terça-feira, 25 de junho de 2024

Boa noite! 🌙

Diário de um pobre, uma história do povo


Ana Maria dos Santos mora em Abreu e Lima, no bairro de Timbó com seu filho Anatalino, herdeiro da casa deixada pelo falecido pai: Astolfo Almeida. Com seu terreno grande e renda precária, Ana Maria acredita que foi filha de mãe solo. Mas qual não foi a surpresa ao descobrir que tem uma família em Mirueira, no interior de Paulista Pe. Numa jornada emocionante vai ao encontro do pai e da misteriosa família Mendonça.

Gênero: Comédia, drama.
Duração: 25 capítulos/ 20 min

"Diário de Um Pobre" é uma novela abreuelimense escrita e dirigida por Marcos Melo. Um ator de 18 anos, único roteirista de Abreu e Lima atuante sem ajuda de leis de incentivo. Com a participação de artistas renomados, a segunda fase da novela vai conter 25 capítulos e vai ser postada no canal do youtube "Opa Marquinhos".

Elenco

Andressa Vitória 
Marcos Melo 
Elizabeth Santana 
Valquíria Souza 
Jailza Cristina 
Marlon Estevão 
Lucyanna Mendes 
Neluce Sedicias 
Marília Sedicias 
Bernadete Serpa Lopes
Farias Filho 
Pedro Dias 
Rodrigo Haddah
Eryk Moura 
Conceição Andrade 
Vinícius Coutinho
Diogo Melo
Enderson Free
André Roberto
Lia 
e mais...

Monte Bom Jesus foi palco de música boa e diversidade de ritmos nesse São João


O fim de semana, entre os dias 22 e 24 de junho, no Monte Bom Jesus foi de muita música boa e manifestações artísticas. O Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora foi palco dos mais diversos estilos musicais, dos clássicos da MPB ao esfuziante rock’n roll, do forró raiz ao chorinho, além do genuíno pernambucano mangue beat, entre outros estilos musicais.

A despedida do Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora será neste sábado (29), a partir das 16h, com a banda recifense de rock Diablo Angel. Às 17h40 será a vez da O Lado B do Camarão subir ao palco, e em seguida, às 19h40, encerrando as atividades do Polo Instrumental no Maior e Melhor São do Mundo, em 2004, o multi instrumentista e luthier de pífanos, Alexandre Rodrigues com seu Pife Urbano. 

Além das atrações musicais, da linda Igreja de Santa Luzia e da vista privilegiada, o visitante do Monte Bom Jesus encontra barracas de tapiocas, parque infantil, mirantes, Centro de Atendimento ao Turista, banheiros e estacionamento. 

*Transporte*
A Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte para a subida ao Monte Bom Jesus, onde está localizado o Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora. A van faz o trajeto da rua Sergipe, no bairro Centenário, que dá acesso à subida de veículos, a partir das 16h. A descida também está garantida.

Casa Rosa celebra o Dia de São João com muito forró


A Casa Rosa teve mais uma tarde repleta de cultura e tradição nordestina para celebrar o Dia de São João. Nesta tarde, o espaço foi palco de apresentações vibrantes que alegraram o público com muito forró e animação.

A programação começou com a apresentação de Mourinha do Forró, seguida de Pecinho Amorim, que apresentou um show cheio de energia e um repertório recheado de forró. Em seguida, a talentosa Morganna Bernardo subiu ao palco para encantar a todos com seu carisma, trazendo uma mistura de clássicos e novos sucessos. Por fim, Dayse Rosa envolveu o público com sua performance autêntica, celebrando a riqueza da música nordestina. 

Além das apresentações musicais, a Casa Rosa oferece uma estrutura completa para garantir o conforto e a diversão de todos os presentes. O espaço conta, ainda, com quiosques de comidas típicas e bebidas variadas. 

"Visitar a Casa Rosa foi uma experiência incrível! Eu sempre ouvi falar das festas juninas de Caruaru, mas estar aqui, vivenciando tudo de perto, superou todas as minhas expectativas”, disse a turista de Olinda, Mirele Silva.

Nonato Sanskey e Samba Mucum’G arrastaram uma multidão no desfile de Samba Junino no Garcia na noite de São João


O cantor, compositor e mestre de Samba Junino *Nonato Sanskey* e a *Roda de Samba Mucum'G* mais uma vez arrastaram uma multidão num grande desfile de Samba Junino na noite de São João (24) no bairro do Garcia nessa segunda-feira.
 
“Mais uma vez alcançamos nosso objetivo que foi é sair pelas ruas do bairro levando alegria desta cultura que hoje é nosso patrimônio e destacar a importância de continuar a fomentar essa cultura no bairro há 24 anos de tradição. Este ano o desfile homenageou a classe LGBTQIAPN e contou com a participação de Reinaldinho, Samba Du Papelão e Sambalança, que abrilhantaram ainda mais o desfile”, afirma Sanskey.

O desfile que teve patrocínio do Governo do Estado através da SUFOTUR saiu da Rua Prediliano Pita, em frente ao Colégio Edgard Santos e percorreu algumas ruas do bairro levando uma opção de lazer para os moradores do Garcia que passaram a noite de São João no bairro.
 
“O grupo Cultural Junino Roda de Samba Mucum'G, ao longo destes 24 anos de fomento desta cultura, trouxe para a comunidade do Garcia este desfile como uma opção de lazer no São João e mais uma vez reforçou a importância da valorização desta cultura com esse projeto que teve o apoio financeiro da SUFOTUR”, conclui Nonato Sanskey.

*Sobre Nonato Sanskey e a Roda de Samba Mucum'G*

Cantor, compositor, músico e intérprete começou a se relacionar com a música ainda na infância através da Banda Mirim do Olodum, já participou de diversos arrastões musicais com Carlinhos Brown, Timbalada e outros arrastões de Samba Junino além de se apresentar com Levada Louca, É o Tchan e Chiclete com Banana. Em 2000 criou o movimento Mucum'G de valorização da cultura baiana e afrodescendente.

Autarquia Educacional do Belo Jardim está com inscrições abertas para ingresso de novos estudantes em dez cursos de graduação

 
A Autarquia Educacional do Belo Jardim AEB/FBJ está com inscrições abertas para seleção de ingressos nos cursos de graduação nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Estão sendo ofertadas 500 vagas, sendo 50 para cada graduação. 

Com quase 50 anos de referência na formação profissional do Agreste Pernambucano, a instituição tem cursos de Enfermagem, Administração, Engenharia de produção, Ciências biológicas, História, Pedagogia, Psicologia, Letras, Matemática e Educação física.

História de formação profissional com um histórico sólido e comprometimento com a excelência, a AEB/FBJ tem influenciado diretamente a economia da região, entregando profissionais de alta qualidade. Com mais de 30 mil alunos formados ao longo de sua trajetória, a instituição é reconhecida a nível nacional no ensino superior, com destaque para o corpo docente de excelência.

A Autarquia Educacional do Belo Jardim AEB/FBJ tem investido constantemente em infraestrutura e tecnologia para o aprendizado e aprimoramento das habilidades dos seus estudantes.
 
*Inscrições*
As inscrições para o ingresso de novos estudantes no segundo semestre de 2024 estão abertas até o dia 1º de julho, e são realizadas exclusivamente pela internet no site www.aeb.edu.br.

Petrolina recebe lançamentos de livros de autores negros

 
Evento faz parte da programação do Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN), que será realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, nesta quinta-feira, dia 27

Passados os festejos juninos, agora a região do Vale do São Francisco, no Agreste do Estado, entra na contagem regressiva para festejar a chegada do 2º Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN), que acontecerá nesta quinta-feira, dia 27, na Universidade Federal Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina. 

O evento, que conta com patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura, promete ser um marco na literatura negra, destacando a riqueza e diversidade da produção literária de autores nordestinos. Entre os destaques está o lançamento do livro-reportagem “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta”da jornalista e escritora recifense, Jaqueline Fraga. 

Quem também vai lançar um livro é o professor universitário Guilherme Araújo, que tem por título: “Um nordestino numa universidade alemã" . A programação será realizada no auditório da Univasf, às 17h.
Um dos lançamentos mais aguardados é o livro “Pandemia: os reflexos da maior emergência sanitária do planeta”. 

A publicação, construída em 15 reportagens, traz o olhar da escritora, Jaqueline Fraga, sobre importantes momentos vivenciados durante a pandemia da Covid-19. A edição escrita no formato livro-reportagem detalha, por exemplo, fatos que chamam atenção da autora à época, como as buscas por vacina, as relações familiares e profissionais em meio à pandemia, bem como as retomadas após os momentos mais críticos. 

 A narrativa presente no volume é costurada por depoimentos de secretários de saúde, pesquisadores, médicos, chefes do executivo e especialistas de diferentes áreas. Entre as matérias que compõem o livro está, inclusive, a reportagem “Consciência Negra: profissionais de saúde negros buscam representatividade, vencedora do Prêmio AMPE de Jornalismo em Saúde, em 2022.

Outro lançamento que promete chamar atenção do público, é o livro “Um nordestino numa universidade alemã, organizado pelo escritor, negro, Guilherme Araújo. Ele que vem de origem de família humilde, viveu boa parte de sua vida no subúrbio do Recife, e, que, atualmente encontra-se morando em Petrolina, traz em sua publicação uma linguagem em formato de um diário de bordo, no qual relata experiências vividas, pela primeira vez, durante seu intercâmbio estudantil na Philipps Universität Marburg, realizado entre os anos de 2007 e 2008. 

 A instituição, com mais de 500 anos de atuação, tem sede na cidade de Marburgo, no estado de Hessen, na Alemanha, referência no ensino internacional em cursos de diversas áreas, incluindo ciências naturais, humanidades, ciências sociais, direito e medicina.
Além dos lançamentos, a FLIPEN oferece uma agenda recheada de atividades, gratuitas para os leitores, que inclui saraus e sessão coletiva de autógrafos.

 Para fortalecer o debate e aumentar a visibilidade da literatura negra e as várias formas de combate ao preconceito racial, o festival vai promover várias mesas-redondas e debates sobre os seguintes temas: poesia e representatividade; ;mulheres negras na literatura; literatura e intelectualidade como instrumentos políticos; jornalismo literário e literatura de não-ficção. 

Mais informações no site https://www.negrasou.com.br/blog. Outra opção é a página www.instagram.com/festivaldeliteraturanegra_pe.
Serviço
O quê: Petrolina sedia festança literária com lançamentos de autores negros.
Quando: quinta-feira, dia 27 de junho.
Onde: Auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Av. José de Sá
Maniçoba - Centro, Petrolina - PE.
Horário: 17h
Ingresso: Gratuito

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Câmara aprova projeto que reconhece o Clube Lenhadores como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife


Com 127 anos de cultura e tradição, o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores está próximo de se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O PLO (Projeto de Lei Ordinária) nº 102/2024, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado na manhã desta terça-feira (25) durante sessão ordinária na Câmara Municipal do Recife.

De acordo com o PLO, fica considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores”, em razão de sua história e tradição. O vereador Rinaldo Junior comemorou a aprovação. “Hoje foi um dia histórico! Nosso mandato na Câmara Municipal do Recife aprovou esse importante projeto que reconhece o Clube Misto Carnavalesco dos Lenhadores como Patrimônio Cultural Imaterial. São 127 anos de cultura e tradição, por isso é uma honra contribuir para a preservação da nossa história. Agora, aguardamos a sanção do prefeito João Campos, para oficializar essa conquista”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior.

 O Clube Carnavalesco Misto Lenhadores foi criado no Beco das Barreiras, atual Rua José de Alencar, no Bairro Boa Vista, de uma dissidência do “Clube das Pás”. Inicialmente, foi chamado de “Clube do Machado”, depois foi renomeado como “Clube do Machadinho”, sendo, posteriormente, denominado “Clube do Lenhador”, e, por fim, tornou-se “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores”, que, hoje, tem 127 anos de existência. O “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores” foi fundado em 5 de março de 1897, sendo um dos mais antigos da capital pernambucana, perdendo, em antiguidade, para o “Clube das Pás”, fundado em 1887, e o “Vassourinhas”, em 1889, segundo pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). 

O referido Clube desfila sempre nas sextas-feiras de Carnaval, na Avenida Dantas Barreto, entre os Bairros Santo Antônio e São José. Além de sua tradição no Carnaval Recifense, o “Clube Carnavalesco Misto Lenhadores” tem uma influência muito forte na Comunidade da Mustardinha, local da atual Sede. Esse espaço serve como o principal ambiente de lazer da Comunidade, tendo sempre em suas festas os momentos culturais, com grande adesão dos moradores dos Bairros Mustardinha e adjacentes. Com a aprovação da Câmara Municipal do Recife, o PLO segue para a sanção da Prefeitura do Recife.

Deputado Romero Albuquerque envia projeto de lei sobre incentivo à adoção de animais


De autoria do deputado estadual Romero Albuquerque (União), mais um projeto de lei segue em tramitação, o “Pet On”, que trata do incentivo à adoção de animais. O texto informa que o Estado de Pernambuco será responsável pela divulgação, em suas páginas oficiais e nas redes sociais, de imagens de todos os animais disponíveis para adoção, que estão sob a tutela de tutores e ONGs locais, incluindo ainda um breve perfil do animal.

Romero afirma que a iniciativa não acarretará custos adicionais ao Estado, e que a execução e divulgação do material ficarão a cargo da Secretaria responsável, utilizando recursos já disponíveis. O projeto tem como objetivo ampliar as oportunidades de adoção e reduzir o número de animais abandonados. 

“Este projeto de lei reforça o compromisso de Pernambuco com a proteção e o bem-estar dos animais. Ao utilizar as ferramentas modernas de comunicação, estamos não apenas facilitando a adoção, mas também promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade. A adoção responsável se torna, assim, um componente central das nossas políticas públicas, beneficiando tanto os animais quanto a sociedade como um todo”, diz Romero.

Junho Vermelho e a importância da doação de sangue para pacientes oncológicos


O Junho Vermelho – de conscientização sobre a importância da doação de sangue – é fundamental ao incentivo da manutenção dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Entre os grupos que mais se beneficiam estão os pacientes oncológicos, como destaca a médica hematologista Dahra Teles – do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), em Caruaru, Pernambuco. Pacientes com câncer muitas vezes precisam de transfusões de sangue devido a complicações relacionadas à doença ou em decorrência do tratamento.  

A hematologista explica que tratamentos como quimioterapia e a radioterapia podem causar toxicidade na medula óssea e diminuição acentuada da produção de células sanguíneas. “Isso pode ocasionar anemia, baixa contagem de plaquetas (trombocitopenia) e de leucócitos (leucopenia). Por isso, a necessidade de transfusões de sangue para tratar os sintomas e reduzir risco de complicações”.

Manter os níveis adequados de células sanguíneas é indispensável para a continuidade do tratamento oncológico, também segundo a médica. “Baixa contagem de células sanguíneas levam à interrupção do tratamento, o que pode comprometer a eficácia da terapia. A falta de plaquetas pode gerar sangramentos espontâneos e até hemorragias internas fatais, nos casos mais graves. Por isso é tão importante que se doe sangue de forma frequente. Uma doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue doado é fracionado e separado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado”.

Hemocentros como os de Caruaru buscam manter os estoques de todos os tipos sanguíneos abastecidos. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam em boas condições de saúde e que pesem no mínimo 50 kg. Para doar sangue basta procurar o hemocentro mais próximo portando documento oficial com foto, realizar o cadastro e passar por uma breve entrevista e avaliação de saúde. 

NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife


O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre as portas para receber, nos dias 20 e 21 de julho, o 1º Festival Tramas Negras- Encruzilhadas Artístico Culturais. O evento, que tem como proposta exaltar a diversidade artística, cultural, patrimonial e ancestral presentes na localidade, vai contar com vivências artísticas e uma mostra coreográfica, entre outras ações espalhadas por diversos pontos da cidade. No Ibura, as atividades vão ficar concentradas no Compaz Paulo Freire, Ladeira da Cohab, nº 10. Todas as ações são gratuitas. 

Entre as atividades programadas, está a vivência “Pisada de Terreiro”. A ação  é uma oportunidade para jovens da área trazerem seus corpos, mentes e conexões sociais e humanas para uma imersão que mescla dança, música e  saberes ancestrais. A ideia é que os participantes experimentem, por meio das tradições da cultura popular  do Cavalo Marinho e da Ciranda, presentes no bairro, um momento para estimular a criação e o jogo cênico que se dá no encontro das manifestações brincantes. A formação será conduzida pelo bailarino e educador, Daniel Semsobrenome, e tem como público-alvo pessoas acima dos 14 anos. A aula será ministrada no sábado, dia 20 de julho, das 11 às 12h.  

No mesmo dia, o festival faz um convite especial para o público da primeira-infância e adolescentes, na faixa dos  07 aos 13 anos, para participarem, também, de uma “Vivência Percussiva”. Neste caso, a ideia é unir as múltiplas habilidades infantis ao balanço do coco de roda - tradição do calendário nordestino que é Patrimônio Cultural do Brasil.  Utilizando-se do corpo, da voz e da relação com instrumentos, como alfaia e pandeiro, os participantes serão convidados para reverenciar os saberes ancestrais trazendo cantigas de mestras e mestres que são referências nesta brincadeira. Uma capacitação lúdica que visa nutrir a memória e circularidade dos movimentos culturais populares no desenvolvimento infanto-juvenil. A aula será ministrada pelo músico, rapper e percussionista Marcio Rastaman, das 10 às 11h. Ao todo, cada vivência vai disponibilizar 25 vagas. Os interessados em participar das vivências devem acessar o perfil online do projeto no instagram: www.instagram.com/tramasnegras.

Além do bairro do Ibura, o Festival Tramas Negras vai ocupar, na sexta-feira (19), a pauta do Teatro Hermilo Borba Filho; e no dia 20 (sábado),  o Museu da Abolição, na Madalena e o MUAFRO, no bairro do Recife. No dia (21), domingo, será a vez do Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e do Centro de Capoeira São Salomão, na Várzea.  O Festival tem incentivo da Lei Federal Paulo Gustavo por meio do Edital Multilinguagens- Recife Criativo da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife.

Serviço

O quê: Festival de cultura negra e periférica abre inscrições para atividades no bairro do Ibura, no Recife

Quando: 20 de julho

Onde:www.instagram.com/tramasnegras.

Com informações do jornalista Salatiel Cicero

Teresa Leitão propõe discutir com servidores do MEC reestruturação e valorização das carreiras


A senadora Teresa Leitão (PT-PE) quer a participação de representantes dos servidores do MEC na discussão sobre reestruturação, valorização e fortalecimento de carreiras. O requerimento da parlamentar foi aprovado pela Comissão da Educação do Senado nesta terça-feira (25).

A audiência pública, com data a ser definida, foi requerida pelo senador Flávio Arns. Tem objetivo de debater a importância e necessidade de reestruturação, valorização e fortalecimento das carreiras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

“A valorização dos servidores públicos, com carreira, formação, condições de trabalho, contribui para afastar ingerências, influências indevidas e a própria descontinuidade de políticas estruturantes para o país, que devem ser ancoradas no PNE, de forma estável e estruturada”, destacou Teresa Leitão .

A audiência se antecipa ao Plano Nacional de Educação, que deve ser apresentado ao Congresso Nacional nos próximos dias. Para alavancar e alcançar as metas e objetivos do PNE, Teresa Leitão acredita ser necessário “forte investimento na valorização de trabalhadores(as) em educação, inclusive por meio de melhores condições de trabalho, formação, fortalecimento e profissionalização no MEC”.

Mês de junho também é tempo de relembrar a Insurreição Pernambucana


Para a grande maioria dos pernambucanos, o mês de junho nos remete às festas juninas. Mas foi em junho de 1645 que foi deflagrada a Insurreição Pernambucana, comandada por João Fernandes Vieira, que foi um dos latifundiários mais ricos da região, mas que os holandeses teriam decretado sua prisão. Poucas semanas antes, era firmado um compromisso, entre 18 líderes luso-brasileiros, para lutar contra o domínio holandês na Capitania de Pernambuco. 

Assim nascia o movimento que integrou forças das Batalhas dos Guararapes, entre 1648 e 1649, determinantes para a expulsão dos holandeses do Brasil em 1654. “Pernambuco tem muitos movimentos insurgentes e esse é um deles. A expulsão dos holandeses ajuda na construção dessa percepção de Pernambuco como força política e como região de resistência que faz parte do imaginário coletivo do nosso Estado”, comenta o professor de História do Colégio CBV, Wellington Estima.

“O movimento da Insurreição Pernambucana foi um dos mais importantes no contexto do Brasil Colônia. Os holandeses ocuparam Pernambuco em 1630, que na época era o principal produtor de açúcar. Foi uma espécie de rebelião contra a ocupação holandesa”, acrescenta Estima. De acordo com o professor, esse movimento pernambucano foi fundamental para a expulsão dos holandeses não apenas em Pernambuco, mas também para incitar as rebeliões em outros estados. 

“A gente sabe que os holandeses ocuparam o território de Pernambuco e de regiões, como Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte; todos esses também tiveram a presença holandesa. Então o movimento da Insurreição ganhou força em outros lugares, mas com uma dimensão maior em Pernambuco”. Os líderes mais conhecidos na luta contra os holandeses foram Filipe Camarão, André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira e Henrique Dias. Entre os líderes havia um indígena, um homem negro e um grande proprietário de terras, integrando diferentes grupos da sociedade da época.

Os maiores destaques da Insurreição Pernambucana são as duas Batalhas dos Guararapes. A primeira em 19 de abril de 1648, resultando na morte de 500 homens da retaguarda holandesa. A segunda batalha foi em 16 de fevereiro de 1649, com mais uma derrota dos holandeses, que se isolaram no Recife, para se proteger dos ataques dos colonos. 

O professor do Colégio CBV cita que outro embate importante foi a Batalha do Monte das Tabocas, travada em 1645 e também encerrada com uma vitória portuguesa. “Tem toda uma ideia, quando a gente vai chegando em Jaboatão, ao ver aquela placa, que a pátria nasceu aqui. A ideia de que aqui houve uma espécie de união de brancos, indígenas e negros, ou seja, de portugueses, indígenas e negros para a expulsão desses holandeses. O que não se constitui como a verdade”, conta. 

Estima explica que, nos dias de hoje, a historiografia já é consensual, de que nem a pátria nem o exército brasileiro nasceu naquele local. “Isso porque, primeiro, não existia essa dimensão de nação, não existia esse sentimento de pátria, a ideia de nacionalismo, de formação de um estado nacional, que vai ganhar força no século 19. Essa ideia não era presente no inconsciente coletivo, no pensamento das pessoas ali no século 17”, explica o professor. “Mas ainda assim, é um movimento muito importante, porque a gente tem um levante que vai acontecer a partir da união de forças políticas importantes, de portugueses, de senhores de engenho, que estavam insatisfeitos com a condução das Companheiras Indígenas Ocidentais”. 

Esse levante que começa a surgir tem um pontapé inicial, que é a saída de Maurício de Nassau da liderança política na Capitania Pernambucana em 1644, agravando ainda mais a situação econômica na época. “Nassau era a figura política que foi indicada pela Companhia das Índias Ocidentais para comandar a política local. Quando a Companhia o tira do poder, por desavença e discordância da condução política, as decisões começam a ser muito desfavoráveis para os senhores de engenho, que começam esse levante em 1645. Então, o movimento da Insurreição Pernambucana tem cerca de uma década, vai ganhando força até chegar no seu período final em 1654”, relata Estima. 

A partir daí, com o início da insatisfação com a saída de Maurício de Nassau, começa uma série de lutas, emboscadas e focos de resistência em vários locais da área do Recife e Região Metropolitana. “Na verdade, tem muitos pontos de estratégia que tiveram batalhas famosas, geralmente a gente se refere ao Monte Guararapes, a batalha ali talvez a mais importante, a mais famosa. Mas também tivemos batalha, por exemplo, na região do bairro de Casa Forte”, cita Estima.

Em 20 de dezembro de 1653, os portugueses cercaram Recife por mar, fazendo um bloqueio para entrada e saída da cidade. Alguns dias depois, em 15 de janeiro de 1654, Recife foi atacada pelos portugueses. Em 26 de janeiro, os holandeses se renderam. Com a expulsão dos holandeses das terras pernambucanas, houve a Restauração Portuguesa (com os portugueses recuperando o trono) e os estrangeiros expulsos seguiram para as Antilhas e começaram a produzir açúcar no novo território. Daqui, levaram mudas de cana-de-açúcar e todo o conhecimento adquirido em 24 anos de domínio em Pernambuco. 

A Insurreição Pernambucana fez o Nordeste retornar ao domínio português e marcou também o início da decadência da economia açucareira na época. “Isso também marca o início do declínio de Pernambuco em termos de produção açucareira em nível mundial. Os holandeses vão ser expulsos, vão para as Antilhas e começam a produzir açúcar lá, criando uma forte concorrência para a nossa produção local”. A paz entre Portugal e Holanda só foi possível em 1661, com a assinatura de um acordo mediado pelo Reino Unido, a Paz de Haia.

Igarassu inaugura 1ª Semana do Orgulho LGBT com programação diversificada


A partir desta quarta-feira (26), a prefeitura de Igarassu apoia a 1ª Semana do Orgulho LGBT, que se estende até sexta-feira (28). O evento busca promover a inclusão e celebrar a diversidade com uma programação rica e variada.

A abertura começa no Sobrado do Imperador, com a exibição do documentário "Arte que TRANSforma" e uma apresentação com dança moderna no estilo VOGUE. O endereço é Rua Barbosa Lima, 148, Centro de Igarassu.

Na quinta-feira (27), o local sediará uma roda de diálogo sobre o empoderamento das mulheres na percussão, seguida pelo cortejo do Maracatu Baque Mulher. No último dia (28), o Largo da Igreja dos Santos Cosme e Damião, no Sítio Histórico de Igarassu, será palco do São João do grupo TransCoco, com participação de Rala Coco Maria, Raízes de Biu, Coco de Catucá e Coco Pisado.

A cidade se destaca como a única do Litoral Norte com políticas públicas voltadas para a população LGBT+, através do Núcleo de Apoio à População LGBT. Em maio de 2023, a prefeita professora Elcione Ramos assinou a Lei Municipal nº 3494/23, que reforçou a Lei Federal nº 7.716/89, vetando a nomeação de pessoas condenadas por discriminação.

Foto: Divulgação
Imprensa Igarassu PE 

Altar Cozinha Ancestral é declarado Patrimônio Cultural e Gastronômico do Recife


O restaurante Altar Cozinha Ancestral, liderado pela chef Carmem Virgínia e fundado em 2014 no bairro de Santo Amaro, foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da cidade pelo prefeito do Recife, João Campos, através da Lei Municipal 19.254. Celebrado como um epicentro da cultura gastronômica ancestral, o estabelecimento destaca-se pela sua decoração que incorpora símbolos da cultura afro-brasileira e nordestina, com imagens de santos, esculturas de orixás, comidas típicas e um imponente baobá no centro do salão principal.

"Quero parabenizar Dona Carmem e todos que fazem o Altar Cozinha Ancestral por esta merecida homenagem. Mais do que um restaurante, o Altar é um templo que reverencia os sabores ancestrais da culinária afro-brasileira, sendo o cenário perfeito para se conectar a esta cultura e desfrutar de uma experiência gastronômica memorável. O Altar hoje é uma referência na gastronomia recifense, no coração de Santo Amaro, e que promove uma sintonia de aromas e texturas que celebram a rica herança cultural do nosso país. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o local, está aí mais um motivo para aproveitar este rico espaço da culinária da nossa cidade", disse João Campos. 

Em uma declaração emocionada, Carmem Virgínia, renomada chef e yabassé, expressou seu orgulho e gratidão pelo recente reconhecimento do restaurante Altar Cozinha Ancestral como Patrimônio Cultural Imaterial de Recife. "Sendo uma mulher preta, recifense, pernambucana e praticante do candomblé, vejo este reconhecimento como uma homenagem maravilhosa às nossas raízes, aos nossos ancestrais e à nossa rica cultura gastronômica," afirmou Carmem. Desde os sete anos, ela tem sido responsável pelos pratos rituais em um terreiro no Recife, trazendo uma profunda conexão espiritual e cultural para sua culinária.

Cada prato servido no Altar Cozinha Ancestral é uma homenagem às tradições culinárias passadas de geração em geração, celebrando a mãe e a avó da chef Carmem Virgínia, que preservaram a essência da culinária afro-brasileira. Destaca-se no menu a cabidela da avó da chef, considerada a grande estrela. Além disso, o Peixe Inajá, uma criação em homenagem à mãe de Dona Carmem, também está disponível para os clientes.

Em 2020, o restaurante Altar fez história ao se tornar o primeiro estabelecimento pernambucano a ser reconhecido na prestigiosa lista Latin America’s 50 Best Restaurants. Este marco foi alcançado em uma categoria especial, reservada para os restaurantes que exemplificam de maneira excepcional o espírito da América Latina, destacando-se pelo compromisso em celebrar e preservar as ricas tradições culturais e gastronômicas da região.

Após nove anos consolidando seu sucesso em Recife sob o comando da chef e apresentadora do GNT, Dona Carmem Virgínia, o restaurante Altar decidiu expandir suas fronteiras. Originalmente situado em Santo Amaro, uma área central de Recife, o Altar inaugurou sua primeira filial na Vila Madalena, um vibrante bairro boêmio de São Paulo, próximo ao icônico Beco do Batman. Este novo empreendimento nasceu da união de três mulheres notáveis: a cantora Luísa Sonza, a empresária Fátima Pissarra e a própria Dona Carmem. Juntas, elas compartilham um pedaço da rica cultura gastronômica e ancestral de Recife para o coração de São Paulo, enriquecendo ainda mais a cena culinária da cidade.

No Recife, o Altar fica na Rua Frei Cassimiro, 449, em Santo Amaro.

Douglas di Lima traz espetáculo de stand up comedy “Vida de Crente” para o Teatro RioMar


Douglas di Lima traz para o Teatro RioMar Recife nesta sexta-feira, dia 28 de junho, o espetáculo de stand-up comedy “Vida de Crente, que conta situações e histórias de vida e do cotidiano da vida de evangélico, sem criar polêmicas e trazendo leveza e diversão para o palco. A apresentação será às 21h.

Douglas di Lima é ator, músico, humorista e comediante que vem ganhando destaque na cena da comédia com um nicho voltado para cristãos, hoje com quase 2 milhões de seguidores em suas redes, lotando os principais teatros pelo Brasil. A peça “Vida de Crente” é criada e dirigida pelo mesmo com um texto cômico do segmento de stand-up comedy.

Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos no site e na bilheteria do Teatro RioMar Recife, além do app do RioMar Recife, na aba de eventos.

Avon lança Hydramatic Tratamake Radiante, batom que além de maquiar, trata os lábios e conta com proteção solar


A Avon, pioneira em tecnologia e inovação em cosméticos há mais de 136 anos, democratizando a beleza por meio de empoderamento feminino, revoluciona mais uma vez no segmento de batons e lança o Batom Avon Hydramatic Tratamake Radiante (R$49,99 cada), combinando ativos que tratam a pele e alta pigmentação e efeito gloss radiante, em 15 cores, para todos os tipos de lábios e tonalidades de pele. 
Com uma alta performance incrível, o novo Batom Avon Hydramatic Tratamake Radiante confere hidratação a longo prazo devido ao seu núcleo de tratamento exclusivo, que reúne um complexo de ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico e glicerina concentrados no centro da bala. Já a pigmentação que fica na parte externa do batom garante intensidade de cor graças a sua textura cremosa. 

A tecnologia exclusiva Tratamake é multifuncional, com 3 benefícios em 1 batom: 
1 - Tem cor intensa e alta pigmentação, trazendo aquele efeito radiante; 
2- Tratamento labial com ativos de skincare, que deixam os lábios volumosos; 
3 - Proteção solar com FPS 30. 
É possível sentir todos os efeitos da fórmula de Tratamake, que promove desde a sensação de hidratação durante o uso e boca com linhas reduzidas e mais suaves, até a manutenção de lábios hidratados dia após dia, mesmo depois de retirar a maquiagem. 

“Para a Avon, o novo Hydramatic Tratamake Radiante é mais uma revolução e inovação para o mercado de batons. Sempre estamos investindo em performance e tecnologia em cosméticos para atender a nossa consumidora com garantia de qualidade a preço acessível. Por isso, Tratamake é a combinação perfeita para mulheres que buscam praticidade e facilidade no dia a dia em um produto multifuncional, que entrega maquiagem e tratamento”, explica Andrea Echeverri, diretora de maquiagem da Avon Brasil. “Tratamake é a make que te trata bem e só a Avon tem”, conclui. Por que escolher entre maquiagem e tratamento se novo Batom Avon Hydramatic Tratamake entrega tudo? Então esteja pronta para qualquer ocasião e adquira suas cores favoritas do no e-commerce (https://www.avon.com.br) e na Revista da Beleza Avon com uma Consultora da Beleza mais próxima de você.

Sobre a Avon: Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.     
 
Siga a Avon:  
Instagram:@AvonBrasil     
Facebook:Avon   
Twitter:@AvonBR     
Tiktok:@AvonBrasil  
Pinterest: Avon Brasil

Agenda da Semana na Sala de Reboco

*ALÔ, NAÇÃO FORROZEIRA.*

*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

*OBS: POR SER A ÚLTIMA SEMANA JUNINA, FUNCIONAREMOS TAMBÉM NA QUINTA-FEIRA, FAZENDO O “SÃO JOÃO DOS ARTISTAS”!*
*Nesta quinta-feira, a Casa abrirá às 20h, e o forró ao vivo começa às 21h.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687 . Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada*.
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar…
👇


São João de Olinda é cenário da festa Beguiri de Xangô


No mês do ciclo junino, a Associação Recreativa Carnavalesca Afoxé Alafin Oyó promove a 2ª edição do “Beguiri de Xangô – No São João em Olinda, também se louva Xangô”, que acontecerá dia 28 de junho (sexta), às 18h, no Clube Atlântico de Olinda, com entrada gratuita.

A programação do evento conta com o Xiré (momento de louvação aos orixás), apresentação do próprio Afoxé Alafin Oyó, além de várias atrações artísticas como: Quadrilha infantil Coração Mirim, Quadrilha Raio de Sol, Juninho do Coco, Coco do Amaro Branco e Companhia do Continente Africano Toffodji.

Xangô, o orixá exaltado no mês de junho pelos adeptos do Candomblé, é considerado pelas religiões de matrizes africanas como “divindade da justiça”. Representado pelo fogo e pelas cores marrom e vermelho, ele era o rei governante da cidade de Oyó e suas festividades também são marcadas pelas fogueiras. A celebração do orixá da justiça também é conhecida como “festa da fartura”.

O Afoxé Alafin Oyó foi fundado em março de 1986, em Olinda, e é o primeiro e único Afoxé a receber o Título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Conhecido também como “Candomblé de rua”, símbolo da militância e resistência negra local, o grupo tem grande representatividade no meio cultural e artístico no Brasil. O nome “Alafin”, em iorubá, remete a um título de nobreza que significa “senhor/rei do palácio”. Já “Oyó” faz referência à capital do antigo reino de Iorubá, na África, onde hoje fica a Nigéria.

Através dos Afoxés e Terreiros de toda a Região Metropolitana do Recife, o evento contará com a exposição e a oferta gratuita para todos os convidados, com comidas representando cada orixá, especialmente, o Beguiri, que é um dos pratos ofertados ao orixá Xangô.

*SERVIÇO:*
FESTA BEGUIRI DE XANGÔ – NO SÃO JOÃO EM OLINDA TAMBÉM SE LOUVA XANGÔ 
Data: 28/06
Horário: 18h
Local: Clube Atlântico de Olinda
*EVENTO GRATUITO 
Página do Instagram: @alafineusou
Mais informações: 81 98848-9968 (Bernardo Sena - Comunicação do Afoxé Alafin Oyó)

São João da Ilha se consolida como mais uma opção de destino para as festas juninas de Pernambuco


Já imaginou passar o São João no paraíso? Fernando de Noronha vem se consolidando cada vez mais como opção de destino de festejo junino de Pernambuco. A Administração do arquipélago, com apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe e Empetur, realizou, com sucesso, nos dias 23 e 24 de junho, na Praça da Mãezinha, mais uma edição do São João da Ilha.

Uma festa tradicional de interior, só que no meio do oceano, com arraial todo colorido, forró pé de serra, shows musicais, apresentação de quadrilhas juninas, barraquinhas de comidas típicas... e tudo isso com muita segurança, zero violência e ainda com a vantagem de, durante o dia, aproveitar as praias paradisíacas e as belas paisagens do arquipélago.

O primeiro dia da programação começou no final da tarde com o Polo dos Idosos, animado pelo cantor Kinho Ramalho e o Trio Amor com Café, que colocou toda a comunidade da melhor idade para dançar. Depois foi a vez da apresentação das quadrilhas juninas da Escola Erem Arquipélago e da Quadrilha Noronha Matuta, com uma volta triunfal depois de seis anos sem se apresentar, trazendo como tema "A cerca", uma história baseada no clássico de Romeu e Julieta. 

A noite foi marcada ainda pela homenagem à artesã, costureira e agricultora, Terezinha de Lucas, e pelas atrações musicais, que tinham como destaque o forró. Nesse dia, subiram ao palco a cantora já conhecida na ilha, Dayane Santos, depois veio Gerlane Lops, com a proposta do Forró Sambado, e, fechando a noite, a Banda Forró de Nós da Terra, que trouxe os clássicos do forró das antigas.

A cantora Gerlane Lops foi só elogios ao arquipélago: "É o primeiro São João que passo em Noronha e eu estou impressionada. A ilha está cheia de turistas, o povo está abraçando o São João como nunca. A ilha está linda", ressaltou.

A administradora de Noronha, Thallyta Figuerôa, falou sobre o propósito de realizar uma festa multicultural, para todas as idades. "Assim como acontece ao longo de todo o estado, a gente traz para Fernando de Noronha aquilo que a gente tem de mais forte, que é a nossa cultura, representada e multiplicada através das pessoas que aqui vivem. A intenção de fazer esses dois dias de festa foi trazer aqui para a praça as famílias, os visitantes, para que pudessem sentir um pouquinho do que é o forró e a cultura de Pernambuco", destacou. 

Já a noite de 24 de junho, Dia de São João, começou com um minuto de silêncio em homenagem ao casal Maria das Graças e Genival Dantas, moradores antigos da ilha que faleceram na véspera e no dia de São João, respectivamente.

Após a homenagem, a programação seguiu com o forró pé de serra do cantor Kinho Ramalho e Trio Amor com Café, acompanhados pela dupla de dançarinos Charlene Santos e João Artur. Na ocasião, o cantor organizou uma quadrilha improvisada com o público presente.

Na sequência, teve apresentação da Quadrilha Noronha Matuta e shows com o eletrizante Douglas Leon, que agitou a praça com frevo e forró, e Geo Moura, com sua sanfona tão característica colocando todo mundo para forrozar. 

Uma festa que vai deixar saudade. Que o diga a turista de Passo Fundo (RS), Miralda Laranzenti, que optou em passar o São João em Noronha. "Lindo, maravilhoso, gratidão a vocês, pessoal muito receptivo, tudo organizado."

E o ciclo junino em Noronha não acaba por aqui. Ainda tem a Festa de São Pedro, que é a mais tradicional da ilha: um dia inteiro de celebração, com missa campal e barqueata em homenagem ao santo, além de peixada e uma sequência de shows musicais com Nena Queiroga, Fabiana Pimentinha, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Fotos: Weidson Carlos
Imprensa FN

Shopping Norte Janga e Coqueiral Park tratam sobre parceria para oferecer lazer e diversão aos consumidores


Para que os frequentadores do shopping Norte Janga de Paulista, tenham oportunidades de lazer e diversão, nesta terça-feira (25/06) a CEO da administração do centro comercial, Cléia Alves, foi recebida pelo empreendedor do Coqueiral Park, Rubens Arantes na sede do Clube localizado no bairro de Ouro Preto em Olinda.

Na ocasião, foram iniciadas as tratativas para que os clientes que comprem a partir de R$ 100 nas lojas do shopping ganhem uma entrada gratuita para o parque aquático. 

Após o encontro institucional, os representantes dos estabelecimentos falaram sobre a iniciativa.

"O shopping Norte Janga está em plena expansão para atração de novas operações comerciais e de serviços públicos municipais e estaduais. Está localizado na PE 01, que corta a região das praias de Paulista o que permite receber visitantes desde María Farinha até a ponte do Janga. Outro ponto importante é a abertura das portas internas de acesso com o Mix Mateus do Janga, aumentando para quase 5 mil pessoas o fluxo diário de circulação. Nesse sentido, agradecemos o interesse e o convite feito pelo Coqueiral Park na figura do empreendedor, Rubens Arantes, para fortalecer a qualidade de nossos serviços perante a população dos municípios do Litoral Norte", destacou Alves.

"O Coqueiral Park é um espaço consolidado. Recebemos uma média de 1500 a duas mil pessoas por final de semana. Temos um excelente conjunto de piscinas com toboáguas, um excelente serviço de restaurante e amplo estacionamento. Ter a oportunidade de atrelar nossa marca ao shopping Norte Janga em seu notável crescimento econômico nos traz satisfação. Estamos felizes em receber a CEO do shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, para esse primeiro encontro e logo colocarmos em prática uma parceria que vai oferecer lazer de qualidade a todos os que moram e visitam o Litoral Norte", ressaltou Arantes.

Com informações e foto do jornalista Jesus Rondon

3ª edição do ART.PE começa nesta quarta-feira (26) no Terminal Marítimo de Passageiros



A ART.PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco – chega a sua terceira edição consolidando o Nordeste como espaço de fomento do mercado de arte. De 26 a 30 de junho, galerias de arte e instituições irão ocupar o Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife. Durante os cinco dias da feira, é esperado um público de 14 mil pessoas, 20% a mais do que foi registrado no ano passado. A visitação será aberta das 14h às 21h. Ampliando a programação, será realizada, em paralelo, uma exposição com esculturas de Abelardo da Hora, no bairro da Várzea, no Recife. 
Participam desta edição 30 galerias, instituições públicas e privadas e lojas de museus, sendo 20 galerias do Nordeste, além de Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e de Portugal. A direção artística formada por Beth da Matta, Mônica Bouqvar e Filipe Campello acompanhou essas escolhas. A produção é da Archi Cultural, que tem direção executiva de Diogo Viana, idealizador do ART.PE.
Entre os museus, estão a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand, Museu de Arte Moderna Aloizio Magalhães (MAMAM) e Instituto Ricardo Brennand (IRB). Também estarão presentes os projetos sociais com lojas a ONG Paramar e Movimento Pró-Criança. 
“A ART.PE consolida-se hoje como um dos eventos do calendário de artes visuais de Pernambuco e do Brasil. Nas duas edições passadas, a Feira recebeu personalidades do mercado das artes”, afirma Diogo Viana, arquiteto e produtor da Feira.

*Centenário de Abelardo da Hora*
A exposição “Hora, substantivo feminino” trará seis esculturas do artista visual Abelardo da Hora. A mostra ficará em cartaz de sexta a domingo, entre 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h, no Quintal da Iron House, do Grupo Cornélio Brennand, no bairro da Várzea. O espaço fica localizado na área externa transformada em uma locação. A curadoria da exposição é assinada por Carlos Mélo.  
Realizada pela Galeria Boi, junto com a ART.PE, a exposição é uma homenagem ao artista com a exibição de seis esculturas, cujo recorte curatorial trata do tema da presença da mulher na obra de Abelardo da Hora. 
Para a neta de Aberlado da Hora, Clara da Hora, a exposição é uma homenagem à trajetória do avô, que tem uma relação com o cenário cultural de Pernambuco. “Ele não foi apenas um artista, foi um agente político, tendo atuado como secretário de Educação e Cultura do Recife e criador de movimentos como Movimento de Cultura Popular e o Ateliê Coletivo. Também foi o criador da lei municipal que determina a inserção de obras de arte em construções com mais de mil metros quadrados, tendo um papel na paisagem do Recife. Ele traz a raiz da cultura em suas obras, que ocupam espaços da cidade, como o aeroporto e praças”, afirma Clara.

*Fotografia*
Outra novidade desta edição da Feira ART.PE é o Salão de Fotografia. O espaço contará com a participação de cerca de 20 artistas. A curadoria é assinada por Gustavo Bettini, diretor do Ateliê de Impressão. 
O Salão de Fotografia receberá artistas nordestinos ou que tenham o Nordeste em sua pesquisa ou ainda, que morem com a Região. Participam do Salão de Fotografia da Feira ART.PE os artistas Alcir Lacerda, Akira Cravo, Alexandre Severo, Antônio Melcop, Aslan Cabral, Ashlley Melo, Caio Danyalgil, Claudio Maranhão, Coletivo Encruzilhada, Evandro Teixeira, Flora Negri, Fred Jordão, Géssica Amorim, Geyson Magno, Hélia Scheppa, Heudes Régis, Isaias Belo, Júlio Jacobina, Leo Caldas, Miva Filho, Priscilla Buhr, Rafael Martins, Roberta Guimarães, Rodrigo Braga e Yeda Bezerra de Melo.
“Buscamos mesclar nomes já consolidados no mercado de fotografias artísticas e outros que são promessas do gênero. A ideia é apresentar ao público a fotografia como arte, mostrar as possibilidades da imagem”, explica Gustavo Bettini.

*Outros espaços*
Além do Salão de Fotografia, a ART.PE terá outros espaços. A Arena BNB Cultural: Nordeste Expandido, oferecerá uma série de atividades para fomentar o setor da arte com palestras e rodas de conversas, lançamentos de livros, temas voltados ao mercado de arte e participações dos museus que estão presentes na Feira.
Os visitantes contarão, também, com o Salão de Design, com a presença das lojas Na Rosenbaum, Na Foz, Desenho Design e MV Cerâmica, todas com curadoria ART.PE. A Área Gastronômica terá a presença do Restaurante Cá-Já em um lounge para 30 pessoas. O bar Liamba, a sorveteria Degusta, a cafeteria Um Certo Café e o Wine Bar, com vinhos da WineConcept Brasil, completam o espaço.
A Iquine, uma das patrocinadoras da ART.PE, terá um espaço com 60 m² assinado pela arquiteta Cláudia Buchholz. O lounge conceitual da marca é inspirado na campanha publicitária comemorativa aos 50 anos, que possui paletas de cores criadas e pensadas em cada região do Brasil. A proposta é gerar uma atmosfera para os visitantes que forem conferir o local, valorizando a identidade cultural brasileira.

*Serviço:* 
*3ª ART PE – Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco*
Data: De 26 a 30 de junho, das 14h às 21h 
Local: Terminal Marítimo de Passageiros, do Porto do Recife
Acesso gratuito para a Arena Arte e Mercado de palestras
Acesso à feira de galerias: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia) + taxa Sympla 
À venda na plataforma SYMPLA 

*Exposição “Hora, substantivo feminino”*
Data: De 28 de junho a 28 de julho, das 14h às 20h
Local: Quintal da Iron House (R. João Francisco Lisboa, 385 - Várzea) 
Acesso gratuito.

Márcia Conrado tem contas de 2022 aprovadas pela Câmara de Vereadores


A Câmara de Vereadores de Serra Talhada aprovou, nesta terça-feira (25), as contas da prefeita Márcia Conrado referentes ao exercício de 2022. Em março deste ano, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) já havia aprovado por unanimidade a prestação de contas de Márcia Conrado e emitido um parecer prévio recomendando a aprovação à Câmara Municipal.

Esta recomendação foi acolhida pelos vereadores, que validaram o trabalho financeiro da prefeita e sua equipe. “A aprovação reforça o nosso compromisso com a eficiência e transparência em Serra Tallhada. É gratificante ver esses princípios sendo reconhecidos tanto pelo nosso povo quanto por órgãos fiscalizadores”, frisou a prefeita Márcia Conrado. 

Desde que assumiu a prefeitura de Serra Talhada, a gestora tem mantido um histórico de contas aprovadas tanto pelo TCE/PE quanto pela Câmara Municipal. Esta sequência de aprovações é um reflexo dos esforços contínuos em prol do desenvolvimento econômico, social e da transparência na gestão pública da cidade.

“Essa é a diferença de fazer gestão de verdade, com trabalho e dedicação. Gerir o dinheiro público da melhor maneira. O nosso trabalho é reconhecido mais uma vez pelos vereadores e Tribunal de Contas. Nossos investimentos em educação, saúde, segurança, assistência social, em todas as áreas são sempre realizados com transparência. Seguiremos neste caminho, em prol de resolver todos os desafios de Serra Talhada”, destacou a prefeita Márcia Conrado, reafirmando seu compromisso com a população.

Foto: Divulgação

Última semana do São João do Mangabeira Shopping tem shows no Palco Principal na quinta, sexta e sábado


Estamos na última semana do “Arraiá Mangabeira”, o São João do Mangabeira Shopping, que tem sido um grande sucesso desde o início, em 6 de junho. Para encerrar esta edição com chave de ouro, o evento oferecerá shows gratuitos no Palco Principal nesta quinta (27), sexta (28) e sábado (29), sempre às 19h.

Na quinta-feira (27), Filipe Mello subirá ao palco trazendo muito forró. Na sexta-feira (28), véspera de São Pedro, será a vez de Johnnie Chik e Banda animarem o público. No sábado (29), a dupla Romeu e Romário fechará a semana com mais uma noite de muita música e alegria.

No domingo (30), todos estão convidados a participar do grande encerramento do “Arraiá Mangabeira”. Das 17h às 20h, haverá forró pé de serra no Coreto, seguido por uma encantadora apresentação da quadrilha junina Safona Branca, em frente ao Palco Principal.

"Tivemos o mês inteiro de apresentações artísticas, e o 'Arraiá Mangabeira' deste ano foi um grande sucesso, celebrando a cultura junina com muita música, dança e alegria. Com certeza, fortalecemos o projeto e no ano que vem tem mais", disse Roberta Barros, diretora de Marketing do Mangabeira Shopping.

*Sobre o Arraiá Mangabeira*

‌O “Arraiá Mangabeira” é um dos maiores eventos juninos de João Pessoa, atraindo tanto turistas quanto moradores da capital paraibana. O evento oferece uma imersão na cultura nordestina por meio de suas atrações regionais e elementos típicos.

Um dos grandes atrativos do “Arraiá Mangabeira” é a cenografia temática, que transforma o shopping em uma autêntica "Vila de São João". Este ano, a novidade é a "Fazendinha", uma área dedicada às crianças com réplicas de animais como cavalos, bois, vacas, porquinhos e ovelhas, perfeita para fotos e vídeos. Além disso, as comidas típicas são um destaque à parte, com barraquinhas de lojistas oferecendo delícias tradicionais da época.

Dia Nacional do Diabetes: dentista alerta para os cuidados com a saúde bucal

 
No Brasil, de acordo com Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 20 milhões de pessoas vivem com essa condição, que é causada pela produção insuficiente ou má utilização de insulina, hormônio responsável pela regulação da glicose no sangue e por garantir energia para o organismo. No dia 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Diabetes. Poucos sabem, mas os cuidados com o diabetes também incluem a saúde bucal.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações em vários segmentos do corpo, inclusive na saúde bucal. Pessoas com diabetes apresentam alterações fisiológicas e, dessa forma, têm alto risco de desenvolver problemas bucais. “Dentre as manifestações mais comuns encontram-se a periodontite, distúrbios de glândula salivar, xerostomia, síndrome da ardência bucal, infecções fúngicas (cândida) e bacterianas, abscessos, queilite angular e mau hálito”, afirma o dentista e professor da Clínica Odonto FPS, Davi Barbirato. 

Isso acontece devido ao aumento da glicemia e interferência na produção salivar, o que também deixa o paciente mais suscetível a infecções e distúrbios de cicatrização. O dentista ainda alerta que as pessoas que não têm diabetes também precisam ficar atentas aos cuidados com a saúde bucal, porque complicações como, por exemplo, a periodontite, podem apresentar riscos. “Essa condição é considerada fator de risco para o desenvolvimento de resistência insulínica, diabetes e síndrome metabólica, mesmo no indivíduo sem diabetes”, explica Davi.

CUIDADOS

Desse modo, manter a saúde bucal é de extrema importância para o controle e prevenção do diabetes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir e gerenciar é com práticas de vida saudáveis, priorizando atividades físicas e uma alimentação com pouco ou sem açúcares e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. 


No âmbito bucal, o dentista Davi Barbirato reforça que os cuidados devem, principalmente, estar centrados na boa escovação dentária pelo menos duas vezes ao dia, com higiene do espaço entre os dentes, pelo menos uma vez ao dia. "Além disso, é necessária a ida frequente ao dentista para ajudar a manter a saúde em dia e solucionar logo eventuais problemas. Antes da consulta odontológica, o paciente deve se alimentar e fazer uso das medicações normalmente”, recomenda. 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO 

Na Clínica Odonto FPS, o paciente recebe atendimento personalizado de acordo com cada especificidade. Com 30 consultórios que atendem de bebês a idosos, a Odonto FPS está localizada na Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira, e funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h. Para as comunidades do entorno, o serviço é oferecido de forma gratuita. Para mais informações e agendamentos: telefone (81) 3312-7777.

Ministro Silvio Costa Filho destaca recorde no número de passageiros transportados para o exterior


Pelo 38º mês consecutivo, o número de passageiros transportados no mercado internacional teve alta. No mês de maio, o Brasil registrou recorde de viajantes em destinos para o exterior; foram 1,9 milhão de turistas nesse mercado, melhor resultado para o mês desde início da série histórica - iniciada em 2000. O indicador apresenta crescimento desde abril de 2021. O resultado apresentado no quinto mês deste ano foi 18,2% superior na comparação com o mesmo período do ano passado e, também, maior que volume registrado no período pré-pandemia. Os dados fazem parte do indicador de demanda e oferta do transporte aéreo divulgado nesta sexta-feira (21) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A política do Governo Federal para fomentar a aviação civil internacional, liderado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), ajudam a explicar os resultados. Nos últimos meses, o ministro da pasta, Silvio Costa Filho, anunciou o aumento da malha aérea para o exterior e a retomada de rotas descontinuadas no período da pandemia. Entre os voos anunciados estão o incremento de 95 novas operações semanais de Portugal para o Brasil, com saída e chegada em 11 capitais brasileiras. Uma das novidades é a interligação direta entre Florianópolis, capital de Santa Catarina, e Lisboa, sede do país português.

“São dados importantes, que mostram o fortalecimento da aviação e do turismo no país. Tivemos um crescimento no número de turistas brasileiros viajando para o exterior e também de turistas estrangeiros que viajaram para o Brasil. A cada quatro turistas é gerado um novo emprego em nosso país; o que significa o fortalecimento das relações entre os países e no crescimento da economia. Esse crescimento é fruto do trabalho do presidente Lula, junto com o Ministério de Portos e Aeroportos, Embratur, presidida por Marcelo Freixo, e o Ministério do Turismo, liderado por Celso Sabino. Juntos, seguimos trabalhando para ampliar o número de passageiros, movimentando a economia brasileira”, destacou Silvio Costa Filho.

De acordo com os dados da Anac, a rota que mais transportou passageiros para o Brasil foi Santiago (Chile)/Guarulhos (São Paulo). No último mês, mais de 112 mil turistas chegaram ao Brasil utilizando essa ligação, o valor corresponde a 6% do total transportado. A capital chilena também teve a segunda rota com maior número de viajantes, tendo como destino o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 50 mil turistas. O trecho Bogotá (Colômbia)/Guarulhos veio logo em seguida, com mais de 48 mil pessoas transportadas.

Movimentação por país

Apesar de não aparecer entre as três rotas mais movimentadas em termos de turistas que chegam ao Brasil, o Estados Unidos, assim como em maio do ano passado, continuou sendo o país com maior volume de passageiro transportado. No quinto mês deste ano, foram mais de 325 mil passageiros chegando ou partindo para o país americano, aumento de 10,8% na comparação com igual período de 2023. Argentina e Portugal, com 231 mil e 218 mil, respectivamente, estão no topo de países mais visitados por turistas que estão em solo brasileiro.

O Chile, por sua vez, foi o país que apresentou o maior percentual de crescimento na movimentação de viajantes de e para o Brasil. Com quase 200 mil passageiros, o país cresceu 70% nesse indicador. Em maio de 2023, o movimento alcançou 116 mil. Os principais dados do setor aéreo podem ser acessados na página de Demanda e Oferta, disponível no portal da Anac.

Neoenergia promove mutirão para receber materiais recicláveis em troca de desconto na conta de energia


 A Neoenergia Pernambuco promove, a partir desta terça-feira (25) até a próxima sexta-feira (28), um mutirão de atendimento do Projeto Vale Luz. A intenção é receber os resíduos gerados durante o São João em troca de desconto na conta de energia elétrica. Para participar, basta juntar os materiais (ver lista abaixo) e entregar em um dos pontos de atendimento (lista ao final do texto). 

Por meio do Vale Luz, alguns clientes da Região Metropolitana do Recife chegam a zerar a conta de energia elétrica. Apenas a título de exemplo, cada 1 quilo de latinhas entregues, o cliente recebe R$ 5,20 de desconto. O consumidor que entregar 1 quilo de garrafa PET receberá o benefício de R$ 1,50 na conta de energia. Quanto mais resíduo, maior será o benefício na conta. Esta iniciativa tem como finalidade contribuir com o orçamento doméstico das famílias, assim como promover o descarte correto do material e a preservação do meio ambiente.
 
O Vale Luz recebe resíduos de clientes residenciais de qualquer bairro e classe social da Região Metropolitana do Recife e de Limoeiro. É importante lembrar que o valor que o participante obter também pode ser destinado a instituições cadastradas no programa. A lista de entidades pode ser acessada nos próprios locais de atendimento. 

Já os catadores podem aproveitar o momento para receber o valor em dinheiro. Para isso, eles precisam se cadastrar no projeto de forma antecipada. No ano passado, a Neoenergia realizou o pagamento de mais de R$ 50 mil aos catadores de latinha e de PET, aproximadamente 10% de tudo que foi concedido pelo Vale Luz em 2023.

Para participar do Vale Luz é muito fácil. No caso dos clientes, basta levar a fatura de energia com um documento com foto para realizar o cadastro no mesmo momento e já garantir o desconto na conta. Já os catadores devem ir até um ponto de atendimento do Vale Luz com RG e CPF, dados bancários e preencher uma declaração de que é catador.

*MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ*

- PAPEL E PAPELÃO: jornais, revistas, cadernos, livros e caixas.

- PLÁSTICOS: Embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), sacos, CDs, canos e tubos, sopro colorido e branco.

- METAL: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e ferro.

- VIDRO: garrafas, potes e demais embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).

- ÓLEO VEGETAL: óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona (material deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparente).

- ELETRÔNICOS: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora.

- BATERIAS: o material deve estar limpo e seco na hora da troca e serão aceitas apenas baterias de veículos automotivos.

*CONFIRA OS LOCAIS ITINERANTES DISPONÍVEIS ATÉ O FIM DESTE MÊS*

• 25/06 (09h30 às 14h) – IBURA DE BAIXO – Rua Engenho Bulhões, s/n, em frente a nova praça.
• 25/06 (09h30 às 14h) – VILA TAMANDARÉ – Rua Dr. Gilardi Rodrigues dos Santos, Nº 44, em frente à Associação Comunitária da Vila Tamandaré. 
• 26/06 (09h30 às 14h) – BOLA NA REDE – Avenida Padre Mosca de Carvalho S/N, Bola na rede, Recife-PE - Ponto de Referência: Ao lado do Mercadinho Preço Mínimo.
• 26/06 (09h30 às 11h) – BOMBA DO HEMETERIO – Rua Bomba do Hemetério, S/N , Bomba do Hemetério – Recife PE Ponto de Referência: Próximo a Escola Mardonio.
• 26/06 (09h30 às 14h) – OURO PRETO – Rua Dracena, 24, Ouro Preto, Olinda-PE - Ponto de Referência: Igreja Presbiteriana Ressurreição.
• 26/06 (09h30 às 14h) – PARATIBE – Av. Lindolfo Color, Nº 70, no Paulista, no Sindikombi.
• 27/06 (09h30 às 14h) – IMBIRIBEIRA – Rua Sargento Silvino de Macedo, Imbiribeira, Recife-PE - Ponto de Referência: Depois da fábrica de gesso.
• 27/06 (09h00 às 11:30h) – ILHA DE DEUS – Associação Remo - em frente à Praça da Ilha de Deus- Imbiribeira – Recife.
• 27/06 (09h30 às 14h) – CAMARAGIBE – Avenida Doutor Belmino Correia,2340, Centro - Camaragibe-PE Ponto de Referência: Em frente a Prefeitura de Camaragibe.
• 28/06 (09h30 às 14h) – PRAZERES – Rua Fernando Vieira Pinto, 318 - Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE - Ponto de Referência: próximo ao Residencial Aritana.
• 28/06 (09h30 às 14h) – SAN MARTIN – Rua Apulcro de Assunção, Nº 840, em frente à creche municipal Futuro do Amanhã.
• 28/06 (13h30 às 15h30) – TABAJARA – Av. Tabajara, s/n, Olinda, no antigo terminal de ônibus.        
CONFIRA OS LOCAIS FIXOS DO VALE LUZ:

• Posto Arrecife: Av. Pres. Dutra, 451, Ibura, Recife (Segunda a Sábado).
• Container Jaqueira: Praça Souto Filho, s/n - Jaqueira, Recife (Terça a Domingo).
• Container Neoenergia Madalena: Rua Carlos Gomes, 50 - Madalena, Recife-PE. Ponto de Referência: Loja da Neoenergia (segunda a sexta).
• Container Várzea: Rua João Francisco Lisboa, 385, ao lado do Hub Plural.
• Hiper Cordeiro Limoeiro: 449, PE-050, 295, Limoeiro (segunda a sábado).

*AUTOATENDIMENTO RETORNA MACHINE (APENAS LATAS E GARRAFAS DE ALUMÍNIO, PET, AÇO E TETRAPAK)*

• Retorna Machine: Ferreira Costa - Rua Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife – PE (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Ferreira Costa - Av. Mal. Mascarenhas Morais 2967, Recife-PE. (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Casa Zero - Rua Bom Jesus, 227 - Centro, Recife- PE. (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Shopping Camará - R. Manoel Hónorato da Costa, 555 - Vila da Fábrica, Camaragibe – PE (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Shopping Boa Vista - Rua do Giriquiti, 48 - Boa Vista, Recife – PE (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem, Recife - PE (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Shopping Patteo Olinda - R. Carmelita Muniz de Araújo, 225 - Casa Caiada, Olinda - PE – Piso L3 (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Shopping Rio Mar - Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE – Piso Térreo, próximo dos Correios (Horário de funcionamento local).
• Retorna Machine: Empresarial Novo Mundo - PE-024, Rota dos Coqueiros, 4165 - Paiva, Cabo de Santo Agostinho – PE - (Horário de funcionamento local).

*DESCONTOS*

O projeto Vale Luz da Neoenergia Pernambuco já concedeu cerca de R$ 135 mil em descontos nas contas de energia dos pernambucanos, apenas no trimestre de 2024. Esse valor recorde da concessionária foi obtido pelos mais de 1.920 clientes após realizarem a entrega de 253 toneladas de materiais recicláveis nos pontos de atendimento da ação de eficiência energética.

Financiamento de placas solares cresce 114% na Região Nordeste


Como parte das iniciativas do Mês da Sustentabilidade promovidas pelo Santander, a Sim, empresa do Grupo, lança uma oferta especial por tempo limitado, para incentivar o uso de energia limpa no Brasil. Entre os dias 24 e 28 de junho, os clientes poderão financiar painéis solares com juros a partir de 1,25% a.m, com a possibilidade de desconto adicional de até 10% na taxa. Os interessados também terão condições especiais para financiar o equipamento por meio do Boleto Parcelado, produto oferecido por mais de 2 mil lojistas parceiros em todo o país.

A Sim tem registrado crescimento significativo na busca por financiamentos de placas solares nos últimos meses. Entre janeiro e maio deste ano, as simulações de financiamento no Nordeste, região estratégica para a marca, cresceram 114% em relação a igual período de 2023. A concessão de crédito avançou em 113% no mesmo período de comparação. 

“Os números refletem não apenas a crescente demanda por equipamentos solares, mas também a confiança dos consumidores nas opções de financiamento oferecidas pela Sim. Estamos comprometidos em facilitar o acesso dos brasileiros à energia solar, promovendo uma transição energética limpa e acessível”, ressalta Marcelo Aleixo, CEO da Sim.

Com uma equipe de Gerente Regionais e Consultores distribuídos pelo Brasil, dedicados ao atendimento de lojistas parceiros, a Sim quer não só impulsionar o financiamento de placas solares, mas também reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética, alinhada aos valores do Santander. “Estamos construindo um futuro no qual a sustentabilidade é uma realidade acessível a todos. As condições especiais têm como objetivo impulsionar as vendas; mas principalmente levar as vantagens da energia limpa para cada vez mais pessoas”, reforça Aleixo.

Mais informações sobre as condições de financiamento de sistemas solares podem ser acessadas no site da Sim: https://emprestimosim.com.br/energia-sim/

▪︎ Sobre a Sim
A Sim é uma empresa Santander, braço da financeira, 100% digital, que oferece soluções de crédito e financiamento de maneira simples, responsável e transparente. Parte da estratégia do Banco de fortalecer a presença no mercado de consumo do Brasil, a Sim conta com canais de venda, próprios e de parceiros. Além de uma prateleira de produtos customizados para diferentes setores que inclui: empréstimo pessoal, empréstimos com garantia de veículos, seguro prestamistas e Boleto Parcelado – o financiamento em segmentos como turismo, energia solar, móveis, entre outros.

Inauguração do Novotel Recife Marina impulsionará turismo


Equipamento será apresentado a convidados no dia 1º de julho. O complexo Porto Novo Recife engloba, além do Novotel Recife Marina, o Recife Expo Center e a Recife Marina. O hotel já inicia a operação no dia 29 deste mês de julho e o Recife Expo Center recebe eventos no início de agosto

O novo marco na paisagem urbana da capital pernambucana será apresentado a convidados no dia 1º de julho durante a inauguração do Complexo Porto Novo Recife, no Novotel Recife Marina, no Cais de Santa Rita, a partir das 16h. Na ocasião, será realizada uma visita guiada às dependências do empreendimento hoteleiro, seguido de solenidade com a presença das principais autoridades e lideranças locais e de um coquetel com queima de fogos. Haverá ainda o lançamento do livro Inspiração Recife, que celebra a beleza, a cultura e a história da cidade.

O Complexo inclui o Novotel Recife Marina, o Recife Expo Center e a Recife Marina em uma estrutura multiuso voltada ao turismo de lazer e negócios. O projeto foi concebido como uma oportunidade de valorizar toda a área circundante do centro do Recife. 
Com este investimento, a expectativa da Incorporadora Porto Novo Recife é dar um impulso para o renascimento do centro, uma área com um potencial enorme a ser explorado. 

“É um conjunto de empreendimentos que consideramos único no Brasil por todos os seus diferenciais, desde a arquitetura, localização, funcionalidade e modernidade. Conseguimos reunir características singulares com um hotel, uma marina de classe internacional e um centro de convenções moderno, numa paisagem igualmente única. Acreditamos que haverá um impacto significativo na economia local, gerando empregos, atraindo investimentos e fomentando o turismo, marcando assim um novo capítulo na história da cidade”, vislumbra o sócio investidor Romero Maranhão Filho.

Com a inauguração no dia 1º de julho, o Novotel Recife Marina ainda seguirá com o gerenciamento de processos e treinamento das equipes até abrir as portas aos primeiros hóspedes no dia 29 de julho, quando será operado pela gestora hoteleira ATRIO Hotel Management. O hotel, projetado no mais elevado padrão, contará com 300 apartamentos, incluindo 20 suítes, e será classificado como quatro estrelas, mantendo um alto padrão de serviço executivo.

Com sua inclinação de 59 graus e suas esquadrias e revestimentos de vidro importados, o Novotel dispõe de cinco pavimentos ao todo, dos quais quatro são de apartamentos. No comprimento, equivale a uma edificação vertical de 48 andares. O hotel oferecerá uma gama de serviços com academia, spa, piscina, bar, três restaurantes, além de um rooftop com uma vista incrível.
Assinado pelo arquiteto Jerônimo Cunha Lima, o design do centro hoteleiro impressiona pela sua ousadia e elegância. A estrutura do edifício foi idealizada de forma a lembrar uma majestosa embarcação navegando pelo Oceano Atlântico. Afinal, como uma máxima conhecida por muitos recifenses, conta-se que é da união dos rios Capibaribe e Beberibe que surge o Atlântico. Brincadeiras à parte, vale salientar que durante uma visita à capital pernambucana, o navegador Amyr Klink, conhecido pelas expedições marítimas, apontou o local da construção como o melhor no Nordeste para uma marina. 

“Amyr veio e escolheu esse ponto exato, que tem as condições perfeitas para receber embarcações de tamanhos variados, ideal para uma marina de classe internacional. Além disso, o Recife ainda não possuía um centro de convenções, então, resolvemos criar um novo equipamento nessa área da cidade, que estava totalmente carente de tudo e percebemos que teríamos condição de construir um espaço com um tamanho bom que pudesse atender tanto o público local quanto de eventos nacionais e internacionais”, completa Romero Maranhão Filho. 

Com capacidade para até 200 embarcações, a marina oferecerá não apenas infraestrutura para atracação, mas também lojas de produtos e serviços náuticos. O acesso às embarcações será facilitado, independente do nível da maré, a partir de uma estrutura formada por píeres flutuantes que utiliza alumínio e madeira sintética.
Integrado ao Complexo, o Recife Expo Center será aberto ao público em agosto e está sendo erguido em uma área total de 8 mil m². Terá um pavilhão com 4.100 m², um auditório para 1.500 pessoas e dez salas multifuncionais com capacidade de 100 até 190 pessoas.