segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Fernando de Noronha intensifica ação de prevenção e combate ao mosquito da dengue


Nesta segunda-feira (13), a Administração de Fernando de Noronha, por meio da Vigilância Ambiental da ilha, realizou mais um mutirão de prevenção e combate ao mosquito da dengue. A ação faz parte das estratégias da pasta para a eliminação do Aedes aegypti, transmissor também da zika e chikungunya. 

Na ocasião, agentes do setor visitaram áreas determinadas que podem ser foco do mosquito, como residências e estabelecimentos (pousadas, restaurantes, entre outros). Os reservatórios naturais e artificiais também foram vistoriados.

"Nas visitas, verificamos se as caixas de água estão cobertas e se os pneus usados ou outros recipientes contêm larvas. Caso tenham, fazemos a coleta para separar e identificar se a larva é de Aedes aegypti ou Culex", afirmou o coordenador da Vigilância Ambiental da ilha, Glauber Aymar.

Além do trabalho de identificar e eliminar as larvas, a comunidade noronhense também foi orientada sobre os cuidados para manter os ambientes livres de focos do Aedes aegypti. No momento das visitas, a população também pôde tirar dúvidas com os profissionais. 

"A prevenção pode ser feita com práticas simples que evitam a reprodução do mosquito transmissor, eliminando objetos que acumulem água parada. Precisamos do empenho da população junto com os agentes para poder combater os mosquitos", disse.   
 
*Chuvas* - Ainda segundo Glauber Aymar, a intensidade das últimas chuvas favoreceu o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito. 

"É tudo o que o mosquito gosta: a chuva com o calor intenso. O inseto leva em média 10 dias da fase do ovo até se tornar um adulto, o que é muito rápido e prejudicial. A população precisa ficar atenta", concluiu o coordenador.

*Particularidade* - Devido a Fernando de Noronha ser área de preservação ambiental, só é possível a utilização do larvicida, o que impede a larva de virar mosquito. Não existe outra forma de eliminar o inseto adulto.

Imprensa FN

Eleição da Amupe terá chapa consensual


Após debate plural, com a participação de campos políticos, a diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) chegou nesta segunda-feira (13) a um entendimento para o lançamento de uma pauta de consenso. Foi definida uma chapa unitária representativa de diversos partidos, sendo uma gestão compartilhada encabeçada pela prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado; ladeada pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

A gestão será com alternância na presidência. Inicia-se com Márcia Conrado em 2023 e, em seguida, Marcelo assume o comando da Associação em 2024.

O presidente da Amupe, José Patriota conduziu as negociações, garantindo que todas as partes fossem ouvidas. Este gesto facilitou que fosse obtido o acordo, que mantém a associação forte, trabalhando em defesa do municipalismo de Pernambuco.

Agradecemos a atitude do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro que retirou, de forma louvável, sua legítima candidatura, sem colocar nenhum tipo de exigência, para preservar a unidade do campo municipalista de Pernambuco.

Convocamos todos os prefeitos e prefeitas de Pernambuco a comparecerem dia 27 de fevereiro para a Assembleia da Eleição da Amupe. Desejamos à prefeita Márcia e ao prefeito Marcelo um ótimo mandato, compromissado com os municípios e voltado para melhorar a vida dos pernambucanos. Temos a certeza que a próxima gestão da Amupe dará prosseguimento aos êxitos conquistados ao longo dos últimos anos.

Imprensa Amupe

Cinco novos ônibus escolares para estudantes de Igarassu


Com a missão de combater a evasão escolar e melhorar o acesso ao ensino público, a prefeitura de Igarassu, por meio da secretaria da Educação, investiu em cinco novos transportes escolares, atendendo mais de 295 passageiros da rede municipal. 

Os veículos contam com acessibilidade para atender alunos com deficiência motora e o investimento foi de R$ 2.075.000,00 (dois milhões e setenta e cinco mil reais).  No momento, 18 ônibus, no total, transportam os mais de dois mil alunos da cidade. 

A prefeita professora Elcione Ramos comemora a conquista e objetiva melhorar ainda mais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município: “Esses veículos são reforços e vêm para somar com o programa ‘Tô de Volta’ no combate à evasão escolar. Para melhorar ainda mais o IDEB de Igarassu, a educação precisa ser inclusiva”, defende a gestora.

*VOLTA ÀS AULAS*

Nesta segunda-feira (13), acontece a abertura do ano letivo com o tema “Igarassu, berço da cultura e tradição brasileira”, com apresentações culturais, palestras e atividades educativas. As aulas começam na terça-feira (14).

Imprensa Igarassu PE

#JurosBaixosJá


Nesta terça-feira (14), bancários de todo o país realizam um Dia Nacional de Luta para denunciar que quem lucra com os altos juros no Brasil são os grandes bancos. Em Pernambuco, o ato acontece em frente ao Banco Central, na rua da Aurora, a partir das 9h, numa parceria entre o Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a CUT-PE. 

A forma como essa taxa tem sido usada pelo BC, órgão que tem autonomia ante o governo federal, não garantiu  inflação dentro da meta e tem impedido o crescimento da economia ao dificultar a retomada dos investimentos públicos e o reforço de programas de transferência de renda aos mais pobres, como o Bolsa Família.

#JUROSBAIXOSJÁ

Imprensa CUT PE

Feira Du'Chef realizou mais uma grande festa de Carnaval com um super show da Banda Patusco no Parque Aurora


Evento proporcionou um verdadeiro baile ao ar livre, com várias atividades de lazer para o público de todas as idades 

A Feira do Du’Chef, que já é um sucesso na agenda cultural da cidade de Paulista, realizou  neste sábado (11/02), no Parque Aurora, localizado na área central do Paulista, mais uma grande festa de Carnaval. O evento contou com a Banda Patusco, e dos cantores Washington Paz e Diogo Pegação. 
No evento também teve artesanato, gastronomia, moda, utensílios, decoração, exposição de plantas ornamentais, venda de produtos para pets e espaço kids. A novidade desta edição foi a saída do Bloco Aurora em Folia, que levou o público presente ao delírio, com orquestra de frevo, bonecos gigantes e muita animação.

Considerada uma realidade no empreendedorismo cultural na cidade, colocando o Parque Aurora na agenda cultural de Paulista, a feira conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do Paulista apoia as edições da feira.

A Feira do Du’Chef acontece há oito meses em Paulista. De acordo com a programação, a próxima edição será no dia 1º de abril, que irá trazer mais uma  grande atração: o cantor romântico Gino Liver para o público que aguarda ansioso por mais um evento de qualidade na programação animada da feira Du'Chef.

Imprensa Paulista PE 

Bloco do Retratista se apresenta dia sexta-feira (17)

Uma agremiação carnavalesca dedicada aos fotógrafos, que sempre trabalham nos dias de folia, vai sair nesta sexta(17/02) a partir das 16h lá no Beco do Fotógrafo, atrás do Cinema São Luiz.

Este ano, o Bloco homenageia Severo, fotógrafo do Alto José do Pinho, brutalmente assassinado junto com sua mãe no ano passado. Uma pessoa benquista na comunidade e entre os fotógrafos.

Com apresentação do ator Pedro Dias (o moço  da foto acima, cadeira cativa aqui no blog, né?), passistas e orquestra de frevo, o Bloco do Retratista já festeja no começo deste Carnaval

Serviço

Bloco do Retratista
Homenagem a Severo

Data: 17/02/2023
Horário: 16h
Local: Beco do Fotógrafo
(Por trás do Cinema São Luiz)

Confira a programação dos atos em frente às sedes do BC em várias cidades do País.

 

Brasília/DF
Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 3, Bloco B, Edifício Sede do BC, às 12h30.

Belém/PA
Boulevard Castilhos França, 708 – Campina, às 9 horas.

Belo Horizonte/MG
Av. Álvares Cabral, 1605 – Santo Agostinho, às 10 horas.

Curitiba/PR
Av. Cândido de Abreu, 344 – Centro Cívico, às 10 horas.

Fortaleza/CE
Av. Heráclito Graça, 273 – Centro, às 9 horas.


Porto Alegre/RS
Rua 7 de Setembro, 586 – Centro, às 12 horas.

Recife/PE
Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro, às 9 horas.

Salvador/BA
1ª avenida, 160 – Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9 horas.

São Paulo/SP
Av. Paulista, 1804 – Bela Vista, às 11 horas.

Rio de Janeiro/RJ
Av. Presidente Vargas, 730 – Centro, às 11 horas.

Em cidades sem prédio do BC, os atos serão organizados em locais públicos de grande circulação. Consulte o sindicato local.

Carnaval: dicas para cuidar da saúde durante os dias de folia


A chegada do carnaval traz agitação, folia, viagens e rotinas intensas. Apesar da alegria e diversão, a festa precisa ser acompanhada de alguns cuidados para evitar complicações desnecessárias à saúde. Para tanto, manter a hidratação, ingerir alimentos saudáveis e repousar são atitudes necessárias para passar o carnaval da melhor forma. 

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Recife, Priscilla Leal, algumas recomendações devem ser seguidas pelos foliões. “A utilização de protetor solar, devido à grande exposição ao sol, é muito importante. Além disso, fazer grande ingestão de água para uma boa hidratação corporal é essencial. Manter o corpo hidratado vai evitar tonturas, dor de cabeça e astenia, que é a perda ou diminuição da força física, e vai amenizar a ressaca no dia seguinte”, orienta. 

A enfermeira também faz um alerta sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. “Carnaval é época de alegria e liberdade, mas é preciso ter cuidado e lembrar sempre de usar preservativo nas relações sexuais”, completa. A alimentação durante a folia também precisa de atenção especial. A coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Recife, Sandra Marinho, lembra dos perigos da ingestão de álcool e refrigerantes em excesso.

O ideal, segundo a nutricionista, é sempre equilibrar a bebida com água. “Lembrar que na hora que está consumindo álcool não está se hidratando. O álcool, muito pelo contrário, sobrecarrega o organismo. Então, entre uma bebida e outra, sempre buscar se hidratar. Já os refrigerantes podem temporariamente ou instantaneamente dar aquela sensação de frescor, mas o ideal seria também ingerir água de forma alternada”, aponta Sandra, esclarecendo ainda que o consumo de energéticos também deve ser moderado.

“As pessoas buscam um pouco mais de energia nessa época e o energético talvez não seja a forma mais adequada de conseguir esse ‘fôlego’, principalmente no período de Carnaval, já que estamos falando de vários dias seguidos de folia. O ideal é dar um tempo entre um consumo e outro, para que o corpo possa se recuperar”, diz. A procedência das bebidas e alimentos também deve ser uma preocupação do folião. Segundo Sandra, é importante evitar comidas de rua, pois não se sabe a origem e o método de preparo. 

A dica da nutricionista é se alimentar bem antes de sair de casa e, se possível, levar consigo um lanche leve e saudável. “Como grande parte do dia do folião é na rua, essa é uma questão realmente importante. Frutas e sucos ou um sanduíche são refeições mais rápidas e que não vão sobrecarregar tanto. Elas vão permitir que o folião possa continuar na brincadeira durante um bom tempo”, finaliza.

Sítio Histórico de Olinda recebe lavagem simbólica para o Carnaval, nesta quinta (16)


Chegou o momento de matar a saudade. Depois de dois anos sem festa, por causa da pandemia de covid-19, o Sítio Histórico de Olinda voltará a receber uma multidão de foliões para festejar um dos carnavais mais famosos do país. Para abrilhantar ainda mais o momento, o espaço receberá outra edição da já tradicional lavagem simbólica, que desde 1993 limpa e perfuma a cidade para receber os festejos de Momo. Tudo, claro, ao som de muito frevo.

Este ano, a lavagem acontecerá a partir das 6h da manhã da próxima quinta-feira (16), com concentração em frente ao Mercado da Ribeira, no bairro do Carmo. Em seguida, partirá para a Rua de São Bento, no sentido da Prefeitura de Olinda, Rua 27 de Janeiro e, por fim, a Praça de São Pedro.

O trabalho ficará por conta de 60 agentes de limpeza da Locar – Gestão de Resíduos, munidos de vassourões. Eles terão o suporte de um caminhão com 16 mil litros de água aromatizada com essência de eucalipto.

“A lavagem simbólica das ruas históricas é como o pontapé definitivo para o início do Carnaval de Olinda. Todos os anos, os garis se reúnem de manhã cedinho, com muita alegria e descontração, para demonstrar o cuidado que a cidade terá ao longo de todo o período de comemoração. Olinda já amanhece em clima de celebração”, detalha Paulo Alves, gerente da Locar.

A abertura oficial do Carnaval de Olinda acontece na noite da quinta-feira, com um cortejo especial que reunirá o Homem da Meia-Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde. Os calungas sairão às 18h do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, com destino à Praça do Carmo.

Imprensa Olinda

Ivan Moraes volta a criticar projeto da Prefeitura que pretende desafetar e alienar bens e imóveis

 


O vereador Ivan Moraes (PSOL) voltou a criticar o projeto de lei do Executivo de nº 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar bens e imóveis do município. No plenário da Câmara Municipal do Recife, em reunião Ordinária híbrida nesta segunda-feira (13), o parlamentar comentou ter pedido vista da matéria por duas vezes para fazer uma análise mais detalhada da proposição. Além disso, ele comentou sobre outro tema, que se refere ao patrocínio de R$ 3,8 milhões da empresa Ambev no Carnaval do Recife. Ele disse que este valor está abaixo do investido em capitais como São Paulo e Salvador, por exemplo.

O texto do projeto de lei do Executivo número 46/2022 relaciona 12 imóveis na cidade. “Esse projeto do Executivo serve para pedir autorização desta Casa para colocar em leilão 12 terrenos que compõem o Aeroclube, que chega a quase 30% do antigo terreno do Aeroclube. Também consta no projeto um imóvel de preservação histórica que fica no Recife Antigo. Imóveis de preservação histórica não podem ser vendidos por lei”, disse o parlamentar, sobre dois imóveis que constam na proposição.

O terceiro imóvel mencionado pelo vereador Ivan Moraes fica onde funciona a Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, área central, que atende alunos e alunas da comunidade do Coque e dos Coelhos. Já o quarto imóvel é onde se encontra a sede do Reciprev, na Boa Vista. “Até existem condições legais para que sejam vendidos patrimônios públicos. A Prefeitura pode vender qualquer imóvel que não tenha nenhum uso, a lei diz isso. Precisa ser um imóvel que não esteja servindo e não sirva para nada. Então, uma escola que atende 300 crianças me parece que está funcionando. O Reciprev também está funcionando”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, foi feito um pedido de informação à Prefeitura para saber onde estudarão esses 300 alunos e alunas. "Temos essa resposta dizendo que está sendo estudada alguma possibilidade. Como é que você quer vender uma escola que está funcionando sem saber nem onde é que vai mandar os estudantes?”, questionou.

Um outro assunto abordado por Ivan Moraes foi referente ao anúncio do patrocínio da empresa Ambev de R$ 3,8 milhões ao Carnaval do Recife, com exclusividade na área de bebidas. O vereador criticou o que considera baixo investimento na capital pernambucana pela empresa, tendo em vista o patrocínio que a Ambev fez nos carnavais de São Paulo e Salvador.

“A maior empresa do Brasil de bebida alcóolica está dando mais [recursos] para Salvador e São Paulo. Quando é que o Carnaval da gente ficou menos valorizado que o de São Paulo? Não sei. Acho que isso traz um alerta à gestão", apontou.

Imprensa Câmara Recife

Produtor Cultural Jorge Verdinho será um dos homenageados do Carnaval do Paulista


Conhecido como Jorge Verdinho, Jorge Antonino de Borba Souza (In Memorian) será um dos homenageados do Carnaval de Paulista 2023. Morador da cidade durante grande parte da sua vida, nos bairros de Vila Torres Galvão e Centro, ele foi um grande produtor cultural que sempre teve a cidade de Paulista como uma das suas grandes paixões, onde ele produziu várias bandas e cantores e realizou vários eventos culturais. Verdinho também foi um grande colaborador na gestão pública municipal, onde foi secretário de Turismo de Paulista.

Jorge Verdinho nasceu em 23 de abril de 1952, no Rio de Janeiro. Em Pernambuco, já aos 17 anos, ele produziu o seu primeiro show na comissão de festa da formatura do Ensino Médio da Escola Firmino da Veiga, realizada no antigo Clube da Companhia de Tecidos Paulista (CTP), onde atualmente é o Supermercado Panorama, no Centro. Durante anos ele promoveu festas nos clubes Grêmio Recreativo do Paulista, Veloz e Picapau.

Em sua sua trajetória, o produtor cultural levou seus eventos para Pernambuco e estados vizinhos, trabalhou com grandes nomes da música, como Pholhas, Trepidantes, Paulo Tony, Jorge de Altinho, Turma do Pinguim, Tuaregs, Versão Brasileira, Almir Rouche, Marron Brasileiro, Belo Xis e suas mulatas, Marinês e tantos outros.

Com caráter e honestidade ímpares, Jorge Verdinho levou suas produções para  usinas e festas de padroeiros, consolidando seu nome como um dos mais respeitados do meio artístico da época. Em meados dos anos 80, Verdinho foi convidado para ocupar o cargo de secretário de Turismo no município de Itapissuma, e também de diretor de eventos no Clube Veloz, na mesma cidade.

Apaixonado por Paulista e pelo bairro da Vila Torres Galvão, onde foi criado e fez grandes amigos, o artista teve um papel fundamental na cultura da cidade, pela qual ele tinha uma verdadeira adoração pela política e pela história. Ele conhecia cada traço cultural do Paulista, valorizando sempre a cultura local. Nas suas gestões, trouxe apoio, reconhecimento e voz aos grupos culturais, blocos e troças carnavalescas.

Imprensa Paulista PE 

Cuidado com as DSTs neste Carnaval


O período mais festivo do ano está chegando. Nessa época, também são comuns alguns excessos, como a ingestão de álcool, que pode levar a comportamentos pouco seguros. "A nossa recomendação é aproveitar a festa com moderação. Ingerir bastante líquido, usar roupas leves e nunca esquecer do preservativo. Sabemos que este é um dos meios mais eficientes contra as doenças sexualmente transmissíveis", alerta o urologista Felipe Dubourcq.

Algumas patologias comuns de serem adquiridas sem prevenção: sífilis, gonorreia, clamídia, HPV  e mesmo HIV.  As DSTs são causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários. Cada uma traz uma sintomatologia. "A pessoa que observar alterações em seu órgão genital, como prurido, ardência, verrugas e vermelhidão, deve buscar uma orientação médica para atendimento clínico", orienta Dubourcq.

Cuidem-se! Mesmo sem Carnaval há dois anos, esta é uma época já certa de nosso calendário cultural! 
Carnaval e saúde devem caminhar juntos!

ATUALIZAÇÃO: O sangue que o José precisava foi doado


Mas a gente aproveita pra apelar que voce, que tenha entre 18 e 60 anos, mais de 50kg e boa saúde vá fazer sua doação no banco de sangue mais próximo.

Ainda mais em tempo de Carnaval, né?

Abertas as inscrições para 2ª Turma de residência tecnológica do CIn-UFPE com a Stellantis e com a FACEPE para a formação de profissionais para a indústria automotiva


O curso é uma pós-graduação Lato Sensu gratuita. Os alunos mais bem colocados receberão um total de R$ 21 mil reais por seis meses de formação

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, e a Stellantis, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos, abriu edital para a Segunda Rodada do programa de residência tecnológica para a formação de profissionais para a indústria automotiva. Dessa vez, serão três especializações, sendo uma em Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls), uma outra em Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration) e a novidade deste ano é a abertura de uma nova especialização em Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software).

Os cursos, com 360 horas de carga horária, são pós-graduações Lato Sensu oferecidas pelo CIn e atualmente encontram-se em fase de análise pela UFPE. As turmas serão coordenadas pelos professores Abel Guilhermino (Controls), Divanilson Campelo (Calibration) e Breno Miranda (Software) respectivamente. Essa é também uma iniciativa do Locus de Inovação no setor automotivo em Pernambuco. A estimativa é que os cursos terão início em 03 de abril de 2023, com duração de 6 meses. Ao todo, são 60 vagas sendo 30 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação. 

Os selecionados terão 5 meses de aulas teóricas remotas, com aulas ministradas por professores da UFPE, UFRPE, UnB, UTFPR e UFSC, universidades renomadas na área automotiva, e 1 mês de formação prática podendo ser presencial ou remota, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. 

Ambas as especializações da residência tecnológica CIn/FACEPE/Stellantis buscam profissionais formados em engenharia ou tecnologia e que tenham amplo domínio do inglês. Os interessados podem conferir todas as informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma no edital.

“A primeira turma do programa de residência tecnológica foi um verdadeiro sucesso e está em fase de finalização. Mais de 90% dos profissionais que participaram do programa foram contratados, mostrando dessa forma, o alto nível dos profissionais que estão sendo formados pela residência tecnológica, informa um dos coordenadores do programa”, comenta o Prof. Abel Guilhermino. 

A Stellantis acredita na diversidade e igualdade de talentos. Por isso, todas as candidaturas recebidas serão consideradas sem distinção de etnia, religião, gênero, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, idade ou qualquer outra.

Ao coordenador reserva-se o direito de cancelar ou remanejar as datas e vagas preenchidas do programa original da turma, seja por falta de número mínimo de inscritos que viabilize a turma, ou por motivos de força maior, em um período de até 7 (sete) dias de antecedência ao início das aulas.

Sobre o Centro de Informática da UFPE:
O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O CIn-UFPE coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade. O Centro também é Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares e tem desenvolvido diversos projetos na área veicular. O LIVE (Laboratório de Inovação para Cidades Inteligentes) é um dos laboratórios do CIn com foco na área veicular, executa projetos para o setor automotivo e apoiará estas residências tecnológicas.

Sobre a FACEPE:
A FACEPE, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, em sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas. Esse fomento se desenvolve pela concessão de financiamento para custeio de atividades de formação de recursos humanos de alto nível, projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou empresas em Pernambuco. Está sendo considerado que parte dos recursos do pagamento de bolsas dos alunos serão oriundos do EDITAL RESITEC, referente a criação de novos programas de residência tecnológica para o estado de Pernambuco, e está em fase de análise pela FACEPE. 

Sobre a Stellantis:
A Stellantis é um dos principais fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade do mundo. Suas marcas históricas e icônicas incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.

Ninguém solta a mão do povo da Tenda Caboclo Flexeiro

Veja a mensagem, publicada nas redes sociais da entidade religiosa:

Quando firmamos o nosso chão em novembro de 2013 e demos início as ativi- dades ritualísticas da Tenda, abrimos nos- sas portas também para a comunidade. O trabalho Social existe em nossa casa com o intuito de promover a segurança alimentar com a entrega do Sopão e ces- tas básicas. 

Para a educação, temos as aulas de reforço escolar e contamos com a nossa Biblioteca Comunitária Caboclo Girassol desde 2014. Temos a Cabaça Literária, Cine Clube e Rodas de Capoeira Angola para disseminação e desmistificação da cultura Afro. Além da luta da nossa casa contra o racismo religioso, apoiamos outras casas e causas com a construção do projeto "Respeita a Minha Fé" que mapeia os terreiros e casos de crime de intolerância religiosa na Região Metropolitana do Recife. 

Também estamos qualificando, até outubro de 2023, cerca de 50 (cinquenta) jovens para o Mercado de Trabalho por meio do projeto QUILOMBO CIDADÃO, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

Com o passar dos anos, mais famílias passaram a ser atendidas em nosso espaço com as mais variadas neces- sidades e para continuar acolhendo-as percebemos a necessidade de uma reforma para ampliação de nosso Centro Social Caboclo Flecheiro.

Ajude-nos nessa melhoria para a continuidade de nosso trabalho social. Qualquer valor é bem-vindo. A doação pode ser por transferência bancária ou via PIX, que é o 24.811.686/0001-69.

Outras formas de doação, entre em contato pelo número: (81) 98562-0474.



Tamanduá mirim é resgatado em Maria Farinha, no município de Paulista

Na manhã desta segunda-feira (13/02), a equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) realizou o resgate de um tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla) adulto, no bairro de Maria Farinha, em Paulista. A presença do mamífero foi informada ao órgão por moradores de um condomínio residencial.

Após a captura do animal, ele foi levado pelos servidores ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Agência Estadual de Meio Ambiente (CETRAS/CPRH), para que sejam realizados os procedimentos de tratamento e devolução à natureza.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate, é preciso ligar para os telefones  153 (Guarda Municipal) ou (81) 99836-9947 (NSU).

Imprensa Paulista PE 

Blocos O Menino do Sesc e Os Lisos na Folia agitam as ruas dos bairros de Santo Amaro e Boa Vista, no Recife


O Carnaval está de volta e com ele alguns dos blocos mais tradicionais da Festa de Momo, O Menino do Sesc e Os Lisos na Folia. Os blocos foram criados pelos colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sairão pelas ruas dos bairros de Santo Amaro e Boa Vista, no Recife,  no próximo dia 17 de fevereiro.

As concentrações acontecem em locais diferentes, mas ambas a partir das 13h. O Menino do Sesc arrebanha seus foliões em frente ao Sesc Santo Amaro, situado na Rua do Campo Santo, em frente à Praça Campo Santo, sob a batuta do Maestro Oséas, homenageado do Carnaval de Olinda 2023, e sua Orquestra. Já Os Lisos na Folia animará a concentração na sede do Senac Recife, na Visconde de Suassuna, com a Orquestra Backstage esquentando a turma. 

“Depois de 2 anos sem Carnaval, estamos muito animados com esse regresso de nossos blocos que, juntos, somam quase 70 anos de história e de frevo. O Menino do Sesc foi fundado em 1988, por iniciativa do artista plástico e bonequeiro Luiz Botelho, quando alunos da extinta Recreação Infantil do Sesc - atual Educação Infantil – criaram o boneco gigante inspirado em um dos colegas de classe. O Hino do Menino foi composto por ninguém menos que Getúlio Cavalcanti. Já Os Lisos na Folia também é muito tradicional e está em atividade desde 1991 e foi criado por nossos funcionários que queriam se reunir em uma prévia”, relata Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, que já confirmou presença na folia. 

*PERCURSO -* A partir das 15h, O Menino do Sesc  toma seu rumo, animado por Nonô Germano, que vai em cima do trio elétrico. Saindo da Praça do Campo Santo, entra na Rua 13 de maio, segue pela Av. Visconde de Suassuna e faz uma parada no Senac para agregar com Os Lisos na Folia. Depois do encontro, os blocos seguem pela Rua Gouveia de Barros, depois pela Rua dos Palmares, cruzando a Av. Cruz Cabugá e finalizando na Rua da Aurora, ao lado do Tribunal de Contas.

O kit para participar, que inclui uma camisa e mais duas senhas para bebidas, custa R$35 para funcionários e R$45 para o público em geral e está sendo vendido na Casa do Comércio (Av. Visc. de Suassuna, 265) e nas unidades do Sesc de Santo Amaro, Casa Amarela, Santa Rita, Piedade, RioMar e São Lourenço da Mata. 

*Serviço:*

*Desfile dos Blocos O Menino do Sesc e Os Lisos Na Folia - Homenagem aos 30 anos do Movimento Manguebeat*
*Dia 17 de fevereiro de 2023*
*Concentração O Menino do Sesc,* a partir das 13h, em frente ao Sesc Santo Amaro - Rua do Campo Santo, em frente à Praça Campo Santo. Com Maestro Oséas e trio com Nonô Germano
*Concentração Os Lisos na Folia,* a partir das 13h, no estacionamento do Senac - Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro. Com Banda Backstage
*Saída às 15*
*Preço kit com camisa e mais duas senhas para bebidas:* R$35 para funcionários e R$45 para o público em geral
*Ponto de venda:* Casa do Comércio (Av. Visc. de Suassuna, 265) e nas unidades do Sesc de Santo Amaro, Casa Amarela, Santa Rita, Piedade, RioMar e São Lourenço da Mata.

Grupo de Trabalho e Secretaria Nacional de Segurança Pública se reúne para analisar o controle de armas no Brasil


O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, representando o Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenou, na última sexta-feira (10), uma reunião em Brasília com o Grupo de Trabalho que foi instituído pelo Presidente Lula e composto através da indicação de diversas instituições pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que vai discutir o controle de armas no Brasil, visando rever a Lei nº 10.826 de 2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo no País.

“Vamos fazer essa discussão com uma grande capacidade de diálogo e de audição, da sociedade civil e de atores no governo, especialmente Exército e Polícia Federal. É um tema delicado e temos um longo caminho pela frente, mas o trilharemos com total responsabilidade”, comentou Tadeu Alencar.

Participam desse Grupo de Trabalho, além de membros do MJSP, também representantes do Ministério da Fazenda, do Ministério da Defesa, da Polícia Federal, do Conselho Nacional de Justiça, do Conselho Nacional do Ministério Público e da Advocacia Geral da União, além de diversas instituições sem fins lucrativos com atuação no tema.

Secretaria Nacional de Segurança Pública 

Forneria 1121 tem menu e horário especial para o Carnaval


O Carnaval é comemorado oficialmente apenas na terça-feira, dia 21 de fevereiro, mas na Forneria 1121 a folia começa mais cedo. Durante todo o mês, no almoço e no jantar, o restaurante oferece – nas suas três unidades, em Recife e Natal, menu especial com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 49,90 e R$ 69,90, respectivamente.

O menu do almoço traz nas entradas as opções de Dadinho de Tapioca, Brulle de Gorgonzola ou Mini Salada Caprese. No prato principal, as pedidas são Picanha Suína, Filetino ao Gorgonzola, Filet à Parmegiana 1121 e Linguini de Camarão Oriental. Para a sobremesa, Pudim de Doce de Leite ou Mini Espumone.

Já o menu do jantar oferece três opções na entrada: Doce Reinado, Mil Folhas de Brie e Croquete de Camarão. O prato principal, por sua vez, pode ser escolhido entre Risoto de Camarão e Frutas Vermelhas, Linguini Oriental de Cogumelos, Camarão na Nata e Queijo Coalho ou Canelone de Ossobuco. Na sobremesa, as opções são Doce Pipoca Doce e Jardim de Frutas Vermelhas.

Além do novo menu, as unidades da Forneria 1121 funcionarão em horário especial, do dia 17 ao dia 20, das 12h às 15h, e das 18h às 02h. Em Natal, A Forneria 1121 está localizada na Av. Praia de Ponta Negra, 8852, Ponta Negra, e em Recife, na Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1121, Aflitos, e na Av. Conselheiro Aguiar, 323, Boa Viagem.

Siga o perfil no instagram @forneria1121 e acompanhe as novidades!

Mini meeting no Rio Mar


O cardiologista e professor Domingos Melo participa como palestrante de Mini Meeting, no próximo dia 14 de fevereiro, a partir das 20h. O especialista recebeu o convite da multinacional Novartis e vai, junto com o médico Marco Antônio, comandar o evento no Restaurante Pobre Juan, no RioMar. O professor vai abordar atualizações  em Insuficiência Cardíaca.

Milet sorvetes marcou presença em prévia carnavalesca do Recife


A Sorvetes Milet, empresa pernambucana conhecida por seus produtos de alta qualidade, realizou uma ação de divulgação durante a prévia do Carnaval do Recife, no último sábado (11), na Zona Norte do Recife.  A ação contou com a presença do humorista comediante e influencer digital, Ítalo Sena, que animou a multidão com suas piadas e participou de uma série de brincadeiras com o público presente.

A ação de divulgação teve como objetivo chamar a atenção dos moradores da cidade para os produtos da Sorvetes Milet. Além disso, a empresa mostrou ao público a importância de aproveitar os momentos de folia com os amigos e a família, sempre com muito sabor e alegria. 

“A ação de divulgação da Milet durante a prévia do Carnaval do Recife foi um sucesso.  Esperamos que a ação tenha contribuído para aumentar a alegria e o sabor das festividades carnavalescas na cidade e refrescar o folião”, comentou Renan Milet.

Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru contou com mutirão de manutenção e limpeza


Capital do Forró, Caruaru provou mais uma vez que também é bom destino para os amantes da Folia de Momo. O Pré-Carnaval Multicultural da cidade, que aconteceu entre os últimos dias 9 e 11 de fevereiro, reuniu cerca de 13 mil foliões, que aproveitaram atrações distribuídas em seis polos disponibilizados no centro do município.

Azulinho e o grupo Fulô de Mandacaru estiveram entre os artistas responsáveis por animar a festa, que contou, ainda, com as participações de ícones do frevo como André Rio, Almir Rouche, Maestro Spok e Nena Queiroga.

Para manter os pontos de comemoração prontos para receber o público a cada dia, foi organizado um esquema especial de limpeza e manutenção, com o trabalho de 40 agentes da Locar – Gestão de Resíduos, empresa responsável pelos cuidados da cidade.

A ação teve início antes dos festejos, logo após a instalação da ornamentação temática. Depois, o esforço foi concentrado na organização após cada dia de festa, seguindo até o domingo (12), quando houve um mutirão de limpeza após o encerramento do evento. 

“Estávamos com a expectativa bem alta para o Pré-Carnaval Multicultural 2023, principalmente pelo sentimento de retomada depois dos dois anos mais graves da pandemia. Deu tudo certo e conseguimos deixar a cidade ainda mais bonita para quem veio nos prestigiar”, celebra André Belisário, supervisor de operações da Locar.

Imprensa Caruaru 

Bancários de Pernambuco convocam ato pela redução da taxa de juros nesta terça (14/2)


Em adesão ao Dia Nacional de Luta pela redução da taxa básica de juros, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizará um ato público de protesto nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a partir das 9h, em frente ao Banco Central, na Rua da Aurora, no Recife. As mobilizações da categoria bancária estão organizadas em todo o país.

As entidades representativas dos bancários criticam a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de manter a taxa básica de juros no patamar elevado de 13,75% ao ano. Ao longo do governo do ex-presidente Bolsonaro, a elevação da Selic, além de ter colaborado para a recessão e desemprego, não foi capaz de conter a inflação.  

A alta da Selic favorece todas as modalidades de investimentos classificadas como renda fixa, como os títulos públicos. Vale lembrar que os maiores detentores da dívida pública são justamente as instituições financeiras atuantes no país. Na avaliação do movimento sindical bancário, o Banco Central deve servir aos interesses da população, à criação e manutenção de emprego, com autonomia em relação ao mercado financeiro.

Imprensa Bancários PE

Sistema Viário do Paiva recebe iluminação em LED


Quem trafega pelo Sistema Viário do Paiva vai contar com uma iluminação mais moderna e sustentável. Equipes da Concessionária Rota dos Coqueiros, do Grupo Monte Rodovias, iniciaram neste mês de fevereiro a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED em todo o trecho concedido. A iniciativa tem investimento de cerca de R$ 600 mil e deve ser finalizada até abril com a troca de 322 luminárias.

A diretora-presidente da concessionária, Rafaela Elaine, reforça que o trabalho é importante, porque alia mais segurança, conforto ao usuário para trafegar a noite, economia e sustentabilidade. “As luminárias de LED apresentam maior índice de reprodução de cores em torno de 70%, enquanto o vapor de sódio é em torno de 20%. Além disso, O fluxo luminoso é mais amplificado e potente, o que melhora a visibilidade. Outro ganho importante é com relação à vida útil do equipamento, que, por ser elevada, reduz a necessidade de manutenção”, comenta.

A gestora destaca, ainda, os ganhos ambientais com a mudança. “Por terem eficiência energética, as lâmpadas em LED contribuem para diminuir a emissão de CO2, além disso, possuem uma tecnologia totalmente limpa, sendo livres de metais pesados”, complementa.

Especialista alerta para os cuidados com a pele no Carnaval


No Carnaval, os cuidados com a pele são essenciais para que a festa seja realmente divertida sem a necessidade de lidar com possíveis transtornos. Por acontecer em fevereiro, período de alto verão, os foliões precisam redobrar os cuidados com a exposição à luz solar, o uso excessivo de maquiagem e a desidratação.

De acordo com a dermatologista da Unimed Recife, Lígia Guedes, alguns cuidados com a pele devem ser tomados antes de sair para a festa. “Usar um bom hidratante, filtro solar, além de realizar uma alimentação balanceada e tomar bastante água antes e durante a folia”, recomenda a especialista. A dermatologista ainda dá dicas para aproveitar o decorrer da festa. “Evitar ficar muito tempo exposto ao sol entre o período de 10h e 15h e sempre que possível procurar uma sombra. O uso de roupas com proteção UV como bonés e camisas também são importantes”, destaca. 

Ainda segundo a médica Ligia Guedes, o filtro solar adequado é com FPS acima de 30 e que deve ser aplicado de forma generosa em todas as áreas expostas do corpo para prevenir queimaduras solares. “É importante também reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas de exposição ao sol”, diz. 

Outra atenção, segundo a dermatologista, é em relação à maquiagem usada. “Antes de usar a maquiagem pela primeira vez, é importante testar numa pequena área da pele, para observar possíveis irritações. Lembrar também sempre de usar o filtro solar antes da maquiagem”, aconselha. 

Nos últimos dias, foram registrados vários casos de irritação ocular ocasionados pelo uso de pomadas modeladoras nos cabelos, que podem escorrer para os olhos devido ao suor, chuva e ao lavar os cabelos. “A área dos olhos é sem dúvida a mais sensível, há o risco de irritação dos olhos pelo uso de glitter, colas e cílios postiços, e recentemente pelo uso de pomadas. Nesses casos é recomendado lavar abundantemente os olhos com água ou soro fisiológico e procurar uma emergência oftalmológica”, orienta a especialista.

Somos Amazônia: saberes, desafios e visão de futuro dos povos da floresta

Para os povos originários da Amazônia existe uma relação indissociável entre a criação do mundo e da humanidade. Tal relação fundamenta toda explicação dos Povos Indígenas sobre a terra, a floresta, os recursos da natureza, linguagem, crenças, espíritos, criador e criaturas terrestres. Esta relação é ressaltada na visão de mundo de muitos dos Povos Índígenas da Amazônia. Por exemplo, o povo Baniwa, pertencente à família linguística Aruak, se autodeclara “Somos Amazônia”. Os Paiter Suruí de Rondônia se autodenominam gente de verdade ou povo verdadeiro. Os indígenas da Kichwa Amazônica (Amazônia Equatoriana) tratam a floresta como “Madre Selva”, “Madre Terra” ou “Madre Natureza”, sendo uma fonte de conhecimento e ensinamento para a vida. Os Mundurukus, da região do Alto Tapajós, afirmam que tudo na floresta é sagrado e tem espírito. A cultura Indígena é, portanto, intimamente ligada com a floresta e rios.


Por esta intrínseca interação com a floresta, quando há destruição, a floresta sente dor e os indígenas também. Há múltiplas estratégias de ocupação desordenada da floresta e dos territórios Indígenas (TI). O garimpo de ouro tornou-se uma ameaça aos indígenas e outras populações vulneráveis, contaminando a floresta, os rios e peixes, e reduzindo a caça. Como efeito, o povo tem ficado doente. As hidrelétricas deslocam suas populações e alteram as condições básicas de seu sustento, como disponibilidade de peixes. Para muitos, a ocupação desordenada da floresta e das TI resultaram em vidas perdidas. Assassinato, escravidão e genocídios estão no modelo atual de desenvolvimento capitalista, o qual tem resultado em processos violentos contra os Indígenas. De fato, estudos do Conselho Indigenista Missionário mostraram que a cada dois dias um indígena morre por proteger a floresta.

Os Indígenas brasileiros viveram entre 2019 e 2022 um período de desrespeito, tempo ápice de destruição física e espiritual desde 1988. Atividades, tais como desmatamento, incêndios florestais, extrativismo insustentável de recursos minerais e biológicos, monocultura, extração de madeira estão desconectando os Indígenas da floresta. O desrespeito aos Povos Indígenas ultrapassou o limite territorial da Amazônia em 08 de janeiro de 2023. O ataque violento aos prédios públicos em Brasília representou uma séria ameaça aos direitos Indígenas e à democracia de modo geral.

A destruição ou ‘fim do mundo-florestas’, segundo a profecia Baniwa, ameaça acabar com os Povos Indígenas e o mundo inteiro. O aquecimento global e a crise climática são provas de que os caminhos de desenvolvimento para a Amazônia têm sido injustos e destrutivos. Isto tem gerado fuga das comunidades Indígenas, desaparecimento de línguas e perda de territórios. O resultado tem sido um perda de conhecimento inestimável, conduzindo a humanidade para um vazio de soluções para problemas que atingem a todos.

A demarcação e homologação das Terras Indígenas (TI) têm sido fundamental para evitar a destruição dos lugares sagrados. Para os Paiter Suruí, as ameaças a seu povo e a seu território surgiram a partir de 1969 após o primeiro contato com o não-indígena. Foi necessário integrar e aprender a cultura ocidental para evitar uma extinção causada pelos colonizadores. Eles conseguiram a demarcaçao do TI Sete de Setembro em 1976, com o reconhecimento de posse chegado sete anos mais tarde em 1983. Este TI de 248 mil hectares, embora represente um reconhecimento dos direitos Indígenas, não foi necessariamente suficiente para garantir todos os meios de subsistência do povo Paiter Suruí. Por exemplo, a taboca (Bambusa spp.) é uma planta essencial para a produção de arco e flecha. As áreas onde a taboca ocorre naturalmente hoje estão dentro de propriedades privadas, em fazendas sendo necessário aos Indígenas solicitar autorização de fazendeiros para extrair a taboca. Isto mostra como os povos Indígenas estão perdendo acesso a lugares sagrados onde espécies de plantas essenciais aos seus meios de vida ocorrem de forma natural.

Há grandes desafios na superação destes problemas, entre eles, a elaboração de planos de manejo para os territórios Indígenas e estratégias para proteção de tudo que descrevemos anteriormente. Os Povos Indígenas buscam alternativas para manter sua cultura. Por exemplo, o diagnóstico etnoambiental participativo da TI Sete de Setembro, realizado no ano de 2000, registrou características históricas, ritualísticas e medicinais dos Indígenas ligadas com a floresta. Atividades como reflorestamento, turismo, artesanato, música, história e pintura corporal foram inseridas nesse planejamento. Embora existam pensamentos divergentes na TI, a gestão destas atividades para fins de conservação da floresta e da cultura é valorizada por estes grupos.

Considerando o contexto do planeta-terra, da humanidade, do Brasil e da Amazônia, descrevemos aqui alguns desejos para Amazônia Indígena fundamentais para reconstrução do bem-viver e viver dos Povos Indígenas e para proteção das florestas, da biodiversidade, do conhecimento tradicional e combate às mudanças do clima.

A educação escolar Indígena é uma ferramenta fundamental para as lutas e diálogos interculturais. A necessidade de aprender o idioma português foi estimulada por gerações passadas na TI Alto Rio Negro, Aldeia Tucumã-Rupitã do rio Içana, em São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas, Brasil. A construção da escola indígena Baniwa no ano de 2000 em resposta às articulações institucionais ao longo da década de 1990 foi uma vitória do seu povo. Cursos de magistério Indígena foram iniciados. Professores das comunidades receberam capacitação para a educação Indígena e as escolas foram adaptadas. Mais de 100 professores Baniwa foram formados. Alguns Indígenas fizeram mestrado e agora querem fazer o doutorado. O ensino superior Indígena intercultural deve focar em processos de construção da vivência Indígena. Por exemplo, viabilizando o desenvolvimento de cestaria, pimenta, canoa, rede, roça, remo, segurança alimentar, gerando novos conhecimentos e parcerias. Jovens Indígenas têm um papel chave na propagação do conhecimento ancestral, e dão voz aos desejos e necessidades de seus povos. A timidez dos Indígenas, no entanto, em especial durante a juventude, é reconhecida por eles como um desafio intergeracional pela continuidade da luta por direitos, pela manutenção dos lugares sagrados junto com as lideranças.

A Amazônia protegida é uma obrigação moral e política. Queremos sustentar a harmonia com a floresta, Amazônia respeitada, venerada, que seja esperança da humanidade, coração biológico do planeta. É preciso diálogos concretos às questões urgentes, a fim de reconstruir princípios de Estado e sociedade. É preciso compromissos internacionais como o Acordo de Paris, Convenção da Biodiversidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2020-2030 que devem ser do tamanho do sonho de conservar a Amazônia.

A participação do Indígena na política é um anseio dos povos originários. A criação do Ministério dos Povos Indígenas no Brasil, como foi descrito pela ministra Sonia Guajajara, sinaliza para o mundo o compromisso do Estado brasileiro com a emergência e justiça climática. Tal ministério é inédito na história do Brasil, assim como uma Indígena na função de ministra de Estado. Não há dúvida que a política é essencial para reconhecer e valorizar o papel dos Povos Indígenas na conservação do clima e da biodiversidade, garantindo seu acesso à educação, saúde integral, demarcação e gestão de território, proteção ambiental e articulações interinstitucionais.

Os direitos Indígenas devem ser igualmente assumidos e respeitados internacionalmente. Os Povos Indígenas não vão salvar a Amazônia sozinhos. A união entre os povos Indígenas da Amazônia deve ser estimulada. O conhecimento Indígena pode sustentar o conhecimento científico. Esta combinação pode oferecer respostas concretas a problemas críticos da Amazônia, criando um esforço intergeracional: Indígenas e não Indígenas caminhando juntos no conhecimento.

A Amazônia preservada é garantia de proteção de vidas. Queremos que os rios e a florestas sejam protegidos para as futuras gerações. Uma Amazônia livre de assassinato Indígena. Uma Amazônia sem destruição e roubo de recursos naturais. Uma Amazônia cujo povo Indígena não seja extinto por proteger seu território. Queremos a sustentabilidade a partir de plantios de espécies nativas (por exemplo, castanha e copaíba) e apoio para organizar cadeias de produtos da floresta com valor agregado que gerem renda e bem-estar social às comunidades.

O sagrado-floresta deve ser cuidado com mais elevado conhecimento que o capitalismo. Pois, manter a floresta em pé e os rios fluindo é importante para a humanidade. Além disso, é preciso mais mensagem ambiental nos meios de comunicação como jornais, livros e teleconferência. A sociedade precisa ouvir Indígenas sobre o que estão dizendo ao mundo. A natureza tem avisado que a degradação ambiental não pode continuar. Que a natureza precisa de alegria. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável deve ser com diálogo, respeitando vidas e construindo um futuro melhor para todos.

Sobre os autores

André Baniwa é Indígena, amazonense, empreendedor social, formado em Gestão Ambiental e Vice-Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana. Teve papel fundamental na criação da escola intercultural Baniwa e Koripako. É autor do livro Bem Viver e Viver Bem: Segundo o Povo Baniwa no Noroeste Amazônico Brasileiro. André é autor do capítulo 32 do Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 produzido pelo Painel Científico para a Amazônia (PCA).

Gasodá Paiter Suruí é indígena do povo Paiter, pertencente ao grupo Gãmeb (maribondo preto). Nasceu na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – Rondônia. Graduado em Turismo com mestrado em Geografia e doutorando em Geografia. Fundador e Coordenador do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob. Gasodá é autor do capítulo 10 do Relatório do PCA.

Beka Munduruku é Indígena do Povo Munduruku. Mora na Terra Indígena Sawré Muybu, na região do rio Tapajós, próximo dos municípios de Itaituba e Trairão, Pará Brasil. É uma das mais novas vozes da juventude Indígena. Beka é membro do comitê estratégico do PCA.

Nadino Calapucha é Indígena natural de Arajuno, Pastaza, Equador, é da etnia Indígena Kichwas Amazônia e Coordenador das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA). Nadino é autor do capítulo 34 do Relatório do PCA.


Sobre os autores

André Baniwa é Indígena, amazonense, empreendedor social, formado em Gestão Ambiental e Vice-Presidente da Organização Indígena da Bacia do Içana. Teve papel fundamental na criação da escola intercultural Baniwa e Koripako. É autor do livro Bem Viver e Viver Bem: Segundo o Povo Baniwa no Noroeste Amazônico Brasileiro. André é autor do capítulo 32 do Relatório de Avaliação da Amazônia 2021 produzido pelo Painel Científico para a Amazônia (PCA).

Gasodá Paiter Suruí é indígena do povo Paiter, pertencente ao grupo Gãmeb (maribondo preto). Nasceu na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – Rondônia. Graduado em Turismo com mestrado em Geografia e doutorando em Geografia. Fundador e Coordenador do Centro Cultural Indígena Paiter Wagôh Pakob. Gasodá é autor do capítulo 10 do Relatório do PCA.

Beka Munduruku é Indígena do Povo Munduruku. Mora na Terra Indígena Sawré Muybu, na região do rio Tapajós, próximo dos municípios de Itaituba e Trairão, Pará Brasil. É uma das mais novas vozes da juventude Indígena. Beka é membro do comitê estratégico do PCA.

Nadino Calapucha é Indígena natural de Arajuno, Pastaza, Equador, é da etnia Indígena Kichwas Amazônia e Coordenador das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA). Nadino é autor do capítulo 34 do Relatório do PCA.

Agência Bori de Notícias 

Muito além de seus condomínios: MRV investe mais de R$ 235 milhões em urbanização


Seguindo o propósito de ‘construir sonhos que transformam o mundo’, a MRV investiu mais de R$ 235 milhões em obras e ações de melhorias de infraestrutura urbana, em 2022. O valor é a soma dos investimentos aplicados nas cidades que a empresa do grupo MRV&CO tem atuação. Além de contribuir para a realização do sonho de milhares de brasileiros em ter a casa própria, o objetivo é impactar positivamente a qualidade de vida da população vizinha aos seus empreendimentos.

As melhorias são executadas, concomitantemente, à construção dos empreendimentos da MRV, em busca de garantir acessibilidade, mobilidade, segurança, lazer, saúde, educação, entre outras questões prioritárias ao desenvolvimento das comunidades. Algumas dessas obras consistiram na abertura e na pavimentação de vias, na revitalização de espaços públicos e na construção de escolas, quadras, postos de saúde e estações de tratamento de água e esgoto, e foram realizadas de forma espontânea ou por meio de parcerias público-privadas, em consonância com as demandas de cada região. 

Em Pernambuco, por exemplo, foram investidos mais de R$ 5 milhões no ano passado, em infraestrutura viária, obras de drenagem, construção e revitalização de praças e parques, refletindo numa melhor mobilidade urbana e maior área verde e paisagística. As cidades agraciadas com partes do valor foram Camaragibe, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Recife.

Segundo Rafael Menin, presidente da companhia, a MRV adota o ESG como metas permanentes desde 2015 e busca tornar a empresa uma referência nessa modalidade no mercado com ações efetivas, como as obras de melhorias na infraestrutura urbana. Tanto que de 2009 até 2021, a construtora investiu mais de R$1 bilhão em execuções de urbanização. “As ações integram as estratégias de negócio e o posicionamento da MRV em entregar soluções de moradias. Muito além de um apartamento de qualidade, o conceito de morar bem é influenciado por toda a vizinhança de um empreendimento e pela qualidade de vida das pessoas da comunidade na qual o morador está inserido”, destaca o presidente.

*Plantio de árvores*

Além dessas obras, em 2022, a MRV investiu mais de R$ 6,6 milhões no plantio de 127.974 mudas de árvores pelo Brasil. O plantio é realizado para finalidades diversas, desde paisagismo até a recomposição de áreas de preservação ambiental. Essa ação está prevista na “Visão 2030 MRV”, documento que relaciona as atividades da empresa ao alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo um importante norteador do investimento relacionado à sociedade e ao meio ambiente. De 2010 a novembro de 2022, o número de árvores plantadas pela construtora totalizou 1.890.201, o que equivale a 929.517,12 toneladas de CO2 removidos da atmosfera ao longo dos últimos 12 anos.  Essa remoção representa 17.235.591 viagens aéreas entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, mais de 5 bilhões km rodados de um veículo leve movido à gasolina e 965.386 viagens entre Oiapoque e Chuí.

Academias Recife recebem obras de acessibilidade


Aliada a um acompanhamento profissional, a prática de exercícios físicos traz diversas vantagens para o bem estar e saúde. No entanto, para pessoas com deficiência, além da necessidade de adaptação das atividades, muitas vezes a falta de estrutura e a dificuldade de acesso às academias também são empecilhos para a realização de atividades físicas. 

Para mudar essa realidade, o Instituto de Gestão do Esporte e da Cultura (IGEC), que é administrado por Eduardo Couceiro, vem tornando as Academias Recife mais acessíveis para os PcDs que frequentam as unidades distribuídas pela capital pernambucana. No último mês as intervenções estão sendo realizadas nos bairros do Ipsep, na Zona Sul do Recife, e da Várzea, Zona Oeste da cidade. 

Com isso, 16 unidades da Academias Recife já são acessíveis para quem possui dificuldades de locomoção, são elas: Água Fria, Boa Viagem, Casa Amarela, Coque, Ibura, Ipsep, Macaxeira, Mustardinha, Parque Caiara, San Martin, Santana e Várzea. 

Nos locais, os alunos podem realizar a prática de exercícios físicos de forma adequada e com acompanhamento de um instrutor devidamente habilitado para  a função. Além disso, também é possível obter atendimento nutricional gratuito mediante agendamento, que deve ser realizado durante o horário de funcionamento das academias, de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. Já aos sábados, os agendamentos devem ser realizados das 6h às 10h.

Programa Gramadão dá cara nova aos campos de várzea do Recife

A Prefeitura do Recife vai propiciar melhores condições para a prática esportiva nos diversos bairros da capital com o programa Gramadão, lançado neste sábado (11). Ao todo, dez campos passarão por requalificação, com implantação de grama sintética e total revitalização do espaço. O projeto faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro. O lançamento foi realizado pelo prefeito João Campos, no equipamento da Vila Aliança, no Ipsep, um dos primeiros beneficiados. O local, além do gramado, está recebendo novas traves, terraplenagem, drenagem e alambrado.

 

"Nós não tínhamos nenhum campo público de society, de grama sintética. Há campos desses, particulares e caros. Era importante garantir que pudéssemos levar um campo de qualidade, de forma totalmente gratuita, garantindo isso para a comunidade. Isso, agora, não é mais um sonho. É uma realidade", afirmou o prefeito João Campos. "Esse campo é o primeiro de muitos. Levaremos isso para os quatro cantos da cidade, ouvindo a comunidade, fazendo essa escuta bem próxima à população”, acrescentou.

 

Totalmente novo, o espaço abrange todas as idades. Gilvan Antônio, 51 anos, já era peladeiro de carteirinha. A tendência, agora, é intensificar a atividade. "Eu já jogava por aqui, mas agora muda muita coisa, com um campo desses. É primeiro mundo isso daqui. Antes era só terra. Chovia e ficava impraticável. Agora, assim, society, com essa grama artificial, a gente só tem a agradecer. A comunidade realmente abraça isso daqui, a galera vai querer pelada todo dia e noite", projeta.

 

Já Lucas Gustavo, de 13 anos, agradece pelo fim da angústia de todo jovem aspirante a jogador: perder a bola pelos muros da vizinhança. "Era muita lama, tinha vez que mal dava para ver a bola, a gente escorregava direto. Agora tem alambrado, acabou isso de cair bola em casa dos vizinhos, nos matos. Muda muita coisa agora, não dá nem para comparar. Eu mesmo, agora, é pelada duas vezes por semana”, comemorou.

 

Edificar uma estrutura assim demandou bastante pesquisa. "Fomos ao Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, estudamos bem o projeto para trazê-lo para a nossa capital. Recife é a primeira cidade do estado de Pernambuco a ter esse campo público de grama sintética, usada em grandes arenas do Brasil e do mundo", afirmou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "A nossa ideia é essa, entregar equipamento público de qualidade para melhorar os índices de saúde da nossa cidade”, continuou.

 

No momento, além da Vila Aliança, no Ipsep, outro projeto vem sendo tocado, em Jardim de Alá, na Imbiribeira. A escolha dos locais para o recebimento das estruturas é realizada a partir de um mapeamento dos espaços e campos existentes, considerando as necessidades da área.

 

Campo no Brilho – A Prefeitura do Recife lançou o projeto com o objetivo de prover uma iluminação de qualidade em tecnologia LED para a prática de esportes, em especial no futebol de várzea. Assim, contribui significativamente para o desenvolvimento da cidadania, fomento à atividade física e ocupação das áreas de lazer na cidade do Recife. Até agora, já foram beneficiados 104 campos de futebol de várzea. A iniciativa também será responsável por uma redução do consumo energético da ordem de 5,26 GWh/ano, o que proporcionará uma economia de R$ 2,3 milhões com os custos de energia elétrica anualmente. O campo da Vila Aliança foi um dos contemplados com a iniciativa.

Imprensa Recife 

Após semana intensa de reuniões na ALEPE, Débora Almeida visita base em São Bento do Una


A Deputada Estadual Débora Almeida, líder do PSDB na ALEPE, esteve neste domingo (12) visitando suas bases em São Bento do Una, agreste do estado e município ao qual teve a oportunidade de governar por dois mandatos. 

Ela foi saudada por populares da Vila da Pimenta, zona rural onde foi realizado  um leilão. Na oportunidade, a parlamentar que estava acompanhada pelo pai e empresário José de Almeida, os vereadores Avanildo Cavalcante e Sidcley do Hospital, além das lideranças Valdo da Malhada, Ronaldo, Jobinho, Dos Anjos, Hélio Cordeiro e Antônio Marcos, reencontrou muitos amigos e aliados que acompanharam suas gestões. 

Durante a semana anterior, a tucana recebeu em seu gabinete na ALEPE uma comitiva formada por vereadores são-bentenses. Ela os acompanhou até a sede da Compesa,  onde se discutiu sobre a crise de abastecimento da água naquele município, que é o maior produtor de ovos de Pernambuco e o 4º maior do nordeste. 
Na ocasião, Débora registrou em suas mídias sociais: “Na luta contra os problemas hídricos de São Bento do Una! Estamos unidos para dar voz à população e garantir o abastecimento adequado. Vamos juntos! Garantir água encanada para as famílias é assegurar dignidade e cidadania.”

DEBATE RÁDIO JORNAL
A deputada, que cumpre sua 1ª missão como legisladora, concederá entrevista nesta segunda-feira (13) às 11 horas no programa ‘Debate da Rádio Jornal’ em Recife. O tema será “Legislativo Estadual”. 
 
Assessoria de Imprensa

Trio elétrico do cantor Bell Marques arrastou uma multidão no último dia do pré-Carnaval de Goiana



Neste domingo (12), o cantor Bell Marques arrastou uma multidão pelas ruas de Goiana, transformando o pré-Carnaval da cidade em uma festa com clima de Carnaval da Bahia. No percurso de cerca de dois quilômetros, entre as Rua da Baixinha e a Praça da Bíblia, Bell Marques cantou seus maiores sucesso e não deixou ninguém ficar parado. Para ele, a festa, promovida pela Prefeitura de Goiana, marcou a história dos seus carnavais.

“Estou muito feliz de estar aqui, em uma festa tranquila e organizada, com muitas famílias e uma energia muito boa. Foi um dia lindo, inesquecível, esse Carnaval vai ficar na minha história”, disse o cantor, para delírio dos fãs que acompanharam o trio cantando e dançando sem parar. A programação do domingo encerrou com a apresentação da Banda Acesso, que continuou a festa dos foliões no final do percurso.  

“Fizemos um pré-carnaval animado e tranquilo, onde as pessoas puderam brincar e se divertir. E Bell Marques fechou a festa com muita alegria. E vem muito mais por aí no nosso Carnaval, que ainda terá grandes atrações e muita cultura popular”, disse o prefeito de Goiana Eduardo Honório. 

O pré-Carnaval de Goiana começou na última sexta-feira, com apresentações e a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. A festa continua esta semana. Nesta segunda e terça-feira, em frente à Prefeitura de Goiana, tem ensaio geral das agremiações que vão desfilar no Carnaval da cidade.