terça-feira, 8 de junho de 2021

Recife ultrapassa meio milhão de pessoas vacinadas contra covid-19

 














A Prefeitura do Recife atingiu, nesta terça-feira (8), mais uma marca importante no enfrentamento da covid-19: mais de meio milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a doença no município. Com 506.482 pessoas contempladas com pelo menos uma dose do imunizante, a cidade tem agora cerca de 30% da população vacinada. O número coloca o Recife como a capital do Nordeste que mais vacinou até o momento, e também deixa a cidade acima da média nacional, que é de 23%.

“Alcançamos a marca de meio milhão de pessoas vacinadas com a 1ª dose contra a covid-19 no Recife. Um avanço da esperança em ver a nossa cidade superando a pandemia. A gente recomenda sempre: a proteção precisa continuar firme. Quando chegar sua vez, marque o horário no Conecta Recife. E não se esqueça da segunda dose, ela é muito importante”, afirmou o prefeito João Campos.

Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, já foram aplicadas 740.906 doses, sendo que 234.424 delas já estão com esquema vacinal completo - com duas doses do imunizante. O número de pessoas vacinadas equivale à soma da população de 47 municípios pernambucanos. Apenas nos últimos cinco dias, o Recife também registrou recorde de vacinas aplicadas, com uma média de 8.500 aplicações diárias de primeiras doses.

“Alcançar esse marco só foi possível graças ao comprometimento da população com a vacinação, que tem levado a sério a Campanha e tem comparecido de forma ágil aos Centros de Vacinação. Mas é importante, também, que esse público não perca esse engajamento e se empenhe em tomar a segunda dose, pois só assim o esquema vacinal estará completo. E quanto mais pessoas vacinadas, maiores são as chances de vencermos essa pandemia”, ressalta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Investindo em inovação tecnológica, a Prefeitura do Recife optou por oferecer um sistema 100% digital para realizar cadastro e agendamento da população elegível para receber a vacina contra a covid-19: o Conecta Recife. Dessa forma, a utilização da plataforma garante uma gestão eficiente do controle de estoque e demanda dos imunizantes, evitando, por exemplo, o desperdício de doses, a suspensão do serviço, aglomeração e filas nos centros de vacinação.

O acesso à ferramenta é simples, feito através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS.

Recentemente a Prefeitura do Recife ampliou a vacinação para os moradores da capital a partir de 50 anos. Este público, assim como os demais que continuam sendo vacinados, pode buscar um dos 20 pontos de imunização espalhados pela cidade. A lista com os endereços está disponível no Conecta Recife.

lmprensa Recife

Grupo Boticário contrata Gil do BBB e reforça comunicação regional

 

O Boticário acaba de assinar uma parceria que traduz os valores da marca e a força da comunicação regional, uma de suas maiores fortalezas. O economista pernambucano Gilberto Nogueira Junior assume neste mês um novo desafio em sua carreira: ele é o novo parceiro para as comunicações da marca. Depois de conquistar o Brasil com seu alto astral, carisma e sensibilidade no reality show mais famoso do país, Gil do Vigor vai agregar na construção de mensagens e execução de campanhas publicitárias de beleza.

A conexão com o jeito de ser e fazer da companhia foi o fator decisivo para que a celebridade topasse a proposta. Além dos compromissos com Diversidade, Equidade e Inclusão expressos nas comunicações, iniciativas e produtos, a empresa lidera grupos de afinidade em cinco dimensões priorizadas (gênero, raça e etnia, gerações, pessoas com deficiência e LGBTQI+) em que seus 12 mil colaboradores atuam.

“Estar aqui fazia todo sentido com minha história e minha trajetória e todas as batalhas que assumi ao longo da minha vida e expus para o país durante o programa”, explica Gil. Desde janeiro, o país todo, de ponta a ponta, repete os bordões bem-humorados do pernambucano, que tem a sensibilidade de tratar temas complexos e necessários para a sociedade de forma leve, espontânea e profunda.

Com contrato inicial de um ano, Gil chega para estrelar campanhas de comunicação e ações especiais, com grande foco na região Nordeste. A região já recebe projetos especiais do Boticário, como São João e produtos especialmente desenvolvidos para o consumidor nordestino, e agora ganha o reforço de uma celebridade que vai construir ainda mais para essa relação. “Além de trazer verdade aos temas de Diversidade e se aproximar de forma genuína do consumidor nordestino, vemos em Gil uma forma de influência positiva e construtiva. Acreditamos que ele vem para somar em tudo que acreditamos, construindo uma relação duradoura”, conta Renata Gomide, diretora de Comunicação do Grupo Boticário.

Para o Boticário, a parceria se viabiliza pela capacidade de comunicação de Gil do Vigor tem de tocar e conversar com um público amplo e diverso. “Temos uma presença de marca relevante no Nordeste – a segunda em representatividade na marca no país - com uma rede de 116 franqueados e 800 lojas na região, além das revendedoras do canal de venda direta. Muito importante estabelecermos vínculos cada vez mais profundos com parceiros e consumidores, respeitando o sotaque e a cultura regional. E Gil vem para agregar ainda mais valor nessa relação entre a marca e o nordestino”, explica Rafael Marconi, diretor de franquias do Boticário.

O anúncio - A chegada do Gil fez jus ao seu comportamento habitual, alegre e alto astral. Em uma reunião para se apresentar aos colaboradores, Gil surpreendeu o time ao abrir a câmera e revelar a identidade por trás do “Gilberto” identificado na call. Ele revelou-se com o icônico “Braseeeeel” e arrancou sorrisos de todos que não esperavam pela presença ilustre. A alegria da nova contratação contagiou todo o time, que também acredita nos temas importantes que o Gil coloca em pauta e se sente pronto para vigorar na beleza pelo Brasil afora.

Laura Tamiana lança música Temperança

 

Paulistana radicada em Recife, Laura Tamiana está nos preparativos finais para lançar seu primeiro álbum musical, batizado de Lunar. Neste sábado (5 de junho), a artista solta uma prévia no seu canal no youtube (youtube.com/lauratamiana), com o lançamento da música Temperança, que tem a participação especial de Beto Lemos na rabeca e no cello; e de Issiaka Sanogo, do Burkina Faso, na kora, instrumento de cordas tradicional da região; além de Rodrigo Samico, Helder Vasconcelos e Rodrigo Félix. A música, composta por Laura, fala sobre a sabedoria cíclica de saber o que nutrir e o que deixar ir.

O álbum completo com 13 faixas será lançado no final de junho, no youtube e nas principais plataformas de streaming de música. A obra se constitui no desenho de um padrão do movimento cíclico da vida, começando pela coragem de nascer, com a faixa Iniciação, percorrendo diversas nuances, até findar com a morte necessária para renascer, com a faixa Despedida. O disco Lunar vem marcar a estreia de Laura Tamiana como compositora e cantora-intérprete solo. Multiartista, com uma carreira que propõe diálogos entre as artes visuais, as artes da cena, a cultura popular, a música e a palavra, Laura vem compondo canções desde 2014.

Com instrumentação base de vozes, cordas e percussões, Lunar tem no time principal ao lado de Laura, que assina as vozes e algumas percussões, Rodrigo Samico – cordas –, Helder Vasconcelos – percussões e fole de oito baixos –, Johann Brehmer – percussões e concertina – e Rodrigo Félix – percussões. Nas participações especiais, além dos artistas africanos, estão também artistas brasileiros como Alessandra Leão e André Hosoi, do grupo Barbatuques. A produção musical é de Laura Tamiana e Helder Vasconcelos, com a coprodução de Rodrigo Samico e Johann Brehmer. Os arranjos do álbum foram feitos coletivamente por Laura, Helder, Johhan, Félix e Samico, que assina os arranjos das cordas com a participação também dos convidados. Inventivo: Lei Aldir Blanc, Pernambuco

Mulher Carne: uma vivência feminina

 

Mulher Carne é um projeto de pesquisa aprovado por meio do edital Funcultura e oferece uma vivência para mulheres, nos dias 12 e 19 de junho. Surgiu por meio de uma inquietação das atrizes Brunna Martins e Marina Fenício e deu seus primeiros passos na Mostra Transborda, com a criação de uma performance.

O projeto busca aprofundamento em estudos referentes ao feminismo, masculinidade tóxica, a mulher sendo vista como objeto sexual e de subserviência para homem. A ideia da vivência é reunir mulheres de diferentes características- cor, gênero, orientação sexual, profissão, deficiência, idades e corpos, para o compartilhamento de histórias, debates e aplicação de jogos teatrais propostos pelas ministrantes Brunna Martins e Marina Fenício.


Os encontros acontecem por meio da plataforma Zoom, das 14h às 17h. Através dos estímulos passados e discussões dentro da vivência, terão como finalização a criação de um "fanzine digital" feito pelo aplicativo Canva, aceito em celulares Androids e IOS.

A vivência será destinada a mulheres, é gratuita e disponibilizará 30 vagas, sendo duas turmas formadas. Interessadas podem se inscrever até o dia 10/06, através de formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS3Xi6YXVQfcoUdW9Us7hPg3f-N0VgF3iuDwlwK_Hxj4o_eA/viewform. Será conferido certificado as que cumprirem a carga horária. A vivência “Mulher Carne” é uma realização do Coletivo Despudorado, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Para mais informações acessar o instagram @coletivodespudorado e @mulhercarne.

Como lidar com uma pessoa com depressão?

 

Que a pandemia tem causados danos a saúde mental mundial, isso já não é mais novidade. Desde o início da disseminação do novo coronavírus, especialistas da área de saúde mental têm orientado e mostrado, o quanto esse momento que todos estão passando tem feito com que o número de pessoas com depressão ou outro transtorno mental aumentasse.

Mas, diante de todo este cenário atual, você sabe o que é a depressão e como ajudar uma pessoa a tratar a doença? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é caracterizada como biopsicossocial, dependendo de fatores genéticos, psicológicos e sociais. Estima-se que em torno de 11,5 milhões de brasileiros sofrem com a doença.

“Aqui saliento que, não é só porque uma pessoa está triste ou abatida que necessariamente ela tenha depressão. A experiência com a depressão vária de pessoa a pessoa, com atenção a sua intensidade e duração, idade do indivíduo e predisposição genética. Ressalto que, para se configurar como sintomas depressivos, é preciso que se manifestem persistentemente por um bom tempo. Pois, muitos dos sintomas vão e vem, não sendo possível caracterizá-los, como explica o Psicanalista e Diretor do Grupo Recanto, Fabrício Selbman.

Sendo caracterizada de maneira isolada, é comum o indivíduo sentir os sintomas mais frequentes: tristeza, acompanhado de um humor depressivo e persistente, perturbações do ciclo do sono (podendo causar insônia ou excesso de sono), perturbações no apetite (podendo aumentar ou diminuir), Sentimento de culpa e desesperança, pensamento desacelerado, desarticulado, diminuição da concentração, angústia, apatia e ansiedade. Irritabilidade (em homens esse fator pode ser mais presente do que a tristeza), sintomas mais físicos como ganho ou perda de peso, movimentos automáticos, dores espalhadas pelo corpo, sem explicação evidente, além do isolamento social.

Sabendo que o seu amigo, parente ou até mesmo o vizinho esteja com esses sintomas característicos da depressão, como então ajudá-lo? O Psicanalista, Fabrício Selbman listou sete dicas que podem ajudar e muito no convívio e melhora de uma pessoa com problemas mentais, são elas:

1 – A primeira dica é ouvir com atenção o que o outro tem a falar. A atitude de ouvir, neste caso, é mais valiosa do que a de falar. Tenha empatia com a pessoa.

2 – Se informe sobre a doença. É preciso que você conheça o problema para poder auxiliar a pessoa que sofre com ele. Procure ler livros, matérias sobre o assunto.

3 – Incentive a busca por tratamentos. Você não é responsável pela “cura” do seu amigo, parente, vizinho. Existem profissionais capacitados, que podem auxiliar na melhora do quadro clínico. Em casos de pensamentos suicidas o disque 188 do CVV pode prestar a ajuda necessária, em emergências também estão disponíveis UPA e hospitais.

4 – Evite sermões. Frases como “Isso é falta de Deus”, “Deixe de frescura”, “Já passei por coisas piores e não fiquei assim”, só banalizam ainda mais o problema. Ao invés destas citações, procure dizer “Eu te amo”, “Quero cuidar de Você”.

5 – Incentive a prática de esportes e alimentação saudável.

6 – Estimule a socialização. O isolamento social é uma das características da depressão. Faz-se então necessário, a reinserção da pessoa nos ambientes sociais. Reúna amigos, mesmo que on-line, devido à pandemia, converse com as pessoas, quando possível, marque de ir ao parque, ao cinema.

7 – Tenha paciência. A recuperação acontecerá dia após dia. Nem sempre haverá evoluções diárias, vontade de conversar ou sair. A paciência precisa ser sua grande aliada nesta busca por dias melhores. Entender que tudo isso faz parte do processo de readaptação é fundamental.

Ainda segundo o Psicanalista, Fabrício Selbman, “a caminhos para se tomar em busca de ajuda profissional, para que todas essas dicas citadas acima possam fluir no dia a dia. Existem órgãos e programas do governo, profissionais especialistas na área e caso nenhum desses tiver acesso ou for suficiente, uma clínica para saúde mental é extremamente recomendável para um tratamento e acompanhamento mais específico, visando sempre à readaptação do paciente que sobre com a depressão ou demais problemas de saúde mental”, enfatiza o especialista.

Iterpe entrega ao BNB doze propostas de contratação de terras que beneficiarão famílias rurais do Sertão do Moxotó

 

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), por meio da gestão do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), entregou ao Banco do Nordeste (BNB) doze propostas de financiamento de terras em Inajá, município localizado no Sertão do Moxotó. As propostas visam beneficiar o total de doze famílias, através de investimento da ordem de R$ 287 mil, voltado à aquisição de 122 hectares de terras, localizadas na Fazenda Juazeiro dos Cândidos.

As famílias rurais beneficiadas pelo Programa integraram diferentes etapas de trabalho com o apoio do Iterpe, dentre elas a capacitação inicial realizada em parceria com os movimentos sociais. Além disso, o Iterpe realizou a medição dos imóveis rurais por georreferenciamento e avaliação para fins de estudo de viabilidade de utilização da terra.

As doze propostas compõem a linha de financiamento PNCF Social/SIB, financiada pelo BNB, que permite aos agricultores familiares o acesso ao Programa de forma individual e recursos voltados aos investimentos produtivos financiados junto com a compra da terra.

“A contratação de terras pelo PNCF só é permitida, se as terras forem produtivas, para garantir a sustentabilidade das famílias”, explicou a gerente do PNCF em Pernambuco, Priscila Carneiro.

lmprensa lterpe

Moradia precária, violência e desigualdade de gênero são os maiores entraves do Recife para cumprir a Agenda 2030

 

Esses dados e muitos outros estão no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), um portal inédito que acaba de ser lançado pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (SDSN), uma iniciativa da ONU para monitorar os ODS em seus países-membros.

A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto CITinova, consiste em um extenso trabalho de seleção, coleta e sistematização de dados de 770 municípios brasileiros, incluindo as capitais e cidades de todas as regiões metropolitanas, sendo 152 do Nordeste.

Recife ocupa a 378ª posição entre os 770 municípios avaliados, com 54,5 pontos em uma escala que varia de 0 a 100; a 14ª na comparação entre as 26 capitais estaduais e a segunda entre os 20 municípios de Pernambuco que compõem o ISDC-BR – fica atrás apenas de Petrolina, que tem 54,9 pontos. Ou seja, a capital pernambucana tem grandes desafios para cumprir os objetivos e metas da Agenda 2030.

Em nove dos 17 ODS, Recife tem menos de 50 pontos, o que indica que ainda não está na metade do caminho para atingir esses compromissos. Mas a boa notícia é que em três objetivos (ODS 7, ODS 9 e ODS 13), a cidade somou mais de 80 pontos e, pela metodologia do índice, considera-se que eles já foram atingidos.

No ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), por exemplo, os dados mostram que o investimento público em infraestrutura corresponde a 32% do PIB municipal, muito acima da meta (15%), e que a participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia é de 37% (um valor alto e satisfatório, embora abaixo da meta de longo prazo, de 55%).

No ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), Recife se destaca positivamente pelos índices de emissão de CO2e per capita e pelo percentual do município desflorestado. No ODS 7, tem quase 100% dos domicílios com acesso à energia elétrica.

Os principais desafios da capital Pernambucana

Apesar de bons indicadores em diferentes áreas, Recife tem um longo caminho a percorrer. Os ODS que tratam sobre a erradicação da fome, igualdade de gênero, água potável e saneamento, segurança pública e outros temas que envolvem direitos fundamentais apresentam desafios históricos para a capital pernambucana.

No ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), por exemplo, a cidade registrou apenas 36 pontos, com três indicadores no pior quartil da classificação do IDSC-BR. A situação é semelhante no ODS 5 (Igualdade de Gênero). Neste ODS, a cidade ocupa a 521ª posição entre as 770 cidades brasileiras que compõem o IDSC-BR.

Os altos índices de violência na capital pernambucana se refletem também no ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes). Com 32,3 pontos neste objetivo, o município ocupa a 591ª posição, sobretudo por causa da alta taxa de homicídio juvenil (103 por 100 mil habitantes), das mortes por agressão (40,6 por 100 mil habitantes) e pela taxa de homicídio geral (50,9 por 100 mil habitantes).

O ODS em que a cidade apresenta a menor pontuação, no entanto, é o 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). O ODS é composto por três indicadores: população residente em aglomerados subnormais (22,7% dos recifenses); domicílios em favelas (19,5%); e percentual da população de baixa renda com tempo de deslocamento ao trabalho superior a uma hora (12,2%).

Os dados citados acima e muitos outros indicados no portal IDSC-BR deixam claro que, embora as cidades ainda tenham quase dez anos para avançar na Agenda 2030, a maioria dos municípios brasileiros está muito distante de cumprir as metas estabelecidas em 2015.

O IDSC-BR contou com o apoio do CITinova, um projeto multilateral financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), que atua na realização de iniciativas alinhadas aos ODS para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras por meio de tecnologias inovadoras e planejamento urbano integrado.

Realizado sob responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o CITinova é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado por vários parceiros, sendo, em Recife, pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital.

Experiências com telhado verde inspiram TCC

 

Uma boa prática que já vem sendo difundida na Europa começa a cobrir a laje de alguns empreendimentos na capital pernambucana. Trata-se do telhado verde, que é a instalação de vegetações nas coberturas dos edifícios, sob a laje, trazendo benefícios ambientais. Além de paisagístico, ajuda na redução das ondas de calor, diminuição no consumo interno de energia elétrica, promove absorção e aproveitamento de água da chuva e reequilíbrio ambiental.

Os benefícios desse ‘ecotelhado’ são tema de um TCC de um grupo de alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), que apresentam o estudo nesta terça (8). Eles avaliaram essa cobertura verde em um bar, em Santo Amaro, e também em uma organização não-governamental, no bairro de Santo Antônio. Nesta, a experiência utilizada era de uma horta comunitária.

Para realizar a pesquisa, os alunos de Engenharia fizeram visitas, registraram imagens para análise visual, aplicaram questionário não estruturado aos proprietários e fundamentaram com referências teóricas e artigos. Observaram, entre outros, a inovação, sustentabilidade, materiais utilizados e efeitos desse recurso no empreendimento.

Resultado - Após inspeções da equipe nas duas coberturas, perceberam redução térmica e, consequentemente, no consumo de energia, além de reaproveitamento de água da chuva para a plantação. Apesar dos bons resultados com o uso, os telhados verdes avaliados eram de caráter experimental e que havia algumas faltas na estrutura como problemas de planejamento, infiltração e instalação. Como contrapartida, os alunos trazem formas de aplicação e manutenção corretas para a utilização do sistema, a partir das concepções da engenharia civil e sustentabilidade.

Legislação - “As pesquisas mostram que, até 2050, as migrações populacionais para os centros industriais irão aumentar cerca de 66%. Com isso, as construções de edifícios também irão aumentar, produzindo transtornos de escoamento das águas da chuva e possíveis alagamentos, além do fenômenos das ilhas de calor urbano”, explicou Clodoaldo de Paula, integrante da equipe.

Para ajudar a reduzir esse impacto, há inclusive uma lei municipal – de nº 18.112/2015 - que prevê telhados verdes nos novos prédios do Recife, com mais de quatro pavimentos, ou unidades com área coberta acima de 400 metros quadrados. A norma também inclui, nesses empreendimentos, a construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem.

Projeto Olinda Solidária já distribuiu mais de uma tonelada de alimentos e produtos de higiene

 

Dezenas de famílias da Cooperativa de Recicladores de Olinda receberam, nesta segunda-feira (07.06), cestas básicas provenientes das doações de moradores e empresas da cidade, através do Projeto Olinda Solidária. Ao todo, já foram doadas mais de 500 cestas, somando uma média de uma tonelada de alimentos. Mesmo com números tão positivos, o projeto ainda precisa de sua ajuda.

A campanha tem trazido mais esperança para os olindenses. Várias pessoas abraçaram a causa e estão doando alimentos não perecíveis e produtos de higiene para famílias em vulnerabilidade social. Para fazer a doação é simples. Existem locais de arrecadação em toda cidade, inclusive nos pontos de vacinação contra a Covid-19 - uma excelente oportunidade de ser solidário.

É só ir ao local mais próximo e realizar a entrega dos produtos. Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – Facho (PE-15, Ouro Preto); Colégio Antônio Corrêa (Alto da Conquista) e Colégio Doutor Manoel Borba (Sítio Novo), Shopping Patteo (Bairro Novo), das 9h às 17h; além de Espaço Caenga (Águas Compridas); Escola Coronel José Domingos da Silva (Ouro Preto); Escola Municipal Princesa Isabel (Jardim Brasil); Igreja O Farol (Bairro Novo) Escola Claudino Leal (Cidade Tabajara); Clube Atlântico (Carmo); Caic/Peixinhos, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. E a Vila Olímpica (Rio Doce), que atende até 20h

Além desses, também é possível se dirigir à Biblioteca Pública Municipal de Olinda, localizada na Avenida Liberdade, 100, Carmo. O trabalho de arrecadação funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos pontos de vacinação não é obrigatória fazer a doação para receber a dose da vacina contra o Novo Coronavírus, mas é uma excelente oportunidade de ser solidário.

As empresas da iniciativa privada e as entidades que desejarem doar volumes de alimentos ou de cestas básicas prontas deverão entrar em contato através do número (81) 9.9204-2209.

lmprensa Olinda

Vacinação em Bezerros a partir dos 55 anos

 

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, deu início a vacinação de mais um grupo prioritário contra a Covid-19. Agora, pessoas a partir dos 55 anos de idade, que não tenham comorbidades, já podem fazer o agendamento para tomar o imunizante contra o Coronavírus. A nova faixa etária já foi incluída na lista de grupos prioritários autorizados no aplicativo e site “Vacina Bezerros”.

O agendamento pode ser feito pelo site www.vacinabezerros.com.br ou baixando o aplicativo, na PlayStore. A população também pode fazer contato através do teleatendimento da Saúde, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, através dos números (81) 3728-6716, (81) 9-9836-1655 ou (81) 9-9840-2845.

lmprensa Bezerros

Dia dos Namorados na TIM tem até R$ 6.000 de desconto em smartphones

 

A data mais romântica do calendário brasileiro será comemorada pela TIM com ofertas especiais em smartphones e acessórios para os casais que adoram estar sempre conectados. Uma ótima opção para presentear o parceiro é o Moto G30, com desconto de R$ 700 no plano TIM Black 25GB. Com tela de 6.5” HD+ e taxa de 90 Hz, o novo modelo irá surpreender. Além do ótimo display, ele se destaca com sua quad câmera, com sensor principal de 64 MP, e com seus 128GB de armazenamento para seu amor ter espaço de sobra para fotos, filmes, músicas, apps e jogos. O preço original do produto é R$ 1.899 e, com o desconto especial da TIM, cai para R$ 1.199.

A TIM também traz ofertas para clientes do segmento Controle. O Moto E7 Plus 64GB, que possui uma tela Max Vision de 6,5” HD+ e uma bateria de 5.000mAh que dura até dois dias¹, sai por a partir de R$ 999. Outra opção é o Samsung Galaxy A02s, que conta com uma câmera tripla para capturar momentos memoráveis com seu par e está a partir de R$ 849.

Para parceiros apaixonados por tecnologia, uma ótima opção de presente é o Samsung Galaxy S21 5G, que sai de R$5.999 para R$ 2.999 no TIM Black Família 100GB, e que ainda conta com um compre e ganhe da Samsung. Levando esse modelo o cliente ganha um super fone de ouvido, o Galaxy Buds Pro[1]. Outra excelente opção é o Motorola edge+ que sai de R$7.999 por R$1.999, desconto de R$ 6.000.

Um dos dispositivos mais procurados pelos amantes de tecnologia é o fone de ouvido sem fio da Apple, os AirPods. Na TIM, o acessório sai por apenas R$ 1.099. E para os clientes que desejarem a versão mais tecnológica, com Cancelamento Ativo de Ruído e Modo Ambiente, estes poderão garantir os AirPods Pro, que estão custando R$ 1.999. Os valores são válidos até o dia 14 de junho.

Para mais informações sobre preços e planos, acesse www.tim.com.br/lojaonline. Para mais informações sobre o compre e ganhe da Samsung, acesse www.samsungparavoce.com.br.

Livro sobre a escrita e realização de projetos culturais tem lançamento no Festival Cena Contemporânea de Brasília

 

Um manual [crítico] disponibilizado de forma acessível e gratuita sobre a escrita e realização de projetos culturais é a nova empreitada da produtora, gestora cultural e pesquisadora de políticas culturais Daniele Sampaio. Com lançamento no dia 19 de junho, sábado, às 17h, no Festival Cena Contemporânea de Brasília, o livro Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas intenta iluminar as dimensões social, política e cidadã nos processos de idealização, escrita e realização de iniciativas artístico-culturais.

A publicação, que tem orelha assinada pela Doutora em História e autora de livros e artigos sobre políticas culturais Lia Calabre e prefácio do gestor cultural e professor Romulo Avelar, será veiculada pela SIM! Cultura e a Editora Javali no formato de e-Book com distribuição gratuita. Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas também será disponibilizado em uma série especial com 300 exemplares físicos, sendo 150 distribuídos gratuitamente para instituições culturais mapeadas pela equipe de produção do projeto e 150 vendidos a preços populares (R$20) pela Editora Javali.

Segundo livro de Daniele Sampaio, Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas foi criado para ser um suporte imediato no cotidiano das trabalhadoras e trabalhadores da cultura, submetidos a uma árdua condição desde o início da quarentena. Para a autora, a experiência de integrar uma série de grupos nos âmbitos local, estadual e federal em função dos debates em torno da Lei Aldir Blanc, configurou-se como um doloroso laboratório acerca da precariedade e desespero que, notadamente, marca a experiência de inúmeros agentes culturais no Brasil hoje.

“Este quadro, bem sabemos, não é de agora. Mas claramente se tornou insustentável ao longo de 2020/2021. Além disso, a experiência ministrando cursos de produção e gestão cultural nos últimos 12 anos retificou diversas vezes como o exercício da escrita é um dos grandes desafios enfrentados pelas/os agentes culturais. Não conseguir escrever um projeto que dialogue com os territórios dos próprios agentes e com os editais é, no limite, não ter acesso aos recursos. É como uma película de vidro que aparta esses sujeitos dos instrumentos de financiamento para a manutenção de seus trabalhos”, conta Daniele.

Quem pode escrever?

Indo além de um roteiro meramente técnico, Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas traz uma pergunta fundamental: Quem pode escrever?, mas antes vincula algumas ações, como inclusão, elaboração [crítica] de projetos, participação social, atuação política e financiamento à cultura, à construção de agendas e ao reconhecimento das políticas culturais como determinantes nos arranjos e modos de fazer.

“Eu não estava interessada em reiterar a ideia de que escrever um projeto é uma dinâmica simples de pergunta e resposta. Refutei isso veemente e procurei desenvolver um texto que pudesse contextualizar o histórico de políticas culturais, demonstrando como a escrita de projetos é uma habilidade requerida às e aos agentes culturais recentemente. Se é uma habilidade, significa que ela pode ser apreendida, desenvolvida. E para ser desenvolvida, lanço mão da técnica, que não é, de maneira nenhuma, pouco importante neste processo, mas igualmente não é suficiente”, ressalta a autora.

Pensando nisso, Daniele Sampaio apresenta na segunda parte do livro uma estrutura básica para a elaboração de um projeto, procurando iluminar quais são as perguntas-chaves que devem estar em cada um dos tópicos. No entanto, depois de contemplar o aspecto técnico, a autora frisa que o desenvolvimento do texto pode estar comprometido com as dimensões social e política intrínsecas, a seu ver, à atuação de agentes culturais, trazendo ao debate a noção de escrita cidadã.

Escrita cidadã

A autora Daniele Sampaio esclarece que escrita cidadã é uma escrita que não é de maneira nenhuma ensimesmada e apartada do próprio território ou do contexto histórico que estamos inseridos. É uma escrita que requer uma outra atitude diante dos projetos, não vendo mais como o próximo evento cultural, mas como a próxima etapa de uma trajetória artística.

Escrita cidadã também está relacionada a compreensão da função na gestão dos recursos (público ou privado) como meio e não fim. O que significa compreender o compromisso de fazer com que as iniciativas artístico-culturais cheguem, efetivamente, à população.

“Para além da retórica, precisamos admitir, verdadeiramente, a cultura como eixo de desenvolvimento e não como uma simples ferramenta. O livro Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas é uma pequena contribuição, mas espero que possa reverberar nas práticas de agentes culturais brasileiras/os, conectando as ações cotidianas à construção de agendas progressistas”, acredita Daniele.

Pesquisa em produção cultural

Daniele Sampaio também é autora do livro Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski (Editora Javali), que foi lançado em março de 2020 na programação da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp.

A publicação, que já integra a bibliografia de diferentes universidades brasileiras, acaba de chegar à Universidade de Coimbra (Portugal) onde a autora participa, como convidada, de um seminário internacional no próximo mês de outubro.

No livro, desenvolvido ao longo de sete anos, Daniele Sampaio investiga a práxis cotidiana do trabalho da produção quando não há objeto artístico, ampliando a compreensão sobre o alcance da ação da produção em trajetórias artísticas de pesquisa, independentes e/ou experimentais. A obra, além de iluminar agentes invisíveis que atuaram na produção de um grande nome do teatro do século XX, amplia o entendimento sobre a função e o alcance da produção e o papel fundamental das/os artistas na gestão e produção de si.

Lançamento

Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas
Dia 19 de junho, sábado, às 17h, no Canal do YouTube do Festival Cena Contemporânea de Brasília [youtube.com/CenaContemporâneaFestival].

Autora: Daniele Sampaio
Editora Javali
96 páginas | formato digital
ISBN: 978-65-87635-09-5
Gratuito | Download em simcultura.art.br e editorajavali.com

A versão digital da obra foi realizada com recursos da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Tem que desenhar?

 Twitter, agora há pouco...


Bernardo Lisboa: entre o Rap e a Sala de Aula

 

O RAP está presente na vida de Bernardo Lisboa desde sua infância. Aos dez anos de idade já curtia o som de Gabriel O Pensador, decorando as letras de várias composições do primeiro disco do Rapper. Bernardo cantava nos coletivos da cidade e entre amigos de sua geração, num movimento artístico intitulado MUTC (Movimento Underground do Transporte Coletivo).

Vários Raps eram entoados, especialmente os dos Racionais MC’s, grupo que decorou também várias letras de músicas. A partir disso passou a fazer RAP quando recebeu o músico americano Aaron em sua casa, através de um site chamado Couchsurfing, em 2009. Aaron gostava muito do Freestyle Rap, no qual se cria e canta rimas na hora, sem escrever, sem editar, apenas no improviso. Desse modo percebeu que conseguia fazer o improviso e passou também a rimar em freestyle, sempre que tinha oportunidade.

O primeiro RAP gravado por Bernardo foi no intercâmbio que ele fez na Alemanha, pelo curso de letras da UFPE. Durante o intercâmbio ele conheceu vários rappers pouco conhecidos, mas que estabeleceu uma relação artística e passou a rimar também com eles.

O primeiro RAP gravado nesse intercâmbio foi num estúdio de um amigo, que fez a parte instrumental da música. A letra foi dedicada à sua namorada Melanie, na época.

Esse primeiro RAP pode ser escutado no seu canal no Youtube e Bernardo pensa em lançar no Spotify também, embora ainda seja uma música antiga, gravada em 2013, mas que também não foi largamente divulgada.

De lá pra cá o Rapper continua rimando em Freestyle e escrevendo raps, ainda como hobby. Desde que voltou do intercâmbio, passou a trabalhar como professor de idiomas, primeiro inglês, depois francês, e por último alemão. Hoje é professor de alemão do CCBA (Centro Cultural Brasil Alemanha), além de ministrar aulas particulares. Lisboa também é jornalista.

Para além das aulas, depois que retornou do intercâmbio, passou a organizar o Encontro de Línguas, um evento para se praticar idiomas. Esse encontro aconteceu por muito tempo na Praça do Arsenal da Marinha no Recife Antigo e chegou a ser divulgado através de nota na Veja Recife, como o melhor lugar para se praticar inglês gratuitamente. Depois o evento passou a acontecer no Ramon Hostel Bar, em Boa Viagem, e no Ramon Bar e Parrilla, no bairro de Casa-Forte.

Seu amigo, Daniel, do Coco Loko, o viu rimando freestyle num posto de gasolina e passou a apresentar Bernardo a vários músicos que ele conhecia, o encorajando a participar dos shows desses amigos em bares recifenses, a exemplo dos Marcolino Tap House e no Ramon Hostel Bar. Através de Daniel, ele conheceu muitos músicos que tocam em bares recifenses. Babi Kenya, Juliana Paim, Alexandre MMR, Ticiano Menezes, entre outros, que passaram a convidar o rapper para mandar rimas durante os shows deles nos bares do Recife. Assim nasceu a vontade de se dedicar mais ao RAP, de uma maneira mais profissional.

“Certa noite no Marcolino Espinheiro vi um show do Fino Drão e gostei muito, achei que tinha a ver com os raps que eu queria fazer. Numa dessas noites, Daniel Fino, que toca com vários músicos que se apresentam nos bares, estava tocando com Babi Kenya no Marcolino. Ela me convidou para rimar. Daniel gostou e trocamos nossos contatos de telefones. Em um outro show de Babi conversei com Fino. Disse que tinha esse desejo de gravar mais raps. Ele me colocou em contato com Rodrigo Araújo, mais conhecido como Catita, que é produtor musical. Ele, Daniel Fino e Diego Drão, fizeram a base, a parte instrumental dos Raps. Já gravamos 4 músicas intituladas O Ego, A Tese, Abstinência e Music Ist Die Sprache des Lebens, este último em alemão. Continuo escrevendo, quero completar o suficiente para um álbum com 9 faixas, dentre elas uma em inglês e outra em francês, além de alemão, que já está pronta. Há muito tempo alimento esse sonho, de ser um Rapper poliglota e estou trabalhando para torná-lo realidade”.


Para ver mais sobre o trabalho de Bernardo

Grupo no Facebook para aprendizado acelerado de línguas: The Beginner's Guide (é aqui onde eu discuto, com profundidade, as várias técnicas e métodos que me levaram a ser um poliglota em pouco tempo).

Podcast: Papolento. (várias conversas em várias línguas: inglês, francês, alemão, espanhol... e português também! :)

Blog: Escrever é crer para ver. (em breve textos em outras línguas, por enquanto só tem um em alemão).

Página do Encontro de Línguas no Facebook.

Com lnformações da jornalista Daniela Câmara

Conheça o trabalho do Bernardo



Grupo cultural Coco de Fulô lança novo clipe neste sábado, 12

 

O grupo cultural Coco de Fulô, em atividade há 5 anos, têm sua sonoridade fincada no universo da ancestralidade afrodescendentes, e neste sábado, 12 de junho, Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio, estreia seu novo clipe: “ Cana de Santa Fé”. O single, que traz uma arranjo musical regional, promete fazer sucesso no ciclo junino deste ano.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar a musicalidade rural do coco de roda de engenho, tradição presente na região da Zona da Mata de Pernambuco. O público pode conferir a estreia por meio das redes sociais e do canal do YouTube da Serafim Produção, às 20h.

“O single faz referência ao Engenho Santa Fé, localizado no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte. O local conta com um conjunto arquitetônico, construído ainda em meados do século 20, que reúne casagrande, moita, casa de purgar e casario conjugado. Estar aqui é poder deliciar-se na paisagem do verde e da doçura dos canaviais” conta animado pela apresentação, o músico Ricco Serafim.

A música, de tradição popular, ganhou uma versão na voz de Ricco Serafim, com arranjos percussivos de Nino Souza no caixa; Nino Alves no bombinho; Valdir Félix no mineiro; Guilherme Otávio no trompete; e Josias Costa no trombone. A edição e produção do clipe é de Nilton Pereira. Já a fotografia é de Luise Marques e produção musical de Buguinha Dub.

As gravações aconteceram dentro dos protocolos sanitários. O cenário da apresentação aconteceu no Sítio Cultural Caboclo, área rural do município de Lagoa do Itaenga, capital estadual do “Coco de Roda”. “Estamos trazendo um autêntico repertório de rimas, versos e poesias, como manda a tradição das brincadeiras e sambadas da região dos canaviais”, diz Ricco.

Com lnformações do jornalista Salatiel Cícero 


Entenda o que são e como acontecem as Hérnias abdominais

 

As Hérnias abdominais são comuns e se tratam do deslocamento de um órgão interno que acaba ficando saliente por baixo da pele, devido a uma fragilidade, o que pode acontecer em qualquer parte do corpo, a exemplo, no umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.

De acordo com dados do Departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (Datasus), as hérnias da parede abdominal são comuns e atingem entre 20% e 25% da população adulta. Em um ano foram mais de 287,5 mil cirurgias de hérnia da parede abdominal. Todos os anos, mais de 2 milhões de casos são registrados em todo o País.

“Entre as hérnias da parede abdominal, as mais comuns são: a hérnia umbilical, hérnia epigástrica, hérnia inguinal (na virilha) e hérnia incisional. Além disso, também existe a hérnia de hiato, como explica o gastroenterologista, Dr. Carlos Bouçanova.

Alguns dos sintomas característicos que podem indicar a presença de uma Hérnia são a saliência na pele, em qualquer região do corpo, inchaço no local da saliência, dor na região, especialmente depois de realizar esforços, dor na região ao evacuar ou tossir.

O diagnóstico desta doença pode ser realizado com base nos sintomas relatados pelo próprio paciente, através da palpação no local de forma a identificar se existe alguma protuberância ou saliência na pele. Contudo, ainda segundo o especialista, Carlos Bouçanova, é comum os médicos solicitarem ao paciente a realização de uma ultrassonografia para confirmar a presença da doença.

Uma vez diagnosticada, pode ser feito o procedimento cirúrgico, seja pelo modo convencional (cirurgia aberta) ou por técnicas minimamente invasivas, como videolaparoscopia (cirurgia a laser) ou cirurgia robótica. “Esses dois últimos métodos são preferenciais, com melhores resultados em termos de qualidade de vida e dor quando comparados com a cirurgia convencional”, enfatiza o gastroenterologista, Dr. Carlos Bouçanova.

Algumas orientações podem ajudar o paciente que possui a Hérnia, tais como evitar levantar peso, evitar ficar muito tempo em pé, não fazer longas caminhadas ou atividades físicas intensas, ficar em repouso também pode ajuda a reduzir os sintomas existentes. Para os pacientes com hérnia de hiato (refluxo), estes devem cuidar da alimentação. “Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas. Fumar também pode levar a quadros de refluxo”, alerta.

SESI-PE oferece 200 vagas para cursos gratuitos nas áreas de comunicação e relações interpessoais

 

Para quem está em busca de desenvolvimento profissional, o SESI-PE está oferecendo 200 vagas para os cursos gratuitos “A importância do Feedback” e “Comunicação no Foco Organizacional”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pe.sesi.org.br na seção “Educação a Distância” até o dia 15 de junho ou as vagas serem preenchidas. Como as aulas são online, os interessados devem ter e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática.

No curso “A importância do Feedback”, os alunos irão aprender sobre o conceito e a reconhecer a importância do feedback nas relações de trabalho. Entre os conteúdos programados estão o segredo para uma boa liderança, as dificuldades de dar e receber um feedback, além do momento certo para dar esse retorno.

Em “Comunicação no Foco Organizacional”, serão apresentados conhecimentos básicos sobre a comunicação, nas situações do ambiente organizacional, considerando as demandas de trabalho e as interações com as pessoas. Serão trabalhados temas como a importância da comunicação e suas várias formas de abordagem, gestão, relações entre comunicação, trabalho e aprendizagem.

As cargas horárias são de 8 horas para “A importância do Feedback” e 20 horas para “Comunicação no Foco Organizacional”. Ao final do curso, o aluno participará de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos no exame, receberá a Certificação de Conclusão. Outras informações pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.


lmprensa FlEPE

Recife começa a vacinar todos os grupos prioritários contra gripe nesta quarta (9)

 

A partir desta quarta-feira (9), todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional Contra a Influenza poderão receber a vacina no Recife. Elas podem procurar uma das 153 unidades da Secretaria de Saúde (Sesau) ou os três postos volantes ofertados pela Prefeitura do Recife (vide serviço). Somando todo o público-alvo, de todas as etapas da campanha, são mais de 510 mil pessoas aptas para serem imunizadas. Até o momento, foram vacinadas 189.819 pessoas, representando cerca de 45% do público-alvo em vacinação até hoje.

Passam a receber a vacina contra gripe, nesta terceira etapa, as pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros; trabalhadores portuários. Além deles, também serão imunizados os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

É importante destacar que, mesmo com o início de uma nova etapa, as pessoas incluídas nos grupos anteriores podem continuar recebendo a vacina da mesma forma. São elas: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.

Dos grupos que já estavam sendo vacinados até agora, apenas o das puérperas ultrapassou a meta, chegando a 98,5%. Seguido das crianças (57%), gestantes (54%), idosos (42%), trabalhadores da saúde (36%) e professores (25%).

Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO - A vacina contra gripe é oferecida em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio). No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. O ponto montado no Pátio do Carmo funciona de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento, das 8h às 17h.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Medidas para evitar infecções respiratórias como gripe e covid-19:

- Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro);

- Evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca);

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

- Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

- Pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos


lmprensa Recife

O estudo da psicologia para o alcance dos resultados e do autoconhecimento

 

O escritor Augusto Cury disse certa vez que “a melhor passagem que você pode ganhar é para uma viagem a seu interior”. O curso de psicologia positiva e autoconhecimento da Escola de Negócios do IEL-PE vai abordar exatamente esse assunto sob a perspectiva mais humana das pessoas para mostrar como os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos podem ser importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Com um conteúdo exclusivo e com uma proposta de networking interativa com os participantes, o curso vai acontecer entre os dias 14 e 17 de junho, das 19h às 22h, e no dia 18 de junho, das 18h às 22h. Em todos os dias, o encontro será ao vivo e on-line por meio da plataforma Zoom e ministrado pela especialista Aristella Roberta Lemos da Silva.

A instrutora irá direcionar o participante a descobrir, desenvolver e potencializar as virtudes, as forças de caráter e o seu talento, de modo a orientar, por meio de ferramentas usadas pela psicologia positiva, o desenvolvimento humano com base nos fundamentos da ciência e do bem-estar.

Para a gestora do IEL-PE, Juliana Nogueira, o desenvolvimento da psicologia positiva traz uma série de benefícios ao ambiente de trabalho, como o aumento da produtividade, o engajamento e a resolução de conflitos. “Portanto, é uma temática que pode fazer muita diferença nas rotinas das pessoas, sobretudo no ambiente de trabalho. Pode-se dizer que aplicar a psicologia positiva é um desafio para as empresas, uma vez que esta ciência vem para mostrar que é possível olhar os problemas organizacionais por outros ângulos, dando aos times e aos gestores a chance de buscar novas formas soluções assertivas e resultados mais rápidos, o que, certamente, só traz benefícios para todos os envolvidos.”, disse.

Podem se inscrever psicólogos, gestores, coordenadores, supervisores, consultores, analistas, assistentes de Recursos Humanos e demais profissionais que desejam se aprofundar seus conhecimentos no tema.

Serviço
Curso: Psicologia positiva e autoconhecimento
Quando: 14 a 18 de junho
Valor: R$ 280,00
Local: On-line (Via plataforma Zoom)

lmprensa FlEPE

Governo de Pernambuco recebe comissão da Assembleia Legislativa para discutir ação policial no protesto de 29 de maio

 

O governador Paulo Câmara recebeu, na tarde desta terça-feira (08), uma comissão de deputados estaduais para discutir a ação policial no protesto do dia 29 de maio, no Centro do Recife. Ele informou aos parlamentares as providências adotadas até agora e o compromisso da gestão em trabalhar para evitar ações semelhantes no futuro.

“Desde o primeiro momento, nossa disposição nesse caso é de transparência em todas as decisões, e de rigor no acompanhamento das investigações. Também informamos os deputados sobre as medidas de amparo às vítimas e o compromisso em rever protocolos para aprimorar, a cada dia, as ações da Polícia e de qualquer agente do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa (Alepe), Isaltino Nascimento, o encontro foi mais uma evidência do compromisso da gestão estadual em tratar esse caso com seriedade e transparência. “Tivemos uma conversa esclarecedora, com a presença dos colegas representantes do Legislativo, onde nos foi apresentada a condução séria do Estado a esse assunto, com todo o rigor que exige”, disse o parlamentar.

Além do líder do governo, participaram do encontro o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros; o líder da oposição, Antônio Coelho; e os deputados Waldemar Borges (presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça), Teresa Leitão (representante da Comissão de Educação e Cultura), Jô Cavalcanti, das Juntas, (presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular), e Fabrizio Ferraz (presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social).

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

#RodaVT Recife amplia vacinação contra covid-19 para População em Situação de Rua