sábado, 27 de julho de 2024

Reisado, coco, boi e pífano são celebrados no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna


Em mais uma tarde de atrações no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, o 32º FIG recebeu, na sexta-feira (26), as apresentações da Banda de Pífanos Folclore Verde de Castainho, o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Coco do Mestre Biu, Grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns e o Coco Popular de Aliança.

Os grupos fazem parte de diferentes tradições populares do município e de Pernambuco. A Banda de Pífanos Folclore Verde é remanescente da comunidade quilombola do Castainho, em Garanhuns. O grupo foi fundado em 1816 e é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Em seguida, o Boi Mimoso da Bomba do Hemetério encantou o público com suas cores vibrantes, mantendo viva a tradição do Bumba Meu Boi. O Coco do Mestre Biu, que começou como uma tradição familiar, seguiu com a animação durante a tarde.

Já o Grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns celebrou um dos grandes mestres da cultura popular em nosso estado, Gonzaga de Garanhuns, e um dos folguedos mais importantes do Agreste Pernambucano. A tarde continuou com o Coco Popular de Aliança, um dos grupos mais importantes que levou a tradição do Coco de Umbigada para todo o mundo.

Neste sábado (27), a programação do Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna encerra com um dos momentos mais esperados e tradicionais do FIG: o Cortejo do Boi da Macuca, que parte do Parque Euclides Dourado em direção ao polo a partir das 16h.

Fotos: Ailton Vieira (PMG)

Trap, hip hop e brega funk marcam a penúltima noite do 32º FIG


A noite de shows desta sexta-feira (26) no 32º Festival de Inverno de Garanhuns foi marcada por uma mistura contagiante de ritmos, incluindo hip hop, brega funk e trap. A programação começou com o rapper e trapper Leirbag MC, natural de Garanhuns. Ele foi o primeiro a subir ao palco e entregou uma apresentação empolgante. Leirbag Mc, que considera a música seu talismã, apresentou suas composições autorais, como "Uma História de Amor", "Idas e Vindas" e "Piseirotrap".

Durante sua apresentação, o vocalista Gabriel Ferro expressou sua gratidão por estar se apresentando pela primeira vez no palco principal do FIG. “É uma grande honra estar neste palco, onde já se apresentaram tantos artistas renomados do Brasil. Quero pedir licença ao mestre Dominguinhos para subir neste palco e pisar na praça que leva seu nome. Há um ano, eu estava aí onde vocês estão agora, curtindo um show com meus amigos. Hoje, um ano depois, estou aqui em cima, realizando o sonho de me apresentar neste palco. Portanto, nunca deixem que alguém diga que seu sonho é pequeno. Nunca permitam que as pessoas digam que você não pode alcançar seus objetivos,” concluiu o artista garanhuense.

Seguindo a programação, o recifense MC Reino contagiou o público com seu gingado e simpatia. Ele trouxe ao palco sucessos como "Dono da Porsche", acompanhado por seus bailarinos, e mostrou o verdadeiro espírito do brega funk, fazendo todos dançarem ao som de seu show frenético. Em seguida, o trapper Wiu encantou o público com uma performance arrebatadora. Conhecido por suas letras reflexivas, Wiu apresentou hits como "Coração de Gelo", "Manual de Como Amar Errado" e "Rainha da Finesse", encantando ainda mais seus fãs.

O trapper Teto, uma das atrações mais esperadas da noite, trouxe sua versatilidade ao palco, transitando entre o trap reflexivo e dançante com influências de outros gêneros musicais. Seus sucessos, como "Vampiro", "Dentro da Mala", "Mais um Voo", "Problemas de um Milionário" e "Flow Espacial", deixaram o público em êxtase. Teto se destacou por seu talento em exaltar tanto suas conquistas pessoais quanto a cena musical atual, proporcionando uma apresentação única e memorável.

E, para concluir a noite, o hip hop de Hungria subiu ao palco pela primeira vez no maior festival multicultural da América Latina. Conhecido por suas letras profundas, o artista apresentou um repertório recheado de sucessos como "Lua", "Insônia", "Lembranças", "Amor e Fé" e "Temporal". Em um momento especial de sua apresentação, Hungria convidou uma fã ao palco para cantarem juntos.

Neste sábado, encerrando os festejos no Palco Mestre Dominguinhos, sobem ao palco Jam 212, Martins, Zélia Duncan, Anavitória e Jota Quest, a partir das 19h.

Fotos: Ícaro Ian (@icarofotograf0) e Pedro Henrique (@pdrohenriquee)/ Te vi no FIG

Duque declara apoio a professora Alcineide e Argemiro Jr. em Ingazeira


Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Luciano Duque participou da convenção dos pré-candidatos a prefeito e vice de Ingazeira professora Alcineide e Argemiro Jr., respectivamente, no clube Caipirão.

O parlamentar destacou que a pré-candidata representa bem o sentimento do povo. “Você tem esse dom de olhar para aqueles que mais precisam do governo de Ingazeira. De fato Ingazeira precisa de um governo que olhe para os mais humildes, que tenha políticas públicas que funcionem e que dialoguem com o desenvolvimento. Não adianta os jovens se formarem e terem que sair da sua terra. É preciso ter gente que pense o futuro. Eu não tenho dúvida, Alcineide, que você é uma dessas figuras”, disse.

Duque também renovou o compromisso do seu mandato com o município. “Coloco nosso trabalho à disposição dos ingazeirenses. Já atuamos junto ao nosso amigo e vereador Josias Corumba e estendo a mão a todos você que querem o melhor para Ingazeira”.

Republicanos lança Cacique Marcos para prefeito de Pesqueira em grande convenção


O povo de Pesqueira fez uma grande festa na convenção do Republicanos que homologou a candidatura de Marcos Cacique a prefeito da cidade, neste sábado (27). O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestigiou o ato político, que contou com lideranças de expressão no município e no estado, a exemplo dos deputados federais Carlos Veras e Eriberto Medeiros; dos estaduais Doriel Barros, Luciano Duque e Eriberto Filho; do advogado Carlos Costa, bem como do exército de candidatos a vereador da legenda. 

Em seu discurso, Silvio Costa Filho destacou as qualidades do candidato do Republicanos e reforçou os desafios com a cidade. “Nós temos um grande desafio que é garantir emprego e renda para a cidade. A gente sabe que Pesqueira pode muito mais! A gente vai trabalhar muito ao lado do presidente Lula. Vamos colocar o bloco na rua, levantar a onda da esperança. Vamos criar, a partir de hoje, uma corrente da esperança, a corrente do Cacique Marcos!”, cravou o ministro. 

Neste sábado, além de Pesqueira, o Republicanos também homologou as candidaturas dos futuros prefeitos de Ipojuca, com Carlos Santana, Camocim de São Félix, com Mailde de Teté, e Pombos, com Romero. Ontem, o partido já havia homologado em grande convenção a candidatura de Diego Cabral, em Camaragibe.

Espetáculo Teatral Caruaruense se apresentou sexta-feira no Festival de Inverno de Garanhuns


O espetáculo teatral infantil “Brincando no Escuro” se apresentou no Festival de Inverno de Garanhuns. O espetáculo Caruaruense é uma produção da Maktub Teatro e Outras Invencionices, em um texto de Carlos Antonholi, com encenação da atriz e diretora Maria Alves. A peça é uma imersão no universo lúdico das brincadeiras populares e se passa quando três crianças se reúnem para brincar e precisam usar a imaginação quando se deparam com a falta de energia. O espetáculo aborda a necessidade das crianças de desviar a atenção dos aparelhos tecnológicos e voltar os olhos para as brincadeiras, hoje cada vez mais distante do cotidiano dos pequenos. 

A peça foi selecionada através de edital e é a única representante das artes cênicas de Caruaru nessa edição do FIG. A apresentação acontece às 11 horas da manhã, da sexta-feira no Polo do Teatro Alternativo, no auditório do Centro Cultural SESC. A entrega de ingressos será feita pela coordenação do Festival, 01 hora antes da apresentação. Poderão ser retirados até dois ingressos por pessoa.

Forró Escaletado arruma as malas para fazer uma turnê inédita em São Paulo


Pela primeira vez, a banda olindense vai a SP com seu trabalho autoral e autêntico. Ao todo, são três shows marcados: dois na capital paulista e um no Sesc Campinas, entre 31 de julho e 3 de agosto
Após uma temporada intensa de apresentações durante o Ciclo Junino, o Forró Escaletado agora arruma as malas para levar sua música autoral ao estado de São Paulo. Pela primeira vez, os paulistanos vão poder conhecer o trabalho independente do grupo olindense, que se destaca pelo forró autêntico numa roupagem musical inovadora. Serão dois shows na capital paulista, no Jai Club e no Remelexo Brasil; e um terceiro no Sesc Campinas, previstos para acontecer entre os dias 31 de julho e 3 de agosto deste ano.

No Jai Club (Vila Mariana), o show está marcado para o dia 31 de julho, na festa Forró da Cidade; já no Remelexo Brasil (Pinheiros), a apresentação será no dia 2 de agosto. Na sequência, dia 3 de agosto, o Escaletado sobe ao palco do Sesc Campinas (bairro do Bonfim). Está decolando para São Paulo uma banda de forró olindastyle do pós-pós-manguebeat, alimentada pelo que há de mais tradicional no forró e influenciada por toda a carga cultural da música pernambucana.
Para Raphael Tenório (zabumba e efeitos), é bonito pensar que um grupo absolutamente influenciado pelo forró tradicional, e arejado pelo ar carnavalesco de Olinda, tenha a oportunidade de viajar para o outro lado do Brasil por causa da música.

“É muito simbólico poder apresentar nossas canções autorais ao lado de clássicos de Luiz Gonzaga, Ary Lobo, Alceu Valença, Dominguinhos, Flávio Leandro, Nanado Alves, Santanna, Flávio José, Siba, Quarteto Olinda e Academia da Berlinda, que tanto nos inspiram e nos trouxeram para onde estamos”, destaca o músico.
Para essa turnê, Raphinha Tenório, filho do zabumbeiro, vai como pandeirista, junto ao grupo pela primeira vez. No vocal e no triângulo, acompanha a banda a nova integrante Fernanda Vital, que é paulistana radicada em Minas Gerais, e que atualmente reside em Garanhuns.
“Sem dúvidas, Fernanda será nossa guia cultural em São Paulo. Queremos nos conectar com o máximo de artistas, como Tanaka do Pife e Rick Macedo, empresário e parceiro muito importante do Escaletado. Contamos ainda na equipe com a produtora Rebeca Gouveia, responsável por nos levar para o Sesc Campinas. A ideia é que este seja o início de uma série de incursões por todo o estado de São Paulo e por outras regiões”, comemora Icaro Annes, que toca escaleta no grupo.

Com sete anos de história, o grupo olindense tem se destacado na cena artística pernambucana pela sonoridade única que apresenta como banda, que pode ser conferida nos trabalhos lançados: o EP Viajei e os singles Deus que me livre e Cheiro da Manhã. Clique AQUI e ouça todas as músicas do Forró Escaletado no Spotify.

“Nesta turnê também vamos executar Segredos do Mar, que é uma parceria do cantor Juba com Raphael Tenório, e que o Escaletado tem participação na gravação. É inovador um forró com escaleta, o que chama ainda mais a atenção, e estamos curiosos para ver como será a recepção do público”, revela a cantora Fernanda Vital.
ESCALETADO - Nos últimos dois anos, a banda realizou o projeto Escaletado Schama!, que contou com a participação no palco de vários nomes reconhecidos da música como Maciel Salú, Isadora Melo, Lula Queiroga Josildo Sá, Fábio Trummer (Banda Eddie), Alexandre Urêia (Academia da Berlinda), Carlos Filho, Felipe Costta, Vitória do Pife, Juzé, Catarina Dee Jah, Joana Xeba, Daíra Imperatriz, Orquestra de Bolso, Ju Valença (Forró na Caixa), Rogerman (Bonsucesso Samba Clube), Juba, Paula Bujes e Marília Parente, entre outros.

Atualmente, o Forró Escaletado é formado por quatro músicos que levam na sua música referências do forró pé-de-serra, xote e baião: Fernanda Vital, no vocal e triângulo; Icaro Annes, na escaleta; Max Espíndola, no vocal e violão; e Raphael Tenório, na zabumba e efeitos. No baixo, quem acompanha o grupo é o artista Feiticeiro Julião.

Serviço:
Forró Escaletado – Turnê São Paulo
31 de julho: Forró da Cidade, no Jai Club (Rua Vergueiro, 2676 - Vila Mariana, São Paulo - SP)
2 de agosto: Remelexo Brasil (Rua Ferreira de Araújo, 1076 - Pinheiros, São Paulo - SP)
3 de agosto: Sesc Campinas (Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas – SP)
Mais informações: @forro.escaletado
Clique AQUI e ouça todas as músicas do Forró Escaletado no Spotify


Feira Bem Viver de Economia Solidária movimenta Serra Talhada


Acontece até o próximo dia 28 de julho, das 14h às 22h, na Estação do Forró, em Serra Talhada, a X Feira Bem Viver de Economia Solidária. A ação, promovida pela Associação de Empreendimentos Solidários Bem Viver, é parte integrante da programação da temporada 2024 do maior espetáculo ao ar livre dos sertões brasileiros, “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”.

Com a participação de artesãos e artesãs de todas as regiões de Pernambuco, a feira traz o melhor do artesanato, incluindo moda, artigos para cama, mesa e banho, além de artigos para presentes e decoração. As regiões estarão representadas com artesanato sustentável, combinando o uso de elementos regionais e a preservação do meio ambiente.

Além de promover a exposição e comercialização de produtos de cada região, a X Feira Bem Viver de Economia Solidária busca facilitar a troca de experiências entre os artesãos envolvidos. Dessa forma, cada participante pode expor sua trajetória, falar das suas técnicas e apresentar dicas de quais meios utilizam para escoar a produção e otimizar a comercialização.

A previsão é impactar também a economia local, quando os artesãos conseguem promover vendas com desdobramentos no atendimento de encomendas dentro do estado e para outras regiões do Brasil. Some-se a isso ainda a geração de renda para o comércio local e o aumento da receita municipal através da ampliação na arrecadação de Impostos Sobre Serviços (ISS).

A X Feira Bem Viver de Economia Solidária tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e apoio da Fundação Cabras de Lampião.

*SERVIÇO:*

*X Feira Bem Viver de Economia Solidária*
Quando: 28 de julho
Horário: Das 14h às 22h
Onde: Estação do Forró - Serra Talhada

Congresso Nordestino de Espanhol

Inscrições abertas para gincana de matemática e raciocínio lógico do Colégio Motivo


Celebrar a cultura olímpica escolar e, ao mesmo tempo, fortalecer valores como trabalho em equipe, disciplina e autonomia. Esses são alguns dos objetivos da Jornada Olímpica Motivo, que acontece no dia 3 de agosto, das 8h às 13h, em todas as unidades do Motivo em Pernambuco, localizadas nas cidades do Recife, Caruaru e Petrolina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 2 de agosto, de forma on-line, por estudantes do próprio colégio e também de instituições externas, tanto públicas como privadas.

A jornada, que está em sua primeira edição, consiste em uma competição de matemática e raciocínio lógico no formato de gincana. Os participantes irão compor equipes de até cinco componentes. Essas equipes serão divididas em três níveis: o Nível 1 será formado por alunos do 6º e 7º anos; o Nível 2, por estudantes do 8º e 9º anos; e o Nível 3, por aqueles que estiverem cursando o Ensino Médio. 

A competição será realizada em duas etapas. A primeira delas consiste em três estações com desafios matemáticos que deverão ser resolvidos de forma colaborativa pelas equipes. A segunda, de caráter individual, consistirá na aplicação de uma prova de matemática e raciocínio lógico. O primeiro colocado de cada nível será premiado com medalha de ouro mais um fone sem fio (Nível 1), um carregador portátil (Nível 2) e um tablet (Nível 3). O segundo ao quarto colocado de cada nível receberá medalha de prata. E o quinto ao nono colocado, medalha de bronze. 

*SERVIÇO*
*O quê:* Jornada Olímpica Motivo
*Quando:* Dia 3 de agosto, das 8h às 13h
*Onde:* Nas unidades do Colégio Motivo de Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina
*Inscrição:* Até 2 de agosto, gratuita, pelo link https://forms.gle/dabSDHvCnWhxXb8L7

Shopping Recife homenageia centenário de Abelardo da Hora com exposição fotográfica


Palco de exaltação da cultura recifense, o Shopping Recife tem aproximado as artes do seu público ao longo dos anos, especialmente com a presença de obras espalhadas pelo equipamento. Essa vocação de galeria nasce junto à sua fundação, em 1980, com a presença das obras “Mulher Reclinada” e “Mulher Reclinada Ajeitando os Cabelos” de Abelardo da Hora nos seus corredores. E é em homenagem ao artista pernambucano, que faria 100 anos no dia 31 de julho, que o mall promove a exposição fotográfica digital “Centenário Abelardo da Hora”.

Com imagens do fotógrafo Bruno Lima, cuja verve artística tem como principal ingrediente o elemento urbano da Capital pernambucana, a mostra reúne 30 fotografias de obras icônicas do artista plástico espalhadas no Recife, endossando a presença da arte na cidade. Um elo entre o legado artístico de Abelardo e o olhar contemporâneo de Bruno, permitindo que os visitantes apreciem as criações em uma nova perspectiva. O público poderá conferir a mostra por meio de telas digitais em dois espaços expositivos do shopping, próximos às lojas Schutz e Lucinha Cascão.

Escultor, desenhista, gravador, ceramista e professor, Abelardo da Hora segue como uma figura ilustre entre os nomes das artes plásticas do Estado. Suas esculturas, muitas das quais adornam espaços públicos da cidade, são símbolos de resistência e beleza, representando figuras humanas em situações de trabalho e sofrimento, mas também de esperança e força. Entre suas obras mais emblemáticas no Recife está o “Monumento ao Frevo”, uma homenagem vibrante à cultura popular pernambucana. Para além de artista, desempenhou atividade política crucial em defesa dos artistas plásticos locais, ampliando o campo de trabalho artístico ao desenvolver em 1961 a Lei Municipal de Obras de Arte em Edificações (Lei nº 14.239) que tornou obrigatório aos edifícios e praças públicas com área igual ou superior a 1.000 m² conter em lugar de destaque uma obra de arte original. 

“Desde a sua inauguração, o Shopping Recife se posiciona não apenas como um local comercial, mas também como um espaço de convivência, lazer e promoção cultural. A presença das obras de Abelardo da Hora no mall compõem a memória de gerações de clientes, contribuindo para a formação e repertório cultural, e criando uma ponte entre o cotidiano e o sublime. O centenário do artista é uma dessas oportunidades ímpares de celebrar a sua importância para as artes visuais e para a cultura de Pernambuco e de sua gente”, registra a gerente de Marketing do Shopping Recife, Mariuche Ismerim

SERVIÇO:
Exposição Centenário de Abelardo da Hora
Desde 25/7, próximo às lojas Schutz (1º piso) e em frente à Lucinha Cascão (2º piso).
Visitação gratuita

Deputado Abimael Santos cria projeto de lei para proibir cobrança de sacolas em estabelecimentos comerciais


O deputado estadual Abimael Santos (PL) propôs o Projeto de Lei Ordinária 2102/2024, que visa alterar a Lei nº 16.559, de 15 de janeiro de 2019, conhecida como Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco. A iniciativa busca proibir a cobrança de sacolas plásticas e de papel em estabelecimentos comerciais, garantindo a disponibilidade gratuita desses itens para os consumidores.

O novo artigo 164-B do projeto de lei apresentado, determina que mercados, supermercados, hipermercados e atacadistas em Pernambuco estão proibidos de cobrar pelas sacolas utilizadas para o transporte das compras. O texto também prevê que esses estabelecimentos devem continuar a fornecer sacolas plásticas e/ou reutilizáveis, independentemente da proibição de cobrança.

O projeto ainda permite a venda de sacolas reutilizáveis, desde que sejam feitas de material resistente e consideradas produtos duráveis. Além disso, os estabelecimentos são obrigados a informar os consumidores sobre a proibição de cobrança através de cartazes visíveis nos caixas e nas entradas e saídas dos estabelecimentos. Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos a multas previstas no artigo 180 do Código Estadual de Defesa do Consumidor, além de outras sanções cabíveis.

O deputado estadual Abimael Santos justificou a proposta afirmando que o projeto é essencial para proteger os direitos dos consumidores, garantindo-lhes acesso gratuito às sacolas necessárias para o transporte de suas compras. A medida visa evitar práticas abusivas, como a venda casada, que contrariam o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor Federal.

"A proibição da cobrança por sacolas é uma medida necessária para assegurar que os consumidores não sejam submetidos a custos adicionais injustificados. Isso fortalece a transparência nas relações de consumo e promove um ambiente mais justo para todos", afirmou o deputado.

O Projeto de Lei Ordinária 2102/2024 será agora submetido à apreciação da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação, trazendo mudanças significativas para a dinâmica de consumo no estado

No Dia de Prevenção de Acidente de Trabalho, especialista reforça deveres da empresa e do trabalhador


O acidente de trabalho pode ser caracterizado como qualquer tipo de lesão causada ao trabalhador durante o exercício das atividades profissionais ou em decorrência dele - podendo resultar em incapacidade permanente ou temporária. Os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social apontam que, somente em 2022, Pernambuco registrou mais de 14 mil acidentes ocupacionais. Com o objetivo de sensibilizar empregados e empregadores sobre a importância de práticas que reduzam o número desses acidentes, é celebrado, no dia 27 de julho, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Técnico de Segurança do Trabalho do SESI-PE, Iran Goes explica que, para evitar acidentes no ambiente de trabalho, é necessário que haja um alinhamento: “A empresa precisa oferecer as condições necessárias para que o trabalho seja desenvolvido de forma segura, enquanto o trabalhador precisa usar o equipamento de segurança fornecido pela empresa”. Ele pontua que, primeiramente, a empresa tem que identificar e avaliar os riscos e buscar alternativas para eliminar ou neutralizar os riscos, além de fornecer o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado - caso medidas de proteção coletiva não sejam viáveis. “Por exemplo: se o empregado irá manusear uma máquina ruidosa, a empresa precisará fornecer um protetor tipo plug ou concha para que ele desenvolva as atividades protegido”.

Quanto aos empregados, Iran explica que é obrigação deles receber o treinamento e as instruções e colaborar seguindo todos os procedimentos que a empresa determina dentro do ambiente de trabalho. “Todo trabalhador tem que utilizar o equipamento de segurança durante toda a jornada de trabalho. Se a empresa dá as condições necessárias para executar as atividades de forma segura e, em contrapartida, o trabalhador age de forma correta e com atenção, nós teríamos uma grande redução de acidentes nas empresas”.

No entanto, mesmo que a empresa ofereça as condições necessárias de segurança, Iran orienta ainda que o empregado evite certas atitudes para, assim, reduzir a possibilidade de acidentes. “Existem alguns comportamentos que os trabalhadores devem evitar, como o de realizar a atividade com pressa, agir baseado em exceções pensando que será “só dessa vez”, agir com improvisação, ao utilizar alguma ferramenta inadequada para concluir o serviço mais rapidamente, portar-se de forma presunçosa, como quando alguém diz ‘acho que a rede elétrica está desligada, pode seguir com o serviço’, ou praticar a autoexclusão, quando se acha que acidentes só acontecem com os outros”, elenca.

*Sistema FIEPE* - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.

Déborah Leite lança pré-candidatura a vereadora pelo Partido Novo no Recife


Recife, 27 de julho de 2024 – Com ênfase na fiscalização rigorosa das contas públicas e na moralização da política local, a comerciante e advogada Déborah Leite, lançou sua pré-candidatura a vereadora do Recife pelo Partido Novo. O evento foi realizado no Hotel Beach Class, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Déborah Leite já é conhecida por sua atuação incisiva na fiscalização através de denúncias veiculadas na internet ao longo de anos. Além da fiscalização, ela propõe uma profunda moralização na Casa José Mariano, recuperando o respeito perdido ao longo dos anos junto à população. 

"Estou comprometida em transformar a maneira como a política é feita em nosso município. Acredito que ao garantir a integridade e a responsabilidade na administração pública do Recife, estaremos construindo um futuro melhor para todos os pernambucanos. É necessário estabelecer novos padrões éticos e de transparência na política local, combatendo práticas corruptas e servindo como exemplo a ser seguido por outras cidades do Estado”, declarou Déborah Leite.

O candidato a prefeito do Recife, Tecio Teles, ao lado da candidata a vice-prefeita Kelly Souza destacou que a candidatura de Déborah Leite representa uma nova opção para os eleitores recifenses. 

“A pré-candidata Déborah representa uma liderança ativa na defesa de uma gestão pública mais transparente e eficaz. Além disso, possui experiência significativa como comerciante. É uma mulher dinâmica e determinada, pronta para agregar e fortalecer o partido Novo”, disse Tecio. 

Ao se lançar como pré-candidata pelo Novo, Déborah Leite se compromete a ser o gabinete que mais fiscalizará as contas públicas, buscando garantir que cada centavo dos recursos municipais seja utilizado de forma eficiente e em benefício da população recifense.

Partido Republicanos em Machados lança pré-candidatura de Argemiro Pimentel para as eleições de 2024


Neste próximo domingo de julho, dia 28, acontecerá a Convenção do Partido Republicanos no município de Machados. O nome de Argemiro Pimentel já é dado como certo para candidatura a prefeito da cidade. A escolha, no entanto, tem movimentado a imprensa do Agreste, Mata Norte e alguns veículos até do Recife, que está se mobilizando para comparecer ao evento. O pré-candidato Argemiro Pimentel, tem recebido apoio de importantes lideranças locais e membros do partido, além de amigos e admiradores, que estão promovendo o que chamam de “Onda Verde” para fomentar o nome de Pimentel.

Para concorrer ao pleito de 2024, ou seja, nas próximas eleições municipais, os candidatos aos cargos de prefeito e de vereador precisam estar filiados a uma legenda política e ter sido aprovados em convenções partidárias. Esses eventos reúnem os filiados a uma legenda para a escolha dos candidatos a uma eleição, e a aprovação de uma eventual coligação (união de dois ou mais partidos, a fim de disputarem eleições majoritárias).

A escolha de Pimentel como representante do Partido Republicanos em Machados, pode reforçar a importância da renovação e da busca por soluções eficazes para os desafios apresentados pela sociedade e traduzidos pelas pesquisas realizadas. Com apoio e confiança de lideranças locais, servidores de cargos comissionados da atual gestão, amigos, e da população, o candidato se coloca como uma opção sólida e comprometida com o progresso e o futuro de Machados.

Com relação a escolha do vice, foi divulgado nas redes sociais, o nome do Doutor Nerivaldo Lira foi recebido com louvor. Ele, que é natural de Machados e conhecedor dos problemas da cidade, pode ser fundamental para a o sucesso da administração municipal. De mãos dadas com Argemiro pretende assumir as responsabilidades que o cargo exige.

Em entrevista recente, o pré-candidato Pimentel, destacou a importância da participação popular na política e reafirmou seu compromisso com a transparência, a ética e a eficiência na gestão pública. "Machados precisa de um novo olhar, de uma gestão responsável e comprometida com o bem-estar de toda a comunidade. Estamos juntos nessa jornada e vamos trabalhar incansavelmente para transformar a nossa cidade", afirmou o pré-candidato.

A análise sobre a concorrência é uma prática essencial para entender o posicionamento de cada candidato. É justamente do concorrente, a munição para que Argemiro Pimentel siga com a sua pré-candidatura de vento em polpa. Apurou-se, inclusive, que diversos personagens de cargos comissionados da atual gestão, pediram exoneração para apoiar Pimentel no pleito de 2024. Artistas e personalidades estão sendo aguardados para encorpar a onda verde.

Essa convenção, que acontece em Machadinhos, às 15h50 da tarde, é consolidada como um momento de união e fortalecimento da candidatura de Argemiro Pimentel, que pretende dar um “banho” nos adversários com a sua “Onda Verde”, apoiado na credibilidade e na confiança que depositam nele.

Festival de cultura popular reúne maracatus de baque solto, coco de roda e ciranda em Nazaré da Mata esta noite


Evento começou às 19h deste sábado (27) e segue até às 6h do domingo (28), no Parque dos Lanceiros, às margens da BR-408. A programação é gratuita
Neste sábado (27), O Festival da Alvorada celebra uma verdadeira vitória da tradição cultural. Grupos de maracatus de baque solto, coco de roda e ciranda se reúnem para uma grandiosa celebração, trazendo de volta a essência das sambadas, que atravessam à noite até o amanhecer. A programação será realizada no Parque dos Lanceiros, localizado às margens da BR-408, na cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado. A festa, aberta ao público,  segue até às 6h da manhã do domingo (28). Ao todo, são mais de 10 horas de apresentações culturais sem intervalo.

O festival, tradição no calendário da cultura do Estado, realizado anualmente, é um dos momentos mais esperados pelos amantes do maracatu rural e da cultura afro-brasileira. Este ano, moradores, turistas e amantes da cultura popular têm um encontro marcado, com um espetáculo de cores, evolução, poesia e ancestralidade com a presença do Maracatu de Baque Solto Leão da Boa Vista; Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante; Maracatu de Baque Solto Leão Formoso; e o Maracatu Cambinda Brasileira, que é Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo de Pernambuco. Todos eles de Nazaré da Mata. Além desses, participa, também, o Maracatu Águia Formosa, da cidade de Tracunhaém.

“Este festival é um espetáculo lindo para se ver, prestigiar e emocionar. Um ritual que simboliza a resistência e perpetuação das nossas tradições, e que possui uma energia única, que ganha força durante a noite, culminando com um esplendor do raiar do dia. Todos os anos fico bastante emocionado” contou o mestre de maracatu, cirandadeiro e coordenador do evento, Mestre Bi.

Dentro da festa, haverá espaço para outras manifestações culturais da região canavieira, como a Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi; e o Coco de Fulô, ritmos reconhecidos como Patrimônios Culturais do Brasil, que traz, para o palco, suas danças, músicas e poesia, que reflete o amor, paixão e legado cultural do povo pernambucano, enriquecendo, assim, ainda mais a celebração.

“Apesar dos desafios que a nossa cultura viveu nos últimos anos, com a falta de investimentos, preconceitos e apagamento da nossa memória artística, aqui, é um momento para, juntos, fortalecermos nosso trabalho e seguir, na preservação, registro, documentação e memória social das nossas brincadeiras, que fazem parte da nossa história e que há séculos contribui com o nosso país” finalizou.

Sobre o Festival Festa Alvorada - O evento nasceu após um movimento articulado dos brincantes dos maracatus de baque solto, que, em 2014, foram impedidos de festejar suas tradições, como de costume, em virtude uma determinação de uma legislação, que estabelecia que a festa fosse apenas até às 2h da manhã. A justificativa do documento envolvia preocupações com a ordem pública para evitar casos de violência. Contrariados pela decisão, os defensores da festa argumentaram que a portaria desrespeita a essência da celebração e tradição histórica, que desde os seus primórdios são realizadas durante à noite. A pressão popular juntamente com a classe artística foi legada à justiça, que resultou em pôr fim ao que constava no documento, devolvendo o direito à continuidade dos encontros de maracatus e de cultura popular no seu formato original, ou seja, até o dia amanhecer.

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Feira de afroempreendedores movimentou o Recife neste sábado


A 3ª edição ‘Oja Afro Sesc” foi realizada na Unidade do Sesc Cais Santa Rita, das 13h às 20h. Na programação, além da feira, o público pôde curtir apresentações culturais, atividades de bem-estar e beleza, roda de conversa e oficinas

A cultura das feiras sempre foi um elemento vital na história e nas tradições do povo afrocentrando, funcionando como espaços de resistência, troca e celebração. Mantendo essa herança viva, o Recife sediou neste sábado, dia 27, a 3ª edição da Feira de Afroempreendedores. A ‘Oja Afro Sesc”, que em iorubá - uma das principais línguas faladas na África Ocidental, significa ‘mercado’, aconteceu na Unidade do Sesc de Santa Rita, bairro de Santo Antônio, área central da capital pernambucana.

Durante a feira, o público contou com exposições de produtos, apresentações culturais e oficinas formativas, gratuitas. Houve também aulas de Yoga e sessão de cinema para a garotada. O ponto alto da programação foi um bate-papo com Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite - capoeirista, bailarino e educador. A programação, buscou incentivar a economia do black money, que tem o intuito de estimular clientes, turistas e visitantes a comprarem e venderem produtos e serviços entre pessoas negras.

Uma novidade deste ano foi a possibilidade de os visitantes fazerem doações de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil, uma iniciativa do Sesc, que visa arrecadar donativos para serem distribuídos, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Atualmente, no Brasil, 2 milhões de pessoas são atendidas diariamente.
Com um forte apelo sustentável, a feira contará com uma esteira de mais de 30 mil produtos confecionados, em sua maioria à mão, feitos em em materiais, como madeira, tecido, plástico, barro e aluminio, reforçando, assim, o consumo consciente alinhado às práticas de sustentabilidade e ao incentivo ao uso de materiais recicláveis.

O perfil dos empreendedores desta edição revela um cenário de forte protagonismo feminino, ou seja, dos 35 expositores, trinta são mulheres, da faixa dos 18 aos 70 anos. "Esta representatividade destaca o quanto nós, mulheres, negras, da periferia recifense, temos a capacidade de criar, inovar e liderar negócios que fortalecem a economia local e a cultura afrodescendente” explicou a bibliotecária e coordenadora do evento, Renata Ramos.

Além disso, a programação da feira se estenderá até os dias 02 e 03 de agosto, sexta-feira e sábado, oferecendo oportunidades, gratuitas, de qualificação e atualização de currículo. As oficinas formativas incluem Assessoria de Imprensa para empreendedores, com o jornalista Salatiel Cícero; Cozinha Ancestral com Tayna Passos; Twerk ministrada por Briê Silva e uma oficina de introdução à .discotecagem. Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente na Unidade do Sesc Santa Rita, no Recife, ou entrar em contato pela Central de Relacionamento pelo WhatsApp (81) 9 9837.8668.


Oficinas:
Sexta-feira, 02/08 -

Oficina de Assessoria de imprensa
Facilitador: Salatiel Cícero
Horário: 18h30

Sábado, 03/08
Oficina de Twerk
Facilitadora: Briê Silva
Horário: 9h

Oficina de Introdução musical em discotecagem
Horário: 14h

Oficina de Cozinha Ancestral
Facilitadora: Tayná Passos
Horário: 15h

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Agrestina receberá 2 mil pilotos na 6° Edição da Trilha Vox, que acontece neste fim de semana


O município de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, conhecida como a terra do chocalho, também também vem se consagrando com um novo título, a terra do off road. Neste fim de semana, dias 27 e 28 de julho, a cidade sedia a 6° Edição da Trilha Vox, evento voltado para os amantes do esporte, que contará com show de wheeling, trilha, e sorteio de motos. O evento é aberto ao público. 

O evento é uma realização da empresa Vox Gráficos, situada em Agrestina, que atua na produção de gráficos off road, e, segundo a organização, esta é uma edição especial, pois celebra os dez anos de sucesso do empreendimento. A Trilha Vox conta com o apoio e incentivo da Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, que reconhece a importância do evento para o turismo de aventura na região e para a movimentação da economia local, a exemplo de bares, restaurantes, hoteis e pousadas. 

De acordo com a organização do evento, cerca de 2 mil pilotos de diversas partes do Brasil, como São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e quase todos os estados do Nordeste, são esperados no evento. A Trilha Vox já é considerada o maior evento desta modalidade esportiva no Nordeste. 

A programação teve início no sábado, dia 27 com um show de wheeling no centro da cidade. No domingo, dia 28, a concentração será às 8h, na Fazenda Amapá, seguida da largada dos pilotos, que seguem em percurso pela área rural da cidade. Ao final do evento, serão sorteadas duas motos, uma “Honda Pop 110i” e uma “CRF 250F”, moto de categoria Off Road de alta performance.

#VcNoBlog Ricardo Andrade

Um novo PAC para recuperação do patrimônio
*Ricardo Andrade 

A falta de gestão, e de políticas públicas de preservação do patrimônio etc faz com que a maioria das Prefeituras simplesmente ignorem, a agenda da proteção da memória e da identidade. Por isso é importante prosseguir com a patrimonialização, sobretudo, debatendo sobre a institucionalização de nossos Centro Históricos. O governo anunciou um programa, que na verdade, é o antigo, PAC Cidades Históricas, e Prefeituras feito a do Paulista, nunca se habilitou para concorrer, aos recursos, para restaurar e recuperar seu rico e extenso patrimônio histórico. Na Semana do Patrimônio, promovida pela Fundarpe em Agosto, o IHGAAP(Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista) debaterá no dia 19(Dia do Historiador), às 19h, no Espaço Armazém 10(ao lado do Colégio Firmino da Veiga), acerca da questão da importância da formalização do Centro Histórico, junto ao IPHAN e o processo de patrimonialização no Paulista. Essa iniciativa.vosa sensibilizar os gestores e a sociedade, acerca da importância do pertencimento e a proteção de nosso patrimônio material e imaterial.

*Ricardo Andrade é Historiador, Cientista Político, Presidente do IHGAAP.

Fim de semana de férias no Shopping Patteo Olinda


Durante as férias, os pequenos  poderão se aventurar em uma exploração espacial no parque Space Kids, instalado na Praça de Eventos do piso térreo. O espaço conta com piscina de bolinhas, brinquedos infláveis de satélite e nave da NASA, capacete espacial, escorrega kid play e fofolândia, com brincadeiras para os pequenos, além de um astronauta gigante instagramável.
 
Os ingressos custam a partir de R$ 40,00 para 30 minutos de diversão, com meia-entrada para PCD. Crianças de até 12 anos podem embarcar na viagem pelo espaço, já as menores de 4 anos deverão estar obrigatoriamente acompanhadas por um adulto responsável. A atração ficará instalada no centro de compras até o dia 30 de agosto.
 
Estação Turma da Mônica 
A única Estação Turma da Mônica de Pernambuco, no Shopping Patteo Olinda, também terá uma programação especial nas férias de julho. Na “Segunda do Louco”, haverá promoção no ingresso infantil mais acompanhante, por R$49,90. Durante os dias de semana, de segunda a sexta, brincadeiras divertidas serão ofertadas, como Morto Vivo Divertido (15h), Caça ao Sansão (17h) e Estátua Divertida (19h). Já nas sextas, sábados e domingos de julho, acontece a Oficina de Slime, com valor à parte, com sessões às 16h, 18h e 20h. A programação completa, horários de funcionamento e mais detalhes estão disponíveis na página oficial no Instagram (@estacaoturmadamonicaol).
Wow Park
 
Outra novidade para a criançada aproveitar nas férias é o WOW Park, um parque temático de trampolins que acabou de chegar no Shopping Patteo Olinda. Com mais de 450m² de pura aventura, o espaço oferece atividades emocionantes para crianças e adultos, em um ambiente seguro e supervisionado por monitores rigorosamente treinados.
 
Além das atividades de trampolim, o WOW Park também possui uma área dedicada a festas, tornando-se o local perfeito para comemorações memoráveis. Entre as atrações disponíveis estão Batak, Basquete, Batalha de Cotonetes, Circuito Ninja, Free Jump, Parede de Escalada e Piscina de Espumas.
 
Os ingressos podem ser adquiridos online, pelo site https://www.wowpark.com.br/ingresso-2, ou diretamente no local. Para garantir a segurança, é obrigatório o uso de meias antiderrapantes dentro da área do parque. Clientes que já possuem meias desse tipo podem utilizá-las, desde que estejam em bom estado. Caso contrário, o parque oferece a venda de meias na recepção por R$ 20,00. O WOW Park está localizado no piso L2 do Shopping Patteo Olinda, na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Iquine e Muda Mundo promovem cursos de pintura e habilidades para população de vulnerabilidade social


Fortalecendo o propósito de levar “Cores para todos” e seguindo com ações que fazem parte do seu aniversário de 50 anos, as Tintas Iquine promove cursos profissionalizantes de pintores em parceria com a Rede Muda Mundo. Ao todo serão cinco turmas de 20 pessoas cada, impactando um total de 100 jovens e adultos, que participam de capacitação de pintura imobiliária com módulos de habilidades comportamentais. Os cursos são oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, através do intermédio da ONG Rede. Ao final do curso, os próprios alunos vão revitalizar um espaço de uso comum da comunidade da qual faz parte.

A primeira turma concluiu o curso no dia 19, no Espaço Cultural Cores do Amanhã, na comunidade do Sancho, em Recife. A próxima data prevista é de 05 a 16 de agosto. Novos grupos serão formados sempre uma vez ao mês até novembro. A carga horária total do curso é de 60 horas/aula, sendo dividida em 20 horas/aula para o desenvolvimento de habilidades, que inclui dentre os assuntos comunicação, trabalho em equipe, liderança e gestão de tempo; e 40 horas/aula para o módulo de pintura imobiliária, que aborda tanto a teoria quanto a prática. A equipe técnica da Iquine é responsável por esse último treinamento e explica, desde noções de composição e como são fabricadas tintas, a preparação das diferentes superfícies para a pintura e cálculos de material e de mão-de-obra para a prestação do serviço.
Os cursos serão sempre realizados em parceria com projetos sociais. O objetivo final é que nas aulas práticas os alunos apliquem o conteúdo aprendido no projeto que está sediando o curso. O CEO da Rede Muda Mundo, Fabio Silva, se diz muito feliz pela parceria com a Iquine. "Nosso compromisso com o desenvolvimento de ações voltadas para inclusão produtiva tem sido uma oportunidade importante para transformar a vida de centenas de pessoas em comunidades do Recife”, declara. “Os cursos que estamos realizando não apenas qualificam jovens e adultos com habilidades técnicas em pintura, mas também investe no desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para o mercado de trabalho”, continua.

Ainda de acordo com o empreendedor social, a junção de forças é muito benéfica para o projeto. “Acreditamos que, juntos, podemos ampliar ainda mais essas atividades e alcançar um impacto ainda maior, promovendo desenvolvimento social atrelado ao desenvolvimento econômico”, conclui Silva. A Head de Marketing e Inovação do Grupo Iquine, Magaly Marinho, também reforça a importância da ação no intuito de promover transformação social. “Formar novos pintores é gerar economia, independência financeira e melhorar a autoestima através de novas oportunidades de trabalho e renda”, afirma. “Ajudar a promover autonomia e segurança profissional a pessoas de vulnerabilidade são fatores motivadores para continuarmos investindo no desenvolvimento humano e em iniciativas como esta de grande impacto social”, finaliza.

Sobre o Grupo Iquine
O Grupo Iquine detém a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira do país em volume de produção, envolvendo 700 colaboradores diretos. Atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais, seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos.

As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em outubro de 2020. O Grupo Iquine é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento.
Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos). Saiba mais em www.iquine.com.br.

MEI tem até 1º de agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista


Microempreendedores Individuais (MEI) e empregadores domésticos têm até 1º de agosto para se cadastrarem no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). É a partir desse sistema que a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) vai divulgar notificações e informes, com o objetivo de simplificar processos e garantir a conformidade legal das empresas. A adesão é obrigatória, e aqueles que não cumprirem com essa exigência podem estar sujeitos a penalidades e multas, no caso de não atenderem às notificações enviadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho.

Instituído pelo Governo Federal, o DET é uma ferramenta que proporciona mais transparência e eficiência no relacionamento entre auditores fiscais do trabalho e empregadores, por meio da digitalização de serviços. “O cadastro no DET é fundamental para os Microempreendedores Individuais porque agiliza a comunicação entre os empreendedores e os órgãos de fiscalização, proporciona economia e facilita o acesso a documentos e aos atos administrativos importantes, deixando o empreendedor atualizado e seguro”, explica Cleto Paixão, analista do Sebrae/PE.

*CADASTRO*

De acordo com o governo federal, todos os CPFs e CNPJs já possuem cadastro no DET, portanto basta realizar a atualização cadastral. O DET se aplica a todos que estão sujeitos à inspeção do trabalho, independentemente de terem ou não empregados. Para regularizar a sua situação, basta acessar o site det.sit.trabalho.gov.br, fazer o login utilizando uma conta gov.br (nível prata ou ouro) e atualizar as informações cadastrais.

4ª Festa Literária Arte e Identidade abre inscrições para Concurso de Escrita Criativa

   
A literatura e a arte negra infantojuvenis de Salvador irão mais uma vez celebrar sua potência e representatividade com a realização da 4ª Festa Literária Arte e Identidade, que acontece de 19 a 21 de setembro em espaços culturais do Pelourinho. Mesmo faltando mais de um mês, a movimentação em torno do evento já começou. Estão abertas inscrições para o Concurso de Escrita Criativa - Versos de Identidade, voltado para estudantes de escolas públicas, com prazo até 3 de agosto. Informações: @arteeidentidadeoficial

Nesta edição, a Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil traz o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros” para o debate. “Nas diversas periferias do Brasil, observa-se um florescimento de movimentos culturais que se formam e solidificam. A arte não apenas transforma vidas, mas também confere um significado a elas. Estamos lidando com uma expressão singular, que nos torna capazes de perceber a beleza no abstrato. Promover iniciativas que garantam o acesso à arte nas comunidades é crucial para impulsionar a transformações significativas no mundo”, comenta a idealizadora e coordenadora da Festa Literária Arte e Identidade, Cris Santana.

Serão três dias de rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, lançamentos editoriais, encontro com autores, além de feira de livros e brinquedos afirmativos. As produções artísticas, literárias e culturais que desejem participar da programação podem fazer suas inscrições no Instagram @arteeidentidadeoficial até dia 5 de agosto para análise da curadoria. O objetivo da Chamada Artística é que o universo literário e artístico infantojuvenil ganhe vida em diversas manifestações nos três dias de atividades.

A programação se divide em três eixos, o Artístico, o de Juventudes e o de Infâncias, que têm suas curadorias assinadas pela atriz Cássia Valle, pela escritora e contadora de histórias Helena Nascimento e pela escritora e professora Taísa Ferreira, respectivamente. A curadoria geral é da psicopedagoga, escritora e poeta Karla Daniella Brito. A coordenação pedagógica é assinada pela escritora e poeta baiana Márcia Mendes.

“Esse evento é um produto cultural com uma compreensão afrocentrada, que tem como objetivo congraçar, aglomerar e juntar literatura, arte, dança e música de muita qualidade produzida pelos nossos autores, escritores, performers, cantores, artistas, multiartistas, negros, negras e indígenas. A ideia é oportunizar essas juventudes para que se vejam em lugares de potência e em lugares de criatividade. Serão três dias voltados para uma educação festiva, potente e comprometida com as pautas afrocentradas e afroindígenas.”, comenta a curadora Karla Daniella.

A 4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil - Arte e Identidade tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Para democratizar o acesso, evento irá dispor de recursos de acessibilidade, como audiodescrição e interpretação em libras, além de comodidade e segurança para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

*Versos de Identidade* - Até o dia 3 de agosto, gestores (as) e professores (as) de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana podem inscrever sua instituição no Concurso de Escrita Criativa - Versos de Identidade. O objetivo é estimular entre os jovens do Ensino Médio a escrita, a criatividade e o pensamento crítico.

Os estudantes classificados nos 1º, 2º e 3º lugares serão premiados, e uma instituição será selecionada para receber uma oficina exclusiva de Escrita Criativa com o poeta Evanilson Alves. Os poemas concorrentes devem abordar o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”. 

As etapas do Concurso “Versos de Identidade” são: inscrição da instituição, seleção interna de um representante, envio do material, resultado dos 20 finalistas e etapa final durante a programação da 4ª edição da Festa Literária Arte e Identidade com a apresentação das obras e a escolha dos poemas vencedores. 

_SERVIÇO_
*Concurso Escrita Criativa*
Para quem: Estudantes de escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana
O que: Poemas de identidade sobre o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”
Como: Gestores das escolas devem realizar as inscrições.
Onde: Instagram: @arteeidentidadeoficial (Link da Bio)

*Chamada Artística*
Para quem: Agentes culturais, escritores e artistas
O que: produções artísticas, literárias e culturais
Onde: Instagram: @arteeidentidadeoficial (Link da Bio)

CAS é a nova parceira do projeto “Adote um Leito” do Martagão, na Bahia


A CAS – Clínica de Anestesia de Salvador registra, há mais de 55 anos, uma história norteada por princípios que visam zelar pela segurança do paciente e pela qualidade dos seus serviços em diversos hospitais da capital. Voltada também para causas sociais, em 2021, a empresa criou, oficialmente, o seu braço social, a CAS Solidária, passando a desenvolver, periodicamente, ações assistenciais a instituições que acolhem pessoas em diversas situações de vulnerabilidade.

Ao logo desses anos, mais de 40 entidades foram beneficiadas das mais diversas formas. O próprio Hospital Martagão Gesteira já havia sido contemplado em outras ações da CAS, mas agora a adoção do leito fortalecerá ainda mais esse vínculo.

“A participação da CAS no projeto ‘Adote um Leito’ é motivada pela importância dessa causa e pela consciência da nossa responsabilidade enquanto agentes de transformação em um cenário cada vez mais difícil e desafiador. A nossa indignação diante das dificuldades impostas ao importante trabalho do Hospital Martagão Gesteira foi transformada em uma ação concreta. É fundamental, também, sensibilizar toda a comunidade baiana para o necessário engajamento em projetos dessa natureza. Ao mesmo tempo, cabe enfatizar que essa é uma oportunidade de retribuição à nossa sociedade, através de uma iniciativa que envolve uma das áreas mais carentes, essenciais e nobres que é a saúde. A CAS estará sempre junta a iniciativas que tenham como pilares o acesso à saúde e dignidade”, destaca o presidente da CAS, o médico anestesiologista Dr. Anderson Gazineu.

A entrega simbólica do leito acontecerá na sede do Martagão, na próxima terça-feira (30), às 9h, com um evento especial para as crianças que envolverá a contação de histórias, comandada pela artista Lu Simões, da Malamalatum, música, escultura de balões e pintura. O objetivo é proporcionar uma manhã alegre e divertida aos pequenos que, desde cedo, enfrentam muitos desafios.
 
O Martagão 

Instituição filantrópica, o Martagão Gesteira é um hospital de alta e média complexidade, que atende crianças de todo o estado em 27 especialidades médicas, com destaque para importantes áreas como oncologia, neurologia e cardiologia. Por ano, são realizados mais de 500 mil atendimentos 100% pelo SUS, o que fez do Martagão referência no atendimento pediátrico. É, hoje, um dos mais importantes hospitais exclusivamente pediátricos do país e tem se mantido na vanguarda do tratamento da saúde da criança no estado da Bahia.

O Martagão, que é referência no norte e nordeste, possui 220 leitos e uma complexa estrutura hospitalar para atender crianças e adolescentes que precisam de tratamento médico, por isso necessita de investimento contínuo para garantir o internamento de milhares de pacientes. O custeio desses leitos, distribuídos por todo o Hospital, é um dos grandes desafios que a instituição enfrenta mensalmente.

O ‘Adote um Leito’ é um projeto do Martagão que viabiliza que mais crianças que precisam ser internadas possam ter atendimento de qualidade. E isto somente é possível porque há parceiros que acreditam no trabalho e apoiam o projeto que visa garantir o acesso à saúde para milhares de crianças.

Os interessados em adotar um leito devem fazer contato pelos telefones 71 3032-3808/ 71 98146-2315 (WhatsApp) ou pelo e-mail comercial@labcmi.org.br.

Assessoria de Imprensa da CAS
Cinthya Brandão 71 99964-5552 Créditos: Hospital Martagão Gesteira

Coworking: espaço fomenta parcerias e novos negócios


Criado em 1999, o modelo de trabalho ‘coworking’ ainda está se consolidando no Brasil, ancorado em proporcionar um ambiente produtivo, inovador e colaborativo. O formato pode render bons resultados, dependendo da interação e trocas que podem acontecer no local. No coworking da FOZ Inovação, que também é uma incubadora de startups localizada dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), a prática tem ajudado a formar parcerias e trazer clientes.

“Quem está dentro de um coworking passa a fazer parte de uma grande comunidade, com espaços de interações, ideias e compartilhamento”, diz Philippe Magno, diretor da FOZ Inovação. Um exemplo disso é a ProApp, startup de digitalização de processos relacionados à consultoria de gestão para negócios da alimentação, que entrou como incubada e utiliza bastante o espaço de coworking da FOZ desde 2022. 

“Uma vantagem é a redução e otimização dos custos, porque temos uma estrutura de alto nível e bem equipada, com salas e outros ambientes para acolher toda a equipe. Isso conta muito para o desenvolvimento de nosso trabalho”, conta Anderson Lago, CEO da ProApp. Ele ainda reforça que esse ambiente foi um dos responsáveis pela conquista de diversas parcerias. “Já tive reuniões com a FPS e com o IMIP, o que ajudou a validar nossos serviços, ideias e produtos. Toda essa estrutura aumenta nosso valor agregado e facilita ainda a conexão com os nossos clientes, porque fazemos reuniões no espaço. Esse é um diferencial que também está nos fazendo ganhar mais clientes”, afirma. 

Ambiente propício - O espaço da FOZ tem ainda a vantagem de estar dentro de um ecossistema de educação e saúde, já que o Campus da FPS, além dos oito cursos de saúde, reúne um complexo com clínicas de odontologia, fisioterapia e o IMIP como campo de prática. ”Quem chega acaba fazendo parte de uma grande comunidade, com bastante networking entre startups e empreendedores, além de serviços no Campus abertos ao público como academia, crossfit, cafeteria, clube esportivo, estacionamento e espaço para eventos”, reforça o diretor.

Sobre Programa de Incubação da FOZ

A FOZ, além de oferecer todo suporte estratégico para o negócio, trabalha junto com a FPS e o IMIP, como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado por meio de pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.

“Além de todo benefício para as startups e para o IMIP, essa é também uma oportunidade dos estudantes da Faculdade Pernambucana de Saúde participarem das pesquisas, se conectando ao mercado de inovação e ampliando oportunidades de atuação no mercado”, finaliza Philippe Magno. A FOZ fica localizada dentro da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Avenida Mascarenhas de Morais, 4861, no bairro da Imbiribeira.

Neurocientista e oftalmologista dão dicas para férias escolares saudáveis


Julho é sinônimo de férias escolares! Brincadeiras, diversão e muita alegria marcam essa época do ano para as crianças. Porém, os pais têm um desafio no período: tirar os pequenos da frente das telas. Além disso, o descanso mental é importante para a recuperação dos jovens.

De acordo com a neurocientista e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Salesiano Recife, Regiane Melo, o período é importante para a reorganização completa da atividade cerebral. A profissional sugere que, nesses 30 dias, as crianças tenham contato com a natureza, praia, convívio social com crianças da mesma idade, novas culturas, praticar esportes, fazer leituras prazerosas e tempo com a família.

“Sugiro que deixe o mínimo possível em telas. A criança que passa muito tempo em telas não estimula várias partes do cérebro, vai perdendo a vontade do contato social, não consegue tomar decisões assertivas, e se frustra com facilidade. Pode causar ainda déficit de atenção, atrasos cognitivos, diminuição da habilidade, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade e não consegue por muitas vezes regular as próprias emoções. Por esses e outros motivos é importante estimular brincadeiras para que a criança possa canalizar suas energias e estimular a criatividade”, explicou a coordenadora do Salesiano.

*APRENDER BRINCANDO*

No descanso, as crianças têm a dopamina e a serotonina liberadas. Esses, são neurotransmissores que ajudam na concentração e motivação. Além disso, a criatividade é estimulada e cresce a produtividade na volta às aulas, segundo Regiane. Por fim, a neurocientista destaca que, quando ocorre a combinação da brincadeira com o aprendizado, é o “casamento perfeito”.

“O ato da criança brincando faz com que o cérebro libere tanto a dopamina (hormônio do prazer) que ajuda na concentração, quanto a noradrenalina, que ajuda nas questões de memória e outros neurotransmissores importantes que também são ativados auxiliando assim a neuroplasticidade cerebral e facilitando a aprendizado. Uma brincadeira de balanço estimula a parte psicomotora, facilitando que a criança pegue melhor no lápis, estimulando a escrita e a organização”, acrescentou Regiane, que sugeriu jogos como dominó, memória, amarelinha, telefone sem fio, bola e quebra-cabeça.

*OLHOS*

Quanto aos olhos, Regiane destacou a importância de que se evitem as telas. Mas todos os pais sabem que nem sempre é possível. Sobre esse tema, a oftalmologista Kátia Dantas, do Instituto de Olhos Fernando Ventura, deu algumas dicas para que esse impacto seja diminuído.

“A distância ideal do pequeno para a televisão é de, pelo menos, um metro e meio. Mas é preciso que não fique tão focado, que interaja com brinquedos no entorno dela ou com os pais. Tem de ser evitada a alimentação em frente às telas, pois as crianças não conseguem perceber o sabor da comida e ingerem uma quantidade de alimento acima do que precisam”, destacou Dantas, do IOFV.

Com os pais mais próximos dos filhos nessa época, alguns sinais podem ser notados. “Apertar os olhos para visualizar objetos de distância maior, ficar atento às tarefas de pontilhado, se cobrem corretamente em cima da linha. Verificar na leitura se está pulando linha, se os olhos ficam vermelhos. E o celular, não deixar passar de uma hora com crianças a partir de 4 anos; não permitir além de 2h com as crianças de 6,7 anos; e não mais de 3h para a partir dos 11 anos. Isso, claro, sempre com pausas a cada meia hora”, disse a médica do IOFV.

A oftalmologista recomenda que, nos casos de crianças acima dos dois anos, é necessário uma avaliação anual para detectar possíveis problemas que não são possíveis perceber no dia a dia.

Funase apresenta convênios com MDHC e PRT-6 em encontro nacional do Sistema Socioeducativo


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) apresentou dois convênios firmados com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e com a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região (PRT-6) no 2º encontro técnico do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad) de 2024, que aconteceu entre quarta (24) e sexta-feira (26), em João Pessoa, na Paraíba. 

O evento teve como tema o ‘Financiamento do Sistema Socioeducativo’ e Pernambuco, representado pela Funase, foi um dos quatro estados que palestraram na ocasião, trazendo como as parcerias realizadas poderão contribuir para a capacitação dos socioeducandos no estado. 

“Compartilhar êxitos e experiências com gestores do sistema socioeducativo de todo país, principalmente no âmbito do financiamento, é poder discutir como outras instituições enxergam oportunidades na socioeducação, tanto pela transformação de vidas quanto para a formação de profissionais”, explica a presidente da Funase, Raissa Braga.

O convênio da Funase com o MDHC tem como objetivo modernizar e recondicionar as instalações do Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, no Recife, equipando os laboratórios de ensino dos cursos de culinária, de produção audiovisual e de barbearia e corte de cabelo. Além disso, o convênio também visa implantar os mesmos laboratórios nos polos profissionalizantes da Funase nos municípios de Caruaru e Garanhuns quando forem inaugurados.

A reforma e adaptação do espaço físico do Parque Profissionalizante da Funase também é destaque no convênio celebrado com o PRT-6, que possibilitou a aquisição de nove computadores para os parques profissionalizantes.

Além de apresentar a execução das parcerias para outros gestores, a presidente da Funase e a superintendente de Planejamento e Orçamento da Funase, Angélika Veríssimo, puderam dialogar com a ⁠Coordenadora Geral de Políticas Públicas Socioeducativas, Mayara de Souza, sobre a socioeducação no estado.

O Fonacriad é um espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas em todo o Brasil. O objetivo é articular a fortalecer a execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

Fotos: Divulgação

Avante Jaboatão faz convenção pela manhã nos Montes Guararapes


No próximo domingo, 28 de julho, às 10h, o partido Avante de Jaboatão dos Guararapes realizará sua convenção partidária, onde deverão ser oficializado o nome de Daniel Alves, já o(a) vice-prefeito(a) na chapa será a surpresa do evento. Na ocasião, também serão apresentados os candidatos a vereadores e vereadoras na chapa proporcional. 

O evento será realizado na quadra do Educandário Carlos Drummond de Andrade, localizada na Ladeira do Monte dos Guararapes. A organização da convenção espera uma grande participação popular, refletindo a crescente adesão ao projeto político de resgatar Jaboatão dos Guararapes da velha política.

A convenção contará com a presença do presidente estadual Sebastião Oliveira (presidente do Avante Pernambuco) e Waldemar Oliveira (vice-presidente estadual do Avante e deputado federal), entre diversas outras lideranças do município.

“Escolhemos o Monte dos Guararapes para este ato simbólico, onde relembramos que em 1649 aconteceu ali a emblemática Batalha dos Guararapes, que expulsou os holandeses da nossa cidade. Vamos reafirmar o nosso compromisso com Jaboatão e expulsar o atraso que várias gestões, inclusive a atual, trouxeram para cá. Chegou a hora de resgatar a esperança do nosso povo”, destacou Daniel Alves, pré-candidato a prefeito pelo Avante.

*DANIEL ALVES*

No campo democrático, Daniel Alves (Avante) é professor e ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes. Em 2020, Daniel disputou a Prefeitura e obteve 81,8 mil votos (30,7%).

*SERVIÇO:*

Convenção Partidária do Avante Jaboatão dos Guararapes - Domingo, 28 de julho, 10h. 

Quadra do Educandário Carlos Drummond de Andrade, localizada na Ladeira do Monte dos Guararapes. Rua Maria do Carmo Cruz, 50, Prazeres.

SEGUNDA (29) Minicurso gratuito sobre a importância de compreender as emoções ganha sessão extra


No dia 29 de julho, o Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — promove uma sessão extra do minicurso gratuito “Compreendendo as Emoções: As contribuições da Psicologia”, conduzido por Déborah Capozzoli, professora de Psicologia do Centro. A palestra havia sido realizada no último dia 19 como parte da programação do Masterclass, projeto de formação continuada que trouxe mais de 20 aulas abertas sobre diversos temas relevantes. Devido à grande demanda, a instituição de ensino decidiu realizar mais uma apresentação, que vai acontecer das 18h30 às 21h30, no campus da Unit-PE. As inscrições podem ser feitas através do site: https://www.unit.br/masterclass-unit-pe-2024

No encontro, a especialista vai mostrar que as emoções desempenham um papel central no bem-estar mental de cada indivíduo e podem ser entendidas como um fenômeno multifacetado. Ou seja, apresentam diferentes dimensões. “As emoções são biológicas, porque são inatas, processadas por uma parte específica do cérebro, o chamado sistema límbico, e se conectam às nossas aprendizagens culturais e sociais. Além disso, também são subjetivas e atravessadas por nossas experiências pessoais e, por isso, cada indivíduo percebe e lida de modo único com as situações cotidianas”, explica Déborah.

O gerenciamento adequado das emoções, segundo Déborah, possibilita ao indivíduo alcançar a inteligência emocional, que é a habilidade de acolher, compreender, aceitar e manejar os sentimentos. “Quando temos dificuldades em lidar com nossas emoções ou processá-las adequadamente, podemos nos deparar com um processo de desregulação emocional, que pode se manifestar através de uma intensificação exagerada das emoções quanto a uma redução na intensidade emocional”, esclarece. A psicóloga diz ainda que, com o tempo, isso pode impactar na qualidade de vida e contribuir para condições graves como depressão ou uso de drogas.

No Dia do Pediatra, profissional chama a atenção dos pais: “mantenham a caderneta de vacinas das crianças atualizada”


No dia do Pediatra, 27 de julho, profissional chama a atenção dos pais para a prevenção de doenças nos filhos através das vacinas. “É importante nesta data lembrarmos que, assim como uma alimentação saudável rica em carboidratos, frutas, legumes e proteínas, a caderneta de imunização atualizada faz uma grande diferença na saúde das crianças”, afirma Dra. Maria de Lourdes, pediatra da Agência do Sassepe de Caruaru. 
 
Nesse período de inverno, quando há uma maior circulação dos vírus que provocam doenças respiratórias como: gripe, bronquiolite, amigdalites e bronco pneumonias, é recomendado que os pais fiquem atentos para a prevenção dessas doenças e imunizem as crianças. As vacinas da Influenza e da Covid-19 (XBB) devem ser dadas a partir de seis meses. Outra que também anda desatualizada é a do Sarampo, primeira dose com um ano e a segunda, um ano e três meses. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas são a maior contribuição entre as intervenções de saúde para garantir que os bebês continuem levando vidas saudáveis até a idade adulta. Além disso, quando uma pessoa é vacinada, ela não protege só a si mesma, protege também as pessoas próximas e a coletividade. Apesar de o Brasil ter saído da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo, de acordo com o novo relatório global da OMS e do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), se faz necessário que se mantenha o cuidado com a imunização dos pequenos.

D Maria Bezerra, 72, é avó de seis netos, três são menores de idade, com três, seis e 12 anos. Junto com a mãe não esquece do cuidado com os pequenos, procurando mantê-los imunizados. “Ficamos sempre atentas as vacinas. Acho fundamental por conta do período que estamos enfrentando com o aparecimento de doenças, principalmente depois da Covid-19 ficamos mais alertas para se cuidar”, afirma. “E como parte também dos cuidados, que não se deve deixar passar, está a hidratação das crianças, beber água é sempre importante”, reforça a médica Maria de Lourdes.   

*Agência do Sassepe Caruaru* - Além de pediatra, a Agência do Sassepe de Caruaru conta com: dermatologista, ginecologista, urologista, ortopedista, cardiologista, clínico geral, geriatra, psiquiatra, dentista e psicólogo. O endereço é R. João Colin, 275 – Bairro: Indianópolis.   
Setor de vacinas HSE – O Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Recife, dispõe de um setor de vacinas, que funciona no Centro de Medicina Preventiva (Cempre), anexo à unidade de saúde, na Rua da Hora, 862, no Espinheiro. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 14h, não precisa de agendamento e é aberto ao público geral.

Álvaro Porto participa de convenções em diversas regiões do estado neste fim de semana


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto (PSDB), cumpre agenda movimentada neste fim de semana, reforçando palanques de aliados que disputarão as eleições municipais de outubro. Nesta nesta-feira à noite, participou da convenção que oficializou a candidatura de Diego Cabral (Republicanos) e da Comandante Débora (PT) a prefeito e vice, respectivamente, em Camaragibe, no Grande Recife. 

Destacando a competência do candidato, que foi secretario de Serviços Públicos, o deputado, acompanhado do filho Gabriel Porto, afirmou que o povo Camaragibe sabe que o desenvolvimento do município passa pelo projeto encabeçado por Diego Cabral. 

Mais cedo o deputado participou, ao lado do prefeito Marcelo Maranhão e da vice e pré-candidata a prefeita, Carol Jordão, de missa em Ribeirão, Mata Sul, em homenagem à padroeira daquele município, Nossa Senhora de Sant’Anna. 

Neste sábado (27), Porto inicia o dia em Olinda, participando da convenção do pré-candidato a prefeito Vinicius Castello (PT). Depois, segue para Correntes, no Agreste, onde integrará o palanque do ato que homologará a candidatura de Dr. Romão (PSDB) à prefeitura. No final do dia, vai a Ipojuca, no Litoral Sul, marcar presença na convenção que selará a candidatura do ex-prefeito Carlos Santana (Republicanos) ao Executivo daquele município.

Neste domingo (28.07), o deputado tem compromissos em São Benedito do Sul, onde participa da convenção da pré-candidata a prefeita Nicolly Cavalcanti (Republicanos); e em Brejão, no Agreste, onde estará ao lado do vice-prefeito, Saulo Maruim (PP), no ato que oficializará a sua candidatura à prefeitura municipal. 

Fotos - convenção de Diego Cabral em Camaragibe, nesta sexta, 26.07 

Foto: Lucas Patrício

Aula Show de Chocolate Kids no Caruaru Shopping


Para a criançada amante do chocolate, o Caruaru Shopping estará realizando, no dia 28 de julho, a Aula Show de Chocolate Kids. O evento acontecerá próximo à Le Biscuit, das 14h às 19h.

A Aula Show é gratuita e voltada para crianças a partir dos cinco anos. Na ocasião, os pequenos vão aprender a fazer brigadeiros de diversos sabores e a confeitar de maneiras diferentes e divertidas.

“As atividades serão conduzidas por profissionais especializados em confeitaria infantil, garantindo um ambiente seguro e estimulante para os participantes”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho. 

Além de proporcionar aprendizado, a aula visa estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças, fazendo com que cada uma delas saia com suas próprias criações de doces. “Não perca esta oportunidade de proporcionar momentos inesquecíveis e deliciosos para os pequenos durante as férias”, concluiu Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Eduardo Campos recebe título de cidadão paulistano in memoriam


SÃO PAULO - A Câmara Municipal de São Paulo realizou, na ultima sexta-feira(26), sessão solene que concedeu o título de cidadão paulistano ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, (1965-2014). A cerimônia foi marcada por forte emoção e contou com a presença de diversas autoridades e políticos. A viúva Renata Campos acompanhou o evento ao lado dos filhos.

A honraria reconhece os serviços prestados à cidade pelo ex-governador enquanto esteve à frente do ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A mesa da sessão foi composta pelo autor do projeto, o vereador Eliseu Gabriel, pelo prefeito do Recife, João Campos, pelos deputados federais Tabata Amaral, Pedro Campos e Jonas Donizette, pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e pelo o deputado estadual, Caio França, além da viúva Renata e do filho Miguel Campos.

“Eduardo sempre teve uma capacidade de fazer muito, em tudo que se dedicou. Ver o seu legado, a sua memória e ver o que ele, lá atrás, enxergava com os sonhos sendo realizados no Brasil é motivo de muita alegria. Ele sempre teve dois sensos muito fortes. O primeiro era o senso de urgência, ele tinha pressa, sabia no subconsciente que a vida não seria longa então precisava ser larga. O segundo era o senso social gigante, sabia que estava em espaços para representar que mais precisava”, afirmou João. 

O prefeito destacou, em sua fala, a capacidade política de Eduardo para construir consensos.“Eduardo faz falta para a política. Ele saia de casa para somar e tinha capacidade de construir coesão política que, no tempo de polarização acirrada com os de hoje, isso faz muita falta”, refletiu João. 
 
O deputado federal, Pedro Campos, destacou as ações realizadas pelo pai à frente da pasta ministerial. Em sua fala, o parlamentar citou o marco da inovação, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e os investimentos que foram feitos em na pasta comandada por Eduardo. 

“Hoje a gente celebra mais um nordestino acolhido pelos braços de São Paulo que, como tantos outros, vieram à cidade em busca de um sonho. Eduardo veio em busca do sonho de transformar o Brasil num lugar melhor, de criar programas e um projeto pro país que pudesse unir o povo brasileiro através da transformação, do desenvolvimento com inclusão social”, afirmou Pedro.

A deputada Tabata Amaral ressaltou em sua fala a importância das Olimpíadas de Matemática, criada por Eduardo, como propulsoras de oportunidades. “Se eu estou aqui hoje é porque Eduardo Campos decidiu criar as Olimpíadas de Matemática, que logo se tornou a maior do mundo e deu a oportunidades a toda criança de escola pública. Foi porque Eduardo sonhou esse sonho, que eu posso, hoje, sonhar os meus. Que a vocação que ele tinha de sonhar um Brasil grande, de sonhar um Brasil de oportunidades, de sonhar um Brasil próspero seja o nosso farol”, afirmou Tabata. 

O ministro Márcio França ressaltou a capacidade do ex-governador pernambucano de construir consensos. “Eduardo sabia juntar pessoas. Pessoas e ideias. A sua partida plantou seus ideais. E ideais não morrem”, afirmou Márcio França. 

“O estado precisa ser protagonista do desenvolvimento econômico e da justiça social. Eduardo tinha essa concepção do papel do poder público e do fortalecimento das instituições e fazia disso uma prática”, afirmou Eliseu.