sexta-feira, 2 de junho de 2017

CECH debate temática LGBTT com profissionais de saúde e educação

Dando continuidade as ações formativas para discutir a temática LGBTT, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), promoveu mais uma roda de diálogo sobre o tema. Desta vez, com profissionais das áreas de saúde e educação. As ações aconteceram nesta quinta (30/05) e sexta (01/06), na Escola Argentina Castello Branco, em Olinda, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Cabo de Santo Agostinho. O Centro é um programa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).

Na unidade escolar, o tema foi discutido com professores e gestores. Já na UPA, a roda de diálogo contou com a participação de médicos, enfermeiros, maqueiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais. Entre os assuntos abordados: direitos humanos, saúde integral, identidade de gênero e orientação sexual, nome social e o enfrentamento a LGBTfobia. As palestras têm sido ministradas pela equipe técnica do CECH formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados.

Além de divulgar os serviços de orientação psicossocial e jurídico oferecidos pelo Centro, o objetivo da ação é sensibilizar os profissionais sobre o respeito à orientação afetivo/sexual e identidade de gênero, como explica a coordenadora do Centro, Suelen Figueiredo. “Com esse trabalho de sensibilização esperamos que os atores envolvidos nesses processos formativos sejam sujeitos multiplicadores no combate a LGBTfobia”, defende.

Imprensa SEDH PE

...E por falar em superendividados....

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é uma das empresas participantes do Mutirão dos Superendividados que será promovido pelo Procon Estadual, a partir da próxima segunda-feira (5). Na ação, a Compesa disponibilizará o atendimento exclusivo para negociação de débitos. Serão oferecidos descontos progressivos de acordo com o tempo da dívida relacionada às faturas. O mutirão será realizado até o dia 16 de junho, no horário das 8h às 14h, na sede do órgão (Rua Floriano Peixoto, 141, São José).



A companhia também participará do I Mutirão de Endividados no COMPAZ Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, que será realizado pelo Procon Recife, entre os dias 6 e 9 de junho, no horário das 9h às 16h. Nesta ação, a companhia também vai oferecer ao cliente o serviço de negociação de débitos. O endereço do COMPAZ Escritor Ariano Suassuna é Rua Antônio Valdevino Costa, nº 2-36, Cordeiro. Para as duas ações, a Compesa vai disponibilizar uma equipe com sete atendentes.

Imprensa Compesa

SJDH e Procon-PE realizam Mutirão dos Superendividados

A partir da próxima segunda-feira (05.06) a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Procon-PE, promove oMutirão dos Superendividados. A oportunidade para negociar dívidas vai até o dia 16 e os atendimentos serão realizados na sede do Procon, localizado na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife, das 8h às 14h.

A ação irá contar com a participação de todos os bancos, através da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Celpe, Compesa, OI, TIM, Claro, Vivo e NET. No mutirão o consumidor terá a oportunidade de negociar, também, dívidas de IPTU, através da Prefeitura do Recife. 

Os advogados do órgão irão acompanhar e mediar as negociações, a fim de garantir que o consumidor receba, de fato, uma proposta diferenciada e que se enquadre em sua realidade financeira. Todas as empresas, exceto os bancos, que precisam do prazo de 10 dias para apresentar as propostas, realizarão audiências no momento do atendimento para que o consumidor saia do local com a negociação fechada.

Para participar da conciliação é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento e/ou contrato, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.

ATENDIMENTO - Do dia 05 até o dia 16 de junho a sede do Procon/PE funcionará apenas para atendimento do mutirão. As demais unidades do Procon/PE localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) funcionarão normalmente.


Para auxiliar a população, segue abaixo a lista das unidades do Procon/PE na RMR


RECIFE

- Expresso Caxangá – Avenida Caxangá
- Expresso Rio Mar – no Shopping Rio Mar
- Faculdade Integrada – Facipe - Av. Lins Petit - Ilha do Leite
- Faculdade Universo – Av. Mascarenhas de Morais - Imbiribeira
- Sopece – Av. João de Barros – Santo Amaro
- Procon Municipal Recife – Rua Carlos Porto Carreiro – Boa Vista


OLINDA
- Faculdade de Olinda – Focca – Rua do Bonfim – Carmo
- Expresso Cidadão – Av Presidente Kenedy - Peixinhos


JABOATÃO
- Procon-Cavaleiro – Rua Severino Macedo – Ibura
- Procon-Curado – Av. Leonardo da Vinci – Curado
- Procon-Prazeres – Rua Emiliano Ribeiro – Prazeres


CABO DE SANTO AGOSTINHO
- Rua José Plech Fernandes – Centro


ABREU E LIMA
- Av. Brasil – Centro

PAULISTA
- Praça Frederico Lundgren – Centro

IGARASSU
- Av. Duarte Coelho Pereira – Campina de Feira

IPOJUCA
- Rua Coronel João de Souza – Centro

ITAPISSUMA
- Rua Flávio Marques - Centro

Imprensa Procon PE

Barragem de Siriji, em Vicência, atinge capacidade máxima de acumulação

A Barragem de Siriji, localizada na Zona da Mata Norte, atingiu o nível máximo de armazenamento hoje (2). Com capacidade de armazenar 17,3 milhões de metros cúbicos de água, o manancial é responsável por abastecer oito cidades da região: Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Aliança, Condado, Machados, Macaparana e São Vicente Férrer. Outros sistemas complementares se somam à Barragem de Siriji, o que garantirá a sustentabilidade hídrica dessas cidades por cerca de dois anos. “Em abril, no início da quadra chuvosa da região, o reservatório estava com 59% de acumulação e com as chuvas intensas registradas, nos últimos dias, respondeu positivamente, recuperando rapidamente o volume máximo de armazenamento”, avalia o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Denis Fernando Mendes. 

Por ser uma região que apresenta boa pluviometria, a água de Sirij foi uma excelente alternativa técnica encontrada pelo Governo do Estado e Compesa para retirar da situação de colapso as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó, no Agreste Setentrional, por meio da obra de integração dos Sistemas Palmeirinha (alimentado pela Barragem de Pedra Fina) à Siriji. O Sistema Palmeirinha é responsável por atender essas quatro cidades, mas que estão em colapso desde abril deste ano. Essa integração será possível graças à construção da Adutora de Siriji que está praticamente pronta. “A nossa expectativa é que os técnicos da Compesa iniciem a fase de testes do sistema já na próxima semana“, informa o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.

A obra foi executada pelo Ministério da Integração Nacional, um investimento de R$ 34 milhões, e já está praticamente concluída, faltam apenas alguns ajustes na unidade de bombeamento (estação elevatória) do sistema que fica no distrito de Siriji, no município de Vicente Férrer. O projeto, elaborado pela Compesa, também é composto por uma adutora de 37 quilômetros de extensão, que sai da Barragem do Siriji até a estação de bombeamento localizada na unidade operacional Buraco do Tatu, em Bom Jardim, onde a tubulação será integrada ao Sistema Palmeirinha com uma vazão de 150 litros de água, por segundo. “A partir dos testes, a Compesa será responsável pela operação da Adutora de Siriji, beneficiando mais de 100 mil pessoas”, complementa o diretor da Compesa.

Imprensa Compesa

Sest Senat Caruaru participa da V Semana do Meio Ambiente do Agreste

O Sest Senat Caruaru participa da V Semana do Meio Ambiente do Agreste: Aquecimento Global e Desertificação que acontece a partir desta segunda (5) e segue até 9 de junho. A primeira ação externa do evento ocorre na segunda (5), das 8h às 12h no Marco Zero, em parceria com o Programa Despoluir.

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado em 2007, tem como foco promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

Barragens de Garanhuns recuperam nível e as cidades de Águas Belas e Terezinha saem do colapso



Os três mananciais que atendem as cidades de Garanhuns, Angelim e São João, no Agreste Meridional, tiveram boa recuperação dos níveis de acumulação com as chuvas que caíram na região, na última semana. A maior beneficiada foi a Barragem de Inhumas, que estava em colapso. Com capacidade de armazenar 6,9 milhões de metros cúbicos de água, a barragem aumentou 62% do seu volume e registra 67% de reservação de água. A Barragem do Cajueiro - o maior reservatório do sistema - tem condições de armazenar até 14,5 milhões de metros cúbicos de água - passou de 43% para 55% de sua capacidade total, enquanto que Mundaú recebeu um incremento de 38,23% no seu nível e apresenta agora 88,4% de acumulação.

Embora os níveis dos mananciais tenham melhorado, o calendário de abastecimento de água em Garanhuns permanece. "Precisamos ser cautelosos, porque ainda iremos enfrentar o período de estiagem, e as previsões de chuvas para 2017 é que serão abaixo da média histórica. Se, até o final de junho, as barragens alcançarem 100% de acumulação, podemos pensar em retirar a cidade do rodízio no mês de julho", explica Igor Galindo, gerente de Unidade de Negócios da Compesa. De toda forma, segundo o gerente, a população de Garanhuns já deve sentir uma mudança no abastecimento, pois a melhora dos níveis das barragens possibilita aumentar em 25% a vazão para a distribuição de água. Isso significa que nos três dias de abastecimento previstos no calendário para cada área, o cliente receberá um volume maior de água no período.

Outra boa notícia é que o Sistema de Abastecimento de Garanhuns já está operando com as três barragens novamente. No último sábado (27), o sistema foi paralisado em função das fortes chuvas que danificaram equipamentos das unidades operacionais do Cajueiro e Inhumas. Cajueiro e Mundaú - que atua de forma integrada aos demais - já voltaram a funcionar com 100% da capacidade, enquanto que Inhumas está operando com apenas um conjunto de motorbomba. A Compesa ainda trabalha para recuperar um motor e duas bombas para que o funcionamento desta unidade seja normalizado. Além de Garanhuns, o sistema atende Angelim, São João e o distrito de São Pedro.

Águas Belas e Terezinha voltar a ter água nas torneiras

As chuvas também retiraram do colapso mais duas cidades localizadas na região do Agreste Meridional. A população de Águas Belas, com cerca de 28 mil habitantes, voltou a ser abastecida pela rede. O sistema de distribuição de água que atende a cidade está operando com 50% da capacidade desde que a Barragem de Comunaty passou a verter, e a Barragem de Lamarão regularizou o seu nível. A Compesa também vai retomar, na próxima semana, a distribuição de água para os 4 mil moradores de Terezinha, localizada na região do Agreste Meridional. A Barragem Massaranduba, responsável em fornecer água para a cidade, registra agora 30% de sua capacidade de acumulação, que é de 383 mil metros cúbicos de água.


Imprensa Compesa

Casa das Asas

O conhecido e tão falado ditado popular "uma andorinha só não faz verão” serviu de inspiração para o escritor, ilustrador, designer gráfico, ator, palhaço e contador de histórias Luciano Pontes para falar sobre o poder da natureza e da criação. O livro ilustrado tem 38 páginas, impresso em duas cores (preto e verde) sobre papel kraft, que lembra os tons e a textura da terra.

A história conta o surgimento repentino de uma árvore no meio de terra seca e vazia, que segue crescendo com ajuda da chuva, do sol e do vento. Quem será que plantou a árvore? Até então nada parece surpresa nem excepcional, mas escrito com frase curtas e com analogias, características de um livro ilustrado, Pontes constrói um texto poético e crítico alertando para as ações individuais e coletivas que podem modificar o planeta. Longe de ser um livro didático, a obra busca despertar para o poder da coletividade sem ser panfletário. “É sobre o criar que quero falar, o poder essencial da natureza que cria e se recria o tempo inteiro sem que todos percebam. ” 

A oralidade, os ditados, contos populares e as brincadeiras contadas e cantadas de geração em geração inspiram o autor. Não é de hoje que ele busca na tradição oral o seu campo de investigação para livros e também espetáculos teatrais. “Procuro escrever para que caiba na vida de alguém. Devo as histórias contadas pela minha mãe antes de dormir a insaciável vontade de ler”.

Além da escrita, Pontes também assina as ilustrações e o projeto gráfico do livro. Graduou em Design Gráfico para cuidar do processo integral com o livro em projetos especiais de sua autoria. Em o livro Uma Andorinha Só se inspirou na sustentabilidade e no charme do papel Kraft, que muitas vezes embrulha e protege produtos, para imprimir poesia em letras e imagens. As ilustrações foram feitas em bico de pena, misturadas com ilustrações digitais. A gravura também inspirou no traço simples e preciso para as imagens. Esse é o terceiro livro ilustrado pelo autor, entre eles o livro “Belizbel” da editora Paulinas, “O Seu Rei Mandou” edições Meias Palavras.

Pensando em promover a leitura do livro com diversas linguagens, a Casa das Asas, espaço que promove ações lúdicas e criativas para crianças e suas famílias no bairro das graças, abre no dia 10 de junho de 2017 Uma andorinha Só – Exposição de Ilustração e sessão de autógrafos na Rua Dom Sebastião Leme, 81 – Graças – Recife, a partir das 15:00h com uma programação para crianças de todas idades. Para isso, na programação tem Intervenção Sonora de sanfona e clarinete com Lucas Braz e Ângelo Lima, mediação de leitura com livro feita Unidunitetê. Além da exposição de originais de ilustrações e estudos para a criação do livro. Pensada numa perspectiva do olhar da criança. A exposição continua para visitação pública até o dia 30/06/2017 de terça a sábado das 09h às 18H. 

Autor de diversos livros infantis, Luciano Pontes, escreveu, entre eles “Ouvindo as conchas do mar”, “Uma história sem pé nem cabeça”, “O carrossel do tempo”, “Disse me disse”, “Belizbel” pela Editora Paulinas. E “Em briga de irmãos, quem dá opinião?” pela Editora FTD. “Deslembrar” pela Editora Lafonte. Além de “Seu Rei Mandou”, Edições Meias Palavras, fundada pelo autor para divulgar os contos que escreve para serem encenadas pela Cia Meias Palavras de Teatro. Além disso, ele atua no Programa Doutores da Alegria, em Recife, como Besteirologista em hospitais públicos do Recife atendidos pelo programa desde 2013 e é curador do Festival FILIG (festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns).



SERVIÇO DO EVENTO

Uma andorinha Só – exposição de ilustração e sessão de autógrafos



Dia: 10/06/2017

Horário: a partir das 15:00h

Local: Casa das Asas - Rua Dom Sebastião Leme, 81 – Graças – Recife/PE Fone: 3072 7763



PROGRAMAÇÃO



15H – abertura da exposição de ilustração

15H30 – Sessão de autógrafos

- Intervenção sonora com os músicos Lucas Braz Ângelo Lima

- Mediação de leitura com UNIDUNITETÊ



Visitação da exposição de ilustração

10 a 30 de Junho de 2017

Segunda a sábado das 09h às 18H





SERVIÇO DO LIVRO:



Livro: Uma Andorinha Só

Autor: Luciano Pontes

Ilustrações: Luciano Pontes

Editora: Comunique

Número de páginas: 38 págs.

Valor: R$ 35,00

Vendas e pedidos: https://comunique-editora.lojaintegrada.com.br/

Tel: (84) 3201 0501

Dia nacional de luta contra queimaduras

Na próxima terça-feira, 6 de junho, é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras e aproveitando que o período junino é quando aumentam os casos de acidentes com fogos de artifício, o Hospital Dom Helder Câmara (HDH), resolveu fazer uma palestra para alertar e conscientizar a população sobre os riscos que se corre ao utilizar esse tipo de material.

“As festas juninas aumentam a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais. O número de sequelas e amputações de membros é altíssimo e, infelizmente, muitas crianças estão entre as vítimas desses acidentes”, alerta o cirurgião plástico do HDH, Marcelo Lins, médico que irá ministrar a palestra.

Lins abordará temas sobre prevenção, tipos de queimaduras, primeiros socorros, o perigo das soluções caseiras. Durante a palestra, as pessoas ainda contarão com o depoimento do empresário Gregório Santos, vítima de acidente com fogos de artifício que contará um pouco de como é sua vida após a amputação.


Com informações da jornalista Roberta Vasconcelos

Schin homenageia Luiz Gonzaga em sua campanha de São João

Nordestino nascido em Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento, o famoso Gonzagão, é um dos maiores músicos do Brasil, com fama e trajetória internacionais. Autor de mais de 600 músicas, com mais de 200 discos gravados, ganhou o codinome de Rei do Baião e título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Deixou uma legião de fãs (1912 – 1989) e muitas saudades. E, para homenagear o homem que cantou o drama da seca no Nordeste e abordar a verdadeira tradição do São João, a Schin, cerveja que é do jeito que o povo gosta e que possui grande identidade com o povo nordestino, dedica sua campanha junina a Gonzagão. Toda a comunicação da marca para o São João 2017 foi pensada e concebida para homenagear este, que foi um dos maiores ícones da música brasileira e nordestina.

Para Bruno Piccirello, gerente de marketing de Schin, a campanha vem para reforçar a ligação da marca com o consumidor do Nordeste e trazer elementos tradicionais da cultura do São João. “Schin é uma marca extremamente democrática e que conta com uma aceitação e preferência muito grande no Nordeste. A escolha em homenagear Gonzagão foi uma forma que encontramos de também prestar uma homenagem ao consumidor nordestino e retribuir o carinho que esse público tem pela marca”, destaca Bruno. “Além disso, trazendo uma das figuras mais emblemáticas da música nordestina, Schin está resgatando elementos para os consumidores viverem a verdadeira tradição do São João”, completa o gerente.

A campanha de Schin, que estreia no dia 1º de junho, contará com lata temática, hashtag, filme de TV, mídia externa, patrocínio de importantes festas, além de uma surpresa que será revelada no decorrer do mês de junho. O conceito da campanha foi criado pela agência New Style.

Nova Campanha – Para iniciar, Schin estreia uma campanha para TV em um filme de 30” assinada pela Agência Leo Burnett. A campanha vai ao ar a partir do dia 1ºde junho e será exibida em rede aberta de televisão em todo Nordeste. Outras ações para as plataformas online integram a campanha e também vão permitir que o público participe desta grande homenagem ao Rei do Baião.Uma hashtag especial para a ocasião, #eternogonzagao, será usada para marcar as iniciativas e ações de São João na internet. A cerveja ainda contará com spots de rádio.

Lata temática – Mais uma vez a Schin lança uma lata temática comemorativa. Com a assinatura “São João do jeito que o povo gosta”, a embalagem ganha ilustração do Rei do Baião. Na Bahia, serão comercializadas as latinhas de 350 ml e, em Pernambuco, a versão de 473 ml, que poderão ser encontradas nos principais pontos de vendas da região Nordeste. Serão produzidas mais de 3 milhões de latas. No ano passado, a embalagem contou com uma roupagem junina e três rimas criadas exclusivamente para a ocasião.

Festas e patrocínios – Democrática que é, Schin tem como uma das suas principais características apoiar as maiores festas regionais no Nordeste. O São João tem grande relevância para a marca, assim como o Carnaval e o Réveillon. Por conta disso, além da lata e dos materiais de comunicação, a marca será a cerveja oficial de importantes eventos juninos, impactando mais de 1,8 milhão de pessoas. Em Salvador, a Schin é parceira do São João do Governo do Estado, evento que vai alcançar mais de 200 mil pessoas, no período de 15 a 24 de junho. A cervejaria também apóia o Forró Boa Praça.

Em todo o estado, a Schin está presente em 21 eventos juninos já confirmados até o momento, entre festas públicas e privadas. A cervejaria renovou sua parceria a festas tradicionais como o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, Forró Tôa a Tôa, em Vitória da Conquista, Forró Coffee, em Itiruçu, dentre outros. A marca também estará presente em importantes eventos de São João nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Serrinha, Vitória da Conquista, Jequié, Alagoinhas, Petrolina, Itiruçu, Itagí, Caldas do Jorro, Barrolândia, Guaratinga, Belmonte, São Domingos e Brumado. Em Aracaju, capital de Sergipe, a cervejaria participa do São João da Fazenda Boa Luz.

Em Pernambuco, a Schin mantém antigas parcerias de sucesso com o São João da Capitá, festa com cidade cenográfica que recria o clima de uma típica festa junina do interior e reúne mais de 30 artistas nos palcos e diversos forrozeiros nos salões, tocando o autêntico forró pé-de-serra, xote e baião; e o Festival de Quadrilhas da Globo Nordeste, evento que valoriza, difunde e incentiva uma das mais populares manifestações culturais da época, as quadrilhas juninas.

Para a Schin, o São João é uma data de valorização da cultura regional, da tradição e momento de celebração. Para conhecer mais sobre a cerveja e suas iniciativas, acesse as redes sociais ou o site oficial da marca: https://www.schin.com.br/

Hairnor Solidária

A Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor, que começa neste sábado no Centro de Convenções de Pernambuco, estará com o estande Hairnor Solidária recebendo doações para a população atingida pelas enchentes que castigaram a região metropolitana do Recife e o interior do estado nos últimos dias.

Os visitantes que forem ao evento, que acontece de 3 a 5 de junho, das 12h às 20h, poderão levar roupas, agasalhos e alimentos não perecíveis para serem distribuídos com as vítimas. Além disso, os expositores da feira também estão contribuindo com material de higiene pessoal como é o caso da distribuidora de cosméticos Cadan e a loja Dorinha que já doaram caixas de sabonetes, escovas e creme dental.

Pela fato da Hairnor receber mais de 40 mil visitantes em apenas três dias, a organização da feira identificou a oportunidade de colaborar com os esforços em prol das famílias atingidas criando um ponto de recepção de doações no pavilhão de exposições. Todos os donativos entregues serão direcionados à organização não governamental Novo Jeito que ficará encarregada pela distribuição nos locais onde se encontram os desabrigados. 

Na Hairnor 2017 as indústrias do segmento da beleza estarão expondo uma infinidade de produtos, que vão desde cosméticos básicos, como batons, xampus e esmaltes, até equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e móveis, além de sistemas de gestão para salões de beleza. Haverá, ainda, no pavilhão de exposições, uma área exclusiva para o segmento de estética.

Simultaneamente à Feira, acontece o IV Congresso de Estética e Cosmética Hairnor, onde especialistas da área de saúde e bem estar vão apresentar as novidades em tratamentos, produtos e equipamentos. Além disso, será realizado o VI Workshop Hairnor que é a oportunidade para os profissionais terem acesso a um conteúdo técnico e inovador que irá capacitá-los a oferecer um diferencial como forma de aumentar a competitividade no mercado e a qualidade dos serviços oferecidos ao público.

O ingresso para a Feira, válido para os três dias, custa R$ 35,00. Os participantes de caravanas não pagam ingresso para visitar a Feira.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: (81) 3467-6572 ou pelo Site www.hairnor.com.br

Celpe comemora Semana do Meio Ambiente com exposição de “realidade aumentada” e troca de lâmpadas

Para comemorar a semana do Meio Ambiente, que acontece de 05 a 09 de junho, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) vai promover no Shopping Guararapes, uma exposição sobre o universo da energia elétrica, utilizando um recurso tecnológico virtual pouco difundido no Brasil: o da realidade aumentada. Quem for ao local, poderá ser beneficiado também pela troca de lâmpadas incandescentes ou halógenas por outras de LED, mais econômicas e duradouras (ver critérios no Serviço, abaixo). A ação é organizada pelo Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL. 

A exposição conta com um grande painel eletrônico que mostra o caminho percorrido pela energia elétrica desde sua geração, nas usinas hidrelétricas, até a chegada nas residências. A instalação ficará na praça de eventos do centro de compras e poderá ser “explorada” com auxílio de tablets customizados que funcionam como lupas para guiar os visitantes. As lupas possuem um software que transforma as ilustrações do painel em realidade aumentada. 

Apesar de muito difundida no exterior, a tecnologia da realidade aumentada ainda é pouco conhecida no Brasil. Por isso, a exposição promovida pela Celpe será uma oportunidade única para os pernambucanos interagirem com a novidade e aprenderem mais sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica. 

No total, o painel eletrônico exibe 41 itens interativos que, ao serem consultados, “saltam” da tela com movimento em 3D e apresentam a cena com auxílio de uma locução. Além dos “Caminhos da Energia”, o visitante vai poder aprender mais sobre “Eficiência Energética” e receber uma série de dicas de segurança com energia elétrica para pôr em prática em casa e nas ruas. 

O aplicativo utilizado nos tablets da exposição possui uma versão para download compatível com o sistema operacional Android, o que vai permitir que visitantes interajam também com a exposição em seus próprios celulares. 

Os consumidores residenciais que forem a exposição, munidos da última conta de energia e levarem lâmpadas incandescentes ou Halógenas de no mínimo 40 Watts e atenderem aos critérios do programa, vão poder realizar a troca dos modelos ineficientes por lâmpadas de LED.



SERVIÇO

Exposição Caminhos da Energia com Realidade Aumentada – Celpe na Semana do Meio Ambiente

Data: de 05 a 09 de junho

Horário: das 09h às 22h

Local: Praça de Eventos do Shopping Guararapes

Critérios para troca de Lâmpadas Incandescentes ou Halógenas por LED:

ü Ser cliente residencial;

ü Apresentar a conta de energia original do último mês paga;

ü Documentos pessoais (RG e CPF)

ü Levar lâmpadas incandescentes ou halógenas de no mínimo 40 Watts



A Celpe observa que cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, poderá trocar até 5 (cinco) lâmpadas incandescentes ou halógenas, de no mínimo 40W, por um modelo LED com selo PROCEL; 



Imprensa Celpe

River Shopping em clima de São João

O River Shopping Petrolina inaugurou, nesta quinta-feira (01), sua decoração junina com o tema São João Romântico”. O arraiá do River tem reprodução de tradicional feirinha sertaneja, mural para os visitantes tirarem fotos, muitas bandeirolas, balões e uma bodega cenográfica. A bodega ganhou o nome de Dona Inah Torres, uma homenagem a grande radialista da região. A tradicional barraquinha de comidas típicas também já está funcionando e foi montada em frente a loja Americanas. No local, há espaço com mesinhas para a degustação das deliciosas comidas de milho. Já a Praça de Alimentação foi transformada em um grande pátio do forró, onde ocorrem as apresentações musicais nas sextas do mês de junho, sempre das 18h30 às 21h30. Todas são gratuitas.



Confira a programação:

02/06 – Rochinha da Paraíba
09/06 – Rochinha da Paraíba
16/06 – Forró Tô na Boa
23/06 – Forró Tô na Boa
30/06 – Rochinha da Paraíba

Cavalos impulsionam economia e Turismo Rural de Gravatá

O número de turistas que buscam como destino o interior do Estado vem crescendo a cada ano. Eles buscam conhecer os engenhos, turismo de aventura e, principalmente, a equideocultura ou criação de cavalos. Estudos realizados pelo Sebrae PE para estimular turismo rural na região apontam que as atividades com cavalo são as opções de lazer mais procuradas pelos turistas. O que levou a intuição a desenvolver uma série de ações para impulsionar o turismo equestre, entre elas a Festa do Cavalo, que já chega a sua 11ª edição.

Dados apontam que 48% desses visitantes associam diretamente o lazer no campo ao cavalo. “O cavalo é citado como um dos principais atrativos neste segmento e Gravatá tem uma grande concentração de equipamentos de turismo ligados à criação de cavalos”, destaca Pio Guerra, presidente da Faepe. Segundo Guerra, Pernambuco é referência na criação de algumas raças, como a mangalarga marchador de marcha picada e a campolina, ideal para passeio.

A realização da Festa do Cavalo, por exemplo, tem impacto direto e positivo sobre diversas cadeias, tais como vestuário, selas/arreios, ração, alimentação, bares, restaurantes e até postos de gasolina, entre outros. Para o setor hoteleiro, o evento representa incremento médio de 60%, durante a semana, e 30% no fim de semana, em relação à média habitual.Atualmente, Gravatá reúne cerca de 100 haras, voltados para a criação de cavalos. “O negócio de cavalo é um ramo surpreendente, com uma grande diversidade de oportunidades”, fala Eduardo Cavalcanti, representante da Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico (Apetur) e sócio do Hotel Portal de Gravatá.

Festa do Cavalo - Criadores de todo o Brasil participam da Festa do Cavalo, que reúne o melhor das raças Mangalarga Marchador, Quarto de Milha e Campolina, até domingo 04 de junho, no Haras Dr. Luiz Ignácio. A mostra é promovida pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com apoio do Sebrae e Senar-PE.

“O objetivo é fomentar o turismo equestre, incrementar a economia local e permitir a troca de informações e experiências, entre os setores produtivos ligados à equinocultura”, explica o presidente da Faepe, Pio Guerra.

Nesse sentido, serão realizados três grandes eventos. Destaque para a Etapa Final do Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, consolidada como a segunda maior prova da raça no Brasil. Participam dessa fase mais de 250 Marchadores de diversos estados do Nordeste. Durante o campeonato regional, foram realizadas provas em diversos estados, na seguinte ordem: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Maceió e Pernambuco. A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) reúne 13,3 mil criadores, sendo considerada a maior associação de equinos de uma mesma raça da América Latina, com 600 mil animais, registrados em 74 núcleos nacionais.

“Desse total de criadores, 1864 são do Nordeste, que concentra também 90.870 animais da raça, aparecendo como a segunda maior região do País, ficando atrás apenas do Sudeste”, destaca Pio Guerra. Outro ponto forte é a Exposição Oficial do Cavalo Campolina, que acontece de quinta-feira, (1º) a sábado (03). Participam 100 animais de alta qualidade genética, de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

O evento também conta com a Prova de Três Tambores do Cavalo Quarto de Milha, que ocorre no domingo (04/06). Por sua vez, a 15ª Etapa do Caminhos do Marchador será realizada no sábado (03/06) e domingo (04/06). Essa prova é parte integrante do Ranking de Esportes da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A prova é caracterizada por três fases distintas de avaliação dos conjuntos, são elas: Marcha, Cavalgada Planilhada e Maneabilidade. 

A Festa do cavalo também reúne praça de alimentação, food truck, estandes comerciais e de serviços. Os organizadores calculam que mais de dez mil pessoas devem visitar o evento. O público alvo são criadores e donos de cavalo, produtores, empresários do turismo rural, turistas e moradores da região Agreste, além de estandes e expositores de outros estados.

Produção de Mangaba começa a ser mapeada em PE

Extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Tabuleiro Costeiro) participaram, na manhã desta quinta-feira (1), de reunião que iniciará mapeamento e produção de relatório sobre a Mangabeira (árvore produtora da fruta mangaba), no estado de Pernambuco.

De acordo com Maviael Fonseca, coordenador do Departamento de Assistência Técnica do IPA (DEAT), a ação tem como foco realizar um levantamento de áreas no litoral do Estado que possuam árvores nativas da mangabeira e, posteriormente, possibilitar a proteção – por meio de coleta para banco de germoplasma – produção e a execução de políticas públicas para proteção das áreas e cultivo da fruta com acompanhamento técnico. 

Fonseca ainda reforça que em Pernambuco existem dois tipos de extrativismo frutíferos importantes, a mangaba e o umbu e que é necessário coletar dados a cerca do assunto. “É de fundamental importância ter conhecimento aprofundado das áreas de ocorrências extrativistas e de exemplares da mangabeira. Para que possamos promover atividades de assistência técnica adequada à realidade da região”, destacou.

O pesquisador e curador de fruteiras nativas da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Josué Francisco, comentou que o mapa é o objeto principal dessa ação, pois vai nortear as futuras ações para cultivo da fruta. “É preciso dimensionar as áreas e se existem trabalho extrativista com a mangaba no estado. Além de apresentar as formas de acesso ao fruto, gestão das áreas existentes e número de pessoas que sobrevivem da coleta fruta”, frisou.

Participam da ação extensionistas de 13 municípios de Pernambuco, dentre eles: Itambé, Goiana, Itamaracá, Itapissuma, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinháem, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande.


Instituto de Agronomia de Pernambuco

Show beneficente nas Pás


Presidiários fabricam pães para distribuir para vítimas das chuvas em Pernambuco

Detentos de unidades do sistema penitenciário de Pernambuco começaram, nesta quinta-feira (1º), a produzir pães para distribuir para vítimas das chuvas e enchentes no estado. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), 35 presidiários estão trabalhando nas cozinhas industriais para fabricar os alimentos que serão enviados a 10 municípios.

Em Pernambuco, 43 mil pessoas estão fora de casa. Houve cinco mortes, sendo duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma Caruaru, no Agreste.

Estão envolvido na produção dos pães detentos das três unidades prisionais do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. Também participam reeducandos do Centro Regional do Agreste (CRA), em Canhotinho, no Agreste, do Presídio Romildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares; na Mata Sul, além de presidiários do Presídio Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste.

Todos os detentos têm experiência na cozinha. A lista de cidades contempladas ainda vai ser definida pela Defesa Civil em parceria com o Centro de Abastecimento (Ceasa). Serão levados em conta critérios de quantidade de pessoas necessitadas e a urgência dos casos. A parceria será mantida até que a situação nos municípios se normalize.

Portal G1

Casal de abutres machos choca ovo e cria filhote em zoológico da Holanda

Duas aves do Zoológico Artis, na Holanda, provaram que não há preconceito no mundo animal: um casal de abutres machos, que está junto há anos, não só adotou um filhote como novo membro da família, mas também chocou o ovo do pequeno abutre.

Os dois machos se revezaram para sentar no ovo, que havia sido encontrado abandonado no chão do aviário. Inicialmente, os funcionários o colocaram em uma incubadora, mas acharam que seria melhor deixá-lo no ninho do casal.

O zoológico afirmou, em comunicado no site, que os pássaros se adaptaram bem à vida de pais. Os especialistas também disseram que é comum, principalmente para aves, formar casais do mesmo sexo, mas é a primeira vez que um casal como este choca um ovo no zoológico. 

Correio Braziliense

Como ajudar a menina Rivânia?

Durante as cheias desta semana, a menina Rivânia, de oito anos, se esforçou para salvar seus materiais escolares, deixando para trás roupas e brinquedos. Mas você pode ajudá-la: a conselheira tutelar de criança e adolescente Ana Nery disse que pode intermediar através do trabalho próprio do Conselho Tutelar. Os telefones são os 3688-1205 (do conselho) e o 98337-0716 (o pessoal de Ana). Também é possível contactar o blogueiro Tenório Cavalcanti (81 98705-7671) ou falar diretamente com o Padre Jerônimo, de São José da Coroa Grande (81 3688.1318). 

Com informações da jornalista Adaíra Sene


Hospital de Campanha de Rio Formoso é visitado por governador

Durante passagem no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, nesta quinta-feira (01.06), o governador Paulo Câmara visitou o Hospital de Campanha que está sendo instalado pelo Exército na cidade e que estará a serviço do município já nesta sexta-feira (02.06). O equipamento chega para reforçar a assistência à saúde da população devido aos danos causados pelas chuvas no hospital municipal. A estrutura das Forças Armadas realizará 150 atendimentos e cerca de 70 procedimentos diariamente. Diante desse quadro, Paulo assegurou que viabilizará, junto à prefeitura, um novo equipamento de saúde municipal.

"Nesse momento difícil, o Hospital de Campanha vai ajudar bastante tanto Rio Formoso quanto os municípios do entorno que precisarem de atenção", avaliou o governador Paulo Câmara. O equipamento, que tem 900 m², conta com dez barracas de 48 metros quadrados, sete leitos de observação e uma sala para urgência e emergência. Ao todo, 35 profissionais de saúde, um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem serão responsáveis pelos atendimentos.

Paulo também garantiu que iniciará, de forma imediata, negociações com a prefeita, Isabel Hacker, para erguer um novo hospital para a cidade. "Estou analisando junto à prefeita a construção de um novo hospital municipal para garantir a saúde da população de Rio Formoso. A ideia é construir um equipamento totalmente novo em uma área de segurança, para que fique livre de qualquer enchente como a que aconteceu no último domingo", afirmou, acrescentando que o novo hospital oferecerá os mesmos serviços do anterior.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Urgente: Festival de música na Alemanha é interrompido por ameaça terrorista

O festival de música alemão Rock am Ring foi interrompido nesta sexta-feira (2) por causa de uma ameaça terrorista. Os organizadores do festival, que era realizado no autódromo da cidade de Nürburg, pediram que as pessoas deixassem o local de maneira calma e organizada.

"Devido a uma situação de ameaça terrorista, instruímos os organizadores, como precaução, para interromper o festival", afirmou a polícia pelo Twitter.

De acordo com um comunicado da polícia, a segurança do festival conta com cerca de 1.200 agentes e foi reforçada com antecedência devido ao ataque na Manchester Arena, após o show da cantora americana Ariana Grande, que deixou 22 mortos e mais de 100 feridos na semana passada.

A organização do evento diz esperar que o festival possa ser retomado no sábado.

Portal G1

1º Festival Automotivo do Extra em 2017 oferece ofertas especiais

O Extra, maior vendedor de pneus há seis anos apontado pela Nielsen, realiza a primeira edição do Festival Automotivo do ano. Do dia 01 a 18/06, a rede preparou descontos em diversos produtos da categoria, como setor, como pneus, acessórios, ferramentas, baterias e itens de limpeza, além de condições de pagamento facilitadas para clientes que utilizam os cartões de crédito do Extra. A rede tem como expectativa um crescimento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Durante os 15 dias do Festival, a novidade são os descontos de 20% que acontecerão em determinadas categorias em alguns dias da semana para clientes que utilizarem o cartão Extra. Às segundas-feiras (05 e 12/06), os consumidores poderão desfrutar do benefício em serviços de limpeza e embelezamento automotivo. Às terças-feiras (06 e 13/06), a dinâmica passa a valer para todas as baterias e lubrificantes. Às quartas-feiras (07 e 14/06) é a vez dos acessórios internos ou externos para carros. Nas duas quintas-feiras do período, todas as ferramentas manuais contarão com o desconto e, de sexta-feira a domingo os clientes poderão parcelar todos os pneus e baterias em até 20x sem juros no cartão Extra ou em até 10 vezes sem juros nos demais cartões.

Dentre as ofertas, as apostas são os pneus, que são sucesso de vendas nacional:


· Pneus aro 13: a partir de R$ 159,90;

· Pirelli aro 14 de R$ 289,90 por R$ 246,42 cada na compra de três unidades;

· Pneus Altimax aro 15: de R$ 299,90 por R$ 254,92 cada na compra de três unidades;

· Pneus aro 16 e 17: Na compra de 4 unidades, ganhe um conjunto com 3 malas Paris.

Para os clientes que buscam trocar a bateria de seus veículos, o Extra disponibiliza desde o ano passado um aplicativo que auxilia a identificar qual o modelo mais adequado para o automóvel, bem como qual a loja Hiper mais próxima de sua localização para realizar a compra.

Procon apreende panos pra limpeza

Desde o início da semana o Procon-PE vem realizando diversas fiscalizações em supermercados da Região Metropolitana do Recife (RMR) e acabou encontrado irregularidades em panos para serem utilizados na limpeza da casa. Cerca de 200 embalagens foram recolhidas. 

O que chamou a atenção dos fiscais foi que na embalagem tem, em destaque, que o produto é de algodão, mas ao ler as informações há composição indeterminada. O fato de não conter do que o produto é feito torna-se impróprio para o consumo, podendo se tornar um perigo para a saúde.

Os produtos são da marca Aklin e foram recolhidos do Pão de Açúcar, localizado na Rosa e Silva, e do Hiper Bombreço da Avenida Recife. 

Imprensa Procon PE

Ministério diz que barragens em PE não foram concluídas por falhas em projetos

O Ministério da Integração Nacional afirmou, em nota enviada hoje (30) à Agência Brasil, que falhas nos projetos de construção de duas das cinco barragens planejadas em 2010 para impedir enchentes em Pernambuco determinaram a devolução de verba para a União. A informação contradiz a versão do governo de Pernambuco de que faltaram recursos federais para as obras. Nesse fim de semana, a Zona da Mata Sul do estado sofreu com enchentes causadas pelas fortes chuvas e seria uma das áreas beneficiadas com as barragens.

A Agência Brasil havia adiantado ontem (29) que havia a indicação de que outros problemas teriam contribuído para que a promessa feita em 2010 do “cinturão” de barragens da bacia do Rio Una não fosse cumprida pelo governo estadual. As estruturas foram planejadas depois que uma grande enchente devastou municípios e deixou cerca de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas na região banhada pelo rio. Sete anos depois, apenas uma delas, a de Serro Azul, ficou pronta. O restante está com as obras paralisadas.

O estado diz que faltou dinheiro federal para concluir as outras. A versão foi apresentada ontem pelo próprio secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Steffani. No entanto, a nota do Ministério da Integração adiciona outros componentes: “o governo do estado identificou falhas e exigências de readequações nos projetos das barragens de Gatos e Panelas II, o que levou o ente a devolver os recursos federais já repassados pela União. No momento, o ministério aguarda novo escopo dos projetos e custos”, diz o órgão, na nota.

Barragens

Sobre a Barragem de Guabiraba, o ministério diz que “apesar de ser possível executá-la”, o estado não priorizou a obra em 2015 e optou por rescindir o contrato com a construtora. Para retomar as obras, a pasta federal indica que aguarda informações sobre a nova licitação a ser realizada e o levantamento do que falta ser feito. Em relatório de gestão do Ministério da Integração referente ao ano de 2014, a obra da barragem de Guabiraba tem execução física de 22%.

O ministério diz que houve prioridade para a construção da Barragem de Igarapeba, mas o estado comunicou que era necessária a liberação de R$ 63 milhões em recursos adicionais, não previstos no projeto original. “Essa solicitação foi feita ao Ministério da Integração Nacional em setembro de 2016 e está em análise pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão”, diz a nota.

Ontem, o prefeito de Palmares, Altair Júnior, disse que a única barragem concluída, Serro Azul, impediu que a cidade “saísse do mapa”, e que a inundação do município aconteceu por causa da cheia de dois afluentes do Rio Una, onde estão dois reservatórios não concluídos. Há mais de 10 mil desalojados e mil desabrigados no município. A cidade também foi uma das que mais sofreu com a última grande cheia de Pernambuco, em 2010, e que gerou o projeto do cinturão de barragens para prevenir inundações.

Outro lado

O governo do estado divulgou uma nota no início da noite de hoje que informa que os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e de Alagoas, Renan Filho, chegaram a um acordo com o Ministério da Integração Nacional para o repasse de recursos para ações emergenciais nos estados. Pernambuco solicitou cerca de R$ 20,5 milhões para liberação imediata para ações emergenciais.

Segundo a nota, ficou acertado que será feito um levantamento conjunto das quatro barragens - Panelas II, Gatos, Igarapeba e Barra de Guabiraba - que ainda não foram concluídas. Três novas barragens, uma no Agreste e duas na Região Metropolitana, que haviam sido incluídas na Emenda de Bancada de 2016 e não tinham sido empenhadas, também entrarão no pacote proposto pelo governador.

O cálculo preliminar do Ministério da Integração Nacional é que as obras deverão custar entre R$ 500 milhões e R$ 600 milhões para serem concluídas.

*Matéria alterada às 11h16 do dia 31/05 para corrigir informação. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, há falhas no projeto de duas das cinco barragens, e não em quatro barragens planejadas em 2010, como publicado anteriormente.

Agência Brasil e Arquivo

Cidade de Buíque tem rodízio de abastecimento reduzido

No Agreste Meridional do estado, mais uma cidade comemora as chuvas que caíram na região. Buíque, distante 284 quilômetros do Recife, já está sendo beneficiada com o aumento do nível da Barragem Mulungu, que alcançou 60% da sua capacidade máxima - 1,3 milhões de metros cúbicos de água. O manancial responde por 65% da água fornecida para Buíque e, somado à produção do Sistema do Vale do Catimbau, permitiu à Compesa diminuir o rodízio de abastecimento para os 17,8 mil buiquenses para dois dias com água e quatro dias sem, a partir deste mês. Antes, o calendário de distribuição de água para a população era de quatro dias com água e oito dias sem.

A acumulação de água em Mulungu começou a elevar no final do mês de abril, quando a barragem registrou 14% do seu nível, e a companhia pôde voltar a utilizar a água do manancial. Em função da estiagem, a Barragem Mulungu tinha deixado de fornecer água para Buíque em outubro de 2015. Antes das chuvas, o abastecimento da cidade só contava com o Sistema do Vale do Catimbau, que foi construído pela Compesa para complementar o abastecimento da cidade. O sistema é alimentado pela água explorada de três poços e entrou em operação no ano de 2015. 

"Com esse volume acumulado em Mulungu, já podemos garantir o fornecimento de água para Buíque até o final de 2018. Como ainda permanece chovendo na região, nossa expectativa é que o nível de Mulungu ainda possa melhorar", informa o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto César Lima. Além de Buíque, a água da Barragem Mulungu também será destinada ao abastecimento do distrito de Guanumbi, que possui um pouco mais de 700 moradores. A localidade, que não estava sendo abastecida pela rede, desde agosto do ano passado, volta a ter água nas torneiras este mês.

Imprensa Compesa

Exposição interativa sobre a história da TV brasileira é inaugurada em Recife

A Seja Digital, entidade responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, inaugura neste sábado (03/06) a “Vila Digital”. No espaço, localizado no Centro Cultural dos Correios de Recife, os visitantes viajarão no tempo, desde o início da TV brasileira, com transmissões em preto e branco, até os dias de hoje, com a qualidade de som e imagem da TV digital. Além da exposição, a Vila Digital também conta com um ambiente interativo que oferece atividades para todas as idades.

A iniciativa tem curadoria da PRÓ-TV e faz parte do trabalho desenvolvido pela Seja Digital para informar e conscientizar a população da região metropolitana de Recife sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorre no dia 26 de julho. Após essa data, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta nessas localidades.

Logo na entrada da exposição, aparelhos de televisão antigos remontam cada uma das décadas desde a primeira transmissão televisiva no Brasil. Ali, é possível assistir aos comerciais dos anos 50, aos musicais e auditórios dos anos 60, aos programas de humor dos anos 70, aos clássicos infantis dos anos 80, aos flashes esportivos dos anos 90 e às cenas da dramaturgia dos anos 2000.

Entre as atividades interativas, características da era da TV digital, a exposição oferece um espaço para tirar fotos com montagens digitais de artistas e simular a apresentação de um programa no estúdio de TV. Quem tiver coragem, pode se arriscar no “Você é o show”. Diante de uma câmera, o visitante se torna cantor de reality show para os amigos. É só sacar o smartphone e compartilhar nas redes sociais o que estiver vendo e vivendo.

A última estação da Vila mostra que o futuro já chegou. É a convergência digital. Hoje, o mundo está conectado e na palma da nossa mão. O desligamento do sinal analógico de TV permitirá a expansão do sinal 4G em 700 MHz, uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem à internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados. As pessoas e as cidades estarão ainda mais conectadas.

Papo de TV

No dia 3 de junho, a PRÓ-TV organiza a mesa redonda “Papo de TV”, trazendo discussão sobre o futuro da televisão em Recife. As presenças de Gunnar Bedicks (diretor técnico da Seja Digital), André Rocha (diretor técnico da Rede Tribuna/Band), Carol Duca (diretora de tecnologia da Rede Globo) e Geraldo Ricarte (diretor de Engenharia e Projetos da Record TV) estão confirmadas para o evento, também aberto ao público.

Vila Digital:

Endereço: Centro Cultural dos Correios Recife
Av. Marquês de Olinda, 262 - Bairro do Recife - Recife/PE - CEP: 50.030.970
Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 17h, até o dia ­­­09 de Julho. Durante a semana, o espaço também receberá a visita de alunos de escolas públicas de Recife e dos demais municípios.
Entrada franca

Barragem de Pirapama chega a 90 % da sua capacidade

As chuvas registradas de ontem (31/05) para hoje (01/06) na Região Metropolitana do Recife foram mais intensas na área de influência da Barragem de Duas Unas, localizada em Jaboatão dos Guararapes. O reservatório, o menor em volume de armazenamento dos quatro que compõem o complexo de sistemas de abastecimento de água que atende a RMR, aumentou 13,39% da sua capacidade. O manancial tem a capacidade de acumular 24 milhões e 199 mil metros cúbicos de água e hoje está com 13 milhões e 413 mil m3 do total. No monitoramento realizado ontem, Duas Unas apresentou um resultado de 41,84 %.

A segunda barragem que acumulou mais água, nas últimas 24 horas, foi Pirapama, o manancial que está respondendo mais positivamente aos efeitos das chuvas. Conseguiu acumular mais 4,3% e hoje está com 90,73% da sua capacidade, o que corresponde a um volume de 55 milhões 234 mil m3 - de um total de 60 milhões e 880 mil m3 de água. Em seguida, vem a Barragem de Tapacurá, situada em São Lourenço da Mata, que acumulou mais 2,14 % e passou a registrar 46,16%. Tapacurá é o maior reservatório para abastecimento humano da RMR, porém, o Sistema Pirapama é o principal sistema da região pois tem uma capacidade maior de produção, sendo responsável por 35% do atendimento na RMR. Tapacurá tem a capacidade máxima para acumular 94 milhões e 200 mil m3 e está agora com 43 milhões 480 mil metros cúbicos de água.

A Barragem de Botafogo, em Igarassu, continua sendo o manancial a receber a menor contribuição de chuvas na Região Metropolitana. O reservatório só conseguiu acumular mais 1,38% de ontem para hoje, passando para 16,27%. O reservatório está com 4 milhões e 489 mil m3 de uma capacidade total de 27 milhões e 595 mil m3. Essa barragem é a principal fonte de abastecimento de água para as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. A situação de Botafogo ainda é considerada crítica para os técnicos da Compesa.

DIA 28/05/17
Pirapama: 59,39%
Tapacurá: 34,11%
Botafogo: 13,34%
Duas Unas: 27,65%

DIA 29/05/17
Pirapama: 73,93%
Tapacurá: 41,39%
Botafogo: 14,09%
Duas Unas: 33,14%

DIA 30/05/17
Pirapama: 83,39%
Tapacurá: 43,53%
Botafogo: 14,968%
Duas Unas: 41,41%

DIA 31/05/17
Pirapama: 86,43%
Tapacurá: 44,02%
Botafogo: 15,34%
Duas Unas: 41,84%

DIA 01/06/17
Pirapama: 90,73%
Tapacurá: 46,16%
Botafogo: 16,27%
Duas Unas: 55,43%

Imprensa Compesa

Faculdade recebe o I Encontro de BPM e TIC

A Faculdade Esuda recebe no próximo dia 10 de junho, com início às 8h, o “I Encontro de BPM e TIC”, Business Process Management, e Tecnologia da Informação e Comunicação. O seminário englobará palestras sobre alinhamento de TI e Negócios, gestão de projetos, gestão de riscos e custos em processos, desenho e modelagem de processos, e mais. O evento é voltado para estudantes e profissionais da área de tecnologia e administração.

Com carga horária de seis horas e com entrada mediante 2kg de alimento não perecível, o Seminário será ministrado pelos palestrantes Fred Caldas, executivo de negócios corporativos; Romulo Cesar, especialista em gestão da tecnologia da informação; Cloves Rocha, mestrando em ciências da computação com vasta experiência em análise de sistemas e processos de negócios(BPM); Raoni Monteiro, Mestre em Ciências da Computação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e Gestão por Processos de Negócio (BPM); Milton Morais, especialista em Segurança de Redes Computacionais e Mestrando em Ciência da Computação.

Serviço:

“I Encontro de BPM e TIC”
Local: Faculdade Esuda – Auditório.
Quando: 10 de junho, às 8h.
Investimento: 2kg de alimento não perecível.
Mais informações: (81) 3412.4242

Centro Universitário Estácio do Recife realiza Feira de Logística

Nos dias 05, 06 e 07 de junho, das 18h30 às 22h, o  Centro Universitário Estácio do Recife, unidade Abdias de Carvalho, realizará a 1ª FERLOG – Feira de Logística e Gestão, com o tema ​​"Logística e Gestão em Tempos de Crise". O evento será aberto ao público e terá como objetivo discutir temáticas da atualidade sobre o mercado de Logística e Gestão de Negócios no estado de Pernambuco.

Na ocasião, os participantes contarão com oficinas sobre gestão de armazém, gestão de transporte, marketing digital, empreendedorismo, logística internacional e comércio exterior. Além disso a feira contará com os palestrantes Prof. Marcílio Cunha, Leonardo Cerquinho, Presidente da AD Diper e da Administração do Complexo Industrial e Portuário de Suape, e das empresas parcerias Porto Digital, Expolab, GW Sistemas, Informata, Schneider Associados e Lotebox.

O evento será gratuito, mas os participantes deverão levar, no ato do credenciamento, uma fralda geriátrica G ou GG e/ou uma pomada para assadura, que serão doados para o Instituto Cristo Redentor.

Os interessados deverão entrar em contato através do telefone 81 9 99158129 ou pelo link de inscrição: 


Serviço:

1ª FERLOG – Feira de Logística e Gestão com o tema "Logística e Gestão em Tempos de Crise"

Quando: 05, 06 e 07 de junho, das 18h30 às 22h

Local: Centro Universitário Estácio do Recife, unidade Abdias de Carvalho.

Inscrições: 81 9 99158129 (falar com André Luiz, coordenador do curso) ou pelo link: