terça-feira, 6 de junho de 2023

Lula e Raquel Lyra no polo automotivo de Goiana

 

Um dia após o governo federal anunciar os incentivos para o setor automotivo, a governadora Raquel Lyra acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira (6). Os gestores percorreram áreas da indústria e conheceram o quinto modelo a ser fabricado pela companhia em Pernambuco, a Ram Rampage. O momento representou o início da produção comercial do novo veículo, que será lançado ainda este mês.

"Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado", destacou a governadora Raquel Lyra.

O presidente Lula ressaltou que o Brasil vai crescer. “Esse país vai voltar a crescer, a ter crédito barato, e esse País vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma forma equânime, como os estados do Sul. Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer em uma cidade do interior deste País. Se depender do nosso governo, essa fábrica vai continuar crescendo”, afirmou o presidente, que entregou simbolicamente uniformes da Stellantis a duas colaboradoras.

Durante a solenidade, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, entregou uma placa de homenagem a Lula e relembrou a chegada da fábrica a Pernambuco. “Junto com o saudoso governador Eduardo Campos, com o vice-governador João Lyra, e com toda a equipe de Pernambuco, Lula protagonizou uma transformação verdadeira deste estado, logística e industrial”, disse Filosa.

A fábrica foi inaugurada há oito anos e já produziu mais de 1,3 milhão de automóveis. Atualmente, Pernambuco conta com 38 fornecedores para o Polo Automotivo Stellantis, gerando cerca de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Estiveram presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; os prefeitos do Recife, João Campos, e o de Goiana, Eduardo Honório Carneiro; os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e da Assessoria Especial, Fernando Holanda, além de deputados federais e estaduais.

Imprensa PE




Comerciantes de Sairé terão taxas de barraca e de comercialização isentas no Festival do Buscapé 2023


O Governo de Sairé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, anunciou nesta segunda-feira (05) em reunião com os comerciantes locais cadastrados no Festival do Buscapé 2023, que as taxas de barraca e de comercialização não serão cobradas pelo município durante o evento. 

A iniciativa vem sendo adotada pela gestão local desde o ano passado e visa dar um suporte maior ao comerciante local. Com a decisão, cerca de 20 comerciantes serão beneficiados com as isenções. 

Para o prefeito de Sairé, Gildo Dias, a medida irá contribuir significativamente na economia e facilitará a geração de empregos durante os festejos juninos. “Já fui comerciante e sei das dificuldades enfrentadas, e é justamente no período junino que o comércio tenta alavancar as vendas. Fico feliz em saber que a decisão irá ajudar muito os comerciantes, e vai possibilitar um aumento considerável no número de pessoas empregadas.” Destacou o gestor. 

O Festival do Buscapé começa no próximo domingo (11) com shows de Natalya Dourado, Assisão e Santanna, O Cantador.

Desenrola será acompanhado de programa de educação financeira

 

Programa que pretende beneficiar cerca de 30 milhões de pessoas com a renegociação de dívidas, o Desenrola incluirá um segmento de educação financeira, anunciou nesta terça-feira (6) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ação tem como objetivo prevenir o risco de que os consumidores recaiam em novos débitos após limparem o nome.

“Nós lançamos ontem um programa para as pessoas que estão negativadas e isso vai ser acompanhado de um programa de educação financeira, que é parte da saúde financeira. É um elemento importante da saúde financeira”, disse Haddad.

O ministro deu a declaração ao lado da rainha dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta. Ela visitou o Ministério da Fazenda na qualidade de assessora especial do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para Inclusão Financeira para o Desenvolvimento (UNSGSA, na sigla em inglês).

No encontro, explicou Haddad, foram discutidos dois temas principais: a saúde financeira e a proteção dos direitos do consumidor de produtos financeiros. “São temas que ela vem tratando diretamente, inclusive no âmbito do G-20 [grupo das 20 maiores economias do planeta], em torno dos ministros das Finanças. Ela colocou a si própria e o escritório das Nações Unidas à disposição do Brasil para que esse intercâmbio possa ser feito”.

O ministro disse ainda que o Brasil pretende reforçar os laços com as Nações Unidas e com a própria Holanda. A visita ao Ministério da Fazenda ocorre um dia depois de a rainha visitar o Banco Central e reunir-se com o presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Rainha consorte dos Países Baixos, Máxima Zorreguieta Cerruti é argentina, nascida em Buenos Aires. Casada com o rei Guilherme Alexandre, ascendeu ao trono em 2013, quando a então rainha Beatriz abdicou. Antes de vir a Brasília, a rainha visitou São Paulo, onde participou de reuniões com executivos de instituições financeiras e visitou pequenos empreendimentos, alguns administrados por mulheres.

Agência Brasil

CPMI do Golpe deve abrir trabalhos com ação da PRF no segundo turno

 

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, apresentou, nesta terça-feira (6), o plano de trabalho que será seguido pelo colegiado. O documento precisa ser aprovado pela maioria da comissão.

De acordo com o documento, a chamada CPMI do Golpe deve iniciar a investigação pela atuação do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, em sua relação com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022 e diante das “manifestações golpistas ocorridas nas rodovias nacionais logo após o resultado do pleito”. Segundo o texto, isso não impedirá que novos fatos conexos possam vir a ser incluídos. Torres é acusado de usar operações da PRF para dificultar a locomoção de eleitores no Nordeste nos dias de votação.

Pelo plano de trabalho, em seguida, a investigação se concentrará na atuação de Anderson Torres como secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (DF); nos acontecimentos dos dias 12 e 24 de dezembro; no acampamento na região do Quartel-General do Exército, em Brasília; no planejamento e atuação dos órgãos de segurança pública da União e do DF no dia 8 de janeiro.

Também serão apurados “o apagão na execução das medidas de contenção”; as manifestações públicas e em redes sociais de agentes políticos contra o resultado das eleições; a relação do então ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, com pessoas envolvidas com os atos golpistas, e a atuação dos órgãos das Forças Armadas e sua relação com os acampamentos de manifestantes montados na capital federal.

Ao justificar o plano, Eliziane Gama argumentou que é preciso conhecer as ações que antecederam o dia 8 de janeiro e deram ensejo à invasão da praça dos Três Poderes. “O dia das depredações não começou à meia-noite de 8 de janeiro de 2023, mas muito antes, em uma sucessão de eventos de, para dizer o mínimo, exaltação de ânimos”, afirmou a senadora maranhense.

O relatório apresentado dá destaque à investigação dos atos dos dias 12 e 24 de dezembro em Brasília. No dia 12, data da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manifestantes puseram fogo em veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal e, no dia 24, foi encontrado um artefato explosivo em um caminhão próximo ao aeroporto de Brasília.

“Dois acontecimentos gravíssimos ocorridos nos dias 12 e 24 ficaram eclipsados pelo impacto do 8 de janeiro”, disse a senadora.

Sobre o dia 24, Elisiane afirmou que não foi uma ação de amadores ou “uma trapalhada qualquer, foi uma tentativa de ato terrorista”. Ela se disse convencida de que, se a CPMI conseguir apurar quem foram os autores intelectuais e financiadores dos atos do dia 24, será “um grande passo” no contexto das investigações.

Oposição questiona - Os opositores apontaram problemas no plano de trabalho apresentado. O deputado federal Felipe Barros (PL-PR) concorda com a investigação em ordem cronológica, mas disse que a atuação da PRF no segundo turno está fora do escopo da CPMI. “O objetivo não é analisar as operações da PRF no dia do segundo turno, quando ainda sequer existiam pessoas nas ruas se manifestando. Se formos alongar para outros fatos, sugiro que investiguemos também atuação exagerada, para não usar outro termo, do TSE”, afirmou o parlamentar paranaense.

O deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), que chefiou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, também questionou o relatório de Elisiane. Para ele, não há como conectar a ação da PRF no segundo turno das eleições com o objeto da comissão. Segundo Ramagem, “As CPIs tratam de fato determinado e têm como base o fato determinado exatamente o requerimento de abertura da CPI ou CMPI.”

Base apoia - A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) elogiou o plano de trabalho e afirmou que os atos golpistas só ocorreram porque existia o questionamento do resultado das eleições e da posse do presidente Lula. “Isso tudo foi um processo coordenado desde o processo eleitoral”, destacou Jandira, que considerou correto o roteiro de Elisiane. “O 8 de janeiro não é só o 8 de janeiro, é um processo”, afirmou a parlamentar.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) foi no mesmo sentido e apontou uma tentativa de “tirar o foco de quatro anos de construção e de estímulo contra a democracia, contra as instituições democráticas no Brasil”. Para ele, os atos ocorridos no dia 8 foram “só a catarse de um povo desesperado que achava que teria um golpe no Brasil”. O senador acrescentou que foi trabalhada a ideia de um golpe, que urnas questionadas e que o presidente eleito não tomaria posse.

Agência Brasil

MEC prorroga consulta pública sobre reforma do ensino médio

 

Um tema que gera divergências e polêmicas vai ganhar mais tempo para debate no país. O Ministério da Educação (MEC) informou, nesta terça-feira (6), que vai ampliar, por mais 30 dias, a consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio. A prorrogação começou a valer na segunda-feira (5).

Segundo o MEC, p prazo foi ampliado do prazo levando em conta solicitação de instituições como o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Fórum Nacional de Educação (FNE), o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Em carta conjunta, as entidades solicitaram ao ministro da Educação, Camilo Santana, a prorrogação da consulta, para que sejam garantidas "as condições necessárias para aplicação de todos os instrumentos de escuta e a mais ampla participação social”.

Em nota, o ministério diz que o pedido de prorrogação atende ao interesse público e é “condizente com o propósito de ampliar o alcance da consulta pública em curso, atendendo uma legítima aspiração de dar oportunidade de participação a todos os que ainda queiram contribuir com o debate público suscitado”.

Urgência - O diretor executivo da organização não governamental (ONG) Todos pela Educação, Olavo Nogueira, disse que a justificativa é adequada, desde que sejam mesmo poucos dias de prorrogação. “É importante que este movimento não enfraqueça o senso de urgência em relação à necessidade de avanço da matéria”, afirmou Nogueira.

Para ele, a espera por decisões sobre o ensino médio gera incertezas na vida dos estudantes brasileiros. “Algumas questões geram repercussões no curtíssimo prazo, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem] de 2024. Um atraso pode gerar fragilização da importância de se avançar rápido.”

Segundo Nogueira, esta é uma decisão que precisa ser apresentada o mais depressa possível para garantir tranquilidade e segurança para os profissionais de educação e estudantes. Inclusive, porque o ano letivo de 2024, conforme explica, envolve planejamentos e muita organização. “São movimentos que não são feitos da noite para o dia.”

Princípios - O diretor da ONG Todos pela Educação avalia que os princípios da reforma são muito positivos, o que incluiria três aspectos: aumento da carga horária, mudança na arquitetura curricular com um currículo mais diversificado e a busca por maior integração da educação profissional com o ensino médio regular.

“Esses seriam movimentos que nos aproximam daquilo que os países com sistemas educacionais mais sólidos já fazem”, enfatizou.

Agência Brasil

Projeto premiado para despoluir rios do Recife é finalista de uma das maiores feiras de sustentabilidade do Planeta,


Refletir sobre o que cada um de nós pode fazer para diminuir os problemas ambientais deve ser uma prática iniciada cedo na vida das pessoas, ainda na escola. Como exemplo disso, dois estudantes recifenses se juntaram na sala de aula e tiveram uma ideia para cuidar do meio ambiente. Marcus Matheus Bezerra e Renato Timóteo Wanderley desenvolveram um projeto de ilhas flutuantes filtrantes, utilizando a fibra de paina como substrato. A técnica inovadora já garantiu aos pernambucanos mais 10 prêmios nacionais, nos mais conceituados eventos científicos no Brasil. Na próxima sexta, 09, os jovens embarcam para os Estados Unidos, em busca de aumentar a galeria de premiações, representando Pernambuco e o país em mais um desafio.

Depois de trazer para casa troféus, medalhas e certificados de campeões de importantes eventos como a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica), Fenecit (Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia), Stockholm Junior Water Prize (SJWP Brasil) e a Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), Matheus e Renato chegam, nesta semana, em Rochester, cidade de Nova Iorque, para disputarem, entre 700 projetos, mais uma premiação na Genius Olympiad, a maior feira de sustentabilidade do Planeta. Os alunos do ensino médio do Colégio Militar do Recife estarão acompanhados da professora Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Goretti Cabral, orientadora do projeto.

A criação das ilhas flutuantes filtrantes a partir dos frutos das paineiras, árvore de mais de 30 metros, nativa das florestas brasileiras e da Bolívia, encontrada em diversos locais do Recife, se deu pela semelhança das fibras da paina com a lã, finas e brancas, e que auxiliam na flutuação e na filtragem de resíduos encontrados em rios, lagos e canais, inclusive óleos e, até mesmo, o petróleo. De forma eficiente, sustentável e barata, os alunos já provaram que o projeto funciona em canais e rios do Recife bastantes afetados pela poluição e que causam destruição em períodos chuvosos na capital pernambucana.

O projeto também vem sendo incubado pela Sempre Viva Social, ONG recifense que desenvolve um trabalho de educação ambiental em Passarinho e Dois Unidos, duas comunidades da zona norte da cidade, que sempre são castigadas pelos transtornos provenientes das enchentes do Rio Beberibe. A dupla vê a necessidade de implantação dessa técnica de forma emergencial para a preservação dos rios na manutenção da vida na Terra. “A água é fundamental para tudo, sobretudo para a nossa existência”, comenta Marcus. Renato tem a certeza de que é preciso agir agora. “A mudança tem que ser hoje, pra já... No futuro é possível que a gente não tenha fontes hídricas para suprir as demandas da população mundial”, reforça o discente.

De malas prontas, Marcus, Renato e a professora Goretti carregam para a terra do Tio Sam, o desejo de disseminar essa ideia para outros lugares do mundo e trazer, para o Brasil, mais uma premiação que dê visibilidade e desperte a atenção da população e dos poderes públicos quanto à conscientização das boas práticas de cuidado para com o meio ambiente, não apenas durante uma semana, porém por todos os demais dias do ano.

Saiba como calcular o desconto do carro popular

 

A medida provisória que trata do desconto patrocinado de carros populares sustentáveis foi publicada nesta terça-feira (6) com as regras para que o consumidor possa entender e escolher a melhor opção na hora de comprar o zero-quilômetro. O programa para baratear o preço tem validade de quatro meses.

Foram criadas sete faixas de descontos, que vão de 1,6%, equivalente a R$ 2 mil, a 11,6%, somando R$ 8 mil, conforme os critérios de eficiência energética, que inclui fonte de energia e consumo energético; preço do automóvel e densidade produtiva, ou seja, o percentual de utilização de peças de produção nacional.

As faixas são definidas pela pontuação do veículo quando somados todos os critérios. Por exemplo: um veículo híbrido, aquele que usa combustível fóssil e também eletricidade como fonte de energia, e que tem consumo menor que 1,4 megajoules por quilômetro (MJ/Km), soma 50 pontos no fator eficiência energética.

Se o preço desse veículo for de R$ 120 mil, o maior valor para carros na categoria econômica para desconto patrocinado, são somados mais 15 pontos. E se os componentes dele forem 75% produzidos no Brasil, são somados mais 25 pontos (conforme tabela 1).

Nesse caso, os noventa pontos somados classificariam o veículo na primeira faixa, que permite o maior desconto, de R$ 8 mil (conforme tabela 2). O veículo, que inicialmente seria no valor de R$ 120 mil, passaria a custar R$ 112 mil.

Agência Brasil

Preço da cesta básica cai em 11 capitais, mostra Dieese

 

O preço da cesta básica de alimentos caiu em 11 capitais no mês de maio em comparação com abril. As maiores quedas ocorreram em Brasília (-1,9%) e Campo Grande (-1,85%). As altas principais foram observadas em Salvador (1,42%) e Curitiba (1,41%). Os dados, divulgados nesta terça-feira (6), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que pesquisa mensalmente o preço da cesta em 17 capitais.

São Paulo foi a capital onde o conjunto dos alimentos básicos apresentou o maior custo (R$ 791,82), seguida de Porto Alegre (R$ 781,56), Florianópolis (R$ 765,13) e do Rio de Janeiro (R$ 749,76). Os menores valores foram registrados em Aracaju (R$ 553,76), João Pessoa (R$ 580,95) e Recife (R$ 587,13).

Comparando o preço da cesta de maio de 2023 com o do mesmo mês de 2022, houve aumento em 14 capitais, com variações que oscilaram de 0,98%, em Aracaju, a 7,03%, em Fortaleza. Em três capitais houve queda: Recife (-1,47%), Curitiba (-1,38%) e Florianópolis (-0,9%).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano (de janeiro a maio), o custo da cesta básica aumentou em 11 capitais, com destaque para as taxas acumuladas em Aracaju (6,28%), Belém (4,75%) e Salvador (4,14%). As quedas, que ocorreram em seis capitais, variaram de -4,24%, em Belo Horizonte, a -0,4%, no Rio de Janeiro.

Com base na cesta mais cara, que, em maio, foi a de São Paulo, e levando em consideração a determinação constitucional de que o salário mínimo deveria ser suficiente para suprir as despesas da família de um trabalhador com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese estimou que o valor do salário mínimo necessário, em maio, deveria ter sido R$ 6.652,09 ou 5,04 vezes o mínimo atual, de R$ 1.320.

Agência Brasil

Figura Humana é o novo trabalho do Programa Tercer Abstracto

 

Figura Humana, novo trabalho do Programa Tercer Abstracto, retoma o manifesto Homem e Figura Artística (1925), do pintor e professor do ateliê de teatro da Escola da Bauhaus Oskar Schlemmer (1888-1943), e mergulha nas regras de composição cênica do gesto, do espaço e do tempo para questionar como a figura humana se relaciona com esses elementos e constrói realidades por meio do trabalho gestual e compositivo. A peça faz temporada até 18 de junho no TUSP Butantã, de quinta a domingo, com entrada gratuita.

O projeto tem à frente o diretor chileno David Atencio e o ator e dramaturgista brasileiro Mateus Fávero e a pesquisa usa a descrição do plano cênico para criar uma peça que trata da feitura do teatro, como um passo a passo da construção da cena, com uma proposta que transita entre a linguagem do teatro, da dança e da matemática. “Em cena, o conjunto de corpos escreve sobre o espaço, as linhas de tensões do interior e exterior e também como lidamos com o tempo: demonstramos a repetição, a dilatação do tempo, a pausa, que influenciam na percepção do espectador”, coloca Atencio.

“O corpo humano, a figura humana, para o teatro, é um lugar de múltiplas

dimensões.

Flexível.

Sensível.

Uma matéria complexa de variáveis.

Uma máquina produtora de sentido.” (trecho de Figura Humana)

Figura Humana convida o público a enxergar o teatro como se fosse um laboratório, a partir de vários questionamentos que percorreram a construção da peça: Como se forma e se deforma algo? Como se informa e se transforma algo? Quais as relações que a figura humana estabelece consigo mesma e com outras figuras humanas? Qual sua gramática? O que acontece quando a figura humana se relaciona com o espaço, com o tempo e com o seu contexto? “Lidando com a gramática e com a composição do próprio teatro, o espetáculo apresenta a figura humana como mobilizadora não só do espaço cênico, mas também da arquitetura social”, diz Atencio.

Nesse sentido, o espetáculo evoca dois movimentos sociais que se relacionam com as lutas das figuras humanas como mobilizadoras da arquitetura social: as manifestações do Chile em 2019 e o carnaval. Para David Atencio, os dois eventos mostram a capacidade dos corpos de se manifestar. “A trilha sonora também é um grande som que vai reconstruindo a música ‘Eu quero é botar meu bloco na rua’, de 1973, do compositor capixaba Sérgio Sampaio.

“O palco é um modelo pequeno, uma maquete pequena do mundo, que podemos usar para observar relações e interações entre elementos.

Entre o corpo e o espaço.

Entre o espaço e os objetos.

Entre o corpo e o tempo.” (Trecho de Figura Humana)



SOBRE O PROGRAMA TERCER ABSTRACTO
Mais do que uma companhia de teatro, Tercer Abstracto é um programa de pesquisa e criação, liderada pelo diretor chileno David Atencio e pelo ator brasileiro Mateus Fávero. Surgiu em 2012 com o objetivo de investigar e experimentar a partir das abstrações das artes visuais as diversas estratégias cênicas para a elaboração de suas peças.

Este é o décimo espetáculo de Tercer Abstracto e consolida a pesquisa de doutorado de David Atencio no programa de Artes Cênicas da USP, sob orientação de Luiz Fernando Ramos. A tese “Teatro Diagramático: o pensamento abstrato na prática do artista-cientista” aponta para a conformação de um teatro do pensamento abstrato destinado a vincular arte e ciência no exercício de pesquisa sobre a realidade.

O programa apresenta duas linhas de pesquisa: Projeto Manifestos, criada inteiramente no Brasil, e a Série Abstracto, projeto de nove peças teatrais a partir do estudo de artistas fundamentais da arte abstrata. Com seus trabalhos, Tercer Abstracto já se apresentou no Festival Internacional Santiago A Mil; no Ciclo Teatro Hoy no Chile; no Festival de Guanajuato (México) e na Residência Artística no Watermill Center (Estados Unidos).



Ficha Técnica
FIGURA HUMANA
Diagramação Cênica e Diagramaturgia: David Atencio
Assistência de Direção: Heloísa Sousa
Dramaturgismo: Mateus Fávero
Elenco: Camila Soufer, Daniel Pires, Edu Rosa, Felipe Rocha, Isabel Monteiro, Marina Meyer, Marô Zamaro, Mateus Fávero
Composição Musical: Emilie Becker
Projeto Sonoplastia: Pablo Serey
Figurino: John Álvarez
Composição da Cor: Heloísa Sousa
Assessoria Iluminação: Felipe Oliveira
Design Gráfica: Brendo Trolesi
Produção: Corpo Rasteado

Instagrans da equipe: @tercerabstracto @atenciodavid5 @filha_dovento_ @favero.favero @csoufer @danieu.pires @felipe_rocha90 @bebelamonteiro @marinam_eyer @marozamaro @eu_edurosa @mlie.emi @pjserey @eljovenmanosde @pipeoliveira @btrolesi.psd @tusp.butanta @tusp.teatrodausp @canal_aberto @marciamarquesnovaes @corporasteado

Serviço
FIGURA HUMANA
Temporada: de 8 a 18 de junho, quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h.
Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP – Butantã - Rua do Anfiteatro 109)
Duração: 70 min. | Classificação: Livre
Entrada Gratuita | Ingressos distribuídos 1 hora antes do espetáculo ou reservados via sympla pelo link: https://www.sympla.com.br/figura-humana__1993884

Meio Ambiente de Paulista realiza Caminhada Ecológica na orla do Janga

 

No segundo dia de atividades alusivas à celebração da Semana do Meio Ambiente no município, a Prefeitura de Paulista realizou, na manhã desta terça-feira (06.06), uma caminhada ecológica com o objetivo de limpar as áreas de restinga na orla da Praia do Janga. O trabalho foi coordenado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Durante uma hora de atividades, os estudantes das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aldo Pinho Alves, do bairro do Engenho Maranguape, e de alunos convidados da Escola Técnica Estadual (ETE) José de Alencar Gomes da Silva, coletaram mais de 100 kg de resíduos plásticos como garrafas pet, sacolas, sacos de biscoitos e salgadinhos, copos descartáveis, tampas de garrafas e canudos. Na ocasião, eles aprenderam sobre vegetação de restinga, suas características e a sua importância para o meio ambiente. Além desse material, também foram recolhidas garrafas de vidros.

Para o coordenador de Educação Ambiental e Sustentabilidade da (SEMA), Jaime Roma, é de suma importância que os alunos aprendam na prática o valor da preservação ambiental. “Colocar os materiais descartáveis nos locais devidos para não contaminar a orla da praia é necessário, pois evita que animais como, por exemplo, as tartarugas marinhas que desovam aqui no Janga comam esses materiais e morram”, destacou o gestor municipal.

Protagonismo juvenil - “É emocionante poder ajudar ao meio ambiente e aos animais com nosso trabalho. Não se pode jogar embalagens de produtos de limpeza, de uso pessoal e de alimentos na orla. Quando irmos à praia temos que levar nossa sacola para recolher nosso lixo e colocar nos coletores e, ao ver que alguém suja a orla dessa forma, temos que informar as autoridades para que sejam chamados atenção”, frisou Mateus da Silva, de 13 anos, estudante do 8º ano B da escola Aldo Pinho Alves.

A professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino, Verônica Freitas, ressaltou que quando o estudante participa em campo, ele se sente protagonista e responsável por esse trabalho. “Atividades assim os transformam em disseminadores da consciência ambiental, levando essas informações à comunidade onde moram, escola onde estudam e ao próprio núcleo familiar", disse a professora.

Imprensa Paulista PE



Koanna K. Pontes entrevista o ator Pedro Dias

Sim, essa figura carimbada que está sempre no Blog concedeu entrevista para o Programa Perfil, da jornalista Koanna K. Pontes, editora da Revista Atualíssima. Assistam e confiram:




Na Semana Mundial do Meio Ambiente, empresa caruaruense faz mutirão para plantio de mudas de árvores dentro do projeto “São João Sustentável”


Na semana Mundial do Meio Ambiente, uma parceria de uma empresa de engenharia ambiental com a Prefeitura de Caruaru fará um mutirão para o plantio de mudas de árvores nativas da caatinga dentro do Projeto São João Sustentável, desenvolvido pela gestão municipal em parceria com a iniciativa privada. A ação será realizada na próxima quinta-feira (8) às 10h na Via Parque, no trecho localizado nas imediações da quadra de esportes localizada na Vila Kennedy. 

O mutirão, que inicialmente seria realizado numa iniciativa individual da CF Engenharia, acabou sendo incluído dentro do calendário de ações do São João Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade. “Essa ideia de fazer uma compensação ambiental numa área com circulação constante de pessoas foi muito bem recebida pela Prefeitura de Caruaru, e a ação coincidiu exatamente com o projeto sustentável do Governo no período junino. Estamos muito felizes com o convite e queremos inspirar outras empresas a participar”, comemorou o diretor da CF Engenharia Ambiental, Cláudio Filho.
  
A iniciativa tem como  objetivo trazer uma reflexão profunda sobre os impactos que atividades da vida cotidiana, como o uso do carro, ar condicionado e energia elétrica, trazem para o meio ambiente. O número de mudas será definido de acordo com os impactos ambientais que as atividades do escritório da CF Engenharia causam nas atividades do dia a dia. “Nós utilizamos uma calculadora disponibilizada pela ONG SOS Mata Atlântica, que mede a emissão de CO2 no meio ambiente de acordo com as atividades que realizamos rotineiramente no escritório, como deslocamentos de carro, uso de energia elétrica e produção de lixo”, explicou Cláudio Filho.
 
A intenção é garantir que as mudas, que terão aproximadamente 1,5m de altura, virem árvores. A partir disso, a compensação ambiental das atividades do escritório será feita. A empresa garantirá ainda o monitoramento das árvores, com regas regulares e também a substituição das mudas que não se desenvolverem. Esse compromisso também tem como objetivo envolver a comunidade, o comércio, empresas do entorno e os próprios moradores dos pontos onde as árvores serão plantadas, para que no futuro elas sejam adotadas pelas pessoas:  “A ideia é que elas também se sintam protagonistas e responsáveis pela preservação ambiental. É preciso que esse trabalho de conscientização chegue cada vez mais longe, para que as pessoas entendam que ações simples como esta podem trazer benefícios grandiosos para as próximas gerações”, argumentou Cláudio.

Entre as espécies, serão plantadas mudas de ipê roxo, amarelo e branco e aroeira. As ações do São João Sustentável têm como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

*Consultoria gratuita -* Servindo como multiplicadora dessa ação de conscientização ambiental, além da plantação das mudas de árvores, a CF Engenharia Ambiental se compromete a oferecer, através das redes sociais, uma consultoria gratuita para as pessoas que quiserem plantar árvores durante o mês de junho, também em um movimento de compensação ambiental. Para conhecer o manejo correto de mudas e as espécies mais adequadas para serem plantadas em Caruaru, basta mandar uma mensagem via direct para o Instagram da empresa. O perfil é o @cfengenhariaambiental.

*Sobre a CF Engenharia Ambiental* -  É uma empresa especializada na elaboração de projetos, consultoria, assessoria e monitoramento ambiental que atende diversos segmentos, com ênfase em empreendimentos imobiliários. A empresa é especialista em regularização ambiental, e oferece também consultorias para a obtenção de licenças com o rigoroso cumprimento da lei, prezando sempre pela preservação do meio ambiente e com forte compromisso com as questões ambientais.

*Serviço:*

*O que?* Plantio de mudas de árvores nativas da caatinga em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente;
*Quando?* Dia 08 de junho de 2023 (próxima quinta-feira) às 10h;
*Onde?* Trecho da Via Parque localizado na Vila Kennedy, nas imediações da quadra de esportes. 

Retratos Fantasmas no Teatro do Parque

Depois de ter a sua estreia mundial realizada na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes em maio, Retratos Fantasmas, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi exibido numa sessão fechada no Recife, no Teatro do Parque, nesta terça-feira (6). O prefeito João Campos, o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, acompanharam a projeção ao lado de Kleber Mendonça Filho. O documentário, que será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, conta a história do centro do Recife a partir da história das suas salas de cinema.

“Estou aqui no Teatro do Parque, esse grande ativo cultural e histórico da nossa cidade. A gente hoje vai ter uma mostra especial do novo filme de Kleber Mendonça, um grande cineasta brasileiro, pernambucano e recifense com filmes consagrados como Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. Esse filme foi selecionado para a mostra de Cannes, foi um dos quatro filmes que foram apresentados lá. E hoje a gente está participando dessa sessão fechada aqui no Teatro do Parque. Uma produção que trata da nossa cidade e dos cinemas da nossa cidade”, disse João Campos na entrada do Teatro do Parque.

De acordo com o diretor de Retratos Fantasmas, a expectativa é que o filme seja exibido em salas comerciais e não comerciais da cidade ainda no segundo semestre deste ano. “Agradeço a presença do prefeito. É muito bom exibir o filme nesta sessão fechada, mas daqui a pouco a gente vai fazer uma sessão importante para o filme aqui no Recife. Os filmes pernambucanos e os nossos filmes têm encontrado um espaço muito bom no circuito comercial do Recife, mas talvez melhor ainda no circuito não comercial do Recife. E o São Luiz e o Cinema da Fundação têm tido um papel importantíssimo nisso. Recife é uma cidade muito particular porque nem todas as cidades do mundo têm um São Luiz e um Cinema do Parque. A gente tem uma configuração muito particular de como a cidade e o estado olham a cultura”, comentou Kleber.

O Retratos Fantasmas foi produzido por Emilie Lesclaux, a direção de fotografia é de Pedro Sotero e a montagem é de Matheus Farias. E CinemaScópio é a empresa produtora do filme.

Imprensa Recife 

Clube Atlântico de Olinda será palco para ação de Cidadania e Saúde com população em situação de rua


Uma ação integrada entre a Prefeitura de Olinda, Poder Judiciário e representantes da Sociedade Civil vai promover, nesta quarta-feira (7.6), um Mutirão de Cidadania e Saúde para pessoas em situação de rua. A ação planejada será montada no Clube Atlântico, no Carmo, das 13h às 20h, com prestação de vários serviços como o de retirada de documentos, atendimentos jurídicos, escuta e acolhimento familiar e cuidados com a higiene e limpeza pessoal, que vai desde corte de cabelo e barba, à oferta de banho com distribuição de roupas. 

Teste rápidos de HIV/Sifilis e Hepatite, vacinas contra Covid e influenza, além de testes para os sintomáticos de Covid serão disponibilizados para o mesmo público. A iniciativa é do Comitê Intersetorial de Políticas para as pessoas em situação de rua de Olinda, por meio do Projeto Consultório.

Imprensa Olinda

Romero Albuquerque participará de audiência pública sobre proibição das carroças no Recife

Este ano, a lei que proíbe a circulação de veículos de tração animal no Recife completou dez anos. Em todos estes, o deputado Romero Albuquerque foi uma voz ativa em defesa da regulamentação e aplicação do texto. Por isso, foi convidado, pelo Ministério Público de Pernambuco, a participar de uma audiência pública que discutirá o tema nesta terça-feira, 06. Todas as partes interessadas, como representantes da sociedade civil, de Organizações não-governamentais, Prefeitura do Recife, ativistas, parlamentares e líderes da categoria dos carroceiros, participarão do encontro, que acontecerá a partir das 14 horas, no auditório da Procuradoria Geral do Estado. 

Recentemente, ações executadas pela Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais “respingaram” no deputado, e ele foi alvo de graves ameaças nas redes sociais. “Minha vida, minha família e meus assessores vivem em risco”, diz o parlamentar. Após recolher mais de 50 animais soltos nas ruas, a Prefeitura do Recife enfrentou uma crise com os carroceiros, com investidas contra órgãos públicos e um protesto.  A categoria resiste à efetivação do texto e tem um histórico de embates com os órgãos municipais. 

Romero Albuquerque é também autor do projeto de Lei que amplia o texto do Recife. Em discussão na Assembleia Legislativa desde 2019, o PL 134 proíbe o uso de carroças em todas as áreas urbanas do estado.


Evento em prol da reforma e reabertura do Cinema São Luiz chama a atenção para o abandono de um ícone cultural

No dia 10 de junho, a partir das 15h, será realizado um evento especial com o intuito de chamar a atenção e cobrar do governo do estado de Pernambuco e da Fundarpe uma solução imediata para a situação de abandono que o icônico Cinema São Luiz se encontra. Localizado na Rua da Aurora o espaço está prestes a completar 1 ano fechado.

Com a proposta de um abraço simbólico ao redor do prédio histórico, a comunidade local e amantes da cultura em geral se unirão em uma demonstração de força e amor pelo Cinema São Luiz. O objetivo é mobilizar a sociedade para que o governo tome medidas efetivas e restaure esse importante patrimônio cultural.

O evento promete ser uma verdadeira celebração da arte e da resistência, com uma programação diversificada para envolver todos os presentes. Haverá emocionantes shows musicais de Isaar, Isadora Melo, Mayara Pera, Pc Silva e Marcello Rangel, projeção de filmes que marcaram época e recém-lançados, uma roda de poesia com Giuseppe Mascena, Maria Laura Catão, Netinho Batista, Kerlle de Magalhães e Iyadirê Zidanes que promete encantar a todos, além de um troca-troca de livros, promovendo o compartilhamento de conhecimento entre os participantes.

O Cinema São Luiz, fechado e sem programação contínua, há mais de um ano, é conhecido por sua rica história e importância para a comunidade local. Sua reforma e reabertura representam um passo crucial para preservar o patrimônio cultural da cidade, bem como estimular a economia criativa e o turismo cultural no entorno.

Convidamos toda a imprensa e a sociedade para divulgar e a participar desse movimento, para que possamos alcançar o apoio necessário e fazer história nessa luta pela revitalização de nosso patrimônio cultural.

Junte-se a nós nessa causa e ajude a transformar o destino do Cinema São Luiz. Sua participação é fundamental!

Serviço:
Data: 10 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: Em frente ao Cinema São Luiz
O quê: Movimentação para abraçar o Cinema São Luiz

Ministério do Trabalho cria grupo para fomentar a regularização de trabalhadores de aplicativos

*#TrabalhadoresApp**

🚩📢 Na última quinta-feira (1), a *CUT e demais centrais sindicais apresentaram propostas com 12 diretrizes para regulamentar o trabalho por aplicativos* no Brasil. O encontro ocorreu em Brasília com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e entidades sindicais que representam as trabalhadoras e trabalhadores da categoria.

📍As propostas são resultado de ampla audição e diálogo com representantes dos trabalhadores por aplicativos, em todo o Brasil, e serão levadas ao Grupo de Trabalho criado pelo governo Lula, que teve início oficial nesta segunda-feira (5), após várias reuniões preparatórias. 

🟠 O GT será responsável por apresentar proposta de regulamentação das atividades executadas por aplicativos, previsto no Decreto nº 11.513.

➡️ *Segundo o presidente da CUT, Sérgio Nobre, o objetivo das propostas que serão debatidas no GT, é acabar com a precarização dos trabalhadores e trabalhadoras dessa categoria, hoje totalmente desprotegida.*

*️⃣  Para a Central, regulamentar o trabalho por aplicativo no Brasil é importante para assegurar direitos, condições de segurança no trânsito, atendimento médico e piso salarial.

🔍 No Brasil existe mais de 1,5 milhão de trabalhadores/as por aplicativo e, para a CUT, é importante regulamentar o trabalho por aplicativo para assegurar direitos, condições de segurança no trânsito, atendimento médico e piso salarial.

Imprensa CUT

Anderson Correia solicita criação de parque ambiental pré-histórico visando preservação e fomento do turismo


O vereador Anderson Correia solicitou, na sessão plenária desta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Caruaru, que o Poder Público crie o Parque Ambiental Pré-histórico, na área do Sítio Dois Riachos, na Zona Rural da Capital do Agreste. A proposta do parlamentar visa à preservação ambiental, de um local que contém ricos elementos pré-históricos, como pinturas rupestres e fósseis com a estimativa de ao menos 70 mil anos de existência, segundo pesquisa do Laboratório de Arqueologia da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). 

Outro ponto destacado pelo edil é a fomentação da economia local por meio do turismo. A exemplo do Vale do Catimbau, que alia muito bem a preservação ambiental com o turismo, gerando bons negócios, renda e novos postos de trabalho para pessoas da região, fazendo a exploração turística com cuidado, conforme prevê a legislação brasileira – na preservação da fauna, flora, rios, lagos, formações rochosas, com pesquisas científicas. 

“A criação desse parque ambiental pré-histórico é também um resgate e preservação da nossa história. Não podemos fazer vista grossa para isso, mas tomar medidas urgentes para esse local que é fonte de tanta riqueza arqueológica. Este parque além de fomentar nosso turismo, movimentando a rede hoteleira e o comércio no geral, também coloca Caruaru em visibilidade nacional e até internacional, com a visitação constante de pessoas de todas as partes possíveis. Contamos com a sensibilidade do Poder Público para essa demanda tão importante para nossa Caruaru”, destacou Anderson.

Pela primeira vez, Polo do Alto do Moura conta com Camarote da Acessibilidade


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), instalou, pela primeira vez, um camarote para as pessoas com deficiência curtirem o São João de Caruaru com mais acessibilidade e conforto, no Polo do Alto do Moura. 

A primeira edição do camarote comporta 15 pessoas e funcionará de 04 de junho a 1º de julho.

O processo de inscrição será semanal, enquanto houver vagas disponíveis e é realizado pelo Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência.

As pessoas com deficiência física, intelectual e visual devem se inscrever pelo número de telefone (81) 98384-5652, no horário das 8h às 14h, de segunda a quarta-feira. Já as pessoas com deficiência auditiva, se inscrevem, exclusivamente, por mensagem de texto ou envio de vídeo pelo whatsapp, no mesmo contato. 

No ato da inscrição deverá ser informado o nome completo do interessado, data de nascimento, número do CPF, tipo de deficiência, município onde reside, contato  e dia que deseja participar do camarote.

Segundo fim de semana do Vila Polo tem shows gratuitos de Elga Nunes, Klever Lemos, Labaredas e Decentes do Forró


A diversão do segundo fim de semana do Vila Polo ficará por conta dos cantores Klever Lemos, Elga Nunes e as bandas Labaredas e Decentes do Forró que prometem agitar o palco com muitos clássicos. Além de muita música, o Vila Polo conta uma uma feirinha de artesanato e várias barraquinhas com comidas típicas, petiscos e drinks, além do quiosque do Boteco Paulistano

No sábado (10), a animação será por conta da cantora Elga Nunes que se apresenta às 13h. Em seguida, sobe ao palco a banda Labaredas, a partir das 15h. No domingo (11), o encontro será com o cantor Klever Lemos, às 13h, e com a banda Decentes do Forró, a partir das 15h. 

Para o público infantil, além da pista de kart, dos triciclos e carrinhos motorizados, os pequenos poderão brincar no Polo Jump, touro mecânico, bungee jump. Os papais podem contar com o espaço Boomerang para as crianças ficarem, enquanto os papais aproveitam a programação do São João. O Centro de Compras e Lazer também tem uma praça de alimentação com estação para que os visitantes possam carregar o celular. 

Não dá pra perder uma festa dessa, né? Ainda mais sem ter que pagar nada para arrastar o pé e se divertir com os amigos e com a família.

Confira a programação completa:

Sábado (10/06) 
Elga Nunes - 13h  
Labaredas - a partir das 15h 

Domingo (11/06) 
Klever Lemos - 13h 
Decentes do Forró - a partir das 15h 

Sábado (17/06) 
Thayse Dias - 13h 
Sedutora - a partir da 15h 

Domingo (18/06) 
Baby - 13h 
Kelvis Duran - a partir das 15h 

Sábado (24/06)
Banda Metade -  13h  

Domingo (25/06) 
Samara Costa - 13h

AENA completa a última etapa para dar início à concessão de aeroportos

 


Como publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (6), foi emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a Ordem de Serviço que dá eficácia ao contrato de concessão firmado entre a Aena e a Agência em março último. Começa então o processo de transição da gestão dos aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, que inclui Congonhas – o segundo maior do país em número de passageiros –, e a companhia dá início aos planos de melhorias, tão necessários aos usuários dos novos equipamentos de infraestrutura da rede. Os demais aeroportos do bloco são Uberlândia-MG, Uberaba-MG, Montes Claros-MG, Campo Grande-MS, Ponta Porã-MS, Corumbá-MS, Carajás-PA, Santarém-PA, Altamira-PA, Marabá-PA.

A partir da validação do contrato, começam então a contar os prazos de 40 dias para que a concessionária apresente os planos de transição operacional (PTOs) dos aeroportos à agência, que tem outros 40 dias para avaliá-los. Depois desses trâmites, serão necessários pelo menos 15 dias para que a Aena assuma a gestão dos equipamentos menores e 45 dias para a transição de Congonhas.

Os aeroportos foram arrematados por R$ 2,45 bilhões na sétima rodada de concessões aeroportuárias em agosto de 2022. Um pouco menos de 50% desse valor seria pago com a apresentação de precatórios, mas, diante da perspectiva de definição das regras para o uso desses recursos apenas em alguns meses, a concessionária fez uma opção pela quitação em dinheiro, com o propósito de manter o cronograma planejado de investimentos no Brasil e dar andamento aos processos necessários para assumir a gestão dos aeroportos. Com as obras dos Aeroportos do Nordeste estando em fase de entrega, a companhia poderá se dedicar com afinco a esse novo desafio e se consolidar como a maior operadora aeroportuária do Brasil (em aeroportos) e do mundo (em passageiros).

Exposição Arte em Telas estará em cartaz no Caruaru Shopping

 


A partir desta quarta-feira, dia 7 de junho, o Caruaru Shopping estará realizando a exposição Arte em Telas. A mostra acontecerá nas proximidades do cinema, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 12h às 21h.

A exposição reunirá uma coleção extraordinária de quadros, com obras assinadas por talentosos artistas de diferentes estados do Brasil, proporcionando aos visitantes a oportunidade de mergulhar em um universo artístico rico e diversificado.

"Além de apreciar as obras, o público também terá a oportunidade de adquirir as telas expostas, caso desejem levar um pouco da arte para suas casas ou espaços de trabalho", afirmou o gerente do centro de compras e convivência, Walace Carvalho.

Em Paulista, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, realiza Procissão da Festa de Corpus Christi


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, sediada na Avenida Lindolfo Collor, s/n, em Paratibe, realiza nesta quinta-feira (08.06), a procissão da Festa de Corpus Christi. Antes da procissão, às 19h, haverá uma missa, ministrada pelo pároco Padre Carlos Fred.

Na quarta-feira (07.06), dia que antecede a procissão, será realizada pela comunidade, durante toda a noite, a confecção do tapete com folhagens, seguindo a tradição.

A procissão sairá da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, com destino à Capela São Paulo Apóstolo, localizada na Rua das Flores, 60, na comunidade da Vila Invadida, também no bairro de Paratibe.

Imprensa Paulista PE 

Evento discute importância da gestão integrada para um futuro sustentável nas organizações


O auditório da Faculdade Senac recebe, nesta terça-feira (6), um encontro para debater a importância da gestão integrada nas empresas, levando em consideração os desafios e as oportunidades do mundo atual. Intitulada "Gestão Integrada do Amanhã: Um Olhar Sustentável nas Organizações", a roda de conversas será realizada das 19h às 21h e contará com a participação de renomados profissionais e especialistas no assunto. Para participar, basta se inscrever no site do Senac.

Entre os palestrantes confirmados, estão Eliabe Serafim, coordenador dos Cursos de Graduação do eixo Gestão e Negócios da Faculdade Senac, Luciano Fernandes, consultor, instrutor e palestrante do Senac/Sebrae, Fernando Trigueiro, presidente da ANELOG (Associação Nordestina de Logística) e CEO da Focus Trigueiro, e Armando Torres, mestre em Gestão Ambiental e professor universitário.

O tema do encontro focará no ESG (Environmental, Social and Governance) no contexto empresarial atual. Essas três letras representam pilares fundamentais que devem estar presentes nas estratégias e práticas de gestão, visando um futuro mais sustentável e responsável. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. Além disso, os participantes terão direito a um certificado de participação.

*SERVIÇO*
Gestão Integrada do Amanhã: Um Olhar Sustentável nas Organizações
Quando: 6 de junho, das 19h às 21h
Local: Auditório da Faculdade Senac
Inscrições pelo site do Senac

O perigo da obesidade infantil

 

A obesidade infantil é a nova realidade entre crianças brasileiras, isso é o que dizem pediatras, nutricionistas e órgãos de saúde de todo o Brasil. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição, (PNAN), reconheceu, em 2022, que a obesidade é, atualmente, um problema de saúde pública. Segundo o último levantamento do órgão, realizado em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 340 mil crianças brasileiras entre 5 e 10 anos possuem obesidade. Outra pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas até 2025, caso o Ministério da Saúde não encontre soluções eficientes para o problema nos próximos anos.

Para a professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Jackeline Pires de Souza, os altos índices são reflexo de maus hábitos alimentares entre crianças. “É importante que os pais mantenham os filhos em consultas regulares com o médico-pediatra para, assim que o problema for diagnosticado, ele indique o melhor caminho, com o auxílio de um nutricionista”, alerta.

A especialista explica, que para determinar se uma criança é obesa, é necessário calcular o índice de massa corporal (IMC), que é uma medida que leva em consideração a altura e o peso das pessoas, sendo calculado o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadro.

“Uma criança é considerada obesa quando seu IMC está acima do percentual 95 para seu sexo e idade. Os dados apresentados pela OMS são o reflexo da má alimentação das crianças, alinhadas ao sedentarismo. Outro exemplo, é que a alimentação dos pequenos está altamente industrializada e há um crescente consumo de doces, fast foods, congelados, bolachas, salgadinhos, embutidos, entalados, entre outros. A OMS apontou também que 47% dos brasileiros estão sedentários, e que esse problema pode levar cerca de 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até meados de 2030”, reforça a especialista.

Jackeline Pires de Souza orienta ainda a realização de no mínimo, 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes e cerca de 150 e 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana para adultos. Para a docente da Anhanguera, com o desenvolvimento da tecnologia, por exemplo, faz com que muitas crianças e jovens fiquem mais tempo no computador, celular, tablet e televisão o que, consequentemente, as afastam de atividades que desenvolvam sua parte física.

“O núcleo familiar tem papel essencial para os altos índices desses dados caírem. A família é um exemplo, em uma casa onde todos são sedentários e se alimentam errado, as crianças vão seguir os mesmos hábitos. Por isso, os pais devem começar a se alimentar de maneira saudável e fazer algum tipo de atividade física, dando exemplo para as crianças desde cedo. Quando o problema for identificado, o essencial é a família buscar apoio profissional do médico-pediatra, juntamente com o nutricionista”, ressalta Jackeline Pires de Souza.

São João do Shopping Costa Dourada terá brincadeiras, shows musicais e quadrilhas juninas

 

Até 25 de junho, o Shopping Costa Dourada se transforma em uma grande quermesse junina. A programação do São João do Costa vai contar com atrações como shows musicais, apresentações de quadrilhas juninas e de escolas da região, brinquedos diversos e espetáculos teatrais. A programação cultural é gratuita e voltada para o público de todas as idades.

O clima junino tem início na Praça de Eventos do Costa Dourada, com um parque de diversões contendo brincadeiras como touro mecânico, alpinismo, pescaria e jogo das argolas. Cada brinquedo tem o valor de R$ 5. O combo de R$ 20 dá direito a se divertir em cinco brinquedos do parque ou a ir cinco vezes na mesma atração.

Também na Praça de Eventos, o público confere shows musicais com artistas consagrados cantando os grandes sucessos do período. A programação vai trazer as apresentações de Anderson Cunha, Ricardo Lima, Ava Guimarães, Lili Trindade e Zeca Pastory. O público vai poder ainda arrastar o pé no Arraiá do Costa. A festa ocorre no dia 16, a partir das 20h, e terá como atração musical show com o cantor Geraldinho Lins.

Ao longo do mês, ainda na Praça de Eventos, as famílias vão poder dançar e se divertir com as quadrilhas Xodó Junina e União Junina; apresentações de escolas do Cabo de Santo Agostinho e região; e realização do espetáculo teatral infantil O Casamento Caipira.

As atrações também vão tomar conta da Praça de Alimentação do Costa Dourada, onde será instalada uma radiola de ficha com músicas para todos os gostos. Será possível escolher entre ritmos como xote, baião, forró pé-de-serra e piseiro.

Programação

- Shows musicais

Dia 9, às 19h - Ava Guimarães
Dia 11, às 18h - Lili Trindade
Dia 16, às 20h - Geraldinho Lins
Dia 18, às 18h - Zeca Pastory

- Espetáculos teatrais
Dia 10, às 17h - O Casamento Caipira

- Quadrilhas juninas
Dias 11 e 18, às 17h - Quadrilha Xodó Junina
Dia 17, às 18h - Quadrilha União Junina
Dia 18, às 17h - Quadrilha Xodó Junina


- Apresentação de escolas
Dia 15, às 16h - Escola Pequeno Aprendiz
Dia 17, às 16h - Caminho do Saber
Dia 19, às 16h - Escola Avante
Dia 20, às 17h - Árvore da Vida
Dia 21, às 16h - Escola Conviver
Dia 22 - Escola Tia Chae (às 16h) e Escola Abrace (às 17h)


RJ: AGPMED expande seus negócios tendo a sustentabilidade como um dos pilares para seu crescimento

 

A AGPMED, fabricante de produtos para saúde infantil, vem expandindo seus negócios alinhando desenvolvimento de novos produtos com crescimento sustentável. Em 2022, a AGPMED reciclou mais de 4 toneladas internamente e destinou mais de 2,8 toneladas de resíduos plásticos para reciclagem.

A empresa conta com um centro de reciclagem interno, responsável por reprocessar e aproveitar todo material fabricado inutilizado, transformando-o em produtos para a saúde. E todos os refugos gerados pelos processos de fabricação são destinados a uma empresa parceira que atende às rígidas normas de operação ambiental, licenciada pelo INEA, IBAMA e ANVISA, garantindo assim total segurança em seus serviços de destinação para recicláveis.

A Prórecicle é a empresa parceira que segrega, classifica e compactua os recicláveis e fornecem matéria prima para as indústrias recicladoras em todo o Brasil, gerando os manifestos junto ao INEA e as emissões regulares dos relatórios junto ao IBAMA.

Fortalecendo o compromisso com a sociedade e o comprometimento com a sustentabilidade ambiental, a AGPMED também apoia desde 2019 a logística reversa através da certificação “Eu Reciclo”, gerando incentivos à cadeia de reciclagem e o desenvolvimento mais sustentável do planeta.

Nascida no Rio de Janeiro há 25 anos, a AGPMED - fornecedora de produtos para saúde infantil a empresas da indústria farmacêutica, como GSK, Pfizer, Hypera, FQM, Herbarium, consultórios médicos e grandes grupos hospitalares, como Rede D'or São Luiz, Grupo Assim, Grupo Amil - entrou no mercado B2C, lançando o primeiro dispositivo para lavagem nasal do mundo desenvolvido especialmente para bebês acima de 6 meses e crianças: o Nosewash. Aprovado pela Anvisa, no Brasil, e pelo FDA, nos Estados Unidos, é um dispositivo utilizado para aplicação de soro fisiológico, e está sendo regularmente vendido em farmácias.

A empresa é líder de mercado B2B no segmento de abaixadores de língua especiais e espaçadores para inalação no Brasil, exportando para mais de 10 países, como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha. Em 2022, a lançou também o produto Nosewash, primeiro dispositivo nasal lúdico infantil.

Vereador Professor Jorge Quintino percebe a necessidade de diálogo entre executivo e os professores para consenso relativo às horas-atividades


Aprovado em abril deste ano, o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Remuneração (PCCDR) dos professores municipais, foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, mas todos estávamos conscientes que seria necessário voltar a dialogar sobre essa questão. Isso foi ecoado pelos edis e assim se espera que aconteça.

Neste sentido o vereador, que é professor e preside a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, apresenta requerimento solicitando atenção a reivindicação da categoria, lembrando que é sobre as horas - atividades, que prevaleça o que já está determinado no Plano de Cargos e Carreira, conforme o seu Artigo 11. Inclusive, que é necessário destacar que a referida Instrução Normativa, levando em consideração a realidade dos professores da Zona Rural, compreende que “as horas-atividades dos professores que atuam na Zona Rural e apresentem desafios institucionais e estruturais para serem cumpridas, estas serão contempladas em um Plano de Atividades, construído no contexto do trabalho e coordenado pela Equipe Gestora.” É o que afirma o Parágrafo Único do Artigo 2º da Instrução Normativa em discussão. Ou seja, em diálogo pode se chegar a um denominador comum para professores e Secretaria de Educação. "A aproximação pelo diálogo é sempre mais produtiva e humana", conclui Quintino.