quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Blogtim: Onde você estiver, esteja bem informado!

Primeiro Bloco: Segundo Bloco: Terceiro Bloco:

Garçons Cantores homenageiam Renato Russo

Dentro do projeto Tributos, do Manhattan Café Theatro, os famosos Garçons Cantores da casa realizam nesta quarta (20), tributo a lendária banda Legião Urbana. No repertório, hits como “Meninos e Meninas”, “Eduardo e Mônica”, “Mil pedaços”, entre outros grandes sucessos. O show tem inicio a partir das 19h. O ingresso individual custa R$ 35, incluindo rodízio de crepe doce e salgado. Informações pelo fone (81) 3325 – 3372. 

Detentos de Itamaracá são qualificados para o mercado de trabalho


A Secretaria de Ressocialização está promovendo o curso de Solda Industrial Naval. A iniciativa beneficia 25 reeducandos da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. Todos cumprem pena no regime semiaberto. O objetivo desta ação é promover à reintegração social através da qualificação profissional e do trabalho.

O curso está sendo ministrado por uma empresa especializada em treinamento industrial. Ela fornece máquinas para as aulas práticas, fardamento, material didático, equipamento de proteção individual e certificado de conclusão. No total serão 52 horas de aulas etre teoria e prática. Em 2012, a Seres capacitou dois mil reeducandos. A meta para este ano é ampliar a oferta em 20%.  
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Brasil pode se tornar a quarta maior economia do mundo, ultrapassando o Japão


A crise financeira global acelerou o processo de mudança do centro de gravidade econômica mundial, definindo que a China, os Estados Unidos e a Índia possuem potencial para serem as três maiores economias do planeta até 2050. Além disso, o Brasil destaca-se por apresentar fortes indícios de que passará o Japão e ocupará a quarta posição nesse ranking, no mesmo período. Essa e outras percepções estão no estudo “World in 2050 - The BRICs and Beyond: Prospects, challenges and opportunities”, elaborado pela PwC, que projeta os avanços econômicos e desafios que os países emergentes e as principais economias enfrentarão nos próximos 40 anos.  
O estudo aponta que a China deverá ultrapassar os EUA como a maior economia em 2017, pela paridade de poder de compra (PPC) e em 2027, pelas taxas de câmbio de mercado (market exchange rates). A Índia deverá se tornar um gigante econômico global, posicionando-se como a terceira economia do planeta em 2050. China, Índia, Brasil e outros mercados emergentes destacadas no estudo ganharão importância não somente por oferecer menores custos de produção, mas também pelo tamanho de seus crescentes mercados de consumo. “Num período em que a tendência de crescimento global nas economias desenvolvidas é estimada em não mais que 2%, as empresas terão que olhar cada vez mais para estas regiões se quiserem crescer”, afirma John Hawksworth, economista-chefe da PwC UK e coautor do relatório.  
A análise da PwC pontua que a Rússia poderá superar a Alemanha bem antes de 2030, para se tornar a maior economia europeia, mas nos rankings globais poderá ser ultrapassada pelo Brasil antes de 2050. Países como a Nigéria e o Vietnã são projetados para passar para o top 20 em 2050, em 13 º lugar e 19º respectivamente. A Malásia, apesar do forte potencial de crescimento, permanecerá do lado de fora do top 20, principalmente devido à sua população relativamente pequena, se comparada com as outras economias emergentes consideradas no estudo.  
Os EUA manterão o primeiro lugar com o maior PIB per capita em 2050 com os grandes emergentes como China, Brasil, Indonésia e Índia ainda na parte inferior da tabela. No entanto, a diferença que separa estes dois grupos diminuirá significativamente. De acordo com a projeção, em 2050, o Reino Unido terá o quarto maior PIB per capita entre os países do G7, atrás dos EUA e, por uma diferença muito pequena, do Canadá e da França.  
A perspectiva de redução no ritmo de crescimento não representa uma ameaça para as empresas sediadas no “velho mundo”. Os EUA e a Europa ainda serão mercados importantes para produtos de maior valor agregado e serviços, especialmente por que possuem consumidores mais abastados. À medida que avançam na cadeia de valor, as multinacionais das economias emergentes também fortalecerão seu posicionamento nestes mercados aumentando a concorrência. “No curto prazo, a crise financeira global teve mais impacto nos países dos G7 do que nos do E7 e isso provocou a revisão para baixo das estimativas de crescimento em longo prazo, especialmente das economias européias e dos Estados Unidos que apostaram demais no financiamento público e privado para promover o crescimento”, analisa Hawksworth.     
Assim como a China e da Índia, a projeção indica notável avanço do México e da Indonésia, que em 2050 devem estar entre as 10 maiores economias – no 7º e 8º lugares respectivamente – em termos de PIB por PPP. Fora do G20, Vietnã, Malásia e Nigéria têm grande potencial de crescimento em longo prazo e a Polônia deverá  deixar para trás com facilidade as grandes economias da Europa Ocidental nas próximas duas décadas.  
O relatório aponta alguns riscos políticos e macroeconômicos que ameaçam o crescimento dos emergentes, como os elevados déficits fiscais na Índia e no Brasil, a excessiva dependência das receitas de petróleo e gás na Rússia e na Nigéria, a crescente desigualdade de renda que gera tensões sociais na China e em outras economias em rápido crescimento e a instabilidade econômico financeira no Vietnã. Ao mesmo tempo, os mercados emergentes impõem desafios aos negócios, principalmente devido à necessidade de entender e se adaptar às regras locais, legislação e costumes. A estratégia de entrada nesses países é fundamental, assim como as boas relações com o governo local e os órgãos reguladores.

O relatório também ressalta a pressão que o rápido crescimento dos emergentes está provocando na oferta de recursos naturais, incluindo a dificuldade de manter em no máximo 2ºC o aquecimento global. Enquanto novas fontes não convencionais de energia, como gás de xisto, reduzem o temor da escassez de combustíveis fósseis, os perigos associados com padrões climáticos mais voláteis só parecem propensos a aumentar ao longo das próximas quatro décadas.

"A mudança do centro de gravidade da economia mundial é clara, mas ainda há grandes desafios para as economias emergentes no sentido de sustentar o seu recente e forte crescimento. Ao mesmo tempo, há grandes oportunidades para as empresas ocidentais nos mercados emergentes, mas também grandes desafios competitivos com companhias em rápido crescimento, provenientes de mercados emergentes. Os governos também enfrentam desafios enormes como resultado desse ritmo acelerado de desenvolvimento econômico”, finaliza Hawksworth.

* Em 2006, a primeira edição do estudo da PwC, analisou as 17 maiores economias: G7, somando Espanha, Austrália e Coréia do Sul; E7 (Brasil, Rússia, Índia, China, Indonésia, México e Turquia). Em 2013, o relatório incluiu Vietnã, Nigéria, África do Sul, Malásia, Polônia, Arábia Saudita e Argentina.

Petição pró-Impeachment de Renan Calheiros é entregue em Brasília

Chegou hoje uma encomenda para o Senado Federal, e, ao contrário do que a foto possa sugerir, dessa vez não é pizza! 
Ativistas entregaram agora há pouco aos senadores, a petição com 1,6 milhões de assinaturas que pede a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado. A foto está sendo compartilhada nas redes sociais.

Itep/CTCD promove I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade‏


Nos dias 20, 21 e 22 de março, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) promove, por meio do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), no Nascedouro de Peixinhos, o I Encontro de Inclusão Digital, Cultura e Comunidade, reunindo pesquisadores e profissionais da área de inclusão digital e comunidade de Peixinhos e arredores com o objetivo de trazer palestras, discussões e experiências que abranjam o que tem se chamado de “inclusão digital”. Debater o que significa esse termo, por que ele tem sido tão discutido, por que precisa ser trazido à discussão na comunidade, quais as ações de inclusão digital que vêm sendo realizadas e como se posicionar diante delas farão parte da temática do evento. 
O encontro acontecerá na sede do CTCD, em Peixinhos, das 14h às 17h, e terá como principais convidados a professora Auxiliadora Padilha, que, desde 2010, coordena o programa de extensão Proi-Digit@l, realizando oficinas de criação narrativa envolvendo áudio, animação, vídeo, blog e Twitter; a doutoranda em Educação Flávia Santana, que pesquisa sobre políticas públicas e inclusão digital; e a mestranda em Educação Matemática e Tecnológica Márcia Nogueira, que pesquisa as relações entre apropriação tecnológica e produção audiovisual com jovens de periferia. 
O evento caminha por três trilhas de debate: O que é incluir? Por que preciso me incluir? Como posso me incluir? Estas trilhas funcionarão como pontos de partida para se entender a relevância de se incluir digitalmente, considerando a particularidade de cada região e até mesmo de cada sujeito nesse processo, explica a coordenadora do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), Selma Vasconcelos. Segundo ela, o evento é de extrema importância para o centro, já que tem a inclusão digital como um de suas principais frentes de trabalho. 
O CTCD abriga um telecentro do projeto Gesac, do Governo Federal, em que os moradores de Peixinhos têm acesso regular à internet; realiza frequentemente cursos de formação técnica, como o Multiplicando Peixinhos – de informática básica –, e os Curso de Equipamentos Musicais Reciclados e Comunicação Visual, que permitem aos jovens e adultos da comunidade terem os primeiros contatos ou aprofundarem conhecimentos nas tecnologias digitais para produção de blogs e materiais visuais e sonoros.  
“A proposta de realizar um evento deste tipo surgiu do fato de o centro investir bastante nestas atividades, sendo de extrema relevância conhecer outras experiências que atuam nesta mesma direção e também saber como elas estão sendo pensadas dentro da academia e em outros espaços”, destaca a gestora. 
Programação

Dia 01 – 20.03.2013
Palestra – O que é incluir? Quem inclui quem? – Professora Auxiliadora Padilha)
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Dia 02 – 21.03.2013
Palestra – Políticas Públicas para Inclusão Digital – doutorada em Educação Flávia Santana
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Dia 03 – 22.03.2013
Palestra – Estou ou não estou incluído? Senão, como me incluir? – mestranda em Educação Matemática e Tecnológica Márcia Nogueira
Roda de Conversa – Experiências de Inclusão e Cultura Digital (Diversos Projetos)

Convidados

Auxiliadora Padilha
Professora adjunta para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Tem experiência na área de Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias da comunicação e informação, Inclusão Digital, processo de ensino e aprendizagem, internet na educação, fazer pedagógico e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE.

Flávia Santana
Doutoranda em Educação pela UFPE, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2011) e Graduada em Pedagogia pela UFPE (1998). Técnica-pedagógica da Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Pública Educacional, Inclusão Digital, Inclusão Social, Jovens, EAD.

Márcia Nogueira
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, na linha de Pesquisa Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Web Design/Sistemas para Internet pela Faculdade Marista Recife (2009), especialista em Gestão Educacional. Professora da Rede Municipal de Ensino do Recife, na função de Técnico Pedagógico.

Mais informações
Centro Tecnológico de Cultura Digital
(81) 3183.5534
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Cover da banda inglesa Oasis se apresenta no Manhattan


Cover de uma das mais influentes bandas da música britânica, o Oasis, a banda Supersonic, será o grande destaque do Manhattan Café Theatro, em dose dupla, nos dias 22 e 23 (sexta e sábado), a partir das 21h. Está será a primeira apresentação do grupo em solo nordestino A abertura da casa fica a cargo do tradicional show dos Garçons Cantores. 

O repertório será composto por todos os hits da carreira da banda original “Nos preocupamos em tocar as músicas mais conhecidas e pedidas pelo público, além das que não são tão lembradas”, revela Leonardo Fiorini, vocalista da banda. Sucessos como “Wonderwall”, “Don't Look Back In Anger”, “Live Forever” e “Lyla” são algumas das músicas presentes no repertório de show.


A banda Supersonic foi formada em março de 2011 na cidade de Americana-SP com o intuito de reproduzir com fidelidade as canções da banda Oasis. Foram inúmeros os hits emplacados pelos irmãos Gallagher entre os anos de 1994 e 2009, quando do término do grupo. Hoje a banda cover conta músicos de São Paulo, Marília, Limeira, Campinas e Americana, ou seja, é uma Banda do Estado de São Paulo.
O ingresso individual custa, para cada dia, R$ 70  (sexta, 22 e sábado, 23). As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações pelo fone 3325 - 3372. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-041. 

Ampliado abastecimento de água de Afrânio e Dormentes


Está em ritmo acelerado a obra que vai levar mais água para os municípios de Afrânio e Dormentes e para o distrito de Rajada, em Petrolina, além de 20 localidades rurais situadas na mesma região. Será realizado em três etapas o projeto de ampliação do sistema de abastecimento d’água Maria Tereza, que compreende uma adutora de 200 km, que sai de Petrolina e vai até Afrânio e Dormentes.
A obra vai beneficiar 50 mil pessoas e apenas na primeira fase a companhia irá investir cerca de R$ 5 milhões, quando serão implantados cerca de 9.000 metros de tubulação e substituídos registros e válvulas ao longo de todo o sistema adutor. Os trabalhos incluem ainda a regularização das ligações das comunidades ao longo da adutora, onde serão implantados 26 mil metros de tubulação. Ao todo, serão aplicados R$ 5,8 milhões no empreendimento.
De acordo com o gerente regional da Compesa, Reginaldo Lopes, o projeto de ampliação vai garantir à população um aumento de 30% do volume de água distribuída atualmente. “Iremos trocar a tubulação, que atualmente é de fibra de vidro, por uma bem mais resistente, de ferro. Com isso garantiremos mais eficiência e evitaremos estouramentos constantes”. A previsão é concluir as obras ainda no primeiro semestre deste ano.
Imprensa Compesa

Yoani Sanchez: "Regime cubano agora quer matar minha imagem"


A dissidente cubana Yoani Sánchez , que foi recebida no Brasil esta semana com protestos de militantes pró-Cuba acusando-a de ser agente da CIA, disse nesta terça-feira (19) que a estratégia do regime comunista contra ela é denegrir sua imagem para desqualificar as críticas que faz ao governo em seu blog "Generación Y".
Yoani, a mais conhecida ativista de oposição da ilha comunista, finalmente recebeu autorização para sair de Cuba e escolheu o Brasil como a primeira parada de uma viagem de 80 dias que a levará a diversos países .
A blogueira, no entanto, foi recebida com protestos nos aeroportos de Recife e Salvador , na segunda-feira, e a exibição em Feira de Santana (BA) de um documentário em que ela é entrevistada teve de ser suspensa , na noite de segunda, por causa dos protestos. A polícia precisou ser chamada ao local.
A União da Juventude Socialista (UJS) que organiza as manifestações divulgou nota nesta terça negando que seu protesto tivesse impedido a exibição do filme ou que qualquer um dos manifestantes fossem responsáveis por agressões a dissidente cubana.
"(A) manifestação de Feira de Santana não impediu a exibição do filme nem cerceou de qualquer modo o direito de Yoani se pronunciar. A UJS organizou uma manifestação democrática no local, Yoani chegou bastante atrasada e, ao entrar foi recebida apenas com palavras de ordem de protesto, nenhuma agressão verbal, muito menos física", afirma a nota.
"Não temo pela minha vida. Não temo pela minha vida, porque acredito que a estratégia do governo cubano agora contra mim não é matar meu corpo, mas sim minha imagem", disse Yoani em entrevista coletiva organizada pelo cineasta Dado Galvão, diretor do documentário "Conexão Cuba x Honduras".
O documentário será exibido em São Paulo com a presença de Yoani esta semana, segundo Dado.
Yoani, de 37 anos, recebeu seu passaporte há apenas duas semanas, graças a uma reforma de imigração cubana que entrou em vigor neste ano, depois de ter seu pedido para viajar negado mais de 20 vezes nos últimos cinco anos.
A possibilidade de Yoani deixar Cuba foi vista como um teste das novas leis migratórias do país, que eliminaram a necessidade da permissão para deixar a ilha, imposta aos moradores por cinco décadas.
As autoridades de Cuba podem continuar negando viagens, alegando defesa da "segurança nacional", e entre outros motivos, o que explica por que outros dissidentes enfrentarem restrições. Ainda assim, a queda da restrição é vista como uma das reformas mais significativas do presidente Raúl Castro para renovar alguns elementos da economia, do governo e da sociedade de Cuba.
Portal UOL

Uma em cada cinco vítimas do trânsito atendidas pelo SUS estava sob efeito de álcool

Levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem (19) mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país estava sob efeito de bebida alcoólica. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e à morte em decorrência do acidente.

O estudo também concluiu que 49% das vítimas de agressões haviam consumido álcool quando foram agredidas. Para o ministério, isso mostra que a ingestão de álcool não está relacionada só ao agressor As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acentuou que 58,3% das vítimas de violência do Distrito Federal haviam consumido álcool, a maior proporção do país.
Segundo o levantamento, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros envolvidos em acidentes tinham sinais de embriaguez ou confirmaram o consumo de álcool. As maiores vítimas de acidentes também estão entre 20 e 39 anos de idade.
A pesquisa também mostra que 54% dos homens que sofreram violência e 24,9% dos que sofreram acidente de trânsito estavam alcoolizados, enquanto entre as mulheres os números foram, respectivamente, 31,5% e 10,2%
Padilha acentuou que  40% das vítimas de acidente de trânsito e 28% das vítimas de violência têm de 9 a 11 anos de escolaridade. “A imagem de que a vítima de violência associada ao álcool é algo presente apenas em população de baixa renda e com baixa escolaridade não se sustenta com esses dados”, disse.
Para o ministro, o resultado traz informações novas sobre as consequências que as mortes associadas ao álcool trazem ao país. “Estamos perdendo vítimas não só em uma faixa extremamente produtivas, mas também com grau de instrução extremamente qualificado”, explicou.
O estudo, que faz parte do Sistema Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) do Ministério da Saúde, foi feito em 71 hospitais públicos de urgência e emergência em 2011 e mostra que o consumo de álcool tem forte impacto nos atendimentos de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa ouviu 47 mil pessoas em todas as capitais e no Distrito Federal.
De acordo com o ministro da Saúde, em 2011 foram investidos R$ 200 milhões na internação de vítimas de acidentes de trânsito, “sem contar com reabilitação e com segunda cirurgia, muito frequentes em vítimas de acidentes”.

Campanha virtual pede cancelamento de registro de Silas Malafaia como psicólogo


O que o pastor Silas Malafaia tem em comum com Renan Calheiros, o "Veta, Dilma!" (contra o novo Código Florestal) e os índios guarani-caiová?

O líder evangélico também virou tema de um abaixo-assinado na Avaaz.org, como as listadas acima. E, por conta dele, está sendo investigado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

A turma da internet se voltou contra Malafaia, líder evangélico há três décadas, após sua participação no programa "De Frente com Gabi" (SBT), da jornalista Marília Gabriela.

A Avaaz.org é uma organização de ativistas criada em 2007 que faz mobilizações sociais através da internet. A palavra Avaaz significa "voz" nos idiomas hindi e persa e "som" em urdu (dialeto paquistanês).

Na entrevista, ele atacou o que chama de "ativismo gay" e se disse contra a adoção de crianças por casais homossexuais usando argumentos como "eu não acredito que dois homens possam desenvolver um ser humano ou criar uma criança perfeita no sentido total".

Também foi mencionada, no programa, sua formação de psicólogo. Uma petição lançada no dia 8 no Avaaz pede, portanto, a cassação do registro de profissional de Silas Malafaia pelo Conselho Regional de Psicologia carioca.

Os autores da proposta contra Malafaia se baseiam em artigo instituído em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia, que proíbe emitir opiniões públicas e tratar a homossexualidade como um transtorno. A Folha apurou que há um processo que corre em sigilo para investigar o caso no conselho carioca de psicólogos.

Nada tem valor legal no site, mas as assinaturas colhidas na internet viram justamente um termômetro do clamor social --vide o pedido pelo impeachment do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Qualquer pessoa pode cadastrar um abaixo-assinado. Houve, inclusive, réplica: também no Avaaz, criou-se uma campanha a favor da "não cassação" do registro do psicólogo-pastor.

Mas o abaixo-assinado que beneficia Malafaia foi retirado do ar (quando a campanha a seu favor tinha 65 mil assinaturas, e a contrária ao religioso registrava 55 mil adesões).
Para o pastor, foi "coisa de safado antidemocrático".

Pedro Abramovay, ex-secretário nacional de Justiça e um dos responsáveis pelo Avaaz, confirma a exclusão do abaixo-assinado pró-Malafaia.

"Mais de 77% da nossa comunidade votou para remover esta petição, e estamos muito orgulhosos dessa decisão democrática para rejeitar este tipo de lobby para continuar práticas homofóbicas", diz.

O Conselho de Psicologia carioca diz que não se manifestará sobre o assunto. Informa, no entanto, via assessoria de imprensa, que "está preparando nota pública para falar sobre o tema 'psicologia laica'. A ideia é não pessoalizar Silas Malafaia, mas se posicionar sobre o tema da psicologia e religião".

DOUTOR SILAS
Malafaia se formou em psicologia pela faculdade particular Gama Filho, no Rio, em 2006.
Diz que chegou a praticar a profissão no começo, numa clínica particular. Atendia a "evangélicos que se identificavam com ele". Mas preferiu "não misturar as coisas" e passou a se dedicar apenas à vocação religiosa.

Folha SP

Operação desbarata quadrilha responsável por roubo e adulteração de veículos no Agreste do estado e Paraíba‏


Em mais um trabalho conjunto realizado pelas Polícias Civil e Militar, a Secretaria de Defesa Social deflagrou na manhã desta quarta feira (20), a operação denominada Clone. O objetivo da ação é prender pessoas suspeitas da prática de crimes de roubo de veículos, adulteração de sinal identificador de veículo, além de uso e fabricação de documentos públicos falsos. A quadrilha atua na cidade de Caruaru e municípios vizinhos, em Pernambuco, além das cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, no estado da Paraíba.  
Participam da operação 100 policiais civis e 40 policiais militares de Pernambuco, além de 15 policiais da Paraíba. Serão cumpridos 17 Mandados de Prisão Preventiva, sendo 5 referentes a suspeitos que atuavam dentro de unidade prisionais. Os policiais também realizam ainda o cumprimento de mais 13 Mandados de Busca e Apreensão. As medidas cautelares foram expedidas pelo Juízo de Direito da 3ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru. Os presos serão levados para a Delegacia Seccional de Caruaru.  
Ao longo das investigações que duraram aproximadamente sete meses outras 3 pessoas foram presas em flagrante. As diligências policiais foram iniciadas a partir do aumento no número de veículos furtados, roubados e adulterados em Caruaru e região. O trabalho de investigação da Operação Clone foi conduzido pela Delegacia de Polícia da 90ª Circunscrição de Caruaru (3ª Delegacia de Caruaru).  
Polícia Civil de Pernambuco


Bombeiros ajudam mãe a salvar recém-nascida que estava engasgada

Logo cedo, às 7h30 da manhã, uma mãe entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para pedir ajuda, pois sua filha de 16 dias de vida estava engasgada. Instruída ao telefone pelo 1º Sgt. Darlan, a mãe fez o procedimento correto e salvou a vida da recém-nascida, que foi socorrida por uma viatura da corporação para o hospital Saúde Excelsior.

Polícia Federal investiga morte de polonês em águas brasileiras

Policiais Federais lotados na Delegacia de Polícia Marítma-DEPOM, juntamente com Peritos e Papiloscopistas Federais começaram a investigar na noite desta segunda-feira, dia 18/02/2013, por volta das 18hs, a morte do polonês, JAN SACHARCZUK, 56 anos, casado, engenheiro marítimo, encontrado sem vida dentro de sua cabine em águas brasileiras às 12:13hs do dia 17.02.2013.

O navio de nome FRISIA WISMAR, é de bandeira liberiana, possui 18 tripulantes e veio procedente do porto de Santos/SP com destino ao Porto de Suape/PE visando descarregar 458 contêiners com diversos tipos de materiais. A Embarcação realiza viagens cargueiras através dos portos de Buenos Aires/AR, Zarate/AR, São Francisco do Sul/SC, Santos/SP, Itaguaí/RJ, Salvador/BA. Após os procedimentos de saúde pública realizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e de fiscalização e análise pela Capitania dos Portos/PE, policiais federais estiveram no interior da embarcação e com ajuda de um interprete ouviram um dos tripulantes que notando a ausência do engenheiro foi até a sua cabine e como ele não respondia ao seu chamado comunicou ao comandante da embarcação que ao abrir a porta com uma chave sobressalente encontrou o corpo do polonês sem vida em cima da cama.

Prestaram declarações na sede da polícia federal o comandante da embarcação IGOR MICHAL GORSKI e o 2º Oficial de Navegação MARIUSZ GORNIK, os quais apresentaram a mesma versão apresentada pelo tripulante que havia encontrado o corpo sem vida do polonês. Pericias foram realizadas no local onde foi encontrado o corpo a fim de colher indícios que possam subsidiar as investigações que estão em andamento e para que atestasse ou não a versão apresentada pela tripulação.

Após os términos dos trabalhos investigativos o corpo foi levado para o IML-Instituto Médico Legal para fins de feitura do Laudo Tanatoscópico para que seja indicada qual foi o verdadeiro motivo da morte do engenheiro polonês e, caso seja constatada a morte provocada por infarto ou por outro tipo de morte natural a investigação se dará por concluída. Por se tratar da morte de um polonês extremamente católico foi solicitado pelo comandante da embarcação antes de conduzir o corpo para fora do navio à presença de religiosos que fizessem a extrema unção num último ato de fé na presença de toda a tripulação, rito esse que foi respeitado pelos policiais federais.


Assessoria de Comunicação da Polícia Federal