segunda-feira, 24 de abril de 2023

Indicação de Gilmar Júnior para a construção de um novo Hospital dos Servidores do Estado, sem gastar recursos públicos, foi aprovada pelo plenário da Alepe


O prédio do Hospital de Servidores do Estado de Pernambuco, situado no bairro do Espinheiro, zona norte do Recife, é histórico. Assim como os problemas vividos por servidores, funcionários e usuários do HSE: estrutura precária, falta de insumos e prejuízo na prestação do serviço. O equipamento faz parte da rede própria do Sassepe (Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco), que ainda conta com as unidades regionais e os credenciados. Na capital pernambucana, o prédio do HSE não comporta mais a demanda crescente de atendimento e os problemas financeiros estão perto de 300 milhões de reais, de acordo com o governo do estado.
 
“Boa parte dos atendimentos acontece fora do hospital, em clínicas conveniadas, que nem estão recebendo os devidos repasses de dinheiro. Ou seja, do jeito que está é um sistema falido, que não atende aos servidores estaduais e familiares deles que precisam desse serviço”, pontuou o deputado estadual Gilmar Júnior (PV). Diante da situação e da urgência da causa, o parlamentar editou a indicação 1657/2023, já aprovada pelo plenário da Alepe (Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco), que aconselha o governo do estado a construir um novo HSE.

“Do jeito que está o HSE não tem condições de continuar prestando o serviço de assistência à saúde. O prédio precisa de ampliação, de reforma. E de onde virá esse dinheiro se o HSE acumula dívidas? A indicação é que a gestão estadual edite um projeto de lei para, através de licitação, fazer uma troca. A empresa vencedora toma posse do prédio atual e, em contrapartida, constrói um novo HSE, sem custos para os cofres públicos”, explicou o parlamentar, que é enfermeiro e preside o Coren-PE (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco).

A indicação de Gilmar vai além da nova estrutura. O deputado sugere que o hospital seja construído na Avenida Mascarenhas de Moraes, no terreno ao lado da UPA Maria Esther Souto Maior, que pertence ao clube dos servidores do DER-PE (Departamento de Estradas e Rodagem). “Um ponto crucial é que o HSE seja de fácil acesso. A Mascarenhas de Moraes liga o norte e o sul da Região Metropolitana do Recife, por ela passam diversas linhas de transporte coletivo. Além disso, no local, é possível que o hospital seja integrado ao modal de transporte público, na Estação Carlos Wilson.

No texto do documento, detalhes da estrutura do novo prédio para promover redução de custos: energia 100% renovável, por meio do uso de painéis de LED e captação de água da chuva para o sistema de limpeza e conservação. O espaço também será fonte de recursos: haverá praça de alimentação, com aluguéis de boxes via licitação e também espaços alugados para clínicas de saúde populares particulares, vinculados a unidades privadas de ensino, com consultas e procedimentos de baixo preço e até atendimento de planos de saúde privados.

“É qualidade e respeito aos segurados Sassepe, dignidade para os servidores, mobilidade urbana integrada e geração de emprego e renda em toda a área circunvizinha ao novo Hospital do Servidor”, comemorou Gilmar Júnior.

Audiência da Comissão de Assuntos Sociais alerta sobre riscos da comercialização do sangue no Brasil


Parlamentares, pesquisadores, representantes do Ministério da Saúde e da sociedade civil foram uníssonos em alertar sobre os perigos da comercialização do sangue no Brasil durante audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, realizada nesta segunda-feira (24), em Pernambuco. 

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 10, que altera o parágrafo 4º, do artigo 199, da Constituição, para permitir que o plasma, componente do sangue, se torne um produto negociado no mercado. A proposta pode gerar sérias implicações para o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), instalada no município de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado.  

Para uma plateia que lotou o Plenarinho da Câmara Municipal do Recife, o senador e presidente da CAS, Humberto Costa (PT), destacou a importância da Hemobrás para Pernambuco e os riscos da aprovação da PEC para o estado e para o Brasil. "A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja voluntária e gratuita, a doação, e o Brasil tem assegurada essa determinação na sua Constituição. A Hemobrás foi criada exatamente neste contexto: para garantir o abastecimento de hemoderivados para o nosso Sistema Único de Saúde. Não podemos retroceder. O Brasil não pode abrir um balcão de comercialização de um produto tão importante como o plasma, em prejuízo dos interesses país e de seu povo", afirmou o senador. 

O presidente da Hemobrás, Antônio Edson, endossou as declarações do senador e afirmou que a medida privilegia o mercado internacional, em detrimento dos interesses do Brasil. "Somos contra a PEC porque ela não foi criada visando ao interesse público.  A PEC é prejudicial para a Hemobrás e para o Brasil", disse. 

O diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECEIIS), Leandro Safatle, destacou a importância da Hemobrás para Pernambuco e para o mercado de saúde no Brasil. "A Hemobrás é uma grande aposta de desenvolvimento no Nordeste na área da saúde. Este é um momento decisivo para alavancar o setor e para garantir que o Brasil tenha mais independência numa área tão estratégica. A gente tá falando de um setor em que o Brasil é altamente dependente. A Hemobrás vai possibilitar a gente seguir no processo de autonomia e independência", afirmou.

Pela manhã, a comitiva visitou as instalações da Hemobrás para verificar a implementação do parque industrial. A expectativa é de que em outubro deste ano, uma nova fase, responsável pelo processamento do Fator 8, seja inaugurada. "Ficamos bastante impressionados com os avanços e com a relevância que esse investimento tem para a política de sangue no Brasil", disse o senador Humberto. Também integraram a comitiva a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), o superintendente do Ministério da Saúde, Rosano Carvalho, o representante do Conselho Nacional de Secertários de Saúde (Conass), Leonardo Vilela, e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Elton Chaves.

Prefeito Gilvandro Estrela assina ampliação e pavimentação asfáltica das avenidas São João e Alfredo Matias, em Belo Jardim


O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (União Brasil), iniciou a semana executando mais uma etapa importante para a mobilidade e restauração de vias urbanas do município: a assinatura da ordem de serviço para ampliação e pavimentação asfáltica das avenidas São João e Alfredo Matias, no centro da cidade. Serão destinados mais de R$ 1,4 milhão para a realização da obra que tem mais de 790 metros de extensão. 

“A pavimentação desta avenida é um sonho antigo da população belo-jardinense. Em dois anos de gestão, já pavimentamos com asfalto mais de 15 ruas, incluindo ruas dos três distritos de Belo Jardim. Assinar a ordem de serviço para reforma e extensão desta via, é motivo de orgulho e alegria. Estamos verdadeiramente dando um banho de asfalto na cidade e transformando a vida das pessoas”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela. 

Quem ficará responsável pela obra é a Construtora Ancar, vencedora do processo licitatório. O prazo de execução é de quatro meses. Na nova avenida, além da pavimentação asfáltica, será implantada uma calçada com acessibilidade e sinalização. Em outra etapa do projeto, haverá a implantação de iluminação em LED e de uma ponte nas imediações da antiga Airma, sobre o canal do Rio Bitury. 

“Essa avenida foi abandonada por vários gestores e agora na gestão Gilvandro Estrela, estamos tendo coragem de tirar esse projeto do papel para melhorar a mobilidade urbana, além de desafogar o trânsito. Como secretária, só tenho motivos para agradecer ao prefeito a confiança que me foi dada e me comprometer em continuar escrevendo uma nova história para Belo Jardim ao lado de pessoas competentes”, declarou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Belo Jardim, Joedna Souza.

Imprensa Belo Jardim PE 

Problemas e soluções da Caatinga debatidos em audiência proposta por Teresa Leitão


A Comissão do Meio Ambiente do Senado discutiu nesta segunda-feira, 24, em audiência pública, as riquezas da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, presente em dez estados e que abriga 27 milhões de habitantes. O debate foi híbrido, com parte dos palestrantes falando de forma remota. 

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), que propôs a audiência, ressaltou a diversidade do bioma. “O imenso potencial para geração de energias renováveis, a busca pela segurança hídrica através das diversas experiências para a captação e reuso de água no semiárido, o potencial medicinal, alimentar e cosmético das plantas nativas, o ecoturismo, com imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, além dos seus incontáveis sistemas sustentáveis e tradicionais de produção de alimentos, tornam a caatinga um verdadeiro complexo social, cultural, natural, produtivo e econômico, que é preciso ser reconhecido, conhecido por quem não conhece com esta dimensão”, disse. 

Autêntico representante da cultura sertaneja, o poeta popular Antônio Marinho, nascido em São José do Egito, Sertão do Pajeú, trouxe o brilho de versos que exaltaram a paisagem e o povo da Caatinga. “Meu verso vem da lenha / da lasca do marmeleiro, que sai do centro da mata / trazida pelo lenheiro / e quando chega na praça é trocada por dinheiro”.

O representante do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires, diretor de combate à desertificação, falou sobre o potencial econômico da região e da necessidade de se aproveitar suas riquezas naturais. 

A professora Márcia Vanusa da Silva, da UFPE, que há décadas estuda o semiárido destacou as riquezas de sua flora, citando  plantas nativas, como o babaçu, a carnaúba e o ouricuri. Lembrou que é preciso incentivar a exploração econômica e sustentável dessas espécies. “As universidades do Nordeste precisam se dedicar mais às pesquisas, buscando soluções para a região. E temos muito a avançar nas políticas públicas”, afirmou. 

Maria Auxiliadora Coelho de Lima, pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Semiárido, destacou o potencial genético e biotecnológico. Lembrou que também é necessário estudar melhor as pragas existentes no bioma. E disse que é preciso levar em consideração estratégias que envolvam segurança hídrica para as comunidades rurais.  

Mônica Tejo, diretora do Instituto Nacional do Semiárido, do Ministério da Ciência e Tecnologia, falou sobre pesquisas, como as que são feitas com a palma forrageira, planta muito presente na região. Citou as possibilidades da produção animal, como gado e caprinos. E ainda destacou o potencial de energia eólica da região. 

Afonso Cavalcanti Fernandes, da ASA (Articulação do Semiárido), também ressaltou o potencial econômico, presente, por exemplo, nas plantas e até nas abelhas. E lembrou que o sol presente o ano inteiro também pode gerar renda para a população. Falou ainda da necessidade urgente de se combater o desmatamento da caatinga. 

John Elton Cunha, da UFCG, estuda o aproveitamento da pouca água do bioma, falando da necessidade de se enfrentar a degradação do ambiente, para deter o processo de desertificação. 

Na próxima sexta-feira, dia 28, comemora-se o Dia Nacional da Caatinga.





Galeria Marco Zero homenageia pluralidade da arte de Montez Magno em ‘Canto à Liberdade


Depois do recente sucesso das obras de Montez Magno na SPArte, Marcelle Farias e Eduardo Suassuna, nomes à frente da Galeria Marco Zero, anunciam outro recorte da trajetória do artista pernambucano. Agora sob curadoria de Itamar Morgado e Bete Gouveia, a exposição intitulada ‘Canto à Liberdade’, com mais de 100 obras dispostas nos dois pavimentos da galeria, tem como ponto de partida um poema visual que retrata o olhar livre e atemporal do artista. Com acesso gratuito, a mostra abre para visitação do público a partir da próxima quinta-feira (27),  com exibição até o dia 22 de junho. A Galeria Marco Zero fica na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem.

*MÚLTIPLO –* Montez Magno, pernambucano de Timbaúba, foi considerado pioneiro em muitos momentos de sua jornada artística. Sempre exerceu com liberdade suas múltiplas formas de expressão, o que resulta em um acervo diversificado que vai de pinturas, gravuras, esculturas, ready mades e assemblages, passando por incursões à performance e música aleatória, além de uma produção poética que registra uma dezena de livros publicados. Na extensão superior da galeria, ficará a obra-chave, que deu título à exposição. “O trabalho ‘Canto à Liberdade’ é uma projeção que faz alusão ao compromisso de Montez Magno com a sua própria autonomia em relação a qualquer dogma no campo de atuação. Com uma trajetória marcada pela independência e realizando experimentos em diversas linguagens e nos mais variados materiais e suportes, o amplo recorte da exposição revela a imensidão de um inventor de mundos, um dos mais significativos artistas da história da arte brasileira”, Marcelle Farias. 

O viés disruptivo de Magno abriu caminho para participações nas primeiras Bienais Internacionais de São Paulo, rendeu uma bolsa de estudos no Instituto de Cultura Hispânica de Madri e aproximou-o, no Rio de Janeiro, de um grupo de artistas que se tornariam expoentes do movimento neoconcreto brasileiro. “Pensamos esta exposição para prestar um justo tributo a esse artista plural, inventivo, pioneiro que, ao aproximar-se da casa dos 90 anos, continua sendo, efetivamente, um homem de seu tempo. Por isso, a curadoria de Itamar Morgado e Bete Paes foi uma escolha perfeita para montar este panorama.”, avalia Eduardo Suassuna. 

*CURADORES –* Itamar Morgado é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco e também a da Paraíba (UFPE/UFPB), ele olha o artista como alguém que prezava a sua liberdade de sua inventividade acima de tudo, e garante que isso ficará evidente em cada parte da exposição. Ele relembra que Montez renunciou à zona de conforto da estética figurativa dominante representada pelo Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife e rompeu as fronteiras da temática regional para embarcar na linguagem construtiva, sem dobrar-se ao rigorismo da geometria formal.  “Não por acaso, depois de 70 anos de efetiva produção, sua obra continua singular e desafiando os esquemas classificatórios dos manuais da Academia e vem obtendo reconhecimento cada vez maior dentro e além das fronteiras geográficas do Estado”, explica o curador. 

Bete Gouveia é artista visual, professora e pesquisadora também da UFPE. Seu campo de interesse é voltado às percepções ínfimas a partir do Infra-mince duchampiano. Ela ressalta que não houve, em momento algum, a pretensão de restringir os sentidos ambíguos do conteúdo da exposição. “Há um eixo de matriz solar composto por cores exuberantes, saturadas e luminosas, que trava diálogo com a ordem espontânea da geometria popular nordestina, composto pelas séries Barracas do Nordeste, Fachadas do Nordeste, Colchas de Retalho e Tacos. Contrariamente, o segundo eixo, que abriga a série Tantra, a série Negra e Portas de Contemplação, concentra uma luminosidade rebaixada e difusa, menos precisa, e por isso silenciosa e introspectiva, cujos limites dos planos lineares se tornam duvidosos para nós; nos convidam ao infinito, ao vazio e guardam a dimensão do sagrado. Já no terceiro eixo, distribuído no piso superior da galeria, evidenciamos um conjunto de obras que se aproxima de um tipo de diálogo mais sutil e enigmático que, emanado de objetos, desenhos, pinturas, projeções e outras obras sem uma classificação específica, nas quais algumas, apesar da sua forte marca autoral, travam diálogos com o universo de alguns artistas históricos e outros autores para além do campo das artes visuais.”, pontua Bete, que completa informando que tal percepção só consegue ser sentida na presença do grande contraste das obras.  

*Sobre a Galeria Marco Zero*
Comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero reúne um acervo de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio do pernambucano Gilvan Samico, e a preservação e difusão de nomes do quilate de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e  João Câmara.

A galeria também se corresponde com movimentos mais contemporâneos apresentando trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Tulio Pinto, Paulo Whitaker.  E representa jovens artistas locais como Bozó Bacamarte, David Alfonso, Ianah, Ramonn Veitez e Rayana Rayo, cujos trabalhos estão focados no desenvolvimento de suas poéticas e conectados com questões fundamentais da atualidade. A Marco Zero também abriga uma biblioteca especializada, inclusiva e em constante formação, contribuindo para o exercício da diversidade e a construção e difusão do conhecimento. Fomentar a produção local e descentralizar a circulação da arte para além do eixo Rio-São Paulo ao tempo que estabelece conexões entre a criação local e expoentes nacionais é um dos propósitos do espaço.

Serviço
Exposição “Canto à Liberdade” – Exposição de obras do artista Montez Magno, com curadoria de Itamar Morgado e Bete Gouveia
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem, Recife - PE
Abertura: 27/04 às 19h | Visitação 27/04 até 22/6
Horário - seg à sex | 10h-19h | sáb | 10h-17h
Acesso gratuito

Mosteiro de São Bento recebe Turnê 2023 gratuita e aberta ao público do Tutti Choir Brasília


O Mosteiro São Bento, em Olinda, recebe na próxima sexta-feira (28/04), a turnê 2023 do Tutti Choir Brasília, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste. Aberta ao público e com entrada gratuita, a apresentação terá início às 19h30. No repertório, música sacra, com clássicos de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri - que completa este ano 30  anos do seu falecimento -, além de outros compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos e o norte-americano Ralph Manuel, que morou em Recife durante mais de 20 anos. De Guarnieri, será apresentada a Missa Diligite, com Orquestra de Cordas, Solistas e órgão.  A classificação do concerto é livre para todas as idades e terá duração de cerca de um hora.

Com seis anos de existência, a Tutti Choir reúne apresentações em todo Brasil e no exterior. Entre os países que já receberam o coro estão: Estados Unidos, Alemanha e República Tcheca. À frente do grupo desde o início da formação, o maestro Daniel Souto de Moraes destaca a motivação para realização da turnê e a escolha do local. “Um forte desejo deste grupo é levar música brasileira onde quer que seja. Sendo o mosteiro um complexo arquitetônico muito importante do Brasil, veio a ideia de fazermos um concerto apenas com música sacra, de compositores brasileiros e relevantes”, explica. 

O maestro Daniel Souto de Moraes, que é Mestre em Música, Bacharel em Regência e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música, pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Música Sacra, com especialização em Piano, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), em Recife, explica como surgiu o Tutti Choir Brasília. “Começamos o grupo em 2017 para levar música brasileira a Nova Iorque e, em seguida, veio um convite para irmos para a Europa. Depois começamos a ir em algumas regiões do Brasil. Ainda não tínhamos vindo ao Nordeste, quando surgiu essa oportunidade”, comenta o maestro.

O Tutti Choir Brasília traz para sua apresentação em Olinda 50 cantores e 11 instrumentistas na orquestra. O coro é formado por homens e mulheres, de faixas etárias que variam de 19 anos até 85 anos. O grupo é formado por brasileiros e, atualmente, também tem integrantes de outros países como França e Singapura. As vozes do coro contam com sopranos, contraltos, tenores e baixos. Os instrumentos utilizados no concerto do Mosteiro serão violinos, violas clássicas, violoncelos, contrabaixos e órgão. 

*APRESENTAÇÃO EM BRENNAND -* A turnê Tutti Choir também realizará um segundo concerto, exclusivo para convidados, no Instituto Brennand, no sábado (29/04), a partir das 16h. A apresentação, que terá duração de cerca de um hora, é baseada em um tributo a grandes ícones da música brasileira: Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento. A instrumentação do concerto contará com violão, percussão, contrabaixo e teclado. No repertório escolhido, as obras foram compostas especialmente para o Tutti por compositores convidados pelo maestro como André Vidal (Brasília, DF), Paulo Santos (São Paulo, SP), Will Lopes (Iowa, EUA), Anderson Motta (Texas, EUA) e Ralph Manuel (Texas, EUA).

*TRAJETÓRIA -*  O Tutti Choir nasceu no final de 2016, para uma participação no concerto de uma Première de uma obra brasileira, a “Missa de Alcaçus”, de Danilo Guanais. O concerto ocorreu em maio de 2017, no palco do Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Apresentou-se também nesta mesma viagem, na Igreja Our Lady of Pompeii.
 
Em novembro de 2018 fez uma turnê pela Europa. Em Frankfurt, Alemanha, cantou com outros dois coros que divulgam a música brasileira na Alemanha. Em Praga, República Tcheca, participou do On Stage in Prague, projeto da Interkultur, juntamente com outros coros de outras cidades da Europa.

Em seis anos de existência, também se apresentou em vários eventos locais com destaque para a Ordem do Mérito Cultural 2017, no Palácio do Planalto. Em janeiro de 2019, se apresentou no Gramado in Concert, em Gramado, no  Rio Grande do Sul; e em setembro de 2019, no 1º  Encontro de Coros Nacional em Goiânia, Goiás.

O Tutti Choir BSB produziu em 2020 o I Encontro de Coros Tutti Internacional, com participação participação de coros de 8 países: Brasil, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Portugal, Reino Unido e Rússia, e 20 cidades diferentes: Londres (RU), Iowa (EUA), Seattle (EUA), Kansas City (EUA), Funchal (Portugal), São Petersburgo (Rússia), Sabaneta (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), San Juan (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lucena City (Filipinas), Medellín (Colômbia), Manila City (Filipinas), Rio Grande do Sul (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Recife (PE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

Em agosto e setembro de 2022 apresentou o concerto 80 anos de história, em homenagem aos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, com  apresentações no Centro Cultural do Banco do Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF); e também no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, na Escola de Música de Brasília e no Clube do Choro de Brasília. Já em dezembro de 2022, o Tutti Choir BSB fez concertos no teatro da Caixa Cultural em Brasília.

*O MAESTRO -*  À frente do grupo desde o início da formação do coro,  Daniel Souto de Moraes é Mestre em Música, Bacharel em Regência e Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música, pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Música Sacra, com especialização em Piano, pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), em Recife. Com mais de 20 anos de experiência como maestro, atuou como regente assistente e ensaiador do Coro Sinfônico Comunitário da UnB e regente ensaiador do Coral Brasília. 

Daniel Souto de Moraes também trabalhou como regente de coros de empresas e instituições, como o Coro do SESI, no Centro Cultural de Taguatinga; Coro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT); Coro da DIPES (Banco do Brasil); na fábrica da Coca-Cola, a Brasal refrigerantes; no Coral Livre em Canto, dos Correios; e no Coro do Ministério da Educação (MEC); dentre vários outros grupos musicais nas cidades de Recife e Brasília, além de igrejas, empresas e outras instituições.

O maestro também atuou como membro na banca de júri no I Festival Cultural do Banco do Brasil, na categoria “música” e também no Festival Música do SESI; e como palestrante convidado em festivais e encontros pelo Brasil. Daniel Souto de Moraes também participou de workshops e cursos nacionais e internacionais e em suas atividades musicais, e já se apresentou do Norte ao Sul do Brasil, como também em vários países da América do Sul, América Central, América do Norte e Eurásia. 

Como curador, produtor e diretor musical, o maestro Daniel Souto de Moraes atuou no Projeto Museu In Concert, promovido pelo Museu Correios em 2015. Atualmente faz parte da equipe docente da Escola de Música de Brasília (EMB), nos cursos Técnicos, com aulas de regência e básico, e também com aulas de canto coral.  O maestro também é regente do Coral dos Funcionários do Banco do Brasil há mais de 10 anos.

*EQUIPE -* Midiã Cabral é a pianista do Tutti. Licenciada em Música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de São João Del-Rei (MG). Obteve o grau de mestre em Música em 2018, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, em Interpretação e Criação Musical - Piano. Premiada em concursos de piano durante sua formação, atuou como pianista convidada da Orquestra Sinfônica de São João del-Rei (MG), da Orquestra Sinfônica e Coro da Cidade de Ponta Grossa (PR) e da Banda Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba (PR). Exerce atividade camerística com cantores e instrumentistas. Atualmente, integra a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira.

O Tutti ainda conta com o apoio na preparação da técnica vocal, da professora Dra. Ariadna Moreira, soprano lírico brasileira, estudou música e canto lírico na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília e, desde então, se apresenta regularmente com repertório de camera e operístico.  Foi contemplada com uma bolsa de estudos do New England Conservatory em Boston, EUA, onde conseguiu o Mestrado em Canto. Cursou o Doutorado em Canto Lírico com uma Fellowship da University of Florida, em Miami, defendendo a tese: “A ópera lírica no Brasil do Século XVIII”.  

A experiência acadêmica de longa data de Ariadna Moreira abrange também dois anos como professora de Canto Lírico, diretora de ópera e regente coral na University of Evansville em Indiana. Apresentou-se diante de orquestras como Miami Simphony Orchestra, abrindo a série de concertos do Lincoln Hall em Miami, Orquestra Nacional Russa como solista do Requiem de Mozart em Moscow e em São Petersburgo, Evansville Symphony Orchestra como solista da Missa em Sol Menor de Schubert.  

Premiada internacionalmente nos concursos: “Leopoldskron Vocal Competition Salzburg“, “Jessy Walters Vocal Competition” e “Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes”, foi agraciada com a prestigiosa bolsa de estudos do Ministério da Cultura Brasileiro “Virtuose” para especializar-se em canto barroco em Florença, Itália, colaborando ativamente com vários grupos musicais (Trio Corcovado, Duo Eclettica, Complesso Pro Musica Firenze e Accademia Musicale di Firenze).  Na Itália, realizou concertos em Roma, Ischia, Pellago, Pistoia e Lamole. Foi convidada pelo Comune di Firenze a participar da gravação de um CD com obras de vários países, interpretando Villa-Lobos, Waldemar Henrique e Manuel de Falla. Atualmente é professora da Escola de Música de Brasília e preparadora de outros coros e grupos musicais em Brasília.

*SERVIÇO:*
*Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (ENTRADA GRATUITA)*
*Local:* Mosteiro de São Bento. Rua de São Bento, s/n - Varadouro, Olinda
*Dia/Hora:* Sexta-feira (28/04), às 19h30 

*Concerto Tutti Choir Brasília/Turnê 2023 (APENAS PARA CONVIDADOS)*
*Local:* Instituto Brennand. Rua Mário Campelo, 700 - Várzea, Recife.
*Dia/Hora:* Sábado(29/04), às 16h 

Caruaru registra aumento de 25% em número de acidentes de trabalho, em 2022


O município de Caruaru registrou, em 2022, um aumento de 25% nos casos de acidentes de trabalho, em comparação com 2021. De acordo com a pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, só no ano passado, a cidade contabilizou 650 acidentes ocupacionais, 703 notificações relacionadas a acidentes de trabalho e 305 concessões de benefícios previdenciários. No estado de Pernambuco, Caruaru é o quinto no ranking de municípios prioritários, ficando atrás apenas de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina e Olinda.   

A pesquisa, que contabiliza os dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), também indicou que, de 2012 a 2022, 5.818 casos de acidentes de trabalho foram registrados em Caruaru. Os números, divulgados no início deste mês, chamam atenção para a importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que é celebrado nesta sexta-feira (28). 

Os dados apontam, ainda, que o setor de saúde foi o que mais gerou acidentes na região de Caruaru. Segundo os registros do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional, em 2022, 170 profissionais que atuam com atendimento hospitalar foram vítimas de acidentes ocupacionais. Isso mostra que, ao contrário do que muitos pensam, o setor de construção civil não é a principal causa de acidentes de trabalho no município. Os serviços especializados em construção, por exemplo, causaram apenas quatro acidentes, em Caruaru, no ano passado. 

Para a gerente de sustentabilidade da Viana & Moura, Whilma Lacerda, os números da construção civil são um reflexo do esforço coletivo que as construtoras caruaruenses têm feito nos últimos anos. “Antigamente, ocorriam muitos acidentes no setor da construção civil. Hoje, a maioria das empresas contam com iniciativas que buscam proporcionar um ambiente saudável para os seus funcionários. Sem falar que as reformulações das normas regulamentadoras ajudam na implementação de uma gestão efetiva da segurança do trabalho. Na Viana & Moura, por exemplo, nós levamos isso muito a sério, porque entendemos que a segurança é um valor inegociável”, pontuou

A gerente de sustentabilidade da Viana & Moura também destacou que o treinamento das equipes é essencial para mitigar os riscos ocupacionais. “Não basta só defender a segurança no trabalho, é preciso ir a campo treinar os colaboradores e oferecer equipamentos adequados de proteção. Aqui, na Viana & Moura, temos o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), uma equipe que visa proporcionar um ambiente de trabalho seguro, através da implantação de Projetos de Melhoria e Análises”, finalizou Whilma Lacerda.

Felipe Alecrim volta a cobrar Censo de pessoas em situação de rua no Recife


O vereador Felipe Alecrim (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), para cobrar um dos instrumentos essenciais para elaborar políticas para pessoas que vivem em situação de rua na capital: o Censo dessa população. De acordo com ele, a Prefeitura havia prometido a entrega do levantamento em janeiro deste ano, mas até o momento a pesquisa não foi apresentada. Na ocasião, o parlamentar ainda cobrou melhorias nos serviços voltados para esse público, como restaurantes populares.

Segundo Alecrim, a ausência de um Censo atualizado sobre as pessoas em situação de rua. “torna impossível, praticamente, estruturar políticas públicas que façam a diferença na vida dessas pessoas”. “É importante ressaltar que os últimos dados são de 2019, e que naquela época já havia cerca de 1,4 mil pessoas vivendo em situação de rua. Não precisa ser especialista para perceber que esse número aumentou bastante”.

O vereador disse que a Câmara Municipal faz a sua parte, por meio de escutas à população e do envio de requerimentos ao Poder Executivo. “Posso relembrar, aqui, a necessidade, posta pelas próprias pessoas em situação de rua, da implementação de um restaurante popular na Zona Sul, a manutenção e a liberação de banheiros públicos – que não tem condição de uso e que só vivem fechados –, o acesso à saúde”, disse. “São muitas as necessidades e muito pouco é feito pela Prefeitura da Cidade do Recife”.

Revista Movimentto lança edição especial nesta sexta (28)

Parque de Dois Irmãos recebe apresentação de relatório sobre comportamento dos animais


Alunos da disciplina de psicobiologia do curso de biologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desenvolveram projetos durante as aulas para avaliar o comportamento de alguns animais mantidos sob cuidados humanos no Zoológico do Parque. Os resultados desse trabalho de observação serão apresentados nesta terça, dia 25, no Parque Estadual Dois Irmãos. 

Durante dois meses, os estudantes tiveram a oportunidade de observar os animais escolhidos pela equipe técnica do zoológico, que passaram por situações específicas, como mudanças de recinto, compartilhamento de espaço e nascimento de novos indivíduos. A escolha teve o intuito de verificar se as mudanças causaram alterações no bem-estar dos indivíduos, sejam elas positivas ou negativas, a partir de metodologias científicas adequadas. 

Os alunos também aproveitaram para fazer um estudo de audiência. Foram feitos relatórios a fim de entender a percepção dos visitantes em relação ao zoológico e aos animais. Esse estudo de audiência foi realizado através da observação e escuta atenta de comentários e expressões, sem qualquer tipo de intervenção. 

O evento que acontecerá amanhã marca um importante retorno das atividades após a pandemia e reforça a importância do estudo do comportamento animal para o bem-estar animal e sua relação com o ambiente e visitantes no zoológico. 

O projeto é de grande importância para os alunos, pois permite que eles evoluam na construção de projetos de pesquisa, desde a concepção até a apresentação dos resultados em seminários. 

Também fornece dados importantes para implementação de protocolos de manutenção e manejo dos animais mantidos sob cuidados humanos no Zoológico do Parque.

Ainda este ano todos os resultados obtidos serão transformados em artigos para um e-book, que serão publicados pela editora da UFRPE. A apresentação dos resultados será realizada no auditório do zoológico Dois Irmãos, com a participação de seis grupos de alunos.

Semana de Vacinação nas Américas


Mais um momento para lembrar da importância da vacinação para preservação da saúde e erradicação de doenças! De 24 a 30 de abril de 2023, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), juntamente com os países e territórios da Região das Américas e seus parceiros, celebrará a 21ª Semana de Vacinação nas Américas (VWA).

Segundo o médico Eduardo Jorge, pediatra, conselheiro do Cremepe, membro do Comitê de Vacinação da Secretaria de Saúde do Estado de PE e da Câmara Técnica do Ministério da Saúde o  objetivo desse momento é conscientizar sobre a importância do uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças evitáveis. A cada ano, milhões de vidas são salvas graças à imunização!


Infelizmente, em torno de 20 milhões de crianças ainda não são vacinadas ou são sub-vacinadas em todo o mundo. Nos últimos anos, o mundo presenciou surtos de sarampo, difteria, coqueluche, meningite e outras doenças que vinham sendo fortemente combatidas. 

Esta semana especial vem ressaltar os benefícios da vacina, que ganhou ainda mais os holofotes nos últimos anos, com a Covid-19.

“Livre com Texto”, da Refazenda, saúda obra de Miró


A Refazenda, junto com a Bienal do Livro de Pernambuco e com a Livraria da Praça, promove a quarta edição do “Livre com Texto”, que mistura moda, arte e poesia. O evento acontece no Borsoi Café, em Boa Viagem, na zona sul do Recife, na quinta-feira, 27, a partir das 16h, é de graça e aberto ao público. 

 Nessa edição, o poeta pernambucano Miró da Muribeca, falecido em 2022, é a grande inspiração da coleção. “Um pouco da sua personalidade ‘underground’ e transgressora aparece com cores fortes como o preto, o vermelho e o azul. As peças, assim como a obra de Miró, também são diferenciadas e exclusivas”, revela Magna Coeli, estilista da Refazenda.
 
Para Wellington de Melo, escritor e detentor dos direitos autorais do artista, Miró foi um poeta das ruas, que ocupava os espaços com a ousadia e exuberância. “Ele desafiava as representações de gênero e o machismo, quando frequentemente se exibia com túnicas para todos os gêneros, em suas performances”, explica. 

A estampa foi inspirada no poema “Recife” e conta com ilustrações do artista plástico paraibano, Jeims Duarte, cuja arte é centrada em duas temáticas complementares: o corpo e a cidade. 

Karina Souza, gerente do evento, explica que as peças variam entre 79 e 209 reais e podem ser adquiridas no local. “As peças estão lindas. São ecobags diferenciadas, lenços, echarpes e cangas. Tudo foi feito com muita dedicação e contou com a aprovação de Miró ainda em vida. Ele ficou muito feliz com a iniciativa”, relembra.  Peças de lançamentos anteriores também estarão disponíveis no evento.

SERVIÇO:
QUARTA EDIÇÃO “LIVRE COM TEXTO”
QUANDO: quinta-feira, 27 de abril de 2023
ONDE: Borsoi Café - Rua Artur Muniz, 82
HORÁRIO: a partir das 16h
ENTRADA GRATUITA

Agrovale já se prepara para a Meia Maratona Tiradentes, no domingo (30)


Já está praticamente tudo pronto na Agrovale, para a largada da 37ª Meia Maratona Tiradentes, que vai movimentar Juazeiro -BA, no próximo domingo (30), com a participação de 700 atletas vindos de todas as partes do país.

Presente desde 2019, entre as empresas patrocinadoras do evento, a Agrovale será de novo o ponto de partida das provas de 21 km e de 5 km que começam às 7h30, com Permit e Arbitragem da Federação Baiana de Atletismo, no percurso que leva o nome ‘Professor Inácio Rodrigues dos Santos’. 

Para garantir o bom andamento das provas e o sucesso na abertura da mais concorrida e tradicional competição do Vale do São Francisco, a empresa, que é a maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade da Bahia, ultima os preparativos em toda sua estrutura. Já estão sendo concluídas mudanças no trânsito interno e adequações na pauta de atividades dos canaviais e na usina.

O patrocínio à Meia Maratona Tiradentes faz parte de um programa de apoio aos esportes na região que vem transformando vidas, formando cidadãos mais conscientes e promovendo a inclusão social. 

Nos últimos quatro anos a Agrovale tem contribuído também com a realização de eventos a exemplo da Corrida Tiradentinhos, Triathlon Mãe Malvada, da Copa Vela Juazeiro de Windsurf e da etapa regional do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ CRI.

Mais informações no regulamento da competição, disponível no site da Cronoschip, através dos telefones (74) 98814-6962 e (74) 98852-9953, ou, ainda, presencialmente, no Estádio Adauto Moraes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Forneria 1121 participa do Festival Restaurante Week no Recife


A Forneria 1121 está participando mais uma vez do Festival Restaurante Week, o maior festival gastronômico no país, em que restaurantes preparam um menu especial temático, com harmonizações diferenciadas e preços exclusivos. O menu especial, para almoço ou jantar, está disponível de segunda a domingo, em suas duas unidades no Recife: Aflitos e Boa Viagem.

O menu tem entrada, prato principal e sobremesa. No almoço, sai por R$ 49,90 e no jantar, R$ 64,90. Na Compra do menu, o cliente pode adicionar um vinho (Porteño) por R$49,90. Entre as opções de entradas, o menu oferece Cestinha de Bobó de Camarão, Bocadito de Batata, Mini Salada de Camarão, Charuto de Camarão, Mil Folhas de Brie, e Mini Pão Fonduta de Filé.

Já como prato principal, as pedidas são Tilápia Crocante, Ninho de Linguini e Tiras de Filé, Carne do Sertão, Bobó de Camarão 1121, Salmão em Crosta de Gergelim, Linguini ao Funghi, Filé e Parmesão, Maminha ao Chimichurri com Mil Folhas de Batata e Camarão no Panko e Risoto Citrico. Para a sobremesa, Panacota de Doce de Leite, Cocada, Brûleé de Frutas Vermelhas e Chocolate e Maracaju são os queridinhos.

Famoso por assinar durante anos o cardápio do tradicional Douro In, antigo Rui Paula, em Recife, o chef português Frederico Conde, que hoje é o responsável pela cozinha da Forneria 1121, nas três unidades, em Recife e Natal, foi quem montou o Menu. No Recife, a Forneria 1121 está localizada na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1121, Aflitos, e na Av. Conselheiro Aguiar, 323, Boa Viagem. Siga o perfil no instagram @forneria1121 e acompanhe as novidades!

Laboratório de inovação inaugurado em Petrolina vai fortalecer o agronegócio no semiárido nordestino


O projeto busca implantar seis startups com atividades voltadas para soluções de inovação tecnológica. O espaço faz parte do projeto Agritech Nordeste e vai funcionar como uma plataforma de negócios, contribuindo para a atração de novos empreendimentos para o Vale do São Francisco, além de possibilitar a realização de cursos de qualificação que auxiliem nas atividades do agronegócio.

José Farias, economista da Sudene, participou do evento e destacou que “o laboratório vai proporcionar uma maior interação entre o setor empresarial, a academia e as empresas nascentes dentro do polo”. O projeto conta com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Sudene participa da gestão do programa. Os recursos são disponibilizados para o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).

O objetivo do projeto é criar startups nordestinas voltadas para o agronegócio, ampliando a participação da região neste segmento, contemplando a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) Petrolina-Juazeiro e abrangendo o Vale do São Francisco. “Participamos com menos de 6% das startups em agro do País, o que explica a importância da sala de inovação, que vai ser um Hub de apoio à construção de soluções locais para inovação na agropecuária nordestina, oferecendo um local físico de interação entre os diversos atores do ecossistema do segmento no Vale do São Francisco”, enfatiza Farias.

São oito metas previstas pelo projeto, gerenciadas por instituições parceiras do projeto, entre elas a Embrapa, que coordena a meta de constituição de seis startups voltadas ao agronegócio, em conjunto com o Sebrae; Universidade de Pernambuco/UPE (meta de residência tecnológica e inovação); Cetene (constituição de uma plataforma voltada pra startups no agro); IF Sertão (cursos voltados pra inovação no Agro); e Univasf (cursos diversos e apoio na área de comunicação). Foi criado, ainda, um comitê gestor do projeto, que além de todas essas instituições conta com a Sudene e o MIDR.

O programa foi articulado a partir do Polos Mangue Digital e Sertão Digital, que integram o Programa Rotas de Integração Nacional do MIDR, considerado prioritário no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e que se propõe a potencializar uma rede de APLs setoriais e territorialmente interligados, de modo a produzir efeitos significativos para o desenvolvimento regional e urbano.

Imprensa SUDENE

Feriado de Tiradentes tem movimentação tranquila nos acessos ao Litoral Sul de Pernambuco


As concessionárias do Grupo Monte Rodovias em Pernambuco registraram uma movimentação tranquila nas rodovias que dão acesso às principais praias do litoral sul, durante o feriado prolongado de Tiradentes. De sexta-feira (21) a domingo (23), passaram pelas vias concessionadas quase 96 mil veículos. Deste total, 64 mil foram no Complexo Viário de Suape, gerido pela Rota do Atlântico, e cerca de 31 mil no Sistema Viário do Paiva, administrado pela Rota dos Coqueiros. No período, não houve registro de sinistro de trânsito. 

Para garantir a segurança viária e a fluidez, foi realizada uma operação especial de tráfego que contou com o reforço na fiscalização e no monitoramento das rodovias. De acordo com o balanço, houve registro de 31 solicitações de atendimento, sendo 25 na Rota do Atlântico e 6 na Rota dos Coqueiros, com pedidos voltados, sobretudo, para auxílio mecânico, troca de pneu furado e apoio para pane seca.   

Os motoristas que trafegam pelas estradas contam, initerruptamente, com o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), que podem ser acionados pelos telefones gratuitos: 0800.031.0009 (Rota do Atlântico) e 0800.281.0281 (Rota dos Coqueiros). Funcionando 24h por dia, a estrutura contempla ambulâncias de resgate para primeiros-socorros, guinchos para remoção de veículos em pane e viaturas de inspeção de tráfego. O trânsito também é registrado por 79 câmeras de alta resolução, com imagens monitoradas em tempo real pelo centro de Controle Operacional (CCO) das rodovias.

Egresso do CIn-UFPE e atual Engineering Manager da Airbnb, Livar Cunha, realiza palestra sobre como se preparar para entrevista de Desenvolvimento de SW


O egresso do CIn-UFPE e atual Engineering Manager da Airbnb, Livar Cunha, dará uma palestra no Centro com o tema “Como se preparar para a entrevista de Desenvolvimento de SW”. O Momento acontece na terça-feira (25/04), às 14h30, no Anfiteatro do CIn, com transmissão no canal do Youtube.

Durante a palestra, Livar falará sobre o processo de contratação nas grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos, além de abordar tópicos como a elaboração de currículo, as etapas do processo de contratação, os tipos de entrevistas, como se preparar e o que esperar após as entrevistas.

Sobre Livar: Gerente de engenharia no Airbnb na organização de Pagamentos há mais de 3 anos. Livar é responsável pelo time de ferramentas internas, usadas para ajudar a operacionalizar os serviços de pagamento do Airbnb e para investigações de fraude e crimes financeiros contra a empresa. Seu time é distribuído geograficamente entre EUA e Índia. Antes do Airbnb, Livar trabalhou por quase 12 anos na Microsoft. Em seu último cargo na Microsoft, ele era responsável pelo .NET Core SDK e MSBuild, ambos projectos open source no GitHub.

Imprensa CIn UFPE

Audiência pública discute combate ao feminicídio


Pedro Campos faz giro pelo sertão de Pernambuco


Cumprindo agenda no sertão pernambucano, o deputado federal Pedro Campos esteve nos municípios de Sertânia, Itapetim, Afogados da Ingazeira, Araripina, Bodocó, Salgueiro e Triunfo. “Política séria se faz com ouvidos atentos e muito diálogo. A gente acerta mais  quando escuta a população. É dessa forma que iremos levar a Brasília às demandas do nosso povo”, afirma o parlamentar.

No sertão do Moxotó, em Sertânia, o deputado participou da inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Rio da Barra, ao lado do prefeito Ângelo Ferreira. “Seguiremos lutando para que toda a obra da transposição seja finalizada, incluindo obras complementares que garantam o acesso à água nas casas de todas as pernambucanas e pernambucanos”, ponderou o deputado. Através do SISAR do Rio da Barra a água da transposição chegará às populações que vivem nas comunidades de Barreiros, Cacimbinha, Maia, Rio da Barra, Salgadinho, Salgado, Santa Maria, São Gonçalo, Waldemar Siqueira e Xique-Xique.

Em seguida, o deputado esteve em Itapetim, ao lado do prefeito Adelmo Moura, participando da inauguração do novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde. “Cuidar da saúde é cuidar do maior bem que uma pessoa pode ter na vida. O nosso mandato estará ao lado de ações que levam vida às vidas das pessoas”, pontuou. A secretaria municipal de saúde de Itapetim atende, em média, 300 munícipes. As novas instalações têm capacidade para expandir ainda mais estes atendimentos.

O parlamentar também desembarcou em Afogados da Ingazeira,  onde serão entregues, nos próximos dias, obras de pavimentação na cidade. “Vamos fortalecer o municipalismo e trabalhar em Brasília para trazer ainda mais recursos para estas obras, que são importantes para o município de Afogados da Ingazeria”, ressaltou o deputado ao lado do prefeito Sandrinho Palmeira e do deputado estadual José Patriota.

No sertão do Araripe, o deputado esteve ao lado do amigo Tião do Gesso, em Araripina. Pedro se colocou à disposição para lutar por pautas importantes para a cidade, como o Hospital do Câncer e Adutora de Negreiros para reforço ao Sistema Adutor do Oeste. “Tenho certeza que muitas dessas demandas nós vamos poder ajudar a destravar e encaminhar, assim como outras questões como a obra da Transnordestina, que terá um papel importante para escoamento da produção de todo polo gesseiro, através dos portos de Pecém e Suape”, avalia.

Dando sequência ao giro pelo sertão, o parlamentar esteve também em Bodocó. Ao lado do prefeito Otávio Pedrosa, Pedro conheceu as novas instalações da Escola Municipal Jerusalém, uma das dez unidades escolares que já foram reformadas pela prefeitura. Na ocasião, Pedro visitou também duas escolas da área rural do município: a escola Domingos Benvindo de Oliveira, localizada no Sítio Massapê, e a escola Antônio Custódio, em Cacimba Nova. Essas unidades atendem cerca de 200 e 350 jovens, respectivamente, e estão no planejamento de reformas do executivo municipal. “A gente sabe que muito ainda tem a ser feito. O nosso mandato está à disposição da educação de Bodocó. Vamos  fazer  a indicação de R$500 mil reais junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para que o município possa avançar ainda mais”, pontuou.

Finalizando a agenda, Pedro esteve em Salgueiro, acompanhando as ações para garantir o abastecimento da cidade através da Barragem de Negreiros, e em Triunfo, visitando o ex Prefeito João Batista.

Mentoria para Pequenos Negócios

O mês de maio será marcado pela oportunidade para pequenos negócios receberem uma mentoria gratuita sobre gestão, marketing e vendas aplicados a empresas. O evento será online no dia 20 de maio voltado para empreendedores nacionais e internacionais, e será ministrada pelo investidor Alex Mazalti.

Alex começou a empreender ainda aos 8 anos vendendo frutas na feira para ajudar na renda familiar. Trabalhou como gerente de operações em microfinanças de uma instituição bancária, onde tornou-se referência entre os gerentes, inclusive sendo convidado para dar palestras e para replicar seus métodos.

Atualmente é CEO da Mazalti Investimentos, a única rede de investidores com foco 100% em Smart Money de negócios tradicionais. São mais de 16 anos fortalecendo a economia do país através do impacto social, investindo nos pequenos negócios e realizando mentorias gratuitas para qualquer área comercial.

Mazalti é formado em Marketing e bacharel em Administração de Empresas, possui especialização em Consultoria Empresarial e Gestão de Pessoas, além do MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Ultrapassando mais de 20 formações de alto nível, tanto no Brasil quanto nos EUA. Seu IG (@alexmazalti_) conta com mais de 11 mil seguidores, onde explora o universo dos empreendimentos dando dicas e trazendo reflexões para pequenos negócios. No linkedin (https://br.linkedin.com/in/alex-mazalti-a52958121)  possui mais de 270 conexões.

Wine living no Rio Mar


A arquiteta Renata Paraíso vai participar do RioMar Casa 2023, que inicia no dia 27/04, assinando o Wine Living. Com a entrada das mulheres cada vez mais no mundo dos vinhos, a proposta é que este seja um ambiente na residência para degustação, receber amigos, sendo uma forma a mais de curtir o lar.

Saiba como tratar sequelas da pos covid


A Covid-19 é deixou inúmeras sequelas em milhões de pessoas, desde as mais simples a situações mais complexas. Mesmo em quem teve a forma leve da doença. A chamada "Covid longa" é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Questões como perda de memória recente e de olfato são situações recorrentes nos consultórios médicos. Isso pode atrapalhar a qualidade de vida das pessoas, o bem-estar, gerando medo e incertezas.

Mas existe um tratamento muito eficaz no tratamento dessas sequelas e que muita gente ainda não conhece. No Recife, a médica Karine Nobre apresenta a terapia REAC, que pode contribuir para a volta do funcionamento "normal" dessas funções. A terapia REAC (Radio Eletric Asymmetric Conveyer) é uma forma de tratamento que utiliza impulsos radioelétricos para promover mudanças no funcionamento cerebral, resultando em uma melhora no desempenho, não só do cérebro, mas do organismo como um todo. Essa é uma técnica chamada de Neuromodulação, que induz alterações cerebrais através de estímulos físicos ao invés de farmacológicos.

Reac é um método aprovado pela Anvisa, inovador e eficaz. Seu espectro de atuação é amplo. 👍O tratamento é realizado através de sessões rápidas, sem efeitos colaterais, utilizando uma caneta sonda que emite um campo elétrico fraco em pontos específicos da orelha.

Combate à Pressão Alta


O próximo 26 de abril é o  Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção PE, Carlos Japhet,  32% da população adulta brasileira, ou 36 milhões de indivíduos, têm hipertensão. "O Ministério da Saúde ainda informa que o problema faz 300 mil vítimas anualmente, numa média importante de 820 óbitos/dia", comenta o médico. "A pressão alta sem controle pode levar ao AVC, infarto e angina, dentre outros males", alerta Japhet.

Dermatite atópica tem novo tratamento aprovado pela Anvisa


Uma doença limitante, que impacta na qualidade de vida, do sono, interfere no dia a dia. Assim é a dermatite atópica.  Pode surgir na infância ou na idade adulta. 

É um problema de difícil controle dos sintomas, que pode ter origem genética. A coceira intensa e a pele seca são as principais características dessa patologia. Acomete as grandes dobras do corpo: braços, joelhos e pescoço. Ela pode ser acompanhada de asma, rinite ou conjuntivite. Alguns fatores podem agravar o quadro: sudorese excessiva, baixa umidade no ambiente, banhos longos com água quente e estresse.

A Dermatologista Vanessa Medeiros ressalta que a doença não é contagiosa, mas costuma constranger a pessoa quando está em crise, pelas feridas que acabam surgindo, por conta da coceira excessiva. O objetivo do tratamento da dermatite atópica visa o controle da coceira, diminuir a inflamação da pele e prevenir a repetição da crise. 

👍NOVO TRATAMENTO - Muitas vezes, as indicações para amenizar o quadro, com antialérgico, corticoides, hidratantes não trazem o resultado indicado. Neste mês de fevereiro, veio a boa notícia para os pacientes portadores dessa dermatite. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a incorporação do medicamento Dupilumab para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em adultos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa decisão beneficia pacientes que até o momento encontravam-se sem opção de tratamento, sofrendo consequências psicossociais, e que agora terão acesso à nova opção terapêutica.
Para quem sofre com o mal, vale conversar com seu dermatologista e saber da indicação.

Violência contra a mulher: Maria Arraes propõe uso de tornozeleira eletrônica pelo agressor e criação de sistema de alerta à vítima


Em resposta ao alarmante número de casos de violência doméstica e familiar no Brasil, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) apresentou o Projeto de Lei 553/2023, que visa coibir esse tipo de crime contra a mulher com a implementação de mecanismos de monitoramento eletrônico do agressor e de sistema de alerta para a vítima. A iniciativa da parlamentar se soma às recentes mudanças na Lei Maria da Penha, sancionadas na última quinta-feira pelo presidente Lula.

De acordo com um levantamento do Instituto Patrícia Galvão e Ipec, quase quatro a cada 10 mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica, seja física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial. Em 2022, uma mulher foi morta a cada 6 horas no País, conforme dados do Monitor da Violência e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

"Diante da escalada da gravidade dos casos, é nosso dever buscar soluções efetivas para prevenir situações de risco e proteger as mulheres e suas famílias. A tornozeleira eletrônica tem se mostrado um método eficaz para evitar reincidências de crimes. Precisamos agir com todos os meios disponíveis para que as agressões não se repitam nem evoluam para o feminicídio", afirma Maria Arraes, que integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica. 

O projeto de lei 553/2023 protocolado pela deputada indica que o juiz poderá determinar o monitoramento eletrônico do agressor em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, quando necessário, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. Além disso, será disponibilizado um dispositivo de alerta que informe a aproximação do agressor. Dessa forma, ao detectar a proximidade, a autoridade policial será obrigada a contatar a vítima imediatamente, a fim de impedir encontros indesejados e garantir a sua segurança. 

Se o acusado driblar ou descumprir de alguma maneira os termos previstos no monitoramento eletrônico, a medida cautelar poderá ser revertida em prisão preventiva, para assegurar maior proteção às mulheres e responsabilização do agressor por suas ações.

O projeto de lei da deputada Maria Arraes pretende reforçar a eficácia da Lei Maria da Penha. As alterações recentes na legislação passaram a garantir a concessão de medidas protetivas de urgência no momento em que a mulher fizer a denúncia a uma autoridade policial, independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação penal ou cível, da existência de inquérito policial ou de registro de boletim de ocorrência. 

Essas medidas serão aplicadas quando houver riscos à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da vítima ou de seus dependentes e permanecerão válidas enquanto os riscos persistirem. 

Com a monitoração eletrônica do agressor e o sistema de alerta à vítima, espera-se aumentar ainda mais a efetividade das medidas protetivas e salvar vidas. "Estaremos dando um passo importante rumo à diminuição dos índices de violência e na luta pelo respeito ao direito das mulheres", finaliza Maria Arraes. 

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG


Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas, e será gratuito. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28.

“A promoção da agenda ESG é um processo, que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles – a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs.

Relatório de Sustentabilidade – O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, que é referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.

*Serviço*

 II Fórum ESG Yduqs
Dia 28 de abril, às 15h
Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: 

Igarassu reforma escola para comunidade rural


A secretaria da Educação municipal entrega aos moradores da Vila Rural, nesta segunda-feira (24),  modificações na Escola Maria Djanira Lacerda Leite, como a reestruturação da cobertura, do piso e a novidade das salas climatizadas. A partir da terça-feira (25), as portas já estão abertas para receber os alunos.

Também, a instituição ganhou um laboratório de ciências e matemática, novos banheiros e sala de leitura, possibilitando mais conforto aos estudantes.

Com 55 anos de existência, a escola leva educação há gerações. Atualmente, 450 crianças e adolescentes estão matriculados, aproximadamente, da educação infantil ao ensino fundamental II. 

A prefeita Elcione Ramos é professora de formação e deseja descentralizar ainda mais o ensino: “Proporcionar qualidade na educação dos quatro cantos de Igarassu é uma satisfação e uma demonstração do nosso trabalho que faz história, com olhar voltado a todas as comunidades, como as marisqueiras, agricultores, quilombolas e comerciantes”, destaca a gestora.

Imprensa Igarassu PE

Nadegi inaugura Centro de Desenvolvimento Econômico para fomentar geração de renda


A prefeita Doutora Nadegi inaugurou, nesta segunda-feira (24), o Centro de Desenvolvimento Econômico de Camaragibe. Instalado na sede da secretaria, no Bairro Novo do Carmelo, o equipamento tem a meta de capacitar e fomentar a geração de renda das famílias camaragibenses.

O espaço conta com sala de cursos, auditório e sala de produção. A unidade funcionará com o intuito de viabilizar condições para produção por parte de cooperativas e organizações, além da realização de cursos de capacitação por meio do Programa Qualifica Mulher. 

Neste primeiro momento, a sala de costura será utilizada pela COOPERAGIBE, grupo de 20 artesãos da cidade. Em breve, as peças produzidas no centro também poderão ser comercializadas na loja colaborativa no Mercado Público de Camaragibe. O Centro de Desenvolvimento Econômico está localizado na Rua Padre Oséias Cavalcante, nº 800.

“É mais um grande avanço para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Esse centro, além de formar artesãos, também fortalece o mercado de trabalho, por meio da loja colaborativa, onde esses profissionais poderão vender seus produtos. Ficamos muito felizes em proporcionar mais um espaço de qualificação para nossos munícipes, de forma acessível e facilitada”, afirmou a prefeita Doutora Nadegi 

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do município, Ronald Santos, destacou a importância da iniciativa para o fomento econômico da cidade.
“Estamos cumprindo nossa missão, inaugurando o Centro Municipal de Desenvolvimento Econômico, que é um importante equipamento para viabilizar o a criação de cooperativas e associações de empreendedores que já estão organizados na cidade, mas não tinham espaço para se qualificar, produzir e comercializar. Essa sala de costura, em específico, está equipada com 15 máquinas industriais, que dão todo o suporte para os artesãos. É o começo dessa empreitada que abre oportunidades para o nosso povo”, disse.

Imprensa Camaragibe 

Festival do Jeans de Toritama inicia montagem de estrutura


Foi dada a largada para a 21ª edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT), que será realizado de 4 a 6 de maio, na área externa do Shopping Parque das Feiras, às margens da BR-104, em Toritama, no Agreste pernambucano. A gigantesca arena de 4500 metros quadrados começou a ser montada. Nela, serão instalados 116 stands que vão abrigar quase 70 marcas.

A estimativa é de que, aproximadamente, 20 mil pessoas circulem nos três dias de evento, que vai oferecer, além dos desfiles, palestras, shows musicais e food park. O festival funciona das 14h às 23h e tem entrada gratuita. No salão da moda, que tem capacidade para 800 pessoas e cujo acesso é exclusivo para convidados, os desfiles começam sempre a partir das 18h30. 

“Essa promete ser a maior edição de todos os tempos desse festival que já está consolidado nacionalmente. Nossa estrutura cresceu 50%, a quantidade de desfiles também aumentou e o número de marcas participantes já é recorde”, comemora Thiago Alexandre, que, pelo sexto ano, dirige o FJT.

Nesta edição, de forma inédita, os empresários poderão realizar negócios dentro do FJT. “Vimos a necessidade de quem está visitando querer comprar os produtos e implantamos este ano. Todos estão muito animados com essa novidade”, explica Gisely Tavares, presidente da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit).

Este ano, o Festival vai contar com a presença da atriz Paloma Bernardi, considerada embaixadora do FJT, que vai apresentar o evento pela terceira vez, a primeira presencialmente. O FJT é realizado anualmente na cidade de Toritama, localizada na região Agreste de Pernambuco e distante 170km da capital Recife.

*Sobre o FJT* - Em sua 21ª edição, o Festival do Jeans de Toritama foi realizado de forma digital em 2020 e 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus. O FJT é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Toritama, tem direção de Thiago Alexandre e conta com o apoio da Prefeitura de Toritama, Santana Textiles, Shopping Parque das Feiras, Jolitex Denim, NTCPE e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Em 2019, última edição presencial, o festival teve mais de 20 mil visitantes.

*Arena de shows* – Nattan, Cavaleiros do Forró, Xand Avião e Priscila Senna são as principais atrações confirmadas no festival. Eles vão se apresentar nos dias 4, 5 e 6 de maio respectivamente. Abaixo, a programação completa:

Quinta-feira (4/5)
Renato Vilela
Cavaleiros do Forró
Nattan

Sexta-feira (5/5)
Izah Tavares
Mateus Santos
Xand Avião

Sábado (6/5)
Elizeu Neto
Adriano Estigado
Priscila Senna
Michele Andrade

Van Gogh por Frida Suculentas


Dani e Luiza Meira, da Frida Suculentas, estão com a coleção "Van Gogh", em seu espaço no RioMar. As novas peças fazem referência à exposição imersiva que está acontecendo no local. São jarros exclusivos para plantas e esculturas com as diferentes expressões faciais do artista.

Paulista sela parceria e passa a contar com unidade do CIEE

Para fazer frente ao número de empreendimentos que estão se instalando em Paulista, a Prefeitura selou uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). A ideia é ofertar estagiários para ocupar postos nas empresas que passaram a atuar na cidade. O novo posto de atendimento será inaugurado nesta terça-feira (25), às 10h. 

O CIEE vai disponibilizar serviços de encaminhamentos a empresas, contratos de estágio e matrículas para cursos profissionalizantes. A unidade, que começa a funcionar na quarta-feira (26.04), ficará na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, na Praça Alberto Lundgren, s/n, Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 13h.

Imprensa Paulista PE