domingo, 17 de dezembro de 2017

"O Quebra-Nozes" em Caruaru

A noite desta quinta-feira (14) foi cheia de magia e aventuras na Praça do Rosário, em Caruaru, com a apresentação do espetáculo musical ‘O Quebra-Nozes’. Um palco armado em frente à Igreja foi cenário para 150 crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) encenarem a história através da dança. Foram 12 coreografias em cena, executadas pelo elenco formado pelos alunos das turmas de ballet clássico e contemporâneo do CRAS Salgado e do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da área de referência do CRAS Centenário.

O espetáculo contou a fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, e sua viagem encantada do Reino das Neves ao Reino dos Doces, depois de enfrentar a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército. Mais de 300 pessoas lotaram a praça para assistir ao espetáculo. “Foi uma emoção muito grande ver minha filha no palco pela primeira vez. É o primeiro ano dela no serviço e depois dele, tudo o que ela faz agora é com prazer”, garantiu Iris Vanessa da Silva, mãe de Yale Nicole da Silva, de oito anos.

Cristiane Maria da Silva, mãe de Bruna Micaele Silva, de 12, falou da emoção de ver a filha em cena. “É a segunda vez que minha filha participa. Eu acho que é um momento único e o serviço é um importante aprendizado pra vida dessas crianças que aprendem a dançar, mas também a respeitar os pais em casa. É um trabalho muito bonito, com os melhores profissionais e bem desenvolvido para educação delas”, afirmou.

A emoção tomou conta não só dos parentes dos bailarinos, mas também de quem saiu de casa para acompanhar o espetáculo porque soube da programação. “Ah, pra mim valeu muito a pena ter vindo à praça hoje. Tudo muito lindo, as crianças em cena dançando muito bem as coreografias, o vestuário bem produzido. Tá de parabéns a iniciativa”, celebrou Carmem Fonsêca. O espetáculo foi produzido pelos oficineiros e educadores sociais do SCFV, que é parte integrante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru.

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Conselheiros de segurança pública dos bairros e zona rural de Caruaru recebem capacitação

O primeiro Capacita Consec, realizado na noite da última quinta-feira (14), no Colégio Municipal Álvaro Lins, reuniu todos os 30 conselheiros e contou com a participação da prefeita Raquel Lyra, além dos secretários Daniel Meira, de Camaragibe, e Elmo de Freitas, de Moreno. “Agradeço a cada um de vocês, caruaruenses, que estão acreditando nesse trabalho, pois, sem a população, isso não faz sentindo nenhum. Então, a participação de cada conselheiro aqui e nas comunidades, fazendo esse elo entre o poder público e a população, faz todo o trabalho de prevenção à violência caminhar”, relatou, emocionada, a prefeita Raquel Lyra.

O Evento de Interatividade Social, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ordem Pública, teve como palestrante o Coronel da Polícia Militar e Professor Júlio César, ampliando o diálogo e os conhecimentos sobre a importância da participação comunitária na segurança pública. “Só podemos trabalhar de forma transparente, entre a comunidade e o poder público, quando somos capacitados. A prefeitura está de parabéns, pois, no primeiro ano de gestão, implantou cinco Consecs e, no próximo ano, serão mais oito. Caruaru já está tomando um novo rumo quando nos unimos para prevenir a violência”, destacou Mauricélia Barbosa, do Consec Santa Rosa.

Foram cinco CONSECs implantados em Caruaru no primeiro ano de gestão. Primeiro, no bairro Santa Rosa; depois, no 4º distrito da zona rural, bairro do Salgado, 2º distrito da zona rural e, agora, no Bairro Kennedy. E estão planejados para 2018, mais oito implantações de Consecs. 

Entenda o CONSEC:

Na implantação do Conselho de Segurança Cidadã dos bairros e da zona rural - CONSEC, através da Secretaria de Ordem Pública (SECOP), é realizada uma reunião ordinária, onde é estabelecido um espaço de diálogo e discussão entre o poder público municipal e os representantes das comunidades (zona rural e urbana), objetivando a rapidez na resolução dos problemas de ordem pública.

A comunidade é responsável pela composição do conselho, que tem seis membros, e, através dessa mesa diretora, os problemas daquele bairro ou distrito serão apresentados através da Secop ao comitê “Juntos pela Segurança”. Este também será responsável pela implantação e monitoramento do Plano Municipal Juntos pela Segurança, em consonância com as ações e atribuições constitucionais dos diversos órgãos da esfera do poder público federal e estadual que atuam na preservação da ordem pública, trazendo, assim, resultados positivos na prevenção à violência em Caruaru.

A cada 30 dias da data de formação do Conselho de cada bairro, a Secretaria de Ordem Pública vai até as comunidades e realiza as reuniões devolutivas, onde são estregues as respostas das demandas.

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Marca própria garante qualidade nas ceias das festas de fim de ano



O mês de dezembro já começou e, com ele, os preparativos para as festas de fim de ano. Neste período, a lista de compras pode se tornar longa, já que inclui os presentes para amigos e familiares, a decoração e os ingredientes necessários para compor as receitas das ceias de Natal e Réveillon. Para quem busca fazer o dinheiro render nas compras sem deixar de obter produtos de ótima qualidade, Qualitá – marca exclusiva das redes Extra e Pão de Açúcar – conta com um vasto portfólio de itens natalinos disponíveis em todo o Brasil por um preço até 30% mais competitivo na comparação com as marcas tradicionais no mercado.

O cliente encontra uma linha completa de panetones, que utilizam fermentação natural em sua elaboração, incluindo os tradicionais Frutas 400g, Frutas Light 400g, Chocolate 400g e Trufado 500g. Na fornada deste ano, o destaque vai para o lançamento Doce de Leite 500g. Protagonistas das ceias de Fim de Ano, as aves natalinas da marca contam com muito sabor e ótimo custo-benefício. As opções para este ano incluem o Masterchef; Lombo Suíno Temperado; Pernil Suíno Temperado e Desossado; e Tender. Ainda, o cliente pode acomodar as aves nas assadeiras de alumínio da marca que facilitam o preparo dos pratos para as ceias de fim de ano.

Com mais de 1000 produtos em sua linha, a Qualitá possui uma variedade de itens sazonais como frutas secas, entre elas tâmaras, ameixas, nozes, damascos e uvas passas. Nesta categoria, a marca lançou o mix de frutas secas, com destaque ao mix de nuts e passas, mix de berries e passas e a cereja desidratada.

Além de toda parte de alimentos com preços mais baixos, a Qualitá também possui em seu portfólio uma linha completa de descartáveis que conta com sacos herméticos e para assar. Os produtos Qualitá podem ser encontradas em todas as lojas Extra e Pão de Açúcar espalhadas pelo país, bem como nos respectivos sites delivery: www.paodeacucar.com e http://www.deliveryextra.com.br/.

Os cuidados com a alimentação nas festas de fim de ano

Nas festas de fim de ano, com tantos encontros e confraternizações, pode ser fácil exagerar e perder o controle do que está sendo preparado e consumido. Mas, com alguns cuidados durante o preparo, é possível fazer pratos que, além de deliciosos, são saudáveis e podem ser saboreados sem culpa.

Segundo Sílvia Gomes, professora de Nutrição do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), simples mudanças no momento de cozinhar já fazem grande diferença no resultado. É o caso do peru, prato tradicional das ceias natalinas. “O peru é carne magra, o que já é ótimo porque tem bem pouca gordura”, afirma. O problema é que, ao temperar a carne, muita gente usa ingredientes industrializados, ricos em sódio. “O ideal é usar temperos naturais ou ervas”, indica a nutricionista.

O mesmo vale para a rabanada, outro prato típico da temporada de festas. Para tornar o alimento mais saudável, é recomendado preparar a comida no forno em vez de fritá-la. Outra dica é utilizar apenas canela por cima da rabanada, deixando o açúcar de lado. De acordo com Sílvia Gomes, “o pão já possui muito carboidrato, então o ideal é não colocar açúcar na receita para evitar o consumo em excesso”.

Para outros alimentos, pode ser mais vantajoso fazer a troca por uma opção mais leve, como acontece, por exemplo, com o arroz. “Neste caso, tanto o arroz integral quanto o arroz 7 grãos são opções melhores que o tradicional, pois são mais ricos em fibras”, orienta Sílvia.

A nutricionista alerta que, além da atenção com o alimento, também é importante moderar na quantidade. “Tudo bem comer alguma coisa mais calórica de vez em quando, mas é preciso cuidado para não tornar isso um hábito. Afinal, principalmente quando vamos comer fora, é muito difícil ter controle sobre o que será servido”, afirma. “O ideal é encontrar um equilíbrio, mas dando preferência às opções mais saudáveis.”

HMA comemora 8 anos com mais de 140 mil atendimentos

Completando oito anos nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), em Paulista, vem cumprindo a missão que lhe foi conferida desde a inauguração, de contribuir para desafogar as grandes emergências da capital pernambucana. Nesses oito anos de funcionamento, o HMA já atendeu 141.086 pessoas na sua Emergência. Somente este ano, até o mês de novembro, foram mais de 15 mil atendimentos na Emergência e quase seis mil cirurgias feitas.

Localizado no entroncamento da BR-101 Norte com a PE-15, na Estrada da Fazendinha, em Jaguaribe, o HMA conta com 1.115 colaboradores, dentre os quais 206 médicos e 448 profissionais de Enfermagem, e funciona com 153 leitos, sendo 29 de UTI, 29 de cirurgia geral, 30 de clínica médica, 29 de ortopedia e 36 de observação, na Emergência. As principais beneficiadas com os serviços dessa equipe e da estrutura do hospital são vítimas de acidentes de trânsito, traumas e violência na área norte do Grande Recife e também da Zona da Mata Norte. 

O Hospital Miguel Arraes foi o primeiro administrado pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP como Organização Social (OS), entidade sem fins lucrativos que recebe dinheiro público para oferecer tratamento gratuito em saúde. Pautado pela humanização no atendimento desde sua fundação, em 1960, o Complexo Hospitalar do IMIP é um centro de referência em diversas especialidades médicas e o HMA está inserido nesse conjunto de valores. Para o superintendente do Miguel Arraes, o cirurgião Petrus Andrade Lima, apesar das dificuldades enfrentadas durante essa jornada, o HMA se mantém firme na sua missão de prestar assistência à população usuária do SUS com qualidade e humanização: “o Hospital Miguel Arraes chega ao oitavo ano de funcionamento estabelecido como unidade de saúde referência no padrão de assistência à população pernambucana e no ensino de profissionais de saúde”.

COMEMORAÇÃO

Nessa sexta-feira, direção e funcionários do Hospital Miguel Arraes (HMA) estiveram reunidos num almoço para mais de 300 pessoas, no refeitório, para celebrar a data. O diretor médico, Francisco Couto, agradeceu a colaboração e o profissionalismo de todos nesse período. Em seguida, houve uma solenidade no auditório, quando dr. Francisco lembrou do início do funcionamento do hospital, com as dificuldades inerentes ao momento, e fez um comparativo com os dias de hoje, quando o HMA é destaque em eventos de ortopedia e traumatologia graças ao trabalho e envolvimento de toda a equipe.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HMA, Isly Lucena, também agradeceu o comprometimento de todos, destacando o esforço na construção de um equilíbrio num momento difícil pelo qual todo o sistema de saúde brasileiro atravessa. Dra. Isly citou também os avanços no campo do ensino e pesquisa, com o empenho de todo o corpo funcional para que mais estudantes pleiteiem uma vaga no HMA devido a sua referência em estágio e residência.

Em seguida, dr. Francisco Couto leu uma mensagem do superintendente do HMA, Petrus Andrade Lima, que não pode estar presente à solenidade desta sexta-feira. Nela, dr. Petrus agradece pela elevada qualidade do trabalho de todos, o que torna o hospital reconhecido dentro do SUS. A comemoração terminou com a fala do coordenador de Segurança do HMA, Marcos Sabino, representando os funcionários que estão no hospital desde o início, há oito anos. Fotos e o corte do bolo encerraram a solenidade. 


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Governo do Pernambuco entrega certificados de conclusão de curso para mediadores voluntários de mediação de conflitos

O Governo de Pernambuco entrega, nesta segunda-feira (18/12), o certificado de conclusão do curso em Mediação de Conflitos e Direitos Humanos que formou 27 novos mediadores comunitários. A solenidade acontece às 8h30, no Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos do Ibura de Cima, primeiro espaço do tipo implantado na região metropolitana em parceria com o Estado. Além dos 27 formandos, participam do evento o secretário executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo; a equipe técnica do Programa Mediação de Conflitos; e Reginaldo Nascimento, presidente da Associação dos Moradores e coordenador do Núcleo de Mediação Comunitária do bairro.

“Através desses novos mediadores voluntários de conflitos o Estado estende as políticas de prevenção e combate a violência. A participação voluntária da comunidade na mediação de conflitos tem sido amplamente fomentada pelo governador Paulo Câmara”, salienta o Secretário Executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.

Com a conclusão do curso, o grupo está apto para lidar e mediar situações de conflitos de vizinhança, disputas de posse, propriedade de imóveis, questões de direito de família, como pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade, e até problemas que envolvam a comunidade como esgoto a céu aberto, falta de água. Com a formação de mais um grupo de mediadores comunitários, o Governo do Pernambuco capacitou um total 61 mediadores voluntários de conflitos só neste segundo semestre. A primeira turma formada recebeu a certificação no dia 21 de agosto deste ano. O grupo já está atuando nos oito novos núcleos implantados pelo Governo de Pernambuco em parceria com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs).

Com duração de 40 horas/aula, dividida em 24h/aula teóricas (6 encontros, 4h cada ) e 16h/aula para casos práticos (4 encontros, 4h cada), o curso abordou, entre outros temas, Direitos Humanos no contexto da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Emoções: sua importância no processo de mediação de conflitos; Conceitos básicos da Inteligência Emocional; Trabalhando as reações emocionais frente ao processo de mediação; Diálogo e a escuta ativa como ferramenta da Mediação de Conflitos; Mediação de conflitos no contexto comunitário; Técnicas da Mediação; Parâmetros Legais da Mediação de Conflitos; Meios de resolução de conflitos extrajudiciais: mediação, conciliação, arbitragem e negociação; Rede Socioassistencial e de Garantias de Direitos.


SERVIÇO

Entrega de certificados de conclusão de curso para mediadores voluntários comunitários de conflitos
Dia: Segunda-feira (18/12)
Horário: 8h30
Endereço: Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos do Ibura de Cima. Rua Soldado Virgílio, n° 92, Ibura de Cima - Recife


Imprensa SEDH PE

Natal mais salgado para o consumidor

A pesquisa realizada pelo Procon-PE sobre a Ceia Natalina demonstrou que dos 35 produtos pesquisados, 21 produtos da cesta caíram de preço, em relação a pesquisa de 2016. Um produto manteve o valor e a maioria, 23, subiram seus valores. O levantamento, que visa oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento para auxiliar nas compras natalinas, revelou, ainda, que é preciso pesquisar. De uma loja para outra há produtos registram diferença de até 181,07%.

Entre os produtos que mais caíram de preço este ano, estão: abacaxi em caldas, 34,10%; pêssego em caldas, 28,52%; queijo do reino da marca Regina, 20,57% e queijo provolone tirolez, 20,85%. Já os que estão entre os que mais subiram de valores são: o espumante Cereser, 18,45%; o panetone de frutas, 15,93% e o azeite de oliva, 14,79%. O queijo do reino tipo milano foi o único que manteve o valor do ano passado. O peru e tender são os produtos mais procurados pelo consumidor, os dois tiveram uma pequena redução, de 17,72% e 8,03%, respectivamente.

Os fiscais do órgão percorreram 10 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e viram que a diferença de preço de um mercado para outro é grande. O exemplo é um vinho tinto suave. Ele foi encontrado pelos valores de R$ 7,29 e R$ 20,49, uma diferença de 181,07%. 

Imprensa Procon PE

Compesa esclarece



Em função da dimensão e abrangência do projeto Olinda + Água, que contempla 56% da cidade de Olinda, a Compesa está executando obras e ações do projeto em três etapas. A medida que uma fase é finalizada, os moradores das áreas beneficiadas já começam a sentir a melhoria do abastecimento com o aumento das pressões. Esse é o primeiro reflexo do empreendimento. A partir de janeiro próximo, a distribuição de água vai melhorar ainda mais, paulatinamente, reduzindo o racionamento, até alcançar o objetivo final do projeto, que é ofertar água todos os dias. Porém, durante a fase de testes (período de ajustes do novo sistema) de uma obra dessa complexidade, é natural a ocorrência de falta de água pontual em algumas localidades nos bairros que já receberam as obras. Isso está acontecendo nos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, Casa Caiada e Jardim Fragoso.

Essas áreas com problema não representam nem 5% do total de moradores já beneficiados com o projeto. Apesar de numericamente o percentual ser pequeno, a Compesa tem empreendido atenção e esforços para resolver a questão por entender que o seu cliente merece atenção e transparência nas informações. A partir dos relatos dos moradores de falta de água nessas áreas, a Compesa voltou a campo e está desenvolvendo uma série de ações para regularizar a distribuição de água. E é isso que está sendo feito. Foi estabelecido um cronograma para finalizar todas as ações complementares e solucionar a falta de água nas ruas onde o abastecimento ainda não é satisfatório. O prazo máximo estabelecido para resolver todas dificuldades de abastecimento nessas áreas é até o dia 15/01/2018. Sendo assim, os moradores dessas áreas específicas de Olinda não precisarão esperar até o ano 2021 (término do projeto) para ter água nas torneiras. Após cada etapa concluída (obras físicas), a Compesa ainda continua trabalhando na implantação e troca de tubulações, além do controle das pressões e vazões com o objetivo de deixar os bairros com água todos os dias até 2021 (término do projeto).

Realizar uma obra desse porte requer muito trabalho e dedicação e também a compreensão para as críticas advindas das escavações de assentamento das tubulações que, sem dúvida, impacta no cotidiano da pessoas, gerando eventuais transtornos. Mas essa é a única maneira de mudar a realidade de uma cidade que não tem mananciais próprios e que possui cerca de 90% da rede de distribuição de água muito antiga, com mais de 50 anos de uso. É necessário muita criatividade técnica e operacional (além dos investimentos) para melhorar o abastecimento do município, que hoje tem um calendário de um dia com água e cinco dias sem. Os transtornos de hoje serão compensados com água todos os dias em 15 bairros de Olinda, no horizonte de 2021. O projeto Olinda+Água está recebendo investimentos de R$ 134 milhões e é o maior projeto de abastecimento de água em curso na Região Metropolitana do Recife. Os objetivos do projeto serão alcançados até 2021, mesmo sem o aumento da produção de água para cidade, hoje atendida pelo Sistema Botafogo e 31 poços.


Imprensa Compesa

Modelo de preservação do casario do Sítio Histórico vira manual

Olinda está no ápice das comemorações de 35 anos do título de Cidade Patrimônio da Humanidade concedido pela UNESCO. Fomentando ações de preservação do acervo histórico arquitetônico, a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura (Sepac) lançou, nesta sexta-feira (15.12), na Biblioteca Pública da cidade, o 1º Guia Básico de Zeladoria do município. O objetivo do manual é instruir os moradores do Sítio Histórico a cuidarem corretamente dos imóveis tombados, prevenindo a degradação do patrimônio e mantendo as características originais do casario.

O conceito de zeladoria é uma política de educação patrimonial que prima pela qualificação e reforma dos bens culturais, que consiste na implementação de ações simples de conservação e preservação. As instruções seguem um roteiro que começa no quintal, tipo de solo, base da residência, piso, alvenaria, instalações elétricas, telhados, acabamentos e pintura. O lema é criar uma cultura de mais zeladoria e menos reforma.

“A concepção do trabalho valoriza a prevenção para que a reforma não aconteça. Se os moradores seguirem as recomendações e a periodicidade das manutenções contidas no guia, as casas não irão se deteriorar, mantendo a qualidade do imóvel e a qualidade de vida da população”, recomenda o secretário de Cultura e Patrimônio, Gilberto Sobral.

O Guia será distribuído em todas as residências tombadas e também ficará à disposição na Sepac para qualquer morador. O manual foi elaborado pelo Núcleo de Educação Patrimonial de Olinda (NEPO), setor que estava desativado havia oito anos e foi organizado pelo arquiteto, Clodomir Barros.

Juraci dos Santos, 76 anos, moradora do Sítio Histórico há 40 anos, mas nunca havia recebido um manual neste formato, aprova a produção do Guia de Zeladoria. “Eu gostei, a ideia é muito boa, é bom porque a gente aprende mais sobre o que pode e o que não pode fazer na casa, além de nos ajudar a cuidar corretamente do patrimônio”, fala aposentada. 



Secretaria de Imprensa de Olinda

Cartilha em prol de nome social é lançada em Caruaru

Psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura de Caruaru, membros de movimentos sociais e sociedade civil, participaram nesta sexta-feira (15) do lançamento da cartilha ‘Construindo Identidades - O processo para alteração de nome e gênero no registro civil de pessoas travestis e transexuais’. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), que mobilizou a ação, junto com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Caruaru, como evento de encerramento da Campanha ‘15 Dias de Ativismo Pelos Direitos Humanos’.

O material elaborado pelo Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e pelo Grupo de Extensão da UFPE, Bebeyoncé, é um guia de perguntas e respostas para homens e mulheres que desejem proceder com a mudança de nome civil, através de processo judicial. Na oportunidade, o defensor público do estado, Henrique da Fonte, fez a apresentação da cartilha e abriu o debate sobre o assunto.

“A cartilha tem o papel informativo de divulgação e serve para ampliar o debate e alcançar não só as pessoas envolvidas em movimentos sociais, mas as que não fazem parte deles também. O intuito do folheto é divulgar esta ação e fazer com que, na prática, as pessoas consigam acessar mais facilmente seus direitos”, explicou o Defensor Público do Estado, Henrique da Fonte.

“Trazer essa informação da cartilha para o público geral, e como formação para os movimento sociais e servidores municipais, é de suma importância, pois nos capacita a lidar e trabalhar bem essa situação, lembrando que Caruaru já conta com um decreto de maio de 2014, que preserva a lei e o direito do nome social”, acrescentou a coordenadora de Promoção da Diversidade Sexual de Caruaru, Christianny Magalhães.

“Esse dia foi um marco, a julgar pela conjuntura política que o país vem enfrentando e todas as movimentações da tão falada ideologia de gêneros (que não existe). Todos nós temos direitos e devemos ser respeitados, de acordo com a nossa identidade, e essa atitude, partindo da Defensoria Pública, é uma quebra de paradigmas, com a instituição caminhando com a gente lado a lado”, expôs a estudante de Designer da UFPE, Sofia Fragoso, que é também membro do Coletivo LGBT Lutas e Cores, do Cuca (Circuito Universitário de Cultura e Arte), da UEP, da Une, e representante feminista e LGBT da UJS.

O evento fez parte da campanha alusiva ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado no dia dez deste mês, executada pela Prefeitura de Caruaru, através da SDSDH e SPM. Diversas ações foram desenvolvidas nos mais variados segmentos sociais, como a cultura e religião negra, pessoas com deficiência, idosos e por fim, o segmento LGBT.

“A campanha foi muito boa para todos os segmentos que trabalhamos nesses 15 dias. Muitos dos momentos vivenciados foram espaços de formação para nós servidores, e profissionais em geral, que lidamos com o público e que precisamos colocar em prática uma perspectiva de Direitos Humanos. Saber trabalhar a diversidade e por uma Caruaru mais inclusiva foi o nosso objetivo”, analisou a secretária executiva de Direitos Humanos, Ana Dourado. 

Secretaria de Direitos Humanos de Caruaru

Sesi/PE prorroga inscrições para 120 vagas em cursos gratuitos até 11 de janeiro

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) prorrogou, até 11 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo simplificado 2018 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada aos filhos de trabalhador da indústria de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. Restam 118 vagas em seis cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. Mais informações pelo telefone 0800.600.9606 ou no site www.pe.sesi.org.br.

Pessoas de baixa renda que trabalham em padarias, pastelarias, pizzarias e confeitarias, oficinas mecânicas, construção civil, seralharias, gráficas, fabricação de tijolos e telhas, móveis, bebidas, doces, biscoitos, massas e alimentos, marmorarias, confecção de roupas, calçados, bolsas e material de viagem, empresas que fabricam material de limpeza e gelo, gesso, cimento, adubos, plantação, corte e beneficiamento de cana-de-açúcar, empresas de refrigeração e climatização, instalação e manutenção de redes e telecomunicação e outras indústrias.

Onde estudar:
Local de Inscrição
Qtd de Vagas
Curso Técnico Disponível
Escola do Ensino Médio
Escola do Ensino Técnico
Região Metropolitana do Recife ​ ​ ​ ​ ​
SESI Ibura (Recife) ​
14
Automação Industrial
SESI Ibura ​
SENAI Areias ​
Eletrotécnica
SESI Vasco da Gama (Recife) ​ ​
72 ​ ​
Automação Industrial
SESI Vasco da Gama ​ ​
SENAI Santo Amaro ​ ​
Mecânica
Refrigeração e Climatização
SESI Cabo de Santo Agostinho ​ ​
24 ​ ​
Eletromecânica
SESI Cabo de Santo Agostinho ​ ​
​SENAI Cabo de Santo Agostinho
Eletrotécnica
Logística
Sertão ​ ​ ​ ​ ​
SESI Araripina
08
Eletromecânica
SESI Araripina
SENAI Araripina
Total de vagas
118
​ ​ ​


Imprensa SESI/PE

Mostra Sacoleja no Cinema São Luiz

O Mape (Mulheres no Audiovisual PE) e ABD-Apeci (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas) realizam de 16 a 20 de dezembro a Sacoleja – I Mostra Livre de Cinema Pernambucano. A mostra, de caráter livre, horizontal e colaborativo, tem o objetivo de promover o acesso à produção recente de curtas e longas-metragens pernambucanos, com filmes inéditos na cidade ou produções ainda pouco exibidas nas salas de cinema.

Associada à discussão sobre temas históricos e urgentes como a distribuição, a mobilização política e a construção de estratégias para uma organização mais igualitária dos sujeitos políticos envolvidos na autoria das obras audiovisuais em Pernambuco, a mostra conta exibições de curtas e longas-metragens produzidos por realizadores (as) a partir de 2016, inéditos ou pouco exibidos nas salas de cinema.

Na programação estão os curtas Black out, de Adalmir da Silva, Felipe Peres Calheiros, Francisco Mendes, Jocicleide Valdeci de Oliveira,Martinho Mendes, Paulo Sano e Sérgio Santos; Mayra está bem, de Juliana Lima, Ilha Suiça, de Bia Rodrigues; Fora Presídio, do Coletivo Ficcionalizar; P575, de Lais Rilda; Mandalanum compasso diferente, de Yane Mendes e O grande clube, de Joelton Black.

Serão exibidos os longas A princesa do beco e o lampião cromado de Rita de Cácia Oenning e Kurt Shaw; Ramo de Hugo, de Coutinho, João Lucas, Pedro Andrade, Rafael Amorim; O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras, de Petrônio Lorena; Um homem sentado no corredor, de Felipe André Silva; Pesado – Que som é esse que vem de Pernambuco?, de Leo Crivellare; Prelúdio da Fúria, deGilvan Barreto e Amores de Chumbo, de Tuca Siqueira.

Além das exibições, a Sacoleja – I Mostra Livre de Cinema Pernambucano traz ainda durante a programação, debates sobre temas que dialogam com a proposta do evento: Cinema Negro, Distribuição: O que fazer com meu filme?, Debate - ABD-PE/Apeci e MAPE e Racializando o branco: reconhecer e combater o racismo no cinema.Os ingressos serão vendidos na bilheteria do cinema São Luiz trinta minutos antes das sessões.



Confira a programação completa da Sacoleja - I Mostra Livre de Cinema de Pernambuco:

19/12 - TERÇA

16h as 18h30 - Debate - ABD-PE/Apeci e MAPE

Sessão Sacoleja III

18h30 - Um homem sentando no corredor (Dir. Felipe André Silva, Fic, 72’)

20h - Pesado – Que som é esse que vem de Pernambuco? (Dir. Leo Crivellare, Doc, 100’)




20/12 - QUARTA

16h as 18h30 - Debate - Racializando o branco: reconhecer e combater o racismo no cinema

Sessão Sacoleja IV

18h30 - Prelúdio da Fúria (Dir. Gilvan Barreto, Doc, 60’)

19h50 - Amores de Chumbo (Dir. Tuca Siqueira, Fic, 98’)




SERVIÇO:

Sacoleja – I Mostra Livre de Cinema Pernambucano

Quando: 16 a 20 de dezembro

Onde: Cinema São Luiz

R$ 3


Auto de Natal em Camaragibe

O espetáculo que narra o nascimento de Cristo, fará 10 apresentações gratuitas, por locais distantes do centro do município 

Natal é um grande momento de reflexão em todo o mundo, tendo a perspectiva do nascimento, momento que em qualquer cultura se tem um fato gerador de renovação. Isto faz em cada um criar novas possibilidades de vida para o novo ciclo que está prestes a iniciar. Dada a importância dos valores celebrados no Natal, a Prefeitura de Camaragibe, em parceria com a Fundação de Cultura, promove, entre os dias 16 e 29 de dezembro o espetáculo “O Natal de Cristo”, um auto natalino itinerante que narra o nascimento de Jesus. 

A obra é produzida pelo Grupo Teatral Risadinha e pela Cia Popular de Teatro de Camaragibe, reunindo os melhores artistas e técnicos do município, como Emanuel David d´Lúcard, que assina o texto e a direção, para oferecer à população um momento de entretenimento e reflexão, tendo na perspectiva das comemorações do ciclo natalino a renovação, a esperança, o amor e a fraternidade. A ideia busca criar uma identidade própria local, a partir de atores, personagens, cenários e efeitos que possuam identificação com seu povo.

Com um caráter volante, tem no elenco André Xavier, Geraldo Cosmo, Patrícia Assunção, Bernardo Júnior, Mano Casado, Meri Lins, Euclides Farias, João Arthur, Fabiana Karla Souza, Edvan Biancci, Edson Rodrigues e Jonas Nascimento. As apresentações vão contemplar dez bairros da cidade em uma iniciativa que visa possibilitar à população mais afastada do centro o acesso sem custos às diversas expressões do universo teatral. Um dos objetivos é também valorizar seus territórios, promovendo benefícios diretos e indiretos, como a geração de renda na comunidade, com instalação de barracas de artesanatos e alimentação durante os eventos.

As localidades escolhidas foram Vera Cruz, Timbi, Alto Santo Antônio (21/12), Borralho (22/12), Parque Camaragibe (23/12), Ostracil (25/12), Alberto Maia (26/12), Areinha (27/12), Oitenta (28/12) e Santa Mônica (29/12), com início previsto para às 19h, com exceção do Parque Camaragibe, que será às 18h, e do Timbi, que vai ocorrer logo após a missa. Toda a programação é gratuita e possui classificação livre.

Confira o roteiro completo:
Alto Santo Antônio | 21 de dezembro (quinta-feira) | 19h
Borralho | 22 de dezembro (sexta-feira) | 19h
Parque Camaragibe | 23 de dezembro (sábado) | 18h
Ostracil | 25 de dezembro (segunda-feira) | 19h
Alberto Maia | 26 de dezembro (terça-feira) | 19h
Areinha | 27 de dezembro (quarta-feira) | 19h
Oitenta | 28 de dezembro (quinta-feira) | 19h
Santa Mônica | 29 de dezembro (sexta-feira) | 19h

Serviço:
O Natal de Cristo – Um auto natalino itinerante
De 16 a 29 de dezembro de 2017
Nos bairros de Camaragibe – PE
Entrada franca | Classificação livre

Bregalize de aniversário foi um sucesso

A galera descolada que curte brega, no Recife só teve um destino no último sábado (16), a festa Bregalize. A edição de aniversário da balada foi um estouro e lotou o Baile Perfumado com shows de artistas de destaque da cena brega recifense.

Quem iniciou a noite foi a residente e anfitriã Riana Uchôa, a DJ colocou todo mundo pra dançar pontualmente às 22h e abriu a pista para a banda Clube Cabaré fazer um grande show.

Após discotecagem da dupla Tecnotop, foi a vez da cantora Michelle Melo subir ao palco e dar o start na sua Kunochi Tour. A apresentação de Michelle que contou com participação da cantora Dayanne (Frutos do Amor) foi um dos pontos mais altos da balada. O público foi ao delírio com a nova cenografia do show e também quando a cantora soltou hits como, “Topo do Prazer”, “Baton”, “Localização” e outros singles de sucesso.

Às 02h foi a vez do MC Japão incendiar o baile com sucessos do brega-funk. Logo após a discotecagem do insuperável DJ Val, um dos momentos mais esperados da festa. A volta da dupla Sheldon e Boco. A dupla levou o público ao êxtase com revival de clássicos como “Mete o Fio Dental” e misturas de brega com batidas de funk.