domingo, 8 de setembro de 2024

Com centenas de veículos, vereador Fred Ferreira percorre várias ruas do Recife


Vereador do Recife e postulante a um novo mandato na Câmara Municipal, Fred Ferreira, do PL, realizou uma grande carreata na manhã deste domingo (8). O ato de campanha começou na Avenida Dom Helder, zona sul da cidade, e percorreu as principais vias do Ibura, Jordão Alto e Jordão Baixo, em mais de 3h de percurso, reunindo centenas de veículos. O vereador celebrou a adesão ao evento e boa receptividade que teve pelas ruas. “É a certeza de que estamos no caminho certo. O nosso mandato está à disposição das famílias do Recife, dos valores à vida”, afirmou. 

Como defensor dos valores cristãos, é do vereador a proposição que instituiu, no Recife, o Dia da Família Recifense, celebrado no primeiro domingo após o Dia Internacional da Família, assim como a luta contra ideologia de gênero, o repúdio a eventos como a marcha da maconha, entre outros. 

É de Fred, também, o projeto de lei que dá direito aos idosos, doentes crônicos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a receber medicamentos de uso contínuo em casa, acabando com o transtorno de ter que precisar se deslocar até uma unidade de saúde para garantir acesso ao tratamento. “É assim, lutando por um Recife digno, livre de apologias e pensando nas pessoas, que seguiremos firmes na Câmara Municipal”, finalizou o vereador.

Carreata de Daniel Coelho percorre Zona Norte do Recife


Na manhã deste domingo (8/9), Daniel Coelho (PSD), candidato à prefeitura do Recife pela coligação *Recife Levado a Sério* liderou carreata que percorreu diversos bairros da Zona Norte da capital. 

O trajeto passou pelos bairros Alto do Mandú, Casa Amarela, Guabiraba, Nova Descoberta, Macaxeira e Alto Santa Isabel. Ao longo do percurso, o candidato foi saudado por moradores que acompanharam o movimento, reforçando a adesão à sua campanha. A carreata reuniu mais de 300 veículos.

“Onde houver alguém que queira melhorar o Recife, estaremos presentes. O que mostramos hoje é que a vontade de mudança está nas ruas”, comemorou Daniel. 

A coligação *Recife Levado a Sério* (PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza), tem defendido propostas que priorizam áreas como habitação, segurança pública, infraestrutura e geração de empregos, com foco na participação ativa da sociedade na gestão municipal.

“Nada vence a força do trabalho”, declara professora Elcione ao lado das governadoras durante carreata



A população de Igarassu marcou presença , na manhã deste domingo (08) , na primeira grande carreata em favor da candidata à reeleição à prefeitura de Igarassu, professora Elcione Ramos (PSDB) e do candidato a vice Amaury Henrique (PP) . A governadora de Pernambuco Raquel Lyra e a vice Priscila Krause chegaram cedo a mobilização e participaram do trajeto pelas ruas da cidade , acenando para a multidão que também estava presente nas calçadas. 

A professora declarou que as ruas de Igarassu amanheceram com a cor lilás para o maior evento. “Vivemos a melhor carreata que Igarassu já teve. Um domingo alegre com pessoas especiais e com a participação do povo nesse encontro maravilhoso. Nada vence a força do trabalho. Obrigada a todos que acreditam numa política de melhorias e no nosso projeto", destacou Elcione.

A governadora mencionou, com alegria, o reconhecimento do trabalho da professora na cidade. “ Amanhecer neste domingo em Igarassu foi muito bom e também ver o reconhecimento do trabalho de Elcione , serão mais quatro anos juntas “, disse Raquel.

A vice-governadora reforçou ter a certeza da vitória da professora .” O povo de Igarassu já escolheu, o carinho dessas pessoas é incrível” , destacou Priscila .

Entre os compromissos de campanha , a professora Elcione reforça o uso de materiais sustentáveis na pavimentação das vias e implementar o uso de ferramentas duráveis nas obras, garantindo maior longevidade das vias .

Dani Portela fala sobre política para mulheres em visita à Casa Semente em Nova Descoberta


O domingo (08) da candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/Rede), começou com uma caminhada pelo bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Durante o percurso, ela conversou com moradores, cumprimentou eleitores e ouviu algumas demandas da comunidade. Na sequência, Dani seguiu para o lar de uma apoiadora onde participou de uma roda de diálogo como parte do seu projeto Casa Semente. No encontro, a candidata tirou dúvidas dos moradores e apresentou suas propostas de governo para o Recife e destacou os projetos voltados para as mulheres. “Recife precisa de uma gestão que considere as questões levantadas pelas mulheres, não como um aspecto secundário, mas como um ponto central na criação e execução de todas as políticas públicas municipais.”, iniciou sua fala. 

Dani falou sobre ser fundamental ressaltar que a população recifense é composta por 54,1% de mulheres, das quais 59,74% são mulheres negras e que, apesar de serem a maioria, o Recife nunca teve uma prefeita mulher. “Estamos nos referindo à primeira capital que celebrou a paridade entre homens e mulheres no secretariado da Prefeitura. No entanto, esse progresso não resultou em prioridade para as mulheres nas políticas públicas, nem em estratégias eficazes para superar as profundas desigualdades de gênero presentes em Recife.”, ressaltou a candidata.

A candidata falou sobre algumas das suas propostas de governo voltadas para as mulheres, como a criação de equipamentos com equipes multidisciplinares, que ofereçam atendimento psicossocial e jurídico, além de ampliar as ações de enfrentamento para mulheres vítimas de violência. Dani também vai priorizar mulheres, especialmente mulheres negras, no acesso a programas de habitação, trabalho, emprego e renda e de acesso ao ensino superior. Assegurar que as questões de gênero e raça sejam integradas na formulação, execução, monitoramento e avaliação de todas as políticas públicas municipais. 

*Lançamento candidatura de Nise Santos*

Na noite passada, Dani Portela (PSOL/Rede) participou do lançamento da candidatura de Nise Santos, candidata à Câmara Municipal do Recife pelo Partido Socialismo e Liberdade - PSOL. Dani destacou novamente a desigualdade que existe hoje no Recife. “A desigualdade no Recife reflete-se em nossos corpos, histórias e trajetórias. São diferenças que se destacam nas questões de classe social, gênero e raça. Por isso queremos uma cidade onde ninguém precise ir dormir sem a garantia de uma refeição no dia seguinte. Queremos uma cidade que respeite as mulheres, os homens e a comunidade LGBTQIAPN+ e que reconheça nossa diversidade de cores, afetos e amores, e valorize a nossa liberdade.”, reforçou a candidata.

Pedro Campos: “Não vamos tolerar ódio e violência política. Responderemos com luta e entregas”


JOÃO ALFREDO - Cumprindo agendas no interior de Pernambuco, o deputado federal Pedro Campos esteve, ontem(7), em João Alfredo para acompanhar a caminhada do prefeito Zé Martins, candidato à reeleição na cidade. Na ocasião, o parlamentar lamentou os atentados que vitimaram, nos últimos dias, seus corregilionários.

Na última sexta-feira(6), Neto de Véia, o filho da candidata a prefeita de Surubim Véia de Aprígio(PSB-PE), foi vítima de tiros, quando retornava à sua residência após agenda eleitoral. O episódio ocorreu apenas 8 dias depois do prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB-PE), ser esfaqueado, quando caminhava no centro da cidade. 

“Infelizmente em 15 dias de campanha, dois amigos sofreram atentados contra suas vidas. Toda minha solidariedade a eles e aos seus familiares. Não vamos tolerar ódio e violência política. Responderemos com luta, com entregas e com esperança. Bradamos por justiça, liberdade e pela nossa democracia. Será ao lado de quem mais precisa que iremos seguir, ainda mais fortes.

O parlamentar emitiu uma nota em suas redes, cobrando celeridade nas investigações e punição exemplar. “Esses atentados não ferem apenas o nosso partido, mas a nossa democracia. É preciso que as investigações caminhem de forma célere e que os responsáveis sejam presos. O governo do estado precisa assegurar a segurança pública nessas regiões, sobretudo durante as eleições, para que a população tenha um processo eleitoral pacífico, onde qualquer pessoa possa se expressar, sem que isso represente uma ameaça a sua vida”, concluiu.

PepsiCo amplia programa Doce Começo com benefício para planejamento familiar e momentos importantes da vida


Adotar uma criança, fazer fertilização in vitro, seguir com a tentativa de uma gestação convencional, ter ou não um parceiro ou parceira independentemente da identificação de gênero? Esses podem ser alguns dos questionamentos comuns de quem deseja formar uma família e não sabe como começar. Pensando nisso e atenta a iniciativas que ampliem o equilíbrio de seus(suas) funcionários(as), a PepsiCo ampliou o Doce Começo, programa existente há mais de 10 anos na companhia, e acaba de implementar o Carrot - benefício que auxilia no planejamento familiar, além de esclarecer dúvidas e trazer a orientação de especialistas em saúde física e emocional, direito, finanças, entre outras frentes, necessárias para seguir essa jornada. Entre os temas contemplados, estão gestação tradicional e pós-parto, barriga solidária, adoção, fertilização, preservação da fertilidade, além de questões hormonais, como menopausa e baixa testosterona.

“O Carrot chega para somar ainda mais à estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da PepsiCo, e tem o objetivo de prestar apoio e orientações às nossas pessoas em todas as fases de sua formação familiar”, explica Nadja Minami, diretora de benefícios da PepsiCo Brasil. “Dentro da nossa estratégia ESG, o pilar Social recebe uma atenção especial da companhia, e buscamos trazer iniciativas que vão além das necessidades intrínsecas ao negócio para tornar a empresa um lugar de inclusão e apoio para todos(as) os(as) colaboradores(as)”, completa ela.

O(a) funcionário(a) que desejar usufruir do benefício pode contar com a praticidade de tê-lo na palma da mão, uma vez que o Carrot funciona por meio de um aplicativo. Basta fazer um cadastro e responder às perguntas referentes ao momento de vida atual e projeção familiar. Após uma análise feita do perfil do(a) funcionário(a), um especialista da Carrot entrará em contato para uma conversa sobre as possibilidades para a formação daquela família. O mesmo especialista indicará as próximas etapas práticas: conectar a pessoa com especialistas da área da saúde, em finanças ou direito para esclarecer eventuais dúvidas - sem custo para consulta com os especialistas cadastrados na plataforma. O Carrot também indica prestadores de serviços, agências e advogados parceiros que poderão oferecer descontos exclusivos e atendimento prioritário. A PepsiCo garante a confidencialidade durante todo o processo e não há nenhuma restrição de gênero, idade ou tempo de empresa para adesão - o benefício é estendido a cônjuges.

O Carrot chega para complementar o programa Doce Começo, que oferece licença maternidade/parental de seis meses e acompanhamento especializado em todas as fases da gravidez, auxiliando gestante e recém-nascidos(as). Também oferece retorno gradativo da licença (jornada de trabalho de meio período no primeiro mês de retorno). Em outubro de 2022, o Doce Começo foi ampliado com a criação do Minha Hora, benefício de reembolso anual para tratamentos de reprodução assistida, como: fertilização in vitro, inseminação artificial, congelamento de óvulos e embriões, além de banco de espermatozoides e óvulos.

Equidade de gênero é tema prioritário para a PepsiCo
A PepsiCo busca constantemente apoiar a equidade de gênero, estimulando o desenvolvimento econômico e social de mulheres dentro e fora da companhia. A implantação de programas de mentoria, plano de carreira sólido e transparência na linha sucessória são condições essenciais para que mulheres tenham reais oportunidades de ascensão na companhia.

“Nossa meta global é ter 50% de liderança feminina até 2025. Atualmente, temos 49% de mulheres em posições de liderança no Brasil, sendo que o Comitê Executivo da companhia (C-Level) no país é composto por aproximadamente 60% de mulheres. Na PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro de tudo o que fazemos e fazem parte dos nossos valores e da estratégia ESG global da companhia, o PepsiCo Positive (pep+). Acreditamos que nossa empresa é melhor e mais forte por abraçar o ser humano em todos os seus aspectos”, afirma Fabio Barbagli, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo Brasil. Além disso, a flexibilidade de jornada de trabalho, a fim de proporcionar o equilíbrio entre família e carreira, é uma realidade na PepsiCo.

Outra iniciativa da PepsiCo que merece destaque é a existência de grupos de afinidade, nos quais os funcionários(as) podem compartilhar experiências e discussões acerca de grupos minorizados. O EmpoderA é o grupo voltado para falar de afinidade de gênero. “Em 2023, iniciamos o Letramento Anti-Machismo, que traz informações e conceitos básicos sobre o machismo, seus reflexos e como podemos mudar essa realidade estrutural”, completa Nadja.

Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®️, DORITOS®️, CHEETOS®️, GATORADE®️, PEPSI®️, KERO COCO®️, TODDY®️, QUAKER®️, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.

Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) anuncia IV Edição e está com inscrições abertas


Filmes podem ser enviados até dia 22 de setembro, por meio de formulário online; Exibições acontecem em novembro no Recife e em Afogados da Ingazeira
O Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar) está com inscrições abertas para a IV edição. Idealizado com o intuito de promover um debate sobre os papéis de gênero e a representatividade no cenário cinematográfico, o festival está com convocatória aberta até 22 de setembro. A seleção é gratuita e podem ser enviados curtas, médias e longas-metragens. Serão avaliados filmes realizados entre 2021 e 2024. O formulário e o regulamento para inscrição estão disponíveis no site do festival.

Em sua quarta edição, o Fincar retorna com uma presença renovada e energizada, desejando reencontrar o público nas salas de cinema. Na busca por ampliar os espaços de exibição dessas obras, o festival também abarca a diversidade de identidades de gênero: serão aceitas obras de mulheres cis e trans, além de produções feitas por pessoas não-binárias, travestis, transmasculinas e homens trans.

Para a edição de 2024, a proposta é ir além do que foi traçado nas edições anteriores (2016, 2018 e 2021). “Queremos desfiar as linhas estabelecidas e permitir que novos caminhos e trajetos brilhem através dos filmes. Celebramos a oportunidade de ocupar novamente as salas de cinema e de fortalecer parcerias que nos fazem vibrar mais forte”, afirma a diretora do festival, Maria Cardozo.

O Fincar é uma produção da Vilarejo Filmes e tem incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult-PE, Governo de Pernambuco. Este ano, as exibições acontecem em cinemas de rua localizados em duas cidades pernambucanas: no Recife e em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

Lançado em 2016, o festival é bienal e se destaca por sua proposta de refletir sobre o cinema a partir de um olhar feminista, promovendo um espaço de troca entre realizadoras (rus), filmes e o público.

_“A cada edição, o festival reafirma o compromisso com uma perspectiva feminista e uma abordagem tanto estética quanto política do cinema. Buscamos potencializar o encontro que só o cinema produz, afirmando o espaço da realização, mas sem perder de vista as diversas experiências do fazer e ver cinema. Desejamos partilhar com o público como esses cinemas são múltiplos, buscando desconstruir um ideal cinematográfico que costuma ser branco, masculino e cisheteronormativo. As pessoas espectadoras, com seu olhar crítico, também são parte fundamental para a desconstrução e reimaginação de um cinema mais diverso e implicado nas nossas vidas. É preciso instigar mais pessoas a se aproximarem desses cinemas e o festival é um espaço de contágio importante para isso”_, acrescenta Maria.

IDENTIDADE VISUAL
Para marcar o simbolismo da quarta edição, que traz o retorno das exibições em salas de cinema de forma presencial, a artista e designer Isabella Alves foi convidada pela produção para criar a identidade visual do Fincar. Este ano, a arte original foi criada através de uma arte-processo com um dispositivo de interação entre o teatro de sombras e o bordado. Por meio da iluminação proporcionada por um retroprojetor em contato com o tecido, a arte se apresenta como uma sucessão de instantes que revelam rasgos, embaralhamento de matérias, mutabilidade do tempo e que evolui em texturas cósmicas e fluxos subterrâneos.

Serviço:
 Fincar - Festival Internacional de Cinema de Realizadoras
- Inscrições gratuitas abertas até 22 de setembro de 2024, no site www.fincar.com.br
- Podem ser inscritos curtas, médias e longas-metragens dirigidos por mulheres trans e cis, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans.
- Temática livre


Jogos Olímpicos: saúde mental dos atletas exige atenção


A trajetória de vida de atletas como Simone Biles, uma das maiores ginastas da história, exposta em documentário da Netflix, trouxe uma nova luz sobre a importância da saúde mental no esporte. O professor Cesar Lessa, responsável pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico da Estácio (NAAP), compartilha suas perspectivas sobre o impacto desse evento e as implicações para atletas de alto rendimento. Sobre os sentimentos, expectativas e provações que os atletas enfrentam, Lessa destaca que "essa 'classificação' depende de cada um, considerando o estágio emocional e a capacidade de lidar com variáveis. Os pontos destacados podem produzir desdobramentos intensos, na medida em que são absorvidos e produzem 'efeitos colaterais', que muitas vezes só descobrimos quando já impactam desfavoravelmente outros aspectos da vida."

O especialista, que coordena nacionalmente 65 núcleos que oferecem suporte para professores e alunos, incluindo o suporte disponível para mais de 1000 atletas e paratletas apoiados pela Estácio e pelo Instituto Yduqs, como Rebeca Andrade (Psicologia), Rayan Dutra (Educação Física) e Ymanitu Geon (Gestão Ambiental), comenta sobre a da saúde mental. "A história de Simone trouxe mais visibilidade ao tema e ajudou a desmitificar a ideia de que alguém pode ser imune: todos somos vulneráveis em maior ou menor grau. Ao identificarmos os sintomas, precisamos cuidar de nós, procurando ajuda profissional, quando necessário", afirma Lessa sendo categórico: "Ninguém está imune! A história de Simone Biles nos ensina que todos precisam cuidar da saúde mental, independente da profissão."

Lessa reforça ainda a importância da presença de um especialista nas delegações tendo em vista que atletas precisam de apoio como qualquer outra pessoa e a pressão constante por desempenho pode ser debilitante. "Nosso corpo é preparado para lidar com a pressão, e é o cérebro que cuida para que tenhamos a capacidade de prontidão para esses impactos. Entretanto, a longa permanência nesse estado de tensão e prontidão pode provocar desgastes em outros componentes do corpo e da mente", explica Lessa. "Imagine uma máquina em que há o direcionamento da energia para uma produção constante, sem algum período de 'pausa'. O uso constante e ininterrupto provocará, em algum momento, a quebra de uma dessas peças, e toda a produção será impactada."

Vencer ou perder na mídia

"De um modo geral, somos competitivos com os outros ou conosco – queremos ser melhores, sempre. Isto é bom! Entretanto, perder é um dos elementos presentes nesta vida competitiva, e em boa parte das experiências pelas quais passamos, não somos preparados para lidar com a derrota. Não ganharemos sempre!", ressalta Lessa.

Entre os atletas não é diferente, segundo o especialista, em uma época em que as redes sociais dimensionaram ainda mais o poder da comunicação, a manifestação pública de algum tipo de catarse emocional pode comprometer a trajetória do atleta na competição, impactar na imagem para os patrocinadores e desestimular outras pessoas a seguir naquele esporte. "Se não houver alguém na delegação com o conhecimento apropriado para dar suporte, o dano pode ser maior – ou até irreversível", alerta.

Tabu

No passado, uma pessoa com algum transtorno mental era afastada do convívio social. Nesta lógica, em que um atleta é observado pela sociedade quase como 'perfeito', é incomum imaginar que ele sofra algo vinculado à saúde mental. Para o psicólogo, "as conquistas, a superação, a determinação, a história pessoal, o foco, a 'projeção' que fazemos de nós mesmos naquele personagem é algo impactante", observa Lessa.

Seja para um atleta ou não, a saúde mental precisa de cuidados. Não há uma resposta pronta, mas é certo que o caminho não é curto nem simples, e será preciso toda uma rede de apoio que envolve familiares, amigos próximos e, principalmente, profissionais especializados para ajudar na caminhada. “Nada disso funciona se o próprio sujeito não tomar a decisão de que será o protagonista da sua história. Foi o que a Simone decidiu fazer. Um belo exemplo a ser seguido", conclui o professor.

Sobre o NAAP

O NAAP é um espaço em que é possível acolher e acompanhar os alunos, promovendo o desenvolvimento integral dos universitários, assegurando processos de aprendizagem mais eficientes que vão possibilitar o sucesso acadêmico, pessoal e profissional do estudante. Com uma equipe multidisciplinar especializada que conta com cerca de 60 profissionais que atuam em parceria com a coordenação de cada curso, o NAAP já atendeu mais de 25 mil discentes desde sua criação, há quatro anos.

O Núcleo promove a inclusão e fortalece os estudantes para que se sintam mais seguros e conscientes das suas competências, inclusive quando forem inseridos no mercado de trabalho. Alunos esportistas e atletas de alto rendimento também podem contar com o NAAP da Estácio que, junto com o Instituto Yduqs, apoia 35 atletas nas Olímpiadas e 42 atletas nas Paralímpiadas, em Paris 2024.

Comissão de Educação do Senado aprova inscrição do nome de Eduardo Campos no livro de Heróis da Pátria


BRASÍLIA - A Comissão de Educação do Senado aprovou, hoje(03), o projeto de lei n°3148/24, que inscreve o nome do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O senador Cid Gomes (PSB-CE) relatou a matéria.

O deputado federal Pedro Campos esteve presente na sessão e celebrou o avanço da matéria. “Esse projeto reforça a importância de Eduardo enquanto um herói da pátria, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas como a tecnologia e a educação pública integral”, afirmou o parlamentar.

Em sua fala, Pedro ressaltou as políticas públicas implementadas pelo ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação como a base atual para o desenvolvimento da tecnologia do país. “Eduardo implementou a lei do Marco da Inovação, a Lei do Bem, que garantiu a possibilidade de incentivo fiscal para as empresas que investem em ciência e tecnologia no país, além do Marco da Biossegurança, que permitiu que o Brasil fosse pioneiro nas pesquisas com células tronco, tão importantes na área da saúde”, afirmou. 

Para o parlamentar, a visão e ação política de Eduardo seguem repercutindo até hoje e norteando setores estratégicos para o país. “Eduardo implantou em Pernambuco a maior rede de educação em tempo integral do país, modelo que serviu de base para que o Congresso aprovasse, no último ano, uma política de incentivo à educação. Pernambuco segue sendo o estado que tem a maior cobertura da educação em tempo integral no ensino médio por conta de uma decisão política e da capacidade de fazer de Eduardo. Por tudo isso a história faz justiça ao reconhecer Eduardo como um herói da pátria brasileira”, concluiu.

Funase convoca 393 agentes socioeducativos para atuar na RMR e Timbaúba


A Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) ampliou a mais recente seleção simplificada e está convocando mais 393 agentes socioeducativos para atuar nas unidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Timbaúba. A lista de selecionados pode ser encontrada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco desta quarta-feira (4) ou no site da Funase.

Os convocados têm entre os dias 9 e 13 de setembro, das 8h30 às 16h30, para comparecer e apresentar documentos na sede da Funase, na Av. Conselheiro Rosa e Silva, número 773, no bairro dos Aflitos. O não comparecimento será considerado desistência. 

Essa é a quarta convocação e a primeira ampliação da seleção pública simplificada referente à Portaria Conjunta SAD/Funase nº043/24, de 26 de março de 2024, que inicialmente contava com 271 vagas. Aqueles que não foram convocados integrarão o cadastro de reserva da seleção.

A presidente da Funase, Raissa Braga, aponta que esse é um dos muitos trabalhos que a instituição faz para fortalecer as equipes que estão nas unidades socioeducativas e, com isso, melhorar a socioeducação no estado. “Desde o início da nossa gestão, um dos nossos focos foi voltado às pautas dos agentes e uma delas era o aumento de efetivo, que já está de acordo com a legislação vigente e que agora se consolida ainda mais. A oportunidade dos jovens vivenciarem a socioeducação integralmente se dá também com a presença conjunta e qualificada dos agentes, que merecem todo nosso reconhecimento e valorização”, explica.

Além do Diário Oficial, a lista de convocados pode ser encontrada também no site da Funase (funase.pe.gov.br), acessando a aba “Gestão de Pessoas” e depois, “Concursos e Seleções”. Também é possível encontrar, no mesmo local do site, a relação dos documentos e declarações necessários para assumir o cargo. 

A Funase informa que não realiza nenhum tipo de contato institucional para cobrança de documentos ou valores, via redes sociais ou aplicativos de mensagens, junto aos novos agentes socioeducativos selecionados.

Foto: Cássia Christine

NTCPE tem inscrições abertas para ciclo de formações gratuitas no mês de setembro

foto: Andrea Rego Barros
 
Estão abertas as inscrições para o ciclo de formações promovidas pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), através do Marco Pernambucano da Moda e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, voltadas para o setor de Moda. Os cursos são gratuitos e visam fomentar ainda mais o segmento da indústria pernambucana de confecções, capacitar a mão-de-obra e fortalecer a gestão dos negócios.
 
Para setembro, os cursos acontecem em Olinda, na Região Metropolitana do Recife; Bezerros, Caruaru, Panelas e Riacho das Almas, no Agreste; Barreiros e Gameleira, na Mata Sul. O cronograma de dias e horários está disponível no site https://ntcpe.org.br.
 
Em Olinda serão realizados os cursos de Modelagem Plana (módulo avançado), de 9 a 26; e Montagem, Pilotagem e Ficha Técnica de Produto, de 11 a 13. Os encontros serão na unidade do NTCPE, no Mercado Eufrásio Barbosa, no Largo do Varadouro. Para garantir a vaga, o interessado deve acessar o site https://ntcpe.org.br.
 
Em Caruaru, o NTCPE firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e realiza os cursos de Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Praia (módulo avançado), entre os dias 16 e 27, e o de Corte e Costura para Iniciantes (módulo básico), de 16 a 20. As inscrições são feitas no Centro de Qualificação Profissional, localizado no bairro do Salgado, mesmo local onde serão realizadas as aulas.
 
Ainda em Caruaru, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, será realizado o curso Conhecendo Tecidos, Malhas, Fibras e Fios, entre os dias 16 e 20, e Desenho de Moda para Iniciante, de 30 de setembro a 1º de outubro. As aulas acontecerão na sede da Secretaria, que fica na Rua dos Expedicionários, no Centro da cidade, onde também deverão ser feitas as inscrições.
 
Uma outra parceria do NTCPE, desta vez com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, promove os cursos de Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima (módulo avançado), de 23 de setembro a 4 de outubro; Montagem, Pilotagem e Ficha Técnica de Produto, de 16 a 20, e Modelagem Digital – Audaces (módulo básico), do dia 9 ao dia 13. As aulas acontecerão na sede do NTCPE, no bairro Maurício de Nassau, e as inscrições deverão ser realizadas pelo site https://ntcpe.org.br.
 
Em Bezerros, há vagas para Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo intermediário), que acontecerá do dia 16 ao dia 27, na sede do Espaço Produtivo Bezerros, onde também devem ser feitas as inscrições. Em Panelas, o serão oferecidos os cursos de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo intermediário), de 13 a 27, e o de Modelagem Plana (módulo básico), de 9 a 13. Ambos serão realizados na sede do Programa Máquina que Gira, local também das inscrições.
 
Riacho das Almas vai receber o curso de Styling para Campanha de Moda, com aulas na sede do Espaço Oportunidade, entre os dias 17 e 18. A reserva de vagas deverá ser feita no local. No Centro Vocacional Tecnológico de Barreiros, há vagas para os cursos de Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico) e de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico). Em ambos, as aulas acontecerão entre os dias 16 e 27. As inscrições devem ser feitas no mesmo local. No mesmo período, Gameleira receberá duas turmas de Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico), com aulas no Centro de Treinamento da cidade, onde também deverão ser realizadas as inscrições.
 
O NTCPE disponibiliza canais de contato para que os interessados em participar das formações possam tirar dúvidas e/ou obter mais informações sobre os cursos. Um deles é o site institucional https://ntcpe.org.br. Há ainda o perfil oficial no Instagram (@marcopemodantcpe) e o número de Whatsapp (81) 3448-0993.
 
*NTCPE* – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).
 
*Serviço: Ciclo de Capacitações do NTCPE – Setembro/2024*
 
*_Programação_*
 
*Olinda – (NTCPE – Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro)*
Inscrição: http://ntcpe.org.br ou (81) 3448-0993
-- Curso avançado: Modelagem Plana
Data: de 9 a 26 de setembro
-- Curso: Montagem, Pilotagem e Ficha Técnica de Produto
Data: de 11 a 13 de setembro
 
*Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Roberto Simonsen, nº 201, Salgado)*
Inscrições: Centro de Qualificação Profissional ou (81) 99129-4031 (Whatsapp)
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Praia 
Data: de 16 a 27 de setembro
-- Curso básico: Corte e Costura para Iniciantes
Data: de 16 a 20 de setembro
 
*(Secretaria de Políticas para as Mulheres – Rua dos Expedicionários, Centro)*
Inscrições no local ou pelo (81) 99129-4031 (Whatsapp)
-- Curso: Conhecendo Tecidos, Malhas, Fibras e Fios
Data: de 16 a 20 de setembro
-- Curso: Desenho de Moda para Iniciante
Data: de 30 de setembro a 1º de outubro
 
*(NTCPE – Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau)*
Inscrição: http://ntcpe.org.br ou (81) 97307-0458
-- Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima
Data: de 23 de setembro a 4 de outubro
-- Curso: Montagem, Pilotagem e Ficha Técnica de Produto
Data: de 16 a 20 de setembro
-- Curso básico: Modelagem Digital – Audaces
Data: de 9 a 13 de setembro  
 
*Bezerros – (Espaço Produtivo Bezerros)*
Inscrições: Espaço Produtivo Bezerros ou pelo (81) 99323-1363 (Whatsapp)
-- Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Malha 
Data: de 16 a 27 de setembro
 
*Panelas – (Programa Máquina que Gira – Rua Coronel Melinho, nº 9, Centro)*
Inscrições: Sede do Programa Máquina que Gira ou (81) 98194-2876 (Whatsapp)
-- Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: de 13 a 27 de setembro
-- Curso básico: Modelagem Plana 
Data: de 9 a 13 de setembro
 
*Riacho das Almas – (Espaço Oportunidade – Rua Dr. Manoel Borba, s/n, Centro)*
Inscrições: Espaço Oportunidade ou (81) 98249-6394 (Whatsapp)
-- Curso: Styling para Campanha de Moda
Data: 17 e 18 de setembro
 
*Barreiros – (Centro Vocacional Tecnológico – CVT Barreiros)*
Inscrições: Centro Vocacional Tecnológico Barreiros ou (81) 98702-5740 (Whatsapp)
-- Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: de 16 a 27 de setembro
-- Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: de 16 a 27 de setembro
 
*Gameleira – (Centro de Treinamento de Gameleira)*
Inscrições: Centro de Treinamento de Gameleira ou (81) 99709-8551 (Whatsapp)
-- Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (duas turmas)
Data: de 16 a 27 de setembro

Últimos dias para participar de dois programas de empregabilidade juvenil


Oportunidade para jovens de 17 a 24 anos, morador da Região Metropolitana do Recife, que esteja no último ano ou tenha concluído o ensino médio em escola pública: a Escola Social do Varejo recebe as últimas inscrições para a seleção. É a chance de se preparar para o mundo do trabalho e participar de processos seletivos. 

O programa Escola Social do Varejo oferece 150 vagas para jovens de toda a Região Metropolitana do Recife. As inscrições seguem até o dia 13 (sexta-feira). Mantido pelo Grupo Carrefour Brasil, a Escola Social oferece 300 horas-aula de capacitação, ampliando as oportunidades para quem busca o primeiro emprego, com foco no setor varejista. A formação é híbrida: online com atividades presenciais. Os selecionados vão receber um tablet com pacote de dados para uso durante o curso, além de benefícios como auxílio transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais. O programa existe desde 2010 e já contribuiu para o início da vida profissional de mais de 12 mil jovens.

O programa Rotas e Travessias é voltado para jovens moradores do Cabo de Santo Agostinho e a data final das inscrições é o dia 9 (segunda-feira). O Rotas desenvolve a qualificação profissional, habilidades socioemocionais e o empreendedorismo. Trabalha a comunicação, auto-estima e a iniciativa direcionada à proatividade. A formação é totalmente gratuita, com carga horária de 200 horas-aulas em formato híbrido (online e eventos presenciais). O programa empresta tablet com pacote de dados quitado. 

Os dois programas são direcionados para os jovens que não querem fazer parte do grupo que está concluindo ou concluiu o ensino médio e pensa em começar a trabalhar. Os programas utilizam didática colocada em prática e aperfeiçoada por 10 anos, com índice de colocação no mercado de trabalho superior a 70%. Os dois programas acompanham os jovens certificados nos processos de seleção de emprego ou estágio.

*Sobre o Instituto Aliança*
O Instituto Aliança foi fundado em janeiro de 2002 com a perspectiva de desenvolver projetos e programas voltados a educar pessoas, organizações e comunidades para o desenvolvimento humano sustentável. Em 2023, o Instituto Aliança contou com 20 parceiros financiadores que investiram em 21 programas e projetos. Em 214 municípios de nove estados brasileiros, as ações do Instituto Aliança beneficiaram mais de 635.738 pessoas diretamente, com 82% dos atendimentos na região Nordeste do Brasil.
 
*Inscrições:*
Escola Social do Varejo
Curso online gratuito para jovens da Região Metropolitana do Recife
Escola Social do Varejo: https://bit.ly/ESV-PE-2024-1

Rotas e Travessias
Curso online e gratuito para jovens do Cabo de Santo Agostinho
Inscrição:https://institutoalianca.org.br/landing-page-rotas/

Ed Carlos, Maestro Alex Campos e os Brincantes das Ladeiras agitam o Fi do Lunga, em Olinda


O restaurante Fi do Lunga, em Olinda, conhecido pela manutenção das tradições nordestina, seja pela culinária ou pela sua grade cultural, abre sua programação de prévia de carnaval a partir deste domingo (8), às 16h. Na primeira edição, o agito ficará por conta do cantor Ed Carlos, da Orquestra Fi do Lunga, do Maestro Alex Campos e os Brincantes das Ladeiras. 

Dentro dessa ação, o Fi do Lunga, que foi minimamente pensado e montado para garantir várias vivências aos presentes, marca mais uma etapa do seu funcionamento. Além de um cardápio totalmente regional e decorações temáticas dos ambientes, o local visa promover ações culturais marcantes com os ritmos locais, em especial o forró e agora o frevo. 

Intitulado como uma “Casa de Cumer”, entre os destaque da gastronomia o público pode se deliciar com entradinhas como tripinha, torresmo e sarapatel, petiscos, a exemplo de galinha de cabidela e língua de boi, e refeições completas, como chambaril, bode e rabada. Se o desejo for experimentar de tudo um pouco é possível ainda participar do rodízio de comida regional, que acontece em alguns dias da semana. 

Além dos pratos, o Fi do Lunga reúne uma lista de drinks autorais temáticos e especiais. Em clima de carnaval tem o “Eu Quero é Frevo”, tem ainda os nordestinos, ”Maria Bonita” e “Lampião”, e muito mais. Nas sobremesas, também diferenciadas, vale experimentar uma Cocada Mole, o Petit Cocada ou uma Cartola. Para não esquecer dos costumes de casa de vó, ainda tem café, seja pingado, com leite ou cappuccino.

*FORRÓ*

Ainda dentro de sua programação cultural semanal, o Fi do Lunga recebe nas sextas, sábados e domingos shows de forró, uma identidade já mantida dentro das tradições da casa. Neste final de semana, 6, 7 e 8 de setembro, sobem ao palco, respectivamente, Damião Mota e convidados, Forró Sem Fronteiras e Forro Dubão, sempre às 19h.

*CURIOSIDADE*

O local leva o nome de “Fi do Lunga” como forma de homenagear e lembrar de uma figura marcante nordestina, o Seu Lunga, um senhor conhecido pela sua forma direta de responder amigos e vizinhos e que deu origem a piadas por parte de grandes humoristas. O embaixador da casa é o cantor e compositor Ed Carlos, consagrado intérprete de frevo e forró em nosso estado.

*SERVIÇO:*
Restaurante Fi do Lunga 
Endereço: Travessa Municipal, Nº 9, Carmo, Olinda
Funcionamento: De terça a quinta – 17h às 22h30
Sexta – 17h às 01h / Sábado – 11 às 01h / Domingo – 11h às 23h
Contato: @fidolunga / 81 99641-0081

Terreiro Iluminado: “Nossa meta é atingir 100% dos terreiros na zona rural de Afogados da Ingazeira”, afirma Sandrinho


Na última terça-feira (4), ao participar de reunião com moradores e representantes da associação das comunidades rurais de Travessão, Pereiros e Encruzilhada, o Prefeito e candidato à reeleição Sandrinho Palmeira (PSB) ouviu rasgados elogios dos moradores ao programa Terreiro Iluminado, iniciativa de sua gestão. Já são mais de 800 famílias beneficiadas com iluminação em LED no terreiro de suas casas, com 70% das comunidades rurais já atendidas. 

“Essa é uma ação que leva cidadania aos moradores de nossa zona rural, dando mais segurança a todos. E a nossa meta é atingir 100% dos terreiros de nossa zona rural,” destacou Sandrinho. Ele também afirmou que a Prefeitura tem levado iluminação em LED também para os bairros e área central de nossa cidade. “Com o trabalho do nosso departamento de iluminação pública já temos 80% da área urbana da cidade com iluminação em LED instalada, gerando mais luminosidade, segurança e economia,” finalizou Sandrinho. 

Outra constatação positiva dos moradores é que as máquinas, sejam as adquiridas pela Prefeitura, sejam as contratadas por licitação, já estão trabalhando intensamente na região para recuperar as estradas de acesso às comunidades. “Fico muito feliz em ouvir o relato de vocês e em poder dialogar também sobre as novas demandas,” afirmou Sandrinho.

A presidente da associação, Ronilva Freire, começou a reunião lendo tópicos da cartilha de orientação política, editada pela CEBE - comunidades eclesiais de base. Tolerância, respeito aos adversários e capacidade de diálogo como condições fundamentais para solidez da democracia.

Durante a reunião ela também lembrou a construção da passagem molhada na encruzilhada, obra também realizada pelo Prefeito Sandrinho e o sistema simplificado de abastecimento de água instalado na gestão do ex-prefeito José Patriota. 

Sandrinho também ouviu as novas demandas da comunidade. Ele esteve acompanhado na reunião pelo vice, Daniel Valadares (MDB), além de candidatos e candidatas a vereador pela Frente Popular.

Projeto RioMar Encontros traz show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo para o Teatro RioMar


O RioMar Encontros é um novo projeto cultural autoral criado pelo RioMar Recife que traz na essência a boa música em encontros especiais de artistas, compondo o entretenimento para clientes do empreendimento. A primeira edição e lançamento do projeto será com uma dupla dos famosos artistas Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, queridos do público, para um grande show exclusivo, que terá como palco o Teatro RioMar. A apresentação acontece no dia 19 de setembro, às 19h, e os ingressos já estão à venda por R$ 40 (meia) e R$ 80 (inteira) no app do RioMar Recife.

O lançamento do projeto acontece em setembro, mês que é comemorado o Dia do Cliente. “O RioMar Encontros é uma nova modalidade de eventos do RioMar Recife, que trará musicalidade eclética para o público a partir de duetos e novas conexões com artistas regionais e nacionais, difundindo a cultura como eixo central de entretenimento”, pontua Denielly Halinski, gerente de Marketing do RioMar Recife.

O show, intitulado de “Um Encontro Inesquecível”, marca as dezenas de parcerias registradas em mais de 40 anos de amizade de Elba e Geraldo. O repertório será recheado de sucessos imortais que prometem emocionar. 

O show
Geraldo Azevedo tem orgulho em afirmar que Elba Ramalho é a cantora que mais interpretou músicas suas. Juntos, gravaram quatro edições do Grande Encontro, viajaram o mundo, venderam milhares de discos e ganharam muitos prêmios. Ainda hoje, depois de tantos feitos, esses dois amigos continuam produzindo e presenteiam o público com o show “Um Encontro Inesquecível”.

Elba Ramalho e Geraldo Azevedo abrirão a apresentação dividindo o palco e entoando clássicos. Eles começam o show cantando “O Princípio do Prazer”, clássico de Geraldo pra lembrar ao público que “fundamental é ser feliz”. Eles continuam numa sequência de sucessos para colocar a plateia para cantar. 

Depois, tanto Geraldo quanto Elba terão momentos individuais. O músico pernambucano apresenta números como “Parceiros das Delícias” (Geraldo Azevedo e Capinan), “Tanto Querer” (Geraldo Azevedo e Nando Cordel) e “Veja Margarida” (Vital Farias). Ele ainda abre para pedidos do público. Já Elba vai relembrar grandes parcerias com Geraldo, entre elas “Canção da Despedida”, e vai cantar clássicos como “Chão de Giz” (Zé Ramalho) e “De Volta pro Aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel). 

Ao final, eles encerram a noite juntos para cantar músicas como “Bicho de 7 Cabeças” (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença) e colocam todos para dançar com uma homenagem a Gonzagão, culminando no frevo rasgado com “Banho de Cheiro” (Carlos Fernando).

Extensão de unhas dão praticidade ao dia a dia e oferecem versatilidade na esmaltação



A rotina corrida repleta de afazeres e demandas das mulheres na atualidade faz com que muitas, optem pelas extensões de unhas para manter as mãos sempre elegantes para qualquer ocasião, seja de trabalho ou social. O procedimento também é muito procurado por quem tem dificuldades em deixar a unha crescer naturalmente ou tem o hábito de roer unhas. O fato de poder contar com mais espaço para artes nas unhas também é um atrativo para o alongamento.

De acordo com a designer de unhas da Stylebar Boa Viagem, a paulista Camila Uchoa, existem quatro tipos de prolongadores de unha: em gel, fibra de vidro, molde de papel e “tips”. Cada uma com suas vantagens e características, podem ser usadas por qualquer mulher adulta apenas sendo contraindicado para gestantes, pessoas em tratamento de quimioterapia ou alérgicas aos componentes utilizados.

Ainda de acordo com a especialista, “tips” é uma técnica pioneira, mais conhecida como unhas postiças. “São indicadas especialmente para quem deseja unhas mais compridas e artísticas”, explica Uchoa. “Já o “molde de papel” é uma solução prática para um ajuste rápido. A “fibra de vidro” é uma invenção brasileira e é mais popular por ser multifuncional, mais resistente e durável”, completa. “A aplicação dos extensores com cuticulagem e pintura varia de 1h30 a 2h30 a depender do tipo de extensão escolhida. A “tips” é mais rápida e a de “fibra de vidro” mais demorada”, continua.

As extensões não possuem prazo de validade desde que se respeite o tempo certo de manutenção. “Recomenda-se a cada 30 dias, porém, para unhas roídas, deve-se fazer a manutenção no máximo com 25 dias, para evitar infiltração, deslocamento ou quebra do extensor”, alerta Camila Uchoa. “Além disso, a manutenção é essencial para evitar a proliferação de fungos e bactérias”, adverte.

 A pedagoga Diana Araújo, de 43 anos, é uma das adeptas das unhas de gel e conta o porquê da sua opção: “Há cerca de dois anos resolvi fazer um teste pois estava com viagem programada no final do ano com meu marido e queria que as unhas permanecessem arrumadas, sem o esmalte estar craquelando ou destacando”, conta. “Gosto muito de atividades manuais e também uso muitos produtos químicos, o que sabemos estraga rapidamente o esmalte, então, me adaptei a fazer a unha em gel e nunca mais deixei”, conclui Araújo.

O Stylebar Boa Viagem oferece os diversos tipos de alongamento de unhas e funciona todos os dias, inclusive em feriados. “Ao chegar, a designer de unhas pode indicar o melhor procedimento de acordo com a expectativa e necessidades da cliente”, explica a gerente do salão, Juliana Heines.

SERVIÇO:
STYLEBAR BOA VIAGEM
Endereço: Rua Antônio Falcão, 551 – Boa Viagem
Funcionamento: De segunda a sábado das 8h às 20h; Domingos e feriados das 9h30 às 17h.
Contato para agendamento: 81 99302.7875 (WhatsApp)
Instagram: @stylebar_boaviagem

Ortopedista Explica Tendinite e Bursite do Quadril: Sintomas, Causas e Tratamento


Dor no quadril é uma importante queixa no consultório ortopédico, principalmente em pacientes acima dos 60 anos de idade, podendo corresponder a 14% das consultas ortopédicas nessa faixa etária. Entretanto, a dor no quadril acomete pacientes de todas as idades, desde crianças, passando por adolescentes, adultos jovens e pessoas de meia idade até chegar nos idosos.
Segundo ortopedista do Instituto de Ortopedia e Trauma do Recife (IOT), Dr. Cláudio Marques, muitas vezes, as causas dessas dores estão associadas a condições como tendinite e bursite. “A tendinite do quadril é uma inflamação dos tendões que conectam os músculos ao osso da articulação do quadril. Já a bursite é a inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que amortecem e reduzem o atrito entre os ossos, tendões e músculos. Ambas as condições podem causar dor intensa e limitar a mobilidade, afetando a qualidade de vida dos pacientes”, esclarece.

Porém, os sintomas de tendinite e bursite do quadril podem ser bastante semelhantes. Os mais comuns incluem a dor localizada no quadril que pode ser mais intensa ao se mover ou pressionar a área afetada; a sensação de rigidez na articulação, especialmente após períodos de inatividade; o inchaço e sensibilidade na área ao redor do quadril que pode ficar inchada e sensível ao toque ou a dificuldade para caminhar, ou seja, o desconforto pode dificultar a realização de atividades diárias, como caminhar ou subir escadas.

Todos esses sintomas, podem ser relacionados ao esforço repetitivo como correr ou subir escadas, podem sobrecarregar os tendões e bursas, levando à inflamação; Lesões como Traumas ou quedas podem causar danos nos tendões e bursas, resultando em tendinite ou bursite; alterações posturais que são as Posturas inadequadas e desalinhamentos podem aumentar o estresse sobre o quadril e, por fim, doenças crônicas como artrite reumatoide e diabetes também podem aumentar o risco de desenvolver essas inflamações.

Ainda segundo o especialista, o tratamento para tendinite e bursite do quadril geralmente começa com abordagens conservadoras. O repouso é fundamental nesse processo, pois evitar atividades que agravam a dor é fundamental para permitir a recuperação. Já com a fisioterapia o paciente realiza exercícios específicos que ajudam a fortalecer os músculos ao redor do quadril e a melhorar a flexibilidade, em paralelo, o uso da medicação como Anti-inflamatórios podem ser prescritos para reduzir a dor e a inflamação. Por fim, a aplicação de gelo na área afetada ajuda a aliviar a dor e o inchaço.

“Em casos mais graves, onde o tratamento conservador não é eficaz, pode ser necessária a intervenção cirúrgica para reparar os tendões ou remover a bursa inflamada. Mas, antes de cirurgias podem ser feitas infiltrações de substâncias guiadas por ultrassonografia”, completa. Para evitar que a situação se agrave, manter uma boa postura, ter cuidado ao caminhar e sentar ajuda a reduzir o estresse no quadril.

Fazer alongamentos antes e depois de atividades físicas pode prevenir lesões, além de fortalecer os músculos, poia ao Fortalecer os músculos do quadril e das pernas pode ajudar a suportar melhor o peso corporal e evitar sobrecarga nos tendões e bursas.

Por fim, a tendinite e bursite do quadril são condições dolorosas, mas tratáveis, que podem ser efetivamente gerenciadas com o diagnóstico correto e tratamento adequado. “Se o paciente sentir dores persistentes no quadril, é essencial procurar um ortopedista para uma avaliação detalhada e o desenvolvimento de um plano de tratamento personalizado. Com os cuidados certos, é possível aliviar os sintomas e retomar as atividades diárias com conforto e segurança”, conclui. 

SERVIÇO:
Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT)
Endereço: Av. Agamenon Magallhães, 4760 – Paissandu – Recife – PE
Instagram:@iot.recife
Site: www.iotrecife.com.br

Arritmia Cardíaca é responsável por grande número de mortes cardiovasculares


As arritmias cardíacas são distúrbios que afetam o ritmo ou a frequência dos batimentos cardíacos. O coração pode bater muito rápido (taquicardia), muito devagar (bradicardia) ou de maneira irregular. Mas, esses distúrbios podem ser assintomáticos ou causar sintomas como palpitações, tontura, desmaios, e até aumentar o risco de derrames e insuficiência cardíaca. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, mais de 320 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a arritmias cardíacas.

A arritmia cardíaca é responsável por 80% a 90% dos casos de mortes súbitas causadas por ocorrências cardiovasculares. Mas, a maioria das arritmias, entretanto, são benignas e precisam de um acompanhamento médico. “Não existe idade específica para a morte súbita. Jovens atletas ou bebês, supostamente saudáveis, podem morrer subitamente, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias’, comenta a cirurgiã cardiovascular do Real Instituto de Cirurgia Cardiovascular (Ricca), Dra. Fabiana Oliveira.
Para a especialista, existem diversas opções de tratamento disponíveis, que podem incluir desde mudanças no estilo de vida e medicação até procedimentos invasivos, como ablação por cateter ou a implantação de dispositivos cardíacos. Vale salientar que uma alimentação balanceada e exercícios diários ajudam na longevidade. Tudo isso, acompanhado de um bom especialista, pois cada pessoa carrega suas particularidades, principalmente no que diz respeita ao principal órgão do corpo humano, o coração.
 “Infartos fulminantes são a forma mais comum de morte súbita e ocorrem por dois mecanismos básicos: extensa necrose do músculo cardíaco que leva à uma súbita falência da bomba cardíaca e alterações na condução elétrica normal do coração que levam ao desenvolvimento de arritmias cardíacas malignas”, conclui.  

Serviço
Real Instituto Cardiovascular (Ricca)
Endereço: Hospital Português - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife
Instagram: @ricca_pe

Sodiê Doces comemora 27 anos presenteando clientes com 200 mil reais em prêmios


A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, eleita como a Franquia do Ano/2024, comemora 27 anos de história. Para celebrar essa data tão especial, a rede lança a promoção Compre e Concorra. A cada 80 reais em compras dos produtos em cardápio, o cliente ganha um cupom para cadastro e concorre a 200 prêmios diários no valor de 500 reais cada, além do grande prêmio de 100 mil reais. A campanha é válida até o dia 30 de setembro, mas os cadastros no site podem ser feitos até dia 4 de outubro. Quanto antes cadastrar o cupom, maior a chance de concorrer a todos os prêmios. 

Entre todos produtos da marca, quem comprar o bolo Aerado #02 (inteiro ou em fatias), mais itens da linha salgados (na versão grande ou mini), a partir dos 80 reais, terá número em dobro para ser cadastrado, ampliando a chance do sorteio. O regulamento e cadastro devem ser feitos pelo site (http://www.aniversario.promocaosodie.com.br).

O que não faltam são motivos para comemorar. A história da Sodiê Doces é escrita por Cleusa Maria da Silva, exemplo de força, superação e empreendedorismo, que desde criança passou por diversos desafios até realizar todos os seus objetivos. De família humilde, Cleusa trabalhou como boia-fria – foi cortadora de cana – e depois empregada doméstica antes de criar seu negócio.

A fundadora e CEO da Sodiê Doces, empresa 100% brasileira, Cleusa iniciou sua trajetória de sucesso em um imóvel de 20 m² em Salto, interior de São Paulo. Foi ajudando sua patroa na confecção de bolos e doces que Cleusa enxergou oportunidade de abrir seu negócio e, após dez anos, com a marca consolidada no mercado, a Sodiê se tornou franquia. Hoje, com mais de 375 espalhadas pelo País e duas em Orlando, nos Estados Unidos, Cleusa festeja a data. “Minha história é de luta pela sobrevivência. Não foi sorte, foi trabalho dia após dia. Ver de onde sai e onde cheguei é motivo de orgulho”, diz Cleusa. 

O General Manager da rede, Fabio Araujo, reforça a solidez da rede no mercado. “É uma honra fazer parte dessa família que é a Sodiê Doces. Ao longo desses 27 anos a marca não só cresceu, como manteve seus pilares firmes, como qualidade, excelência no serviço prestado e variedade de produtos, mas com os princípios que vem desde sua fundação”. A rede de franquias fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.  

À frente da fábrica de salgados, inaugurada em abril de 2017, está Diego Rabaneda, filho da fundadora da marca, que, assim como a mãe, desafiou todas as barreiras e viu seu sonho ser concretizado, com a inauguração da Sodiê Salgados. Atualmente, há mais de 40 tipos de combinações de sabores, entre empadas, pastéis, kibes, coxinhas e tortas, que podem ser consumidos no formato tradicional ou na versão mini, e o cliente pode comprar congelado ou levar quente para casa. “Nosso compromisso é em servir nosso cliente com excelência e qualidade”. 

A Sodiê possui um cardápio com mais de 80 opções de bolos, incluindo 17 da linha Zero Açúcar, receitas caseiras e versões veganas. A rede também oferece uma variedade de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma carta exclusiva de cafés, bebidas frias e uma linha de salgados, tanto fritos quanto assados, nas versões mini e convencional.

No Recife, a Sodiê fica na Galeria Derby Center I (Rua Joaquim Nabuco, 409, loja 15 – Derby), e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.

Os pedidos podem ser feitos e retirados na loja ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (81 99906-9339) e/ou iFood. Mais informações: 81 3877-9788 e @sodiedocesrecife.


Em alusão ao Setembro Amarelo, Instituição oferta plantões de atendimento psicológico


Durante todo o mês, a UNINASSAU Campina Grande promove uma série de ações relacionadas à campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o suicídio e o cuidado com a saúde mental. As iniciativas abrangem palestras informativas, rodas de conversa e oficinas. Também são oferecidos atendimentos gratuitos e plantões psicológicos para indivíduos em crise.

“Os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (83) 2101-8928, do WhatsApp (83)99668-8618 ou irem pessoalmente na recepção da Clínica. Na primeira consulta, o paciente passa por uma triagem, sendo realizada uma avaliação inicial para identificar suas principais queixas e necessidades”, destaca a psicóloga clínica Adriana Souto, responsável técnica da Clínica-Escola de Psicologia da UNINASSAU Campina Grande. 

A UNINASSAU Campina Grande fica localizada na Rua Antônio Carvalho de Souza, 295, bairro Estação Velha - por trás do Fórum Afonso Campos.

Thiago Nunes realiza a maior inauguração de comitê de campanha da história de Agrestina


Em um movimento que só cresce, a campanha de Thiago Nunes e Roberval Maciel realizou mais um ato de proporções muito expressivas, nesse sábado, dia 07 de setembro, em Agrestina. Desta vez, a inauguração do comitê da campanha, a Arena 45, que foi precedida pelo Arrastão 45, levou milhares de apoiadores para as ruas de Agrestina e tornou a abertura da Arena 45 uma festa linda e com uma energia contagiante.

Com a participação e presença voluntárias do povo, os atos de campanha de Thiago e Roberval corroboram, dia após dia, com o crescimento exponencial do apoio popular ao projeto da Coligação Agrestina Feliz de Novo. E a inauguração da Arena 45 foi mais prova irrefutável da ascensão da campanha e da simpatia e do carinho do povo de Agrestina pelo projeto político encabeçado por Thiago e Roberval.

Durante a inauguração, Thiago Nunes falou sobre sua ida até os munícipes, até suas casas, sua realidade, no movimento de porta a porta, e em como tem visto de perto os grandes problemas que a população está enfrentando. E voltou a afirmar que, junto com Roberval Maciel, vai trabalhar para melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs de Agrestina.

A Arena 45 é um espaço muito bem organizado, inovador, e pioneiro em Agrestina; é um local aberto, arejado, "instagramável", e muito acolhedor. E fica localizada na Rua Matheus de Castro Lino, no Centro, próximo ao CCI.

Fotos: Adriano Monteiro

Setembro Amarelo: Cuidado com a saúde mental das mães atípicas deve ser redobrado


O mês de setembro chega com muitas reflexões sobre a saúde mental das pessoas, abordando diversos temas, dentre eles, o cuidado com as mães atípicas dentro do contexto do Setembro Amarelo. Uma pesquisa mostra que mães de filhos com deficiência intelectual, como TEA e TDAH, enfrentam um desgaste emocional 22% maior. A psicóloga e docente do curso de psicologia da Wyden, Vannessa Galindo, destaca o assunto pelo viés psicológico.

“Podemos observar de uma forma geral, que as mães tendem a procurar o acompanhamento médico e psicoterapêutico primeiramente para seus filhos. Isso é reflexo da nossa configuração social, que coloca a figura materna em um lugar de cuidado e muitas vezes de anulação. Frases ditas no senso comum como: ‘Agora você é mãe’, ‘ Toda mãe dá a vida por seu filho(a)’, reforçam a autocobrança da mulher em relação a sua maternidade”, ressalta.

O aumento dos índices dos diagnósticos infanto-juvenis tem repercutido entre os profissionais da saúde e da educação e enquanto as medidas de intervenção e tratamento são direcionadas a esse público, pouco se fala ou até mesmo se ignora a necessidade de possibilitar também cuidado para quem cuida. Galindo enfatiza as consequências quanto à saúde mental para as mães que se sobrecarregam na função de cuidadora, além de destacar a necessidade de um olhar diferente e de cuidado para elas.

“Estudos comprovam que além do estresse, o trauma secundário, transtornos ansiosos e depressivos podem afetar pessoas que exercem a função de cuidadores. Nesses casos, a maternidade seria ainda mais sobrecarregada. Nesse sentido, também é uma necessidade pública e social, acolher não somente as crianças e adolescentes que possuem algum diagnóstico e estão em tratamento. É preciso direcionar o olhar para essa mãe, que exerce o papel principal de cuidadora e que pode expressar sinais de esgotamento”, conclui.

Festival de Programação e Robótica do Recife 2024: Um Evento de Inovação e Criatividade


A cidade do Recife se prepara para receber o Festival de Programação e Robótica 2024, que acontece de 10 a 13 de setembro no Expo Center Recife, no bairro de São José, área central. O evento promete reunir mais de 3 mil estudantes só da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), além de estudantes competidores de todo o Estado, celebrando a inovação e a tecnologia na educação básica. As inscrições podem ser realizadas no: https://educ.rec.br/educ/festivalrobotica/. 

O Festival de Programação e Robótica do Recife (FPR) é uma celebração à cultura maker, ao protagonismo estudantil e ao trabalho colaborativo de estudantes e professores(as). É também a culminância das iniciativas de computação na educação básica da Secretaria de Educação (SEDUC) do Recife. Destacam-se os projetos pedagógicos inovadores, as ações formativas e o apoio permanente das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs), a política de formação em competências digitais para apropriação docente e os Clubes de Programação e Robótica presente nas escolas de anos finais da Rede.

"A gente realmente acredita que preparar os/as jovens não é apenas nas disciplinas tradicionais, que é muito importante, mas também preparar eles para esse mundo de transformação. Tecnologia e inovação fazem parte da nossa vida e são para todos (as)!" comenta Fred Amâncio, Secretário de Educação.

Este ano, o festival ganha contornos ainda maiores, sediando novas competições de robótica, como a etapa nacional Norte/Nordeste do First Lego League Explore (FLL), além do Rec_line, da própria Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER).

Atualmente, a RMER é bicampeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Neste ano, o FPR receberá novamente a etapa regional e estadual da OBR, e dentre
as 250 equipes competindo, 104 são da RMER.

*Destaques do Festival:*
Competições de Robótica: O evento contará com as etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); a etapa Nacional da First Lego League Explore (FLL), destinada a crianças de 6 a 10 anos, em robótica de encaixe; além do Rec_line, para os estudantes de Anos Iniciais da RMER, de robótica de ferramentas, com montagem de robôs, eletricidade e estímulo do raciocínio lógico. Essas competições desafiam os participantes a resolver problemas do cotidiano utilizando robótica educacional.


*Hackathon:* A modalidade Hackaton do Festival de Robótica é uma maratona de programação intensiva focada no desenvolvimento de aplicações inovadoras para o robô humanoide NAO. Os participantes dos programas Embarque Digital e Robótica na Escola têm a oportunidade de explorar as capacidades avançadas do NAO, que incluem reconhecimento de fala, visão computacional, movimentos autônomos e interação social, para criar programas que solucionem desafios específicos ou demonstrem novas funcionalidades.

*Oficinas e Mostra Criativa:* Serão oferecidas oficinas sobre Cultura Maker, Narrativas Digitais, Gamificação e Pensamento Computacional, além de uma Mostra Criativa para a socialização de projetos desenvolvidos nas escolas com o apoio das UTECs.

*Programação do Evento:*
10 de setembro: Abertura solene, início das competições da OBR - Regional Recife e oficinas.
11 de setembro: Continuação das competições e oficinas. Início do Rec_line.
12 de setembro: Início das competições da FLL Explore e Hackathon.
13 de setembro: Competições da OBR - Etapa Estadual e cerimônia de premiação.
O Festival de Programação e Robótica do Recife é uma oportunidade única para promover a criatividade, a inovação e o pensamento crítico entre estudantes e educadores. O evento é aberto ao público e promete ser uma experiência inspiradora para todos os participantes.

Prefeitura de Cupira é a mais eficiente do Agreste e a 2ª de Pernambuco, aponta ranking da Folha de São Paulo


A cidade de Cupira, no Agreste, foi destaque em mais um dado avaliativa à nível nacional. Dessa vez, o município subiu ao pódio no ranking de Eficiência dos Municípios brasileiros (REM-F). Os dados são da Folha de São Paulo e divulgados ontem, 03 de setembro. 

A Prefeitura de Cupira / Palácio Major bastos, liderada pelo Prefeito José Maria Leite de Macedo, ficou avaliada como a primeira mais eficiente do Agreste do estado, bem como ficou em segundo lugar no ranking estadual, atrás apenas de Petrolina. Se deve levar em consideração de que Petrolina além de ser maior, tem mais arrecadação de tributos do que Cupira. Mesmo assim, a capital do enxoval do bebê ficou à frente de Petrolina em dois dos principais indicadores do ranking (educação e saneamento).

O índice avalia o desempenho das gestões públicas de cidades brasileiras em diversos aspectos incluindo educação, saúde, infraestrutura e finanças públicas. Com pontuação 0,634 de notas que varia de 0 a 1, Cupira ficou à frente de grandes cidades como Recife, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Arcoverde. No ranking nacional, entre os mais de 5.500 municípios, Cupira ficou na 147ª colocação.

No geral, o ranking da Folha de São destaca as cidades brasileiras que entrega mais serviços públicos de qualidade, com eficiência, e menos gastos públicos, respeitando os princípios da administração pública. O levantamento rigoroso, respeitado nacionalmente, destaca Cupira como um município que tem uma gestão fiscal eficiente, um sistema educacional com altos índices avaliativos, bem como obras e serviços estruturais na cidade que eleva o desenvolvimento social dos munícipes. 

O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha quantifica o cumprimento de funções básicas do município, previstas em lei, segundo os recursos disponíveis. A lógica para o filtro das variáveis leva em conta a confiabilidade das fontes, o potencial de rastreabilidade (disponibilidade dos dados para os mais de 5.000 municípios), a possibilidade de comparação e a facilidade de compreensão dos resultados.

Após consultas com USP, FGV e Insper, além de pesquisas e testes, foram selecionadas, segundo essas diretrizes, oito variáveis, subdividas em quatro categorias —educação, saúde, saneamento e finanças.

Mãe pode indicar nome do suposto pai da criança no ato de registro no cartório


Após quase uma década da sanção da Lei 13.112/2015, publicada no Diário Oficial da União, muitas mulheres ainda desconhecem o direito de poder registrar seu filho sozinha, informando, durante o ato no Cartório, o nome do pai da criança. Este homem passa a ser considerado como “suposto” pai, em seguida, o cartório enviará ao Juiz um documento contendo seus dados cedidos pela mãe, como nome completo, profissão, identidade e residência do suposto pai, para que seja verificada a veracidade das informações. A norma equipara legalmente mães e pais quanto à obrigação de registrar o recém-nascido.

“Se o pai não responder à notificação judicial, ou negar a paternidade, o caso será encaminhado ao Ministério Público, que proporá uma Ação de Investigação de Paternidade. Nesta ação, poderão ser solicitados exames de DNA ou outros meios, para comprovar a relação biológica entre o pai e o filho”, explica o presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE), Marcos Torres.

Apesar de ser permitido o registro apenas com o nome materno, Marcos Torres reforça que esse é um direito essencial para as mães solos e seus filhos, pois busca garantir o reconhecimento da filiação e os benefícios decorrentes dela, a exemplo da pensão alimentícia, herança e convivência familiar, entre outros. "É importante declarar o nome do suposto pai, pois sem o nome do genitor no registro de nascimento, a mãe não consegue provar a paternidade e consequentemente pedir pensão alimentícia para a criança, por exemplo”, complementa.


Administração de Noronha, em parceria com a Anema, oferece curso de Operação de Câmara Hiperbárica


A Superintendência de Saúde da Administração de Fernando de Noronha ofereceu, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o curso de Operador de Câmara Hiperbárica para instrutores de mergulho das operadoras Atlantis Divers e Noronha Divers, médicos e enfermeiros do Hospital São Lucas.

A câmara hiperbárica chegou a Noronha através de uma parceria entre a Administração da ilha, que disponibilizou o espaço para a sua instalação, e a Associação Noronhense de Empresa de Mergulho Autônomo (Anema), que adquiriu o equipamento médico utilizado em casos de acidentes de mergulho, quando ocorre a chamada “doença descompressiva”, situação em que é necessário realizar a oxigenoterapia hiperbárica (OHB). 

No arquipélago, só no Parque Nacional Marinho, em 2023, segundo dados repassados pela Anema, foram realizados, aproximadamente, 30 mil mergulhos autorizados e certificados, e o equipamento é de suma importância para reforçar os cuidados da prática na ilha. 

Para Antônio Gomes, da Anema, o número de acidentes de mergulho na ilha é muito pequeno, mas é necessário ter um equipamento que consiga tratar uma eventual ocorrência.

Nesse tratamento, o paciente respira oxigênio puro em um ambiente pressurizado a níveis superiores à pressão atmosférica normal. Além dessa situação, a terapia pode ser usada para tratar uma variedade de condições médicas, como feridas de difícil cicatrização e infecções graves, entre outras.

As aulas aconteceram no auditório do PSF e no Hospital São Lucas e foram ministradas por Eduardo Vinhaes, médico com formação em Emergência e Medicina Hiperbárica, coordenador de pós-graduação em Medicina Hiperbárica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mergulhador certificado desde 1982, além de instrutor de mergulho.

Para ele, o curso foi um grande sucesso, com muito engajamento. “Trouxemos uma capacitação completa, detalhada, e com todo mundo aprendendo a operar de forma responsável, inclusive na prática, utilizando eles próprios a câmara", afirmou, acrescentando que "trata-se de um equipamento que é considerado de alta tecnologia e que necessita de um treinamento específico”.

Maria Teresa Pinheiro, diretora do Hospital São Lucas, também participou da capacitação e se diz muito feliz em resgatar a parceria com a Anema e com a realização do curso. “Para nós, resgatar esse equipamento é de grande importância, não só para a comunidade, que é 100% voltada ao turismo, como também para os turistas que praticam o mergulho, se sentirem mais seguros. Nossa equipe trabalha com a prevenção, mas, após esse curso, se acontecer qualquer intercorrência, saberemos como agir", enfatizou a diretora.

A partir de agora, a câmara hiperbárica funcionará 100% e a equipe que fez o treinamento vai se reunir, mensalmente, para fazer o check-up do equipamento e simulações. O primeiro encontro já está agendado para o próximo dia 20 de setembro.

Congressos e networking marcam o mês de setembro do Centro de Eventos Recife


Neste mês de setembro, o Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira, movimenta a agenda da cidade com congressos e encontros empresariais de médio e pequeno porte. Para Antônio Amorim, coordenador do Centro, a demanda se dá pelo aumento crescente por experiências imersivas, além de espetáculos e palestras. Confira os principais eventos da programação:

11 e 12/09 - Oficina de Implementação do Cuidado Farmacêutico - Etapa PE 

A oficina faz parte do Projeto Nacional de Implementação do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS), que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF). As metas visam integrar e fortalecer o cuidado farmacêutico aos usuários do SUS, prioritariamente àqueles com problemas de saúde como tuberculose, hanseníase, tabagismo e diabetes tipo 2.

13 a 15/09 - II Congresso de Autismo na Vida Adulta de Pernambuco 

O evento visa trazer conhecimento sobre o autismo na vida adulta por meio de pesquisadores e pessoas que atuam na área. Contará também com apresentações artísticas de pessoas neurodivergentes. 

14 e 15/09 - Imersão Método LEVE

A imersão do Método L.E.V.E., realizada por Roberta Sales, é um evento intensivo focado nos pilares de Liderança, Estratégia, Visão e Excelência. A proposta é que os participantes possam aprimorar habilidades de liderança, desenvolver estratégias eficazes, fortalecer a visão organizacional e alcançar a excelência operacional.

21 e 22/09 - III Congresso Pernambucano de Podologia

Reúne profissionais da Podologia e oferecerá, no dia anterior (20), um curso pré-congresso, e outro pós-evento no dia 23. 

24/09 - Armorial Arretado

Voltado para empreendedores, vai reunir especialistas do mercado, palestrantes e mentores que compartilham histórias reais, seus sucessos, fracassos, trazendo as principais tendências sobre vendas, finanças e gestão.

25/09 - Sevag Disney 

A Sevag, liderada por Silvana Aguiar que é pioneira em grupos de jovens, realiza reunião de apresentação do seu pacote Sevag Disney 2025, para passageiros e pais dos mais de 100 inscritos para a viagem, anunciando todas as novidades para a temporada.

26/09 - The Student World Expo

Feira de intercâmbio organizada para quem desejar encontrar cursos no exterior.

28 e 29/09 - Encontro Pernambucano de Odontologia - EPO

A 12ª edição do EPO tem como tema "Saúde e inovação: novos caminhos da Odontologia" e contará com palestras, submissões de trabalhos, stands de empresas e minicursos.