quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Caruaru: Mulheres negras em debate

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou o debateHistórias e Vivências das Mulheres Negras. O encontro aconteceu no auditório da SPM e teve o objetivo de ressaltar a importância da mulher negra para a sociedade e divulgar as políticas afirmativas que vêm sendo promovidas nesse sentido. Contribuíram para as discussões, a Secretária da Mulher da Unegro-PE, Edileusa Maria da Silva, e a vereadora de Caruaru Maria José Galdino, mais conhecida como Zezé Parteira, que obteve destaque pela sua atuação na saúde e qualidade de vida das mulheres da comunidade de Taquara, no município.

A necessidade de superação da herança escravocrata que submete a população negra (em especial as mulheres) a um status desumanizado em que se encontra vitimada em diversos aspectos econômicos, políticos e sociais, foi o foco da palestra de Edileusa, representante da Unegro-PE. “Foi uma oportunidade para falar dos nossos avanços, principalmente hoje, que faz 147 anos da Lei do Ventre Livre, da mesma maneira que esse dia é chamado também como Dia da Mãe Preta, uma figura feminina do período da escravidão brasileira que continua a existir nos dias de hoje na forma da babá. Caruaru saiu na frente do Recife, ao dar o primeiro passo para destacar essa data”, afirmou Edileuza. 

Além das falas, o evento contou com um momento de reflexão, proporcionado pelo Grupo de Teatro da Secretaria de Políticas para Mulheres, que apresentou a esquete Não chora, menino! com a abordagem do tema da mãe preta que amamenta o filho da mãe branca. “Incentivar a discussão para que essas mulheres possam compreender o cenário machista-patriarcal de opressão em que vivem e sofrem, foi o nosso objetivo, para que, nesse contexto, consigamos contribuir para a transformação dessa cultura opressora e racista. Temos o empoderamento das mulheres negras como uma das principais pautas da SPM”, destacou a secretária da SPM, Juliana Gouveia.

“Foi um momento em que pudemos incentivar, promover e resgatar a autoestima da mulher negra, dando visibilidade e relevância por meio desse evento que ressaltou uma de nossas políticas afirmativas”, pontuou a coordenadora da Mulher Negra da SPM, Tamyres Cardoso.

Dia da Mãe Preta - No dia 28 de setembro de 1871, Izabel, a princesa imperial vigente, em nome do imperador Dom Pedro II, sancionou a Lei do Ventre Livre, que libertou os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data, com o objetivo de diminuir a população escrava no Brasil.

Esse dia se tornou, portanto, consagração à mãe preta, escrava que era obrigada a amamentar os filhos de sua dona, cuidando deles dia e noite, enquanto seus próprios filhos eram entregues ao seu senhor e sofriam todos os maus-tratos da escravidão.

A lenda da Mãe Preta é oriunda do Rio Grande do Sul e surgiu com a cidade de Passo Fundo. A escrava Mariana, apelidada de “Mãe Preta”, pertencia ao Cabo Neves, proprietário das glebas de Passo Fundo. Seu único filho, que era sua alegria, fugiu de casa e nunca mais voltou. Mãe Preta chorava sem cessar. As Lágrimas derramadas por ela penetraram na terra e se transformaram numa fonte que se tornou famosa entre os habitantes da cidade e viajantes.


Imprensa Caruaru
Fotos Arnaldo Félix

Semana de Artes Batá Kossô em Olinda

Ponto de Cultura Batá Kossô realiza a 2ª Edição da Semana de Artes Batá Kossô – Sabá e oferece atividades de formação, música, dança, teatro, cineclube, rodas de conversa, culinária, feira social, oficinas, intervenção de grafite, apresentações culturais e muita poesia “Eu Poeta Errante” em homenagem ao Poeta França. Toda programação é gratuita e acontece de 09 a 13 de outubro de 2018, na rua do Piza, nº 129, Varadouro/Santa Tereza próximo à Delegacia do bairro, no entorno das comunidades da Ilha do Maruim, V8, V9 e Salgadinho, em Olinda.

A Semana de Artes Batá Kossô homenageia Mestre Afonso e o Maracatu Leão Coroado e também celebra os 60 anos de Dona Giva, matriarca do Batá Kossô. Com o apoio Ministério da Cultura (Minc) através do Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros, contemplado em 2017.

A programação é pensada de forma a ter como caminho norteador/pedagógico a filosofia do aprender – fazendo, que nos mostra e resgata o lugar de aprendizes-ensinantes e ensinantes-aprendizes, desenvolvida pelo mestre Paulo Freire. As atividades envolvem diversos tipos de artes como música, dança, poesia, artesanato e audiovisual, estimulando a coletividade e novos aprendizados. A intenção é a construção de uma nova perspectiva que agregue valores culturais e sociais aos participantes, fazendo com que todos sejam propagadores, multiplicadores, defensores e guardiões de sua cultura e identidade.

Durante toda semana estaremos arrecadando alimentos não perecíveis para o Centro Social Sandra Moraes, localizado na Rua Souza Lopes, nº 23, V9 – Olinda. Contamos com você!

Inscrição nas Oficinas

As inscrições para as oficinas são gratuitas e para inscrever acesse o link: http://bit.ly/2NUZ95n

Parceiros do Sabá

Centro Espírita Maria Francisca de Assis (CEMFA), Maracatu Leão Coroado, Ponto de Cultura Coco de Umbigada, Centro Cultural Grupo Bongar, Centro Cultural Axé de Kilú, Projeto Ilha Musical, Maracatu Nação Camaleão, Grupo Maracagrande, Grupo Coqueiro Alto, Catavento Criativo, Coletivo Canavial Olindense, Feira de Arte Negra Quilombar, Atelier Além das Ideias, Radiola Jamaicana, Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, Trupe CircuLuz, Mamulengo Trem Noturno, EtnoRec, Rádio AMNÉSIA FM 89.5, Rádio No PE do Ouvido FM 90.9.

Programação completa do 2º Sabá – Semanada de Artes Batá Kossô 2018

ABERTURA / TERÇA – FEIRA (09/10)
19:00 – Feira de Arte Negra Quilombar
19:30 – Coquetel de Abertura
19:50 – Cineclube Rainhas do Quilombo (Homenagem Ao Mestre Afonso E o Maracatu Leão Coroado)
20:30 – Radiola Jamaicana (PB)

Programação das Oficinas 

Oficina de Produção Cultural
Dias: 10, 11 e 12 de outubro
Horário: 08:00 às 12:00
Facilitadora: Sandra Silva / Catavento Criativo Programação das Oficinas
Local: Cemfa – Rua do Piza, n° 129, Santa Tereza – Olinda


Oficina de Estamparia Artesanal: Confecção de Turbantes
Dias: 10, 11 e 12 de outubro
Horário: 14:00 às 18:00
Facilitadora: Cristiany Loureiro ( Atelier Além das ideias)
Local: Cemfa – Rua do Piza, n° 129, Santa Tereza – Olinda

Vivência sobre Comidas de Terreiro
Dias: 10, 11 e 12 de outubro
Horário: 10:00 às 12:00
Facilitadora: Marrianne Costa ( CEMFA)
Local: Ponto de Cultura Batá Kossô Rua do Piza, n°129, Varadouro – Olinda

Oficina de Mamulengo: Confecção e Manipulação de Bonecos
Dias: 10, 11 e 12 de outubro
Horário: 14 as 18h
Facilitador: Milton Cosmos (Mamulengo Trem Noturno)
Local: Centro Cultural Axé de Kilú – Ilha do Maruim, R. Nelcina Pereira nº 46, Santa Tereza – Olinda

Oficina de Comunicação Comunitária – Rádio Livre Amnésia 89.5 FM
Dias: 10, 11 e 12 de outubro
Horário: 14:00 às 18:00
Facilitadores: Mestre Quinho Caetés e Daniel Albuquerque
Local: Ponto de Cultura Coco De Umbigada, Beco da Macaíba nº 42, Guadalupe – Olinda

QUARTA-FEIRA – 10/10

09:00 – Expressão Corporal – Dança Afro – Joana D’arc (DADÁ)
14:00 – A PARTE PERCUSSIVA – Toni Boy
18:00 – Feira de Arte Negra Quilombar
18:30 - Cineclube Rainhas do Quilombo e Representantes de Terreiros
(EtnoRec): A intolerância contra as religiões de matrizes africanas no Brasil. (ONU BRASIL, Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, documentário produzido pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC – Rio) aborda as causas da intolerância religiosa e a riqueza da cultura afrodescendente no país).
19:00 - Roda de diálogo – Tema: Música de terreiro – transmissão para futuras gerações
Explanação: Guitinho da Xambá
19:30 - Apresentação da Orkestra Tambores de Xambá
20:45 - Dj Etnia (PB)

QUINTA-FEIRA – 11/10

09:00 – Expressão Corporal – Dança Frevo – Daniel Dias
14:00 – Fankane, ritmos do Oeste Africano – Joás Santos
18:00 – Feira de Arte Negra Quilombar
18:15 – cineclube Rainhas do Quilombo: Exibição de vídeo A Cultura Rastafari
19:00 – Roda de Conversa sobre a cultura Rastafari com Valdi Afonjah
19:40 – Dj Etnia – PB
20:40 – Trupe Circuluz
21:20 – Cineclube Rainhas do Quilombo – filme- Poeminflamado, Doc. 1h e 15min, Dir. de Mariano Pickman, conta uma parte da trajetória do Poeta França de Olinda.
22:50 – Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel “Um ato Loucos – Luna e Marco Polo”
00:00 – Recital de poesia “Eu Poeta Errante” (homenagem ao poeta França) com os poetas Fernando Chile, Milton Pytanga, Luiz Carlos Dias, Eunápio Mario, Mario Gomes e Felipe França.

SEXTA – FEIRA (12/10)

09:00 – Expressão Corporal – Cavalo Marinho Boi Brasileiro- Ricardo Rocha
14:00 – Batuque do Maracatu Leão Coroado – Karen Aguiar / Preto Pereira
15:00 – Apresentação do Mamulengo Trem Noturno Ilha do Maruim, R. Nelcina Pereira nº 46, Santa Tereza – Olinda (Centro Cultural Axé de Kilú)
18:00 Feira de Arte Negra Quilombar
19:00 – Cineclube Rainhas do Quilombo – EtnoRec – Série Índios do Brasil-Episódio 5 – Wassú Cocal

(A expedição se despede dos povos do estado de Alagoas neste episódio, onde Tiago Nagô conhece o povo indígena Wassú Cocal, que habita a região da Zona da Mata. O protagonismo feminino, a luta pela educação indígena e formação, além do modo de vida e religiosidade desse povo são assuntos explorados por Nagô neste episódio. Os embates do povo Wassú Cocal com o poder público, que quer duplicar uma das principais rodovias do país, a BR 101, cortando suas terras, sem lhes compensar em nada também é foco do programa.

19:30 – Roda de Diálogo com Eduardo Rossi – Direitos da Cultura
20:00 – Roda de Diálogo com Mãe Beth de Oxum – Mulher, tecnologia e atualidade
21:00 – Coco de Umbigada

Apresentações Culturais

SÁBADO – 13/10
Entrega de Certificados será digital
Feira de arte Negra Quilombar
14:00 Cosme e Damião CEMFA – (Centro Espírita Maria Francisca de Assis)
15:00 Mamulengo Tomé – Garanhuns (PE)
15:30 Maracatu Leão Coroado (PE)
 Maracatu Nação Camaleão (PE)
Maracagrande (PB)
16:30 Batá Kossô (PE)
17:20 Fankani (PE)
18:00 Coqueiro Alto (PB)
18:50 Suprema Corte (PE)
19:40 Eduardo Rossi (PE)
20:30 Neuro Roots (PE)
21:20 Radiola Jamaicana feat Jaque Barroso (SE)

Serviço
2º SABÁ – Semana de Artes Batá Kossô
Data: De 09 até 13 de Outubro de 2018
Endereço: Rua do Piza, 129, Varadouro – Olinda (PE)
Entrada: Gratuita



Estrada de Águas Compridas passa por recuperação

A Estrada de Águas Compridas, em Olinda, está recebendo uma frente de serviços de requalificação. O trabalho conta com uma operação tapa-buracos, revitalizando o pavimento, além de limpeza, remoção de entulhos e desobstrução de galerias e canaletas. A ação também está executando melhorias na iluminação pública, interferindo na segurança e na qualidade de vida dos moradores. A via faz conexão com a Avenida Presidente Kennedy.

Nos próximos dias, de acordo com a Secretaria Executiva de Manutenção Urbana, as luminárias serão substituídas, recebendo lâmpadas de vapor metálico, mais claras e com maior raio de alcance. A medida atende a uma demanda antiga de quem circula pela região. Além do próprio bairro de Águas Compridas, o benefício se estende a diversas localidades, entre elas Aguazinha, Caixa D’Água, Sapucaia, Alto Nova Olinda e o Córrego do Abacaxi.

OUTROS SERVIÇOS:

Na última semana, a Defesa Civil de Olinda também concluiu a obra da escadaria da Segunda Travessa da Rua do Amanhecer, próximo a Ladeira do Giz, em Águas Compridas. Além de novos degraus, foi instalado um corrimão e refeita a galeria para melhor direcionar a água da chuva.


Imprensa Olinda

Anelis Assumpção e Teto Preto engrossam o coro de mulheres no Coquetel Molotov

A vencedora do Prêmio Multishow de Melhor Disco e Melhor Capa, segundo o super júri neste ano, Anelis Assumpção (foto), confirma presença nos 15 anos do festival TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov. A cantora paulistana se une a Luedji Luna, Maria Beraldo, Duda Beat, MC Troinha, Connan Mockasin, Barbagallo, Djonga, além da banda Teto Preto, também anunciada hoje no line up do evento. Liderado por Angela Carneosso, o grupo soma forças na representatividade das mulheres no festival, que é um único brasileiro a integrar a Keychange, uma iniciativa internacional pioneira que incentivo o equilíbrio de gênero na programação dos festivais.

Anelis vai levar para o No Ar a turnê do seu terceiro disco, Taurina, lançado neste ano e impossível de rotular. O álbum, além de fazer referência ao signo da cantautora, conhecido como teimoso e guloso, também traz certa comparação entre a mulher e a vaca – animal generoso que alimenta o ser humano ou endeusada, aparece como divindade em culturas orientais. Ou ainda, vaca, muitas vezes, é usado como xingamento para mulheres. Sobre a estreia no festival, ela diz: “O Coquetel Molotov é um festival super querido e respeitado, cuidadoso na escolha dos artistas, então eu fico muito feliz com o convite e em poder levar meu Taurina pra essa terra tão querida! Vamos dar um mergulho interior, Recife?”

Com um repertório autoral de colagens, canções e pós-canções, o Teto Preto vai instaurar uma atmosfera antropofagizante fortemente feminina e emocionante no palco do No Ar. O corpo político é desmantelado e transfigurado em fluídos, sensações e imagens. Um acordo comum quanto ao elemento espontâneo do risco. A banda estreou em 2016 com o EP Gasolina (2016) e neste ano lançou o single Bate Mais. 

Através de apresentações memoráveis na noite paulistana, o grupo foi ganhando espaço e hoje é um dos grandes nomes da nova safra de artistas no país. Enquanto transita pelo Techno e House, passeia pela MPB, traz notas de atabaque e também cuíca. Carneosso fala sobre o que o público pode esperar da apresentação da banda: “Em tempos nefastos, precisamos nos fortalecer. É questão de vida e morte. Precisamos de mais do que hashtags para sair das zonas de conforto que nos trouxeram até aqui. Novembro é o mês de lançamento do nosso 1o long play, ‘Pedra Preta’, construído em campo de batalha/sp. É um meteorito, uma pedra que sobrevive à incêndios. Um amuleto de luta, agonia, esperança, tesão y vontade de viver. Voltar ao Recife após quase 2 anos, é emocionante. Demarca o início de um novo ciclo que se abre com esse disco, um grito preso na garganta. Convocamos todas as manas, monas, bixas, travestis, drags y manos também para essa linha de frente: devorem-nxs! Vamos tomar p(h)oder”.

Playlists No Ar

Para 2018, o festival mantém a parceria iniciada ano passado com a Bananas Music Branding, agência gaúcha especializada em curadoria e estratégia musical, para criar playlists no Spotify, parceiro de mídia do evento. "Esse ano iremos continuar com as playlists assinadas pelos artistas do lineup, mas de uma maneira diferente. Estamos fazendo uma espécie de amigo secreto de playlists, onde um artista cria uma playlist pensando em outro artista do lineup. A Maria Beraldo irá fazer uma playlist especial para a Luedji Luna e iremos confirmar outras playlists assinadas na medida em que o lineup é divulgado", diz Juli Baldi, uma das diretoras da Bananas.

Já a playlist No Ar Coquetel Molotov 15 anos, terá comentários nas faixas. "Estamos gravando depoimentos de pessoas que fazem parte da história do festival, a ideia é que elas relembrem histórias de shows inesquecíveis que já passaram pelo palco nesses 15 anos" diz.

Além das playlists assinadas pelos artistas e a especial 15 anos com depoimentos, terá também a No Ar 2018 Recife, para o público acompanhar a divulgação de novos nomes no lineup, bem como a Novos Sons de Pernambuco, só com artistas incríveis da cena musical de Pernambuco e, por fim, a Novos Sons do Brasil, com as novidades nacionais vindas de todas as partes do país.

Keychange

Outra novidade para 2018 é que o No Ar passou a fazer parte da Keychange, que encoraja as mulheres a transformarem o futuro da música. Assim, o TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov segue os passos do projeto e passa a fazer parte de um seleto grupo global de eventos. Entre os que fazem parte da iniciativa, estão o Bestival, Reeperbahn Festival, Iceland Airwaves, Tallinn Music Week, Glasgow Jazz Festival e Liverpool Sound City.

Vale ressaltar que o único representante da América Latina é o No Ar. "É importante que os festivais se preocupem, desde já, com a programação visando a igualdade de gênero. Estamos atentos a isso há anos e queremos estimular outros festivais a seguirem o mesmo caminho. Que a nossa entrada no Keychange leve mais eventos a participarem", reflete Ana Garcia, diretora do festival. Em 2018, o festival estreia em solo paulistano e ainda promove edições em Belo Jardim e Belo Horizonte.

Patrocinadores

Pelo segundo ano, o No Ar tem patrocínio da Natura, por meio do Natura Musical. “Desde 2017, o programa patrocina festivais que trazem aos palcos uma diversidade de artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Eventos como o Festival No Ar Coquetel Molotov agregam as oportunidades de palco para os artistas e contribuem para a formação e ampliação de um público jovem para a música brasileira”, completa Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Outra parceria de longa data é a patrocinadora Baterias Moura, além disso, em 2018 acontece as estreias da TNT Energy Drink, que apresenta o evento, e o patrocínio do whisky Ballantines. “Patrocinar esse festival, que é um dos mais esperados pelos jovens pernambucanos, é muito significativo para o TNT Energy Drink. O ativismo, a valorização da música independente e a resistência, que estão presentes no Nordeste e no Coquetel Molotov, fortalecem nosso posicionamento de marca, por estar em consonância com a forma como dialogamos com o nosso púbico”, avalia Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda do Grupo Petrópolis.

Em 2017, o No Ar atraiu uma média de oito mil pessoas O ativismo, a quebra de preconceitos de gênero, com a entrada gratuita de pessoas trans e o combate ao assédio feminino, também foram marcantes na edição anterior do evento, aliando o melhor da música independente com as artes e a cultura na capital pernambucana. O evento também ganhou o selo 'Evento Neutro', com o certificado de neutralização de carbono. Essa ação foi feita em parceria com a Eccaplan, startup de consultoria em sustentabilidade instalada na incubadora USP/IPEN - Cietec.

Classificação

O festival possui classificação indicativa de 16 anos e somente será permitida a entrada desses adolescentes, desde que estejam autorizados por escrito e com firma reconhecida pelos seus responsáveis legais. Para baixar o modelo do documento de autorização, acesse aqui.

No Ar Coquetel Molotov Belo Jardim

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o Festival No Ar Coquetel Molotov também acontece no interior de Pernambuco, na cidade de Belo Jardim, entre os dias 17 e 20 de outubro. Lia de Itamaracá, Francisco El Hombre, Luna Vitrolira, Romero Ferro (Garanhuns) Agda (Santa Cruz do Capibaribe), Rasga Mortalha (Caruaru) e Jurandex (Belo Jardim) são algumas das atrações confirmadas no line up do Festival, que em sua quarta edição no Agreste de Pernambuco acontece com uma programação completamente gratuita de shows no Parque do Bambu, além de oficinas e a Mostra Play the Movie no Cine Teatro Cultura.

SERVIÇO

TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov 2018
BAILITO
SHOW COM AZEALIA BANKS
Data: Quinta-feira, 15 de novembro.
Horário: 21h.
Local: Bailito
Endereço: Rua Carlos Gomes, 390 - Prado
Ingressos:
R$ 200 (2º lote - inteira);
R$140 (2º lote - social: levar 1 kg de alimento não-perecível)
R$100 (2º lote - meia)
Casadinha - Azealia + festival no Caxangá Golf Country Club)
R$150 (2º lote - meia)
R$210 (2º lote - social: levar 1 kg de alimento não-perecível)
Vendas: aqui

CAXANGA GOLF COUNTRY CLUB
SHOWS COM CONNAN MOCKASIN, DJONGA, LUEDJI LUNA, MARIA BERALDO, DUDA BEAT, MC TROINHA E MUITO MAIS ATRAÇÕES

Local: Caxanga Golf Country Club - Av. Caxangá, 5362 - Iputinga
Data: Sábado, 17 de novembro
Horário: A partir das 13h
Ingressos LIMITADOS: 2º Lote: R$55,00 (meia), R$110,00 (inteira) e R$80,00 (social - levar 1 kg de alimento não-perecível) 

Link para compra online aqui

Pontos de venda:

Avesso (Avenida Rui Barbosa, 806) - seg a sexta, das 9h30 às 19h30 e sábado, das 9h às 18h.
Forma de pagamento no local: Dinheiro
Permitido para maiores de 18 anos


TNT Energy Drink Apresenta
Patrocínio: Baterias Moura, Natura Musical, Ballantines.
Apoio: Instituto Conceição Moura, Itaipava, Prefeitura Recife, Sebrae, CEPE, Aeso, Bureau Export, Consulado Francês, Institut Français, Uplanet, Women Friendly, TODXS, Porto Mídia , Porto Digital, Stampa, Moka, Buffalo, Café8.

Player oficial: Spotify

Mídia oficial: Rádio Universitária 99.9, Caio Braz, OGrito!, Elemidia e Berlim Digital

Vendas oficial: Sympla

Realização: Coda

Semáforo será instalado em bairro de Olinda

Um antigo apelo dos moradores de Caixa D'Água, em Olinda, está com os dias contados. Até a próxima segunda-feira (08), a Secretaria de Transportes e Trânsito do município colocará em operação um semáforo de três tempos para beneficiar quem circula no entorno do cruzamento entre a Estrada do Caenga e a Avenida Leopoldino Canuto. O equipamento contará com o "botão de pedestres" e uma faixa de pedestres. 

A estimativa é de que 1.200 veículos trafeguem na localidade por dia. A área tem um grande fluxo de pedestres por causa da presença de um forte centro comercial com feira livre e supermercado, além de uma escola pública estadual. 

O equipamento está em processo de instalação e deve passar o fim de semana em fase de testes. A solicitação para a colocação de um semáforo no cruzamento foi feita ainda da gestão anterior da cidade. A novidade pretende evitar acidentes e ordenar o trânsito local.

Imprensa Olinda

Congresso Nacional de Educação reunirá referências da área em Pernambuco

Entre os dias 17 e 20 de outubro, Pernambuco irá sediar, no Centro de Convenções, em Olinda, o V Congresso Nacional de Educação (Conedu). Uma vasta programação está sendo preparada, contemplando diversas atividades como: conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros, e outras atividades com foco em ações pedagógicas.

Nesta edição, o congresso apresenta como tema “Experiências educadoras: sujeitos, formação e práticas”.Entre os expositores que irão compartilhar suas vivências, estará a Organização Inteligência Relacional, que há mais de dez anos atua de forma pioneira no país com a sistematização de conteúdos de Educação Emocional e Social.

Por meio de uma metodologia é trabalhado o desenvolvimento da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação, alicerces da construção de uma Cultura de Paz. Tudo isso está inserido nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e visa desenvolver consciência, autonomia e regulação emocional dos alunos e educadores.

O estande da organização terá diversas interações e experiências (IR Experience) para público, além de oficinas sobre temas relacionados à educação socioemocional, a exemplo de “Inspirações que nos nutrem” e “Comunicação não violenta (CNV)”. Haverá também sorteio de brindes pedagógicos durante toda a programação do espaço.

Além disso, o idealizador da metodologia da Inteligência Relacional, professor João Roberto de Araújo (foto), realizará a palestra “Educação Emocional e Social: o impacto e a importância de educar para as emoções diante dos desafios do século XXI”, no teatro Beberibe.

O V Conedu é uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) e espera receber cerca de nove mil participantes do Brasil e do exterior durante os quatro dias de evento.



SERVIÇO 

V Conedu (Congresso Nacional de Educação)
Quando: 17 e 20 de outubro
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco - 
           Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda – PE
Informações: www.conedu.com.br ou pelo telefone 83 3322-3222.

Obras da Compesa avançam na Mata Norte

As obras do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do distrito de Guadalajara, em Paudalho, que já está em andamento, conta com investimentos da ordem de R$ 4 milhões, beneficiando mais de 10 mil pessoas. Em Lagoa do Carro, o SAA da Agrovila da Barragem, na Zona Rural da cidade está em fase de testes. O empreendimento vai atender cerca de 1,2 mil pessoas e será finalizado ainda neste mês de outubro. 

Iniciadas no último mês de setembro, as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito de Guadalajara, no município de Paudalho, contempla a implantação de uma nova captação, além de estação elevatória de água bruta, nova estação de tratamento de água, novo reservatório elevado, implantação do sistema adutor e rede de distribuição. O sistema de abastecimento, que era gerido pela Prefeitura Municipal, passa a ser operacionalizado pela Compesa. Com esta intervenção, a população passará a contar com o fornecimento de água tratada em suas residências. A previsão de conclusão é para junho de 2019. 

Já a obra do SSA da Agrovila da Barragem consiste na implantação de 5 km de sistema adutor com diâmetro de 100 mm, estação elevatória e ampliação da rede de distribuição para abastecimento local, a partir da estação de tratamento de água de Lagoa de Itaenga, às margens da Barragem Carpina. Com a realização da obra, os moradores da Agrovila da Barragem passam a contar com fornecimento de água tratada, numa vazão de 5 L/s, através de tubulações diretamente em suas casas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Fotos Douglas Fagner

Encerramento dos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru

A noite desta quarta-feira (03) foi de celebração no evento de encerramento dos XVII Jogos Escolares Municipais de Caruaru (JEMC). Alunos-atletas, famílias, técnicos e professores se confraternizaram na quadra da Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no bairro do Salgado, para o evento de divulgação dos resultados e entrega dos troféus.

A programação seguiu um protocolo simples com a exibição, em telão, de um vídeo dos melhores momentos dos jogos desta edição, seguida por uma homenagem do aluno José Henrique Leandro de Macedo, do sexto ano da Escola Municipal Dom Bernardino Marchió, representando todos os atletas participantes dos XVII JEMC 2018. Depois vieram as apresentações culturais dos projetos de arte-educação desenvolvidos pelas escolas municipais Professor Luiz Pessoa da Silva e Professor Kermógenes Dias de Araújo, acompanhados pelo coreógrafo Marcos Mercury.

Os alunos da Escola Municipal Professor Leudo Valença também se apresentaram com um grupo percussivo acompanhado pelo professor Sérgio Félix. O professor de educação física Elionaldo José da Silva, responsável pela coordenação, tendo atuado em diversas edições anteriores dos JEMC, foi o homenageado desta edição, recebendo um certificado especial em nome dos demais colegas que atuaram no evento deste ano.

Em sua fala, o secretário de Educação, Rubenildo Moura, ressaltou a tradição dos jogos escolares que marcaram por muitos anos a cidade de Caruaru e que foram retomados, no ano passado, no primeiro ano gestão da prefeita Raquel Lyra. “Com a volta dos jogos escolares em 2017 tivemos a participação de 4000 alunos, que em 2018, passou para 5.228, o que demonstra o interesse que a criança tem pelo esporte e o incentivo que a gestão municipal tem dado aos esportes, garantindo a todos o material adequado para o desenvolvimento das práticas, em suas diversas modalidades”, destacou Rubenildo.

“O saldo foi totalmente positivo, Caruaru só tem a ganhar porque esporte é cidadania e inclusão, acima de tudo. A prática do esporte promove emancipação, os alunos estão de parabéns pela grande e linda festa que eles fizeram nos jogos escolares de 2018”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas.

Os Jogos Escolares Municipais de Caruaru 2018 foram promovidos pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esportes e Lazer. Foram entregues aos campeões no final da realização de cada categoria por modalidade mais 2.300 medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares. De troféus, foram 125, entre eles, o que foi presenteado, de forma simbólica, ao Centro Educacional Marluce, a escola com maior número de participantes nos Festivais Esportivos, representando as demais instituições que participaram.

A edição 2018 dos JEMC contou com mais de 5.222 alunos-atletas participantes de 96 Instituições de ensino público e privado da cidade, divididos em cinco categorias nos gêneros masculino e feminino, atendendo a faixa etária de seis a 19 anos. Das 14 modalidades esportivas atualmente oferecidas, cinco foram de esportes coletivos e nove de individuais, sendo todas elas: futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, natação, atletismo, judô, karate, xadrez, tênis de mesa, badminton, vôlei de praia e bocha paralímpica.

Resultados

A noite foi de festa com a premiação das instituições que se destacaram nos XVII JEMC. Os troféus dos campeões gerais da competição foram entregues por rede. Sendo assim, foram campeões a Escola Municipal Dom Bernadino Marchió pela rede municipal, a Escola Estadual Professora Elizete Lopes, pela rede estadual e o Colégio Criativo pela rede particular de ensino.

Instituições campeãs gerais por modalidade:

Futsal – Escola Mário Sette; 
Handebol - Colégio Municipal Luiz Pessoa; 
Voleibol - Colégio Criativo;
Basquete - Colégio Interativo de Caruaru;
Futebol - Escola Municipal Maria Felix;
Judô - Escola Municipal Dom Bernadino Marchió;
Tênis de Mesa – Colégio CEMAF;
Atletismo - Escola Municipal Dom Bernadino Marchió;
Xadrez - Escola Elisete Lopes; 
Badminton – Colégio CEMAF;
Natação - Colégio Sagrada Família;
Karatê - Colégio Franciscano Santa Maria dos Anjos;
Vôlei de Praia - Colégio Criativo;
Bocha Paralímpica- Colégio GGE.

Imprensa Caruaru



Camará Shopping oferece atrações para o mês das Crianças

Durante todo o mês de outubro, o Camará Shopping irá promover uma série de atrações para garantir a diversão das crianças. A lista inclui pista de carrinho elétrico, varanda kids, pista de hoverboard, arena de ioiô, navio pirada, oficina de slimes e cinema 10D, além de lançamentos do cinema e as atrações do Game Station.

“É o nosso primeiro Dia das Crianças, por isso, escolhemos atrações especiais para contemplar todas as idades”, afirma a gerente de Marketing do Camará, Peggy Corte Real. Segundo ela, em cinco meses de funcionamento, o Shopping vem atraindo um público de várias regiões, que veem no lugar uma opção de compras, lazer e serviços variados. “Esperamos um crescimento de fluxo de pessoas em torno dos 12%”, diz Peggy.

O Varanda Kids inclui uma programação com eventos musicais e apresentações de personagens infantis. Os eventos irão acontecer sempre aos sábados, a partir das 15h, e são gratuitos. No Dia das Crianças (12, sexta-feira), a programação será especial. Os fãs do skate elétrico – ohoverboard – têm um espaço reservado para aprender ou treinar o equilíbrio, tudo acompanhado por monitores e com equipamentos de segurança. Já o Carinho Elétrico é a oportunidade que os pequenos têm de dirigir um minikart em um circuito especialmente montado para eles.

O Navio Pirata é indicado para as crianças, que podem ir sozinhas ou acompanhadas de seus pais ou responsáveis. A atração possui farol, diversos tobogãs, tubos, túneis e uma piscina com mais de 100 mil bolinhas. O Game Station do Camará estará com o projeto Manhãs de Diversão em todo o período de férias escolares. De segunda a sexta-feira, apenas no turno da manhã (até as 13h), é possível pagar R$ 35,00, ter acesso a quase todos os brinquedos e ainda ganhar bônus de até R$ 40,00.

O Camará Shopping fica na Rua Manoel Honorato da Costa, S/N, Vila da Fábrica, Camaragibe. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos, das 12h às 21h (lojas) e das 12 às 22h (alimentação). O lugar tem mil vagas de estacionamento e várias opções de acesso por ônibus, que param na entrada.

ATRAÇÕES

Carros elétricos – Cada volta dura em torno de cinco minutos e custa R$ 20,00 durante os dias da semana e R$ 25,00 nos finais de semana e feriados. O limite de peso para utilizar o brinquedo é de 150 kg.

Navio Pirata – Navio temático pirata, com farol, diversos tobogãs, tubos, túneis, escorregadores, piscina com mais de 100 mil bolinhas. 

Cine 10D – Com uma tecnologia inovadora, o Cine 10D dispõe de poltronas independentes com movimento, cheiro, clima e outras sensações incríveis.

Hoverboard – Esta é para os mais habilidosos ou os que querem aprender a se equilibrar no skate elétrico. Os participantes recebem a orientação dos monitores e usam equipamentos de segurança.

Varanda Kids – Várias atrações no Dia das Crianças e também em todos os sábados de outubro, a partir das 15h, na Praça de Alimentação do Camará. Entrada gratuita.


Capacitação sobre Alimentação e Sanidade Animal

Agricultores do Sítio Riachão, Zona Rural do município de Calumbi, participaram de capacitação sobre Alimentação e Sanidade Animal, promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O curso reuniu 32 produtores e duas estagiárias do curso de Agronomia da UAS – UFRPE. Também participaram os extensionistas do IPA, em Calumbi, Antônio Pereira e Wedell Barbosa.

Na ocasião, foram apresentados aspectos e importância de proporcionar uma boa alimentação aos rebanhos, como calcular suporte forrageiro, e as alternativas para produção, conservação e armazenamento de forragens, com vista aos períodos de estiagem. Na área de Sanidade Animal, os produtores aprenderam como proporcionar condições ao criador de identificar os sintomas de doenças no rebanho e a desenvolver conduta preventiva.

“Dessa forma , evitando assim perdas e melhorando a produtividade dos seus rebanhos”, explica o supervisor regional do IPA , em Serra Talhada, Tito Ferraz. O evento, realizado na quarta-feira (03), foi solicitado pela Associação dos Produtores da Comunidade, que disponibilizou os animais para a parte prática da capacitação. 

Imprensa IPA

Programação da Mostra Sou África em Brasília


TRE-PE começa o processo de transporte de urnas

Nesta quinta-feira (4/10), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE) começa o carregamento dos veículos com as urnas eletrônicas que seguirão para as 20.049 seções de votação do Estado.

O processo logístico de transporte das urnas ocorrerá a partir dos Locais de Armazenamento de Urnas existentes nos 18 Polos Eleitorais de Pernambuco. São eles: Recife, Vitória de Santo Antão, Carpina, Palmares, Surubim, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolândia, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Limoeiro, Belo Jardim, e Afogados da Ingazeira. De cada um desses locais, sairão as urnas eletrônicas que funcionarão em todos os locais de votação do Estado.

A partir das 8h desta quinta (4/10), as urnas dos municípios de Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, que foram devidamente preparadas, lacradas e encaixotadas no Local de Armazenamento de Urnas do Recife (Avenida Camarão, 220 – Iputinga), serão acondicionadas nos veículos que as transportarão aos respectivos locais de votação.

Imprensa TRE PE

Colocação do DIU, mamografia e outros serviços de saúde beneficiam mulheres

A Unidade de Saúde da Família Sapucaia II e III, em Olinda, realizou na manhã desta quarta-feira (03.10) diversas atividades inseridas na programação do Outubro Rosa. Serviços como mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites dos tipos B e C, atendimento de saúde bucal, além do mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Profissionais ministraram palestras sobre alimentação saudável. A ação contou também com orientação sobre prevenção ao suicídio e consequências do uso de sapatos com salto alto.

A dona de casa Rosa da Costa, 60 anos, enfatizou que a mulher precisa ter um cuidado especial com a saúde. “Já tive nódulo, fui para o mastologista, tomei remédio e saiu. Na minha família tem histórico de câncer. Então, uma vez ao ano eu faço a mamografia pra me prevenir, me certificar se estou bem”, disse.

Micaele Maria, 25 anos, resolveu usar o contraceptivo como estratégia do planejamento familiar. “Já tenho um filho de seis anos e por enquanto não quero engravidar. Decidi colocar o DIU. Não incomodou, é como na prevenção”, contou.

“Esse mês de outubro é muito importante para a conscientização da saúde feminina. Cada mulher deve tocar a mama para detectar se tem nódulos e fazer exames de rotina para ter uma vida longa e saudável”, alertou a coordenadora da Saúde da Mulher do município, Cleonúsia Vasconcelos.

A enfermeira da unidade, Ana Cláudia Pantoja, também reforçou a necessidade das mulheres de se cuidarem. “A nossa equipe está aqui para atender e alertar as mulheres, esse mês traz a importância e o zelo pela saúde feminina”, pontuou.

DIU – Nesta quinta-feira (04.10), tem sequência um mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) será realizado na Policlínica da Mulher, na Avenida Joaquim Nabuco, 650, no Varadouro. A ação vai atender 15 mulheres com a introdução do DIU, que é uma das formas adotadas no planejamento familiar. A Secretaria de Saúde de Olinda fez um cadastramento prévio das mulheres interessadas. As que não conseguiram realizar a inscrição podem procurar uma das policlínicas da rede municipal. 

Imprensa Olinda
Foto: Alice Mafra

Teatro na Torre

O Resta Coletivo 1 de Teatro terá a Torre Malakoff como palco de novas apresentações do premiado espetáculo "Alguém pra ficar comigo", nos dias 4 e 18 de outubro. As apresentações serão gratuitas, voltadas à escolas públicas, tendo os alunos da Escola Técnica Estadual Porto Digital como primeiros espectadores no primeiro dia de apresentações. A peça, que trata de desigualdades sociais, reúne episódios históricos e atuais, foi premiada no Janeiro de Grandes Espetáculos em 2017 e aclamada no Ao Teatro! Festival, realizado em Portugal no primeiro semestre deste ano.


Ainda há vagas para o dia 18, através de agendamento prévio pelo e-mail resta1coletivodeteatro@gmail.com.


Com informações do jornalista Juliano da Hora
Foto: Yaser Khodabander

UFMS de Ponta Porã sediará Workshop Espaços da Arte na Educação


O II Workshop Espaços da Arte na Educação e o I Seminário Internacional Cultura e Fronteira têm por intuito discutir sobre o papel da arte no contexto da educação, suas contribuições e possibilidades no processo de formação do professor, buscando promover o fomento à cultura, assim como relacionar as diferentes linguagens artísticas e a oportunidade do diálogo com profissionais que produzem Arte no contexto de fronteira. É destinado principalmente aos professores de Arte da Educação Básica, aos demais profissionais da educação do município, artistas de Ponta Porã/BR e de Pedro Juan Caballero/ PY, aos acadêmicos do curso de Pedagogia do CPPP – UFMS e demais instituições, sejam elas de graduação ou pós-graduação, além dos integrantes do GEPAE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação.

O projeto, tem relação com as disciplinas de Fundamentos e Práticas do Ensino das Artes Visuais e Fundamentos e Práticas da Expressão Musical e Corporal, sendo estas ofertadas na estrutura curricular do curso de Pedagogia da UFMS, dessa maneira pretende-se a ampliação dos debates pelos acadêmicos e a oportunidade do fazer artístico, enquanto teoria relacionada à prática.

As ações do projeto irão acontecer nos dias 08, 09 e 10 de outubro, no campus de Ponta Porã, onde serão desenvolvidas oficinas que envolvem a produção artística como fotografia, pintura e Cinema, assim como Mesas – redonda, Palestras e Comunicações orais, varal literário, minicursos e exposições englobando as temáticas da Arte, Cultura e Fronteira. As inscrições para o evento e para a oficinas, assim como a submissão de trabalhos são gratuitas e podem ser realizadas no site www.even3.com.br/esparte. As inscrições para a submissão de trabalhos na modalidade artigo completo está aberta no site do evento até o dia 28 de setembro. As inscrições para as outras etapas do evento estarão abertas até o dia 07 de outubro de 2018.


Com informações do jornalista Markon Machado (Lider News - MS)