sexta-feira, 2 de abril de 2021

SENAI-PE oferece desconto de 78% na primeira mensalidade de cursos técnicos

 

Em comemoração pelo seu aniversário de 78 anos, celebrado no próximo dia 16, o SENAI-PE está lançando uma campanha com o maior desconto já oferecido nos cursos técnicos da instituição. Quem se matricular ao longo do mês de abril irá receber 78% de desconto na primeira mensalidade do curso, além de abatimentos de até 20% nas demais mensalidades, conforme a política de descontos oferecidas pela instituição. Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 1,3 mil vagas para onze cursos, com previsão de início para o próximo mês de julho. Participam da ação as escolas técnicas localizadas em Santo Amaro e Areias, no Recife; Paulista; Jaboatão; Cabo; Caruaru; Petrolina e Araripina.
Cursos por escola:

SENAI Araripina
Técnico em Eletromecânica (Presencial)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial ou EAD)

SENAI Areias
Técnico em Administração (Presencial)
Técnico em Automação Industrial (Presencial ou EAD)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial ou EAD)
Técnico em Informática (Presencial)

SENAI Cabo
Técnico em Eletromecânica (Presencial ou EAD)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial ou EAD)

SENAI Caruaru
Técnico em Eletromecânica (Presencial)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial ou EAD)

SENAI Goiana
Técnico em Eletromecânica (Presencial ou EAD)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial ou EAD)

SENAI Paulista
Técnico em Administração (Presencial)

SENAI Petrolina
Técnico em Eletromecânica (Presencial)
Técnico em Eletrotécnica (Presencial)
Técnico em Manutenção Automotiva (Presencial)
Técnico em Refrigeração e Climatização (Presencial)

SENAI Santo Amaro
Técnico em Eletromecânica (Presencial ou EAD)
Técnico em Manutenção Automotiva (Presencial)
Técnico em Mecatrônica (Presencial)
Técnico em Refrigeração e Climatização (Presencial)

lmprensa FlEPE

A peça-filme Verônica remonta às memórias de uma mulher presa e torturada à procura de seu filho desaparecido

 

Entra em cartaz no dia 9 de abril, sábado, 21h, pelo Facebook do Teatro João Caetano e Youtube do Agrupamento Andar7 a obra Verônica, uma peça de filme, do Agrupamento Andar7. Interpretado por Luciana Ramin, a peça parte do texto Todo sacrifício feito em teu nome, de Rudinei Borges dos Santos. Em Verônica, elementos do teatro e cinema em versão online se tornam uma estratégia estética e poética para narrar essa história. Gravado na casa-ateliê Nano Teatro, um espaço cênico do Agrupamento, o elenco conta ainda com participação de Ju Lima e Ariel Ramin. O trabalho foi viabilizado com recursos do Proac Lab - Aldir Blanc.

Na trama, uma mulher presa pelo regime repressor de seu país vaga entre lembranças desfiguradas à procura de seu filho recém-nascido. A obra traz como referência mães torturadas que foram separadas de seus filhos pela Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985).

O processo de criação de Verônica começou no final de 2018, quando o Agrupamento Andar7 desenvolveu leituras dramáticas e aberturas de processo, construindo cada etapa em troca contínua com o público. Neste período, Luciana Ramin selecionou fragmentos de texto e experimentou-os cenicamente, construindo aos poucos a peça.

Atividades Paralelas

Além da temporada regular da peça, o público também terá acesso a uma conversa com o tema Elas resistem, elas existem, que reunirá pelo Instagram @Agrupamento_Andar7 Amelinha Telles, Criméia Telles e Dulce Muniz, mulheres que lutaram contra o regime militar brasileiro. O bate-papo será dia 3 de abril, sábado, 16h, e ficará disponível no IGTV do grupo.

Maria Amélia de Almeida Teles (Amelinha) é diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e é assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Presa em 28 de dezembro de 1972, foi levada à Operação Bandeirantes (Oban), onde foi submetida a sessões de torturas. Seus filhos, Edson e Janaína, com 4 e 5 anos de idade, também foram sequestrados e levados à Oban, onde viram os pais serem torturados.

Criméia Alice Schmidt de Almeida é enfermeira de formação, militante e ex-guerrilheira no Araguaia. Grávida, Criméia ficou responsável pela comunicação entre os guerrilheiros e o partido por meio de viagens periódicas. Em uma delas, foi presa em São Paulo pela Operação Bandeirante (Oban) e levada ao DOI-Codi, junto com sua irmã, Amélia Teles, seu cunhado e seus dois sobrinhos. Foi torturada mesmo estando grávida de sete meses.

Dulce Muniz é atriz, dramaturga, diretora teatral e militante do teatro brasileiro. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e é ativista até hoje das lutas por Políticas Públicas Culturais no Brasil e na cidade de São Paulo pela Cooperativa Paulista de Teatro. Em todos esses anos, desde o desaparecimento de sua primeira professora e diretora teatral, Heleny Guariba, Dulce tem sido sua principal divulgadora.

Também será oferecido o Laboratório Criativo Multimídia Elas existem, elas resistem, voltado para mulheres e que irá propor às participantes exercícios práticos de criação cênica em ambientes virtuais em conjunto com tecnologias de vídeo. A atividade será ministrada por Luciana Ramin nos dias 13 e 14 de abril, terça e quarta-feira, 16h. Para se inscrever, é preciso enviar carta de interesse e minibio para andar7.producao@gmail.com.

Ficha Técnica
Direção geral: Luciana Ramin
Texto: Rudinei Borges dos Santos
Elenco: Luciana Ramin, Ju Lima e Ariel Ramin
Preparação Corporal: Ju Lima
Direção de vídeo: Jorge Yuri - Assum Filmes
Técnico de som: Victor Dias
Trilha sonora: Rodrigo Florentino
Iluminação: Tomate Saraiva
Videoarte: Luciana Ramin
Operação de vídeo: Otávio Oscar
Figurino: Daíse Neves
Cenotécnico: Ulyce Eluarió
Fotos e mídia social: Felipe Fresi
Artes: Felipe Fresi e Mimpi
Produção: Luciana Ramin e Ju Lima
Produção Executiva: Otávio Oscar
Convidadas: Amelinha Teles, Dulce Muniz e Criméia Almeida
Realização: Agrupamento Andar7
Assessoria de Imprensa: Diogo Locci

Serviço
Verônica, uma peça-filme
9 a 18 de abril de 2021, sábados, às 21h, e domingos, às 19h
Duração: 20 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Acesso gratuito

Transmissão:

Conversa
Elas resistem, elas existem
Com Amelinha Telles, Criméia Telles e Dulce Muniz
3 de abril de 2021, sábado, às 16h
Transmissão: Instagram do Agrupamento Andar7 (@Agrupamento_Andar7)

Laboratório Criativo Multimídia
Elas existem, elas resistem
Ministrada por Luciana Ramin
Dias 13 e 14 de abril de 2021, terça e quarta-feira, às 16h

PCR disponibiliza 1.200 vagas para exames no mamógrafo móvel em abril

 

A Prefeitura do Recife vai disponibilizar 1.200 vagas para realização de exames gratuitos de mamografia ao longo de todo o mês de abril. O caminhão do mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde do município vai circular em 20 pontos da capital pernambucana para realizar os exames em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Conforme orientação do Plano de Convivência com a covid-19, os atendimentos devem ser previamente agendados nos locais em que o caminhão do mamógrafo irá estacionar, já que as vagas são limitadas. Ao todo, diariamente serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da manhã e 30 para a tarde.

Os agentes de saúde farão o rastreio das mulheres que se encontram na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Em seguida, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com as usuárias para marcar a data e horário do exame. O resultado sai em até 20 dias na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado ou naquela mais próxima ao local da ação.

Para realizar o exame, a usuária precisa levar um documento de identificação com foto e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além do comprovante de residência atualizado. Nas unidades, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento físico deve ser respeitado. Água, sabão e álcool 70% estarão disponíveis para a higienização das mãos sempre que necessário.

Como identificar - As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

lmprensa Recife

Benke Ferraz e o Mapa Musical de Pernambuco

 

O músico e produtor musical Benke Ferraz (Boogarins) vem realizando desde o início de Março uma série de oficinas gratuitas que tem como objetivo produzir um disco colaborativo com novos produtores e músicos do estado. A Mapeando Pernambuco é uma oficina de produção musical de baixo custo, que surge da vontade do artista em mapear e gerar colaborações entre nomes conhecidos e revelações do que está por vir na cena musical do estado. Neste sábado (04), a partir das 14h, o músico Tagore também participa da oficina que recebe artistas de Gravatá, Recife, Nazaré da Mata, Paulista, Belo Jardim, Santa Cruz e Vitória.

O projeto e suas oficinas tem conteúdo voltado para artistas e produtores de todas as macrorregiões do Estado, em encontros que acontecem online, dispensando a estrutura de estúdios profissionais, via Zoom, através do link: https://linktr.ee/mapeando.pernambuco.

Com realização através da Lei Aldir Blanc, o foco do projeto é voltado para o uso de equipamentos multimídia simples como celulares e busca o intercâmbio e fomento de linguagens musicais diversas. A ideia é aliar a criação de sons e canções originais à apresentação de conceitos básicos de gravação, edição e finalização (mixagem e masterização).

Ao fim do processo, 8 faixas produzidas a partir da Oficina serão disponibilizadas de maneira gratuita no perfil do projeto: https://mapeandopernambuco.bandcamp.com/. Posteriormente, o material também ficará disponível no no Youtube - como encerramento da Websérie, colhendo depoimentos e impressões de todos envolvidos.

"Durante as duas primeiras semanas de oficinas trabalhamos em sons enviados pelos inscritos. Todo esse material foi todo gravado pelo celular. A partir daí, comecei a estruturar canções e ideias musicais. Agora nessa semana final, a gente vai finalizar todo o material, trazendo também Tagore, para enriquecer ainda mais o conteúdo do projeto. No final, teremos 8 faixas que simbolizam um mapa de Pernambuco, através da música", explica Benke Ferraz, músico e idealizador do projeto.

SERVIÇO:
PROJETO FAZ MAPA DE PERNAMBUCO ATRAVÉS DA MÚSICA
Gratuito
Neste sábado, às 14h

Paulista lança a campanha virtual - Todos pela Inclusão

 

A Prefeitura de Paulista, em parceria com o Grupo Super Mães, lançou hoje (02.04) a campanha Todos pela Inclusão, trazendo o tema “Com o olhar inclusivo, você não só pode vê-los, mas senti-los”. A ação promove uma reflexão sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído em 2 de Abril, e também ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

Incentivar a participação e inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, bem como oferecer igualdade de oportunidades e acessibilidade, representam aspectos do respeito e da valorização da diversidade humana. Pessoas com deficiência são facetas desse mosaico de diferenças humanas e apresentam particularidades, fraquezas e fortalezas, como qualquer outra pessoa. É essencial dar voz ao Autismo e a Síndrome de Down, levando informação para a população e, desse modo, reduzindo o preconceito e aumentando a inclusão.

A Campanha - A campanha é encabeçada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da inclusão das pessoas com Down e autistas na sociedade. Devido a pandemia causada pela Covid-19, as ações acontecerão nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Paulista, que irão veicular oito vídeos com depoimentos que traduzem os sentimentos e as vivências das Super Mães residentes em Paulista. Também foram criadas camisas exclusivas para divulgação da campanha.

Movidas pelo sentimento de amor e cuidado e para compartilhar experiências, informações e buscar aprendizados, a partir da vivência com outras mães, foi criado, no Whatsapp, o grupo intitulado “Grupo Super Mãe”, fundado em 2014, pela enfermeira Carol Aleixo, após seu filho, na época com 2 anos e meio de idade, ser diagnosticado com Autismo. Hoje, o grupo conta com quase 900 mães, a sua maioria de Pernambuco, com grande participação das mães do Paulista.

Abril Azul - A Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado com diversas ações voltadas para o autismo. Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas (proporção de 4:1), fato que a ciência ainda não consegue explicar.

21 de Março - A data faz alusão a síndrome que é causada, quando há uma divisão celular anormal que resulta em material genético extra, ou seja, em um terceiro alelo do cromossomo 21. O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, fazendo alusão aos 03 cromossomos no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down.

2 de Abril - Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas), definiu que 2 de abril seria o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

lmprensa Paulista

Extra oferece desconto para os beneficiários do auxílio emergencial 2021

 

Desde o último dia 31, o Extra voltou a oferecer 5% de desconto para as compras dos beneficiários do auxílio emergencial 2021. A iniciativa reforça o posicionamento da rede como viabilizador do poder de compras dos brasileiros, apoiando os clientes em todos os momentos. A dinâmica é válida para os Extra Hiper, Mercado Extra, Mini Extra e Drogaria Extra (exceto Postos Extra e e-commerce) e terá duração enquanto o benefício for oferecido pelo governo brasileiro.

Vale destacar que é possível somar o desconto do auxílio emergencial com outras dinâmicas comerciais da rede, por exemplo, 10% de desconto em todos os produtos da linha Qualitá, marca exclusiva do Extra. Além disso, em todas os formatos da bandeira é possível parcelar as compras em até 3 vezes sem juros no cartão Extra e em até 2 vezes em outros cartões, até o dia 10/4.

Para participar, o cliente precisa informar no caixa que o benefício será utilizado como forma de pagamento.

Secretária Érika Lacet participa de eventos com foco na ouvidoria e no controle interno

 

Importantes eventos em âmbitos local e nacional, nas áreas de ouvidoria e controle interno contaram, essa semana, com a presença ativa da secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. Na manhã dessa quarta-feira, dia 31, por exemplo, ela participou da 5ª Reunião do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), que teve por objetivo dar cumprimento às competências regimentais do Conselho Diretivo de acompanhar a implementação quadrimestral das estratégias da Rede e avaliar as premissas de realização da próxima assembleia geral.

Conduzida pelo ouvidor-geral da União (OGU), Valmir Gomes Dias, na pauta do encontro esteve a apresentação e aprovação do cronograma das reuniões dos Grupos de Trabalho, do Conselho Diretivo e das assembleias gerais da Renouv para 2021; a apresentação do Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública e discussão acerca da possibilidade de validação do modelo entre pares. A definição de procedimento para a eleição dos novos membros do Conselho Diretivo; o Programa de Formação Continuada em Ouvidoria; e a Campanha do Direito do Usuário de Serviço Público, prevista para junho de 2021, foram outros temas discutidos. A diretora da Ouvidoria-Geral de Pernambuco (DOGE), Elisa Andrade, também marcou presença nesse encontro, realizado por videoconferência.

LGPD – Durante a 5ª Reunião do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias, a secretária e ouvidora-geral Érika Lacet fez um breve balanço do webinário “As experiências das ouvidorias no desafio de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, promovido pela SCGE e Controladoria-Geral da União (CGU), no dia 18 de março.

Resultado das atividades propostas pelo Grupo de Trabalho (GT) ‘O papel das Ouvidorias na implementação da LGPD’ da Renouv, coordenado por Érika Lacet, o evento propiciou a troca de experiência entre os integrantes da Rede e alcançou quase duas mil visualizações no YouTube da SCGE e da CGU.

No webinário, os participantes puderam escolher temáticas de três outros eventos que serão organizados pelo GT, ainda neste semestre. As próximas lives estão previstas para os dias 29 de abril, 27 de maio e 30 de junho e vão abordar, respectivamente, os temas “Ouvidor como encarregado”, “Compartilhamento de dados de demandantes” e “Anonimização de dados pessoais dos demandantes”.

Encontro – Outro evento que contou com a participação da secretária e ouvidora-geral Érika Lacet foi a 37ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que ocorreu na última terça-feira, dia 30. Coordenado pelo presidente do Conaci e controlador-geral do município de Belo Horizonte (MG), Leonardo de Araújo Ferraz, o encontro foi realizado de forma virtual e reuniu mais de 90 representantes dos órgãos de Controle Interno de todo o País.

Na abertura da programação, uma retrospectiva com fotos de reuniões presenciais ocorridas antes da pandemia do novo coronavírus e a apresentação do planejamento estratégico da instituição. Ao logo de toda a manhã, foram compartilhadas orientações para obtenção de dados junto à Receita Federal em sede de PAR e sindicância patrimonial; apresentado o plano “Infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental”.

Boas práticas nacionais e internacionais de controle interno no contexto da pandemia de Covid-19; e uma proposta de Plano de Trabalho da Transparência Internacional e Conaci para desenvolver o projeto “Fortalecendo o controle interno e externo na Amazônia: meio ambiente, uso da terra e infraestrutura” também foram temas discutidos na reunião.

Galeria – Já na segunda-feira, dia 29, Érika Lacet prestigiou a cerimônia de inauguração da Galeria dos Ouvidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Realizada de forma virtual, a solenidade foi conduzida pelo ouvidor-geral da instituição, desembargador Eduardo Sertório Canto. Na ocasião, ele disse que a galeria foi instalada no térreo do Edifício Paula Baptista, situado próximo ao Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, para que seja apreciada por todas as pessoas que visitarem o TJPE.

E, ao fazer a retrospectiva de todos os ouvidores do TJPE, ele enfatizou que na gestão de seu antecessor, o desembargador Josué de Sena, um dos grandes feitos foi a assinatura do protocolo intenções da Rede Ouvir PE, que, segundo Sertório, é tão bem coordenada pela ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. “A Rede de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) é a união de esforços de ilustres e dedicados ouvidores, como o desembargador Eduardo Sertório, para disseminar conhecimentos e fortalecer as ouvidorias de todas as entidades participantes”, disse Érika.

A coordenadora de Atendimento ao Cidadão da SCGE, Zélia Correia, também prestigiou a solenidade, representando a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO/PE), da qual está como presidente em exercício.


lmprensa SCGE PE

Ator Hemerson Moura apresenta Trilogia Preceitos, em homenagem à Semana Santa e atores pernambucanos

 












Preceitos, uma curta trilogia interpretada e idealizada pelo ator pernambucano Hemerson Moura, selecionado por José Pimentel para interpretar o Jesus na Paixão de Cristo. O primeiro episódio fala do Amor, o segundo do Sacrifício e o terceiro da Esperança. Cada vida série tem cerca de um minuto e meio e foram feitos não só como uma forma de homenagear a memória do ator José Pimentel e os próprios artistas que não estão podendo viver a glória dos palcos nesse momento de pandemia, assim como fazer manter acesa a chama da tradição dos espetáculos ao ar livre em Pernambuco. A série foi gravada na praia de Calhetas, no Cabo de Santo Agostinho, e nas ruínas do nascedouro de Peixinhos, na cidade de Olinda, com o roteiro dirigido pelo próprio Hemerson Moura. A edição e a direção de fotografia ficaram por conta do também ator pernambucano Val Júnior e os textos também foram uma parceria da produtora cultural e jornalista Mariângela Borba, que também faz a assessoria de imprensa da equipe, junto com a professora Milena Wanderley. A exibição da série será feita nas redes sociais do ator (@hemerson.pe e Facebook/hemersonmoura) nos dias da semana santa (02, 03 e 04/04).


SERVIÇO:


O quê? Trilogia Preceitos, em homenagem a Semana Santa e atores pernambucanos
Direção: Hemerson Moura
Direção de Fotografia e Edição: Val Júnior.
Textos: Mariângela Borba e Milena Wanderley.
Quando? 02, 03 e 04/04/2021
Local de exibição: Redes sociais do ator
Instagram (@hemerson.pe)
Facebook (Hemerson Moura), às 18h.

Parceria do Pernambuco pela Prevenção e Senac vai distribuir 10 mil quentinhas


Notícia quentinha: parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Armazém do Campo vai oferecer 1 mil refeições por dia para a população em situação de rua em grave vulnerabilidade social. A distribuição das quentinhas é parte da operação Pernambuco pela Prevenção, que também distribui máscaras de proteção, álcool em gel e informações sobre a necessidade de cuidados, em terminais de passageiros e em municípios do Estado em dias de feira livre.

A parceria começou ontem(dia 1º). Vão ser distribuídas 10 mil refeições com balanceamento nutricional e segurança alimentar, sendo três dias de jantar e sete dias de almoço. Os insumos foram comprados pelo Estado e também doados por parceiros como a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) e Associação dos Avícola de Pernambuco (Avipe). Tudo foi entregue ao Senac, para o devido preparo. Toda a logística é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, até a entrega ao Armazém do Campo, que tem parceria com coletivos ligados à mobilização social e à saúde, com trabalho junto às populações em situação de rua e comunidades em vulnerabilidade social.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, considera a ação importante para reduzir os impactos da pandemia junto à população em situação de rua, em grave vulnerabilidade social. “O Pernambuco pela Prevenção vai atender às pessoas que enfrentam uma situação ainda mais grave com este momento da pandemia”, disse Cloves Benevides.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco, Bernardo Peixoto, disse que a parceria envolve uma recompensa, por estar fazendo a diferença. “Vamos amparar aqueles que mais precisam neste momento de agravamento da pandemia. Somos instrumentos de transformação. Vamos nos cuidar e cuidar dos outros”, pontua Bernardo Peixoto.

As refeições serão feitas todos os dias, pelos 35 profissionais da Unidade de Hotelaria e Turismo do Senac, em Santo Amaro, Recife. Os profissionais envolvidos terão à disposição equipamentos de proteção individual, luvas, álcool gel, materiais de higiene e trabalharão em quatro ambientes: três laboratórios de cozinha e o salão do restaurante-escola Senac.

Todo o cardápio foi montado e planejado com antecedência. As quentinhas têm definidos prato quente, salada e guarnições. Cada uma das 1.000 quentinhas do primeiro dia terá espaguete com galinha guisada e queijo parmesão.

SOLIDARIEDADE – A oferta de mil refeições quentes todos os dias se soma a outras medidas já em curso e também voltadas para a proteção e necessidade de cuidados. Desde o início de março, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas já distribuiu 125 mil máscaras de proteção, álcool em gel nos terminais integrados de passageiros, na Região Metropolitana do Recife, e no entorno das feiras livres nos municípios do interior do Estado. As feiras representam um dia de comércio essencial e popular.

O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.



lmprensa Secretaria de Prevenção

Belo Jardim recebe novas doses da vacina contra Covid-19 e faz plantão neste sábado

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização - PNI, vai receber por parte do Governo Federal, nesta sexta-feira (02), a partir das 16h, novas doses da vacina contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela IV Geres.

De acordo com o órgão, serão enviados imunizantes para aplicação de primeira dose nos idosos de 65 a 69 anos e para a 2ª dose dos idosos de 70 a 85 anos. Os idosos que estavam programados para receber a segunda dose da vacina nos dias 01 e 02 de abril também poderão comparecer no Centro de Vacinação Covid.

"Sabíamos que a previsão era receber um novo lote neste sábado, mas, com a antecipação, conseguiremos continuar com a vacina contra a COVID-19 em Belo Jardim. Nossa equipe não tem medido esforços para cumprir seu trabalho, nosso intuito é acelerar o processo na luta contra o vírus”, explicou a secretária municipal de Saúde, Aline Cordeiro.

O espaço vai estar em regime de plantão, neste sábado (03), das 8h às 13h. Na segunda-feira (05), a vacinação continua no horário de 8h às 12h e de 13h às 16h.

Para quem vai se vacinar pela primeira vez é preciso levar: RG, cópia do CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Quem vai receber a segunda dose, deve levar o CPF, RG, cartão do SUS e o cartão de vacina recebido na primeira dose.

A vacinação dos profissionais de Saúde permanece suspensa, uma vez que nenhuma dose foi enviada para este público. O Centro de Vacinação Covid fica localizado na rua Tito Barros Correia (acesso está sendo por trás da escola), próximo ao Rotary Clube.

lmprensa Belo Jardim

TIM tem vagas abertas para pessoas com deficiência

 

A TIM quer estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A operadora está incentivando a inscrição e seleção desse grupo minorizado para vagas em todo o Brasil. Quem tiver interesse deve cadastrar o currículo no endereço www.vagas.com/TIM.

Quase 25% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência, mas segundo o Ministério da Economia, a participação dessas pessoas com vínculo empregatício é cerca de 1%. Empresas e candidatos (as) encontram dificuldades no processo de inclusão e a TIM é uma das companhias que atua de forma estruturada para mudar essa realidade.

Umas das iniciativas da operadora são os grupos de afinidade, que geram reflexão sobre a pauta e elaboram propostas para ampliar a diversidade no ambiente corporativo. O grupo que trata sobre inclusão de pessoas com deficiência envolve quase 100 colaboradores e tem trabalhado na implementação de ações focadas em recrutamento e seleção, comunicação, educação e acessibilidade para promover mais inclusão. Marcelo Lamas, gerente da diretoria financeira, decidiu participar mesmo sem ter alguma deficiência. “Entendo ser nosso papel melhorar e adaptar nosso ambiente, físico e emocional, para que todas as pessoas possam se sentir acolhidas e à vontade para trabalhar na TIM. Desde que entrei no grupo, fiquei menos tolerante a comportamentos e comentários preconceituosos e me engajei no movimento de tornar a empresa mais inclusiva”, conta. A partir do trabalho dos grupos de afinidade, a companhia estabeleceu metas e pretende aumentar em 35% seu quadro de profissionais com deficiência até 2022.

Perfil e benefícios - A TIM vem revisando o perfil profissional exigido em seus processos de seleção para torná-los ainda mais inclusivos. Os(as) candidatos(as) devem ser maiores de 18 anos e ter ensino médio completo. Serão valorizadas características como criatividade, empatia, colaboração e mente aberta.

A empresa oferece remuneração variável compatível com o mercado, vale-refeição e/ou alimentação, assistência médica e odontológica, seguro de vida, previdência privada, participação nos resultados, celular corporativo, entre outros benefícios. Além disso, a operadora assegurou políticas para a valorização e inclusão da diversidade no novo acordo coletivo de trabalho negociado com as federações sindicais. Uma das medidas prevê que pessoas com deficiência que exercem atividades compatíveis com o home office podem optar por esta modalidade de forma permanente. O objetivo é minimizar os impactos do deslocamento até a empresa. Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, 100% dos colaboradores da companhia estão em trabalho remoto, com exceção da equipe de lojas.

É o caso de Karla Barbosa (foto), analista da área de trade marketing e que está há cinco anos na TIM. Ela é cadeirante e conta que perdeu muitas oportunidades de emprego pela distância e dificuldades de locomoção. Da sua casa até o escritório da operadora, ela embarcava em até três ônibus. A possibilidade de trabalho remoto facilitou significativamente a sua rotina. “O home office foi fundamental para a melhoria da minha qualidade de vida. Acho que eu não tinha noção de como eu me desgastava na locomoção. Eu enfrentava ônibus lotados, com elevadores para cadeirantes quebrados... Era um sofrimento físico e mental. Me sinto mais segura e motivada agora”, detalha a jovem.

Belo Jardim : Haverá entrega de cestas básicas, para pessoas cadastradas, a partir de segunda-feira

 

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Assistência Social, inicia, na próxima segunda-feira (05), a entrega das cestas básicas para as famílias cadastradas de acordo com a Lei Municipal de Benefício Eventual, nº 3.174/2017.

Para evitar aglomeração, a secretaria organizou a distribuição em três dias (05, 06 e 07 de abril). As famílias foram previamente cadastradas e receberam uma senha correspondente ao dia e local que devem retirar a cesta básica. As entregas acontecerão na quadra do Colégio Diocesano (senhas cinzas), no CRAS Santo Antônio (senhas verdes), no CRAS Cohab 1 (senhas laranjas) e zona rural (senhas azuis).

Serão entregues duas mil cestas básicas compostas por feijão, arroz, sardinha, cuscuz, farinha, açúcar, café, óleo e bolacha salgada.

“É óbvio que num contexto de pandemia, não tem apenas atingido a economia do nosso país, mas também sacrificado o nosso povo em relação às necessidades mais elementares. Essas cestas básicas estão chegando numa boa hora porque irão melhorar a alimentação de tantas famílias que estão sendo privadas deste pão de cada dia, tanto na cidade como nas comunidades rurais", explicou o secretário de Assistência Social, Geraldo de Magela.

lmprensa Belo Jardim

CECH promove formação para o Santa Cruz Futebol Clube

 

Como forma de promover o respeito à diversidade e o fim da LGBTIfobia dentro dos estádios de futebol, que o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), realizou, nesta quinta-feira (01/04), uma formação para funcionários e dirigentes do Santa Cruz Futebol Clube, inclusive, contando com a presença do Presidente do clube.

Durante a formação, foram abordados temas sobre: identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, a atuação do CECH e aspectos jurídicos, psicológicos e da assistência social relevantes para o acolhimento O encontro foi por meio de uma plataforma de webconferência e contou com a participação de representantes de diversas áreas do clube: executivo, jurídico, conselho deliberativo e comunicação.

De acordo com o advogado do Santa Cruz Futebol Clube, Jhonny Guimarães, a formação foi enriquecedora. “Eu achava que conhecia as dores da população LGBTQIA+, mas após a formação eu vi que vão muito além. O objetivo do Santa Cruz Futebol Clube é torná-lo um lugar acolhedor e o Arruda um espaço mais inclusivo. Hoje o clube fez um gesto para a sociedade, o qual contou com o presidente do Clube, do Conselho Deliberativo e outros, pois não basta só fazer campanha é preciso organizar dentro de casa e treinar os funcionários para que eles entendam a comunidade LGBTQIA+”, relata.

De acordo com secretário-executivo de Direitos Humanos, Diego Barbosa, as formações realizadas pelo CECH são essenciais para difusão das políticas públicas voltadas à população LGBTI+. “Essa formação teve como objetivo levar conhecimento aos participantes, que serão multiplicadores das informações que receberam, quebrar paradigmas e superar preconceitos, como forma de vencermos a LGBTIfobia, no futebol e em todo ambiente que o cerca”, ressalta.

lmprensa SEDH PE


Prefeitura de Belo Jardim lança campanha: “Mesa Solidária”

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, lança, nesta segunda-feira (05), a campanha “Mesa Solidária” com o objetivo de arrecadar alimentos para as famílias que estão passando por dificuldades neste momento de pandemia.

A ideia é que aqueles que vão se imunizar no Centro de Vacinação Covid e quiserem contribuir, de maneira voluntária e não obrigatória, levem um quilo de alimento não perecível para doação. Os produtos arrecadados serão doados para famílias de comunidades carentes.

"Vamos aproveitar o momento de esperança na vacina para ajudar quem precisa também. Quem for se imunizar e quiser se juntar a essa rede do bem, pode deixar a sua contribuição lá na quadra do Colégio Donino, onde está o centro de vacinação. Não é obrigatório, mas é o momento de estendermos as mãos em prol do próximo", explicou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.

lmprensa Belo Jardim PE




Devido à pandemia, CTTU mantém atendimento ao público suspenso

 

Para conter a transmissão da Covid-19, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) manterá suspensos todos os atendimentos presenciais por tempo indeterminado. Os cidadãos que estavam agendados serão informados e ninguém será prejudicado quanto aos prazos, que serão estendidos. Os serviços essenciais de fiscalização e orientação de trânsito, além do videomonitoramento, continuarão funcionando normalmente por 24h, além do teleatendimento gratuito no número 0800.081.1078.

lmprensa Recife

Portugal: O Artista Santiago Ribeiro Mostra a sua Arte pela primeira vez desde o inicio da pandemia

 

A cidade de Évora em Portugal será o próximo destino das pinturas surrealistas de Santiago Ribeiro onde marca a primeira presença nesta cidade alentejana já neste mês de Abril. Desta vez a mostra será permanente pois o grupo empresarial português Matos Car decidiu adquirir as 10 obras que ficaram em exposição nas novas instalações em Évora e puderam ser vistas por milhares de pessoas. Na foto a pintura "Metropolis 5000" será uma das pinturas na exposição permanente. Esta obra encontra-se nos Estados Unidos onde esteve exposta em Nova York na Artifact Gallery.

O site  do artista é esse aqui: https://santiagoribeiro.exposure.co/