Seis motociclistas, com idades variando entre 19 e 23 anos, foram detidos por participação em rachas na BR 101 Sul ontem (8), durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.
A equipe da PRF acompanhou a movimentação dos motociclistas, conseguindo flagrá-los dirigindo em alta velocidade, disputando corrida e realizando manobras arriscadas. Muitos acidentes foram registrados nos últimos meses, envolvendo motociclistas em pegas na BR 101.
Além de multa, o grupo podem ter o direito de dirigir suspenso e pegar de seis meses a dois anos de reclusão.
Polícia Rodoviária Federal
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Itep oferece vagas para cursos técnicos de nível médio
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrições para o processo seletivo de alunos para os cursos técnicos de nível médio nos Centros Tecnológicos sob sua gestão. Estão sendo oferecidas 275 vagas em cinco CTs, para seis cursos: Comunicação Visual , Química, Modelagem do Vestuário, Alimentos, Zootecnia e Eletroeletrônica. Os interessados poderão se inscrever no site www.upenet.com.br até o dia 22 deste mês, mediante o preenchimento do formulário online de inscrição, indicando suas informações pessoais e o curso de sua preferência.
O edital, com os conteúdos para as provas de Português e Matemática, está disponível em: http://www.upenet.com.br/concursos/sec_educ_estudante_14/sec_educ_estudante_14.html . As provas serão realizadas no dia 6 de julho, juntamente com as provas de seleção para as escolas técnicas de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação. Podem participar da seleção dos CTs quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. Setenta por cento das vagas estão destinadas para alunos da rede pública e 30% para alunos oriundos da rede privadas.
Os cursos técnicos do Itep são oferecidos nos seguintes locais: Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), no Recife – 50 vagas, sendo 25 pela manhã e 25 à noite; Química – 70 vagas, sendo 35 à tarde e 35 à noite, e Modelagem do Vestuário – 35 vagas à noite, no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; Alimentos, no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Lat),35 vagas pela manhã, em Garanhuns; Zootecnia – 35 vagas à noite, no Centro Tecnológico do Pajeú (CT Pajeú), em Serra Talhada; e Química e Eletroeletrônica, 25 vagas cada, à tarde, no Centro Tecnológico do Araripe (CT Araripe), em Araripina.
A taxa de inscrição custa R$ 24,00 e deverá ser paga em casas lotéricas ou agências bancárias até o dia 26, por meio do boleto disponível no ato da inscrição. A seleção será feita por meio de única etapa, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. O resultado do gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia da prova, 6 de julho. E o resultado final – 1ª classificação – será divulgado no dia 15 de julho. De 16 a 18 de julho, ocorrerá a matrícula desta primeira classificação. O início previsto das aulas é 21 de julho.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Procon Móvel no Cabo de Santo Agostinho
Iniciou nesta segunda, 09, no Cabo de Santo Agostinho, a 2ª etapa de audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores nas unidades do Procon–Móvel, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, executado pelo Procon-PE, em parceria com o Ministério da Justiça.
A ação é continuidade do atendimento aos consumidores, ocorrido em março/abril, que compareceram às unidades e abriram reclamações, resultando em 106 audiências, que aconteceram no início maio. Nesta semana haverá as audiências que foram remarcadas.
O Cabo de Santo Agostinho é o segundo município a ser atendido pelo projeto e as audiências buscam fazer com que as partes cheguem a um acordo e não partam para uma ação judicial. As próximas audiências serão realizadas no Recife, nos bairros do Jordão e do Morro da conceição.
Serviço
O que é: Audiências de Conciliação
Data: 09 à 16 de maio de 2014
Horário: 09h às 16h
Onde:
Centro do Cabo (09, 10 e 11)
Praça da Estação Ferroviária, próximo ao Banco Brasil;
Charneca (09 e 10)
Rua 01, em frente ao Núcleo de Segurança;
Pontezinha (11)
Rua da Matriz, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, na Praça da Paz;
Ponte dos Carvalhos (13 e 16)
Av. Prefeito Diomedes Ferreira Melo, Praça Marcos Freire, em frente ao Banco do Brasil
Imprensa Procon/PE
Abastecimento é regularizado em Santa Terezinha
A cidade de Santa Terezinha, no Sertão do estado, teve seu abastecimento regularizado no último fim de semana, quando os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) finalizaram os últimos ajustes no sistema. O fornecimento de água já se encontra restabelecido conforme o calendário da companhia. Desde o fim de abril, o município, que foi um dos atingidos pela maior estiagem dos último 50 anos, começou a receber água a partir da barragem do Cascudo, que estava em colapso e que, agora, está com 100% da sua capacidade.
Por conta do reflexo da seca na região, Santa Terezinha passou cerca de um ano e meio sendo abastecida apenas por carros-pipa. O retorno do abastecimento está sendo possível graças à recuperação de um de seus mananciais: a Barragem do Cascudo. O reservatório conseguiu acumular 480 mil metros cúbicos. No entanto, quando o sistema voltou a receber água, foram identificados vazamentos nas redes de distribuição e em ramais, que precisaram ser reparados. Isso ocorreu devido ao longo período em que o sistema esteve fora de operação.
“Quando o manancial atingiu cerca de 20% do seu volume, em 30 de abril, começamos a trabalhar na instalação da captação flutuante para atender a cidade. Realizamos os trabalhos em regime de mutirão, visando retirar todos os vazamentos que a rede ainda apresentava”, informou a superintendente da Compesa, Raquel Macêdo.
Além da Barragem do Cascudo, a cidade de Santa Terezinha capta água na Barragem Zé Antônio, cuja capacidade é de 2.000.000 metros cúbicos. No entanto, esse manancial encontra-se sem condições de operação, pois o nível da água ainda está muito baixo, o que não permite a sua retirada.
Imprensa Compesa
FIFA proíbe tablets, balões e farinha nos estádios da Copa
Caso você tenha adquirido um ingresso para uma partida da Copa do Mundo 2014, que se inicia no próximo dia 12, é preciso ficar atento ao código de conduta formulado pela FIFA. No extenso documento (disponível através deste link), é possível constatar a proibição de itens como balões,tablets, grandes quantidades de farinha, equipamentos de gravação, entre outros produtos.
Os torcedores devem ficar especialmente atentos em relação a “objetos volumosos”, que abrangem quaisquer objetos que não possam ser guardados embaixo dos assentos nos estádios. Bandeiras e cartazes, por exemplo, só podem entrar se tiverem dimensão máxima de 2 metros por 1,5 metros — contanto que sejam feitos de “material considerado pouco inflamável” (já os mastros têm que ser de plástico).
O Código de Conduta também garante à entidade o direito de proibir qualquer item adicional que possa comprometer a segurança pública ou prejudicar a reputação do evento, seus patrocinadores ou participantes. Na prática, cabe aos seguranças de cada arena decidir o que entra ou não junto aos torcedores.
Regras confusas
“O documento não tem a clareza que deveria ter”, afirmou ao G1 a advogada Claudia Almeida, do Idec. “O que a gente conclui é que a FIFA não é muito boa de fazer regulamento, porque há coisas que não fazem o menor sentido”, complementa. “Se é bom senso, não pode ser proibido. E, se eu não posso fumar, por que posso entrar com um isqueiro?”, pergunta.
Sobre a proibição de tablets, a advogada questiona a coerência da entidade máxima do futebol. “Praticamente tudo o que um tablet faz, qualquer smartphone — que não está vetado — pode fazer. Não tem muita coerência”, avalia Claudia. Consultada pelo site, a FIFA confirmou a proibição, mas não deu muitos esclarecimentos sobre o caso e disse que seu código é “claro” sobre o que pode ou não ser trazido aos estádios.
Portal G1
Britânico acha aranha venenosa dentro de garrafa de vinho
Um britânico levou um susto ao encontrar uma aranha venenosa dentro de uma garrafa de vinho branco que ele havia comprado para uma festa, na cidade de Bristol, Reino Unido, informou o Daily Mail.
A bebida foi comprada em um hipermercado da rede Tesco na cidade.
O empresário Peter Berry, de 66 anos, contou que o aracnídeo, de cinco centímetros, estava nadando dentro do recipiente quando um dos convidados de sua festa pegou a garrafa de um balde de gelo.
Berry havia comprado a bebida - uma garrafa de Vin de Pays d'Oc Grenache Marsanne - para o aniversário de 90 anos de sua mãe e de sua sogra. "É nojento. Você espera encontrar uma aranha até no seu banheiro, mas não dentro de uma garrafa de vinho", exaltou Berry.
"Estávamos nos divertindo até a minha sobrinha achar a aranha. Como quase todo mundo, ela morre de medo de aranhas e quase enlouqueceu quando viu o animal", acrescentou.
O professor Ian Rotherham, da universidade inglesa Sheffield Hallam, identificou a aranha como sendo da espécie Araneus, encontrada na Europa. Embora a aranha possa morder as pessoas e seja venenosa, ela não é considerada perigosa, informou o professor.
Um porta voz do supermercado Tesco declarou que a companhia "estabelece um padrão muito elevado de segurança e qualidade de seus produtos" e informou que pediu a devolução do produto para apurar o que aconteceu.
Portal Terra
Grevistas prometem parar metrô de SP na abertura da copa
Devido à greve da categoria, o Sindicato dos Metroviários de São Paulo ameaçou não disponibilizar o metrô paulista para Itaquera nesta quinta-feira, 12, dia da abertura da Copa do Mundo.
O bairro na Zona Leste da capital é onde está localizada a Arena Corinthians, estádio que será palco do primeiro jogo da competição, entre Brasil e Croácia, às 17h (de Brasília).
A afirmação é de Alex Fernandes, secretário-geral do órgão: "Ninguém vai trabalhar. Se o acordo não for feito, não vai ter metrô nem pra Itaquera e nem para lugar nenhum".
Junto dos vagões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o metrô é considerado pela Fifa e pelo governo brasileiro como principal forma de chegar ao estádio para os jogos do Mundial. A CPTM, entretanto, não participa do movimento.
O "acordo" a que Fernandes se refere é o aumento do salário dos metroviários. A classe pede reajuste de ao menos 10% no valor líquido recebido pelos trabalhadores (no início, o valor era de 35,5%), mas o Metrô oferece 8,7% de aumento.
Neste domingo, o Tribunal Regional do Trabalho julgou o caso e considerou a paralisação abusiva, e o sindicato teria de pagar multa de R$ 500 mil caso mantivesse a greve, o que, segundo Fernandes, irá acontecer. "Seguiremos com a greve até que o governo de São Paulo negocie com a gente", finalizou o secretário-geral.
Os motoristas que foram à Arena Corinthians nos dois eventos-teste antes da Copa do Mundo reclamaram do acesso ao local, uma vez que o trânsito estava parado no entorno do estádio.
ESPN Brasil
Ossada encontrada no Aeroporto Santos Dumont pode ser de Stuart Angel
O deputado federal cassado Rubens Paiva e o dirigente do MR-8 Stuart Angel (irmão da jornalista Hildegard Angel e filho da estilista Zuzu Angel, morta em 1976) não se conheciam, mas tiveram seus destinos marcados pelo mesmo torturador: o sargento da Aeronáutica Abílio Correa de Souza. É o que revelou, à Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio), o capitão Lucio Barroso, ex- integrante do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa). Abílio já morreu. Ele contou ainda que os militantes eram levados para prisões na 3ª Zona Aérea no Aeroporto Santos Dumont — e não para a Base Aérea do Galeão, como sempre se cogitou.
“O comando não se metia nestas coisas. Isto se dava entre os que trabalhavam ali, na informação. Quem buscou ele foi o Abílio”, afirmou Barroso, sobre a prisão do deputado. Ao falar do sequesto de Stuart, ele disse crer que “pode ter sido uma operação conjunta de várias forças”.
Investigando o caso há um ano, a jornalista e assessora da CEV-Rio Denise Assis ainda encontrou, no arquivo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, um envelope com fotos de uma ossada descoberta na cabeceira do Aeroporto Santos Dumont em 18 de outubro de 1971. A prisão de Stuart ocorreu em 14 de maio do mesmo ano. A CEV-Rio acredita que as imagens possam ser dos restos mortais do líder do MR-8, mas aguarda o ICCE localizar o laudo feito após a retirada da ossada do aeroporto.
Além das fotos, o envelope continha um telex assinado pelo perito de local da Polícia Civil Jacques Wygoda. Segundo a coordenadora da pesquisa do caso e membro da CEV-Rio, Nadine Borges, Wygoda participou de outras perícias de local relativas a supostos suícidios ocorridos no DOI-Codi.
Até o momento, as informações existentes sobre o paradeiro de Stuart Angel baseavam-se na carta de denúncia feita pelo preso político Alex Polari de Alverga para a estilista Zuzu Angel, mãe do estudante. Ele contou ter presenciado a prisão e a tortura de Stuart no Grajaú, mas localizava a prisão de ambos na Base do Galeão.
Conforme Alex, Stuart foi torturado por cerca de dois dias. Os militares teriam amarrado sua cabeça a um cano de descarga de um jipe e depois ele teria sido arrastado no pátio da base. Mais tarde, Alex e Maria Cristina Ferreira, também presa política, dizem ter ouvido gemidos de Stuart ainda com vida na madrugada. De manhã, o corpo inerte foi retirado da cela.
Ele e Manoel Ferreira, outro preso político, apontam como torturadores do local, além do sargento Abílio, o brigadeiro João Paulo Moreira Burnier, comandante da 3ª Zona Aérea , o brigadeiro Carlos Affonso Dellamora, chefe do Cisa, o coronel Ferdinando Muniz de Farias e o capitão Lucio Barroso. De todos, apenas o último não morreu. Sobre Abílio, Alex dizia que seu codinome era Pascoal. No ano passado, o jornal ‘O Globo’ revelou que se tratava, na verdade, do sargento Abílio Correa de Souza.
Para o presidente da CEV-Rio, Wadih Damous, as investigações trouxeram avanços importantes. “O depoimento do agente Lucio Barroso joga novas luzes no caso do desaparecimento de Stuart, já que apresenta a hipótese plausível de ele ter sido torturado e morto nas dependências da antiga 3ª Zona Aérea no Santos Dumont. Para lá também foi levado o deputado Rubens Paiva, analisou Damous.
‘BANHO DE MAR NA CABECEIRA DA PISTA’
Militar assinou laudos e recibos sobre fuscas de presos políticos do MR-8
Tanto a descoberta das fotos da ossada quanto o depoimento do capitão Lucio Barroso fizeram a Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) voltar suas investigações para o Aeroporto Santos Dumont. No arquivo do Dops do Rio, foi localizado ainda um memorando do Cisa encaminhado pelo brigadeiro João Paulo Moreira Burnier e pelo tenente-coronel Ramiro de Oliveira Gama, chefe da Divisão de Informações de Segurança, à Secretaria de Segurança Pública da Guanabara.
Tanto a descoberta das fotos da ossada quanto o depoimento do capitão Lucio Barroso fizeram a Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio) voltar suas investigações para o Aeroporto Santos Dumont. No arquivo do Dops do Rio, foi localizado ainda um memorando do Cisa encaminhado pelo brigadeiro João Paulo Moreira Burnier e pelo tenente-coronel Ramiro de Oliveira Gama, chefe da Divisão de Informações de Segurança, à Secretaria de Segurança Pública da Guanabara.
No documento, o capitão Lucio Barroso assina uma sindicância sobre a situação de quatro fuscas de presos políticos da organização MR-8, capturados em 7 de maio de 1971 — sete dias antes do sequestro de Stuart Angel, dirigente da organização. Os carros foram vistoriados no pátio do 3º QG, que fica na área militar do Santos Dumont. Além disso, Lucio Barroso assina o recibo de reboque dos carros junto à empresa Rio Reboques Ltda, em 2 de junho.
Os carros eram usados por Zaqueu José Bento, Manoel Ferreira, José Roberto Gonçalves de Rezende e Amaro de Souza Braga. Todos do MR8, com exceção de Rezende, que era da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).
No depoimento à CEV-Rio, Barroso negou a existência de tortura e disse que levava os presos para tomar banho de mar junto às pedras na cabeceira da pista. Mesmo local onde a ossada foi encontrada meses depois.
Barroso nega envolvimento na morte de Stuart
Embora tenha confessado saber sobre o funcionamento do Cisa e as prisões de Stuart Angel e Rubens Paiva, Lucio Barroso negou envolvimento na prisão dos opositores políticos.
Oficial graduado no exterior — ele fez o curso de Inteligência Militar na Escola das Américas no Panamá — acabou afastado de suas funções depois do desaparecimento do dirigente do MR-8.
No depoimento, ele contou frustrado que foi transferido para a diretoria de Documentação. Além dele, devido às denúncias de Zuzu Angel, toda a cúpula da Aeronáutica foi afastada no início de 1972, inclusive o ministro da época, Marcio de Sousa e Mello.
Jornal O Dia - Rio
ONG denuncia tortura de civis em Mianmar
Em um relatório publicado segunda-feira, 9 de junho a associação para a defesa dos direitos humanos Direitos Fortify acusa a polícia e o exército birmanês usam rotineiramente tortura contra civis no Estado de Kachin, atormentado pela insurgência. Esta ONG com sede em Bangkok (Tailândia) é baseado em entrevistas com 78 sobreviventes e testemunhas de tortura cometidos por membros do exército, da polícia e da inteligência militar birmanesa.
Tortura, diz Direitos Fortify, é mais freqüentemente realizado por soldados que estão tentando obter informações sobre civis para o Exército de Independência Kachinn (KIA), um grupo rebelde que afirmam ser maioria no país.
As vítimas de tortura denunciados no relatório dizem que foram espancados, feridos com uma faca ou com os cabos contidos no pescoço. "A tortura e os maus-tratos que estão ocorrendo no Estado de Kachin constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Praticamente nada for feito para detê-los ", disse Matthew Smith, diretor-executivo da ONG.
Mr. Smith acrescentou que os pesquisadores que conduziram as entrevistas não ter encontrado evidências de tortura praticada pela KIA. A organização tem sido acusada de usar crianças como soldados.
O governo semi-civil assumiu o poder em 2011, a junta no poder há meio século em Mianmar (Outro nome da Birmânia) começou a concluir um acordo de cessar-fogo com 16 grupos de guerrilha que representam as minorias étnicas. Somente o KIA eo Exército de Libertação Nacional Ta'ang não assinou qualquer acordo.
Segundo a ONU, mais de 100.000 pessoas foram deslocadas desde a retomada dos combates entre o KIA e o governo birmanês, 8 de junho de 2011, depois de um cessar-fogo 17 anos.
Le Monde/ França
Tortura, diz Direitos Fortify, é mais freqüentemente realizado por soldados que estão tentando obter informações sobre civis para o Exército de Independência Kachinn (KIA), um grupo rebelde que afirmam ser maioria no país.
As vítimas de tortura denunciados no relatório dizem que foram espancados, feridos com uma faca ou com os cabos contidos no pescoço. "A tortura e os maus-tratos que estão ocorrendo no Estado de Kachin constituem crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Praticamente nada for feito para detê-los ", disse Matthew Smith, diretor-executivo da ONG.
Mr. Smith acrescentou que os pesquisadores que conduziram as entrevistas não ter encontrado evidências de tortura praticada pela KIA. A organização tem sido acusada de usar crianças como soldados.
O governo semi-civil assumiu o poder em 2011, a junta no poder há meio século em Mianmar (Outro nome da Birmânia) começou a concluir um acordo de cessar-fogo com 16 grupos de guerrilha que representam as minorias étnicas. Somente o KIA eo Exército de Libertação Nacional Ta'ang não assinou qualquer acordo.
Segundo a ONU, mais de 100.000 pessoas foram deslocadas desde a retomada dos combates entre o KIA e o governo birmanês, 8 de junho de 2011, depois de um cessar-fogo 17 anos.
Le Monde/ França
Morre comediante Rik Mayall
Morreu, aos 56 anos, o comediante britânico Rik Mayall, informa nesta segunda-feira (9) o site BBC News, que cita como fonte o empresário do ator. Não foi divulgada a causa da morte.
O perfil de Mayall no portal IMDb o descreve como "um dos pioneiros e principais comediantes alternativos da Grã-Bretanha". De acordo com o texto, ele era filho de professores de teatro e estreou nos palcos quando tinha apenas 7 anos de idade, numa peça escrita pelo pai.
O humorista ficou conhecido pelas séries "The young ones" (1982-1984), "The new statesman" (1987-1994) e "Bottom" (1991-1995). Em "The young ones" e "Bottom" trabalhou ao lado de seu parceiro mais conhecido, o também ator e comediante Adrian "Ade" Edmondson.
Eles se conheceram em 1975, na Universidade de Manchester. Pouco depois, despontaram no The Comic Strip Club, numa apresentação chamada "Twentieth century coyote". O número depois foi levado à TV, no sucesso "cult" "The comic streip presents", informa ainda o obituário da BBC News.
Mayall também atuou no cinema, com destaque para "Um sonho chamado Fred" (1991) e "Hotel Paradiso" (1999).
A reportagem da BBC News lembra que, em 1998, o comediante sofreu um acidente de moto e ficou em coma por vários dias.
Rádio CBN e The Sun
Otto atrai multidão para o movimento Ocupe Estelita, no Recife
O segundo domingo (8) de ocupação do Cais José Estelita, área central da cidade, contou com uma forte presença de artistas pernambucanos, que abraçaram a causa do movimento, contrário ao projeto Novo Recife. Um dos pontos altos da programação cultural, um dos braços do protesto, foi o show de Otto, promovido pelo Som na Rural. "Depois do movimento Mangue, essa é a primeira vez, em 15 anos, que todos nós, cantores e músicos, nos reunimos por uma causa do Recife, essa cidade que a gente tem que proteger sempre e que está sufocada por especulações imobiliárias, principalmente essa área do Centro, tão sensível e delicada", disse.
Baterista da Nação Zumbi e produtor, Pupilo tocou com Otto. "É histórico isso que está acontecendo: a cidade se mostrando insatisfeita. Essa inquietação, de forma pacífica, de alguma forma vai fazer do Recife umacidade melhor para a gente. A gente dá a cara para bater não só no palco, mas também num evento como esse", comentou. O fotógrafo Xirumba, DJ Dolores, os cineastas Lírio Ferreira e Chico Assis também passaram pelo Ocupe.
A área do cais foi ocupada em 21 de maio por manifestantes contrários ao projeto Novo Recife, plano imobiliário de um grupo de construtoras que prevê a construção de torres residenciais e comerciais num terreno de 10 hectares, no Centro Histórico do Recife. Eles pedem a nulidade do processo administrativo que aprovou o projeto, que hoje é objeto de ações judiciais questionando sua legalidade.
Baterista da Nação Zumbi e produtor, Pupilo tocou com Otto. "É histórico isso que está acontecendo: a cidade se mostrando insatisfeita. Essa inquietação, de forma pacífica, de alguma forma vai fazer do Recife umacidade melhor para a gente. A gente dá a cara para bater não só no palco, mas também num evento como esse", comentou. O fotógrafo Xirumba, DJ Dolores, os cineastas Lírio Ferreira e Chico Assis também passaram pelo Ocupe.
A área do cais foi ocupada em 21 de maio por manifestantes contrários ao projeto Novo Recife, plano imobiliário de um grupo de construtoras que prevê a construção de torres residenciais e comerciais num terreno de 10 hectares, no Centro Histórico do Recife. Eles pedem a nulidade do processo administrativo que aprovou o projeto, que hoje é objeto de ações judiciais questionando sua legalidade.
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) concedeu a reintegração de posse da área, atendendo a um pedido feito por advogados do Consórcio Novo Recife. O DU e o Ministério Público recorreram da decisão, que ainda não foi analisada pela Justiça estadual. Na última terça (3), a Prefeitura do Recife anunciou a suspensão da licença que permitia a demolição de galpões do cais.
Na quinta (5), o engenheiro Eduardo Moura, representante da Moura Dubeux Engenharia, afirmou que o Consórcio Novo Recife concorda em produzir um novo projeto para o terreno. Na sexta (6), após reunião com entidades jurídicas e de urbanismo, ministérios públicos Estadual (MPPE) e Federal (MPF), o Executivo municipal informou que, a partir desta segunda-feira (9), um novo processo de licenciamento para a área do Cais José Estelita será realizado.
Na quinta (5), o engenheiro Eduardo Moura, representante da Moura Dubeux Engenharia, afirmou que o Consórcio Novo Recife concorda em produzir um novo projeto para o terreno. Na sexta (6), após reunião com entidades jurídicas e de urbanismo, ministérios públicos Estadual (MPPE) e Federal (MPF), o Executivo municipal informou que, a partir desta segunda-feira (9), um novo processo de licenciamento para a área do Cais José Estelita será realizado.
O acampamento que está montado há quase duas semanas ganhou mais barracas. Os primeiros ocupantes chegaram na noite do dia 21 de maio, quando o Consórcio Novo Recife colocou máquinas no terreno para derrubar antigos galpões. A ação foi flagrada por um integrante do grupo Direitos Urbanos (DU), que mobilizou pessoas nas redes sociais. "A gente não tinha nenhuma perspectiva de ficar, achava que duraria um dia até a reintegração. Durante esse tempo, nós aprendemos não só mais sobre a nossa luta, mas a conviver juntos", apontou a estudante Ingá Patriota.
O publicitário Sérgio Urt, integrante do DU, alertou para ameaças que os acampados têm recebido. "Na madrugada de hoje [domingo, 8], chegaram cinco pessoas encapuzadas, soltaram duas bombas e jogaram paralelepípedos nos ocupantes. Ninguém se feriu. A polícia não estava fixa aqui, mas pedimos apoio à Secretaria e Promotoria de Direitos Humanos e conseguimos que duas viaturas façam rondas. Estamos resistindo a uma liminar de posse e não vamos desistir", disse.
Entenda a polêmica
Em 2013, a Prefeitura do Recife aprovou novas medidas referentes ao polêmico projeto imobiliário, exigindo novas ações mitigadoras - tomadas para compensar os possíveis danos causados pela construção. O valor da compensação subiu de R$ 32 milhões para R$ 62,7 milhões, com a inclusão de biblioteca, túnel e um parque linear, entre outros itens. Um termo de compromisso entre a gestão municipal e consórcio de construtoras responsável pelo Projeto Novo Recife foi assinado na ocasião.
Entenda a polêmica
Em 2013, a Prefeitura do Recife aprovou novas medidas referentes ao polêmico projeto imobiliário, exigindo novas ações mitigadoras - tomadas para compensar os possíveis danos causados pela construção. O valor da compensação subiu de R$ 32 milhões para R$ 62,7 milhões, com a inclusão de biblioteca, túnel e um parque linear, entre outros itens. Um termo de compromisso entre a gestão municipal e consórcio de construtoras responsável pelo Projeto Novo Recife foi assinado na ocasião.
Mas desde que foi criado, em 2012, o projeto é alvo de polêmicas. Cinco ações questionam o Novo Recife: uma civil pública do Ministério Público estadual, uma do Ministério Público federal e trêsações populares. As ações populares pedem a nulidade do ato administrativo do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) que aprovou a proposta imobiliária no fim de 2012.
Portal G1
Convênio de federações de basquete beneficia Colégio Santa Emília
Uma importante parceria foi firmada com o objetivo de fortalecer o basquete pernambucano visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. O Colégio Santa Emília junto com a Federação Pernambucana de Basquete e a Confederação Brasileira de Basquete estão juntos nesta ação. A iniciativa irá viabilizar a instalação de uma quadra poliesportiva com equipamentos modernos e com as medidas oficiais para a prática do basquete. O local vai contar com madeira flutuante, material que auxilia na absorção de impactos para os atletas, além de pares de tabelas, contadores e placares eletrônicos.
O Santa Emília é o único colégio do Estado a contar com essa estrutura, o que o torna um importante centro para o esporte. Os equipamentos da quadra têm padrão internacional e permitem que as equipes de basquete disputem os campeonatos em condições de igualdade com os demais concorrentes. Com isso, a expectativa é aumentar o nível técnico das partidas, além de melhorar as condições de treinamento das equipes.
A professora de basquete do Colégio Santa Emília, Mônica dos Anjos, destacou que o Colégio conquistou o direito de fechar a parceria com a Federação Pernambucana e com a Confederação Brasileira de Basquete, por possuir um trabalho de base muito atuante nesta modalidade. “Temos como objetivo formar alunos-atletas na nossa escola, sempre associando a parte pedagógica com a vida esportiva, onde acreditamos contribuir para a formação completa dos nossos alunos" afirmou.
De acordo com a professora, a dedicação ao esporte tem que iniciar desde cedo. "Começando pelas escolinhas esportivas, nas quais temos muitos alunos, até as equipes maiores da nossa escola, onde possuímos da categoria mirim até a juvenil, alcançamos ótimos resultados, inclusive com participações a nível nacional”, concluiu.
Conquistas: A equipe de Basquete do Colégio Santa Emília já foi 10 vezes campeã geral de basquete dos jogos escolares de Olinda; foi vice-campeã do pernambucano adulto 2011/2012 e 5º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros, em 2009. Também foi campeã do pernambucano juvenil masculino 2009; no Sub 17 – 2009; no Sub 19 – 2010 e Sub 19 – 2011.
Marina rompe aliança por discordar de acordo entre Campos e Alckmin, mas união nacional será mantida
Ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a política acreana Marina Silva rompeu com o presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) no acordo que ambos fecharam quanto às eleições deste ano, no Estado de São Paulo. No comunicado que Marina distribuiu, neste sábado, ela anunciou que a Rede (facção política ainda sem rumo definido) não seguirá a aliança entre o PSB e o governador Geraldo Alckmin, do PSDB paulista.
Campos e Alckmin concordaram que o deputado Marcio França (PSDB-SP) será candidato a vice ou ao Senado na chapa tucana. Marina não gostou e publicou a nota, intitulada “Decisão do diretório do PSB de SP de apoiar o projeto político do PSDB no Estado”.
Leia, a seguir, a íntegra do documento:
“Juntamente com todos os integrantes da Rede Sustentabilidade, discordo da indicação aprovada ontem na reunião do diretório estadual do PSB de São Paulo de apoiar o projeto político do PSDB. Para nós, isso é um equívoco. Consideramos necessário manter independência e lançar uma candidatura própria, que dê suporte ao projeto de mudança para o Brasil liderado por Eduardo Campos, e que dê ao povo de São Paulo a chance de fazer essa mudança também no âmbito estadual.
“A Rede Sustentabilidade não seguirá essa indicação. Em todo o país, estamos debatendo o assunto e apoiando nossos companheiros de São Paulo na busca de uma alternativa que supere a velha polarização PT-PSDB, e que proporcione apoio efetivo à candidatura de Eduardo Campos, que demonstre uma nova forma de fazer política e, principalmente, que represente os ideais de democracia e sustentabilidade expressos no programa de nossa Aliança.
“Esperamos que os companheiros do PSB, em sua convenção estadual, não levem adiante essa proposta. Nesse sentido, manteremos o diálogo aberto e respeitoso. Mas, desde já, deixamos clara nossa posição de que, caso essa indicação não seja revertida, seguiremos caminho próprio e independente em São Paulo.
“A nova força política que emerge no Brasil, interpretando o desejo de mudança tantas vezes manifestado por milhões de pessoas, encontrará também em São Paulo sua legítima expressão”.
Correio do Brasil
Acidente em Taquaritinga do Norte mata um homem
No início da noite deste domingo, no KM 12,5 em Taquaritinga do Norte, um caminhão Scania e uma moto colidiram de frente. No acidente, o condutor da moto teve morte imediata. As informações são da Polícia Rodoviária Federal.
Assinar:
Postagens (Atom)