terça-feira, 9 de abril de 2019

Super Mix Itinerante abre calendário 2019 em Carpina nesta quinta-feira (11)



Um dos polos comerciais da Mata Norte pernambucana, com estimativa de alcançar em torno de 800 mil consumidores em potencial, graças especialmente à sua localização estratégica, Carpina será a primeira cidade a receber a temporada 2019 da Super Mix Itinerante. Organizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), o encontro está agendado para esta quinta-feira (11), das 18h30 às 22h, na Casa de Recepções Monteville, no bairro de Santa Cruz. 

Considerada uma cidade fundamental para a consolidação do desenvolvimento da região, com mais de 96% de sua população residindo em área urbana, Carpina conta com um comércio bastante forte, marcado pela oferta de serviços e indústrias de calçados e de ração animal. “No ano passado, a Super Mix Itinerante foi muito bem aceita na cidade e tivemos a participação de diversos empresários e comerciantes locais, interessados em aprender e estreitar relacionamentos com outros profissionais da área de atacado e supermercados. Ficamos muito satisfeitos com este resultado e decidimos repetir a iniciativa na cidade justamente para reforçar os laços com estes empresários, colaborando para o crescimento deles por meio do contato com as novas iniciativas em marketing e negócios”, destaca a coordenadora da feira, Paula Valéria Gomes. 

O coordenador do Sebrae na Zona da Mata, Leonardo Carolino, parceiro da Super Mix, ressalta o potencial econômico da área. “Em 2015, segundo o IBGE, o PIB da Mata Norte alcançou R$ 9,8 bilhões, o que representa 6,2% do PIB estadual e Carpina teve 16% dessa participação. Há previsão de inauguração ainda no primeiro semestre de 2019 do primeiro shopping center da região, o que mostra um cenário interessante e um ótimo momento econômico para ampliação de investimentos”, explica. 

A novidade deste ano fica a cargo do novo formato da Itinerante, que tem como atração principal o talkshow Varejo Híbrido, projeto que aborda as inovações do setor, com a presença do especialista em empreendedorismo Adalberto Souza e dos jornalistas Bianka Carvalho, Danilo Cézar e Bruno Grubertt. 

“O foco será todo voltado para o varejo híbrido, centralizado na figura do empreendedor, abordando aspectos de comunicação e da indústria 4.0. Inclusive do relacionamento dele, empresário, com vídeos e falas para a TV e Instagram como instrumento de divulgação”, conta Adalberto, que destaca que o momento é interação com o público. O encontro contará com coquetel para fortalecer o networking dos empresários. 

A caravana da Super Mix Itinerante seguirá até agosto. No dia 16 de maio, será a vez de Palmares receber a feira. Já em 11 de julho, Caruaru abrigará a Itinerante, que terá ainda uma última parada em Salgueiro, no dia 8 de agosto. Em 2018, as edições pocket da feira passaram pelas cidades de Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru, Carpina e Palmares, movimentando R$ 1,5 milhão em negócios. O objetivo é reunir o varejo, agentes de distribuição e os setores de hotelaria, alimentos e bebidas, panificação, lojas de conveniência, indústrias – um dos principais nichos em desenvolvimento no País - e outros segmentos de expositores para fortalecer e estreitar os laços profissionais. 

Para participar da feira, basta se inscrever gratuitamente no link: https://bit.ly/2F18AdJ

14ª SUPER MIX 

A Super Mix Itinerante é ainda uma oportunidade de apresentar uma amostra da 14ª edição da feira de negócios, que acontecerá de 24 a 26 de setembro, no Centro de Convenções, no Recife, principal evento do setor atacadista e supermercadista do Norte/Nordeste. O evento, que conta com o apoio do Sebrae, chega à sua 14ª edição, oferecendo uma oportunidade única para a geração de negócios, demonstração de novos produtos, tendências e soluções para o setor. A mudança comportamental do consumidor, que tem sido um catalisador para o varejo, será a principal discussão levantada pela Super Mix neste ano. 

SERVIÇO 

SUPER MIX ITINERANTE EM CARPINA – Quinta-feira, 11 de abril, das 18h30 às 22h, na Casa de Recepções Monteville (Av. Conselheiro João Alfredo, 071 - Santa Cruz, Carpina). Inscrições: https://bit.ly/2F18AdJ. Evento gratuito.

Pelé é internado em São Paulo com infecção urinária

Pelé, de 78 anos, deu entrada hoje (9) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após chegar de Paris. Ele havia sido hospitalizado na capital francesa na terça-feira da semana passada (3), quando foi levado ao Hospital Americano de Paris com um quadro de febre alta.

Na sexta-feira (5), o ex-jogador informou - pela sua conta do Twitter - que tinha apresentado melhora.

“Muito obrigado por todo o amor! Os antibióticos estão fazendo efeito e os exames estão todos ok. Eu estou me sentindo muito melhor e acho que estou pronto para jogar de novo!”, dizia a postagem.

Segundo o boletim divulgado no início da tarde desta terça-feira pelo Albert Einstein, Pelé teve uma infecção urinária causada por cálculos no ureter.

“A infecção foi tratada”, resume a nota, sem detalhar os procedimentos adotados na França. “No momento, [o ex-jogador] está realizando exames admissionais e seu estado de saúde é bom”, finaliza o boletim.

Histórico - Desde o fim de 2012 que o estado de saúde de Pelé (Edson Arantes do Nascimento) tem preocupado parentes, amigos e fãs. Em 2012, ele colocou uma prótese no quadril por causa de uma fibrose.

Em novembro de 2014, foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a problemas no sistema urinário decorrentes de cálculos renais, ureterais e vesicais que causaram obstrução do fluxo urinário.

Dias após receber alta médica, o ex-jogador voltou a passar mal e precisou ser internado novamente, sendo submetido a hemodiálise.

Em 2015, Pelé teve que voltar ao mesmo hospital duas vezes para se submeter a novos procedimentos cirúrgicos. Em maio, ele passou por uma cirurgia na próstata. Em julho, foi operado para aliviar dores na coluna.

Os problemas de saúde forçaram Pelé a deixar de presenciar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. Ele estava cotado para acender a Tocha Olímpica, mas afirmou que, naquele momento, não tinha “condições físicas de participar da abertura da Olimpíada”.

No ano seguinte, o ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira participou do sorteio dos jogos da Copa do Mundo de 2018, em Moscou, sentado em uma cadeira de rodas.

Agência Brasil

Novo ministro afirma que não é radical e quer "pacificar o MEC"

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse hoje (9) que pretende pacificar o Ministério da Educação (MEC). “O que a gente vai fazer aqui, a primeira coisa, é pacificar. Quem continuar na guerra, quem continuar batendo, está fora, não tem segundo aviso”, afirmou, em discurso, ao receber o cargo do antecessor, Ricardo Vélez Rodríguez.

Weintraub foi empossado pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia nesta terça-feira, no Palácio do Planalto. “Não sou radical”, reafirmou o ministro, dizendo que está “aberto a diversas posições, a olavistas [como são chamados aqueles que passaram pelos cursos do filósofo Olavo de Carvalho], a militares, a gente de esquerda disposta ao diálogo." 

O ministro disse que está aberto ao diálogo com todos, que vai ouvir, aceitar números, dados e evidências e, caso esteja errado, vai ceder. Ele ressaltou que se pautará pelo que está no plano de governo do presidente Jair Bolsonaro. “O que vamos fazer está no plano de governo, não é nenhum absurdo.”

Weintraub deixou claro, no entanto, que, para o funcionamento da pasta, é preciso unidade. “O MEC tem um rumo, uma direção, e quem não concorda, por favor, avise, que será tirado”, disse e acrescentou: “A partir do momento que entro no governo, tenho que me pautar pelas convicções feitas no topo do time. Eu posso ter posições diferentes do presidente Bolsonaro. Eu tenho duas alternativas, ou obedeço, ou caio fora.”
Gestão anterior

Na cerimônia, o ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez afirmou que entrega a pasta com as secretarias e autarquias “funcionando a contento”. Segundo Vélez, a equipe costumava trabalhar das 8h da manhã à meia-noite. 

De acordo com o ex-ministro, “mentiras deslavadas” foram ditas sobre sua gestão e se defendeu: “[Eu] me desgastei, paguei o preço, e não me arrependo porque nunca esmoreci na tentativa de tirar a limpo os maus manejos, as más práticas e o desrespeito ao dinheiro do contribuinte.”

A administração de Vélez no MEC foi marcada por polêmicas e pela troca de pelos menos 10 cargos do alto escalão do ministério e órgãos vinculados nas últimas semanas.

Vélez disse que recebeu sem tristeza a notícia de sua saída do cargo. “Achei que era uma etapa, uma meta cumprida”, afirmou. “Entrego meu cargo, não com tristeza, mas com felicidade porque sei que estou entregando algo que está em funcionamento, algo que construímos com muito trabalho ao longo desses três meses.”

Entre suas ações à frente do MEC, Vélez destacou a chamada Lava Jato da Educação. Segundo o ex-ministro, instituições de ensino envolvidas em esquemas irregulares foram descredenciadas e nomes de pessoas que praticaram atos ilícitos foram repassados ao Ministério da Justiça.

Vélez mencionou também a elaboração da disciplina educação para a cidadania, ainda em construção. Ele explicou que a intenção era implantá-la nas escolas brasileiras para despertar “a consciência do que é ser brasileiro”. A disciplina já é lecionada em escolas militares.


Discurso Plagiado - Enquanto era empossado, viralizou um vídeo em que o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub repete o discurso dos nazistas na Alemanha na década de 1930 e diz que "os comunistas" são donos dos bancos, das grandes empresas e da imprensa no país. Na Alemanha, em vez dos comunistas, o alvo de discurso similar ao de Weintraub eram os judeus. Segundo Gerd Wenzel, comentarista da ESPN Brasil e colunista da Deutsche Welle, nascido na Alemanha, o discurso é "plágio dos anos 30 na Alemanha: é só trocar 'comunistas' por 'judeus'".

O que disse o novo ministro em palestra em 2018:

"...Os comunistas são o topo do país. Eles são o topo das organizações financeiras; eles são os donos dos jornais; eles são os donos das grandes empresas; eles são os donos dos monopólios..."

O que diziam os nazistas em 1930:

"...Os judeus são o topo do país. Eles são o topo das organizações financeiras; eles são os donos dos jornais; eles são os donos das grandes empresas; eles são os donos dos monopólios..."

Hitler atribuía os males da Alemanha ao suposto fato de os judeus controlarem os meios de comunicação e o sistema financeiro. Com isso, escolheu um bode expiatório, que se tornou alvo preferencial da perseguição nazista. O Weintraub, na essência faz o mesmo

Weintraub lança uma acusação segundo a qual os Setúbal, donos do Itaú, os Safra, donos do banco que leva o nome da família, Jorge Paulo Lemann, com sua fortuna de US$ 23 bilhões, os Marinho e os Frias seriam comunistas com o mesmo objetivo que os nazistas lançaram acusação similar aos judeus na Alemanha.

Hitler atribuía os males da Alemanha ao suposto fato de os judeus controlarem os meios de comunicação e o sistema financeiro. Com isso, escolheu um bode expiatório, que se tornou alvo preferencial da perseguição nazista. Weintraub, na essência faz o mesmo. Em 1930, criou-se uma onda de antipatia e repulsa que deu condições políticas à perseguição brutal, cujo ápice foi o holocausto ou shoá, na qual morreram mais de 6 milhões de judeus. É o mesmo método, que o novo ministro agora usa contra os comunistas.

A ironia trágica é que Weintraub é judeu. 

Veja o tweet de Gerd Wenzel e assista ao ministro em seu discurso:

Plágio dos anos 30 na Alemanha: é só trocar "comunistas" por "judeus". https://t.co/XmD09BtYAc— Gerd Wenzel (@gerdwenzel) 8 de abril de 2019




Com informações da Agência Brasil e do Portal Brasil 247

"Tem deputado armado!"

Uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados marcada para ler a proposta da Reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro foi suspensa nesta terça-feira 9 por suspeita de que um deputado do PSL estivesse armado. A acusação contra o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) foi feita inicialmente pelo deputado Bismarki (PDT).

Parlamentares da oposição criticaram duramente o episódio e a confusão foi instalada no plenário. O parlamentar do PSL negou que estivesse armado e mostrou que estava apenas com um suporte para armas na cintura. O regimento interno da Casa impede que deputados estejam armados. 

Denúncia - O deputado Carlos Veras (PT-PE) denunciou a alegada infração ao presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini, solicitando na oportunidade, o atendimento da questão de ordem para verificar se de fato o deputado estava portando arma por ser um quesito de segurança dos parlamentares.

Com informações do Brasil 247 e do Facebook de Carlos Veras

Veja a seguir o parlamentar denunciando:


Edilson Silva denuncia que é vítima de Fake News

O ex-deputado estadual Edilson Silva (PSol-PE) denunciou agora há pouco que seu nome estava envolvido em uma fake news. De acordo com o político, a viagem feita ao Rio de Janeiro, no início do ano, foi a trabalho e não a passeio, com despesas pagas pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. Edilson mandou um texto e um vídeo explicando o assunto:

"Amigos e amigas, mais uma sórdida campanha, mentirosa, vem sendo feita contra nossa reputação. O MBL e seus bolsominions, conhecidos pelas campanhas caluniosas e difamatórias que realizam, estão espalhando nas redes sociais que eu, Edilson, teria recebido pouco mais de R$ 7 mil para passear no RJ, utilizando-se inclusive de foto com minha companheira, agravando a sordidez da campanha.

Em nome do respeito aos que conosco caminham, explico que esta viagem foi publicizada por mim, antes de ser realizada. Informei aos que me acompanham nas redes que estaria indo ao Rio de Janeiro a trabalho e que, em função de ser janeiro, mês de férias, iria aproveitar os intervalos entre as atividades para exercitar o direito às ferias. Como iria passar 9 dias naquele Estado, minha companheira se dispôs a me acompanhar, custeando suas despesas.

Os valores apresentados em mais esta fakenews do MBL, movimento especializado em espalhar mentiras, são referentes a diárias totais de um semestre inteiro, que todos os deputados tem acesso, e que requeri, já visando o trabalho pós parlamentar que teríamos e estamos tendo pela frente. 

É em nome da verdade e da transparência que esclarecemos aos amigos e amigas e solicitamos que ao receberem em suas redes estas mentiras, divulguem este esclarecimento. 

O MBL tenta com estas manobras desviar a atenção das responsabilidades do governo Bolsonaro, que eles apoiam, com os graves problemas do povo brasileiro. O nosso mandato na Alepe ficou conhecido e reconhecido por nossa capacidade de trabalho, seriedade, probidade e compromisso com as melhores causas da sociedade.

Nossa assessoria jurídica já está estudando os melhores encaminhamentos para reparar os danos que buscam causar à nossa imagem construída em longos anos de militância. 

Edilson Silva".



Controladoria de Pernambuco marca presença em reunião da Rede Siconv

Realizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), nos dias 03 e 04 de abril, a 15ª Reunião do Comitê Gestor da Rede Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse) contou com a representação da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). As servidoras Ana Catarina Machado e Luana Bernaola, respectivamente coordenadora de Convênios de Receita e coordenadora de Convênios de Despesa e Regularidade, participaram da programação quedebateu assuntos operacionais relacionados ao funcionamento da Rede em três eixos: gestão, capacitação dos usuários do sistema e comunicação e transparência.

Durante o evento foram apresentados, ainda, temas como Plataforma +Brasil; Análise de prestação de contasinformatizada; Modelo de excelência em gestão, além de apresentação de boas práticas pelos Estados do Mato Grosso do Sul e Amapá. Com o objetivo de fortalecer gestão e governança dos recursos oriundos de transferências aplicados em políticas públicas, o evento foi uma oportunidade para os profissionais debaterem a transparência, a racionalidade dos gastos e demais assuntos relacionados ao tema. Paralelo à reunião, também foi realizado o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede Siconv.

Histórico - O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) é eletrônico e processa as informações relacionadas às transferências voluntárias de recursos do Governo Federal, desde a apresentação das propostas, seleção, formalização das parcerias até a prestação de contas.

Os recursos repassados por meio do Siconv podem ser destinados para diversos fins, como construção de escolas, creches, hospitais, cisternas, quadras esportivas, programas de alimentação saudável, além de programas na área de sustentabilidade e segurança pública. Lançada em 2015, a Rede é composta por 26 estados e o Distrito Federal.

O Estado de Pernambuco passou a fazer parte da Rede Siconv, em dezembro de 2015, mediante a formalização de um acordo de cooperação técnica com o antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, hoje Ministério da Economia. O foco é o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências referente às Transferências Voluntárias da União com a utilização prática do sistema.

Luana Bernaola destaca que a partir deste ano, com a institucionalização da Diretoria de Convênios e Regularidade, a SCGE assume a coordenação do Siconv com objetivo de desenvolver, em parceria com o Ministério da Economia, ações de melhoria da gestão nos processos de transferências voluntárias da União, na capacitação dos usuários do Sistema e no aprimoramento das atividades de comunicação.

Imprensa SCGE PE

Livro A Constituição Traída será lançado no Recife



A Editora Hedra fará o lançamento nacional do livro “A Constituição Traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, de Cleonildo Cruz e Liana Cirne Lins, no Recife – Pernambuco. O lançamento será no dia 17 de abril, Café Liberal, às 18h, rua Marquês de Olinda - Recife Antigo.

O livro "A Constituição Traída: da abertura democrática ao golpe e à prisão de Lula", surgiu da necessidade do historiador e cineasta Cleonildo Cruz, e da advogada e professora de Direito da UFPE, Liana Cirne, buscarem organizar uma obra de análise da ruptura institucional que o País atravessa. A democracia brasileira jaz, colapsada. As instituições inspiram pouca, se não nenhuma confiança. Os três poderes se batem, decapitados, procurando no vácuo de poder a oportunidade para seu predomínio: a lei nada vale. Fazer o balanço de tal panorama só seria possível em uma obra tão múltipla, em formas, conteúdos, tempos e propósitos quanto esta.

No livro, estão três dos discursos mais marcantes de nossa história política recente: o de Ulysses Guimarães, quando da promulgação da Constituição; o de Dilma Rousseff, no dia em que o Senado declarou seu impeachment sem crime; e o de Lula, em São Bernardo, logo antes de se dirigir à Polícia Federal para seu cárcere, que agora completa um ano. 

A prisão ilegal, injusta, sem fato específico que possa ser apontado como criminoso e sem comprovação de crime algum praticado por Lula, evidenciam perante a comunidade nacional e internacional as arbitrariedades que o tornam um preso político. Estão, também, 15 ensaios e artigos de destacados intelectuais de áreas como o direito, economia e política sindical que procuram nos escombros a razão de nossa falência democrática. E estão, por fim, entrevistas com personagens fundamentais no processo político da Assembleia Nacional Constituinte, que destrincham os jogos de força que permearam a disputa pela redação final da Constituição Cidadã.

A pergunta a se responder é, pois, das mais difíceis: como a Carta Constitucional de 1988, fruto de tamanha mobilização social, e que parecia ter tão bem exprimido a correlação de forças do Brasil de outrora, pôde ser escamoteada e jogada no lixo, passados pouco mais de trinta anos? O que mudou? 

Que porta da barbárie não foi completamente fechada? Ao sopesar superações e reminiscências de nosso passado autoritário, “A constituição traída” se coloca enquanto um esforço de destrinchar um momento tão difícil do Brasil, e que, ao apontar para as insuficiências de nosso último grande esforço democrático, pavimenta o caminho para as próximas lutas que virão.

Serviço:
A Constituição Traída - Da abertura democrática ao golpe e a prisão de Lula”, 
Autores: Cleonildo Cruz e Liana Cirne Lins
Data de Lançamento: 17 de abril, 
Horário: 18h
Local: Café Liberal, Rua Marquês de Olinda 174 - Recife Antigo.


Ferramenta permite pressionar deputados contra a 'reforma' da Previdência



A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) criou uma ferramenta para que trabalhadores aumentem a pressão contra a "reforma" da Previdência. O site permite a comunicação direta com os gabinetes dos deputados por e-mail. A mensagem e-mail pode ser enviada a um parlamentar específico, para todos, ou então direcionar a mensagem, podendo-se agrupar os deputados por estado ou partido.

Um texto pronto fica disponível na ferramenta, mas o usuário pode alterá-lo se desejar ou elaborar a sua própria justificativa para dizer que não aceita o projeto do governo Bolsonaro para alterar as regras para aposentadorias dos trabalhadores.

"A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, da reforma da Previdência, contém ataques e crueldades contra os trabalhadores da iniciativa privada, trabalhadores rurais, servidores públicos, aposentados, pensionistas e os pobres que têm direito de receber o Benefício de Prestação Continuada", diz o texto.



Rede Brasil Atual

Temporal deixa pelo menos três mortos no Rio de Janeiro

Pelo menos três pessoas morreram por causa da chuva que atinge, desde a noite de ontem (8), a cidade do Rio de Janeiro. Duas delas foram vítimas de um deslizamento no Morro da Babilônia, no Leme, zona sul da cidade.

A terceira morte, por afogamento, foi registrada na Avenida Marquês de São Vicente, na Gávea. Segundo relatos, um homem que estava na garupa de uma moto acabou derrubado pela correnteza e arrastado pela água. Quando o alagamento na via diminuiu, o corpo foi encontrado preso embaixo de um carro.

O município do Rio de Janeiro está em estado de crise desde as 20h55 de ontem. As áreas mais afetadas foram as zonas sul e oeste. O temporal alagou ruas, derrubou árvores, destruiu carros e inundou túneis por toda a cidade.

De acordo com dados do Alerta Rio, o sistema de monitoramento meteorológico da prefeitura do Rio, o volume de chuva acumulado em apenas quatro hora na noite dessa segunda foi até 70% maior do que o esperado para todo o mês de abril em alguns pontos dessas regiões.

Na zona oeste, a estação medidora da Barrinha registrou 212 milímetros de chuva entre as 18h e as 22h. No mesmo período, na zona sul, choveu 168 milímetros em Copacabana, 164 na Rocinha e 149 no Jardim Botânico.

As sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra foram acionadas em 21 das 103 comunidades monitoradas pela Defesa Civil Municipal. Mas, segundo moradores, o alarme não chegou a ser acionado no Morro da Babilônia porque estava faltando energia na comunidade no momento do temporal.

A chuva também provocou o desabamento de mais um trecho da Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer. Desta vez, a parte que caiu fica próxima do bairro de São Conrado. O desabamento ocorreu por volta das 22h, quando a via já estava fechada. Foi o quarto incidente desse tipo desde a inauguração da ciclovia, em janeiro de 2016. Um deles foi causado por ondas, durante uma ressaca, e três por temporais.

Agência Brasil

Bebê é baleado na cabeça ainda no útero da mãe, vítima de bala perdida em Costa Barros

Uma mulher grávida de oito meses foi baleada na noite do último sábado, na comunidade Terra Nostra, em Costa Barros. Socorrida por moradores, ela foi levada para o Hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, onde os médicos realizaram uma cesariana de emergência. Uma das três balas que feriu a mãe atingiu a cabeça do bebê, mas não teria chegado a perfurar o cérebro.

A Fundação Rio Saúde, da prefeitura, que administra o Ronaldo Gazolla, confirmou que a mãe e o bebê feridos pelos disparos foram socorridos e estão internados. Mas não informou o estado de saúde dos dois a pedido da família da paciente.

Nas redes sociais, familiares da gestante contam que a mulher e os dois filhos estavam numa casa de festa infantil, por volta das 20h30, quando ela foi atingida. "Eles estão se recuperando", afirmou uma prima da vítima.

A assessoria da Secretaria de Polícia Militar informou que o 41º BPM (Irajá) não realizou operação em Costa Barros na noite de sábado nem recebeu qualquer chamado para a ocorrência de uma grávida baleada.

Procurada, a assessoria da Secretaria de Polícia Civil não informou se o caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna), que cobre a área de Costa Barros.

Arthur também foi atingido no útero da mãe

Em julho de 2017, outro bebê, Arthur Cosme de Melo, também foi baleado antes de nascer. O tiro atravessou o tórax da criança, que teve o pulmão e a coluna atingidos, além de ferimentos em uma das orelhas. Após um mês lutando pela vida no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, na Baixada Fluminense, Arthur morreu.

Claudinéia dos Santos Melo, de 29 anos, estava com 39 semanas de gravidez quando foi atingida por um tiro na Favela do Lixão, em Duque de Caxias. Ela teve que ser submetida a uma cesariana de emergência no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, no mesmo município da Baixada. Como a unidade não tinha UTI neonatal, Arthur foi transferido em estado grave para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes.

Jornal Extra (Rio)