segunda-feira, 1 de abril de 2024

Cal Volia se filia ao PSB para disputar novo mandato de prefeito em Itapissuma

 

Prefeito de Itapissuma de 2009 a 2016, Cal Volia escolheu o PSB para disputar um novo mandato nas eleições deste ano. A filiação ocorreu na noite desta segunda-feira (1º), em ato na sede estadual do partido, no Recife. As boas-vindas foram dadas pelo prefeito da capital e vice-presidente nacional do PSB, João Campos, pelo presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, e pelo deputado federal Guilherme Uchoa Jr. (PSB).

“Fui prefeito na época que Eduardo Campos era governador. Ele sempre prezou que Pernambuco crescesse de forma descentralizada e deu muita atenção ao Litoral Norte, com o Polo de Bebidas, o Polo Automotivo, o Polo Farmacoquímico. Tudo isso nos faz sonhar em voltar a ser prefeito e repetir essa parceria que gerou desenvolvimento para nossa região”, afirmou o pré-candidato.

No mesmo sentido, o prefeito João Campos elogiou a presença de ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores do município como grande demonstração da unidade do projeto que o PSB abraça em Itapissuma. “A unidade política é o primeiro passo para construir a unidade das pessoas. O passo mais difícil para começar vocês já conseguiram. Agora é caminhar nas ruas da cidade e falar de futuro. Você vai ter nosso entusiasmo e nosso apoio”, declarou.

Para o presidente Sileno Guedes, a chegada de Cal Volia ao PSB é importante porque “o partido valoriza o trabalho de pessoas que conhecem o povo”. Já o deputado Guilherme Uchoa Jr. destacou que “muito já foi feito por aquela região” com Eduardo governador e Cal Volia prefeito e “muito mais poderá ser feito” nesse novo capítulo da história de Itapissuma.

O ato contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itapissuma, GG de Zé Antônio (Republicanos), da secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, e de outras autoridades e militantes do município.

Trailer Parasita

SISMUC realiza assembleia geral nesta terça-feira (02)


Nesta terça-feira (02), o SISMUC Regional Caruaru, realiza uma assembleia geral com os servidores associados, bem como: motoristas, lactaristas, merendeiras, e demais categorias. O encontro acontecerá na sede do sindicato, na Rua Padre Félix Barreto - n° 50, a partir das 9h.

De acordo com o presidente da entidade, Eduardo Mendonça, serão debatidas pautas especificas desses servidores, além de avaliação das deliberações, novos encaminhamentos e informes gerais. “Convocamos todos os servidores dessas categorias citadas, pois a participação deles é de suma importância para as aprovações e deliberações de diversos pedidos de melhorias para esses servidores” reforça. 

A primeira convocação acontece às 7h30, com 2/3 dos associados e segunda convocação uma hora depois com 1/3. A terceira e última convocação 30 minutos depois, às 9h.

A 2ª ExpoAgro Pernambuco inicia nesta quinta-feira, 04 de abril, em Cupira


O município de Cupira, no Agreste Central, vai ser palco de mais uma edição da ExpoAgro Pernambuco. A segunda edição do evento começa na próxima quinta-feira, 04 de abril, e termina no domingo, 07. A ExpoAgro Pernambuco tem a finalidade de fortalecer a atividade pecuária e do agronegócio, de estimular e valorizar o trabalho dos criadores do município e de toda região do Estado. O evento fica localizado às margens da PE-123 (próximo da BR-104). 

O evento, na segunda edição terá uma megaestrutura com quase 70 estandes, em uma área de vinte mil metros quadrados, reunindo representantes do agronegócio e de mais segmentos da produção rural do estado afora. No rol de serviços e de atrações: shows, leilão e exposição de animais, circuito de palestras, capacitações, exposição de boi de corte, equinos, caprinos, ovinos, gado leiteiro, rodada de negócios, praça de alimentação, rodeio, feira da agricultura familiar, cavalgada, linha de crédito, máquinas agrícolas e estacionamento para mais de quinhentos veículos.

A Exposição do agronegócio conta com o apoio de grandes parceiros, entre eles o Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura de Cupira, ADEPE, IPA, SEBRAE, o grupo Master Boi, Embrapa, Adagro, Start Soluções em Agronegócio, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa, Massey Ferguson, Fiat Italiana, Netcell Telecom, Mandacaru Caminhões e Ônibus.

*PROGRAMAÇÃO EXPOAGRO PERNAMBUCO 2024*

*04/04 | QUINTA FEIRA*

17h ABERTURA DOS ESTANDES
20h ABERTURA OFICIAL
23h ENCERRAMENTO DOS ESTANDES

*05/04 | SEXTA-FEIRA*

10h ABERTURA DOS ESTANDES
10h FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
10h às 12h CIRCUITO DE PALESTRAS
14h às 18h CIRCUITO DE PALESTRAS
19h às 21h JANTAR – RODADA DE NEGÓCIOS
20h RODEIO E APRESENTAÇÕES
22h ENCERRAMENTO DOS ESTANDES
22h SHOW: VITOR VAQUEIRO

*06/04 | SÁBADO*

10h ABERTURA DOS ESTANDES
10h FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
10h às 12h CIRCUITO DE PALESTRAS
14h às 18h CIRCUITO DE PALESTRAS
16h às 21h LEILÃO | NELORE | SANTA FÉ E CONVIDADOS
20h RODEIO E APRESENTAÇÕES
22h ENCERRAMENTO DOS ESTANDES

*07/04 | DOMINGO*

8h CONCENTRAÇÃO CAVALGADA (FAZ. BOA VISTA)
10h ABERTURA DOS ESTANDES
10h FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
16h RODEIO E APRESENTAÇÕES
18h ENCERRAMENTO DOS ESTANDES
18h SHOW: PAULO BALA & LATINO SAN

*SERVIÇO:*

2ª ExpoAgro Pernambuco
De 04 a 07 de abril de 2024
Local: às margens da PE-123 (próximo da BR-104)
Cupira-PE, Agreste Central

Feira Infantil Dia de Festa movimenta o Shopping Recife


A partir desta terça-feira (02), a Praça de Eventos do Shopping Recife se transforma em um verdadeiro paraíso para os pequenos e seus pais com a chegada da feira infantil Dia de Festa. Com uma programação interativa e lúdica, aliada a uma variedade de produtos e serviços para festas infantis, o evento promete entretenimento para as crianças e comodidade para os adultos em busca de novidades. Com entrada gratuita, a feira fica aberta ao público até o dia 15 de abril, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h.

Cerca de 80 expositores estarão presentes, oferecendo descontos que variam de 15% a 30% em produtos e serviços para festas infantis. Enquanto os pais negociam diretamente com os fornecedores, os filhos poderão se divertir com personagens infantis reais, recreadores e uma infinidade de opções de lazer. A expectativa é receber um público de 70 mil pessoas e movimentar aproximadamente R$ 1,5 milhão em negócios durante os quinze dias do evento.

De acordo com o produtor Ricardo Coller, coordenador geral da feira, o mercado de festas infantis tem retomado seu crescimento após a pandemia, com as famílias valorizando cada vez mais as comemorações para os pequenos. Segundo ele, as festas infantis se tornaram verdadeiras superproduções, muitas vezes com orçamentos maiores que alguns casamentos.
A variedade de expositores inclui desde profissionais de bolos, doces e salgados até empresas de decoração, fotografia, buffets infantis, entre outros. Além disso, haverá empresas de roupinhas personalizadas, bonecos realísticos, parques infantis e lembrancinhas personalizadas, garantindo uma experiência completa para os visitantes.

Atualmente, os principais temas escolhidos para a realização de festas infantis são nas áreas de Princesas; Casa de Bonecas; Coelhinhos, Dinossauro (ou Baby Dino), Mário Bross; Ratatouille; Rei Leão, Super-heróis; Arco-íris; Fundo do mar; Sítio do Pica Pau Amarelo, Harry Potter, Parque de diversões; Planetas ou Universo e Futebol, entre outros. Dessa forma, as empresas que trabalham com decoração infantil procuram estar sempre atualizadas com essas temáticas.

Serviço:
Feira Infantil Dia de Festa
Data: 02 a 15 de abril
Local: Praça de Eventos do Shopping Recife
Horários: Seg a sáb, das 9h às 22h; Domingos, das 12h às 21h
Informações: (81) 9 8362.3003.
Contato imprensa: Ricardo Coller, produtor e coordenador geral da feira: 81| 9 8848.6018.
Freemídia Comunicação
Ricarte Passos – Assessoria de Imprensa
81.9 9894.4565

Palestra de Rossandro Klinjey abre a programação do 19º Simespe neste sábado no Teatro RioMar


O 19º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco (Simespe) aborda o tema central A resiliência da fé inabalável: Reflexões espíritas sobre a construção da paz em tempos de conflitos, no Teatro Riomar, localizado no RioMar Recife, nos dias 6 de abril e 13 de julho. As palestras são ministradas por Rossandro Klinjey e André Trigueiro, respectivamente. Dentro dos diferenciais do novo conceito está a gravação ao vivo de videocast no palco do teatro em que, a partir de aplicativo, a plateia pode interagir com o palestrante. A programação completa deste ano conta, ao todo, com quatro encontros em datas diferentes. Os ingressos custam a partir de R$ 90 e podem ser adquiridos no site e na bilheteria do Teatro RioMar.

A abertura acontece neste sábado, dia 6 de abril, às 19h, por conta do psicólogo e conferencista, Rossandro Klinjey (PB), que aborda o tema Renascimento interior: Uma abordagem espiritual para superar conflitos, angústia e medo. O segundo encontro acontece no dia 13 de julho, ministrado pelo palestrante, jornalista e escritor André Trigueiro (RJ), que retrata sobre Sabedoria no dia a dia: Força, coragem e fé. 

O segundo módulo de 2024 acontece no segundo semestre, com mais dois palestrantes.
O novo conceito Simespe – O ano todo com você apresenta ao público, além de um maior número de encontros ao longo do ano, aumentando as oportunidades de iluminar consciências, uma expectativa de maior aprofundamento a respeito dos temas abordados. A proposta também é oferecer uma vivência mais participativa e interativa durante a gravação ao vivo de videocast no palco do teatro e, a partir de aplicativo, a plateia interagir com o palestrante. O novo espaço tem capacidade de público para 680 pessoas, sendo favorável a uma imersão mais intimista e acolhedora. No foyer do teatro, os participantes terão acesso à livraria para adquirir obras dos palestrantes.  

Após 18 anos, com um encontro por ano, o Simespe se consolida entre os principais simpósios do calendário espírita, somando mais de 370 horas de imersão em diversos conteúdos sob à luz do Espiritismo, contribuindo, assim, para a jornada moral e espiritual de milhares de participantes, que acompanham de forma presencial e virtual. Com intuito de arrecadar recursos para os trabalhos assistenciais do Grupo Espírita Seara de Deus, no Janga, em Paulista/PE, contabiliza, ao todo, mais de cinquenta palestrantes e renomados conferencistas que já apresentaram temas diversos sob aspectos científico, filosófico e religioso, entre eles, Augusto Cury, Haroldo Dutra e Divaldo Franco, considerado expoente máximo na divulgação do Espiritismo por todo o mundo. 

Grupo Espírita Seara de Deus
Fundado em 1978, o Grupo Espírita Seara de Deus é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita. Cursos, reuniões mediúnicas, palestras públicas e atendimento fraterno estão entre as atividades da casa que busca iluminar consciências. Em caráter de inteira gratuidade, diversos trabalhos assistenciais são realizados, entre eles, a Creche Escola Jesus de Nazaré, que atende, em tempo integral, 120 crianças, a campanha do quilo, as visitas aos hospitais, o atendimento às vovós e gestantes. A sede do Seara de Deus fica no bairro do Janga, em Paulista, zona norte da Região Metropolitana do Recife.

Prefeitura de Igarassu amplia iluminação em LED


A primeira cidade 100% em iluminação pública em LED de Pernambuco, com o projeto Igarassu “Cidade Luz”, intensifica a ampliação do parque de iluminação pública com o programa Reluz da prefeitura através da secretaria da Cidade.  

Os serviços chegaram em vários locais, como parte da PE-35 e comunidades com complemento e melhorias na rede de Iluminação Pública (IP). O projeto também vai contemplar as melhorias necessárias da BR-101 Norte, que corta a cidade, na PE-14, conectando-se ao litoral da cidade, além de parte da PE-41, zona rural, ilhota Coroa do Avião, residenciais e loteamentos que necessitam de reforço na iluminação, ofertando segurança, qualidade de vida e tecnologia.

As luminárias em LED, além da segurança, são beneficiais para todos os setores, inclusive para o empreendedorismo em Igarassu, ajudando na mobilidade aos clientes de cada região.  

A gestão afirma que a economia gerada com a modernização da iluminação pública proporcionou o autossustento do programa, ou seja, os custos com a Neoenergia, com a implantação e com a manutenção, além de proporcionar *,* mediante lei *,*uma redução na taxa de Iluminação pública de 30% para os munícipes e empresas, permitindo o fortalecimento da economia familiar e fomento na economia de toda cadeia produtiva.

Com a modernização os resíduos retirados, como resíduos sólidos, metais pesados, vapores, vidros, materiais nocivos ao meio ambiente, previsto na Lei Federal n.º 9.605 de 12/02/2015 (crimes ambientais), foram devidamente descartados conforme certificado de descarte e relatório fotográfico, encaminhados aos órgãos de controle e a Câmara municipal.

O cronograma segue proporcionando bem-estar para a população e entrou na fase de parceria com o “Programa Craque só se for de bola” da prefeitura. A ação já iluminou dez campos de futebol, o Ginásio Jota Raposo, três campos de vôlei de areia, praças e quadras esportivas em alguns bairros, com instalação de mais de 200 refletores em LED.

Igarassu foi pioneiro, tornou-se referência de solução sustentável, de economia e engenharia, atraindo as atenções de várias cidades em Pernambuco e de outros estados. O projeto “Cidade Luz” foi recentemente premiado no Porto Digital pelos resultados obtidos, com um retorno do investimento em curto tempo, pois é um programa que se paga com a economia gerada, podendo investir na ampliação do programa “Reluz”.

Biblioteca da Unicap recebe exposição “Os três sentidos”


A Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) recebe, a partir de hoje (dia 1º), a exposição “Os três sentidos”, dos artistas plásticos Marcos Carvalho e Elias de Paula. A mostra é composta por 27 trabalhos, entre pinturas e desenhos com técnicas e temáticas diversificadas, que podem ser vistos gratuitamente até o dia 30 de abril. A curadoria da mostra é da professora Sandra Melo, do Departamento de Expressão Gráfica (DEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Biblioteca da Unicap fica localizada na rua do Príncipe, n.º 526, na Boa Vista. A exposição é aberta ao público.

A exposição dá vazão à experiência dos artistas plásticos Marcos Carvalho e Elias de Paula com respeito aos três sentidos vivenciados na trajetória deles da juventude à maturidade como sexagenários. As obras em exibição são compostas por pinturas a óleo, em acrílica e com colagem, desenho a grafite, impressão em canvas e ponta seca. As telas são trabalhadas em preto e branco, em cores quentes e frias e em monocromia. Tão diversas como as técnicas são os temas tratados pelos artistas: a atualidade exibida de forma surrealista, os povos originários, animais, retratos, as cidades e a cultura pernambucana, brasileira e mundial.

Sandra Melo tem atuado na curadoria de várias exposições promovidas pela UFPE, tais como a mostra “Os tons que pintam o Dom”, promovida pela Editora da UFPE; “Olhar a ponte que nos liga”, promoção do Departamento de Expressão Gráfica junto com o Instituto Cervantes de Recife e de Salvador; e “Visitas guiadas online”. Ela também colaborou na exposição “Arte com destino: cartões postais da Expressão Gráfica” e “Expressões Gráficas e poéticas de personagens nordestinos”, também com promoção do Departamento de Expressão Gráfica; entre outras.

Abril pela Segurança do Paciente será celebrado no HRA


 Desde 2013, quando foi lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente, abril foi o mês escolhido para ampliação das discussões sobre as ações voltadas para melhoria da segurança do paciente no Brasil. No Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, a data será lembrada com diversas atividades voltadas para profissionais, acompanhantes e pessoas em atendimento na unidade.

 Durante esta semana (1º a 5 de abril), diversas palestras serão oferecidas para a equipe multiprofissional do hospital. “Vamos discutir como a assistência pode ser prestada de um modo seguro, de forma a não levar risco de dano ao paciente por uma infecção, por exemplo”, explica Maria Maciel, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRA.

 A palestra de abertura, nesta segunda-feira (1º), abordou a prevenção de infecção do trato urinário. O uso de adornos no ambiente hospitalar também será um tema discutido. “A campanha de adorno zero será trabalhada, também, junto a pacientes e acompanhantes, pois é importante que eles entendam que brincos, relógios, anéis, entre outros, quebram as barreiras de segurança. Precisamos que eles compreendam que eles também estão envolvidos nesse processo da segurança na assistência”, reforça Maria. 

 Nas segunda e terceira semanas de abril, a equipe do NSP vai discutir a segurança do paciente em cada setor da assistência hospitalar. Já na última semana, um workshop com todas as metas internacionais de segurança da pessoa em atendimento será ofertado na recepção central do HRA.

Psicopedagoga reforça importância de diagnóstico precoce do TEA

  Marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o dia 2 de abril, nesta terça-feira, é voltado para a sensibilização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.


 Um levantamento recente, de 2022, do Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos, aponta que uma em cada 44 pessoas nasce com autismo. Se esse número for adaptado para a população brasileira, isso resultaria em um contingente de mais de 4 milhões de pessoas. 

 Com quase 30 anos de experiência em inclusão e alfabetização de pessoas com deficiência, Lidieri reforça a importância de sensibilizar a sociedade quanto ao tratamento igualitário de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “Precisamos falar sobre o assunto sem tabus, mas oferecendo condições de diagnóstico, tratamento e políticas que garantam a inclusão de pessoas com TEA. O diagnóstico precoce e, consequentemente, uma intervenção prematura podem oferecer mais qualidade de vida, mais autonomia e mais segurança às pessoas com autismo”, pontua a psicopedagoga.

 A insegurança passa por diversos aspectos, como o desenvolvimento da criança, inclusão, como lidar com comportamentos desafiadores, apoio emocional, entre outros, por isso é imprescindível e urgente a criação de mais políticas públicas de inclusão, tanto na saúde quanto na educação. Estima-se que, no Brasil, o censo escolar registrou um aumento de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em escolas públicas e particulares no período entre 2017 e 2021.

 “São assuntos que devem ser debatidos cada dia mais. É possível, sim, com sucesso, alfabetizar pessoas com TEA. Dar a elas o acesso ao letramento e à alfabetização é a chave que abre as portas do conhecimento, da igualdade e, claro, do mercado de trabalho”, ressalta Lidieri.


 O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida. 


*CORRIDA PELA INCLUSÃO*
Em comemoração à data, será realizada a Atípicos Run, corrida pela inclusão que terá sua segunda edição em Caruaru. No dia 20 de abril, a partir das 7h, o Parque Ambiental São Francisco receberá os participantes, que terão três percursos para escolher: 3,2km para corrida; 2,8km para caminhada; e 2km para cãominhada. Podem participar crianças e adultos atípicos, típicos, bem como cães de estimação. A corrida é organizada pela Educação Especial PE e pelo Centro de Excelência em Educação e Terapias Integradas (CENEETI). As inscrições custam R$60 e podem ser feitas no site https://educacaoespecial.lojaintegrada.com.br/atipicos-run-inscricao.

*Sobre Lidieri Barros* – Psicopedagoga, especialista em educação especial e inclusão, é diretora de dois centros de educação inclusiva (Educação Especial PE e CENEETI) e a idealizadora de maletas pedagógicas e de diversos materiais adaptados para alfabetização e letramento. Atualmente, Lidieri Barros assessora mais de 500 crianças em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos.

*Sobre Educação Especial PE e CENEETI* - A Educação Especial PE existe há mais de 25 anos em Pernambuco. Referência em educação inclusiva de crianças e adultos com transtornos e deficiência, sua missão é conscientizar as pessoas sobre igualdade e a importância da inclusão de pessoas com deficiência, a fim de gerar uma verdadeira transformação social. Localizado em Caruaru, o CENEETI é o mais completo centro de terapia integrada da região, com uma equipe transdisciplinar formada por psicopedagogos, psicólogos / terapeutas ABA, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, psicomotricistas e oferece atendimentos especializados em Terapia Assistida por Animais (TAA) e Educação Assistida por Animais (EAA). O CENEETI fica localizado na Rua Pasteur, 220, bairro Universitário.

Plaza Shopping vai realizar segunda edição do projeto Happy Hour Na Praça com Bella Schneider


Com foco na promoção de momentos de lazer e experiências especiais, o Plaza Shopping vai realizar, nesta sexta (5), na praça de alimentação, no piso L5, a segunda edição do projeto Happy Hour Na Praça. O evento, que vem sendo proposto na primeira sexta-feira do mês, contará com apresentação da cantora Bella Schneider, que participou da quarta temporada do The Voice Brasil, e promete um repertório emocionante com vários sucessos do blues, pop, jazz e MPB. Interessados poderão conferir todos os detalhes das 18h às 20h30, de forma gratuita. 

Para que o momento fique agradável ao paladar também, algumas operações do local terão menu promocional a partir de combos que incluem bebidas e petiscos. Entre elas, Dinny, Spoleto, Bonaparte, Donatário, Bob’s, Boali, Tempero da Fazenda e Atlântico, além da Dalena e Milkmoo com sobremesas, com opções a partir de R$19,90. 

Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, vale acompanhar as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br. 

*Serviço:*
O que: Happy Hour Na Praça – Plaza Shopping
Quando: nesta sexta-feira, dia 5 de abril – das 18h às 20h30
Onde: praça de alimentação do Plaza, no piso L5
Atração: Bella Schneider
Acesso: livre/gratuito

Copergás prioriza interiorização do Gás Natural em Caruaru


A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) busca fortalecer seu compromisso de promover a interiorização do gás natural em Pernambuco, em especial na cidade de Caruaru, no Agreste. A cidade vai receber uma base operacional da Copergás, possibilitando a ampliação de novos clientes no distrito industrial da cidade. Em poucos meses, a empresa ampliou sua carteira de 9 para mais de 30 clientes na capital do Agreste. O diretor-presidente da Companhia, Felipe Valença, realizou uma visita técnica às obras da base na semana passada.

“O desenvolvimento de uma Base Operacional da Copergás na cidade mostra o compromisso da empresa com a região do Agreste pernambucano e sua preocupação em expandir os benefícios do gás natural para todos. A visita a Caruaru também foi uma importante oportunidade para explicar à população sobre as vantagens do Gás Natural e desmistificar alguns mitos sobre essa importante matriz energética”, ressaltou o presidente da Copergás.

Na ocasião, foi realizada uma inspeção na Base Operacional da Copergás (BOC), com a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e do secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Pedro Augusto.

O diretor-presidente da empresa, Felipe Valença, participou de debate na FIEPE sobre o desenvolvimento econômico do Estado e realizou visitas técnicas a associações empresariais da região, a clientes dos setores comercial, veicular e industrial, além de uma visita institucional da Copergás ao executivo municipal de Caruaru. 

A Copergás concluiu a ligação do Shopping Difusora, em Caruaru, atendendo clientes do centro comercial e vizinhança, além do setor residencial. Empresas como Luzarte, CIPAN, padaria Pães e Delícias, Shopping Difusora e restaurante Maricai foram alguns dos clientes visitados durante a passagem da equipe da Copergás na região.

Também foi lançada a campanha de incentivo ao uso do gás natural veicular (GNV) no município. A cidade de Caruaru representa hoje um principais mercados de GNV do Estado, com uma das maiores redes de abastecimento, com cinco postos oferecendo o combustível. O projeto de incentivos para que os motoristas façam a conversão dos veículos oferece descontos na instalação do kit gás e vouchers de abastecimentos no valor de R$ 500.

Como surgem os vícios e como identificá-los


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define os vícios como condições que surgem do consumo frequente de substâncias psicoativas ou de hábitos repetitivos, e que prejudicam a qualidade de vida do indivíduo e daqueles à sua volta. De acordo com Tatiany Melo, professora de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), é preciso analisar o que cada vício significa na vida do sujeito para entender a sua origem. No entanto, a especialista explica o que leva o cérebro a desenvolver uma dependência. “Tem alguns momentos da nossa vida em que estamos mais vulneráveis, porque o vício é uma busca de prazer em um momento que você não está bem”, pontua. 

Ela acrescenta ainda que, nesses momentos de vulnerabilidade, é comum que se busque o bem-estar de alguma maneira, mas o organismo acaba se acostumando e passa a solicitar níveis maiores de prazer. O vício é identificado, segundo a especialista, a partir do momento em que ele passa a causar sofrimento para o paciente. “Aquele prazer, que inicialmente era uma coisa momentânea, passa a ser algo que vai tomar uma grande parte da minha vida e vai inviabilizar a minha qualidade de vida e a minha forma de fazer as coisas”, complementa. É importante mencionar, por outro lado, que vícios também têm cargas genéticas. Ou seja, se houver histórico familiar, é mais provável o desenvolvimento de alguma dependência.

Por mais difícil que possa ser identificar, em si mesmo, que determinado hábito está se tornando um vício, Tatiany afirma que é possível perceber isso pelas mudanças no cotidiano. “Por exemplo, uma pessoa que fazia uso da bebida todo final de semana. Depois de um tempo, ela não consegue mais esperar pela sexta-feira. Então ela tem que beber na quarta, na quinta. E aquele prazeroso encontro do final de semana passa a ser uma coisa que inviabiliza a vida dessa pessoa”, explica a psicóloga. E, como consequência, o hábito torna-se um sofrimento, o que faz o cérebro do dependente exigir mais, causando um ciclo.

O uso das redes sociais também é algo que merece atenção e que facilita o surgimento de vícios. Baseadas em conteúdos rápidos, essas plataformas têm diversas características que alteram a química do cérebro e que nos mantêm presos, como conteúdos que prometem recompensas (prazer e bem-estar) o tempo inteiro. “Uma coisa que podemos fazer é observar se o meu comportamento é um processo de fuga”, ressalta.

Tratamento 

Os vícios podem ser tratados através da psicoterapia aliada a um acompanhamento psiquiátrico, já que existem medicamentos capazes de combater as dependências. A psicóloga acrescenta que, no processo de psicoterapia, a busca pelo autoconhecimento é uma importante aliada, uma vez que a origem de um vício varia de pessoa para pessoa. “É um processo para cada um, vai depender da história de vida de cada um, do que aquele vício significa, do que levou o indivíduo àquele lugar. Mas a gente consegue ressignificar sim, porque a nossa existência é sempre maior do que qualquer psicopatologia que possa nos atingir”, conclui.

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães apresenta a itinerância da exposição "Bará" de Gustavo Nazareno



O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães tem o
prazer de anunciar a abertura da tão esperada exposição "Bará", do renomado artista
mineiro Gustavo Nazareno. A inauguração acontecerá no sábado, dia 23 de março de
2024 às 14h.

*Sobre a Exposição:*
A mostra "Bará" é uma homenagem ao orixá Exu, uma divindade reverenciada nas
religiões de matriz africana no Brasil. Com curadoria de Deri Andrade e produção
executiva de Itze Escalona, esta exposição é uma itinerância da bem-sucedida mostra
que aconteceu em 2023 no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo.
Composta por aproximadamente 75 obras, incluindo pinturas a óleo sobre linho e
desenhos em carvão, a exposição reflete a profunda pesquisa e devoção de Gustavo
Nazareno aos orixás, em particular ao Exu. Através de suas obras, Nazareno oferece
uma visão única e poética sobre o universo do orixá, explorando tanto aspectos
mitológicos quanto estéticos.

As fábulas escritas por Nazareno desempenham um papel fundamental no processo
criativo, inspirando cada obra e transformando a exposição em uma verdadeira
celebração aos orixás, com Exu liderando o caminho. As fases de um dia são realçadas em elementos de passagens, narrando a preparação dos trabalhos para esse momento de celebração.

*Sobre Gustavo Nazareno:*
Gustavo Nazareno é conhecido por sua técnica particular em pintura e desenho, que
parte de um referencial renascentista e seu profundo interesse pelas epistemologias
dos orixás. Suas obras transcendem a questão religiosa, evocando temas de
conhecimentos ancestrais, beleza e mistérios.
A exposição "Bará" é uma jornada visual que percorre os ritos africanos desde a
mitologia dos orixás até o panteão Iorubá, apresentando uma obra carregada de
nuances e referências que transitam entre o Renascimento, o surrealismo e a Arte
Moderna Makonde.

*Sobre a Itinerância:*
Esta itinerância da exposição "Bará" é uma ampliação da pesquisa realizada por
Gustavo Nazareno, apresentando novos contornos e uma homenagem renovada aos
orixás. É a primeira vez que as obras do artista viajam para o nordeste brasileiro,
ampliando o alcance e reconhecimento de seu trabalho nesta região tão rica em cultura e tradição.

Não perca a oportunidade de vivenciar esta experiência única e imersiva na cultura
afro-brasileira. A exposição "Bará" estará em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães até [data de término]. Para mais informações e agendamento de visitas, por favor, entre em contato com o museu.

*Serviço:*
Exposição "Bará" de Gustavo Nazareno
Curadoria: Deri Andrade
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife - PE
Abertura: 23 de março de 2024
Visitação: 23 de março até 16 de junho de 2024
Horário de visitação:
Qua a sex das 10h às 17h
Sábado e domingo das 10h às 16h.

Caruaruense de malas prontas para representar Pernambuco no Mister Brasil 2024


Nesta segunda-feira (1º), o Mister Pernambuco, Julliano Oliveira, parte com destino ao Rio Grande do Sul para representar Pernambuco na disputa pelo título de Mister Brasil CNB 2024. 

Julliano, natural de Caruaru, leva consigo não apenas beleza e carisma, mas também determinação e representatividade. O modelo, nascido em Caruaru, no Agreste, expressa a diversidade cultural do povo pernambucano, enriquecendo ainda mais sua trajetória. Além de sua atuação como modelo, Julliano é voluntário do Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA, acadêmico de administração e já participou de diversas campanhas e eventos no polo têxtil, além de ter experiência em campanhas nacionais para grandes marcas. 

Aos 29 anos, ele embarca com grandes expectativas e com esperança de trazer o título inédito de Mister Brasil CNB para Pernambuco. O concurso, que será transmitido ao vivo pelo canal do CNB no YouTube, promete uma noite glamourosa e repleta de surpresas. 

A final está marcada para o dia 6 de abril, às 20h, em Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Para acompanhar de perto a jornada de Julliano e torcer pelo Mister Pernambuco no Mister Brasil CNB 2024, fique ligado nas redes sociais e no canal do CNB.

@julliano0liveira 

Prefeitura de Arcoverde e CIEE abrem inscrições para oficinas gratuitas de qualificação para o mercado de trabalho, neste mês de abril


A Prefeitura de Arcoverde, através das Secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Casa das Juventudes e do Programa Qualifica Arcoverde, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, abre inscrições para duas oficinas gratuitas direcionadas para quem tem interesse em se qualificar para o mercado de trabalho.

Na primeira opção, que será realizada no dia 16/04 (terça-feira), das 19h às 21h, será tratado o tema: 'Dicas de Postura e Etiqueta Profissional'. Já na segunda opção, que acontece no dia 23/04 (terça-feira), das 19h às 21h, os participantes terão noções sobre o tema: 'Elaborando Currículo: Atualizado e Moderno'.

As duas atividades serão transmitidas através da plataforma Google Meet, em tempo real. Os inscritos receberão os acessos das oficinas por e-mail, até um dia antes de cada realização.

As inscrições podem ser feitas com o preenchimento de formulário online, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnv5kRKeiP37BIpAxnHhoaeQaKoXaB27DjcuyoNPT71maWTQ/viewform?pli=1 .

Alepe presta homenagem aos que lutaram contra o golpe militar de 1964


Os que lutaram contra o golpe militar de 1964 receberam uma homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Um pouco antes, houve a Caminhada do Silêncio, ato político-cultural que aconteceu no Monumento Tortura Nunca Mais em repúdio aos 60 anos do golpe militar, por memória, verdade, justiça, reparação e democracia. Os participantes do ato caminharam até a Alepe para participar da homenagem aos que resistiram nesse período de regime autoritário. A proposição foi do deputado estadual Waldemar Borges. A deputada Dani Portela presidiu a reunião, representando o presidente da Alepe, Álvaro Porto. 

“Não podemos esquecer, jamais, da violência desmedida e das agressões sofridas por muitos daqueles que lutaram contra o golpe. Milhares de brasileiros e brasileiras foram presos, torturados, exilados e assassinados durante os anos de chumbo da ditadura militar. Entre eles, muitos pernambucanos e pernambucanas, cujas vozes foram silenciadas à força e cujos sonhos de construir uma sociedade justa foram interrompidos pela brutalidade do regime autoritário”, frisou o deputado Waldemar Borges em seu discurso. “Ao contar a verdadeira história do que ocorreu no Brasil nesse período, buscamos manter viva a chama que nos conecta aos nossos antepassados que lutaram pela liberdade, e assim podemos reafirmar nosso compromisso com a democracia enquanto um valor universal inegociável”, completou o deputado. 

A deputada Dani Portela lembrou que é filha adotada porque seu pai ficou estéril por conta das inúmeras torturas que sofreu durante a ditadura militar. “Se estamos fazendo essa homenagem é porque outros vieram antes de nós para contar essa história. A história da minha vida perpassa com história da luta pela democracia em nosso país”, disse. 

O ex-deputado e ex-vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, representou os homenageados. “Dizem os historiadores que a cada momento importante da vida de um país, a sociedade é convidada a revisitar a sua história. E cada vez que nós revisitamos a nossa própria história, o fazemos descobrindo ou percebendo mais elementos para compreensão da nossa trajetória como nação e como povo. É preciso que a palavra de ordem “Ditadura nunca mais” seja dita pelas novas gerações ao revisitar essa história e compreender o significado do que é o regime autoritário”, reforçou.

O deputado Waldemar Borges dedicou a reunião aos 51 mortos e desaparecidos políticos que foram identificados e que constam na lista da Comissão da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara e também ao seu pai, conhecido por Deminha, ex-deputado cassado na Ditadura Militar. 

Também fizeram parte da mesa, o presidente do Conselho Deliberativo do Memorial da Democracia e secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Jaime Asfora; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio da Cidadania, representando o procurador geral de Justiça do MPPE, Marcos Carvalho, Fabiano de Melo Pessoa; o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeira Lins, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto; o representante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Fábio Potiguar, o reitor da Unicap, Padre Pedro; e o filho do Dr. Fernando Coelho (in memorial) - primeiro presidente da Comissão da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara, Ricardo Coelho, que recebeu uma placa da Alepe em homenagem ao seu pai em nome dos que lutaram contra o golpe militar de 64.

MobilizaTeaPE conduz a 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo


No próximo dia 6 de abril, a Praia de Boa Viagem, no Recife, será palco de um evento marcante: a 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo, organizada pelo MobilizaTeaPE. Com o lema "O melhor presente é ser presente", o evento tem como propósito sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa, liderada pela idealizadora e coordenadora geral do MobilizaTeaPE, Polly Fittipaldi, representa mais do que uma simples caminhada. É uma oportunidade valiosa para que todos nós, enquanto sociedade, mostremos solidariedade e compromisso com uma causa vital. Polly ressalta a relevância da participação de todos nesse ato de conscientização, enfatizando que a união das famílias e amigos de autistas é fundamental para evidenciar a urgência da conscientização sobre o TEA.

"A 3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo não é apenas um evento, é um símbolo de solidariedade, inclusão e compromisso com uma causa que merece toda a nossa atenção e apoio. É uma chance para que a sociedade demonstre sua solidariedade e compromisso com uma causa tão importante e necessária", afirma Polly, convidando todos a se juntarem e contribuírem para a inclusão social das pessoas com TEA.

O evento também recebe o apoio do psicólogo infantil e diretor do Grupo Ampliar, Rodrigo Nery, que destaca a importância da visibilidade para a luta pelos direitos dessa população. "Dar voz e visibilidade às pessoas autistas e seus familiares é essencial. Nós, profissionais da saúde, devemos nos unir nessa luta", ressalta Nery, chamando a atenção para a relevância das redes de cuidado que apoiam pais, responsáveis e profissionais envolvidos com a causa.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. 

*Sobre-* O MobilizaTeaPE tem desempenhado um papel crucial na liderança de mobilizações em prol dos autistas, desde a luta pelo IAC do autismo no TJPE até a representatividade na Mobilização Nacional pelos Direitos das Pessoas com Deficiências Físicas e Intelectuais. O grupo é reconhecido pela sua transparência e determinação, lutando incansavelmente pela garantia dos direitos das pessoas com TEA, inclusive pela aprovação da Lei do Rol exemplificativo da ANS.


*SERVIÇO*

3ª Caminhada Pernambucana pela Conscientização sobre o Autismo.
LOCAL: Terceiro Jardim de Boa Viagem (Av. Boa Viagem)
Concentração: 14:30H

Aprender Inteligência Artificial é realmente uma necessidade?


Compreender os princípios básicos da Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade urgente para enfrentar os desafios contemporâneos e aproveitar as oportunidades emergentes. A IA tem sido objeto de intensa discussão nos últimos anos, visto que tem o potencial de transformar diversas áreas da vida cotidiana, seja na saúde, auxiliando médicos no diagnóstico precoce de doenças e na personalização de tratamentos; nas finanças, sendo empregada para análise de riscos e detecção de fraudes; ou no atendimento ao cliente, fornecendo respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes e melhorando a experiência do usuário.

Miguel Carvalho, coordenador do curso de Ciência da Computação da UNINASSAU Rio de Janeiro, ressalta o quanto é fundamental que a comunidade conheça e utilize de forma consciente a ferramenta. "A IA está transformando rapidamente o mundo ao nosso redor, além de auxiliar o avanço em um cenário cada vez mais digitalizado e tecnológico. É essencial que todos tenham a oportunidade de entender e desfrutar essa tecnologia transformadora", afirma. Inclusive, a Instituição de Ensino Superior possui um grupo de estudos avançados de Inteligência Artificial para diversas áreas, o qual é coordenado pelos professores Miguel e Horácio Ribeiro.

É inegável que as pessoas familiarizadas com o funcionamento dos novos mecanismos possuem uma vantagem competitiva notável no mercado de trabalho. Eles podem desenvolver soluções inovadoras, automatizar processos e tomar decisões embasadas em dados, destacando-se pela sua capacidade de adaptação e eficácia. Esta não é apenas uma questão de preparação para o futuro, mas também uma forma de capacitar indivíduos e comunidades a enfrentarem os desafios e aproveitarem as oportunidades do mundo digitalizado.

Duque comemora a implantação de pacote de incentivos fiscais para produção de leite no estado


O deputado estadual Luciano Duque usou seu tempo de fala na sessão plenária da Assembleia Legislativa, desta segunda-feira (1º), para parabenizar o Governo do Estado pelo decreto que concede benefícios fiscais nas operações com leite e seus derivados para a indústria local. O decreto 56.323 foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (28).

Segundo Duque, a iniciativa representa um importante estímulo para os criadores de gado leiteiro produzirem e comercializarem o leite de suas propriedades, gerando emprego, renda e garantindo um produto de qualidade na mesa dos pernambucanos. “ A produção leiteira é a principal impulsionadora da economia em 30 municípios pernambucanos. Um setor estratégico e indutor de desenvolvimento para Pernambuco”.

O parlamentar lembrou que, desde ano passado, vem encampado a luta dos produtores de Pernambuco, que enfrentam uma forte e desleal concorrência com os programas de incentivos fiscais adotados por estados vizinhos. “Mesmo sendo o maior produtor de leite do Nordeste, amargamos, ou melhor azedamos, com uma forte crise que atingiu todos os municípios produtores”.
Uma das iniciativas estabelecidas pelo decreto, vai seguir o exemplo do benefício oferecido pelo estado do Ceará, que concede um crédito presumido de 95% sobre o saldo devedor resultante da saída de mercadorias industrializadas com o leite. Essa medida será replicada em Pernambuco, desde que 90% do insumo adquirido seja do produtor pernambucano, feito na indústria local. Este benefício está condicionado à aquisição de leite de produtores rurais pernambucanos pelos fabricantes.
Outra determinação concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas saídas internas de produtos derivados do leite, como queijo, requeijão e doce de leite, realizadas pelo produtor rural, resultante da fabricação artesanal.
Entre algumas medidas que ainda estão em tratativas estão: a isenção na operação interestadual do leite in natura e a isenção da manteiga do produtor rural. Para o leite in natura, a proposta pretende autorizar o estado de Pernambuco a conceder isenção nas operações interestaduais para Sergipe e Alagoas com leite em estado natural.

Apesar do reconhecimento ao programa de incentivo ao setor, o parlamentar cobrou o retorno do Programa Leite para Todos, destinado a pessoas com risco de insegurança alimentar - que beneficia diretamente a cadeia produtiva, e a adoção de políticas que viabilizem o leite na merenda escolar (o chamado leite barriga mole, vendido em saquinho). “A exemplo do que já vem fazendo a nossa vizinha Paraíba, que financia R$ 0,60 por litro aos produtores nas compras da sua merenda”.

02 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo


 Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Durante todo o mês são realizadas ações de conscientização em relação ao transtorno do espectro autista (TEA). A Associação Mães e Anjos Azuis, que atende crianças e adolescentes com TEA, programou uma série de ações. Amanhã, para abrir o mês, o arte educador e grafiteiro Felipe Fil (@umfil) vai entregar um painel na fachada da instituição feito com a colaboração dos meninos e meninas assistidos pelo projeto. A inauguração do painel será às 17h00. Uma iluminação especial vai valorizar o trabalho artístico.

 No dia 14 deste mês, a associação realizará a 7ª Caminhada da Conscientização do Autismo pelas ruas do bairro de Areias, onde está localizada a sede da instituição. A concentração será às 15h30 na Praça dos Heróis da Restauração. O músico “Tio Maurício”, que dá oficinas como voluntário na associação, fará um "esquenta" na concentração, tocando canções infantis, ao violão. As crianças e adolescentes, assistidos pela Mães e Anjos, farão o percurso num trenzinho, tipo Maria Fumaça. Pais, mães, familiares, ativistas e moradores do entorno acompanham à pé. Ao final, na Praça Eduardo Cardoso (Praça do Mariano), haverá um momento de lazer para os participantes, acompanhado de mensagens de conscientização sobre o tema.

 Ainda dentro das comemorações deste mês de abril a associação promove entre os dias 20/04 e 11/05 um curso introdutório de Treinamento Parental para o Estímulo do Desenvolvimento de Habilidades de crianças e adolescentes com TEA. Participam a educadora física Júlia Deysielle, especialista em educação especial inclusiva; a psicopedagoga Luciane Paes, especialista em Neurociência da Educação e a psicóloga Mariah Barbosa, especialista em TEA, com ênfase nas intervenções comportamentais, especialização em ABA e Estratégias Naturalistas, aplicadora ABA e atendente terapêutica; Erica Moura, mãe atípica; Neuropsicopedagoga voluntária na Associação Mães e Anjos Azuis, Especialista em TEA e Educação Especial Inclusiva; Aplicadora ABA.
Para fechar as celebrações do Mês da Conscientização do Autismo, a Associação Mães e Anjos Azuis vai lançar uma cartilha de orientações voltada para pessoas com o transtorno e seus familiares. O lançamento está previsto para o dia 27/04.

*A Associação*: A Associação Mães e Anjos Azuis foi criada por um grupo de mães de crianças com autismo do bairro de Areias, na zona oeste do Recife, para dar suporte a famílias e atendimento a suas crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A sede oficial existe há pouco mais de três anos, na rua Guaraci, 179, comunidade do Caçote, em Areias. A organização não governamental sobrevive única e exclusivamente de doações.




Polêmica envolvendo Kim Kardashian traz à tona a importância da proteção legal para criadores


Em meio à polêmica judicial envolvendo Kim Kardashian e a Fundação Judd, surge uma discussão relevante sobre a proteção legal para criadores de conteúdo. A controvérsia foi desencadeada após a empresária e modelo elogiar em vídeo o design minimalista de uma mesa de madeira e um conjunto de cadeiras combinando em seu novo escritório. As peças lembram a famosa mesa e cadeira 84 La Mansana de Judd, do artista e escultor Donald Judd. Acontece que os produtos apresentados por Kardashian não eram peças autênticas. “Essas imitações de baixa qualidade prejudicam a marca Donald Judd”, argumenta um trecho do processo. 

O fato é que os produtos, fruto da criatividade e do esforço dos designers são resguardados por lei, sendo protegidos por direitos autorais. Também é recomendável a realização do desenho industrial junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). "O registro de forma ornamental por meio do desenho industrial garante ao titular o direito do uso exclusivo de sua criação, se diferenciando no mercado e construindo uma reputação junto aos clientes", alerta Maria Wanick, especialista em Proteção de Dados do escritório Escobar Advocacia. 

Ainda de acordo com a advogada, o acompanhamento jurídico, que assegure a defesa desses direitos é fundamental e que não pode ser deixado em segundo plano, evitando-se, assim, futuros aborrecimentos. O caso envolvendo Kardashian é mais um entre tantos cada vez mais noticiados envolvendo plágio, violações de desenhos industriais e outras questões jurídicas relacionadas a esse tipo de criação. Anualmente, o tema ganha destaque no dia 26 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma iniciativa criada no ano 2000 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). 

*ABPI em Pernambuco*
Em Pernambuco, os debates em torno do tema ganharão destaque no 44º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual – ABPI, o maior evento do gênero na América Latina, que acontecerá pela primeira vez fora do eixo Rio/SP, em agosto. Durante o encontro, a ABPI reunirá especialistas do Brasil e do exterior para explorar como as novas tecnologias influenciam a sociedade e os tomadores de decisão, destacando a importância de proteger os direitos dos criadores neste cenário cada vez mais globalizado e em constantes mudanças.

Sudene destaca ações de fomento à inovação no Finep Day

 

Cada vez mais próxima do ambiente de inovação e empreendedorismo proposto pelo Governo Federal, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) marcou presença no Finep Day, evento ocorrido nesta segunda-feira em Recife (PE) na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). Promovido pelo Departamento Regional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o evento reuniu instituições, empreendedores e outros parceiros para promover intercâmbio de conhecimento e oportunidades de negócio. A Sudene foi representada pelo superintendente Danilo Cabral.

O encontro contou com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que defendeu enfaticamente a atuação do governo federal neste campo, considerado um dos maiores pilares da soberania nacional pela titular da pasta. “Um dos grandes pilares da geopolítica é o domínio tecnológico. Se nós não tivermos a verdadeira dimensão desses desafios, nós vamos ficar para trás. E se a desigualdade é real, ela se acentuará ainda mais, porque ela vai ter o fosso não só entre o hemisfério sul-global e o norte, mas entre as regiões, entre os países e entre classes sociais. Por isso mesmo, o presidente Lula tomou a decisão política desde o início do nosso governo de recompor integralmente o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, que é o principal recurso de fomento deste campo”, comentou a ministra.

Luciana Santos também destacou a execução de R$ 10 bilhões no exercício 2023 para projetos estratégicos de ciência e tecnologia. Esta ação, segundo a ministra, foi alinhada ao programa de governo proposto pelo Executivo Federal, direcionado a áreas como saneamento básico, agenda climática, combate à fome, entre outras.

O superintendente Danilo Cabral ressaltou a importância da ação integrada das instituições que atuam no setor de pesquisa e desenvolvimento. Para o gestor, esta é uma condição fundamental para viabilizar projetos que, de fato, dialoguem com as necessidades da região. “A Sudene veio aqui para que a gente pudesse dialogar com o setor produtivo. Quem participou de governo sabe que às vezes todo mundo pensa uma solução, mas às vezes cada um caminha no caminho próprio. E o que a gente está aqui mostrando é que é fundamental a gente agir de forma articulada, de forma integrada, em que o poder público, junto com a iniciativa privada e aqueles que fazem a pesquisa e a ciência, possa formular um pensamento e a partir desse pensamento a gente integra as soluções que são necessárias”, disse o gestor.

Destacando o protagonismo da Sudene no financiamento de projetos inovadores para o desenvolvimento regional, Danilo Cabral citou algumas iniciativas da autarquia neste cenário. Na oferta de crédito, o superintendente citou o montante recorde de R$ 44 bilhões em operações com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste em 2023. Considerando o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), operado pela Sudene, o valor chegou a R$ 1,2 bilhão, empregado em projetos de energia renovável.

Cabral também citou a aproximação da Sudene com as universidades e parques tecnológicos para o desenvolvimento de novos projetos na área de inovação. Uma as iniciativas mencionadas pelo gestor neste contexto foi o Impacta Bioeconomia, que vai identificar bioativos e bioinsumos que possam ser extraídos de forma sustentável dos biomas presentes na área da Sudene para viabilizar a produção de itens que englobam desde suplementos alimentares até medicamentos. “É isso que nós queremos: um Nordeste que seja inovador, justo, que todos tenham direitos às mesmas oportunidades, que seja respeitoso em relação à sua diversidade cultural e à sua biodiversidade” complementou.

Vale lembrar que um dos lançamentos mais recentes da Sudene para estímulo à inovação e empreendedorismo foi o Inova Mulher. O edital, que recebe inscrições até o dia 22 deste mês, vai selecionar projetos que apresentem soluções inovadoras para o desenvolvimento social, econômico e cultural da área de atuação da Sudene. As linhas prioritárias contemplam as áreas de economia criativa, bioeconomia e educação. Confira mais informações.

Finep quer diversificar atuação através de novas chamadas públicas

A Financiadora de Estudos e Projetos apresentou as chamadas públicas de projetos que foram disponibilizadas pela instituição. Os editais contemplam iniciativas nas áreas de Saúde; Energias Renováveis; Bioeconomia; Cadeias Agroindustriais Renováveis; Mobilidade Urbana; Tecnologias Digitais; Aviação Sustentável e Soberania e Defesa Nacional.

De acordo com a instituição, as chamadas são direcionadas para empresas de todos os portes, que apresentem nível de maturidade tecnológica compreendida entre os TRLs 3 e 7. O custeio dos projetos será operacionalizado através de subvenção econômica.

Imprensa Sudene

Tecnologia e arte se unem em oficina sobre LittleBits e poemas concretos no Senac

 

A unidade embarcada do Senac no Porto Digital promove, de 15 a 19 de abril, uma oficina dedicada ao uso da tecnologia LittleBits com a temática "Literatura e suas Tecnologias". Durante os cinco dias de encontro, das 14h às 17h, o evento abordará o uso da LittleBits na criação de propostas de poemas concretos e interativos. As inscrições para a oficina já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/3xe0NGT.

A atividade integra o ciclo de oficinas "Conexões Makers - Tecnologia e Arte em Ação", que teve início em fevereiro na unidade embarcada. "A ideia surgiu da necessidade de difundirmos a cultura maker e a fabricação digital, tendo em vista que temos um laboratório de prototipação, que é o LOUCo (Laboratório de Objetos Urbanos Conectados)", afirma Gabriel Santana, coordenador pedagógico do Senac Porto Digital.

Mas afinal, o que é a tecnologia LittleBits? Trata-se de uma plataforma de eletrônica modular que permite criar - sem soldas, sem parafusos e sem programação - circuitos eletrônicos de forma simples e intuitiva. Com ela, é possível desenvolver uma variedade de projetos interativos, desde simples brinquedos até dispositivos mais complexos, promovendo a aprendizagem criativa e o desenvolvimento de habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Segundo Gabriel Santana, o objetivo principal da oficina é refletir e discutir a relação entre tecnologia e literatura, a partir de noções de eletrônica aplicada e de poemas concretos, um gênero literário específico. "A partir do momento em que a gente utiliza a LittleBits, que é uma tecnologia responsiva, a gente consegue interagir com a produção literária e criar outros modos de percepção e leitura de textos literários", explica o coordenador.

"A ideia é que a gente reflita sobre poesia, e a partir dessa temática conduzir a nossa "fabricação poética digital". A tecnologia LittleBits nos dá essa possibilidade: de uma maneira experimental e prática, é possível colocar a mão na massa e trabalhar com circuitos eletrônicos de forma segura e criativa", completa Gabriel.

SERVIÇO
Oficina LittleBits: Criatividade e Educação - A Literatura e suas Tecnologias
Quando: de 15 a 19 de abril
Horário: das 14h às 17h
Local: Senac Porto Digital (L.O.U.Co - Laboratório de Objetos Urbanos Conectados)
Endereço: Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife
Investimento: R$ 50

Carlito Neto faz um alerta urgente

Em Paulista, Yves Ribeiro lança nesta terça-feira (02) o Projeto ‘Cozinha Comunitária

 

O Prefeito Yves Ribeiro vai lançar, nesta terça-feira (02/04), o Projeto ‘Cozinha Comunitária’, às 14h, com localização na Rua Arquiteto José Geraldo de Castro, 1150, em Pau Amarelo. O objetivo do equipamento é assegurar o direito à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos, garantindo a promoção da segurança alimentar e nutricional, buscando a inclusão social e promoção da cidadania da população mais vulnerável à fome.

A iniciativa faz parte de uma série de ações do Programa Paulista + Social da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município. Inicialmente, estão sendo feitos os cadastrados das famílias em vulnerabilidade social que serão beneficiadas. Após esta etapa, será feita a distribuição das refeições nos bairros.

Imprensa Paulista PE

Previsão do Tempo da Apac

Estamos com atuação do Sistema Meteorológico conhecido como l Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema comum neste período que provoca chuvas no Sertão e Agreste, principalmente nos períodos da tarde e noite, em todas as regiões mais ao norte. 

São esperadas chuvas com intensidade moderada, mas algumas áreas podem ocorrer pancadas maiores num curto intervalo de tempo, na região do Agreste e Sertão de Pernambuco, entre a tarde e noite desta segunda-feira (01/04). 

Importante acompanhar a atualização da previsão diária e também a tendência da semana no site da APAC.

Projeto Desenvolve PE realizará primeiro Ideathon com estudantes indígenas em Pernambuco

 

“Inovação para proteção de terras e culturas originárias” será o tema do Ideathon Origens, que acontecerá na próxima terça e na quarta-feira, 02 e 03 de abril, no território do povo Pankará, em Carnaubeira da Penha. Esse vai ser o primeiro evento do tipo realizado com estudantes de comunidades indígenas no Estado. A iniciativa é realização do Projeto Desenvolve PE, que é uma parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE) para a promoção de políticas de desenvolvimento econômico nos municípios pernambucanos.

As inscrições para o Ideathon foram concluídas com um total de 80 estudantes e 11 professores/orientadores cadastrados para participar do evento. Dez equipes de diferentes unidades de ensino estarão representadas na competição. A maratona de inovação é voltada para estudantes do ensino médio, matriculados em escolas públicas estaduais que estão situadas dentro de territórios indígenas dos municípios de Tacaratu e Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica. A abertura oficial do Idheathon acontecerá às 14h00 da terça-feira (02) com apresentações culturais típicas dos povos da região.

Durante os dois dias da maratona, sob a supervisão de professores e mentores especialistas em inovação, os alunos participantes serão provocados a trabalhar em equipe para desenvolver soluções inovadoras e aplicáveis para desafios específicos das suas comunidades que serão apresentados no evento. No final, as ideias desenvolvidas serão apresentadas para uma banca de especialistas que vai avaliar e decidir quais foram as melhores soluções propostas. Todos integrantes dos grupos receberão certificado de participação e as melhores equipes serão premiadas.

O coordenador do Desenvolve PE, Edmilson Duarte, falou sobre a iniciativa, que é pioneira no estado de Pernambuco. “O Ideathon Origens surgiu a partir da ideia de levarmos eventos de inovação, que são comuns de acontecerem em grandes centros, para territórios ainda não alcançados em nosso Estado. Essa será uma oportunidade para os estudantes indígenas desenvolverem projetos com potencial de fazer a diferença na realidade das suas comunidades. Com auxílio dos mentores, o método de trabalho desenvolvido permitirá aos alunos o levantamento dos problemas prioritários e a criação de soluções viáveis, que façam sentido dentro daquele contexto, para a resolução dos desafios propostos”, explica.

Serviço:
O que: Ideathon Origens
Quando: 02 e 03/04 (terça e quarta-feira)
Onde: Carnaubeira da Penha
Quem participa: Alunos de escolas indígenas dos municípios de Tacaratu e Carnaubeira da Penha
Realização: Projeto Desenvolve PE

Espetáculo Infantil “Brincando no Escuro” estreia em Caruaru


No próximo dia 06 de abril estreia em Caruaru o espetáculo infantil “Brincando no Escuro”, com produção da Maktub Teatro e Outras Invencionices. O Texto é de Carlos Antonholi, com encenação da atriz e diretora Maria Alves. No elenco os atores Giovanni Gomes, Charlene Santos e Aretha Luna. A peça é uma imersão no universo lúdico das brincadeiras populares e se passa quando três crianças se reúnem para brincar e precisam usar a imaginação quando se deparam com a falta de energia. O espetáculo aborda a necessidade das crianças de desviar a atenção dos aparelhos tecnológicos e voltar os olhos para as brincadeiras, hoje cada vez mais distante do cotidiano dos pequenos. O texto propõe ainda uma encenação pautada pela magia e pelo encantamento com música, cores e que vai encantar crianças e adultos. 

A montagem da peça tem o patrocínio da Lei Paulo Gustavo do Município de Caruaru e conta também com apoio cultural de empresários de Caruaru. A peça fica em cartaz todos os sábados e domingos de abril, sempre às 17 horas, no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc. Ingressos antecipados com a equipe do espetáculo e na Banca 3º Mundo pelo valor de 30 reais. Na bilheteria do teatro os ingressos são vendidos sempre nos dias das apresentações por 40 reais, meia por 20 reais para estudantes, idosos, artistas e crianças a partir de 5 anos de idade. Mais informações no Instagram @brincandono escuro.

Coquetel Molotov lança filme sobre os 20 anos do festival em sessão gratuita no Teatro do Parque

 

Ministério da Cultura e Grupo Moura apresentam Coquetel Molotov.DOC, um projeto audiovisual que registra, ao longo dos últimos 20 anos, o que o festival No Ar Coquetel Molotov viu de perto, incluindo as transformações pelas quais a música do Recife passou. E como um evento que fomenta a cena local, foi, além de testemunha, um protagonista atuante para revelar artistas, bandas e brindar o público com inúmeras surpresas. Diante de tantos acontecimentos memoráveis, as duas décadas de festival foram registradas em filme num documentário que ganha a telona dia 4 de abril, no Teatro do Parque, Recife. A pré-estreia do Coquetel Molotov.DOC ocorre em sessão gratuita, com início às 19h.

A produção audiovisual que resgata a trajetória do Coquetel Molotov, indo do rádio até os grandes palcos da cidade, conta com depoimentos marcantes dos fundadores do evento, Ana Garcia, Jarmeson de Lima e Viviane Menezes, de músicos, técnicos, colaboradores e integrantes da equipe do evento que, hoje em dia, emprega mais de 500 pessoas a cada edição.

EVENTO - O renomado músico, produtor e membro fundador do Boogarins, Benke Ferraz, desempenhou um papel fundamental em diversos projetos do Coquetel Molotov, como a Incubadora Musical de Pernambuco e a WebSérie da 17ª edição do festival, que foi realizada durante a pandemia. Autor da trilha sonora original do filme, o Coquetel Molotov o convidou para realizar um pocket-show na abertura da pré-estreia do documentário.

A programação contará com a participação de Benke e de novos talentos da cena recifense - alguns dos quais ainda não lançaram trabalhos oficialmente. Entre eles, destacam-se a poetisa paraense 0800Tete0001, a bailarina Diana Altino, a cantora Mariana Rocha e o cantor Eraldo. Será uma oportunidade imperdível de conhecer esses artistas e celebrar a diversidade e a criatividade da cena cultural local.

O FILME - No doc, são relembrados momentos emblemáticos, como a delirante apresentação do Racionais MCs, que levou o público para cima do palco; ou para o show da então pouco conhecida Karol Conká numa pequena sala do festival. Também edições marcantes, que tiveram a participação de Milton Nascimento com Lô Borges, além da primeira vinda de Emicida ao Recife. Artistas novos como Tasha & Tracie, Letrux e MC Carol aparecem em anos mais recentes do Molotov. Também imagens de 2004, quando aquele grupo jovem de amigos resolveu encarar a ousada empreitada de trazer a banda escocesa Teenage Fanclub ao Recife.

O filme retrata o momento em que o Coquetel se enxergou como um movimento político, quando ele deixou de se identificar apenas como um palco para a música independente e passou a ser uma ferramenta de mudança social.

Sob a direção de UHGO, o Coquetel Molotov.DOC traz, juntamente com as histórias de cada edição, diversas imagens, cenas, vídeos e momentos que tanto causam nostalgia quanto apontam a evolução do festival. O No Ar ocorre continuamente desde 2004 no Recife, tendo colaborado no fortalecimento e na visibilidade da cena cultural pernambucana neste século, agregando um público jovem de várias partes do país.

O filme é uma realização da Coda Produções através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Moura e Excelsior Seguros e apoio do Nubank.

HISTÓRIA - De forma despretensiosa, o Coquetel Molotov surgiu ajudando a difundir a música de artistas locais nas ondas da Rádio Universitária AM (atual Rádio Paulo Freire), em 2001. Pouco tempo depois, começou a investir em outros projetos como um zine, uma revista impressa e diversos shows. No entanto, o projeto de maior destaque do Coquetel Molotov veio com o festival que nasceu em 2004, no Teatro da UFPE.

De lá até agora, o festival cresceu, mudou de local e atraiu um público cada vez maior. E nem a pandemia foi capaz de interromper as atividades do evento, que ainda criou edições online em formato experimental e interativo, ganhando destaque em premiações nacionais. O No Ar ainda foi pioneiro ao abraçar causas de inclusão de pessoas trans, adotar estratégias de acessibilidade e sustentabilidade em eventos no estado e foi o primeiro no Brasil a fazer parte da iniciativa Keychange para promover igualdade de gênero nos lineups.

Uma trajetória tão abrangente acabou sendo contada em forma de filme que entrelaça momentos, reúne personagens importantes para dar sua visão do Coquetel Molotov e traz para as telas a experiência de estar em um evento tão mágico.

MOLOTOV 2024 - Com o lançamento oficial do documentário, chega a hora do público se preparar para a 21ª edição do festival que, neste ano de 2024, passa a ser realizado em dezembro, dia 7. O primeiro lote promocional às cegas abre venda de ingressos em 2 de abril.

SERVIÇO:
Ministério da Cultura e Grupo Moura apresentam:
Pré-estreia “Coquetel Molotov.DOC” (Dir: UHGO, 64 min)
Local: Teatro do Parque - Rua do Hospício, Boa Vista
Data: Quinta - 04 de abril - 19h
Entrada gratuita
Mais informações: instagram.com/noarcm
Patrocínio: Grupo Moura e Excelsior Seguros
Apoio: NubankRealização: Coda Produções e Ministério da Cultura

Feijoada de São Jorge chega a sua quinta edição, celebrando o Santo Guerreiro


A quinta edição da Feijoada de São Jorge já tem data e atrações confirmadas. Será no dia 20 de abril, na Casa Criatura, em Olinda, e vai reunir grandes nomes do samba pernambucano. A festa, que este ano antecede o dia em que se comemora o Santo Guerreiro (23), reúne o sagrado e o profano em torno da feijoada, que é tradicionalmente oferecida ao orixá Ogum, em um verdadeiro banquete orquestrado no sincretismo religioso.

De acordo com João de Morais, produtor responsável pelo evento, a proposta é reunir amigos e admiradores de São Jorge. “Oferecer a feijoada é uma tradição e, ao mesmo tempo, uma homenagem. O feijão preto é uma das principais oferendas a Ogum, e a feijoada, no Brasil, é sinônimo de festa. Ou seja, esse encontro é, na verdade, uma grande celebração à brasilidade, alegria e fé”, destacou.

No comando das panelas, o chef Hiago Magalhães, do Bar do Amparo, ficará responsável pela feijoada. Para o samba, a cantora Gerlane Lops puxará a roda de samba recebendo convidados como as bandas Samba de Jorge e Boa Ousadia. O multiartista Silvero Pereira também tem presença confirmada na festa e promete soltar a voz.

Além da feijoada, a festa terá open bar premium de cerveja, whisky, espumante, Pitú Remix, caipirinha, refrigerante e água. Os ingressos já estão disponíveis no link: https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-de-sao-jorge/2382734

Caike Souza faz show de lançamento da turnê “Quero te ver pra sempre” no Teatro de Santa Isabel, dia 5 de abril

 

Caike Souza lançou oficialmente sua carreira ano passado para um Teatro de Santa Isabel lotado. Lotadas também estavam as casas de outras seis cidades por onde o garoto de 22 anos de Arcoverde passou - com direito à sessão extra em São Paulo. 

No palco, ele cantou clássicos da música brasileira, em especial nordestina, que o alçaram a um estrondoso sucesso nas redes sociais (com views de artistas como Ivete Sangalo, Baby do Brasil, Silva, Luan Santana, Anavitória e Wesley Safadão). 

Cantou também suas autorais - as três mais recentes somam 1 milhão de plays no Spotify. Um ano depois, o músico se prepara para lançar, novamente no sagrado palco do Santa Isabel, sua nova turnê. A estreia nacional será dia 5 de abril, e segue pelo país, desta vez com 15 paradas, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.


+ Veja Caike: aqui
+ Ouça Caike: aqui

Não é à toa que “Quero te ver pra sempre”, título de canção autoral de Caike, foi escolhida para dar nome a tour. “A frase virou um bordão entre meus fãs. Eles dizem ‘quero te ver pra sempre’ quando me encontram. É tão bonito, casa com este momento especial da minha carreira, quando me sinto tão querido por gente de todo o país que sai de suas casas pra me ver nos palcos, que me assiste pelas redes. Espero conseguir retribuir tanto carinho com esta nova turnê, espero que o show toque o coração de quem lá estiver. Que novamente tenha pedido de namoro no palco, que o que tiver que acontecer simplesmente aconteça. Vamos celebrar, além da música, o amor”, diz Caike.

O repertório desta turnê valoriza as versões de Caike a clássicos da música brasileira que proporcionaram a ele uma projeção jamais imaginada - apenas sonhada. Não é raro assistir a seus vídeos - em média dois postados por semana - e ler comentários afetuosos de Tatá Werneck, Rafael Portugal, Padre Fábio de Mello. “Vilarejo”, sucesso dos Tribalistas que o cantor gravou em fevereiro, foi vista mais de 4 milhões de vezes no Instagram (assista aqui). A canção estará no show assim como sucessos nordestinos, como “Anunciação”, inédita nos palcos, e “Bicho de sete cabeças”, nunca cantada nem nas redes. Ele também mostrará, claro, suas composições, como as lançadas em 2023 “Coisa mais bonita”, “Quero te ver pra sempre” e “Não sou de me entregar”.

Se em sua turnê de estreia, o repertório foi desfilado por Caike e mais nove músicos numa grande e especial formação instrumental, desta vez ele realiza um antigo sonho: ter apenas a sanfona em cena. Num modelo mais intimista e charmoso de espetáculo, o cantor, ao violão e piano, divide o palco com o sanfoneiro Orlando Melo. A realização do show é da Art Rec Produções e Estandarte Eventos, que agenciam a carreira de Caike – é a primeira vez que as respeitadas produtoras pernambucanas assumem a carreira de um artista.

CARREIRA - Caike Souza começou a cantar na igreja, aos seis anos, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. Aos 15, fazia show voz e violão, com o irmão, em barzinho, pizzaria e casamento. Em 2019, começou a postar nas redes seus vídeos cantando e tocando e, dois anos depois, um deles viralizou. Dali em diante, foi ladeira acima. Fez participações especiais em shows de Guilherme Arantes, Luan Santana, Oswaldo Montenegro. Foi convidado a gravar com Wesley Safadão, fez live com Saulo Fernandes, foi apadrinhado por Dorgival Dantas e caiu nas graças do mestre da MPB Milton Nascimento.

SERVIÇO
Caike Souza no lançamento da turnê “Quero te ver pra sempre”
Dia 5 de abril de 2024, às 20h
Teatro de Santa Isabel: Praça da República, Santo Antônio, Recife
Informações: (81) 3355.3323

Ingressos:
Plateia: R$ 120 e R$ 60 (meia)
Frisa e Camarote: R$ 100 e R$ 50 (meia)
À venda no site Eleven Tickets (link aqui) e na bilheteria do teatro