terça-feira, 8 de junho de 2021

Grupo cultural Coco de Fulô lança novo clipe neste sábado, 12

 

O grupo cultural Coco de Fulô, em atividade há 5 anos, têm sua sonoridade fincada no universo da ancestralidade afrodescendentes, e neste sábado, 12 de junho, Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio, estreia seu novo clipe: “ Cana de Santa Fé”. O single, que traz uma arranjo musical regional, promete fazer sucesso no ciclo junino deste ano.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar a musicalidade rural do coco de roda de engenho, tradição presente na região da Zona da Mata de Pernambuco. O público pode conferir a estreia por meio das redes sociais e do canal do YouTube da Serafim Produção, às 20h.

“O single faz referência ao Engenho Santa Fé, localizado no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte. O local conta com um conjunto arquitetônico, construído ainda em meados do século 20, que reúne casagrande, moita, casa de purgar e casario conjugado. Estar aqui é poder deliciar-se na paisagem do verde e da doçura dos canaviais” conta animado pela apresentação, o músico Ricco Serafim.

A música, de tradição popular, ganhou uma versão na voz de Ricco Serafim, com arranjos percussivos de Nino Souza no caixa; Nino Alves no bombinho; Valdir Félix no mineiro; Guilherme Otávio no trompete; e Josias Costa no trombone. A edição e produção do clipe é de Nilton Pereira. Já a fotografia é de Luise Marques e produção musical de Buguinha Dub.

As gravações aconteceram dentro dos protocolos sanitários. O cenário da apresentação aconteceu no Sítio Cultural Caboclo, área rural do município de Lagoa do Itaenga, capital estadual do “Coco de Roda”. “Estamos trazendo um autêntico repertório de rimas, versos e poesias, como manda a tradição das brincadeiras e sambadas da região dos canaviais”, diz Ricco.

Com lnformações do jornalista Salatiel Cícero