domingo, 12 de janeiro de 2025

Gigantes, cores e tradição: “Perambulando” movimentou o Recife Antigo neste domingo


 Uma celebração vibrante e cheia de encantos tomou conta das ruas do Recife Antigo neste domingo (12). O “Perambulando”, iniciativa do Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, trouxe, novamente, um cortejo cultural que transformou o centro histórico do Recife em um espetáculo inesquecível.


A concentração foi no Armazém 13, localizado na Avenida Alfredo Lisboa. Às 17h, o cortejo partiu com uma explosão de cores e ritmos, conduzido por atrações que personificam a alma e a tradição popular pernambucana: o centenário Boi Tira Teima, o mais antigo de Caruaru, os majestosos Bonecos Gigantes de Lulinha, a energia vibrante da Cia Brasil Por Dança e o pulsar do Maracatu Nação Tigre tomaram conta do Marco Zero. Tudo isso embalado pelo ritmo da orquestra Paranampuká, que arrastou turistas e visitantes em um verdadeiro bloco de carnaval.


“Este foi, mais uma vez, um mergulho na nossa identidade. O ‘Perambulando’ não é apenas um evento, é uma exaltação da riqueza de Pernambuco. Essa iniciativa, que só foi possível graças à sensibilidade da governadora Raquel Lyra, traz representantes das nossas tradições para que os turistas e visitantes da capital do Estado possam experimentar o que há de mais interessante na nossa diversidade cultural”, destaca Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer.

Criado para envolver tanto turistas quanto moradores, o projeto tem se consolidado como um dos eventos culturais mais interessantes do estado, atraindo públicos de todas as idades para uma vivência única. 

*Programe-se*

O “Perambulando” segue firme para os próximos dois domingos de janeiro de 2025, nos dias 19 e 26. O projeto oferece a turistas e visitantes uma oportunidade de conexão com as tradições e o patrimônio cultural de Pernambuco por meio de uma experiência interativa e acessível. O norte é o conceito de "perambular" – explorar livremente com curiosidade e disposição para novas vivências – incentivando uma jornada enriquecedora, repleta de cultura, criatividade e interação social.

Fotos: Arthur de Souza

#VcNoBlog Thyana Galvão

 

Entre lágrimas e gargalhadas
Thyana Galvão

Chorei na academia.

O personal ficou me olhando sem jeito e perguntou se eu queria "me recompor" no banheiro. Perguntei a ele se essa seria a sugestão caso eu estivesse gargalhando. Ele ficou pensativo...

Precisamos normalizar "estar triste, estar chateada..."

A menopausa tem me feito normalizar emoções distintas. Eu gargalhava em público. Percebo que hoje eu também choro.

Devo me esconder?

Chorei numa consulta com um profissional de nutrição. Subi na balança e estava mais pesada. Depois de 35 dias de "sacrifício", eu engordei. E chorei. A profissional perguntou se eu estava em depressão ou se eu era bipolar ("pois você sempre foi feliz nas consultas..."). Eu perguntei se ela era psiquiatra para me diagnosticar por um choro. Não retornei mais nessa profissional.

Muitos profissionais da saúde, ditos acolhedores, não sabem acolher. Após perceberem olhos marejados logo perguntam: "a senhora faz terapia?" A resposta é: SIM! Faço terapia. Sou uma mulher terapeutizada!! E, hoje, menopausada.

Há pouco mais de dois anos entrei na menopausa.

Precisei passar por uma histerectomia, pois já estava com probabilidade de câncer de endométrio.

Como foi essa descoberta? Após me submeter a uma mastectomia, em plena pandemia da COVID-19, por conta de um diagnóstico de câncer de mama e realizar exames genéticos, eu e minha mãe descobrimos ter a mesma alteração VUS (variante de significado incerto) no gene MSH6. Com isso, passei a ser tratada com os mesmos cuidados de quem tem Síndrome de Lynch. Esse diagnóstico foi bastante discutido pelos meus médicos e eles me indicaram a histerectomia.

Estar na menopausa não tem sido fácil. Inicialmente, a equipe médica que cuida de mim recebeu um novo membro: um psiquiatra. Me rendi aos cuidados deste profissional que tem sido essencial ao meu bem-estar.

Não posso fazer reposição hormonal e tenho muitos sintomas do climatério: ondas de calor, piora na qualidade do sono (com períodos de insônia), fadiga, alterações no humor, diminuição da libido, ressecamento vaginal, aumento de peso, dentre outros. Sei que não é algo exclusivo a mim!

Contudo, percebo que ainda é difícil falar abertamente sobre MENOPAUSA. Daí me pergunto: sendo um processo inevitável, por que ainda existe tanto tabu em assumir estar na menopausa e discutir seus efeitos?

Penso que talvez a resposta esteja nos significados que a menopausa traz com ela, um deles sendo justamente a questão do envelhecimento – um tema que, no geral, não é bem recebido em nenhuma roda de bar ou nos “trends” das redes sociais.

Na verdade, o envelhecimento tende a ser invisibilizado na nossa sociedade.

No nosso caso (da mulher), que tem uma função social clara, quando terminamos esse período, muitas de nós nos sentimos inúteis e nos retiramos, procuramos ser invisíveis, temos medo da rejeição.

Mas, diferente do que ocorria há alguns anos, hoje, com o aumento da expectativa de vida, a menopausa ocorre próximo à metade da vida da mulher. O que eu quero dizer com isso?

Nós ainda viveremos muitos anos na menopausa!

Eu quero viver!!!

E para viver COM QUALIDADE, precisamos deixar de lado os julgamentos e preconceitos...

DEVEMOS NOS ACOLHER MAIS e, claro, FALAR (abertamente) SOBRE MENOPAUSA!!

Não pretendo esconder minhas lágrimas, meu desconforto, meus sintomas. Existirei com todos eles, abertamente. Não viverei desconfortável para trazer conforto aos outros. Ser terapeutizada me faz tomar decisões diferentes e, ao meu ver, mais sábias. Muitas mulheres são julgadas LOUCAS nesse período e eu não temo isso: ser louca. Sou orgulhosa de minha trajetória e espero encontrar outras mulheres que também sejam orgulhosas para que possamos trilhar novos caminhos, juntas. Falando mais sobre menopausa. Sem medo. Sem preconceitos. E que nossas trocas suscitem mais gargalhadas conjuntas e menos lágrimas individualizadas.

Thyana Galvão é professora da UFPE e Arquiteta

Previsão de Chuvas para Pernambuco, inclusive o Grande Recife


.As instabilidades ainda favorecem pancadas de chuva com intensidade moderada e pontualmente forte, de forma isolada, nas regiões do Sertão de São Francisco e de Pernambuco, Agreste e Litoral na noite deste domingo (12/01).

Para a segunda-feira (13/01), a tendência é de redução da intensidade da chuva nas regiões do Sertão e Agreste. Na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul, a previsão é de continuidade de chuva com intensidade moderada e pontualmente forte . 

A população deve seguir as orientações da Defesa Civil.

Professor de Paulista é reconhecido no Global Teacher Awards 2024 como um dos melhores do mundo


Um professor da rede municipal de Paulista, em Pernambuco, foi destaque no Global Teacher Awards 2024, uma das mais importantes premiações mundiais na área da educação. Glaucio Ramos Gomes, atual Secretário Executivo Pedagógico do município, foi o único brasileiro entre os 50 educadores premiados na cerimônia realizada na Índia, neste sábado (11). 

O reconhecimento veio graças ao projeto Leitura na Esquina, criado por Glaucio, que leva o hábito da leitura para espaços comunitários, além das salas de aula, aproximando estudantes e famílias do universo literário. O projeto competiu com iniciativas de mais de 100 países e se destacou pelo impacto positivo na formação de leitores na rede pública.

“Hoje é um grande dia para mim e para minha família. Agradeço pela oportunidade de mostrar meu projeto social, agradeço à minha família e aos meus amigos. Meu objetivo é formar leitores porque acredito no poder da leitura. Obrigado”, disse o professor em seu discurso após receber a honraria.

A conquista de Glaucio reforça o potencial transformador da educação pública brasileira e eleva o nome de Paulista no cenário educacional internacional.

Gibson Santos representará Pernambuco em torneio Europeu de Jiu-Jitsu, em Lisboa


O atleta pernambucano Gibson Santos, faixa-preta de Jiu-Jitsu e integrante da equipe Nova União, está confirmado no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2025, organizado pela IBJJF. O evento acontece entre os dias 17 e 25 de janeiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, em Lisboa, Portugal.


Com uma carreira repleta de títulos nacionais, sul-americanos e europeus, Gibson busca elevar ainda mais o nome de Pernambuco no cenário internacional. A competição, que reúne os melhores atletas do mundo, será uma oportunidade para a Gibson consolidar sua posição nos rankings mundiais e reforçar seu compromisso com a excelência no esporte.


“Representar meu estado e minha equipe em um palco tão importante é uma honra e uma responsabilidade que levo com muito orgulho”, declarou Gibson, que tem intensificado sua preparação técnica e física para o desafio. O Campeonato Europeu é um dos torneios mais prestigiados do calendário da IBJJF e promete grandes emoções com a participação de atletas de diversas nacionalidades.

*Serviço:*
Evento: Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2025
Local: Pavilhão Multiusos de Odivelas – Lisboa, Portugal
Data: 17 a 25 de janeiro de 2025
Entrada: Gratuita para espectadores
Mais informações: www.ibjjf.com

Festa de Nossa Senhora da Luz em São Lourenço da Mata



Vem aí a festa mais esperada do distrito de Matriz da Luz! 🌟 Música, diversão e muita alegria estão garantidos para animar todos e impulsionar os comerciantes locais.Confira as atrações imperdíveis abaixo! 🎶🎆

🗓️ Quinta-feira 23/01
Luciano Santos
Banda Lapada
Os tralhas
Thayk

🗓️ Sexta-feira 24/01
Luca Soar
Francine Travassos
Thayzinha
Os Neiff
Mc Elvis

🗓️ Sábado 25/01
Day Araújo
Lekinho Campos
Conde Só Brega
Valquíria Santana