sábado, 28 de novembro de 2020

#Eleições2020 Povo Preto no Poder [3]

 

Ela já começou fazendo história: vai integrar uma inédita bancada preta na Câmara Municipal de Porto Alegre. E esse grupo de parlamentares negros já começou trabalhando unido em meio aos protestos contra a morte violenta de Beto Freitas, na véspera do Dia da Consciência Negra.

A jornalista de 29 anos chegou a ocupar, como suplente, em 2017, a tribuna da Câmara de Vereadores na semana da mulher, em março daquele ano. Mas agora, com 5390 votos, vai assumir em definitivo na legislatura 2021 a 2024. Suas lutas são pelo feminismo e pelo antirracismo.

"Fizemos historia com 5390 votos!!! Estou imensamente feliz que não chegarei sozinha, nossos passos vieram de longe e seremos vários para trazer a representatividade do povo negro desta cidade à Câmara de Vereadores na próxima legislatura".


Eleita vereadora com 37.550 votos, a psicóloga e educadora popular  Luana dos Santos Alves Silva, 27 anos, quer levar para a Câmara Municipal de São Paulo as lutas antifascistas e antirracistas que são travadas na periferia. Ela se formou em Psicologia pela Universidade de São Paulo e é especialista em Saúde Coletiva e Atenção Primária.

Profissionalmente ela tem como bandeira a defesa do SUS e trabalhou em unidades básicas de saúde da Região Oeste de São Paulo. Ela começou a atuar politicamente no movimento estudantil. Quando ingressou na faculdade, viu que o espaço universitário tinha poucas pessoas pretas e batalhou pela aprovação das cotas raciais nas universidades públicas

"Oficialmente ELEITA a primeira vereadora negra e trabalhadora da saúde do PSOL em São Paulo. Vai ter mulher preta na Câmara ano que vem! Obrigada aos mais de 37 mil votos! Queridas e queridos, esse mandato é uma vitória coletiva! Muito obrigada a quem comentou aqui, vocês são demais. Conto com vocês pra construir muita luta dentro e fora da Câmara”!


Ela é atriz e tem a militância no sangue: é neta do guerrilheiro Carlos Marighella (1911-1969), que lutou contra o Estado Novo (1937-1946) e o Regime Militar (1964-1985). Na infância, vendia broches das Diretas Já na escola e cresceu vendo os pais na política em plena redemocratização.

Maria Fernandes Marighella, 44 anos, é casada e tem dois filhos. A entrada na política veio através da militância no movimento feminista, no movimento negro e no setor cultural.

"Salvador, vencemos! Ocuparemos a Câmara, em coletivA, num conjunto de forças, por Salvador! Foram 4837 votos que pactuaram conosco um mesmo projeto de cidade. Pessoas que se encantaram pela Salvador que queremos e faremos: feminista, antirracista, socialmente justa e igualitária"!



Pernambuco tem a menor taxa de mortalidade infantil do Norte/Nordeste, diz IBGE

 

Pernambuco é o Estado com a menor taxa de mortalidade infantil do Norte/Nordeste. Dados divulgados nesta sexta-feira (27.11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que iniciativas como o Programa Mãe Coruja e campanhas de vacinação têm dado resultados positivos. Segundo o IBGE, Pernambuco aparece entre os dez Estados brasileiros com menor probabilidade de uma criança não completar um ano de idade. A taxa pernambucana em 2019 foi de 11,4%, a menor já registrada no Estado e menor, inclusive, que a média nacional, que ficou em 11,9%.

Em 2006, Pernambuco figurava entre os dez Estados com maior taxa de mortalidade infantil do País. Em 13 anos, o índice recuou 48%. Cinco pontos acima da taxa média nacional no mesmo período, que caiu para 43%. Como explicação para a queda da mortalidade infantil ao longo dos anos, o IBGE cita a atenção ao pré-natal, campanhas de vacinação em massa, aleitamento materno, a presença de agentes comunitários de saúde e programas de nutrição infantil. Outros fatores são o aumento de renda, da escolaridade e da proporção de domicílios com saneamento adequado.

“Ações de prevenção que acontecem em todo o Estado, como as campanhas de vacinação e o Mãe Coruja, são alguns dos fatores que ajudam a explicar a redução da taxa de mortalidade infantil em Pernambuco e, consequentemente, nossos índices estão entre os melhores do País. Ainda temos muito o que avançar, mas esses números mostram que estamos no caminho certo”, analisou o governador Paulo Câmara.

MÃE CORUJA – O Mãe Coruja é um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil. É premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como modelo de Gestão de Política Pública. Presta atenção integral às mães pernambucanas usuárias do Sistema Único de Saúde (SES) e a seus bebês, antes e depois do nascimento.

Ao todo, 211 mil mulheres foram cadastradas entre os anos de 2007 e 2020 no Mãe Coruja. O programa está em 102 municípios do Estado e na Ilha de Fernando de Noronha. Um total de 188 mil crianças foram acompanhadas desde o início das atividades.

VACINAÇÃO – Na última quinta-feira (26.11), Pernambuco bateu a meta mínima de 95% de crianças vacinadas na campanha de vacinação contra a poliomielite, tornando-se o segundo Estado brasileiro a atingir o feito, e se mantendo acima da média nacional, de 67%. Ao todo, foram imunizados 522.125 meninos e meninas, entre um ano de idade e menores de cinco anos, de um total de 549.369.

“Os dados positivos são reflexo da efetividade das políticas públicas implantadas pelo Governo do Estado. Entre os fatores que colocaram os indicadores do Estado entre os melhores do País, estão o permanente estímulo à vacinação, especialmente no público infantil; o Programa Mãe Coruja, que monitora gestantes e crianças para a promoção de nascimento e infância saudáveis; a qualificação da rede materno-infantil; a ampliação de acesso aos métodos contraceptivos e a formação contínua dos profissionais da rede. Ao mesmo tempo, com a priorização dos investimentos em saúde pela gestão Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco vem garantindo melhorias e ampliações na rede estadual de saúde, o que têm impacto no avanço da integralidade da atenção e propicia um envelhecimento mais saudável aos pernambucanos", explicou o secretário de Saúde, André Longo.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

TRE-PE recebe o Selo Diamante do CNJ pela 2ª vez seguida

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco foi, mais uma vez, um dos grandes vencedores do Prêmio CNJ de Qualidade, reconhecimento feito durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado através de videoconferência na manhã desta sexta-feira (27/11). O TRE-PE conquistou, pela segunda vez consecutiva, o Selo Diamante, a mais alta certificação concedida pelo CNJ.

A dois dias das eleições municipais, a conquista traz felicidade e motivação para magistrados, servidores, terceirizados e todos que fazem a Justiça Eleitoral em Pernambuco. Desde que tomou posse como presidente do TRE-PE em 4 de setembro de 2019, o desembargador Frederico Neves vem destacando a importância do que ele próprio classifica de a "ânsia do bem servir", o desejo permanente de fazer o melhor para o eleitorado pernambucano.

Nesta sexta, após participar da reunião do CNJ e receber a notícia da premiação, o presidente comemorou. “Este Prêmio CNJ de Qualidade 2020, na mais elevada categoria Diamante, concedido hoje ao TRE-PE, durante o XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, é fruto de um trabalho de equipe, desenvolvido por pessoas comprometidas com a vontade de melhor e mais eficientemente atender aos anseios dos eleitores pernambucanos”, disse o desembargador. O TRE-PE foi o único tribunal eleitoral com direito a fala durante a solenidade.

A premiação concedida nesta sexta-feira pelo CNJ se refere aos resultados verificados pelos tribunais nos anos de 2019 e 2020. O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado no ano passado, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Seu objetivo é contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional, promovendo a transparência e melhoria na prestação de informações. Em 2020, os critérios foram aperfeiçoados e vários itens foram incluídos, especialmente os relacionados à produtividade e melhoria da qualidade de prestação jurisdicional.

Outra modificação trata da divisão de eixos temáticos pelos quais será avaliado o desempenho dos órgãos da Justiça. Em 2019, o Prêmio identificou, avaliou e reconheceu o trabalho dos tribunais brasileiros em três eixos temáticos: Governança, Produtividade e Transparência e Informação. Em 2020, a pontuação do Prêmio CNJ de Qualidade foi por meio de critérios sistematizados em quatro categorias: Governança; Produtividade; Transparência; e Dados e Tecnologia.

Para cada um dos requisitos, é atribuído um valor de pontuação, com itens diferenciados por segmento de Justiça. Os tribunais que alcançaram melhor colocação entre aqueles do mesmo ramo foram reconhecidos pelo Prêmio CNJ de Qualidade nas categorias Diamante, Ouro e Prata. Ao lado do TRE de Pernambuco, também receberam o Diamante, os TREs do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

Um dos aspectos ressaltados na avaliação foi a produtividade e o tempo que os tribunais levam para julgar os processos.

PRODUTIVIDADE DE PERNAMBUCO SE DESTACA

Em matéria de agilidade, o TRE-PE já vem se destacando em outros indicadores do próprio CNJ. Divulgado em setembro, o Relatório Justiça em Números 2020 mostra que a chamada "taxa de congestionamento bruta" do TRE-PE foi de 16,8%, a melhor entre os 11 tribunais do mesmo porte.

Este índice mede o percentual de processos que tramitou durante um ano no tribunal e que permaneceu sem solução definitiva (não foi baixado). Assim, quanto menor o indicador, melhor o resultado porque indica celeridade nos trâmites processuais. A média nacional da Justiça Eleitoral, segundo o CNJ, foi de 24,45%.

A rapidez na tramitação dos processos, certamente, contribuiu para a vitória na edição mais recente do Prêmio CNJ de Qualidade.

Todos os tribunais participam do Prêmio CNJ de Qualidade, incluindo os tribunais superiores, os 27 Tribunais de Justiça (TJs), os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) dos Estados.

Vice-presidente e corregedor do TRE-PE, o desembargador Carlos Moraes, que, ao lado do presidente, integra a Mesa Diretora do Tribunal, também comemorou o resultado. "Pela segunda vez consecutiva o CNJ concedeu ao TRE-PE o Selo Diamante, a mais alta certificação nacional conferida pela qualidade dos seus serviços, notadamente, em relação à gestão administrativa, à transparência, à produtividade e à prestação jurisdicional. É uma premiação construída pelo esforço de todos os seus servidores, que merecem aplausos de reconhecimento, sob a presidência do Des. Frederico Neves", disse o desembargador Carlos Moraes.

lmprensa TRE PE

Recife prorroga Campanha de Vacinação Contra Poliomielite até dezembro

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife decidiu prorrogar a Campanha de Vacinação Contra Poliomielite até o dia 18 de dezembro. Até lá, crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem ser imunizadas em uma das 140 salas de vacina da Prefeitura do Recife. A lista completa pode ser conferida aqui. Desde o início da campanha, em 5 de outubro, pouco mais de 72 mil doses foram aplicadas, o que representa uma cobertura de 89%. A meta é imunizar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças nessa faixa etária.

 

Com a prorrogação, a Sesau vai manter o horário estendido, das 8h às 21h, de dez unidades de saúde do município até o fim da Campanha. Nas três próximas segundas-feiras (30, 7 e 14), o Centro de Saúde Joaquim Cavalcante, nos Torrões, e a Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, vão estender o horário até 21h. Já nas terças (1º, 8 e 15), a população pode se imunizar à noite nas Policlínicas Albert Sabin, na Tamarineira, e Gouveia de Barros, na Boa Vista.

 

As Policlínicas do Pina e Lessa de Andrade, na Madalena, vão funcionar até mais tarde nas quartas-feiras (2, 9 e 16). Já nas próximas quintas-feiras (3, 10 e 17), será a vez do Centro de Saúde Gaspar Regueira Costa, no Barro, e da Upinha Rio da Prata, no Ibura, estenderem o horário. Nas sextas (4, 11 e 18), a vacinação noturna acontece nas Policlínicas Salomão Kelner, em Água Fria, e Clementino Fraga, no Vasco da Gama.


lmprensa Recife