quarta-feira, 20 de março de 2024

Prefeitura de Garanhuns cede terreno para construção do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento de câncer na rede pública


Garanhuns está um passo mais próxima de receber o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. Nesta quarta-feira (20), o prefeito Sivaldo Albino, acompanhado de secretários e assessores do Governo Municipal, entregou ao presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Luizinho Roldão, o Projeto de Lei nº 007/2024, que trata da cessão de uso de um terreno municipal à Fundação Pio XII, para construção da unidade no município. A implantação do Hospital de Amor é uma parceria entre os governos municipal e federal, contando com apoio do Presidente Lula e do Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O projeto foi aprovado em duas votações já nesta mesma sessão da Câmara, agilizando a continuidade do processo para construção, que deve começar em breve.

O terreno cedido, localizado no loteamento André Luiz, bairro Dom Hélder Câmara (Cohab 3), tem 25 mil m² e deverá comportar uma unidade com capacidade para cerca de 2 mil atendimentos e 6 mil procedimentos mensais. Além de atender o município de Garanhuns, o Hospital de Amor vai atender pacientes do agreste, e certamente de outras regiões, através do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando no diagnóstico, prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, com o que há de mais moderno na medicina oncológica.

Durante a Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino utilizou a tribuna para anunciar mais detalhes da construção do Hospital de Amor: a unidade será denominada Dona Lindu, em homenagem à mãe do presidente Lula, e o início das obras será imediatamente após as tratativas de cessão do terreno. “Esse é o maior projeto da história deste município. O hospital terá um alcance gigantesco, sendo referência em atendimentos e procedimentos no combate ao câncer. Para cuidar das pessoas não tem preço”. Sivaldo também citou a importância da implantação do Hospital de Amor na geração de empregos e na formação de novos profissionais da saúde. “O Hospital de Amor e o nosso futuro Hospital Municipal vão nos ajudar na preceptoria dos estudantes de medicina da UPE e da Aesga”. Ao final, o prefeito externou agradecimento especial ao Presidente Lula, pela grande iniciativa que vai beneficiar tantas pessoas no estado de Pernambuco.

O Hospital de Amor tem mais de 60 anos de história e é reconhecido internacionalmente pelo trabalho na área oncológica. São dezenas de unidades de tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa espalhadas por todo o Brasil, unindo tecnologia de ponta e cuidado humanizado.

Imprensa Garanhuns