terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Cidades do Grande Recife cancelam folia

Quatro cidades da Região Metropolitana do Recife não oferecerão festas de Carnaval em 2015. Notícia desanimadora para quem prefere curtir a folia de Momo longe das ladeiras de Olinda ou dos polos recifenses. Segundo as gestões municipais, o motivo é nobre e preserva investimentos para áreas primordiais. 

Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Camaragibe e São Lourenço da Mata anunciaram que o corte nas despesas momescas representa uma economia de R$ 3 milhões, recurso que será reforço para a saúde e a educação dessas cidades. Mas isso não põe fim a todas as manifestações carnavalescas.

 Os amantes da festividade poderão levar seus blocos às ruas, desde que essa conta seja bancada por eles mesmos. O martelo está batido e à população basta apenas escolher a fórmula da animação: ou abre a carteira, financia e cria a folia para ser curtida no próprio município ou engrossa o caldo dos carnavais do Recife e Olinda. Aliás, essas duas aguardam pelos peregrinos de braços abertos.

Folha de Pernambuco - Folha da Cidade

Brasil pede hospitalização de brasileiro condenado à morte na Indonésia

A Embaixada do Brasil em Jacarta solicitou nesta terça-feira (3) a hospitalização do réu brasileiro Rodrigo Gularte, que aguarda sua execução no corredor da morte na Indonésia, porque foi diagnosticado com esquizofrenia.

Fontes diplomáticas disseram à Agência Efe que solicitaram à promotoria que Gularte, condenado à pena de morte após ser preso com 6 kg de cocaína em pranchas de surfe, seja internado em um hospital psiquiátrico, o que evitaria sua execução.

"Ele está mentalmente doente, foi diagnosticado com esquizofrenia. Segundo a lei indonésia, uma pessoa doente não pode ser executada", disse um funcionário da Embaixada brasileira, que preferiu não revelar seu nome.

Segundo a delegação brasileira, Gularte está sendo "bem tratado" na prisão e, além da ajuda diplomática, alguns familiares também estão na Indonésia.

Na quinta-feira, o procurador-geral indonésio, Prasetyo, que como muitos indonésios só utiliza um nome, disse que estão preparados para executar mediante o pelotão de fuzilamento 11 réus, incluindo Gularte e outros seis estrangeiros.

Segundo o jornal "The Jakarta Post", as execuções ocorrerão na ilha de Nusakambangan, na província de Java Central, no final de fevereiro, embora a Embaixada brasileira indique que não foi informada oficialmente.

"Estamos prontos. Só é questão de apertar o botão", disse Ulung Sampurna, chefe de Polícia de Cilacap, regência onde se encontra Nusakambangan.

Em 18 de janeiro, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, chamou para consultas o embaixador brasileiro após apelar sem sucesso a seu colega indonésio, Joko Widodo, para que freasse a execução de outro preso brasileiro, Marco Archer Cardoso Moreira.

O embaixador brasileiro ainda não voltou para Indonésia e Dilma afirmou que o fuzilamento de seu compatriota afetaria as relações diplomáticas entre ambos países.

A Indonésia tem 133 prisioneiros no corredor da morte, dos quais 57 são por narcotráfico, dois por terrorismo e 74 por outros delitos.

Portal UOL

Maior reservatório de Pernambuco já recorre ao 'volume morto' de água

O semiárido passa pela pior seca dos últimos 50 anos e mais de 60% dos municípios de Pernambuco enfrentam algum tipo de racionamento. Situado em Ibimirim, no Sertão, o Açude Poço da Cruz é o maior do estado e já recorre ao chamado "volume morto" para atender à população. Com capacidade para mais de 500 milhões de metros cúbicos, o reservatório abriga somente 7% de água.
Ao contrádio de dez anos atrás, quando o açude atingiu o volume máximo e transbordou, construções que estavam submersas começaram a reaparecer e medidas de racionamento estão sendo tomadas. Há pouco mais de um mês, o fornecimento para os canais de irrigação foram suspensos. Se a água fosse liberada, haveria o "esvaziamento total do açude e isso não é bom de forma nenhuma", destaca Francisco Manuel da Silva, secretário-executivo do Conselho Gestor do Açude.
O agricultor José Edson é fruticultor e reduziu a área de plantação de oito para apenas meio hectare. "Até 60 milheiros de banana eu já colhi. Agora, três, quatro ou cinco, no máximo", lamenta. A situação pela falta de água é semelhante para produtores rurais e demais habitantes em 116 municípios. E a previsão não é favorável. "Nesse período, chove em torno de 400mm, mas, devido à atuação do fenômeno El Niño, a previsão é de que chova abaixo de 70% do que é esperado", informa o meteorologista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Portal G1

Refém jordaniano teria sido queimado vivo pelo Estado Islâmico

O piloto jordaniano Muath al-Kaseasbeh pode ter sido queimado vivo pelos extremistas do Estado Islâmico (EI) nesta terça-feira (3), informou o Site -- portal norte-americano que monitora a atividade dos jihadistas.
Um vídeo divulgado pelo EI, mas cuja autenticidade não foi ainda comprovada, supostamente mostra Kaseasbeh em chamas dentro de uma jaula.
Para libertar  o jordaniano, os radicais exigiam a soltura da terrorista iraquiana Sajida al Rishawi, condenada à morte pela Justiça jordaniana.
Ele fora capturado em 24 de dezembro pelo EI após o caça que ele comandava cair na Síria. O avião integrava a coalizão liderada pelos Estados Unidos para derrotar o grupo extremista.
Na foto, manifestantes seguram fotos do piloto, exigindo sua libertação.
Portal UOL

SPTrans envia mensagem 'escrita por Mussum' a estudantes

Cacilds. Os estudantes que acessaram o site da SPTrans para se cadastrarem no passe livre estudantil tiveram que tentar ler um texto que parece ter sido escrito pelo personagem Mussum, d'Os Trapalhões.

 A mensagem, com muitos 'is'e 's' no final das palavras, apareceu a quem preencheu a declaração de renda exigida para ser beneficiado pela medida da prefeitura no final de semana.

O passe livre para estudantes começou a funcionar nos ónibus municipais de São Paulo nesta segunda-feira (2). Entretanto, ele só vale para alunos do ensino fundamental, médio e superior da rede de ensino pública. No caso dos alunos de ensino superior, beneficiados por medidas sociais, o passe livre ainda não está valendo.

Para ter direito à gratuidade no transporte, o estudante deve ter pago o boleto com a taxa anual de validação do Bilhete Único estudantil e já estar com o cartão em mãos. A SPTrans ainda não se posicionou sobre o assunto. Nesta segunda-feira (2), o texto já estava legível em português, sem precisar de tradução. Veja a seguir:



Rede TV


Projeto Comendo Peixe

A Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Agricultura em parceria do Instituto de Desenvolvimento Econômico Socioambiental Sustentável (IDESS) iniciou nesta terça-feira (03), a capacitação do projeto “Comento Peixe”, cujo objetivo é proporcionar a melhoria da renda familiar e a qualidade de vida dos produtores rurais do município. Os cursos serão destinados aos assentados selecionados e é uma das condições necessárias para garantir a participação das famílias no projeto. 
Nos dias 03, 04, 10 e 11 de fevereiro, a qualificação acontece nos assentamentos dos engenhos Soledade e Gaipió. “O projeto beneficia diretamente 143 famílias do município. Todas moradoras da área rural.  Essa qualificação irá permitir que os participantes tenham um maior manejo para produção de Tilápia em tanque salvado, que ser transformada em polpa de peixe e será vendida posteriormente”, afirmou o secretário de Agricultura do município, Carlos Monteiro. Ainda de acordo com Monteiro, 10 comunidades rurais ipojucanas irão receber a qualificação ao longo do ano, entre elas os engenhos Amazonas, Irajá, Bonfim, Gaipió, Soledade, Querluz, Cachoeira, Santa Rosa Crauassu. 
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Carteiras de Estudante de 2015 já podem ser solicitadas no Grande Recife

A edição de 2015 da Carteira de Estudante já pode ser solicitada. Porém, para garantir uma, o estudante do ensino infantil, fundamental, médio, técnico ou do cursinho pré-vestibular depende da instituição de ensino, para que esta preencha um cadastro online de todos os alunos. O valor da carteira será de R$ 10,25, e ela ficará pronta 30 dias corridos após o pagamento.

O primeiro passo para retirar a Carteira de Estudante deverá ser feito pela instituição de ensino, que precisará cadastrar corretamente os dados dos alunos no sistema, com informações sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3x4 padrão.

Apenas depois do preenchimento deste cadastro, o estudante poderá acessar o portal da Carteira de Estudante, no site do Grande Recife, para gerar o boleto de pagamento. O documento só poderá ser pago no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. A solicitação poderá ser realizada até o dia 31 de dezembro deste ano. A mesma data serve como último dia possível para pagar o boleto referente ao requerimento.

Entre os benefícios do documento está a garantia do direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudantil (Vem Estudante) e o pagamento de meia entrada em eventos culturais e esportivos. Esta carteira só é válida para estudantes de instituições da Região Metropolitana do Recife.

É importante lembrar que a Carteira de Estudante 2014 vale até abril deste ano.

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Gerência Comercial do Grande Recife no 3182-5800 e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.


Diario de Pernambuco

Coceira no * : Anúncio é veiculado na TV

A Record exibiu na noite da última quinta-feira (29) o comercial mais inacreditável do ano _e ainda estávamos em janeiro. Em um intervalo da série da CSI: Miami, veiculou um anúncio do remédio para hemorroidas Proctan, do Genomma Lab, maior anunciante privado da emissora. Sem qualquer sutileza, como se fosse uma criação das Organizações Tabajara, a propaganda de 15 segundos fala em "coceira no *", enquanto mostra imagens de uma privada e rolos de papel higiênico. A palavra "ânus" foi substituída por uma onomatopeia, mas isso só aumentou o espanto de telespectadores.

"Antes de consultarem um médico, muitas pessoas com coceira no * acreditavam que era por falta de higiene. Atenção: eram hemorroidas", diz o locutor da chamada. No sábado (31), surgiu uma nova versão da mesma peça. "Coceira no *" foi substituída por "dores ao evacuar".

A Record está exibindo ainda um terceiro comercial de Proctan. O texto desta vez é menos grosseiro, mas uma ilustração tosca de um reto desproporcionalmente grande, pegando fogo, chama a atenção. O anúncio foi veiculado às 16h54 de ontem (2), em um intervalo do Programa da Tarde.

Os anúncios chocaram até mesmo usuários de redes sociais, acostumados a tirar sarro do conteúdo trash da televisão. "Um comercial sobre coceira no *: existe e passa na Record", comentou João Vithor. "Além de falar em coceira no *, a propaganda fala para as pessoas se medicarem evitando ir ao médico, olha a m... que é isso", se revoltou Micael Silva.

A ex-BBB Angélica Morango assistiu à propaganda e ficou perplexa. "Passada com um comercial da Record que fala 'Antes de consultar um médico, muitas pessoas com coceira no *...', não acredito que ouvi isso!", escreveu no Twitter.

O medicamento é vendido pelo laboratório mexicano Genomma Lab, anunciante exclusivo da Record. Os produtos da empresa aparecem até 45 vezes em um único programa. Ao longo de 2014, a Genomma veiculou 28.043 comerciais na emissora com um desconto de 98% sobre a tabela. Pagou à Record R$ 60 milhões por um volume de propaganda que valeria mais de R$ 3 bilhões.

A Genomma comercializa medicamentos que não precisam de receita médica. Boa parte dos produtos tem sua produção terceirizada no México. Assim, é mais uma empresa de propaganda do que um fabricante propriamente dito. A maioria de seus comerciais é feita em produtora própria.

Notícias da TV - Portal UOL

Xuxa de malas prontas para a TV Record

A apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, decidiu fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando um contrato com a direção da emissora havia pelo menos um ano -- desde que foi afastada do vídeo na Globo.
As cláusulas do contrato foram acertadas na última segunda-feira (2) à noite entre a direção da Record, Xuxa e seus advogados. A assinatura deve ocorrer na próxima semana. É a segunda grande contratação da Record nos últimos anos. Em 2009, a emissora também contratou Gugu Liberato.
Conforme esta coluna antecipou, o contrato de Xuxa na Globo tinha validade até 2017, mas continha várias liberdades, como o não pagamento de multa em caso de rescisão de uma parte ou de outra. O contrato tem duração de três anos. 
Não foram revelados valores da negociação, mas certamente está entre as mais caras contratações da história da TV brasileira. Especula-se que Xuxa vá recebe R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas..

Só o novo salário seria ao menos quatro vezes o que Xuxa supostamente recebia na Globo, cerca de R$ 250 mil.

Na Record, Xuxa deve ter dois programas. Um diário, provavelmente exibido nas noites, e outro semanal.

Trata-se da maior contratação também da gestão de Marcelo Silva, que substitui Honorilton Gonçalves na vice-presidência artística da casa (na prática é uma presidência).

Para fechar contrato, Xuxa teve de esquecer o passado. Ela já acionou judicialmente a Igreja Universal (e venceu) porque um veículo da igreja a chamou de "satanista".

Globo
Na Globo, Xuxa estava na "geladeira" havia mais de um ano. A emissora dos Marinho, aparentemente, não tinha mais espaço para ela, que foi uma das principais e mais rentáveis estrelas da casa por mais de 20 anos.

Depois que soube que a Record estava interessada em seu passe, a Globo até teria reiniciado conversas com a apresentadora, mas a falta absoluta de espaço em sua grade de programação fez com que as novas tratativas fracassassem.
Portal UOL

Graça Foster não preside mais a Petrobrás

O Palácio do Planalto já informou a presidente da Petrobras, Graça Foster, de que ela será substituída no cargo. A presidente Dilma Rousseff até aqui vinha segurando a presença da amiga na chefia da megaestatal, mas enfim convenceu-se de que a posição da executiva é insustentável.

Pesou para a decisão de Dilma a divulgação na semana passada de que chegou a ser aventado que a Petrobras deveria baixar seus ativos em R$ 88 bilhões devido a corrupção e ineficiência no planejamento e execução de projetos.

A presidente da República segurou o quanto pôde Graça na chefia da empresa. A própria executiva já havia pedido para sair em outras ocasiões. Sua presença era vista no governo como um anteparo político às diversas denúncias de corrupção na estatal.

Dilma considerou o número, que acabou fora do balanço não auditado do terceiro trimestre da Petrobras, descabido e sua mera divulgação, um tiro no pé da diretoria da estatal. A maior empresa brasileira perdeu quase 3/4 de seu valor de mercado nos últimos anos devido à política de investimentos inflada e os sucessivos casos de corrupção em apuração no âmbito da Operação Lava Jato.
A presidente também está preocupada pessoalmente com Graça, que sempre foi de sua confiança desde que presidia o Conselho da Petrobras como ministra no governo Lula. Os relatos são de que a executiva está sob forte pressão emocional devido ao caso.

O nome do substituto de Graça está em estudo pelo governo.
De acordo com o Painel desta terça-feira (3), Dilma deflagrou no fim da semana passada o processo de seleção. O ministro Joaquim Levy (Fazenda) esteve pessoalmente em São Paulo, nesta segunda (2), sondando nomes para ocupar o posto.

Folha SP