segunda-feira, 19 de junho de 2017

Temer veta MPs que poderiam reduzir áreas de preservação ambiental

O presidente Michel Temer vetou hoje (19), integralmente, a Medida Provisória (MP) 756/16 que altera os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará, desmembrando parte de sua área para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim. O presidente também sancionou com vetos parciais a MP 758/16.

Em mensagem ao presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Temer registrou que o veto deve-se à “contrariedade do interesse público e inconstitucionalidade” das medidas provisórias.

A MP 756 foi enviada ao Congresso Nacional pelo Executivo e o texto foi modificado pelos parlamentares elevando a área da Flona Jamanxin transformada em APA, em relação ao texto inicial. Apesar de também ser uma unidade de conservação, a APA tem critérios de uso mais flexíveis, o que poderia ampliar o desmatamento na região.

Em abril, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou uma nota em que manifestou posição contrária à aprovação do projeto com as modificações do Congresso e informou que recomendaria ao presidente Michel Temer que vetasse o projeto. “O texto representa também um retrocesso nos esforços do governo brasileiro para cumprir com os compromissos que assumiu sob o Acordo de Paris para combater o aquecimento global, por meio de metas de redução de emissões nas quais o combate ao desmatamento e a valorização da floresta em pé têm importância central”, registrou a nota.

As principais diferenças de uma Flona para uma APA são que a floresta nacional permite apenas a presença de populações tradicionais, sendo que as áreas particulares incluídas no seu limite devem ser desapropriadas. A APA admite maior grau de ocupação humana e a existência de área privada.

Medida Provisória 758

Temer também vetou parcialmente a Medida Provisória 758 que altera os limites do Parque Nacional do Parque Nacional do Jamanxim e cria a Área de Proteção Ambiental Rio Branco para dar passagem à Estrada de Ferro (EF)170, também chamada de Ferrogrão, em fase de construção e próxima à BR-163, no Pará. Temer vetou mudança feita pela Câmara que aumentou em 100 mil hectares a transformação em APA no Parque Nacional do Jamanxim, que não estava na proposta original.

“A modificação proposta altera substancialmente o regime de proteção de área do Parque Nacional, alcançando mais de 100 mil hectares, e com potencial de comprometer e fragilizar a preservação ambiental em uma região sensível da Amazônia Brasileira”, explica nas razões do veto enviado ao Congresso.

Ao informar os vetos no Twitter, o presidente Michel Temer marcou a organização não-governamental WWF Brasil e a top model brasileira Gisele Bundchen que pediram o veto da medida.


Agência Brasil

"Pecadora nordestina!"




A tragédia que envolveu a morte cantora de forró Eliza Clivia na última semana não gerou apenas solidariedade da parte do público. Na internet, houve quem destilasse ódio ao comentar o caso.

Em notícia divulgada pelo Jornal Extra, por exemplo, uma internauta chocou ao se mostrar aliviada com a morte da ex-vocalista do Cavaleiros do Forró. "Menos uma pecadora nordestina no mundo! Vivia no pecado em festas onde a luxúria tomava conta e agora recebeu o castigo merecido. Tenho pena não! Deus não dorme pune os que afrontam contra ele. Foi tarde!", escreveu a mulher, deixando outros internautas consternados.

O comentário foi duramente reprovado por outros leitores e uma fã chegou a dizer que a moça vai morrer envenenada com o próprio veneno, além de destacar que ela está 'pagando' de crente e envergonhando quem realmente é fiel e temente ao Senhor.

A cantora paraibana de 37 anos, e seu marido, o baterista Sérgio Ramos, morreram em um acidente de carro no início da tarde da sexta-feira (16), no Centro de Aracaju, capital sergipana. O corpo da cantora foi velado em Livramento, na Paraíba, em uma cerimônia aberta ao público neste domingo (18).

Notícias ao Minuto (Rio)

Período de inscrição para participantes do Enade 2017 já está aberto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (19) os prazos de enquadramento e inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. O edital com as diretrizes, procedimentos e prazos do Enade foi publicado no Diário Oficial da União.

As provas serão realizadas no dia 26 de novembro, em todo o Brasil. A inscrição dos estudantes, que deve ser feita pelo coordenador do curso, começa hoje e vai até o dia 11 de agosto, e deve ser feita no site enade.inep.gov.br. Já o cadastro, que deverá ser feito diretamente pelos estudantes, vai de 14 de agosto a 26 de novembro.

Este é o primeiro ano em que os estudantes participam do processo de inscrição no Enade. O coordenador do curso continua sendo o responsável pela inscrição, mas cada estudante deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades. O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher, durante o cadastro, em que curso quer ser avaliado.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Áreas avaliadas

Neste ano, serão avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; e sistema de informação.

Serão avaliadas ainda as licenciaturas nas áreas de artes visuais; educação física; letras - português e espanhol; letras - português e inglês; letras - inglês; música; e pedagogia. As licenciaturas e bacharelados em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras - português; matemática; e química.

Também farão parte do Enade deste ano, os tecnólogos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e, gestão da tecnologia da informação.

Agência Brasil

Governo de SP mantém banco de dados sobre manifestantes

Coxinha, petralha, evangélico ou LGBT. Pouco importa o viés ideológico da manifestação, o governo de São Paulo tem autorização para gravar você durante o ato. Mais do que isso, conforme mostra esta reportagem de Fausto Salvadori, do site Ponte Jornalismo, essas informações serão armazenadas num banco de dados sigiloso da Polícia Militar sobre os manifestantes.

Também conhecida como Olho de Águia, a diretriz PM3-001/02/11 é uma norma secreta editada pelo comando da Polícia Militar de São Paulo. O Governo do Estado manteve essa legislação oculta do público - com o apoio de diversas instâncias de governo, como a Ouvidoria Estadual, a Comissão de Acesso à Informação e o Tribunal de Justiça. O TJSP emitiu duas decisões pela manutenção do sigilo dessa diretriz.

De acordo com os documentos, o sistema não envolve somente a filmagem, mas o arquivamento de informações sobre as pessoas filmadas pelas câmeras da PM. Diferentemente dos boletins de ocorrência, com informações sobre práticas ilícitas, o banco de dados do Olho de Águia inclui informações de qualquer pessoa, independentemente desse cidadão ter cometido algum crime.

No ano passado, a PM paulista foi acusada por estudantes secundaristas de montar um banco com fotos dos alunos envolvidos em protestos contra o governo Alckmin. Estudantes disseram que foram forçados sob tortura a reconhecer os nomes de pessoas em fotos mostradas pelos PMs.

A ONG Artigo 19, ligada à liberdade de expressão e acesso à informação, tentou obter acesso à Diretriz por meio de mandado de segurança. O acesso aos documentos foi negado pelo juiz Danilo Barioni, do TJSP.

Portal Brasil 247

Arthur Maia diz que há margem para aprovação de reformas apesar de crise

O relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), disse hoje (19) que apesar da crise política, há margem para a aprovação das reformas previdenciária e trabalhista pelos parlamentares.

“O ambiente mudou. Mas eu não sinto ainda, em relação ao tamanho da base de apoio, uma mudança”, disse Maia sobre as reformas. 

Para o relator, o papel do Congresso deve aumentar diante das denúncias de corrupção envolvendo o governo federal. “O protagonismo do Legislativo vai ter que ser muito maior para compensar o enfraquecimento do Executivo neste momento”, ressaltou, ao discursar em evento na Associação Comercial de São Paulo. O deputado citou a possibilidade de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar uma denúncia contra o presidente Michel Temer.

“Não estará falando a verdade quem disser que nós estamos em um momento político no Brasil de normalidade. Não estamos. O procurador-geral deverá entrar nos próximos dias com a solicitação para processar o presidente da República”, acrescentou. Caso a denúncia seja apresentada, precisará ser aprovada pela Câmara dos Deputados.

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou áudio do encontro do empresário Joesley Batista com Temer, ocorrido em março, no Palácio do Jaburu. O material faz parte do acordo de delação premiada firmado pelo empresário e a Procuradoria-Geral da República (PGR) e homologado pela Corte. Na delação, o empresário descreve esquemas de corrupção envolvendo políticos e integrantes do governo federal. Com base na delação, o ministro do STF, Edson Fachin, autorizou a abertura de inquérito para investigar denúncias que envolvem o presidente Temer. O presidente nega as acusações feitas pelo empresário e entrou com ação contra Joesley por calúnia e difamação.

Para Arthur Maia, as acusações envolvendo o presidente, ministros e ex-ministros revelaram um conflito institucional. “Nota-se hoje claramente um confronto entre o Executivo e o Ministério Público. É uma situação extremamente difícil que nós estamos passando hoje no Brasil”, disse. 

Agência Brasil

Governo de Pernambuco e TSE celebram Termo de Cooperação Técnica

Com o objetivo de reforçar a segurança do processo eleitoral no Estado, o governador Paulo Câmara e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, assinaram, nesta segunda-feira (19.06), em audiência no Palácio do Campo das Princesas, um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a troca e fornecimento de informações entre a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e o TSE. A medida visa o incremento do cadastro biométrico do eleitorado pernambucano e a qualificação do cadastro de pessoas, através dos dados colhidos na emissão do Registro de Identificação Civil. O acordo terá validade de cinco anos, sem previsão de custos extras para as instituições.

A cooperação será implementada mediante a parcerias e mobilização das unidades, agentes e serviços competentes. A intenção é viabilizar ao TSE o acesso aos dados mantidos em registro pelo Governo do Estado de Pernambuco e que são gerenciados pela SDS-PE. Em paralelo, será disponibilizado à Secretaria o acesso a serviços ofertados pelo Tribunal de autenticação biométrica do eleitor, consultas à base do Cadastro de Eleitores e de consulta à lista de coincidências biométricas. Todo o processo respeitará as regras de sigilo e resguardo da legislação e dos regulamentos de regência.

Gilmar Mendes ressaltou a importância de se combater as fraudes no sistema. “Essa ação vai nos ajudar a combater as fraudes e falsificações, que, infelizmente, são comuns no Brasil. Então, essa parceria vem no momento certo e vai nos ajudar a oferecer mais segurança para os eleitores”, pontuou.

Entre as competências da cooperação, ficam responsáveis o Tribunal Superior Eleitoral e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco a permissão do acesso entre si ao serviço de autenticação biométrica do eleitor, assim como ao serviço de consulta à lista de coincidências biométricas. Também podem ser realizados pedidos de consultas específicas à base do cadastro eleitoral, sobre cidadãos que estejam em processo de identificação em Pernambuco ou naturais de outros estados da Federação. 

Participaram da solenidade ainda o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Manoel Erhardt; o presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva; o procurador Geral do Estado, César Caúla; o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Ivan Valença; e o procurador Geral do Recife, Ricardo Correia.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Temer processa Joesley Batista por "crimes contra a honra"

O presidente Michel Temer entrou com uma ação nesta segunda-feira por calúnia, injúria e difamação contra o dono da JBS, Joesley Batista, na 12ª Vara Federal de Brasília. O motivo é a entrevista concedida pelo empresário à revista “Época”, na qual acusa Temer de chefiar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil”. Segundo o entrevistado, Temer não fazia cerimônia para pedir-lhe dinheiro em nome do PMDB e que o presidente articulava uma campanha para estancar a operação Lava-Jato.

Em caso de condenação, o Código Penal estabelece como pena para os crimes a prestação de serviço à comunidade e pagamento de multa. Por lei, os crimes de calúnia e difamação admitem a exceção da verdade – ou seja, o acusado tem o direito de provar que não estava mentindo no curso do processo. A defesa do empresário informou que deve apresentar o pedido de exceção da verdade.

Também nesta segunda-feira, a defesa de Temer entrou com ação no Tribunal de Justiça pedindo a Joesley indenização por danos morais. Na ação criminal, a defesa de Temer acusa do delator de se basear “em informações falsas, criadas com o único e exclusivo propósito de abalar a credibilidade do presidente da República”.

A segunda ação, protocolada no Tribunal de Justiça, pede reparação por danos morais. De acordo com os advogados do peemedebista, as declarações de Joesley "abalaram o país" e foram transmitidas pela televisão "no horário em que grande parte das famílias estão reunidas e acompanhando as notícias diárias". Ainda, a defesa de Temer sustenta que a indenização pedida possa servir de "desestímulo" para novas ofensas do delator, que "passou a mentir descaradamente" e só apresenta "especulações".

O presidente da República, argumenta a peça, depende "quase que exclusivamente de sua boa reputação". Com mais de um ano de governo, Temer tem aprovação popular de cerca de 10%.

Ainda segundo a ação, Temer “é homem honrado, com vida pública irretocável, respeitado no meio político e jurídico” e que, durante toda a vida pública, “nunca, jamais sofreu qualquer condenação judicial, ou mesmo foi acusado formalmente de obter qualquer vantagem indevida”. A defesa afirma que o real objetivo de Joesley é “obter o perdão dos inúmeros crimes que cometeu, por meio de um generoso acordo de delação premiada que o mantenha livre de qualquer acusação, vivendo fora do país com um substancial (e suspeito) patrimônio”. O texto leva a assinatura dos advogados Antônio Mariz e Renato Ramos.

Caberá ao juiz Marcus Vinícius Reis Bastos julgar a causa. Na ação, os advogados aproveitam para acusar o empresário de ter enriquecido às custas de corrupção, em conluio como governos anteriores.

“O mais esdrúxulo de todo esse enredo é que o querelado, de uma hora para outra, passou a incorporar o papel de um empresário sério e indignado com a corrupção, não obstante, em absoluta contradição, desconsidera e ‘esquece’ que foi a corrupção que o tornou um ‘grande empresário’”.

A defesa também alega que, em outubro de 2016, o BNDES impediu a transferência de domicilio fiscal do grupo JBS para a Irlanda – uma decisão que teria causado à família Batista “substancial perdas acionárias na bolsa de valores e continuava ao alcance das autoridades brasileiras”. Os advogados concluem que “havia milhões de razões para terem ódio do querelante de seu governo”.

No domingo, depois da publicação da entrevista, Temer já havia anunciado que processaria Joesley pelas “mentiras” declaradas à revista. Em nota pública, o Palácio do Planalto chamou o empresário de “bandido notório”.

Em março, Joesley foi recebido por Temer tarde da noite no Palácio do Jaburu fora da agenda oficial e sem se registrar na portaria. Lá, gravou conversa com o presidente na qual mencionou a compra de silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, que está preso. Temer teria dado a anuência à mesada. O áudio está sendo periciado pela Polícia Federal.

A delação premiada de Joesley embasou a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a conduta de Temer. Ele teria cometido crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução à justiça. A relatoria é do ministro Edson Fachin. A expectativa é de que a PGR apresente denúncia contra o presidente ao STF nos próximos dias.



Jornal O Globo (Rio)

Feriado nos Shoppings

As festividades tomam conta do mês de junho, isso dá ao período um clima animado através das datas comemorativas. Por conta disso, o funcionamento de alguns estabelecimentos já sofre alteração. Confira os horários de funcionamento:



Shopping Boa Vista

· Sexta-feira (23) - Lojas abertas das 09h às 18h. O Game Station funcionará das 09h às 18h. Cinema exibirá sessões iniciadas até às 18h.

· Sábado - São João (24) – As lojas ficam fechadas, exceto Lojas Americanas das 11h às 19h. Praças de Alimentação terão abertura facultativa (11h às 19h); O Game Station (11h às 21h) e o cinema exibe grade normal de programação.

· Domingo (25) – Funcionamento normal.



River Shopping Petrolina

· Sexta-feira (23) - Funcionamento normal.

· Sábado - São João (24) - As lojas funcionam (12h às 20h); A praça de alimentação e lazer funcionarão(12h às 22h); Hiper Bompreço (8h às 22h). Já o Expresso Cidadão ficará fechado.

· Domingo (25) – Funcionamento normal. O Expresso Cidadão ficará fechado.

Nasa anuncia descoberta de dez novos planetas parecidos com a Terra

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou hoje (19), em entrevista na Califórnia, a descoberta de dez planetas semelhantes à Terra. Eles fazem parte de um catálogo de "exoplanetas", como são chamados os planetas que orbitam em outros sistemas, fora da órbita do Sol. 

O documento tem como base dados do telescópio espacial Kepler. A nova versão do catálogo traz 219 novos "potenciais" planetas, incluindo os dez com características semelhantes à Terra.

O catálogo, segundo a Nasa, mostra indícios da existência dos planetas, mas ainda é preciso mais dados para uma acurada classificação. Mesmo assim, no caso dos dez possíveis planetas similares à Terra, os cientistas apontam características interessantes, tais como o tamanho de suas superfícies, a maneira com que orbitam ao redor de suas estrelas e a presença de água e de uma parte rochosa líquida que poderia agrupar na superfície de um planeta rochoso.

Mais números e quatro anos de pesquisas

O documento reúne quatro anos de pesquisas baseadas nos dados recebidos pelo telescópio Kepler. Esta é a oitava versão do catálogo e agora a Nasa aponta a possibilidade de existência de 4.034 candidatos a exoplanetas. Deste total, 2.335 já tiveram a confirmação de serem planetas reais.

Com os dez novos exoplanetas adicionados ao catálogo, a Nasa amplia para 50 a quantidade de planetas que teriam condições semelhantes ao modelo terrestre e poderiam abrigar alguma espécie de vida. 

Durante a entrevista, o cientista Mario Perez, que faz parte da Divisão de Astrofísica da Nasa, afirmou que os dados coletados pelo Kleper são únicos porque somente esse relatório tem planetas análogos ao sistema terrestre. "Essas informações podem ajudar e orientar futuras missões da Nasa para encontrar diretamente outra terra”, afirmou.

Agência Brasil

MATÉRIA REMOVIDA


Ministro Henrique Meirelles participa de festa da Assembleia de Deus no Pará

O ministro da Fazendo do governo Temer, Henrique Meirelles, causou surpresa em toda classe política, após participar da festa de 106 anos da Assembleia de Deus, em Belém, no sábado (16).

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, o comentário é de que, já que Meirelles não é evangélico e não tem domicílio eleitoral no Pará, o motivo seria uma possível candidatura para 2018 ou ainda 2017.

Notícias ao Minuto (Rio)

Desigualdade social: 1% dos mais ricos têm 45% da renda mundial

Apesar do crescimento mais lento da economia global, os ricos ficaram ainda mais ricos. São quase 18 milhões de famílias que possuem mais de US$ 1 milhão, segundo o último relatório do Boston Consulting Group (BCG). Os ricos representam apenas 1% da população mundial, mas detêm 45% da riqueza de US$ 166,5 trilhões do planeta. Segundo o BCG, até 2021, eles vão controlar mais da metade da riqueza mundial.

Para analistas, o crescimento da desigualdade não é uma surpresa na medida em que, nas últimas décadas, os ricos têm concentrado as maiores fatias de renda — especialmente nos Estados Unidos, onde os lucros das empresas atingiram recordes, enquanto os salários dos trabalhadores permanecem estagnados.

Hoje, há cerca de 7 milhões de americanos com mais de US$ 1 milhão, e o BCG espera que o número de milionários alcance os 10,4 milhões até 2021 nos Estados Unidos. Essa é uma taxa de crescimento anual de 8%, ou cerca de 670 mil novos milionários a cada ano.

Os milionários são muito mais raros no resto do mundo do que nos Estados Unidos, onde 5,7% das famílias possuem mais de US$ 1 milhão em ativos. Os únicos países com maior concentração de milionários são nações muito menores, como Bahrein, Liechtenstein e Suíça. A China tem o segundo maior número de ricos, com 2,1 milhões, embora sua população seja quatro vezes maior que a americana.

Portal Brasil 247

Motorista não teria obedecido sinalização em acidente com Eliza Clívia

"Tinha placa de pare. O motorista não parou", revelou o sanfoneiro Paulo Teixeira de Carvalho, referindo-se ao condutor do carro em que ele e a cantora paraibana Eliza Clívia, 37 anos, que morreu na colisão, estavam quando sofreu o acidente, na última sexta-feira (16), em Aracaju.

Paulo também foi uma das vítimas da colisão. Ele detalhou que, horas antes do acidente, esteve com Eliza e o marido, o baterista Sérgio Ramos, que também morreu, dando uma entrevista em uma emissora de TV. "Na saída, não deu cinco minutos, passamos por um quebra-molas e saímos bem devagarinho e, logo em seguida, o ônibus bateu", disse, em entrevista ao G1.

O sanfoneiro ainda ressaltou que o motorista que conduzia o carro não obedeceu às leis de trânsito. "Ele [o motorista] não parou. Tinha placa de pare. Estávamos sendo guiados pelo GPS”, afirmou, após ter alta do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em Aracaju.

Acidente - A ex-vocalista da banda Cavaleiros do Forró Eliza Clivia, de 36 anos, e o marido dela, o baterista Sérgio Ramos, morreram na tarde dessa sexta-feira (16), na cidade de Aracaju (SE), durante um acidente de trânsito.

Outras três pessoas da equipe estavam no carro e também sofreram ferimentos, mas não correm risco de morte. Elas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

Notícias ao Minuto (Rio)

Gilmar Mendes: "Eleição Direta é golpe!"

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse ter a impressão que "o Brasil está, em termos de sistema político, produziu uma geringonça, com essa série de anomalias: um Judiciário hipertrofiado, um sistema político sem funcionalidades... Estamos vivendo momentos muito difíceis, de disfuncionalidade completa", afirmou em entrevista ao Jornal do Commercio. Apesar da declaração, Gilmar defendeu a decisão do TSE que resultou na absolvição da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer e afirmou que é preciso "rediscutir, inclusive, o poder investigatório do Ministério Público" e disse que "pensar em eleições diretas agora é golpe constitucional". O ministro está nesta segunda-feira (19) no Recife para participar de um evento sobre governabilidade. 

Segundo ele, "na verdade a Justiça Eleitoral goza de muito prestígio junto à opinião pública. Ela faz eleições e oferece o resultado com grande segurança, duas horas depois do término da votação. Ela conseguiu banir as fraudes que eram comuns no Brasil. E cassar presidente da República não é função da Justiça. No fundo é esse clima emocional, esse Fla x Flu que se criou ou, se vocês quiserem, no Recife, esse Sport x Santa Cruz. Depois o clima volta ao normal. Estou absolutamente tranquilo de que o Tribunal decidiu bem e que foi a melhor decisão", afirmou em relação ao resultado do julgamento que manteve Temer no poder. Para Gilmar, "não parece cabível" a possibilidade do Ministério Público recorrer da decisão.

Na opinião do ministro, "o Brasil, em termos de sistema político, produziu uma geringonça, com essa série de anomalias: um Judiciário hipertrofiado, um Ministério Público hipertrofiado, um sistema político sem funcionalidades... Estamos vivendo momentos muito difíceis, de disfuncionalidade completa. Temos que discutir isso, ver o que precisamos fazer para ajustar o País rumo ao futuro. Vamos comemorar ano que vem 30 anos da Constituição de 1988, que nos trouxe até aqui num quadro de normalidade institucional. Mas a gente não pode abusar de sua resiliência. Temos cometido muitas insanidades, vamos dizer assim, e é preciso que sejamos respeitosos de algumas regras ¬ separação de poderes, divisão de poderes, limites para todos. E muitos não estão observando", ressaltou.

É preciso que a gente também reconheça a seara da política. A atividade política é essa, coordenar atividades, decidir a pauta do Congresso. Isso é competência que inclusive não pode sofrer interferência do Judiciário ¬ às vezes nos animamos a esse tipo de interferência. Se fôssemos olhar para nosso próprio espaço, nosso território, talvez tivéssemos uma série de problemas. Não somos uma instituição bem gerida. Brinco dizendo que, se coubesse ao Judiciário ou Ministério Público a administração do Deserto do Saara, em pouco tempo talvez faltasse areia", completou.

Gilmar disse, ainda, que a antecipação de eleições, algo que até o ex-presidente Fernando Henrique defendeu, não é prevista pela Constituição. "Sou admirador do presidente Fernando Henrique, converso com ele sempre. Mas não vejo alternativa constitucional de eleição direta neste momento. A Constituição não permite. A não ser que a gente adote o direito achado na rua, a "doutrina constitucional da malandragem". Não há espaço para eleição direta. A gente tem que se acostumar a seguir regras. Acho até que o País tem que discutir um novo sistema de governo. Talvez a gente devesse experimentar um semi-presidencialismo, em que o presidente pudesse ser eleito, ter papel importante, e um sistema parlamentar de governo para resolver crises: se o governo não tiver apoio, cai. Tem que compor maioria. No contexto da reforma política, temos de discutir. Mas pensar em eleição direta agora é na verdade golpe constitucional", afirmou.

Portal Brasil 247

Acidente de ônibus em Minas deixa 9 mortos e 18 feridos

Um acidente com ônibus durante a madrugada desta segunda-feira, 19, na BR-251, em Salinas, no norte de Minas Gerais, deixou pelo menos nove mortos e 18 feridos, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo saiu da pista e capotou.

A corporação investiga as causas do capotamento, mas a suspeita é de que o ônibus trafegasse em alta velocidade. O veículo partiu de São Paulo e seguia para Euclides da Cunha, na Bahia. O acidente aconteceu por volta das 4 horas.

Ainda segundo a PRF, ainda não é possível dizer a qual empresa o ônibus pertencia.

A Polícia Militar em Salinas informou que o trecho da rodovia em que o ônibus tombou é sinuoso e registra alto índice de acidentes. A BR-251 dá acesso à BR-116, conhecida como Rio-Bahia.

Notícias ao Minuto (Rio)

Programa oferece 4,5 mil vagas em cursos técnicos em Pernambuco

O programa MedioTec abre, nesta segunda-feira (19), as inscrições para 4.520 vagas em cursos técnicos em 66 escolas de 22 municípios pernambucanos. As aulas são destinadas a jovens de 17 a 19 anos que estão cursando, em 2017, o 2º ano do Ensino Médio.

Do total de vagas, 2.635 são destinadas exclusivamente a estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (ETE), enquanto as demais são distribuídas para estudantes vinculados a instituições federais e privadas. O sistema de inscrição e o edital estão disponíveis no site da Secretaria Estadual de Educação, até o dia 30 de junho.

As matrículas dos aprovados devem ser realizas no período de 27 de julho a 1° de agosto. As aulas acontecem nos municípios de Abreu e Lima, Agrestina, Água Preta, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carnaíba, Carpina, Caruaru, Goiana, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, Serra Talhada, Surubim e Timbaúba.

As vagas são para 35 cursos: administração, agenciamento de viagem, agronegócio, alimentos, automação industrial, canto, comunicação visual, dança, desenvolvimento de sistemas, edificações, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eventos, guia de turismo, hospedagem, informática, instrumento musical, lazer, manutenção e suporte em informática, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, museologia, paisagismo, produção de áudio e vídeo, produção de moda, programação de jogos digitais, qualidade, redes de computadores, restaurante e bar, saúde bucal, segurança do trabalho, teatro e vendas.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3183.9862 ou 3183.9866.

Portal G1

Polícia de Londres trata novo atropelamento como atentado terrorista

A Polícia Britânica confirmou pelo Twitter que o incidente que ocorreu pouco depois da meia noite desta segunda-feira (19) está sendo tratado como um ataque terrorista. Uma van atropelou pedestres na Seven Sisters Road, perto da mesquita de Finsbury Parke, e deixou um morto e oito feridos.

"Todas as vítimas fazem parte da comunidade muçulmana", disse Neil Basu, subcomandante da polícia local numa conferência de imprensa na capital britânica, esclarecendo que as autoridades consideram se tratar de um atentado terrorista.

A polícia informou também que os oito feridos foram transportados para três hospitais de Londres, enquanto outras duas pessoas com ferimentos leves receberam assistência no local.

Uma pessoa foi detida na sequência do atropelamento. Segundo informações divulgadas recentemente, trata-se do condutor da viatura, um homem de 48 anos, cuja identidade não foi revelada, que foi detido no local depois de ter sido retido pela multidão.

O homem foi transferido para um hospital e, logo após receber alta hospitalar, será levado para prestar interrogatório.

Notícias ao Minuto (Rio)

Marianna Dias é eleita nova presidenta da UNE

A estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Marianna Dias, 25, foi eleita a nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) neste domingo (18) durante a plenária final do 55º Congresso da entidade realizado Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. A chapa Frente Brasil Popular: A Unidade é a Bandeira da Esperança conquistou 79% dos votos, escolhida por 3.788 delegados. 

O evento, segundo a UNE, reuniu mais de 15 mil estudantes de todo o país. Em segundo lugar, a chapa Fora Temer, Rumo à Greve Geral Contra as Reformas foi escolhida por 14,33%, seguida pelas chapas Vem Que a UNE É Nossa (3,09%), Fora Temer, Eleições Gerais Já. Mutirão na UNEJ (1,77%) e, em último lugar, Reconquistar a UNE: Por Nenhum Direto a Menos, Fora Temer, Diretas Já! (1,75%). 

Segundo a nova presidenta, que fica à frente da entidade pelos próximos dois anos, a prioridade, nesse momento, é a realização de eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer (PMDB-SP) e combater as reformas trabalhista e da Previdência, principais bandeiras do atual governo. "É preciso restabelecer a democracia e convocar novas eleições para a presidência da República, para que a gente possa, de fato, mudar tudo o que a gente tem visto."

Como uma das primeiras ações políticas do novo mandato, a UNE participa da greve geral marcada para o próximo dia 30, juntamente com as centrais sindicais e demais movimentos sociais, que exige a saída de Temer e a convocação de eleições diretas já.

Marianna também enalteceu sua antecessora, Carina Vitral, saudou a unidade no movimento estudantil, que garantiu a sua eleição. "Ser eleita em uma chapa que teve uma unidade tão grande, fortalecida, amadurecida durante muito tempo, através da Frente Brasil Popular, me dá a certeza de que essa será uma grande gestão."

Natural de Feira de Santana (BA), e integrante da União da Juventude Socialista (UJS), Mariana Dias também presidiu a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e também foi diretora de Relações Internacionais da UNE. Ela é a sétima mulher a liderar a UNE, e comandará as comemorações de 80 anos da entidade. 
O Congresso

Desde a última quinta-feira (16), os estudantes participaram de 36 mesas de discussão, que ocorreram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para refletir sobre a realidade nacional e apontar caminhos para uma educação democrática e plural, que contemple a diversidade brasileira com respeito e oportunidade.

Compuseram as mesas figuras como Guilherme Boulos, Celso Amorim, Fernando Haddad, Jandira Feghali e Ciro Gomes, além de especialistas de diversas áreas. Sobre a conjuntura atual, que também deram destaque as ditas reformas pretendidas pelo atual governo. 

Na sexta-feira (17), os estudantes também participaram do ato-evento Minas Pelas Diretas Já, que reuniu cerca de 40 mil pessoas na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte. 

Rede Brasil Atual

Recluso, Aécio Neves teme prisão

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG) tem dito, a quem o visita, que está com medo de ser preso. Ele está recluso em sua casa, casa no Lago Sul desde 17 de maio, quando foi divulgado conteúdo da delação de Joesley Batista, um dos donos da JBS. No depoimento de Joesley, ele afirma que o tucano pediu R$ 2 milhões para, segundo ele, pagar sua defesa na Operação Lava Jato.

De acordo com a publicação do portal de notícias Metrópoles, o senador tem dito que "numa situação normal", o pedido de prisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, previsto para ser analisado nesta terça-feira (20) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), seria rejeitado.

O medo do tucano se firmou quando o STF manteve manteve a prisão de sua irmã, Andrea Neves. Ainda de acordo com o Metrópoles, Neves está desesperado com a situação. “Ele está profundamente indignado, sobretudo com a situação da irmã”, disse José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela.

Notícias ao Minuto (Rio)

Taxistas protestam contra Uber

Um grupo de taxistas realiza um protesto, na manhã desta segunda-feira (19), contra os serviços de transporte particular de passageiros. De acordo com o advogado dos manifestantes, Aquiles Albuquerque, eles pedem que o juiz que concedeu a liminar autorizando a circulação do Uber no Recife reconsidere a decisão de outubro do ano passado.

De acordo com a organização do ato, cerca de mil taxistas participam da carreta. A Polícia Militar acompanha o ato, mas não divulgou números. A concentração começou por volta das 6h30, em frente ao Classic Hall, no Complexo de Salgadinho, em Olinda, junto a divisa com o Recife, saindo por volta das 10h15.

A manifestação divide espaço com ônibus e veículos de passeio. Por conta do protesto, o trânsito está lento na divisa das duas cidades.

“Queremos que o juiz volte atrás na liminar até que a questão que trata dos serviços de transporte de passageiros seja decidida no Congresso”, afirmou o advogado. A discussão sobre os aplicativos de transporte passaram pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisam ser aprovada no Senado.

A expectativa é de que eles percorram a Avenida Agamenon Magalhães rumo ao Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra, área central do Recife. No local, funciona a 7ª Vara da Capital, que concedeu a liminar.

No ato, os motoristas usam nariz de palhaço, carregam um caixão e faixas. Eles fizeram o enterro simbólico do sistema municipal de táxis. Este é o segundo protesto de taxistas do Recife contra o Uber, em 2017. No ano passado, eles realizaram vários atos na cidade, fechando ruas e cobrando providências ao poder público.

Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) também acompanham o ato, visando garantir a fluidez do trânsito.

Portal G1

Governo argentino distribui livros didáticos que 'ensinam' a não fazer greve


- O protesto que paralisou as atividades das Câmaras de deputados e senadores é inadimissível!!
- Temos direito de reclamar, protestar e manifestar pelas reivindicações que consideramos pertinentes.
- Sim,mas o exercício desses direitos deve ser realizado respeitando a legalidade e os direitos dos demais cidadãos.


O Ministério da Educação argentino enviou às escolas públicas do país manuais de redação com conteúdos que se posicionam contra os direitos à greve e às manifestações sociais. Os livros trazem um texto adaptado do jornal Clarín, que critica uma greve de trabalhadores, como exemplo do uso de formas linguísticas. 

O editorial de 2004, “Um protesto que prejudica o Congresso”, classificava como “inadmissível” a paralisação do Congresso Nacional perante uma greve dos trabalhadores. O texto ainda destacava que manifestações eram uma forma de “entorpecer a democracia” e considera os atos dos manifestantes como fora da lei.

Os livros didáticos destinados a estudantes do 6º ano ainda trazem uma história em quadrinhos onde um homem de terno repreende um operário que estaria se manifestando.

Os professores repudiaram a atitude do Ministério da Educação e afirmaram que se trata de uma “mercantilização” do ensino. Os docentes ainda disseram que episódios como esse evidenciam a visão “tendenciosa” do governo de Mauricio Macri perante os trabalhadores e a educação pública.

O presidente da União dos Trabalhadores da Educação (UTE), Eduardo López, criticou o atual ministro da Educação, Esteban Bullrich, dizendo que existe muito interesse privado na educação para que se formem alunos consumidores. "O jovem é um sujeito de direito, não um objeto de consumo e, tampouco, um de doutrinamento para o governo", disse. 

Opera Mundi

Remédios demoram quatro anos para chegar ao Brasil

Os brasileiros chegam a esperar mais de quatro anos para ter acesso a medicamentos já disponíveis em outros países, conforme pesquisa da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). A análise dos remédios demora, e nem sempre os produtos aprovados são incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) devido ao preço alto. Segundo especialistas, drogas mais inovadoras, que podem oferecer mais tempo de vida a pacientes com doenças como câncer, não costumam ser disponibilizadas.

A pesquisa aponta que os medicamentos similares são os que mais demoram a ser analisados, com média de 1.548 dias – mais de quatro anos de espera. Para medicamentos sintéticos, o tempo médio de espera é de 597 dias. Para agilizar o processo, em dezembro passado foi sancionada uma lei que determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emita parecer sobre os medicamentos em, no máximo, 365 dias e, em caso de remédios prioritários, em 120 dias. Drogas urgentes têm 90 dias para ser analisadas.

“Para um medicamento chegar ao paciente, há um longo caminho. Começa no desenvolvimento do produto, quando é feito o pedido de patente. As empresas fazem um dossiê com todas as informações sobre o medicamento, protocolam na agência do país de origem, que emite um parecer, aprovando ou não”, explicou o diretor de Acesso da Interfarma, Pedro Bernardo.

Em caso de aprovação, o registro do remédio pode ser solicitado no Brasil. Antes de ser comercializado, o remédio precisa, ainda, passar pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Vencidas essas etapas, uma nova análise é feita antes da incorporação da droga ao SUS.

De 2007 até o dia 9 deste mês, a Anvisa recebeu 24 solicitações de registros de medicamentos biológicos oncológicos, sendo que 15 foram aprovados, e nove não tiveram análise concluída. Quanto aos medicamentos sintéticos, foram 66 pedidos de registro desde 2010, tendo sido 32 deferidos.

Na rede suplementar, também há dificuldades no acesso aos remédios, e muitos não são fornecidos pelos convênios. O rol de medicamentos orais é atualizado a cada dois anos. “Tem muita droga nova que sai nesse intervalo e precisa esperar a próxima atualização”, disse a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz.

Rol. A revisão do rol de procedimentos da saúde suplementar é feita por de órgãos de defesa do consumidor, planos de saúde, conselhos e associações profissionais, entre outros.

Justiça é o caminho para conseguir medicamentos

A morosidade no processo de registro de medicamentos e incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) obriga muitos pacientes com câncer a recorrer à Justiça para conseguir remédios. Somente em 2016, o Ministério da Saúde gastou cerca de R$ 10,2 milhões para atender demandas judiciais que determinaram a compra de 44 tipos de medicamentos para tratamento oncológico. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, em maio, a suspensão de todos os processos judiciais em tramitação no país que pedem o fornecimento de remédios que não estão na lista oficial do SUS. A decisão não impede que os juízes concedam liminares em demandas urgentes.

Para a integrante da comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Minas), a advogada Kátia Rocha, a judicialização é “sinal de que a gente não tem a política pública construída de maneira adequada, profissionais de saúde engajados da maneira adequada”, afirmou. “Não é pelo valor que a gente tem que categorizar a o que o cidadão tem direito ou não”.

A servente escolar Lucineia Aparecida Santos, 34, que O TEMPO mostrou ontem, buscou auxílio na Defensoria Pública para tentar conseguir judicialmente o medicamento que o filho Iago, 14, precisa para o tratamento de leucemia, que não está disponível no SUS. Ela ainda aguarda o resultado da ação.

DADOS DA DOENÇA

Ocorrências. O Brasil deve ter cerca de 586 mil novos casos de câncer neste ano, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Mortes. Cerca de 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer por ano no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 190 mil mortes causadas pela doença anualmente.

Imunoterapia é alternativa

Realizada por meio de medicamentos, a imunoterapia é uma das formas de tratamento de câncer mais inovadoras e tem tido bons resultados, segundo o oncologista Amândio Soares Fernandes, da Oncomed. “A medicação estimula o próprio organismo a lutar contra o câncer e é usada, principalmente, para tratamento de câncer de pulmão, melanoma e rins”, explicou.




O Tempo (MG)

Incêndio florestal deixa dezenas de mortos em Portugal

O primeiro-ministro, António Costa, visitou a região atingida e disse que "seguramente é a maior tragédia nacional" dos últimos anos no país. 

O maior número de vítimas foi registrado na vila de Pedrogão Grande, mas o fogo se alastrou também pelas de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera. Segundo Jorge Gomes, o incêndio tem quatro frentes ativas, duas das quais de "extrema violência". Balanços tem sido divulgados de hora em hora e o número de vítimas pode aumentar. 

Ao todo, 687 bombeiros e 224 viaturas foram acionados para tentar controlar as chamas, mas segundo o governo português há outros incêndios florestais no país que impedem o emprego integral das forças.

O governo espanhol foi acionado e enviou equipes para auxiliar no combate ao fogo. Por meio do Mecanismo de Proteção Civil, a União Europeia enviou três aviões para ajudar nos trabalhos de controle do incêndio.

A Polícia Judiciária de Portugal ainda investiga as causas das chamas, mas informou não considerar o incêndio como tendo origem criminosa, sendo o mais provável que tenha se iniciado com um raio caindo sobre alguma árvore seca e posteriormente espalhado pelos fortes ventos que atingem a região.

Os incêndios florestais em Portugal são comuns durante o verão europeu. No sábado, uma onda de calor elevou as temperaturas a patamares acima dos 40 graus Celsius.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da Espanha, Manoel Rajoy, ligaram para o primeiro-ministro português, António Costa, para prestar solidariedade e oferecer ajuda.

Opera Mundi

#DevolvamMeuSãoJoão

O mês de junho chega trazendo as festividades tão esperadas por boa parte da população. Em Pernambuco não é diferente, e no interior do estado, o São João é a referência dessas comemorações que ainda incluem o Santo Antônio (12/06) e o São Pedro (29/06). Festejos animados, que reforçam tradições religiosas, resgatam a cultura alimentar dos povos e que tem muita dança embaladas por muita música. O forró é o ritmo mais escutado nessa época, é também a oportunidade que muitos artistas que tocam o ritmo têm de mostrar seus trabalhos, resgatando os mais antigos, com trabalhos já consolidados, e também a oportunidade de se conhecer novos artistas.

Mas, apesar de Pernambuco ser um estado de referência para muitos artistas que tocam forró, os poderes públicos não têm mostrado muita valorização aos artistas locais, privilegiando atrações, muitas vezes, de fora do estado, para montar as programações. Do Agreste ao Sertão, tocando forró ou outros ritmos musicais, os artistas locais têm sentido a necessidade de falar para a população sobre a invisibilidade que pouco a pouco vem sendo dada a eles.

Para chamar atenção ao caso, foi lançada a campanha “Devolva Meu São João”. Nela, os artistas denunciam a falta de oportunidades nas programações dos festejos juninos em cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), que tem dado espaço para artistas de outros estados e diminuído o espaço para o forró. A campanha foi idealizada pelo músico Chambinho do Acordeon e vem sendo reforçada por outros forrozeiros. “Os forrozeiros estão se sentindo estranhos no seu próprio território. Falta sensibilidade em ver que a gente está aqui no berço de Luiz Gonzaga, no berço do forró, e logo nesse período de maior efervescência a gente fica de fora”, diz Elmo Oliveira, compositor, músico e poeta, natural de Bodocó, mas que já vive há mais de 20 anos em Ouricuri, no Sertão do Araripe de Pernambuco.

Caruaru - Em Caruaru, há anos que artistas da cena local vêm construindo o Polo Azulão, um espaço para artistas da região partilharem seu trabalho mostrando que em Caruaru não só o forró faz parte da identidade da cidade. Neste ano, a gestão municipal incluiu o polo como parte da programação oficial, melhorando a estrutura e trazendo importantes nomes da cena musical nacional para integrar a programação. Mas muitos dos artistas que construíram a proposta ao longo dos anos foram deixados de fora da programação. Campanha nas redes sociais foi realizada, em solidariedade ao direito dos artistas locais tocarem no polo, pois foram eles que sempre deram vida ao espaço. A pergunta que fica é: até quando os artistas locais, que dão vida à cena local durante todo o ano, vão continuar sendo desvalorizados, desprestigiados e ficar fora da festa?

Brasil de Fato

Com 19 trios elétricos, Parada Gay reúne multidão em São Paulo

A 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo aconteceu neste domingo (18) em São Paulo. No total, 19 trios elétricos desfilaram em trajeto que começou na Avenida Paulista e desceu a Rua da Consolação, chegando ao Vale do Anhangabaú. Segundo os organizadores, o evento reuniu 3 milhões de pessoas. 

O evento começou oficialmente às 12h30. O tema deste ano é "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um estado laico". Por volta das 18h30, os trios elétricos haviam chegado ao Vale do Anhagabaú, e o público aguardava os shows, que iam até 21h.


A Avenida Paulista ficou tomada pelos participantes, vários com fantasias especiais para o evento. A via também estava decorada, e as cores lembrando um arco-íris estão presentes em faxias de pedestres, em balões de gás e no Conjunto Nacional, prédio que é um dos símbolos da avenida.

Anitta e Naiara Azevedo se apresentaram em um dos trios elétricos. Junto com elas, na festa batizada de Chá da Alice, estavam Márcia Freire, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, e a cantora amazonense Lorena Simpson.

Em entrevista à GloboNews, Anitta disse antes de se apresentar: “suas crenças religiosas não têm a ver com a sua orientação sexual. Acho importante que todos aprendam a respeitar as diferenças do outro e a liberdade das pessoas”, afirmou.

Daniela Mercury também foi uma das atrações que levantou a multidão nesta tarde. Ela também se apresentou no encerramento do Carnaval deste ano e na Virada Cultural.

Outro destaque foi a atriz e modelo Viviany Beleboni, de 28 anos, que neste ano estava com uma roupa militar, para criticar o fundamentalismo religioso, o conservadorismo mundial e a falta de espaço para pessoas transexuais no Exército. Em 2015 ela apareceu "crucificada", e em 2016 representou a Bíblia.

Na abertura do evento, houve manifestações de cunho político. Os participantes gritaram "Fora Temer", pedindo a saída do presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Turistas

A Prefeitura estima que 20% do público da Parada seja composto por turistas. Cerca de 600 mil pessoas que devem sair de outras cidades, estados e até países para participar do evento e movimentar a economia da capital paulista em aproximadamente R$ 45 milhões.

A Prefeitura de São Paulo investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão na infraestrutura do evento - a quantia é a mesma disponibilizada para a edição do ano passado, segundo a gestão João Doria.

Portal G1

Mais de 1.800 documentos emitidos pelo mutirão de resgate da cidadania na Mata Sul e Agreste do Estado

O mutirão de resgate da cidadania, estabelecido nesta última semana pelo Governo de Pernambuco, já percorreu oito cidades atingidas pelas enchentes na Mata Sul e Agreste do Estado. No total, foram emitidos mais de 1.800 documentos, entre registros de nascimento (877), comprovantes de CPF (135), carteiras de identidade (800), registros de casamento (60) e certidões de óbito (5). Os números foram apresentados no Gabinete de Crise Central, monitorado pelo Governador Paulo Câmara, em mais uma reunião realizada neste sábado (17.06), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro reuniu secretários de Estado responsáveis pelos escritórios regionais e dirigentes de órgãos que atuam na Operação Prontidão.

Promovido pela Secretaria de Defesa Social, com apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o mutirão atendeu, até o momento, os municípios de Belém de Maria, São José da Coroa Grande, Palmares, Gameleira, Catende, Barreiros, Água Preta e Cortês. Hoje (17.06), a ação atende a cidade de Ribeirão e segue para Jurema e São Benedito do Sul, no dia 19, e Belém de Maria e Sirinhaém, no dia 20 deste mês.

Além disso, o Governo de Pernambuco continua atuando, junto ao Governo Federal, para agilizar a liberação dos recursos para a complementação das barragens e obras contenção das áreas de deslizamento das encostas. Foram contabilizadas por técnicos da Defesa Civil do Estado cerca de 750 moradias – 3.750 pessoas – de nove municípios, avaliadas como classificação de risco grau 4. Além da aplicação de 170 mil metros de lonas nessas áreas de risco, um Plano de Trabalho está sendo elaborado pelas equipes competentes para aquisição de geomantas nos pontos cadastrados, sendo necessário um investimento de R$ 30 milhões da União para esta intervenção.

BALANÇO - O Gabinete de Crise, que cuida da Operação Prontidão, registrou um total de 2.064 pessoas desabrigadas e 33.779 desalojadas. Ao todo, já foram distribuídos 178,4 mil metros quadrados (m²) de lonas; 12.790 kits dormitórios; 12.318 colchões; 203,7 toneladas de alimentos; 250,6 mil litros de água; 10.159 kits de limpeza; 5 mil kits de higiene; e 112,4 toneladas de roupas. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Prorrogado mutirão dos superendividados

Devido à grande procura por negociações, o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Procon/PE, prorrogou até a próxima quarta-feira (21), o Mutirão dos Superendividados. Os atendimentos estão sendo realizados na sede do Procon, localizada na Rua Floriano Peixoto, 141, bairro de São José, no Recife, das 8h às 14h.

“Sabemos que a situação econômica da população está muito difícil e por esse motivo o governador Paulo Câmara resolveu prorrogar esse mutirão. As pessoas terão mais três dias para negociar suas dívidas e entrar no segundo semestre mais aliviadas financeiramente” explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 

O consumidor Jorge Gomes participou do mutirão e negociou uma dívida com a Compesa. O débito de R$ 5.274,93 foi negociado para uma parcela única de R$ 293,06. Já manicure Mércia da Conceição estava com uma divida de R$ 1.700, na Celpe. “Eu tirei um empréstimo para quitar essa dívida, porque vale muito a pena. Vou dar uma entrada e pagar o restante em seis parcelas” afirma.

Além da Celpe e da Compesa o consumidor poderá ir ao Mutirão para negociar com todos os bancos, TIM, Claro, Vivo, NET e o IPTU do Recife. Além de poder tirar extrato de SPC e Serasa.

Para participar é necessário apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a dívida, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento e/ou contrato, entre outros. Caso no documento conste o nome de outra pessoa, que não seja o titular, é preciso procuração reconhecida em cartório para a representação.

Imprensa Procon PE