sexta-feira, 28 de julho de 2017

Flip começa e já tem “Fora, Globo” ao vivo

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) mal começou e a TV Globo já recebeu as “boas vindas” dos participantes. Nesta sexta-feira (28), a repórter Rachel Lemos, do RJTV, fazia um link ao vivo quando foi surpreendida por um homem com uma placa escrito “Fora Globo”.

Ela deu alguns passos para trás junto com o cinegrafista, tentando fazer com que o homem saísse do vídeo, mas um outro homem apareceu para pegar o cartaz. Antes que a transmissão voltasse ao estúdio, ainda foi possível ouvir um “Fora, Temer”.

Revista Forum

Forças federais vão auxiliar segurança no Rio

Em coletiva na tarde desta sexta-feira (28) no Rio, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, diz que o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), publicado no Diário Oficial da União, vai permitir a mobilização de 8,5 mil homens das Forças Armadas, 620 da Força Nacional, 380 da PRF, mais 740 locais - mais de 10 mil efetivos a serem empregados nas ações.

O ministro da Defesa disse ainda que não descarta que as tropas façam patrulhamento nas ruas. Segundo ele, a inteligência vai dizer se isso é necessário. O chamado "cardápio de ações", segundo Jungmann, é toda e qualquer ação que seja necessária para golpear e tirar a capacidade do crime organizado.

Jungmann também disse que o decreto permite ações em todo o estado do Rio - apesar do foco do plano de segurança ser a Região Metropolitana, eventualmente as operações poderão abranger outras áreas.

Pelo decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, a operação vai até 31 de dezembro, devido a questões administrativas, mas Jungmann assegurou que a GLO será mantida até o fim de 2018. "O decreto fixa o prazo por exigência da lei orçamentária, mas as ações não serão interrompidas na virada de ano", disse o ministro.

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, diz que está havendo o estrangulamento e inibição máxima possível dos operadores dos atos ilícitos. Torquato acrescenta que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios, por isso a operação.

Tanto Jungmann quanto Jardim frisaram que a inteligência dará a base para todas as ações. "As Forças Armadas vão atuar sob demanda, segundo as informações que forem levantadas pela Secretaria de Segurança", disse o ministro da Defesa.


O general Mauro Sinott, comandante da operação afirmou que todas as estruturas disponíveis para a segurança pública nos três níveis de governo serão integradas, para obter o máximo de sinergia. Sinott acrescentou que a Região Metropolitana foi dividida em quatro áreas - Baixada Fluminense, Niterói/São Gonçalo, Centro/sul e Norte/Oeste da capital - nas quais uma unidade das Forças Armadas atuará em conjunto com o respectivo Comando de Policiamento de Área (CPA), visando a integração de todas as estruturas para obter máxima eficiência com economia de recursos.

As tropas começaram a circular na Região Metropolitana na tarde desta sexta. Os militares faziam uma blitz no Arco Metropolitano e também circulavam na Ilha do Governador, na Zona Norte, além das cidades de Niterói e São Gonçalo.

Segundo Jungmann, em um primeiro momento a operação integra diversas forças, espalhadas em uma grande área para fazer um reconhecimento. Após isso, elas sairão e ficarão disponíveis para a segunda operação, não necessariamente igual, e outras em seguida. "Sempre com um objetivo: golpear o crime organizado e retirar sua capacidade operacional."

O ministro da Defesa falou também sobre a questão das fronteiras. Ele diz que acha importante a criação de uma autoridade sul americana de segurança. "Nós não vamos resolver o problema do crime só no território brasileiro". Jungmann acrescentou que há duas operações em vigor nas fronteiras, para combater o tráfico.

Portal G1

Equipe de TV sofre tentativa de assalto dentro do CT do Náutico

Jornalistas pernambucanos que saíam do Centro de Treinamento do Náutico, no Recife, foram alvos de criminosos, na tarde dessa quarta-feira (26). A equipe, do Esporte Interativo, viveu momento de pânico ao ter o carro alvejado pelos bandidos.

Ao perceber que seria assaltado, relatou o jornal O Dia, o condutor acelerou o veículo e, sem seguida, os assaltantes dispararam contra o veículo. "O motorista foi hábil e conseguimos deixar o local. Saímos ilesos. Graças a Deus estamos todos bem. Já fizemos o B.O.", postou a jornalista Renata Andrada nas redes sociais.

Os suspeitos ainda não foram localizados pela polícia. O Náutico, por meio do site oficial do clube, lamentou o fato: "O Clube Náutico Capibaribe lamenta o ocorrido com a equipe do Esporte Interativo nas dependências do clube, nesta quarta-feira (26), em mais um caso de violência que assola Pernambuco. O fato já está sendo apurado e o Clube dará todo o suporte necessário para as investigações".

Notícias ao Minuto (Rio)

Schin lança Promoção Tampinha Premiada “Abriu, Achou, Ganhou!”

Até o dia 22 de setembro, as marcas Schin, Devassa, Glacial e No Grau farão uma grande ação, que percorrerá os quatro cantos do país: a promoção Tampinha Premiada “Abriu, Achou, Ganhou”. A iniciativa consiste na premiação instantânea dos consumidores que encontrarem uma tampa premiada nas garrafas retornáveis de 600ml e 1 litro das marcas participantes. Encontrando a tampa premiada o consumidor poderá troca-la por uma outra cerveja da mesma marca e tamanho. Serão milhares de embalagens premiadas, espalhadas em aproximadamente 300 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Em Pernambuco, serão distribuídos cerca de 12% do total de produtos premiados.

Além de premiar o consumidor, outro diferencial da promoção, que durará 10 semanas, será o envolvimento de todos que participam do processo. Pensando em incentivar e engajar os proprietários dos bares, a ação contará com uma série de iniciativas planejadas para esse público. Além da ambientação dos pontos de vendas, outras ações, como, por exemplo, a bonificação de produtos e o acompanhamento do time de vendas serão feitas no decorrer da ação. Tudo com o objetivo de desenvolver ainda mais as vendas desses parceiros.

“A promoção Tampinha Premiada “Abriu, Achou, Ganhou” é uma das principais iniciativas da empresa em 2017. Premiaremos consumidores em um canal altamente relevante, o bar, com foco nas embalagens retornáveis. Algo nunca feito com nosso portfólio de produtos.”, destaca Marcelo Barreto, diretor da Heineken Brasil. “Além de ser uma importante ferramenta para estimular a venda das marcas participantes, a promoção também tem força para estimular as vendas e estreitar o relacionamento da companhia com os pontos de vendas”, conclui Marcelo.

As embalagens participantes terão uma tampa com cor diferente da versão padrão, o que facilitará para o consumidor identificar qual item está participando da promoção. A iniciativa será comunicada em todo o Brasil por meio de spots em rádios e pelas redes sociais das marcas participantes. Mais informações e o regulamento completo podem ser obtidas no site oficial da promoção: www.abriuachouganhou.com.br. Certificado de autorização CAIXA nº 5 – 0657 / 2017.

Projeto leva assistência jurídica gratuita aos moradores de Ouro Preto Jatobá

Moradores de Ouro Preto Jatobá vão poder contar, neste sábado (29.07), das 8 às 13h, com atendimento jurídico gratuito. O projeto de Assistência Itinerante da Prefeitura de Olinda vai estar na Associação de Amigos e Moradores de Jatobá, na Rua João Almeida Pernambuco, nº 42. Seis advogados, dois auxiliares e quatro estagiários vão prestar apoio nas áreas de Direito Previdenciário, Cível, Criminal e Trabalhista.

A finalidade do projeto é descentralizar os serviços prestados pela Assistência Judiciária do município, que funciona de segunda a sexta-feira, na Rua do Sol, 349, Carmo. Na ação, serão repassadas orientações para abertura e acompanhamento dos processos. Para ter acesso, as pessoas devem levar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e dados da ação a ser formalizada.

“Nossa meta é atender um número maior de pessoas que residem nas áreas urbanas da cidade e não conhecem ou não têm acesso à assistência jurídica de graça”, destacou a diretora de Assistência Jurídica, Eryka Lima.

Os moradores vão poder contar ainda com a emissão do cartão de livre acesso para portadores de deficiência e as mulheres vão poder realizar exames de prevenção do câncer de mama na unidade do Mamamóvel.

Secretaria de Comunicação de Olinda

Erasmo Carlos faz show no Recife

Depois de passar por todo país, o cantor Erasmo Carlos chega a Pernambuco com o seu show “Gigante Gentil”, que trabalha com o repertório do disco homônimo do artista carioca que contabiliza mais de cinco décadas na indústria musical. O trabalho ocupará o palco do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Grande Recife, no dia 18 de agosto, e já conta com ingressos à venda para o público na bilheteria do teatro e no site Compre Ingressos (http://www.compreingressos.com/espetaculos/5570-erasmo-carlos-gigante-gentil) em valores que variam de R$ 50 a R$ 120.

Cantor e compositor, Erasmo Carlos traz em seu currículo e trajetória mais de 500 composições que refletem vários momentos e olhares sobre a juventude e a sociedade brasileira, ao longo desses mais de cinquenta anos de carreira com a qual dividiu e teve suas músicas cantadas e representadas por diversos artistas como o paranaense Bruno Morais, o mineiro Samuel Rosa (vocalista do Skank) e a carioca Luiza Possi. E a apresentação deste projeto, que saiu do estúdio e vem arrasando os palcos com turnê de sucesso, ainda contará com alguns dos maiores hits da carreira do cantor e da história do rock do país, como os sucessos “Sentado à beira do Caminho”, “Mulher”, “Gatinha Manhosa” e outros clássicos entre os quais “Minha fama de mau” e “Festa de Arromba”.

SERVIÇO

“Gigante Gentil” com Erasmo Carlos
Onde: Teatro Guararapes
Endereço: Centro de Convenções de Pernambuco, Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda
Quando: 18 de agosto, às 21h
Quanto: R$ 50 (balcão/meia), R$ 60 (plateia/meia), R$ 100 (balcão) e R$ 120 (plateia).
Vendas: bilheteria do Teatro Guararapes e no site Compre Ingressos (http://www.compreingressos.com/espetaculos/5570-erasmo-carlos-gigante-gentil).
Informações na bilheteria: (81) 3182-8000



Conta de luz ficará mais cara em agosto

As contas de luz terão bandeira vermelha no mês de agosto. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (28/7), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha, a tarifa de energia terá cobrança adicional no mês que vem, de R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos.

O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia o preço da energia, o volume de chuvas e a situação dos reservatórios das hidrelétricas em todo o País para tomar uma decisão.

De acordo com a Aneel, houve necessidade de aumento dos gastos de geração de energia previstos para agosto. O custo da usina termelétrica mais cara a ser acionada no mês que vem será de R$ 513,51 por megawatt-hora (MWh) – a usina termelétrica Bahia 1.

O primeiro patamar da bandeira vermelha é acionado quando a energia fica acima de R$ 422,56 por Mwh. “Como o sinal para o consumo é vermelho, os consumidores devem intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, afirmou a Aneel.

Quando o valor supera R$ 610,00 por MWh, é acionado o segundo patamar da bandeira vermelha, que adiciona R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

No mês de julho, vigorou a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 a cada 100 kWh de consumidos. Em junho, foi acionada a bandeira verde, que não traz custo adicional ao consumidor. Nos meses maio e abril, vigorou a bandeira vermelha em seu primeiro patamar. Em março, foi acionada a bandeira amarela. Em janeiro e fevereiro deste ano, vigorou a bandeira verde.

Portal Metrópoles (DF)

Fiscalização no Aeroporto do Recife

Durante uma fiscalização que aconteceu em aeroportos de todo o país, na manhã desta sexta-feira (28), o Procon/PE encontrou, juntamente com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), uma balança com oscilações no Aeroporto Internacional do Recife. A irregularidade foi em um dos guichês da Latam. A empresa foi autuada e terá 10 dias para contestar, caso isso não aconteça ela poderá receber uma multa que pode variar entre R$ 572 e R$ 7,3 milhões.


O principal alvo da fiscalização de hoje foi a falta de informação clara das novas regras da Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no que diz respeito a cobrança de bagagem despachada. Todas as empresas estavam com informações sobre a resolução. 

Também foi verificado que cada empresa adotou uma política diferente. Algumas cobram pelo excesso de bagagem, cada uma com uma tabela própria, e outras não cobram. "O consumidor, além de pesquisar os valores das passagens, também precisa pesquisar as outras taxas relativas a viagem", orienta o gerente de fiscalização do Procon-PE, Roberto Campos.

Participaram da ação, ainda, o Procon Recife, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública (DPPE) e Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE).


Imprensa Procon PE

Mais de seis toneladas de embalagens de agrotóxicos são recolhidas

Fiscais da Agência de Defesa e fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) realizaram uma ação de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no município de Timbaúba, Mata Norte do Estado. No local foram recolhidas 6,5 toneladas de embalagens vazias. O objetivo da ação é dar o destino correto as embalagens vazias de agrotóxicos, que oferecem riscos ao meio ambiente e a saúde humana.

O evento contou com a participação da Cooperativa do Agronegócio dos Associados da Associação dos Forcedores de Cana-de-Açúcar (COAF) unidade Cruangi, Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários (ARPAN), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (impEV) e Associação de Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Participaram da ação cerca de 118 fornecedores de cana.

A Adagro fiscaliza a logística da coleta feita pela associação dos fabricantes, que irá encaminhar esses produtos para reciclagem ou destruição. Quando limpas, as embalagens se tornam novos produtos, como bateria de carro, tubos para a construção civil ou podem voltar a ser embalagem de agrotóxicos. Se não estiverem limpas ou impossibilitadas de serem usadas, são encaminhadas para incineração em local adequado.

Imprensa Adagro PE

Morre o bebê Charlie

Chegou ao fim a batalha legal sobre o tratamento médico do bebê Charlie Gard, que sofria de uma doença rara e incurável.

De acordo com Connie Yates e Chris Gard, pais da criança, Charlie, de apenas 11 meses, morreu nesta sexta-feira (28), informaram diversos sites da imprensa britânica.

Gard sofria de problema de escassez de ADN mitocondrial, uma doença rara que retira ao corpo a capacidade de dar energia aos músculos, já que afeta as células responsáveis pela produção de energia e respiração.

Na quinta (27), um juiz determinou que a criança fosse transferida para uma clínica onde os aparelhos que o mantinha vivo seriam desligados.

"O hospital nos negou o nosso último desejo", disse a mãe de Charlie, Connie Yates, segundo a BBC.

Notícias ao Minuto (Rio)