quarta-feira, 5 de julho de 2017

Racionamento de água em Caruaru terá nova redução em setembro

A Barragem do Prata vertendo é um cenário que não se via há seis anos, desde 2011. A recuperação do manancial, localizado em Bonito, é uma excelente notícia para a população de Caruaru e das cidades de Altinho, Ibirajuba, Agrestina, Cachoeirinha e Santa Cruz do Capibaribe que, neste ano, enfrentaram o sétimo ano consecutivo de seca na região Agreste. Em pouco mais de um mês, a Barragem do Prata saiu da situação de pré-colapso e conseguiu armazenar 42 milhões de metros cúbicos de água, a capacidade máxima acumulação do reservatório. No entanto, a Barragem do Prata cheia não é suficiente para retirar a maior cidade do Agreste do racionamento. Caruaru precisaria da água da Barragem de Jucazinho para ficar livre do rodízio definitivamente.

Jucazinho, localizado em Surubim e responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Caruaru, permanece em colapso desde setembro do ano passado - quando foi implantado o calendário de abastecimento em Caruaru - e ainda não conseguiu acumular água no período de chuvas. "Será necessário, por enquanto, continuar com o racionamento em Caruaru. Estamos executando uma obra complementar para a troca dos conjuntos motorbomba do Sistema Prata/ Pirangi por equipamentos mais potentes. Essa medida vai permitir um acréscimo de 200 litros de água, por segundo, para 800 mil pessoas em Caruaru e nas outras cidades da região", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor.

O Governo do estado investe R$ 2,6 milhões na ampliação da capacidade das estações de bombeamento do Sistema Produtor Prata/Pirangí. A Compesa trabalha para concluir essa obra até o final do mês de setembro deste ano e reduzir o calendário de abastecimento de água em vigor em Caruaru, que é de cinco dias com água para 15 dias - desde o final do mês de junho. Em fevereiro, quando o Prata alcançou 20% da sua capacidade, o racionamento em Caruaru chegou a ser realizado no regime de cinco dias com água e 20 dias sem. "A Adutora do Pirangi foi uma obra fundamental para garantir a preservação hídrica da Barragem do Prata, e evitar que o manancial entrasse em colapso antes do período chuvoso", acrescentou Mário Heitor.

Tramo Sul de Jucazinho

De acordo com o gerente da Compesa, outra obra complementar, que deverá ser concluída até o final deste ano, vai viabilizar o retorno do abastecimento de água para as cidades do Tramo Sul de Jucazinho: Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho. Essas cidades estão sendo abastecidas exclusivamente por caminhões-pipa. A construção de uma nova unidade de bombeamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado, em Caruaru, vai proporcionar a inversão do sistema - que antes vinha de Jucazinho para Caruaru - para retornar o caminho da adutora levando uma vazão de 200 litros de água, por segundo, do Prata e Pirangi para atender essas cidades. Para a cidade de Toritama, a Compesa atenderá o município por um trecho da Adutora do Agreste, que será interligada à Adutora de Tabocas, alimentada c om águas do Sistemas Prata/Pirangi. A obra está em execução e a previsão é concluir as intervenções em agosto.


Imprensa Compesa

Compesa aumenta captação no Rio Arataca para ajudar a preservar Barragem de Botafogo

Com o aumento do nível do Rio Arataca, uma das principais fontes de água do Sistema Botafogo - responsável por abastecer as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima - a Compesa vai realizar melhorias operacionais que irão ampliar o rendimento da captação nesse manancial, permitindo reduzir a exploração da Barragem de Botafogo (Catucá), localizada em Igarassu. Mesmo no período de inverno, o nível de Botafogo permanece preocupante, tendo em visto que só conseguiu acumular até agora 29,93% da sua capacidade de acumulação. A companhia programou para esta sexta-feira (7), a partir das 0h30, uma parada de 48 horas da Estação Elevatória de Água Bruta de Arataca, em Itapissuma, para executar serviços de natureza elétrica e mecânica desta unidade, além do conserto de um vazamento na adutora que transporta água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Botafogo.

"Diante do baixo nível da Barragem de Botafogo, hoje, a captação no Rio Arataca se tornou a principal fonte de fornecimento de água para o sistema. Com as últimas chuvas e as melhorias no rendimento desta estação elevatória, vamos aumentar a vazão de Arataca de 350 para 450 litros de água, por segundo, colaborando um pouco mais na preservação de Botafogo", justifica o gerente de Controle Operacional da Compesa, Daniel Genuíno. Uma equipe de 20 profissionais estará trabalhando nas intervenções, que acontecerão simultaneamente em Itapissuma e, no trecho da adutora, em Igarassu, e a previsão é que sejam finalizadas às 24h do sábado (8). Durante o período, haverá queda de pressão na distribuição de água para localidades das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.

Para compensar a paralisação da unidade de Arataca, a companhia fará um incremento do abastecimento com água da Barragem de Botafogo, buscando minimizar os transtornos para a população no período. A distribuição de água será regularizada após o término dos serviços, seguindo o calendário de abastecimento de cada área. "A medida é importante pois vai contribuir para diminuir a retirada de água da barragem, ajudando a preservar a vida útil de Botafogo, que continua sendo o manancial a receber a menor contribuição de chuvas na Região Metropolitana", acrescenta Daniel Genuíno.

Além da Barragem de Botafogo - único reservatório de acumulação do sistema - as outras fontes de água que alimentam o Sistema Botafogo são as captações realizadas, por meio de barragens de nível (à fio d'água), nos Rio Arataca, Cumbi, Conga, Tabatinga e Monjope. A produção atual do Sistema Botafogo é de aproximadamente 1000 litros de água por segundo.

Imagem inline 1

Imprensa Compesa

Festival do comerciante Assaí

Como já se tornou tradição, o Assaí Atacadista realiza, durante todo o mês de julho, o Festival do Comerciante, que tem como inspiração o Dia do Comerciante, celebrado em 16 de julho. Este ano, durante o período do Festival, todas as lojas da rede no Brasil terão duas ofertas especiais a cada dois dias, que podem variar de acordo com a cidade e o Estado em que a loja participante está localizada. A ideia é que os clientes encontrem, diariamente, ofertas em produtos que façam parte da sua cesta de compras. Entre as ofertas estarão produtos dos setores de bebidas, mercearia básica, limpeza, entre outros.

Os comerciantes são alguns dos principais públicos do Assaí Atacadista e o Festival do Comerciante é uma forma de o Assaí reafirmar o seu compromisso de parceria com esse público, oferecendo opções cada vez mais adequadas a cada tipo de negócio, com ofertas diferenciadas e regionalizadas, realmente pensadas para esses clientes. A proposta da rede é ser o estoque da pequena empresa, um local em que o cliente empreendedor possa fazer a reposição diária de suas vendas sem a necessidade de compras para longos períodos e estoques. Por isso, o Festival do Comerciante é uma ação importante para a rede se aproximar ainda mais desses clientes.

O Assaí atende desde o pequeno e médio comerciante, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias e quiosques), revendedores e utilizadores (igrejas, quartéis, etc.), até o consumidor final, que busca economia nas compras de grandes volumes. São mais de 7 mil itens entre mercearia, alimentos, hortifrúti, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas em todas as 110 lojas da rede espalhadas pelo Brasil.


Cidade de Pedra volta a ser abastecida pela rede após três anos e meio em colapso

Após três anos e meio em colapso, a Barragem Mororó, localizada no município de Pedra, no Agreste Meridional, voltou a acumular água com as chuvas do último final de semana. O manancial é a única fonte de abastecimento para a população da cidade, que está desde o ano de 2014 sendo atendida exclusivamente por meio de carros-pipas. O reservatório estava completamente seco e com as chuvas conseguiu atingir 19,66% da sua capacidade máxima de armazenamento, que é de 2,9 milhões de metros cúbicos de água. Com o volume de 576 mil metros cúbicos acumulado na Barragem Mororó, a Companhia Pernambucana de Saneamento já está trabalhando para retomar a operação do sistema de distribuição de água pela rede para a população de Pedra, até o final de julho.

"O Mororó foi uma das únicas barragens da região que ainda não tinha sido beneficiada pelas chuvas desse ano. Esse volume é suficiente para realizar o abastecimento de Pedra por nove meses, com o uso racional da água. Vamos estudar o calendário de fornecimento de água para Pedra, que devemos divulgar até o final do mês", informou o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto César de Andrade Lima. Como o sistema de abastecimento da cidade ficou muitos anos sem operar, a companhia precisa realizar agora serviços de ajustes e manutenção nas unidades de bombeamento e na Estação de Tratamento de Água (ETA), para que a água volte a chegar nas torneiras dos 12,7 mil moradores da cidade.

Pedra é uma das sete cidades que serão beneficiadas com a construção do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, uma alternativa encontrada pela Compesa e Governo do Pernambuco para o enfrentamento da seca na região Agreste. O empreendimento vai antecipar o uso de trechos das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste - a maior obra estruturadora no estado para receber a água da Transposição do Rio São Francisco - em benefício de Venturosa, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Iati e Pedra. O Sistema dos Poços de Tupanatinga recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos, que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. As obras já iniciaram e a previsão é que sejam finalizadas em maio de 2018.

Imprensa Compesa

Militantes palestinas são presas pelas forças israelenses

A chefe da Comissão de Prisioneiros do Conselho Legislativo Palestino Khalida Jarrar e a presidente da União dos Comitês das Mulheres Palestinas, Khitam Saafin, foram levadas pelas forças de ocupação israelenses juntamente com outras nove pessoas, incluindo líderes comunitários do campo de refugiados Samidoun, em al-Aroub, no último domingo (2). Ihab Massoud também é um dos levados pelas tropas na ação chamada de incursão, que se configura em investida militar em área estrangeira. 


Ihab já havia sido preso pelos israelenses e estava em liberdade há menos de seis meses. A parlamentar Khalida também já foi alvo recente, tendo conseguido a libertação em 2016 após um ano na prisão. A ação demonstra a recente onda de ataques à lideres políticos e à sociedade civil palestina como um todo. 

As mulheres Khalida e Khitam e todo o grupo foram levados antes do amanhecer e conduzidos a um local até o momento desconhecido. A União de Comitês de Mulheres Palestinas (UPWC) e a Samidoun - Rede de Solidariedade de Presos Palestinos pede apoio internacional na exigência da libertação imediata dos presos. 

Brasil de Fato

Confirmadas delações de Joesley por Cunha e Funaro

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o empresário Lúcio Funaro, apontado como operador de propinas de Cunha, estão concluindo acordos de delação premiada e devem começar a prestar depoimentos aos procuradores da Lava Jato nos próximos dias, informa Severino Motta, do BuzzFeedNews.

Eles confirmaram ao Ministério Público que só estavam calados porque vinham sendo pagos pela JBS – o que confirma a delação do empresário Joesley Batista. Nas gravações do Palácio do Jaburu, em março deste ano, Joesley disse a Michel Temer que vinha pagando a dupla e teve o consentimento do ocupante da presidência, que pediu: "tem que manter isso, viu?".

As delações também devem embasar a próxima denúncia a ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer pelo crime de obstrução à Justiça. Segundo o BuzzFeed, "os cardápios das delações, uma espécie de roteiro das ilegalidades a serem descritas e os personagens envolvidos, já foram entregues pelas respectivas defesas".

Portal Brasil 247

Cuidados com animais de rua

Caminhando pela cidade, vez por outra, nos deparamos com animais de rua, geralmente, cães e gatos. Filhotes, animais doentes, animais velhos ou simplesmente um vira lata que nasceu na rua. Se você quer se aproximar do animal e resgatá-lo o conselho regional de medicina veterinária cita alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de se aproximar do animal para evitar acidentes.

Animais de rua podem estar assustados, com dor ou alguma doença que pode ser transmitida ao homem, como a raiva por exemplo, que não tem cura. 

Ao se aproximar do animal, fique com as mãos expostas e, de preferência, dê algo para ele comer. Muito cuidado nessa aproximação para não ser mordido. Se ele demonstrar sintomas de irritabilidade, não se aproxime procure orientação especializada de um médico veterinário, pois ele é o profissional indicado para fazer essa aproximação

Se você conseguiu fazer o resgate, a primeira providência é levar o cão ou gato a um médico veterinário, pois ele, poderá orientá-lo a respeito de dieta, vacinas, medicamentos e exames necessários para que esse novo animal faça parte da sua vida de forma saudável e segura.

Ofereça água e comida e observe seu comportamento nas primeiras horas.

Não medique, ou trate animais sozinhos sem orientação de médico veterinário, pois acidentes acontecem e doenças são transmitidas.

Verifique se ele tem doença de pele, faça exames de fezes, urina e sangue.

O veterinário ainda deverá orientar sobre banhos para conter possíveis parasitas, como piolhos e carrapatos

Não coloque o animal desconhecido junto com outros animais que você tenha em casa: ele deve ficar de quarentena (o período de isolamento necessário deve ser indicado pelo médico veterinário)

Atenção: Se for mordido lavar o ferimento com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Michele Melo apresenta música inédita na festa Bregalize de Férias

A festa Bregalize que acontece no próximo dia 14 de julho, a partir das 22h preparou um line-up especial para sua edição de férias. O agito que acontece pela primeira vez na Casa Rosada Recepções, conta com apresentações dos cantores João do Morro, Sheldon Férrer e da cantora Michele Melo, que na ocasião, apresentará sua mais nova música de trabalho para o público.

“Se você me deixar” é uma canção romântica feita em parceria com Bruno Vinícios. Fala sobre a relação de um casal que já não é mais a mesma e ela não quer perder o parceiro. Este é o primeiro hit de 2017 da cantora, que é considerada a rainha do brega recifense. “Se você me deixar” estará disponível no site Sua Música, nesta quinta-feira (06), a partir das 18h.

Os ingressos da Bregalize de Férias custam R$ 30 (primeiro lote), R$ 40 (segundo lote) e R$ 50 (terceiro lote), e estão disponíveis na Oficina Cabrón (Casa Forte), na Redley (Shopping Recife), Colcci (Shopping Rio Mar) e site da Sympla: sympla.com.br/bregalize.



Serviço:
Bregalize de Férias
Sexta–feira (14), na Casa Rosada Recepções – Avenida Santos Dumont, 657, Aflitos
Ingressos: R$ 30 (primeiro lote), R$ 40 (segundo lote) e R$ 50 (terceiro lote)
Informações: (81) 9 9748.1054

Reformas no Cais de Santa Rita


O governador Paulo Câmara acompanhou o andamento das obras do projeto de requalificação do Pátio de Feira do Cais de Santa Rita, na área Central do Recife. Por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), o Governo de Pernambuco está investindo R$ 1.669.640,86 na intervenção, que está em sua segunda etapa. A primeira foi realizada pela Prefeitura do Recife. 

O projeto de requalificação do Pátio de Feira do Cais de Santa Rita prevê um espaço de 6 mil m², sendo 5318 m² de área construída e 385 m² de área verde. As obras ainda incluem instalações elétricas, pavimentação, instalação de gradil, drenagem, passeios e instalações hidrosanitárias para atender à população e aos comerciantes. 

Mercado de São José - Bem próximo do Pátio do Cais de Santa Rita, o Governo de Pernambuco também está realizando a requalificação do entorno Mercado de São José. A obra também está sendo concluída por meio do PRODETUR, com um investimento de R$ 3.499.696,81. O prazo a entrega do espaço e o início do funcionamento dos serviços é em novembro de 2017. O Mercado de São José é um dos principais pontos turísticos e de comércio especiarias, frutas e hortaliças do Recife.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Garanhuns livre do racionamento

Conhecida como a cidade das Flores, Garanhuns, distante 230 quilômetros do Recife, será beneficiada com o fim do racionamento de água a partir da próxima segunda-feira (10). Com duas das três barragens que alimentam o sistema de abastecimento do município vertendo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já tem condições de eliminar o rodízio na cidade, em vigor desde fevereiro deste ano, implantado para preservar os mananciais que estavam com níveis preocupantes. “ Essa é uma ótima notícia para a cidade, que vai sediar o 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), entre os dias 20 e 29 de julho, tradicional evento de arte e cultura do agreste pernambucano”, comemora o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo. Com as chuvas regulares que caem na região, desde o mês de maio, as barragens de Inhumas e Mundaú atingiram a capacidade máxima de acumulação, que é de 6,9 milhões e de 1,2 milhão de metros cúbicos de água, respectivamente. A Barragem do Cajueiro, maior reservatório do sistema (14,5 milhões de metros cúbicos), hoje (3) registra 71,49% do seu nível total.

O volume de água acumulado nos três mananciais assegura o abastecimento de água em Garanhuns até o início do próximo período chuvoso, em maio de 2018. "As chuvas, neste ano, possibilitaram uma excelente recuperação dos mananciais, principalmente, de Inhumas que chegou ao colapso, no mês de março. Esse reservatório tem a característica de recarga muito rápida, justamente por estar localizado numa bacia hidrográfica de alto rendimento e de bons índices de precipitação pluviométrica", explica Marconi de Azevedo, lembrando que, ano passado, nenhuma barragem do sistema chegou a sangrar. As barragens de Mundaú e do Cajueiro pertencem à mesma bacia hidrográfica, a do Rio Mundaú.

Nas duas últimas semanas, a companhia está realizando uma série de intervenções nas unidades operacionais do sistema de abastecimento de água da cidade para garantir o seu pleno funcionamento após o fim do rodízio na distribuição, que é o mecanismo de fechar e abrir registros (manobras) para assegurar o cumprimento dos calendários de abastecimento. Na Barragem do Cajueiro foi executada uma manutenção preventiva no quadro elétrico da estação de bombeamento. Em Mundaú, os técnicos estão concluindo um serviço de reparo nas estruturas da Estação Elevatória 1 (bombeamento). Além de Garanhuns, as três barragens ainda atendem as cidades de Angelim e São João e o distrito de São Pedro.

Imprensa Compesa

Forró de Serra - no Quintal do Museu

A festa junina já acabou oficialmente, mas ainda tem muito forró na terra de Lampião, em Serra Talhada, no Sertão do Estado, para quem quer dançar o autêntico ritmo pernambucano. Um dos maiores talentos do forró de raiz, o cantor e compositor Assisão (foto) e o grande sanfoneiro Luizinho de Serra animam, nesta sexta (7), a festa “Forró de Serra - no Quintal do Museu”, que acontecerá no Museu do Cangaço, a partir das 21h.

Os ingressos custam R$ 20 (individual) e R$ 60 (mesa para 4 pessoas), disponíveis no Museu do Cangaço, na antiga estação de trem de Serra Talhada. Mais informações pelo telefone (87) 3831-3860.

Serviço:



“Forró de Serra – no Quintal do Museu”

Local: Museu do Cangaço, na antiga estação de trem de Serra Talhada, na Rua Dr. Adolfo Bezerra Sampaio, 229, São Cristovão

Data: 7/7

Hora: A partir das 21h

Ingressos: R$ 20 (individual) e R$ 60 (mesa para 4 pessoas)

Informações: (87) 3831-3860

Capacitação profissional da LBV

A unidade socioeducacional da Legião da Boa Vontade (LBV), situada na área central do Recife, está com inscrições abertas para a terceira turma de 2017, do seu curso gratuito de Informática, composto por três módulos: Digitação, Informática e Internet.

São oferecidas 50 vagas e as inscrições acontece até esta quarta-feira, 05/07, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Nas aulas, os participantes aprenderão a utilizar aplicativos (editor de texto e planilha eletrônica), programas para navegação na internet e sistema operacional.

Podem se inscrever jovens e adultos de 14 a 50 anos, que estejam cursando, ou tenham concluído o 8º ano do ensino fundamental (equivalente à antiga 7ª série,). Na inscrição o candidato é submetido a uma avaliação com as operações de matemática e noções de língua portuguesa.

O curso prepara o aluno para o mundo do trabalho, que cada vez mais exige qualificação do trabalhador. Os alunos ainda recebem orientação para montar e formatar o próprio currículo e, então, enviá-lo às empresas. A capacitação tem carga horária de 60 horas aula e certifica o aluno concluinte.

O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos - próximo ao Cais José Mariano, área central do Recife.

Com informações da jornalista Vania Besse

Polícia Rodoviária Federal informa paralisação de serviços por falta de verbas

A Polícia Rodoviária Federal informou nesta quarta-feira que vai paralisar parte de suas atividades por falta de orçamento. Num comunicado, avisa que os limites impostos pelas restrições orçamentárias para aquisição de combustível, manutenção e diárias obrigou o órgão a decidir pela suspensão imediata das atividades aéreas de policiamento e resgate e, a partir desta quinta-feira, do serviço de escolta de cargas superdimensionadas e escoltas em rodovias federais. A PRF também diz que fará a redução imediata dos deslocamentos terrestres de viaturas em patrulhamento, além do desativamento de unidades operacionais.

Estadão (SP)

Petistas pedem investigação de Temer por "compra de votos"

Deputados do PT apresentaram nesta quarta-feira à Procuradoria-Geral da República um pedido para que o órgão investigue suposta tentativa do presidente Michel Temer de comprar votos a fim de barrar a autorização da Câmara para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue se vai receber a denúncia contra o presidente por corrupção passiva.

Para os deputados Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP), Temer usa o cargo de presidente da República para comprar votos de deputados. O presidente tem feito uma maratona de reuniões no Palácio do Planalto com deputados da base aliada, inclusive da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nos últimos dias.

"Justamente na data em que a CCJ da Câmara dá início ao processo contra Temer, ele passa o dia recebendo deputados indecisos. Está evidente que ele está usando a máquina do governo para comprar votos e fazer chantagens e pressão sobre parlamentares", disse o deputado Pimenta

Os deputados apontam que Temer pode ter praticado os crimes de corrupção ativa e passiva e organização criminosa, além de fatos que atentam contra a moralidade e a administração pública.

Os petistas alertam ainda para o fato de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, precisar dar uma resposta urgente sob pena de viciar o processo de análise da denúncia pela Câmara com eventual prática de compra de votos.

Portal Terra

Acabou a greve; ônibus voltam a circular às 0h

Após três dias sem a totalidade da frota de ônibus circulando pelo Grande Recife, a greve dos rodoviários chega ao fim à meia-noite da quinta-feira (6). O pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) decidiu, na tarde desta quarta-feira (5), conceder um reajuste salarial de 6% para a categoria, que recebe ainda um aumento de 8% no vale-refeição.

A reunião começou por volta das 14h15 e foi acompanhada por diversos motoristas e cobradores. O primeiro a falar foi o advogado que representa a Urbana-PE, Fernando Montenegro. Em seguida, foi a vez do representante dos rodoviários, João Batista Pinheiro de Freitas.

A greve foi iniciada na segunda-feira (3), diminuindo a frota de ônibus em circulação e provocando transtornos para a população. Durante três dias, os passageiros tiveram que enfrentar filas, longa espera e tumulto em terminais para conseguir utilizar o transporte público.

Entenda o impasse

Os rodoviários pediam, além de melhores condições de trabalho, o reajuste salarial de 7%. Além disso, os trabalhadores queriam aumento no valor de 20% no vale-refeição. Os donos das empresas, durante as negociações, ofereceram aumento de 4% nos vencimentos. O salário dos motoristas de ônibus era de R$ 2.113, enquanto cobradores recebiam R$ 971,97 e fiscais R$ 1.366,40. Um condutor de coletivos no Grande Recife ganhava R$ 225 de vale-refeição.

Portal G1