sexta-feira, 27 de julho de 2018

De boa na lagoa...


Axé Sonoro no Alto José do Pinho


A mais nova comédia da Trupe do Barulho


#LuaLivre

Vejam as diversas imagens (profissionais ou não) dos fenômenos lunares desta noite pelo mundo:

Atenas - Grécia

Belo Horizonte - MG

Luís Eduardo Magalhães - BA

Brasília - DF

Cidade do México

Lisboa - Portugal

Olinda - PE

Palmas - TO

Rio de Janeiro

Sul da Alemanha


E tentaram calar a Rainha do Céu

A atriz Renata Carvalho e a diretora Natália Mallo denunciaram que, antes da encenação da peça Jesus Rainha do Céu, chegaram a soltar até bombas. Além disso, retiraram toldos, cadeiras, equipamentos e em meio ao frio e à chuva, artista e público garantiram as três encenações. O deputado Edilson Silva, que já estava vindo para Camaragibe, teve que voltar pra Garanhuns. Veja o depoimento do parlamentar: 

Já estava em Lajedo, voltando de Garanhuns, feliz, indo pra Camaragibe prestigiar a inauguração do Cine Teatro Bianor Mendonça a contragosto da politicalha da cidade, quando recebi a notícia que uma liminar do TRF tinha derrubado a decisão do TJPE que obrigava a peça "O evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu" a entrar na grade do FIG. Um operativo policial foi ao local do espetáculo para garantir que a peça não se utilizasse dos equipamentos alugados pela Fundarpe.

Voltei, para me somar ao esforço de garantir que o espetáculo acontecesse, mesmo sem estar na grade programada e paga pela Fundarpe. O comando da PM estava com os oficiais de justiça federais e representantes da Fundarpe para evitar o uso dos equipamentos.

Li a liminar e não vi nada falando em desalojar os artistas e público dos toldos, ou das cadeiras. A liminar expressa que a peça deve sair da programação oficial. É minimamente admissível que o oficial de justiça interdite equipamentos de som e iluminação, mesmo sendo mesquinho. Mas é desumano proibir que artistas e público fiquem sob a chuva, sem cadeiras, enquanto toldos e cadeiras estavam ali, disponíveis e sem uso. Artista e público garantiram o espetáculo mesmo sob garoa e chuva, em pé.

É lamentável, incivilizado. É cruel. Mas, felizmente, o espetáculo aconteceu. Foram três apresentações.

Sport campeão do Brasil vira história em quadrinhos

Se hoje o torcedor do Sport Club do Recife anda chateado com a campanha do time na série A do Campeonato Brasileiro, pelo menos pode se orgulhar da história de títulos, como o da Copa do Brasil, em 2008. E essa história agora virou quadrinhos, com o lançamento de Eba, eu vi meu time Campeão do Brasil!

O projeto é do jornalista pernambucano Marcelo Cavalcante, que resolveu unir duas paixões: futebol e quadrinhos, para mostrar às crianças de hoje o que ocorreu há 10 anos, quando o time pernambucano colocou no bolso times "top de linha", como o Corinthians.

"A ideia surgiu porque tenho uma mente inquieta... Não fico parado por muito tempo, sempre invento alguma coisa", afirma o jornalista Marcelo Cavalcanti. "Escolhi o público infantil porque ele carece de informação e quero mostrar que é possível criar um novo universo, educar, orientar.. A história em quadrinhos tem um público fiel, cativo, pura sinergia", afirma.

Os desenhos são de Mano Lee, a diagramação de Patrícia Cruz e a produção executiva é de Marcela Marques. Quem quiser acompanhar as novidades da produção, é só visitar o Instagram @ebameutime. O lançamento será no dia 11 de agosto, às 16h no Café São Braz, do Marco Zero, no Recife.


Morre cantora e compositora Maria Dapaz

Morreu agora há pouco, aos 59 anos, em São Paulo, a cantora Maria Dapaz.  Ela estava internada para tratar de um câncer de pulmão. Sua última apresentação foi em maio, no Festival da Seresta do Recife. Desde então, afastara-se dos palcos para tratar de uma pneumonia, que na verdade, era um tumor no pulmão esquerdo. 

Natural de Jaboatão dos Guararapes, muito cedo mudou-se para Afogados da Ingazeira, a 370 km do Recife, terra natal de sua mãe. Logo, tornou-se conhecida nos programas de auditório da Rádio Pajeú. Seu maior sucesso foi a música Brincar de ser feliz, composta por ela em parceria com o compositor paraibano Nino e que foi gravada pela dupla Chitãozinho e Xororó e tema da novela Pedra Sobre Pedra. Outras músicas de sucesso foram Pássaro Carente, Clareia e Da Pá Virada.

A seguir, veja o programa Ensaio, da TV Cultura. O programa foi exibido em 2015:


E teve "Rainha do Céu" em Garanhuns

Agora há pouco, terminou a primeira sessão de exibição da peça O Evangelho Segundo Jesus, a Rainha do Céu, em Garanhuns. A apresentação só foi possível porque houve um financiamento em sistema de crowfounding e a não-divulgação prévia de local e hora do espetáculo. 

Uma das pessoas presentes no local, o vereador do Recife Ivan Moraes Filho assim falou em seu Facebook: "Impactado pela força da peça "O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu. Lição de amor do começo ao fim. O Cristo ficaria orgulhoso. Linda". Artistas como Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) e Daniela Mercury defenderam publicamente a atriz Renata Carvalho e o caso foi parar até na Justiça.

Falando nisso - O Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou, na última terça-feira (24), que a apresentação teatral fosse reinserida no Festival de Inverno de Garanhuns e havia dado um prazo de 24h. Além disso, foi fixada uma multa de R$ 50 mil.


"Tudo o que fiz, foi tratá-la como ser humano!"

Festival Lula Livre no Rio de Janeiro

O Festival Lula Livre vai reunir artistas, intelectuais e movimentos populares em defesa da democracia e da liberdade de Lula no próximo sábado, dia 28 de julho, na Lapa, no Rio de Janeiro. Promovido pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo, o festival vai começar às 14h com manifestações artístico-culturais que vão ocupar os Arcos da Lapa com apresentações teatrais, cortejos e DJs. Será a Orquestra Voadora que dará inícios aos shows musicais no palco central.

As apresentações musicais começam às 17h e contam com mais de 40 artistas da música brasileira em vários estilos: do axé de Manno Góes ao funk de MC Carol, do hip hop de Flavio Renegado ao samba de Noca da Portela, do rock da Gang 90 à MPB de Chico César, passando por revelações como Francisco El Hombre, Filipe Catto e Ana Cañas e medalhões como Odair José, Jards Macalé e Beth Carvalho.

O encerramento promete ser épico: Chico Buarque e Gilberto Gil vão se reencontrar no palco e são garantia de um ato-show inscrito na História da cidade maravilhosa. Mais informações podem ser encontradas na página do evento no Facebook.


Serviço:
Data: 28/07/2018
Horário: 14h
Local: Arcos da Lapa - Rio de Janeiro

Brasil de Fato - Repórter Flora Castro

Justiça determina que Safadão pague 40 salários mínimos de pensão ao filho

Depois de uma verdadeira briga na 12ª Vara de Família do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (27), Wesley Safadão foi sentenciado a pagar uma pensão alimentícia de 40 salários mínimos ao filho Yhudy, fruto de seu relacionamento com a digital influencer Mileide Mihaile. De acordo com informações do Diário do Nordeste, o menino receberá mensalmente o valor de R$ 38 mil.

A justiça cearense também determinou que o cantor deverá, anualmente, ceder ao filho e à ex uma viagem internacional, em primeira classe, que inclui babá e dez salários mínimos para as despesas, além de pagar a mensalidade e a matrícula do colégio do menino.

A sentença ainda prevê que Safadão arque com as despesas do plano de saúde e o imposto de renda de Yhudy sem descontar estes itens do valor da pensão.

Por fim, a Justiça definiu que Thyane Dantas, atual mulher do cantor, não busque a criança na escola.

Choro em vídeo

Dois dias antes da decisão da Justiça, Safadão usou o Instagram para desabafar sobre a batalha que trava com a ex-mulher para a revisão do valor da pensão do filho. A influencer pediu a revisão do valor que o ex pagava de pensão (10 salários mínimos), mas ele negou, por meio de sua assessoria, que teria reduzido o valor da pensão. 

"Vocês sabem que sou um cara que trabalho muito e gosto de espalhar a alegria. Esse é o dom que Deus me deu. Mas hoje aqui venho abrir meu coração sobre uma angústia muito grande. Quando somos pessoas públicas, nossas vidas acabam se tornando uma vitrine, faz parte do meu trabalho e entendo muito bem. Mas algo que me dói muito é ver que estou sendo julgado sobre esse assunto da minha vida particular mesmo sem eu ter me pronunciado. Em toda história que se conta existe os três lados: duas versões e a verdade. O tempo é o senhor das razões. Em 2012, com o fim da minha união estável, todas as minha obrigações foram definidas pela Justiça, inclusive a pensão. Em 2015, quando a minha vida graças a Deus começou a mudar, além do acordo da pensão, passei a oferecer um valor a mais, além de todos os outros pedidos. Quero deixar bem claro que não foram só dez salários mínimos", disse ele.

O cantor disse que se manteve em silêncio durante esse tempo todo porque não queria que seus filhos sofressem a consequência dessa fama. Segundo ele, quando surge qualquer assunto que diz respeito a eles, a melhor forma de se resolver é a que eles sejam o menos afetados.

"É muito difícil ver tudo isso que vem sendo publicado. O Yhudy não vai ter essa idade para sempre, ele vai crescer. Eu não quero jamais que ele veja o pai falando da mãe. Muitos de vocês gostariam de compreender mais a fundo essa situação, mas não acho saudável para o futuro dos meus filhos tornar isso ainda mais exposto. Meus filhos e a minha família não precisam passar por isso. Com esse acesso à internet é impossível preservar e blindar eles de toda essa situação", falou.

Maríe Claire com informações do Diario do Nordeste (CE)

Nota do Blog: O vídeo a seguir é antigo, mas toca um dos primeiros sucessos do cantor


Nicó do Cimento é assassinado em Carpina

O vereador e pré-candidato a deputado federal Cosme Alves da Silva, conhecido como Nicó do Cimento, foi assassinado na manhã de hoje perto de sua residência, no município de Carpina, na mata norte de Pernambuco. Ele havia acabado de sair de um evento no Clube de Mães do Bairro Santo Antônio, quando, de acordo com a Polícia Civil, foi abordado por dois homens em uma moto e levou dois tiros na cabeça. Nicó ainda foi socorrido para uma UPA da região, mas não resistiu aos ferimentos. Nada de material foi levado e as suspeitas da polícia são de crime encomendado. Amigos e eleitores lamentaram nas redes sociais a morte do vereador. Nicó do Cimento tinha 44 anos e era filiado ao PSD (Partido Social Democrata). Sua última mensagem no Facebook dizia o seguinte: 



BOM DIA QUERIDOS

Que seja leve
Que seja doce
Que seja belo
Que seja abençoado e muito, muito FELIZ
Pra você e pra mim esse lindo dia que recomeça!

A seguir, o vídeo de seu último evento público, no Clube de Mães do Bairro Santo Antônio, que havia sido transmitido ao vivo em seu Facebook:


Mesmo do lado de fora, cineteatro deve ser reinaugurado em Camaragibe


Logo mais às 18h, será a reabertura do Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Praça do Guarany, na Vila da Fábrica, em Camaragibe. O cineteatro passou por uma ampla reforma, com requalificação do palco e da parede acústica, além de outras melhorias, como a pintura externa e os letreiros. O custo total foi de R$ 152 mil, sendo que, do total, R$ 150 mil foram viabilizados por emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual de 2017, do deputado estadual Edilson Silva (PSol). 

O que poderia ser a reinauguração e a consolidação de um trabalho feito para a comunidade, vai ser, de fato, um ato de protesto. Pessoas ligadas à cultura em Camaragibe afirmaram ao blog que ontem (26) chegou a guarda municipal um documento assinado pelo Prefeito e pelo novo Presidente da Fundação com ordens de fechamento da Fundação de Cultura, Biblioteca Municipal e o Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro e que todos (inclusive funcionários efetivos) saíssem de imediato dos locais. "O prefeito queria que todos os comissionados da prefeitura, todos os servidores, terceirizados e todos os seus parentes e familiares, fossem cabos eleitorais... A equipe da Fundação parece não ter aceito está condição", afirmou Edilson Silva.

Além da reabertura do cineteatro, a equipe exonerada vai entregar um documento à sociedade, com uma prestação de contas do que foi feito na Fundação de Cultura do município. "Hoje vamos entregar o inventário participativo de Camaragibe, uma pesquisa que levou um ano, com a equipe de patrimônio da Fundação da Cultura e o resultado é um relatório de bens culturais da cidade. Devido ao acontecimento de ontem, nosso evento será feito na praça em frente ao teatro, com a entrega desse inventário e apresentações culturais", disse  Jarmeson de Souza, que foi assessor executivo da gestão.

O documento de apresentação, firmado pelo presidente exonerado Olímpio Costa, é um relatório dos 19 meses de gestão na Fundação de Cultura de Camaragibe. No documento, também há uma lista de ações que o antigo gestor solicita que não sejam descontinuadas com a nova administração.

Segue o inventário de ações:

Transição de Gestão

Fundação de Cultura – Jan/2017 - Jul/2018

Camaragibe, 31 de julho de 2018
Eu, Olímpio Costa, atual presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe,
informo ao Conselho Municipal de Cultura de Camaragibe, à nova gestão da
Fundação e à sociedade civil um breve resumo dos bens patrimoniais e serviços
realizados durante estes 19 meses à frente deste órgão cultural com uma lista
de ações que devem ser continuadas após minha saída como um compromisso
com o setor artístico da cidade.
------------------------------------------------------------------------------------

ANEXO I

● BENS E SERVIÇOS

Sede da Fundação / Galeria Vila:
Recebimento (01/01/2017)
Três aparelhos de ar-condicionado sem funcionar e dois ar-condicionados;
funcionando irregularmente. (Todos sem limpeza);
Banheiro com duas bacias sanitárias com funcionamento irregular;
Pias sem torneiras e com vazamento na segunda pia no canto inferior;
Duas janelas térreo no lado esquerdo da porta danificadas;
Seis pontos de iluminação externa danificados;
Bebedouro corroído e com ferrugem na base;
Mesa de reunião improvisada com tábua de madeira e cavaletes;
Três computadores sem manutenção e com baixo desempenho;
Imóvel sem dedetização com focos de cupim por toda parte.

Entrega (31/07/2018):
Todos os aparelhos de ar condicionado funcionando regularmente e com a
limpeza em dia;
Duas bacias funcionando regularmente;
Três computadores com peças trocadas e melhor desempenho e manutenção;
Pias com torneira, sem vazamento e com espelho;
Janelas consertadas;
Dedetização regular no imóvel com garantia de 1 ano e sem focos de cupim;
Todos os pontos de iluminação funcionando;
Pintura externa realizada;

Galeria de arte montada (Paredes de madeira, seis esportes de luz montados,
porta de vidro, duas salas medindo 24 m2 e 11,5 m2 respectivamente) -
Exposição de Fotografias de Frida e Diego;
Dez vasos grandes com plantas decorando a frente e laterais do imóvel (Doação
do gestor Olímpio Costa);
Aquisição de 1 armário semi-aberto, 1 estante de metal, 1 armário de metal, 1
mesa redonda pequena, 1 mesa oval de reunião e mais 18 cadeiras de escritório.

Biblioteca:
Recebimento (01/01/2017)

Quatro ar-condicionados sem manutenção e dois sem funcionar;
Sem iluminação na primeira sala;
Sistema elétrico comprometido com vazamento de corrente;
Seis CPUs sem funcionamento e apenas um computador em uso;
Entrega (31/07/2018)
Todos os aparelhos de ar-condicionado funcionando e com manutenção realizada
neste ano;
Conserto da fiação com iluminação na primeira sala;
Reforma em todo sistema elétrico;
Aquisição de 1 armário semi-aberto, 2 estantes de metal, 1 armário de metal, 1
gaveteiro de arquivo e 1 mesa redonda pequena;
Três computadores em uso e uma impressora laser HP (As demais CPUs foram
consideradas obsoletas pelo NTI que reaproveitou as peças e componentes);
Projeto de reforma aprovado pela Secretaria de Obras.

Teatro:

Recebimento (01/01/2017)
Sem energia e sem água;
Falta de cabos 250mm para ligação da caixa elétrica principal;
Falta de bomba d'água;
Falta de dedetização com focos de cupim em toda parte;
Todos os aparelhos de ar-condicionado quebrados;
Subestação elétrica sem instalação;
Palco comprometido devido à qualidade da madeira e corroído de cupins;
Sistema elétrico comprometido e com falhas;
Sistema hidráulico comprometido;
Goteiras e infiltração no palco, nos camarins, no porão e na plateia;
Falta completa de mobiliário;
Servia de depósito de entulhos de ferro e pneus no local;
Falta da segurança patrimonial (Guarda Municipal);
Sem qualquer documentação sobre o funcionamento do espaço;
Sem Computadores;
Sem bebedouro.

Entrega (31/07/2018)
Reforma do palco estilo italiano 13m x 8m com infraestrutura de alvenaria e
madeira de lei;
Adequação da acústica do salão principal e sala de projeção com lã de vidro e
drywall;
Conserto do sistema de Ar Condicionado central em pleno funcionamento;
Aparelhos individuais de ar-condicionado dos camarins e sala de projeção
funcionando;
Aquisição de equipamentos de som e iluminação de pequeno porte conforme
descrito no Balanço Patrimonial publicado no Diário Oficial dos Municípios -
AMUPE em 11 de julho de 2018;
Recebimento de equipamentos de kit de iluminação cênica doados por Edital da
Funarte http://www.funarte.gov.br/edital/edital-funarte-de-doacao-de-equipamentos-de-iluminacao-cenica-2017 (Faltam
apenas as devidas instalações elétricas para o seu funcionamento);
Bomba d’água e sistema hidráulico funcionando;
Manutenção da limpeza do espaço;
Segurança patrimonial (guardas municipais que revezam suas atividades em
dias intercalados no turno da noite);
Aquisição de mobiliário com estantes, armários e cadeiras, além de mesa grande
de reunião feita com a madeira do antigo palco;
Aquisição de computador de mesa;
Realização de pintura da área interna;
Aquisição de bebedouro;
Colocação de vidro nas janelas e pintura dos dois camarins.

Centro de Criatividade Raminho do Trombone:
Recebimento (01/01/2017)
Sob comodato com a Asmuca com fim do prazo em fevereiro de 2018
Entrega (31/07/2018)
Pedido de reforma e laudo técnico encaminhado à Defesa Civil e Secretaria de
Obras devido às más condições estruturais do imóvel

● Programas em andamento:

Camaragibe nos Museus
No intuito de aguçar o olhar dos camaragibenses para as artes visuais e promover a
fruição cultural, a Fundação de Cultura criou o programa Camaragibe nos Museus, cujo
objetivo é promover excursões de grupos (escolas, fóruns, agremiações, quadrilhas,
conselhos, artesãos, etc) para os equipamentos culturais de arte e história situados no
Recife e Região Metropolitana. A iniciativa trabalha a capacidade de leitura visual crítica,
ampliar a percepção cultural e fortalecer a apropriação dos espaços expositivos
existentes nas cidades vizinhas. Em 2017, o programa promoveu visita de grupos de
crianças, jovens e idosos ao Museu do Estado, Caixa Cultural, Galeria Janete Costa e
MAMAM.

INICIARTE – Arte e Cultura para a Infância
Série de oficinas de arte-educação para o público infanto-juvenil em diversos bairros de
Camaragibe, com o objetivo de promover a iniciação artística de forma descentralizada.
Na primeira edição, em janeiro e fevereiro de 2018, foram realizadas 6 oficinas em 5
bairros, beneficiando 80 crianças e adolescentes.

Inventário Participativo do Patrimônio de Camaragibe
A Fundação de Cultura de Camaragibe, reconhecendo a importância de valorizar,
identificar e documentar o patrimônio material e imaterial da cidade, realizou ao longo
do último ano a elaboração do Inventário Participativo dos Bens Culturais de
Camaragibe. Um importante passo para assegurar a preservação dos bens culturais da
nossa cidade. O trabalho está sendo desenvolvido com base em metodologia
desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional - IPHAN, voltada
para a educação patrimonial. A iniciativa é fruto da capacitação promovida pela
Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco - Fundarpe e IPHAN-PE para
multiplicadores da Fundação de Cultura, Conselho Municipal de Cultura, sociedade civil e
parceiros.

Som na Eliza
Projeto que promove mensalmente os talentos musicais de Camaragibe em palco
instalado no coração comercial de Camaragibe, a Rua Eliza Cabral de Souza. O projeto
faz parte da política de difusão cultural da Fundação de Cultura de Camaragibe,
proporcionando visibilidade para artistas iniciantes de Camaragibe em shows com
repertórios autorais e releituras. Os shows acontecem em estrutura básica de som e
palco, com toldo e tablado.

Conecta Biblioteca
A Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe faz parte do Conecta Biblioteca, um
programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas.
O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos
usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de
vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de
profissionais de bibliotecas,estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes
de transformação. O Conecta tem realização da Recode e da Caravan Studios – uma
divisão TechSoup Global e o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e
da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação
Bill & Melinda Gates.

Convênios com a UFPE
O Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro assinou convênio com o Departamento de
Teoria da Arte e Expressão Artística e o Laboratório de Artes Cênicas (LAC) da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), resultado do I Encontro das Artes Cênicas
de Camaragibe. Este convênio entre as instituições segue ampliando os diversos diálogos
para além das fronteiras de Camaragibe, objetivando uma maior interação e redes entre
coletivos artísticos, instituições universitárias e empresas privadas. Uma de suas
primeiras ações foi o Curso de Produção Cênica em parceria com a Escola Técnica Alcides
do Nascimento, entre os meses de abril e maio deste ano, culminando com a
participação dos alunos na ópera Rita, no Teatro de Santa Isabel.

Curso de Produção Cênica - Módulo II
O 2o módulo do Curso de Produção Cênica está formatado para as áreas de Marketing e
Captação de Recursos com duração de 1 mês e 15 dias. O curso é destinado a artistas,
produtores, educadores e gestores de cultura. As aulas acontecerão nas terças e
quintas-feiras de agosto, das 18:30 às 21:30.

Sinfonieta
A Fundação de Cultura de Camaragibe em parceria com o Departamento de Música da
UFPE, compõe junto com outras instituições a Sinfonieta Jovem da UFPE com o objetivo
de divulgar a música clássica de compositores brasileiros. A Fundação de Cultura de
Camaragibe disponibilizou o total de 10 bolsas de estágio para tal fim contemplando
alunos do curso de Música da UFPE e do Conservatório Pernambucano de Música que irão
atuar na Sinfonieta ao final do ano.

Departamento de Artes Visuais - UFPE
Desenvolvimento de ações de educação artística para a Galeria Vila e formação em
ensino de Artes para os Professores da Rede Municipal e Estadual de Camaragibe.
Haverá ainda parcerias e exposições conjuntas entre a Galeria Vila e a Galeria Capibaribe
(UFPE).