segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Shopping Costa Dourada realiza feira de adoção de animais

 

O Shopping Costa Dourada retoma a sua tradicional feira de adoção de pets. Realizado no corredor da entrada 1 do mall, o evento é gratuito e contará com mais de 15 animais, entre cães e gatos, que precisam de um lar. Os interessados na adoção devem apresentar um documento pessoal, comprovante de residência e ser maior de 18 anos. Além disso, passarão ainda por uma entrevista para conscientização de uma adoção responsável, evitando assim um novo abandono.
 
A ação, já conhecida na região e realizada mensalmente pelo centro de compras, surgiu através de uma parceria entre o Costa Dourada e a ONG Carinho Pet, que atua há mais de 10 anos no Cabo de Santo Agostinho. Mônica Nascimento, presidente da ONG, conta como surgiu a iniciativa. “Com o grande número de animais abandonados, passei a oferecer abrigo em minha casa. Tratava, castrava e tentava a adoção. Foi assim que tudo começou. Atualmente contamos com uma sede que protege mais de 130 animais”.

Devido à pandemia, a cuidadora relata que os números de animais abandonados só aumentou, enquanto as doações que ajudam a manter o projeto diminuíram. “Antes da pandemia, em um só evento, 30 animais foram acolhidos. Atualmente, são adotados 12 pets por mês, e, no mês passado, apenas cinco. A alta demanda de adoção nos permite resgatar mais animais, pois recebo por semana de 60 a 80 alertas de animais abandonados que não temos como acolher”.

Além da feira no Costa Dourada, é possível contribuir com o projeto através de apoio financeiro e divulgação da ONG pelo Instagram @carinho.pet.

1º Festival de Flores da Cidade do Paulista

 

O Festival conta com uma grande variedade de plantas, flores, cactos, suculentas, bromélias e orquídeas. O evento ocorre na Praça Agamenon Magalhães, Centro, das 8h às 18h, todos os dias.

Com o objetivo de estimular a cultura do cultivo de orquídeas e de outras plantas, além da exposição, também haverá a venda de mudas de orquídeas e de outras variedades a partir de R$ 5,00.

O Orquidário Villaldeia, realizador do evento, é uma empresa pernambucana produtora de orquídeas Denphal. Esse tipo é natural da Tailândia e se adapta muito bem aqui, em razão da semelhança do clima, da umidade e da temperatura. A Denphal chega a florir até três vezes por ano.

Além das flores, também estão expostos e colocados à venda acessórios para o cultivo, como substratos e fertilizantes.

O festival vai até o dia 21 de agosto.

lmprensa Paulista

Pernambucano aprovado em nove universidades nos EUA inspira outros jovens periféricos

 

A educação é a porta de entrada para um mundo de possibilidades e sonhos que devem ser compartilhados. Fred Ramon, 20 anos, é a prova disso. Morador da periferia de Jaboatão-PE e filho de empregada doméstica, o jovem foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos e agora inspira outros garotos e garotas a seguirem no caminho da educação. Para falar como foi o processo de aplicação e compartilhar outras experiências, Fred participa de roda de conversa organizada pelo Sesc Piedade nesta sexta-feira (13) a partir das 10h.

Realizada na unidade do Sesc em Piedade, a atividade faz parte das atividades em comemoração ao Mês da Juventude promovida para o Grupo Sesc Jovem. Mais de 20 pessoas, da faixa etária entre 15 e 29 anos devem participar. “O objetivo da atividade é promover um espaço de interação entre os jovens, para que possam enxergar novas possibilidades por meio da educação, além de fortalecer o protagonismo da juventude na sociedade” diz a organizadora da atividade e assistente social do Sesc Piedade Cecília Marinho.

Fred Ramon deve começar ainda em agosto deste ano na Whittier College, em Los Angeles, na Califórnia, onde conseguiu bolsa de 70% no curso de Ciência da Computação e Estudos Globais. Antes disso, uma longa trajetória de estudos de Inglês, participação em concursos e projetos sociais, além de experiências de trabalho com a língua inglesa, fez parte da rotina dele. Isso tudo foi determinante para a construção da vivência do garoto, com resultado nas aprovações.

“Estou conseguindo ir para a faculdade não só por conta da escola, mas por conta do que eu fiz fora da escola, por conta do protagonismo que eu decidi ter fora da sala de aula, pelas oportunidades que eu consegui assumindo o papel de líder. As oportunidades dos cursos que eu ia me metendo, que eu ia fazendo, e esse currículo que eu construí”, conta Fred.

Enquanto o tão sonhado dia do embarque não chega, Fred tem se preparado e aguardado respostas de fundos de investimentos para completar os custos dos estudos. Em paralelo, o rapaz iniciou uma vakinha online com o objetivo de arrecadar o montante para caso as suas solicitações não sejam atendidas. Mesmo com a ansiedade da espera, o rapaz já pensa mais longe e sonha com o retorno que poderá trazer para a sua comunidade e para outros jovens como ele.

“Vendo a pobreza ainda um sério problema em comunidades em Pernambuco e no Brasil, meu objetivo é construir nos centros acadêmicos um projeto de articulações com órgãos americanos que se abrem para levar programas de capacitação e financiamento para pequenos e médios negócios locais. O foco é atender famílias desempregadas em comunidades de baixa renda em Pernambuco e no Nordeste”, completa.

Ivan Moraes apresenta análise de dados sobre vacinação para secretaria de saúde do Recife

 

O vereador Ivan Moraes (PSOL) foi recebido hoje em reunião com a Secretaria de Saúde do Recife ressaltando a necessidade de ações para aumentar a vacinação em bairros pobres e periféricos da cidade, apresentando dados da Nota Técnica Nº 10 que o mandato lançou na semana passada. Na conversa, reforçou a necessidade de se superar algumas barreiras na vacinação e deixou sugestões para a gestão.

Como o Recife já está vacinando toda a população adulta, Ivan também demandou a preparação para vacinação de adolescentes com deficiências e comorbidades, e cobrou a convocação das pessoas concursadas da Saúde para assumir cargos que estejam com vacância. "É importante reconhecer o esforço da secretaria. Em tempos tão difíceis, mesmo na oposição a uma gestão municipal, de quem discordo, é preciso ressaltar o compromisso e a vontade da equipe da saúde em superar as lacunas e fazer com que a vacina chegue no braço de todo mundo", pontua o vereador do PSOL.

Ascom lvan Moraes

Igarassu vai ganhar creche para mulheres marisqueiras

 

A prefeita da cidade professora Elcione Ramos esteve em Brasília, nesta semana, e retornou com muitas novidades na bagagem. O tour, em busca de apoios e parcerias, iniciou pela Câmara dos Deputados, visitando vários gabinetes com o objetivo de obter recursos e viabilizar investimentos para melhorar e acelerar obras de infraestrutura de Igarassu.

Outra novidade anunciada aos igarassuenses é que a esperada construção da creche destinada às mulheres marisqueiras das comunidades de Nova Cruz I e II será iniciada. Professora Elcione esteve em reunião no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), para viabilizar a obra que garantirá mais educação para mulheres que vivem da maré.

“Estamos com um déficit na educação infantil do município e a creche vem para atender não somente a educação regular, como a estadia e a garantia dos direitos dessas crianças que precisam ficar em um ambiente adequado enquanto suas mães saem para pescar. Então posso dizer que nossa agenda em Brasília foi muito produtiva”, comemorou a gestora.

Além desta boa notícia, a prefeita professora Elcione comemorou no Ministério da Saúde, a chegada do CAPS IV , o centro vai atuar no combate aos danos causados pelo álcool e outras drogas. No país, apenas três municípios estão contemplados com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, e Igarassu, mesmo sem o número de habitantes exigido, será o modelo piloto para a implantação.

A gestora também teve encontros nos Ministério da Cidadania e Assessoria Técnica e do Desenvolvimento Regional (MDR) em busca de captação de recursos nas áreas de Políticas Sociais e Esportes.

lmprensa lgarassu

Paulista oferece rede de proteção aos Direitos Humanos

 

Hoje, dia 12 de agosto, é o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi escolhida em homenagem à vida e à luta de Margarida Alves, defensora dos direitos dos trabalhadores rurais. A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos (SPSDH), tem desenvolvido um trabalho de referência nessa área.

A agenda ocorre através da Superintendência de Direitos Humanos, que é composta pelas Diretorias de Igualdade Racial, Pessoa Idosa, LGBTI+, Pessoa com Deficiência, Criança e Adolescente e de Direito Humano à Alimentação Adequada.

"É de extrema importância avançar na garantia de direitos humanos para a população, que por muitos anos sofreu violação de direitos. É necessário atuar tecnicamente, com compromisso e ética na promoção, proteção, reparação e na defesa dos direitos humanos. Também é fundamental que a sociedade civil esteja exercendo seu papel na luta pela garantia de tais direitos", disse a Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares.

Em caso de dúvidas ou informações, a população deve entrar em contato com a Superintendência de Direitos Humanos da SPSDH, localizada no Centro Administrativo - Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape 1.

Contatos
- E-mail da Superintendência de Direitos Humanos: sdh.social.paulista@gmail.com

- Contato da sala dos Conselhos de Direitos Humanos (Conselho Municipal do Idoso do Paulista- COMIP - e Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência - COMID): (81) 3371-6199

- Para denúncias relativas aos Direitos Humanos: Disque 100 ou Ligue 180

lmprensa Paulista

Estrada da Cebola garantirá mais competitividade aos produtores de Cabrobó

 

Dando continuidade ao giro pelo Sertão do São Francisco, dentro do Plano de Retomada da economia do Estado, o governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (13.08), obras em andamento, e anunciou mais duas intervenções fundamentais para o fortalecimento socioeconômico da região. Uma delas é a implantação da PE-499, também chamada de Estrada da Cebola, entre Terra Nova e Cabrobó, que garantirá mais competitividade aos produtores do município e dos arredores.

“Tivemos oportunidade de circular mais um dia aqui pelos municípios do Sertão do São Francisco e assinar ordens de serviço para estradas muito importantes. São obras que começam agora, e que têm prazos definidos de conclusão. Neste momento de retomada, em que estamos podendo investir mais e aprimorar a geração de emprego e renda com investimentos públicos como esse das estradas, esperamos realmente melhorar a trafegabilidade em todas as regiões do Estado”, afirmou Paulo Câmara.

A PE-499, com extensão de 31,96 quilômetros, será toda pavimentada no trecho de ligação dos dois municípios, que têm tradição na piscicultura, na caprinocultura e na agricultura irrigada, principalmente na produção de melão, melancia, tomate e cebola. Com um orçamento de R$ 48,5 milhões, a obra tem duração de prevista de 12 meses, e trará agilidade nas viagens, conforto e segurança para 45 mil habitantes.

“Há mais de 40 anos a população aguardava por essa obra. É uma rodovia importante, por onde vai ser escoada toda a produção agrícola, que é muito forte aqui no Sertão do São Francisco, além de levar grandes melhorias também ao Sertão Central. Vai ser implantada com características de uma rodovia federal, com toda a questão de segurança e vai encurtar o caminho de quem trafega pela região em 70 quilômetros”, explicou a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Nesta passagem pelo Sertão, o governador também autorizou o início da recuperação e adequação de capacidade da rodovia PE-574, conhecida como Estrada da Uva e do Vinho, entre Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. A intervenção, com extensão de 62,1 quilômetros, beneficiará uma população de 67,5 mil habitantes, contará com investimento de aproximadamente R$ 23 milhões e tem duração prevista de 12 meses. A recuperação da estrada é fundamental para o escoamento da produção de uva e vinho do Vale do São Francisco, que gera 10 mil empregos e produz, anualmente, cerca de 20,5 milhões de quilos de uva e sete milhões de litros de vinho, exportados para outros estados e países.

O governador também visitou algumas obras em andamento. Iniciados em março, os serviços na PE-550, que abrangem uma extensão de 46,5 quilômetros, com um investimento de R$ 26,6 milhões, atingiram o percentual de 40% de execução e devem ser concluídos em janeiro de 2021. Os trabalhos na via estão divididos em dois segmentos: o primeiro (com 24,1 km) parte da BR-428, em Caraíbas, passando pelo projeto Fulgêncio, e o segundo (com 22,4 km) segue dali até o distrito de Urimamã. As ações são executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e contemplam terraplenagem, reciclagem base, pavimentação, drenagem e sinalização. A requalificação da PE-550 beneficiará diretamente mais de 85,5 mil habitantes daquela região, responsável por parte significativa da produção de frutas em Pernambuco.

O PROGRAMA – O Caminhos de Pernambuco é considerado o maior programa de reestruturação da malha viária lançado no Estado. Investe atualmente cerca de R$ 393 milhões em ações de infraestrutura viária, sendo R$ 79 milhões em intervenções já concluídas, o que representa 79 quilômetros de vias reestruturadas, e R$ 313 milhões para obras em andamento em 367 quilômetros.

lmprensa PE

Hospital Miguel Arraes selecionado para projeto nacional de Segurança do Paciente

O Hospital Miguel Arraes (HMA/FPMF), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife e vinculado à Fundação Professor Martiniano Fernandes (FPMF), foi selecionado para receber o projeto Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde que tem o objetivo de dar suporte técnico e metodológico a 204 unidades de terapia intensiva de hospitais selecionados em todo o país, com a implementação de práticas de prevenção a infecções em parceria com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).

O suporte técnico será oferecido por seis hospitais do PROADI/SUS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema único de Saúde, que realiza projetos voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS no Brasil. São eles: Hospital Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital de Beneficência Portuguesa, Hospital do Coração, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês. Cada um será responsável pela condução das sessões de aprendizado e assistência a um grupo de 34 UTIs.

O anúncio da seleção do Miguel Arraes para o projeto atestou, mais uma vez, o compromisso da unidade com a excelência do trabalho realizado pelos profissionais de saúde. O HMA participou, entre os anos de 2018 e 2020, do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do PROADI/SUS, atendendo a todos os protocolos de melhorias de gestão e qualidade no atendimento ao paciente. De acordo com Adelaide Caldas, diretora geral do HMA/FPMF, o projeto Saúde em Nossas Mãos é mais uma oportunidade criada para o hospital capacitar seus colaboradores e melhorar a segurança do paciente: “ficamos muito felizes com a escolha e estamos preparados para mais esse desafio, desta vez especificamente em nossa UTI. Vamos formar uma equipe multiprofissional experiente, integrada e pronta para colaborar para o sucesso do projeto”. Uma reunião na próxima terça-feira (17) vai começar a discutir o projeto entre os profissionais do HMA que estarão envolvidos na sua execução.

O projeto tem duração de dois anos e será conduzido através do chamado Modelo de Melhoria, utilizado com sucesso em várias iniciativas. O suporte está relacionado à ventilação mecânica, uso de cateteres e de sondas vesicais. Após sua implementação foi possível perceber, no conjunto inicial de 119 UTIs participantes, uma redução de 41% nas taxas de infecção de corrente sanguínea, 48% nas taxas de infecção do trato urinário e 28% nas taxas de infecção de pneumonia associada à ventilação mecânica até abril de 2019. Estima-se que, nesse período, 2.345 infecções foram evitadas e 779 vidas foram salvas.

Com lnformações da jornalista lana Gouveia

BRK Ambiental reforça a necessidade do descarte correto de resíduos no Dia do Combate à Poluição

 

O dia 14 de agosto se tornou uma data simbólica que remete ao Dia de Combate à Poluição. A data especial surgiu como um alerta às consequências da poluição ambiental para a vida humana, já que o ar, a água e o solo são alguns dos principais fatores naturais que podem ser prejudicados pela degradação ambiental. A poluição é responsável por cerca de 12,6 milhões de mortes no mundo por ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

Definida como a degradação física e química do meio ambiente, a poluição pode ocorrer como consequência de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e lixo, liberação de gases tóxicos por fábricas e carros, queimadas e até volumes elevados de som. Entende-se, portanto, que ela não afeta apenas o ambiente, como também todos os seres vivos, incluindo a população humana e suas atividades econômicas e sociais. Diante disso, é essencial que, para a saúde do planeta e das gerações futuras, tomemos medidas rápidas para evitar o aumento das alterações do meio ambiente e da natureza.

“A BRK Ambiental tem um propósito claro da sustentabilidade. Estamos presentes na vida de milhares de pernambucanos que, todos os dias, vivenciam os benefícios gerados pelos investimentos em saneamento básico. É por isso que o nosso propósito é transformar a vida das pessoas por meio de um saneamento de qualidade, que garanta mais saúde e preservação do meio ambiente. A sustentabilidade está no nosso DNA”, destaca o gerente da área de QSSMA em Pernambuco, Ricardo Marinho.

Para evitar o entupimento das redes de esgoto, a BRK reforça o que não se deve fazer: não jogue restos de alimento ou lixo na pia, ralo ou vaso. Nem cotonetes, fios de cabelo, embalagens, algodão usado, entre outros itens. Despejar óleo de cozinha nas redes de esgoto pode causar entupimentos e refluxo de esgoto, por isso é importante sempre guardar esse material em garrafas descartáveis usadas e depois entregar para reciclagem nos pontos de coleta da sua cidade.

“É possível tratar os efluentes domésticos e industriais dando bom uso aos mesmos de forma sustentável e que não prejudique o meio ambiente. A BRK Ambiental acredita no potencial transformador do saneamento para o bem-estar e saúde da população. Temos como meta primordial a ampliação do atendimento dos serviços de esgoto para a população pernambucana”, pontua Ricardo.

As pessoas também podem contribuir com a preservação ao meio ambiente e o combate à poluição com reciclagem, descarte adequado de pilhas e baterias, economizar água, a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, o plantio de árvores e o uso de meio de transportes sustentáveis. Essas são apenas algumas atitudes que se pode adotar no dia a dia. Convidamos você a aproveitar a data e realizar uma atitude sustentável hoje. O planeta agradece. Faça ainda mais: converse e incentive alguém a se sentir responsável e a tomar consciência sobre os males que a poluição provoca à natureza. Juntos, transformamos o mundo.

Concurso na Marinha de Nível Médio

 

Saiu o edital do concurso para o Quadro Técnico de Praças da Armada (QTPA), voltado para candidatos do sexo masculino, com nível médio técnico em Mecânica ou Eletroeletrônica, com idade entre 18 e menos de 25 anos no dia 1º de janeiro de 2022, entre outros requisitos. São 20 vagas para atuação na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares da Marinha. Os rendimentos após a formação é de R$5.699,25, já com adicionais, referentes à graduação de Terceiro-Sargento.

As inscrições serão aceitas no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br entre os dias 24/08/2021 e 26/09/2021. A taxa será de R$ 70.

Este concurso conta com diversas etapas e dura cerca de um ano e meio de formação. Há provas objetivas com questões da área profissional e redação. Além disso, há ainda os Eventos Complementares: Verificação de Dados Biográficos (VDB), Câmara Hiperbárica (CH), Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i), Avaliação Psicológica (AP), Verificação de Documentos (VD) e Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração (PH). Além disso, há o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA e o Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças.


Marinha do Brasil 

Bezerros: vacnação para pessoas de 25 anos

 

A Secretaria de Saúde de Bezerros baixou a faixa etária da campanha de imunização contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 25 anos de idade. O novo grupo prioritário começou a ser vacinado nesta segunda-feira (16), sendo que, para receber o imunizante, o bezerrense deve fazer o agendamento prévio e depois deslocar-se até um dos três centros de vacinação, espalhados em pontos estratégicos da cidade.

Quem se enquadra na nova faixa etária de 25 anos ou faz parte dos grupos prioritários, autorizados para receber a vacina, pode fazer o agendamento através do aplicativo “Vacina Bezerros” ou site (www.vacinabezerros.imunizape.com.br).

De acordo com os dados do vacinômetro divulgado na última sexta-feira (13), Bezerros vacinou 33.914 pessoas com a primeira dose do imunizante e 11.575 com a segunda, representando 55.70% e 19.01% da população total, respectivamente. O cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas do município, de acordo com o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

lmprensa Bezerros

Projetos sociais receberão recursos financeiros do fundo social Sicredi Pernambucred

A Sicredi Pernambucred seleciona projetos de instituições sem fins lucrativos para receber recursos do seu Fundo Social. As inscrições podem ser feitas pelo site (https://www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial), até o dia 17 de setembro.

Podem participar entidades com projetos sociais de interesse coletivo voltados à educação, cultura, esportes, meio ambiente, segurança, inclusão social, entre outros, conforme regulamento disponível em sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial

O Fundo Social busca desenvolver as comunidades onde a cooperativa está inserida, uma forma eficaz de exercermos o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade”, destaca Luís Aureliano de Barros Correia, Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pernambucred

O Fundo Social da Sicredi Pernambucred é formado pela destinação de 2% do resultado do exercício para apoiar iniciativas voltadas para o desenvolvimento social. “Esse programa demonstra a força do cooperativismo, o crescimento sustentável de nossa instituição coletiva e que, juntos, podemos gerar transformação na comunidade”, destaca Giovanni Prado, Diretor Executivo da Sicredi Pernambucred. O fundo foi criado este ano por decisão coletiva dos associados, a partir de uma proposta do Conselho de Administração, em Assembleia Geral Ordinária.

Mahmundi e Rincon Sapiência participam do Seguindo a Canção, da Casa Natura Musical

 

Ampliar os assuntos sociais inquietantes é um dos objetivos centrais do projeto Seguindo a Canção, parceria entre a Casa Natura Musical e a Faculdade Descomplica que está cumprindo sua segunda temporada. Após estreia estrelada por Black Alien e Tati Quebra Barraco (disponível nos canais do Youtube da Casa Natura Musical e da Faculdade Descomplica e com mais de 12 mil visualizações até o momento), será disponibilizado, no dia 18 de agosto, um episódio com a participação de Mahmundi e Rincon Sapiência.

O programa terá ainda participação do professor de história Guilherme Ferreira e apresentação e mediação de Aisha Mbikila - presente na capa da publicação Forbes Under 30, que aponta jovens brasileiros que são destaques em diversas áreas.

No programa, Mahmundi se apresenta diretamente da Casa Natura Musical e dialoga com Rincon Sapiência, que vai participar remotamente de sua casa. Um aluno da Faculdade Descomplica também terá oportunidade de se integrar na discussão remotamente, garantindo uma maior dinâmica no programa. No palco da Casa, Mahmundi ainda apresenta músicas do seu repertório, como Nova TV, Leve, Tempo Para Amar, Sem Medo e Convívio.

“A Casa Natura Musical conecta música e pessoas. Seguimos escutando quem ajuda a escrever a história da música, seu presente, passado e futuro, nos tornando cada dia mais plurais. Uma parceria como esta amplifica as vozes dos artistas e o impacto positivo que a cultura pode trazer para a sociedade, gera engajamento e identificação a partir da conexão entre a nossa curadoria musical e os diálogos e reflexões propostos em cada episódio”, diz Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical, equipamento cultural que tem intensificado sua atuação nos canais digitais cada vez mais. A diretora complementa que um dos pontos mais relevantes desse projeto é provocar a audiência a refletir sobre a importância de suas vozes serem ouvidas, gerando empatia e ampliação de debates.

O formato do programa, composto por shows musicais gravados no palco da Casa Natura Musical e participações remotas de artistas e demais participantes, estabelece um diálogo mais próximo do público jovem, que também será contemplado pela própria temática dos programas, sempre pensada para aprofundar temas que estão sendo debatidos na sociedade. A segunda temporada vai trabalhar em cinco eixos: sonho, dinheiro, amor, auto-estima e amizade.

O convite para a Aisha Mbikila fazer a apresentação e mediação desta temporada também é uma novidade. Com 23 anos, Aisha é modelo, diretora de audiovisual, atriz, performer, DJ e produtora. A soma dessas atividades faz dela uma das principais profissionais das artes da geração Z brasileira, com um discurso embasado no feminismo negro focado no que significa ser um jovem negro no Brasil.

A concepção do segundo episódio da nova safra de Seguindo a Canção parte de um clássico dos Racionais MC's: Um por Amor, Dois por Dinheiro, música que debate justamente o conflito e as contradições de amor e dinheiro. Para o bate-papo, serão levantados assuntos como o modo de lidar com dinheiro e como entender se é mais importante fazer o que gosta ou ganhar dinheiro, passando também pelo debate sobre a possibilidade de fazer os dois ao mesmo tempo.

“O papel de uma faculdade vai muito além da entrega de um diploma ao final do curso. Nós enxergamos a Faculdade Descomplica como uma ferramenta de inclusão social, capacitação e adoção de valores que são fundamentais atualmente”, comenta Daniel Pedrino, Presidente da Faculdade Descomplica. “Eventos em que se geram debates e formação de opinião são a essência do que é estar em uma instituição de ensino superior. Lá é o lugar onde se aprende a pensar criticamente e debater a solução de problemas. Por isso, parcerias como esta são tão importantes para os alunos”.

O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo profissionalizante e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas, professores, estudantes e apresentadora apresentando suas experiências. O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, que levam a trocas musicais e de histórias inspiracionais entre os participantes e transportam a audiência para uma viagem pela cultura e contexto social e político de diferentes regiões e realidades sociais do país.

CASA NATURA MUSICAL
Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

Lula Falcão lança livro Urubus na Sala

A Casa Forte Press tem o prazer de anunciar a primeira tradução para o inglês de Urubus na Sala (Vultures in the Living Room), do escritor brasileiro Lula Falcão, agora disponível em todas as livrarias e, em todo mundo, no formato Kindle.

Lula Falcão é autor de “Todo dia me atiro do térreo”, Iberê Segundo Paulo”, – transformado em roteiro para o cinema -, “Notas do Aquém”, ainda no prelo, e coautor de “Frevo – 100 de folia”.

A escrita de Falcão é inconfundivelmente original. Ele equilibra o impossível na narrativa: sua prosa é atemporal, mas profundamente enraizada na obscura história recente do Brasil. São pequenos contos que oscilam entre o absurdo e o sentido e a falta de sentido da vida.

Em Vultures in the Living Room, o que parece impossível é negociado através da escrita fluida de Falcão. Aqui, o universo se estende e se expande, jogando a já maníaca vida urbana do Brasil em um caos celestial.

Absurdo, político, poético, mas também engraçado, como observou recentemente o blogueiro de cultura Detroit Richards em The Paltry Sum:

“A peça de abertura, Sea of Mud me lembrou da ‘música de uma sala distante ’de Elliot, na medida em que o leitor está recebendo uma transmissão da cena de um desastre que se desenrola. A música é fraca e nos esforçamos para ouvir, mas algo está acontecendo. Ninguém parece saber exatamente o que é esse desastre assustador. Esta vinheta apresenta um microcosmo da humanidade diante de nós, usando o dispositivo de uma nave em apuros habitada em parte por jogadores e idosos. Não somos todos jogadores no navio da vida? Falcão cria cuidadosamente uma sensação de estranho, uma sensação de que há algo errado.”

“Em suma, se você ainda não está convencido, eu diria que isso é algo que quem quer mergulhar no mundo do iconoclasta, do bufão, do humanista e, portanto, ter sua humanidade reafirmada e afirmada, deve se dar o tempo. ler. Esta é a carne com osso da literatura moderna e ainda pode me arrastar para fora da minha zona de conforto apolítica”, disse Richards.

Urubus na Sala é uma reflexão importante sobre a vulnerabilidade humana em tempos de incerteza política e social.

 Em breve, o livro será lançado na Bienal do Livro de Pernambuco. 

Desprincesando o conto de fadas

 

“Você já viu princesa cadeirante, gorda ou de óculos?”, questiona a professora, pós- doutora e doutora em Educação, Rosangela Hilário. Essa é apenas uma das reflexões que vão permear a oficina que a rondoniense vai ministrar entre os dias 23 e 27 de agosto, de forma online, pelo projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leitura. “Desprincesando o conto de fadas” já está com inscrições abertas e custam R$ 20 e R$ 40.

Direcionada para professoras, contadoras de histórias, mães, mulheres e qualquer pessoa que queira questionar o conservadorismo literário e social, a oficina vai ser realizada a partir de três eixos: provocação, para falar sobre a importância de ensinar a sonhar sobre outras perspectivas; desconforto, pois ninguém salva ninguém sem cobrar um preço muito alto; e futuro, com proposições de novos rumos a partir da literatura. “Precisamos rever mitos que reafirmam máximas machistas organizadas em torno da lógica patriarcal de que “boas” meninas se submetem à autoridade masculina e são “salvas” pelos relacionamentos com homens corajosas e poderosos”, reflete.

Durante as aulas, que vão acontecer das 19h às 21h, Rosangela vai apresentar produções literárias que já mostram essa nova perspectiva se desenhando, virando real. “A literatura é uma excelente e potente ferramenta para desconstruir paradigmas e o Arte da Palavra tem impulsionado pessoas que só precisavam de uma provocação para fazer aflorar uma literatura que saia da zona de privilégio e atinja mais pessoas”, conta. O projeto literário é nacional estimula a formação de leitores, a divulgação de novos autores e valoriza obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária com atividades formativas.

As pessoas interessadas em participar, devem acessar a plataforma http://cursos.sescpe.com.br para realizar a inscrição. O valor é de R$ 20 para trabalhadores do comércio e dependentes e de R$ 40 para o público geral. O pré-requisito é apenas a idade mínima de 12 anos.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. 

Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.


Serviço:
Oficina “Desprincesando o conto de fadas”
Data: 23 a 27 de agosto, das 19h às 21h
Valor: R$ 20 para trabalhadores do comércio e dependentes e de R$ 40 para o público geral