quinta-feira, 23 de maio de 2019

Festival Musicalizando Direitos chega a Passira




No próximo sábado, dia 25, o Grupo Curumim promove o Festival Musicalizando Direitos, em Passira, no Agreste de Pernambuco. O evento terá início a partir das 18h, na Praça Severino Ferreira, no centro da cidade, e contará com a estreia da Batucada das Estudantes da Escola Municipal Maurina Rodrigues e cantoras convidadas.

O Festival será a culminância do projeto “Musicalizando Direitos, artivismo em foco!”, que objetiva contribuir com a disseminação de informações sobre Direitos Humanos, com foco no racismo e violência sofrida por meninas e mulheres. O Grupo Curumim realizou oficinas e vivências com gestoras, profissionais, ativistas e estudantes do 8° e 9° ano da Escola Municipal Maurina Rodrigues, de Passira, com o intuito de construir saberes e gerar um espaço de reflexãosobre os temas no cenário local e nacional.

Durante quatro sábados, aconteceram oficinas de música, percussão e artes com asestudantes. O resultado das atividades foi à construção de letras de músicas, o aprendizado sobre instrumentos como alfaia, caixa agbê e agogô e, na aula de artes, a construção de lambes e do cartaz do Festival, resultado que será apresentado pelas próprias meninas no dia do evento.

“A informação por si só nem sempre é suficiente para promover mudanças de atitudes individuais e coletivas que sejam capazes de enfrentar cenários de violação de direitos. Por isso, é necessário favorecer espaços de reflexão crítica e de diálogo que seja capaz de acolher os diversos contextos e fortalecer sujeitos. É preciso promover ações coletivas e integradas, dentro e fora dos espaços de gestão, o Estado precisa priorizar políticas públicas de enfretamento a violência contra mulheres e meninas e ao racismo”, afirma Sueli Valongueiro, integrante da coordenação do Grupo Curumim.


A ação é o resultado do trabalho do Grupo Curumim em parceria com as Secretarias de Educação, Políticas para as Mulheres, Assistência Social, Saúde, da Cultura e do Conselho Tutelar. O projeto também realizou ações políticas educativas junto a gestoras e profissionais das secretarias, do conselho tutelar e do Fórum de Mulheres do Agreste. Para Rosiane Bernardo, que integra a Secretaria de Educação de Passira, essa é uma ação que reflete também a longo prazo. “Eu acho que quem acredita em transformação investe em educação, e o que a gente está fazendo é isso, apostando no investimento com jovens para que diminua, na frente, o número de violência no nosso município”.

Entre as artistas e cantoras convidadas para o Festival Musicalizando Direitos estão Kátia Rodrigues, de Limoeiro, Gabryelly Nascimento e Thalita Firmino, de Passira, Yanka Martins, de Belo Jardim, além do grupo percussivo Cordão de Bruta Flor e Mayra Clara, de Recife. Durante todo o festival acontecerá exposição de artes com telas criadas pelas estudantes em alusão ao tema combate ao racismo.

Programação do Festival Musicalizando Direitos

A partir das 18h, Praça Severino Ferreira (praça da sorveteria), centro, Passira/PE.

-Exposição de artes

-Kátia Rodrigues

- Batucada das Estudantes da escola Maurina Rodrigues

- Gabryelly Nascimento

-Thalita Firmino

-Yanka Martins

-Mayra Clara

-Cordão de Bruta Flor

Serviço:

Festival Musicalizando Direitos

Local: 25 de maio, a partir das 18h, Praça Severino Ferreira (praça da sorveteria), centro, Passira/PE.




Com informações da jornalista Catarina de Angola