quinta-feira, 6 de abril de 2023

Paixão de Cristo do Recife volta ao Marco Zero dias 7, 8 e 9 de abril

 


O mês de abril chegou prometendo fortes emoções aos recifenses com o retorno de uma grande Paixão a um dos mais emblemáticos cenários da capital pernambucana. Nos dias 7, 8 e 9, um elenco de mais de 150 atores e figurantes irá devolver ao Marco Zero a grandiosa encenação da história mais contada do mundo, em montagem realizada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), escrita e dirigida por Carlos Carvalho. A “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" será apresentada, em três sessões gratuitas e ao ar livre, sempre às 18h, com Jesus negro e Maria negra e texto contundente e comovente, que costura célebres passagens bíblicas a referências à geopolítica mundial contemporânea.

O espetáculo, tradição aclamada do calendário cultural recifense, retorna a seu formato original, presencial e a céu aberto do Marco Zero, após três anos. Em função da pandemia, foi adaptado para chegar a seu público cativo em duas resilientes edições. Em 2021, virou filme e foi disponibilizado na internet e, em 2022, a história de Jesus foi contada no Teatro Luiz Mendonça, em respeito aos protocolos.

Tudo isso, somado à atual conjuntura mundial, de guerra, crise climática e extremismos políticos e religiosos, faz com que esta emocionada edição de retomada ganhe contornos ainda mais urgentes. “Contar a história de Jesus nestes nossos conturbados tempos é, antes de tudo, um ato político. Precisa ser”, conclama o roteirista, Carlos Carvalho, que, pelo segundo ano consecutivo, escalou ator negro e atriz negra para interpretar Jesus e Maria, abordando uma questão que a humanidade carrega à flor da pele e no cerne de suas configurações e lutas sociais, há séculos. “O espetáculo propõe a quebra da estética eurocêntrica, branca e hegemônica para tratar das questões de raça e gênero, ainda tão atuais e urgentes.”

Para emoldurar, potencializar e levar essas antigas lições e novas reflexões para ainda mais perto do público, a peça, que chega este ano à sua 25ª edição, terá cenários modernos e não realistas, com alicerces à mostra. Montada com estruturas metálicas de até cinco metros de altura, a cenografia, assinada por Cláudio Lira, será protagonizada por tecidos, que receberão projeções e luzes para compor as cenas.

As novidades da montagem deste ano chegarão ainda mais perto do público. “Colocaremos duas mil cadeiras no Marco Zero, dispostas de forma a permitir que a plateia fique no meio de algumas cenas, como o cortejo da Via Dolorosa, reunindo Jesus, Maria Madalena e as mulheres de Jerusalém”, diz o diretor.

A Paixão também irá se vestir de contemporânea, incorporando aos figurinos, que levam a assinatura de Álcio Lins, várias referências às estéticas e éticas atribuídas - ou não - ao sagrado, na atualidade. “Jesus vai usar calça jeans surrada. E os sacerdotes vestirão paletó escuro com chapéu de época.

ELENCO - Maria será encenada pela premiada atriz, apresentadora e diretora Brenda Lígia, que já atuou em séries de TV como Assédio e Sob Pressão, soma muitos espetáculos teatrais no currículo, além de ter estrelado filmes, entre curtas e longas, como As Melhores Coisas do Mundo (Laís Bodanzky), Sangue Azul (Lírio Ferreira) e Bruna Surfistinha (Marcus Baldini). Brenda fará sua estreia no espetáculo “tanto no palco, quanto na plateia”. Nascida em Minas Gerais, ela conta que, embora viva há quase 20 anos no Recife, onde casou e teve filho, nunca havia visto a Paixão, até receber o convite e terminar irremediavelmente apaixonada.

“Um orgulho enorme fazer parte desse espetáculo lindo e revolucionário, que trata de uma história contada há muito tempo e muito reverenciada pelos que têm fé. E aqui acho importante falarmos de todas as fés. Mesmo assim, essa Paixão consegue ser contemporânea, tanto na linguagem, quanto na atuação, nos cenários. Além disso é grátis, para o povo. Como Jesus gostaria! E ainda encenada no coração do Recife, numa paisagem linda e histórica”, celebra a atriz, que considera Maria um dos papéis mais importantes de sua carreira.

“Pra mim, Maria representa todas as mulheres, na força, na resistência e na batalha do dia a dia. Uma história bonita, mas também violenta. Da minha vivência, trago o fato de que perdi um filho. É a maior dor do mundo. De tantas mães, como Mirtes, mãe de Miguel, que estará na plateia, cuja dor é também nossa, social e nunca vai parar de sangrar na história do nosso país. Viver Maria está trazendo à tona essa indignação e essa tristeza por tantas histórias de dor, abandono, violência, racismo. Se eu pudesse, dedicaria a Paixão deste ano a cada mãe preta que chora por seu filho nas periferias. Maria me ensinou e tem me dado muita força.”

No papel de Jesus, o ator recifense Asaías Rodrigues (Zaza) será protagonista do espetáculo pelo segundo ano consecutivo, o primeiro no Marco Zero. “Minha emoção, ao fazer Jesus na Paixão de Cristo do Recife, com sua valentia, rebeldia, seu sentimento indiscutivelmente humanitário, coletivo e cirurgicamente político, é de muita responsabilidade. Trata-se de uma grande missão. O público não vai ao Marco Zero para se entreter, vai para rezar junto, num acontecimento teatral que está no coração de uma cidade inteira, de um estado e de um país. Esse espetáculo é arte, mas é, sobretudo, uma grande oração”, aponta o ator, que já morou e atuou na Itália e Portugal, diante da oportunidade de encenar um personagem tão universal. “O teatro fala do seu tempo, para seu tempo e dele em diante. Eu torço para que, daqui para frente, Jesus também possa ser feito por um japonês, um indiano e sobretudo um indígena.”

A história da Paixão, que celebra o amor como liturgia e revolução desde os tempos mais remotos, será contada por vozes e rostos de nomes consagrados da cena teatral local, como Angélica Zenith e Albemar Araújo, que viverão Herodes e Maria Madalena; Júnior Aguiar, que interpretará Judas; Normando Roberto, que fará o papel de Anás; Carlos Lira emprestará suas emoções e mãos a Pôncio Pilatos; enquanto Ana Cláudia Wanguestel e Fábio Calamy soprarão o bafo quente do demônio. Também subirão ao palco da Paixão recifense alunos de cursos de teatro da cidade e 12 bailarinos do grupo Bacnaré.

O elenco começou a ensaiar a peça no último mês de janeiro. E gravou áudios e diálogos da encenação no estúdio Muzak, em março. A trilha sonora deste ano destaca músicas de Milton Nascimento (“Maria, Maria”) e Roberto Carlos/Erasmo Carlos (“Todos estão surdos”), esta em interpretação de Chico Science & Nação Zumbi e escolhida em celebração ao Manguebeat, um dos mais representativos movimentos culturais da cidade, que completou 30 anos em 2022.

FICHA TÉCNICA – O espetáculo é realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife; Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe; Ferreira Costa e Novo Atacarejo. "Paixão de Cristo do Recife: Jesus, a Luz do Mundo" tem direção e roteiro de Carlos Carvalho. A produção geral é de Paulo de Castro e Antônio Pires. Álcio Lins assina os figurinos, a iluminação é de Eron Villar, que também ocupa a assistência de direção. A montagem conta com apoio da Cepe, TV Pernambuco, TV e Rádio Universitária, Brotfabrik e Virtual.

SERVIÇO:
25ª Paixão de Cristo do Recife: Jesus, A Luz do Mundo
Marco Zero, no Recife Antigo Dias 7, 8 e 9 de abril, às 18h
Classificação livre
Acesso gratuito

Fandangos® lança dois novos sabores exclusivos para o Nordeste

 

Fandangos®, marca de snack da PepsiCo, começa o mês de abril com uma novidade no portfólio de produtos: o lançamento do salgadinho Fandangos® sabor Churrasco e Fandangos® sabor Bacon. Além dos novos sabores, Fandangos® investe na exclusividade para a região Nordeste, aumentando ainda mais sua conexão com o consumidor local.

Direcionado pelo posicionamento “Feito no Nordeste, para o Nordeste”, Fandangos® sabor Churrasco e Fandangos® sabor Bacon são assados, feitos de milho e contam com uma produção regional, na fábrica de Recife, em Pernambuco.

No intuito de reforçar a personalidade da marca e o momento de consumo do produto na hora da merenda, Fandangos®, em parceria com a agência nordestina Delantero, desenvolveu uma campanha que valoriza as coisas que só o nordestino “inventa” – brincando com a expressão regional no sentido de “aprontar”, reforçando que o nordestino inventa muita coisa boa e que por isso Fandangos® está inventando 2 novos sabores exclusivos para a região. Para dar vida ao lançamento, a campanha conta com um time robusto de influenciadores locais e mídias digitais em Meta, TikTok, Twitter e Kwai sendo ativados durante o mês.

Daniel Camillo, Diretor de Marketing de Fandangos®, afirma que o lançamento é uma das estratégias mais importantes da marca em 2023: “Fandangos® é uma marca que está no coração das famílias, tornando especial aquele momento entre pais e filhos na hora da merenda. Fandangos® Churrasco e Fandangos® Bacon vêm para se conectar, desde nossa linha de produção até nosso consumidor final, ainda mais com a região Nordeste, que é tão estratégica para o nosso negócio”.

O Nordeste representa 24,7% do volume de vendas de snacks extrusados para o mercado. Em 2022 o crescimento do mercado foi de 14,3% na região em comparação com 2021, segundo informações da pesquisa NielsenIQ (RETAIL INDEX. Jan22 a Dez22 – Jan21 a Dez21. Abrangência Brasil). Para criar a novidade, a marca contou com o trabalho de pesquisa e desenvolvimento da equipe da PepsiCo, que é especializada em desenvolver todas as inovações vistas nos portfólios das marcas da companhia. Dessa forma, o time une dados de pesquisa de mercado com pesquisas de grupo e tendências de comportamento de consumo para chegar nos sabores e formatos que serão lançados no mercado. “A gente vem colocando os nossos esforços em trazer, cada vez mais, novidades ao público da região", completa Aline Gabriel, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da PepsiCo.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2022, a companhia teve mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. Há 70 anos no Brasil, a PepsiCo é dona de marcas como PEPSI®️, GATORADE®️, QUAKER®️, LAY’S®️, DORITOS®️, RUFFLES®️, CHEETOS®️, KERO COCO®️, H2OH!®️, TODDY®️ entre outras.

Guiada pela visão de ser a líder global em alimentos e bebidas convenientes ao vencer por meio da estratégia PepsiCo Positive (pep+), a companhia promove uma transformação de ponta a ponta, onde a preocupação com as pessoas e o planeta é fundamental para criar valor e crescer operando e inspirando mudanças positivas. Para mais informações, visite

www.pepsico.com.br e siga no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola reforça importância de prevenção nas instituições de ensino

 

Embora seja uma prática violenta, nem sempre falar de violência é falar sobre bullying. Isso porque, de acordo com a psicóloga educacional do SESI Pernambuco, Daniella Menezes, não é possível dizer que uma criança ou adolescente está cometendo bullying quando ela é violenta por um único evento. A especialista explica que o bullying é um ato de intimidação sistemática, ou seja, é uma violência que ocorre de forma recorrente, acarretando prejuízo físico ou emocional para o outro. Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola existe para que escola e família reflitam, em conjunto, maneiras de combater esses comportamentos violentos.

“É importante entender que a violência é um fenômeno multifatorial. Não podemos dizer que uma pessoa é violenta por um caso isolado. É sempre um somatório de fatores que leva aquela criança ou adolescente a apresentar um comportamento violento. Quando eu digo que agredi um colega uma vez, uma criança que apresentou um comportamento de rejeição a um colega por uma característica uma vez isso não necessariamente caracteriza que ele cometeu bullying. O que de fato caracteriza, inclusive do ponto de vista legal, é a repetição, é a questão sistemática”, afirma Daniella Menezes.

A psicóloga educacional explica que são várias as motivações que podem levar uma criança ou jovem a praticar o bullying, dos mais individuais aos coletivos, relacionados a questões sociais, culturais ou educacionais. Entre as formas que o bullying pode acontecer, Daniella pontua que pode ser de maneira verbal, física, moral ou, mesmo, virtual, conhecida como cyberbullying. “Talvez, o cyberbullying seja a maneira que essa prática violenta mais vem acontecendo porque a velocidade com que as informações acabam se disseminando é enorme e isso tem um alcance rápido e intenso. Não é à toa que o número de delegacias específicas para crimes virtuais vem crescendo”, destaca.

Ela explica que é preciso atuar de forma preventiva, principalmente dentro do ambiente escolar, pois somente assim é possível minimizar os impactos do bullying. “A escola tem a obrigação de promover medidas de conscientização e combate todo tipo de violência, especificamente, a questão do bullying. Não é mais um tema favorável para ser trabalhado, mas obrigatório. Então isso vai envolver desde ações sistemáticas a ações pontuais, seja através de momentos informativos, lúdicos ou de vivência, situações práticas, mas, ao longo do ano letivo, é preciso falar sobre isso”, defende.

Nesse sentido, ela avalia que é fundamental que escola e família estejam juntas, que, por isso, os pais devem ficar atentos a como está a relação dos filhos com os colegas de turmas ou de séries próximas. “É fundamental que os pais acompanhem as relações, com quem eles convivem, as formas como lidam com as diferenças, como o respeito, a empatia, o cuidado com o outro e a solidariedade são vivenciados dentro da família. Quanto mais a gente fortalece isso, mais a gente age de forma preventiva e contra a cultura de violência”.

Apesar das ações combativas e educativas que devem ser realizadas, a psicóloga educacional do SESI-PE reforça que não se deve deixar de considerar que uma criança ou um adolescente que comete uma violência não precise de cuidados. “Mas claro que o nosso olhar para quem está sendo vítima precisa ser redobrado, pois essa pessoa precisa ser fortalecida e apoiada para que seja evitado um dano ainda maior”.

Como lidar com o desejo das crianças por chocolate na Páscoa?


A formação de um paladar saudável ajuda a reduzir o desejo exagerado por açúcar, comum em algumas crianças. Um dos momentos do despertar desse desejo ocorre em períodos como a Páscoa, em que a oferta de ovos de chocolate aumenta.

A nutricionista Fernanda Leister, do Hapvida NotreDame Intermédica, cita que situações como essas e um consumo exagerado de chocolates podem causar problemas como o sobrepeso. Incentivar de consumo de frutas e legumes é uma alternativa. Atividades físicas e uma boa hidratação amenizam o desejo por açúcar.

De forma natural, o açúcar está presente em alguns alimentos, como a frutose das frutas. O acompanhamento mais rígido envolve o açúcar branco, com seus reflexos na vida das pessoas. Estudo da ONU aponta que a média mundial é de 6% de casos de sobrepeso entre crianças de até 5 anos de idade. No Brasil, está acima: 7,3%.

A questão deve ser tratada já na introdução alimentar, uma fase muito importante quando a criança aprende a comer. "A criança ainda não tem preferências e desconhece os diferentes sabores e texturas. Comparo essa fase a um livro com páginas em branco e que começa a ser escrito", cita.

Fernanda recomenda que a apresentação do açúcar e de alimentos processados deve ser evitada até pelo menos 2 anos de idade. Assim, a criança define melhor suas preferências alimentares.

Criança tem curiosidade, e não vontade

O convívio com os adultos é importante nessa faixa etária. Um exemplo ocorre quando o adulto toma refrigerante ou come chocolate, e acha que a criança que está por perto tem vontade de fazer o mesmo. Não existe isso, segundo Fernanda.

"A criança tem curiosidade, mas não tem vontade. Ela não conheceu ainda o sabor do refrigerante ou do chocolate. Hoje sabemos que há crianças com menos de 1 ano de idade que já consomem chocolate e refrigerante”, cita a nutricionista.

Isso vai alterar o paladar inicial, com reflexos nos anos seguintes. “Produtos ricos em açúcar, sódio e gordura são mais agradáveis, mas menos saudáveis. Fica muito difícil uma criança que está conhecendo sabores e que adota esses alimentos aceitar outras opções. Podemos dizer que frutas, hortaliças e legumes acabam perdendo a graça", cita Fernanda.

A seletividade aparece, por exemplo, na lancheira escolar. Salgadinhos, bolachas e bolos e industrializados passam a ser preferidos na escola, diz a nutricionista. A lista inclui os sucos industrializados.

Quando o desejo da criança por açúcar está acima do ideal, há como melhorar – mas por etapas, segundo Fernanda. "É um trabalho que precisa da contribuição dos familiares e de quem cuida dessa criança. Essas pessoas também vão ter que mudar o consumo de açúcar", diz Fernanda.

A compra do mês na família abandona itens como bolacha, salgadinho, chocolate e refrigerante. A fruta ganha mais espaço, inclusive em receitas de bolo de banana ou de maçã.

Fernanda recomenda regras gerais na casa. Todos só comerão doce no final de semana e de forma moderada. “Outra saída é comprar uma quantidade certa, ao invés de deixar grandes quantidades no armário, com livre acesso para criança", orienta.

O acompanhamento de profissionais da Saúde entra na lista de ações que ajudam.

A história de Romildo e Julyenne

 


Sejam bem-vindes a história mais conhecida do mundo:

Romildo e Julyenne

Mas pra ficar mais chique vou falar que nem nas Europa pra mais bonito essa história ficar.

Sejam bem-vindes em “ERA UMA, ERA DUAS, ERA TRÊS VEZ JULIETA E ROMEU"!

Quem nunca leu ou já ouviu falar da história desses dois amantes da Literatura "Julieta e Romeu"?
Então se tu gosta de um amor apaixonado, daquele que tira o fôlego e se entrega de corpo e alma a paixão, vem conhecer nossa história.

Estaremos dia 13/04 às 20h no Teatro Barreto Junior com apresentação única. Os ingressos custam apenas R$40,00 (valor único)

Vem viver conosco esse amor !

Era uma, era duas, era três vez
Julieta e Romeu

Baseado na obra clássica de William Shakespeare

FICHA TÉCNICA


TEXTO E DIREÇÃO DE Emmanuel Matheus
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO DE Simão de Farias
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO DE Juliana Couto
PRODUÇÃO GERAL DE Moema Souza
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO DE Maria Brito


CENOGRAFIA DE Emmanuel Matheus
EXECUÇÃO CENOGRÁFICA DE José Júnior
FIGURINO DE Emmanuel Matheus e Juliana Couto
EXECUÇÃO DE FIGURINO DE Rodolpho Sales
PESQUISA DE TRILHA SONORA DE Emmanuel Matheus
SONOPLASTIA DE Simão de Farias
ILUMINAÇÃO DE Cleison Ramos pelo Farol Atelier da Luz
EXECUÇÃO DA LUZ DE Cleison Ramos
REALIZAÇÃO A Construção do Ator


ELENCO
NARRADOR 1 por Mariana Ferraz
NARRADOR 2 por Ubirajara Rodrigues
NARRADOR 3 por Thiago Augusto
ROMEU 1 por Felipe Ramos
ROMEU 2 por Moema Souza
ROMEU 3 por Léo Franca
JULIETA 1 por Letícia Rocha
JULIETA 2 por Camomila
JULIETA 3 por Hblynda Morais
AMA 1 por Ângelo De Lima
AMA 2 por Clara Moreira
AMA 3 por Monique Vilella
ROSALINDA por Monique Munir
SRª CAPUTINO por Letícia Andrade
PREFEITO por Victor Hugo
CAFEZIN por Jéssica Cavalcanti
BEATA por Monique Munir
MERCÚCIO por Vanessa Fernandes
BENVÓLIO por Rachel Oliveira
TEOBALDO por Mariana Antunes

Jaboatão abre seleção simplificada para 475 vagas na rede de ensino municipal

 

A partir da próxima terça-feira (11), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal da Educação, estará com inscrições abertas para o processo seletivo de contratação de 475 profissionais na rede de ensino municipal. Os interessados podem se inscrever até o dia 03 de maio, por meio do site https://processoseletivoabdesm.com.

Das vagas disponíveis, 399 são para auxiliares de apoio pedagógico, que darão suporte aos estudantes com deficiência e com transtorno do espectro autista (TEA), e 76 vagas são destinadas a professores de educação física (16), brailistas (19) e intérpretes de libras (41). É importante destacar que apenas o cargo de professor de educação física exige formação superior, enquanto as demais vagas requerem formação em nível médio.

Os contratos serão temporários, com validade de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais um ano. O valor da inscrição para vagas de ensino médio é de R$ 32,50 e para nível superior é de R$ 47,00. Todas as informações sobre a seleção simplificada podem ser encontradas no Diário Oficial do Município ou no site https://processoseletivoabdesm.com/descricao-selecao/23/


Confira as oportunidades disponíveis:

• Brailista: 19 vagas (sendo 1 para pessoa com deficiência);
• Intérprete de libras: 41 vagas (sendo 3 para pessoas com deficiência);
• Auxiliar em apoio pedagógico: 399 vagas (sendo 20 para pessoas com deficiência);
• Professor de educação física: 16 vagas (sendo 1 para pessoa com deficiência).

Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição e aos requisitos necessários para cada vaga.

Paixão de Cristo será encenada na Praça Anibal Fernandes, em Jardim Paulista

 

Assim como acontece há muitos anos no período da Páscoa, a Praça Aníbal Fernandes, no bairro de Jardim Paulista Baixo, será palco de mais uma edição da Paixão de Cristo. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude de Paulista, será apresentado nos dias 07 e 08 de abril, às 20h30. A iniciativa é da Produtora Nós Quatro, com direção geral de Heleno Júnior (Júnior da Paixão).

"O Espetáculo da Fé" acontece anualmente e mantém as primícias de quando começou, na década de 1980, de ser um evento feito pela comunidade, e para a comunidade. O evento tem como intuito levar entretenimento à comunidade de Jardim Paulista e suas áreas circunvizinhas, valorizando nossa cultura, fomentando políticas culturais e também a inclusão social”, declarou Júnior da Paixão.

A atração atrai todos os anos um público cativo, além de corroborar com o aprendizado dos jovens, em sua maioria, estudantes da rede pública de ensino (estadual e municipal), que participam da peça teatral. o espetáculo também incentiva estes jovens, os incentivando nas atividades teatrais realizadas durante todo o ano, mantendo-os assim, afastados de caminhos como as drogas e atos ilícitos.

Imprensa Paulista PE

Comida Di Buteco 2023 em Pernambuco

 

O Santander é, desde 2019, o Banco Oficial do Comida Di Buteco. Reafirmando o seu apoio à gastronomia e ao empreendedorismo, a instituição está entre as principais marcas apoiadoras da edição de 2023, na disputa que elegerá o melhor boteco do Brasil. Neste ano, o festival passará por 35 cidades brasileiras, com mil “butecos” participantes. Em Pernambuco, 36 endereços localizados na Região Metropolitana do Recife vão participar da edição deste ano, que começa nesta sexta-feira (7) e prossegue até 30 de abril, com o tema "A vida é feita de buteco".

Durante o período do festival, clientes Santander têm 10% de desconto nos petiscos dos estabelecimentos participantes, basta usar um cartão do banco. Em mais um ano, a Getnet, coligada ao Santander, será o meio de pagamento oficial.

O Santander atua próximo a toda cadeia empreendedora do setor gastronômico, desde o produtor rural até o consumidor final, passando também pelos bares e restaurantes de todo o país que trabalham com o banco. Essa atuação se conecta diretamente com os impactantes números de um evento como o Comida di Buteco, que movimenta mais de R$ 300 milhões na cadeia de valor do ecossistema da gastronomia e gera mais de oito mil empregos.

Mais informações, cidades e lista completa de botecos em: comidadibuteco.com.br

Santander e Gastronomia

Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País, sejam presenciais ou online, como o Destemperados (RS). Outras grandes iniciativas já tradicionalmente apoiadas pelo Santander são: Taste Festivals Brasil (SP, RJ e Brasília), Festival Gastronômico das Nações (SP) e o Rio Gastronomia (RJ).

No Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer e turismo, a gastronomia também ganha força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. 

Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante por Mário Azevedo Gastronomia e a escola Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica completam o roteiro de um dos principais pontos turísticos da capital paulista.

Pernambuco sedia X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, de 11 a 14 abril, na UFPE

 

O X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) será realizado no período de 11 a 14 de abril deste ano, nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco (Campus UFPE/Recife). O CNEF terá como tema “Inclusão, Inovação e Esporte”, sendo o evento mais esperado de Educação Física de 2023. A programação conta com palestras de profissionais e pesquisadores renomados, com diversos minicursos, além de apresentações de trabalhos científicos, lançamento de livros e apresentações culturais. As inscrições podem ser realizadas através do site www.even3.com.br/xcnef , com ingressos nos valores de Estudante - R$ 130,00, e Profissional R$ 170,00.

" O 10º CNEF é um dos principais eventos científicos do Brasil na área de Educação Física, reunindo dezenas de pesquisadores de diversas regiões do país para divulgar suas pesquisas e fazer intercâmbio acadêmico. Além disso, há mais de 20 minicursos oferecidos para estudantes e profissionais da área para atualização e formação continuada. O evento é reconhecido pela Capes e CNPq e, nesta décima edição espera cerca de 300 congressistas. A expectativa é de um excelente evento, com muitas novidades e fortalecimento da pesquisa na área de Educação Física e Esporte’’, contou Professor José Luís Simões, Coordenador do CNEF.

A finalidade deste congresso é promover o networking e a troca de conhecimento entre pesquisadores da área de Educação Física, estimular a iniciação científica de estudantes da UFPE, UFRPE, UPE e outras instituições de Ensino Superior, incentivar a produção acadêmica dos docentes e servir de espaço para divulgação de pesquisas e experiências na área de Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer. A iniciativa partiu da queixa dos estudantes pela ausência de eventos acadêmicos na área de Educação Física localizados na Região Nordeste. O Professor José Luís Simões, então, propôs que os estudantes organizassem um evento, que teve suas duas primeiras edições de caráter regional.

O evento estava previsto para ocorrer em março de 2020, mas foi suspenso devido à pandemia de covid-19. A Comissão Organizadora informa que os inscritos no evento em 2020 e que não cancelaram a inscrição estarão automaticamente inscritos, devendo atualizar informações no novo site do evento.

Programação do CNEF:

11/04 (Terça-feira)
9h às 17h: Credenciamento do Evento (local: Hall da ADUFEPE).
18h às 21h: Abertura oficial do X CNEF e Conferência com convidado especial (local: auditório da ADUFEPE).

12/04 (Quarta-feira)
9h às 12h: Minicursos (locais: CECINE, Núcleo de Educação Física, Auditório ADUFEPE e NIATE/CFCH).
14h às 15h: Palestra: Treinamento de força para pessoas que vivem com HIV, com prof. Dr. Pedro Paes (local: auditório ADUFEPE).
15h às 16h: Palestra: Comportamentos profissionais que levam ao sucesso na Educação Física, com prof. Dr. Luciano Machado (local: auditório ADUFEPE).
16h às 17h: Palestra: Pesquisa em Educação Física, Inovação e Desafios para o Esporte no Brasil, com prof. Dr. Wanderley Marchi (local: auditório ADUFEPE).
18h às 19h: Lançamento de Livros. Atividade sob coordenação da profa. Dra. Tereza França (local: auditório ADUFEPE).
19h às 21h: Palestra: Vamos descer quebrando: Corpo Negro, performances e branquitude, com profa. Dra. Ivy Guedes.

13/04 (Quinta-feira)
9h às 12h: Minicursos (locais: CECINE, Núcleo de Educação Física, Auditório ADUFEPE e NIATE/CFCH).
14h às 17h: Apresentação de Poster (local: Quadra do NEFD/UFPE).
19h às 20h: Conferência: As relações institucionais a partir do Esporte, com Reitor da UEA, prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib (local: auditório ADUFEPE).

14/04 (Sexta-feira)
8h às 12h: Apresentação de Trabalhos (local: Salas de Aula do CECINE). Obs.: Cada trabalho terá 15 minutos para que o autor apresente a pesquisa e mais 10 minutos para responder perguntas do público.
15h às 17h: Conferência de Encerramento: 1) Evolução do jogo e da recreação: o lúdico e a tecnologia no mesmo caminho, com Prof. Dr. Jeferson Jurema (UEA). 2) Inovação, Empreendedorismo Digital e Jogos Eletrônicos, com Prof. Dr. Jucimar Maia (UEA) (Local: auditório ADUFEPE).
20h: Festa de confraternização com congressistas e organizadores do evento (local: a definir).

Serviço:
X Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal
Data: De 11 a 14 de abril de 2023
Horário: 08h00 às 22h00
Local: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE – Campus Recife)
Valores: Estudante - R$ 130,00 e Profissional – R$ 170,00
Mais Informações via Instagram: @cnef_pe

Sesc promove serviços de saúde gratuitos no mês de abril

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o Sesc Pernambuco irá promover, entre os dias 10 e 27 de abril, uma programação com serviços gratuitos de saúde nas unidades de Casa Amarela, São Lourenço da Mata e Goiana. A ação ocorre todos os anos em alusão à data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para incentivar o cuidado com saúde e bem-estar da sociedade.

No dia 10 de abril, a partir das 8h, no Sesc Ler Goiana, os serviços disponibilizados serão ginástica laboral e roda de conversa sobre prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Já no dia 11, das 14h às 16h, os serviços serão de orientação nutricional, técnicas de relaxamento, aferição da pressão arterial e exame de glicemia, e por fim, finalizando no dia 13, com massoterapia, ventosaterapia, auriculoterapia, aferição da pressão arterial, limpeza de pele e design de sobrancelhas, entre 10h e 16h.

Em Tiúma, o Sesc Ler São Lourenço da Mata terá dois dias de programação. No dia 18 de abril, às 18h, haverá roda de conversa sobre prevenção ao HPV. Já no dia 26, das 8h às 13h, a unidade vai levar para a Praça Carlos Wilson, no centro de São Lourenço, massoterapia, orientações sobre saúde bucal, aferição de glicose e pressão arterial, vacinação contra a COVID-19, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite, além atendimento veterinário para cães e gatos, com vacinação antirrábica e outros serviços.

Encerrando a programação, o Sesc de Casa Amarela vai ter atividades no dia 27 de abril, também marcando os 48 anos da unidade. Entre 9h e 16h, o público poderá participar de massoterapia, teste rápido de glicemia, aferição da pressão arterial, limpeza de pele, corte de cabelo e serviços de emissão de RG, CPF, certidões de nascimento, casamento e óbito, com limite de 100 emissões, das 8h às 13h.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. 

Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço
Sesc Saúde – Sesc Ler Goiana
Data: De 10 a 13 de abril
Local: Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: (81) 3626-8402 / (81) 9 9167-8593

Sesc Saúde – Sesc São Lourenço da Mata
Data: 18 e 26 de abril
Local: Sesc São Lourenço (Avenida das Pêras, 56, Tiúma) e na Praça Carlos Wilson (Avenida Doutor Francisco Correia, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações: 3525.9033

Sesc Saúde – Sesc Casa Amarela
Data: 27 de abril
Local: Sesc Casa Amarela (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490 – Mangabeira)
Entrada: Gratuita
Informações: 3267-4430

iFood abre novas bolsas de estudo integrais para entregadores que buscam a certificação no Ensino Médio

 

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de seus entregadores parceiros e ajudar a suprir um dos maiores gargalos na educação básica nacional, o iFood, empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online, criou o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que oferece bolsas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A companhia lança a segunda edição do programa, contemplando todos os seus entregadores parceiros que tiverem interesse nas bolsas e realizarem a inscrição para prestar o Encceja. Em 2022, primeiro ano da iniciativa, foram concedidas bolsas de estudo para 5 mil pessoas. Para a nova turma, já são mais de 13 mil pessoas inscritas.

“A educação é a causa do iFood, a forma que vamos ajudar a alimentar o futuro. Sem dúvida, investir em aprendizagem e conhecimento são alavancas fundamentais para a transformação social e progresso do país. Temos um compromisso público com uma série de metas relacionadas à educação, entre elas o incentivo à Educação Básica, com o objetivo de impactar 5 milhões de pessoas até 2025. Detectamos que cerca de 28% dos nossos entregadores parceiros não concluíram essa etapa escolar, então o programa Meu Diploma do Ensino Médio é fundamental para impulsionar o desenvolvimento dessas pessoas que são tão importantes para nosso ecossistema”, afirma Luanna Luna, head de educação no iFood. “Para nós, é uma grande alegria apoiar o sonho dos entregadores e entregadoras e acompanhar o sentimento de valorização desses profissionais”, comenta a executiva.

O programa é realizado em parceria com a plataforma Termine Seus Estudos, que é especializada no curso preparatório para o Encceja, oferecendo aos entregadores um conteúdo com qualidade e assertividade para aqueles que querem conquistar o diploma. O curso preparatório para o Encceja oferecido pelo iFood é feito totalmente online. O exame, do governo federal, é realizado presencialmente e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão emitido pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.

Após a primeira fase de inscrições para as bolsas, os interessados ainda terão a oportunidade de entrar para a segunda turma, em abril. Os entregadores que não foram aprovados no exame de 2022 ou que se inscreveram e não puderam comparecer, terão bolsas garantidas para estudar nesta edição.

Retomada dos estudos

Na primeira edição do Meu Diploma do Ensino Médio, cerca de 950 entregadores do iFood conquistaram a certificação. Um dos alunos da primeira turma, Alexandre Aparecido Bispo Silva, havia parado de estudar. “Parei para olhar o meu passado, o que eu deixei de ganhar e os exemplos que eu tinha ao meu redor, como a minha esposa, que está na segunda faculdade, e minha mãe, que terminou o ensino médio”, afirma. “Pensei: é essa oportunidade, eu tenho que agarrar, e vai ser agora.”

Depois de passar na prova, Alexandre não perdeu tempo. “Eu peguei meu diploma do ensino médio e no mesmo dia eu já me inscrevi na faculdade, no curso de Ciências da Computação. Começo agora em fevereiro. Agora é correr atrás dos meus sonhos.”

Parceria FAM

Para os entregadores que querem dar continuidade à sua jornada de aprendizado, o iFood fechou uma parceria com a Faculdade das Américas (FAM), para oferecer bolsas integrais nos cursos ministrados pela instituição. Os outros parceiros têm descontos que podem chegar a 80%. Todos os formados na primeira turma do Meu Diploma do Ensino Médio foram contemplados com 100% de desconto nos cursos da faculdade. Até o momento, 107 já foram matriculados.

Investimento do iFood em Educação

Além de sua atuação para impulsionar a formação básica, o iFood tem uma série de iniciativas, principalmente na área de tecnologia, para capacitar brasileiros para o trabalho do futuro e para o empreendedorismo. Entre elas, está o Potência Tech, que oferece cursos introdutórios, bolsas para formação na área e vagas de emprego para que pessoas com perfis sub-representados nessa área possam se especializar e começar uma nova carreira. 

Mais de 25 mil bolsas já foram oferecidas por meio do Potência Tech. Outra ação é o iFood Decola, plataforma para apoiar o desenvolvimento do entregador e de restaurantes, e ajudar a melhorar a renda com o trabalho via app e também no desenvolvimento pessoal, com capacitações rápidas sobre equilíbrio financeiro e sobre outras profissões, com programas de capacitação em diversas profissões. 

Além disso, o iFood participa do Movimento Tech, parceria com a XP e outras 30 empresas para apoiar projetos que dão oportunidades de estudo, formação e emprego na área de tecnologia. A coalização tem o objetivo de arrecadar R$ 100 milhões até 2025 para projetos que aceleram a capacitação e a empregabilidade na área de tecnologia.

Entre os compromissos públicos do iFood também está o de formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub-representados e de baixa renda em tecnologia, até 2025.

Festival do Jeans de Toritama vai realizar seleção de modelos para desfiles no Recife


Pensando em incluir, cada vez mais, a cadeia produtiva do estado no maior festival de moda do Norte/Nordeste, o Festival do Jeans de Toritama (FJT) vai realizar, pela primeira vez, uma seleção de modelos masculinos e femininos da região para desfilar no evento. 

“A iniciativa inédita visa inserir ainda mais agentes da área de moda de Pernambuco", pontua Thiago Alexandre, diretor-geral do FJT pelo sexto ano. Quanto à escolha dos modelos, Thiago explica que a beleza não é o maior atributo a ser avaliado. “As principais características que buscamos são atitude, expressão e comportamento. O que vai pesar na avaliação, de fato, é o conjunto do que a pessoa representa na passarela”, destaca.

Marcada para o dia 13 de abril, a seletiva, que é gratuita, está aberta para o público em geral, com idade a partir de 18 anos, que esteja disponível para desfilar nos três dias de festival, que será realizado entre 4 e 6 de maio. A seletiva vai ocorrer entre 18h e 21h, no Beach Class Conventions By Hom, no Recife Caruaru, e será feita por ordem de chegada. Os participantes devem levar salto alto e um traje de banho. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (81) 98105-8611, que é WhatsApp. O Beach Class fica na Rua Maria Carolina, 661, no bairro de Boa Viagem. 

*Sobre o FJT* – Em sua 21ª edição, o Festival do Jeans de Toritama foi realizado de forma digital em 2020 e 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus. O FJT é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Toritama e da Prefeitura de Toritama e conta com o patrocínio master da Santana Textiles. Em 2019, última edição presencial, o festival teve mais de 20 mil visitantes. O “Color Senses” – nome do projeto de 2023 – contará com salão da moda, salão dos desfiles e área de food park. O número de stands foi ampliado de 55 para 116. Uma das grandes novidades deste ano é que as empresas vão poder comercializar dentro do FJT.

*Shows* – Os cantores Nattan, Xand Avião e Priscila Senna são as principais atrações confirmadas no festival. Eles vão se apresentar nos dias 4, 5 e 6 de maio respectivamente. Além deles, a banda Cavaleiros do Forró foi confirmada para o dia 4. Abaixo a programação completa:

Quinta-feira (4/5)
Renato Vilela
Cavaleiros do Forró
Nattan

Sexta-feira (5/5)
Izah Tavares
Mateus Santos
Xand Avião

Sábado (6/5)
Elizeu Neto
Adriano Estigado
Priscila Senna
Michele Andrade


Amanhã é feriado também no setor bancário