamado à ação. São um convite à reflexão sobre a urgência de combater a violência e acabar com o feminicídio. A proposta é aparentemente simples, mas tem uma capacidade enorme de impacto direto no cotidiano. Imagine um Banco Vermelho em cada entrega do Minha Casa Minha Vida, ou nas rodoviárias, nos aeroportos e no metrô. A informação salva vidas”, ressalta a deputada federal Maria Arraes (SD-PE).

Com pouco mais de três meses de fundação, o movimento tem atuado em diversas frentes de mobilização e articulação em todo o país, abrindo canais de diálogo com todos os poderes e iniciativas privadas para a implantação de medidas educativas, informativas e culturais para a transformação social a respeito da violência contra a mulher. “Essa é uma causa nossa, em coletividade. E não podemos silenciar mais para este cenário de tamanha brutalidade contra a vida das mulheres. Precisamos de políticas púbicas eficientes para nossa segurança e de movimentos eficazes para garantir a liberdade de meninas, jovens e mulheres no nosso país. Não podemos admitir nenhuma mulher a mais”, reforça Paula Limongi, diretora executiva do Instituto Banco Vermelho.

DADOS BRASIL – Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que considera apenas os casos oficialmente registrados como feminicídio pela polícia, o Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio em 2023, o que representa uma ocorrência a cada seis horas. Esse é o maior número registrado desde a criação da lei do feminicídio, em marco de 2025. Neste período de nove anos, o país teve ao menos 10.655 feminicídios.

INSTITUTO BANCO VERMELHO - Inspirado no movimento italiano Panchinni Rosse, criado na Itália em 2016, o Instituto Banco Vermelho iniciou suas atividades com iniciativa pioneira no Recife-PE, tendo como marco o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25.11.2023), por meio de duas mulheres pernambucanas: a publicitária e ativista Andrea Rodrigues, e a gestora em Marketing Paula Limongi.
O movimento tem como propósito principal a conscientização da sociedade para a causa por meio da instalação de bancos vermelhos (cenográficos – grandes dimensões - e funcionais, para uso) em espaços públicos e privados. As estruturas contam com mensagens de reflexão sobre o tema, impactando as pessoas e incentivando que sentem, pensem sobre o assunto e ajam com relação ao que vivenciam na coletividade.

Além disso, o Instituto Banco Vermelho atua na articulação com os mais diversos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como com as empresas privadas, para o desenvolvimento e o engajamento de iniciativas que viabilizem a amplificação da pauta junto à população. O movimento também realiza ações culturais e educativas voltadas ao tema com os mais diversos públicos.

Acordo entre Mendonça e o MEC, sobre o PL do Novo Ensino Médio, garante carga horária para a formação técnica



Após meses de negociação com o MEC, o relator do PL do Novo Ensino Médio, deputado Mendonça Filho (UB/PE), chegou ao acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre o texto final do substitutivo ao projeto enviado pelo Governo em reunião com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira, e os deputados Moses Rodrigues, ex-presidente da Comissão de Educação, e Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. 

O acordo atende à demanda do MEC de 2,4 mil horas para os cursos de ensino médio regulares mantendo os principais eixos da reforma que culminou na Lei atual do Novo Ensino Médio, como a flexibilidade curricular, a ênfase na formação técnica e profissional e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para os cursos regulares, ficou garantida a flexibilidade de 600h para os itinerários formativos, nos quais os estudantes poderão escolher aprofundamentos nas áreas de conhecimento (linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas).

Os estudantes que optarem pelo itinerário da formação técnica e profissional terão preservada a carga horária de até 1.200h, para os cursos que exigem maior carga horária para a formação profissional, a exemplo de cursos técnicos da área de saúde e de tecnologia da informação. Nesses casos, a formação geral básica será de 1,8 mil horas. “Um dos eixos principais do Novo Ensino Médio é a formação técnica integrada à uma sólida formação básica, que atende à demanda dos jovens, gera oportunidades, garantindo maior e melhor empregabilidade”, afirmou Mendonça. 
  
O texto do substitutivo acordado inclui, ainda, o notório saber exclusivamente para a formação técnica e profissional, a mediação tecnológica do ensino para áreas remotas, especialmente na região amazônica, em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, e a política de escolas em tempos integral para o ensino médio. “Manter os pilares da reforma do ensino médio é reafirmar o compromisso com quase 7,8 milhões de jovens brasileiros. O país não pode continuar negando aos jovens educação de qualidade, inserção no mundo do trabalho e permitindo a exclusão silenciosa gerada pelo abandono e pela evasão escolar”, afirmou, ressaltando que o projeto deve ser votado em plenário nesta quarta-feira (20/03).