quinta-feira, 23 de maio de 2019

Festival Musicalizando Direitos chega a Passira




No próximo sábado, dia 25, o Grupo Curumim promove o Festival Musicalizando Direitos, em Passira, no Agreste de Pernambuco. O evento terá início a partir das 18h, na Praça Severino Ferreira, no centro da cidade, e contará com a estreia da Batucada das Estudantes da Escola Municipal Maurina Rodrigues e cantoras convidadas.

O Festival será a culminância do projeto “Musicalizando Direitos, artivismo em foco!”, que objetiva contribuir com a disseminação de informações sobre Direitos Humanos, com foco no racismo e violência sofrida por meninas e mulheres. O Grupo Curumim realizou oficinas e vivências com gestoras, profissionais, ativistas e estudantes do 8° e 9° ano da Escola Municipal Maurina Rodrigues, de Passira, com o intuito de construir saberes e gerar um espaço de reflexãosobre os temas no cenário local e nacional.

Durante quatro sábados, aconteceram oficinas de música, percussão e artes com asestudantes. O resultado das atividades foi à construção de letras de músicas, o aprendizado sobre instrumentos como alfaia, caixa agbê e agogô e, na aula de artes, a construção de lambes e do cartaz do Festival, resultado que será apresentado pelas próprias meninas no dia do evento.

“A informação por si só nem sempre é suficiente para promover mudanças de atitudes individuais e coletivas que sejam capazes de enfrentar cenários de violação de direitos. Por isso, é necessário favorecer espaços de reflexão crítica e de diálogo que seja capaz de acolher os diversos contextos e fortalecer sujeitos. É preciso promover ações coletivas e integradas, dentro e fora dos espaços de gestão, o Estado precisa priorizar políticas públicas de enfretamento a violência contra mulheres e meninas e ao racismo”, afirma Sueli Valongueiro, integrante da coordenação do Grupo Curumim.


A ação é o resultado do trabalho do Grupo Curumim em parceria com as Secretarias de Educação, Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Saúde, da Cultura e do Conselho Tutelar. O projeto também realizou ações políticas educativas junto a gestoras e profissionais das secretarias, do conselho tutelar e do Fórum de Mulheres do Agreste. Para Rosiane Bernardo, que integra a Secretaria de Educação de Passira, essa é uma ação que reflete também a longo prazo. “Eu acho que quem acredita em transformação investe em educação, e o que a gente está fazendo é isso, apostando no investimento com jovens para que diminua, na frente, o número de violência no nosso município”.

Entre as artistas e cantoras convidadas para o Festival Musicalizando Direitos estão Kátia Rodrigues, de Limoeiro, Gabryelly Nascimento e Thalita Firmino, de Passira, Yanka Martins, de Belo Jardim, além do grupo percussivo Cordão de Bruta Flor e Mayra Clara, de Recife. Durante todo o festival acontecerá exposição de artes com telas criadas pelas estudantes em alusão ao tema combate ao racismo.

Programação do Festival Musicalizando Direitos

A partir das 18h, Praça Severino Ferreira (praça da sorveteria), centro, Passira/PE.

-Exposição de artes

-Kátia Rodrigues

- Batucada das Estudantes da escola Maurina Rodrigues

- Gabryelly Nascimento

-Thalita Firmino

-Yanka Martins

-Mayra Clara

-Cordão de Bruta Flor

Serviço:

Festival Musicalizando Direitos

Local: 25 de maio, a partir das 18h, Praça Severino Ferreira (praça da sorveteria), centro, Passira/PE.




Com informações da jornalista Catarina de Angola

Compesa participa de mutirão de negociação de dívidas do Procon em cidades do Sertão


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) participa de dois mutirões de negociação de dívidas do Procon-PE 

em cidades do Sertão, agora no final do mês de maio. Entre os dias 27 e 29, a oportunidade será oferecida aos clientes de Serra Talhada, e nos dias 30 e 31 de maio, em São José do Belmonte. A proposta é disponibilizar vantagens atrativas que incentivem o cliente a fechar um acordo, como parcelar a dívida ou conceder um desconto à vista, dependendo da situação financeira e do montante do débito.

O atendimento será realizado nas duas cidades no período das 9h às 14 horas. Em Serra Talhada, o mutirão ocorrerá no espaço do Maria’s Recepções, que fica na Praça Agamenon Magalhães (Rua Nossa Senhora da Penha, nº 65), e em São José do Belmonte será feito no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Rua São José, s/n, Centro). “Cada vez mais, buscamos essa parceria com nosso usuário, levando até ele a resolução de suas pendências financeiras, de maneira a facilitar seu dia a dia e otimizar o nosso serviço. Em ações como os mutirões, apresentamos as condições especiais e a possibilidade de regularizar os débitos”, explica Rosângela Carneiro, gerente de Relacionamento com o Cliente da Compesa.

Durante os mutirões, serão disponibilizadas as melhores condições para parcelamentos da dívida (em até 48 vezes) e descontos para pagamentos à vista. Para cada negociação, serão considerados o tempo e valor do débito, além da situação financeira de cada cliente.

Além dos mutirões promovidos pelo Procon-PE, a companhia disponibiliza diversos canais de atendimento para o cliente, que podem fazer suas solicitações nas lojas de atendimento de todo o Estado, na Agência Virtual da Compesa – acessando o endereço www.compesa.com.br - e pelo teleatendimento 0800 081 0195.

Imprensa Compesa

Massagem: um aliado contra o stress

Não seria exagero dizer que o estresse é a doença do século XXI, o que acaba criando uma população caracterizada por sensações de desconforto, preocupação, irritação, frustração e indignação, motivado, muitas vezes, por causas distintas.

Para combater o estresse e aliviar a tensão do dia, relaxar com uma massagem terapêutica nos pés pode ser uma solução

Segundo a podóloga Eli Arôcha, a reflexologia é uma terapia de estímulos nos pés, feita através da pressão de massagens. A técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé.

“A reflexologia facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo e promove o equilíbrio do corpo, causando um imenso relaxamento, sensação de prazer e bem-estar", explica Eli Arôcha.

Ainda de acordo com a podóloga, uma massagem nos pés, também auxilia no combate a insônia, diminuição da depressão, cansaço e ansiedade.

Alepe e Tribunal de Contas do Estado firmam acordo na área de ensino




A Assembleia Legislativa firmou um acordo de cooperação, nesta quarta (22), com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). O texto prevê o compartilhamento de vagas em cursos ofertados pelas instituições, com o objetivo promover a capacitação e disseminação de boas práticas.

A parceria foi formalizada pela manhã, na sede da corte de contas, na presença do presidente da Assembleia, Eriberto Medeiros (PP), do presidente do TCE, Marcos Loreto, do superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto Cavalcanti, e do diretor da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), conselheiro Ranilson Ramos.

Para o presidente da Alepe, as instituições podem trabalhar em conjunto para disseminar boas práticas no Interior no Estado. “Pretendemos levar a iniciativa, principalmente, às câmaras de vereadores e às prefeituras”, observou. “Vamos preparar as pessoas que trabalham com recursos públicos para, cada vez mais, investi-los corretamente.”

O acordo de cooperação também é um marco legal para futuras parcerias na área de ensino. O presidente do TCE-PE, conselheiro Marcos Loreto, acredita que o aprimoramento técnico das entidades terá impacto direto na prestação de serviços à população. “Com essa integração, quem ganha é a sociedade. Os servidores se qualificam mais e, com certeza, prestam um melhor serviço ao cidadão”, avaliou.

O superintendente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, afirmou que a prioridade da instituição é aprimorar o exercício da atividade parlamentar. “Dar as ferramentas para que os vereadores possam desempenhar bem suas funções de fiscalização e de elaboração de projetos. Tudo isso depende, evidentemente, de uma formação mais adequada”, afirmou. Ele ainda informou que os cursos vão abranger áreas como prestação de contas, orçamento e oratória.

Imprensa Alepe