domingo, 22 de março de 2020

#ValeAPenaLerDeNovo Hannah & Sullen - Capítulo 03

Quando chegaram ao Colégio Interno, Marie-Ange e Hannah receberam a notícia da trágica morte de Benjamin e Sarah. O medo só fez aumentar e a elas não restava outra opção a não ser voltar para Serra Floriana enquanto Arlan já providenciava tudo para o enterro do casal.


Marie-Ange segurava Sullen no colo enquanto Hannah estava em lágrimas, amparada por Arlan. Que não perdeu a oportunidade:


-Marie-Ange... A cadeia te espera! Queria tomar minhas meninas de mim...

A cidade de Serra Floriana parou e o velório estava lotado. Hannah desmaiou, foi levada do cemitério para casa por Marie-Ange e não assistiu o sepultamento dos pais. Quando Arlan chegou na casa que agora seria dele, chamou Hannah e Marie-Ange para o escritório e as duas sentaram em um enorme sofá de couro. Atrás do quadro onde tinha um retrato do casamento de Benjamin e Sarah, havia um cofre. Arlan abriu o cofre e tirou um envelope branco. Olhou fixamente para as duas e leu, em tom solene:

- Serra Floriana, 13 de agosto de 1990.

Diante da necessidade de segurança de minha família, a minha esposa gestante e minha filha adolescente, estou elaborando uma procuração de que tudo pertencente a mim, na minha ausência ou mesmo falecimento, esteja sobre os cuidados do Sr. ARLAN VON STROESSNER, como todas as quotas de nossa sociedade, todo o patrimônio material e a tutela de meus filhos até que eles cheguem à maioridade . Nada mais a tratar, subescrevo-me contratualmente. Assina KLEIN BENJAMIN e minha cônjugue SARAH BENJAMIN.

Marie-Ange e Hannah estavam chocadas com tudo aquilo. Estavam nas mãos de Arlan. Mas ele próprio deu uma alternativa que daria uma sobrevida a todos, embora com muito sofrimento:

- Marie-Ange sempre foi amiga fiel de Sarah, uma mulher que, agora posso dizer, amei muito. Ela pode voltar ao colégio interno com a pequena Sullen, desde que Hannah se case comigo. Afinal de contas, não gostaria de usufruir da fortuna por apenas três anos. Ou isso, ou Marie-Ange vai para a cadeia por sequestro de menores e Sullen fica sob meus domínios.

Hannah não segurou as lágrimas e Marie-Ange amparou-a e disse em seu ouvido enquanto a jovem soluçava:

- Dos males o menor, minha menina. Protegerei Sullen e ela vai estar livre desse monstro. Vou instruí-la desde cedo a se defender dele. Eu poderia ir para a cadeia, mas vocês estariam em completo desamparo.

Hannah concordou com a cabeça, mas ainda chorava muito.

Em apenas 15 dias, Arlan convocou uma grande festa e convidou todo o povo de Serra Floriana para assistir o casamento dele com Hannah. Marie-Ange e Sullen já estavam longe e não participaram daquele festival de horrores.

Hannah entrou na igreja completamente vestida de preto e um enorme véu cobria seu rosto, encharcado em lágrimas. O povo inteiro se horrorizou com a atitude. Arlan nem se importou, pois estava garantindo o usufruto da fortuna por mais alguns anos...

Hannah estava praticamente morta nos braços daquele psicopata. Caiu doente durante a festa de casamento e passava os dias trancada no quarto enquanto Arlan administrava a fortuna da família. Só o tempo para curar as feridas abertas. Mas só no próximo capítulo.

Hospital Veterinário do Recife suspende consultas e cirurgias eletivas

Seguindo medidas anunciadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus, a partir de hoje (20) o Hospital Veterinário do Recife - HVR manterá o atendimento apenas de casos emergenciais. Todas as consultas, exames e cirurgias eletivas (incluindo castrações) estão suspensos até posterior ordem. A medida visa diminuir a circulação de pessoas nas dependências do HVR para evitar uma possível propagação do novo Coronavírus.

Considera-se emergência todo caso que requer uma medida imediata, da qual a vida do animal irá depender, no caso de ordem vascular (hemorragias), cardiorrespiratórias (edema pulmonar agudo, síncope cardíaca), gástricas (torção do estômago, obstrução esofágica) ou neurológicas (comoção cerebral, coma, convulsões), situações que podem levar a um estado de risco de morte, bem como em casos de insolações, alergias graves e nos politraumatismos. Ao chegar no HVR, o pet passa por uma triagem e apenas os casos realmente emergenciais serão atendidos.

“Entendemos que os tutores ficam muito preocupados com seus bichinhos, mas, neste momento, é imperativo que as pessoas fiquem em casa. Se o seu cãozinho ou gato está com uma alergia, queda de pelo, ou coisas simples assim, mantenha-o em casa. A castração também é um procedimento que pode aguardar um momento mais oportuno para ser realizada. Evite se expor ao novo Coronavírus”, explicou Carlos Augusto Stein, secretário Executivo de Direito dos Animais da Prefeitura do Recife.

Imprensa Recife

Regionais da Dircon passam a operar em sistema de teleatendimento

Seguindo medidas anunciadas pelo Comitê da Prefeitura do Recife de contingenciamento do novo coronavírus, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) informa que o atendimento de suas regionais passará a ser realizado remotamente por telefone e email. A medida visa diminuir o contato de pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus.

Já as fiscalizações de ordenamento urbano permanecem ativas em esquema de plantões, bem como o setor de apreensões. Todos os prazos para ingresso de defesa estão prorrogados até posterior deliberação.

Através dos números de whats app e e-mails das regionais da Dircon será possível fazer denúncias sobre construções em geral e de comércios, bares, restaurantes e casas de festa funcionando (visto que estão todos proibidos por medida restritiva de combate ao Covid-19, com exceção de mercados, supermercados, farmácias, depósitos de água e casas de ração animal). Também é possível fazer denúncias sobre ocupação de logradouro público de maneira irregular, ocupação às margens de canais, instalação de obstáculos em calçadas e vias públicas que prejudiquem a mobilidade principalmente dos pedestres.

• Regional Centro-Oeste
Whatsapp: 99110-1789

• Regional Norte
Whatsapp: 99159-1493

• Regional Sul
Whatsapp: 99485-0083

• Licenciamento urbanístico e ambiental
Informações e demais serviços:


Imprensa Recife

Recife anuncia criação de 208 leitos no Hospital da Mulher para tratamento da Covid-19

Na manhã deste domingo (22), o prefeito Geraldo Julio voltou a se reunir com seu secretariado e anunciou a ampliação da assistência médica para o novo coronavírus, com a criação de 208 novos leitos. Dessas vagas, serão 54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria. Ao todo 117 ações do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19 já foram anunciadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro.

“Hoje nós anunciamos 208 leitos exclusivos para os pacientes do coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher do Recife. São 54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria de isolamento, sendo que 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis de maneira imediata e o restante iremos fazer a liberação dia a dia, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários ao funcionamento desses leitos”, explicou o prefeito Geraldo Julio. 

Durante a reunião, os secretários ficaram dispostos na plateia do auditório na sede da Prefeitura do Recife, a uma distância segura um do outro, segundo os parâmetros sanitários para a situação de emergência. Os secretários com mais de 60 anos enviaram representantes para o encontro. Os novos leitos se somam ao esforço integrado da Prefeitura e Governo do Estado, que na última quinta-feira anunciaram a instalação de mil novos leitos em Pernambuco.

O prefeito Geraldo Julio agradeceu ainda a colaboração da população e aproveitou para reforçar o pedido para que os recifenses fiquem em casa. “Gostaria de reforçar a recomendação para que todos permaneçam em casa, somente aqueles dos serviços essenciais devem sair para trabalhar, e aos idosos, às pessoas acima dos 60 anos, que são o público de mais risco, que permaneçam em casa. As famílias devem ter mais cuidados com eles, evitar o contato, permanecer o mais isolado possível. Sabemos que o isolamento não é uma coisa simples, que não está na rotina das pessoas, é novo para todo mundo, mas neste momento é fundamental, para que o sistema de saúde não entre em um colapso”, disse o prefeito. 

Imprensa Recife

Novo decreto estabelece expediente apenas para serviços essenciais

Com o objetivo de conter o avanço do coronavírus dentro da própria administração de Pernambuco, o governador Paulo Câmara estabeleceu, neste domingo (22.03), medidas restritivas voltadas para os servidores estaduais, que passam a valer a partir desta segunda-feira (23). Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, e orienta ainda a adoção do sistema de rodízio no caso dos serviços presenciais necessários às ações de enfrentamento à Covid-19 no Estado. A iniciativa busca reduzir a exposição dos servidores a eventuais fatores de risco.

Prestadores de serviço terceirizados que atuam na administração estadual também estão enquadrados no decreto. As novas determinações, porém, não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, a exemplo das áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.

O decreto estabelece ainda que os serviços públicos podem ser acessados pelo Portal do Cidadão, no site www.pecidadao.pe.gov.br, bem como nos endereços eletrônicos dos órgãos responsáveis pela respectiva prestação do serviço desejado. Dúvidas e orientações devem ser encaminhadas à Rede de Ouvidorias do Estado, disponível em www.ouvidoria.pe.gov.br.

NÚMEROS – Nas últimas 24 horas, Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados, sendo três no Recife e um em Olinda. Agora, são 37 confirmações, três casos prováveis e 310 casos em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos. Desde a quinta-feira passada, o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que já conseguiram debelar a infecção viral e ficaram em condições de receber alta.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Idosos começam a ser vacinados contra gripe nesta segunda (23)

A partir desta segunda-feira (23), idosos maiores de 60 anos e profissionais de saúde começam a receber a vacina contra gripe. Eles são o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que foi antecipada em um mês. Este ano, para evitar aglomeração nas unidades de saúde e minimizar os riscos de infecção pelo novo coronavírus, a Prefeitura do Recife fará a vacinação em mais de 40 escolas e creches municipais, que estão com as aulas suspensas. A imunização será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista dos locais de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a estratégia de tirar a vacinação das unidades de saúde é não expor os idosos a locais que podem receber pacientes com Covid-19, gripes e outras doenças. “Agora, mais do que nunca, é importante que as pessoas idosas tomem a vacina para ficarem protegidas dos vírus da gripe que mais têm circulado na nossa região, evitando que elas adoeçam. Essa vacina não tem eficácia contra o coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos com os da gripe. Nosso objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza”, explicou o secretário, que também é médico infectologista.

De acordo com o gestor, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai aproveitar a campanha de vacinação para distribuir material informativo sobre o novo coronavírus e para orientar, sobretudo os idosos, sobre como se prevenir da Covid-19 e sobre a importância de evitarem sair de casa sempre que possível, respeitando as medidas de restrição social da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado.

OUTRAS ETAPAS - Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. 

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos. O dia D de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Os detalhes de como será o esquema de vacinação nas próximas etapas serão divulgados mais perto das datas, de acordo com a situação epidemiológica da cidade em relação à Covid-19.

De acordo com o Programa de Imunização do Recife, cerca de 500 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha, na capital pernambucana. A meta é vacinar pelo menos 90% dessa população. No ano passado, Recife ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacinou 485 mil pessoas, o que representa quase 100% do grupo de risco. Em 2018, a cidade também vacinou quase 100% do público prioritário. 

Composta por vírus inativado, a vacina deste ano protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).


PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA – A partir desta segunda-feira (23), também serão vacinadas as pessoas em situação de rua da capital pernambucana. A Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, realizará um esquema especial para imunização dessa população mais vulnerável.

A ação será realizada pelo Programa Consultório na Rua com apoio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), e acontecerá nos dois Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop): o Centro Pop Glória, em Santo Amaro, e o Centro Pop Neuza Gomes, na Madalena, além do Abrigo Noturno Irmã Dulce, no bairro de São José. O atendimento também acontecerá de forma itinerante em todas as áreas da cidade.

A DOENÇA - Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com Covid-19, mas pode estar apenas com gripe. “Seja um ou outro, a orientação inicial é a mesma: fique em casa para evitar contaminar outras pessoas. Repouse, siga as medidas de higiene e beba bastante líquido. Mas se você sentir cansaço, falta de ar, dor ao respirar ou a febre não passar e você não melhorar, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Pode ser uma unidade de saúde da família, um centro de saúde, uma policlínica ou até uma UPA. Lá o profissional de saúde vai avaliar se você precisa fazer exame para saber se está com o novo coronavírus e se precisa se internar numa unidade de saúde de referência”, explicou a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

DOCUMENTOS - Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.



Medidas para evitar infecções respiratórias como gripe e Covid-19:

- Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir, espirrar ou depois de usar o banheiro);

- Evitar levar as mãos ao rosto (olhos, nariz, boca);

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável. Após o uso, descartá-los em lixeiras;

- Na ausência de um lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

- Pessoas com gripe/resfriado devem evitar sair de casa, sobretudo para ambientes fechados e com aglomerações, assim como devem evitar ter contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc);

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.




Imprensa Recife

Coronavírus: Guia de atividades para o idoso em Quarentena com perdas cognitivas é lançado.

Com a propagação do Coronavírus por todo o Brasil, idosos estão em quarentena. Muitos deles tem perdas cognitivas (demências), de leve até casos mais graves.

Pensando neste público, o Serviço de Geriatria e Reabilitação (SERGERE) do Centro Clínico do Hospital Memorial São José, lançou a obra: "Quarentena sem perda funcional: guia de atividades com idosos com comprometimento cognitivo". O primeiro guia de uma série de volumes que serão disponibilizados online.

"Modificar a rotina do idoso o impedindo de manter convívio social, as atividades de lazer, sua atividade física, suas conexões com netos e 
o afastamento das atividades com os profissionais da equipe multidisciplinar, pode acabar significando perda da funcionalidade; principalmente, na parcela dos idosos com demência", alerta uma das autoras do guia, a médica geriatra Fátima Knappe.

O primeiro volume traz sugestões de atividades para estímulo cognitivo em idosos com demência.

O material é exclusivo e pretende ajudar as famílias e os idosos a lidarem com essa situação.

O guia pode ser baixado, gratuitamente, no link da bio Instagram: @sergere.recife


Recife inclui Cesta Básica em todos nos kits de alimentação da rede municipal

Todos os alunos da rede municipal receberão uma cesta básica para 15 dias, além dos kits correspondentes à merenda, o que irá quadruplicar a quantidade de alimento distribuído. Para viabilizar a operação, entrega será realizada na sexta-feira (27) e os kits distribuídos acompanham material pedagógico como livros e CDs e DVDs educativos, além de um kit de limpeza. Na última semana, os mais de 90 mil kits somavam 270 toneladas em alimentos e, com a cesta básica para todo o corpo estudantil, a entrega irá somar mil toneladas em alimentos. 


Imprensa Recife

Cufa apresenta propostas para prevenir coronavírus nas favelas

A Central Única das Favelas (Cufa) propôs uma lista de medidas para que o Poder Público garanta condições para que a população das favelas se proteja contra o coronavírus.Com sede no Rio de Janeiro, a organização não governamental destaca que a desigualdade social, o desemprego e a informalidade estão entre os problemas sociais que precisam ser considerados no combate à doença, que requer higiene pessoal e distanciamento social para sua prevenção.

A lista de 14 recomendações inclui desde a distribuição de materiais de higiene até a liberação de pontos de internet para que os moradores tenham acesso às informações sobre a doença. Para a ONG, as ações visam também a evitar um colapso do Sistema Único de Saúde (SUS), já que um crescimento muito acelerado de casos poderá exigir uma quantidade de leitos maior que a disponível nos estados e municípios.

Entre as medidas propostas pela Cufa também estão alugar hotéis e pousadas para idosos e grupos vulneráveis poderem se isolar da doença, subsidiar concessionárias de fornecimento de água, luz e gás para que as famílias que recebam até quatro salários mínimos fiquem isentas por 60 dias, e ampliar equipes de saúde da família nas favelas. A lista completa com as sugestões pode ser acessada no site da Cufa.

A preocupação da Cufa também é compartilhada pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio. Ontem (18), deputados estaduais dez aprovaram projetos relacionados ao coronavírus e um deles autoriza o governo do estado a requisitar propriedades privadas, como hotéis, pousadas e motéis, para viabilizar o cumprimento de quarentenas, isolamentos e demais tratamentos médicos. Segundo o projeto, os proprietários terão direito de receber pagamento posterior pela utilização do espaço.

A preocupação dos parlamentares é que as moradias diminutas, onde moram muitas pessoas da mesma família, não tenham espaço para garantir com segurança a quarentena dos infectados, que acabariam passando a doença para os demais parentes.

Ministério da Saúde

Procurado, o Ministério da Saúde disse que tem orientado insistentemente toda população sobre medidas de higiene básicas, como lavar as mãos e evitar aglomerações para reduzir o contágio pelo coronavírus. Além disso, a pasta tem recomendado a redução do contato social, para reduzir as chances de transmissão do vírus. O ministério acrescenta que já iniciou campanha publicitária em todos os meios com essas informações e disponibilizou o número telefônico 136 para o esclarecimento de dúvidas.

Entre outras ações, a pasta também lançou o aplicativo Corona-SUS, com informações sobre prevenção, mapa das unidades de saúde, e orientações sobre o que fazer em suspeita de infecção.

O governo federal vem respondendo à pandemia por meio do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, e, no âmbito do Ministério da Saúde, também foi instalado o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus, para nortear uma resposta coordenada no SUS.

Rio de Janeiro

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro disse que vem respondendo a um cenário dinâmico em que novas informações sobre o vírus ainda estão sendo descobertas e compartilhadas pela comunidade internacional. A secretaria recomenda que os moradores de comunidades evitem aglomerações em eventos culturais e também pediu a interrupção das visitas guiadas de turistas em favelas da capital.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, informou ontem à Agência Brasil que as unidades de atenção básica intensificaram as orientações para a população atendida nas comunidades, reforçando a necessidade de evitar sair de casa e detalhando as formas de higiene pessoal e do ambiente.

"[Os profissionais] recomendam ainda a destinação de um local da casa para o familiar com suspeita de coronavírus. Se houver apenas um cômodo, a orientação é que pessoas infectadas devem tentar permanecer a pelo menos um metro de distância dos demais moradores", diz a resposta enviada à reportagem.

Agência Brasil

#ElasFazemADiferença [FINAL]

Claro que as mulheres que fazem a diferença não são apenas elas. Mas preciso encerrar a série para continuar prestando serviços com as matérias sobre o COVID-19. Mas faço questão de mostrar os mais variados nomes que chegaram a mim em forma de sugestão nas minhas redes sociais. Vamos à lista?

Ana Addobati
Beatriz Buarque
Vera Baroni
Elzita Santa Cruz
Mulheres do Calcinhaço - MS
Clarice Lispector
Goretti Queiroz
Elza Soares
Lia de Itamaracá
Hildegard Angel
Juntas Codeputadas
Joanna Maranhão
Greta 
Malala
Karina Buhr
Carol Almeida
Fabiana Moraes
As pesquisadoras que descobriram o genoma do Covid-19

Mais à frente vamos falar sobre elas e outras mulheres que fizeram e fazem a diferença!

#ElasFazemADiferença [15]

A biomédica sergipana de 29 anos descobriu Semelhanças entre vírus da zika, dengue e Chikungunya, transmitidas por mosquito Aedes aegypti, que provocam doenças com sintomas parecidos e um diagnóstico muitas vezes baseado em palpite. 

Esse foi o desafio da cientista do Setor de Pesquisa & Desenvolvimento do Laboratório Sabin Medicina Diagnóstica que apresentou um teste capaz de identificar a doença ainda em fase aguda, enquanto o vírus está se replicando. A descoberta é pontual na prevenção de complicações do quadro clínico do paciente.

“Fazer algo que tenha impacto social é a melhor recompensa”, disse Ticiane que agora se dedica, a exemplo de diversos laboratórios, à criação de um teste que possa identificar o novo coronavírus (Covid-19).

#ElasFazemADiferença [14]

Ela ganhou destaque no contexto da eleição presidencial no Brasil em 2018 ao assinar uma reportagem sobre supostos crimes eleitorais na campanha do candidato Jair Bolsonaro. Ela publicou que havia financiamentos ilegais à campanha de Bolsonaro em redes sociais realizados por empresários partidários. Por sua reportagem, foi alvo de perseguições e ataques de ódio.Foi citada na escolha de Pessoa do Ano da revista Time como jornalista vítima de perseguição. Em 18 de fevereiro de 2020, durante uma entrevista a um grupo de simpatizantes em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro insultou a jornalista com uma insinuação sexual: "Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim.". Mas nada disso atinge a profissional, que tem formação em Jornalismo pela USP e mestrado em Business and Economic Reporting pela Universidade de Nova York, com bolsa de estudos. Ela se destacou como correspondente internacional, cobrindo guerras e conflitos pelo mundo. Esteve diversas vezes na Síria, Iraque, Turquia, Líbia, Líbano e Quênia fazendo reportagens sobre os refugiados e a guerra. É autora do livro “Lua de Mel em Kobane”, da Companhia das Letras, sobre um casal de sírios sobrevivendo do cerco do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que ela conheceu na Síria. Foi também a única repórter brasileira que, em 2014 e 2015, cobriu a epidemia de ebola em Serra Leoa

#ElasFazemAdiferença [13]

A cineasta Petra Costa, por pouco não levou o Oscar por seu filme Democracia em Vertigem, que conta os bastidores da história recente do Brasil. Mais do que a estatueta, o fato dela ter contado do Brasil Atual ao mundo certamente é o seu maior legado. 

Filha de Manoel Costa e da jornalista e socióloga Marília Andrade (Li An), militantes comunistas e que lutaram contra a ditadura nos anos 1970, recebeu o nome de Petra em homenagem ao líder do PCdoB Pedro Pomar. 

Seus filmes são conhecidos pelo caráter ensaístico. Neles, Petra costuma estabelecer diálogos entre temas íntimos e pessoais e questões sociais e políticas. Além de Democracia em Vertigem, Petra dirigiu os filmes Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) - que versa sobre a morte da atriz Elena Andrade, irmã de Petra - e Olmo e a Gaivota (2015)

#ElasFazemADiferença [12]

Ela é mãe de santo, ativista dos movimentos Negro e Feminista e está na pós graduação em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Winnie é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (RS) e é integrante da Rede de Ciberativistas Negras. Winnie tem um trabalho de incentivo ao empoderamento pela leitura. Através de sua iniciativa Conecto Pessoas Através de Livros, ela criou a Winnieteca, uma forma de conectar pessoas através de livros para promover a mudança contra o racismo. Iniciativa criada por 
@winniebueno com apoio de 

#ElasFazemADiferença [11]

Ela foi aclamada santa este ano (2020), mas quem a conheceu, tem a certeza plena de que ela já era santa em vida. Não só pela vida religiosa, mas principalmente pelas obras sociais. Chamada de "O Anjo Bom da Bahia", Santa Dulce dos Pobres doou a própria vida pela causa dos mais necessitados. Quando criança, costumava rezar muito e pedia sinais a Santo Antônio, pois queria saber se deveria seguir a vida religiosa ou se casar. Desde os treze anos de idade, depois de visitar áreas carentes, acompanhada por uma tia, ela começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa. Na juventude já lotava a casa de seus pais acolhendo doentes. Ela também criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas: uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio. Hoje o hospital atende diariamente mais de cinco mil pessoas.

Em 13 de agosto de 1933, após seis meses de noviciado, ela fez sua profissão de fé e votos perpétuos, tomando o hábito de freira e recebendo o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe, aos 19 anos de idade. Em seguida (1934), voltou a Salvador. Sua primeira missão como religiosa foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação, na Cidade Baixa, além de também assistir as comunidades pobres da região. Em 1936, com apenas 22 anos, fundou, com Frei Hildebrando Kruthanp, a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário da Bahia. No ano seguinte, sempre com Frei Hildebrando, criou o Círculo Operário da Bahia, mantido com a arrecadação de três cinemas que ambos haviam construído através de doações.Tinham como finalidade a difusão das cooperativas, a promoção cultural e social dos operários e a defesa dos seus direitos.

Após 50 anos de trabalho,1990, Irmã Dulce começou a apresentar problemas respiratórios, sendo internada no Hospital Português da Bahia, depois transferida à UTI do Hospital Aliança e finalmente ao Hospital Santo Antônio. Em 20 de outubro de 1991, recebe no convento, em seu leito de morte, a segunda visita do Papa João Paulo II ao Brasil para receber a bênção e a extrema unção. O "anjo bom da Bahia" morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento. 

Em vida, Irmã Dulce construiu e manteve uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país — as Obras Sociais Irmã Dulce. O seu verdadeiro legado de amor e devotamento ao próximo.

FIEPE envia pleitos aos governos estadual e federal

Depois da greve dos caminhoneiros, em 2018, os empresários industriais de Pernambuco enfrentam, dessa vez, os efeitos da paralisação econômica em razão da pandemia de coronavírus. Na tentativa de evitar que os estragos sejam ainda maiores para a atividade produtiva e para a população, a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) entregou aos governos estadual e federal uma série de pleitos com o intuito de mitigar os prejuízos acumulados pelos negócios locais, principalmente pelas micro e pequenas empresas do Estado.

De acordo com o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger, o momento deve ser de união de toda a sociedade. “Entendemos que o momento seja difícil para todos, mas precisamos assegurar que as nossas empresas mantenham seus fluxos de caixa e sua liquidez, para que se mantenham de pé e gerem emprego e renda”, disse.

Para isso, a Federação enviou ao Governo do Estado, e também para as secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD DIPER), Copergás e Compesa um documento com propostas temporárias de socorro às empresas de Pernambuco.

Entre as medidas estão a prorrogação do prazo para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado, assim como o imposto devido por substituição tributária pelo prazo de 120 dias; a renegociação de débitos tributários, nos moldes de um Refis Estadual, com carência de 90 dias para iniciar o pagamento; a ampliação, a flexibilização e a desburocratização das linhas de crédito disponibilizadas pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE).

Pleiteia-se ainda a prorrogação de 90 dias para o pagamento de taxas de serviços essenciais para o setor produtivo, como energia elétrica, gás e água; a suspensão do princípio do ICMS-Mínimo para o exercício 2020 para as empresas vinculadas ao PRODEPE e ao PROIND, além da exclusão da multa de 15% para o pagamento parcelado do ICMS-Mínimo e a permissão de importação e desembaraço de insumos em aeroporto ou portos, sem prejuízo à utilização de incentivos fiscais do PRODEPE e de crédito presumido no PROIND.

Ao todo, são oito medidas para atender aos 50 setores produtivos que estão sob o escopo dos 33 sindicatos ligados à FIEPE. “Defendemos que os governos, neste momento, injetem recursos na economia para salvar a indústria, o comércio e os prestadores de serviços. Sem isso, os negócios serão fechados”, lamentou o presidente.

GOVERNO FEDERAL - A mesma articulação está sendo feita na esfera federal. A FIEPE enviou ao Governo Federal, ministérios, Câmara, Senado e principais bancos estatais algumas demandas para salvar o setor industrial de Pernambuco após os efeitos do Covid-19 na produtividade das empresas.

No total, são 14 pleitos, entre eles estão a prorrogação do prazo de pagamento para os tributos federais, a suspensão da apresentação das obrigações acessórias por 180 dias e a ampliação ou a criação de fundos garantidores para melhoria no acesso ao crédito por empresas que possuam alguma dificuldade, seja por falta de recebíveis ou patrimônio como garantia do empréstimo.

Alguns, como a ampliação das linhas de crédito para pessoas jurídicas dos bancos públicos com taxa de juros diferenciados, focadas especialmente no fomento ao capital de giro, reforçou Ricardo Essinger, já foram adiantados pelo Governo Federal.

Imprensa FIEPE

Terreiros de Candomblé suspendem atividades

Os Terreiros de Matriz Africanas da região metropolitana do Recife, seguindo as resoluções e orientações dos órgãos competentes, suspenderam temporariamente seus rituais, na perspectiva de garantir a segurança de seus adeptos e da população em geral, sinalizando a responsabilidade dos terreiros no combate à disseminação do vírus. 

O conselho religioso do tradicional terreiro nagô Axé Talabi, que está localizado a mais de trinta anos no bairro de Paratibe, em Paulista, emitiu uma nota em suas redes sociais comunicando que as festividades, as consultas espirituais, as visitas e as atividades socioculturais realizadas, como oficinas, vivências, seminários, ações ambientais e projetos educacionais, que são participadas por crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos da comunidade, estão temporariamente suspensas, até que se restabeleça a segurança para convivência social coletiva.

De acordo com Pai Júnior de Odé, membro do conselho religioso da casa, as religiões de matriz afro-indígenas zelam pela garantia da vida, ele ressalta que na compreensão religiosa dos terreiros o corpo é sagrado e serve de morada para as forças dos Orixás.

"Nós compreendemos que o corpo é um templo que reserva e propaga axé, que é a força vital. Ele serve de morada para forças dos Orixás. É com ele que dançamos, cantamos, nos alimentamos e cuidamos uns dos outros. Neste momento precisamos garantir a segurança e saúde dele e de nossas comunidades, e parte desta garantia se dá, por agora, com a suspensão provisória de nossas atividades e nosso recolhimento." 

O Terreiro Axé Talabi irá realizar apenas os rituais internos que são indispensáveis para manutenção da força espiritual, são rituais que visão interceder aos orixás e encantados pela saúde e paz. Estes rituais serão promovidos apenas pelo grupo de pessoas que residem dentro do Terreiro, e que não compõem o grupo de risco do vírus.


Mudança no trânsito do entorno da Praça do Derby altera o itinerário de seis linhas

Desde ontem (21), haverá uma mudança na circulação de veículos no entorno da Praça do Derby. A medida prioriza o transporte público e visa dar mais fluidez ao tráfego local. Com isso, o Grande Recife altera o percurso de seis linhas de ônibus que passam pela região. Confira, abaixo, os novos itinerários e o ponto de embarque e desembarque de passageiros que será implantado para atender os usuários.


414 - Torre
624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

...Av. Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), Praça do Derby (pista norte), Rua Jenner de Souza, Rua Dr. Severino Pinheiro, retorno antes da Ponte Estácio Coimbra / Ponte do Derby (defronte a antiga Faculdade de Medicina), Praça do Derby (pista central), Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. Conde da Boa Vista...

Com a mudança, estas linhas deixam de atender as seguintes paradas nº 180163, na Av. Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), na Praça do Derby; nº 180357, na Rua Amauri de Medeiros, antes do cruzamento com a Rua Barão de Goiana.

A opção para os usuários é a parada nº 180316, na Praça do Derby (pista central), além de um novo ponto para embarque e desembarque de passageiros que será instalado na pista norte da Praça do Derby, próximo ao cruzamento com a Rua Jenner de Souza.

Imprensa Grande Recife


2480 - TI Camaragibe/Derby



...Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), Rua Dr. Severino Pinheiro, Praça do Derby (pista central) – Estação de BRT Derby, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcante, Rua Miguel Couto, Rua Artur Orlando, Rua Dom Bosco, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcante, Praça do Derby (pista central) – Estação de BRT Derby, Av. Doutor Severino Pinheiro, Ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby)...



A partir da alteração, a linha passará a atender a Estação de BRT Derby nos dois sentidos da viagem. Ou seja, tanto no sentido Camaragibe/Derby quanto no sentido Derby/Camaragibe.



Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Comércio e Obras paralisados a partir de HOJE

Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta sexta-feira (20.03), novas medidas restritivas. Por meio de decreto, o Governo determina, a partir de hoje (22), o fechamento do comércio e dos serviços, além da paralisação das obras da construção civil. Na tarde de hoje, uma coletiva de imprensa será realizada via internet para atualizar os dados sobre a Covid-19 no Estado e detalhar as novas medidas adotadas.

Durante o pronunciamento, Paulo Câmara agradeceu a colaboração da população e ressaltou, mais uma vez, a importância de as pessoas permanecerem em suas casas, para reduzir a transmissão da doença. “Quero assegurar aos pernambucanos e pernambucanas que temos reunido aqui no palácio os maiores especialistas de várias áreas, para contribuir no enfrentamento dessa epidemia e nos ajudar a atravessar esse momento difícil”, afirmou o governador.

Paulo Câmara ressaltou ainda que não estão incluídos na lista do novo decreto serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet). Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também estão mantidas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Atendimento remoto nas Agências do Emprego e Salas do Empreendedor

O atendimento ao público em todas as Agências de Emprego e Salas do Empreendedor da Prefeitura do Recife passa a ser feito de forma remota, por meio de e-mail, telefone e Whatsapp. A medida faz parte das 112 ações já anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio para conter a proliferação da Covid-19 e tem o objetivo de contribuir para evitar aglomerações e estimular as pessoas a ficarem em casa.

As Agências de Emprego do Recife atenderão pelo e-mail sistemapublicodeemprego@gmail.com. Além disso, as pessoas podem telefonar para (81) 3355-2922 ou 3355-2905, inicialmente das 9h às 15h, e mandar mensagem pelo Whatsapp para os números (81) 99287-9364 (dúvidas sobre seguro desemprego) e 99249-9570 (sobre os demais serviços oferecidos). Os trabalhadores também podem acessar a página empregabrasil.mte.gov.br.

Já as Salas do Empreendedor responderá às demandas dos usuários pelo e-mail saladoempreendedor@recife.pe.gov.br e via mensagens de Whatsapp para os números (81) 99171-1181 (apenas para crédito), 99488-6150, 99427-0810, 99264-2040 e 99262-1892. “Com isso, estamos dando nossa contribuição para o combate ao coronavírus sem deixar de prestar atendimento aos usuários dos nossos serviços”, aponta o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior.

Imprensa Recife

SENAI lança edital de inovação para projetos que ajudem no combate ao coronavírus

Atento às demandas urgentes causadas pelo coronavírus, o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) lançou, nesta quarta-feira (18), um novo Edital de Inovação para a Indústria. A ideia é financiar soluções inovadoras que contribuam na prevenção, no diagnóstico ou no combate ao coronavírus que possam ser aplicadas e apresentem resultados em até 40 dias. Ao todo, serão investidos R$ 10 milhões no desenvolvimento das melhores soluções. As indústrias interessadas podem enviar suas propostas até o dia 30 de abril, mas os recursos serão liberados continuamente, conforme a chegada das propostas. Outras informações estão disponíveis neste link.

As soluções deverão ser desenvolvidas em até três meses, em parceria com um dos 27 Institutos de Inovação ou um dos Institutos de Tecnologia do SENAI espalhados pelo País. Start-ups e outros institutos de ciência e tecnologia também podem se unir a uma indústria para participar. Cada projeto poderá receber até R$ 2 milhões e não há necessidade de contrapartida financeira: o principal requisito é que o projeto resolva demandas urgentes relacionadas ao Covid-19, como o desenvolvimento da produção de itens de prevenção e a reposição de peças e componentes utilizados em UTIs. As soluções também podem ser consultorias, metrologias, ensaios e análises, além de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Em Pernambuco, as indústrias podem contar com o apoio dos Institutos SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente e em Automotiva e Metalmecânica, além do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs). “No ISI-TICs, podemos colaborar com projetos que envolvam todas as tecnologias computacionais, como análise de dados, inteligência artificial e internet das coisas, por exemplo. Se não pudermos contribuir tecnicamente com uma ideia, podemos acionar nossos parceiros para dar vazão à resolução do desafio”, explica o pesquisador industrial do ISI-TICs Ernani Azevedo. O contato com o instituto pode ser feito pelo e-mail isi.tics@pe.senai.br

Imprensa Senai PE

Suspensa Ciclofaixa de Turismo e Lazer

Acompanhando as medidas do Comitê de Resposta Rápida ao Coronavírus, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife informa que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer está suspensa por tempo indeterminado. A ação foi divulgada na última quinta-feira (19), pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, e integra o Plano Municipal de Contingenciamento do Covid-19. O plano chega a 112 ações. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer é um projeto que reúne cerca de 15 mil pessoas a cada edição. Com a suspensão do projeto, a Prefeitura do Recife reforça a necessidade das pessoas preservarem a sua saúde ficando em isolamento social.

Imprensa Recife

Sistema Jucazinho registra acúmulo recorde de água

Com um volume de chuvas há muito tempo não visto na Região do Agreste, a Barragem de Jucazinho começa a dar os primeiros sinais de recuperação do seu volume acumulado. Depois de quatro anos, o principal manancial da região voltou a atingir o nível de 8,12%, saindo do estágio de pré-colapso com o percentual abaixo de 1% que vinha sendo registrado desde 2016. Em termos de água para a população, a novidade é particularmente comemorada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), visto que permitirá reduzir o rodízio em oito cidades do Agreste, já a partir de hoje (20). De acordo com a presidente da Companhia, Manuela Marinho, essa é uma medida que deve se estender a outros três municípios que são atendidos pela barragem nos próximos dias.

“A Compesa está trabalhando incessantemente para levar mais água para a população em todo o Estado. Com o volume de chuvas acumulado em Jucazinho, a água chegará gradativamente aos municípios da Região do Agreste e será levada às outras cidades região, aumentando o nosso atendimento”, explica Manuela Marinho.

O novo regime de distribuição de água que entra em vigor será de cinco dias com água para 25 sem, nas cidades de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama. Estes municípios vinham sendo abastecidos de acordo com o calendário de dois dias com água para 28 sem, com a realidade de abastecimento em apenas 50% dos bairros em cidades como Casinhas, Vertentes e Frei Miguelinho. Estas cidades passam agora a ter todos os bairros contemplados com água.

Outros três municípios do Agreste, entre os 11 atendidos por Jucazinho, também serão beneficiados com a diminuição no rodízio. A Compesa está realizando ajustes operacionais no sistema que vão permitir o fornecimento no esquema de quatro dias com água para três sem, em Passira e Riacho das Almas, e três dias com água para quatro sem no município de Cumaru. Antes, o regime de distribuição era de dois dias com água para 28 sem.

Com os 8,12% do volume acumulado na Barragem de Jucazinho já é possível garantir o novo calendário de abastecimento das cidades por pelo menos um ano. A depender das chuvas, a expectativa é ainda mais animadora. “Estamos animados com esse percentual por conseguir de imediato melhorar o abastecimento desses municípios e, posteriormente, aumentar ainda mais o nível da barragem, uma vez que a Região do Agreste ainda não está oficialmente no seu período chuvoso ”, declara Marinho.


Imprensa Compesa

Mercados públicos e feiras livres municipais têm horário reduzido no Recife

Seguindo medidas anunciadas pelo Comitê da Prefeitura do Recife de combate ao novo coronavírus, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife – Csurb o horário de funcionamento dos Mercados e Feiras Públicas Municipais será reduzido, passando a funcionar das 8h às 15h desde hoje (sexta, 20). O atendimento em restaurantes e bares nos mercados fica restrito ao serviço de entregas.

A medida visa diminuir a aglomeração de pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus. Também foi anunciado que os permissionários terão um prazo de 90 dias de suspensão do pagamento de suas permissões. Uma medida que visa dar mais tranquilidade aos trabalhadores nesse momento de crise.

“Neste momento, é imperativo que as pessoas fiquem em casa. Mas, sabemos que existe a necessidade de comprar comida e alguns insumos para uso doméstico. Portanto, os mercados permanecerão abertos, mas, em horário reduzido, para diminuir as chances de exposição ao Covid-19.”, explicou Berenice de Andrade Lima, presidente da Csurb

Imprensa Recife

Dia da Síndrome de Down: SENAI promove inserção no mercado de trabalho

Celebrado anualmente em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down visa chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão. A ideia é garantir que as pessoas com Síndrome de Down tenham as mesmas oportunidades que todas as outras têm - inclusive no acesso ao mercado de trabalho. Em Pernambuco, o SENAI e a Babilônia Confecções se uniram para transformar a história profissional de sete jovens com Síndrome de Down. Por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), os jovens aprenderam o ofício de Costureiro Industrial do Vestuário e, desde o início do ano, estão colocando seus conhecimentos em prática dentro da empresa de confecção.

Eles fazem parte de uma turma de aprendizagem inclusiva, composta por 24 pessoas, das quais 16 possuem algum tipo de deficiência - Síndrome de Down, autismo ou déficit intelectual. Em abril do ano passado, eles iniciaram as aulas, no SENAI Paulista, onde aprenderam, na teoria e na prática, todo os passos necessários para a produção de uma peça de roupa. Desde janeiro, eles começaram a atuar dentro da empresa, que conta ao todo com cerca de 750 funcionários, em áreas como etiquetagem, acabamento e almoxarifado. “Eles mudaram a rotina da empresa. Os outros funcionários apoiaram a iniciativa e estão mais motivados. Esperamos que essa iniciativa permaneça”, explica o gestor do Departamento de Pessoal da Babilônia, Everaldo da Silva.

Esta é a primeira vez que o SENAI Pernambuco monta uma turma inclusiva de pessoas com deficiência intelectual na área de costura industrial. Para a gerente Escolar do SENAI Paulista, Andréa Ramos, além de atender à legislação, que exige que as empresas mantenham um percentual mínimo de pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários, a iniciativa também é uma lição positiva de inclusão. “Estamos muito felizes com esse resultado, porque isso evidencia a capacidade e competência para ocuparem vagas como profissionais. Esperamos que eles abram portas para que outros jovens com deficiência tenham a mesma chance de ingressar no mercado de trabalho”, reforça Andréa Ramos.

Imprensa Senai PE

SEDH orienta para que denúncias de violações contra a população idosa e LGBTI sejam realizadas por telefone ou e-mail

Em razão da situação emergencial de saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus (Covid-19), como forma de resguardar a população em geral e, sobretudo, aqueles que integram os grupos de risco, evitando aglomerações e a saída das pessoas de suas residências, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) orienta que os atendimentos, informações ou denúncias de violações contra pessoas idosas sejam realizados por telefone ou e-mail do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), salvo nos casos emergenciais. Da mesma maneira, a população LGBTI pode proceder pelos canais institucionais do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH).

Serviços:
Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI)
Fone: (81) 3182-7649/ 3182-7647
Horário: 9h às 16h 

Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH)
Fone: (81) 3182-7665/ 3182-7647
Horário: 9h às 16h 

Imprensa SEDH PE

Governo de Pernambuco restringe visitas e transferências na Funase

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em portaria conjunta publicada na edição desta sexta (20) do Diário Oficial do Estado, determinaram mais medidas de prevenção ao novo coronavírus nas unidades socioeducativas do Estado. A partir de agora, cada adolescente só poderá receber um visitante por vez nos dias destinados a esse fim, levando em conta a recomendação de que pessoas do grupo de risco para agravamento da Covid-19 – idosos, gestantes, crianças e doentes crônicos – evitem o acesso. Além disso, as instalações deixam de receber socioeducandos transferidos de outros estados. Transferências administrativas entre unidades da Funase também serão reduzidas.

A portaria destaca a necessidade de ações esportivas, pedagógicas e culturais serem mantidas para os adolescentes como forma compensatória às limitações de visitas e à ausência de aulas, desde que não se tratem de eventos com aglomerações de pessoas, que estão proibidos. Também houve redução no horário de trabalho de profissionais não plantonistas, orientação para que se intensifique a limpeza de espaços físicos e medidas para a aquisição emergencial de itens de proteção individual e de kits de higiene pessoal, que já estão sendo distribuídos. Atendimentos de saúde e odontológicos, quando não forem de urgência, também estão suspensos para diminuir a circulação de pessoas nas unidades e evitar a necessidade de saída de internos para a rede externa.

A portaria conjunta ainda criou um fluxo de comunicação e encaminhamento de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Adolescentes que tiverem sintomas gripais serão encaminhados à rede de referência dos territórios onde as unidades estiverem situadas. Profissionais de saúde é que determinarão a necessidade de isolamento do paciente ou de internação hospitalar, procedendo com a notificação do caso suspeito. A comunicação também será feita pelos gestores locais da Funase para uma comissão de crise, responsável por reportar os casos à SDSCJ e a outras autoridades do Estado. Se houver necessidade de um eventual isolamento de pacientes, a Funase já dispõe de espaços para esse fim. Até o momento, nenhum caso foi notificado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, a adoção de medidas no sistema socioeducativo está sendo feita de forma gradual, em consonância com as providências definidas pelo Governo do Estado para os demais setores. “Na Funase, trabalhamos com um público em situação de vulnerabilidade social, que já tinha privações de liberdade, em razão do cumprimento da medida socioeducativa, antes do surgimento dessa crise. Por isso, estamos trabalhando com muita responsabilidade para não romper laços tão importantes nesse momento, mas sem deixar de atender às recomendações. O entendimento de socioeducandos, familiares e funcionários da Funase no que diz respeito às medidas tem sido positivo”, avalia.

Imprensa Funase

Prefeitura do Recife lança site para reforçar veiculação de informações seguras acerca do novo Coronavírus

Em tempos de combate à Covid-19, a melhor vacina é a informação. Conforme anunciado esta semana pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao novo Coronavírus, a Prefeitura do Recife já colocou no ar um hotsite através do qual a população poderá se informar sobre a pandemia contra a qual todos devem se proteger. Através do site https://novocoronavirus.recife.pe.gov.br/ os internautas poderão obter informações sobre o vírus, modos de transmissão, cuidados de prevenção e material educativo para veiculação em redes sociais.

O endereço traz ainda lembretes importantes como o fato de que as pessoas com dúvida devem procurar informações através do 136, do Ministério da Saúde, canal adequado para esclarecer dúvidas sobre a doença. No site ainda é possível checar todas as notícias acerca das mais de 100 medidas já anunciadas para contenção do avanço da Covid-19. A Prefeitura reforça ainda junto à população que deve buscar sempre lavar as mãos e evitar aglomerações, além de seguir as recomendações e normas anunciadas ao longo dos últimos dias.

Imprensa Recife

Operação integrada fiscaliza e conscientiza população e comerciantes em Olinda

Operação integrada de fiscalização e conscientização concluiu na manhã deste sábado (21) a sua primeira fase. A ação teve boa aceitação pela população e muito pouco questionamento pelos comerciantes. Participaram da operação a Guarda Municipal, Controle Urbano, Defesa Civil de Olinda e a Polícia Militar.

A operação continua à tarde, com duas Guarnições Táticas da Polícia Militar (1° BPM), três Guarnições da Guarda Municipal, uma Guarnição da Defesa Civil, com ponto de estacionamento na Praia do Bairro Novo (Zé Pequeno), de onde o comboio segue pela orla até a Santa, fiscalizando eventual descumprimento do decreto que proíbe atividades comerciais e prática esportiva coletiva nas praias. O trabalho está sendo conduzido com bastante sensibilidade, com abordagens solidárias e humanitárias. Amanhã (22), a Operação Integrada será reiniciada com orientações às 07h00, na sede da Secretaria de Segurança Urbana de Olinda. Acesse o decreto municipal: https://www.olinda.pe.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/DECRETO-32-OLINDA.pdf

As medidas realizadas pela Prefeitura de Olinda está em consonância com o decreto Nº48.832, de 19 de março, estabelecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. O decreto define no âmbito socioeconômico medidas restritivas temporárias adicionais para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Acesse aqui o decreto estadual: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=49469&tipo=TEXTOORIGINAL

O comerciante que descomprir as medidas, poderá ser enquadrado no Art. 268 - do código penal por infringir a determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

A população de Olinda, que deseje realizar denúncias sobre o descumprimento dos decretos estabelecidos pelos órgãos governamentais basta ligar para o número 153 - da Guarda Municipal de Olinda. 

Imprensa Olinda